Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Golos de Cancelo e André Gomes não chegam para travar bombas de Hulk; Mourinho já sorri; Leverkusen goleia; Arsenal agrava má semana das equipas da Premier League; Lyon empata; Guardiola bate Marco Silva; Ter Stegen volta a sofrer um golo a 45 metros da baliza

Golaço de Florenzi (Roma)
Golo de Florenzi candidato ao Puskas (ter Stegen já tinha sofrido um golo do meio campo na Supertaça)? Cancelo parece ter ganho o lugar no Valencia e até já marca (Gomes também marcou um golaço), mas (apesar de a equipa de Nuno ter dominado) as bombas de Hulk fizeram a diferença no jogo mais português da noite (5 golos “made in Portugal e 2 treinadores lusos no banco); Chicharito já marca pelo Leverkusen; Arsenal protagoniza um escândalo na Croácia frente ao “Dínamo português” (3 derrotas em 4 jogos para as equipas da Premier League na 1.ª jornada vai aumentar o debate sobre a verdadeira força do campeonato inglês); Lyon nem contra 9; Mourinho aproveitou para sentar Terry, Diego Costa, Ivanovic e Matic; Olympiacos só aguentou o Bayern durante uma parte.

Grupo E: Bayer Leverkusen 4-1 BATE (Mehmedi 4’, Çalhanoglu 47’ e 76’ (p), Javier Hernández 59’; Milunovic 13’); Roma 1-1 Barcelona (Florenzi 31’; Suárez 21’) – No jogo grande do dia, o Barcelona foi à capital italiana empatar a 1 com a Roma. Suárez foi o primeiro a marcar, aos 21 minutos, mas Florenzi, num espetacular pontapé do meio da rua, empatou 10 minutos depois, selando o marcador. Duelo que ficou marcado pelo domínio do Barcelona, com o dobro dos remates (16 contra 8 e Messi ainda acertou nos ferros) e quase 70% de posse de bola e pela grave lesão de Rafinha. Na outra partida, o Bayer Leverkusen não teve problemas com o BATE Borisov e derrotou os bielorrussos, que marcaram num dos 2 remates que fizeram, por 4-1. Çalhanoglu bisou, Mehmedi marcou de trivela, Chicharito estreou-se a faturar pelos farmacêuticos, já Kampl e Bellarabi assistiram e estiveram também eles em destaque.

Grupo F: Dinamo Zagreb 2-1 Arsenal (Pivaric 24’ e Fernandes 58’; Walcott 79’); Olympiacos 0-3 Bayern (Muller 52’ e 90+2 (p), Gotze 89’) – A surpresa da jornada. O Arsenal deslocou-se à Croácia e foi derrotado pelo Dínamo de Zagreb (com Eduardo, Ivo Pinto e Paulo Machado titulares) por 2-1. Pivaric fez o primeiro aos 24′, aos 40′ Giroud piorou a situação e viu vermelho direto depois de ter pontapeado Ivo Pinto e pouco mais de 10 minutos volvidos do intervalo, Junior Fernandes fez o 2-0. O melhor que os Gunners conseguiram fazer, apesar do grande jogo de Alexis, foi reduzir com Walcott, a passe do chileno, a fazer o 2-1 final. Já no outro jogo, vitória clara do Bayern no terreno do Olympiacos de Marco Silva por 3 bolas a 0. Müller (por duas vezes) e Götze fizeram os tentos do encontro, em mais um recital de Thiago Alcântara com destaque também para Coman, que fez uma assistência.

Grupo G: Chelsea 4-0 Maccabi Tel-Aviv (Willian 15’, Oscar 45+4 (p), Diego Costa 58’, Fàbregas 78’) – Vitória do Chelsea na receção ao Maccabi Tel-Aviv, por esclarecedores 4-0. Mourinho aproveitou para rodar jogadores (Baba Rahman, Zouma, Loftus-Cheek e Remy foram titulares) e não se podia ter dado melhor. Willian, Óscar, Diego Costa (que começou no banco) e Fàbregas fizeram os golos, num encontro em que o meio campo constituído por Cesc (golo e assistência) e Loftus-Cheek (muita qualidade técnica) esteve em destaque, tal como a ala esquerda de Rahman e Hazard (que até falhou um penálti) que ofereceu muita profundidade ofensiva.

Grupo H: Valencia 2-3 Zenit (João Cancelo 55’ e André Gomes 73’; Hulk 9’ e 45’, Witsel 76’); Gent 1-1 Lyon (Milicevic 68’; Jallet 58’) – Jogo de loucos na vitória do Zenit no Mestalla por 3-2. Hulk bisou na primeira parte (duas “bombas”), o que obrigou Nuno a colocar em campo logo ao intervalo Paco Alcácer e André Gomes. Na segunda parte o conjunto Che veio com outra eficácia e deu alguma justiça ao marcador com dois tentos portugueses. Primeiro foi Cancelo, que já tinha rematado ao poste logo aos 2 minutos, num cruzamento que desviou em Witsel, para depois André Gomes, numa bela jogada individual, empatar a quase 15 minutos do fim. Porém, três minutos volvidos e Witsel fez mesmo o terceiro para o conjunto de AVB, que viria a vencer o encontro, ainda que de maneira injusta (os espanhóis estiveram sempre por cima e dominaram o jogo quase na sua totalidade; já os russos entraram com um 5-3-2 e apostaram numa postura mais defensiva). Por fim, na outra partida, divisão de pontos entre Gent e Lyon, num empate a uma bola. Jallet fez o primeiro aos 58 minutos, passados 10, Milicevic empatou a contenda e o resultado não se viria a alterar mais, apesar do campeão belga ter terminado o encontro com apenas 9 jogadores e Lacazette ter falhado uma grande penalidade.

0 Comentários

  • Fábio Matos
    Posted Setembro 17, 2015 at 11:09 am

    Meu rico Arsenal ….

    SL

  • Rodolfo Trindade
    Posted Setembro 17, 2015 at 9:09 am

    Grandes golos nesta 4ª feira.

    A equipa do Valência terá de melhorar os índices de eficácia ou irá passar por muitos dissabores.

    Grande entrada em campo do André Gomes.

  • João Lains
    Posted Setembro 16, 2015 at 11:13 pm

    Por fim, sublinhar o terrível momento de forma do Gladbach, que senão estou em erro, perdeu todos os encontros até agora disputados, entre campeonato e Liga dos Campeões.

    O facto de a equipa já ter encaixado tantos golos nestas cinco primeiras jornadas como em toda a segunda volta de 2014/15, reflecte as dificuldades que os jogadores têm sentido para se reencontrarem.

