Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Grande surpresa! FC Porto derrotado em Barcelos; Kraev e Lourency brilharam; Azuis e brancos jogaram mal e ainda viram Soares falhar golos cantados; Marega teve culpas no 1-0; Corona nada acrescentou; Manafá voltou a revelar dificuldades

Gil Vicente 2-1 FC Porto (Lourency 60′ e Kraev 77′; Telles 73′ g.p.)

Quem diria! O FC Porto começou o campeonato com uma derrota frente a um Gil Vicente que na época passada estava no III escalão do futebol português e tem praticamente um elenco novo. Os azuis e brancos realizaram um jogo pobre, e na 2.ª parte acabaram por pagar a factura. Soares para complicar ainda desperdiçou várias oportunidades, duas delas flagrantes, numa noite que foi tudo a roçar péssimo no conjunto de Conceição. Marega entrou e borrou a pintura ao contribuir para o 1.º golo dos gilistas, Corona nem se viu, Manafá foi uma nulidade a nível ofensivo, e a aposta na dupla Bruno Costa-Sérgio Oliveira não resultou. Mérito do conjunto de Vítor Oliveira, que esteve organizada defensivamente e tentou ter sempre critério no momento da fosse. Kraev (muita qualidade na definição) e Lourency foram as figuras, mas João Afonso e Arthur Henrique também estiveram a bom nível.

Resumo da partida:

Gil Vicente – Melhor regresso ao primeiro escalão era impossível. A formação de Barcelos apresenta-se neste campeonato com um elenco novo, a maioria sem experiência a este nível, mas a verdade é que deu uma excelente resposta neste desafio de máxima exigência, com Vítor Oliveira a apresentar uma equipa bem organizada, que, à excepção do futebol aéreo, foi contendo as investidas do FC Porto e que quando teve espaço explorou bem o contra-ataque. Individualmente, Kraev resolveu e mostrou critério no miolo, Lourency também marcou e deixou boas notas no drible, tendo ainda assistido no 2-1, enquanto Soares e João Afonso formaram uma excelente dupla no miolo. Mais apagado esteve Sandro Lima. Na defesa, Alex Pinto sentiu algumas dificuldades a espaços (Banguera esteve mais seguro do outro lado), enquanto Rodrigo alternou o melhor com o pior (pénalti disparatado). Nota ainda para Dénis, que teve pouco trabalho, ao passo que Erick, com outra qualidade na definição, podia ter garantido a tranquilidade mais cedo aos gilistas.

FC Porto – Arranque de campeonato horribilis, com os Dragões a revelarem muita falta de criatividade, demasiada lentidão e a darem muito espaço ao Gil para explorar as transições rápidas e as costas da defensiva azul e branca. Ainda assim, a espaços o conjunto de Conceição criou algumas oportunidades, mas nunca conseguiu ser feliz na finalização, nomeadamente por intermédio de Soares, que desperdiçou várias ocasiões flagrantes. De resto, Corona deu continuidade ao mau momento, Sérgio Oliveira e Bruno Costa só na recta final conseguiram crescer, apresentando-se muito apáticos no 1.º tempo, enquanto Zé Luís, à excepção de um lance, também pouco se viu. Pior fez Marega, que entrou e perdeu a bola na jogada que origina o 1-0, enquanto Díaz e Fábio Silva, apesar de virem agitar, também não mudaram o rumo dos acontecimentos. Já no sector defensivo, Pepe abusou do chutão, Manafá denotou novamente limitações com bola (não deu sequência a nenhum lance a nível ofensivo) e Marcano e Alex Telles passaram mal na transição defensiva. Por outro lado, Marchesín começou por ser herói (duas grandes defesas), mas não foi suficiente para evitar o desaire. Nota ainda para Nakajima, que não saiu do banco.

XI do Gil Vicente – Denis; Alex Pinto, Rodrigão, Rúben Fernandes, Edwin Banguera, Arthur Henrique; Soares, João Afonso, Kraev, Lourency e Sandro Lima.

XI do FC Porto – Marchesín, Manafá, Pepe, Marcano, Alex Telles, Corona, Bruno Costa, Sérgio Oliveira, Otávio, Soares e Zé Luís.

110 Comentários

  • RonaldoFenomeno
    Posted Agosto 11, 2019 at 3:38 pm

    A surpresa é apenas para quem anda a comer do sono… infelizmente.
    Há um culpado evidente deste futebol paupérrimo: Sérgio Conceição. Claro que ele só está lá porque alguém deixa e se esse alguém até diz que ele será o seu treinador até sair do Porto, SC terá um dos melhores tachos do mundo.
    Poderia comentar o 11 titular, mas ele só é titular porque alguém fez aquele escalonamento. A partir desse momento eles nem tem culpa se são (suficientemente) bons ou não para jogar no FCP. Fazem parte do plantel (por algum motivo) e alguém os mete a jogar.

