Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Geração 2002: O renascimento de Alcochete?

“Alcochete está acabada”, “a formação do Sporting já não existe”, “completamente ultrapassada”, são algumas das afirmações que se têm ouvido nos últimos tempos sobre uma das mais badaladas academias de futebol a nível mundial. Já todos conhecem os talentos que ali foram formados, mas agora importa perceber o verdadeiro estado da situação e o que os sportinguistas (e adeptos em geral) podem esperar para o futuro.

Nesse sentido, urge valorizar talvez a melhor geração de jogadores desde a geração de 93/94 onde saíram, entre outros, craques como Dier, Ilori, Bruma ou João Mário. 2002 parece ser o ano da viragem no paradigma de Alcochete. Prova é a assinatura coletiva de contrato profissional a 12 atletas desta geração, que, atualmente, é líder do campeonato de juvenis 2.ª fase série sul, fruto de uma vitória categórica na manhã de hoje perante o Benfica (3-1). Observando esta equipa do Sporting individualmente é fácil perceber que estamos perante um conjunto de jogadores talentosos que pode chegar longe se for bem guiado e bem gerido.

Na baliza, Diogo Almeida. Habitual titular da seleção sub17, guarda-redes seguro entre os postes e com facilidade na defesa de grandes penalidades (defendeu 3 contra o Brasil na final do Torneio Montaigu que Portugal venceu na época passada). A dupla de centrais é uma das mais promissoras dos últimos anos a nível nacional. Eduardo Quaresma, capitão da seleção sub-17 e um líder nato. Facilidade na saída de bola, qualidade de passe acima da média e não se coíbe de progredir com a bola no terreno. Rodrigo Rêgo, central canhoto de muita qualidade de saída, toma sempre a melhor opção, é rápido a defender em profundidade e é também ele habitual titular da seleção. Nuno Mendes, lateral ágil, rápido e que oferece bastante profundidade pelo seu flanco (com a bola em progressão é difícil de travar). João Daniel, número 6 puro de construção, chamam-lhe “Busquets” e percebe-se porquê. Sempre bem posicionado é um porto seguro a quem entregar a bola e fazê-la girar, oferece sempre muita segurança quando em posse. É dono da posição na seleção. Gonçalo Batalha e Daniel Rodrigues, dois médios interiores de muita técnica, criatividade e dinamismo. O segundo pode também descair na faixa. São dois habituais clientes da seleção. Tiago Ferreira, número 10 esquerdino, que curiosamente nos sub-15 jogava como lateral esquerdo, é talvez o jogador com mais talento puro desta geração. Tem um pé esquerdo delicioso, um regalo para os olhos. Bruno Tavares, extremo direito canhoto (joga de pé trocado) e é temível nas suas diagonais para o meio visto que o seu pé esquerdo parece uma colher na forma como recorta a bola nos remates. Também desequilibra através do drible. Habitual titular da seleção (normalmente disputa o lugar com o “mini Messi” Francisco Conceição e o talentosíssimo Pedro Brazão, jogador que pertence aos quadros do Nice). Na frente, como avançado destaca-se Tiago Tomás. Há quem diga que tem mais ‘golo’ que Fábio Silva, joga muito bem de costas, demonstra pormenores técnicos muito interessantes ao nível da receção, controlo de bola e finalização e dentro de área é temível com as suas movimentações.

Dizer que, curiosamente, e atualmente, o jogador mais promissor da academia é Joelson Fernandes, que é de uma geração abaixo (2003), mas já brilha pelos sub-17 (ainda hoje marcou um golaço bem atrás do meio-campo) e tem tudo. Se mantiver o foco no que é necessário, para ser a next big thing da formação do Sporting Clube De Portugal.

Nota: A atual equipa de sub-19, apesar de não se comparar com a de sub-17, tem também valores muito interessantes para o futuro, como Bernardo Sousa (de 2000, pé esquerdo acima da média), Diogo Brás (de 2000, extremo desequilibrador), Rodrigo Fernandes (de 2001, médio centro forte fisicamente e com um pé esquerdo que mete a bola onde quer) e Félix Correia (de 2001, extremo/avançado rápido, forte num um para um e com uma capacidade de finalização muito interessante).