    Não tive oportunidade de perceber quem cometeu as grandes penalidades com o Sevilha, mas revi esta tarde o encontro do fim de semana com o Hamburgo, em que o Gladbach foi completamente vulgarizado por 3-0.

    É impressionante os erros que os elementos da linha defensiva têm cometido e mais flagrante é por saber que eles têm partido de jogadores com muitos anos de casa, como Stranzl, Browers ou Jantschke.

    A forma como o clube se mexeu no mercado de transferências foi ridícula, mas é fulcral que esta comece a arrepiar caminho e se afaste da zona perigosa da tabela.

    É um clube especial, se calhar tanto ou mais que o outro Borussia, é liderado por um dos melhores treinadores do mundo (top 20) e custa me vê lo nesta situação, na mesma temporada em que o clube regressou aos maiores palcos do futebol europeu, revivendo de certa forma, as glórias da saudosa equipa dos anos 70.

  • João Lains
    Posted Setembro 16, 2015 at 10:54 pm

    Infelizmente não vi nenhum dos jogos na íntegra ao cabo destas duas noites, mas gostava de completar a minha nota de ontem, até porque fiquei um pouco indignado pelos três golos de Ronaldo roubarem todo o protagonismo ao jogo de cartaz e a um nada expectável triunfo da minha Juventus sobre o Manchester City, que soma por vitórias todos os encontros disputados na Premier League, contrastando com a Velha Senhora, que não conseguiu melhor que um empate em três jornadas na Serie A. Oxalá está vitória sirva de catalisador.

    A exibição de Buffon é qualquer coisa de impressionante. Uma mão cheia de intervenções de altíssimo nível a segurar durante largos períodos o marcador.

    Pergunto eu senão será justo dizer que estamos perante o melhor guarda-redes de todos os tempos? Em termos de precocidade, longevidade, qualidade (propriamente dita), palmarés, carisma (vale o que vale, mas é hábito associarmos os guarda-redes àquela ideia de líder, voz de comando, etc). Sobre os últimos 25 anos, pelo menos, creio que não restam dúvidas.

    Por fim, gostava de partilhar mais um dado que fala por si. À luz da taxa de inflação, a transferência de Buffon para a Juventus (52 milhões em 2001), corresponde a qualquer coisa como 65 milhões por estes dias. Nada mais, nada menos, que a 14 (!) maior transferência na história do futebol. Aqui ficam os restantes:

    1 – Ronaldo, 102,4
    2 – Bale, 92,4
    3 – Zidane, 92,1
    4 – Suarez, 81
    5 – James, 79,5
    6 – Figo, 77,6
    7 – de Bruyne, 75
    8 – di María, 75
    9 – Ibrahimovic, 74,9
    10 – Crespo, 70,7
    11 – Kaka, 70,5
    12 – Torres, 70
    13 – Cavani, 65
    14 – BUFFON

    • Kafka I
      Posted Setembro 17, 2015 at 9:08 am

      O tema "melhor de sempre" é a meu ver, sempre um tema complicado, porque nós não vimos todos os jogadores e todas as eras (tirando quem tem 85/90 anos de vida), e por exemplo há coisas que só quem viveu nessa era percebe e muitas vezes os registos não explicam

      Um exemplo, hoje em dia o Sérgio Ramos ganha mil e um prémios, no entanto quem vive nesta ERA como nós, sabemos que ele não é o melhor central do Mundo, e que só ganha devido ao mediatismo que estes prémios se tornaram, no entanto daqui a 20/30 anos, os miudos da altura não vão saber destes "pormenores" e vão olhar para esta ERA do inicio de século e vão ver que o o Sérgio Ramos se fartou de ganhar prémios individuais e vão logo pensar "bem então o Sérgio Ramos foi o melhor" quando nós que vivemos nesta altura sabemos que ele não é o melhor

      Ou seja, são estes "pormenores" que só quem viveu em determinado momento sabe, e que a história não regista, dai ser sempre difícil aferir quem foi o melhor de sempre sem ter vivido desde o inicio da história do futebol, na minha opinião claro, dai preferir proferir opinião relativamente ao que eu vi apenas, pelo que concordo que o Buffon é o melhor guarda redes dos últimos 25 anos, pois é desde ai que me lembro de ver futebol, desde o fim de 80 e inicio de 90..

      Claro que isto não é verdade absoluta nenhuma, é apenas uma opinião, como também é valido quem ache que ele é o melhor de sempre

    • Anónimo
      Posted Setembro 17, 2015 at 7:03 am

      Eu acho que não podemos dizer que é o melhor de sempre. Pode é ser o melhor que já vimos jogar…

      João Lains, quanto custou o Thuram? Não foi algo como 70 milhões por Thuram e Buffon? O Parma vendia tantos jogadores por tanto dinheiro, mas depois com a falência da Parmalat…

      Bruno

    • Anónimo
      Posted Setembro 17, 2015 at 1:25 am

      Eu, quando era puto, respeitava o que os mais velhos me contavam dos jogadores antigos, e como os respeitava, compreendia que eles sim tinham visto todos os jogadores e eu so tinha visto os da minha era. Eu vi o Zoff jogar. Acácio, nao deves ter visto e por isso falas com essa ligeireza. Não pode ser ignorado assim como outros. Aqueles que os viram todos como o meu pai, dizem que o Yashin era de longe o melhor e pelos videos que vi, nao me custa nada acreditar.
      Portanto, para ti que so viste meia duzia deles só pode ser o melhor da meia duzia e nao mais que isso.
      E é obvio ( ou nao tao obvio assim) que quando comparas jogadores de epocas diferentes, tens de ter em conta que os antigos, se jogassem agora, se adaptariam aos tempos porque é isso que as pessoas fazem
      Joao

    • José Lopes
      Posted Setembro 17, 2015 at 1:09 am

      Perguntaram se era justo, entretanto o Vítor respondeu e fundamentou a sua opinião, ao contrário de ti Acácio Norberto. Porque esse também é um terrível vício, o de aparecer por aqui só para apontar defeitos e nem sequer fundamentar opiniões. Mais, desconfio que o Vítor não deverá aparecer tão cedo depois do calor humano que recebeu por dar uma opinião bem fundamentada.

    • Rúben Gomes
      Posted Setembro 16, 2015 at 11:27 pm

      Neuer tem qualidade assombrosas, mas o Buffon, para alem de tambem as ter, é um senhor.

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 11:22 pm

      Obviamente que não para ti. É a tua opinião e não é uma verdade absoluta. Para mim é obviamente o melhor de sempre. O que também não faz dele o melhor de sempre só porque eu o digo. Ha um terrível vício por aqui de se acharem senhores da verdade absoluta e inquestionável.

