Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Grande SC Braga! Equipa de Sá Pinto verga Wolverhampton em Inglaterra; Ricardo Horta resolveu, Palhinha encheu o campo

Resultado extraordinário dos Gverreiros, que na Europa só sabem vencer. A turma de Sá Pinto apresentou-se muito organizada, lidou quase sempre bem com a dupla de ataque do Wolves e foi conseguindo explorar os flancos até conseguir chegar ao golo por intermédio de Ricardo Horta, que volta a ser talismã e leva já 5 tentos na época. Também Galeno deixou boas notas, mas os maiores destaques foram Palhinha, que encheu o campo com o seu sentido posicional e qualidade na recuperação de bola, e Matheus Magalhães, que mostrou os seus reflexos e deu sempre segurança na baliza. Já o Wolves voltou a denotar falta de criatividade, sofreu muito com a velocidade dos atacantes adversários e agrava assim a crise (está em penúltimo na Premier League).

Wolverhampton 0-1 SC Braga (Ricardo Horta 71′)

Na 1.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa, o SC Braga surpreendeu ao vencer o Wolves por 1-0. No Molineux, os Gverreiros realizaram uma exibição segura e competente, tendo chegado ao golo no 2.º tempo, com Horta, bem servido por Galeno, a responder da melhor maneira na cara de Patrício. Com esta vitória, os minhotos vencem pela 2.ª vez em Inglaterra (haviam vencido no terreno do Birmingham) e assumem a liderança do grupo juntamente com o Slovan, que bateu o Besiktas por 4-2.

XI Wolves: Patricio, Bennett, Coady, Boly, Doherty, Dendoncker, Neves, Gibbs-White, Jonny, Jiménez, Cutrone.
XI SC Braga: Matheus; Esgaio, Bruno Viana, Pablo, Sequeira; Palhinha, Fransérgio, André Horta; Galeno, Ricardo Horta, Paulinho.

106 Comentários

  • Wonderkid
    Posted Setembro 20, 2019 at 11:53 am

    Sá Pinto, o Unay Emery Português. Tem mesmo estrelinha para a Liga Europa

  • João Ribeiro
    Posted Setembro 20, 2019 at 11:27 am

    Muitos parabéns ao Braga, incrível resultado que conseguiram e continuam a mostrar uma enorme estaleca na Europa, prova disso é como se bate em grupos muito difíceis, e passam-nos. Estou-me a recordar quando apanharam Hoffenheim, Basaksehir e Ludogorets e passam o grupo em 1º, começando a fase de grupos precisamente com uma vitória no reduto da equipa de pote 4 mas que eram considerados favoritos a vencer o grupo… Passados 2 anos voltam a iniciar a fase de grupos desse jeito… É esta estaleca que a minha equipa, o Vitória, tem de ganhar e só o conseguirá estando lá ano após ano…

    Parabéns ao Braga pela vitória e obrigado pelo que contribuiram para o ranking. Bastava mais uma vitória de uma equipa portuguesa ontem (e o Vitória se tivesse a experiência do Braga tinha-a conseguido facilmente) para termos ultrapassado já ontem os russos.

    • Chico
      Posted Setembro 20, 2019 at 1:41 pm

      O Vitória só começou a ser consistentemente competitivo de há 4 anos para cá. Levam mais de uma década de atraso para o Braga, mas daqui a uns anos estarão tão ou mais fortes que os vizinhos minhotos.

    • E o que temos
      Posted Setembro 20, 2019 at 11:51 am

      É uma questão de experiência, mais um par de anos com um projecto estruturado e com alguma calma dos adeptos (sei que é dificil por esses lados) e vejo o d. afonso henriques a ser um campo muito dificil para qualquer equipa europeia lá jogar confortavelmente.

      • João Ribeiro
        Posted Setembro 20, 2019 at 1:16 pm

        A pouquíssima paciência de uma parte dos nossos adeptos, muitas vezes é mesmo o que nos impede de ter já um ou dois passos à frente… Efeitos secundários de ter uma massa associativa tão movida à base da paixão… Por exemplo, contra o Famalicão, num jogo onde a equipa tinha tido 2 dias de descanso e estava a praticar bom futebol, já se ouviam assobios… Pegando no seu Nick, é o que temos, e temos muito orgulho nisso, mesmo que por vezes nos impeça de crescer…

  • Pésquerdo
    Posted Setembro 20, 2019 at 10:43 am

    Parabéns ao Braga, enorme vitória. Equipa muito equilibrada e bem construída. É assim que se faz muito com pouco.

    Já agora, só mesmo no Sporting é que se anda a jogar com um Doumbia da vida + Miguel Luís e não existe um 6 no plantel se empresta Palhinha e Bragança!!! Uma falta de planeamento, capacidade e profissionalismo simplesmente abismal no meu clube, se não visse não acreditava. Amadorismo do mais puro e duro que existe que até dói. Merecem tudo o que está a acontecer.

    • Filipe Ferreira
      Posted Setembro 20, 2019 at 12:18 pm

      Concordo com a parte de emprestar o Bragança, mas Palhinha? Fez um jogo bom e já se exige que ficasse no plantel? Ainda para mais já foi emprestado pela direção anterior

      • oMeuUserName
        Posted Setembro 20, 2019 at 2:20 pm

        Um bom jogo? Não deves estar atento, porque o Palhinha já desde Março/Abril que tem feito grandes exibições com regularidade, titularíssimo absoluto neste momento. Ele, Sequeira e os manos Horta são os pilares da equipa atualmente.

      • Pésquerdo
        Posted Setembro 20, 2019 at 12:58 pm

        É melhor andar a jogar com o Doumbia? É um jogador terrível a todos os níveis, o Palhinha pelo menos trazia solidez ao miolo e é competente no momento defensivo.
        Como é possível não termos um 6 no plantel e emprestarmos dois?

  • opiniaodeadepto
    Posted Setembro 20, 2019 at 10:39 am

    Excelente jogo do Braga, vitória inteiramente merecida e meio caminho andado para passar a fase de grupos!

  • tiagoagm
    Posted Setembro 20, 2019 at 10:01 am

    Que jogo enorme. Meio campo esteve imperial. Muito pouco Wolves este ano. A defesa tem sido bastante fraca.