Nota 2: A atual seleção portuguesa sub-17 torna-se, assim, com grande parte dos jogadores acima descritos, uma das melhores a nível europeu e portanto será interessante seguir e apreciar o seu percurso já na Ronda de Elite de apuramento para o Europeu, onde certamente será uma das mais fortes. Relembrar ainda que, para além dos jogadores do Sporting, esta geração inclui, entre outros, nomes como Fábio Silva, Tomás Esteves e Francisco Conceição (FC Porto), Paulo Bernardo, Filipe Cruz, Tomás Araújo, Samuel Soares, Rafael Brito, Henrique Pereira (Benfica), Famana Quizera (Borussia M’Gladbach), Pedro Brazão (Nice) ou Tiago Ribeiro (Mónaco). Ronaldo Camara, de 2003, também costuma ser presença assídua.

Mais uma vez, talento não falta!

VM Scouting: Hugo Moura

VM
Author: VM

48 Comentários

  • RodolfoTrindade
    Posted Março 6, 2019 at 10:50 am

    O Sporting tem de voltar a apostar nos seus jovens…

    Será por aqui o seu futuro…

  • RicardoFaria
    Posted Março 5, 2019 at 8:20 pm

    Parece que o Sporting tem aqui uma geração que poderá ajudar o clube daqui a uns anos caso estes atinjam o potencial que todos esperam.
    Não tendo eu muito conhecimento acerca das camadas jovens do meu clube, gostaria de incentivar quem tenha, a fazer um post idêntico mencionando as “pérolas” que o FCPorto tem nas suas camadas jovens.

    Saudações DesPortistas!

  • Marcio Ricardo
    Posted Março 5, 2019 at 7:54 pm

    Vejo muita gente a dizer que as gerações sub17 do Sporting são ótimas. A minha pergunta é; são melhores do que as do Benfica ?

  • Artur Trindade
    Posted Março 5, 2019 at 4:38 pm

    Em relação ás renovações, espero ver Bruno Tavares, Félix Correia e Diogo Brás, renovarem em breve.
    O Sporting precisa de rever os quadros técnicos, permitindo que a competência fale acima do amiguismo.

    O scouting nestas idades é peça fundamental, e o Sporting tem que ser melhor, melhores jogadores.
    Basta ver que no Benfica existe uma corrente de jogadores promissores a entrar constantemente. Por exemplo nesta equipa entraram já no decorrer deste ano Lacava, Isailovic, Lubamba e Sarmiento.
    O Sporting não tem scouting a este nível. A rever, a entrada de alguns jogadores como Plata ajuda sempre a compor o ramalhete.

    Como já disse Diogo Brás e Félix Correia ambos com 18 anos (Brás está a fazer 19!!) deveriam estar a jogar nos sub-23.
    Para lá dos citados no post, gosto do Samuel Lobato de 17 anos, que tem sido preterido pelo possante mas fraco Edmilson.

  • Paulo Amaral
    Posted Março 5, 2019 at 4:34 pm

    Boa tarde a todos!

    Passei aqui só mesmo para dizer que eu e um grande amigo meu costumamos falar entre nós que sentimos muita falta daqueles artigos super interessantes assinados pelo João Magalhães sobre Scouting e a Formação.

    Bem sei que ainda faz parte da equipa VM. Aproveito para lhe mandar um abraço e dizer-lhe que eram dos nossos artigos favoritos e que fazem falta.

    Que o Hugo Moura seja o “herdeiro do trono” ahah! Boa sorte e bons artigos, Hugo! ;)

    Grande abraço a todos!

  • Joao X
    Posted Março 5, 2019 at 3:47 pm

    A Sporting TV transmite todos os jogos dos juvenis e juniores?

  • Joao X
    Posted Março 5, 2019 at 3:35 pm

    MegaBadjeras, dá-nos aí a tua opinião!