      Acácio Norberto

    • Vítor Baía
      Posted Setembro 16, 2015 at 11:15 pm

      É injusto. Aliás, comparar periodos temporais diferentes, com tudo o que isso implica, é injusto. Se pode ser um dos dois três mais importantes dos últimos vinte anos? Sem dúvida. Se é melhor de sempre? Obviamente que não. Banks, Yashin, Fillol, Zoff, Meier, só para citar alguns, não podems ser ignorados.

  • Kacal I
    Posted Setembro 16, 2015 at 10:22 pm

    Espero que o Fàbregas suba de forma daqui em diante, é fundamental para o Chelsea melhorar, acho que Ivanovic e Matic devem sentar uns jogos para "acordarem" com Azpilicueta e Baba a assumirem as laterais e o Loftus-Cheek a posição no meio-campo, os dois últimos estiveram bem hoje, depois acredito que a equipa melhore um pouco, embora jogar contra o Maccabi não seja o mesmo que jogar contra equipas inglesas, claro, o jogo deste fim-de-semana contra o Arsenal será importantíssimo e espero ver um Chelsea mais forte e ambicioso.

    • Kacal I
      Posted Setembro 17, 2015 at 4:36 pm

      Ok, então está a melhorar mas este jogo no banco deu-lhe descanso físico e mental, poderá regressar contra o Arsenal no seu melhor e subir de rendimento, agora o Loftus-Cheek deverá começar a ter mais minutos e pode ser uma alternativa credível ao sérvio.

    • Rúben Gomes
      Posted Setembro 16, 2015 at 11:09 pm

      Sim, foi. Esteve mais agressivo. Foi dos melhores do Chelsea.

    • Kacal I
      Posted Setembro 16, 2015 at 10:40 pm

      Não vi o jogo desta semana mas vinha a ser dos piores, agora vi o "míssil", claro, ahah, foi um golo fantástico mas a exibição foi condizente? se calhar uns 2 ou 3 jogos no banco com o jovem a ter oportunidades será positivo.

    • Rúben Gomes
      Posted Setembro 16, 2015 at 10:31 pm

      O Matic foi o melhor em Liverpool. Nao viste aquele missil? Ahah

  • Tavares
    Posted Setembro 16, 2015 at 10:10 pm

    Apenas uma nota sobre o jogo Gent – Lyon, que aproveitei para ver, e é vergonhosa a actuação dos jogadores do Gent na perspectiva de iludir o árbitro…
    Incrivel como nem era preciso haver contacto para eles cairem, inclusivé um lance (3ª tentativa de penalty) onde o atacante do Gent isolado contra o Lopes dá um toque para o lado e tenta forçar de tal maneira o toque que é ele que vai com o pé tocar no Lopes, tocando-lhe na cara, deixando-o no chão para ser assistido.
    Mas também de referir que mesmo com 10 jogadores (apesar de ser um lance para vermelho, não foi intencional), o Gent foi sempre há procura de um resultado melhor…
    Outra nota: Lacazette neste jogo passou completamente ao lado… teve uma boa oportunidade para marcar (bem defendido pelo GR), e depois um penalty falhado (novamente o GR a defender)… pelo inicio desta temporada, aparenta estar a mais no 11 inicial… com a lesão de Fekir e esta má forma de Lacazette, a venda de N'Jie provavelmente não foi assim tão boa…

  • hugo silva
    Posted Setembro 16, 2015 at 9:38 pm

    em que posiçao jogou o cancelo?

  • Stalley VM
    Posted Setembro 16, 2015 at 9:33 pm

    Assisti á segunda parte do Barça e pareceu-me que o resultado justo era a vitória do Barça, excelente golo de Florenzi.
    Nos outros jogos só vi os golos.
    No jogo do Olympiacos, os dois primeiros golos, o Roberto é mal batido.
    O Diego Costa marcou um golaço hoje, na vitória do Chelsea.
    Agora o jogo do Valência, o segundo golo de Hulk, foi á Hulk que bomba, duvido que saia da Russia, mas de facto tem qualidade para mais.
    O golo do Cancelo, fez me lembrar o golo do Abel á uns aninhos contra o Manchester United, veremos se consegue agarrar a titularidade no Valência se assim for acredito que chegue ainda este ano á Selecção A , isto partindo que agarra o lugar, e a posição de DD não temos ninguém indiscutível, Vierinha e Cédric, depois J.Pereira duvido que ainda vá á Selecção (não faz falta também), Esgaio não acho que seja jogador para o Sporting, muito menos para a selecção, no Benfica temos Nelson Semedo a aparecer, veremos o que se sucede.

    SL!

    • coach407
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:48 pm

      Mais o Bosingwa e o Ivo Pinto…E é isso pra já

    • João Dias
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:44 pm

      Concordo.

      Vieirinha têm feito jogos fracos na seleção e Cedric não é consensual.

      Cancelo tem tudo para entrar na seleção A a breve trecho.

  • Anónimo
    Posted Setembro 16, 2015 at 9:31 pm

    João Cancelo e Nélson Semedo na direita e Coentrão e Guerreiro na esquerda. Que luxo para a selecção Portuguesa a breve trecho.

    Ass: Rui Gomes

  • PedroL
    Posted Setembro 16, 2015 at 9:30 pm

    Negredo e Alcacer falham demasiados cruzamentos…. E o ataque do Valencia passou quase sempre por cruzamentos, maioritariamente de Cancelo. Parece que o Mitroglou dava imenso jeito a esta Valencia…

  • Pedritxo
    Posted Setembro 16, 2015 at 9:27 pm

    E voltamos a mesma conversa,a inglaterra tem estado a um nivel lastimavel na champions, nao digo europa, porque os clubes olham para a liga europa como brincadeira e nao o deveriam fazer.

    Supreendeu-me a derrota do arsenal, mas o dinamo la conseguiu a supresa, e certamente lixou muitas apostas, vi um video de duas defesas do eduardo muito boas.

    Golo espetacular do florenzi.

    O olympiackos quase resistia ao bayern, se nao fosse o semi-frango de roberto mais um eventual desnorte no fim.

    • Posted Setembro 17, 2015 at 4:48 am

      sim, é verdade, mas quando forem eles a jogar com os "Astanas" e nós com as "Juventus" talvez o caso mude de figura, não?

    • Pedritxo
      Posted Setembro 16, 2015 at 10:50 pm

      bem verdade, francisco

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 10:00 pm

      Pedritxo, duas equipas portuguesas no geral fizeram melhor que 4 inglesas.
      Impressionante, como um país que gasta tanto no futebol tem estado tão mal na Europa.

