Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Gazzetta dello Sport elege 11 do ano: Messi fica de fora, numa lista dominada por Bayern e Bor. Dortmund

Os jornalistas do prestigiado jornal italiano escolheram o seu 11 de 2013, com destaque para a ausência de Lionel Messi e para a presença de apenas 1 elemento da Premier League (Hazard) e La Liga (Cristiano Ronaldo). A lista é dominada pelo Bayern Munique (5 jogadores) e Borussia Dortmund (3 jogadores) e não conta com qualquer elemento da selecção espanhola. Melhor 11: Neuer (Bayern), Lahm (Bayern), Subotic (Borussia), Thiago Silva (PSG), Alaba (Bayern), Gundogan (Borussia), Schweinsteiger (Bayern), Hazard (Chelsea), Ribery (Bayern), Ronaldo (Real Madrid) e Lewandowski (Borussia). Concordam com a Gazzetta dello Sport? Qual o melhor 11 do ano?

56 Comentários

  • Rukavina
    Posted Dezembro 25, 2013 at 4:14 pm

    Concordo em parte…
    Considero que Hazard está ali a mais e falta o Yaya Touré!
    De resto aceita-se, todos os outros merecem, apesar de se admitir uma ou outra troca.
    Em relação ao Messi de fora, concordo a 100%, teve uma época de muitos altos e baixos.

    Boas festas a todos os leitores do VM, assim como a todos os seus colaboradores/obreiros deste projeto!

  • LuisRafaelSCP
    Posted Dezembro 25, 2013 at 4:46 pm

    Não está de todo um 11 absurdo. Embora ache que Hazard não faz qualquer sentido estar no 11 do ano.. Faria mais sentido ter Yaya Touré no seu lugar por exemplo.
    Gareth Bale também poderia merecer um lugar nesta equipa

  • Fábio Teixeira
    Posted Dezembro 25, 2013 at 5:05 pm

    Aceita-se o 11. Principalmente na defesa, onde até está bem constituído. Contudo, elementos como Javi Martínez (uma primeira metade do ano fantástica), Vidal (melhor da Serie A), Bale (carregou o Tottenham às costas uma época inteira; clutch) e mesmo Messi poderiam e muito bem ser equacionados para a eleição.

  • JN
    Posted Dezembro 25, 2013 at 5:11 pm

    Um 11 muito baseado na campanha da Champions, em que arranjaram espaço ignorando essa campanha apenas para adicionar o melhor jogador do mundo, e por outro lado também ignoraram para adicionar o melhor central do mundo.

    Se não fosse tão baseado na Champions claro que o Messi tinha de estar aí, tal como outros.

  • João Souto
    Posted Dezembro 25, 2013 at 5:12 pm

    Trocava o Ribery pelo Robben e o Hazard pelo Vidal

    Boas Festas!

  • porquinhodaindia
    Posted Dezembro 25, 2013 at 5:12 pm

    Excelente 11. Na baliza não há discussão possível assim como nas laterais (Marcelo e Zabaleta talvez sejam a concorrência mais forte enfrentada pela dupla do Bayern).
    No centro da defesa Thiago Silva teve um ano muito bom (capitão de equipa e de seleção) e Subotic, apesar de ser o patinho feito da dupla do Borussia, é um central de altíssimo nível.

    Schweinsteiger e Gundogan foram os dínamos das equipas finalistas da Liga dos Campeões e merecem a distinção (apresentam uma qualidade enorme). Hazard já é mais discutível ainda assim o jovem belga é crucial para o português e aquilo a que o Chelsea pode aspirar depende muito da capacidade do craque belga! (optaria por colocar Bale em em vez de Hazard – teve uma evolução notável no Tottenham carregou a equipa, e protagonizou A transferência bomba da temporada)

    Na frente falar de Ronaldo já é banal, Ribery também merece a distinção. Lewandowski foi um elemento fundamental para o Borussia (o póker ao Real Madrid foi memorável) e fica muito bem nesta equipa.Excelente 11 que curiosamente ou não contém zero jogadores da melhor seleção do Mundo.

