Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Gonçalo Guedes pode ser melhor que Ronaldo»; Ferreira-Carrasco, Praet, Denayer e Benteke na convocatória da Bélgica

Com a idade de Gonçalo Guedes, CR7 já tinha jogado uma época no Sporting de maneira regular e proporcionado uma grande transferência para o Man United. 

Em declarações à imprensa italiana, o empresário de Gonçalo Guedes afirmou que acredita que o jovem “pode tornar-se mais forte do que Cristiano Ronaldo”. De acordo com Paulo Rodrigues, o extremo/avançado terá já renovado o contrato que o liga aos encarnados. “Tem contrato até 2019 e a sua cláusula é de 50 milhões de euros. Vários clubes estão interessados, mas ninguém está disposto a responder às exigências do Benfica e, acima de tudo, o clube não quer vender”, disse. VM – Como é evidente, estas declarações são prematuras e servem para “vender” o talento do jogador. No entanto, não há dúvidas de que Gonçalo Guedes é um jovem muito acima da média e tem um potencial enorme, A sua competitividade, velocidade, qualidade técnica e sobretudo instinto matador fazem dele um dos jogadores mais promissores que apareceu no futebol português nos últimos tempos e, com tanta margem de progressão, difícil é estragá-lo. Já se estreou pela equipa principal do Benfica, mas veremos se, ao contrário do que aconteceu noutros casos, terá mesmo oportunidades para se afirmar (a julgar pelas declarações do empresário, parece que o clube quer aproveitar esta pérola). 

Chamadas justas. Praet está finalmente a comprovar o seu potencial, Ferreira-Carrasco está a ser um dos melhores do Mónaco nesta temporada e Denayer é mais um jovem que consegue chegar cedo à selecção principal. No caso de Benteke, é um regresso normal, tendo em conta que o avançado tem nível que chegue para integrar os eleitos – Dennis Praet, chamado pela primeira vez, Jason Denayer, jovem do Celtic, Benteke, regressado de lesão, e Ferreira-Carrasco, luso-descendente, são os grandes destaques da convocatória de Marc Wilmots para os encontros com Islândia (amigável) e País de Gales. Lista de Convocados:
Guarda-redes: Thibaut Courtois (Chelsea), Simon Mignolet (Liverpool) e Jean-François Gillet (Torino).
Defesas: Toby Alderweireld (Southampton), Jan Vertonghen (Tottenham), Vincent Kompany (Manchester City), Laurent Ciman (Standard de Liège), Jason Denayer (Celtic), Nicolas Lombaerts (Zenit), Anthony Vanden Borre (Anderlecht) e Sebastian Pocognoli (West Bromwich Albion).
Médios: Radja Nainggolan (AS Roma), Axel Witsel (Zenit), Marouane Fellaini (Manchester United), Kevin De Bruyne (Wolfsburgo), Moussa Dembelé (Tottenham), Dennis Praet (Anderlecht) e Nacer Chadli (Tottenham).
Avançados: Christian Benteke (Aston Villa), Divock Origi (Lille), Eden Hazard (Chelsea), Romelu Lukaku (Everton), Dries Mertens (Nápoles), Adnan Januzaj (Manchester United) e Yannick Ferreira-Carrasco (Mónaco).

0 Comentários

  • Filipe
    Posted Novembro 6, 2014 at 8:11 pm

    Temos 2 novos Messis(Bernardo Silva e Iuri), um novo Robben(não me lembro do nome do jogador em questao), 1 novo Ronaldo(Mané), um que ainda vai ser melhor que Ronaldo(Gonçalo Guedes) um novo Nani(Bruma), um novo Varane(Ilori), um novo Ricardo Carvalho(Paulo Oliveira), um novo Hazard(Rafa) entre muitos outros que agora não me recordo, ainda se diz que o futuro não será bom no que toca à seleção nacional, dentro de anos será Mundial e Euro, tudo nosso e muitos seguidos.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 6, 2014 at 8:29 pm

      nuno santos, e esse o suposto novo robben.

    • Kacal I
      Posted Novembro 6, 2014 at 8:39 pm

      Eu falo por mim, como sempre, e eu nunca disse novo "Robben" no caso do Nuno Santos, disse sim que são parecidos em termos de características e estilo de jogo, o Nuno Santos é esquerdino e rende mais na ala direita e gosta de fazer a diagonal e tem um drible semelhante, mas claro que não tem a qualidade do holandês nem sei se alguma terá, mas o potencial está lá.

    • Vila Verde
      Posted Novembro 6, 2014 at 8:39 pm

      Comentário irónico mas certissimo. Ridiculas estas comparações. Mesmo vindo do empresário, que procura aumentar o valor de mercado do seu jogador, este tipo de comparações ainda coloca mais pressão sobre o miudo que ainda nada provou.

    • André Silva
      Posted Novembro 6, 2014 at 8:44 pm

      Colar rótulos é realmente a coisa mais fácil. Esperemos que os planos não saiam furados e que o Bernardo Silva não seja um novo Leandro Pimenta, o Iuri um novo David Caiado, o Nuno Santos (o que dizem que é o Robben) espero que não seja um novo Ruben Lima, O Mané que não seja um novo Djaló, o Ilori que não seja um novo Santamaria, e o Paulo Oliveira um novo Paulo Renato.
      Espera-se também que Rafa não se transforme num Hélder Barbosa e o Bruma um novo Vaz Tê.

      De notar que todos os exemplos que dei, também foram ditos como supostas futuras estrelas da altura, e perderam-se.

    • João Dias
      Posted Novembro 6, 2014 at 9:05 pm

      Não duvidem que se Portugal aproveitasse o todo o talento que forma teríamos uma das 2/3 melhores seleções do mundo…
      Somos das maiores máquinas produtoras de jogadores da Europa, senão mesmo a maior, atualmente.
      Falam da Espanha mas o que é certo é que não se apurararam para coisa alguma desde os sub-17 até aos sub-21 ao passo que nós nos apurámos para tudo.

      E mesmo a França não se qualificou para o Euro sub-19 enquanto que nós fomos vice-campões da Europa.

    • Joe Johnson
      Posted Novembro 6, 2014 at 10:18 pm

      Não te esqueças do Patrick Vieira

  • Rodriguez_1
    Posted Novembro 6, 2014 at 8:13 pm

    Sim claro…. eu também posso vir a ser melhor que Ronaldo, mas não me parece que vá acontecer.

    • Coríntio
      Posted Novembro 6, 2014 at 8:47 pm

      Com a idade dele, o Cristiano Ronaldo já era titular num Sporting campeão.
      Sinceramente é daqueles casos em que deveria sair do Benfica porque é a única forma de poder evoluir mais do que o nível que a equipa B oferece.

