Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Futuro? Não sou eu que decido»

Com a preparação intelectual e académica que tem, tudo o que MS diz é pensado. E esta tentativa de colocar tudo nas mãos dos adeptos não é por acaso. O ex-Estoril percebe que está a fazer um bom trabalho, que os sportinguistas estão com ele e certamente, apesar das campanhas encomendadas do tipo do Catering, dos festejos efusivos e gargalhadas de alguém que supostamente nem dava crédito à competição, não vai sair de Alvalade por sua iniciativa. 
Marco Silva, no final do triunfo frente ao Vit. Guimaães, alimentou o “tabu” em torno da sua continuidade no comando técnico do Sporting, vincando que essa decisão não depende de si, recusando-se a confirmar se a direção, nomeadamente Bruno de Carvalho, o tem apoiado, no entanto fez questão de sublinhar que tem consigo o apoio dos adeptos e jogadores. “Apoio de todos? Isso não é o mais importante. Há decisões que não sou eu que tomo. Da mesma forma que entrei neste grande clube, com paixão, é como me sinto neste momento. Quando falou nos sportinguistas, esse sim é um apoio muito importante para mim e isso faz-me trabalhar mais. Apoio do presidente? Isso não é o mais importante. Não é a mim que tem de perguntar“, disse o técnico dos leões à “TVI24”. Prosseguindo. “Está na hora de respeitarmos os adeptos do Sporting. O futuro? Não sou eu que decido. Faço o meu trabalho o melhor possível. Estou da mesma forma que estava quando entrei neste grande clube, com a mesma paixão. Sinto o apoio dos adeptos diariamente, é o que me faz trabalhar cada vez mais. As outras questões não é a mim que têm de perguntar. Está na hora de respeitarmos os adeptos do Sporting, que todos os dias lêem coisas nos jornais que não são agradáveis. Eu importo-me com o que eles têm passado nas últimas semanas, principalmente na última semana. Não vou contribuir para isso”, comentou o treinador leonino, na flash interview. Confrontado, pelo repórter de serviço, sobre o carácter sisudo que terá apresentado, a espaços, durante o jogo: “Por vezes estou mais passivo. Estou concentrado no jogo e no trabalho dos meus jogadores. Não há introspeção. Está mais do que na altura, pela dimensão do clube, pela massa adepta do clube, de pararmos um pouco com a história de que o treinador está sisudo. Há mais coisas para ver no jogo do que a cara de um treinador. Isso não me parece ser o mais importante”.

0 Comentários

  • Stalley
    Posted Dezembro 29, 2014 at 11:55 pm

    Despedir Marco Silva nesta altura da época seria uma burrice tremenda, está nas 4 frentes, o titulo nunca foi o objetivo para mim mas sim a entrada na Champions e acima disso era excelente, portanto está dentro daquilo que eu considero um longo caminho que ainda nem vai a metade na Era de Bruno Carvalho, agora veremos o que o presidente faz, repito despedir agora Marco Silva seria uma burrice de todo o tamanho.

    No fim da época logo se faz o balanço.

    SL!

    • 55
      Posted Dezembro 30, 2014 at 1:02 am

      Tobias Figueiredo é o Novo Marcos Rojo
      Se fosse argentino já era titular desde o início da época!

    • Anónimo
      Posted Dezembro 30, 2014 at 10:24 am

      Sporting não é o benfica… Tobias há de ter a sua oportunidade mas cedo ou mais tarde, o que nada tem a ver com a sua nacionalidade

      W Buffett

  • Sandro
    Posted Dezembro 29, 2014 at 11:56 pm

    O grande líder pensava que os garotos de alguns blogs do Sporting iam conseguir limitar a opinião de todos os sportinguistas mas lixou-se e agora teve que voltar com a palavra atrás. Se despedir o Marco Silva e contratar o Azenha não dura até ao Verão, mesmo que os meninos dos blogs o continuem a idolatrar.

    • Daniel Rodrigues
      Posted Dezembro 30, 2014 at 4:09 pm

      A minha perspectiva sobre o Bruno de Carvalho é a seguinte:
      – fez um excelente trabalho ao nivel financeiro, trazendo práticas elementares (eg cortar custos!) que há muito nao se viam em Alvalade… O Sporting teve uma massa de presidentes despesistas e com grandes teorias, quando de facto o que é preciso é bom senso e alguma chico espertice, que o Bruno tem. Excelente trabalho.
      – no futebol, nao faz um bom trabalho. De todo
      a) Comporta-se como um adepto e treinador de bancada. Correu bem com Leonardo Jardim pois o Sporting tinha 1 jogo por semana, o que combinado com um excelente técnico como é o Leonardo, é meio caminho andado para o sucesso. 1 jogo por semana permite descansar a 2a e ter entao 5 dias completos para preparar o jogo de domingo! É um luxo
      b) com Marco Silva tem sido mau, francamente mau. A pior componente é querer influenciar quem deve jogar (os reforcos sao Slavchev, Rabia, etc???) e os recados via terceiros (o Sporting nao treina cantos). Aqui mostra o lado de treinador frustrado! Toda a gente sabe que o BdC tem o curso de treinador, mas isso muita gente tem – mas poucos com o talento e inteligencia do Marco Silva!
      c) contratacoes: alguns sucessos (Paulo Oliveira, Jefferson e acima de tudo Slimani foi excelente) mas alguns negócios estranhos (Slavchev por 2.5m? Gauld por 3.8m?). Compreende-se que sao jogadores com potencial, mas pelos valores mencionados nao teria conseguido o Sporting ir buscar elementos mais credenciados? A verdade é que tirando Slimani, e agora o Paulo Oliveira, mais nenhum reforco tem pegado de estaca.
      d) renovacoes e vendas: aqui um excelente trabalho, o que reforca a ideia que ele é bom ao nivel de gestao de custos e receitas. Bruma foi muito bem gerido, Ilori tambem, e o Elias fantástica a paciencia e o braco de ferro, muito bem gerido. Rojo gostei e acredito que vamos ter razao, Labyad tambem bem gerido.

