Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Gelson Martins estraga apresentação do FC Porto; Telles desperdiçou penálti; Luís Diaz esteve discreto, Nakajima mal se viu; Romário Baró e Bruno Costa marcaram pontos

Resultado que não traduz o que foi o jogo – os azuis e brancos tiveram oportunidades mais do que suficientes para vencer -, mas a exibição esteve longe de ser bem conseguida, com a equipa de Conceição (encontro demasiado atabalhoado e em esforço) a revelar alguma falta de criatividade e a criar perigo praticamente só na bola aérea. A nível individual, Romário Baró (apesar do lado direito o limitar) teve o mérito de se ter soltado e dado ao jogo, também Bruno Costa entrou bem, acrescentando algum critério no momento da posse (os portistas estavam a pecar muito na definição), mas o resto, a nível ofensivo, foi pobre. Luís Diaz pouco acrescentou (não ganhou pontos), Shoya também não fez melhor quando entrou (mais um jogo que mal se viu). Sérgio Oliveira é outro que não está a justificar a titularidade, enquanto no ataque Corona ainda não conseguiu fazer a diferença neste papel de avançado. Soares também se mostrou menos que Zé Luís. Já o Mónaco tentou jogar no erro, como é habitual com Jardim, mas além do golo pouco ou nada incomodou.

O FC Porto perdeu por 1-0 frente ao Mónaco no jogo de apresentação aos adeptos. Gelson Martins aos 23′ apontou o golo da equipa de Leonardo Jardim. Os azuis e brancos tiveram a iniciativa e várias oportunidades para marcar mas nunca conseguiram superar Lecomte, nem de penálti com Telles a permitir a defesa ao guardião dos monegascos.

XI do FC Porto: Vaná; Manafá, Pepe, Marcano e Alex Telles; Romário Baró, Danilo, Sérgio Oliveira e Luis Díaz; Corona e Soares.

XI do Mónaco: Lecomte; Sidibé, Jemerson, Panzo, Ballo-Touré, Henrichs; Gelson Martins, Fabregas, Boschilia, Golovin; Sylla.

29 Comentários

  • Scorpion
    Posted Julho 28, 2019 at 1:44 pm

    Acho que o Nakajima vai ser um “flop” este ano, não pela qualidade do jogador, mas pelo facto de o SC raramente conseguir potenciar este tipo de jogador técnicamente muito bons mas um bocado frágeis a nível físico.

    • Kacal
      Posted Julho 28, 2019 at 2:32 pm

      Basta ver que ontem, no primeiro jogo no Dragão e último antes da Champions, tendo que usar um XI mais aproximado do que irá utilizar contra o Krasnodar, deixou o Nakajima no banco e nem sequer ao intervalo entrou, só depois.

  • FCPSTYLE
    Posted Julho 28, 2019 at 12:19 pm

    Já não sei o que dizer mais, um clube que há uns anos atrás tinha jogadores incríveis, Lucho, Deco, Hulk, Falcão, Alex Sandro, Ricardo Carvalho, James, Lisandro Lopez, etc…
    E agora, SO, Octávio, Soares, Manafá!!!!
    Acho que vamos mesmo lutar por um lugar com o Braga, lol.
    Gostaria, que ninguém fosse ver os jogos, para demonstrarmos o nosso descontentamento e assim, talvez o PDC caísse na real e fosse para uma casa de Pu*** gozar a reforma.

  • Pormenor Tatico
    Posted Julho 28, 2019 at 9:34 am

    Porto está muito mais fraco em relação à época anterior, Casillas não era um GK de topo, mas era bastante superior a Vaná ou Fabiano, Diogo Costa tem potencial, mas precisa de crescer durante 1,2 anos.

    Saravia e Manafa juntos não fazem um bom lateral-direito, no eixo central Marcano está a anos luz de Pepe e Militão, não tem alternativa a Telles na esquerda, no meio não tem substituto para Herrera, nas alas Nakajima e Luis Diaz são bons jogadores, mas muito longe do nível de Brahimi, no ataque estão bem servidos, têm Soares, Zé Luís, Aboubakar e Fábio Silva que tem potencial tremendo.

    Porto está claramente atrás de Sporting e Benfica a nível de plantel e treinador, antevejo uma luta titânica entre os 2 rivais de Lisboa, com recorde de pontos e golos à mistura, um pouco como o City e Liverpool a época passada.