    • Kafka
      Posted Dezembro 25, 2013 at 5:35 pm

      A melhor selecção do Mundo tem lá 4 jogadores (Neuer, Lahm, Gundoghan e Schweinsteiger)

    • kiko
      Posted Dezembro 25, 2013 at 9:14 pm

      A tua parcialidade é que é curiosa :) Mas expectável. Os teus dínamos passaram metade do ano lesionados. Nem o Messi consegui tal feito. O poker ao real madrid vale para o ano todo?
      Que engraçado.

    • porquinhodaindia
      Posted Dezembro 25, 2013 at 10:46 pm

      Caro kiko,

      o intuito do meu primeiro comentário é o de procurar justificação plausível para a escolha da Gazzetta dello Sport, questão que nada tem que ver com parcialidade mas sim com coerência/critério.
      Portanto não formam "os meus dínamos" que passaram metade do ano lesionados.

      Ainda assim alguém duvida da qualidade e preponderância de Schweinsteiger e Gundogan para as performances de, respectivamente, Bayern e Borussia? Acho que é nesse sentido que a Gazzetta os escolhe.

      Quanto a Lewandowski, obviamente que o póker ao Real Madrid não "vale para o ano todo" (ainda assim quantos o fizeram na história do futebol?) servia apenas para exemplificar a excelente época do polaco, o 2.º melhor marcador da Champions 12-13 (10 golos e apenas atrás de Ronaldo) e segundo melhor marcador da Bundesliga 12-13 (24 golos, a um do topo da lista).

      Assim creio que ninguém é dono da verdade absoluta que lhe permita fazer O 11 do ano. O que é lógica e aceitável que se faça é uma discussão inteligente e elevada sobre as escolhas, elas sim parciais porque subjectivas.

    • porquinhodaindia
      Posted Dezembro 25, 2013 at 10:51 pm

      Caro Kafka,

      quando me referi à melhor seleção do mundo fi-lo com base em critérios objectivos (leia-se títulos).E no que a isso diz respeito não há sequer discussão possível. A melhor seleção do mundo é a que vence mais e se vê futebol pelo menos desde 2008 reparará que não tem sido a Alemanha.

    • Kafka
      Posted Dezembro 26, 2013 at 3:50 pm

      porquinhodaindia, isso que disseste é um facto indesmentível, e nessa perspectiva tens toda a razão, no entanto nas selecções há uma pequena particularidade que faz toda a diferença, que é o tempo demasiado que existe entre cada competição, e o último titulo da Espanha foi à 2 anos atrás, dai para cá, houve mudanças significativas no futebol Mundial, com o furacão Bayern e Dortmund (são a base da selecção Alemã) a limparem tudo o que mexesse à volta, ao contrário do Barça (base da selecção espanhola) que baixou e muito o nível, pelo que à data a Alemanha mesmo sem ter ganho nada, penso que já ultrapassou a Espanha

  • João Lains
    Posted Dezembro 25, 2013 at 6:26 pm

    O Handanovic, o Benatia, o Ricardo Rodríguez, o Borja Valero, o Cuadrado e o Suárez deveriam fazer parte do melhor onze do ano.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 25, 2013 at 8:01 pm

      Isso é o melhor 11 do ano no FM?

      Antonio Pereira

    • João Lains
      Posted Dezembro 25, 2013 at 8:27 pm

      António, quando é que começas a ver jogos de futebol além fronteiras?

    • Anónimo
      Posted Dezembro 25, 2013 at 9:41 pm

      Sem ser o suarez nenhum dos que esta ai merece porque nem ganharam nada de relevante para estarem no 11 do ano nem têm qualidade para isso. Mas é como na musica as bandas só são cool quando não são mainstream. Enfim

