Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Governo holandês não permite jogos até 1 de Setembro

É o mesmo que dizer que a Eredivisie terminou. Até contratualmente era inviável retomar esta temporada a partir de Setembro. Resta saber qual será a opção agora, se anular a época ou considerar as posições actuais para declarar o campeão, o que seria injusto, ainda para mais considerando que o Ajax e AZ tem os mesmos pontos.

O primeiro ministro holandês, Mark Rutte anunciou, hoje, em conferência de imprensa, a proibição de vários eventos, incluindo o futebol profissional, pelo menos até 1 de Setembro, prolongando assim uma medida que já estava em vigor até 1 de Junho. Recorde-se que a Federação holandesa tinha a esperança de retomar o campeonato com jogos à porta fechada, mas esta decisão do governo inviabiliza essa hipótese.

50 Comentários

  • opiniaodeadepto
    Posted Abril 22, 2020 at 1:26 pm

    Acho uma excelente decisão e espero que haja coragem de fazer o mesmo em Portugal! Ninguém gosta mais de futebol do que eu, mas há que perceber a gravidade das coisas!

    • Sai_da_frente_Guedes
      Posted Abril 22, 2020 at 1:45 pm

      Então o campeonato só começa após a vacinação, certo?

      • andresilvac
        Posted Abril 22, 2020 at 2:16 pm

        Certo qual é a dúvida? Ou com vacinação ou quando o nível de infeção estiver quase nulo (que não será tão cedo) não sei onde está a dúvida

        • oMeuUserName
          Posted Abril 22, 2020 at 3:35 pm

          Visto que a vacinação demorará 1 ano, 1 ano e meio até estar disponível, a dúvida está no número de clubes profissionais que conseguem aguentar esse tempo todo sem falir… Ou acha que as quarentenas se vão prolongar muito mais tempo? Acha que vai continuar “tudo” fechado mais 1 ano?

          • Kacal
            Posted Abril 22, 2020 at 4:19 pm

            Pois, muitos esquecem-se que os clubes são empresas também e precisam do futebol para se sustentar e falindo muitas pessoas ficarão no desemprego, não apenas jogadores. E que depois o futebol é o “ganha pão” dos jogadores, é a profissão deles. Muitos falam disto como 22 pessoas atrás de uma bola e falam do ponto de vista do adepto, o futebol não é necessário e portanto que se lixe e nem que joguem daqui a 1 ano, 1 ano e meio, não importa. Como entretenimento e desporto talvez não faça falta, seguramente não é essencial, mas para os profissionais e isso incluem jogadores e não só, também para os clubes, é fundamental que regresse quando possível e 1 ano ou mais é insustentável para alguns clubes.

  • architetto_21
    Posted Abril 22, 2020 at 11:15 am

    Sem dúvida a decisão mais adequada. Depois consoante a situação vê-se o que fazer com o futebol e com as restantes atividades do género. A Holanda começa sem dúvida a ser um dos países que mais aprecio, mais países deviam olhar para a Holanda como um exemplo ao invés de andarem a tentar forçar o regresso do futebol como se fosse algo que o país dependesse.

    Já cá em Portugal espero que o futebol volte o mais rápido possível uma vez que ao que parece a partir de dia 25/4 será seguro haver aglomerados de pessoas… é que pelo menos o futebol entretem milhões.

  • AndreChaves9
    Posted Abril 22, 2020 at 11:03 am

    Decisão precipitada que ainda deve ser revertida.

  • PSG
    Posted Abril 21, 2020 at 11:18 pm

    os primeiros a ter tomates para a única decisão correta.

  • DNowitzki
    Posted Abril 21, 2020 at 9:27 pm

    Eu quero ver se ou quando um ou mais jogadores contraírem o vírus.

    Vamos ter como campeão o que melhor se conseguir desviar do bicho.