    • MegaBadjeras
      Posted Março 5, 2019 at 4:45 pm

      Não há assim muito mais a apresentar ao artigo do VM.

      Esta é das gerações de Portugal com mais potencial a seguir à famosa de 99.

      Como já por diversas vezes aqui referi, há aqui dois jogadores que gosto particularmente no Sporting: são eles o Eduardo Quaresmas e o Gonçalo Batalha, qie creio que podem vir a ser muito úteis ao futebol português. O Eduardo Quaresma é um patrão na defesa, e tem bons pés para central, vamos ver como evolui fisicamente. O Gonçalo Batalha é um médio fisicamente muito forte, tens as pernas bem massudas e tem grande facilidade de remate, aparece muitas vezes à entrada da área. Já no Seixal tinha feito um golo.
      Gosto também do João Daniel, mas vamos ver como evolui. O Diogo Almeida promete muito apesar da sua baixa estatura, é um guarda-redes ágil, forte, e defende bem penalties, como se viu no torneio de Montaigu no ano passado em que a FPF transmitiu no seu canal no youtube.

      O Joelson é rápido, tem facilidade de drible, mas o Úmaro Embaló também tinha em escalão de iniciados e juvenis, e este ano está a fazer uma época aquém daquilo que se esperava. Temo que se perda, porque já se fala nele desde os seus 13 anos, qual novo Bruma qual quê.

      Discordo quando dizem que o Tiago Tomás tem mais golo que o Fábio Silva.
      Se há jogador que digo que tem pode atingir o nível do Félix em Portugal, é o Fábio Silva. Não me recordo que de ver um ponta tão rápido, com tanta raça e técnica em Portugal.

      Do lado do Benfica hoje não jogou o Henrique Pereira que é para mim o melhor extremo de 2002, mas jogou o Paulo Bernardo, que na minha ótica já deveria andar pela equipa B. O Félix por exemplo estreou-se lá com 16 anos apenas, o Paulo Bernardo tem 17 anos e ainda está nos juvenis. O central Tomás Araújo que faz dupla com o Eduardo Quaresma na seleção também tem qualidade, mas esta geração de 2002 benfiquista perdeu um grande motor no meio campo, chama-se Famana Quizera, também ele internacional.
      Hoje o Benfica subiu o lateral esquerdo mais promissor do país, a seguir ao Vinagre, é de 2003, o Guilherme Montóia, e esteve muito bem. Não percebi foi pq na ausência do Henrique Pereira não se usou o extremo mais talentoso de 2003, o João Tomé e super desenvolvido fisicamente, acredito que tinhamos ganho com ele em campo mas enfim.
      Do lado do Fc Porto destaco Francisco Conceição, Bernardo Folha e claro como já referi, a maior esperança de Portugal inteiro, Fábio Silva.

      Gostava muito que esta geração de 2002 conseguisse levar Portugal de volta a um tão merecido Mundial sub 17, depois da qualidade que Portugal tem apresentado em competições jovens internacionais, mas primeiro vamos ver se conseguem o apuramento para o Euro sub 17. Às vezes depende muito das convocatórias elaboradas pelos treinadores da FPF.

      • Jordan
        Posted Março 5, 2019 at 6:00 pm

        Concordo, para mim o Henrique Pereira também é o melhor extremo desta geração. Sabes o porquê da sua ausência?

        Não é fácil para o João Tomé entrar nesta equipa, a qualidade de extremos é elevada. O Sarmiento é muito bom, o Lubamba ainda vi pouco mas vem do Real Madrid, e o Gerson sinceramente não aprecio muito mas também tem qualidade.

  • Carlos C.
    Posted Março 5, 2019 at 3:20 pm

    Se o Sporting decidir voltar com a equipa B a mesma vai para a segunda divisão?

    • josediogo
      Posted Março 5, 2019 at 4:27 pm

      Penso que vai começar no Campeonato Nacional de Seniores (ou Campeonato de Portugal, já nao sei a designação com tantas trocas).