      Em sumário: BdC é um bom gestor, pode ser excelente presidente. MAS tem que deixar de se meter no futebol. Para isso está lá o Marco Silva, que no meu entender é apenas o melhor técnico Portugues atualmente no nosso país (e seria o melhor nao houvesse um senhor chamado Mourinho). Nao só é brilhante técnico (3 anos no Estoril onde ganha a liga de honra, faz 5o e depois 4o na primeira liga; e consegue gerir campeonato e boa prestacao na liga europa); mas tambem tem muita classe e categoria, bem visivel como tem gerido esta tensao com o presidente.

      Despedir Marco Silva ou nao lhe dar as condicoes que ele merece, seria um mal maior do que quando mandámos o Robson embora, ou quando deixámos Mourinho ir.

  • Cherbakov
    Posted Dezembro 30, 2014 at 12:00 am

    Essa do tipo do Catering está muito boa. Correu tão mal ao Bruno de Carvalho ter pedido ao seu amigo Zé Eduardo para difamar o Marco Silva, que virou-se ao contrário. Todos perceberam finalmente o que se passa no Sporting.

    No meio disto tudo só tenho pena do Manuel Fernandes, que por ter criticado o Sarr e o Mauricio foi logo rotulado como o pior sportinguista de sempre pelo Bruno de Carvalho. Agora vemos um Zé Eduardo que não é ninguém no Sporting a difamar o treinador e ele nem pia, obrigado foi ele é que encomendou a declaração.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 30, 2014 at 12:10 am

      cherbakov pior do que nem pior foi ter elogiado jose eduardo.
      uma pessoa vem a publico destruir o treinador do sporting, e o que e que BdC faz? elogia-o. porque? porque ao criticar o marc silva, conseguiu por-se ao lado do presidente.
      ou seja, desde que nao culpe o presidente esta tudo bem. o que so demonstra a falta de caracter e o populismo de BdC, sempre a atirar as culpas para tudo e todos.

      pela primeira vez, conseguiram encostar o presidente a parede, ele agora, pela primeira vez nao pode fazer o que quer, pois ja nao tem o apoio da grande maioria.
      despedir o marco neste momento era um tiro nos pes. logo, vai-se submeter a vontade dos adeptos.

      essas declaraçoes ao manuel fernandes foram vergonhosas.

    • Luke Van Diesel
      Posted Dezembro 30, 2014 at 1:07 am

      Mas Mosqueteiro, só agora é que descobriste? Retoricamente perguntando, todos os não tapados tinham a noção que isto nem era um presidente nem era nada. Era mais um hooligan e que o lugar dele deveria ser na bancada. A gestão financeira por muito que digam não foi nada de especial e a humana é das piores que já vi.

    • Guilherme Loureiro
      Posted Dezembro 30, 2014 at 7:56 am

      É que ri-me tanto com toda essa situação. O Manuel José é que tem razão no Zé Eduardo não presta e é um anormal. Ele estava bem era caladinho e o BdC estava bem era a pedir desculpa aos adeptos e ao Marco Silva publicamente, como fez com o Rojo e o Slimani. De joelhos. E metia o rabinho entre as pernas, ele e o Inácio e iam para a bancada até ao final da época e no fim demitiam-se e mandavam vir eleições porque esta criançola só está a destabilizar neste momento.

    • Kafka I
      Posted Dezembro 30, 2014 at 9:26 am

      Mosqueteiro

      Como o Van Diesel diz, isto não é novidade para niguém, excepto para os cegos seguidores do Bruno Carvalho…como digo desde o inicio, o Bruno Carvalho é isto que está a demonstrar agora, um poço de incoerências onde cada vez que fala só se enterra mais e mais nas suas próprias incoerências…e apenas quer poder, tal e qual o Pinto da Costa e o Vieira, são os 3 farinha do mesma saco, como é normal o tempo está-me a dar razão..

      Quanto ao José Eduardo, é um "Pedro Guerra" versão Sporting, mas com menos 55 kg..não passa de um pau mandado, que a troco de uns croquetes, um lugar vip nos jogos e uma boa avença mensal, diz o que o Bruno Carvalho lhe manda dizer…sucintamente foi um jogador mediocre, foi um comentador mediocre (quem não se lembra dele na década de 90 na RTP onde só dizia disparates e mais disparates) é um pseudo-dirigente ou lá o que seja (nem sei bem o que ele é) mediocre, que percebe tanto de futebol como eu da plantação da alcachofra…

      Aliás a melhor forma de resumir o que o José Eduardo é no futebol, foi o Manuel José que a resumiu

      https://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=922163

    • Rúben Cardoso
      Posted Dezembro 30, 2014 at 9:43 am

      Sim, porque vir dizer que "o Maribor é a pior equipa da Liga dos Campeões, e nem assim lhes ganhamos" é uma excelente declaração. Todos têm culpas no cartório, ninguém está isento nesta bagunça toda.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 30, 2014 at 1:43 pm

      nem mais.
      vai safando o marco silva, pelo marco silva eu nao queria que o despedissem, mas se fosse despedido eu ia-me rir bastante. voltariamos aos tempos de vercauteren. pode ser que depois voltem a dar valor ao marco silva.
      o presidente era o maior. nas proximas eleiçoes arranjam outro… ou entao os fanaticos vao continuar a votar neste, que passado um bocado vai ser odiado por nunca ter ganho nada.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Dezembro 30, 2014 at 12:04 am

    Acredito de certa forma na reconciliação, pelo menos parcial. Não obviamente como grandes amigos, mas como dois profissionais competentes e de grande qualidade que podem levar o Sporting ao sucesso!
    Os próximos resultados podem ser decisivos, assim como a movimentação no mercado. É preciso ambos cederem… se BdC for ao mercado por UM central (não sou a favor de mais reforços a não ser um central fiável) e MS conseguir dar continuação aos bons resultados, então acredito que esta questão poderá ser ultrapassável, pelo menos até ao fim da época (fundamental segurar o treinador até essa fase, a época está a decorrer e há troféus para conquistar, a recomeçar um projecto, que seja no fim da época).