  • kurt cobain
    Posted Abril 21, 2020 at 8:48 pm

    Teoricamente, penso que será possível contornar isso efectuando os jogos fora do país (p ex. Luxemburgo ou Bélgica)…

  • Nazgul
    Posted Abril 21, 2020 at 8:47 pm

    Confesso que não esperava do governo holandês, acho que podiam deixar haver jogos a porta fechada em julho/agosto com devidas precauções! Todos nós vamos ter de nos reinventar para voltar a trabalhar e o futebol não é diferente não podem estar parados 5 meses os clubes não aguentam!

  • Antonio Clismo
    Posted Abril 21, 2020 at 8:13 pm

    Por mim não me faz diferença nenhuma anularem esta época. Mas há lugares europeus para serem definidos…

    Pode entrar o ranking da UEFA pela primeira vez e fazer convites aos clubes melhor posicionados?
    E retirar os prémios de participação (motivo pelo qual os clubes irão batalhar mais para fazerem parte das Champions) e reverter esses fundos para a reconstrução do futebol na Europa por um ano.

    Se retirarem os prémios de participação chorudos da Champions por um ano os clubes não irão fazer tantos problemas na hora de aceitar este modelo.

    Iria ser uma Champions mais pobre, mas talvez a Champions mais importante de todas, porque esse dinheiro pode ser usado para salvar muitos milhares de clubes mais pequenos que estão com a corda ao pescoço e que podem acabar a qualquer momento.

  • Sai_da_frente_Guedes
    Posted Abril 21, 2020 at 7:45 pm

    Não percebo, qual a diferença de haver 22 jogadores em campo e ter 22 costureiras a trabalhar 8h no mesmo espaço?!

    • JohnnyMM
      Posted Abril 22, 2020 at 1:45 pm

      As 22 costureiras, principalmente agora, estão a produzir materiais essenciais para a situação peculiar que todos nós estamos a viver. Teres máscaras preparadas para quando houver um levantamento da situação em que estamos tem o mesmo nível de importância que jogos de futebol? Um dos trabalhos ajuda no que se vai passar nos próximos meses, o outro é pure entertainment.
      Para além disso uma grande quantidade de força policial teria de ser deslocada para certificar que não há aglomerados, secalhar era preferível não haver esses aglomerados desde início e esse mesmo número de força policial controlar ao máximo outro tipo de situações como ir para as tais praias que falas. Já há poucos números de recursos e achas preferível estender a corda para haver a possibilidade de ver futebol? Também tenho muitas saudades mas prefiro não tirar essa mesma possibilidade a muitas pessoas pois uma possível consequência de voltar a haver jogos seria um número maior de infetados que pode trazer outras consequências, algumas bem graves. Estás numa situação em que é preciso dar prioridade a certas coisas e não fazer comparações ridículas. Mas realmente se os médicos estão a trabalhar que sentido faz os futebolistas estarem enfiados em casa. (Até parece que são os únicos que estão em casa sem trabalhar neste momento

    • Pirlo
      Posted Abril 21, 2020 at 9:12 pm

      Pq o futebol iria ser transmitido na TV e isso potenciar pessoas a irem ver jogos à casa do vizinho. Pq sejamos sinceros, iriam haver grupos a fazer isso.

      • Silvestre
        Posted Abril 22, 2020 at 10:40 am

        Se os jogos forem em sinal aberto todos podem ver no conforte e segurança de sua casa…
        Não venham com a conversa de quem não tem TV e não tem cabo…80% das casas em Portugal tem tv paga..E podiam abrir um canal no TDT….é só haver vontade…
        Eu sou contra o cancelamento do campeonato…Sou benfiquista por isso falo à vontade…o FCP provavelmente vai ganhar este campeonato dentro do campo, mas ainda assim acho que devia ser jogado…Anular não faz sentido nenhum……Nem que tenha que se adaptar o campeonato da próxima época…mas este tem que acabar…

        • Aurinegro
          Posted Abril 22, 2020 at 4:56 pm

          Certo, dás os jogos em canal aberto, mas pensava que a prioridade era os clubes sobreviverem financeiramente, e se fizeres isso, os clubes vão ter de devolver dinheiro (a principal fonte de rendimento do mês de Março, por exemplo) a quem já lhes pagou. E não, os canais de sinal aberto não irão pagar tanto.

