Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Galeno e Namaso marcam de penálti e FC Porto começa bem; Iván Jaime, que se destacou, também faturou; Azuis e brancos controlaram mas Gil Vicente ameaçou o empate depois do intervalo

FC Porto 3-0 Gil Vicente (Galeno g.p. 30′, Iván Jaime 59′ e Namaso g.p. 70′)

O FC Porto entrou na Liga Portugal 2024/2025 da melhor forma ao bater o Gil Vicente em casa por 3-0. Os Dragões foram mais fortes, apesar de não se terem livrado de alguns sustos após o intervalo, e beneficiaram de duas grandes penalidades e um belo golo de Iván Jaime para chegar a um resultado confortável. Vítor Bruno manteve os internacionais brasileiros de fora do XI, repetindo a aposta da 2.ª parte da Supertaça ao colocar Galeno a lateral esquerdo e deu-se bem, garantindo muito jogo exterior e uma boa relação com Iván Jaime, que continua a marcar pontos. Martim Fernandes também deu sequência à boa exibição na Supertaça, mostrando variados recursos técnicos, tal como Gonçalo Borges (assistência e várias iniciativas de 1×1). Vasco Sousa também voltou a entrar bem (conquistou a expulsão) e Nico, apesar de um falhanço, também se mostrou a bom nível. Defensivamente, Diogo Costa resolveu as ações mais perigosas. Já o Gil Vicente foi discutindo até ao 1-0, também entrou bem na 2.ª parte, mas os erros defensivos deitaram tudo a perder. Sandro Cruz foi expulso, Buatu tem uma abordagem absurda no lance do 1.º penálti, enquanto Zé Carlos perde a bola que dá sequência ao 2-0.

XI FC Porto: Diogo Costa; Gonçalo Borges, Zé Pedro, Otávio, Martim Fernandes; Varela, Eustaquio; Iván Jaime, Nico, Galeno; Namaso.
XI Gil Vicente: Andrew; Zé Carlos, Buatu, Rúben Fernandes, Sandro Cruz; Mory Gbane, Fujimoto, Dominguez; Touré, Félix Correia, Aguirre.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

51 Comentários

  • Rated R
    Posted Agosto 12, 2024 at 8:46 am

    O segundo penalti foi uma homenagem ao Taremi :D :D :D :D :D
    Com isto n estou a dizer que o Porto n mereceu ganhar mas aquele lance… :D :D :D

  • Diogo Filipe
    Posted Agosto 11, 2024 at 3:51 pm

    Fiquei impressionado com a facilidade com que a equipa do Porto mete muitos homens na área e a quantidade de vezes que isso acontece mantendo-se quase sempre equilibrada. Os pênaltis também são uma consequência positiva dessa estratégia. Inicio promissor para o Porto de Vítor Bruno.

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 11, 2024 at 12:36 pm

    Martim Fernandes é craque

  • Dca
    Posted Agosto 11, 2024 at 11:56 am

    Acho que não deviam perder aqueles *negritos* por equipa, foi algo sempre que vos destacou. Sei que agora está na descrição, de forma mais sóbria, mas lá está, foi algo SEMPRE que o VM teve para os 3 grandes e que é uma imagem de marca. Não o percam.

  • Gndias
    Posted Agosto 11, 2024 at 11:03 am

    O Porto nem precisa de reforços, já tem os melhores no bolso

    • Rated R
      Posted Agosto 12, 2024 at 8:47 am

      Quando o mercado fechar… veremos quem ficou e que equipa foi “possivel” obter… dos “bons” ou “melhores”

    • Joaquim Alberto
      Posted Agosto 11, 2024 at 2:21 pm

      Afinal são três. Se algum dia o Benfica ou o Sporting tiverem um jogo com dois penaltis como os de ontem e eu vier falar de arbitragem, expulsem-me do blog, VM, e internem-me, família.

    • Bjorn
      Posted Agosto 11, 2024 at 12:08 pm

      Terceiro comentário que vem confirmar tudo o que dizemos. Os génios da bola aparecem sempre

  • Joaquim Alberto
    Posted Agosto 11, 2024 at 7:09 am

    Tirando dois indivíduos que provavelmente nem viram o jogo e só vieram aqui à procura de atenção, todos reconhecem que o Porto, sem fazer um jogo brilhante, longe disso, mereceu ganhar. Os penaltis são mais do que evidentes e resultam de lances de perigo e o golo do Jaime nasce de uma jogada bem trabalhada.

