SC Braga 0-4 Benfica (Pizzi 25′ g.p. e 47′, Bruno Viana 51′ p.b. e Esgaio 73′ p.b.)
O Benfica apagou a derrota no Clássico com uma goleada em Braga, chegando assim ao 2.º lugar no campeonato. As águias, que até podiam ter marcado mais, voltaram a demonstrar que são muito fortes quando estão em vantagem, e depois de terem desbloqueado o marcador não tiveram problemas em dar expressão ao resultado. Os autogolos ajudaram, Pizzi também foi decisivo, num jogo em que André Almeida deu outra qualidade à equipa de Lage (muito mais confortável com bola e forte a defender, sendo que ainda fez uma assistência). Também Taarabt (agressivo a defender e a dar fluidez) justificou a titularidade, já os falhanços de Seferovic estragaram a prestação de RDT (que teve bons pormenores e podia ter conseguido três assistências). A turma de Sá Pinto, por sua vez, viu Horta a acertar no poste, o que na altura podia ter sido o 1-1, mas depois do 3-0 o jogo deixou de ter história.
Resumo da partida:
SC Braga – Os gverreiros vinham de um brilharete na Liga Europa mas saem goleados num encontro onde demonstraram bastantes debilidades defensivas (principalmente na saída de bola e transição), assim como algum desgaste com o decorrer do jogo. No sector mais recuado, Bruno Viana e Esgaio fizeram auto-golos em lances relativamente tranquilos. Lucas também teve muitas dificuldades. O meio campo revelou igualmente incapacidade para em conter as investidas encarnadas, com João Novais (mostrou-se apenas ao nível do remate) e André Horta a não conseguirem pegar no jogo. Na frente Ricardo Horta começou bem (quase fez o 1-1 numa bela execução), mas foi perdendo gás, enquanto Hassan e Galeno estiveram apagados (daí saírem ao intervalo). Já Murilo saltou do banco para agitar e conseguiu criar perigo em algumas situações.
Benfica – Depois do descalabro diante do FC Porto, as águias regressam aos triunfos e logo com uma goleada no terreno de uma das equipas mais fortes do campeonato. Os encarnados marcaram numa fase mais equilibrada do encontro, mas a partir daí dispuseram de várias ocasiões para ampliar, sendo que uma entrada muito forte no 2.º tempo “arrumou” com o jogo. Defensivamente, tirando um lance ou outro, o conjunto de Lage passou por poucos sobressaltos (Vlachodimos correspondeu quando foi chamado a intervir), com Ferro a ser o melhor elemento e André Almeida, neste seu regresso, a dar mais segurança ao lado direito (mesmo sem ser exuberante). Florentino esteve forte ao nível da recuperação de bola e ganhou o penalti para o 0-1, enquanto Taarabt, nesta chamada ao XI inicial, exibiu-se num nível elevado, tanto pela agressividade defensiva como pela fluidez na circulação e capacidade de transporte. Rafa, ao contrário do que tem vindo a fazer esta época, esteve mais apagado, já Pizzi voltou a ser decisivo pelos golos e movimentações. Raúl de Tomás voltou a ficar em branco, mas teve vários pormenores técnicos de grande qualidade e ofereceu 3 golos a Seferovic. O suíço, embora tenha estado forte ao nível do ataque à profundidade (como é seu apanágio), esteve completamente desastrado em frente à baliza, perdendo 2 golos cantados.
XI do SC Braga – Matheus; Esgaio, Bruno Viana, Lucas, Sequeira; Palhinha, Novais, André Horta; Galeno, Ricardo Horta, Hassan.
XI do Benfica – Odysseas; André Almeida, Rúben, Ferro e Grimaldo; Florentino, Taarabt, Pizzi e Rafa; Raul de Tomas e Seferovic.


109 Comentários
ACT7
Voltamos ao normal desde que o B.Lage chegou, na semana passada tivemos um dia mau em que nada corria bem, aposto que se o jogo durasse 4 horas o Benfica não ia conseguir fazer 1 remate (não tirando mérito ao Porto).
Voltando ao jogo com o Braga, o Lage fez 2 alterações, mas eu pessoalmente tinha feito 3, Vinicius devia ter uma oportunidade a titular e acredito que com uma sequência de 3 ou 4 jogos ganha o lugar.
Tivemos uma pontinha de sorte na forma como chegamos ao 1-0 e a partir daí o Benfica é bastante forte e facilmente cria várias oportunidades de golo.
RDT fez um bom jogo e só não fica nos melhores momentos porque o Seferovic estragou tudo, o espanhol deu 3 golos feitos. Depois Pizzi o costume (já leva 7 golos esta época). Taarabt também a um nível muito alto, qualidade de passe e visão de jogo incrível, cada vez mais adaptado à equipa e a este novo papel. Almeida também deu outra segurança e mostrou que é uma opção bastante válida, mesmo que lhe façam críticas bastante exageradas.
Rúben Dias e Ferro voltaram ao que nos habituaram. Florentino, para mim o homem do jogo, o miúdo está em todo lado, praticamente antecipa todas as jogadas e define muito bem onde fazer a pressão, com bola também esteve bem (embora lhe meteram o rótulo de que só joga para trás).
junior_1984
Notas importantes do jogo:
1 – Meio campo muito forte, com maior criatividade e progressão em posse. Florentino é muito forte a destruir, pouco a construir, e por esse motivo precisa de alguém que equilibre a balança na construção. Samaris acaba por ser um excelente complemento do Gabriel, porque este queima etapas com a sua visão de jogo e passe longo e pressiona bastante bem. Samaris com Florentino elevam as dificuldades de sair em posse.
2 – André Almeida não é dos meus favoritos, nunca o neguei e continua a acreditar que com alguém estilo Nelson Semedo, teríamos outra qualidade de jogo. No entanto, ele não é mau e equilibra bastante bem a equipa pelo que tem de jogar. Tavares na direita sempre foi um erro, e não foi pelo grande golo que marcou que isso deixou de ser óbvio.
3 – RdT é craque. Tem toque de bola, aqueles passes para o Seferovic foram milimétricos. Nunca será o avançado de andar ali a correr feito maluco, mas antes, um avançado de receber na zona de finalização e matar! Jonas era assim, não andava a desgastar a defesa, não ia ao choque, mas marcava e encantava. Para mim RdT pode vir a ser o novo Jonas ainda que com algumas diferenças, sobretudo no jogo entre linhas que Jonas fazia de olhos fechados.
4 – Pelo que vi do fds desportivo, o Benfica continua a ser o maior favorito a vencer a liga. A jornada anterior, quanto a mim, foi enganadora no sentido em que o porto foi muito superior mas num estilo que dicilmente vai resultar na maior parte dos jogos (Notou-se claramente isso ontem no dragão).
Cumtps.
IamLeandro
Finalmente o Lage percebeu que jogar com o duplo pivot limitava o nosso jogo e colocou Taarabt a titular que fez um jogo muito bom, mas tocando agora noutro assunto, o muito que o Taarabt deu ao jogo o Seferovic tirou e não percebo esta insistência de estar a queimar o RDT jogando com ele a segundo avançado quando é claramente um número 9. Para mim faria mais sentido um Jota e RDT visto que o Chiquinho está lesionado entra o Jota para colmatar essa ausência de um segundo avançado.
Ainda no tema dos avançados, o Seferovic está a precisar de banco, entrou melhor na segunda parte, mas os falhanços consecutivos que tem sido autor está tanto a tirar-lhe a moral como a paciência aos Benfiquistas.
Fico feliz pelo André Almeida ter voltado, o facto de ter estado parado muito tempo não influenciou de forma negativa o jogador, e senti que estava seguro do seu jogo.
Outra nota a Pizzi, que não estando pressionado e se tiver espaço para pensar, joga e faz jogar e neste jogo mostra mais uma vez o grande jogador que é, juntamente com Rafa, que também esteve muito bem.
BrunoV
O Pizzi não é um grande jogador, e tu dizes isso mesmo.
Ele pressionado é menos um, sem pressão é um grande jogador?
Um grande jogador é o em todos os momentos quer em pressão quer sem presão, ele é um bom jogador para a nossa ligar.
Sobre o jogo, espero que o Seferovic aqueça banco, pois o RdT é bem melhor que ele e é escusado sacrificá-lo por causa do suíço.
Mantorras
Nao sei se concordas, mas era por isso e que eu criticava tanto o Pizzi no meio, e subscrevo o que dizes. A exibicao do Taraabt mostra bem isso. Eu tenho sempre dificuldades em considerar o Pizzi “um grande” jogador, porque quando pressionado, ele perde muitas vezes a bola, e perde facil, parece que basta chegarem perto e ele estar em frente a area que ele “panica” muito. Depois nos duelos fisicos encolhe-se/desiste facil. Ele na direita compensa muito isso, mesmo continuando a ser menos um a defender, a equipa “reserva-o” como pivot para a saida rapida, e ele e capaz de fugir da pressao do lateral muito mais facilmente do que da pressao de um ou dois medios + o avancado, que tinha quando jogava no meio, ate porque normalmente os laterais nao acompanham o movimento para o meio e deixam o Pizzi para o medio defensivo… e como o Benfica mete muita gente na frente, acaba por faltar alguem, aparecendo o tal tempo/espaco, com os adversarios a chegarem “mais tarde”.