      Francisco A.

  • Alexandre Costa
    Posted Setembro 16, 2015 at 9:26 pm

    Alessandro (grita o speaker)…. Florenzi (responde todo o estádio em êxtase), Alessandro…. Florenzi, Alessandro…. Florenzi, gritaram bem alto hoje os adeptos romanos, momento espectacular no Olímpico do melhor jogador em campo, não só pelo grande golo como por tudo aquilo que correu, cortou, defendeu, atacou, enorme, deixa tudo em campo. Bom resultado e bom começo de Champions hoje frente ao campeão europeu. Forza Roma!

    • Anónimo
      Posted Setembro 17, 2015 at 6:58 am

      O Darmian ganhou um concorrente na selecção para a posição. Que adaptação bem sucedida, tem jogado muito bem. Fantástico.

      Bruno

  • Anónimo
    Posted Setembro 16, 2015 at 9:23 pm

    Uma pequena pergunta, o Mathew Ryan estava lesionado ou castigado? Porque é que jogou o Domenech?

    João miguel

  • Anónimo
    Posted Setembro 16, 2015 at 9:22 pm

    A diferença que o André Gomes faz no Valencia é completamente absurda.

    Saudações,
    Crow

    • coach407
      Posted Setembro 17, 2015 at 3:19 pm

      João, até o Abel marcou um igual

    • Pedro Fernandes
      Posted Setembro 17, 2015 at 2:26 am

      Verdade João Dias, Enzo não correspondeu ás expetativas aquando da sua mudança para o Mestalla.

    • Anónimo
      Posted Setembro 17, 2015 at 12:57 am

      Para mim é o jogador mais importante do Valencia, nao contando com os centrais, ja que esses estao la para defender. Tambem gosto muito do paco alcacer mas, incompreensivelmente, o nuno parece preferir o negredo.
      Nao pude ver o jogo mas vi o resumo. O Cancelo, que volto a dizer, pode ser dos melhores do mundo (quem marca um golo como ele marcou hoje?), podia ter feito mais nos golos do Hulk, principalmente por ser o Hulk e ja se saber que nao se lhe pode dar espaço para armar o remate que é fortissimo e colocado. Mas ainda está a fazer os primeiros jogos a titular. Há-de aprender, espero eu. O Danilo demorou um ano ou dois a aprender e ja vinha com muito mais rodagem quando chegou ao Porto. E se nao aprender, é passá-lo para medio ala e terá tambem grande futuro.
      Joao

    • João Dias
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:26 pm

      Para quem acompanha esta equipa não é escândalo nenhum dizer que o André Gomes tem muito mais impacto na equipa que o Enzo…

    • João Magalhães
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:25 pm

      Há quem venha insistir que não….E ainda está a meio-gás da lesão de 3/4 meses.

  • Nuno
    Posted Setembro 16, 2015 at 9:20 pm

    Mas que grande jogo no Mestalla. Excelente jogo do Cancelo. Muita intensidade. Excelentes subidas no ataque. Um empate não caia mal.

    Quantas vezes Cancelo ao semedo….

    • Nuno
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:36 pm

      Esqueci-me de referir que no golo do Hulk teve culpa mas dividida com o GR do Valencia. Aparte disso, muito bom.

  • Anónimo
    Posted Setembro 16, 2015 at 9:20 pm

    Leverkusen = Farmaceuticos ??? alguem me pode explicar isso???

    Nuno

    • Kafka I
      Posted Setembro 17, 2015 at 11:44 am

      *Bayer

    • Kafka I
      Posted Setembro 17, 2015 at 11:39 am

      Filipe Az

      Não me convém pegar em partes da frase, tu é que disseste que a Bayer NÃO era uma Farmacéutica, e eu limitei-me a PROVAR-TE que a Bayern é SIM uma farmacêutica, e tem também outros ramos como o da agricultura, agora o facto de ter outros ramos em nada invalida que seja uma farmcêutica

      Agora tu pelos vistos é que não consegues perceber que é possível uma empresa ter vários ramos, quiseste armar-te em esperto mas correu-te mal

    • Anónimo
      Posted Setembro 17, 2015 at 11:12 am

      Eu sei que só te convém pegar em partes da frase ;)… Também consigo consultar a página da Bayer.

      "Bayer is a global enterprise with core competencies in the Life Science fields of health care and agriculture".

      A não ser que consideres que a agricultura e os componentes plásticos sejam uma industria farmacêutica. Além do mais, os produtos farmacêuticos provêem da ciência química.

      Filipe Az.

    • Kafka I
      Posted Setembro 17, 2015 at 9:10 am

      Site OFICIAL da Bayer

      https://www.bayer.com/en/profile-and-organization.aspx

      "Bayer is a global enterprise with core competencies in the Life Science fields of health care…"

      "Bayer HealthCare is among the world’s foremost innovators in the field of pharmaceutical and medical products. This subgroup researches, develops, manufactures and markets products to improve the health of people and animals."

      Mas se tu dizes que não é uma Farmacèutica, então tu é que estas certo e a Bayer é que esta errada, confere de facto.

    • Anónimo
      Posted Setembro 17, 2015 at 8:30 am

      A Bayer não é uma "farmacêutica" mas sim uma empresa química. A não ser que vocês usem o adubo Milraz das vindimas para as dores de cabeça.

      Filipe Az.

    • J. C. Chainho
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:33 pm

      Bayer*
      Bayern é Baviera em Alemão.
      E Leverkusen fica na Renânia.

    • coach407
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:32 pm

      Foram os trabalhadores da Bayer (uma farmacêutica muito conhecida que produz a aspirina) que fundaram o clube com base no apoio financeiro da empresa em questão… Daí vem o nome

    • Daniel Agostinho
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:31 pm

      Bayer, não é Bayern.

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:30 pm

      O Leverkusen pertence à Bayer, umas das maiores companhias farmacêuticas do mundo! Na Alemanha é algo comum, o Wolfsburgo também pertence à Volkswagen, e o Estugarda pertence, ou já pertenceu pelo menos, à Mercedes. João Diniz

    • Miguel Ferreira de Araújo
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:30 pm

      A companhia fundadora foi a Bayer Company, hoje umas das mais importantes do mundo no setor de medicamentos.

    • Rui Caeiro
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:30 pm

      Nao é Bayern mas sim BAYER, é um nome de uma empresa farmaceutica

    • Rafael Vicente
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:28 pm

      A empresa farmacêutica Bayer foi criada em Leverkusen, como tal a cidade é intitulada como farmacêutica. A equipa é patrocinada pela Bayer desde sempre, tendo também no nome Bayer dai serem os farmacêuticos.