  • Pedro Salgado
    Posted Setembro 20, 2019 at 12:23 am

    Parabéns ao Braga! Mais uma vez a mostrarem competência, qualidade e acima de tudo vontade de vencer. Muito bem.

  • Karlinhos_10
    Posted Setembro 20, 2019 at 12:01 am

    Nem hoje fizemos o melhor jogo do mundo, nem em setubal fomos tão maus como quiseram fazer parecer. Com os wolves mal ou bem, a verdade é que só os avançados deles titulares hoje pagavam 5 épocas do atual sporting de braga.

    Boa vitória, sofrida pela parte física quando cedeu a equipa, mas ainda assim assenta bem.

    Enorme o palhinha quando pode correr à vontade a pressionar, mas também um brutal jogo do paulinho na frente. Não consigo é concordar com o galeno, que além de boa imprensa também tem bons “adeptos”…até ao golo foi errático a defender e a atacar, sempre sempre com decisões erradas. Devem ter visto um jogo diferente do que eu vi.

    Quanto à “maior vitória europeia dos últimos anos”, calma malta, até o arsenal já vencemos, e mais recentemente o hoffenheim no naggelsmen, o marselha ou o super sevilha das ligas europas.

    É uma muito importante vitória , mas que tem de ter sequência já com o marítimo para começar a por a época nos eixos. Ganhar, recuperar lesionados (wilson, raul, wallace , claudemir, etc etc…) e encaminhar.
    E aos que nos fizeram o funeral, despediram o treinador , prenderam o presidente e disseram que era desta que o braga ia mesmo por aí a baixo. Respirem mais um bocado que se calhar ainda não vai pintar.

    Abraço meu, e do ricardo horta, o GOAT das quintas feiras!!!!

  • RicardoFaria
    Posted Setembro 19, 2019 at 11:54 pm

    Parabéns ao Braga que conseguiu vencer um equipa que em Portugal era campeã facilmente com 30pts de avanço!

    Estes pontos são muito importantes para o Braga e para Portugal!

    Saudações DesPortistas!

    • SENSEI
      Posted Setembro 20, 2019 at 8:24 am

      O campeonato é fraco, mas calma. Horrivelmente iríamos se o atual penúltimo classificado da PL conseguisse ganhar o campeonato com 30 pontos de vantagem sobre Benfica e Porto. Aliás, com um futebol de contra-ataque eu diria que lutaria com o Sporting e Braga pelo 3º lugar.

      • RicardoFaria
        Posted Setembro 20, 2019 at 10:07 am

        O campeonato é normal para os orçamentos das equipas que lá jogam..

        Saudações DesPortistas!

        • SENSEI
          Posted Setembro 20, 2019 at 10:25 am

          Não percebi, desculpa. É que às vezes apanha-se com cada um…

          • RicardoFaria
            Posted Setembro 20, 2019 at 4:20 pm

            Por também já ter apanhado desses é que fui irónico uma vez que ainda esta semana isso aconteceu e o Braga foi logo ganhar a Inglaterra eheh

            Saudações DesPortistas!

    • RhaiL
      Posted Setembro 20, 2019 at 7:57 am

      Campeã facilmente em Portugal? O que te leva a dizer isso?

    • David
      Posted Setembro 20, 2019 at 3:14 am

      Isto só pode ser gozo, certo? Onde é que o Wolves, alguma vez, era campeão em Portugal. Esta bajulação da PL chega a atingir o ridículo, nem tanto ao mar nem tanto à terra.

      O próprio Leicester que é bastante superior a este Wolves não era campeão em Portugal. Os ingleses têm muito mais dinheiro que quaisquer outros clubes a nível mundial, infelizmente para eles o que há a mais em dinheiro há a menos noutros parâmetros.

      As próprias equipas espanholas à exceção do big 3 têm muito menos orçamento que os ingleses e à exceção do ano passado caía sempre para o mesmo lado.

      • RicardoFaria
        Posted Setembro 20, 2019 at 10:07 am

        Eu estava a ser irónica pessoal, calma.
        Essa parte do meu comentário foi uma “boca” para alguns membros do blog que andam sempre a dizer que qualquer equipa top-10 da PL é mais forte que as equipas do campeonato português.

        Saudações DesPortistas!

  • RLuz
    Posted Setembro 19, 2019 at 11:07 pm

    Braga que surpreende no Molineux.
    Porto fez o que lhe competia.
    Sporting que antes de entrar em campo já estava “derrotado”.
    Vitória SC, disfrutar e ganhar experiência nestes palcos.
    Benfica vira o disco e toca o mesmo!

  • Chomate
    Posted Setembro 19, 2019 at 10:57 pm

    Grande Braga!
    Curioso para ver que clubes é que vão ser capa de jornal amanhã..

  • MM
    Posted Setembro 19, 2019 at 10:53 pm

    Alguem percebe estes resultados do braga na europa vs campeonato??
    Vitoria altamente improvavel
    ..parabens! Ainda assim nao justifica a poupanca do A Horta contra o setubal..
    Destaque positivo dos do costume: manos horta, sequeira mas sobretudo do palhinha! Jogaço!
    Um regalo ve lo a comemorar cortes como se fossem golos! Ha poucos assim

    • BrunoV
      Posted Setembro 20, 2019 at 7:45 am

      Quando o Sá ponto foi contratado eu disse que o Braga ia fazer campeonato ao seu nível (4º lugar – para já não se verifica?, mas que nas competições a eliminar ia surpreender muita gente e para já confirma-se.

      O Sá Pinto tem feito mais campeonatos, mas tem ganho taças ou boas prestações nas provas a eliminar nos clubes por onde passou

  • PhilMC
    Posted Setembro 19, 2019 at 10:29 pm

    Para quem diz que o Braga tem o pior plantel dos últimos anos… aí tem a sua resposta.

  • N.S.
    Posted Setembro 19, 2019 at 10:28 pm

    Grande Braga, a mostrar ao meu Benfica o que é jogar na Europa apesar dos escasso recursos.

  • Explorador do Submundo
    Posted Setembro 19, 2019 at 10:25 pm

    Ainda tenho de levar com afirmações de que o Wolves ou outras equipas de 7º – 12º em Inglaterra ganhavam a Liga Portuguesa a brincar…São equipas que montam os seus plantéis com qualidade mas de uma maneira uno-dimensional e muitas vezes com uma base de jogadores sem qualquer tipo de experiência europeia – de intercalar jogos de campeonato com jogos a meio da semana que envolvem viagens europeias- e depois 2 ou 3 dias depois ter de mudar o chip para encarar equipas de blocos baixos, totalmente reativas em relação a ti e a jogar para o 0-0 semana após semana, após semana…Juizo e excelente vitória para o Braga de um Sá Pinto que na Liga Europa continua a faturar. Ainda estou para ver o jogo.

