Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ganhou um lugar na história antes de ter lugar no onze

Na maior parte das vezes o percurso de um futebolista assemelha-se a uma prova de ciclismo, com etapas que, uma após a outra vão sendo ultrapassadas. No entanto, por vezes, há casos de atletas que saltam algumas delas, que alternam a ordem natural dos acontecimentos, seja pela superior qualidade que revelam em tenra idade, seja por certos acontecimentos que alteram para sempre uma carreira. Um claro “Detonador de Etapas” (honra seja feita ao brilhante Rui Mallheiro pelo termo) é Mario Gotze. O jovem nascido em 1992 e que desde os 9 anos defendeu as cores do Borussia Dortmund, cedo começou a brilhar sob as ordens de Jurgen Klopp, assumindo um papel fundamental na conquista da Bundesliga em 2011, quando ainda era somente um adolescente, o que lhe valeu a conquista do prestigiado Golden Boy desse ano. Jogador com capacidade técnica invulgar, continuou no Westfalenstadion até 2013, vencendo nova Bundesliga e saindo para o Bayern de Munique após a chegada à final da Liga dos Campeões. Na Baviera, apesar da sua indiscutível qualidade, a sua primeira época deixou algo a desejar, não conseguindo assumir-se como peça fundamental da equipa (está longe do protagonismo de Robben), sendo por exemplo, suplente nos decisivos embates frente ao Real Madrid. Esta época, o cenário mantém-se: o talento é indiscutível, o potencial tremendo, o jovem irá sempre brindar-nos com a sua magia em certo momentos, mas falta-lhe continuidade e, sobretudo, aparecer nos jogos grandes, nos momentos cruciais, vendo-se no recente jogo frente ao FC Porto novo exemplo desse nível cinzento.

No entanto, entre tudo isto, um golo mudaria para sempre a vida de Gotze. Um golo que o deixaria  para sempre na história. O natural de Memmingem apontou o tento que deu o título Mundial à Alemanha na final frente à Argentina, julgando-se que isso poderia supor a alavanca para a afirmação definitiva no Allianz Arena, o que não sucedeu.



Ninguém duvida que Gotze pode ser um dos melhores jogadores do mundo. Mas peca pela falta de regularidade, por não ser propriamente um elemento rápido, derivando entre a posição dez, a ala e mesmo como “falso nove”, mas sem se estabilizar nem posicionalmente nem exibicionalmente. Gotze já tem um lugar na eternidade. Tem agora de ganhar um lugar condizente com as suas capacidades no presente do Bayern de Munique. 
Pedro Barata 

0 Comentários

  • Maria Carmina
    Posted Abril 17, 2015 at 7:10 pm

    O problema do gotze se chama Guardiola, cada jogo coloca ele em posição diferente, sendo que não é jogador versátil como alaba.

    • Nelson Mohr
      Posted Abril 17, 2015 at 7:38 pm

      Ora nem mais. Tudo dito.

    • Kafka I
      Posted Abril 17, 2015 at 7:46 pm

      Não é só o problema do Goetze, é o problema do Lham ( o melhor lateral direito do Mundo anda a jogar no meio campo, enfim), é o problema do ALaba (o melhor lateral esquerdo do Mundo anda a jogar a central e no meio,…) e por ai fora…

      Já sei que os cegamente seguidistas do Guardiola irão dizer que o Lham também joga bem no meio campo e o Alaba também, e vão dizer mais não sei o que e não sei que mais, agora o facto é que o Lham o sitio onde rende MAIS é a lateral direito e o Alaba a lateral esquerdo e portanto tudo o que seja não jogarem nessa posição, é não potenciar ao máximo aquilo que estes 2 jogadores podem dar

      E como isto não é a Coreia do Norte, é esta a minha opinião, mesmo já sabendo que é provável ser altamente bombardeado pelos cegamente seguidistas do Guardiola

    • coach407
      Posted Abril 17, 2015 at 8:37 pm

      Para mim o Gotze era o reforço perfeito para o Chelsea de Mourinho e o Bayern que leve o Oscar

    • Pedro Barata
      Posted Abril 17, 2015 at 8:53 pm

      Kafka, acho que vês a questão pelo lado errado. E se pensares que o treinador deve colocar os jogadores no posto no qual eles possam dar coisas melhores à equipa. que outros não dão. Não é a questão de os por onde são melhores, mas onde dão mais à equipa. É diferente. Passando aos casos concretos:

      Pep queria um médio com critério na posse. Com ordem e sentido de jogo, que tomasse boas decisões. Então olhou para Lahm e viu alguém assim. Achava que tudo isto na ala era um desperdício, que devia potenciar isso no meio.