    • E o que temos
      Posted Março 5, 2019 at 3:26 pm

      Obvio que não, devia começar nos distritais mas parece que até vão conseguir que ela comece no CPP, já viste a sorte

  • Manchester Is Red
    Posted Março 5, 2019 at 3:12 pm

    O Sporting cometeu foi um erro enorme em emprestar o Bragança ao Farense.

    O puto não tido minutos nenhuns e a equipa joga mal e porcamente com pontapé para a frente e fé em Deus.

    4 meses da carreira dele completamente desperdiçados.

    P.S: e eu sou do Farense.

    • Artur Trindade
      Posted Março 5, 2019 at 4:15 pm

      O Sporting teve um azar enorme que o Farense contratasse o Álvaro Magalhães.
      Reedição da história Daniel Carriço.
      Daniel Bragança chegou e conseguiu fixar-se com 2 jogos a titular.
      Entra o raçudo Álvaro Magalhães e eis que Daniel Bragança está verde, fica no banco.

    • Joao X
      Posted Março 5, 2019 at 3:44 pm

      O Sporting raramente acerta uma… já podia fazer parte da equipa principal, enfim.

  • M1950
    Posted Março 5, 2019 at 3:03 pm

    Excelente post.

    Algumas notas.

    Nos juniores Bavikson , Vaza e Gonçalo Costa também são jogadores de qualidade. E Diogo Brás é um avançado mais para o estilo do CR7 do que propriamente um desequilibrador , acho que é assim que ele vai evoluir.

    Da geração 99 do Sporting ( jogadores com algo mais): Daniel Bragança , Rafael Leão , Rúben Vinagre, sendo o Mitrovski um bom jogador.

    Neste momento só tem Daniel nos seus quadros que é um jogador especial que me parece estar a evitar evoluir a massa muscular para aumentar a probabilidade de crescer em altura mantendo o seu corpo franzino embora a medicina assuma que a genética é a influência maior do crescimento , já leva 1.81 e faltarão 4cm e vai fazer 20 anos este ano , é possível que atinga os 1.84/1.85 os mínimos para a maioria dos treinadores para satisfazerem a posição 6 , mas independentemente disto o Sporting devia estar atento a ao talento deste jogador que já poderia ser titular de um Sporting onde joga o Gudelj , este e Bruno Paz eram os mais preparados para a subida e não se compreende a razão pela qual subiram Thierry e Miguel Luís ( embora o Miguel Luís talvez venha a dar qualquer coisa porque ele sabe mais do que mostra é sim um jogador tímido ) – penso que a única referência foi o facto de terem sido campeões europeus. Daniel tem uma qualidade técnica absurda ( pé esquerdo mas sabe usar o direito ) pode jogar em qualquer posição do meio campo , sendo que mais recuado ou com um 6 atrás dá um autêntico festival de inteligência principalmente quando está a ser pressionado a equipa que o pressiona acaba sempre desequilibrada porque ele dá sempre a melhor sequência aos lances , criatividade e visão de jogo ( ele mete a bola onde nem os colegas estão à espera ) , antes de receber já sabe o que vai fazer e vai fazer bem , passe curto , passe longo o critério é régua e esquadro.

    Tem o Sporting a palavra neste momento , se não for para apostar , que não façam uma gestão à Iuri ou Chico , emprestar a equipas pequenas e dar 30 na pré época num tudo ou nada para mostrarem o que valem consecutivamente até banalizar os jogadores. Libertem-no para que lá fora possa afirmar-se e pelo menos assim elevar a marca da formação do SCP como está o Rafael Leão a fazer.