      António Pereira

    • João Lains
      Posted Dezembro 25, 2013 at 9:44 pm

      Agora mais a sério, concordo com as escolhas embora seja sempre complicado deixar Messi de fora. Mas se ele é considerado avançado então não tenho dúvidas em preteri-lo em favor do Lewandowski, que fez uma temporada fantástica. O Gündogan é o meu centro-campista favorito mas esteve bastante tempo de fora e por isso o seu nome nem deveria entrar nesta discussão. Continuo sem perceber como é que um jogador como o Vidal não faz parte destas escolhas, ainda para mais sendo o Gazzetta dello Sport um jornal italiano. Touré tem tido um início de temporada fantástico que ajuda a esconder uma primeira metade do ano discreta, mas acho que merecia entrar nesta equipa. O nome de Subotic causa-me alguma surpresa e apostaria no Ivanovic. O Bale que até jogou a médio ofensivo no Tottenham também deveria ocupar o lugar do Hazard. Resumindo seria algo deste género: Neuer, Lahm, Ivanovic, Thiago Silva, Alaba, Schweinsteiger, Touré, Bale, Ribery, Lewandowski e Ronaldo.

    • João Lains
      Posted Dezembro 25, 2013 at 10:36 pm

      António, eu não escolhi estes jogadores ao acaso, eles são realmente muito bons, só ainda não tem o reconhecimento que merecem. Mas mais tarde ou mais cedo, isso vai acabar por acontecer.

    • João Silva
      Posted Dezembro 26, 2013 at 12:54 am

      E quando isso acontecer passas a gostar de outros.
      Os hipsters já chegaram ao futebol, estamos perdidos.

    • Simão ribeiro
      Posted Dezembro 26, 2013 at 12:27 pm

      Não tenho qualquer dúvida que o Messi merecia estar dentro desta escolha, easy

  • Nuno
    Posted Dezembro 25, 2013 at 6:53 pm

    Neuer; Lahm, Kompany, Thiago Silva, Alaba; Robben, Yaya Touré, Ozil, Bale; Ibrahimovic, CR7

    https://en.toty.uefa.com/images/teams/2253015492AF6A3D8F94BAE6582D0532.jpg

    Foi a equipa do ano em que eu votei.

    • Fábio Teixeira
      Posted Dezembro 25, 2013 at 7:40 pm

      Um bocado desequilibrada, mas valeu!

    • Nuno
      Posted Dezembro 26, 2013 at 3:34 pm

      Pois, é um bocado desequilibrada, tem toda a razão, mas é difícil fazer algo assim que fique o mais equilibrado possível. Mas tendo em conta a qualidade imensa do Yaya e que ele também já pisou esses terrenos então ficaria ele a médio defensivo com o Ozil a médio ofensivo (numa 442 losango).

  • Nuno
    Posted Dezembro 25, 2013 at 7:03 pm

    Só para complementar… é realmente difícil fazer estas escolhas assim. A defesa é a parte mais fácil de todas, não existem grandes discussões, talvez o defesa central do lado direito seja algo difícil, o Subotic (eu tenho muita pena de não ter conseguido meter ninguém do Dortmund, porque para além de ser uma das minhas equipas preferidas, tiveram uma boa época, principalmente em termos de Champions, portanto custa não meter ninguém deles) fez um grande trabalho e é uma grande opção para esse lugar no melhor 11.

    Em termos de meio-campo, talvez seja o trabalho mais difícil de todos. Bastian, Javi Martinez, Pirlo e Vidal, qualquer um dos quatro fez uma época suficientemente boa para estar no 11. Também o Gundogan e o Ribery poderiam estar no meio-campo mas acho que houve jogadores melhor que eles este ano (talvez a minha escolha no Ozil seja algo duvidosa mas acho que ele merece essa escola, enquanto que no Bayern penso que o Robben esteve melhor que o Ribery, logo não faz sentido para mim ter o Ribery e não ter o Robben, como também não quero meter os dois, acho que o Bale teve uma época muito boa pelo Tottenham e merece aquele lugar no 11).

    No ataque não existem dúvidas em relação ao Ronaldo, já quem o acompanha talvez seja mais discutível. O Ibra, para mim, foi o que se destacou mais, a seguir ao Ronaldo, portanto foi essa a minha escolha (Suarez, Lewa, Diego Costa, Falcao, Messi…existem muito boas hipóteses para esse lugar que falta, mas acho que o Ibra é mesmo a melhor opção).