    É óbvio que MS tem condições para continuar, tem a equipa e os adeptos do seu lado, aliás, esta situação reforçou a MS junto destas duas "entidades", e o trabalho a nível desportivo, não sendo extraordinário, é no geral satisfatório e com margem para crescer.
    Vamos ver, certamente que a cada dia que passa, a situação só pode melhorar, pois neste momento é o "assunto principal" e a pressão é maior, há medida que os media se forem esquecendo… a situação torna-se mais fácil de resolver.

    Já agora.. e como não podia deixar de ser, o VM tinha de aproveitar mais um post para atacar o Bruno de Carvalho. É assim tão estranho festejar-se uma vitória numa competição que não é prioridade? Ele até vitórias em torneios de pré-época é capaz de festejar…

    • Rodrigo
      Posted Dezembro 30, 2014 at 12:10 am

      Esquece o central.

    • Roberto
      Posted Dezembro 30, 2014 at 12:11 am

      Dois profissionais? Se há coisa que o Bruno de Carvalho vem mostrando não ser é profissional. Se ele fosse "profissional" esta situação nem tinha acontecido.

    • Diogo
      Posted Dezembro 30, 2014 at 12:44 am

      Agora referir os factos é atacar o Bruno de Carvalho, mas diga-me lá o que é que o VM ganha com isso ?

      Acha que se devia elogiar ou ignorar a pessoa responsavel por esta fase de instabilidade no Sporitng ?

      Eu fico parvo como é que elogiam tudo o que Bruno de Carvalho faz, parece que ele é um Deus e esta sempre certo, apesar de quase sempre ser o contrario.

    • Afonso Clara
      Posted Dezembro 30, 2014 at 12:48 am

      Acho que nem é necessário ir ao mercado buscar um central. O Tobias parece-me uma excelente alternativa ao Maurício. Um tipo aqui só manda uns bitaites mas o que eu fazia era colocá-lo a jogar nos jogos da taça da liga durante Janeiro com o P. Oliveira para ganharem rotinas. Acho que é a dupla de futuro do SCP.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 30, 2014 at 1:44 am

      Concordo contigo afonso, o Sporting tem no Tobias figueiredo um central excelente, melhor que o sarr e o Maurício e talvez melhor que o Paulo Oliveira, só precisa de oportunidade. Ele é o central que o Sporting precisa e é um central de futuro pra seleção. Não sei se talvez com a subida do Tobias e do Nuno Reis o Sporting não ficasse melhor servido, pois o Nuno Reis é um excelente central e nunca teve oportunidade. O Nuno Reis era o pilar defensivo dos sub-23 vice-campeões do mundo, mas ninguém se lembra disse nem nunca ninguém lhe deu valor.

      J.Ricardo

    • Pedro Costa
      Posted Dezembro 30, 2014 at 10:20 am

      O LuisRafaelSCP ou faz parte da direcção ou então tem uma paixão escondida pelo nosso querido líder!

      Já chega de andarmos tapadinhos, foi extremamente importante quando chegou, a partir daí só tem feito "borrada"!

      Pedro Costa
      SL

    • Anónimo
      Posted Dezembro 30, 2014 at 1:14 pm

      Luís, como é possível um user tão equilibrado e imparcial em todos os aspetos como o senhor, se espalhar completamente quando os temas se referem ao "presidente" do Sporting?
      Creio que não é preciso grande inteligência para concluir que neste momento ele só está a fazer mal ao seu clube. Saudações, Pedro B.

  • Rodrigo
    Posted Dezembro 30, 2014 at 12:07 am

    Como sempre, discurso brilhante. Não iria tão longe, ao ponto de ter a intenção de colocar a tónica do despedimento na opinião dos adeptos, mas parece evidente que a bola está do outro lado, ou seja, do lado da direcção. Parece evidente que a continuidade do Marco Silva e o melhor caminho, mas depois de tanta campanha será difícil o presidente recuar na sua decisão. O objectivo passará por desgastar o treinador e esperar por algum mau resultado, sendo que o despedimento poderia colocar toda a época em causa e originar uma quebra do apoio incondicional a Bruno de Carvalho.

    Ainda assim, creio que antes ou após o jogo do Estoril, BdC precisa de clarificar a situação. Ou defende o melhor para o clube, mantendo pelo menos até final da época uma relação cordial com Marco Silva ou opta pela uva revolucionária e junta-se ao seu amigo José Eduardo, o tipo do Catering como refere o VM.
    Para os sportinguistas e para os jogadores parecem não existir dúvidas, o caminho far-se-a com Marco Silva no comando técnico da equipa.

  • Awesome_Mark
    Posted Dezembro 30, 2014 at 12:08 am

    Indiscutivelmente o melhor treinador em Portugal no aspeto da comunicação

  • Kacal I
    Posted Dezembro 30, 2014 at 12:29 am

    Os sportinguistas que acreditarem nestas parvoíces não podem estar bem da cabeça, este Zé Eduardo é irritante que dói e tem a mania da superioridade e que sabe tudo, alguém acredita que o Marco Silva que me parece uma excelente pessoa e trabalhou Estoril vários anos com um presidente que é dos mais sérios e sensatos do futebol português, sem nunca ser alvo de críticas e onde é adorado pelos adeptos e jogadores e direcção, é assim e assado como o Zézinho disse?? eu não me acredito e acho que os sportinguistas também não deviam ir na conversa, é um excelente treinador e em termos de comunicação é muito bom.

    PS: peço desculpa aos sportinguistas mas com Maurício e Paulo Oliveira a centrais e em Alvalade com o Estoril a subir de rendimento, o Kléber vai facturar novamente e vão perder pontos.

    • Awesome_Mark
      Posted Dezembro 30, 2014 at 1:02 am

      Qual o problema do Paulo Oliveira?

    • Anónimo
      Posted Dezembro 30, 2014 at 1:55 am

      Kacal I
      O golo do kleber contra o Marítimo para a taça da liga foi um cabeceamento

      Diogo

    • Kacal I
      Posted Dezembro 30, 2014 at 2:10 am

      Awesome_Mark,

      Nenhum, até um DC competente e com potencial mas o Maurício é limitado e acho que a dupla do Sporting vai ter muitas dificuldades para parar o Kléber, apenas isso.