      Durante este ano ainda tem muitas coisas para evoluir na equipa B e a treinar ocasionalmente na equipa principal, mas no próximo ano (como não vai ser aposta de JJ), deveria pensar noutras paragens.

    • Unknown
      Posted Novembro 9, 2015 at 7:48 pm

      Quando é k foi esse Sporting campeão?? É que isso é uma coisa tão rara k lhe garanto k Ronaldo nunca foi campeão no Sporting… Afinal o Gonçalo Guedes não é assim tão mau

  • Rodolfo Trindade
    Posted Novembro 6, 2014 at 8:14 pm

    Não tenho dúvidas da qualidade do Gonçalo, tem qualidades fisicas e técnicas que o podem levar a ser um jogador de topo se for aposta!

    Para o ano deverá aparecer mais na equipa principal com a saída do catedrático do futebol e porque o Benfica possivelmente poderá continuar a baixar as despesas e deverá voltar a vender 3 ou 4 dos seus principais activos.

    Posto isto, dizer que poderá ser melhor que o CR7 é fazer claramente futurologia, o que eu acho que se pode dizer é que se for aposta e tiver sorte (longe de lesões, etc) poderá ser sem dúvida um jogador de topo e que poderá ser uma das principais referências da nossa selecção!

    • João Dias
      Posted Novembro 6, 2014 at 9:07 pm

      O que tenho receio é que vão aos confins do mundo procurar um estrangeirozeco para tapar espaço ao Gonçalo.
      Mas isso acaba por ser indiferente. Sabes porquê? Se o Benfica não o aproveitar, outros o farão por ele…
      Não é por acaso que na Alemanha o apelidaram como o " novo Ribery ".

  • Miguel Guerreiro
    Posted Novembro 6, 2014 at 8:14 pm

    Para tal acontecer têm de trabalhar tanto ou mais como o Ronaldo. Está visto que o talento puro (Messi) têm mais oscilações no desempenho que o trabalho árduo (Ronaldo). Assim resta-me dizer que não basta somente o talento para superar Ronaldo é preciso mesmo muito mas mesmo muito trabalho.

  • benficasempre
    Posted Novembro 6, 2014 at 8:19 pm

    O Ronaldo é um dos melhores jogadores de sempre… É obviamente impossível afirmar isto sobre miudo que tem 17 anos

  • Rui Santos
    Posted Novembro 6, 2014 at 8:21 pm

    O Fabio Paim também podia.. Apesar do enorme potencial ainda é muito cedo para estar com afirmações destas.

  • Sergio
    Posted Novembro 6, 2014 at 8:23 pm

    Falam tanto do Gonçalo Guedes, ( também acho que vai ter um futuro risonho) mas é curioso que nínguem fala do Ivo Rodrigues que está a jogar a um grande nível no Porto B e tem uma capacidade técnica que lhe deixa fazer "maldades" aos adversários em espaços mais pequenos que cabines telefónicas!

    • Vila Verde
      Posted Novembro 6, 2014 at 8:41 pm

      Concordo. e fez também um grande europeu de sub 19. Gostei bastante de o ver

    • João Dias
      Posted Novembro 6, 2014 at 9:08 pm

      O Ivo tem um talento acima da média mas o Gonçalo é mais jogador…

    • Maiqueke
      Posted Novembro 6, 2014 at 9:26 pm

      Na equipa B são só vedetas, enquanto não jogarem na A ou na 1ª liga pelo menos não vejo grandes juízos que se possam fazer.
      Os índices físicos do Yannick quando começou eram altíssimos e se jogasse na B teria grande facilidade em usar o seu jogo, mas como se sabe na primeira liga, outro grau de exigência é completamente diferente. Até o Markovic em inglaterra que tem estofo de estrela está com dificuldades em afirmar-se como é que se pode dizer estes prognósticos .. Certo é que se fosse o empresário de (mais) um puto do Sporting já vinham para aqui falar do BC outra vez que não se calava, com o Benfica nada é utópico e faz tudo sentido. Rir

  • joao gonçalves Rodrigues
    Posted Novembro 6, 2014 at 8:24 pm

    É de mim ou o empresário do Gonçalo Guedes acabou de admitir que o contrato do rapaz é ilegal?
    Menores de 18 só podem assinar por 3 anos e o dele é supostamente de 5.

    • gepeto
      Posted Novembro 6, 2014 at 8:58 pm

      Pelo que sei os jogadores podem assinar os anos maximos + opcionais que podem aceitar ou nao quando fazem 18

  • Anónimo
    Posted Novembro 6, 2014 at 8:27 pm

    Também nao exagerem, se ele fosse mesmo assim tao bom, ja tinha tido oportunidades.
    Cristiano Ronaldo na idade dele ja jogava, Ruben neves tem 17 ja joga, o proprio Sergio oliveira que hoje ta no paços, tambem começou com 17 anos.

    André Filipe.

    • Vila Verde
      Posted Novembro 6, 2014 at 8:43 pm

      nao conheço o jogador para poder dizer se ja merecia ter tido oportunidades ou não. mas com o Jesus como treinador, isso dificilmente acontecerá tão cedo

    • Tiago Beça
      Posted Novembro 6, 2014 at 8:47 pm

      O Cristiano com 17 anos, e a concorrência de Salvio, Gaitán e Ola John entre outros, possivelmente nem no banco sentava.

    • Maiqueke
      Posted Novembro 6, 2014 at 9:28 pm

      Só se fosse no Benfica, claramante você só deve ter acompanhado o Ronaldo de Manchester(embora tenha estado pouco tempo no Sporting na equipa principal), ele era um miudo que desde puto fazia os treinos com pesos nos pés para elevar os índices físicos e parecer uma gazela com a bola, o que já acontecia. Sálvio é um jogador feito e para mim dos melhores do campeonato (era o melhor até chegar Brahimi e Nani, agora discute-se).
      Vamos ver se terá oportunidades este

    • LuisRafaelSCP
      Posted Novembro 6, 2014 at 9:31 pm

      Tiago Beça,

      Boas suposições. Fica-te pelos factos..

    • Cani
      Posted Novembro 6, 2014 at 9:43 pm

      Essa do Ola John deve ser uma piada, só pode. Que jogador tão banal, dos maiores flop's até agora ,mas curiosamente ninguém fala nisso. Em relação a Salvio e Gaitán, nada a dizer. Mas lá está, com 19 anos o Cristiano Ronaldo já era muito superior a esses dois.

    • m1950
      Posted Novembro 6, 2014 at 10:01 pm

      Sinceramente Tiago Beça , o Ronaldo com 17 anos já era seguido há muito tempo pelos colossos , não foi apenas quando se estreou ou jogou em Alvalade contra o United. O Ronaldo com 17 anos até jogar de chinelo era melhor que os que referiu.