      Já quanto a Alaba, a questão dele jogar a central é em jogos com rivais mais fechados, para ter um canhoto com boa saída de bola. A médio é para aproveitar a sua leitura de jogo e remate.

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Abril 17, 2015 at 8:54 pm

      Kafka, não sou seguidor de Guardiola mas sim defendo que ele é o melhor do mundo. Concordo perfeitamente com a tua analise acerca do Simeone ser o melhor do ANO PASSADO. Contudo o objetivo não e potenciar ao máximo os jogadores mas sim utilizar os jogadores com o objetivo de potenciar ao máximo a equipa e não digo que concordo mas o Guardiola deve entender que a equipa beneficia mais com Lahm no meio e Rafinha na ala do que com Javi Martinez (por exemplo) e Lahm na ala.
      Pinho

    • Kafka I
      Posted Abril 17, 2015 at 9:14 pm

      Xabi Alonso, Schweinsteiger, Alcântara ou Gotze (este mais à frente) não dão esse critério no meio campo? já sei que vão dizer que têm andado todos lesionados, a questão é que quando tiverem todos aptos o Lham não vai voltar à direita…

      Independentemente disso, o Bayern ganhou a tão proclamada critério da posse no meio campo, e perdeu capacidade de desequilíbrio nas laterais porque o Rafinha e o Bernat (até está a fazer uma época interessante) não dão o que Lham e Alaba dão vindos de trás, e hoje resume-se a ter a bola, tem 80% de posse de bola e zero oportunidades de golo (estou a hiperbolizar a coisa evidentemente)

      Resumidamente esta "mixordia toda" dá um Bayern, mas são opiniões claro, respeito a vossa evidentemente :)

    • Anónimo
      Posted Abril 17, 2015 at 9:27 pm

      Quem tinha, quando chegou ao Bayern, o melhor lateral direito do mundo, depois tem o melhor lateral esquerdo em potência, e um menino que tem um futuro promissor, e depois anda dois anos no baralha e volta a dar com as posições deles creio que não é a melhor forma de os trabalhar.
      Pedro Barata achar que os dois melhores laterais do mundo dão mais à equipa a meio campo ou a defesa central esquerdo parece que é pôr a lógica do futebol de pernas para o ar. Se a posição dos jogadores muda pela posse ser o elemento base da equipa o Neuer devia estar a central em vez do Dante…
      Guardiola está numa espécie de imunidade que o envolve, senão andava a ser tratado como o Van Gaal.
      Debaixo da peneira do epiteto de melhor treinador do mundo está a dar uma de eu vejo o que mais ninguém viu no jogador x ou y.

      Del Piero

    • Kafka I
      Posted Abril 17, 2015 at 9:44 pm

      Del Piero

      Aleluiaaaaa alguém que tem a mesma interpretação que eu tenho, os 2 últimos parágrafos então resumem na PERFEIÇÃO o que é Guardiola actualmente… para alguns se puser o Neur a ponta de lança vão dizer que o Guardiola está certo e que é o melhor e só nós é que não percebemos isso..

    • Flávio Trindade
      Posted Abril 17, 2015 at 10:23 pm

      Bem, escusado será dizer que partilho em absoluto a opinião do Kakfa e do Del Piero…
      Quanto ao Gotze, que é de facto um belissimo jogador, o seu problema chama-se Bayern.
      Nem todos podem ser Figos que depois de trocar um clube grande pelo seu principal rival, não só manteve o nível como o elevou ainda mais.
      Quer Gotze quer Lewandowski padecem do mesmo mal. Não perderam qualidades, estão na plenitude das suas faculdades, mas perderam isso sim um ingrediente fundamental para se jogar futebol, a alegria.
      Principalmente o pequeno Mário, precisa disso. E como bem se lembram, tudo lhe correu mal desde a saída do Dortmund logo desde o primeiro dia (quem não se lembra da rábula do patrocinador…)
      O resto vem de encontro ao que discuti ontem com o Pedro Barata (parabéns pelo texto e por relembrares o excelente jogador que é Gotze) sobre o ser ou não escravo do sistema, como aliás o Kafka e o Del Piero acabaram por resumir.
      O modelo é que se deve adaptar aos jogadores que se tem à disposição e nunca o contrário.