    • Kacal
      Posted Julho 28, 2019 at 1:33 pm

      O melhor Nakajima não é, em nada, inferior ao Brahimi. Muito menos está “muito longe” do nível dele. O Luís Diaz tem 22 anos, está na 1ª época na Europa e é preciso tempo. Mas ambos têm capacidade para ser mais-valias e fazer a diferença em Portugal. Além de que o nipónico costuma assumir-se nos grandes jogos.

      Discordo que o Marcano esteja a “anos-luz” de Pepe nesta fase, de Militão é capaz. Não acho que vá ser pela dupla de centrais que vamos deixar de ser fortes candidatos, têm tudo para formar uma dupla coesa.

      Na baliza concordo, mas o #1 ficou vago e portanto ainda virá um GR.

      Saravia é cedo para dizer algo assim, também é a sua estreia na Europa e não faltam casos de “patinhos feios” a virar “cisnes”.

      O plantel podia ser melhor, mas também o futebol praticado poderia ser muito melhor e portanto não é apenas culpa do treinador, até porque ontem já fez escolhas duvidosas para o XI.

      GR, lateral esquerdo e médio ainda deverão chegar e com reforços que irão colmatar bem essas falhas, assim espero.

      Nos outros há qualidade para mais, mas o treinador também tem que fazer a sua parte. Além de que há um Tomás Esteves promissor à espreita.

  • RonaldoFenomeno
    Posted Julho 28, 2019 at 9:17 am

    No final da 1ª época disse: “Obrigado Sérgio, mas agora põe-te a andar”. E, se realmente choveram propostas por ele, foi mais outro erro de gestão não o ter deixado ir. SC foi útil para devolver alguma coisa ao FCP, mas não mais do que isso. Também me parece que será treinador de uma época em qualquer lado (e não será mais do que um bombeiro, ao estilo de Petit, mas com outros orçamentos). Depois de uma época vem ao de cima tudo aquilo que ele (não) vale: contratações falhadas, conflitos com metade dos jogadores e, pior, um futebol paupérrimo (ao nível da pior peladinha entre amigos).

    Pela amostra da pré-época (e considerando o que aconteceu nas anteriores) vamos ter mais do mesmo:
    – reforços (escolhidos por ele), não vão calçar;
    – conflitos já tivemos e continuaremos a ter;
    – futebol nem de distrital. Continua a parecer um jogo de aleatoriedade, baseado em centrais sólidos (ok que o Pepe até meteu água, mas regra geral será uma parede) e bola na frente para quem a apanhar. Dois músculos à frente da defesa para tombar os adversários. E uns (falsos) extremos a tentar inventar alguma coisa que nunca existirá, porque futebol apoiado, sustentado e pensado não existe na cabeça de SC (nem deve saber o que isso é); com isto tornou-se demasiado óbvia a forma de jogar do Porto.
    Os porristas insistem que não há omeletes sem ovos, mas, em minha opinião, o ovo não existe no sítio certo: treinador.
    Admito que gosto do facto de ser portista e de sentir muito o clube, mas por isso digo que uma época foi bom. Mais é um claro exagero.
    Espero estar totalmente errado e que no final da época alguém me atire isto à cara, porque se estiver errado foi porque a época correu bem, mas até lá a minha previsão será:
    – Shoya não irá demonstrar nada, porque não encaixa no perfil de equipa de Petit (perdão, SC). Ficará queimado, como tantos outros na era SC;
    – Vai ser Marega e mais 10. E lá se vai a esperança de ver um grande negócio por alguém que tem dois tijolos nos pés;
    – Corona continuará a ser inconsequente, porque esse também é o jogo da equipa;
    – Sérgio Oliveira jogará sempre;
    – Tomás Esteves, Diogo Costa, Fábio Silva, Baró vão regressar a onde vieram e não vão calçar. Só tenho dúvidas relativamente ao Baró, porque com toda a pressão a volta ele pode colocar a jogar (já cedeu várias vezes a estas pressões);
    – não aproveitar os Diogos é um erro enorme;
    – continuaremos a ver um futebol de m****, com um treinador venerado só porque é um grande portista. Eu também sou, todos os portista o são. Se ele o é, saia porque é claramente um elo fraco;

    Espero estar enganado, mas vamos ser ridicularizados na Rússia.