          E eu sou totalmente de acordo que o campeonato deve ser terminado, mas apenas quando for seguro para todos, nem que seja o inicio da próxima época a ser atrasado.

        • Joga_Bonito
          Posted Abril 22, 2020 at 3:08 pm

          Concordo.

        • Sai_da_frente_Guedes
          Posted Abril 22, 2020 at 11:44 am

          Silvestre ora nem mais!

      • Sai_da_frente_Guedes
        Posted Abril 22, 2020 at 2:02 am

        Pelo, espera as famílias não se vão reunir mais?! Os amigos não vão conviver mais?! Com o sem futebol as pessoas vão se aproximar novamente, parece que o futebol é o bicho papão do potenciar o convid 19.
        Mais não acredito que tu convidar alguém para ir ver um jogo de futebol a tua casa que não o fizesse só por um mero jantar de amigos, pergunto qual é a diferença?!

        • Pirlo
          Posted Abril 23, 2020 at 1:33 pm

          Essa conversa é muito bonita para ti e para mim. Mas quem diz que o resto da população segue essas regras? basta ver a gente que andou a fazer visitas pascais na semana passada. Claro que as famílias vão conviver no futuro, mas vai ser uma coisa lenta e faseada, não vai ser quando nos queremos, infelizmente.

    • Natan Fox
      Posted Abril 21, 2020 at 8:39 pm

      A diferença é que as costureiras não atraem 3 mi idiotas do lado de fora do estadio.

      • Sai_da_frente_Guedes
        Posted Abril 21, 2020 at 9:30 pm

        Natan aí tem de ser o estado com as forças de segurança a tentar controlar, ou acreditas que com suavizar a medidas de contenção o pessoal não vai encher as praias e os seus passeios?!
        É mais fácil controlar o perímetro do estádio do pessoal que vai para as praias de Portugal.

        • E o que temos
          Posted Abril 21, 2020 at 10:54 pm

          E porque alma é que vais desviar recursos essenciais como equipas medicas e testes que falaste mais forças de segurança só para tu estares sentado a ver futebol?

          • Sai_da_frente_Guedes
            Posted Abril 22, 2020 at 1:59 am

            Sim os clubes não tem recurso técnicos e por acaso os jogos de futebol antes do Covid 19 não tinham policiamento a volta do estádio ! Tu vais aos estádio ver futebol ou só do sofá?
            Pelo o que li os clube iam ter acesso aos testes do Covid 19.

    • Kafka
      Posted Abril 21, 2020 at 8:34 pm

      Outra questão, um jogo de futebol obriga a contacto físico directo entre os intervenientes… 22 costureiras não têm de se tocar e podem estar perfeitamente distantes entre si e devidamente equipas com máscaras e munidas de líquidos desinfectantes, ou será que os 22 jogadores jogarão com 2 metros de distância obrigatória entre si, munidos de máscara e com gel desinfectante à mão para lavarem as mãos várias vezes durante o jogo?

    • pcyrne89
      Posted Abril 21, 2020 at 8:34 pm

      Concordo. Acho que os campeonatos deviam começar todos mas à porta fechada, sem excepção até ao final do campeonato. Com autoridades a garantirem que tirando a comunicação social e corpo médico, restantes pessoas não se podem aproximar do estádio por razão nenhuma.

      • Aurinegro
        Posted Abril 21, 2020 at 9:04 pm

        E como evitas os ajuntamentos em casa de alguém para ver os jogos ?

        • Silvestre
          Posted Abril 22, 2020 at 10:37 am

          Jogos em sinal aberto…É a única solução…

        • pcyrne89
          Posted Abril 22, 2020 at 9:14 am

          Não evitas.. tem de partir da consciência de cada um. Além disso a probabilidade de contaminação de teres um grupo de 5 pessoas ou de teres 30.000 pessoas num estádio é diferente.

