Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Futuro do Futebol Português: Mais do mesmo?

Desde a sua criação, que o campeonato português é marcado por eras de equipas vencedoras, que se destacam com a quantidade de títulos conseguidos. Por alto, podemos destacar a era dos 5 violinos, a era de Eusébio e Coluna e…a era de Pinto da Costa.  
Olhando para o momento atual do futebol europeu e mundial (um clube é uma empresa, o futebol é um negócio) facilmente se percebe que o sucesso de um clube depende diretamente do seu orçamento (na nossa Liga o peso do dinheiro é cada vez mais significativo, não sendo alheio o facto do FC Porto nos últimos 3 anos só ter perdido uma vez para o campeonato). Ora, os azuis e brancos apresentam o melhor nível financeiro de todos os que lutam pelo nosso título nacional, e no futuro esse cenário parece que irá se manter, permitindo aos dragões continuar a ter esta hegemonia. A política do clube parece realmente simples: aposta no talento jovem, valoriza e posteriormente vende por valores milionários, mas tendo sempre uma equipa base (4/5 jogadores) que permita que tudo isto funcione de maneira sustentada, e alcançando o mais importante, os títulos. A aplicar esta política está uma estrutura profissional, que percebe o mercado, conhece o futebol português e sabe mexer-se em ambos com mestria. A grande “esperança” dos seus rivais reside mesmo no fim da presidência de Pinto da Costa. O que sucederá? Haverá alguém capaz de igualar o trabalho do atual presidente? Ou não estragar o que foi construído é por si só suficiente para manter o clube no rumo do sucesso? Só o tempo o dirá. Olhando para as restantes equipas da Liga, facilmente se percebe que há apenas 2 clubes com apoio social suficiente para quebrar a hegemonia do FC Porto (sem desrespeitar o projeto do SC Braga, que tem crescido como clube, mas contínua, longe de ter os recursos dos chamados ‘grandes’). O Benfica, que tem as infraestruturas (centro de estágio cada vez a dar mais frutos), um apoio social significativo e uma base rica (o elenco permite gerar muito dinheiro em vendas e tem potencial para reagir bem à saída de 4/5 elementos) que começou a ser criada com a chegada de Jesus. Aliás, a política do clube é em tudo semelhante à do Porto no que respeita ao mercado e na maneira como as águias se movimentam no futebol português (pressão na FPF, comissão de Arbitragem, etc), o problema parece estar mesmo na falta de capacidade de juntar a tudo isto, o mais importante, os títulos. E o Sporting, que tem um Presidente empenhado em fazer um bom trabalho e já com resultados a dois níveis: recuperação financeira (redução drástica do orçamento, sem perda de qualidade desportiva) e reconciliação da relação clube-adeptos. Caso o clube continue com sucesso a sua recuperação financeira e cresça a nível de receitas (sempre aproveitando a excelente formação de atletas que tem), o Sporting pode, no futuro, ter um orçamento (talvez com uma táctica diferente da dos rivais, ou seja potenciar antes “a prata da casa”, para os vender, fazendo de maneira regular 50/60 milhões em vendas no final de época) que lhe permita construir uma equipa vencedora.


Qual o futuro do nosso futebol? Até quando irá durar a hegemonia da era Pinto da Costa? E que clube irá reinar numa próxima era?


Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Alexandre Marques

64 Comentários

  • Rabensandratana
    Posted Novembro 6, 2013 at 12:05 am

    Espero que hegemonia portista permaneça com o Antero Henrique ou com o António Salvador, este último para mim seria o Presidente Perfeito para o FCPORTO.
    O FCPORTO tem uma estrutura muito forte e penso que os seus princípios básicos serão transmitidos com naturalidade para os próximos presidentes.

  • Anónimo
    Posted Novembro 5, 2013 at 9:52 pm

    Portugal vai continuar a ser mais do mesmo, duas equipas, Porto e Benfica que vão continuar a ser superiores aos restantes concorrentes.
    Quanto ao sporting um clube com um presidente que ao longo da sua pequena historia empresarial em que tudo o que acumulou foram só falências não me transmite uma boa confiança.

    Felipe Salino

  • Anónimo
    Posted Novembro 5, 2013 at 9:31 pm

    Poderia estar aqui a discutir alhos e bugalhos, leia-se corrupção e compadrios, mas vou-me restringir ao mais simples, o Benfica e o Sporting só voltam a ter a hegemonia do futebol lusitano quando se deixarem de guerras idiotas e perceberem que o problema está na "estrutura" extra futebol do FCP… até lá é ver árbitros a errar vezes de mais em favor desse clube "invicto".

    Bruno Lacerda

  • Anónimo
    Posted Novembro 5, 2013 at 6:29 pm

    A questão aqui é: desses 50/60 milhões, que o Sporting fará de vendas no final da época, quanto é que realmente entrará nos cofres do Sporting? Não me parece que tenham a totalidade dos passes dos jogadores.