Tambem nao quero retirar todo o merito ao homem, ele a jogar na direita e titular, ja que ele a normalmente define com qualidade acima da media, e por isso que faz falta la dentro, eu nao me esqueco de quando Seferovic nao acerta uma, ou de quando o Rafa nao tinha olhos pas balizas, e era quase sempre o Pizzi a dar aulas de finalizacao(merito lhe seja dado).
No entanto, quando vejo o Taraabt ali, mesmo no momento defensivo, muito mais capaz, muito mais intenso, mesmo algumas vezes chegando tarde, sempre mais disponivel… e depois com bola, superava os adversarios com uma facilidade que o Pizzi nunca teve. So nao sei se o marroquino dura muito ou se perde novamente, espero que se mantenha focado, porque a seguir ao que foi Jonas, parece ser o jogador com mais tecnica/talento puro que tinhamos no plantel.
IamLeandro
Sim, acabas por ter razão, expressei-me mal.
O Pizzi é um jogador que serve para a nossa liga e dentro da nossa realidade é um grande jogador, mas acaba por ser abafado por vezes em jogos mais decisivos, não obstante a isso, penso no Pizzi como um grande jogador.
Berardo
Continuamos a queimar o melhor PL do plantel e mais caro reforço da época, incrível. Esta opção de Lage já me parece mais teimosia que outra coisa, faz-me lembrar a insistência em Cervi porque corria que nem louco atrás da bola (esta com Rui Vitória).
Se por um lado percebi a insistência na titularidade de Seferovic, com o objectivo de não deixar o jogador cair na desmotivação e na esperança de que um ou outro golo dessem o alento que o Suiço necessitava para marcar consecutivamente, por outro, acho que já não faz sentido nenhum continuar nisto.
O jogador está-se a desmotivar de jogo para jogo, os falhanços acumulam-se, a paciência dos adeptos começa-se a esgotar e já o brindam com uns assobios aqui e ali. Acho que Lage deveria de uma vez por todas começar a pensar nestes factores e menos no facto de ele correr que nem um maluco a pressionar, porque por mais que isso seja verdade, um PL não se motiva com corridas de 40/50M, um PL alimenta a sua confiança com golos e esses não fazem parte do jogo de Seferovic ultimamente.
Espero sinceramente que se comece a trabalhar numa dupla RDT e Jota na frente, tenho a sensação que são 2 jogadores que se iriam entender na perfeição na frente de ataque, com muita dinâmica nas movimentações e juntamente com Pizzi e Rafa iriam trazer muito espectáculo ao jogo ofensivo da equipa e, essencialmente, golos!!
Seferovic é a ovelha negra daquele ataque neste momento, estraga 80% das jogadas com recepções ou finalizações disparatadas e os ataques do Benfica em velocidade são cortados completamente quando a bola chega ao Suiço e entramos em modo super slow motion.
Que Lage acorde nesta paragem de campeonato!!
tiagoagm
Alguem que passe por Lisboa e parta um pé ao Seferovic. Nem no banco deveria estar. Péssimo a todos os niveis. Só espero que Lage não seja teimoso e o tire da equipa. Que meta o jota e o RDT na frente.
Mantorras
Benfica a ter o jogo facilitado com o penalty, acabou por ter “a sorte do jogo” ali, mas ja era superior e continuou a ser. Bom jogo global, menos na finalizacao, Taraabt a mostrar que e craque, e AA a ter um excelente retorno.
Nota para Seferovic que foi muito mau a finalizar, creio que Lage nao quer retirar o Suico da equipa enquanto esta em baixo, para nao soar a castigo, mas insistir no erro acaba por queimar o jogador… vao haver muitos jogos e Vinicius nao foi barato, deve jogar mais e Seferovic tera muito tempo para voltar melhor.
RDT muito bom em alguns momentos, mas fraco noutros, pareceu-me cansado e a precisar de jogar mais fixo.
Rafa um pouco abaixo do normal, parece tambem precisar de descansarum pouco mais.
Pizzi subiu de nivel, mas tem que defender melhor, um pouquinho mais… muita classe no penalty e no segundo golo.
Florentino com muitos erros, sempre bem a defender, mas precipitado a sair, e com erros que podem custar caro em jogos de champions.
Odysseas muito seguro, gostei bastante.
Grimaldo continua abaixo do que sabe, falha lances que normalmente nao erra, na saida de bola e envolvimento em transicao ofensiva.
Taraabt, realco novamente, muita calma, muita classe, cabeca levantada, zero panico, chama os adversarios e solta no tempo certo, joga simples quando tem que ser, sai limpo da pressao quando tem que arriscar… enfim muita qualidade com bola e a crescer muito sem ela. Eu tinha o retirado mais cedo pelo amarelo e para nao arriscar lesoes… tem que jogar muito mais este ano, comigo continuava a titular, mas sem duvida.
Miguel Carvalho
Concordo com tudo Mantorras.
E não sei até que ponto com a volta do Gabriel não era de Jogar com o Taarabt atrás do RDT.
Mantorras
Falando apenas do que referes, sobre Taraabt mais adiantado, ele jogou ali muitas vezes no passado e acho que a unica coisa que o limita, sabendo do que Lage gosta, e o ataque a profundidade. Por ai, eu entendo Lage nao o veja como a melhor posicao para ele. Felix recuava para para ligar, caia muito na linha (vindo Pizzi para dentro, e quando Seferovic caia na esquerda, ele normalmente atacava a profundidade. Taraabt, tirando no ataque a profundidade, nao tera muitas dificuldades em fazer tudo o resto com qualidade, mesmo nao sendo tao rapido (para um ala), ele e rapido a pensar/reagir. Ha, no entanto, o pormenor dos golos, ja que muitos deles foram a aproveitar esse espaco deixado por Seferovic, em movimentos rapidos nas costas da defesa, e sendo verdade que o RDT/Seferovic nao estao a marcar (por ai nem haveria muito a perder xD), ninguem quer acreditar que a seca va durar muito tempo!
No final, o que importa, e a dinamica colectiva, e o Lage ja mostrou ser capaz de mudar/arranjar novas solucoes. Neste caso, ate porque ha champions, se ele optar por ir por ai, certamente vai treinar outras movimentacoes, para favorecer a equipa, sem manter o adversario “com medo” da bola nas costas, castigando-os sempre que facilitem nessa zona. Com Gabriel nao precisamos tanto de Taraabt na saida de bola, e nos onde podemos bloquear como aconteceu com o Porto, ter mais um jogador como Taraabt, a quem se pode dar a bola “seguro”, pode ser fulcral (manter a posse, sair e controlar o jogo com bola). Eu vejo um meio campo mais forte, com essa solucao, ja que Taraabt e muito superior ao RDT a ligar o jogo, e com RDT em vez de Seferovic (o suico cai mais na esquerda), se RDT previligiar o lado direito para fugir da area, pode ser Taraabt a cair na direita, com Rafa a espreitar o espaco no meio, alias, tendo em conta o melhor acerto de Rafa no remate e a velocidade estupida que ele tem… isto faz algum sentido, mas envolve mais gente a mexer e muita capacidade/inteligencia dos jogadores com bola, para conseguirem fazer isto no jogo.
Uma coisa e certa, ele a jogar com esta qualidade, obriga pelo menos o treinador a ter vontade de “inventar” um lugar para ele, e os grandes treinadores, sao os que arranjam maneira de meter os 11 melhores a jogar, por isso, faz parte do trabalho de Lage arranjar lugar para ter o maximo de qualidade em campo, mantendo ele este nivel. Bola do lado do Taraabt, para mostrar que isto nao e acaso, e do Lage, para conduzir o barco…
Tiago Silva
A primeira meia-hora foi um jogo equilibrado, até com mais ascendente do Braga, mas depois disso só deu Benfica, e um Benfica ao ritmo do Taarabt. Ele não errou um passe, queimou linhas e jogou sempre para a equipa avançar com bola. Também gostei do André Almeida, é uma diferença gritante ter um lateral direito destro e com rotinas, o Rúben Dias também esteve imperial. Já outro destaque foi o Florentino que encheu o campo, garante uma maior liberdade criativa ao Taarabt e ainda secou o André Horta hoje. Último ponto para o Seferovic, que voltou a falhar como sempre, e só o Lage é que não vê isso. Se o falhanços do Seferovic tivessem entrado o Benfica tinha quase o dobro dos golos que tem. Vinicius ou Jota para ontem!
No Braga, exibições desastradas do Lucas Ferrugem e do Esgaio, o André Horta foi totalmente engolido, o Hassan não oferece nada à equipa e só o Palhinha tentou alguma coisa (pressionou bem, mas ninguém o acompanhou), até o Ricardo Horta hoje estava desinspirado.
Mas foi bem Lage, falta só tirar o Seferovic!