    Já não falo em reforços, porque se vierem daqueles à SC será mais do mesmo.

  • Cpt Obvious
    Posted Julho 27, 2019 at 11:20 pm

    Tal como referido, tivemos mais que oportunidades para ganhar o jogo, mas uma vez mais, não há ninguém que a meta lá dentro.

    Algumas notas:

    -Baró, para mim, continua a ser das maiores (senão a maior) revelação desta pre-epoca. Super à vontade com a bola nos pés e era dos poucos que fazia o jogo desenvolver. Não se percebe porque, sendo o melhor medio do Porto (pelo menos neste momento parece ser quem está em melhor forma), o SC continua a insistir em po-lo na ala. Para grande surpresa, para mim começava a epoca não só na equipa A como a titular. Os portistas não fizeram mal a ninguem para andar a levar com os Sergios Oliveiras desta vida.

    -Alguém me explica esta opção pelos laterais? O SC foi fazer alguma promessa a fátima para termos de andar a levar com o Manafá a titular os jogos todos? Ainda não fez um jogo direito, e a cada 4 bolas que lhe vêm parar aos pés, são 3 jogadas estragadas. Fraco fraco fraco. Além disso, fomos buscar o Saraiva para quê mesmo? Não era suposto ser ele o titular ou, pelo menos, deixar o puto Tomás jogar do lado direito já que tem mostrado ser muito mais jogador que os outros 2 juntos? Não compreendo o que anda Manafá a fazer a LD todos estes jogos, juro que não.

    -Sou o unico que continua sem perceber o que é que o Soares faz para merecer a titularidade a cima de Zé Luis?

    Por fim, e o que mais me preocupa, é esta falta de capacidade da equipa em sair a jogar, fazer uma tabela, fazer um passe em profundidade, enfim, jogar a bola pelo chão. Não há um gajo capaz de ver uma desmarcação clara. A quantidade de vezes que vejo um 1-2 a ser começado, e o segundo passe em vez de sair no jogador que se está a desmarcar, sai em vez disso um biqueiro po outro lado do campo que acaba em MAIS UMA jogada perdida 4 a cada 5 vezes.

    É preocupante, de verdade. Mas isto é a minha opinião.

  • RicardoFaria
    Posted Julho 27, 2019 at 10:38 pm

    Que jogo horrível!

    Manafá é a alternativa (supostamente) ao Telles na esquerda mas joga de início e depois na 2a parte o iluminado do SC vai meter o Saravia na esquerda quando o Tomas entra no jogo e só por acaso este último até devia ser o titular mas enfim.

    No meio campo, o SO esteve hoje e tem estado horrível mas bora lá mandar o Baró para a ala e só quando o rapaz ia buscar jogo ao meio é que o Porto ia causando algum perigo.
    Bruno Costa conseguiu ser bem melhor que o SO por isso espero que o SC meta o Baró no meio ou então que chegue um médio titular indiscutível porque senão isto não vai ser bonito.

    No ataque é mais do mesmo, ninguém consegue meter as bolas lá para dentro, os alas até vão tendo algumas jogadas interessantes mas é pouca coisa.
    Nakajima é que ainda não se mostrou e bem precisamos do japonês.

    Fábio Silva entrou muito bem e animou o público presente no Dragão e deixa os adeptos a perguntarem porque motivo não entrou mais cedo?!
    Só SC pode responder a esta questão.

    Saudações DesPortistas!

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 27, 2019 at 10:13 pm

    Romário baró tem sido o melhor médio do Porto nesta pré-época.

    Merece ficar no plantel.

  • Kurtz
    Posted Julho 27, 2019 at 9:51 pm

    Gr: Diogo Costa
    Dd: T. Esteves
    Dcd: Pepe
    Dce: Marcano
    De: Telles
    Mc: Danilo
    Mc: R. Baró
    Md: Corona
    Me: Diaz
    Sa: Fábio Silva
    Pl: Aboubakar

    Gostava de ver o Porto com este 11

    • Azevedo
      Posted Julho 27, 2019 at 10:15 pm

      Só trocava à frente de ataque com nakajima SA e Zé Luís PL.
      Jogar com S. Oliveira e Suares é que não mau de mais