    • I.C.E.
      Posted Novembro 6, 2014 at 10:11 pm

      O Ronaldo nessa idade, só ficava atrás do Salvio e Gaítan. E caso fosse necessário, não duvido que era preferível colocar o Gaítan a 10 e o Salvio e o Ronaldo nas alas, do que colocar o prodígio eterno do Ola John

    • Anónimo
      Posted Novembro 6, 2014 at 10:15 pm

      Tiago você é um cómico. Olá John, a sério? Com 17 anos o Ronaldo já estava a anos luz do Ola John com 22. Reparou que o Ronaldo jogou no Sporting que tinha acabado de ser campeão? No plantel do Sporting estavam jogadores como Quaresma, João Pinto, Danny, Sá Pinto, Pedro Barbosa?
      Diga antes que, se no banco do Sporting estivesse o Jorge Jesus, possivelmente Ronaldo nem para a bancada ia.

      Matias

    • Rui Sancho
      Posted Novembro 7, 2014 at 9:32 am

      As comparações fazem pouco sentido mas os vossos comentários ainda fazem menos. Claramente não se devem lembrar do rapaz nessa idade, muito menos da transferência dele para Manchester. O próprio Ferguson admitiu que não o conhecia até ao mitico jogo de pré-época em que ele desancou o United e que foram os próprios jogadores, nomeadamente o Van Nistelrooy e o Ferdinand a pedir a contratação do rapaz. Se não me engano também, ele andava longe de ser titular na época antes de ir para o United, tendo feito pouco mais de 1000 minutos de jogo, ou seja, era o tipico suplente que se prepara para atacar a titularidade. Depois, quanto à concorrência que aqui apresentaram, são jogadores consagrados… Mas daí só o Quaresma joga na mesma posição que ele. O Danny já nessa altura aparecia mais no meio. Por fim, em termos de qualidade comparada… Não. Qualquer um desses é superior ao Ronaldo nos seus 17 anos. Nos dois primeiros isso nem vale a pena discutir e mesmo o Ola Jonh, que apesar de pouco jogar pelo Benfica tem uma capacidade física e mesmo de cruzamento superior. Agora não tenho nenhuma dúvida que seria superior aos 18 anos que os mesmos 3 com a mesma idade.

    • Anónimo
      Posted Novembro 7, 2014 at 2:48 pm

      Rui Sancho para quem diz que os comentários dos outros fazem pouco sentido, quem lê o seu comentário fica aterrorizado.
      Já deve ter visto algures os lamentos do Arsenal por não terem contratado o Ronaldo, porque chegaram a negocia-lo com a direcção do Sporting mas não chegaram a acordo. Mesmo o próprio valor da transferência de 15 milhões foi o valor mais alto de sempre por um jogador de 18 anos, até então. Ou seja, essa ideia de que ninguem conhecia o Ronaldo é completamente mentira.

      O Ronaldo no Sporting, fez 31 jogos oficiais em 2002/2003, marcando 5 golos (exclui-se os 2 jogos pela equipa b). Fez 14 jogos como titular e 17 como suplente utilizado, portanto, ao contrario do que diz, o Ronaldo não foi um jogador que jogava na equipa B ou nos juniores e uma vez ou outra jogava na equipa principal, tendo uma participação brutal para um jovem de 17 anos que se estreia na equipa principal.

      Acho que qualquer um percebe, que quando se fala naqueles jogadores do plantel do Sporting, é no sentido de mostrar que esse plantel tinha bastante qualidade e não seria qualquer miudo de 17 anos que conseguia agarrar um lugar num plantel que tinha bastante qualidade.

      Diz que o Ronaldo com 18 anos era superior aos 3 jogadores com a mesma idade. Aqui concordo consigo e até acho que ninguém terá qualquer duvida em contrário. O que discordo de si é que o Ronaldo com 18 anos é superior ao Ola John com qualquer idade que ele possa ter.

      Ronaldo é um fora de serie, é o melhor jogador português de sempre de longe, e dificilmente aparecerá tão cedo um jogador desta qualidade abissal. Alias, tivemos a sorte de ver coincidir na mesma época 2 jogadores fenomenais como o Ronaldo e o Messi, qualquer um com números abismais e estrondosos e tão cedo não aparecerá nenhum fenómeno como qualquer um destes 2. Portanto não será o Gonçalo Guedes ou qualquer outro, independentemente do clube formador, que chegará ao nível estratosferico do Ronaldo. Muito bom seria para Portugal, mas não me parece que aconteça tão cedo.

      Matias

  • Anónimo
    Posted Novembro 6, 2014 at 8:31 pm

    E o Nelson Oliveira também o era.
    Gomes

  • André Vieira
    Posted Novembro 6, 2014 at 8:34 pm

    Cuidado com o ataque do Benfica para o ano, Cristiano Ronaldo (Guedes), Rivaldo( Talisca) e Messi (Bernardo Silva) comandado por Pirlo ( Cristante), vai ser de cortar à faca.

    • Anónimo
      Posted Novembro 6, 2014 at 9:18 pm

      Mais cuidado ainda com o novo Ronaldinho (Otávio), o sr 11 milhões (Reyes), o novo Ronaldo (Ivo Rodrigues) ou até o novo Falcao (André Silva). Atendendo ao facto de se encontrarem na fortíssima equipa B do Porto, é de temer tanto talento.

      Sebastião

    • João
      Posted Novembro 6, 2014 at 11:59 pm

      Sebastião, a única diferença é que não vê ninguém chamar-lhes isso para além de si.

    • Rui Sancho
      Posted Novembro 7, 2014 at 9:33 am

      O João só deve ler as notícias do Benfica então…

  • MosqueteiroSLB
    Posted Novembro 6, 2014 at 8:38 pm

    se o guedes vai ser melhor que o ronaldo… nao sei, tenho as minhas (muitas) duvidas.
    gostava que fosse, e que, ao contrario do cr, se destacasse ca em portugal, pelo benfica.
    mas, e obvio que tem que ser aproveitado, veremos se o JJ tem coragem para tal.
    ha pouco tempo comentei aqui no blog que o gonaçalo guedes so seria opçao se: alguem se lesionasse, ou em jogos ja resolvidos. o que foi o caso na sua estreia.
    jj parece preferir os bebe's , mesmo que diga que o guedes esta avançado relativamente ao seu escalao, nao o demonstra.
    espero que, pelo menos, na taça da liga, o jj continue a rotaçao dos outros anos, e que o guedes seja sempre titular nesta prova (pelo menos enquanto precisarmos de rodar), e o mesmo na taça de portugal. nao quero e ver mais jogos onde ele vai para o banco pelo bebe.

    talento tem, vamos ver como reage o JJ. espero que para o ano fique no plantel principal. e o derradeiro teste para o jj. se aposta nos estrangeiros, tem aqui um para apostar.

    ps- vejo o benfica interessado em estrangeiros, e no irmao do aguero, e no asensio, e todas as noticias dizem o mesmo… para alem do benfica ha outros tubaroes… mas, para que ir buscar jogadores, que ja tem fama, e que ja sao pretendidos, quando os nossos tambem sao?