    David

  • Kaz Patafta
    Posted Novembro 5, 2013 at 6:08 pm

    Se a justiça em Portugal funciona-se como deve ser nos últimos 10 anos o Benfica tinha ganho 4 campeonatos, o Sporting 2 e o Porto 4. Dá que pensar como é que uma equipa que nos últimos 2 anos tem uma derrota para o campeonato vai a UEFA e o melhor que faz é chegar aos oitavos da Champions para perder com o Málaga sendo que no ano anterior perde o apuramento contra o APOEL Nicósia e depois leva 4 do City

    Cumprimentos

    • André Pinto
      Posted Novembro 6, 2013 at 11:11 am

      Uma pergunta. Eu falei de treinadores? Eu disse alguma vez que apoiava os meus treinadores? Alguma vez disse que concordava com essa maneira de "pressionar"? Quando não há argumentos, fala-se doutras coisas. Fala do teu, fala dos "4" campeonatos o Benfica teria "se"…

    • Kaz Patafta
      Posted Novembro 6, 2013 at 12:46 am

      O mais engraçado é que os treinadores que mais se queixaram das arbitragens nos últimos 3 anos são o Vitor Pereira e o Paulo Fonseca. Vitor Pereira com as faixas encomendadas (e la nisso ele tinha razão) e com o campeonato sujinho do ano passado (mais uma vez é de louvar a sua capacidade de previsão), e Paulo Fonseca a dizer que Jesus joga em vários campos. E quando se constata a mudança de discurso do Paulo Fonseca ao sair do Paços po Porto ainda mais "engraçada" esta situação fica.

    • André Pinto
      Posted Novembro 5, 2013 at 7:38 pm

      Boas. Eu vou dizer isto e façam o que quiseram. Falam muito e muito e nada dizem. Lá estão a dizer os "ses". Se o Engenheiro de Chernobyl não tivesse forçado em demasia os reactores, hoje não falaríamos da catástrofe nuclear. Se o Pinto da Costa não tivesse nascido, o Porto não era nada, se o Messi não existisse, o Ronaldo era o melhor do Mundo (em relação a bolas de Ouro claro). Se houvesse boa gestão em Portugal (desde sempre), provavelmente estávamos ricos e não com cortes e troikas.

      Deixem de falar em ses e façam mais. O Benfica tinha ganho 4 campeonatos? Que base te resumes a dizer isso? Que fizeram no total menos 1 ponto que o Porto, que "se" não tivessem empatado em casa com o Estoril? Se tivessem empatado ou ganho ao Porto, em vez de perder?

      Acordem para a vida, os "ses" é conversa de perdedor que ainda não acredita.

      Obrigado e Cumprimentos,

      André Pinto

    • Tiago Meireles
      Posted Novembro 5, 2013 at 7:13 pm

      E antes de "levar" 4 do City ganhamos uma Liga Europa, em 2004 ganhamos uma Champions, um ano antes ganhamos uma Taça Uefa… Se a justiça funciona-se quantas Champions e Taças Uefa tinham o Benfica e o Sporting nos últimos 10 anos?

    • Filopez
      Posted Novembro 5, 2013 at 7:12 pm

      Explique lá esse raciocínio porque assim de repente voce nao diz coisa com coisa….O City ja agora foi campeão Ingles e foi eliminado por outro "Apoel" nesse ano, foi o Sporting de Lisboa (Sim porque o SCP é um "Apoel" que anda por aí). Ja agora o Málaga perdeu no ultimo minuto a qualificação contra o Dortmund num golo irregular…

    • Cruz
      Posted Novembro 5, 2013 at 6:28 pm

      Eu sou do SCP, mas o SCP e o Benfica também tem derrotas na Europa pesadas ou caricatas

    • Anónimo
      Posted Novembro 5, 2013 at 6:14 pm

      que comentário tão pobre

      Nuno

  • mildio
    Posted Novembro 5, 2013 at 5:47 pm

    tema muito complexo é dificil dizer uma resposta clara à pergunta.
    o porto tem a estrutura montada.. estrutura longa e eficaz, que ja deu muitos titulos e resultados. mas claramente apesar dos orçamentos gigantescos acaba por ter a sua historia e os seus titulos ligados a corrupção. a minha grande duvida é depois de pinto da costa havera alguem a dar com a lingua nos dentes?? a acusar isto ou aquilo. acho que a grande duvida na era pos pinto da costa é mesmo essa. mas como estamos em portugal acredito que continuem todos a esconder tudo e a falsificar resultados.
    quanto ao benfica.. tem uma boa base uma smi boa estrutura.. tem jogadores de qualidade, e estao a apostar muito dinheiro na formção. pena que nos planteis principais nao apostem eles em portugueses. nao creio que este tipo de planteis no benfica seja para continuar.. ha qualidade a mais sem resultados. o proprio presidente ja referiu isso, visto nao ter vendido ninguem no mercado para dar um plantel cheio de qualidade ( ou quase cheio ) ao treinador por a final ser no seu estadio. tem a estrutura para gerar dinheiro, mas falta a estrutura para gerar titulos.. que é o mais importante.
    o meu sporting esta a começar do zero. este ano é de facto um ano zero.. onde o mais importante foi a restruturação financeira e a limpeza de algumas areas do clube. graças a uma aposta forte na formação e num grande treinador tem conseguido aliar a restruturação financeira a alguns bons resultados desportivos, estando neste momento num bom lugar na classificação. nao quer com isto dizer que va la acabar no fim.. ate porque so alguem muito ipocrita pode dizer que o sporting tem plantel para ser campeao. um orçamento de 20 milhoes a lutar contra orçamentos de 80/90… acho que é impensavel.. ninguem pode pedir ao sporting isso.. nem o sporting pode colocar essa fasquia. os proximos anos serao de solidificação das contas.. aposta continua na formação criar uma base forte na equipa principal para que miudos possam ser lançados sem pressao e possam crescer e dar o melhor ao clube. espero que aprendam a licao e nao andem a investir cegamente. nao pode ser esse o caminho do sporting. investir apenas no que for preciso sem nunca hipotecar o futuro.