  • AngeloGJ
    Posted Julho 27, 2019 at 9:36 pm

    Tenho que dizer que este FCP de SC NÃO JOGA NENHUM, o treinador tem agora um plantel a sua imagem(guiando-me nas palavras do presidente que disse que o treinador é agora o diretor desportivo do clube) com mais jogadores técnicos e apesar de ser ainda a pre época a equipa continua a não mostrar um bom futebol( tenho dúvidas que este ano o FCP consiga ganhar jogos a base do chutao, ou joga bem ou não ganha os jogos) ou seja continua a não jogar nada e o futebol a converter em bolas longas, cruzamentos da fé, e passes sem sentido, ou seja o treinador quer jogar com jogadores diferentes igual a forma que jogava com a turma de medianos que acabou por deixar o dragão este verão, não acredito que isso vai dar certo e quando SC acordar para esse facto pode já ter sido eliminado da champions e ter 3/4 jogos no campeonato e 3 empates e 1 derrota.

    Este ano será o derradeiro teste as capacidades de SC, há uma grande parte dos adeptos portistas que defende que a sua estadia no dragão acabou na primeira época, eu acredito que o treinador ainda tem algo a dizer se tiver um elenco mais a sua imagem, veremos quem tem razão, mas as indicações que vou tendo (por meios dos jogos) a não ser que o SC esteja a preparar a equipa de uma forma e metê-la a jogar de outra acho que está será a última época do SC nao porque acabará com sucesso mas porque será um época de insucesso e com o treinador a mostrar que a primeira época foi mesmo LUCK…

    Quanto aos reforços, cada vez noto mais que os reforços do FCP teem uma enorme dificuldade em encaixar nas ideias de jogo da equipa, e penso que isso acontece não porque as ideias são difíceis de assimilar mas porque em vez de se adaptar a ideia de jogo aos jogadores está a adaptar-se os jogadores a uma ideia, futebol direto em demasia e Alex Telles a ser o dinamizador do ataque através de cruzamentos vindos da direita, e há aqui jogadores que tenho sérias dúvidas que irão encaixar nesta “não ideia de jogo” e futebol burro que o FCP prática, não me admiraria que Nakajima e Saravia por exemplo cheguem a Janeiro com 5 jogos feitos, e Zé Luís com um rendimento quase nulo.

    Neste momento o FCP deveria estar a jogar MUITO mas MUITO mais do que o que joga, daqui a 2 semanas tem a primeira mão contra os russos e a jogar assim tenho sérias dúvidas que consigam ultrapassar os russos que não são toscos nenhuns e que jogam bem mais do que todos os adversários que o FCP encontrou durante a pre época.

  • DNowitzki
    Posted Julho 27, 2019 at 9:29 pm

    Antigamente, era o 10; hoje, é o 9,5 ou lá o que é. Ou seja, a falta que faz um tipo ali no meu a oferecer rebuçados ao PL, OU a falta que o Félix vai fazer no Benfica.

    • Xefe
      Posted Julho 27, 2019 at 11:09 pm

      O Félix vai fazer falta ao Benfica mas não na questão que mencionas. Aliás essa função de oferecer rebuçados aos avançados tem sido fundamentalmente desempenhado pelo Pizzi há já uns bons anos. É um “10” que joga a partir da ala (hoje em dia já não se joga com um real 10 como dizes).

      Mas sem dúvida que o Félix vai fazer falta (“apenas” custou 120M), pelas combinações que fazia com os colegas da frente, pelos golos que marcava, pela jogo entre-linhas (entrecalando com Pizzi nesta missão), pela profundidade que dava.

      Como o Dca disse noutro post há algumas semelhanças entre os sistemas do Atletico e do Benfica. O Félix está a desempenhar o papel que o Pizzi faz no Benfica. Obviamente que o Pizzi não tem a qualidade do Félix mas isso é válido para quase todas (ou todas) as posições no 11.

    • Dca
      Posted Julho 27, 2019 at 9:44 pm

      O Atlético ontém não jogou com um 10 e deu espectáculo.

      • DNowitzki
        Posted Julho 27, 2019 at 9:58 pm

        Devo ter sido demasiado hermético no que escrevi, mas pensei que a referência ao João dava para chegar lá.