    • m1950
      Posted Novembro 6, 2014 at 9:36 pm

      CR destacou-se como potencial craque mundial no SCP , para Guedes fazer o mesmo e continuar no Benfica , é porque não tem esse potencial , logo invalida logo o seu desejo.

    • Dave Matthews
      Posted Novembro 6, 2014 at 10:35 pm

      Podem ganhar campeonatos no Benfica como fizeram Di Maria, Matic e Coentrão e depois saírem para serem top mundial nas suas posições…

      Coisa que Figo, Futre ou Ronaldo não fizeram no SCP apesar de serem superiores. Isso é o ideal, já sabemos que os craques estão 1 ou 2 anos em Portugal desde que começam a destacar-se e isso não vai mudar.

  • Kacal I
    Posted Novembro 6, 2014 at 8:43 pm

    O Gonçalo Guedes tem talento e potencial, pode ser um jogador de grande nível, mas se não tiver oportunidades no Benfica nem será superior ao Nelson Oliveira (exagero!), mas estas afirmações de que pode ser superior ao Ronaldo são subjectivas e desnecessárias, o Fábio Paim também podia ser superior e olhem onde anda, isto é blá, blá, blá, mas espero que o Gonçalo Guedes se torne num jogador de top, veremos.

    • Rui Sancho
      Posted Novembro 7, 2014 at 9:34 am

      Exagero porquê? Todos falam do Nelson Oliveira como se a carreira dele já tivesse terminado…

    • Kacal I
      Posted Novembro 7, 2014 at 3:21 pm

      Não acabou, é verdade, mas o que fez ele de especial até hoje?? pouco ou nada e já tem 23 anos e até agora ainda não se afirmou em lado nenhum e continua a suplente (pouco utilizado) no Benfica, mas pronto, é esperar para ver.

  • João Dias
    Posted Novembro 6, 2014 at 8:53 pm

    Já tive a oportunidade de ver o Gonçalo Guedes por diversas vezes e posso dizer que estamos perante uma autêntica pérola.
    Se acham o Bruma e o Rony Lopes uns craques esperem até vê-lo jogar…

    Se o Jorge Jesus não o potenciar então não passa de um grandesissímo burro.
    Não vai ser um novo Nélson Oliveira porque se o Benfica não o aproveitar aparecerão outros que o farão. Não é todos os dias que surge um talento destes no futebol europeu.

    É um jogador a equacionar para o Europeu sub-21.

    • H Soares
      Posted Novembro 6, 2014 at 10:09 pm

      Eu sou portista, quando posso vejo o Benfica b para ver o Gonçalo Guedes. Para mim se este não der jogador nenhum dará.
      Não me parece contudo superior a Rony e para mim o bruma com a sua idade prometia mais.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Novembro 6, 2014 at 9:08 pm

    É mais promissor que o Bernardo Silva com a mesma idade? É que eu também pensava que impossível era o Benfica não aproveitar tanto talento… e afinal, não o aproveitaram mesmo.

    Enfim, só quando começarem a dar oportunidades a estes miúdos, poderão ter jogadores da formação ao nível de Ronaldo, até lá, só vão ter promessas como o Nelson Oliveira. E não me venham com tretas do tempo, da idade, daqui a 3 anos é que vai ser, etc. Quando há qualidade é para se apostar. Ponto.

    • João Dias
      Posted Novembro 6, 2014 at 9:18 pm

      O Bernardo Silva e o Gonçalo Guedes são dois portentos.
      Nem sei qual o melhor…

    • m1950
      Posted Novembro 6, 2014 at 9:58 pm

      A sua penúltima frase é o que penso do SCP

    • paalexg
      Posted Novembro 6, 2014 at 11:34 pm

      O Bernardo Silva com 17 anos não calçava nos júniores do Benfica. Gosto mais do Bernardo, acho que tem mais talento, mas acho que o Gonçalo vai ser melhor jogador.

  • Dave Matthews
    Posted Novembro 6, 2014 at 9:12 pm

    Estas declarações são o exagero que já estamos habituados… Pode servir para valorizar o jogador, mas só toma isto em conta quem não está habituado ao futebol e ás notícias que circulam habitualmente.

    Falando mais a sério este Gonçalo Guedes é um talento brutal, o maior que saiu das camadas jovens Benfica desde o Rui Costa, só mesmo Bernardo Silva e Manuel Fernandes chegam perto.

    O Gonçalo tem a vantagem de com 17 anos já estar num patamar superior a estes jogadores com essa idade. Pois creio que com 17 anos o Bernardo ainda era suplente do Diego Lopes do Rio Ave e do Derlis Gonzalez (anteriormente tinha sido do Ronny Lopes) só se revelando quando estes jogadores saíram no seu segundo ano de Juniores… O Manuel já estava em patamares parecidos pois no último ano de Juniores já jogava muitas vezes na A na segunda metade da época, algo que espero que aconteça com o Gonçalo depois de renovar nomeadamente na taça da liga.

    O Gonçalo joga regularmente numa liga profissional com muitas equipas de nível parecido ás mais fracas da primeira liga (como Boavista ou Penafiel) e normalmente destaca-se sendo com o Hélder Costa e o Fonte um dos melhores da equipa B, que vai em primeiro e joga um excelente futebol normalmente.

    Em termos de características não tem grandes lacunas, forte fisicamente e com excelente capacidade de remate tanto em termos de força como de espontaneidade (vejam o livre que deu golo ontem). Nestes pontos é onde mais é parecido com o CR.

    Não tem é o drible que o Cristiano tinha com a idade dele (que infelizmente perdeu como foi aqui discutido hj), mas isso quase ninguém tem ou teve na história do futebol e o Gonçalo é muito bom nesse aspeto só não é o Ronaldo. Depois é inteligente e toma normalmente decisões corretas e tem a vantagem de poder jogar em qualquer lugar (esquerda, direita ou nas costas do avançado).

    Espero que depois de renovar comece a jogar pois é incrível o Bebé ter mais minutos que ele pois o Gonçalo é já bem melhor, como se viu aliás no único jogo que jogou. Aliás este parece ser um jogador que JJ gosta pois fisicamente é forte (algo que tramou o Bernardo erradamente) e pode jogar em 3 lugares do esquema do Benfica.

    Acho que é de destacar o trabalho que tem sido feito na formação. Os nossos Juniores são os mais talentosos do país por larga margem e não precisamos de contratar estrangeiros ás carradas como o Porto.