  • Goncalo Silva
    Posted Março 5, 2019 at 3:00 pm

    Eu, enquanto benfiquista, estou a adorar a forma como a equipa joga, fruto do talento jovem que subiu para a primeira equipa, e como tal espero que esta aposta continue a ter os resultados que tem tido. No entanto não escondo que também gostaria de ver as outras equipas do nosso campeonato que estão seguras na primeira liga (Porto, Sporting, Braga, Vitória SC, Rio Ave e Belenenses) também tenham uma valente aposta na formação.
    Por exemplo, seria excelente para o Vitória SC se tivessem conseguido manter Kikas, que até já poderia ser o titular.
    O ideal é que todo este talento conseguisse ser aproveitado, para o bem da seleção Nacional, e para tal o ideal seria distribuir algum deste talento para os outros clubes, para que todos fossem aproveitados. Por exemplo, há jogadores como Vukotic, Lucas Ferrugem, Ivanildo, Nuno Santos, Rui Pires, Rui Pedro, Pedro Rodrigues, Zé Gomes, Moreto Cassamá, André Ferreira ou David Carmo que se tivessem ido para outros clubes da nossa liga poderiam já ter dado o salto. Uma cedência definitiva a esses clubes com 50% de uma mais valia futura poderia ajudar a liga toda a subir de nível.
    Vou dar o exemplo de Domingos Duarte. Se há uns anos atrás tivesse sido cedido em definitivo ao Chaves, ele poderia ter continuado a evoluir, valorizar e sair por uns 10M, onde o Chaves receberia 5 e o Sporting outros 5. Assim o Chaves receberia um jackpot, e o Sporting também receberia mais do que o que ele deverá valer atualmente. Outros bons exemplos desta prática poderiam ter sido Geraldes, Matheus Pereira ou João Teixeira, que poderiam ser muito melhores do que são atualmente.

    • Carlos C.
      Posted Março 5, 2019 at 8:38 pm

      Acho que o ideal era o que o Benfica andou a fazer ceder o jogar em definitivo mas com uma clausula de recompra.
      Se o jogador render óptimo e todos ficam a ganhar, se não render paciência.
      Prefiro isto a ceder os jogadores em empréstimos .

    • M1950
      Posted Março 5, 2019 at 3:14 pm

      Concordo consigo os jogadores que não são apostas deviam ser libertados.

  • Antonio Clismo
    Posted Março 5, 2019 at 2:57 pm

    Como em tudo na vida. Nem tanto ao mar nem tanto à Terra.

    É uma boa fornada, sim senhor, mas o Sporting tem muito a fazer em Alcochete de forma a conseguir potenciar estes jogadores, manter-lhes o foco e fazer deles jogadores de elite.

    E trabalhar para que as gerações seguintes também tenham sempre qualidade.

  • Tiago Martins
    Posted Março 5, 2019 at 2:56 pm

    O Benfica na formação ainda está muito à frente dos rivais, e espero sinceramente que ambos melhorem em prol do futuro da nossa selecção. Segredos desse sucesso? Encarar a formação (como o próprio nome indica) para recrutar, formar e rentabilizar desportivamente e/ou financeiramente jogadores e não para nutrir equipas com elementos de enorme porte físico para fazerem a diferença nesse campeonato e depois acabarem como suplentes da segunda liga ou “acabarem a carreira” aos 24.
    Há muitos anos que vejo o Benfica gerir os jogadores mediante o nível e não pela idade. Quando num determinado patamar um jogador sobressai claramente é sinal (na maioria das vezes) que necessita de nova exigência. Esse aceleramento de etapas permite por exemplo que um Florentino tenha chegado à equipa principal com 19 anos com mais de 50! jogos num patamar profissional, enquanto noutros clubes andam elementos da mesma geração (até com talento) suplentes de “trepos” de 23/24 anos.

    Outro dos muitos aspectos que podia referir é a gestão humana de cada jogador. Estamos a falar de jovens , que dum momento para o outro podem passar do anonimato para figuras e uma gestão inadequada pode condicionar e muito a carreira de um jogador (veremos o que acontecerá com Jovane…)

    • Mike-UK
      Posted Março 5, 2019 at 6:49 pm

      Gestões inadequadas que condicionam carreiras de jogadores são situações completamente fora da responsabilidade dos clubes.
      Está no Benfica o melhor exemplo disso: Bernardo Silva e Renato Sanches, dois polos diametralmente opostos.