Axel Matic
Hoje viu-se que defensivamente respiramos melhor com o AA, (embora ele seja curto)
Grimaldo só joga para manter o valor como ativo e as negociações de renovação ainda possíveis, mas o que parece pela a atitude dele é que não vale a pena, Grimaldo na minha opinião pensa que é o melhor jogador do Benfica, quando na verdade não é, parece que tendo saído de La Masia, isso lhe dá estatuto, para mim não vale a pena retardar a afirmação de um miúdo melhor anatomicamente, fisicamente e nestas circunstâncias mentalmente para ter um “terceiro médio” no onze, já não faz bem o corredor há algum tempo e mais valia pôr o comboio Tavares, deixando o espanhol para opção secundária ou possível médio, abrindo espaço para um esquema de 433 com Grimaldo a médio esquerdo e fazendo um triângulo diabólico com Nuno e Rafa!
Na defesa ainda adorei o Florentino a limpar tudo!
Taraabt a abrir o livro
Rafa e Pizzi a voltar ao nível
De Tomás a jogar bem contra os três centrais do Braga…
O Braga já tinha visto com o Sporting e mostrou como é permeável, o Sa Pinto grande benfiquista lá nos deixou golear outra vez!
Frickelz
Excelente análise do Grimaldo. Com a sua técnica e capacidade de remate podia ser um excelente terceiro médio.
coach407
Obviamente a diferença de qualidade entre o melhor lateral direito do campeonato desde que o Nélson Semedo foi para o Barcelona e o Nuno Tavares adaptado é gigante. É a diferença entre jogar com o 4° ou 5° ou com a primeira opção.
Super sólido defensivamente, super eficiente em todas as ações, nada de mandar bolas para a área sem nexo como é acusado de fazer (estupidamente), facilidade em explorar o jogo interior e uma assistência de enorme qualidade. Esteve melhor que o Grimaldo, por exemplo.
Ferro também esteve imperial hoje.
Hoje vi o jogo no estádio portanto é mais fácil ver o jogo. O Florentino é realmente um monstro, fantástico, sempre muito bem posicionado, muito inteligente. E a sua técnica de desarme é impecável.
Já o Taarabt é um desastre a defender. Ser agressivo não significa que saibas defender. Vai a todas as bolas à queima, o adversário mete o corpo à frente da bola e ele faz falta. Repetiu isto tantas vezes que ainda estavamos na 1a parte e levou um amarelo por fazer uma falta que ninguém leva amarelo. É impressionante como até o árbitro conseguiu irritar com tanta faltinha. Já para não falar quando vai à queima, é ultrapassado como se fosse um cone e abre uma cratera no meio-campo do Benfica. O marroquino tem muita vontade, mas não chega. Alguém lhe ensine a fazer contenção… ainda assim, com bola esteve bem, apesar de arriscar muito e ter feito com que os seus colegas passessem dificuldades em zonas críticas. Como tal, considero uma exibição aceitável, mas que tem de ser bem melhor.
Pizzi voltou ao normal nos jogos grandes. Mais 2 golos, resolve o jogo e pronto. O normal que vimos na época passada.
RDT tem excelentes pormenores técnicos, mas alia-se do jogo com uma facilidade… não tem intensidade nenhuma, não ataca a profundidade, só quer bolinha no pé e mostrar uns pormenores de qualidade. Ainda assim, foi eficaz nas ações com bola.
Seferovic é o oposto. Muito forte sem bola, mas com ela foi demasiado ineficaz.
Ainda assim, ao vivo percebi melhor porque é que o Lage parece abdicar mais depressa do RDT que do Seferovic. Ainda assim, acho que quem está mal é o Lage. O Benfica sempre teve avançados mais fixos que estavam lá para encostar. O RDT é uma versão super melhorada disso porque tem enorme qualidade técnica. Ainda assim, a equipa é que tem de jogar para ele. Achava que o melhor seria trocar o Seferovic pelo Vinicius, mas depois deste jogo achei que Jota – RDT tem tudo para funcionar bem melhor. Estamos a “matar” o espanhol. Anda a servir o Seferovic, coitado do moço.
Mantorras
O Taraabt tem pouco jogo nas pernas, o ritmo conta para se chegar “a tempo” ou a queima. Nao se protegeu disso? Talvez, mostrou muita vontade, o que por outro lado, indicia que so tem a melhorar. Creio que ate foi por ai que Lage o deixou ate ao fim, mesmo tendo amarelo, para lhe dar tempo de jogo.
Quanto as faltas, sinceramente aquela que da a bola ao poste nao e falta… a serio, ve na TV… quanto muito, se houve falta, nao foi do Taraabt, mas sim de outro jogador do Benfica que perseguia o jogador do Braga.
Ele esta a adaptar-se a posicao, a qualidade dele com bola e de um nivel absurdo, sempre e quando esteja ao nivel maximo, principalmente a capacidade de jogar sobre pressao de cabeca levantada, ele nao tremeu, e alem disso, ate chamou a ele a pressao para os limpar a seguir, mais que uma vez.
Pizzi, nao na direita, mas quando jogava no meio, nunca era capaz de segurar e limpar 2 com a facilidade do marroquino. Nao quero embandeirar em arco com o Taraabt, mas um buraco no meio campo? Pizzi nao acompanhava e nao era tao intenso como ele, e teve bastantes mais jogos que o Taraabt para melhorar isso… e nunca foi capaz.
Kafka
Dizer que os jogos contra o Braga são jogos grandes sem te rires é maravilhoso
Mas adiante, primeiro como é óbvio os jogos contra o Braga não são jogos coisa nenhuma, depois o Pizzi nos jogos grandes é medíocre e o normal dele contra os grandes é o que se viu na semana passada contra o Porto, esse sim um jogo grande
coach407
Já respondi a isto lá em cima.
PedroDarwin
Tiro ao lado relativamente ao Taarabt, quanto muito uma, repito, uma falta foi bem assinalada! E tanto Pizzi como A.Almeida chegam para o consumo interno mas não chegam para elevar o nível competitivo da equipa! Qualquer adepto, no estádio, em casa ou na Lua vê isso. RdT anda a criar para outros estragarem, até houve .jogada em que o Rafa simplesmente nem passou ao Seferovic, mesmo sendo ele o melhor posicionado…
coach407
Isso é porque tanto tu como o Taarabt não sabem o que é um contacto faltoso. O marroquino caiu sempre na mesma e foi sempre falta, obviamente. O Florentino e os médios do Braga tinham o mesmo árbitro e não tiveram o mesmo problema. Deve ter sido perseguição ao anjinho.
Chegam para consumo interno? Os melhores jogadores? Hão de me explicar onde andam esses jogadores de consumo internacional que não fazem a diferença contra um Braga. Não percebo como alguém é fantástico contra o Barcelona, mas contra o Braga já não conseguem ser tão bons como o Pizzi. Deve ser desmotivação. Não lhes dá pica…
PedroDarwin
Tanto quanto eu sei, o contato e disputa de bola fazem parte do futebol, mas lógico que alguém que defende tanto o Almeida e Pizzi (jogadores sem intensidade para jogos de nível elevado) também defende o critério usado pela maioria dos árbitros em PT : toque – falta. Por exemplo Enzo Perez e Cancelo fariam diferença , pois não têm medo seja quem for o adversário.
coach407
É falta em qualquer parte do Mundo que arbitre jogos assim. O problema não são os árbitros portugueses, é o estilo de jogo do nosso campeonato, sobretudo quando envolvem grandes em que há sempre pouco espaço, muitos jogadores na mesma zona, muito próximos. Qualquer árbitros português na Premier League apitava melhor que os árbitros que para lá andam velhos e que mal correm.
Enzo Perez? Cancelo? Boa ideia, vamos contratá-los. Pagas tu.
Vegeta
O Pizzi voltou ao normal nos jogos grandes.
A semana passada deve ter sido um jogo normal.
Ah e o Taarabt foi só o melhor em campo.
coach407
Benfica 1-0 FC Porto. Grande assistência do Pizzi.
Benfica 6-2 Braga. Pizzi desbloqueia o jogo com um espetacular slalom e faz um jogaço.
Sporting 2-4 Benfica. Jogo em aberto com 1-2 no marcador ao intervalo e Pizzi mata o encontro com 1 golo e 1 assistência.
FC Porto 1-2 Benfica. Jogo com 1-1 ao intervalo. Pizzi assiste para o golo do título.
Braga 1-4 Benfica. O Braga a ganhar 1-0 ao intervalo. Fez 2 golos e 1 assistência para o empate, remontada e matar o jogo com o 1-3.
Portanto, nos 6 jogos da época passada de maior grau de dificuldade, o Pizzi só não foi decisivo no 1-1 do Benfica – Sporting na jornada 3. Curiosamente, este ano também calhou jogo grande logo na jornada 3 e não teve a exibição mais feliz, mas foi uma exibição coletiva muito fraca. Foi ele e os outros todos, a equipa técnica, tudo.
Ainda assim, nada indica que esta jornada 3 não seja novamente a exceção, como na época passada. O Pizzi já é o melhor marcador do campeonato (longe de ser ponta de lança) e os seus momentos são sempre os decisivos. Na época passada só nos 10-0 é que teve golos e assistências com a equipa a ganhar por 2 golos ou mais, o que demonstra bem que as suas estatísticas não são inflacionadas, são tudo registos de um enorme impacto na equipa a cada jogo (que vai muito para além dos golos e assistências). Correu mal a jornada 3, respondeu na 4 num dos 3 jogos mais complicados do Benfica fora. Marcou o 1-0 e o 2-0. Como o costume, desempata e mata o jogo. Desta vez não foi preciso remontada, mas se fosse lá estaria ele.
