Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ghilas coloca FC Porto nos quartos-de-final da Liga Europa; Eficácia do argelino e um gigante Fabiano resolvem depois de muito sofrimento dos dragões em San Paolo (o Nápoles carregou e desperdiçou muito); Quaresma marcou um golaço, Reyes e Ricardo foram titulares na defesa, Carlos Eduardo demonstrou novamente que não tem andamento para este nível

Nápoles 2-2 FC Porto (Pandev 21′ e Zapata 90′ +2; Ghilas 69′ e Quaresma 76′)

Com muito sofrimento à mistura e com o talismã do costume, o FC Porto garantiu o apuramento para os quartos-de-final da Liga Europa. Empate complicado (2-2) diante do Nápoles, em San Paolo, numa exibição sofrida, mas premiada pela eficácia e pragmatismo. Os italianos produziram muitas oportunidades para reverter o resultado do Dragão (à excepção do golo de Pandev, houve 4 ou 5 chances claras), mas esbarraram num fantástico Fabiano (é um monstro a sair dos postes). A equipa de Luís Castro soube sofrer (teve muitas dificuldades para travar a dinâmica ofensiva dos napolitanos), sendo que foi com eficácia, alguma sorte, e até brilhantismo (Quaresma assinou um golão), que ficou selado o apuramento.

No que diz respeito ao encontro, os primeiros minutos foram de aperto para o FC Porto. Os italianos surgiram muito pressionantes e com uma dinâmica ofensiva que apanhou os dragões quase sempre em inferioridade (Defour foi obrigado a apoiar mais Fernando para equilibrar). Mertens e Insigne estiveram perto de marcar, numa altura em que os elementos de Benítez encostavam os portistas às cordas. Henrique, depois de uma desatenção de Quaresma, surgiu em boa posição, mas errou por pouco a baliza de Fabiano. Aos 21′, chegou o 1-0. Ataque rápido do tridente ofensivo (uma dinâmica impressionante), com Higuaín a soltar para Pandev inaugurar o marcador. Até ao final do encontro, os napolitanos voltaram a carregar (Insigne quase marcou), Fabino evitou o 2-0 (grande mancha a Ghoulam), sendo que Jackson Martínez teve a única oportunidade dos dragões (atirou de cabeça ao lado). Na segunda metade do encontro, os napolitanos continuaram em busca do 2-º golo, embora sem a intensidade do primeiro tempo. Mertens e Higuaín obrigaram Fabiano a trabalhos extra, sendo que Carlos Eduardo, depois de um livre de Quaresma, também esteve perto de bater Reina. Numa altura em que Benítez havia já lançado Hamsik, o FC Porto chega ao empate. Contra-ataque dos azuis e brancos com Fernando a entregar a Ghilas para este bater de pé esquerdo para o golo. Os dragões, depois do golo do argelino, ficaram mais confortáveis, souberam responder bem nas perdas de bola do Nápoles e o que se seguiu foi pura magia. Quaresma dribla dois elementos italianos e, de pé esquerdo, atira sem hipótese para Reina. Até ao final do encontro, Zapata ainda empatou, mas a passagem do FC Porto já estava garantida.

Destaques:

Nápoles – Estratégia bem montada por Benítez. Optou por deixar Callejón e Hamsik no banco de suplentes, com o objectivo de os lançar para o ataque final, mas essa aposta nem era necessária caso a eficácia estivesse presente. Dinâmica impressionante na fase ofensiva, com o tridente Insigne-Higuaín-Mertens bem apoiado por um irrequieto Pandev, algo que deixou os portistas sempre em sobressalto. Faltou mais acerto na hora de decidir, mas há também que dar mérito a Fabiano, que esteve intransponível. Defensivamente, a equipa até esteve segura, mas o risco nos últimos 30min acabou por desequilibrar atrás. Em termos individuais, Henrique fez uma boa partida (é central, mas com o FC Porto jogou a trinco, na 1.ª mão, e a lateral, hoje, sendo que até no apoio ao ataque esteve bem), Insigne esteve muito activo, mas pecou na finalização (teve 2 ou 3 bolas de golo), Higuaín assistiu mas perdoou, enquanto Fede Fernández não deu espaço a Jackson.

FC Porto – Apuramento suado e sofrido, mas alcançado com o condão de Ghilas e com as mãos de Fabiano. Exibição pragmática dos dragões, premiada pela sorte e capacidade de sofrimento. A primeira parte foi toda do Nápoles, com os azuis e brancos a revelarem muitas dificuldades para chegar ao último terço do terreno. A dinâmica ofensiva dos napolitanos criou muitos problema e o meio-campo não conseguiu acompanhar a intensidade adversária. A 2.ª metade do encontro, trouxe um FC Porto mais compacto e mais objectivo na hora de explorar o contra-ataque. Reviravolta com base na eficácia de Ghilas, na super-exibição de Fabiano e com a genialidade de Quaresma. Em termos individuais, Fernando esteve fantástico (muito bem na forma como, quase sozinho, segurou o meio-campo), ao assistir para o 1-1, sendo que Reyes, tirando um ou outro erro, até esteve seguro, sobretudo na saída de bola. Ghilas foi decisivo mais uma vez (fez mais que Jackson), Quaresma está em grande forma (mais um golaço), Ricardo fez uma exibição irregular (até não comprometeu muito, para além de culpas no 1.º golo, mas nada acrescentou com a bola nos pés), enquanto que Varela passou ao lado do jogo. Carlos Eduardo continua a desiludir. Depois de ter sido um dos piores no clássico frente ao Sporting, hoje esteve novamente aquém do esperado, foi uma nulidade, escondendo-se do jogo claramente.

0 Comentários

  • LuisRafaelSCP
    Posted Março 20, 2014 at 9:59 pm

    Venho dizendo desde os tempos de Olhanense, este Fabiano é fantástico, o Porto não fica a perder (só se for em carisma e liderança) com ele a titular. E muita atenção, que ou já no Mundial ou após o mundial é guarda redes para se assumir na canarinha!

    Porto pragmático acaba por seguir em frente, perante um Napoli a mostrar a sua força e qualidade em casa. Ghilas já justifica a titularidade, e Carlos Eduardo voltar ao banco com Josué a assumir o 11.

    • Fábio Teixeira
      Posted Março 20, 2014 at 10:08 pm

      Concordo com o comentário, mas talvez apostasse em Quinteto.

    • slb1994
      Posted Março 20, 2014 at 10:15 pm

      Eu apostaria antes num quarteto de cordas de J.S.Bach :D

    • Marcos
      Posted Março 20, 2014 at 10:24 pm

      até podem jogar Josué/Quintero e Carlos Eduaro. O brasileiro joga muito bem a nº8, na minha opinião melhor que Defour, que não passa dum trinco. Mas isso é tudo trabalho para o treinador fazer.

    • Galileu Galilei
      Posted Março 20, 2014 at 10:27 pm

      Quin—–teto é um belissimo jogador, bem visto fábio xD

    • Fábio Teixeira
      Posted Março 20, 2014 at 10:40 pm

      Sacana do Android…

    • NFM
      Posted Março 20, 2014 at 10:41 pm

      Parece-me obvio que quis dizer Quintero e concordo que devia ser dada oportunidade ao colombiano…

      C Eduardo está a jogar mal e Quintero e até Josué dariam mais ao Porto neste momento, apesar de o brasileiro ter qualidade.