    • Kafka I
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:28 pm

      Nuno

      A Bayer é uma farmacêutica (das maiores do Mundo) e é a dona do Bayer (tem mais de 50% das acções), dai a conexão Leverkusen-Farmacêuticos

      Jp

      No caso do Leverkusen é Bayer, diferente do Bayern :)

    • Pedro
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:27 pm

      Bayer Leverkusen – Bayer Farmácias. Se não me engano a Bayer (Farmácias) é dona do Leverkusen, ou uma coisa assim. Admito que não estou muito por dentro.

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:26 pm

      O patrocínio do Leverkusen é a conhecida farmacêutica germânica Bayer. Daí que a alcunha do Leverkusen seja justamente essa "Farmacêuticos"

      Acácio Norberto

    • Henrique Dias
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:26 pm

      O clube foi criado pela bayer, que é uma empresa sediada em leverkusen, que têm forte influência na cidade, a empresa dedica-se a produzir medicamentos e compostos químicos ( pesticidas e coisas do gênero).

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:24 pm

      Bayern = aspirina …

      Jp

  • João Dias
    Posted Setembro 16, 2015 at 9:19 pm

    Noite muito positiva para o jogador português na Liga Milionária.

    Eduardo, Paulo Machado e Ivo Pinto vergaram um Arsenal recheado de estrelas.
    Anthony Lopes com uma exibição segura contra o Gent.
    João Cancelo, Danny e André Gomes em destaque no Valencia-Zenit.
    Rúben Neves, Danilo e André André a um bom nível em Kiev.

    Vi o jogo do Valencia-Zenit intercalando com o jogo do Porto e só tenho a dizer: chega a ser assombroso o potencial que o Cancelo evidencia (tanto que hoje sentou o Barragan). Hoje foi à bomba.
    André Gomes dá um toque de classe à equipa… um jogador muito mas mesmo muito acima da média.

    Sobre os outros jogos, destaque para um Roma-Barcelona que foi palco de um golo colossal…arte!

    • Anónimo
      Posted Setembro 17, 2015 at 6:55 am

      O Cancelo ainda não é bom a defender, mas para mim não tem culpas no 1º golo. O Hulk simplesmente manda um tiro… É que o rapaz apenas faz contenção, e na minha maneira de ver, bem. Se lhe tentasse tirar a bola, a um jogador como o Hulk, ou era partido ou era penalti (isto porque era um contra ataque, e o Hulk em velocidade…). E o Ruben Neves esteve mal no capítulo defensivo, o que é normal devido à sua idade. O Garmash, quando subia um pouco, criava sempre muito perigo. Já agora: que qualidade tem Garmash… Sabia que era bom jogador, mas não esperava tanto, foi impressionante. Há que saber reconhecer qualidade, e ele foi provavelmente o melhor em campo.

      Uma pergunta: o Zenit não terá um 11 tão bom como o Valência? O Zenit, individualmente, tem jogadores de grande qualidade, mas no global o Valência até tem um plantel mais equilibrado. Na marca, vi alguns comentários muito interessantes, como "Hulk+Witsel>Valência", hoje Hulk e Witsel destruiram o Valência etc etc. Parece-me claro que estes 2 e Garay podiam estar numa equipa de top europeu…

      Bruno

    • Posted Setembro 17, 2015 at 4:45 am

      O remate do Cancelo não desvia no Witsel. Foi um erro tremendo do GR.

    • Nuno
      Posted Setembro 17, 2015 at 12:58 am

      João Dias eu vou falar por mim e vou ser sincero quando os seus comentários são imparciais ou até a puxar a brasa aos jogadores portugueses mas com argumentos bem construídos eu gosto dos ler e até concordo consigo.
      Agora quando os comentários são que jogador y é o melhor porque simplesmente é português ( 90% dos seus comentários), que os clubes contratam conforme as nacionalidade ou que o X não presta e só esta onde esta porque é espanhol ou holandeses não posso concordar consigo e por vezes até os comentários se tornam ofensivos, normalmente é quando fala sobre os espanhóis.

    • JSC
      Posted Setembro 16, 2015 at 11:53 pm

      Eu não vi o jogo, mas pelos comentários a única questão é: porque é que o Cancelo não joga a extremo?

    • Miguel Sousa
      Posted Setembro 16, 2015 at 10:22 pm

      Entendo que sintas isso, mas não desistas, gosto bastante dos teus comentários, mesmo nem sempre concordando com os mesmos, e és dos users habituais que procuro para ler a opinião, em especial quando se trata de futebol jovem ou relacionado com Portugal. O blogue só teria a perder sem a tua participação

    • João Dias
      Posted Setembro 16, 2015 at 10:15 pm

      Miguel Sousa,

      Confesso que às vezes se torna complicado eu dar a minha opinião e levar (muitas vezes) com ataques pessoais…

      Por uma mera discussão acerca do futebol já fui apelidado de xenófobo, nacionalista, pessoa que vem de uma gruta, apoiante do PNR… isto só para citar alguns "ataques".

      Desmotivo um bocado à participação no blog mas cá continuo eu ;)

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 10:10 pm

      coach407, lembro-me quando o VM comparou o Rúben Neves ao Kroos. Foi na pré-época.
      Mas vamos esconder as fragilidades do Rúben porquê? É um excelente jogador a construir, grande qualidade de passe, etc etc

      Mas a defender…
      Nunca se antecipa, sempre mal posicionado na transição defensiva ( daí os buracos à frente na nossa defesa hoje) e agressividade é nula. O Rúben ainda está verdinho para 6, sou dos que pensa que encaixaria a 8. É que isto de ser 6, também é preciso saber defender.

      Eu não implico por implicar com ninguém. É a minha opinião.

      Francisco A.

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 10:07 pm

      Discordo de grande parte do que o João Dias diz mas se há coisa em que o rapaz de facto tem razão é quando defende o Ruben Neves.

      Acácio Norberto

    • Nuno
      Posted Setembro 16, 2015 at 10:03 pm

      Joao Dias quando o senhor parar de dizer calunias e inverdades vai ver que ninguem se mete consigo.

    • Miguel Sousa
      Posted Setembro 16, 2015 at 10:01 pm

      João Dias, com ou sem pancada continua assim, nem sempre concordo contigo, às vezes até exageras na defesa incondicional do jogador Português, mas sem duvida que acrescentas algo a este blogue e continua com os teus comentários

    • coach407
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:57 pm

      Francisco A.,

      E quantas vezes o VM não comparou o Rúben Neves ao Kroos? Mas pronto é só mesmo para implicar com o João Dias. A verdade é que ele tem mostrado um estilo de jogo muito semelhante a esses jogadores. Estilo de jogo, não qualidade até porque precisa de muita experiência para chegar a um patamar parecido (não chega talento e trabalho).