    Falta olear melhor a máquina, substituir uma ou duas peças – Gonçalo Borges não tem nível para isto e deve dar o lugar a Pepê – e talvez o domínio se transforme em mais perigo.

    • KingPin
      Posted Agosto 11, 2024 at 2:41 pm

      Qual a posição em que o Pepê mais pode render? Penso que realmente será do lado direito, ele que é destro e desse lado tem mais facilidade em fazer o último, ou penúltimo passe. Quando é opção á frente vejo o mais pela esquerda, e ele procura mais o remate que não considero o forte dele.
      Jogar com uma frente com:
      Evanilson
      Ivan Jaime, Pepê, Chico
      Parece me a melhor opção

      • Joaquim Alberto
        Posted Agosto 11, 2024 at 3:35 pm

        Depende de como jogarmos e de quem jogar. A tua sugestão pressupõe que jogamos com um 9 mais fixo e que o Chico volta. Também tira o Nico daquela que é, para mim, a sua melhor posição e volta a pô-lo mais atrás… Mas sim, com Chico seria como sugeres, sem Chico poria Pepê na direita e Nico no meio… Mas aí saltam Namaso e Galeno, jogadores úteis em muitos jogos da nossa liga.

  • Aboubakar93
    Posted Agosto 10, 2024 at 11:50 pm

    O Gonçalo Borges além da tal assistência teve desastrado na maior parte das ações. Acho que os 9M€ dariam muito jeito para o que demonstrou até hoje!

  • Fireball
    Posted Agosto 10, 2024 at 11:15 pm

    A vontade de ver jogos do campeonato português está a atingir valores negativos. Surreal.

  • Dca
    Posted Agosto 10, 2024 at 10:12 pm

    Jogo na linha daquilo que era o Porto de Conceição. Até ao pênalti o Porto teve muito controlo mas poucas ou nenhumas situações e com o penalti a coisa desenrolou melhor. Atenção, o primeiro penalti é claro.
    Esperava mais dedo de VB (bem sei que ainda é cedo) mas as duas entradas do Porto nos 2 jogos até ao golo (oferta e pênalti), apesar de bola, foram pouco interessantes. Talvez esperasse um treinador de ataque mais posicional, um jogo mais elaborado, mas não tem mal nenhum ser na mesma senda. Vai ser um Porto duro de roer e isso já vai ser meritório.

    • oMeuUserName
      Posted Agosto 11, 2024 at 10:36 am

      O homem trabalhou com o Conceição 13 anos ou lá o que foi, surpreendente seria se houvesse uma grande mudança…

  • The Mo
    Posted Agosto 10, 2024 at 9:50 pm

    Bom jogo, para esta altura da época não se pode pedir mais.
    Os jogadores ainda estão a ganhar ritmo, e voltaram a ficar 4 titulares no banco.
    Percebo o VB querer valorizar quem fez a pré época inteira, mas espero que na próxima semana, pelo menos o Evanilson e Pepê já estejam no 11.
    Galeno a lateral esquerdo é bem pensado.
    O Namaso é curto para ser o 9 do Porto, e o meio campo com Varela, Eustaquio e Nico é pouco criativo, gostava de ver Pepê na esquerda e Chico na direita e Jaime nas costas de Evanilson.
    Os centrais hoje não estiveram mal, mas até ao final do mercado é necessário a compra de um central acima da média, é arranjar maneira de trazer o Nehuen Perez.

  • Bjorn
    Posted Agosto 10, 2024 at 9:37 pm

    Jogo muito bom para a realidade que esperávamos encontrar. Muitas notas positivas. Vitor Bruno promete com a equipa a jogar e a pressionar assim. Vamos ver agora com melhores adversários

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 11, 2024 at 10:40 am

      Já apanharam um bom adversário e ganharam! ?

