Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Golaço de Edwards agrava mau arranque do Boavista

Estreia positiva para João Henriques, sendo que, apesar da turbulência com a saída de Tiago Mendes, o Vitória está já em 2.º lugar e parece ter potencial para crescer em torno de Edwards, que marcou um golaço, e Quaresma, que esteve muito activo e fez a diferença com bola. Além disso, viu-se uma maior objectividade nas jogadas do que vinha sendo hábito, sobretudo na 1.ª parte, onde o conjunto vimaranense chegou a asfixiar o Boavista. Por outro lado, o Boavista, que continua em crise neste arranque de época, dominou o 2.º tempo, mas faltou lucidez e qualidade na definição para testar Bruno Varela de outra forma.

O Vit. Guimarães foi ao Bessa vencer por 1-0, com um golo de Edwards aos 19 minutos. O inglês vinha estando apagado neste início de época, mas apareceu para resolver e garantir o triunfo na estreia de João Henriques como treinador dos vimaranenses. O Vitória chega assim aos 7 pontos, igualando Sporting, FC Porto e Santa Clara no 2.º lugar, enquanto o Boavista segue com 2 pontos e abaixo da linha de água.

26 Comentários

  • Chico
    Posted Outubro 19, 2020 at 10:30 pm

    Vasco Seabra teima em me dar razão hehe… Boavista tem potencial para muito mais, mas vacilaram na escolha do treinador. Já o Vitória tem tudo para enveredar pelo caminho certo agora com alguém competente ao leme. Não é um plantel equilibrado, mas quem tem Edwards e Quaresma é automaticamente favorito a top 5.

  • NDinga
    Posted Outubro 19, 2020 at 10:30 pm

    Ganhar no Bessa é sempre um excelente resultado, independentemente da exibição.

    E a exibição, mesmo com muitas oscilações, foi melhor do que qualquer uma sob o comando de Tiago Mendes, o que diz muito de quão mau o Vitória foi nas três primeiras jornadas.

    Fizemos um bom jogo nos 30 primeiros minutos. Fomos a equipa mais esclarecida, que chegou mais vezes à área e que acabou por fazer um bom golo. O Boavista começa a aparecer mais vezes junto da nossa área no final da primeira parte e dominou por completo a segunda parte, com muitas bolas próximas da área, mas apenas com duas ocasiões claras de golo, quer pela má definição dos seus atacantes, quer porque o nosso quarteto defensivo esteve muito seguro (Suliman mostrou uma tranquilidade notável).

    Na segunda parte, fomos uma nulidade, porque o nosso meio-campo esteve péssimo: André André cansou, Mikel Agu começou a falhar passes e a cometer erros de posicionamento que até então não tinham acontecido e os jogadores que entraram não fizeram melhor. Eu até considero que, teoricamente, a entrada de Pepelu para o lugar de Edwards, encostando Rochinha à direita (Rochinha estava a jogar melhor do que Edwards) foi uma boa substituição, mas o espanhol voltou a não mostrar nada. Janvier voltou a ser a nulidade do costume. É um jogador sem ritmo de Primeira Liga. Não sei como é que este jogador está à frente do André Almeida. Ou talvez até saiba. A falta de qualidade num setor com tanta quantidade poder-nos-ia ter custado o jogo. Felizmente, não aconteceu assim.

    Nota ainda para o bom golo de Marcus Edwards, que já esteve melhor face aos três jogos anteriores, mas ainda peca muito na decisão, tendo sido responsável pela perda de dois ou três lances que poderiam ter dado muito mais perigo.

    O Vitória tem uma pontuação muito melhor do que as exibições até agora realizadas. É um bocado o inverso da época passada. Já o Boavista, mesmo sem Angel Gomes, vale mais do que os dois pontos que tem, mas a defesa é muito permeável e isso custa pontos. Mais tarde ou mais cedo, os triunfos vão surgir, mas a falta de consistência defensiva pode-os impedir de lutar pela Europa.

    • João Ribeiro
      Posted Outubro 20, 2020 at 9:30 am

      Nos, adeptos, temos muito a mania de quando queremos que um jogador seja lançado, temos de desvalorizar outro. Parece-me claro e acho que é geral que o que estão a fazer a André Almeida não se faz e que a entrada de Miguel Luís foi a maior bofetada na cara que lhe deram, agora não se pode para isso fazer do Janvier o culpado e dizer que ele é mau, porque não é, tem imensa qualidade e ontem nem fez um mau jogo, não errou em nenhum momento e cumpriu com o que lhe foi pedido. Com a B SAD foi, talvez, o melhor jogador do Vitória (ou o menos mais) e com o Rio Ave foi o mais esclarecido, de longe! Não se comece aí a fazer bodes expiatórios desnecessariamente.