        • Sai_da_frente_Guedes
          Posted Abril 22, 2020 at 1:57 am

          Como evitas o pessoal ir correr para as praias, como o vais fazer no verão?!
          Como as famílias não fizeram isso na Páscoa!

    • LevonAronian
      Posted Abril 21, 2020 at 8:33 pm

      22 costureiras podem trabalhar com distanciamento, e não provocam indiretamente ajuntamentos de pessoas para observar esse processo

    • Kafka
      Posted Abril 21, 2020 at 8:32 pm

      Primeiro um jogo de futebol profissional televisionado representa pelo menos umas 150 pessoas no mínimo e não 22

      Em 2o lugar, NINGUÉM se reúne em casas, cafés e à porta das empresas de costura para verem as 22 costureiras costurar… Um jogo de futebol tem o problema extra do aglomerado de pessoas que provoca em casas, cafés, etc para assistirem ao jogo pela TV

    • jp
      Posted Abril 21, 2020 at 8:26 pm

      Eu vou explicar Guedes. As costureiras não viajam. As costureiras não transitam o vírus de uma localidade para outra. As costureiras estão cada uma no seu canto, sem contacto físico. As costureiras podem todas usar máscara. As costureiras podem fazer turnos e não trabalhar todas ao mesmo tempo.

      Acho que é um pouco diferente de 22 homens a correr atrás de e a disputar a mesma bola, com confronto físico, arfar que nem cães e cuspidelas para o relvado.

      É melhor saíres da frente Guedes

      • Sai_da_frente_Guedes
        Posted Abril 21, 2020 at 9:27 pm

        Não transitam o quê?! Sabes que a probabilidade de 22 costureiras com infectadas podem contaminar muita mais gente, basta pensar que esses jogadores iriam viajar em aviões privados, com todo o cuidado, iam ter um vida controlada a todos os níveis, para não falar que iriam ter equipas médicas diariamente acompanhar os mesmos jogadores e pelo o que falam realizar teste do covid 19 de um forma regular, quantos costureiras fazem os teste?! Depois do trabalho vão para casa e provavelmente o seu marido também trabalha numa empresa de calçado com mais 50 pessoas e depois?!
        Eu sou da região norte, e muitas da condições de trabalho já eram precárias e neste momento continuam precárias, 2 metro de distância?! Muita fabricas são em garagens e as máquinas atoladas umas em cima das outras.

        Sejamos sérios, riscos toda a gente que sai de casa os corre, os jogadores são os que menos correm porque vão ter um acompanhamento que mais nenhum profissional tem nos dias de hoje.

        Kafka sobre o teu 2 parágrafo já outra conversa, uma coisa são os riscos dos jogadores, para mim é claro que os jogadores correm tantos riscos como um empregado fabril normal por muito cuidados que a entidade patronal tenha. Sobre cafés e pessoas a volta dos estádios tinham de ser as forças policiais a controlar e o bom senso das pessoas, mas eu vejos todos os fins de semana com sol o pessoal a encher os passeios das praias, logo a falta de bom senso não advém só do futebol.

        • Aurinegro
          Posted Abril 21, 2020 at 10:28 pm

          É muito mais provável? Mostra lá números. Ou só usas essa expressão porque sim?

          Já te explicaram que um jogo de futebol envolve muito mais gente que apenas 22 jogadores.

          Depois essas costureiras vão para casa sim, mas todos os dias trabalham no mesmo local. Os jogadores vão para a casa (sim, também vivem com as familias, tal como as costureiras), vão para um estádio, que pode ser em Lisboa esta semana, Portimão seguinte, Tondela depois e ainda Braga (e não, não há aeroportos nestas cidades para irem de avião, como ridiculamente sugeres). Depois ainda conta com todo o staff dos estádios que também vai para as suas casas e por aí fora.

          E mais uma vez, as costureiras não andam a suar em cima uma das outras, cuspir e empurrar.

          Como é que é possível não perceberes a diferença?