    • Galileu Galilei
      Posted Março 20, 2014 at 11:17 pm

      Se fosse eu jogava em 4-4-2 , ou entao só com o Fernando no meio-campo. Tá mais que visto que com os jogadores que o Porto tem, metam quem meterem o meio-campo vai ser todo do Fernando. É o único que joga. mas agora a sério, acho que um 4-4-2 nao era mau para o resto do ano. Varela Defour Fernando Quaresma e na frente Ghilas e Jackson. United style.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 21, 2014 at 12:56 am

      Nem me lembrei do Quintero, e concordo, a titularidade devia ser para o Colombiano. Esqueci-me também de referir que o Varela, enfim.. não dá mais que isto, muito irregular e com várias limitações, como sei que é difícil tirar Jackson do 11, e já que Kelvin parece destinado a ver os jogos da bancada, Ghilas de início com Jackson e Quaresma, com Quintero nas costas deste trio, parece-me que o Porto voltaria a impor respeito no ataque.

    • ManoloTiger
      Posted Março 21, 2014 at 10:49 am

      Josué depois de ontem merece ser titular, de caras! E gostei do Defour ontem, assim merece jogar

    • Mário Sousa
      Posted Março 21, 2014 at 11:52 am

      Eu gosto imenso do Quintero, tens uma qualidade e uns pés mágicos que mais ninguém na posição dele dentro daquele plantel tem. Mas temos de ser sóbrios numa coisa, o Quintero não defende, não pressiona, quer é bola nos pés e de preferência a entrada da área, aí ele é prigosissímo, era titular de caras se o FCP jogasse por exemplo num 4-2-3-1…aí era de caras. Agora, num 4-3-3, enquanto ele não aprender que tem de pressionar, tem de ajudar nos processos defensivos, ofensivos e nas transições se for preciso, preferia o Josué. É mais seguro, além de ter técnica, é raçudo, tem alma de Portista e lê muito bem o jogo.

      Então sim, depois venha o Quintero. :)

  • Tiago Alves
    Posted Março 20, 2014 at 10:01 pm

    Ricardo cumpriu, alguns cortes importantes, mas ligado ao 1º golo.
    Reyes mostrou-se sempre seguro, saindo sempre a jogar, pecou em alguns duelos.
    Danilo teve lances em que resolvia e saia com classe como outros que enterrava(falta de pernas).
    Mangala imperial, grande capitão! Fernando o mesmo.
    Defour e C.eduardo um pouco desligados do jogo(o 1º teve uma boa oportunidade, e fez alguns cortes importantes)
    Varela trapalhão como sempre mas ajudou sempre o lateral. Jackson parece que nao tem reaccao.
    Quaresma no Mundial já!

    Josué (melhor em campo a partir da sua entrada) esteve a top, como nos ultimos jogos que efectuou.
    Ghilas já merece a titularidade, tem a raça precisa para esta equipa que muitas vezes adorna o jogo.

  • porquinhodaindia
    Posted Março 20, 2014 at 10:02 pm

    Grandessíssima vitória.

    • H Soares
      Posted Março 21, 2014 at 12:13 am

      No inicio do jogo, olhei para os onzes. Tamanha diferença de qualidade.
      Acaba por ser muito bom, dada a época eliminar uma equipa com a qualidade do Nápoles.

  • FÁBIO COSTA
    Posted Março 20, 2014 at 10:02 pm

    Parabéns a todos os jogadores e equipa técnica por esta passagem aos quartos de final!

    Napoles melhor na 1ª parte, FC Porto melhor na 2ª parte.

    Grande jogo de Fabiano na baliza, a mostrar que a baliza do Porto está bem segura!
    O ponto de viragem do jogo foram as entradas de Josué e Ghilas na 2ª parte (Luís Castro esteve muito bem) que deram outro pendor ao jogo do Porto e que resultou em 2 grandes golos.

    Varela e Carlos Eduardo estiveram aquém.
    Ghilas entrou, marcou e ainda criou várias oportunidades.
    Quaresma foi o principal elemento ofensivo do Porto.
    Fernando ao seu nível.
    Ricardo até não esteve mal ofensivamente e na defesa, fora alguns lances, fez bons cortes.

    • FÁBIO COSTA
      Posted Março 20, 2014 at 10:07 pm

      Destaque para os festejos do FC Porto, em que deu para ver que aquele balneário está bem unido e há boa relação entre jogador e treinador.

  • Rúben Cardoso
    Posted Março 20, 2014 at 10:02 pm

    O Fabiano deu a eliminatória ao Porto hoje. O Nápoles tem um tridente atacante impressionante, mas que pecou bastante na finalização. E o Porto, em dois rasgos individuais (no 1º golo, uma boa iniciativa do Jackson a vir atrás, e um bom passe do Fernando a isolar o Ghilas, e no 2º, o génio de Quaresma, com a defesa do Nápoles a dormir), consegue o apuramento.

    O Benítez tem o que merece. Mexe tão tarde e mal na equipa… e depois quando tem que marcar 3 golos é que tira o Higuain…

    Já agora, o Pipita continua um avançado de top mundial. A jogada do 1º golo, e uma jogada que faz para grande defesa do Fabiano, só estão ao alcance dos grandes.

    • Anónimo
      Posted Março 20, 2014 at 10:52 pm

      Já que és tâo reductor em relaçâo ao que o FCP fez ofensivamente, pelo menos devias referir a bola ao poste do Defour que era um golo mais.. 3 se ñ estou em erro! Passou quem mais mereceu na minha opiniâo. O Higuaín é bom mas mas neste momento há pelo menos uns 10 PL melhores que ele.

      Suso

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 21, 2014 at 9:15 am

      Pronto, 3 lances. O que o Nápoles produziu ofensivamente não merecia o empate, e muito menos a derrota, como os comentadores tanto insistiram.

  • Fábio Teixeira
    Posted Março 20, 2014 at 10:03 pm

    É impresso minha ou o comentador passou o jogo todo a chamar o Rede Fernández de Freddy? E, pelo menos no início do jogo, tratava o Insigne como Roberto Insigne, quando se chama Lorenzo (o irmão é que é Roberto).

    • Marcos
      Posted Março 20, 2014 at 10:08 pm

      já é normal nos comentadores daquele canal, apesar de não ser aceitável. Hoje em dia não se justifica que não saibam os nomes dos jogadores, está tudo à distância de um click

    • Fábio Teixeira
      Posted Março 20, 2014 at 10:09 pm

      *Fede

    • Rabensandratana
      Posted Março 20, 2014 at 10:22 pm

      Confirmo ele esses nomes.
      O Paulo Garcia é muito fraquinho, não dá uma para a caixa.

    • Rabensandratana
      Posted Março 20, 2014 at 10:32 pm

      Confirmo ele* disse esses nomes.

    • slb1994
      Posted Março 20, 2014 at 11:02 pm

      Tens razão Fábio e até fiquei bastante admirado, pois a SIC tem nos habituado a grandes comentadores. Por vezes até fecho os olhos e fico apenas a contemplar as poesias proferidas por Paulo Garcia.

    • Telmo
      Posted Março 20, 2014 at 11:09 pm

      como os da TVI que puseram em jogo o david villa, e o mais incrivel é que foi nos 2 jogos. e apareceu lá um jogador novo tambem chamado zdeco

  • Law
    Posted Março 20, 2014 at 10:03 pm

    Ja era esperado sofrermos 2 ou 3 golos com a defesa qe tinhamos e foi isso qe aconteceu, gostei da 2º parte e do Luis Castro, NEVER GIVE UP!

  • Fábio
    Posted Março 20, 2014 at 10:03 pm

    Espero que depois deste jogo parem de dizer que o William é melhor que o Fernando,,,as diferenças são enormes, o Fernando até já faz assistências à Zidane.

    • Marcos
      Posted Março 20, 2014 at 10:09 pm

      e o Fernando corre.

    • Galileu Galilei
      Posted Março 20, 2014 at 10:16 pm

      Mas o William lateraliza melhor que o Zidane, essa é que é essa.