      Diogo,

      Sim, já sei, já me disseram mas obrigado pela informação. :-)

    • Rúben Cardoso
      Posted Dezembro 30, 2014 at 9:46 am

      O Paulo Oliveira, que tem sido um dos melhores centrais do campeonato?

    • Kacal I
      Posted Dezembro 30, 2014 at 12:49 pm

      Rúben Cardoso,

      Não foi uma critica, acho que o Paulo Oliveira é um bom central, cumpridor e com potencial e margem de progressão mas com Maurício ou Sarr ao lado acho que a dupla, seja que for, vai ter dificuldades com um PL com a qualidade e capacidade física do Kléber e sobretudo em Alvalade onde ele vai querer mostrar-se e marcou nos últimos três jogos.

    • Rúben Cardoso
      Posted Dezembro 30, 2014 at 1:00 pm

      Tenho mais receio do Tozé ou do Kuca do que do Kléber, sinceramente.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 30, 2014 at 1:20 pm

      O Paulo Oliveira cumpre e vai cumprir até ao final da carreira.
      Mas não passa disso.
      Saudações, Pedro B.

    • Kacal I
      Posted Dezembro 30, 2014 at 6:12 pm

      Rúben Cardoso,

      Sim, também devem recear Tozé, Sebá e Kuca, assim como o Kléber mas ainda bem que não o receias, depois a surpresa será maior, no sábado à noite falamos. ;-)

  • Mah Med
    Posted Dezembro 30, 2014 at 12:31 am

    Para mim o Marco Silva não devia sair mas não seria o fim do mundo, e a primeira vez que vejo um treinador do Sporting tão bem falado na impressa , impressionante.
    De uma vez por todos têm se saber de fica ou sai , é ridículo vermos o José Eduardo( pessoa que eu admirava) andar a chamar de diabo ao treinador , o Marco podia e devia ter apostado mais em 2 ou 3 jogadores que se encontram na equipa b mas dizer que este está a colocar de parte de jogadores e no mínimo ridículo, reparem no Gauld quando chegou tinha boa técnica era visível mas trabalho e poder de choque era nulo com 3 meses na equipa b é um jogador muito mas completo , o Tobias veio do Réus assumiu o seu no lugar na b sem grandes problemas podia devia ter sido aposta mas também compreendo que não seja fácil sentar o Maurício(para o Marco perante o grupo , porque em qualidade …).
    No termo táctico as bolas paradas e jogos em casa Merecem um reflexão do treinador , uma equipa que era das melhores da Europa na bola parada, tanto a defender como a atacar , a jogos que o Sporting perde pontos em casa estupidamente.
    No processo ofensivo houve uma clara melhoria , com claro destaque a evolução de André Carrilho .
    Por mim ficava , se viesse o Vitor Pereira por mim tudo bem, Carlos azenha preferia que me matassem , porque nem o Diabo merece .
    Só para finalizar, gostava de deixar uma palavra por Iúri Medeiros tem sido invariavelmente um dos melhores valores equipa B mas continua a ter poucas ou nenhumas oportunidades na equipa principal, o miúdo é craque da cabeça aos pés , muito superior à Heldon e Capel é muito mais extremo do que Mane , já merecia outra atenção de Marco Silva

    • Tomas W
      Posted Dezembro 30, 2014 at 3:58 am

      Para muitos o Marco Silva já e o maior, um treinador excelente ao nível dos melhores. Parece que todos os comentários que li a seguir ao jogo com o Moreirense, Belenenses, Vizela, Paços de Ferreira ou Guimarães para o campeonato foram desajustados. A crítica a qualidade do jogo da equipa nesses jogos era só para enganar. As zero oportunidades dadas ao Tobias, ao Wallyson ou ao Gauld também já foram esquecidas. Até já vejo o treinador a falar da superior importância dos sócios e adeptos.
      Para tudo isso bastou entrar em rota de colisão com o presidente.

    • Filipe
      Posted Dezembro 30, 2014 at 11:42 am

      Tomas W… Inteiramente de acordo.
      gosto de MSilva, mas não tem feito um trabalho brilhante… Mas por estes dias parece que é mais importante que o Bdc, se calhar ate mais importante que os adeptos… O Sporting precisa dele, mas sobrevive sem ele. Acho que Bdc é muito mais importante que ele, mas por estes dias nao parece. As pessoas tem memória curta…

      Filipe

  • Ricardo F.
    Posted Dezembro 30, 2014 at 12:39 am

    Nunca achei que tudo aquilo que BdC faz é sempre o mais correto. Da mesma forma, agora, também não coloco em causa todo o seu trabalho por este caso. Ora isso não me impede de dizer que ele está errado a 100% nesta novela.
    Primeiro, não tinha nada que vir criticar via redes sociais ou comunicar reforços (com mensagens implícitas ao treinador) por conferências de imprensa. Tem de aprender que o que há a dizer tem de ser dentro do clube. Não pode andar com recadinhos pela CS (ele que tanto criticou esta postura dos Bebianos e Baldés desta vida, no "caso Bruma") e depois criticar essa mesma CS por atirar lenha aos fogos que ele próprio começou.
    Segundo, o recado aos adeptos nesta última aparição na Sporting TV também não me caiu muito bem. É notório que o "quase não assunto", nas palavras do presidente, é um assunto com tronco e membros e bastante grave. E os sportinguistas têm mais é de estar preocupados. Se é um "quase não assunto", porque raio não é esclarecido de uma vez por todas? Nós, adeptos, não somos burros. Sabemos que a imprensa distorce um pouco a realidade, mas no meio de todo aquele enredo, é facto que nem tudo vai bem entre presidente e treinador.
    Terceiro, nem percebo como BdC pode colocar a hipótese de despedir Marco Silva vendo o (bom) trabalho que este está a realizar. Só é perceptível vendo a situação como uma birra de quem gosta de mandar achegas e não gosta de as ouvir…
    O presidente do Sporting já fez muitas coisas boas, que eu inclusivamente aplaudi – contratar Jardim, vencer o caso Bruma, ganhar dinheiro com Ilori, a situação de Rojo (que ainda está por resolver), contratar Nani, contratar Marco Silva, reerguer o Sporting desportiva e financeiramente… Por outro lado, houve também alguns aspetos negativos a apontar, mas, sendo a situação atual a mais negativa de todas, não vou deixar de apoiar a direção de um momento para o outro. Ainda assim é preciso fazer ver (na AG que se irá realizar em janeiro, por exemplo) que as coisas não se podem centrar sempre em BdC e o nome do clube não é Sporting Bruno de Carvalho. Somos Sporting Clube de Portugal e se o clube é dos sportinguistas, como tanto apregoou, então os sportinguistas querem o Bruno de Carvalho e, acima de tudo, porque a maioria é sensata e sabe colocar-se do lado de quem tem razão, o Marco Silva. E não querem guerrinhas absurdas e birras sem nexo.
    SL