BrunoV
Jogar com o Braga é um jogo grande?
O Braga é como uma pedra no sapato… Incomoda, mas é fácil de retirar…
O jogos contra o Sporting, Porto e Liga dos Campeões aí sim é jogos grandes.
coach407
2019/20:
Braga elimina o Spartak. Porto eliminado por uma equipa de nível semelhante.
2018/19:
Foi às meias-finais das duas taças, em conjunto com os outros três grandes. Foi eliminado pelo FC Porto e pelo Sporting nas grandes penalidades.
2017/18: Não foi uma época nada de especial. Ainda assim ganharam ao Sporting e empataram em Alvalade, ganharam os dois jogos ao V. Guimarães, um deles por 5-0. Enfim, mesmo não tendo algo tão significativo como resultados concretos nas competições… o confronto direto com 5° grande e com o 3° grande demonstram que esteve muito mais nos 4 grandes que haver motivos para separar o nível do Sporting do nível do Braga.
2016/17: finalista da Taça da Liga, fazendo melhor que Benfica, Porto e Sporting. Perdeu 1-0 com o Moreirense na final, mas esta equipa tinha eliminado o Benfica por 3-1. E o Benfica até foi o melhor dos “3 grandes”.
2015/16:
Vencedor da Taça de Portugal, eliminando Sporting e Porto.
Na Taça da Liga também fez melhor que Porto e Sporting.
Na Liga Europa também fez melhor que o Porto e o Sporting, chegando aos 1/4 e os outros ficaram nos 1/16.
2014/15: Braga vai à final da Taça de Portugal, perdendo apenas nas grandes penalidades para o Sporting. Antes já tinha eliminado o Benfica, o V. Guimarães ou deu 7-1 ao Belenenses.
2013/14: Foram às meias das duas taças, o Sporting não chegou tão longe em nenhuma.
2012/13: vencedor da Taça da Liga, eliminando Benfica e Porto.
Na Taça de Portugal também eliminou o Porto, sendo eliminado pelo V. Guimarães de Rui Vitória que viria a levar o troféu, derrotando o Benfica também.
2011/12: Ficou em 3° no campeonato. Na Taça da Liga voltou a fazer melhor que o Sporting. Na Taça de Portugal foram eliminados pelo Sporting.
2010/11: Fizeram 9 pontos na Champions no grupo do Shakhtar, Arsenal e Partizan. O Benfica fez 6 pontos no grupo do Schalke, Lyon e Hapoel Tel Aviv. Na Liga Europa o Sporting foi eliminado pelo Rangers e o Braga eliminou o Lech Poznan (que tinha eliminado a Juventus e o Red Bull Salzburg e passou com os mesmos pontos do Manchester City no grupo da morte), o Liverpool, O Dinamo Kiev e o Benfica, perdendo apenas na final contra o Porto.
2009/10: a lutar para ser campeão até à última jornada.
Acabo aqui porque acho que antes desta época o Braga era demasiado irregular para ser considerado para os 3 grandes, além de que o Sporting até costumava ficar em 2°.
No entanto são 10 anos a conseguir em TODAS as épocas fazer algo muito relevante melhor do que os outros grandes, sobretudo que o Sporting.
Quando fazes isso 1 vez tipo Aves, V. Guimarães ou Moreirense… ok, fizeram uma boa campanha, parabéns para eles, mas quando o fazem TODAS as épocas começa a ser demasiada coincidência.
Eu não digo que o Braga seja o 3° grande, acho que está ainda abaixo do Sporting. No campeonato têm sido fortes no confronto direto, mas, normalmente, acabam em 4°. E, de vez em quando, há exceções. No entanto nestes 10 anos tanto Sporting como Braga lutaram pelo título até à última jornada o mesmo número de vezes. O Braga foi a uma final europeia e o Sporting não, por exemplo.
Se podemos considerar o Sporting superior ao Braga? Sim. Mas o Benfica tem mais títulos nos últimos 6 anos que Porto, Sporting e Braga todos juntos e não é por isso que dizemos que o Benfica não tem nenhum jogo grande porque ele é o único grande. O Porto tem sido superior ao Sporting, de uma forma extremamente mais clara que a superioridade do Sporting face ao Braga, e não é por isso que deixamos de incluir o Sporting.
Acho que o Braga tem feito, de forma consistente, um trabalho que os permite fazer sempre algo melhor que os outros 3 e quando assim é temos de o considerar como um 4° grande. Tu achas que é apenas uma pedra no sapato. Talvez para o Benfica até venha a ser apenas isso, mas a pedra no sapato já eliminou o Benfica várias vezes em diferentes competições nos últimos 10 anos, incluindo até de competições europeias. E o Porto não se pode ficar a rir. E muito menos o Sporting.
Ballack
Não consegui ainda ver ao vivo. Mas discordo quando diz que o RDT se alheia do jogo, dado que o espanhol apresenta índices de concentração muito altos, tanto a construir jogo como a destruir jogo do adversário em terrenos pouco habituais para a sua posição. É um avançado moderno, com uma técnica muito apurada com e sem bola. Seferovic é forte sem bola, e muito forte no posicionamento, surgindo várias vezes em zona de finalição ‘letal’, mas não entro no discurso da ajuda à equipa e da desculpabilização: um avançado vive de golos e ele não os marca, e quando o faz precisa de 5 a 10 oportunidades claras para o fazer. Não existindo Chiquinho para o lugar de RDT e o espanhol na frente, também colocaria Jota-RDT, não por falta de qualidade de Vinicius para fazer o golo, mas porque RDT é um jogador mais completo na hora de abrir espaços e trabalhar para a equipa, para lá dos golos que se pedem, e isso em jogos contra equipas menores e mais fechadas, dará jeito para abrir as defesas.
Sobre a qualidade de André Almeida, é só olhar para os números dele e da equipa na última época.
coach407
Pareceu frustrado o jogo todo, parece que está a fazer um favor a alguém.
Não sei se apareceu na televisão, mas há um lance em que o Benfica perde a bola e ele vira as costas ao jogo e vem a recuar a passo. O Benfica recupera a bola novamente e ele nem se apercebe, reagindo mais tarde.
Depois houve lances em que o Benfica recuperou a bola e ele, em vez de tentar dar a melhor linha de passe ou profundidade, fica parado a pedir a bola em sítios sem nexo nenhum. Não sei, parecia que estava a tentar evitar correr ao máximo. Mas o mais preocupante é mesmo a linguagem não verbal dele, parecia mesmo aziado, não parecia estar nada bem disposto e isso, por vezes, refletiu-se em apatia / falta de competitividade.
Tudo muda quando a bola vai-lhe parar aos pés. Aí é fantástico, mas não o vês a atacar uma bola dentro da área.
O problema do Seferovic é falhar muitas oportunidades, mas o RDT nunca tem oportunidades. E não é da posição, como Jonas e Félix mostraram. Falta-lhe essa agressividade.
A exceção foi o lance que leu muito bem o jogo e acompanhou o Sequeira, recuperando a bola lá trás. De resto, não vejo a personalidade de querer ganhar ao máximo que vejo em André Almeida, Rúben Dias, Florentino, Taarabt, Pizzi, Rafa, Seferovic, Jota, Samaris… Não sei, mas acho que psicologicamente não está muito bem. E o Lage não ajuda. Este era um bom jogo para colocar o espanhol a 9 nos últimos 20 minutos. Ainda por cima, ele até acabou por fazer um jogo interessante.
coach407
Desde a saída do Ricardo Pereira*
Alwaysright
Andre Almeida é melhor que o Ricardo Pereira? Que falta de noção gritante…
RLD
“Comigo ninguém cai”. Até compreendo qd o Lage diz isso, mas não é tirando um jogador, que para marcar 1 golo, tem de falhar 5, que ele está deixando cair alguém, muito pelo contrário, o Seferovic tem estado simplesmente horrível, estando outras opções no banco, um RDT que poderia estar a jogar na posição original (das 3 chances hj, 3 ele marcava), e ainda vermos o Seferovic jogar os “90mn’, isso sim é deixar uma equipa inteira cair.
tiagoagm
Eu digo mais, seferovic em 10 marca 1 golo. E ontem foi mais que obvio isso.
LevonAronian
Lamentável ver tantos lugares vazios num jogo que costuma estar todos os anos quase cheio.
Aceito perfeitamente que o Salvador possa estar chateado com o Benfica mas os únicos que acabaram por pagar foram os adeptos não sócios (do Braga inclusive!) e os espetáculo em si, as imagens que iam passando das bancadas metiam dó.
PedroDarwin
Um bilhete jamais deveria custar mais que um dia de trabalho de um salário médio português, devia estar legislado! Mas o povo português não pensa colectivamente…
Mantorras
O povo ou a liga? E que essa regulamentacao nao esta ao alcance da lei civil, ou esta? Pergunta sincera.