  • E o que temos
    Posted Março 5, 2019 at 2:51 pm

    Destacar o Illori como craque é tão mas tão exagerado que nem sei
    Parecem ser bons miúdos, vamos ver como fazem a transição para sénior que é sempre aquele período complicado

    • JoaoMiguel96
      Posted Março 5, 2019 at 2:57 pm

      O Illori quando apareceu tinha características para ser caso sério. Só não o foi porque decidiu ir para o Liverpool e não jogar. Depois foi parar ao Championship e não evoluiu nada.

      • E o que temos
        Posted Março 5, 2019 at 3:01 pm

        Reconheço essas características obviamente
        Agora referir-se a um jogador com 26 anos como craque quando o máximo que atingiu foi o Sporting, epá calma lá

  • Alexandre
    Posted Março 5, 2019 at 2:35 pm

    É uma fornada excelente, mas dificilmente todos chegam ao plantel sénior.
    Num primeiro patamar muito forte, Joelson Fernandes, João Daniel e Eduardo Quaresma. Características ideais para singrar nas suas posições e talento muito acima da média.
    Depois há outro patamar com Lami, Rêgo, Gonçalo Batalha. Tiago Ferreira e Tiago Tomás. Todos têm talento, mas caso não sejam bem estimulados e inseridos em modelos específicos podem sair prejudicados.

  • FVRicardo
    Posted Março 5, 2019 at 2:31 pm

    São bons valores, podem e devem progredir, mas neste momento é preciso CALMA! São adolescentes e não se deve “endeusá-los” tão cedo. Daqui a 3 anos podem ser grandes opções para a equipa A e espero que sim, mas não é por serem primeiros classificados do campeonato de juvenis que já são estrelas.
    Com esforço, dedicação e devoção, hão de chegar lá!
    Para já o foco deve ser aproveitar da melhor maneira Paz, Mendes, Bragança, Conté, Luis, Thierry, Max e mais um ou dois dos sub-23.

  • Tiago Silva
    Posted Março 5, 2019 at 2:29 pm

    O Sporting tem aqui uma bela fornada, mas isso não serve de nada se não tiverem bons treinadores, que retirem o melhor deles e que façam os miúdos crescer. Agrado com grande expectativa a evolução destes miúdos e espero ver o Sporting a apostar nos miúdos e a tornar-se um rival forte de forma a fortalecer a nossa Liga.

  • Jordan
    Posted Março 5, 2019 at 2:18 pm

    Sem dúvida a melhor geração do Sporting, como tenho dito.

    Relativamente ao jogo de hoje, dizer que foi uma surpresa. É quase unânime, embora esta excelente geração do Sporting, que o Benfica é melhor equipa, portanto não deixa de ser um resultado surpreendente. Não tive oportunidade de ver o jogo, mas ao que parece o Joelson voltou às grandes exibições dos tempos dos iniciados, o que é uma excelente notícia para o Sporting. Os contratos profissionais poderão ter servido de motivação para estes miúdos.

    Acima de tudo há muito potencial que poderá ser útil à nossa seleção no futuro.

  • Joao Silvino
    Posted Março 5, 2019 at 2:05 pm

    Ótimas perspectivas, estou otimista. Agora é rezar para que a Juve Leo não volte a matar o Sporting.

  • Andre Filipe
    Posted Março 5, 2019 at 2:04 pm

    Onde anda o Benjamin Siga que fazia parte desta geração?

    • hugo7
      Posted Março 5, 2019 at 2:53 pm

      Joga no Nuremberg da Alemanha. Foi recentemente convocado para um estágio sub15/sub16 de seleção direcionado para jogadores que jogam no estrangeiro…

  • Rambo13
    Posted Março 5, 2019 at 2:02 pm

    E pronto, aqui está o principal problema do Sporting.

    Para além da típica “para o ano é que é” também já é comum dizerem que têm sempre os melhores jogadores e mais talentosos da sua geração. Isto tudo porque houve uma renovação de 12 jogadores de uma só vez.