  • Tiago Alves
    Posted Dezembro 25, 2013 at 8:00 pm

    Sou fan do Ronaldo, mas os golos que o messi marcou ao longo de 2013 não chegavam para integrar este onze? Muito bem que teve lesionado uns 2 meses mas mesmo assim marcou mais golos que o Lewandoski e Ribery juntos

  • sadf
    Posted Dezembro 25, 2013 at 8:18 pm

    Como e possível o messi não estar no onze?

    O ano fraco dele apenas o deixa ficar atras de Ronaldo…

    Cumpts

  • Mitt Romney
    Posted Dezembro 25, 2013 at 8:19 pm

    Excelente 11. Faltava so o matic no lugar do Hazar para ser perfeito!

  • HR
    Posted Dezembro 25, 2013 at 8:25 pm

    Faria apenas 3 ajustes, tirava Hazard, Ribery (não percebo o hype à volta dele…) e Lewadowski e colocaria Yaya Touré, Bale e Messi.

  • Bruno Pedras
    Posted Dezembro 25, 2013 at 9:11 pm

    Mais uma noticia para tentar desprestigiar o Messi. Vocês bem tentam. Lewandowski? O messi lesionado marcou mais do que ele. E o dortmud não está a 15 pontos? Gundogan esteve ausente desde Setembro. Nem o messi se lesionou tanto tempo. Pior do que estes 2 esteve o Schweinsteiger. Ups.
    A Alemanha é a melhor selecção mas chega aos torneios e não ganha nada.

    • JN
      Posted Dezembro 25, 2013 at 10:22 pm

      Faz lembrar uma certa selecção ás riscas azuis clarinhas que tem feito sempre pior que Portugal mas são os ultrafavoritos porque foi lá que nasceu o Deus Maradona há décadas…

    • Sérgio_alj
      Posted Dezembro 25, 2013 at 10:27 pm

      Bruno Pedras
      Desprestigiar Messi?
      Não percebeu que isto foi o 11 do Gazzetta dello Sport, um dos mais prestigiados jornais desportivos do mundo?

    • Kafka
      Posted Dezembro 25, 2013 at 10:44 pm

      JN, é sempre tão engraçado ver os teus posts, porque conseguimos sempre aprender coisas fantásticas que se passam nesse teu Mundo paralelo onde só tu vives, ora então tu dizes que "a Argentina tem feito SEMPRE pior que Portugal nos Mundiais", isso é fabulos, porque deixa-me cá ver

      1930 – Argentina vice campeã Mundial / Portugal nem sequer foi (1-0 para a Argentina)
      1934 – Argentina Fase de grupos / Portugal nem sequer foi (2-0 para a Argentina)
      1938 – Argentina não foi / Portugal não foi (2-0)
      1950 – Argentina não foi / Portugal não foi (2-0)
      1954 – Argentina não foi / portugal não foi (2-0)
      1958 – Argentina fase de grupos / Portugal não foi (3-0)
      1962 – Argentina fase de grupos / Portugal não foi (4-0)
      1966 – Argentina 4ºs de final / Portugal meias finais (4-1)
      1970 – Argentina não foi / Portugal não foi (4-1)
      1974 – Argentina fase de grupos / Portugal não foi (5-1)
      1978 – Argentina campeã do Mundo / portugal não foi (6-1)
      1982 – Argentina fase de grupos / Portugal não foi (7-1)
      1986 – Argentina campeã do Mundo / Portugal fase de grupos (8-1)
      1990 – Argentina vice campeã Mundial / Portugal não foi (9-1)
      1994 – Argentina 8ºs de final / Portugal não foi (10-1)
      1998 – Argentina 4ºs de final / Portugal não foi (11-1)
      2002 – Argentina fase de grupos / Portugal fase de grupos (11-1)
      2006 – Argentina 4ºs de final / Portugal meias finais (11-2)
      2010 – Argentina 4ºs de final / Portugal 8ºs de final (12-2)

      Epah eu estou maravilhado, em 19 edições dos Mundiais Portugal apenas por 2 vezes (1966 e 2006) fez melhor que a Argentina, mas tu no teu Mundo paralelo consegues vislumbrar um "faz SEMPRE melhor que a Argentina" fabuloso

    • JN
      Posted Dezembro 26, 2013 at 12:35 pm

      Uma ultrafavorita eterna ficar em 2006 atrás de Portugal não é andar a fazer pior e andar a prometer apenas e no fim não conseguir nada. O que foi exactamente a ideia do meu comentário.