  • Manolas
    Posted Julho 27, 2019 at 9:27 pm

    Como é que o Porto chegou a este ponto? Olhar para equipas que o Porto já teve num passado relativamente recente e para esta é assustador. Neste momento este é o pior plantel do Porto dos últimos 20 a 25 anos. Faltam contratar 7/8 jogadores a começar pelo Guarda Redes, um central, um defesa esquerdo para estar no banco, mais dois médios pelo menos, mais dois extremos, e não sei se me ficaria por aqui. Não me admirava nada que surgisse mais um “escabeche” com o Serginho para forçar a saída. O homem sabe o problema que tem em mãos. Neste momento o cenário, na minha opinião, está negro no Dragão. Vamos ver o que ainda conseguem fazer.

    Abraço a todos!

    • Kacal
      Posted Julho 27, 2019 at 9:46 pm

      Acho que temos uma dupla de centrais coesa. E o problema também é do Sérgio Conceição quando aposta mais no físico e menos na técnica.

  • Ramon Caetano
    Posted Julho 27, 2019 at 9:23 pm

    Depois do que li aqui de Luis Diaz esperava muito mais. Até tecnicamente não parece grande espingarda.

  • WildFury
    Posted Julho 27, 2019 at 9:15 pm

    Acabou a pré-época com um jogo ao chutão. E no final falta o que faltou sempre, o avançado (já que o SC não aposta em jovens e o F. Silva é o nosso melhor PL).
    GK: não é por aí que perdemos e a vir tem de ser para titular e de qualidades inegáveis.
    Defesas: Tanta coisa e na ala direita continua o mesmo, o melhorzito ainda tem 17 anos. O Saravia parece que nao veio acrescentar nada. Quando o Alex Telles sair vai ser bonito vai, contratações todas ao lado.
    Meio-campo: Serve o Baró, Danilo e Bruno Costa (o ultimo tem de ser suplente), falta claramente um titular. F. Vieira a vir da seleção tem mais qualidades que muitos que temos.
    Avançados: Nakajima parece-me que vai ser flop, não mostrou nem de perto o valor pago por ele e falta-nos claramente um PL de jeito há 4 anos, 4 ANOS!!

    Saidas: Marega, Soares, Loum (não sei o que veio fazer), Fernando, Otávio (com proposta aceitável)

    Falta claramente um/dois médios área a área, que tenha bom passe, intensidade e resistência. Agora vamos dar o devido valor ao Herrera.

  • mega3
    Posted Julho 27, 2019 at 9:09 pm

    Primeiro comentário sobre o jogo VERGONHOSO perder contra o monaco é o mesmo que perder contra uma equipa da distrital.
    Agora sobre o jogo continuamos a não ter avançados, Soares vai para c****** , a teimosia do SC nesta tática vai matar o porto, o corona mais um jogo de m**** , depois começar a 2 parte só com 10? o SC anda a fumar o que?, por fim os miúdos com 17 anos tem mais qualidade que maior parte dos jogadores da A

  • Alvaromoreira
    Posted Julho 27, 2019 at 9:06 pm

    Sergio Oliveira e Otávio juntos não fazem um bom jogador. Mas enquanto lá estiver o trolha vai haver sempre lugar para eles. Romário Baró bastante bem. Falta claramente um redes, aquele Vaná é mau que dói, a ficar só para terceiro guarda redes, compromete muito.

  • Kurtz
    Posted Julho 27, 2019 at 9:05 pm

    Continuo a pensar que o que realmente faz falta ao Porto é um matador (podendo se vender Soares e até Marega) mais até que um guarda redes ou médio centro.

  • Kacal
    Posted Julho 27, 2019 at 9:03 pm

    Na 1ª parte não fizemos um mau jogo até ao Mónaco marcar, mas pede-se mais criatividade no nosso futebol e mais bola no chão jogável. Tivemos muita dificuldade em sair a jogar a partir de trás. Vaná não é propriamente bom no jogo de pés, Manafá tem limitações técnicas e depois Pepe e Marcano até têm qualidade no passe longo, mas o Mónaco pressionou bem na frente em alguns momentos e isso complicou as coisas à defesa já que tirando o Telles nenhum era propriamente evoluído tecnicamente. Além disso Pepe e Marcano recorreram bastante ao passe longo (o espanhol atirou para fora uma ou outra vez) e quando não era possível andaram a “engonhar” demasiado com a bola e depois claro que o espaço fecha-se e isso leva ao erro, foi o que aconteceu no 1º golo.