    A ilusão que se criou na 1ª época com SC nunca será mais do que isso. SC podia ter saído em grande e enganado outro clube… vai acabar por mostrar que pouco percebe de treino/táctica e perder o crédito que ia tendo… como escrevi aqui, após o jogo do Mónaco, SC é um Petit que dirige equipas com outros recursos….

    Safou-se a meio da semana na Rússia, sem saber ler nem escrever. Mais um jogo de bola para a frente, umas palhaçadas na marcação de bolas paradas (com exceção do livre do golo), cantos quase sempre desperdiçados e nada de futebol. Caiu aquele golo do céu e acalmou os ânimos até acontecer o óbvio a quem joga tão pouco….
    1 – o GR será claramente um acrescento de qualidade. Eu preferia ver Diogo Costa, mas para já este transmite segurança;
    2 – na defesa queria muito ver o Queirós. Vai acabar por sair sem nunca o aproveitarmos. Por outro lado também acredito que SC jamais será treinador para o fazer crescer;
    3 – Saravia vinha muitíssimo bem cotado, mas é apenas mais outra contratação na era SC que não joga; claro que há sempre jogadores que não se adaptam a novas realidades, mas começam a ser demasiados casos. Para além disso ainda temos o T. Esteves;
    4 – Sérgio Oliveira. Não consigo transmitir em palavras o que sinto dele enquanto jogador do FCP. É portista… parece que agora todos aceitam isso como suficiente para estar no FCP;
    5 – qualquer extremo com SC será sempre um a menos em campo. A desarticulação que existe entre os setores atrofia estes jogadores. Se repararmos até parece que não existem em campo. Regra geral o defesa central ou médio imediatamente à sua frente faz chuto para a frente (zona central) e nesse momento os laterais sobem e ocupam o lugar dos extremos. Ficando estes últimos para umas eventuais segundas bolas e sem saber bem que zonas ocupar. Mais incrível é que SC era extremo e, mais do que ninguém, terá noções básicas da importância de futebol apoiado e ligado;
    5 – Nakajima não joga porque tem que se adaptar ao jogo. Eu espero que nunca se adapte ou perderemos um craque. Mas acredito que não o faça, porque não vai ser capaz de tratar mal a bola e dedicar-se a chutar para a frente;
    6 – tem sido recorrente ouvirmos a estrutura do FCP falar da máquina propagandista dos outros que só querem o mal do Porto. Eu até poderei achar que isso é verdade (diferenças de tratamento, o destaque que dão aos “canteranos”, etc.), mas isso seria suficiente se olhássemos para dentro do relvado e víssemos uma equipa de futebol a jogar como seria suposto. Mas o adepto tem olhos e aquilo que o adepto vê não é culpa de máquinas de propaganda, da Comunicação Social ou de árbitros. A equipa simplesmente não faz o elementar. Se o fizesse poderíamos, aí sim, falar dos fatores externos (muito visíveis, por exemplo de dezembro a abril deste ano – depois do despacho da ana Peres). Se há propaganda é a interna do FCP a tentar atirar areia aos olhos dos adeptos, ignorando o futebol inexistente dentro de campo;
    7 – o mais certo é terminarmos agosto já a 6 pontos do líder. Dia 24 vai ser penoso e, tenho para mim, vai ser o dia da vingança de tanto gozo, para uma geração inteira. Espero estar enganado…. espero!!!
    8 – ainda temos meio mês para remendar algumas coisas. Mas remendar com SC ao leme, mais vale editar quieto e poupar. E se Sérgio Conceicao for o treinador até eu Pinto da Costa saia do FCP… espero que abandone o quanto antes.

    E como disse após o jogo de apresentação: espero estar errado e que todos me possam apontar o dedo. Porque se estiver errado, significa que o Porto está bem. Mas por ontem….
    Também evitem aqueles comentários de: “não és portista”, “o que andas a fazer no clube?” Ou “adeptos destes não são precisos”… só quero que reflitam exclusivamente no que se passa dentro de campo. Só isso.

  • Lapin
    Posted Agosto 11, 2019 at 11:25 am

    Manafa e Soares nao eram titulares no Braga.

    • Kacal
      Posted Agosto 11, 2019 at 2:06 pm

      Por acaso acho que o Soares seria, não têm nenhum PL com as suas características. Basta ver que o Jefferson no Sporting nem conta e é um mal amado e no Braga foi titular e importante há pouco tempo.

      • Francisco Ramos
        Posted Agosto 12, 2019 at 10:58 am

        Kacal, que o levem. É dos PL mais fracos que eu já vi no Porto tendo em conta os minutos que tem de utilização!