    • Ricciardo
      Posted Março 20, 2014 at 10:18 pm

      O William Carvalho é um jogador superior ao Fernando, negar isso é ser-se estúpido

      o Fernando é um bom jogador, acima da média, o William vai ser um fora-de-serie que no primeiro ano já mostra qualidade individual superior ao Fernando

      repito, negar tal coisa é viver num mundo pequenino onde não se é capaz de reconhecer o mérito alheio

      quanto ao jogo do Porto, muito bem conseguido na segunda parte, eu simpatizo com o Luis Castro, sabe comunicar, parece bastante sóbrio e dá-me ideia que teria um bom perfil para treinar uma equipa com bons jogadores (o Porto ou outra qualquer).

      creio que o Porto esta a subir de forma claramente e que olhando para as equipas presentes da Liga Europa pode claramente ambicionar, este Napoles é a par da Juventus a melhor equipa de Italia, fez um investimento brutal e ser eliminado antes dos quartos de final representa um falhanço de Benitez, que tinha obrigação de fazer mais, dado o montante que recebe e o estatuto que tem…

    • Anónimo
      Posted Março 20, 2014 at 10:25 pm

      Ricciardo, e estupido chamar alguem de estupido porque discordam de ti. Depois falas de um primeiro ano de William, mas primeiro ano de que? E fora de serie? A serio? Isso nao serao gazes?

      O Fernando e dos melhores 6 do mundo e so quem nao ve os jogos do Porto sem complexos e que nao ve isso, nao e estupidez portante, e falta de visao… de mercado.

      Jonas

    • MosqueteiroSLB
      Posted Março 20, 2014 at 10:25 pm

      ricciardo pode vir a ser, mas neste momento nao e. e dizer que e estupido quem nao concorda nao faz sentido.
      o fernando faz estas exibiçoes contra estas grandes equipas, o wiliam, contra grandes, nao vi nada de mais a excepçao do jogo com o porto. mas este porto e capaz do melhor e do pior.

    • Silva
      Posted Março 20, 2014 at 10:26 pm

      Bruxo de Fafe, és tu?
      Dizer que William vai ser um fora de série ahah fora de série é um messi, ou um Ronaldo.
      O que vale, cada ano existe um novo futuro melhor do mundo, no Sporting.

    • Anónimo
      Posted Março 20, 2014 at 10:27 pm

      Dizer que o Fernando é melhor que o William é ser-se estúpido?
      Penso que seja o contrario, o Willam por muito que esteja a fazer uma grande época ainda não provou nada, poucos jogos teve nas pernas, em comparação com o Fernando por exemplo, e não fez nenhum grande jogo internacional acho eu, o Fernando seja um jogo para as provas nacionais ou internacionais faz sempre grande jogos, alem de mostrar uma regularidade a bastantes épocas.

      Guilherme Maia

    • FÁBIO COSTA
      Posted Março 20, 2014 at 10:33 pm

      Ser-se estúpido é insistir que o William Carvalho é superior ao Fernando continuamente. O pior é que só se baseiam nos jogos do campeonato. A verdade é que Fernando é craque contra as equipas pequenas e ainda melhor nos jogos grandes.

      Esperem pela Liga dos Campeões/Liga Europa e aí é que se poderá tirar conclusões mais acertadas sobre a qualidade do William. Não tenho nada contra o rapaz, até é bom para a seleção portuguesa ter bons jogadores, mas a jogar contra Académicas e Olhanenses não me convence.

    • Telmo
      Posted Março 20, 2014 at 10:44 pm

      wiliiam 1º ano ?? não me digam que ele ainda é junior ? o homem poderá via a ser uma maquina, mas ainda não o é, é preciso ter calma.
      e o sporting até tem o exemplo do cedric que na época passada eram só coments aqui a dizer que não valia nada, agora já o querem na seleçao, o tipico exagero.

      quem é que me garante que o william não irá ser igual ?

      Para os sportinguistas tem sempre os melhores do mundo, o montero ao inicio era o substituto ideal do lewa, acabaram-se os golos em fora de jogo já vai em 3/4 meses sem marcar.

    • Ace-XXI
      Posted Março 20, 2014 at 10:49 pm

      O WC já jogou contra o Fernando 3 vezes esta época e nos 3 jogos jogou melhor e destacou-se mais tudo o resto é conversa, obvio que Fernando tem mais experiência mas por essa lógica podemos ir buscar o costinha ou o Paulo Sousa que ainda tem mais experiência

    • Pedro Mesquita
      Posted Março 20, 2014 at 10:51 pm

      o William Carvalho quanto muito chega ao nível do Obi Mikel. O Fernando já é superior a isso. Lembro-me um jogo no Dragão em que o jovem Fernando pos o Cristiano Ronaldo num bolso, ainda ele era aquela enguia dos tempos do Man United. E o William Carvalho nos jogos da Champions o que faz? Ele é uma tartaruga, tem boa técnica, sabe jogar à bola, tem bom posicionamento mas é muito lento. Se jogasse na Premier League queria ver. Mesmo contra um Benfica a meio-gás pouco conseguiu fazer.

    • Telmo
      Posted Março 20, 2014 at 11:01 pm

      e não esquecer que a estreia do fernando foi frente ao benfica na luz, e foi o melhor em campo.

    • Ace-XXI
      Posted Março 20, 2014 at 11:10 pm

      No único jogo que Ronaldo fez pelo MU no dragão marcou 1 golao a mais de 30 metros da baliza e certamente nao estava no bolso de Fernando.

    • Ricciardo
      Posted Março 20, 2014 at 11:53 pm

      Só sei que o William Humilhou 3/4 jogadores do Porto numa jogada…
      que fez um passe espectacular no lance do golo do Sporting…
      que o Quaresma secou na segunda parte e que não conseguiu passar por ele uma única vez no clássico

      dito isto, se são assim tão fãs do Fernando, façam o favor de enviar emails e criar petições para os clubes que ao que parece estão muito interessados no William, levem antes o Fernando… Eu pessoalmente não me importo nada, até agradeço.. e o dinheiro deverá dar mais jeito ao Porto, uma vez que falhar o acesso directo a champions numa equipa que custa uns 100 milhões de orçamento deve ser um grande rombo nas finanças, é de aproveitar, já que até agora ninguém pegou no Fernando, nem com o contrato a terminar…

    • RicardoSporting
      Posted Março 20, 2014 at 11:55 pm

      O Fernando é melhor que o William porque jogou na champions, entao pela vossa logica o Suarez é pessimo porque ja nao joga na champions a alguns anos.
      O William só joga bem contra olhanenses?? Foi o melhor em campo contra o Benfica na 3 jornada, segunda parte de grande nivel contra benfica na taça, grande exibiçao contra o Porto taça da liga e melhor em campo neste ultimo classico(jogos em que foi muito superior a Fernando).
      Qual é melhor William o Fernando??? Não sei, são dois jogadores de grande nivel e que podem ser titulares em equipas de top. Mas nao arranjem argumentos sem logica nenhuma para dizer mal do William ou do Fernando.

    • Telmo
      Posted Março 21, 2014 at 12:33 am

      é tão bom, tão bom, é melhor que os outros todos. e vai chegar ao fim da época com 0 titulos no bolso.

      Se ele ficar, quero-o ver a jogar na champions, neste Porto que defende super mal o fernando mesmo assim ainda consegue aguentar um meio-campo sozinho.

    • Galileu Galilei
      Posted Março 21, 2014 at 12:52 am

      kkkkk, "Foi o melhor em campo contra o benfica na 3 jornada" . Contemplem esta afirmação. E a do passe fantástico para o jogador em fora de jogo contra o Porto tambem é boa. Sabe quantos passes desses faz Luizao e Garay todos os jogos?? É uma loucura pelo Todo-Poderoso.