    • Tiago Silva
      Posted Outubro 20, 2020 at 9:43 am

      Concordo, principalmente com a parte da defesa do Boavista, mas verdade seja dita que também não têm tido sorte, há sempre alguma lesão na defesa. Quero acrescentar mais um bom jogo do Cannon, para mim já é um dos melhores laterais direitos da Liga.

      O Boavista precisa de mais consistência, mas as ideias estão lá, falta claramente aquele último clique. Isto com Angel Gomes teria sido diferente também.

  • Antonio Clismo
    Posted Outubro 19, 2020 at 10:49 pm

    O Boavista parecia estar a criar um projecto interessante mas quando toda a gente deu conta tinham já 20 e tal estrangeiros no plantel e nem sequer tinham jogadores com qualidade formados localmente para cumprirem os requisitos da Liga e claro agora têm que usar júniores para compor as convocatórias.

    A contratação de Ram foi a prova que não existe o mínimo de planificação nem de sustentabilidade neste projecto… Mais valia terem ido buscar o Jorge Andrade, só porque sim…

  • BENFICA36
    Posted Outubro 19, 2020 at 10:52 pm

    Edwards é o maior talento extra grandes . Um jogador que cabia em qualquer plantel e que o Vitória de Guimarães a vender , só de 25 milhões de euros para cima tendo em conta que 50% pertence ao Tottenham. O Guimarães com Bruno Varela, Sacko,André André, Edwards ,Quaresma e mais uns quantos talentos a emergir pode começar aqui a ganhar balanço para uma grande época.

    Mesmo assim e comparando os planteis ,vejo o Boavista com maior qualidade na defesa e meio campo, perdendo no ataque apenas.

    Boavista precisa de um ponta de lança. Tem Leo Jardim na baliza ,Cannon na direita, Adil Rami e Chidozie na defesa e Mangas na esquerda, um meio campo com Javi García ,Show,Nuno Santos e um ataque com Gustavo Sauer , Angel Gomes e Alberth Elis . Têm mais que qualidade para andar no top 7 da liga .

    Alberth Elis é a par de Angel Gomes ,as estrelas desta equipa , jogadores que podiam fazer parte do plantel do Braga,Sporting, Guimarães e Rio Ave. Mesmo no Benfica ,Angel Gomes como alternativa a Waldsmith e Alberth Elis alternativa a Everton Cebolinha seria bem pensado. No Porto como alternativas a Luis Diaz e Filipe Anderson.

    O Boavista têm de atinar.

    • João Ribeiro
      Posted Outubro 20, 2020 at 9:43 am

      Será que o Boavista tem mais qualidade na defesa? Eu acho que não, é os números mostram isso… O Boavista tem jogadores de mais nome na defesa, mas o Rami tem sido só fogo de vista, o Gomez ainda precisa comer muita papa e o Chidozie tem de dar muito mais. O próprio Javi Garcia está muitos furos abaixo daquilo que era e daquilo que se achava que vinha ser. É um bom líder, mas futebolisticamente não acrescenta nada por aí além, e ontem foi um passador. Por exemplo, o Mikel não lhe deve em nada.

      Onde o Boavista melhorou muito foi no meio-campo e ataque, mas será mesmo melhor? Angel Gomes parece-me que teria lugar em qualquer plantel em Portugal, assim como Edwards do lado do Vitória. Agora Nuno Santos é de caras melhor que André André? Show é melhor que Poha ou Pepelu? Reisinho é melhor que Janvier ou André Almeida? No máximo tem um meio-campo de valias equivalentes…

      Na teoria o futebol é muito bonito e entusiasma imaginar o que poderá ser, mas o futebol será sempre dentro do campo. Nome como o Rami, o Javi Garcia ou até mesmo o Quaresma é bom na teoria para atrair mais atenções, talvez sejam bons no balneário (algo que duvido que Rami e Quaresma sejam) e talvez sejam bons a atrair outros jogadores, mas na prática, que é dentro do campo, a diferença com ou sem eles é praticamente nula, sendo que desses 3 apenas o Quaresma tem tido uma maior influência no jogo da equipa, apesar de não ser uma influência por aí além. Posto isto, se substituíssemos os nomes de Rami pelo Neris ou o Fabiano, ou o de Quaresma pelo de de Davidson, as atenções seriam claramente menores mas as duas equipas na ficavam piores dentro de campo, e no caso do Boavista ficariam até bem melhores.