  • Miguel Lopes
    Posted Agosto 11, 2019 at 10:53 am

    Que falta fez o Brahimi!!! Quando muitos dos users falaram mal do Brahimi, eu lembrei que o poder de finta, a imprevisibilidade do seu futebol, libertava os colegas para marcar golos.
    Tem o Luís Dias com alguns traços, mas o Brahimi era muito mais abrangente no campo, era um verdadeiro vagabundo. Ainda bem que ele saiu…..

    • tiagoagm
      Posted Agosto 12, 2019 at 10:02 am

      Brahimi era isso … mas só em 5 jogos por época. Nos outros jogos fintava se a ele mesmo.

    • Kacal
      Posted Agosto 11, 2019 at 11:59 am

      Achar que quem falta aqui é o Brahimi… a equipa joga mal, já o ano passado jogava, este ano continua a jogar, o problema é mais além do que isso.

      • Sombras
        Posted Agosto 11, 2019 at 12:58 pm

        O problema é que o Brahimi nestes jogos tirava uma do chapéu e resolvia o jogo. E este ano não têm isso.

        • Kacal
          Posted Agosto 11, 2019 at 1:56 pm

          Ou não, Sombras. O Brahimi por vezes também andava apagado nos jogos. Na época passada teve 1 assistência no campeonato! UMA!! Se calhar fazia o passe e na frente falhavam como sempre. Não vamos agora desculpar com um jogador. O SC tem o Nakajima, é craque, que não saiba como utiliza-lo, é diferente.

          • Tiago Afonso
            Posted Agosto 11, 2019 at 3:23 pm

            Na moche Kacal

            • Kacal
              Posted Agosto 11, 2019 at 9:16 pm

              Infelizmente Tiago, é. Esperemos que o Nakajima comece a jogar mais. Mesmo que o modelo de jogo não ajude, sempre pode “sacar um coelho” individualmente e tratar melhor a bola.

              • Tiago Afonso
                Posted Agosto 11, 2019 at 10:01 pm

                Parece que é crime neste actual plantel do Porto ter um jogador bastante técnica. Começar com Manafa, Bruno Costa, Sérgio Oliveira e mesmo Soares( k parece que tu ate gostas dele)como titulares nao augura nada de bom para este Porto. Mas mais incrivel é uma equipa completamente nova conseguir ganhar ao Porto

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 11, 2019 at 9:04 am

    Diogo Costa, Diogo Leite e Diogo Queirós deveriam procurar um novo clube para evoluirem esta época o mais rapidamente possível.

  • Nuno Lima
    Posted Agosto 11, 2019 at 4:00 am

    Não vi o jogo mas já se temia que isto fosse acontecer. Neste momento, o Porto não consegue jogar em ataque organizado, abusa por demais dos passes longos dos centrais e duelos nas segundas bolas. Há que repensar, estruturar e reorganizar a nossa maneira de jogar. Por vezes, fazem falta estes abanões para fazer acordar.

    Parabéns ao Gil Vicente e aos seus adeptos por esta vitória justíssima.

    Por outro lado há que levantar, avizinha-se um jogo complicado a terça feira frente ao Krasnodar. É fundamental chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões, pois se por algum motivo isso não acontece, o fosso financeiro para o Benfica aumentará a níveis nunca antes visto.

    Vejo muitos users desejar a saída do Conceição. Calma meus amigos, o campeonato ainda agora começou e como todos nós sabemos, futebol é feito de momento, para o Benfica está a correr bem e para os nossos lados a correr mal. Há que dar volta e fazer com que o momento vire.

    Saudações Desportivas

  • RicardoFaria
    Posted Agosto 11, 2019 at 1:26 am

    Foi tão mas tão horrível.. meu deus.

    Como é que um gajo com o jogo fechado, sem conseguir criar uma jogada decente em campo sem ser chutar para a frente consegue meter o Marega que vai andar a fazer o mesmo que os que estavam em campo..
    Não há ninguém que pense no jogo, que pegue na bola e que tenha calma na hora de decidir.. foi tudo muito mau menos o Marchesin que ainda nos safou na 1a parte..

    Como é que Manafá consegue ser titular sem saber sequer dominar uma bola?

    Como é que Nakajima ainda não jogou 1min está época nesta equipa de sapateiros?

    Que desilusão..

    Saudações DesPortistas!

    • Francisco Ramos
      Posted Agosto 11, 2019 at 12:20 pm

      Como é que o Soares joga nesta equipa e falha golos cantados atrás de golos? Ainda por cima teve propostas para ser vendido!

      Como é que o Marega joga nesta equipa quando nem uma bola sabe dominar, que ainda ontem deu golo do adversário?