PedroDarwin
Tem que estar, ou então não vivemos num estado mas literalmente numa república das bananas. Já para não falar nos lucros absurdos na liga e principalmente na federação! Um boicote geral em 3 jornadas consecutivas e viriam se baixavam os preços ou não!
Mantorras
Ok, mas mesmo assim, e triste que seja preciso intervencao publica e uma associacao de clubes nao decida por ai, que isto e absurdo, e coloque um intervalo razoavel para precos. Acho mesmo idiota.
tiagoagm
Os preços dos bilhetes são uma vergonha para Portugal e principalmente para o Braga. Antonio Salvador que guarde os bilhetes no …
Zamorano
Para mim, neste momento o Benfica é Taarabt + 10. O marroquino é um craque (considero-o superior a Gabriel, inclusive) e só surpreende que Lage (enorme mérito por o ter resgatado da B) tenha dado primazia a Samaris durante tantos jogos.
Agora só falta encontrar um verdadeiro aliado de RDT na frente. O que Seferovic tem apresentado esta época é inaceitável para justificar titularidade.
Brutal também o jogo de Florentino.
Francisco Torgal
O Lage deu o lugar ao Samaris porque foi dos melhores na segunda metade da época.
fabio10
O taarabt só peca por muitas vezes ir demasiado à queima, mas sem duvida que dá bastante à equipa, principlamente no transporte de bola a queimar linhas.
MM
Mais uma vez ate nao entramos mal, mas acabamos goleados mais uma vez.
Hassan faz uma burrice e horta falhou o empate, mais que justo ate essa altura. Nao marcamos, acabamos por sofrer os do costume
Destacar a vontade e boa leitura so sa pinto ao mudar o hassan e galeno ao intervalo, esses entraram mais cansados do que os que fizeram 90 min na 5a..
Hassan nao tem lugar nesta equipa, os adeptos ja nao o podem ver a frente
ThatMan
Bom jogo do Benfica, que dominou o Braga com relativa facilidade (notou-se o cansaço da Europa).
Lage corrigiu o que foi dito aqui no Blog: deixar o duplo pivô e colocar um lateral direito. A diferença foi gritante. Taraabt fez um grande jogo, ajuda na criação de jogo (tem de melhorar defensivamente para não ser expulso), Almeida parecia que tínhamos o Dani Alves na lateral, tal a diferença para a adaptação do Nuno Tavares. Pizzi e Rafa a explorarem o jogo interior e a velocidade.
RDT vai ser queimado a jogar como SA. Tem qualidade técnica, mas nota-se que não é o seu melhor papel, e Seferovic é isto: Falhar golos cantados atrás de golos cantados. Não sabe mais, tem de sair do 11 para ontem.
Agora vem a pausa das seleções e há que aproveitar para afinar algumas peças do 11.
DNowitzki
Vi originalmente o jogo no telemóvel, porque estava numa festa.
Agora, em casa, revendo a partida, há penalti do Almeida sobre o Horta, pois derruba-o com o pé.
Kafka
O Benfica continua a demonstrar que está 10 anos à frente e que no futuro vai-se premiar a incompetência em vez da competição… Imagino como se deve sentir o RDT sabendo que tem que jogar fora da posição para um gajo que nem sequer é jogador de futebol ser titular, mas não se fica por aqui, o RDT não só joga fora da posição para um gajo que nem sequer é futebolísta de profissão jogar, como o RDT já sabemos mesmo antes do jogo começar que aconteça o que acontecer quem vai ser substituído vai ser ele e o incompetente que joga ao lado dele vai continuar dentro de campo
Depois do aumento de ordenado e extensão do contrato ao Vlachodimos por no espaço de 1 ano ter regredido e ter sido bastante incompetente durante os 12 meses anteriores, eis que o Benfica volta a dar lições empresariais ao Mundo com o caso do incompetente Seferovic
Isto é o Benfica a mostrar como o Mundo será em 2029…. Vai ser um Mundo fascinante onde, toda uma nova perspectiva e dimensões empresariais implementadas pelo Benfica….
O Benfica é o farol do Mundo empresarial, assente no lema “quanto mais incompetente fores, mais sucesso terás”
fabio10
O RDT hoje foi substituido devido ao cansaço, notava-se bem. Mas concordo com o que dizes.
Raul - o velho
Jogo facilitado para o Benfica, que acabou por ser competente.
Só uma nota inicial : Esgaio, se tivesses deixado a bola ir para o Seferovic, quando marcaste o auto-golo, o jogo teria ficado 3-0.
Continuo a não gostar deste 4-2-4 do Benfica, apesar de ter melhorado bastante com Taarabt. É o unico que recebe a bola e se vira para a baliza contrária, para além de ser também o único que não falha passes.
Pensei que tinha ficado bem assente, depois do mundial e do sucesso do ano passado do City e do Liverpool, que jogar com dois médios não funciona. Qual é a grande equipa europeia que joga com apenas dois médios e com dois avançados? Proveniente da minha pouca cultura futebolística, vejo o Atlético e a Juve a jogar com dois Avançados, mas o primeiro joga com 4 médios e a juve joga com 3, que sobem e descem em campo ao mesmo tempo, conduzindo a bola.
O Benfica joga num esquema que já está mais que ultrapassado, apesar de funcionar em Portugal. O Pizzi só joga, e só sabe jogar, no último terço. Não faz pressão, não desce, não defende (e quando o faz, acaba sempre em falta estúpida) e não sabe transportar a bola. O rafa é o único que corre para a frente.
Na minha opinião, o Benfica devia jogar com Taarabt, Florentino e Gabriel no meio campo e com Rafa, Pizzi e R.D.T ou Sefero na frente, como jogam os 3 homens da frente do Liverpool.
Taarabt é o único jogador que sabe levar a bola para a frente e quebrar linhas com o passe e Gabriel também safa neste capítulo e acrescenta a intensidade defensiva.
Acho que com este esquema ficávamos com o meio campo mais forte, tanto nas transições defensivas como ofensivas e não ficávamos tão dependentes das arrancadas do Rafa.
Obviamente que contra equipas pequenas este esquema funciona, mas contra uma equipa razoável, que faça pressão, o Benfica simplesmente não consegue sair a jogar. Perde sempre o meio campo.
Caso se defenda que o benfica não marca tantos golos sem os dois avançados, em 5 jogos e 16 golos, os dois avançados do Benfica têm 1 golo.
Flavio Trindade
Os dois grandes candidatos ao título defrontavam os dois grandes minhotos depois de ambos terem tido uma grande prestação europeia na quinta feira.
Já se sabia que Porto e Benfica iriam beneficiar da conjugação do calendário e apanhar dois adversários de nível alto com mais cansaço nas pernas.
No Dragão, Xistra quis deixar desde cedo os vimaranenses ainda mais cansados e em Braga esse cansaço foi notório.
O Braga nunca teve andamento para um Benfica que precisava de dar uma resposta à confrangedora exibição do fim de semana passado.
E começou a faze-lo com base nas mudanças esperadas ou forçadas de Lage.
Mesmo com André Almeida a 60%, já foi notório em termos de segurança defensiva a diferença que faz jogar com um defesa direito…
O upgrade foi tão evidente que parecia que o Benfica jogava com o Daniel Alves na direita. E era só o Almeida…que já tem uma assistência.
Por outro lado, o pivot central teve um papel fundamental.
Florentino esteve mais uma vez a um nível altíssimo ao fazer uma quantidade absurda de recuperações sendo que uma delas desbloqueia o resultado.
Por outro lado a defender, a atacar e principalmente a construir sempre com uma qualidade de passe acima da média, aquele moço número 47 que tem pinta de segurança nas docas…
Que qualidade do Taarabt!
Em contraponto, mais jogo infeliz da dupla de ataque.
Sim, trabalharam os dois imenso, provavelmente teriam marcado os dois não fosse a ânsia dos defesas do Braga, mas pede-se mais a ambos. Seferovic voltou a falhar golos incríveis e RdT teve grandes pormenores, mas continua a decidir mal no capítulo do remate.
Estes dois estão a precisar de um jogo em que tudo lhes saia bem e onde marquem golos.
Além disso, Grimaldo continua uma nódoa nas suas subidas ao último terco…
Do lado do Braga a diferença de Paulinho para Hassan é gritante e interrogo-me o que terá acontecido a Tiago Sá…
Boa vitória, e venha a pausa para se poder efectuar todo o trabalho que falta.
Dca
Concordo com tudo mas de realçar o que tu realças do Grimaldo! Está péssimo!
Red Scorpius
Poderá estar encontrada a dupla de médios para os jogos de consumo interno.
O homem Taarabt estragou a carreira do jogador Taarabt, um jogador com uma técnica e discernimento invulgares nas opções que o SLB tem para o lugar.
Resta saber se chega para os jogos da Champions, onde talvez se justifique mais um médio e a saída do desastrado Seferovic, jogando RDT na frente.
Para além das boas exibições de Taarabt, Pizzi, Florentino, etc, o jogo foi facilitado por ter havido mais gente desastrada no Braga do que no SLB.
RLuz
Vitória completamente justa, de um Benfica que deu rapidamente a volta depois da derrota na Luz.
Bom regresso do AA, um dos “patinhos feios” da equipa a revelar se muito importante quer a defende, quer a atacar.