    Soares é um avançado incansável e forte fisicamente, mas por vezes peca na inteligência e na qualidade técnica, acho que o problema por vezes é ele querer o golo com demasiada ansia e acaba por atrapalhar-se nas suas acções e daí que falhe golos cantados. Pedir-lhe que caía na ala e saía demasiado da area para vir buscar jogo é pedir-lhe algo que não é capaz. Se o SC quiser jogar assim terá que ter um avançado mais capaz nesse aspecto do ponto de vista técnico.

    Gostei da dinâmica do Romário Baró, não é um jogador criativo nem habilidoso com bola, nem vale a pena pedir-lhe que vá constantemente entrar no 1×1 ou faça dribles estonteantes, não é um médio de classe, mas é um médio que ocupa muito bem os espaços entre o meio e a ala direita, capaz de progredir com bola e acima de tudo muito tranquilo em campo e que não tem medo de arriscar. Gostei de o ver a movimentar-se pelo campo, a progredir com bola por vezes e a dar apoio defensivo ao Manafá. Ganhando mais corpo e vindo a experiência poderá ser um daqueles médios que será importante na equipa.

    Mas neste jogo já notei a falha na contratação de 2 extremos esquerdos, devíamos ter investido num extremo direito. Jogar com Corona no meio é interessante deixando a ala para Romário Baró que vai movimentando-se entre o meio e a direita, mas acaba por deixar a ala direita “manca” em relação à outra com Telles e Luís Diaz porque Romário Baró não é um jogador habilidoso e forte no 1×1 sendo que Manafá não subiu o suficiente no terreno. Depois quando Corona estava a cair na direita já tinhamos mais capacidade nesse flanco e desequilibravamos mais, mas depois faltava gente na area ou para tabelar. Prefiro jogar com 2 extremos mais declarados e os laterais a subir tendo menos um médio em campo.

    Houve boa dinâmica na frente até, sobretudo na ala esquerda entre Telles e Luís Diaz. Sérgio Oliveira também quando subiu no terreno furou bem pelo meio e teve um ou outro bom pormenor, até foi dos que mais gostei. Corona no desequilibrio individual. Mas houve pouco volume ofensivo do lado direito e por vezes havia uma tendência a bater longo.

    Não havendo um extremo direito, prefiro jogar com Corona lá e meter o Luís Diaz atrás do PL com o Nakajima na esquerda, mas claro que aí faltam soluções no banco, daí que eu acho que um extremo direito ou um SA deveria vir ainda.

    Resumindo, iniciar um jogo com Danilo, Sérgio Oliveira, Romário Baró, Luís Diaz e Soares é mais do mesmo, não me agrada. Obviamente no caso do Luís Diaz é bom tecnicamente também e tem alguma habilidade, mas são jogadores muito físicos e pouco criativos, daí que para mim tenha que ser Corona e Nakajima “mais 9” nesta equipa. O nipónico tem que jogar, ponto. Para mim basta meter 2 médios, pode jogar só com Danilo – Sérgio Oliveira ou Danilo – Romário Baró, agora os três em simultaneo não dá. Não estou a dizer que num jogo contra um colosso como o Liverpool ou outro não possa recorrer a esta estratégia, mas a nível interno não dá.

    O Benfica jogou com Pizzi e Rafa nas alas mais Félix e um PL. Até podemos jogar com Corona e Luís Diaz nas alas, mais um PL como Zé Luís ou Aboubakar, mesmo o Soares, mas mais fixos e teremos que ter ali um jogador forte no jogo entre-linhas e com qualidade técnica, que não existe. Sendo Corona temos que ter um extremo direito, mas gostava de ver o mexicano na direita, Luís Diaz na esquerda e o Nakajima a fazer essa posição. Mais vale meter o Otávio no papel do Romário Baró. O Romário esteve bem em termos tácticos, mas com defesas descidas e fechadas não vai criar desequilibrio.

    Onde criamos mais perigo foi em cruzamentos sobretudo do Telles e bolas paradas, basta ver que 2 das melhores oportunidades foram de Pepe de cabeça. De resto tivemos uma boa jogada interior do Sérgio Oliveira a subir em progressão e tabelar bem com Corona (penso eu) e aí furou bem, mas não gostei muito da 1ª parte.