    Dessa equipa o Renato, João Lima, Yuri Ribeiro, Rúben Dias João Carvalho (este não tem muito hype mas não fica a dever nada ao Renato em termos de talento) têm tudo para terem grandes carreiras. O Baldé também pode vir a dar jogador mas aí tenho mais dúvidas, mas será sempre uma versão melhor do Cavaleiro…

    Depois a equipa B está em primeiro e joga bastante bem, normalmente com 12 ou 13 jogadores da formação nos 14 que jogam. Aí temos o Hélder Costa, Gonçalo, João Teixeira, Nuno Santos e Rochinha com grande talento (apesar de estes 2 estarem a jogar pouco algo errado na minha opinião).

    Estamos em primeiro mesmo com o Porto a ter na equipa B jogadores que custaram milhões (salários e compra) como Campanhã, Kelvin, Reyes, Otávio, Lichnovsky e Kayembe, Ricardo Pereira e Tiago Rodrigues (só aqui estão mais de 25 milhões em ordenados e transferências).

    Agora só falta começar a aproveitar estes jovens. Para o ano o Bernardo devia regressar tal como o Cancelo e o Gonçalo e o João Teixeira deviam ficar no plantel principal.

    Para isto seria bom que os Juniores voltassem a ir longe na Champions e a equipa B ficasse bem colocada na segunda liga. Isto ia criar pressão para apostar nestes jovens porque finalmente temos muito talento nas camadas jovens.

    • João Dias
      Posted Novembro 6, 2014 at 9:19 pm

      O Rochinha e o Renato Sanches também são dois foras de série.

    • Alexis
      Posted Novembro 6, 2014 at 10:02 pm

      Muito boa análise Dave.

      Caso seja mesmo verdade que a política futura passa por um aproveitamento destas pérolas e redução de orçamento, não seria esta a altura ideal de substituir o JJ por, por exemplo, Rui Vitória?
      Num exercício rápido, creio que da equipa B aproveitaria uns 4 ou 5 para a equipa A, mais os bons valores que la temos e continuarão para o ano, mais 4 ou 5 reforços de qualidade inquestionável, e temos tudo para criar um grupo fortíssimo, capaz de lutar pelos titulos, com muitas soluções e portuguesas e da prata da casa (diga-se que o panorama parece bastante animador, falta que apostem neles)

    • Dave Matthews
      Posted Novembro 6, 2014 at 10:51 pm

      Alexis,

      Vamos ver como acaba o ano,se JJ ganhar o campeonato e quiser continuar sou a favor que fique.

      Eu acredito que ele vê potencial em alguns destes jogadores, principalmente no Renato, Gonçalo e no João Teixeira (este jogou na pré época quando nem na B é indiscutível) e acho que vai começar a apostar no Gonçalo depois de ele renovar (coisa que ainda não aconteceu porque não tem 18 anos).

      Se estes jogadores forem melhores que os Estrangeiros ele vai apostar neles, mas ninguém tira Enzo para por o Renato ou o João e o Gaitan ou Sálvio para colocar o Guedes.

      Acho que criticam muito o JJ por não apostar na formação quando ele normalmente é justo. Mesmo no caso do Bernardo, o Talisca e o Jonas são bem mais indicados para segundo avançados que ele, logo se ficasse não ia jogar.

      O que não pode voltar a acontecer é jogar Bebé e não Gonçalo, e como disse acho que depois de renovar isso não vai voltar a acontecer, mas posso estar a ser ingenuo.

      Não gosto do Rui Vitória, acho que as suas equipas só sabem jogar em contra ataque. Mais qualidade mostram as equipas do Paulo Fonseca e foi o que se viu.

      O JJ lançou, Miguel, Amorim, Jorge Andrade, Amorim, André Almeida (falo no Belém), André Gomes. Como eu digo quando ele vê mais qualidade nos Portugueses ele aposta neles.

      Não pasa é pela cabeça de ninguém tirar Matic ou Enzo para por o Gomes.

      Para o ano vejo o Gonçalo e o Bernardo com capacidade para ter muitos minutos e João Teixeira, Hélder Costa e Cancelo com capacidade para irem jogando aos poucos. Para os outros é ainda muito cedo, vê o caso do Renato por exemplo que quando andou na B jogou pessimamente.

    • Alexis
      Posted Novembro 6, 2014 at 11:25 pm

      Concordo com algumas (muitas coisas Dave) mas vamos ver pelo prisma que também tu abordaste: não tiram o lugar ao Salvio (ja merecia um banquinho) e ao Gaitan, mas não fazem sentido ter o Pizzi, o Ola John, o Sulejmani e ainda pagar 3M pelo Bebé.. é para reduzir custos? Vendem-se 3, fica-se com Salvio e Gaitan (ou contrata-se um TITULAR em caso de venda de algum) e o Ola John, e sobem a equipa o Helder Costa e o Gonçalo. Nos jogos em casa com o Gil Vicente, Boavista, Penafiel (citados apenas por serem os ultimos classificados na liga) aposta-se nestas soluções (tal como taças).
      O Rui Fonte ou o Nelson conseguiriam fazer melhor que o Derley ate agora? Talvez, mas sem aposta nem continuidade não conseguirão nunca. O Bernardo e o Cancelo quanto a mim já foram vendidos.
      O João Teixeira nâo faria, nem que jogasse a 6, pior que o Samaris em alguns jogos.
      Da equipa B actual, caso acontecesse uma boa limpeza de quem recebe muito para pouco ou nada jogar, poderiam ser integrados facilmente 5/6 atletas, inclusive ser apostas em jogos de taças e aos poucos (e uns de cada vez) jogarem os jogos em casa à partida mais fáceis.

      O Rui Vitória joga em contra-ataque, mas principalmente porque treina um plantel com essas características (quanto a mim, as transições são rápidas e objectivas, tal como eram as do JJ nos 2 anos que foi campeão, e não tanto "contra-ataque".. pressiona bem alto o que lhe permite usar e abusar dessa arma). Acredito que ele teria a capacidade de construir um plantel forte, (com um misto de experiencia que os bons valores que continuam possuem, a irreverência e talento destes jovens e a qualidade que os 4/5 reforços cirurgicos trazem) e de dar mais atenção à equipa B e Juniores – ainda para mais com a proibição de fundos que se aproxima, urge baixar custos com atletas e técnicos e deixar essa dependência, passando a trabalhar estas pérolas que se encontram na academia -sem nunca perder o foco dos titulos.

      O Renato(este tambem por serem ainda mais jovens), tal como o Nuno Santos e Rochinha chegaram agora à equipa. O Gonçalo soube agarrar a oportunidade, o Rochinha lesionou-se no início da época e o Nuno começou a preparação mais tarde. O próprio Helder Costa esta no seu 2/3o ano de sénior. Todos estes elementos têm tudo para, caso a gestão e aposta sejam bem feitas, em 3/4 anos serem, talvez, titulares do Benfica e quem sabe da selecção (ha tambem muito valor nas outras equipas). Espero que todos, ao seu tempo, cheguem ao plantel em breve, porque valor para isso têm eles.