Taarabt quem o viu que o vê agora, muito bom jogo, jogador que acrescenta grande critério e qualidade no passe, parece que quer corresponder a esta segunda oportunidade!
Quanto a Seferovic na liga pode se dar ao luxo de falhar 2/3 bolas de golo por jogo e ainda “destruir” lances do RDT, que mesmo assim irão ganhar a maior parte dos jogos, o problema será na champions onde falhanços normalmente se pagam caro!
O suíço está a precisar de banco para ver se “acorda”!
Antonio Clismo
Jota muito bem, a demonstrar bons pormenores e que merece mais minutos.
Vegeta
Os lances aos minutos 33 e 44 mostram bem que o Seferovic não pode ser o ponta de lança titular do Benfica, não pode falhar aqueles lances, nunca
muito mau mesmo, e pelo meio ainda falhou outro, que péssimo, anseio pelo dia que saia da equipa, falhou apenas 3 golos na 1 parte.
Está na hora Carlos Vinicius ou Jota (tens é de renovar!!)
Hoje ficou provado que sem Gabriel, o Taarabt tem de ser SEMPRE titular, precisamos de alguém com aquela qualidade a sair a jogar, a romper linhas e de passe (sem ser para o lado e para trás).
Portanto a partir de hoje mister, 6: Tino e Samaris, 8: Gabriel ou Taarabt.
Para mim hoje o marroquino foi o melhor em campo.
O André Almeida não é soberbo mas mesmo sem ritmo nota-se bem a diferença que faz jogar com ele do lado direito da defesa, não só pela liderança mas por tudo o que da ao jogo e também pelo que se entende com o Pizzi.
Quando o João Novais devia ser expulso por ter jogado basquetebol, (alguém que diga ao rapaz que o Mundial é na China) o VAR estava onde? Secalhar na China.
Voltamos aos massacres, (um hábito com Bruno Lage) mostrarmos que o Porto foi apenas um acidente, e que estamos cá para lutar pelo que é nosso, contínuo a achar que para a Europa não dá, mas para o Tugão chega e sobra.
Ainda não referi, o Ferro fez o melhor jogo esta época, subiu mesmo muito o nivel, a sair a jogar já mostrou as qualidades do ano passado e que também sao vitais na nossa forma de jogar.
A 1 substituição do Lage não concordei, o Raul devia jogar como referência e com o Jota solto atrás dele, até porque o Seferovic devido ao jogo que fez merecia ter sido o primeiro a sair.
Grande vitória e muito importante, quem criticou Bruno Lage a semana passada nem imagino o que diria se esta não tivéssemos ganho, é certo que ninguém está acima da critica e ele mereceu ser criticado mas não da forma como foi e muito menos a falarem em “banho tático” como se tivesse acontecido algo assim.
KCL
Preferia Cádiz em vez de Seferovic, mostrou ser interessante na pré-epoca. O suiço que fosse pro Dijon.
Com Grimaldo a jogar assim era de dar uma oportunidade a Nuno Tavares, o miúdo sacrificou-se a DD pela equipa e merecia mostrar o que sabe a DE.
Francisco Torgal
A exibição do Seferovic hoje foi horrível, mas segundo a tua lógica de uma assentada tirava-se o melhor marcador da época passada e o melhor (ou dos melhores com o Telles) lateral esquerdo do campeonato por causa de 2-3 jogos?
O Seferovic seria muito melhor se marcasse, e falha escandalosamente, mas dá muito ao jogo para além disso. Conseguíamos alguém bem melhor mas quem marcou 23 a época passada entre outros pormenores não merece críticas dessas, já para não falar no aparente profissionalismo que aparenta ter, à semelhança do Samaris e outros.
KCL
Sim, tirava Seferovic, mas para ontem, do plantel.
Quanto a Grimaldo, toda a gente vê que não está a 100%. O Nuno não fazia pior, para além do mais a época é longa e dar uma oportunidade não significa que o Grimaldo nunca mais jogue.
Profissional também eu sou, e também sei correr. Para marcar esses 23 golos deve ter falhado uns 50. O Benfica, como grande de Portugal não se pode contentar com um jogador destes. Não é pelo Seferovic que o Benfica ganha jogos e muito menos será a ausência dele que fará com que o Benfica os perca.
O momento é muito importante, e por vezes, bons jogadores num momento menos bom podem prejudicar a equipa, assim como jogadores menos bons, num momento bom, podem ajudar a equipa. Isto em relação a Grimaldo.
Cumprimentos
Estigarribia
Jogo interessante de acompanhar este que se jogou em Braga. O Benfica entrou com vontade mudar o rumo das coisas, depois de ter perdido o clássico com o FC Porto. Já agora, a grande penalidade do Benfica foi bem assinalada, já que o Florentino levou com o pé do adversário mesmo em cheio na cara. Nada a apontar à prestação de Nuno Almeida como árbitro deste jogo.
No que toca aos destaques individuais, Vlachodimos no pouco que fez em campo fez com qualidade e sem comprometer, mostrando que é guarda-redes de equipa grande; Taarabt confirmou toda a qualidade que já todos sabíamos que tinha, mas que andava escondida à espera de ser ‘repescada’ e mereceu claramente sem dúvida ser o MVP do jogo; RDT continua sem conseguir meter a redondinha no fundo das redes e por muito que se diga que corre muito e pressiona, o trabalho de um avançado é metê-las lá dentro. Se for para correr que nem doido, mais vale contratar um galgo espanhol; Florentino foi outro dos destaques do Benfica. Incrível a qualidade do miúdo, um autêntico tampão no meio-campo defensivo do Benfica, recuperando com grande facilidade todas as bolas e saindo a jogar com classe. Penso que já merecia uma chamadazinha à Selecção Nacional no lugar do William ou do Danilo Pereira. Por fim, Ferro e Rúben Dias são, à partida, a melhor dupla de defesas-centrais do campeonato, estando muitíssimo à frente da dupla Pepe-Marcano ou da dupla Coates-Mathieu. Dentro de pouco tempo espero vê-los a formar dupla na Selecção Nacional.
Para concluir o meu comentário, mais uma vez houve zaragata entre adeptos no Municipal de Braga. Para quando deixar os energúmenos que só arranjam confusão fora do estádio de uma vez por todas? Pessoas dessa estirpe não merecem estar num estádio de futebol.
Saudações Leoninas
Mantorras
O RDT deu duas bolas de golo ao Seferovic, embora na mais escandalosa o passe venha um pouco recuado, era bola de golo na mesma. Se fosse ao contrario, acredito que o desfecho fosse outro.
Berardo
Estigarribia por acaso não te enganaste ao escrever RDT? É que a descrição que fizeste encaixava que nem uma luva nas exibições do Seferovic. Corre que nem um maluco, não sabe receber uma bola, a única forma de ter bola é quando lhe metem a bola em profundidade e mesmo assim é preciso que apanhe um central adversário lento e junta a isto uma mão cheia de golo falhados em todos os jogos do Benfica.
Ainda que fora de posição, com funções que claramente não são para ele e obrigado a estar sempre bem longe da baliza, RDT até fez uma exibição bastante agradável. Pressionou bastante, assistiu o seu colega de sector de forma exímia e deu-se bastante ao jogo em termos de apoios.
Miguel Carvalho
Comentário tão bem estruturado, só fica manchado pela referência do RDT, o melhor jogo dele até hj, aliás faz um jogaço, faz o que o treinador pede, até acompanha o sequeira para tirar uma bola na defesa e dizer que o trabalho é marcar golos é inglório perante tamanho esforço.
Alvaromoreira
Grande jogo do Benfica. Taarabt esteve muito bem, assim como os centrais.
Quanto ao Braga, com esta defesa arriscam se a lutar com o rio ave pelo 5 lugar. 2 auto golos ridículos, ou melhor finalizações á ponta de lança. O penalty é ridículo também, e muito escusado. Mas isso não apaga a boa prestação do Benfica que parece ter renascido das cinzas. Bruno Lage bem a sentar Samaris, devia era fazer o mesmo com o Seferovic. Sou portista, mas até da vergonha alheia. Com um avançado a sério, o Benfica podia marcar muitos mais golos. Estraga tudo em que toca.
mcthespecialone
O Sá Pinto parece ter boas ideias para este Braga mas há ali jogadores que não têm nível para um clube que se diz ser o “4°grande”. Palhinha, Hassan e Lucas demonstraram estar num nível muito abaixo dos restantes.
Quando ao Lucas, o Pablo deverá recuperar o lugar e Raul Silva vai regressar de lesão por isso não é uma posição com que devam estar preocupados.
Na frente, Rui Fonte é claramente melhor avançado do que Paulinho e Hassan.
Em relação ao médio defensivo, Palhinha é bastante limitado na construção e Claudemir também não parece ser melhor. É claramente a grande lacuna deste Braga. Vão sofrer bastante por não ter um 6 que permita segurança a jogar desde trás.
GuGu
Na minha opinião, Palhinha aproveita-se, pois é bom nos trabalhos defensivos, quem está a mais no meio campo é Novais, este não acrescentou nada no jogo nem costuma, Braga só teve André Horta para progredir com a bola, pelo menos nesse requisito esperava mais participação de Novais.