    • MJ
      Posted Abril 17, 2015 at 11:06 pm

      Kafka: estou totalmente de acordo contigo. Ter os dois melhores laterais do Mundo para os pôr a jogar no meio, para mim nã faz sentido… Sinceramente isto até parece aqueles putos irritantes que têm que fazer qualquer coisa diferente para chamar a atenção… Laterais direitos de qualidade já existem poucos (conto 3 de elite e já todos com 30 anos), e o Guardiola que tem o melhor ainda se poem a inventar…

    • Anónimo
      Posted Abril 17, 2015 at 11:33 pm

      Flávio Trindade só um reparo, o Figo do Real Madrid nunca chegou aos calcanhares do Figo do Barcelona e nem perto chegou. Quanto mais elevar o nível..

      Kafka o Danilo não entra nessas contas dos laterais direitos de elite? É que não tem 30 anos, só tem 23..

      Rui Costa

    • Kafka I
      Posted Abril 17, 2015 at 11:50 pm

      Rui Costa

      Não fui eu que disse isso, foi o MJ :)

    • G-rod a.k.a. Gil Rodrigues
      Posted Abril 18, 2015 at 10:49 am

      Concordo em absoluto com o Kafka e o Del Piero, para quem gasta os rios de dinheiro do Bayern nem sequer faz sentido andar com adaptações. Têm (praticamente) todos os jogadores que querem, portanto não faz sentido tirar um jogador de uma posição, para suprir uma lacuna. (o facto do Dante fazer parte do plantel é que é para rir)

      O guardiola pode ter muitas virtudes, mas beneficia de uma "leveza de análise" muito grande, fruto do endeusamento que tem sido alvo.

    • Anónimo
      Posted Abril 18, 2015 at 12:39 pm

      O Dante é um bom central, apenas não funciona naquele tipo de jogo. Comparar jogadores sem olhar o que lhes pedem, é injusto. Jogar com 50 metros nas costas é incomparável com jogar em bloco baixo. Se, por momentos, fosse possível, por exemplo, meter o Dante naquele Porto de bloco maioritariamente baixo e o Maicon a jogar em cima da linha de meio-campo, rapidamente mudarias de opinião.

      João Magalhães

    • MJ
      Posted Abril 18, 2015 at 1:58 pm

      Rui Costa:

      Eu contei 3 de elite: Lahm, Ivanovic e Dani Alves. O Danilo vem logo a seguir está claramente no TOP 5. Agora por exemplo, eu considero o Alex Sandro melhor lateral que o Danilo (posso até ser o único), mas o Alex Sandro deve sair mais barato do Porto, porque laterais esquerdos existem muitos, de boa qualidade e jovens… Se o Danilo fosse lateral esquerdo duvido que tivesse saído pelos mesmo valores. No entanto é indiscutível a qualidade do Danilo, claramente TOP 5 a nível mundial.

  • Kafka I
    Posted Abril 17, 2015 at 7:24 pm

    Falta explosão e como bem dizes velocidade ao jogo do Goetze

    • Jorge
      Posted Abril 17, 2015 at 8:20 pm

      É verdade, mas mais do que isso, uma razão pela qual não deve jogar na ala. É um típico 10, um maestro, um jogador pelo qual os adeptos pagam bilhete, que joga e faz jogar (https://www.youtube.com/watch?v=VjoKF84jpb4). É um crime meter um jogador desta qualidade a jogar na ala (ainda pior que meter o Thiago a fazer de Box-To-Box), e algo que infelizemente, acontece com muitos outros jogadores, pois a posição "10" tem-se perdido no futebol atual.

  • José Miguel Mota Pinho
    Posted Abril 17, 2015 at 7:31 pm

    Grande texto Pedro Barata! A ida para o Bayern foi sem dúvidas um passo atrás na carreira e Bó seu desenvolvimento como jogador. No entanto ainda é novo e só espero que se transforme no jogador que tanto prometia.
    Pinho

  • Pedro
    Posted Abril 17, 2015 at 7:50 pm

    Este tipo de jogadores não cabem no futebol actual?