      Agora implicas porque é o João, se fosse o VM já concordavas

    • Henrique
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:56 pm

      Não é implicancia é contar o jogo pela metade, tiveram bem a construir e até marcaram, mas a defender tambem ficaram ligados a 2 golos isto é que contar a realidade.

      E sobre o Ruben Neves igual muito bem a construir, mas muito macio a defender e a dar muito espaço aos jogadores do Kiev.

      E hoje o Barcelona foi roubado num penalty mas pensava que isso nao era possivel ja que o presidente da uefa era espanhol, quer explicar ?

    • João Dias
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:56 pm

      Realmente, levo muita pancada aqui no blog.

      Vi o Porto- Dynamo enquanto intercalava com o Valencia-Zenit.
      Sobre o Anthnoy Lopes vi num blog de adeptos do Lyon…

      Satisfeitos? :)

      Give me a break…

    • fernando
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:56 pm

      Rui facil porque é portugues

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:52 pm

      Excelente questão Rui Maside e aguardo pela resposta do João para saber como consegue ele tal proeza.

      Acácio Norberto

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:51 pm

      João Dias, Rúben Neves é banal a defender, tal como o Danilo é medíocre a construir( e eu sou portista) . Mas tu só vês o que queres…

      Até comparaste o Rúben Neves ao Xabi, tudo dito.

      Francisco A.

    • Henrique
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:41 pm

      Não é implicancia é contar o jogo pela metade, tiveram bem a construir e até marcaram, mas a defender tambem ficaram ligados a 2 golos isto é que contar a realidade.

      E sobre o Ruben Neves igual muito bem a construir, mas muito macio a defender e a dar muito espaço aos jogadores do Kiev.

      E hoje o Barcelona foi roubado num penalty mas pensava que isso nao era possivel ja que o presidente da uefa era espanhol, quer explicar ?

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:41 pm

      Kafka I, o problema da equipa do Valência parece-me mais colectivo do que individual. Dois dos golos resultam de basculações lentas. No 2º golo, concordo que o Cancelo pudesse ter sido mais incisivo na pressão ao Hulk.

      Saudações,
      Crow

    • coach407
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:40 pm

      João Dias,

      Sim, eu sei, mas não foi bomba nenhuma… Era um cruzamento tipo… Quem não tiver visto o golo até pensa que foi um tiraço xD

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:40 pm

      João Dias,
      Se viste o Valencia-Zenit (intercalando com o jogo do Porto), como podes afirmar que o Anthony Lopes teve uma exibição segura?

      Rui Maside

    • Kafka I
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:36 pm

      João Dias

      De todo acredita :), eu só comentei no teu comentário, porque foi o teu que eu vi com menção a eles, e não estou a pôr a sua qualidade ofensiva em causa, agora têm ainda de crescer defensivamente, para serem jogadores "totais" :)

    • João Dias
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:35 pm

      coach407,

      Vi. Eu disse que vi o jogo ;)

    • João Magalhães
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:33 pm

      O Cancelo fez o que tinha a fazer no 1º golo (pelo menos na minha forma de ver). Contenção e foi com o atacante, talvez pudesse fechar mais fora e dar-lhe o pé direito, mas qualquer lateral é batido por um executante daqueles em situação de 1×1 (no fundo nem batido foi, rematou sem o ultrapassar). A passividade do André foi colectiva, estavam todos dentro da área.

      Foram considerados os 2 melhores do Valência.

    • coach407
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:29 pm

      Ah e "hoje foi à bomba"? Viste o golo…?

    • João Dias
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:28 pm

      Kafka I,

      Também já é implicância comigo, não é? So porque os destaquei já vens dizer que estiveram macios a defender só para me contrariar…

      Mas é uma opinião e respeito. Seja como for, são dois grandes jogadores portugueses que serão muito importantes para o futuro da seleção.

    • coach407
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:27 pm

      Esses parêntesis… Quem é o Barragan? Top 10 de melhores laterais do mundo sequer? É que sentá-lo não é assim tão difícil para um jogador que tem potencial para ser o melhor do mundo na sua posição. Sentá-lo é o mínimo…

      Esperemos que dê continuidade pois tem capacidades físicas e técnicas incríveis

    • João
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:26 pm

      Danilo a um bom nivel? Danilo esteve péssimo, não merece claramente ser titular do Porto(e ser suplente já se pode dar por contente). Ruben Neves é lhe tão superior.

    • Kafka I
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:24 pm

      Faltou foi referires que o André Gomes e o Cancelo são muito macios a defender e provaram isso hoje, com o Cancelo a ter culpas no 1º golo (vai para cima do Central e começa a fugir do Hulk…oi????) e o André Gomes no 3º, que pressão foi aquela a 5 metros de distância do Witsel?

      Agora há muito a moda de só importar saber atacar, mas saber defender também faz parte do jogo, apesar de muitos eruditos hoje em dia se esquecerem desse pormenor

  • Anónimo
    Posted Setembro 16, 2015 at 9:18 pm

    Quanto às equipas alemãs tudo normal. O colosso bávaro deu o devido correctivo ao sempre presente Olympiacos, enquanto que o Leverkusen deu igual tratamento a uma equipa que lutaria pela manutenção no campeonato português.

    Nuno Espírito Santo em maus lençóis, tudo normal, quando se tem carta de categoria A1 e se põe um Ferrari nas mãos desse encartado, o resultado é desastroso. Destacar neste jogo que. Os cinco golos foram da autoria de jogadores que já passaram pelo nosso bonito país.

    Adeptos da Roma magníficos, aqueles que ficam doidos com os bárbaros que semeiam o caos na Turquia, Grécia, Polónia ou Sérvia deviam por os olhos nestes adeptos. Muito apoio e sem confusão que isso fica reservado para o Derby della Capitale.

    Chelsea a fazer o mínimo exigido, apesar de ter poupado jogadores visto o Maccabi ser um adversário pouco digno de ir a Stamford Bridge, talvez se fosse um Sunderland jogassem na máxima força.

    Acácio Norberto

  • Anónimo
    Posted Setembro 16, 2015 at 9:13 pm

    Bem que golos tivemos esta quarta-feira, o do Diego Costa, do Hulk, do Muller…mas o do Florenzi encheu-me mesmo as medidas, que golaço.