    • RicardoSporting
      Posted Março 21, 2014 at 1:18 am

      Galileu Galilei qual é o problema da afirmaçao????? Nao fui só eu que achei, até VM disse que os melhores desse jogo foram o William e o Montero.
      Ja agora quantos passes é que o Garay e o Luisão fazem todos os jogos que isolam jogadores do Benfica???

      https://visaodemercado.blogspot.pt/2013/08/tudo-empatado-no-derby-sporting-foi.html

    • Anónimo
      Posted Março 21, 2014 at 1:32 am

      Não liguem, o Rinaudo também era o melhor trinco de Portugal, de longe…

      Pedro

    • Anónimo
      Posted Março 21, 2014 at 1:58 am

      Não é estupido mas faz pouco sentido comparar os dois jogadores. Fases completamente diferentes da carreira e caracteristicas completamente distintas. O William não ganha e talvez nunca venha a ganhar as bolas incriveis que o Fernando ganha. É, no entanto, bem superior a ele na primeira fase de construção, tanto a nivel de segurar e pautar o ritmo no momento certo, ser certinho no passe e lançar melhor o ataque. Aliás essa é uma das principais lacunas do Porto nesta fase da época, os jogadores terem dificuldades nessa primeira fase de construção.

      O Fernando, por exemplo, terá dificuldades em jogar numa série de sistemas como o agora famoso 4-2-3-1.

      São ambos geniais. Sou Portista.

      Helder

    • Anónimo
      Posted Março 21, 2014 at 10:40 am

      Vejo tanta gente a dizer que o william é lentissimo, o que não concordo, mas aqui vai uma opinião de um jornalista britânico sobre o william de carvalho( se tiverem paciência leiam pois é de um jornalista britanico que acompanha a liga portuguesa) :
      "Tom Kundert explains what all the fuss is about as Europe’s top clubs prepare to battle it out for the signature of another Portuguese world-beater.
      Portuguese football has produced far more than its fair share of truly world-class players over the last decade and a half.
      Paulo Sousa, Rui Costa, Luís Figo and Cristiano Ronaldo, among others, have lit up pitches across Europe, and the next big thing to come out of Portugal has announced himself in spectacular style this season. The operative word here could well be big.
      William Carvalho stands just shy of 6’2” tall and weighs close to 14 stone. He makes good use of his imposing frame to play the holding midfielder role – arguably the most important position in modern football – to near perfection.
      William (he generally goes by his first name only in Portugal) is a product of Sporting’s famed academy, and was brought back into the fold by the Lisbon club this season after an 18-month loan at Belgium’s Cercle Brugge. New coach Leonardo Jardim oversaw an overhaul of the squad after what was literally the club’s worst season in over 100 years of history. It was a surprise when William was selected as a first-team starter as 2013/14 kicked off but a handful of matches later and nobody was questioning the wisdom of the decision.

      The Angolan-born 21-year-old has been consistently outstanding . David Moyes, a visitor to Lisbon this season , cannot have failed to be impressed by the astonishing young midfielder.
      The author of this piece has been fortunate enough to have watched every one of his 24 appearances this season, half of them in the flesh. When I watch him I am left with the same impression I got when watching the young Angel Di Maria, Hulk or João Moutinho burst onto the Portuguese football scene. This is a very special player.
      There are several reasons for Sporting’s renaissance, but chief among them is the contribution made by their rock at the base of their midfield. It was telling that in the one Liga game William missed this season, away at Benfica, Sporting were completely overrun in midfield. It would have been a closer run thing had William not been suspended.
      As with all great players, William seems to have more time on the ball than everyone else on the pitch. This despite being stationed in the thick of the midfield action. His highly tuned sense of anticipation, perfect positioning and swift execution enables him to completely boss games. I lost count of the number of times he has been man-of-the-match months ago.
      No matter how big, how fast or how skilful the adversary is, when coming up against William it is the Sporting man who invariably emerges with the ball before playing a neat short pass to his midfield partner in crime, Adrien Silva, or spraying it wide to the wings. His composure and football intelligence – principally his positioning – means he is rarely under pressure.
      Not that he is afraid to use his physical prowess when need be. Several bruised opponents can attest to the weight of one of his crunching tackles. He also has surprising speed. I recall a recent match against Académica at Sporting’s Alvalade stadium. The visitors had frustrated the hosts all match, and when speedy Portugal U21 winger Salvador Agra sped away on a late break, William showed a lightning turn of pace to catch up, cleanly barge Agra off the ball and turn in possession.
      I wondered why I had never noticed his speed before, then it struck me. He is always so perfectly positioned, it’s an asset he rarely needs to call on

      (continua)
      MDC

    • Anónimo
      Posted Março 21, 2014 at 10:41 am

      (CONTINUAÇÃO)
      William is seemingly immune to pressure. He made his full Portugal debut with the Seleção wobbling against Sweden in the World Cup play-off second leg having just conceded two Ibrahimovic goals. Portugal coach Paulo Bento turned to William, who straight away brought a sense of calm to proceedings.
      Portugal’s erstwhile porous midfield immediately put a halt to Sweden’s threatening attacks , and soon Ronaldo had scored twice more (the first coming from a move initiated by a timely William intervention) to book a berth at the 2014 World Cup . William earned his first start for the national team yesterday against Cameroon, and is duly expected to take his place in the starting XI when Portugal kick off their campaign in Brazil.
      William Carvalho is not the perfect player. Yet. His distribution is occasionally wayward and largely unambitious, preferring the sideways pass to a more vertical approach. The development of this aspect is not helped by Sporting’s set-up, where practically all the attacking is channelled down the wings. His second ‘failing’ is his propensity to pick up yellow cards on a frequent basis. At times it is the price paid for an intelligent and necessary foul, but on occasion one feels he could have avoided the wrath of the referee. The good news is that both these weaknesses can be worked on and bettered in training and upon acquiring match experience. William Carvalho’s character traits offer further evidence we are in the presence of a player that could go right to the top of the game. His dealings with the press mirror his on-pitch displays. He gives short, composed, objective responses to all questions. The story is well-known of how Benfica’s scouting officials appeared at his house in Mira Sintra on the outskirts of Lisbon when William was just 13 years old, only to be left open-mouthed when he refused their invitation to sign for them. When Portugal’s biggest club comes calling, it is rarely knocked back. William was a Sporting fan and had set his heart on representing the green half of the city. Everything points to a man who knows his value and knows what he wants

      saudaçoes

      MDC

  • Super Dragão
    Posted Março 20, 2014 at 10:05 pm

    Luis Castro mostra garra À PORTO!! Para mim, está a marcar pontos para se fixar como treinador!

    Ricardo a defesa esquerdo só pecou no primeiro golo sofrido ao por em jogo o Pandev. Mas teve enorme! Reyes esteve muito bem! Sem Helton mas com um Fabiano ENORME!!! Ghilas e Josué entram e resolvem! Já merecem mais minutos! Depois de uma derrota em Alvalade tinhamos todas as condiçoes para ter um descalabro! Mas FOMOS PORTO! É um orgulho SER DRAGÃO!

  • Ace-XXI
    Posted Março 20, 2014 at 10:05 pm

    Depois desta exibição de Fabiano seria uma injustiça nao se apurar mas o Porto foi completamente atropelado em Nápoles, ghilas e Quaresma marcaram os golos decisivos mas Fabiano defendeu ao nível dos predestinados.