    • Tomas W
      Posted Dezembro 30, 2014 at 4:13 am

      E o treinador pode publicamente mandar bocas ao presidente? Estão sequer no mesmo plano? O facto de também achar que seria um erro despedir o MS não me impede, nem ao presidente, de exigir muito mais a esta equipa. Não e o facto de termos eliminado o Porto para a taça e do Benfica se ter deixado eliminar que me faz esquecer as exibições deprimentes contra Vizela, Belenenses, Moreirense, Paços ou Guimarães, ou será que o nosso plantel também é inferior ao desses clubes?

    • J.Heleno
      Posted Dezembro 30, 2014 at 9:47 am

      Comentário 100% acertado.
      Não faz qualquer sentido despedir o Marco Silva. No final da época é que a direcção conjuntamente com a direcção devem fazer um balanço da época e tomar aquela que seja a melhor decisão.
      Quanto ao Marco, com ou sem reforços, está lá para treinar e deixar o resto para quem manda.

      Por outro lado, o resultado de ontem veio demonstrar que o Presidente esteve 100% certo nas críticas que fez à equipa após o jogo em Guimarães, com a ressalva de que não o deveria ter feito através de uma rede social mas sim directamente após o jogo.

      Do meu ponto de vista, ficou evidente que Tobias tem mais do que lugar na equipa A – é um crime Sarr ter jogado a Champions e Tobias a jogar a liga de honra – e que Gauld está preparado para começar a somar minutos na equipa principal.

    • Ricardo F.
      Posted Dezembro 30, 2014 at 11:56 am

      @Tomas W
      "E o treinador pode publicamente mandar bocas ao presidente? Estão sequer no mesmo plano?" – Se o Bruno não tivesse feito o que fez, não teria havido necessidade do Marco lhe responder. Isto é tipo aqueles lances que começam com uma falta não assinalada a meio campo a favor da equipa X, depois o jogador da equipa Y prossegue, chega à área, é derrubado e o árbitro manda seguir. Por analogia, você diria que não é penalty, porque a falta a meio campo também não foi assinalada. Não. São 2 erros. E o segundo nunca teria acontecido se o primeiro tivesse morrido à nascença.
      E não, não é o facto de termos eliminado o Porto que desculpa algumas exibições. Eu também não disse que MS é perfeito. Disse que tem desenvolvido um ótimo trabalho com os recursos que tem, pois o plantel é o mesmo da temporada passada (com Nani, sem Rojo). Disputou o apuramento na Champions até à última jornada e assegurou a Liga Europa, está nos quartos da taça (sendo um dos maiores favoritos), vai-se aguentando na Taça da Liga com a restrição de não poder alinhar com os titulares e está no 5.º lugar do campeonato (a 4 pontos do segundo lugar). Você não é dos que acreditava mesmo que o Sporting iria ser campeão, pois não? Havia uma réstia de esperança, mas, no fundo, todos sabíamos que com o mesmo plantel do ano passado não ia dar para fazer muito melhor do que isto.
      SL

    • Tomas W
      Posted Dezembro 30, 2014 at 10:41 pm

      Ricardo F.
      Não pretendi dizer ou insinuar que o Ricardo estava a dizer que o MS é perfeito, mas como escreveu que neste caso ele tinha 100% de razão permiti-me discordar pelas razões que explico de seguida.

      Todo este caso começou com a criticas que o presidente fez ao desempenho da equipa e por tabela aos jogadores e treinador. Como é fácil de ver, por exemplo pelas análises do VM aos jogos do Sporting, as exibições têm sido maioritariamente sofríveis. Não é obrigação deste treinador e destes jogadores fazerem muito mais e melhor em termos exibicionais? Não é criticável o pouco que têm feito? Se a critica é justa parece-me que a razão já não está 100% do lado de MS.

      Quando referi que não estão os dois no mesmo plano é porque considero isso fulcral na análise de toda esta "novela".
      Faz parte das obrigações de qualquer presidente, seja BdC ou outro qualquer, fazer uma análise critica do trabalho do treinador e dos jogadores e tomar as medidas que considere melhores para o clube. Mas não faz parte das obrigações do treinador fazer uma análise critica do trabalho do presidente e tomar medidas quanto a esse trabalho. Ou dito por outras palavras o treinador tem que prestar contas ao presidente e ouvir as criticas que este tiver a fazer, mas o presidente não tem que prestar contas ao treinador nem ouvir criticas deste. Apenas aos sócios é que o presidente deve explicações e apenas destes é que ele tem que ouvir criticas. Assim, se o MS resolveu encher-se de brios e ir para além das suas obrigações parece-me que a sua percentagem de razão também desce.

      Só para acabar, porque o texto já vai longo, obviamente que não considerei o Sporting como forte candidato ao título, mas que diabo acha aceitável que há 14ª jornada só tenha 7 vitórias? Então em casa é aflitivo, 7 jogos 3 vitórias. A desculpa do plantel inferior ao do Porto e Benfica também serve para justificar estarmos atrás do Guimarães e do Braga? Como você diz o plantel é o mesmo da época passada com Nani e sem Rojo (e com o J.Mario no lugar do A.Martins permita-me), sabe qual era o nosso lugar há 14ª jornada na época passada? 1º com os mesmos pontos do Benfica e Porto. Este ano somos 5º a 10 pontos do Benfica e 4 do Porto.
      O principal problema do Sporting é a falta de cultura de exigência.