    feita uma pequena analise aos 3 clubes, penso que seja muito dificil dizer quem vai ter a hegemonia.. se nao houvesse ninguem com hegemonia seria a melhor coisa para o futebol portugues. haveria mais competitividade mais emoção mais desporto. assim como dizia alguem.. as pessoas começam a preferir ver novelas do que futebol.. eu ja estive mais longe disso.

    saudações desportivas

  • Captain Tsubasa
    Posted Novembro 5, 2013 at 5:45 pm

    Na minha opinião o futebol Português caminha para uma bipolarização entre Benfica e Porto, ficando o Sporting numa espécie de lugar de ninguém, ou seja, será mais forte que todas as restantes equipas, mas mais fraca que Benfica e Porto, portanto poderá sempre aparecer a espaços numa ou noutra época, mas o domínio do futebol Português será repartido entre Benfica e Porto, na minha opinião, com dominio (infelizmente, pois sou Benfiquista) do Porto…em suma, penso que o que sucedeu nestes últimos 10 anos (Porto 8 campeonatos e Benfica 2), será um reflexo do que irá acontecer no futuro…

    Apesar de ser a minha opinião face a realidade actual e futura, desejo estar enganado, pois não é bom para o nosso campeonato que tenha apenas 2 candidatos ao título, e como tal apesar de Benfiquista, desejo que seja uma luta a 3 e não a 2, pois todos os clubes e o futebol português no geral só iria beneficiar com isso

  • Anónimo
    Posted Novembro 5, 2013 at 5:33 pm

    benfiquista em Agosto: "este ano é que é, o benfica não vai dar hipotese!"

    benfiquista em Outubro: "sempre a mesma coisa, somos sempre roubados"

    benfiquista em Dezembro: "eu vejo o boxing day e tu não, aquilo é que é futebol a sério"

    benfiquista em Fevereiro: "o benfica é o melhor, se não fossemos sempre prejudicados estavamos em primeiro"

    benfiquista em Abril: "o que interessa o futebol? há coisas mais importantes"

    benfiquista em Junho: "o benfica tem o melhor … (voleibol ou basquetebol ou salto à vara), CAMPEÕES ALLEZ"

    A alegria de ser campeão de voleibol (ou outra modalidade) contagia os adeptos e é o factor que leva a que na pré-época do futebol os adeptos fiquem de tal maneira entusiasmados que julgam ser os melhor do mundo e futuros campeões de Portugal.

    Nuno Luz

  • Tiago Quintas
    Posted Novembro 5, 2013 at 5:19 pm

    Não acredito que nada mude no futebol Português.

    O Porto domina como quer, e boa parte desse domínio todos sabemos como o têm, e isso é inegável, já esta época estão a ser claramente ajudados pelas arbitragens. O disco muda, e toca o mesmo, os anos passam e nada muda.
    É como na politica, ora dança o PS ora dança o PSD e no fim a historia é a mesma, ficamos nós a chuchar no dedo.

    O Benfica tem condições para mudar isto, mas é com outro presidente e treinador.

    Faltam homens com tomates; JJ não os tem (foi ao estádio do Dragão defender e ainda se meteu de joelhos) e Vieira de futebol percebe pouco e precisa de ganhar coragem e meter o JJ a andar.

    Já agora, quando foi o Capela foi um circo enorme; O Porto é sistematicamente levado ao colinho, onde está a polémica? Não há. Já está tudo tão habituado que deixa-se estar.

  • Jonas
    Posted Novembro 5, 2013 at 5:00 pm

    Tendo a crer que a estrutura do Porto, mesmo sem Pinto da Costa, perdurará vários anos. A continuidade já está pensada há muito, resta saber se o próximo reunirá o mesmo consenso e apoio que o actual presidente, que deixa um historial dificílimo de acompanhar. Já o Benfica me parece querer seguir o mesmo caminho, mas demasiado rápido. O elevadíssimo investimento exige resultados imediatos, o que a meu ver é um erro tremendo. A pouca paciência dos adeptos corre contra todo o projecto, muito embora acredite que LFV se possa manter presidente por muitos mais anos. O Sporting inicia agora um novo projecto desportivo. e por enquanto parece-me que Bruno de Carvalho tem feito um bom trabalho na reestruturação do clube (era um caminho irreversível) e tem tudo para lhe dar continuidade num futuro próximo.

    Pessoalmente, acredito que o que falta a grande parte dos clubes portugueses é paciência. O crescimento tende a acontecer de forma sustentada se for lento. Não pode nem deve haver espaço para euforias desmedidas, senão a queda será brutal. O equilíbrio, seja de contas, orçamentos, plantéis ou staff é essencial, na minha opinião, para o sucesso desportivo.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Novembro 5, 2013 at 4:43 pm

    o benfica tem uma forte pressao sobre a arbitragem? mas ninguem tem visto o benfica a jogar esta epoca? o ano passado o rui gomes da silva a mais de metade do campeonato levou um papel ao dia seguinte que dizia, daqui a X dias o proença vai arbitrar o porto-benfica (claramente o arbitro que mais nos tem prejudicado), e nao foi que arbitrou mesmo o jogo do titulo (nao estou a dizer que teve mal).

    o benfica ganha com arbitragens mas e e logo desvalorizado. o ano passado ja estavam a chamar ao campeonato, como o campeonato capela. agora quando nao ganha pelas arbitragens ninguem pia.

    o sucesso de pinto da costa, baseia-se em os fins justificam os meios, e desde mudar a data de nascença do clube a muito mais. sim tem uma boa estrutura, mas se nao tivesse vencido o que venceu ja nao estaria la.