  • Mantorras
    Posted Outubro 19, 2020 at 11:17 pm

    Que grande golo. Toda a jogada sai bem, bola bem metida pelo redes, boa recepcao que permite olhar e meter no avancado a dois toques, depois um trabalho muito bom do 9, muito bom mesmo, recepcao orientada para o sitio certo, sempre em movimento, uma boa simulacao para ganhar espaco e ja pressionado para Edwards fazer um golaco! Nao ha finta mais eficaz que esta! Quadrado + X!

  • Albicastrense
    Posted Outubro 19, 2020 at 11:22 pm

    Que golaço! Edwards dificilmente fica em Guimarães depois de Janeiro. Acredito que vá para a Bundesliga ou para a Premier League (ou para um clube favorito do championship). É um talento incrível.
    Quanto ao Boavista… muitos falavam do boavistão, mas o mercado, a partir de certa altura, foi desastroso. 17 reforços é abosultamente ridículo, é um pelantel inteiro e isso nota-se na total falta de entrosamento, falta de rotinas, falta de soluções estruturadas. A ideia era fazer com que os adeptos gostassem desta parceria com o Lille e a aprovassem em assembleia mas acho que pode ter o efeito contrário… até agora o que dá para perceber é que o Boavista vai ser um armazém de jogadores para onde serão despejados todos os que tiverem o mínimo de potencial para o lille.

    Além disso, para um projecto assim penso que teria sido útil outro tipo de treinador. Vasco Seabra tem imenso potencial mas não parece ter “kit de unhas” para potenciar Angel Gomes e manter a ordem num plantel demasiado extenso.

  • Fasc92
    Posted Outubro 19, 2020 at 11:32 pm

    Vi o 2° tempo pois estava interessado em ver estas duas equipas que tanto deram que falar neste mercado de transferências. Penso que ambas aumentaram a sua qualidade este ano, principalmente o Boavista que encostou o Vitória na última meia hora mas que pecou na finalização, algo que irá melhorar com o tempo. PS: Ver o Quaresma a jogar com o Edwards é uma delícia, Vitória cheio de técnica lá na frente!

  • Richrad
    Posted Outubro 19, 2020 at 11:47 pm

    Exelente entrada para João Henriques e turma vimaranense. 1/3 dos desafios iniciais completos.
    Construir dinâmicas de equipa é muito mais “fácil” sob vitórias e mesmo apesar do pouco tempo de treino, notou-se a liberdade tática e necessária para uma equipa do Vitória com tantos e bons elementos técnicos no plantel ( Edwards foi até o jogo do Bessa, uma sombra da época passada).
    Terá a restante semana e poderá jogar com o bónus de todo um cansaço pelo rival SC Braga na Europa, para se preparar para o primeiro dérbi do Minho.

    Para o lado do Boavista, o investimento, os nomes e as ideias teóricas positivas do treinador terão que ter resultados práticos e até ao momento ( esta paragem deveria ter tido esse efeito de mudança) não aconteceu o que perspetivava para a Pantera Negra.
    Não creio, de longe, que os alarmes estejam a soar para os lados de Vasco Seabra mas os resultados práticos terão que aparecer com melhor brevidade.

  • Sodogodo
    Posted Outubro 20, 2020 at 12:08 am

    Asfixiar? Parece-me um exagero enorme. Boavista acaba com mais posse de bola na 1ª parte e o Vitória fez 3 remates (?), não me parece asfixia nenhuma. Pareceu-me que mais uma vez Boavista errava a saída de bola, dando facilmente ao Vitória, sem eles sequer fazerem uma pressão por aí além. E depois faltou muita falta critério e qualidade, no meio-campo sem o Angel.

  • DNowitzki
    Posted Outubro 20, 2020 at 12:54 am

    Dizem que o Boavista é uma das equipas mais difíceis da nossa liga.

  • João Ribeiro
    Posted Outubro 20, 2020 at 9:26 am

    A primeira parte foi boa, sendo muito agradável as constantes trocas de posicionamento e combinações entre Rochinha, Edwards e Quaresma que deixam antever coisas boas para os próximos jogos. Bruno Duarte também fez um jogo muito bom, finalmente sendo a referência da equipa e a ser procurado muito mais em zona central e próximo da baliza, e no primeiro golo faz um trabalho excelente. Não tenho dúvidas que vai explodir ao longo desta época.