      • Bjorn
        Posted Agosto 11, 2024 at 12:09 pm

        Acho que percebeste. Esse jogo teve um enquadramento único e não serve de exemplo. Não voltamos a fazer igual nos próximos 100 anos

    • KingPin
      Posted Agosto 11, 2024 at 6:20 am

      Acho que o Porto tem muito potencial de crescimento. A defesa é que me assusta um pouco. Termos ali o Alan Varela ajuda bastante.
      Por mim saia
      Wendell (último ano de contrato)
      Fábio Cardoso (Zé Pedro como 4°central)
      Gruidj (salário alto)
      Toni ( Navarro parece me mais preparado)
      1 dos extremos dependendo das propostas

      Entrava
      Defesa argentino que passou no Famalicão
      Alex Sandro se descer o salário
      Wesley do Corinthians

      • Bjorn
        Posted Agosto 11, 2024 at 10:04 am

        Mencionar que o João Mário deve ter conseguido ganhar um bilhete permanente no banco com o Martim a jogar desta forma.

      • Bjorn
        Posted Agosto 11, 2024 at 10:03 am

        Concordo com a primeira frase. Acho que há elementos que podem vir a render muito como o Iván, Otávio, Martim, Vasco Sousa. Algumas dúvidas no lateral escolhido para a esquerda (Wendell parece curto mas é o único, não gosto de ver Galeno ali tal como não gostava de ver Pepê na direita mesmo que rendam).

        Zé Pedro foi aquele central que teve uma oportunidade muito tarde mas que tem rendido quase sempre a um nível razoável. Acho que foi uma surpresa mesmo para os dirigentes do clube, só que não acho que tenha margem de progressão para ser melhor do que é e o que é não é suficiente (ainda que se melhorasse um aspecto ou outro, ficaria um bom central para o banco).

        Continuo a acreditar que o Gonçalo Borges tem muito talento e consegue ser bem melhor do que é. Já leva duas boas assistências em dois jogos. Vamos ver se o clube acredita mesmo nele.

        Nota para o Namaso que parece ter boas qualidades técnicas mas não acho que para já jogar sozinho. Tira muito poder de fogo à equipa no momento da finalização porque raramente se encontra em momentos para o fazer (de resto, faz muito bem o papel de segundo avançado diria).

        Temos um treinador que demonstra dar confiança a quem trabalha e sem medo de não colocar os nomes mais sonantes. Acho que conquistou o balneário mas isto é muito giro quando estamos no início e sem “pressão”. Vamos ver quando vierem os maus resultados ou aqueles momentos de decisão se terá capacidade de manter a estratégia e toda a gente feliz.

      • The Mo
        Posted Agosto 11, 2024 at 9:18 am

        Se vier só o Nehuen Perez eu ja fico contente.

  • Lúcifer Morningstar
    Posted Agosto 10, 2024 at 9:34 pm

    Mudam-se os presidentes, mas o colinho mantém-se.

    • Joao Gomess
      Posted Agosto 11, 2024 at 3:58 pm

      Em relação aos últimos 40 anos não sei mas nos últimos 20 anos, durante o reinado do LFV, acompanhado pelo Rui Costa, foi o benfica que deu a missa escolhendo os padres que queria. O Rui Costa ainda lá está, vamos ver como corre este ano

    • TF
      Posted Agosto 11, 2024 at 8:51 am

      Os dois lances são penaltis claros. O Porto é a equipa mais beneficiada do campeonato português nos ultimos anos, mas neste jogo mereceram ganhar ao Gil Vicente e a equipa de arbitragem esteve bem( rara ocasião) logo não há razão para escrever este tipo de comentário.

    • LANDERS
      Posted Agosto 11, 2024 at 8:20 am

      Mudam-se os presidentes e muda-se o nome de utilizador, mas os comentários cringe mantêm-se.

    • VO_00
      Posted Agosto 11, 2024 at 7:56 am

      Este comentário é a representação perfeita de que o problema do futebol português nunca esteve nos dirigentes mas sim nos adeptos. Esta mentalidade, o querer focar sempre nas questões de arbitragem para qualquer que seja o desfecho de um jogo, é o que se está sempre a procurar valorizar e não o futebol em si.
      Depois o problema é que alguns deste tipo de adeptos acabam a ser dirigentes e já temos a desculpa perfeita para culpar os outros por serem e agirem como a maioria dos adeptos.