      Ja agora, e um pouco off topic, como tem jogado o Guzzo?

    • Anónimo
      Posted Novembro 6, 2014 at 11:36 pm

      Vai sonhando ao dizeres que tens mais talento na formação que o Porto.

      Tozé

    • Alexis
      Posted Novembro 6, 2014 at 11:58 pm

      Tozé, eu nunca disse que tinhamos mais nem menos, aliás nem referi o seu clube. Dei a minha opinião/desejo em relação ao meu clube.
      Se deseja refutar, ao menos já que tenta comparar, diga os nomes que para si poderiam/deveriam fazer parte do plantel do seu clube. Sim o FCP tem talento nas camadas jovens e muito. O Ivo tem potencial para ser craque da selecção, o André Silva também me parece ter muito futuro (ainda não renovou, mas voltar à equipa parece ser um sinal aue continuará), depois vejo muitos jovens com potencial mas pelos quais o FCP teve de investir e muito, tendo todos eles salários bem superiores aos do Benfica que mencionei, e que custaram muitos milhões – e talvez tirando o Otávio e o ex-sporting, não vejo nenhum com o potencial do Rochinha, Nuno Santos, Helder Costa ou Renato Sanchez (não mencionei o Gonçalo porque esse so tem um que lhe chega perto que é o Ivo, que por sinal tem mais um ano de futebol professional que o Gonçalo).

    • João
      Posted Novembro 7, 2014 at 12:02 am

      Tanto talento, melhores por tão larga margem e o último Europeu de sub-19 era meia equipa do Porto, e esta hein?

      PS: E quem lá estava do Benfica, foi o por-amor-de-deus nos jogos todos, nomeadamente o João Nunes. Credo..

    • Dave Matthews
      Posted Novembro 7, 2014 at 12:18 am

      Concordo com quase tudo.

      Para o ano como alas ficava com o Gonçalo, Ola, e um entre Salvio e Gaitan, vendendo um para equilibrar as contas. Se houvesse possibilidades para contratar um 'craque' com futuro e a bom preço era de apostar. Se não ficamos com Suljmani que não mostrou muito mas também pouco jogou.

      O Deulafeu por exemplo dificilmente jogará no Barça para o ano. Se houvesse possibilidade de comprar um jogador desse tipo era de apostar.

      O Guedes continuaria a ter as suas oportunidades, até porque pode facilmente mostrar que é superior ao Ola John (não ficava nada surpreendido se para o ano já o fosse).

      Eu não sou contra os estrangeiros. Sou a favor dos Portugueses terem que mostrar que são melhores que os estrangeiros.

      O Hélder Costa deia ser emprestado a uma equipa da liga principal já em Janeiro. Já está há tempo demais na B e já passou esse patamar. Para o Benfica A ainda é curto mas ode perfeitamente jogar na maior parte das equipas da liga.

      Cavaleiro e Bebé não têm nível para o Benfica, era despachá-los.

      Nos pontas de lança não andas muito longe da verdade. Nem Lima, nem Derley têm nível para titulares. O Nélson já perdi as esperanças, não sabe jogar (remata quando deve passar, etc.), tem qualidades físicas e técnicas muito boas mas não tem cérbero para ser um jogador de top.

      Gostava de ver o Fonte na Taça, por exemplo. Acho que não é difícil fazer melhor que Derley e Lima. Não tem a força ou a velocidade do Nélson, mas é bom tecnicamente e muito inteligente. O Wenger deu-lhe alguns minutos quando tinha 18 anos… De certeza que lhe vias qualidades e de jovens talentos percebe o Wenger.

      A frente de ataque tem que ser Jonas e Talisca. São os únicos que dão garantias

      Gosto muito do João Teixeira (grande jogo ontem) mas não é 6, é um 8. O Samaris também pode não o ser mas vai melhorando (esteve razoável no último jogo). Vejo muito futuro e se vendermos o Enzo pode ficar no plantel para o ano estilo André Gomes (ser o 5º médio e ir jogando em jogos mais fáceis).

      Vejo muitas parecenças com o Tiago (estilo não qualidade). Se calhar um empréstimo não era má ideia para o ano.

      Há e também acho que o Hélder não tem qualidade para treinar a B. Para o ano punha o treinador dos Juniores na B. Vejo a equipa de Juniores muito mais organizada que a B e tem a vantagem de conhecer os jogadores que vão subir para o ano.

      Nunca vi uma equipa do Rui Vitória a jogar bom futebol (atacante com posse de bola, etc.). Acho que vai falhar tremendamente num grande. JJ por exemplo mesmo no Belém a sua equipa jogava olhos nos olhos com os grandes…

      Até o Manuel Machado tem mais qualidade que ele na minha opinião e também aposta em Jovens se o critério é esse.

      Se pudesse escolher o treinador para suceder a JJ era o Rui Faria (que tem que sair das saias do Mourinho mais cedo ou mais tarde).

      O que não gosto na equipa B é ver Rochinha e Nuno Santos no banco e João Amorim e Menga no 11…. Isso é perfeitamente ridículo. Os últimos nunca vão dar jogadores e os primeiros podem ter qualidade para serem titulares do Benfica.

      Outro jogador que devia subir á B é o João Lima. Acho que é muito mais jogador que os centrais da B (o João Nunes é mt overrated para mim e não vejo nada de especial no Valente).

      É que o Rochinha só fez 2 jogos….

      Não vejo nada de especial no Guzzo, como 8 está atrás de Renato, João Teixeira e Guga em termos de potencial…

      Já agora nos Juvenis e Iniciados quem são os jogadores que se destacam? Só conheço o José Gomes e aquele miúdo que esteve a treinar no United, o JP…

    • Dave Matthews
      Posted Novembro 7, 2014 at 12:28 am

      João,

      A formação não são só os sub 19 deste ano. Essa geração o Porto é o que tem mais qualidade sem dúvida.

      Mas o Gonçalo por exemplo é um ano mais novo e tem mais bastante mais potencial que o Ivo Rodrigues e o Gilson… Mesmo o Nuno Santos não deve nada ao Gilson embora o Ivo seja superior neste momento.

      Depois também não estava o Rochinha que é inferior ao Ronny (que é formado no Benfica tb) mas podia ser o seu suplente.

      O Porto nessa equipa tinha ou 7 jogadores no 11. O Benfica nos sub 17 que foram ás meias e perderam injustamente tina 10… O único que não era era o Rúben Neves.

      Uma geração não representa a totalidade da formação.

    • Dave Matthews
      Posted Novembro 7, 2014 at 12:32 am

      E ninguém disse que a formação do Benfica é melhor que a do Porto.