    O Gotze faz-me lembrar o Mata, que agora até ganhou o lugar com o Van Gaal depois de uma travessia no deserto no Chelsea e na 1.ª fase de Man Utd. São ambos fortes tecnicamente mas algo frágeis para o futebol actual e como não são propriamente velozes tem dificuldades para se imporem nas alas.

    Fico na dúvida se este tipo de elementos só tem lugar no Barcelona. Mas o próprio Barça agora tem um panzer na frente, um médio mais rotativo (Rakitic) e um Neymar, que sem se dar muito por isso é um jogador muito rápido.

    • Fábio Teixeira
      Posted Abril 17, 2015 at 9:21 pm

      O Götze tem muito mais técnica do que o Mata. Não tenho dúvidas que vai ter uma carreira em muito superior à do espanhol.

    • Pedro Barata
      Posted Abril 17, 2015 at 9:22 pm

      Em contrapartida o Mata bate melhor livres, quer diretos quer laterais, e creio ter mais critério na posse.

  • Anónimo
    Posted Abril 17, 2015 at 7:54 pm

    O Gotze é muito mole. Parece um jogador sem chama e sem vontade triunfar. Quanto ao teor do post, curiosamente há muitos casos assim. Até à nossa escala, o Kelvin. E mesmo no Dortmund, não foi o Lars Ricken que marcou aquele golo de chapéu na final da champions e depois nunca chegou a corresponder?

    João Magalhães

    • Kafka I
      Posted Abril 17, 2015 at 8:09 pm

      Concordo contigo, excelente ponto de vista, em cima frisei que lhe falta velocidade e explosão, mas talvez a causa disso, e principalmente a explosão pode muito bem ser derivado da falta de "vontade", não parece ser um jogador "feliz" e focado dentro de campo…ve-lo jogar fica sempre a ideia que falta ali qualquer coisa, que podia dar mais, que se podia entregar mais ao jogo..

    • Anónimo
      Posted Abril 17, 2015 at 8:24 pm

      Pois, e cada vez mais os criativos sem velocidade não se conseguem impor. É uma pena.E velocidade é a coisa que eles mas têm. Velocidade de pensamento…

      João Magalhães

    • Anónimo
      Posted Abril 17, 2015 at 9:08 pm

      Acho o jogador no campeonato português que mais se compara com o Gotze é mais o Quintero do que o Kelvin.
      G. Magal

  • Ricardo
    Posted Abril 17, 2015 at 8:11 pm

    O Isco também está a passar mal no Real Madrid. E aqui o problema não é o Ancelotti ou Guardiola… mas sim a concorrência. O Isco é mais fraco que o Kroos, Modric, Ronaldo, Bale e James, e o Gotze é mais fraco que o Muller, Robben, Thiago, Ribery.

    • Ruben Ambrósio
      Posted Abril 18, 2015 at 12:22 pm

      Isco mais fraco que James? ups O problema do Isco são os milhões que se injectam naquela equipa. Durante a lesão de Modric e James, Isco foi provavelmente o melhor médio do Real. Agora volta ao antigo sistema de rotatividade..

  • Kacal I
    Posted Abril 17, 2015 at 8:17 pm

    Excelente post Pedro Barata, excelente trabalho. :-)

    Pouco a acrescentar, concordo.

    O Gotze não é um jogador rápido, não é explosivo, não é imponente fisicamente, ele tem que jogar na posição #10 e ter continuidade e jogos nas pernas nessa posição, ir para o Bayern também não ajudou porque parece que ficou "mole" e deixou de ter atitude e ambição, está tapado e não parece estar a corresponder nos treinos, o Guardiola que utilize Lahm e Alaba nas laterais e o Gotze a #10 e lhe dê confiança e seja exigente com ele, gostava de ver o Gotze noutro clube onde fosse titular e onde tivesse outro desafio, no Arsenal é que seria brutal mas é complicado.

  • Fábio Teixeira
    Posted Abril 17, 2015 at 9:22 pm

    Como diria o meu amigo Rodrigo, é um brasileiro em solo germânico. Depois do Deco é o meu jogador favorito e não tenho dúvidas que ainda tem muito talento para mostrar.