  • El Pipito
    Posted Setembro 19, 2019 at 10:24 pm

    Ainda no outro dia o Pormenor Tático falou mal do Palhinha porque não jogava no Sporting e que atualmente era das reservas do Sporting.
    Todos os jogos que tenho visto tenho gostado e do pouco que vi hoje teve excelente.

    • Chico
      Posted Setembro 19, 2019 at 10:58 pm

      Esse user é troll. Provavelmente nem sequer é sportinguista.

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Setembro 20, 2019 at 9:48 am

        Não me pareceu troll. Era só um adepto que defendia a aposta massiva em miúdos da escola. Não foi o único.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Setembro 19, 2019 at 10:37 pm

      O VM disse tudo: Palhinha esteve em todo o lado para recuperar bolas.
      Mas no Sporting, do que vi, mostrou sempre enorme dificuldade a construir. A culpa não é dele. Talvez seja de quem o obrigue a tal.
      Mas é sempre bom ver um jogador como ele a jogar bem. Está na sua melhor fase aos… 24 anos. A lógica também tem de ser esta: nem todos os jovens partem tudo aos 18/19/20 etc. Há que dar tempo. E o Sporting, na altura, fez bem em emprestar a clubes onde pudesse jogar. Um jogador não deixa de servir aos 23. É ver o caso de Bolasie que, aos 30, parece ser uma boa opção.

      A título de curiosidade, lembro-me de um user, Sporting Fan, que na altura pedia a titularidade de Palhinha, Geraldes, etc, aos 20 anos. E ele até chegou a ser… foi meio caminho andado para correr mal. Miguel Luís é o próximo a ser despachado. E é campeão europeu no seu escalão. Tosco não será certamente.

      Bom, o Palhinha ainda pertence ao Sporting. Vamos ver o que acontece.

      • El Pipito
        Posted Setembro 19, 2019 at 11:16 pm

        Vamos ver. Eu por acaso não acredito que regresse ao Sporting se continuar neste nível. Acredito que o Braga o consiga comprar.
        Quanto ao Miguel Luís, esse na minha opinião é mesmo tosco. Está bem que é campeão europeu, mas dá ideia que é convocado e joga obrigatoriamente é que eu vejo jogadores portugueses que merecem mais que ele. O que não invalida que ele, tal como o Palhinha, daquia uns 2/3 anos se comece a evidenciar noutro clube ou no Sporting.

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Setembro 20, 2019 at 10:17 am

          Discordo quanto ao Miguel Luís. Tosco não é certamente. Há umas boas épocas que se ouve falar no jogador. E o facto de ser aposta recorrente nas seleções jovens mostra que sabe dar uns toques. O problema está na idade e na falta de experiência ao mais alto nível. Além disso, o facto de não ser aposta constante também faz com que não evolua. Não deveria estar no Sporting. Deveria estar a rodar.
          Durante quanto tempo? Depende. Depende das opções já existentes no plantel e na própria capacidade do jogador. Lá está: se só mostrar capacidade aos 24… não me parece grande problema. Acredito que até lá haverá clubes a pagar parte do salário do jogador durante os empréstimos. Não é por aí que o Sporting perde grande coisa…

  • Flavio Trindade
    Posted Setembro 19, 2019 at 10:22 pm

    Parabéns ao Braga por ter feito a sua obrigação e vencer o anterior 7° classificado dessa liga periférica que é a Albânia…
    (—inserir comentário sobre a falta de qualidade do campeonato português—).

    Mais uma vez se demonstra que não é uma questão de falta de qualidade, mas sim de falta de atitude na Europa.

    O Braga venceu, venceu com justiça e teve momentos muito bons quer colectivos quer individuais.

    Ricardo Horta e Galeno foram sempre muito assertivos e deram muita qualidade ao ataque, André Horta deixou pormenores de classe, os laterais estiveram também em bom plano e Palhinha que até não aprecio muito está a um nível fortíssimo neste início de época.

    Sim, pode até questionar-se que os Wolves estão em crise de resultados (foi negativo o mercado da equipa de NES que não melhorou a equipa, muito pelo contrário), mas o próprio Braga também o está em Portugal, logo não se aplica essa desculpa.

    O grande problema do Braga é a zona central da defesa porque nem Bruno Viana nem principalmente Pablo têm o nível do resto da equipa (Raul Silva e Wallace serão titulares de caras quando aptos), assim como uma alternativa que possa entrar na rotação com Paulinho.

    • Chomate
      Posted Setembro 19, 2019 at 10:59 pm

      O Wolfsberger deu 4 secos ao Frankfurt. O Salzburgo ganhou 6-2, e o Lask Linz também ganhou. A liga Austríaca também é fortíssima já agora..

      • oMeuUserName
        Posted Setembro 20, 2019 at 2:57 pm

        4 secos ao Monchengladbach…

      • Chico
        Posted Setembro 20, 2019 at 8:22 am

        Não duvido que uma equipa de meio da tabela austríaca é superior à contraparte portuguesa. E o Salzburgo está ao nível de Benfica e Porto nos últimos 3/4 anos.

    • Kafka
      Posted Setembro 19, 2019 at 10:31 pm

      O campeonato português é tão mas tão forte, que em toda a história da fase de grupos da Liga Europa só Benfica, Porto, Sporting e Braga conseguiram passar a fase de grupos… Que campeonato fortíssimo este… Isto para não falar que o clube que venceu 5 dos últimos 6 campeonatos em Portugal é o actual saco de pancada oficial do futebol europeu, com 11 derrotas em 14 jogos e até do pior Basel da década fomos saco de pancada

      Que campeonato fortíssimo este

      • Luke
        Posted Setembro 19, 2019 at 11:10 pm

        Sim, essa antiquíssima história desta competição milenar que remonta ao longínquo ano de….. 2010. Quem te ouve falar parece que já houve 150 edições e as equipas portuguesas falham ano após ano. Eu por exemplo lembro-me do Boavista numas meias finais…

        • Estigarribia
          Posted Setembro 20, 2019 at 8:54 am

          Luke,

          O Boavista chegou às meias-finais da Taça UEFA em 2002/2003 onde perdeu com o Celtic. Uma coisa é o histórico da Taça UEFA e outra é o histórico da Liga Europa.