    o bc nao passa de um wannabe pinto da costa, sem a parte da corrupçao. sempre com boquinhas ridiculas, que nem se equiparam as do presidente do porto, e obvio que de vez em quando la sai 1. um presidente que vai para o banco, pinto da costa tambem ja o fez. e um presidente populista. ve-se claramente pelo ato de retirar o 12 , ridiculo. alem disso, ja a varios adeptos a preferir bc ao clube, o que e preocupante.

    quanto a lfv nao e perfeito, mas pegou num clube que estava mal, pior que o sproting do ano passado, e trouxe-o de volta.ganhou pouco, e um facto. mas nao so melhorou o clube, deu uma imelhor imagem a marca benfica, levou o clube de novo a europa, e melhorou e muito a formaçao. alem das outras modalidades, mas nao e disso que se trata esta discussao.

    o que muda, so o tempo o dira. mas sem pc que o porto vai ganhar menos, nao ha duvidas

    • Luisilva13
      Posted Novembro 5, 2013 at 10:16 pm

      Caro Márinho, dizer que estes são factos comprováveis, é muito bonito, mas eu digo é mentira e sim eu provo-lhe sempre e quando quiser.

      Fala das ações que supostamente pagaram dívidas ao fisco, mas isso é próprio de alguém que não sabe nada não só de futebol mas da vida, mas eu faço o favor de lhe explicar. O Benfica durante o mandato de Vale e Azevedo deixou de pagar as suas obrigações com o fisco durante algum tempo (pouco mais de um ano), quando o LFV chegou fez um acordo com o Fisco para pagar esse valor em prestações, como nestes planos de pagamentos em prestações de valores elevados o Fisco pede uma garantia, essa garantia foram as ações. Falando em míudos, o Bebfica pagou ao fisco como qualquer outra entidade, as ações serviam para caso o Benfica voltasse a não pagar o Fisco ficava com parte do clube e vendia em hasta pública, simples como isto menos para quem não quer ver.

      Já agora que falamos em favores da Câmara Municipal também explico, houve uma permuta de terrenos entre a câmara e o Benfica, discutir valores de cada um pode ser tão subjetivo como eu dizer que o Benfica é o melhor clube do mundo. Mas já que falamos deste tipo de negócios, acho muito engraçado o FCP dizer que se orgulha de ter um dos centros de treinos mais modernos do mundo, mas esquece-se de dizer que nem sequer é do FCP, foi pago com dinheiros públicos (16 milhões €) e arrendado por 500€ por mês, depois admiram-se que as finanças públicas estejam como estão em particular as da Câmara Municipal de Gaia.

      Eu sei que muita gente foi habituada a viver com mentiras e começar a achar que são verdades, não tente a fazer o mesmo com os outros. Sei bem que o LFV e o Benfica não santos e têm muitos defeitos a apontar, mas mesmo assim em termos de poucas vergonhas nada bate as fugas para Vigo e tudo o que é de conhecimento público sobre algumas pessoas.

      Saudações desportivas

      Luisilva13

    • João Lains
      Posted Novembro 5, 2013 at 7:40 pm

      Para mim ele até podia desviar o dinheiro que ele bem queira, desde que houvesse rendimento desportivo, o que me dá alegrias não é os cofres do meu clube, ou se o passivo atinge não sei quantos milhões. As vitórias que eu festejo são as que acontecem dentro de campo. Por muitos erros que se possam apontar ao LFV, o Benfica antes dele chegar não estava melhor e isso reconforta-me. Adeus Jesus!

    • Márinho
      Posted Novembro 5, 2013 at 6:11 pm

      Mosqueteiro, lembra-te que com este presidente, sucederam alguns eventos importantes, vou enumera-los:

      – um valor historico de passivo a rondar os 500 M€;
      – estão em falência técnica;
      – os resultados que não surgem com o maior investimento de sempre do clube;
      – não esquecendo que houve perdões históricos e facilidades que outros clubes possivelmente não tiveram, dividas ao fisco pagas com ações que ainda nem cotadas em bolsa estavam, no tempo da Manuela Ferreira Leite, ajudas da camara em relação à construção do Estádio da Luz (sendo escusado falar do prejuizo que essa mesma camara causou ao Sporting relativamente aos terrenos circundantes ao Estádio de Alvalade);
      – e se somarmos a isto supostas vendas por valores estratosfericos (á semelhança do Porto), que depois traduzidas em lucros não são nada a mesma coisa, como se pode verificar pelos ultimos relatorios de contas do SLB e FCP;
      – compras de jogadores aos lotes sem nenhum critério lógico (mas com muitas comissões postas ao bolso por alguns dirigentes);
      – e por ultimo, se somarmos a tudo isto um treinador com um ordenado ao nivel dos melhores do mundo, e sem um curriculo ou uma historia que justifique esse ordenado, vemos que realmente a estrutura do Benfica é forte e saudavel.

      Li algures, há dias que desde a entrada do sócio do FCP para a presidencia do Benfica, o FCP teve a decada mais ganhadora da sua historia…vale o que vale!!

      P.S.: Para um pessoa que foi acusada por Tráfico de armas e droga entre 1986 e 1991, e com uma fortuna diminuta por altura da entrada no Benfica, ter hoje em dia empreendimentos no Brasil, e entrar para os mais ricos de Portugal, não deixa de ser suspeito…

      Está é a minha Visão, baseada em factos comprovaveis…não é populismo!