          • Sai_da_frente_Guedes
            Posted Abril 22, 2020 at 1:56 am

            Caro aurinegro, queres dados pede a DGS e pergunta o porque do Norte existirem mais casos de Covid 19, pergunta ?!
            A TVI tentou explicar.
            Quantos jogadores de futebol e do norte na primeira liga?!
            Só Tondela Benfica, Sporting, V.Setubal, Portimonense, Marítimo e S.Clara ou seja 11 equipas do norte, zona do país mais com mais contágio!! Quantos jogadores apanharam o covid 19 ?! Nenhum. Satisfeito ?!
            Tenta ver a reportagem da TVI e percebe que difere do norte para o sul, não é educação nem os estudos. É sim as condições precárias de trabalho e de consistir no norte segmentos de trabalho que ponteciam isso, têxtil e calçado, por exemplo.

            Meu caro, os jogadores podem ir domingo a Braga, 4a a Portimão e usam um meio de transporte autocarro e no autocarro só vão equipa técnica e jogadores, já o era antes do Covid 19 o contacto dos jogadores com elementos extra staff tecnico é nulo seja nos estádio, seja no hotel que por normal ficam com andares privativos não convivem com mais ninguém, ou seja o que dizes é de quem anda distraído do que é organização de um jogo.

            Ridiculo é falares de staff e aviões, quando muita gente vai trabalhar em transportes públicos! O staff num estádio pode.estar 2 metro, 10 metro de distância uns dos outros, ridículo é achar que um jogador é potencial contaminador e um fabril não o é, isso sim é ridículo e é só de alguém que pouco ou nada percebe de contextos empresariais que falei em cima, por exemplo.

            Para finalizar, volto a repetir qualquer cidadão que sei dentro da sua casa para ir a rua corre automaticamente riscos!
            No mercado de trabalho um jogador tens mais regalias tanto de controlo de saúde como de condições de trabalho de qualquer outro empregado fabril, ou seja para mim criando um plano estruturado, parece que Alemanha já o tem é possível voltar o futebol como é possível voltar a trabalhar a empresa que estava de fechada em quarentena.

            • Aurinegro
              Posted Abril 22, 2020 at 10:29 am

              Tem lá calma. Ninguém falou no Norte. Tu disseste e passo a citar “Sabes que a probabilidade de 22 costureiras contaminar mais gente é muito maior” (tive de adaptar por causa do teu português deplorável). Portanto ninguém falou em zonas do país mas sim em profissões. Vê lá se lês bem o que escreves.

              Depois, tu é que falaste em aviões privados para os jogadores, como se houvesse aeroportos em todas as cidades. Mais uma vez: lê o que escreveste.

              E depois, nenhum jogador foi infectado PORQUE OS CAMPEONATOS PARARAM.

              Para terminar: mais uma vez, percebe o conceito de bens essenciais e a diferença para o futebol.

              Arranja um bocado mais de noção.

              • Sai_da_frente_Guedes
                Posted Abril 22, 2020 at 11:42 am

                Senhor Doutor Aurinegro!

                Vamos lá.
                A minha resposta é sobre a questões que o Sr Doutor fez, passo a citar: ” É muito mais provável? Mostra lá os números. Ou só usas essa expressão porque sim?

                Eu demonstrei a alguém que tem um Português corretíssimo, mas demonstra um desconhecimento atroz do porquê da zona do país mais afetada, bem como existirem mais equipa da primeira liga no norte e NENHUM JOGADOR FOI OU ESTA INFECTADO!

                Agora pela ideia do Doutor, acho que todo o tecido empresarial devia de fechar visto que os números galgam todos os dias, porque hei de trabalhar e os jogadores não o podem ?! Quem são eles mais do que eu ou qualquer outro cidadão ?! Já tem regalias que mais nenhum outro cidadão vai ter no seu trabalho!
                Segundo um jogador José Fonte, ele também acha que não faz sentido as pessoas irem trabalhar e os jogadores não poderem fazer o seu trabalho, mas a tua opinião é mais válida do que a dele ou a minha, deve ser pelo excelente português!

