Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Futuro de Paulo Fonseca na Roma depende dos próximos dois jogos

Vai dar a volta? Até há duas semanas estava a ser muito elogiado. 

De acordo como ‘Corriere dello Sport’, o futuro de Paulo Fonseca à frente da AS Roma vai depender dos resultados que conseguir nos próximos dois jogos, frente ao Parma e ao Brescia. O jornal acrescenta que os romanos já têm Luciano Spalletti e Mauricio Pochettino na lista, caso o português não continue. Recorde-se que Fonseca está numa série de 3 derrotas seguidas e já hipotecou a Champions via campeonato.

31 Comentários

  • Goncalo Silva
    Posted Julho 7, 2020 at 4:17 pm

    Apesar de simpatizar com a Roma, espero que Paulo Fonseca seja despedido para poder ir para o Benfica.

  • ESC
    Posted Julho 7, 2020 at 4:21 pm

    Na verdade a situação de Fonseca não estava muito boa já antes destes últimos 3 jogos. O seu futuro já tinha sido posto em causa devido ao desinvestimento financeiro do clube…

  • Empresario_de_Lopetegui
    Posted Julho 7, 2020 at 4:30 pm

    A situação de Klopp no Liverpool poderia servir para levar a pensar quem toma decisões com base em dois ou três jogos, mas pelos vistos não.
    Fonseca não foi escolhido à maluca, certamente foi escolhido com base naquilo que fez no Shakthar, pelos títulos que ganhou, pelo futebol que apresentou, quer internamente, quer na Europa, hoje diz-se que no Shakthar é fácil ganhar, mas Fonseca chega e o Dynamo de Kiev era bicampeão.
    É um facto que o pós-pandemia da Roma tem sido mau, mas são circunstâncias muito particulares, actualmente a Roma está em 5º, vendo-se ser apanhada pelo Nápoles, que na minha opinião tem muito melhor plantel que a Roma, no início da época, achava que os napolitanos iam dar luta à Juventus pelo título.
    Vejamos, a Roma teve lesões atrás de lesões toda a época e está atrás da Juventus, Inter, Lázio e Nápoles.
    Juventus – Não é preciso dizer nada
    Inter – Provavelmente tem o melhor treinador da Serie A e uma boa equipa
    Lazio e Atalanta – São projectos consolidados a nível de treinadores e equipas que vêm evoluindo ano após ano

    É lógico que o objetivo passaria pela qualificação para a Champions (que ainda pode acontecer através da Liga Europa, caso vençam, o que não acho que seja impossível), mas a Roma não compete sozinha, se no início da época me perguntassem em que lugar acharia que iria ficar a Roma, diria 5º ou 6º, atrás de Juventus, Inter, Atalanta e Nápoles e a discutir o 5º com a Lázio, acabei por me enganar nas posições da Nápoles e da Lázio.

  • André Dias
    Posted Julho 7, 2020 at 5:05 pm

    Há duas semanas estava a ser elogiado mas entretanto perdeu 3 jogos seguidos numa fase em que a equipa está a lutar pela qualificação continental. Se se deixar ultrapassar por Napoli e Milan não sei se Paulo Fonseca se safa, principalmente com Spaletti e Pochettino à espreita.

    • Goncalo Silva
      Posted Julho 7, 2020 at 5:46 pm

      Duvido muito que Pocchetino aceite a Roma, principalmente com os problemas financeiros que têm tido.

      • André Dias
        Posted Julho 7, 2020 at 5:55 pm

        Não estou a par da situação financeira da Roma mas em termos desportivos é uma hipótese plausível para Pochettino. É um clube que dentro de Itália está praticamente como o Tottenham dentro de Inglaterra, não luta por títulos mas tem potencial para o fazer a curto/médio prazo.

        • Kacal
          Posted Julho 8, 2020 at 2:24 am

          Sinceramente creio que o Pochettino não quererá outro projecto desse tipo. A minha convicção é que só aceitará um projecto para lutar por titulos no imediato.

          • André Dias
            Posted Julho 8, 2020 at 9:31 am

            Sim, é o cenário mais provável, mas também deve depender das propostas que receber. Se não aparecer um clube de topo a Roma será sempre uma opção interessante.

            • Kacal
              Posted Julho 8, 2020 at 1:23 pm

              Certo, pode sempre fazer como o Blanc e esperar pelo momento certo, mas caso queira muito treinar, pode ser que aceite um projecto tipo a Roma, claro.

              Barça está fora de questão na ideia dele por causa de ter treinado o Espanyol. Bayern e Real vão manter os seus treinadores. Mas vejo-o na Juve caso Sarri saía, por exemplo.

              • André Dias
                Posted Julho 8, 2020 at 1:35 pm

                Sim, se surgir uma proposta da Juventus será difícil dizer que não.

                Também pode rumar ao Newcastle (se for realmente comprado) ou ao Dortmund (caso saia Favre como se falou há uns tempos).

                Qualquer clube de topo que procure um treinador no próximo mercado terá sempre Pochettino em conta. Não lhe devem faltar propostas.