    A segunda parte foi sofrível, mas parece-me que foi necessário aquele recuar. Acho que nos primeiros minutos a equipa entrou bem na segunda parte, mas aquela oportunidade desperdiçada pelo Rochinha deixou a equipa muito nervosa, pelo que achei o recuo necessário e a verdade é que o Boavista apenas assustou, não criando reais oportunidades. Acho que a entrada de Pepelu tão cedo na partida, para o lugar de Edwards, que estava a deixar a defesa do Boavista em sentido (com Edwards em campo, Mangas pouco se viu ofensivamente), ajudou à equipa ficar mais nervosa ainda porque a mensagem transmitida era clara, fechar a baliza. Até nem discordo da entrada de Pepelu, acho que faria sentido, mas acho que devia esperar mais uns 5-6 minutos e o homem a sair não pode nunca ser o Edwards quando a intenção era clara, aproveitar o contra-ataque, pelo que naquela situação e naquele contexto tirava o Quaresma (que fez um bom jogo).

  • bandua
    Posted Outubro 20, 2020 at 10:09 am

    Sobre o GR: A bola entrou pelo meio da baliza!

  • jpf
    Posted Outubro 20, 2020 at 11:33 am

    Se o Guimarães na 1a parte asfixiou o Boavista o que é que se chama ao encostar as cordas que o Boavista sujeitou o vitória na 2a parte? Vamos por partes, jogo para empate , na 1a parte o vitória marca na única chance que teve e o Boavista desperdiça uma oportunidade clara do benguche . Na 2a parte a única vez que o vitória chegou com perigo foi aos 50 m num ressalto do show que isolou o rochinha. Depois disso o Boavista mandou no jogo, tanto assim é que obrigou o João Henriques a meter o pepelu e a jogar com este , mikel e André André. criamos jogadas interessantes ,no qual destaco o minuto 64 onde a bola rodou da esquerda para a direita e novamente para a esquerda , colocaram 7 homens em zona de finalização e existiu muita hesitação no remate . Mesmo assim benguche ,hamache , Nuno santos com um penalty em movimento e Javi no último lance do jogo podiam ter empatado, tal como a estatística mostra ,mais remates , mais cantos , mais posse de bola , menos eficácia.
    Uma vez mais quem não é boavisteiro e só vê um ou outro jogo fala sem saber, contra o nacional o empate ajusta-se ao que se passou mas não tivemos a estrelinha de segurar a vitória como teve hoje o vitória e cedemos o empate aos 91, contra o Moreirense marcamos e várias vezes podíamos ter feito o 0-2 e acabamos por sofrer o empate num penalty idiota. Ontem mais só mesmo . Não estamos a produzir e a jogar para ter apenas 2 pontos a juntar a lesões do rami que esteve francamente bem em Moreira , a lesão do Angel e os atrasos com a chegada dos jogadores muitos deles por terem tido covid porozo seba Perez ,falta de visto como sucedeu com o de Santis etc

  • Fantantonio
    Posted Outubro 20, 2020 at 1:23 pm

    Edwards, Quaresma e Rochinha é de luxo para a nossa realidade.

  • andresilvac
    Posted Outubro 20, 2020 at 1:29 pm

    O Boavista a concorrer para “flop do ano” bem sei que a equipa é nova muitas mudanças mas parece não ter treinador para a fazer funcionar

  • oMeuUserName
    Posted Outubro 20, 2020 at 5:38 pm

    Não entendo as críticas ao treinador do Boavista neste jogo, sinceramente. Mudou a equipa para melhor ao longo do jogo, fez mais do dobro dos remates do Vitória (19 contra 9), é certo que apenas fez 2 à baliza, mas o Vitória fez apenas 1, o do golo. De resto, teve mais posse de bola (61 para 39%), mais acções na área adversária (28 contra 11), mais cantos, melhor eficácia de passe, o quádruplo das acções defensivas no meio-campo adversário, e por aí fora. Ou seja, consegue que a equipa seja superior na maioria dos parâmetros estatísticos, superiorizando-se a um adversário forte, não vejo que o Vasco Seabra esteja a ser assim tão mau.
    Já o Vitória, em 4 jogos no campeonato não mereceu ganhar nenhum e ganhou 2, sendo que a vitória contra o Paços caiu completamente do céu. O Vitória tem 1 remate à baliza em cada um desses jogos, em 4 jornadas tem, ao todo, 7 remates à baliza dos adversários, sendo a equipa com menos remates à baliza adversária, de todo o campeonato (o segundo mais baixo é o Gil, que tem 8, mas menos um jogo, sendo que os terceiros piores são o Rio Ave e o Tondela, com 13). Por isso, creio que se pode dizer que tem tido bastante sorte nos resultados, na minha opinião. Porque nem se pode dizer que esteja correlacionado com grande defesa, já que o Vitória é apenas a oitava equipa que concede menos remates aos adversários.