      SL
      Mário Santos

    • MM
      Posted Novembro 5, 2013 at 5:54 pm

      Virgilio a maior parte dos campeonatos ganhos pelo porto não ficam conhecidos por qualquer nome provavelmente porque é impossível que um nome constituído por todos os nomes de árbitros portugueses seja difícil de decorar.não fica no ouvido…

    • MM
      Posted Novembro 5, 2013 at 5:52 pm

      Fábio costa que raciocínio é esse?então porque ganhou 2-0 esse lance não teve importância? É que eu saiba esse lance dá o 1-0 ao porto e deixa o paços reduzido a 10,logo é justo dizer que esse lance acabou com o jogo que se previa difícil,já que era contra o 3º classificado do campeonato.
      o porto prejudicado pelas arbitragens?ahaha gosto de ver aí o etc,porque nem você nem ninguém se lembra de mais de 1 ou 2 jogos em que o porto possa ter queixas contra a arbitragem,não existiram.e quando se erra sempre a favor do mesmo é porque algo está mal…ou bem,no vosso caso…

    • FÁBIO COSTA
      Posted Novembro 5, 2013 at 5:34 pm

      MM, que eu saiba o Porto ganhou esse jogo por 2-0, não por 1-0 como queres tentar fazer querer…

      Além disso, só se lembram desse jogo e não querem falar dos (muitos) jogos em que foram empurrados pelas arbitragens nessa mesma época (jogo na Luz com o Porto, o famoso jogo contra o Sporting, Maritimo, etc), claro disso já não vos quereis lembrar.

      O Benfica no ano passado não merecia ganhar, era uma equipa bastante ofensiva que só conseguia vencer equipas pequenas (num campeonato como o nosso basta isso, infelizmente…), daí a grande Liga dos Campeões e não terem pedalada para o Porto.

    • Anónimo
      Posted Novembro 5, 2013 at 5:33 pm

      Bem,

      Um adepto do Benfica dizer que um Presidente de outro clube é populista é a piada do ano!
      Os 300000 sócios, o maior clube do Mundo, a espinha dorsal da selecção, o Deram 1, 2, 3 e 4… Podia estar a noite toda…
      E quanto a alterar a data da fundação também estamos conversados…por acaso sabe a história do seu clube? Sabe que este resulta de uma fusão mas que, por artes mágicas, foi-se buscar a data de um dos clubes e não a data da fusão?
      Pense antes de escrever… E sim, seria o campeonato do Capela! Como o campeonato do Trapatoni foi o campeonato da vergonha.

      Virgilio

    • Ace-XXI
      Posted Novembro 5, 2013 at 5:24 pm

      Acho curioso 1 benfiquista criticar outro presidente por ser populista quando a única qualidade de Vieira é esse populismo….

      "O maior clube do mundo", " O melhor plantel dos últimos 40 anos", " A espinha dorsal da seleção portuguesa", " Os nossos direitos televisivos valem mais que as restantes equipas juntas" etc…

      Ainda bem que admites que BDC é 1 wannabe sem corrupção porque na minha opinião LFV é 1 wannabe PDC com tudo o que de mau PDC tem…

    • Renato
      Posted Novembro 5, 2013 at 5:07 pm

      Entao mas se foram penaltis querias que ele nao marca-se os penaltis?
      andam a que tempos a falar desse jogo como se nao tivessem existido os penaltis…
      No dragao é que existe uma regra que diz que nao se podem marcar penaltis contra o Porto e se por lapso se marcarem, manda-se repetir o penalti até o jogador falhar!!!
      Nos outros estadios nao existem restrições nenhumas em relaçao ao número de penaltis, portanto se existirem 30 lances passiveis de grande penalidade, que se marquem todos…

    • MM
      Posted Novembro 5, 2013 at 5:02 pm

      é inacreditável e vergonhoso um presidente de um clube que acaba de ser campeão com um penalti fora da área(em que mesmo a falta é duvidosa e dá a expulsão de um jogador adversário), vir para a comunicação social dizer que ainda bem que o porto foi campeão porque ninguém queria um campeonato conhecido como o campeonato do capela. há algo mais ridículo do que isto?já com os tuneis fizeram o mesm.haja falta de vergonha…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 5, 2013 at 5:01 pm

      eu nao disse que nao gostava de bc, alias nao e meu presidente nem tenho que gostar. so acho que e populista, faz mais para estar nas graças do publco. sim, ao olhos do publico e otimo, mas depois vem os problemas. se achas que e um elogio entao e. ja agora tambem nao sou fan do mauricio, rinaudo ,slimani,etc. ve isso como quiseres

    • MM
      Posted Novembro 5, 2013 at 4:59 pm

      sempre foi assim,o benfica pode ganhar 25 jogos para o campeonato a jogar um bom futebol e porque é melhor que os adversários,pode ser prejudicado em 3 ou 4 com erros de arbitragem,mas se existe um jogo em que é beneficiado,o que se ouve é que o benfica é sempre beneficiado e coisas do género.vem o presidente do porto logo mandar bocas,o que é do mais hipócrita que pode haver,e depois a generalidade dos adeptos que não são do benfica dizem o mesmo.
      e com isto não digo que o benfica,através dos seus dirigentes,não queira aproximar-se do porto neste aspecto.digo é que não são capazes de competir com pinto da costa e companhia neste campo,estão mesmo muito longe de ter a influência e poder que o presidente do porto possui.
      o benfica tem uma forte pressão sobre a arbitragem,claro,basta ver os jogos deste início de época,basta ver em quantos jogos foi o benfica prejudicado nos últimos anos.se a pressão fosse assim tanta eram sempre beneficiados,como acontece com o porto(não digo sempre,porque muitas vezes ganham porque são melhores,mas quando as coisas estão complicadas,lá aparece o desbloqueador a dar pontos).para uma pessoa que veja de fora e sem clubismos à mistura,basta ver os jogos do porto e de qualquer outra equipa em Portugal para perceber isso.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 5, 2013 at 4:58 pm

      vai la rever esse jogo contra o guimaraes e depois vem-me dizer que os 3 nao sao penalty. aproveita e ve tambem contra a academica onde o aimar leva um pontape na area cai e leva amarelo por simulaçao. a melhor simuulaçao que eu ja vi, pareceu mesmo falta

    • Vasco
      Posted Novembro 5, 2013 at 4:52 pm

      Ó mosqueteiro, por acaso não me lembro de nenhum jogo em que uma equipa foi beneficiada com 3 penaltis de seguida, como voces contra o Guimarães.

      ps: ainda que não gostas do BdC, é o melhor elogio que podes fazer ao nosso grande presidente.