      E já agora onde é que eu falei em Mundiais no meu comentário? Há mais competições em que as selecções estão envolvidas.
      Onde é que o termo "tem feito" significa há 80 anos atrás?

      Ah e as aspas usam-se para transcrever uma frase de alguém, não serve para mencionar frases inventadas por ti como acabaste de fazer.
      Se queres ser ignorante, não posso fazer nada por ti.

      Mas boa tentativa, ficas-te é pela tentativa. Quem leu e quis perceber, percebeu muito bem o que quis dizer.

    • bruno
      Posted Dezembro 26, 2013 at 1:51 pm

      JN o senhor não sabe o que escreve ? então diz no 1º comentario: " faz lembrar um certa seleçao as riscas azuis que tem feito sempre pior que portugal"
      depois o senhor kafka demonstrou que o "tem feito sempre pior" só aconteceu 2 vezes, e o senhor não queria comprar as duas seleçoes em mundiais ? então queria europeus ou copas americas ?
      os que não são ignorantes leram, perceberam e responderam-lhe senhor JN, mas o ignorante escreveu, leu mas não percebeu o que escreveu. vá mas foi uma boa tentativa de ataque ao messi.

    • Kafka
      Posted Dezembro 26, 2013 at 2:18 pm

      Bruno, não tinha respondido melhor, subscrevo a tua resposta na integra..

    • JN
      Posted Dezembro 26, 2013 at 5:06 pm

      Repito, "Quem leu e quis perceber, percebeu MUITO BEM o que quis dizer". Isto é o que fica, podem dar as voltas e as palmadinhas nas costas um ao outro que quiserem.
      Querem fingir que não sabem a diferença entre sentido literal e figurado, divirtam-se os 2 nisso.

      Ir buscar o Messi nesta conversa é realmente do melhor. Tudo a ver com o que eu afirmei, não haja duvida. Mostra bem o que vos levou a TENTAR distorcer o que eu disse. Não fossem vocês benfiquistas e como tal fans pode-se dizer que doentes, do Messi, sabe-se lá porquê… Porque será? É um mistério.

      Depois os outros é que são antis. O vosso anti-Sportinguismo até vos afecta o bom senso quando o melhor do mundo é Sportinguista.

      Eu cá sou Sportinguista e o Rui Costa continua a ser pra mim o 3º melhor jogador Português de sempre, e o Nuno Gomes continua a ser um dos jogadores portugueses que mais admiro.
      Mas eu é que sou o anti aqui, digo verdades que não vos agradam sou anti.

    • bruno
      Posted Dezembro 26, 2013 at 6:39 pm

      JN então uma pessoa discorda de si é logo do benfica, as coisas que se aprende com o senhor.
      diferente de si muitas pessoas pensam pela suas cabeças e tem as suas preferencias, já o senhor como é o fanatico dos fanaticos só ve verde á frente. vê-se bem nas suas analises no frente-frente

    • JN
      Posted Dezembro 27, 2013 at 12:20 am

      Se fosse por essa lógica eu não tinha acertado tão bem no seu benfiquismo e não teria ficado sem argumentos para me responder.

      Não existe ninguém em Portugal além dos benfiquistas, "anti" o suficiente para viver frustrado com o sucesso do melhor do mundo e usar desesperadamente o Messi como desabafo para mandar abaixo o tal Sportinguista que está no topo.

      Não tem a ver com quem concorda ou discorda de mim.