    Pedro Bessa

  • Kafka I
    Posted Setembro 16, 2015 at 9:12 pm

    Que golo monumental de Florenzi e que deu vida à Roma, que diga-se pouco ou nada fez até aquele momento para chegar ao empate, se bem que a exibição do Barça também não foi grande coisa, ainda assim foi suficiente para vencer, mas só pelo golo de Florenzi a Roma não merece perder…brutal de ver, até os colegas de equipa ficaram de boca aberta no momento do golo

    Quanto ao resto, mais uma derrota de uma equipa Inglesa com o…..Dinamo Zagreb…!!!!…outra surpresa é a derrota do Valência em casa, o que vai complicar bastante as contas do Valência, que da forma como anda, ou arrepia caminho ou o Nuno não chega o Natal, veremos…

    Destaque ainda para um grande golo do Muller, é um golo parecido ao da Roma

    • Jeronimo
      Posted Setembro 17, 2015 at 9:41 am

      Kafka, não quero parecer espertalhão e estar errado mas pareceu rotura de ligamentos ou algo do género. Pela maneira que o pé ficou preso e o joelho curvou dá a ideia que foi pelo menos nos ligamentos (ele próprio agarrou logo o joelho). Se isso se confirmar é a história que toda a gente já sabe (cerca de 6 meses de paragem e recuperação de forma muito complicada). Curioso também, se for mesmo rotura de ligamentos, é uma lesão que o irmao Thiago já teve por duas vezes.

    • Anónimo
      Posted Setembro 17, 2015 at 6:46 am

      Henrique, e têm. Diga-me quantas vezes foram equipas espanholas roubadas nos últimos anos, e contraponha com as equipas portuguesas, por exemplo.

      Bruno

    • Octavio
      Posted Setembro 16, 2015 at 11:28 pm

      Têm esperança que os ligamentos cruzados do joelho não estejam afectados… Vamos ver.
      É pena porque estava a subir de forma. Nesta fase, qualquer jogador que fique de fora é dramático porque há poucos jogadores.

      Quanto a Stegen… aquilo não pode acontecer (ainda mais 2x no espaço de 1 mês).

    • Henrique
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:57 pm

      O Luis Henrique ja veio dizer que a lesao nao é brincadeira, logo deve ser grave.
      Até Janeiro vai ser aguenta coraçao e fé nos 3 da frente.

    • Kafka I
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:46 pm

      SC

      Subscrevo, o empate é "irrelevante" o Barça vai passar este grupo fácil, o problema é mesmo a lesão de Rafinha que espero não seja grave e faz muita falta até ao dia 31 Dezembro

    • Henrique
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:42 pm

      Um penalty a favor do Barcelona e nao foi assinalado ? Entao as equipas espanholas nao tinham tudo dominado ?

    • Ricardo Fernandes
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:31 pm

      O Barcelona não empatou a um golo com a Roma?

    • SC
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:27 pm

      Como adepto do Barça, sinceramente o empate e a exibição não tão vistosa não me preocupam. O que realmente me preocupa é a lesão do Rafinha, já tínhamos poucas opções no banco agora ainda temos menos, tivemos que jogar com Mascherano e Busquets no meio-campo ao mesmo tempo… Ainda por cima um jogador jovem, com grande talento e que tinha feito um jogaço no ultimo jogo contra o Atlético. Isto até Janeiro, vai ser um sofrimento gigante, acho que se chegarmos vivos até Janeiro é porque temos algum santo a torcer por nós.

    • karabatic13
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:27 pm

      O Stegen tem culpas. Ele fiou-se que a bola ia fora e até parou de correr. Teria defendido o remate. Barça muito superior e a criar oportunidades inclusivé um penalty não marcado sobre Suarez. +1.
      Mas o que conta são as que entram.

  • Anónimo
    Posted Setembro 16, 2015 at 9:11 pm

    De realçar mais uma vez as equipas inglesas a pouparem jogadores porque estão mais preocupadas com a Premier League, uma derrota planeada por Wenger, ainda para mais contra um dos colossos presentes nesta edição da Champions como é o Dínamo Zagreb. 4 jogos, 3 derrotas mas quem quer jogar contra um Bayern ou um Barcelona ou um Real quando se pode jogar até 5 vezes na mesma época com o West Bromwich Albion?

    Acácio Norberto

    • Kacal I
      Posted Setembro 17, 2015 at 4:35 pm

      Acácio Norberto,

      Nisso tens toda a razão e subscrevo, o clubes ingleses desleixam-se um pouco na Champions e não faz sentido além do mercado onde Man Utd, Arsenal e Liverpool não se têm reforçado assim tão bem tirando um ou outro jogador.

    • JSC
      Posted Setembro 16, 2015 at 11:49 pm

      Se fosse de um clube inglês nem me importava muito, simplesmente não compensa. Ir à Croácia antes de um jogo que é visto por mais de 20 milhões de pessoas.

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 10:58 pm

      Este desleixo se assim se pode chamar dos Ingleses, também tem a ver com o prize money das competições. Para os parâmetros da Premier League, os prémios da Liga Europa são uma anedota. Mas a Champions além do dinheiro, da prestígio e visibilidade internacional. É incrível como um colosso como o Arsenal na competição rainha europeia só tem uma final perdida como currículo.

      E falta muita visão de mercado por aquelas bandas. O Arsenal tem um ponta de lança que não é de candidato a nada, falo do Giroud, e uma adaptação que é o Walcott. E o Man Utd agora que ficou sem o Rooney, tem o Martial e o miúdo James Wilson. Quando havia um Llorente disponível por exemplo como é que nenhum dos dois o foi buscar pelo menos para curto prazo?

      Acácio Norberto

    • Kacal I
      Posted Setembro 16, 2015 at 10:43 pm

      Acácio Norberto,

      Sim, eu percebi, foi um exemplo, mas o que eu quis dizer é que desta vez aceita-se a rotatividade porque há um jogo difícil e importante com o Chelsea no fim-de-semana, agora concordo a 100% no resto e sou um fanboy da Premier League mas as equipas inglesas na Europa têm deixado a desejar e deviam dar mais importância à competição.

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 10:37 pm

      Kacal dei o exemplo do WBA porque é um clube que está no fundo da tabela neste momento e os ingleses parecem valorizar mais uma vitória sobre o WBA no The Hawthorns do que ir ganhar ao Dínamo no Maksimir. Lembro-me que o ano passado quando calhou o Mónaco ao Arsenal, a comunicação social inglesa já dava o Arsenal como certo nos quartos. Após anos a apanhar tubarões, finalmente calhou um peixe de água doce aos gunners. Ambos sabemos quem passou aos quartos.