    • Anónimo
      Posted Março 20, 2014 at 10:35 pm

      ¿Atropelado? Amigo, elas contam é lá dentro e no futebol tb há que saber sofrer! Um GR tem tanta responsabilidade como um PL embora ás vezes se esqueçam disso.Tendo em conta as duas mâos, o apuramento foi justo e quem elimina o Nápoles (respeitando todos) ñ deve temer quem continua em prova!

      Sócrates

  • William
    Posted Março 20, 2014 at 10:05 pm

    Tens toda a razao fabio… as diferenças sao enormes :)

  • SwissMan
    Posted Março 20, 2014 at 10:07 pm

    Como benfiquista e portugues, queria agradacer o porto por esta passagem aos quartos, pois vai aumentar os pontos no ranking da uefa !

  • Anónimo
    Posted Março 20, 2014 at 10:07 pm

    Sou benfiquista e quero deixar os meus sinceros parabéns ao Porto. Tanto Benfica como Porto continuam a passar uma excelente imagem do futebol português a nível internacional. Em breve espero ver o Sporting a fazer o mesmo.
    De salientar que, no papel, as equipas portuguesas partiam em desvantagem face aos seus adversários (o Benfica menos).
    Gosto muito da cidade de Turim e espero revisitá-la para uma final 100% portuguesa.
    João Campagnolo

  • Tiago Quintas
    Posted Março 20, 2014 at 10:08 pm

    Eu sempre achei o Fabiano um excelente GR, foi treinado por um dos melhores durante muito tempo (Will Coort), teve um excelente modelo para aprender (Helton), e é muito alto o que é sempre bom.

    Carlos Eduardo não tem capacidade para isto. Porque não Quintero ou Josué (apesar de eu detestar o Josué, pelo menos sempre tem raça).

    Ghilas foi um dos injustiçados esta temporada, um jogador com uma capacidade física e de entrega fantástica, não percebo o porquê do Paulo Fonseca nunca lhe ter dado uma verdadeira chance de se afirmar no 11 titular.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Março 20, 2014 at 10:08 pm

    estava a ver o jogo e realmente o porto estava a sofrer muito, mas este fabiano estava-se a destacar. com todo o respeito pelo helton, mas o porto tem aqui um belo sucessor, que nada perde para o helton, sem ser claro no jogo com os pes. muito bem o ghilas, depois da taça da liga, a liga europa. nao se percebe a falta de oportunidades que tinha na altura do fonseca.
    momento da noite- golo do quaresma. e que golao. este regresso foi perfeito para colmatar a falta de extremos. ja merece ir a seleçao
    destaque tambem para o excelente ambiente , mas e o napoles, algo que ja se espera

  • Tiago Alves
    Posted Março 20, 2014 at 10:10 pm

    E esqueci me do melhor em campo…Fabiano: Monstruoso!

  • Kafka I
    Posted Março 20, 2014 at 10:10 pm

    Antes demais, o Quaresma tem de ir ao Mundial

    Quanto ao jogo, o Nápoles entrou forte e acabou por na sequência do dominio que estava a ter por marcar e podia por mais de uma vez ter feito o 2º golo ainda na primeira parte, mas aí apareceu um tremendo Fabiano (que dentro de pouco tempo por este caminho vai ser o titular da Selecção Brasileira) que foi mantendo vivo o Porto…no inicio da 2ª parte foi um pouco mais do mesmo, com Fabiano simplesmente fantástico, até que apareceu Ghillas a matar eliminatória num excelente golo e depois Quaresma foi simplesmente Quaresma e marcou um golaço e a partir dai deixou de haver história…o golo do Nápoles já nos descontos, só serviu para o Nápoles manter a invencebilidade em casa contra equipas Portguesas, visto nunca na sua história ter perdido com uma equipa Portuguesa na San Paolo…

  • Kacal l
    Posted Março 20, 2014 at 10:12 pm

    Não há muito a dizer sobre este jogo, na primeira parte fomos claramente inferiores, fomos dominados, tivemos dificuldades em sair a jogar e fomos muito pressionados, o Napoli teve as oportunidades de golo mais flagrantes e nós nem sequer fizemos um remate perigoso, no meio-campo perdemos completamente e na defesa tivemos muitas dificuldades, assim como o ataque em que os defesas do Napoli estiveram muito bem e agressivos, o Napoli mereceu marcar e ao intervalo ganhavam justamente.
    Na 2ª parte foi um pouco melhor, mas basicamente o mesmo, até que o Luís Castro fez entrar o Josué e o Ghilas e tudo mudou, fomos mais agressivos, tivemos mais atitude e começamos a trocar a bola com maior rapidez e qualidade, as jogadas foram surgindo e houve grande entendimento entre o meio-campo e o ataque e o golo acabou por surgir e depois com o primeiro é natural que a equipa tenha ganho confiança e motivação e conseguimos o terceiro golo que praticamente "fechou" a eliminatória, o golo sofrido nos últimos minutos era escusado, mas acontece, em geral foi uma exibição longe de ser muito boa, mas tivemos atitude e humildade e soubemos ser inteligentes e eficazes nos momentos certos e acabamos por conseguir um apuramento importante.

    Notas sobre o Jogo:

    – Fabiano fez uma excelente exibição, com grandes defesas e mostrou tranquilidade e confiança nas suas capacidades, o Helton tem aqui um substituto digno, quem tem duvidas, acho que deixou de ter;

    – A defesa vacilou outra vez, o Reyes e o Ricardo tiveram muitas dificuldades e acusaram a pressão, principalmente na 1ª parte, alguns cortes disparatados, alguns maus passes e muitas vezes mal posicionados, o Napoli aproveitou para lançar bolas nas costas deles, o ataque do Napoli é rápido e desequilibrador e eles aproveitaram a falta de experiência deles, o Mangala foi o melhor na defesa, começou meio intermitente, mas com o decorrer do jogo fez uma excelente exibição e esteve imperial, o Danilo também começou mal, mas foi melhorando, o Abdoulaye e o Reyes não me dão confiança, se o Mangala sair, o Porto terá que ir ao mercado;

    – O Carlos Eduardo foi ZERO, não faz nada nos jogos mais complicados e importantes, é menos um, o Defour não fez uma excelente exibição, mas foi melhorando e na 2ª parte até esteve bem, mas longe do rendimento exigido, o Fernando foi o melhor como sempre e fez uma grande exibição;

    – No ataque, o Varela fez uma exibição esforçado e teve grande espírito de sacrifício, mas não esteve bem, não conseguiu desequilibrar, o Jackson continua sem atitude, desmotivado, não sei o que se passa com ele, não tem confiança, o Quaresma fez uma boa exibição, uns momentos melhores, outros piores, mas depois foi decisivo (tem que ir ao Mundial);

    – Destaque para a finalização do Ghilas, ele podia ter avançado no terreno e provavelmente teria perdido a bola, mas aquele domínio de pé direito e "disparo" de esquerdo foi fantástico, grande golo, gostei muito dele, é um jogador "á Porto", raçudo, combativo, com grande atitude e com ambição, tem que começar a ter mais oportunidades no 11 inicial, para o golo do Quaresma é de génio, aquele passe de classe do Josué, que merece começar no próximo jogo (Carlos Eduardo tem sido ZERO), depois a jogada do Quaresma e aquele remate portentoso, um golo de craque e também para o Luís Castro que tem capacidade de liderança, tem ambição e soube mexer na equipa no momento certo, Parabéns!.

    • Enak
      Posted Março 20, 2014 at 10:32 pm

      Concordo com praticamente tudo, mas destaco muito Ricardo porque apesar de tudo teve algumas intercepções muito importante (logo nos primeiros minutos por ex).

      E quanto a Carlos Eduardo começo a sentir que é demasiado sobrevalorizado, acho que vai ser uma desilusão em relação ao que se espera dele.