  • David Gomes
    Posted Novembro 5, 2013 at 4:30 pm

    mesmo sendo sportinguista não acredito minimamente que o sporting faça 50/ 60 milhões no final de cada época em vendas. se fizesse regularmente 30/ 40 e a cada 3, 4 ou 5 anos fizesse os tais 50/ 60 já era muito bom

  • Vasco
    Posted Novembro 5, 2013 at 4:29 pm

    "uma base rica"…

    continuo a adorar estes comentários. Um dia que saia LFV do benfica voltamos a falar.

    • André
      Posted Novembro 5, 2013 at 4:32 pm

      "estrutura forte" …

      continuo a adorar estes comentários. Um dia que saia o PdC do Porto voltamos a falar.

  • Anónimo
    Posted Novembro 5, 2013 at 4:24 pm

    O FC Porto montou uma estrutura de grande competência que lhe permite dominar futebol português, bem como o hóquei, o andebol e outras modalidades. Quando Pinto da Costa deixar de ser presidente, apenas se quem o substituir for muito incompetente é que o FC Porto deixa de ter a hegemonia. Simplesmente porque são muitos anos de domínio, com uma estrutura com bases solidificadas e como tal é só dar continuidade ao que tem sido feito. Os grandes rivais Benfica e Sporting têm atualmente uma situação financeira bastante pior, ambos em falência técnica. O Benfica tem investido muito mas os frutos recolhidos continuam a ser poucos e o que mais preocupa é o passivo galopante. É preciso parar antes de se ficar na situação do Sporting que passa agora por uma reestruturação mas que se reflecte a nível desportivo. Se por um lado a campanha está a ser muito melhor em relação ao passado, por outro nota-se que faltam jogador de maior categoria para conseguir competir com os rivais.

    João Fonseca

    • Rui Pedro
      Posted Novembro 6, 2013 at 10:08 am

      Euclides, das duas uma, ou és ignorante ou simplesmente mentiroso.

      O Sporting continua em falência técnica.

      Podes verificar no último R&C.

      Se fores mentiroso nem sequer mereces consideração.

    • Filopez
      Posted Novembro 5, 2013 at 5:56 pm

      Euclides, concordo com a sua visao e olhe que sou Portista, o Porto tem um orçamento que mais dia menos dia vai estourar (ainda que seja mais risonho o cenario do FCP do que o do SCP e do SLB). Ja agora o Porto nao acabou com o basket apenas reestruturou. Foi campeão o ano passado sub-19 na Luz e este ano joga na Pro-liga (2 divisao) com o nome Dragon Force Porto.

    • Márinho
      Posted Novembro 5, 2013 at 5:37 pm

      Euclides, partilho da sua visão, acho precisamente isso que nós por termos um excelente campeonato, com bons executantes apesar de tudo, não nos podemos esquecer que não temos por exemplo, nem 10% dos valores pagos por direitos de transmissão nas 5 melhores ligas europeias…nem Árabes ou Russos sedentos de lavar dinheiro. Portanto temos de nos focar na nossa realidade, formar bem e/ou comprar barato para valorizar!

    • Euclides!
      Posted Novembro 5, 2013 at 5:12 pm

      O Sporting depois da reestruturação que fez já não se encontra em Falência técnica, resolveu várias questões ao nível do serviço da divida, que permite abordar os orçamentos de época com outra facilidade… pois agora paga menos juros anualmente, logo tem menos encargos…

      O Porto não é um exemplo de gestão, pois tem um orçamento desiquilibrado a sua realidade, não gera receitas suficientes para ter gastos de 100 milhões com a sua equipa de futebol, isso de ter que andar a vender Moutinho e James para tapar os buracos pode ser muito giro, mas se alguém dia não houver comprador, depois admiram-se que tem que fechar modalidades ou que os jogadores tem ordenados em atraso…

      ter mais que 40 milhões de orçamento em Portugal é surreal… mesmo com receitas da champions, os clubes não aguentaram este tipo de politicas…

  • Ninja
    Posted Novembro 5, 2013 at 4:13 pm

    Sporting a fazer 50/60 Milhões em vendas anualmente… Se forem ao dicionário esta e a definição da palavra surreal.

    • Alves Carlos
      Posted Novembro 6, 2013 at 11:16 am

      Diogo, lamento que tenhas esse problema com as vírgulas.

      Vejamos:

      Patrício – 1,5 milhões
      William – 2 milhões
      Montero – 1,5 milhões

      E olha que o Sporting em muitos jogadores nem sequer detem a totalidade dos seus passes.

    • Czarli
      Posted Novembro 5, 2013 at 10:03 pm

      60M consegue o Sporting só com a venda do Rojo e do Mauricio… Alguém duvida?