      Lamento isto. A arrogância e soberba com que os clubes ingleses encaram as competições europeias, fez com que num espaço de dez anos tenham passado de colocar três em quatro equipas nas meias da Champions e colocar equipas de meio da tabela como o Fulham e o Boro na final da Taça UEFA a não terem neste momento um candidato sério a ganhar a Champions e não serem encarados como tubarões na Taça UEFA embora tenham nome para tal.

      Acácio Norberto

    • Kacal I
      Posted Setembro 16, 2015 at 10:24 pm

      Acácio Norberto,

      Em geral concordo contigo mas em teoria era um jogo contra o Dínamo Zagreb e o Arsenal não enfrenta o West Brom Albion no fim-de-semana, por acaso enfrenta o Chelsea em Stamford Bridge e daí as poupanças, é provável que essa seja a razão para tal.

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 10:05 pm

      Nao são obrigados a nada José Maria. Mas uma Liga que supostamente é a melhor do Mundo, gasta mais em jogadores que Espanhola, Alemã e Italiana juntas, ter piores resultados que estas três quer em confronto directo quer no geral não me parece normal. E uma derrota contra o Dínamo Zagreb quando hoje se afirmava na rádio inglesa que mesmo com poupanças o Arsenal não teria problemas em esmagar, não era ganhar era mesmo esmagar o Dínamo também me parece inconveniente.

      Acácio Norberto

    • Zé Maria
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:54 pm

      Mas qual é o problema Norberto? Se as equipas inglesas não querem saber da Champions, não querem e acabou! Ou agora eles são obrigados a dar tudo na Champions?

    • Jorge Silva
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:50 pm

      Nisso estamos de acordo.

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:41 pm

      Talvez comecem a levar as coisas a sério em 2016/17 quando meterem três equipas na Champions e é se o terceiro passar o Playoff. Se calhar quando o Arsenal for jogar a Taça UEFA pela primeira vez em quase vinte anos não ponha o guarda-redes suplente e não deixe de fora da convocatória dois titulares. Já o Liverpool para amanhã não vai ter seis titulares no banco sequer. Mais uns pontinhos para o ranking da França…

      Acácio Norberto

    • Jorge Silva
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:20 pm

      Tinha de vir a parvoíce. Ninguém diz que os ingleses não levam a Champions a sério. Na Champions é pura incompetência/falta de qualidade para mais. Mas a Liga Europa? Essa é outra história.

  • BrunoS
    Posted Setembro 16, 2015 at 9:05 pm

    alguem me sabe dizer quem é o Stezny que o comentador da SportTV, que penso que seja um prossional pago pela mesma, falou muitas vezes durante o jogo da Roma vs Barcelona

    • Alexis
      Posted Setembro 17, 2015 at 3:05 pm

      Natan Fox, entendo o que diz, mas os ingleses nao sao exemplo para ninguem no que toca a linguas estrangeiras. Eles pura e simplesmente recusam-se a aprender outras linguas, e quando o fazem nem o cuidado com a pronuncia tem…

    • Anónimo
      Posted Setembro 17, 2015 at 12:35 pm

      Percebam melhor aqui: https://www.youtube.com/watch?v=QoDb4t9N3c8

      Natan Fox

    • Anónimo
      Posted Setembro 17, 2015 at 12:33 pm

      Isso é uma assunto um tanto polemico.
      Veja bem, assista um jogo narrado por um Inglês e eles vão chamar o Ronaldo por "Ronalda" ou algo parecido. Tipo, eles não se preocupam em pronunciar os nomes de forma correta, preferem pronunciar da forma que se possa entender no país que está sendo transmitido a partida.

      Natan Fox

    • Unknown
      Posted Setembro 17, 2015 at 10:12 am

      Já agora , sem certezas absolutas mas mitroglou é um nome de origem/pronuncia turca. Pelo que se devia ler Mitroólou

      H

    • Posted Setembro 17, 2015 at 4:38 am

      O Stáin Skrrárs fez um jogão! E o Di Maria parece estar a adaptar-se bem aos Parc des Princes. O Xrrailhánogulu, continua a fazer uma época brutal e acho que o caminho do Rosélh passa por New York!

      Fica muito mais catita.

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 11:49 pm

      afinal o profissional da sporttv até fez um bom trabalho ao ler os nomes dos jogadores como se devem dizer em vez os dizer em português.

      L23

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 11:48 pm

      Da mesma maneira que ontem durante o jogo entre o psv e o man utd o comentador chamou o treinador do man utd "van Rál", o que está correctíssimo pois é assim que se diz na língua neerlandesa, mas como não soa bem à maioria dos portugueses fazem-se logo destes comentários.

      Antero Campos

    • Visconde de Alvalade
      Posted Setembro 16, 2015 at 10:54 pm

      Muito mais grave é o desrespeito pela nosso própria lingua dizerem Máné em vez de Mané devia dar prisão o acento esta lá à vista de todos! Dánilo em vez de Danilo também e muito mais grave será que os freitas lobos não sabem ler ou não sabem que na ausência de acentuação a penúltima silaba é sempre tónica

    • Rúben Gomes
      Posted Setembro 16, 2015 at 10:28 pm

      O narrador esta corretissimo. Pelo menos em relação ao Ter Stegen. Basta imaginar um alemão a falar… Tier Stiegen.

    • Kacal I
      Posted Setembro 16, 2015 at 10:18 pm

      É por estas e por outras que eu estou calado quando não tenho a certeza, prefiro assim.

    • César Silva
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:37 pm

      Os nomes supostamente devem-se pronunciar consoante o seu país de origem. O Szczesny e o Ter Stegen não são portugueses para se lerem "à Tuga". Sei que há um narrador na Sport Tv que normalmente pronuncia os nomes na língua materna do jogador, parece que está a dizer mal, mas na realidade ele é que está correto. Por exemplo o Ter Stegen até acho que se diz Ter Stigen.

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:16 pm

      BrunoS, e o Ter Stigen que o mesmo comentador referia sabes-me dizer?
      acho vergonhoso os comentadores nao saberem bem os nomes dos jogadores, quando têm que fazer os "trabalhos de casa" e mesmo assim cometem gafes inacreditaveis.
      M.S

    • Jorge Silva
      Posted Setembro 16, 2015 at 9:14 pm

      Sei que não é uma língua fácil ou comum, mas vivi algum tempo na Polónia e na verdade a pronúncia é muito parecida com Stezny. Lá porque a maioria dos comentadores portugueses te habituaram mal, não significa que estejam corretos. Procura "How to pronounce Wojciech Szczesny" pelo youtube ;)

      É como a história dos "ui" em flamengo quando se deve ler "au".

Deixa um comentário