          Saudações Leoninas

        • Kafka
          Posted Setembro 20, 2019 at 1:39 am

          Oi? Antes demais esta competição existe desde a década de 70…. Em 2o lugar quando fase de grupos existe desde 2004/2005

          • Luke
            Posted Setembro 20, 2019 at 1:15 pm

            Então mas isto é como te dá mais jeito?

            Dizes que a competição existe desde os anos 70, mas depois dizes que feitos como por exemplo o do Boavista não contam porque só existem grupos desde 2004… então em que é que ficamos?

            PS: Obviamente que o 2010 que eu referi tem a ver com o formato mais recente, denominado “Liga Europa” que veio substituir a antiga Taça Uefa. Assumi que era disso que estavas a falar porque não havia razão para ignorares as boas prestações que clubes como o Boavista e Belenenses já fizeram.

      • Flavio Trindade
        Posted Setembro 19, 2019 at 11:07 pm

        Sobre o Benfica disse o que tinha a dizer ontem.
        Forte contra os fracos e fraco contra os fortes…Lá está. Atitude (ou neste caso falta dela)

      • Flavio Trindade
        Posted Setembro 19, 2019 at 11:04 pm

        Sim Kafka, tão produtiva essa resposta.
        Aliás na linha da mentalidade tuga que é preciso mudar.

        O tuga que mal tem dinheiro para o carapau mas quer comer caviar…essa é a mentalidade de quem acha que a nossa liga é má.

        Se é perfeita?
        Longe disso. Nem nunca vai ser enquanto este dirigismo ocupar os lugares que ocupa.
        Mas daí a achar que é má vai um grande pedaço.

        Porque também te posso dar muitos mais argumentos a provar o contrário.

        Portugal nunca (sublinho nunca) vai ter uma liga que sequer se assemelhe às ligas de top 5 porque o mercado é pequeníssimo e a capacidade financeira dos clubes e da população não tem paralelo com o mercado português.

        – Se o português médio ganhasse o ordenado médio inglês também enchia estádios e se o Tondela recebesse o que recebe o último classificado da Premier, também ia à fase de grupos e também a passava.

        – Quantos países têm mais títulos europeus de clubes do que Portugal?
        Resposta para te facilitar a vida…5.
        E um deles não é uma liga top 5 (a França).

        – Quantos paises com a nossa dimensão em termos de população e adeptos têm tantos titulos quanto nós?
        – A Holanda que tem mais um.

        – Quantos campeonatos da nossa dimensão movimentam em transferencias tanto dinheiro e tantos jogadores e treinadores?
        – Aí somos nós. A Holanda anda perto mas todos as outras ligas nem chegam perto.
        Além disso o big markets reconhecem qualidade nos ativos da nossa liga quer jogadores quer treinadores, e em termos de scouting somos novamente a par da Holanda o destino preferencial.

        Pode ser discutível dizer que somos a melhor liga fora as ligas dos big markets (as top 5) mas certamente discutimos fácil esse título com as ligas holandesa, turca e russa.

        Isso é mau?

        Agora o que tem que acabar é a mania de querer comparar o tugão a uma Premier, uma Bundesliga, uma La Liga, porque não há comparação possível nem será justo faze-lo.

        Mas daí a achar que a nossa liga é semelhante à do Botswana vai uma grande diferença…

        • B.Guima
          Posted Setembro 20, 2019 at 11:00 am

          Sou teu fã. Admito que quando estou a ler os teus post revejo me neles. Não sou benfiquista,sou do VSC, mas a tua capacidade de análise é brilhante seja do teu clube ou sobre o qualquer outro assunto.
          E revejo me plenamente neste teu post, parabéns!

        • David
          Posted Setembro 20, 2019 at 3:19 am

          Concordo plenamente com tudo. Portugal com todos os seus defeitos consegue produzir equipas extremamente competitivas, não tenho dúvidas que os clubes portugueses com 50% do orçamento do Brighton faziam um brilharete lá fora.

          O problema é que o Benfica, nos últimos anos, tem passado uma imagem sofrível do nosso campeonato porque desvaloriza por completo as competições europeias e digo-o como benfiquista. Enquanto pairar este paradigma num dos grandes de Portugal é difícil elevar a liga lá fora. É tudo uma questão de atitude, que pura e simplesmente o Benfica não tem.

        • Kafka
          Posted Setembro 19, 2019 at 11:20 pm

          Mas isso já eu disse aqui faz tempo, que somos o melhor País da Europa em futebol dos Países com 10 milhões habitantes ou menos… E também já expliquei porque isso acontece, e é porque somos um País de modalidade única, onde TODOS os recursos Humanos e Financeiros do País para o desporto estão na íntegra alocados ao futebol… Ao contrário da maioria dos restantes países que têm mais modalidades…. Dai por outro lado nós ao mesmo tempo que somos o melhor País da Europa em futebol em Países com 10 milhões ou menos habitantes, somos tb um dos países mais medíocres da Europa com 10 milhões habitantes ou menos a nível das restantes modalidades como se Constanta no número medíocre de medalhas olímpicas que temos

          • BernardoSantos
            Posted Setembro 20, 2019 at 8:34 am

            Antes de mais, muitos parabéns ao Braga, pelo resultado e pela exibição, contra uma equipa que, quer se queira quer não vem de um campeonato e de uma realidade INFINITAMENTE superior à nossa. Como já aqui foi referido por alguns users (e bem), tudo se resumo (neste tipo de jogos de competições europeias, nomeadamente contra equipas de Big5) a intensidade. Os valores são incomparáveis, orçamentos e bláblablá mas o mínimo que se pede a um Benfica por exemplo, num jogo com o RB Leipzing é que se entregue, ainda mais na frente dos seus adeptos o que nos últimos anos tem vindo invariavelmente a não acontecer (11 derrotas nos últimos 14 jogos?!!).

            Mas não foi esse o assunto que me trouxe aqui a comentar o que confesso raramente faço, mas sempre atento ao que se passa no blog.