    • DannyMontero
      Posted Novembro 5, 2013 at 9:00 pm

      15 pelo montero essa deu para rir, eu nao vendia o montero por menos de 30 e a continuar assim dispara para os 40 nao brinquem comigo o mesmo do william!
      15 para o patricio mesmo assim é o mais logico!

    • João Lains
      Posted Novembro 5, 2013 at 7:34 pm

      Estes sportinguistas vivem mesmo num mundo à parte. Nenhuma equipa dará 15 milhões pelo Patrício. As grandes equipas estão bem servidas e o que não vai faltar no próximo mercado são guarda-redes melhores e numa situação contratual mais vantajosa, como o Begovic ou o Akinfeev.

      Pelo lote de interessados não me parece que alguém seja capaz de atingir os 15 milhões pelo Montero. Estamos a falar de um jogador que não tem assim tantas provas dadas, apesar deste arranque sensacional, tem 26 anos e não é internacional (situação que dificilmente se alterará tal o leque de atacantes colombianos). Málaga ou Valência não têm assim tanto poder negocial.

      Também não acredito que haja alguém disposto a dar 20 milhões pelo William Carvalho, mas há uma série de factores que poderão proporcionar ao Sporting um encaixe nessa ordem, a começar pela enorme margem de progressão que ainda tem, e se vai fazer ou não parte das escolhas de Paulo Bento num futuro próximo.

    • Euclides!
      Posted Novembro 5, 2013 at 7:24 pm

      Bruno, vejo, vejo quer ver? 10 do Wolfswinkel, + 13 do Bruma, + 8 do Ilori = 31 milhões de euros
      Titulares? Só o Wolfswinkel, o Bruma fez 13 jogos pelo Sporting, não queria renovar, o Ilori mais ou menos o mesmo numero de jogos não queria renovar

      você fala no Bruno Cesar e no Nolito? o Benfica vendeu-os por quanto?? você nem sabe…

      mas olhe, vá saber, porque as tantas… o Ilori deu mais dinheiro ao Sporting do que esses dois ao Benfica…

    • bruno
      Posted Novembro 5, 2013 at 5:24 pm

      Euclides, em resposta a si, o benfica vendeu Nolito e bruno cesar (mercado de inverno) ja para nao falar dos rmprestimos. Veja quanto o sporting lucrou com a venda desses titulares, e o benfica com a venda dos dispensados

    • Euclides!
      Posted Novembro 5, 2013 at 5:21 pm

      Mas qual é o interesse do Sporting em trocar o Montero por 15 milhões? isto é com cada um…

      o Montero foi barato, tem um contrato acessível ao clube, marca golos, já mostrou que é um jogador acima da média, vende-lo por 15 milhões para quê? Para isso mais vale ficar com ele, foi o aconteceu com o Liedson, muitas equipas interessadas durante anos no Liedson, mas nunca chegaram propostas acima dos 12/15 milhões, porque éra um jogador não internacional pela sua selecção e já não era novo, o Sporting foi ficando com ele, acho que fez bem

      Os bons jogadores não são para vender, a menos que queiram ir embora ou alguém ofereça um valor irrecusável, vejo aqui pessoas a falar em vendas do patrício, do Adrien, do Rojo…

      o Patricio o Sporting nem tem a totalidade do Passe, tem 60%
      do Adrien… o Sporting só 30%, do Rojo o Sporting tem 25% (!)

      Creio que o Sporting não irá vender nenhum destes jogadores, e o Patrício só sairá mesmo se alguém clube cometer uma loucura, porque se fosse para sair por 12 ou 15 já tinha ido para o Monaco em Agosto…

    • Kacal
      Posted Novembro 5, 2013 at 5:05 pm

      Eu acredito que o Sporting pode fazer grandes encaixes financeiros com alguns jogadores, o William Carvalho pode render muito dinheiro ao Sporting, mas, é se continuar a evoluir bem e jogar como tem jogado, no fim da época ainda não, o Montero é um bom PL, acredito que alguém dê 15 milhões por ele, o Wolfswinkel foi por 12 milhões, o Montero pode muito bem sair por 15 milhões e há ainda o Patrício que acredito que o Sporting faça 10/12 milhões com ele, há ainda outros jogadores que podem valer algum dinheiro como no futuro como Dier, Adrien, André Martins e Carrillo e outros que podem dar render algum dinheiro brevemente como Rojo, Jefferson e Capel.

    • Euclides!
      Posted Novembro 5, 2013 at 4:59 pm

      O Sporting não precisa de vender 50/60 milhões, precisaria se tivesse um orçamento obsceno como tem o Benfica ou Porto de 80/90 milhões…

      O Caminho do Sporting é formar jogadores e conseguir ser competitivo com base na solidificação dessa mesma equipa, e depois tentar afirmar-se, ganhar competições…

      Os clubes não devem gastar o que não tem, nem ter orçamentos desproporcionados ao contexto local, o Sporting com o Orçamento actual de 20/25 milhões já ultrapassa em muito o investimento que 80% dos clubes da liga fazem… a maioria das equipas gasta 3/4 milhões, creio que só o Braga e o Nacional da Madeira ultrapassam os 5 milhões de orçamento, e os clubes da Madeira então é uma vergonha, porque recebem apoios do Governo Regional…

      Portanto o Sporting está no bom caminho, equilibra-se em termos orçamentais depois de muitos anos de demência e má gestão, formar uma base, deixar maturar esses jogadores e não ter pressa em vende-los, se alguém os quiser comprar, então vai ter que bater a nota, então aí depois falar-se há de milhões dependendo do valor de mercado…

      mas vejo aqui Benfiquistas armados em Elitistas de mercado, o Benfica vendeu quem este ano? é que o relatório contas do vosso clube mostra resultados negativos, falência técnica, e no entanto vendas?? não há? pois, o Sporting sempre vendeu o Wolfswikel por 10 milhões, o Bruma por 13, o Ilori por 8, querem uma calculadora???