                É que na ótica do Doutor o jogador é um potencial contaminador brutal do Covid 19 mas os restantes funcionários em vários tecidos empresariais não o são, é só de quem por muito bom português que escreva não tem conhecimento nem do mercado empresarial nem do funcionamento do mesmo.

                Sobre a paragem do futebol, o futebol parou após o Covid 19 se ter instalado na Europa, ou seja, ouve jogos e o covid 19 andava por cá.

                Sr.Doutor quantos jogadores foram infectados com o covid 19 das top 5 ligas das Europa?! Conta os infectados e somas as equipas por campeonato x o número do jogadores do plantel de cada equipa e depois manda a percentagem de infectados!

                • Aurinegro
                  Posted Abril 22, 2020 at 12:02 pm

                  Primeiro escresse *houve jogos.

                  Depois não é a minha opinião contra a tua e a do José Fonte (ahah), é a tua e a do José Fonte contra a da OMS, DGS, Federações, Governos e por aí fora.

                  E para terminar, por não vou responder outra vez isto: PERCEBE DE UMA VEZ POR TODAS A DIFERENÇA ENTRE INDUSTRIA DE BENS ESSENCIAIS E JOGOS DE FUTEBOL!!!

                  • Sai_da_frente_Guedes
                    Posted Abril 22, 2020 at 1:54 pm

                    Para terminar eu falo de PESSOAS que tem o mesmo direitos. Tu és daqueles que queres comer, mas os outros que corram riscos de saúde a produzir os teu alimentos, está bem Sr.Doutor.
                    O problema é que construção Cívil, Serralharias, Calçado… não são serviços de bens essenciais.l e estão a trabalhar.

                    Felizmente o teu poder de interpretação não estão ao nível do teu português.
                    Constatei factos meu caro, no norte estão a maioria dos clube e NENHUM jogador infetado, sendo o norte a zona mais infectada do pais, dado da DGS. Espero que agora consigas interpretar, caso contrário amanhã de manhã passa na RTP a explicação.
                    Espero que “escresse” assim ??

    • chuta dai
      Posted Abril 21, 2020 at 8:26 pm

      A diferença é se estiverem 22 costureiras a trabalhar são 22 pessoas que estão em risco de serem contagiadas. Se forem 22 costureiras mais 22 jogadores em campo ja passam a ser 44 pessoas em risco de serem contagiadas.

    • Aurinegro
      Posted Abril 21, 2020 at 8:17 pm

      Primeiro não são 22 jogadores. Junta o resto das equipas, equipas tecnicas, equipa de arbitragem, staff dos estadios e mais algumas funções.

      Segundo, as costureiras estão em contacto fisico umas com as outras, a suar, com empurrões, “escarros” para o chão e por aí fora?

      Terceiro, as costureiras estão a costurar o quê? Porque há diferenças entre bens de primeira necessidade e jogos de futebol.

      Ainda hoje sairam as medidas que a PSA está a tomar para o regresso ao trabalho e os trabalhadores mal se vão cruzar e com processos de limpeza e desinfeção muito apertados.

      Tenham calma, temos muito tempo para ver futebol. Se se precipitarem a reiniciar o futebol e depois acontece de se infetarem algumas pessoas, pode ser a morte do artista e tão cedo os governos não deixam de todo que recomece.