    “A atual selecção (…) torna-se, assim, com grande parte dos jogadores descritos em cima, uma das melhores a nível europeu”

    Não basta serem os melhores cá do bairro, que até ja têm os melhores jogadores da Europa. Quando nao se mentalirazem que não têm de ter os melhores, mas sim capacidade de potenciar o MELHOR de cada um não chegam lá.
    E basta ver que a selecção que recentemente foi campeã europeia em sub-17 e sub-19 não tinha como jogadores protagonistas / importantes alguém formado em Alcochete.

    Continuem a lançar Jovane e Miguel Luis e depois não lhe darem mais oportunidades, continuem a dizer que os “miudos” Matheus e Geraldes são craques e melhores que os outros que vão continuar assim, a lutar por aquilo que não querem.

    Olhem para o Benfica, e reparem como não há ca saltar passos, como é necessário em cada transição uma evolução e adaptação. E verificar que o único que nao passou por isso tem ficado na sombra (Ze Gomes).

    O Benfica tinha Tralhao, Lage e Renato Paiva em equipas de formação, e o SCP quem tem?

    • SV Lima
      Posted Março 6, 2019 at 9:52 am

      Mas qual é o teu problema? Eu não vi nimguém aqui a fazer o que tu dizes , apenas vi o autor do texto a elogiar aquela que PODE vir a ser uma boa fornada de jogadores e, consequentemente relançar a formação Sportinguista .Por outro lado o autor nem se identificou como sportinguista e na minha opinião foi bastante isento , sendo que este texto podia ser sobre a formação de qualquer equipa . posto isto volto a perguntar : qual é o teu problema?

    • Stromp1906
      Posted Março 5, 2019 at 6:31 pm

      Isso é a velha história da realidade paralela, basta recordarmos Edgar, Pepa, Hugo Leal para chegarmos rapidamente á conclusão que exageros existem de todos os lados e sobretudo em épocas de crise. Também os sportinguistas podiam argumentar que se dá mais destaque á actual fornada do Benfica (de grandíssima qualidade diga-se) do que se deu á composição made in Sporting da única seleção Nacional que mal ou bem ganhou a única competição Senior por Portugal.
      Recordo sempre ainda de meia época fantástica de Ruben Semedo (carreira perdida pelo tamanho do cérebro, qual amendoim) que originou pedidos de seleção pelos adeptos sportinguistas logo aí criticados pelo habitual endeusamento, convido-o por isso a ler o artigo da jornada e ler o que já se pede para Ferro.
      Assumo que gostava de estar no lugar de outros, primeiro na Liga com uma equipa cheia de miúdos, uma formação fantástica, mas relativamente a exageros, vivemos todos no mesmo planeta.
      SL

    • hugo7
      Posted Março 5, 2019 at 2:59 pm

      A atual seleção sub17 não é das mais fortes a nível europeu por ter apenas os jogadores do Sporting. É por esses e pelos descritos na Nota 2. Qual é a dúvida? Alias basta ver os últimos resultados desta geração. Venceram torneio Montaigu ultrapassando seleções como França, Argentina e Brasil (nada mau, hein?) e este ano já venceram um torneio nos EUA (torneio Nike) onde, por exemplo, arrasaram o Brasil (vitória por 4-0) e a Turquia (4-1), num torneio onde não estiveram alguns habituais titulares como por exemplo Fábio Silva, Ronaldo Camara ou Famana Quizera.

    • Ze Maria
      Posted Março 5, 2019 at 2:52 pm

      O Ronaldo com 15 anos já treinava nos juniores. Aos 18 fez 40 jogos pelo Manchester United.

      Às vezes saltar passos pode ser bom.

    • E o que temos
      Posted Março 5, 2019 at 2:52 pm

      Concordo com tudo, falta muito mais a este sporting do que ter apenas bons miúdos, eles sempre existiram em Portugal fruto da paixão por bola deste país, agora garantir que eles transitam para sénior já é outra história, ver Geraldes e outros que tal dos ultimos anos

    • Antonio Clismo
      Posted Março 5, 2019 at 2:41 pm

      Francisco Barão \m/

      E muitos outros tachos

    • Pedro o Grande
      Posted Março 5, 2019 at 2:32 pm

      Tudo dito!