    • João Ribeiro
      Posted Outubro 20, 2020 at 6:10 pm

      Acho que é de opinião geral que o Vitória tem sido muito feliz. No balanço dos 360 minutos já jogados na Liga NOS foi talvez a pior equipa a nível exibicional. No entanto tem tido uma defesa sólida e é a prova de que a defesa ainda ganha campeonatos. Exige-se muitíssimo mais mas é uma belíssima cama construir em cima dos 7 pontos em quatro jornadas. E a equipa, como se viu ontem, vai melhorar imenso.

      • oMeuUserName
        Posted Outubro 20, 2020 at 11:33 pm

        Não é essa a ideia com que fico deste post e dos comentários, honestamente. Principalmente no que toca a comparar ambas as equipas, Boavista e Vitória. Tantas críticas ao Vasco Seabra parecem-me desajustadas, do pouco que vi deles esta época. Porque embora sejam referidas como sendo 2 equipas novas e projetos a longo prazo, a verdade é que têm diferenças. Por exemplo, neste jogo o Boavista entrou com 9 reforços (apenas Sauer e Paulinho já estavam na equipa na época passada), enquanto o Vitória entrou com 4 (Varela, Sílvio, Jorge Fernandes e Quaresma). Se estendermos a todos os jogadores utilizados, o Boavista usou 14 reforços em 16 jogadores, enquanto o Vitória utilizou 6 reforços nos 15 jogadores que usou. Dos 6 reforços utilizados pelo Vitória, 4 são portugueses e outro veio duma equipa portuguesa, enquanto nos 14 do Boavista apenas 2 são portugueses e outros 4 têm experiência de liga portuguesa. Posto isto, apesar de em número de contratações terem feito algo semelhante, a nível prático é bem diferente o quão impactante isso foi na equipa. Além disso, o Vitória é um clube bem mais estabilizado na parte de cima da tabela do que o Boavista. Por isso tudo, é perfeitamente normal e expectável que comece melhor do que o Boavista, e que os axadrezados precisarão de muito mais tempo para implementar as ideias e tirar dividendos.

        Quanto ao Vitória, acho que falta ainda muita coisa, mas foram notórias algumas melhorias, se bem que também era difícil fazer pior do que foi feito no jogo com o Paços… Acho que a frente de ataque tem tudo para resultar (sempre fui apreciador do Bruno Duarte e acho que esta época, sem o futebol “anti-PL” do Ivo, ele vai mostrar porquê), e provavelmente alguns miúdos vão começar a ganhar espaço e a assumir-se (o Marcus Edwards só se estreou no campeonato passado à 7ª jornada, por exemplo), mas o meio-campo parece-me bastante carente de criatividade, enquanto na defesa falta ainda um lateral esquerdo (será Mensah?), e o Jorge Fernandes não é jogador para o Vitória (ouvi falar tanto do Mumin, estou à espera que assuma a titularidade quando recuperar). Por fim, passar de Douglas para Varela não me parece evidente que seja um upgrade… Com tudo isto, a verdade é que, “sem saber como”, estão com os mesmos pontos do 2º (à condição), já com vantagem sobre aqueles que se prevê que venham a ser os mais diretos adversários.

        Pessoalmente, espero bem que a felicidade acabe no próximo Domingo :)

        • João Ribeiro
          Posted Outubro 21, 2020 at 9:44 am

          Concordo com quase tudo, exceto na questão do Varela não ser grande upgrade em relação ao Douglas. Eu acho que é um enormíssimo upgrade e é a razão do Vitória ter 7 pontos porque em todos os jogos foi das melhores unidades ou até mesmo a melhor, e neste jogo, diria que mais de um quarto do golo é do Varela pelo enorme passe que fez. Há muito preconceito por ele, continua a ser enxovalhado por muitos, mas vai calar muita boca.

          • RMCL
            Posted Outubro 21, 2020 at 12:28 pm

            Sempre disse que Varela no Benfica teve um erro craso no Bessa e foi e continua a ser crucificado em Portugal,eu vejo um bom redes com capacidade de evoluir!

Deixa um comentário