      Não acompanho a do Porto como a do Benfica para fazer esses juízos de valore. Mas se gostam tanto da formação deviam estar preocupados com Rafa, André Silva e Tomas (as vossas grandes esperanças com o Ivo e o Rúben) a ficarem no banco quase sempre para jogarem estrangeiros de qualidade duvidosa.

    • Anónimo
      Posted Novembro 7, 2014 at 12:33 am

      Alexis eu estava a falar para o Dave Matthews, mas falar em potencial e não se falar de Rafa, Tomás Podstwasky que são jogadores que já demonstram mais que esses que referiu, pralém de se esquecer do Rúben Neves que já vai bem descolado de Gonçalo com a mesma idade…. Mais talento que Gonçalo e mais novo também temos e é muito simples, Moreto Cassamá esse tal que o Porto recrutou ao Sporting…

      Tozé

    • Dave Matthews
      Posted Novembro 7, 2014 at 12:41 am

      Tozé,

      Mas eu estava a falar do Porto?

      Eu não fiz comparações nenhumas, limitei-me a falar do meu clube.

      Eu quero lá saber da formação do Porto… Não conheço os jogadores como conheço os do Benfica porque vejo mais jogos.

      Eu estava a falar do Benfica que é o que me interessa. Não sou obrigado a falar do Porto quando falo do meu clube.

      Rafa e Tomás têm muito potencial. Pena era serem suplentes do Campanha e do Kayembe… Mas isso pouco me interessa, se fosse o meu clube ficava preocupado. Como é o Porto é para o lado que durmo melhor.

    • Anónimo
      Posted Novembro 7, 2014 at 12:51 am

      Deveria reler o seu primeiro comentário, se calhar ter referido mais do que uma vez o Porto no mesmo foi um funcionamento defeituoso do seu teclado.

      Tozé

    • Alexis
      Posted Novembro 7, 2014 at 1:01 am

      Creio que com o tempo o Nuno e o Rochinha vão entrar e pegar. Vejo mais depressa o João Amorim a sair, e enquanto o Helder e o Gonçalo continuarem a jogar assim, o Nuno tera de ter ir aproveitando todos os minutos possiveis.
      Sim o Helder Costa devia ser emprestado em Janeiro, para se perceber o que poderia dar a equipa para o ano. Talvez na próxima epoca, se ate ao fim desta provar que a equipa B já é pequena, ate fosse positivo emprestar o proprio Gonçalo a um clube da 1a com algumas aspirações e onde ele pudesse jogar com regularidade (caso o caminho para a titularidade seja ainda dificil).
      Quanto à sugestão do treinador de juniores, seria uma optima aposta até porque conhece bem os que subiram este ano que passou e os que sobem neste.
      Como se chama o capitão da equipa que disputa a Youth CL?
      Quanto a treinador para substituir o JJ, será complicado. Sou dos que adnite que pos o Benfica a jogar como há muito não se via, mas o seu ordenado é elevadissimo, e tem tido planteis carissimos ao dispor, tendo apenas 2 titulos em 5 anos. Se a direcção for rigorosa nas contratações e mais exigente com a aposta na prata da casa, e se JJ ganhar este titulo (ainda falta muito para jogar), então que continue. Se falhar o titulo, e se a aposta num cair num treinador conceituado (e caro), então porque não tentar seduzir (algo à partida bastante complicado) o Schmidt (ele nem metade do que o JJ recebe, ganha no Leverkusen) ou o Martinez do Everton. Se a aposta for num treinador que conhece o campeonato e a realidade das equipas B e camadas jovens, então optava pelo RV. Fala do estilo de jogo, mas a percentagem de posse de bola do Vitoria não deve ser muito mais baixa que a do Benfica… e veja-se a diferença dos executantes. Num cenário de perda do campeonato, sugeria uma pequena limpeza, e criava um plantel à volta do Gaitán (o Salvio parece ter abrandado e esta seria a altura ideal para o vender). E daria assim a oportunidade ao RV de mostrar o que pode fazer com um orçamento muito superior ao do Vitória (e mais qualidade a vir em fornadas).
      Não tenho seguido com atenção até porque não moro em Portugal. O que vou sabendo é o que vejo nos jogos da YCL, equipa B e resumos e do que leio do resto.
      Abraço

  • Pedro Barata
    Posted Novembro 6, 2014 at 9:36 pm

    Falta só ter oportunidade de jogar ao mais alto nível, e não ficar "eternidades" na B, como o Hélder Costa, ou ter de sair, como o Bernardo

  • Fernando Reis
    Posted Novembro 6, 2014 at 9:49 pm

    Se vai ser melhor que o CR não sei (mas duvido porque é muito difícil) mas tem um grande potencial , isso é inegável! Se tiver juízo, oportunidades e sorte (não tiver lesões graves) pode ser um dos grandes talentos do nosso futebol e quem sabe do futebol europeu! Esta geração de jovens jogadores portugueses faz me crescer água na boca senão vejamos: Bruma, Ilori , Rúben Neves , Bernardo Silva, João Cancelo , Carlos Mané, Gonçalo Guedes, William Carvalho, João Mário, Paulo Oliveira, Rúben Vezo só para citar alguns!! Se estes jovens forem aposta e bem acompanhados podemos estar perante uma das melhores fornadas de sempre de jovens talentos portugueses podendo até superar a geração de ouro dos anos 90…e o melhor de tudo é que a grande maioria destes jovens estão blindados por contratos de longa duração com cláusulas de rescisão milionárias e as finanças dos nossos clubes agradecem…é sem dúvida o caminho a seguir!

  • Anónimo
    Posted Novembro 6, 2014 at 9:59 pm

    Tudo isto não passa de rótulos para vender notícias…

    É muito fácil rotolar jodadores, atletas ou outras pessoas quaisquer, o problema é chegar à meta que se lhe apregoa, e o mais ridículo é dizer "que vai ser melhor o que…", que "é um novo…", ou mesmo que é um mini…", mas é isto que se está a fazer com jogadores que ainda não mostraram nada…
    E de repente lembrei-me daquele novo prodígio da F1, um tal de Max Verstappen, que ainda não sentou o traseiro numa prova de F1 e já é apontado como novo Senna…

    Mas espero realmente que consigam, mas falar nestas condições é na minha opinião insultuoso para os génios usados como referência.
    Mais, não quero que o Gonçalo Guedes seja um Cr7, um Messi, um Robben, ou um Neuer, quero sim que seja ele próprio:o Gonçalo Guedes, e é isso que vai acontecer, para o bem e para o mal. O mesmo para o Verstappen.

    Bruno M.