    • Kacal l
      Posted Março 20, 2014 at 11:00 pm

      Enak,

      É claro que o Ricardo teve algumas situações em que esteve muito bem, para um jovem sem experiência Internacional que não é DD, muito menos DE, até esteve bastante bem, concordo.
      O Carlos Eduardo não sei que se dará muito mais, se ficar na próxima época, pode ser que mostre mais.

    • Enak
      Posted Março 20, 2014 at 11:11 pm

      Há que lhe dar algum tempo, concordo que na próxima época possa mostrar mais. Aliás, será óptimo se alguém conseguir o lugar dele e mostrar qualidade, porque vai aumentar-lhe a motivação e possivelmente melhorar a sua garra para a lutar pela titularidade. Neste momento já não se justifica ele ser titular penso eu.

    • Kacal l
      Posted Março 20, 2014 at 11:29 pm

      Enak,

      Concordo, acho que pode mostrar mais na próxima época, mas neste momento já não merece estar no 11, para mim o Quintero seria o escolhido em jogos mais acessíveis e o Josué em jogos mais complicados (é mais "lutador").

    • Enak
      Posted Março 20, 2014 at 11:36 pm

      Concordo com a tua opinião Kacal e creio que pode acontecer porque o LC parece ser altamente inteligente. É fácil de perceber que o Carlos Edu não está bem e parece-me que o LC quer mesmo tirar o sumo do Quintero!

    • Kacal l
      Posted Março 20, 2014 at 11:58 pm

      Enak,

      Sim, esperemos que aconteça, mas o Luís Castro é um bom treinador e um Homem inteligente.

    • Anónimo
      Posted Março 21, 2014 at 3:41 am

      Uma questão interessante será o papel do Herrera que até se vinha impondo no 11 de PF, se claramente não pode jogar ao lado de Defour, não sei até que ponto não poderá vir a ser superior a este com outros indices taticos e de confiança.

      Defour tem ainda muito ritmo competitivo a aquirir. Tenho curiosidade em entender se é desta que se torna no jogador que "já teve" potencial para ser.

      Josué é sem duvida importante nestes jogos onde o meio campo anda ás aranhas para pressionar, ganhar bolas e acima de tudo fazer 3 passes, graças á tremenda intensidade e coração. No entanto parece faltar-lhe algo para alguma vez ser indiscutivel. (digo-o com pena, qualquer jogador que corre daquela maneira dá vontade de ver jogar)

      Quintero talento puro ainda verde.

      Em suma um meio campo sem certezas mas de razoavel potencial! (Era tão bom se o Ghilas desse para extremo Lisandro e o Varela encosta-se de vez )

      Helder

  • Rabensandratana
    Posted Março 20, 2014 at 10:18 pm

    Uma das vitórias mais sofridas que vivi do meu FCPORTO.

    Jogo difícil onde o Nápoles teve uma série de grandes oportunidades onde o gigante Fabiano esteve extraordinário.
    Ghilas tem de ser titular é um grande avançado e mais uma vez teve uma espectacular entrada no jogo grande golo de pé esquerdo, já só falta marcar golos no campeonato, com a ausência do Quaresma no próximo jogo espero que consiga a vaga a titular.
    Quem ganhou também a titularidade no próximo jogo já que o Danilo está suspenso foi o jovem Ricardo, começou muito nervoso o jogo mas depois acertou a marcação e fez uma exibição muito positiva e conseguida.
    A dupla de centrais voltou a deixar muito espaço nas costas mas mesmo assim já que foi a 2ª vez que jogaram juntos fizeram uma exibição competente.
    Fernando mais uma vez esteve em grande para mim é o esteio da equipa e é o meu jogador preferido, com ele em campo a equipa tem um polvo e sendo assim os tentáculos roubam e criam jogadas para se fazer o golo.
    Defour muito predisposto a defender voluntarioso acima de tudo e deu o que tinha e o que não tinha.
    Carlos Eduardo esteve muito apagado apesar de ter tido uma ou outra boa iniciativa.
    Varela esteve péssimo, não fez nada bem feito, para mim ia para o banco no jog frente ao Belenenses, parece-me muito cansado e quer sempre fintar quando deveria colocar/ passar a bola para os colegas de equipa.
    Quaresma que golão para mim foi o melhor golo que marcou ao serviço do FCPORTO, vibrei tanto, ainda por cima finalizou com o pé mais fraco.
    Jackson péssima primeira parte muito apático, a partir dos 60 minutos mostrou-se mais participou na jogada que deu o golo ao Ghilas, mas para mim está a precisar de ir para o banco, outro que parece que está muito desgastado.
    Danilo esteve bem apesar de ter cortado muitos lances para canto quando poderia cortar pela linha lateral.
    Josué surpreendeu-me entrou bem na partida.

    Para finalizar das os parabéns ao treinador que perante as ausências de vários titulares, apostou e a meu ver bem nos jogadores escolhidos. Muitos parabéns Luís Castro especialmente ao mexer com as alterações no jogo.

  • NFM
    Posted Março 20, 2014 at 10:25 pm

    Grande vitória (passagem) do Porto,,,

    sofreu quando foi preciso e depois das alterações dominou o jogo claramente… LC incutiu um espirito de luta e sacrificio que antes não havia…

    Fabiano, Fernando, Josue, Quaresma e Ghilas foram gigantes e C Eduardo e Cha Cha Cha desiludiram novamente..

    Reyes e Ricardo também merecem destaque, apesar de algum nervosismo, esta estreia em grande jogos foi positiva..

    Hoje fomos Porto

  • Tiago Meireles
    Posted Março 20, 2014 at 10:26 pm

    Fabiano veio comprovar aquilo que já toda a gente sabia, tem qualidade e não é em nada inferior ao Helton.
    O jogo muda totalmente quando Luís Castro mexe na equipa e lança o Josué e Ghillas, empatamos o jogo e ai o Nápoles foi obrigado a subir as suas linhas e apareceu o GÉNIO de RQ7 que selou a eliminatória.
    Carlos Eduardo e Varela não estiveram bem, principalmente o médio não acrescenta nada há equipa nestes jogos, não pressiona, falha muitos passes e perde muitas vezes a bola, desaparece totalmente do jogo.
    Danilo está todo roto, sem forças, sem energia, e precisa de descanso. Ricardo só esteve mal no lance do 1º golo do Nápoles porque de resto esteve muito bem.
    Ghillas entrou muito bem, voltou a marcar e espero que sente Jackson no banco durante alguns tempos.

    • Kacal l
      Posted Março 20, 2014 at 11:02 pm

      Tiago Meireles,

      Na parte do Fabiano, concordo em absoluto, ele só é inferior ao Helton em jogo de pés, mas também são poucos aqueles que são tão bons ou melhores que o Helton nesse aspecto, mas o Fabiano também não é mau nesse aspecto, mas de resto é tão bom ou melhor que o Helton, falando em termos futebolísticos.

    • Tiago Meireles
      Posted Março 20, 2014 at 11:47 pm

      Exactamente Kacal, a diferença poderá estar no níveis de carisma e liderança que o Helton tem.

    • Kacal l
      Posted Março 20, 2014 at 11:59 pm

      Tiago Meireles,

      Pois, o Helton é excelente em termos mentais e psicológicos e nos jogo de pés, penso que nesses aspectos ele é superior, mas o Fabiano ainda tem tempo para evoluir e vai fazê-lo com toda a certeza.

  • Anónimo
    Posted Março 20, 2014 at 10:27 pm

    Muitos parabens ao Porto!

    Nao fizeram um grande jogo, alias raramente conseguiram criar problemas ao Napoles que apesar de ter comecado a 100 a hora, cedo se percebeu que nao tem qualidade para mais. O Higuain e completamente sobrevalorizado!