                Eu falei na Roma porque também gostava de ver Allegri no Milan. Com Sarri na Juve e Conte no Inter, a Serie A seria cada vez mais interessante.

                • Kacal
                  Posted Julho 8, 2020 at 3:18 pm

                  Sim, do ponto de vista da competitividade da Serie A e o crescimento que vai tendo, sem dúvida que ter esse leque de treinadores seria excelente, juntando Gasperini e Inzaghi na Atalanta e Lazio, respectivamente. E o nosso Paulo Fonseca na Roma ou outro treinador caso ele saía, faria da Serie A muito mais interessante ainda, de acordo.

                  De resto, concordo que esses 3 clubes que referes são fortes hipoteses e seria ótimo para ele. O Newcastle por voltar a treinar na Premier e o projecto que terão caso seja realmente comprado. O Dortmund porque tem um plantel muito bom e é excelente clube e há jogadores que podem sair muito potenciados com Pochettino e vejo capacidade para lutar pela Bundesliga. E a Juve por razões óbvias, aposto que vai rumar a Turim, mas é aguardar eheh.

    • coach407
      Posted Julho 8, 2020 at 12:36 am

      O Paulo Fonseca já está a ser contestado desde Fevereiro quando em 4 jogos passou de 4° classificado com mais 3 pontos da Atalanta para estar em 4° a já 6 pontos deste clube ficando tão bem de ser 4° como ser 10°.

      Foi aí que começaram a surgir rumores de “se não ganha os próximos jogos…”, não foi agora.

      • Rambum
        Posted Julho 8, 2020 at 12:30 pm

        Boas Coach,

        achavas o Paulo Fonseca uma boa solução para o Benfica… e ja agora quais seriam as tuas opçoes para o lugar? (nao sei se ja mencionaste isso em publicações anteriores mas tinha curiosidade em saber)

  • Xyeh
    Posted Julho 7, 2020 at 5:54 pm

    Pode ser que volte para o Shaktar para o Luís Castro voltar ao Porto, eu gostava :)

  • MiguelRosa
    Posted Julho 8, 2020 at 10:38 am

    Deve sair. Sempre pensei que a Roma ficasse em 5° ou 6°, não está a fazer uma obra assim tão má. Mas duvido que lhe cedam tempo. É pena

  • Francisco Ramos
    Posted Julho 8, 2020 at 10:39 am

    Costuma-se dizer “nunca voltes ao sítio onde foste feliz”. Nesse caso, a porta do Porto estaria aberta para ele caso exista uma mudança na equipa técnica.

    A minha preferência, caso exista saída de Sérgio Conceição, é que seja alguém português e conhecedor da realidade portista (interior ou exteriormente). Apesar de preferir Luís Castro, Paulo Fonseca e Marco Silva seriam as minhas outras opções.

    Contudo, Sérgio Conceição irá continuar a menos que saia pelo próprio pé. Não estou descontente com os resultados, tem percentagens de vitórias incríveis, mas com o futebol praticado e com a incrível senda de finais perdidas nas taças.

    • JonySilva
      Posted Julho 8, 2020 at 12:15 pm

      Continua a saga contra SC. Não sabemos bem como será este final de campeonato, pois muita coisa pode acontecer, apesar do FCP ter uma boa vantagem, tanto para vencer a liga como até para levantar a taça de Portugal. E ai sim veremos como fica tudo isto.
      Agora, preferi Paulo Fonseca em vez de Sergio Conceição não consigo entender. Na altura de Vitor Pereira era exatamente a mesma historia e depois deu no que deu. Agora até ouço que o VP é um mestre, mas naquela altura apesar dos títulos quiseram ver o homem pelas costas porque o FCP nao jogava nada.

      • Francisco Ramos
        Posted Julho 8, 2020 at 12:35 pm

        Caro Jony,

        Eu referi, caso exista mudança técnica. E até referi que não estou contente com os resultados, gostaria era de praticar outro futebol, usando outros intervenientes (está provado que não precisam de ser armários para ganhar jogos) e ganhar as finais.

        De que serve lá chegar se não as ganhamos (uma final da taça, duas finais da taça da liga, e duas meias finais perdidas a penaltis contra o Sporting).

        É gostaria de me convencer, que aliado ao mérito de ganharmos os nossos jogos (em 294 pontos possíveis, conquistou 246 pontos, que dá um aproveitamento de 84%), existe demérito do adversário directo ao título, visto que as épocas que passamos para a frente foram épocas muito mal geridas. E até a que perdemos foi mal gerida mas desperdiçamos 7 pontos de vantagem.

      • Dark Knight
        Posted Julho 8, 2020 at 1:48 pm

        O problema tem que ver com modas.

        Vítor Pereira foi um grande treinador no FC Porto. A sua equipa dominava jogos como nenhuma outra em Portugal. E o seu segundo campeonato foi contra a melhor versão do Benfica de JJ. Ninguém o valorizou, porque não estava na moda. Sabia muito de futebol e trabalhava como poucos todos os aspectos do jogo. Foi sendo queimado em lume brando nos artigos de opinião dos jornais e nas redes sociais, porque era moda fazê-lo. E já sabemos que quando algo está na moda, o mais provável é que a maioria siga essa moda. A falta de gratidão da maioria dos adeptos do FC Porto para com Vítor Pereira foi absolutamente vergonhoso e, para mim, um dos momentos mais tristes enquanto adepto.