  • Guilherme Silva
    Posted Dezembro 30, 2014 at 1:31 am

    Este não é palerma nenhum. Como disse noutras alturas, tudo serve para atacar BdC agora. Eu sou um dos seus maiores críticos, mas com a campanha que tem havido em consenso em toda a comunicação social a defender o Marco Silva, o pessoal esquece-se um bocado que este também tem tudo culpas no cartório.. Vale mais atirar tudo para quem tem as costas largas como BdC. Marco Silva sim, tem uma excelente imprensa e ao contrário de muitos sabe jogar com isso.

    Acredito que ficará até ao fim da época, e se Jesus sair será o novo treinador do Benfica.

    • m1950
      Posted Dezembro 30, 2014 at 10:57 am

      Guilherme Silva apesar de ser adepto rival você foi sincero , e fico contente por ler algo assim.

      O BdC pelos anti corpos que cria , é óbvio que a maioria das pessoas esperam que escorregue para o atacarem , mas é esse estilo de liderança que ele escolheu pois é agressivo para com rivais e comunicação social. Se os sportinguistas ficam duvidosos , isso dá tiro livre aos adversários para vilipendiar o BdC.

      Não tenho memória de Godinho ser criticado ou Bettencourt pelos jornais ou pelos adversários tal como é o BdC , e estamos a falar de 2 artistas que duplicaram o passivo do Sporting em 3 anos , é só nisto que os sportinguistas teem de meter a cabeça.

      E o BdC tem de treinar melhor a comunicação , para não se colocar a jeito. Mas tal como a confusão das suas palavras após o jogo contra o Vitória , o Sporting ultrapassará esta situação com vitórias , é preciso esperar que se calem , ou melhor que parem de rir , é uma questão de tempo e vitórias.

      Gostava que me respondesse a uma pergunta , hoje você como portista sente maior rivalidade em relação ao Sporting ou não ? E se acha que hoje mais portistas veem jogos do Sporting ( a torcer pela derrota obviamente) ?

      É que a nível de share somos todos adeptos dos 3 grandes , consumimos a marca televisiva dos 3 , e parece-me que BdC ganhou mais consumidores televisivos do Sporting , e pode estar aqui alguma estratégia. Sei também que os adeptos do Braga torcem sempre contra o Sporting , os do Benfica é normal , e agora temos cada vez mais os do Porto.

      Mais uma vez parabéns pelo seu comentário, pois MS é defendido para se atacar apenas o BdC.

    • Guilherme Silva
      Posted Dezembro 30, 2014 at 3:21 pm

      m1950, não sei até que ponto será estratégia do BdC. Como disse, eu sou dos seus maiores críticos, mas acho que esta é mesmo a sua maneira de agir e de lidar com tudo, não apenas agora e como estratégia. Embora não gostando da personagem, sei ver bem o que se passa actualmente e como estão a tentar meter as culpas em quem tem as costas largas, e não no novo menino d'ouro português. Como disse, acredito que ele mais cedo ou mais tarde treinará o Benfica, e esta boa imprensa que tem também não é por acaso.

      O facto do plantel não estar tão bem apetrechado como MS gostaria, não impede que o SCP não tenha que ganhar em casa ao Belenenses, ao Moreirense, etc. Não é desculpa, e mais que BdC, quem tem mais responsabilidade aí é o Marco Silva.. E ele tem que a admitir, e as pessoas têm que ver isso. Não está a acontecer.

      De resto, respondendo à sua pergunta, vejo mais ou menos o nº de jogos do SCP agora como via antes, mas conheço quem veja mais agora.. Mas como é óbvio, causa mais "comichão" depois de ver uma personagem como o BdC, claro.

  • Açores
    Posted Dezembro 30, 2014 at 1:42 am

    Sporting precisa de BC e MS. Cresçam e entendam-se, sejam homens e resolvam as diferenças, porque o Sporting tem de estar acima dos egos.

  • Guilherme Loureiro
    Posted Dezembro 30, 2014 at 8:10 am

    Toda esta situação é ridícula e criada e alimentada por BdC. Zé Eduardo foi um fantoche e devia era vir pedir desculpas ao Marco Silva a público. E que lugar tem ele para pedir uma reunião com o Marco? Mas o homem é parvo ou quê? O Manuel José é que tem razão.
    Quanto a BdC, era o mesmo que fez a Rojo e Slimani. Pedir desculpas aos adeptos e a Marco Silva, retratar-se juntos da equipa e deixar-se de risinhos no banco com o Inácio. Parece aquelas crianças que se chateiam umas com as outras e vão para ao pé de outro amigo, rir-se para tentar picar o outro que ficou sozinho.

    Finalmente puseram o presidente adepto em sentido. Quem não tem grande margem de manobra é ele. Se ele faz algo vai-lhe tudo cair em cima na AG. O que é óbvio é que ele vai esperar por uma fase menos boa para tirar Marco Silva da jogada, com o apoio dos adeptos mas espero que estes sejam inteligentes e não deixem que o presidente queime assim o MS. Exijam algo, exijam um pedido de desculpas tão público e tão sincero como as críticas que ele fez à equipa e ao treinador e que no momento a seguir mande o Zé Eduardo para um tal sítio porque esse senhor quer tacho.

  • Miguel Guerreiro
    Posted Dezembro 30, 2014 at 9:12 am

    No meio disto tudo, sem retirar alguma culpa no cartório ao BdC, faço a pergunta a todos que aqui estão (ainda ninguém me conseguiu responder…), se o Sporting está em Blackout como é que os jornais sabem todos os pormenores das conversas entre o MS e o BdC? Esta novela demonstra tambem o interesse (e muito) que algumas pessoas têm em ver o BdC na ruína.

    • Strings
      Posted Dezembro 31, 2014 at 3:01 am

      Miguel, ora que boa pergunta, eu respondo-lhe, é um misto de magia e de molhar o dedo, estende-lo e saber de que lado vem o vento :)

      O Guilherme Silva já respondeu acima, e eu concordo com ele, sobre uma concertação ao nivel da CS para bater o mais que podem no presidente do Sporting. Verdade seja dita, ele mete-se a jeito.