            Kafka, permite-me discordar de ti. Que me digas que a maioria, sem dúvida injustamente, dos recursos vai para o futebol, até concordo, mas não TODOS!

            Vejamos: tirando Portugal e os nossos vizinhos espanhóis não há qualquer outro país, arrisco-me a dizer NO MUNDO, que tenha tantas modalidades no topo constantemente.

            Somos se não a melhor, das melhores seleções do mundo em:

            Hoquei em Patins (já fomos campeões do mundo, europeus vezes sem conta, as nossas equipas estão SEMPRE as melhores e a disputar as finais);

            Futsal: a nossa seleção foi campeã europeia, e está sempre entre o grupo das favoritas a ganhar troféus.

            Futebol de Praia: campeões mundias e europeus quantas vezes mesmo?!! E não podemos dizer que é só com Alan’s e Madjer’s, Belchior’s e Hernani’s porque, pelo que vi recentemente me parece que temos o futuro garantido na modalidade.

            A juntar a estas podia apontar os feitos em outras modalidades como Judo, atletismo (verdade que não estamos ao nível dos melhores mas também é verdade que já conquistámos algo), tenis de mesa, entre outros.

            Agora óbvio que não nos podemos comparar a outros países em desportos como Basquetebol, Voleibol e Andebol, e é facil perceber porquê:

            Campeã Europeia de Voleibol: Russia (média de alturas 1,76m, Portugal 1,73)

            Campeão Europeu e Mundial de Basquetebol: Eslovénia (1,80m) e Espanha (1,76m)

            Campeão Europeu e Mundial de Andebol: Espanha (1,76m) e Dinamarca (1,81m)

            Isto são só alguns exemplos… Obviamente que nunca, NENHUM país (arrisco-me a dizer, até Espanha um dia ahaha) será competitivo em tudo o que é desporto, pela sua história, características…

            Não vemos os Estados Unidos serem uma potência de Futebol de Praia, a Rússia ser o expoente máximo do Hoquei em Patins e nunca vamos ver Portugal ser campeão mundial de Hóquei no Gelo ( e se isso acontecer e vou-me lembrar do que agora escrevo).

            O que temos que entender sim, é que teremos que descentralizar os esforços e os recursos e dar-mos mais e melhores condições a outras modalidades que temos e podemos evoluir bastante, mas isso é normal em todas as grandes potências do mundo e o nosso pequeno país (sim somos pouco mais de 10 Milhões) é e será sempre um exemplo no desporto e um caso de estudo.

            Porque temos o Miguel Oliveira (Moto GP), o João Sousa (ténis), o Tiago Apolónia (ténis de mesa), o Francisco Pardal (no Downhill) e o Jorge Fonseca (Judo) entre muitos outros que merecem mais e melhor, e como as condições que outros têm podiam ser mais e (ainda) melhores!

            Mas também temos o Madjer, o Ricardinho, o Ronaldo, o João Felix e o Jorge Jesus.

            Não podemos, nem nunca iremos competir contra Inglaterra, Espanha (Case study also) e/ou Itália em termos de fútebol porque, tirando uma ou outra excepção, esses sim vivem, UNICA E EXCLUSIVAMENTE DO FUTEBOL.

            Todos os dias vemos evoluir, os nossos atletas de futebol feminino, parolímpicos, futebol de rua e até de futebol de sacerdotes.

            Podemo-nos queixar ? Sim!! Não fossemos nós portugueses e tivéssemos já conquistado o MUNDO!! Agora nem tudo é mau, longe disso.

            Apenas um desabafo de um eterno crítico da sociedade em que me insiro, mas consciente de que o pequenino Portugal se mostra grande lá fora, e não, não sou nacionalista!!

            Saudações Desportivas e uma vez mais, parabéns ao Braga!!

            • Kafka
              Posted Setembro 20, 2019 at 12:46 pm

              Alias não sei mesmo como podes afirmar que Inglaterra ou ITália vivem exclusivamente de futebol, é que não podias mesmo estar mais errado

              Total medalhas
              – Inglaterra 263 medalhas ouro, 295 medalhas prata e 293 medalhas de bronze, total de 851 medalhas

              – Itália 206 medalhas de ouro, 178 de prata e 193 bronze, total 577 medalhas

              – Portugal 4 medalhas de ouro, 8 prata e 12 bronze, total 24 medalhas

              Até os paises da ex-URSSS e ex-Jugoslávia que só começaram a participar nos Jogos Olimpicos a partir de 1996/2000 a maioria já nos apanhou ou mesmo ultrapassou, e nós partipamos desde a fundação dos jogos em 1804

              • BernardoSantos
                Posted Setembro 20, 2019 at 2:39 pm

                Kafka, não tirando qualquer valor à tua pesquisa e ao que dizes, porque números são números:

                Itália população: 60 milhões de habitantes
                PIB Itália : 1,935 triliões dolares (dados de 2017)

                Inglaterra população: 55 milhões
                PIB Reino: 2,64 triliões

                PIB de Portugal: 217, 16 Biliões

                E a boa vontade e a iniciativa é bastante importante mas a situação e capacidade financeira dos países também, porque para haver apoios é preciso investimentos, patrocinadores, alguém interessado em gastar, e convinhamos que Portugal durante anos (isto para não dizer sempre), nunca foi um país atrativo para tal.

                Como disse, é apenas uma opinião, a minha opinião, não vou discutir números sequer, apenas acho que, e concordo contigo, Portugal deve descentralizar os esforços e os apoios no desporto, mas acima de tudo e destaco ACIMA de tudo, o grande problema é de atitude, como foi demonstrado pela exibição do Benfica que, se os orçamentos não jogam, tem que ser compensado em atitude.

                E sejam sinceros para terminar, a conversa do futsal e do futebol de praia é futebol não faz qualquer sentido, dando exemplo do futebol de praia as competições oficiais regidas pela FIFA até só começaram em 2009 e de praia em 2012.

                Não contestando sequer os números que apresentados porque opinião é opinião, e como disse sigo o blog com atenção e ao que me parece tu até és um dos mais bem informados em termos de números.

                Saudações desportivas

            • Kafka
              Posted Setembro 20, 2019 at 12:09 pm

              Outra coisa, dizes que a Itália, Inglaterra vivem exclusivamente de futebol?