  • van Basten
    Posted Novembro 6, 2014 at 11:16 pm

    Declarações do mais sensacionalista que há, o que acaba por não ser surpreendente. O potencial está lá mas Gonçalo Guedes ainda não fez nada para justificar qualquer alcunha, e mesmo que o tivesse feito, sou sempre contra este tipo de pressões em jovens que têm ainda muito que caminhar. Não vejo o que ganha Gauld com a alcunha de 'Mini-Messi', por exemplo. Quase todos os meses no Brasil há um novo Neymar. Foram precisos 2 ou 3 jogos para Rúben Neves ser considerado por muitos como o melhor médio defensivo do campeonato.

    Há que haver sensibilidade e paciência para gerir o presente e o futuro destes talentos, que sem dúvida muito podem vir a contribuir para um eventual sucesso da selecção. Há que os proteger do ponto de vista mediático e que lhes ir dando oportunidades aos poucos, não os endeusando quando fazem um jogo excelente mas também não lhes começando a chamar de flop quando atravessam um momento menos bom. A gestão emocional é das coisas mais fundamentais nesta idade, e é muitas vezes o que faz a diferença entre um Paim e um Nani – não posso usar Ronaldo como comparação porque esse é mesmo um caso à parte.

    • João
      Posted Novembro 7, 2014 at 1:09 am

      Gostava que me desse UM exemplo de alguém que tenha dito isso sobre o Rúben Neves. O que vi, sim, foram muitos portistas com sérias reservas em relação à capacidade do Rúben para segurar um meio campo em jogos de maior exigência. Sempre. Antes do jogo com o Marítimo, antes da eliminatória contra o Lille, antes de Alvalade.. vai encontrar várias pessoas a dizerem o mesmo. Nesse aspecto vai um mar de diferenças para a avaliação que se faz sobre os putos do clube x e dos clubes y e z, em que x, y e z são clubes muitíssimo bem identificados, sendo que todos os anos algum puto do clube y é o "novo-Messi do Seixal" o "pode ser melhor que o Ronaldo" ou (inserir aqui o último exagero anedótico escrito sobre o Renato Sanches, o Varela, o Guzzo ou os outros todos)

    • van Basten
      Posted Novembro 7, 2014 at 2:30 pm

      João,

      Se já me conhece daqui do blog sabe pelo menos 2 coisas sobre mim:

      1) Não alinho em comentários clubistas;

      2) Sou portista.

      Por isso não vale a pena entrar por aí.

    • João
      Posted Novembro 7, 2014 at 2:54 pm

      Não estava a apontar-lhe nenhuma das duas coisas. Estou só a dizer que, em relação a esse evidente exagero com que se avaliam estes miúdos, ainda há diferenças consideráveis entre o Norte e Sul do Tâmega e, sinceramente, não me recordo de se ter feito isso com o Rúben Neves.

  • Trust3r
    Posted Novembro 6, 2014 at 11:52 pm

    A minha esperança para estes bons jogadores das equipas B estão depositadas no Valência e no Mónaco.

  • Anónimo
    Posted Novembro 7, 2014 at 4:37 am

    É óbvio que é exagerado afirmar que Gonçalo Guedes é melhor que Ronaldo uma vez que estamos a falar do melhor jogador português de todos os tempos mas que é o jovem com mais potencial a aparecer desde Ronaldo lá isso é verdade. Espero que o meu Benfica o aproveite pois tem tudo para ser uma referência do Glorioso! Penso que caso JJ saia isso é mais possível mas, mesmo que continue, após o que disse acerca do Gonçalo(que está 2 anos adiantado) estou com esperanças que seja aposta até porque gostava que, apesar de ser mais extremo esquerdo, fosse o nosso "novo Rodrigo". E claro a seleção necessita urgentemente de estrelas…

    Miguel Valente

  • Anónimo
    Posted Novembro 7, 2014 at 8:35 am

    Quem é o Gonçalo Guedes? Joga em que clube? Melhor que o Ronaldo? Então o Messi?
    Que mania de procurar estrelas no firmamento, já agora desloquem-se um pouco para fora das cidades e olhem o céu. De certeza irão encontrar muitas estrelas, estas sim, verdadeiras.
    António

  • Rui Sancho
    Posted Novembro 7, 2014 at 9:55 am

    Pois eu vou ser do contra e dizer que não vai ser melhor do que o Ronaldo. Isto implica que pensemos sobre o que é ser "melhor". Vai marcar mais golos? Vai fazer mais assistências? Vai ganhar mais Champions ou Bolas de Ouro?Vai conquistar um título importante pela selecção ou quem sabe vários? Indo pelo método quantitativo, as probabilidades disto acontecer são muito reduzidas.

    Ronaldo vai ficar como um dos maiores goleadores de sempre, já é considerado no top dos finalizadores da história, tem as bolas de Ouro, tem duas Champions, tem prémios e recordes individuais que nunca mais acabam. Hoje se se quiser fazer uma lista de jogadores ao nível ou superiores a Ronaldo, essa lista vai apenas incluir Messi e os monstros sagrados, deixando para trás grandes jogadores da bola como Figo e Rui Costa, Nedved, Giggs, Henry…

    Eu cá por mim faço outra aposta, aliás, desejo. Que seja tão bom como qualquer um destes que acabei de mencionar, pois seja como for será um fora de série.

    Tenho saudades de quando o futebol não eram só números.

  • João Lemos
    Posted Novembro 7, 2014 at 10:17 am

    Muito honestamente, via mais potencial para chegar ao topo no Bruma que no Gonçalo Guedes (confesso que também acompanhei mais o ex Sporting), mas não deixa de ter muito talento, mas isso também o Pain tinha.

    Contudo, sinceramente, o único jogador desses todos que vejo com potencial para atingir em determinado momento da carreira uma projeção mundial de top (coisa que dos que ainda jogam só R.Carvalho, Nani e Ronaldo conseguiram), é o Bruma, que infelizmente acho que está a ir por um péssimo caminho e é crime o que está a fazer à própria carreira….

  • Rui Miguel
    Posted Novembro 7, 2014 at 10:44 am

    Mais um Nelson Oliveira ou Ivan Cavaleiro…

  • Marad0na
    Posted Novembro 7, 2014 at 12:49 pm

    se fosse o Sporting a renovar com um puto e a meter uma clausula de 50 milhões nem quero imaginar o que se diria :D

  • Ze Silva
    Posted Novembro 7, 2014 at 3:51 pm

    Que fique claro que Bruma no topo das suas capacidades e' muito melhor que o jovem do benfica, simplesmente escolheu caminhos que agora deve tar arrependido. De toda a qualidade que Portugal tem como rony, bruno f., bernardo entre outros, bruma era o click acima que Portugal tanto precisa, nao fosse ganancioso e poderia estar noutro patamar agora, se bem que ainda vai a tempo .. Mas a maior desilusao de todas e' Paim e basta uma frase para se perceber " Se acham que eu sou bom, esperem ate ver Fabio Paim " dito por CR7 , o melhor sabia do que falava !

Deixa um comentário