        Depois, ele lá foi para televisão fazer comentários. E agora sim, agora é que todos vêm e dizem que ele é bom. Até já foi associado ao Benfica.

        Com o Sérgio é um bocadinho mais do mesmo. Não tem boa imprensa, logo, a malta tem tendência em desvalorizar o seu trabalho para ficar do “lado certo” da história. Poucos treinadores no Mundo, talvez 5/6, fariam igual ou melhor que ele nos últimos 3 anos. O Paulo Fonseca certamente que não é um deles. E, pessoalmente, espero que não volte ao FC Porto.

  • Red Punisher
    Posted Julho 8, 2020 at 11:50 am

    Paulo Fonseca é um treinador que pode de facto ser bom se conseguir incutir um maior querer aos seus plantéis. Ganhar na Ucrânia todos ganham (é o mesmo que Porto e Benfica acabarem sempre no Top 2 no tugão), a Roma é uma boa oportunidade para ele. Espero que fique, para isso tem que garantir um 5º lugar a meu ver, dado que os Romanos tinham ambições de UCL esta época. Nápoles igualmente horrível. Atalanta, a continuar assim, acaba em 2º lugar.

    • Francisco Ramos
      Posted Julho 8, 2020 at 12:13 pm

      Excepto o facto que quando Paulo Fonseca foi para a Ucrânia, quem era bicampeão era o Dínamo.

      • Red Punisher
        Posted Julho 8, 2020 at 12:48 pm

        Possivelmente por muito demérito do Shakthar nos anteriores 2 anos/forte investimento do D.Kiev. Pelo que vejo, SDonetsk tem sempre um plantel muito superior ao rival Dínamo (acompanhei alguns jogos entre eles), mas sim, tens razão no que afirmas.

        • Kacal
          Posted Julho 8, 2020 at 1:20 pm

          Então se houve demérito foi o Paulo Fonseca a ter muito mérito em voltar a dar a hegemonia ao Shakhtar, não?

          • Red Punisher
            Posted Julho 8, 2020 at 2:04 pm

            Depende do teu ponto de vista. Teve mérito em ganhar na Ucrânia, mas porque não consegue ter igualmente mérito no Calcio? Tem tido vários jogos deprimentes, outros mais conseguidos, mas uma época muito irregular. Para mim, um treinador que vingue, tem que mostrar um trabalho regular e os resultados são o único fruto de que estes pobre coitados vivem, daí serem trabalhadores pagos com milhões, mas a prazo.

            • LevonAronian
              Posted Julho 8, 2020 at 2:43 pm

              Até o Guadiola teve um primeiro ano deprimente no City. Mas quando o treinador tem qualidade é uma questão de tempo até a equipa começar a jogar como quer.
              Não sei se o mesmo vai acontecer com o Paulo Fonseca se continuar na Roma para o ano, mas acho prematuro falar em “não conseguir ter mérito no Calcio” quando a Roma já mostrou saber jogar à bola, está é a faltar consistência

            • Kacal
              Posted Julho 8, 2020 at 3:15 pm

              O mérito na Ucrânia ninguém lhe tira. Na Serie A teve momentos bons, outros menos. Mas o homem não tem direito ao benefício da dúvida e a tempo? Este ano foi assombrado por lesões, perdeu um elemento que vinha a ser muito importante e fazer a diferença não tendo um substituto à altura (Zaniolo), depois teve lesões no meio-campo que quebraram um pouco a equipa. Ainda tivemos isto do COVID-19 que afectou todas as equipas. Acho que merece pelo menos ficar mais 1 época. Tal como o LevonAronian referiu e eu subscrevo, até os melhores dos melhores precisam de tempo.

              • Red Punisher
                Posted Julho 8, 2020 at 3:44 pm

                Concordo com ambos os vossos comentários. O meu comentário original expressa uma vontade pessoal em como P.Fonseca possa permanecer na equipa, para benefício da dúvida e porque merece. Logo não há razão para contrariar o que eu não disse relativamente ao futuro, apenas me referi a factos do presente. Não esquecer o brilhante lugar que alcançou em Paços de Ferreira, nunca!

  • Rui Sancho
    Posted Julho 8, 2020 at 11:54 am

    Confesso que, entre os treinadores portugueses, PF é para mim a melhor opção que o Benfica poderia ter. Se o despedimento se concretizar, o que eu acho improvável, estaria aí uma boa oportunidade.

  • Chico
    Posted Julho 8, 2020 at 2:43 pm

    É impressão minha ou o cargo dos treinadores nunca foi tão instável? As equipas estão bem e de repente começam a perder jogos seguidos do nada. Não será do novo perfil de jogador e de plantel, cada vez menos comprometido de forma honesta com o sucesso coletivo e mais disponível a “queimar” treinadores?

Deixa um comentário