    • KingPin
      Posted Agosto 11, 2024 at 6:03 am

      Mudam se os presidentes. A mentalidade de alguns mantém se e continuam com os comentários tóxicos só porque sim… Enumera os lances em que houve “colinho”.

      Em relação ao jogo, gostei que os jogadores se sintam mais soltos, apesar de continuar a pensar que o Porto precisa de um grande upgrade em relação a Zé Pedro. Despachava Fábio Cardoso e contratava o defesa argentino que já passou pelo Famalicão e que já vou sondado. Tiago Djaló não me inspira confiança

    • Bjorn
      Posted Agosto 10, 2024 at 11:39 pm

      Todos os lances capitais foram bem assinalados. Mas vindo de ti, os teus comentários já são vistos como humorísticos portanto já fizeste o teu papel

    • Syd Barrett
      Posted Agosto 10, 2024 at 11:21 pm

      Qual é a queixa desta vez? Não eram penalties? Não foi bem expulso?
      Viste o jogo ou vens só debitar verborreia?
      Mudam se os presidentes e temos um Porto diferente. Mais aberto e disponível tanto para os sócios, adeptos e comunicação social. Tanto a Sportv, como Canal 11 ambos já referiram a acessibilidade que lhes foi dada pelo clube.
      Ou os 8 mil euros na conta da para pagar salários e ainda comprar árbitros?
      Cansado destes comentários em todos os jogos do Porto.
      Mudou muita coisa no Porto, o que não mudou foi a mesquinhez dos adeptos em Portugal.

      • GabCel
        Posted Agosto 11, 2024 at 7:49 am

        não discutindo se mudou algo ou não (não vi o jogo), mas esse choro constante, depois da vergonha que foram os 40 anos do PdC (que tu próprio admites quando afirmas que algo mudou), ºe que também e extremamente mesquinho e hipócrita.

        Espero que o AVB venha mudar o paradigma da direcção do porto, mas os adeptos que compactuaram com isto e aplaudiram, não podem vir agora dizer que tudo mudou quando eles são a constante na equação.

        • Syd Barrett
          Posted Agosto 11, 2024 at 10:36 am

          Mas tu sabes em quem é que eu votei nos meus 20 anos de sócio para me acusar de hipócrita ou mesquinho?
          Só os 40 anos do Pinto da Costa é que foram vergonhosos? Ou os três grandes tem casos lamentáveis durante esse período? O Porto ser o clube com mais sucesso durante esse período não absolve os outros clubes dos seus crimes.
          E choro constante é por parte dos adeptos do Porto que ( a maioria) nem comenta nos jogos dos outros clubes aqui no VM, ou dos adeptos rivais que quer tenham visto o jogo ou não ( como é o teu caso) , sempre vem aqui lançar a sua farpa da corrupção e de 40 anos disto.

          • Neville Longbottom
            Posted Agosto 11, 2024 at 3:04 pm

            Eu até comprava essa teoria de que são todos iguais. Mas acho que é uma defesa que muitos adeptos do Porto têm. Ou evitam pensar e falar sobre o passado (que é manchado). Ou então, quando confortados com ele e sem escapatória argumentativa, alegam que os rivais tem podres iguais. Mas não têm.
            .
            Tanto Benfica como Sporting têm alguns episódios tristes na sua historia, mas não são farinha do mesmo saco. Por muito que possam abusar da sua posição dominante ou por muito que pessoas ligadas aos clubes estejam metidas em alhadas judiciais, nem um nem outro chegou ao cúmulo de comprar árbitros com prostitutas (espero que o segundo mecanismo de defesa de alguns portistas usam, o de “não foi provado”, não seja agora aplicado, afinal nenhum de nós é parvo). Do mesmo modo que ninguém acredita que o Pablo Escobar tenha uma mercearia que vende legumes honestamente.
            .
            Sei perfeitamente que os jogos do Porto são artilharia para todos os outros, basta que haja um penalty ou uma expulsão. Mas isso não implica que se apague algo demasiado evidente na história do clube.