  • Rodrigo
    Posted Abril 17, 2015 at 9:44 pm

    Questao pertinente, Pedro, num texto muito bem conseguido.

    Sou um admirador do Gotze desde que surgiu no Dortmund, continuo a achar que e um dos jogadores com mais classe e com mais potencial em todo o futebol europeu. Coloco-o naquela 2ª linha de talentos que no futuro poderiam lutar pela Bola de Ouro, sendo que a verdade e que tarda em ser uma primeira figura no Bayern quando todos ja esperavam a sua afirmaçao total depois de ter decidido a final do Mundial.

    No Bayern existem muitas figuras, nomeadamente jogadores como Robben ou Muller que tem numeros impressionantes e que centram muito as atençoes dos adeptos, isto fora elementos como Ribery, Lewandowski ou Schweinsteiger. O Gotze no Bayern ainda e so mais um neste momento, mas estou certo de que esta no clube ideal para explodir para outro patamar. As variaçoes da sua posiçao em campo creio que nao o tem ajudado, visto que ja foi medio ofensivo, ja foi ala, ja foi falso nove e ate medio centro. A falta de velocidade de ponta e de explosao por vezes fazem falta, mas o modelo de jogo do Bayern privilegia a qualidade tecnica e a posse, pelo que isso nunca seria um grande problema para a sua afirmaçao plena. Veremos se na proxima epoca podera ter outro tipo de protagonismo, sendo orientado na mesma por Pep Guardiola em principio, alguem que sabe como ninguem a forma como potenciar os melhores talentos da equipa.

  • Carlos Q.
    Posted Abril 18, 2015 at 11:17 am

    Bom texto Pedro!
    Realmente o golo na final do mundial parecia auspiciar uma época seguinte de sonho mas isso não aconteceu.
    Penso que todos os posts que li levam a uma conclusão que já tirei à algum tempo:
    no futebol antigo moldava-se o tipo de futebol ao tipo de jogador, agora molda-se o tipo de jogador ao tipo de futebol.
    Na minha opinião, antigamente o foco era explorar ao máximo as capacidades do jogador pondo-o a jogar naquela que era a sua melhor opção acreditando que se se fizesse isso com os 11, iríamos ter como resultado um bom futebol.
    Hoje em dia o treinador tem uma ideia de qual é o bom futebol (ou o futebol que dá mais resultados) e vai pondo os jogadores nas posições que acha que lhe trazem esse futebol. Isso pode ter um impacto muito bom em alguns e muito maus em outros.
    No caso deste Bayern, a adaptação de Lahm e de Alaba penso que é apenas uma questão de pesar os prós e contras. No caso de Lahm por exemplo (e imaginando que podemos cotar os jogadores com valores de 0 a 100), o Guardiola acha que Lahm é um DD de 95 e o Rafinha de 85. No entanto precisa de um médio com critério de posse e intensidade e, à falta de Schweinsteiger, Lahm dará um médio de 85 valores e portanto melhor que Rode e etc.
    Isto para mim é uma questão de sentido prático. Se tu podes perder um DD de elite mas ficar com um DD e um médio muito bons ainda para mais sem precisar de gastar dinheiro nem necessidade de tempo de adaptação, tu fazes essa opção.

    É discutível mas é fácil de compreender.

    Saudações, Carlos Q.

    • Kafka I
      Posted Abril 18, 2015 at 12:15 pm

      Essa teoria é muito bonita mas é falaciosa, porque com todos disponíveis o Guardiola tem posto o Lham na mesma no centro, e o Bayern está pior com isso, logo é fácil de entender que o GUardiola está errado

    • Carlos Q.
      Posted Abril 18, 2015 at 6:11 pm

      Atenção, eu também acho que ele está errado. Mas parece-me ser claramente essa a abordagem.
      Eu acredito é que o Guardiola ache que o Lahm é o melhor médio que ele tem para fazer aquele tipo de trabalho!
      Mas realmente não concordo e acho que este tipo de pensamento já destruiu mais carreiras do que aquelas que salvou.
      Quanto a Guardiola, é óbvio que tem muito mérito em tudo o que conseguiu mas eu sou dos que penso que só foi possível a era do Barcelona porque o elenco à disposição conseguia jogar o verdadeiro futebol de posse. Na Baviera apenas destruiu o espetacular Bayern de Heynckes.

Deixa um comentário