    • Kfaka
      Posted Dezembro 27, 2013 at 10:06 am

      JN, tu consegues ser tão mas tão ridículo que enfim…agora quem acha que o Messi é o melhor do Mundo, só pode ser um Benfiquista com azaia, opah o teu Mundo paralelo é lindo….por outro lado é engraçado, é que pelo teu ponto de vista, então o Benfica é o clube no Mundo com mais adeptos, já que a grande maioria do Planeta acha que o Messi é o melhor jogador do Mundo, portanto são todos do Benfica é isso? enfim, contigo não vale mesmo a pena

    • JN
      Posted Dezembro 27, 2013 at 2:27 pm

      É ridiculo não é? E eu acerto. É para veres o ridiculo a que os verdadeiros e unicos antis de Portugal chegam em que 99% das vezes quem vive com essa angústia de meter o Messi acima do Cristiano é realmente benfiquista. Concordo com a tua expressão..

      "A grande maioria do planeta acha que o Messi é o melhor do mundo" Ainda bem que tu não és nada ridiculo. Essa afirmação mete-te realmente muito acima de mim, como uma pessoa digna e com um grande bom senso.
      Uma invenção directamente tirada do teu satélite de análise à população que acha o Messi o melhor do mundo. Obrigado!

      Explicando isso…
      "Vivo frustrado por o melhor jogador do mundo ser Sportinguista e por isso deixa-me aqui inventar algo que me desabafe esta frustração e lhe TENTE tirar o valor de melhor do mundo que ele tem e que tanto me perturba. Mas quem não é do benfica é que é anti, atenção!"

    • Kafka
      Posted Dezembro 27, 2013 at 3:21 pm

      No dia em que conseguires sair do teu Planeta e vieres ao Planeta Terra, vais perceber que a maioria do Planeta acha que o Messi é o melhor jogador do Mundo,..mas por outro lado se saísses do teu Universo Paralelo, perdia-se a piada toda porque passavas a dizer coisas de jeito, em vez de dizeres as coisas ridículas que dizes, portanto continua nesse teu maravilhoso Mundo paralelo…

      Agora fiquei foi na dúvida, antes tinhas um ódio de estimação ao Markovic (continuo a achar que foi porque ele te roubou a namorada), mas ultimamente mudaste o discurso e passas-te a ter um amor platónico ao Ronaldo, onde tudo na tua vida se resume a ser pró-ronaldo ou anti-ronaldo, não me digas que o desgosto que tiveste por o Markovic te ter roubado a namorada, te levou também a mudar de gostos e passas-te foi a gostar de Homens, dai o teu amor platónico pelo Cristiano?

    • JN
      Posted Dezembro 27, 2013 at 4:30 pm

      Isto tudo fica ainda mais engraçado quando o meu comentário a esta noticia foi feito exactamente a elogiar o Messi. Basta ver o 4º comentário a esta noticia.

      Quanto ao ultimo parágrafo, faz uma coisa, CRESCE. Não tens argumentos vens publicar comentários a falar sobre a sexualidade de quem está a comentar num site desportivo? E o VM ainda aceita estes comentários com atitudes que nem um miudo de 10 anos tem?

      Eu elogio o Messi e muitos outros jogadores neste site, algo que gente como tu que é tão segura da sua sexualidade não consegue sequer fazer em relação ao CR nem quando qualifica o vosso país para um mundial.

      "A grande maioria do planeta acha que o Messi é o melhor do mundo."
      Agora aplica as tuas ironias e trocadilhos homossexuais a esta tua frase.

      Continua a falar sozinho ou a tua familia que te ature, não sou teu pai.

  • Kacal l
    Posted Dezembro 25, 2013 at 9:13 pm

    É um 11 com muita qualidade, é um excelente 11, não seria o meu, mas, concordo que seja um dos possíveis, todos os jogadores envolvidos fizeram um Bom ano 2013.

  • TheMembroactivo
    Posted Dezembro 25, 2013 at 9:36 pm

    Não concordo totalmente com este 11.Nacionalismos à parte,não faz sentido por Subotic no 11 e esquecer o Pepe, que é para muitos, o melhor central de Espanha. É talvez a única alteração que eu fazia.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 25, 2013 at 9:50 pm

    sem messi e iniesta nunca será o melhor onze…

    vitor rodrigues

  • Eduardobrg
    Posted Dezembro 25, 2013 at 10:27 pm

    Como pode ser o melhor 11 sem o Messi? é que nem li o texto nem vi o onze pelo titulo bastou!