            • Syd Barrett
              Posted Agosto 11, 2024 at 10:59 pm

              E eu a pensar que o Vieira também aparecia nas notícias escutas do apito dourado. E eu a pensar que os vouchers que o Benfica deu a árbitros chegavam aos 25 mil euros. E eu a pensar que havia envelopes em Alvalade para pagar a árbitros de andebol e a pessoas associadas ao Chaves antes de um Sporting Chaves. E eu a pensar que o Sporting teve jogadores a rescindir porque um presidente alegadamente permitiu a claque entrar no estádio e bater aos jogadores numa das paginas mais negras do futebol português. Entre vários outros casos afetos aos 3 estarolas. Basta pesquisar. Não vale é dizer que uns são verdadeiros e outros foram pessoas ligadas ao clube mas sem ser mesmo do clube. Ou que atuaram sem o conhecimento do clube. Já foi tempo de acreditar no Pai Natal, ou no teu caso, em magia e feitiçaria Neville Longbottom.

            • For Dummies
              Posted Agosto 11, 2024 at 10:13 pm

              E que tal, para cada caixa de comentários de jogos do Porto tentarmos encontrar uma discussão saudável ou algo que não bata no cego dos “40 anos disto”? É uma constante observação ao passado que já cansa e sejam os podres dos 3 grandes iguais ou não, pouco importa, ou importa mesmo nada porque o que é sujeito a mudança é o presente e o futuro , o resto é andar tudo a opinar que um fez mais mal do que o outro fez bem mas dois errados nunca fizeram um certo.
              Toda essa “argumentação”, que de argumentação nada tem, é equiparável ao velho senil que fala sempre do mesmo porque já é débil demais para fazer outra coisa – talvez alguns comentadores devessem reflectir sobre o seu estado mental.
              É isto que cansa.
              Já me abstive várias vezes de comentar jogos do Porto porque sempre caíam no discurso de ódio e nunca na opinião sobre o jogo jogado – coisa que este blog tem vindo a sofrer exponencialmente.

            • Diogo Oliveira
              Posted Agosto 11, 2024 at 9:53 pm

              Não posso concordar. O Benfica, ainda, há bem pouco tempo teve um esquema denunciado de alegada influência sobre avaliações/promoções e despromoções na arbitragem portuguesa. Vieram árbitros dizer que tinham conhecimento dessas situações. Num cenário como este, quem é que achas que a maioria dos árbitros iam beneficiar? Acho que a resposta é clara. Curiosamente, foi durante esse período que o Benfica chegou ao inédito treta e mais curioso ainda é que desde da revelação desse esquema somente ganharam 2 campeonatos..
              Sobre o Sporting, sim, que eu conheça não há um escândalo da magnitude do apito dourado e dos emails.
              Como tu dizes, não venham com a tetra de que os emails foram manipulados ou truncados..
              Muitos pedem uma mudança no futebol português, mas nesta caixa de comentários fica claro que essa mudança está longe de acontecer e a culpa não é só dos dirigentes, são dos adeptos que só olham clubes à frente.
              Sou do Porto e quero que vença sempre, mas não tenho problema nenhum de admitir que o Benfica, Sporting ou outro clube ganhe também e dizer que é merecido. Há espaço para todos

            • Bjorn
              Posted Agosto 11, 2024 at 4:58 pm

              Não querendo perder demasiado tempo com este tópico, vou dar os meus dois cêntimos.

              Os anos 80 e 90 (parte destes pelo menos) foram péssimos para a verdade desportiva, transparência e até vivência/Rivalidades do futebol português. Negar isto é estúpido e penso que ninguém o faça (o que fazem é o que tu dizes que é tentar puxar tudo para o mesmo saco). Eu não via propriamente futebol com atenção na altura mas os dados estão aí.

              Dando este ponto, o Porto teve efetivamente quase sempre as melhores equipas e será absolutamente raro o campeonato que ganhou que realmente não o merecia ganhar (não me lembro de nenhum mas é irrelevante para o caso).

              Qualquer caso “a favor” do Porto é falado como se fossem dez. E no final de cada campeonato é comum ouvir sempre “o Porto é o mais beneficiado” quer seja ele o campeão quer não seja porque qualquer caso é transformado num circo e falado e repetido durante meses como se tivesse sido o maior escândalo de sempre (e qualquer caso duvidoso é visto como factualmente roubado, se for a favor do Porto é escandaloso).