              Não podias estar mais errado, vai lá ver o número de medalhas da Itália e Inglaterra nas mais variadas modalidades e terás um choque de realidade… Aliás se há País que aposta em várias modalidades é precisamente a Inglaterra, mesmo a Itália não tendo tantas medalhas como Inglaterra, é tb um País bem mais atlético que Portugal, desde Volei, Basket, Natação, atletismo, ténis etc etc

              Desculpa mas estas completamente errado quanto às modalidades… Portugal sim vive exclusivamente de e para o futebol, ao contrário da maioria dos países europeus

            • Kafka
              Posted Setembro 20, 2019 at 12:01 pm

              Futsal e futebol praia são futebol, eu falei de outras modalidades

              Hóquei Patins é apenas praticado em Portugal, numa região do norte de Itália, numa região da Argentina e na Catalunha e Galiza (Sim falei apenas regiões, pq no resto de Espanha, Itália e a Argentina nem sequer sabem que o Hóquei Patins existe)… Usar o Hóquei Patins como exemplo de que somos competitivos nas restantes modalidades é um completo tiro ao lado, visto ninguém no mundo conhecer/praticar esta modalidade

              Os feitos que falas de outras modalidades são puramente ad-hoc e fruto de geração espontânea e não de um trabalho pensado e de um investimento feito nessas modalidades, e tanto é geração espontânea que depois quando esse atleta desaparece já não aparece mais ninguém, deste o exemplo do João Sousa melhor exemplo de geração espontânea é impossível, tanto que é um jogador banalissimo no meio tenistico mundial e mesmo assim chega e sobra para ser o melhor tuga de sempre e vai selo por uns 50 anos, pq não há ninguém atrás e mais novo que sequer lhe faça cócegas… E nas restantes modalidades é igual

              Não sei como podes afirmar que Portugal e Espanha são os 2 países no Mundo com mais modalidades no topo, isto quando Portugal apenas tem uma modalidade no topo que é futebol… Mas daqui a 10 meses em Tokyo irás perceber o quanto Portugal é fraco em todas as modalidades excepto futebol, e bastará olhares para o mealheiro onde verás vários Países com 10 milhões habitantes ou menos com muito mais medalhas que Portugal

      • Jorge Deus
        Posted Setembro 19, 2019 at 10:51 pm

        Kafka convém ver que no caso do Benfica existe uma falta de raça e aposta gritante nos jogos da Champions e isso ja começa na direção do clube.
        Mas não discordo de todo, há coisas que são factuais.

      • Louco de Lisboa
        Posted Setembro 19, 2019 at 10:46 pm

        só as big 5 fizeram passar mais equipas do que nós então

      • El Pipito
        Posted Setembro 19, 2019 at 10:41 pm

        Em nenhuma parte do comentário o Flávio disse que o campeonato português. Acho que teve objetivo de dizer que por e simplesmente o nosso campeonato não é assim tão fraco como por aí dizem. Tem limitações claro que as tem, mas no futebol europeu é um dos melhores.

  • MagicoBraga
    Posted Setembro 19, 2019 at 10:15 pm

    Enormes exibições do matheus e palhinha.

    Quantas bolas cortou o palhinha? Nunca vi tal coisa, que monstro.

  • Joga_Bonito
    Posted Setembro 19, 2019 at 10:11 pm

    Ia ser giro se o Braga faz um figurão na Europa e mau percurso na Liga, o que decidirá Salvador…
    Seja como for, grande vitória.

  • Pipi Romagnoli
    Posted Setembro 19, 2019 at 10:11 pm

    Parabéns ao Braga pela vitória e contributo para o ranking.

    Já agora quero destacar também a goleada sofrida em casa pelo Borussia Mönchengladbach por 0-4 frente ao Wolfsberger da Áustria (Sporting que se prepare pois o LASK Linz também derrotou o Rosenborg) e ainda a vitória do Dudelange por 3-4 em casa do Apoel Nicósia.

  • Capitao Nascimento
    Posted Setembro 19, 2019 at 10:08 pm

    O Palhinha já vinha a ser dos melhores do SCB no campeonato, mesmo tendo maus resultados, mas hoje fez um jogaçooo. O SCP tinha na sua horta um defensivo muito mais jogador do que os que para ali andaram (fora WC) que deixou fugir, o mesmo se passa com o R.Esgaio. Mas na verdade isso hoje pouco interessa. Mas que grande vitoria europeia, Sá Pinto consegue hoje uma grande bolsa de ar para o seu futuro. Parabéns ao SCB.

    • B.Guima
      Posted Setembro 19, 2019 at 10:29 pm

      O Palhinha neste tipos e jogo em que ele Braga joga em bloco baixo ele fará sempre grandes jogos! O problema é que em Portugal o Braga joga com bola e passa maioria do tempo no meio campo ofensivo e aí vemos debilidades do rapaz. Mas que fez um jogão é verdade.

    • Lobo
      Posted Setembro 19, 2019 at 10:28 pm

      Na verdade, não deixou fugir. O Palhinha está muito mais valorizado e mais ciente das suas capacidades agora do que quando estava em Alvalade. E agora, adivinha a que clube é que o Palhinha (ainda) pertence? Estou certo que regressa ao Sporting a jogar assim. Hoje era titular de caras nos leões.

      • El Pipito
        Posted Setembro 19, 2019 at 10:44 pm

        Pertencer pertence, mas não tenho dúvidas que a jogar assim, Salvador faça os possíveis para comprar o passe do jogador.

  • Khal Drogo
    Posted Setembro 19, 2019 at 10:05 pm

    Ganhou o Braga e o Slovan? Bem, este grupo vai ser mais renhido do que o que poderia parecer, se esta primeira jornada servir de amostra.

  • Lobo
    Posted Setembro 19, 2019 at 10:02 pm

    Só há uma coisa a dizer: o Palhinha é um monstro!!!!! Nunca vi um jogador ganhar tanta bola.

    Acho cómico os responsáveis do Sporting acharem que não tem nível para lá estar….

    • Badman1993
      Posted Setembro 19, 2019 at 10:16 pm

      Na altura nao tinha qualidade suficiente e nao foi por falta de opurtunidades, evoluiu um nivel brutal.

  • Chico
    Posted Setembro 19, 2019 at 10:01 pm

    Histórico! Talvez a maior vitória de uma equipa portuguesa na Europa nos últimos anos. Parabéns aos braguistas.