Kacal
Que diferença faz ter Taarabt em vez de Samaris, foi o MVP da 1ª parte pelo que ouvi na rádio. E o próprio André Almeida voltou e o que é certo é que não sofreram golos e ainda fez uma assistência (mais uma!), só falta o Bruno Lage deixar de insistir no Seferovic até à exaustão e apostar forte no Jota deixando o RdT a #9 definitivamente.
Goncalo Silva
Pois Kacal, e o melhor de tudo é que Taraabt fez uma segunda parte ainda melhor
Kacal
Ainda mais realça a importância e lógica da mudança então, Gonçalo eheh.
Tim Cahill
Gostei muito do Taarabt. Como tinha dito no post anterior, ele tinha de ser titular e acho que justificou plenamente. Li alguem a dizer que estava mais gordo que na época passada, nao sei, so sei que durou os 90 minutos e bem. Os melhores foram sem duvida ele e o Florentino.
Do outro lado, Seferovic… nem sei o que dizer. Porque e titular? Ha o Jota, ha o Vinicius, ha jogar com 10… tudo e melhor. Se a missão dele é so correr, que contratem o Bolt que ele queria ser jogador da bola!
Mantorras
“Ha jogar com 10”, morri :)
Pedro Miguel S.M. Rodrigues
O que dizer quanto a Seferovic… Creio que já há algum tempo não pronunciava, quase aos gritos, um conjunto seguido de asneiras após o primeiro falhanço clamoroso de Seferovic. E depois ainda repetiu a dose com mais dois falhanços, sendo que o terceiro… Mas depois… Movimentos ofensivos a explorar a profundidade (lance do primeiro autogolo) para além de outros pormenores, sendo que ainda em termos de trabalho defensivo cumpre. Mas aqueles golos cantados falhados… Assim não dá, não dá mesmo. São este tipo de falhanços que podem custar vitórias e campeonatos em jogos mais complicados. Enfim…
E o que dizer sobre Taarabt… Homem renascido, qual Lázaro ressuscitado por Lage. Belíssimo jogo, que maravilha. Ainda há a melhorar? Claro, óbvio, como em qualquer jogador. Mas, naquilo que fez, fez muitíssimo bem. Não creio que seja melhor que Gabriel mas esforçou-se e deixou a sua marca. Bastante agressivo mas sem ser demasiado duro, pormenores de excelência ao nível do passe e sendo sempre alguém que colocou e imprimiu fluidez no jogo ofensivo.
Uma vitória justa onde houve o benefício de dois autogolos que surgem após bons movimentos ofensivos do Benfica. Após um início de jogo difícil onde o Braga soube controlar o Benfica e impedindo que jogasse à vontade através de uma pressão alta, com um erro infantil no penalty o Benfica mete-se a ganhar e depois foi só demonstrar a sua força. O Braga teve uma oportunidade clamorosa para empatar mas quem não marca, sofre, especialmente contra um Benfica já em vantagem e confortável no jogo.
Podem criticar André Almeida mas o homem para o nosso burgo chega e sobra. A Champions poderá ser outra conversa… Mais um bom jogo de Florentino a fazer uma boa dupla com Taarabt, contudo, creio que esta dupla poderá ser curta para jogos de maior exigência, ergo, Champions, onde a consistência defensiva é um must.
Foi um bom jogo para sarar as feridas do jogo contra o Porto especialmente porque vem aí a pausa das selecções. Último ponto para elogiar Lage: tanto se critica o momento das substituições que, desta vez, substituiu cedo e, creio, bem, dando tempo de jogo a Jota e Vinicius. Não é que tenha dado grande coisa mas são sempre minutos de jogo e de entrosamento com os colegas.
Bem, agora pausa para selecções e vamos ver como isto vai evoluir…
Tiago Peixoto
Quando o Sá Pinto antes do jogo diz que o Benfica é uma equipa sem fragilidades (mesmo apesar de na semana passada terem ficado em claro várias fragilidades do clube da Luz) já seria de esperar um resultado destes…
Vi a 1.ª parte e achei o Benfica naturalmente superior, mas nada que justificasse um resultado assim (não vi a 2.ª e fiquei surpreendido com o resultado). O Braga também depois de jogar na Rússia na 5.ª tinha uma tarefa muito difícil.
Miguel Carvalho
O que isso tem a ver?, isso foi conversa para tirar a pressão mais sabe ele que todas as equipas do Mundo têm fragilidades.
Pelson Phils
O Seferovic agora já não presta. Sim, o Benfica precisa de um avançado melhor, mas os problemas no ataque não passam apenas por ele. O RDT até pode ter feito um bom jogo, mas nunca na vida vale os 20 milhões que pagámos por ele. Ah e já agora: o Seferovic falha um golo cantado, porque o primeiro lance é um mau passe do RDT, que em vez de colocar a bola para a frente, mete-lhe a bola para trás e dificulta a finalização. Muitos também criticam o Pizzi, mas continuo a dizer que é um dos melhores do Benfica à vários anos.
KCL
Meteu-lhe a bola no pé esquerdo e fez um mau passe?
Metam o RDT na sua posição natural e tira-se a limpo os 20M. Se isso não acontecer fica difícil e injusto criticar.
Joga_Bonito
Se o Esferovic não as mete, lá fomos hoje tendo a estrelinha de o Braga ter dois jogadores que cometeram duas burrices e nos deram 2 golos. Apesar de já estarmos em 2-0, aquilo complicou mais.
Esferovic tem lances incríveis, consegue desperdiçar chances claras de golo. Quando é que Lage se irá a dignar a tirá-lo? Estamos a queimar o RdT para isto?
Vamos Benfica!
Joga_Bonito
Acrescento que sugiro que comecemos a fazer certas experiências para procurar novas soluções. Taraabt é para mim um 10, mas acaba a fazer muito bem o papel de 8 e penso que pode inclusive jogar a apoiar o avançado.
Gostaria de ver N. Tavares a ter mais chances. É mais defensivo do que Grimaldo e dado que Ziv parece não contar para Lage, o Grimaldo subia a extremo.
Um próximo 11 seria: Vlacho, AA, RD, Ferro, N. Tavares
Samaris (descansa Tino), Taraabt, Rafa (descansa Pizzi) e Grimaldo, Jota e RdT.
Uma alternativa seria Jota na esquerda ou em apoio ao avançado. O 9 tem de ser RdT, Caio ou Vinícius.
Temos de ir arranjando soluções e alternativas, até porque os adversários nos estudam ao pormenor e temos poucas soluções em alguns lugares.
Continuo a achar que um 8 era muito bem vindo. Se acham que o Taraabt jogou bem a 8, verão como ele vai abrir o livro a 2A ou a uma espécie de 10. Tem características muito raras no futebol de 11 e com mais um 11, Taraabt podia ser o joker da equipa, porque faria o apoio ao avançado em qualidade, como o sistema de Lage preconiza.
Tiago Silva
Acho que o Grimaldo poderia fazer muito bem a posição de interior esquerdo num 4-3-3, tem uma saída de bola limpinha e desequilibra, ele tem sido prejudicado pelo estilo de jogo que o Lage tem implementado esta época em que os laterais jogam muito por fora, enquanto o Grimaldo é um lateral que gosta de jogar mais por dentro.
psychomantis
Podes não gostar do jogador, mas ao menos podias tratá-la pelo nome.
Seferovic não merece essa falta de respeito da tua parte.
Joga_Bonito
Não há falta de respeito nenhuma, é uma brincadeira. Já não se pode brincar?
Filosofo da Bola
Bom jogo do Benfica, totalmente merecido este resultado. Até se podia dizer que é pesado para o Braga mas a verdade é que o Benfica podia ter acabado a 1ª parte com este resultado, e a partir do 1-0 dominou a partida em toda a linha.
Grande jogo de Taarabt. Criou espaços, forte no passe e no transporte. Quem diria. Florentino é aquele médio que limpa tudo e apesar de discreto esteve muito “certinho”. Pizzi e Rafa também bastante bem. Grimaldo hoje esteve menos bem, a falhar muitos passes. Seferovic falha golos cantados, inacreditável como tem tanta oportunidade e não marca. RDT é craque, muito bom na profundidade e na colocação do passe, mas a posição dele é claramente a 9, onde está neste momento não rende o que vale. O Braga hoje entrou bem a dividir o jogo, mas depois de sofrer o 1-0 foi abaixo. João Novais grande jogador. Também Trincão a entrar bem, a ver se é desta que se afirma.
Quanto aos comentários iniciais da Sport tv a dizer que o Braga tentaria fazer o que o Porto fez na Luz deu-me vontade de rir. Para isso era preciso o Benfica não comparecer como fez na Luz no último jogo. O jogo da Luz contra o Porto foi um demérito enorme do Benfica (a equipa desligou completamente), porque o Porto jogou o que joga habitualmente, pressao alta e contra-ataque. Aliás hoje que precisava de assumir o jogo com o Vitória, viu-se a dificuldade em criar.
Agora aguardar quem recupera melhor na pausa.
KCL
Braga a começar melhor, mereciam que o remate ao posto tivesse dado golo, foi uma boa jogada.