    Na 2ª não mudou muito e gostei mais do Mónaco quando construiu que nós propriamente. Muito dependentes das arrancadas individuais de Otávio, Nakajima e sobretudo Corona. Quando Bruno Costa e Fábio Silva entraram, juntamente com Nakajima até tivemos mais agressividade ofensiva e criamos mais pelo meio. Mas começo já a ver uma tendência para a escolha do físico em vez da técnica e não me agrada, basta ver as escolhas de Manafá (pouca profundidade, vários passes falhados e erros defensivos) e Luís Diaz (não tem apenas físico, mas não é um virtuoso como o japonês) em vez de Tomás Esteves e Nakajima, por exemplo.

    Aliás, não consigo entender como escolhe Manafá nesta fase em vez de Saravia ou Tomás Esteves, faz pouco sentido para mim.

    Falta ali um médio que leve a bola para a frente, que tenha visão de jogo e qualidade de passe acima da média, que tenha alguma criatividade, são todos jogadores parecidos o que temos.

    Vaná mal no jogo de pés, mal até a repor a bola por vezes com a mão, dentro dos postes cumpre mas é curto.

    Nakajima não se viu tanto como pretendido porque é complicado quando tivemos pouca bola e nem sempre lhe chegou. E quando ele a recebia e arrancava caíam logo em cima dele, devia ter começado de inicio e na 2ª parte com mais desgaste entrava Luís Diaz para “furar”.

    Como é possível? Eu nem acompanhei o Fábio Silva nas camadas jovens, nos jogos que vi da pré-época ele não jogou muito, mas só hoje deu para ver que há ali qualidade, mal entrou fez mais que Soares e Ze Luís juntos no que toca a perigo real. No Benfica este menino ia lá para dentro sem medos, eu não vejo ali um rapaz de 17 anos, vejo muita maturidade inclusive fisicamente, depois basta vê-lo a movimentar-se sem bola e vemos a inteligência pura. Quando há qualidade é lá para dentro, para mim este não vai enganar. 3 das melhores oportunidades que tivemos no jogo, as 3 melhores na 2ª parte foram por parte dele.

    Diogo Leite e Tomás Esteves a entrarem quando o jogo já “morreu”, não gostei. Preferia ter visto os miúdos de inicio.

    É pré-época, mas já foi o último jogo e vem aí os jogos a doer, não vi um futebol muito mais inovador em relação à época passada e vi tendência para o físico nas escolhas. Onde criamos mais perigo foi em bolas paradas e cruzamentos. Temo que continue tudo na mesma senda e sobretudo que não aposte nos criativos e na juventude. Gostei de ver o Benfica a jogar com Bruno Lage na época passada e nesta ainda vi pouco ou quase nada, mas com esta juventude da formação e certos reforços que vieram, com outro treinador, poderíamos jogar outro futebol, mas vamos a ver e poder ser que melhore. Esta é a minha opinião do que vi, mas vale o que vele. Há que melhorar. Somos Porto!! Venha de lá a Champions!!

    • coach407
      Posted Julho 27, 2019 at 10:42 pm

      Kacal, concordo no geral.

      Por curiosidade, qual seria o teu 11 para este primeiro jogo da Champions?

      • Kacal
        Posted Julho 27, 2019 at 10:59 pm

        Ainda bem Coach, é bom ver que alguém que acho ter conhecimento está de acordo.

        Sobre o XI, é complicado. Obviamente Vaná (infelizmente, mas não temos outra solução. Caso o Diogo recupere, ia com ele), Pepe, Marcano, Telles, Danilo e Corona estão certos e também os escolhia.

        Depois existe a duvida na lateral direita, mas por mim Manafá não jogaria e portanto apostaria em Saravia ou Tomás Esteves.
        Sendo o jogo na Rússia e portanto uma deslocação complicada e provavelmente um jogo mais físico, eu apostaria em Saravia, Romário Baró, Nakajima, Luís Diaz e Zé Luís.

        Vaná (ou Diogo Costa caso recupere); Saravia (mais experiente que Tomás e neste jogo convém não “queimar” os miúdos), Pepe, Marcano e Telles; Danilo, Romário Baró (vejo-o pronto e gostava de o ver nesta posição), Corona e Nakajima. Luís Diaz (mais nas costas do PL indo trocando com o japonês durante o jogo na dinâmica colectiva) e Zé Luís (parece-me melhor que o Soares e jogou 4 anos na Rússia, é importante). Talvez fosse isto, mas não duvido que o SC aposte no mesmo XI que iniciou o jogo de hoje mas trocando Manafá e Soares por Saravia e Zé Luís.