    Destaques (obvios) para Fabiano, Mangala, Fernando e Ghilas. Excelentes!

    Jonas

  • Enak
    Posted Março 20, 2014 at 10:28 pm

    O jogo de hoje apenas tem uma palavra para o caracterizar: notável!

    Antes do mais, fico de queixo caído como já li comentários (não no VM) em que se diz que o Porto foi quase banalizado em Nápoles e como foi massacrado em remates, etc etc etc. Vê-se mesmo que esse tipo de "adeptos" não acompanham o futebol internacional e muito menos o campeonato italiano, já que o Napoli é fortíssimo em casa (e bastou ouvir o som das bancadas hoje para o perceber, fez-me lembrar quase as famosas vuvuzelas) e se transcende para uma equipa fortíssima, mesmo sendo muito desequilibrada a defender (o que se acabou por comprovar), não dando muito espaço aos adversários (raramente o Porto conseguiu sair do seu meio-campo, muito por mérito dos caseiros claro) e aplicando uma enorme dinâmica ao seu jogo. A esses, aconselho-os a perceber melhor o futebol e a verem mais futebol internacional.
    Em relação a esse aspecto, já agora, seria puro suicídio se Luis Castro tentasse pegar no jogo de início, foi a estratégia perfeita para o tipo de estádio em que iamos jogar.

    Depois, destacar a garra dos jogadores, que muito raramente se viu esta época (se é que se viu alguma vez), muito por culpa de Luis Castro, com exibições notáveis de Ghilas, Fabiano e SA (quarteto defensivamente, ainda que Danilo tenha falhado em demasia), sendo que fiquei agradavelmente surpreendido com o Ricardo, que se fartou de fazer excelentes intercepções e mostrou um grande portismo!

    Por último, o grande grande destaque. Luís Castro provou hoje, na minha visão, a sua capacidade em termos de qualidade e em termos de ambição e provou, especialmente a partir da última meia-hora, o excelente técnico e pensador que é, porque as substituições que fez resultaram na perfeição e foram a causa da reviravolta da equipa e que permitiram também ver uma maior garra nos jogadores (e Josué, apesar de não ser jogador para uma equipa como o Porto, é sempre um jogador que transmite a sua garra, como já referiram nos comentários alguns users).

    Dito isto, o melhor que nos poderia acontecer seria um AZ Alkmaar no sorteio, ainda que seja uma equipa muito perigosa pela velha raposa que é Advocaat. Destaco também o meu choque com a eliminação do Salzburgo depois de tudo o que aconteceu nesse jogo.

    Saudações e parabéns também ao Benfica, é bom ver o nome de Portugal a ir longe no mundo!

    • Enak
      Posted Março 20, 2014 at 11:03 pm

      Acrescento o que li agora do user CRF, que me esqueci de referir. Realmente não se compreende como o Benitez tira o Higuain quando está a perder 1-2 e dá sinais de desistir do jogo…

  • Marcos
    Posted Março 20, 2014 at 10:31 pm

    os adversário mais docinhos no sorteio de amanhã serão: Basel, AZ e Lyon. Juventus, Valencia e Sevilla(?) serão menos bons, principalmente a Juve, os outros dois até nem metem muito medo.
    Espero que as equipas portuguesas não se defrontem, já vamos ter FC Porto vs. Benfica até ao enjoo até final da época.

  • Sancho
    Posted Março 20, 2014 at 10:32 pm

    Para mim não se justificam esses comentários de "Quaresma no mundial já!". Acho que é obvio que ele vai estar no Mundial (partindo do principio que continua a jogar assim). Se havia dúvidas eram porque não jogava em alta competição há largos meses, mas já provou que continua em forma e é sem duvida (a par de Fernando) o melhor jogador deste Porto.
    A continuar assim nao só é obvio que vai ser convocado como tem tudo para ser titular.

  • o Meireles
    Posted Março 20, 2014 at 10:34 pm

    O Fabiano nasceu em Santo Antônio de Jesus mas desconfio que daqui a uns 10 anos a localidade vai passar a chamar-se 'São Fabiano'

  • slb1994
    Posted Março 20, 2014 at 10:35 pm

    Muitos parabéns ao Futebol Clube do Porto. Eliminou uma das equipas mais fortes da Liga Europa, empatando num estádio onde Arsenal, Dortmund e Marselha tinham sido vergados.

    Uma passagem que se justifica pelo grande jogo no Dragão (resultado escasso face ao domínio azul e branco) e pelo espirito de solidariedade neste jogo (soube sofrer e aproveitar bem os lances ofensivos). Focando me neste jogo, há que reconhecer que o Porto teve estrelinha principalmente na primeira parte. Os napolitanos chegavam com relativa facilidade e só nos primeiros 15 minutos tiveram uma mão cheia de oportunidades. Depois do golo de Pandev, os dragões serenaram um pouco o jogo e conseguiram suster melhor o ímpeto atacante italiano. Na segunda parte o Porto entrou mais coeso e aproveitou bem as oportunidades que teve, construindo um resultado que lhe permite passar à próxima eliminatória.

    Individualmente, três nomes acima de todos os outros: Fabiano (um punhado de intervenções que mantiveram o Porto na discussão da eliminatória), Fernando (exibição completa – por vezes segurou sozinho o meio campo) e Ricardo Quaresma (tem que ir ao mundial – sozinho decide jogos).

    PS: Uma última nota para Carlos Eduardo e Josué. Sem grande surpresa o brasileiro protagonizou mais uma exibição nula frente a uma equipa de qualidade similar (junta-se a jogos contra Nápoles em casa, Benfica e Sporting). Não é que morra de amores por Josué (até porque é assumidamente anti-benfiquista), mas não consigo perceber os portistas que preferem o brasileiro em detrimento do português.

  • João Dias
    Posted Março 20, 2014 at 10:36 pm

    Ficou evidente que o Josué é superior ao Carlos Eduardo, a todos os níveis ( técnico, tático, qualidade de passe…).
    Creio que a partir de agora, o português terá lugar cativo no 11. Pelo menos, se Luís Castro, quiser ganhar jogos.

    • NFM
      Posted Março 20, 2014 at 10:39 pm

      Não acho que seja superior mas C Eduardo depois da lesão baixou muito em qualidade…

      Quintero e Josué deveriam ser titulares neste momento

    • Pedro Mesquita
      Posted Março 20, 2014 at 10:55 pm

      acho que não é bem assim

    • Kacal l
      Posted Março 21, 2014 at 12:01 am

      NFM,

      Não concordo nada, o Carlos Eduardo nunca fez boas exibição em jogos mais complicados e importantes, nem antes da lesão, nem depois, só se mostrou em jogos contra equipas "pequenas", isso até depois da lesão já esteve bem, contra o Arouca, por exemplo.

    • Joel
      Posted Março 21, 2014 at 12:43 am

      Josué é um patinho feito no FCP. Jogador da casa, com qualidade, raçudo. Enfim, jogador à Porto, no entanto é tratado como se não fosse, va-se lá saber porque. O mesmo acontecia com Castro, um excelente jogador, mas que foi sempre criticado. Basta ver o campeonato que está a fazer na Turquia. Todos querem tugas, todos querem jogadores da formação, quando começam a aparecer e a jogar deixam de ter qualidade.

      O josué vinha sempre sendo dos melhores jogadores em campo com o P.Fonseca e estava a jogar fora do seu sitio. Josué tem que ser titular neste FCP para dar intensidade, qualidade de passe e de remate ao meio campo. Defour fica na transição, se conseguir começar a dominar bolas e aumentar a sua intensidade de jogo, porque demora 1 hora para fazer cada passe e Fernando fica na marcação.