    • RicardoFaria
      Posted Setembro 20, 2019 at 12:22 am

      O Porto venceu o Bayern de Guardiola.

      Saudações DesPortistas!

      • Chico
        Posted Setembro 20, 2019 at 8:16 am

        E daí? O Benfica ganhou a Juventus e Atl. Madrid e passou as respetivas eliminatórias, o Sporting ganhou ao Man City. Não custa assim tanto interpretar o que quis dizer.

    • bstrider
      Posted Setembro 19, 2019 at 11:18 pm

      Liverpool, Sevilha, Galatasaray, Fenerbahçe, Marselha, Arsenal, Celtic, Benfica, Dinamo Kiev…É escolher… Mas sem dúvida que ganhar em Inglaterra é sempre um feito, pela escassa tradição das equipas portuguesas.

      • Chico
        Posted Setembro 20, 2019 at 8:17 am

        As equipas turcas e ucranianas não se podem comparar. E a maioria dessas já foi quase há 10 anos, o que corrobora o que disse.

      • Karlinhos_10
        Posted Setembro 20, 2019 at 12:13 am

        só uma correcção , tecnicamente não ganhamos ao kiev, eliminamos com dois empates…mas foi maravilhoso sim :P

      • MystogaN
        Posted Setembro 19, 2019 at 11:35 pm

        Tantas boas recordações :D . E ainda temos os jogos contra o united e milan , mesmo perdendo foram jogos que nunca esqueci e não foi pelo lado negativo.

    • Coronel Kurtz
      Posted Setembro 19, 2019 at 10:13 pm

      Não é sequer necessário incluir outras equipas dado está não ser sequer a maior vitória do Braga na Europa.

    • Fake Plastic Fans
      Posted Setembro 19, 2019 at 10:12 pm

      Comentário sem noção. O Wolves não está tão forte como na época anterior, aliás, este ano com 5 jornadas estão em penúltimo no campeonato.

      • Lobo
        Posted Setembro 19, 2019 at 10:31 pm

        E o Braga em antepenúltimo As classificações à 5a jornada não dizem quase nada.

      • Khal Drogo
        Posted Setembro 19, 2019 at 10:26 pm

        Também é preciso ver que jogou contra Chelsea, United, Leicester e Everton em 4 dessas 5 jornadas. E isto entre 6 jogos para as eliminatórias da Liga Europa. A posição atual no campeonato não reflete a valia real deste Wolves. É um grande, grande resultado do Braga.

      • Kafka
        Posted Setembro 19, 2019 at 10:24 pm

        Até podiam estar em último, o que o Chico disse faz todo o sentido, a nível de proporção de orçamentos esta vitória entra para o topo e talvez é mesmo assim maior dos últimos anos

        A nível de proporção a diferença de orçamento do Benfica para o Atl Madrid é menor que do Braga para o Wolves e do Porto para o Bayern

        • Fake Plastic Fans
          Posted Setembro 19, 2019 at 11:28 pm

          Os orçamentos não chutam a bola. E vitórias morais como essas há todos os anos no nosso campeonato, quando tens o Gil Vicente com um orçamento inferior ao FCP quando comparamos o do Braga ao Wolves. Siga bola, boa vitória, sim, mas deixem-se dessas comparações, este Wolves é fraquinho e bastou ver o jogo pra perceber isso.

        • Kafka
          Posted Setembro 19, 2019 at 10:34 pm

          **a diferença de orçamento entre Braga e Wolves é maior que do Porto para o Bayern e Benfica para o Atl Madrid

    • Tiago Silva
      Posted Setembro 19, 2019 at 10:07 pm

      Não sei, penso que a vitória do Benfica à Juventus foi ainda melhor. Mas mesmo assim grande resultado!

      • Chico
        Posted Setembro 19, 2019 at 10:11 pm

        Pois foi, mas já foi em 2014. Desde aí, acho que não houve nenhum resultado que me espantasse tanto.

        • Tiago Peixoto
          Posted Setembro 19, 2019 at 10:54 pm

          Também há o Porto a vencer o Bayern no Dragão por 3-1 em 2015. Para mim foi dos melhores resultados de sempre de uma equipa portuguesa na Europa, senão mesmo o melhor. Até o próprio VM disse isso na altura.

          • Kafka
            Posted Setembro 19, 2019 at 11:23 pm

            Melhor resultado de sempre?

            Calma, que o Benfica já eliminou o pena-campeão europeu em título, o Real de Di Stefano e Puskas, tanto num só jogo como numa eliminatoria

            • Tiago Peixoto
              Posted Setembro 19, 2019 at 11:47 pm

              E já viste a equipa que o Benfica tinha na altura? Também confesso que sou relativamente novo, estava a pensar mais nos últimos 50 anos, não me lembrei disso. O Porto contra o Bayern em 1987 se calhar foi mais impressionante que essas 2 vitórias do Benfica.

              • Kafka
                Posted Setembro 20, 2019 at 12:25 am

                Sim, tb não era nascido nessa altura, estou a falar com base no que ouvi e no facto daquele Real ser a melhor equipa do Mundo naquela altura….mas concordo ctg que essa vitória sobre o Bayern Guardiola é uma das maiores vitórias da história do futebol português

    • Consuela
      Posted Setembro 19, 2019 at 10:04 pm

      Calma lá que é só o Wolverhampton, não é um Barcelona. Excelente vitória, mesmo assim.

      • Chico
        Posted Setembro 19, 2019 at 10:08 pm

        Estou a atender à proporção dos orçamentos. O Braga ganhar ao Wolves é tão ou mais difícil do que o Benfica ter ganho ao Atlético Madrid há uns anos, por exemplo.

        • Dca
          Posted Setembro 19, 2019 at 11:42 pm

          Não concordo. Se é por aí, então a vitória do Gil Vicente sobre o Porto foi das melhores de sempre. Orçamentos não vencem jogos e este Wolves está uma equipa fraca. Boa vitória sem duvida, mas…

  • Consuela
    Posted Setembro 19, 2019 at 10:01 pm

    Num grupo dificílimo os 2 favoritos a caírem na 1ª jornada, vai ser engraçado. Não vi o jogo por razões óbvias, mas o Braga europeu deste ano está muito competente, não entendo a diferença para o campeonato.