        • coach407
          Posted Julho 27, 2019 at 11:28 pm

          O guarda-redes e a defesa acho pacífico. As principais questões são do meio-campo para a frente.

          Eu fui vendo a pré-época do Porto a espaços portanto posso dizer asneiras, mas acho que o Baró é o jogador com mais capacidade para jogar no lugar do Herrera e nem foi testado a sério nessa posição.

          Nesta fase deixava o Nakajima no banco e apostava no Otávio. O brasileiro pareceu-me em excelente forma física do que vi, nem tudo lhe sai bem, mas nota-se que vai subir o nível no curto prazo, só precisa de jogo, ao contrário do japonês que não acrescentou nada nos períodos que o vi. Talvez não esteja na forma ideal depois de ter descido muito o patamar competitivo e pode demorar um pouco mais a chegar lá.

          Posto isto, a única alteração que faria ao teu 11 seria colocando Otávio na direita e Corona a fazer de Brahimi. No entanto o trio Otávio-Diaz-Corona permite muita flexibilidade tática, como propuseste.

          Sabes-me dizer se o SC chegou a testar Zé Luís e Soares ao mesmo tempo? Ao acompanhar a pré-época do Benfica e do Atletico Madrid, tenho visto De Tomás e Seferovic ou Morata e Diego Costa ao mesmo tempo então fiquei curioso se o FC Porto poderia testar algo parecido. Outra dúvida: Aboubakar tem jogado? Não tenho ouvido falar dele, até dá ideia que o Fábio Silva está à frente na hierarquia, o que é um pouco estranho, apesar do talento do miúdo.

          • Kacal
            Posted Julho 28, 2019 at 12:19 am

            Concordo que o GR e a defesa serão pacíficas as escolhas, desde que o SC não escolha o Manafá eheh, de resto está praticamente decidido.

            O resto concordo totalmente contigo e estás certo, o Romário Baró nem foi testado tanto no meio-campo mas para mim é totalmente um #8 e a jogar TEM QUE SER no lugar de Herrera, não são asneiras, estás certo no meu entender. E vejo potencial nele para assumir o lugar, até porque ele não é um jogador muito habilidoso e criativo, nem forte no drible em termos de desequilíbrio no 1×1 (é mais de arrancadas a progredir) e portanto extremo nunca, mas tem todas as qualidades e capacidades para ser um #8 muito bom, o SC devia limitar-se a coloca-lo a #8 com Danilo, mas o que fez hoje pode ser uma boa opção mas apenas jogando contra um colosso para equilibrar e dar maior segurança defensiva.

            De resto, confesso que a minha admiração pelo Nakajima me “vidrou” mas realmente o nipónico tem estado uns furos abaixo nesta pré-época, esteve bem com o Fulham mas de resto exige-se mais e ele é capaz de MUITO mais portanto admito perfeitamente que jogue o Otávio que tem estado em boa forma, boa ideia e sugestão. É válida e aceito! Concordo contigo no que disseste.

            Não Coach, pelo menos nos jogos televisionados o Zé Luís e o Soares não jogaram em conjunto, nem em simultâneo. Mas até seria interessante de ver no sentido de termos dois “panzers” na frente a incomodar e darem apoio um ao outro, mas com o Zé Luís mais móvel. Mas o SC não testou.

            Sobre o Aboubakar, ele foi convocado para os últimos 5 jogos e foi utilizado em 3 ou 4 jogos, mas só num deles foi titular que foi no jogo-treino contra o Farense (não televisionado), de resto entrou apenas nos fins de jogo, depois dos 80 já e hoje nem entrou. Não sei se será por não estar ainda a 100% e tem entrado aos poucos para não forçar e ter uma recaída ou se o SC não conta com ele e até poderá sair, acho estranho, mas tem sido pouco utilizado. Também gostava de ver a dupla Zé Luís – Aboubakar a ser testada. Mas não, nem o camaronês tem jogado muito, nem a dupla Zé Luís – Soares foi testada. Vamos ver.

Deixa um comentário