      Acho que o importante neste momento é não ligar ao ruído externo (nem ao interno do anormal do José Eduardo ou Carlos Barbosa) e esperar para ver. Acho que nenhum presidente se arrisca a despedir um treinador que esteja a vencer, mas, se o Sporting levar um banho de bola como no jogo da liga contra o Guimarães mais uma vez, dá outra moral ao presidente.
      Espero que o Sporting se safe com vitorias, nem que seja a la trapattoni (jogo pouco bonito mas eficaz) e chegue o mais longe possível. Se o ano passado era o ano 0, este é o ano 1, não me parece que se possam exigir muitos titulos já este ano.

  • m1950
    Posted Dezembro 30, 2014 at 10:05 am

    Em relação ao MS , se fosse demitido eu ficaria satisfeito , isto a contar que o sucessor faria melhor , o que não seria difícil , porque o plantel do Sporting tem qualidade se o treinador validar jogadores.

    Eu quero só lembrar que o Sporting em Maribor foi a jogo com Sarr e Maurício.

    O MS chegou a dizer "Temos 3 centrais mais o Rabia". Não contava ele com o man of the match de ontem , esse para ele não existia.

    A sua lentidão em descobrir Jonathan , que eu mantenho que é melhor que Jefferson e vai levar o seu tempo , mesmo assim veio elevar o rendimento de Jefferson , a lentidão em descobrir João Mário , o Paulo Oliveira ganha lugar , apenas porque o Maurício partiu a cabeça no jogo contra o Chelsea.

    Montes e montes de opções complexadas e de conveniência pela cara ou pelas idades ou pelos nomes da proviniencia que não pode ser vistos mais do que pura incompetência.

    O Sporting no ano passado era das melhores equipas a defender bola parada , desse processo só saiu Rojo , os vídeos estão no departamento de scouting do Sporting , e o Patrício sabe certamente organizar dessa forma. O Sporting que volte a defender bola parada como fazia no ano passado.

    O outro problema são os jogos em casa contra equipas que baixam e estão organizadas , e ele não entende que os seus médios centros não teem penetração entre blocos , que dentro do que tem , se larga o Mané com aquele slalom poderoso para cima das linhas defensiva , com Nani e Carrillo , o Sporting em vez de empatar passa a golear em casa. Pior que isto é ver mesmo que os adversários teem tanta confiança que o Sporting não desequilibra pelo meio , que o Vizela dá-se ao luxo de pressionar alto o Sporting. Tem de ter mudança velocidade na zona 10 e capacidade de desequilíbrio e mobilidade , não basta o Nani e o Carrillo entrarem no meio , tem de cair mesmo alguém em cima deles.

    O William tem de voltar a ser 3º central e 1º médio ao mesmo tempo e não médio centro.

    Há muita coisa no Sporting dentro de campo que MS está a fazer mal , e com uma lentidão na leitura dos factos fora do normal mesmo , é totalmente responsável pelos 10 pontos de atraso.
    Tem de acreditar no plantel que tem , e sinceramente que olhe mais as opções da academia do que as do Presidente. Mallmann e Tobias mostraram ontem , e se o primeiro tivesse sido titular com o Iuri , o VSC não ia mandar no jogo.

    O MS que abra os olhos , é só o que tenho a dizer.

    • Kacal I
      Posted Dezembro 30, 2014 at 11:09 am

      O Marco Silva pode ter dito o que disse sobre os centrais numa forma de motivar o Tobias e outros jovens, não é impossível, quanto ao resto até que ponto não tem ordens superiores que o limitam em fazer o seu trabalho à sua maneira, ele no Estoril tinha liberdade total sobre a equipa e o seu trabalho foi notório, mesmo este ano tem feito um bom trabalho.

    • Luke Van Diesel
      Posted Dezembro 30, 2014 at 11:51 am

      Apostar em jovens é sempre complicado. Também acho o Jonathan melhor que o Jefferson, mas é difícil um treinador tirar um jogador regular e por uma promessa. O Maurício é péssimo, mas mais uma vez, o ano passado não foi assim tão mau e por isso ele lá foi ficando. Porque se as apostas não dessem resultado, era tudo a cair em cima do Marco Silva e a questionar porque é que não jogava o Jefferson ou o Jonathan, etc.

      Quanto ao William, primeiro acho que ele é um trinco mais defensivo, e precisa de se adaptar a ser mais ofensivo. Ele não vai passar a carreira toda a ter uma equipa adaptada ao estilo de jogo dele. E o maior problema dele neste momento é falta de motivação, teve 4 propostas de clubes grandes (2 italianos e 2 ingleses, acreditem se quiserem, eu sei que falo a verdade) e o Bruno de Carvalho obrigou-o a ficar, é normal ele andar com falta de motivação.

    • m1950
      Posted Dezembro 30, 2014 at 12:19 pm

      Não Kacal I , ignorou-o mesmo , e ainda mostrou-se irritado com a pergunta do jornalista.

      Analisa pessimamente os jogadores , quase como se fosse um adepto de vídeo jogos , não conheço este , este vem lá do Lyon certamente é melhor… "hum este aqui não deve jogar lá grande coisa", "hum este aqui é novo e precisa de tempo".

      Houve incompetência técnica clara nos 10 pontos que temos de atraso , e isso não pode ser escondido apenas porque a CS quer atacar o Bruno de Carvalho. É isto que me obriga a tomar partido do Presidente do Sporting.

      O primeiro critério na escolha dos jogadores tem de ser a qualidade , e Marco Silva tem de aprender que quem não tem cão caça com gato , e no caso do Sporting até há lebres que ele desperdiça , porque tem uma desconfiança paranormal nos jovens do clube , um clube que por acaso é formador.

      Depois quanto à ingerência , não me digam que Bruno é que organiza a bola parada do Sporting , ou Bruno é que lhe diz que não tem de atacar o centro do terreno para ganhar em Alvalade aos autocarros.