      Josué, claramente melhor que Quintero e C. Eduardo neste momento.

    • Tiago Fouto
      Posted Março 21, 2014 at 1:04 am

      Concordo. Josué é claramente um dos jogadores portugueses mais subestimados. A dinâmica que dá ao meio campo do Porto e faz os seus companheiros jogar é fundamental para este Porto. Carlos Eduardo não trás nada disto. Quintero é um jogador ainda em formação…

  • Telmo
    Posted Março 20, 2014 at 10:38 pm

    Hoje ficou mais uma vez provado os Monstros que Mangala e Fernando são, como a inexperiência de Reyes (que juntamente com Danilo não sabe o que é a linha do fora de jogo, mas pronto) ou Ricardo, o talento de Quaresma, a vontade de Ghilas e a certeza que Fabiano é, o melhor em campo com 4/5 defesas de grande nível.

    Mas referir que o Sinal com Carimbo FC Porto veio do Banco, através da Mensagem que o Treinador deu para dentro do Campo a cada Substituição, sempre a transpirar Ambição.

    É abismal a diferença naquilo que todos nós, Adeptos, revemos na mesma Equipa, que não revíamos á 3 semanas atrás.
    Por exemplo hoje ghilas entrou aos 65 minutos, aos 67 marcou, com o Fonseca entrava aos 88 minutos.

    Finalmente começamos a ter uma base, um 11 titular, levou quase 6 meses mas vamos lá chegar xd

    E quaresma imagina que acompanhar esses pés, vinha também uma cabeça. Já imaginaste onde podias estar hoje ? Mas se não fores ao mundial é um crime.

    Ps : Ai um treinador serve para olhar para o jogo, percebê-lo, e com as substituições melhorar a equipa? Desde do inicio da época que não sabia o que isso era.

  • CRF
    Posted Março 20, 2014 at 10:51 pm

    congratular o FCP pela passagem e o seu treinador como teve inteligência para corrigir a equipa e começar a explorar as fragilidades do Napoles na 2ª parte. Destaco o grande golo de Quaresma, bem como a excelente exibição de Fabiano e o Fernando de sempre.

    Quanto ao Nápoles, dominou na 1ª parte mas Benitez preparou muito mal o jogo, se tivesse jogado com pressão alta teria criado muitas dificuldades ao FCP. Manteve a identidade traiçoeira e foi atraiçoado, felizmente para o futebol português. Também não entendi como tira Higuain quando está a perder a eliminatória..

  • Luis
    Posted Março 20, 2014 at 11:05 pm

    Acho que se quer à viva força tirar mérito à exibição de Defour. Acho que é um jogador muito bom. Apenas não teve confiança do P.Fonseca (que mudava todos os jogos de meio campo) e assim aos poucos vai-se tornar numa pedra basilar deste porto. Fernando teve muito bem, mas Defour foi um óptimo complemento.

    • Joel
      Posted Março 21, 2014 at 12:46 am

      Defour foi um dos piores jogadores hoje. A falta de intensidade do seu jogo é preocupante! Falha imensas receçoes de bola fáceis e demora imenso a passar a bola. A maior parte das vezes faz passes à queima porque deixa o adversario aproximar-se em demasia ou simplesmente perde a bola.
      Tem potencial, mas tem que ser mais expedito.

    • João
      Posted Março 21, 2014 at 9:15 am

      Outra vez arroz? O Defour volta a fazer um jogo miserável, é o pior em campo e há sempre alguém a vir dizer que "agora é que é". O Defour TEVE a confiança de Paulo Fonseca, foi o primeiro jogador do 11 base a sair, não pegou. TEVE a confiança do Vítor Pereira, quando Moutinho se lesionou, não pegou.

      Não joga nada, ponto final.

  • Francisco Machado
    Posted Março 20, 2014 at 11:17 pm

    Fabiano a dar o apuramento ao Porto, Nápoles desperdiçou muito e Benitez mexeu tarde, aliás este treinador foi sempre muito conservador. Para ir mais longe o Porto tem que ter uma defesa muito mas segura, deu a sensação que quando o Nápoles acelarava mais aquela defesa tremia toda.

    • Kacal l
      Posted Março 21, 2014 at 12:03 am

      Francisco Machado,

      É preciso não esquecer que jogamos com dois jovens na defesa, um deles é adaptado a lateral esquerdo, nem direito é sequer (Ricardo), o Maicon e o Alex Sandro são importantes e somos melhores com eles.

  • porquinhodaindia
    Posted Março 20, 2014 at 11:45 pm

    Uma passagem fortuita e sem brilho do FC Porto. Um FC Porto em fim de ciclo, com a famigerada estrutura a colapsar e comandada por um senhor sem currículo algum no futebol.

    Uma exibição muito fraca (na 1ª parte podia ter sido goleado tal o número de oportunidades desperdiçadas) que apenas dois golos "caídos do céu" ajudam a disfarçar. Os jogadores são fracos e nesta eliminatória voltaram a provar que Paulo Fonseca nunca foi o principal responsável pelos maus resultados.

    De facto, esta passagem é sobretudo mérito de Paulo Fonseca que na eliminatória anterior orientava o FC Porto aquando do massacre contra o poderosíssimo Eintracht de…Estugarda? Leverkusen?…Frankfurt, é isso.

    • Telmo
      Posted Março 21, 2014 at 12:36 am

      isso só pode ser ironia. Mérito de paulo fonseca em Frankfurt ? Não era responsavel pelos maus resultados ? devem ser as piadas das noite

    • porquinhodaindia
      Posted Março 21, 2014 at 12:41 am

      Caro Telmo. Ironia bem detectada (era evidente!)

      a) primeiro parágrafo é uma súmula dos comentários que surgiram na TV logo após jogo.

      b) segundo e terceiro parágrafos são um singela homenagem a quem acredita ou quer fazer acreditar que um treinador não é responsável pelos resultados da equipa que treina.

  • Tiago Fouto
    Posted Março 21, 2014 at 12:37 am

    Como Benfiquista, não percebo sinceramente como não se percebe a importância de Josué. Pode ter um mau feitio, pode não ser um génio, mas com ele no meio-campo o Porto ganha muito. Josué joga muito. Joga simples, faz jogar. Com o Josué a jogar frente ao Sporting, o meio campo não tinha sido abafado, como foi na 2 parte. Carlos Eduardo pode vir a ser alguma coisa. Mas não hoje de certeza….

    Quaresma, apesar da irreverencia, egoísmo e irregularidade, é o maior artista da bola tuga. Claro que Ronaldo é muito melhor, nem sequer está em questão… Mas o Quaresma tem talento puro, ainda por domar…

    Fernando, Fabiano e Gilhas grandes exibições também…

    Espero sinceramente uma final Benfica-Porto.

  • ManoloTiger
    Posted Março 21, 2014 at 10:46 am

    ainda bem que o VM tem bons leitores, há um antes e depois no jogo e esse momento que divide é a entrada do Josué, como muitos escreveram e bem aqui. Mostrou tudo o que pode dar. A entrada do Ghilas mais cedo (que PF não fazia) também foi decisiva. Mérito para Luís Castro nas substituições

  • Jorge Figueiredo
    Posted Março 21, 2014 at 2:00 pm

    A meu ver eliminamos a equipa mais forte desta liga europa. A juventos era favorita mas este napoles tem outra classe. e viu se nos primeiros 20 minutos de jogo.

  • André Raio
    Posted Março 21, 2014 at 2:30 pm

    Tal como referi ainda na era Paulo Fonseca, o Porto este ano está com a estrelinha. E geralmente quem está com estrelinha "arrisca-se" a ganhar títulos. A Liga Europa este ano vai para Porto ou Juventus.

Deixa um comentário