      • oMeuUserName
        Posted Abril 22, 2020 at 4:19 pm

        Eu percebo a tua posição. Mas acho que não estás a perceber a posição do outro user, pelo que vi na vossa sequência de comentários.
        A questão é que muito provavelmente, pelo menos em Portugal (mas em França igual, por exemplo), a partir de Maio, as pessoas vão começar a voltar ao trabalho gradualmente. As pequenas lojas vão reabrir, os cafés vão começar a abrir, os restaurantes, os serviços, depois as grandes superfícies, etc. Em Junho já não deve estar quase nada fechado, porque é impossível manter as coisas fechadas durante tanto tempo, simplesmente não dá. E se (quase) toda a gente vai retomar os seus trabalhos nos próximos 2 meses, porque é que os futebolistas não podem? Porque têm de esperar mais de 4 meses?
        Óbvio que enquanto estamos de quarentena, os jogos de futebol (ou de basquetebol, andebol, etc.) não são um bem de primeira necessidade. Mas continuam a envolver muita gente, muitos funcionários, que precisam que esses eventos aconteçam para que tenham o seu salário garantido… As pessoas é que vivem com a ideia na cabeça que todos os jogadores de futebol são multimilionários e que os clubes estão todos cheios de dinheiro. Tal como na sociedade em geral, o dinheiro do futebol concentra-se numa pequena minoria. O que será do roupeiro do Tondela se só puder voltar a trabalhar em Setembro? Será que o clube consegue garantir o salário dele até lá sem ele ter nada que fazer? E o responsável pela relva do Farense? E todos os outros? Da mesma maneira que um dono dum café precisa de abrir o café para ganhar dinheiro, também estas pessoas precisam que os eventos desportivos aconteçam para garantir o seu salário. E se já se começa a falar em reabrir quase tudo, porque é que estas pessoas não podem voltar ao trabalho?

        Como outras pessoas já disseram, os clubes de futebol podem dar-se ao luxo de fazer testes regulares aos seus funcionários todos. A empresa das 22 costureiras não pode, por isso elas não sabem se a companheira do lado está doente ou não.

        Eu não a defender o regresso imediato, mas visto que o post fala de proibir até 1 de Setembro, e há muita gente a defender isso, eu acho que é demais. Não porque o futebol seja essencial para o mundo, mas porque é essencial para quem vive dele… Da mesma maneira que uma gelataria não é essencial para o mundo, mas é essencial para a pessoa que vende os gelados.

        • Aurinegro
          Posted Abril 22, 2020 at 4:38 pm

          Queria só completar com algo: tocaste no ponto que o futebol não envolve só os jogadores! Foi exatamente o que eu disse, e por isso é que um jogo de futebol não são só 22 jogadores. Entre jogadores, equipas tecnicas, equipa de arbitragem, staff do estadio, bombeiros, comunicação social e outros, devem ser bem acima das 150 pessoas.

        • Aurinegro
          Posted Abril 22, 2020 at 4:36 pm

          Claro que estou a ver e concordo que temos de começar a abrir progressivamente. Mas eu não sei onde vocês viram que “em Junho já nada vai estar praticamente fechado”. O que eu vi foi dizerem para ainda se manter o teletrabalho em Maio, por exemplo. Vi empresas como a PSA a reabrir, mas com um controlo sobre os trabalhadores incrivel, desde medição de temperaturas, desinfeção constante e evitar que as pessoas se cruzem. A minha mãe já voltou ao trabalho esta semana, mas agora usa oculos de proteção, mascara de boca e viseira. Os jogadores vão fazer isso?

          Depois falas de alguns espaços que, na região nunca chegaram a fechar completamente, apenas mudaram a maneira de operar, tal como papelarias, restaurantes e padarias.

          Mais, e se houver um retrocesso naquilo que estamos a fazer, matam o futebol de vez porque foram imprudentes e depois é que não recomeçam mesmo. Viram o que aconteceu nos países que começaram a levantar as restrições cedo demais, como Singapura? Pois é, está a enfrentar a segunda vaga de Covid.

          Eu seria totalmente de acordo em recomeçar à porta fechada no final de Maio ou Junho. Mas também conheço o povo português e sei como somos inconscientes quando se fala de futebol. Caso contrário não levávamos petardos para os estádios, não haveriam esperas a adeptos rivais e não se invadiam academias. Isto não acontece nos outros tipos de industria, e foi isso que sempre disse.

          E para terminar, porque estou cansado de dizer o mesmo e já vi que a opinião de algumas pessoas não vai mudar. E se ao fim de duas semanas o roupeiro do Tondela apanhar covid? Como vai fazer tendo a sua vida em risco? E o senhor da relva do Farense, quase de certeza que continua a trabalhar neste momento, ou acham que a relva esta a crescer? Tal como disse, ainda há muita gente a trabalhar mas sem comportamentos de risco.