    • porquinhodaindia
      Posted Dezembro 25, 2013 at 10:49 pm

      Não é "O" melhor 11 do ano mas sim o melhor 11 do ano "para os jornalistas da Gazzetta dello Sport". Tão diferente.

      É tão preciso que saibamos viver, respeitar e interpretar opiniões diferentes das nossas.

  • Rui Costa
    Posted Dezembro 25, 2013 at 10:43 pm

    Não sou fã de messi mas penso que tem de estar na equipa assim como bale também .de resto aceita se as escolhas

  • Rodrigo Cavalcanti
    Posted Dezembro 25, 2013 at 10:58 pm

    Eu tiraria Hazard pra colocar Bale, Colocaria o Ibrahimovic no lugar do Lewandowski, e ainda colocaria o Yaya Touré ao invés do Gundogan.
    Isso sem contar que além dos que por mim foram retirados, Aguero, Cavani, Ozil, Robben, Reus, Vidal, Rooney, Van Persio e Balotelli poderiam muito bem estar nessa lista sem ser uma unjustiça com os outros.

    • Fábio Teixeira
      Posted Dezembro 25, 2013 at 11:43 pm

      Balotelli poderia estar nesta lista. Então o que dizer do Messi?

    • porquinhodaindia
      Posted Dezembro 26, 2013 at 12:24 am

      Caro Fábio Teixeira,

      concordo em absoluto. Acrescento ainda que Neymar é um nome tão ou mais válido para constar na lista de nomes supracitada: carregou literalmente a Canarinha durante a Taça das Confederações e teve um impacto muito significativo no Barça (conquistou o seu lugar e tem contribuído, e de que maneira, para esquecer, na medidas do possível, Messi).

  • Pedro F
    Posted Dezembro 26, 2013 at 12:20 am

    Sou o unico a achar que o Ibra (época fantastica, segundo melhor marcador em 2013,ficando mesmo a frente de Messi) merecia mais estar neste 11 do que o Lewandowski?

  • Rabensandratana
    Posted Dezembro 26, 2013 at 11:45 am

    Concordo com o 11, salvo algumas excepções, mas no computo geral está um 11 bem formulado.
    Tiraria o Eden Hazard e colocaria o Gareth Bale e talvez o avançado polaco do B.Dortmund por Zlatan Ibrahimovic (mas estes dois fizeram duas temporadas muito boas).

  • Carlos Alves
    Posted Dezembro 26, 2013 at 11:48 am

    Não faz sentido a ausência de Messi, uma vez que é finalista para a Bola de Ouro. apesar das lesões continou a ganhara títulos e a fazer a diferença. também acho que há futebolistas a mais dos clubes alemães. a meu ver o melhor onze será:
    Gr – Neuer
    DD – Lahm
    DC – Tiago Silva
    DC – Subotic
    DE – Alaba
    Medios – Touré
    Medios – Busquetes
    Medios – Iniesta
    AV – Ribery
    AV – Ronaldo
    Av – Messi

  • Simão ribeiro
    Posted Dezembro 26, 2013 at 12:31 pm

    Eles são realmente muito bons sem dúvidas, mas restringir um leque de jogadores de enorme qualidade a uma escolha em que só 11 entram é propício a muita discussão, pois cada um avalia e admira cada jogador à sua maneira. Isto para concluir que desse grande leque existem 2 homens que se destacam claramente dos outros: Messi e Ronaldo, assim o Messi teria de estar englobado nos melhores do ano.
    FÁCIL

  • Anónimo
    Posted Dezembro 26, 2013 at 2:44 pm

    Na minha opinião e apenas considerando a qualidade dos jogadores (não esta época que fizeram) Suarez, Zlatan e Aguero estão a frente de Ribery (então para este a distancia é enorme) e de Lewandowski. Em relação a ano de 2013, Suarez e Aguero ficam desde logo excluídos porque como já se disse aqui o critério baseia-se muito na UCL.

    Abraços

    João Rato

Deixa um comentário