    • 100Clubismo
      Posted Março 5, 2019 at 2:30 pm

      A aposta no Jovane e no Miguel foi feita, mas os dois, sobretudo o Jovane, não mostaram qualidade, já pra não falar que tem tiques de vedeta e complexo de superioridade. Ele pode vir a ser muito bom para uma equipa de meio da tabela ou para um campeonato como Grécia e Roménia. Mais do que isso não acho. E falando daqueles que foram verdadeiramente formados no clube (o que não é o caso do Jovane), admito, pelo pouco que sei, que possam ter muito mais potencial que o Miguel Luís e sobretudo do que o Jovane. Já o Miguel Luís daria um suplente muito bom.

  • Mysticman
    Posted Março 5, 2019 at 1:51 pm

    Hoje decidi ver o jogo desta equipa contra o Benfica, fruto festa renovação coletiva, e fiquei agradado com o que vi. O Joelson, se tudo correr bem e que nem sempre acontece, principalmente com miúdos africanos que têm um historial de fraco aconselhamento, tem capacidade para ser dos melhores jogadores que Alcochete já viu. Rápidissimo, muito forte no drible, visão de jogo, é um jogador muito completo, só pecando na compleição física mas é algo que pode melhorar.
    Daniel Rodrigues e Gonçalo Batalha já os conhecia e parecem ter ambos mais potencial que Miguel Luís. O Quaresma penso que não terá grande futuro a central fruto da baixa estatura.
    Agora, um aparte, para além dos jogadores dos sub 19 que foram mencionados, gostaria que ainda esta época o Maximiano começasse a jogar. Se não tiver potencial para ser melhor que o Patrício, não andará muito longe e tem a vantagem de ser um verdadeiro armário. E espero também que o Bragança integre a equipa A na próxima época, e com tempo de jogo, porque este não engana, e que também o Brás não continuasse a estagnar e que o comecem a pôr pelo menos nos sub 23 já esta época.
    SL

    • Pésquerdo
      Posted Março 5, 2019 at 2:02 pm

      Penso que o Bragança é obrigatório integrar a equipa A na próxima época. O Joelson devia também começar a fazer jogos nos sub-23 e pensar-se num empréstimo de 6 meses para uma equipa de 1a liga daqui a um ou 2 anos.

      Em relação ao Joao Daniel, acho que tem tanto potencial como o joelson sinceramente. Um miúdo com visão de jogo acima da média e muito forte no desarme. Não há como não ficar entusiasmado com esta geração, mas, como sportinguista, a minha confiança na capacidade de aconselhamento e aproveitamento destes talentos por parte da estrutura é baixa.

      Vamos ver como corre

      • Mysticman
        Posted Março 5, 2019 at 2:55 pm

        Tenho de discordar. Acho que se há direção que fará o melhor para fazer crescer da melhor maneira estes jovens é esta direção. Poderá ter muitos defeitos, mas penso que há uma preocupação genuína com a formação por parte de Frederico Varandas. Aliás, alguém que se preocupa com uma “mesquinhice” como os colchões, de certeza que não vai menosprezar as coisas mais importantes.
        SL

      • NunoLFC
        Posted Março 5, 2019 at 2:29 pm

        O Joelson tinha tanto a ganhar se o Sporting ainda tivesse equipa B. Começava a ser chamado aos poucos, evoluia a jogar contra homens, ganhava calo, ganhava experiência, e daqui a 2 ou 3 anos quando entrasse na A já vinha com estaleca. O Florentino Luís tem 19 anos e antes de se estrear pela A fez mais de 70 jogos na Segunda Liga. Para o ano, se por ventura for titular nos A, aos 20 anos terá 100 jogos como sénior.

Deixa um comentário