    • Joga_Bonito
      Posted Setembro 19, 2019 at 10:08 pm

      A diferença é a motivação. Como o braga tem um plantel algo curto, não sei se haverá gestão de esforço para se focar na Europa. Ou até mesmo uma descompressão nos jogos da Liga.

      • Chico
        Posted Setembro 19, 2019 at 10:12 pm

        Concordo parcialmente, mas se há coisa que o Braga tem é um banco profundo. A segunda opção para cada posição é quase sempre de um nível próximo ao do titular.

        • Joga_Bonito
          Posted Setembro 19, 2019 at 10:22 pm

          Não sei para o nível europeu isso é tão claro. Seja como for, o Sá Pinto motiva de forma incrível os jogadores.

    • Chico
      Posted Setembro 19, 2019 at 10:03 pm

      Com o Sá Pinto, terão sempre mais dificuldade em assumir o jogo, mas, contra adversários de maior valia, vão estar organizados, correr muito e causar mais problemas do que vinha sendo habitual desde os tempos do Domingos.

  • Fake Plastic Fans
    Posted Setembro 19, 2019 at 10:00 pm

    Espetacular entrar a ganhar na fase de grupos no, teoricamente, jogo mais difícil.

    Sá Pinto vai salvando a época com a Liga Europa e se acabar a época em 5º mas fizer umas boas taças (de Portugal, da Liga e Europa) ninguém fica chateado.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 19, 2019 at 9:59 pm

    Grande Braga! Vergar este Wolverhampton em casa é algo complicadissimo, até os grandes de Inglaterra têm muita dificuldade e hoje os guerreiros do Minho conseguiram vencer! Parece que mudam totalmente de chip do campeonato para a Liga Europa.

  • Kafka
    Posted Setembro 19, 2019 at 9:58 pm

    Até o Braga teve mais atitude competitiva hoje que os jogadores do Benfica todos medricas (Pizzi à cabeça) contra o Leipzig

    • Dca
      Posted Setembro 19, 2019 at 11:40 pm

      Que comentário tão patético. O Braga levava 5 do Leipzig.

      • Lobo
        Posted Setembro 20, 2019 at 5:27 am

        Também acredito que sim, embora há 2 anos também diziam que o Braga ia levar 5 do Hoffenheim (4o classificado da Bundesliga no ano anterior, e em 2o lugar na altura em que jogou com os arsenalistas), e o Braga ganhou brilhantemente os dois jogos.

        Às vezes, é mesmo uma questão de atitude e auto-superação.

      • David
        Posted Setembro 20, 2019 at 3:22 am

        A questão que ele levantou não é essa. O Braga com as armas do Benfica contra o Leipzig faria muito melhor figura que o Benfica fez.
        Como Benfiquista envergonha-me aquilo que tenho visto do Benfica nas competições europeias nos últimos anos porque estamos a gozar com um clube com uma história rica. O Vieira está mais preocupado com os milhões do que em fazer boas figuras na Europa.

        O Braga com uma diferença astronómica de recursos foi vencer a um campo difícilimo, apesar da crise de resultados do Wolves, e fê-lo de forma convincente e com atitude.

        O Benfica apresenta-se contra o Leipzig em casa como se estivesse a jogar contra o Barcelona do Guardiola, a dar o jogo por perdido. É vergonhoso.

        • Dca
          Posted Setembro 20, 2019 at 10:18 am

          Vamos lá ver, eu percebo isso, mas se olharmos para os últimos 4 anos tu tens:
          Quartos da Champions
          Oitavos da Champions
          Ultimo do grupo
          3º do Grupo (com Bayern e Ajax! Bayern e uma equipa que eliminou Juventus e Real Madrid, não era propriamente fácil).
          Eu acho que de facto o ano terrível foi de 17/18 mas vamos lá ver esse plantel: Jimenez, Jonas, Gabriel Barbosa, Carrillo, Rafa, Salvio, Pizzi, Taarabt, Krovinovic, Samaris, Zivkovic, Jardel, Rúben Dias, etc. Quer dizer, é mau? Não é superior ao do Basileia e CSKA? Não podias perfeitamente ter passado?
          O do ano passado também era mau?
          O deste ano em vez de comprares um DD decidiste apostar no Tomás Tavares (que sempre disse aqui que era top e muito superior ao João Ferreira). Faltou-te de facto um GR.
          Mas experimenta o teu melhor 11 na terça (Vlachodimos, Tomás Tavares, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo, Florentino, Gabriel, Taarabt, Pizzi, Rafa e RdT), quer se dizer, eu acho que não perdíamos.
          Para mim Lage tem muita culpa nesta derrota porque em vez de rodar contra o Gil Vicente rodou contra o Leipzig. Já o ano passado foi assim, mas aí compreendia-se. A nossa sorte é que na próxima semana de Champions, antes é Taça da Liga, vá lá. Portanto, eu percebo algumas criticas ao Vieira, agora ser a culpa da derrota do Benfica vs o Leipzig não me parece que seja.

      • Kafka
        Posted Setembro 20, 2019 at 1:44 am

        E levava 10 do pior Basel da década, ah não espera

        Não é o resultado que está em causa, é o Pizzi e muitos deles, que tu idolatra porque batem nos mortos do Tondela e do Moreirense, não passam de uns medricas quando vêm um jogador de futebol a serio…. O Pizzi então valha-me Deus, basta ver a sombra de um jogador de futebol a sério que até se mi***a todo nas calças e foge à 7 pés de tanto medo que tem e depois só faz disparates… E estes medricas que tu e os adeptos do Sport Lisboa Vieira tanto idolatram

        • Dca
          Posted Setembro 20, 2019 at 10:10 am

          Onde é que eu idolatro o Pizzi? Tu de facto gostas de fazer isso, as pessoas lêem e vão acreditando. Triste assim “discutir”. Eu já disse ao meu pai que enquanto Pizzi não sair do Benfica não vamos passar disto porque tem lugar cativo. Em relação aos outros que idolatro, não me parece que seja por aí, a ti parece-te são opiniões. Dos que jogaram com o Leipzig, não sei quem são os maricas, talvez Ferro? Grimaldo? RdT? Jota? Taarabt? Não faço mesmo ideia, é que o outro que tu costumas criticar não jogou, o André Almeida.

  • DNowitzki
    Posted Setembro 19, 2019 at 9:56 pm

    Eram apenas essas duas palavras que ia usar: GRANDE Braga! ENORME Braga!

Deixa um comentário