              Também digo uma coisa em abono da verdade. Não podemos ter o registo que tivemos nos anos 80 e 90 e não deixar marcas. Isso eu percebo. Bem sei que a qualidade dos nossos (portistas) dirigentes e até treinadores trazem tudo o que há de pior nos outros. Sim eles eram feios porcos e maus mas a maneira como as pessoas respondem e falam só mostram que estão no mesmo nível.

              Eu não sei o que era o futebol antes do 25 de Abril mas ninguém me vai convencer que era mais limpo que o que foi encontrado nos 80 ou 90. Por motivos óbvios. A diferença é que o mundo evoluiu e as coisas começaram a ser vistas e revistas com uma lupa que nunca tinha existido (o que é normal). Não vou lançar suspeitas mas não me vão dizer que o Benfica e Sporting limpavam quase tudo até essas décadas só com honestidade e bravura. É acreditar no Pai Natal. Agora, se tinham sempre as melhores equipas? Seguramente. Têm vários jogadores lendários do nosso futebol.

              Já gastei latim demais com isto mas espero ter ajudado

              • Neville Longbottom
                Posted Agosto 11, 2024 at 10:39 pm

                Ajudaste. Eu não via futebol antes do 25 de Abril. Mas o sei que o Sporting não dominou coisa nenhuma com exceção da década de 40 onde o futebol, se não era amador, era quase. Era outro desporto.
                .
                As pessoas não querem mal ao Porto de propósito. Não há um ódio especial ao Porto. Se cada penalty ou cada casozinho dos jogos do Porto é tratado como um circo (e concordo que seja), talvez o Porto tenha feito por isso no passado. Apenas isto.
                .
                Por fim vou dar um conselho: não emitas juízos de valor sobre coisas que tu próprio assumes que não dominas. Afirmas que ninguém te convence que o Benfica e o Sporting não eram honestos. Mesmo que tenhas essa convicção, passas uma mensagem de pouca credibilidade, uma vez que não sabes (ou não viveste não sei) as épocas em questão.

                • Bjorn
                  Posted Agosto 12, 2024 at 11:04 am

                  Relativamente ao teu primeiro ponto, disse que ambos dominaram (divisão de títulos, não que o Sporting dominou).

                  Relativamente ao segundo ponto, um dos meus pontos foi exactamente esse. Fizemos por isso, estamos de acordo.

                  Para fechar, não afirmei absolutamente nada. Disse que ninguém me convenceria disso. Não apontei dedos a ninguém, apenas acho irreal achar-se que pré-25 de Abril era possível ter um desporto limpo sem influências ou batotas quando toda a história pré-demoracia mostra o contrário (aqui nem falo de desporto exclusivamente) de forma vincada.

                  Mais uma vez, o meu ponto é simples. Sim, fomos porcos feios e maus, não nos coloco nesse aspecto a par de ninguém, já passaram 20 anos desde o AD e agora convém evoluir de forma a não parecermos retrógadas e limitados (não falo de ti neste aspecto). Só isto

            • Jasomp
              Posted Agosto 11, 2024 at 4:57 pm

              Não chegaram a qual cúmulo? O de comprar jogadores adversários para errar?

        • Bjorn
          Posted Agosto 11, 2024 at 9:48 am

          Choro constante nosso? Vocês gostam de atribuir as falhas nos outros que vêm em vocês próprios certo? É que os adeptos do Porto deste blog não fazem este tipo de comentários sem qualquer tipo de nexo em lado nenhum mas há sempre algum adepto do Benfica ou Sporting a fazê-lo.

          Essa história do compactuar é como eu dizer que quando um adepto do Benfica matou outro do Sporting no Jamor, a partir desse momento todos os adeptos do Benfica são assassinos. Brilhante.

          Vocês adoram falar por todos quando a grande maioria dos adeptos só quer ver os 90 minutos e voltar para a sua vida normal. Pessoas como tu que vêm para a internet criar insultos e temas e discutir arbitragens e fantasmas é que deviam procurar ajuda psicológica e parar de atribuir aos outros, problemas que são efectivamente vossos

        • Jasomp
          Posted Agosto 11, 2024 at 9:38 am

          Lá está, mas o que disseste não se aplica também ao teu clube? Ou essa superioridade moral de impoluto tem razão de ser?

      • KingPin
        Posted Agosto 11, 2024 at 6:05 am

        Subscrevo

Deixa um comentário