Benfica foi melhorando e podia ter acabado a primeira parte como acabou o jogo se tivesse um ponta de lança que não se chamasse Seferovic. O número de bolas que lhe caem aos pés para fazer golo e que não faz são demasiadas. Fez o passe para o autogolo e correu, para Lage deve ter sido um 10/10.
Taarabt mostrou-se muito forte a defender, mostrou raça, atitude, antecipação e a atacar já se sabe da qualidade do menino com bola. Mostrou ser melhor que Samaris naquela posição e neste momento, na minha opinião.
Gostei que a última substituição tivesse sido aos 75, assim se dá minutos aos jogadores.
Sam Tuga
Epa Lage a lançar mais 1 miúdo e logo a titular haja coragem, quem acompanhou a todo o seu trageto nas camadas jovens que me fale mais daquel rapaz, aquel nr 49 ainda nos vai dar muitas alegrias e é uma excelente alternativa ao Gabriel.
Chico
As alterações no onze eram bem óbvias, como múltiplas pessoas frisaram aqui no blog. Lateral direito verdadeiro e acabar com a dupla de trincos. Fica a faltar sacar o Ceporovic do onze, já que não vai chegar um GR novo. Desde a pré-época que afirmei aqui que o Taarabt tinha que ser titular ou muito próximo disso. Tem demasiada qualidade para ser suplente de uma dupla de trincos. Tem uma qualidade descomunal no passe vertical e tem sido solidário sem bola (o chaparro dele também ajuda nos duelos).
Chico
caparro*
Nunop
Finalmente Lage aprendeu e percebeu que Florentino + Samaris não resulta…muito fraco com bola. Taarabt joga muito mesmo, toma sempre a decisão acertada e devolveu ao Benfica a capacidade de ter jogo interior (mete inúmeras bolas entre a defesa e o meio campo do adversario onde alguem so tem que vir receber e enquadrar-se para a baliza). Mesmo defensivamente esteve bem, a recuperar bolas e pressionar. R.D.T merecia ter feito duas assistências e é craque, mesmo que não marque, vê-se perfeitamente que é bom jogador e so precisava de estar a jogar na posição dele.
Seferovic horrível, já chega desta palhaçada, foram 3 golos cantados, 2 deles escandalosos, antes do intervalo.
zebenfas
Nem me apetece comentar o jogo, só dizer isto, continuar com o Suíço a titular,ser o ultimo a sair do jogo…Agradeço todos os milagres que fez pelo Benfica, mas chega…Se o Suiço for titular no próximo jogo, o Lage para mim começa a perder todos os créditos e não venham coma treta do que o Suiço oferece ao jogo…horrivel hj, espero que o lage seja coerente com o seu discurso e faça por dar oportunidades a outros de fazerem mais e melhor
Mantorras
Ele esta a espera de um bom jogo para o retirar da equipa, nao quer castigar o homem, ou entao esta a espera de ter mais tempo de treino com o Vinicius, para o trabalhar melhor, algo que pode acontecer agora com as seleccoes. E o que me parece, mas acho que toda a gente concorda… continuar a insistir pode inclusive queimar o jogador.
Kafka
Neste momento Seferovic continuar a entrar dentro de um campo de futebol, já não é só uma ofensa para o Benfica, os Benfiquistas e para o expoente máximo do clube que é o Eusébio, neste momento Seferovic ofende o próprio futebol em si… É vergonhoso este indivíduo continuar a ser jogador de futebol do Benfica, tudo o que faz é mal feito, não sabe sequer os princípios básicos do futebol como receber uma bola, fazer um passe, um remate, nada se nada…. Até jogadores amadores são superiores tecnicamente a este indivíduo
Tim Cahill
Os defesas do Braga ate encostam melhor que o Seferovic…
Joga_Bonito
Mesmo…Chega a desesperar uma pessoa ver isto…
Ramon Caetano
Seferovic não tem qualidade para jogar na equipa do Benfica, nem na equipa B sequer. Precisa de 7 oportunidades na pequena área para fazer um golo, inacreditável como joga no Benfica.
De resto, o Benfica não fez um grande jogo, mas o Braga ainda menos. Chegou para controlar e vencer bem o jogo.
DNowitzki
1. A Vitória mais fácil em Braga dos últimos largos anos.
2. Muito boa exibição do Benfica.
3. Um Braga claramente afetado pela Liga Europa.
4. Seferovic não tem classe para o Benfica. Pode correr muito, mas o seu papel principal é marcar golos. Só se lesionando Lage o vai tirar da equipa.
5. A entrada de Almeida foi um claro upgrade.
6. Tarabt foi o MVP.
Kafka
Seferovic não tem classe para o Benfica nem para clube nenhum de futebol…. Um indivíduo que não sabe receber uma bola, não sabe fazer um passe ou remate, simplesmente nem sequer é jogador de futebol… É como eu ir dar aulas de chinês , quando nem sequer o abecedário de mandarim sim, é ridículo
castigador.da.parvoice
E no entanto é titularissimo no Benfica e na bem cotada selecção Suíça. Incrível como Benfica e Suíça não contratam os sapientissimos talibans do SLB que tanto percebem de futebol! O Lage já explicou a sua opção pelo Severovic. Lidem com isso
DNowitzki
Outra questão é que o Lage, ao mantê-lo , está a queimá-lo junto dos adeptos, o que não beneficia nada nem ninguém.
MV
Grande jogo do Benfica. Taarabt esteve perfeito, André Almeida quer queiram quer não dá uma segurança diferente na diferente e é quase sempre muito competente. Seferovic tem que sentar, ridículo como falha dois golos cantados (grande passe do RDT num deles), muito mau.
Muito feliz com a exibição do Benfica. Estamos de volta
stanpanan
Bom jogo do Benfica a beneficiar de uma prestação miserável defensivamente do Braga…
Apenas digo, o Benfica se for Campeão deverá muito ser pelo Florentino, se não for muito deverá ser pelo Seferovic…
Bom jogo também do Ferro (Qualidade de passe absurda, talvez dos centrais com melhor qualidade de passe que me lembro de ver no Benfica) e Pizzi
Chico
Para mim é mesmo o segundo melhor a seguir ao Garay e até é mais ágil que o argentino.
Pedro Almeida
David Luiz é e era superior ao Garay com bola. Tal como Lindelof.
Chico
No passe não era, que é o que está em discussão. O David Luiz obviamente tinha muito mais qualidade na progressão com bola do que o Garay, que não era um central muito móvel. O mesmo se aplica ao Lindelof. No entanto, ambos eram piores do que Garay e Ferro no passe e na construção de jogo desde trás. Nesse aspeto, o Garay foi o melhor que vi no Benfica.
Pedro Almeida
David Luiz tem muito mais técnica de passe do que o Garay.
Mantorras
Aqui concordo com o Chico, principalmente na bola longa, o Garay, da pequena area do Benfica, metia a bola no Salvio a brincar, e “nao falhava uma vez”.
O David Luiz tambem e bom, mas media muito pior o risco e falhava passes por displicencia e demasiado risco. So uma opiniao.
Chico
Talvez, mas o Garay tinha uma visão de jogo superior e invulgar para a posição. Metia a bola a 40-50 metros no pé com uma facilidade brutal.
Joao Duarte
A culpa é do Abel. Nem quero imaginar se fosse ele o treinador.
Mantorras
A sorte do Sa Pinto e que a malta do Sporting gosta demasiado dele para isso… senao ele ao dizer que “o grande objectivo da epoca foi conseguido” no final do jogo com o Benfica dava logo para ser “mandatado”.
Atencao, falei na malta do Sporting, mas obviamente que falo da malta que brinca aos blogs perifericos e redes sociais e afins, onde so se discute “cenas”, mas futebol e “zero”.
Nickles
O RdT nunca na vida justificará os 20 milhões. Tudo o que cria é imediatamente destruído pelo cepo do Seferovic.
Pior… o RdT para além de ter que levar com um tronco que destrói por completo todas as suas jogadas, ainda vê esse mesmo tronco a continuar em campo enquanto é substituído. Portanto neste momento não só os adeptos questionam os 20 Milhões, como o próprio RdT deve-se tar a questionar se realmente vale assim tanto, ao ponto de ser abdicado para jogar um cepo.
Joga_Bonito
O que me consola é acreditar que depois disto irá tirá-lo, apenas quer evitar tirar todos os erros que se têm apontado, para não queimar os jogadores.
KCL
A única coisa que questiono é a mesma que tu, o que faz o Suiço para ser titular? Ninguém percebe, e estou solidário para com RDT ahah
Ramon Caetano
A gestão de avançados do Lage tem sido miserável. RDT sai sempre primeiro, quando vê o seu colega Suíço falhar golos, passes…Só atrapalha.
O Espanhol só precisa de marcar o primeiro golo para começar a marcar golos, mas realmente jogar com Seferovic deve ser muito frustrante. Lage que abra os olhos. Não existe jogar por favor no Benfica.
Nunop
Desconfio que se o Seferovic falhasse 5 golos cantados e o R.D.T fizesse um poker na primeira parte no mesmo jogo, o Lage ia na mesma tirar o R.D.T aos 70 enquanto que o Seferovic continuava em campo