          • oMeuUserName
            Posted Abril 22, 2020 at 6:00 pm

            O António Costa já disse que em Maio não devem renovar o estado de emergência, o Macron em França já disse que a partir de 11 de Maio recomeçam a abrir tudo,… É simplesmente inviável ficar tudo fechado até Setembro. Disseram para manter o teletrabalho em Maio, e acredito que digam para tentar prolongar o teletrabalho ao máximo. Mas há muita coisa que não dá para fazer em teletrabalho, sendo uma delas o desporto. Obviamente que os jogadores não vão usar máscaras, luvas e óculos de proteção, assim como muitas outras profissões não o farão porque não lhes é possível. Mas quem tiver um emprego que não permita usar essas proteções, vai deixar de trabalhar? E, se calhar, não podem usar os jogadores, mas podem usar os “cameramen”, os fotógrafos, os roupeiros, os técnicos ligados à realização do jogo, etc.

            Claro que muitos espaços mudaram a sua maneira de operar. Mas a grande maioria deles não está a funcionar de maneira ideal. Conheço um restaurante que abriu para take-away e fechou 2 semanas depois por não ser viável economicamente (e estava sempre cheio), tenho familiares donos de lojas de comércio que estão simplesmente sem receber dinheiro nenhum, conheço donos de cafés que estão sem receber nada e a ameaçar reabrir mesmo sem autorização porque estão a esgotar as poupanças todas que têm para sobreviver. Ora, todas estas situações têm um limite, por isso que tudo vai, forçosamente, começar a reabrir, porque as pessoas começam a ter falta de dinheiro para comer. E no futebol isso também acontecerá se continuar parado até Setembro…

            Óbvio que as pessoas vão ter de adquirir novos hábitos para os próximos tempos, teremos de ser todos reeducados. Mas ficar parados 6 meses (Março, Abril, Maio, Junho, Julho e Agosto) é incomportável para a maioria das empresas, e os clubes de futebol são empresas…

            A segunda vaga de Covid (e talvez a terceira, quarta, quem sabe) vai acontecer, já perdemos o controlo enquanto humanidade, e só o retomaremos com vacinação. O caminho daqui para a frente é aprender a viver com o vírus, pelo menos nos próximos 12-20 meses (esperando que haja vacina nesse período).

            “E se ao fim de duas semanas o roupeiro do Tondela apanhar covid?”
            Procura tratamento, como os outros pacientes todos. Mas se calhar ele prefere arriscar trabalhar, mas ter dinheiro para comer, do que esperar que o clube declare insolvência e ele fique desempregado…

            Eu não quero desvalorizar isto, de modo algum, porque tenho noção da gravidade desta pandemia. Mas, olhando aos números da DGS, vemos que, em Portugal, não morreu ninguém de Covid com menos de 40 anos, e “apenas” 29 dos 785 óbitos foram pessoas com menos de 60 anos. Logo, os jogadores de futebol não serão de todo um grupo de risco. Quanto a serem um possível vetor de contágio, é um facto, mas diria eu, sem qualquer dado a suportar, que os jogadores de futebol têm muito menos contacto social do que a grande maioria da população. Até porque isso certamente será bastante controlado pelos próprios clubes, que tentarão preservar ao máximo os seus activos.

            Respondendo ao teu comentário abaixo, é verdade. Não são só 22 jogadores, são 150 pessoas que precisam de trabalhar para ganhar um salário, sendo que a grande maioria dessas 150 não tem um salário milionário, nem perto disso, e por isso precisa que os jogos se realizem para por comida na mesa.

  • AGomes
    Posted Abril 21, 2020 at 7:36 pm

    a melhor decisão!

  • Hoffbauer
    Posted Abril 21, 2020 at 7:18 pm

    Nestes casos, se decidirem considerar as posições atuais, a equipa que ia jogar o play-off de descida/subida, neste caso o Fortuna Sittard, desce ou mantém-se?

Deixa um comentário