      Os Benfiquistas para estarem aqui de peito feito a lançar farpas por hipotéticas vendas do Sporting deveriam era estar calados, porque para quem não valoriza jogadores na champions, não estão nada mal os valores conseguidos, já outros é só "milhões… mas apenas na manchete do Jornal a Bola e em entrevistas do presidente..

      vender jogadores caros nem devia ser motivo de orgulho para ninguém, significa que se perdeu um grande jogador

    • Erik Santos
      Posted Novembro 5, 2013 at 4:50 pm

      Acho graça a que muito criticam e gozam com o Sporting mas nem metem o nome verdadeiro…

    • coelhone
      Posted Novembro 5, 2013 at 4:45 pm

      Adoro as pessoas que "conhecem" as listas de compras dos grandes clubes… Oxalá amanhã, as fontes das mesmas, não coloquem a rodar informação que o Bayern está disposto a dar 20M pelo Cédric, caso contrário essas pessoas teriam de vir aqui rectificar a sua intervenção, ou simplesmente não acreditariam porque, simplesmente, não lhes convinha… (para os mais desatentos, serve o presente aparte para informar que foi apenas um exemplo, nada de real)

    • Filipe Azevedo
      Posted Novembro 5, 2013 at 4:35 pm

      Diogo,
      Acho que nessa lista o Montero ate se podia vender por mais (25?) se continuar a fazer o que tem feito. Por outro lado nao acredito que alguem pagasse 20 pelo William, pelo menos nao neste momento. Esta a mostrar muita qualidade mas acho que ainda tem muito que evoluir antes de ter esse valor. Neste momento talvez se conseguisse 15 no maximo.
      Concordo que se o Sporting continuar a fazer uma epoca como a que esta a fazer ate agora poderia muito bem encaixar 50M, mas e muito dificil repetir isso ano apos ano. E o proprio Benfica e Porto, que teem muito mais experiencia no Mercado (especialmente o Porto) nao conseguem ter vendas de 50/60 ano apos ano. Tem varios anos que ate vendem mais, mas depois teem anos que nao passam dos 20/30.

    • Vasco
      Posted Novembro 5, 2013 at 4:35 pm

      Se o Roberto faz 8 milhões, o SCP faz com uma perna às costas 60 milhões.

    • Barack Obama
      Posted Novembro 5, 2013 at 4:33 pm

      Só numa perna do William o Sporting faz metade desse valor. O Sporting vai ser a nova potencia do futebol mundial dentro em breve.
      De qualquer forma, é sempre imprevisivel saber qual dos outros clubes lutará pelo 2º lugar.

      Abraços,
      Barack Obama

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 5, 2013 at 4:30 pm

      patricio 15? mas qual e a equipa de topo que precisa do patricio, uma equipa a dar 15 milhoes? as equipas de topo que na proxima epoca precisara de gr sao o barcelona, o rui patricio nem na lista esta. 15 milhoes pelo patricio. quero ver isso. depois real esta bem servido, psg e monaco tambem, man un, man city, chelsea, totanham, liverpool, arsenal tambem. bayern e dortmund tambem.

      william 20? para onde? pelo que li so tinha a juventus atras, a juventus que tem um jogador chamado…pogba. 20 milhoes para suplente de pogba, nao me parece.

      15 montero? atras deste jogador, pelo que li, temos o vilarreal, o malaga e o valencia. 15 milhoes pelo montero? nao me parece.

      o sporting nunca fez 50 milhoes em vendas, mas agora que estao em 2º pela 1º vez em muito tempo, devem achar que os milhoes caem do ceu.

    • Anónimo
      Posted Novembro 5, 2013 at 4:26 pm

      15M pelo Patrício e 20M pelo William continua a ser surreal

      João

    • Anónimo
      Posted Novembro 5, 2013 at 4:22 pm

      Penso que se estava a referir anualmente, daí a palavra surreal, fazer todos anos encaixes de 60/70 milhões é muito, mas não quer dizer que não haja uma época que se aproxime desse valor.

      Francisco TM

    • Diogo
      Posted Novembro 5, 2013 at 4:19 pm

      15 pelo Patricio
      20 pelo William
      15 pelo Montero

      Dá 50

      E para chegar aos 60 ou 65 basta juntar o Capel e o Rojo.

      Não percebo porquê quê é assim tão dificil…ou só o Benfica e Porto é que podem fazer 50 milhões em vendas?

  • Nuno Pereira
    Posted Novembro 5, 2013 at 4:06 pm

    Pinto da Costa é o melhor presidente da história do futebol

    • MBM
      Posted Novembro 5, 2013 at 5:33 pm

      e também um dos maiores aldrabões (para nao dizer mais) da historia, e acho que isso é o que me impede de gostar desse senhor.

  • Sancho
    Posted Novembro 5, 2013 at 4:04 pm

    Impossivel de prever, mas diria que irá tudo continuar na mesma enquanto o Pinto da Costa se mantiver no seu cargo actual. Duvido que seja encontrado um sucessor à altura (é inegável a extensão dos tentáculos do FCP no futebol português, assim como também é inegável a sua excelente estrutura).

    A única coisa que prevejo é um Sporting a recuperar o avanço dado aos seus 2 rivais nos últimos anos. Confesso que o BdC me tem vindo a surpreender muito.

Deixa um comentário