      Não quis dizê-lo porque obviamente não gosto deste treinador , mas gosto muito do Sporting.

      Em Maribor a ultima substituição do SCP nos minutos finais , foi o Montero…

      Em Gelsenkirchen , o Sporting procurou o 3-4 a jogar com 10 , antes de sofrer aquele penalty escandaloso, e como quem tudo quer tudo perde , ora aí está.

      Não sabe segurar jogos ??

      Luke Van Diesel , entendo os fatores no William mas este ultimo jogo já jogou assim e jogou bem , mas para mim pese embora os fatores extra , o maior fator é a forma de jogar do Sporting.

    • Kacal I
      Posted Dezembro 30, 2014 at 12:57 pm

      Eu sou Portista e portanto não posso opinar profundamente sobre o Sporting, sou apreciador do Marco Silva e gostei do seu trabalho no Estoril mas talvez tenhas razão, agora também é um treinador jovem e está no seu 1º ano num "grande", portanto é preciso tempo e não está a fazer um péssimo trabalho, pelo contrário, e não te esqueças que também teve mérito em alguns momentos como a vitória no Dragão para a Taça de Portugal, a vitória em Alvalade sobre o Schalke 04, vai lançado para conquistar a Taça e não tem culpa dos auto-golos que têm acontecido com frequência (se não fosse o penalti escandaloso e uma expulsão do Maurício, mais uma, se calhar até teria vencido em Gelsenkirchen) e o erro da dupla de centrais em Maribor também não é culpa dele, podia estar nos oitavos-de-final, depois também tem mérito na subida de rendimento do Carrillo (o melhor Carrillo de sempre no Sporting), etc, não se pode apenas criticar e não elogiar nos pontos que merece.

      Quanto ao BdC, pode-se criticar o Marco Silva pelos seus erros como treinador do Sporting mas não acredito em nada nesta difamação ao Marco Silva.

  • Jasman
    Posted Dezembro 30, 2014 at 10:47 am

    O Marco Silva não esteve assim tão bem na flash interview… Ele continuou a alimentar a polémica qd deveria apenas ter dito que tem o apoio do presidente e todas estas notícias foram inventadas pela imprensa.
    SL

    • Kacal I
      Posted Dezembro 30, 2014 at 11:07 am

      Falar é fácil mas fazer é mais complicado, se o próprio Marco Silva sabe que é mentira que está tudo bem e tem o apoio do presidente ia mentir e "enterrar-se"?? não faz sentido.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 30, 2014 at 12:01 pm

      O quê?! Agora o MS é que tinha que vir mentir e chamar-nos a todos de parvos?! Era o que faltava…

      Foi o BC que fez esta cama, que tire bom proveito dela. Que ponha mais uns paus mandados a dizer baboseiras sobre o MS, pode ser que resulte tão bem como resultou este episódio do José Eduardo, merecedor dos prestigiosos elogios do BC, por contraposição ao Manuel Fernandes, o pior funcionário que o BC já viu no Sporting…

      Sinceramente até acho que o MS está saturado e quer vir-se embora, mas depois disto tudo, ainda mais sabendo que tem apoio da maioria dos adeptos e jogadores (o qual ganhou com postura de pessoa séria e trabalhadora que é, ao invés da postura de folclore do BC), também não sai sem um cêntimo a menos do que tem direito.

      Afinal, os contratos são para cumprir, não é o que diz o vosso presidente?

      Tomás

  • Carlos Silva
    Posted Dezembro 30, 2014 at 2:10 pm

    O povo português é emotivo e por via da precipitação resultante deste estado de alma, acaba por ser ingénuo. E claro que os sportinguistas são portugueses!
    Ora vai daí… foram com a cara do Marco Silva e aqui d'el rei que querem fazer mal ao menino!
    Mas alguém sabe, meia missa, o que se está a passar? Nada…ninguém! É só emoção e romantismos puros!
    Então acham que o José Eduardo ia escarrapachar num jornal com o prestígio e tiragem de a Bola um tal texto se não tivesse certezas e bases? Acham pois que o homem virou da cabeça? O que ele escreve é muito grave e não se escudou no anonimato o que faz lembrar a máxima de não haver fumo sem fogo.
    E todos os sintomas levam, se formos razoáveis observadores, a concluir que o problema é grave. É fácil ver que não se trata de uma clássica "chicotada psicológica" derivado a resultados pouco satisfatórios…há mais qualquer coisa…a tal "coisa" que não sabemos e que o presidente do Sporting, com toda a certeza, irá partilhar com os sportinguistas nomomento certo.
    Quanto ao Marco Silva enquanto treinador, que é o que nós simples adeptos e sócios podemos avaliar, faz-me lembrar um gráfico com fortes oscilações nas ordenadas. Tem picos… Lê muito bem o jogo em andamento, daí as substituições quase sempre a propósito mas alinha, invariavelmente mal a equipa de início. Depois parece-me um cachopo entusiasmado quando joga com os grandes…e sai-se bem… e dá ares de um velho enfadado quando joga com os pequenos… e sai-se mal!
    Contratações? É bem evidente que no Sporting é a direcção que contrata. Para isso, o presidente tem curso de treinador, o director desportivo é um técnico com experiência e o restante staff é conhecedor da matéria. Além disso o Sporting deixou de ser a "da Joana" com toda a gente a encher os bolsos. Quer dizer que o treinador é um funcionário quadro da empresa que deve trabalhar com o que a mesma lhe proporciona. Pode apenas sugerir. Mais nada. Não está bem…
    A academia? Desde quando é que o Marco Silva se interessou por tal? As coisas por lá não estão bem? Não. Digamos que está numa fase de revolução depois de expurgar os portistas e benfiquistas que lá estavam e que iam minando de forma a desviar miúdos para a concorrência ou a fazer-lhes a cabeça e criar neles pseudo vedetas que uma vez homens nem do Sporting querem saber.
    Onde andam os sportinguistas eufóricos, fervorosos e incondicionais apoiantes do Bruno de Carvalho? Ah…pois…somos todos uns emotivos!
    Saudações leoninas.
    Carlos Silva

Deixa um comentário