      Como é que o jogador que mais dinheiro custou não joga por falta de adaptação e joga um que veio da Colombia? Ainda por cima quando um joga no espaço (obrigatório ontem) e o que entra precisa de espaços nas costas da defesa (que não havia ontem).

      Como é possível que Manafá jogue quando não sabe defender e mal sabe atacar e temos dois defesas direitos no banco?

      Como é que a nossa dupla de médios centro pode ser Sérgio e Bruno, quando já tivemos Deco, Moutinho, Lucho, Meireles, Guarin, Maniche, Fernando, etc.

      No meio de tantos ses, eu pergunto se conseguiríamos lutar pelo título nacional esta época?

      • RicardoFaria
        Posted Agosto 12, 2019 at 1:51 am

        Podíamos continuar com as perguntas Francisco e, infelizmente, acho que vai continuar tudo igual e na próxima terça feira jogam outra vez os mesmos do costume porque para o nosso treinador deve estar tudo bem.

        Saudações DesPortistas!

        • Francisco Ramos
          Posted Agosto 12, 2019 at 10:57 am

          Claro que sim, é vira o disto e toca o mesmo. Jogadores como Manafá, Osorio, Bruno Costa, Otávio, Marega e Soares nunca teriam lugar num plantel não muito distante.
          E o problema é que se nota que não são claras mais valias, pelo contrário, e não se deixam sair mesmo havendo propostas.

          • RicardoFaria
            Posted Agosto 12, 2019 at 12:20 pm

            Ao Marega já ninguém o quer e perdemos uma oportunidade de o vender por 30M na época passada e este ano ele ainda consegue estar pior que na temporada passada.. não está com a mesma velocidade e sem isso é ainda pior jogador do que aquilo que já é.
            Para além destas coisas todas, ainda temos um treinador burro que o consegue meter quando a equipa adversária não dá espaço, ou seja, ele vai estar lá para nada.
            O Manafá não é capaz de receber uma bola e isso compromete logo as jogadas porque até viramos bem o jogo mas a equipa adversária tem tempo para se recolocar porque ele não domina uma bola.
            O Soares luta muito mas tem claras dificuldades na hora de finalizar mesmo estando em boa posição para fazer um golo “fácil”.
            O Bruno Costa é mediano e não tem nível para uma equipa grande mas continua lá não se sabe bem porquê até porque já podia estar emprestado a outro clube da 1 liga.
            O Osório devia ser vendido enquanto está valorizado porque temos bastantes soluções para DC.
            O Otávio é o único jogador destes que eu mantinha no plantel porque acho que com outro tipo de jogo também poderia ser um bom jogador para alternativa mas neste futebol de trambolhões é difícil fazer melhor mas ele tem pés apesar de por vezes não ser muito inteligente.

            Saudações DesPortistas!

            • Francisco Ramos
              Posted Agosto 12, 2019 at 4:18 pm

              A grande virtude de PC era as vendas do clube e hoje já nem isso consegue fazer. O exemplo Marega ou Soares a juntar às 10 saídas a custo zero disso é sintomático.

              Otávio ou Sérgio Oliveira são jogadores para construir plantel, nunca podem ser jogadores com mais de 1000 minutos por época.

              O meu 11 para amanhã seria: Marchesin, Tomás, Pepe, Leite, Telles, Danilo, Corona, Sérgio, Luis Diaz, Nakajima e Zé Luis.

              Manafá nem devia contar sequer. Marcano veio a contar que era indiscutível e está uns furos abaixo do que nos habituou. Otávio devia voltar ao banco. Marega e Soares deviam deixar o plantel.

              60 Milhões gastos e ainda acho que nos falta um segundo avançado, um matador e mais uma opção para a ala direita.

              • RicardoFaria
                Posted Agosto 12, 2019 at 6:33 pm

                Concordo contigo em relação ao Otávio e ao SO.

                Também gostava de ver esse XI até porque o Tomás e o Leite não devem nada aos jogadores que têm sido titulares nessas posições mas com o SC eles vão continuar a jogar.

                Vamos deixar passar o tempo certo para vender o Marega e o Soares como já o fizemos com o Brahimi e Herrera por isso já não estou confiante que ambos saiam neste mercado e o mais provável até deve ser renovarem.

                Também concordo que faltam esses jogadores mas só chegará mais alguém caso algum dos jogadores que estão no plantel seja transferido.

                Saudações DesPortistas!

  • Khal Drogo
    Posted Agosto 11, 2019 at 1:24 am

    Das derrotas que menos me custou de ver.
    Não só por ser gilista acima de portista, mas também porque me deu uma réstia de esperança de que isto venha a contribuir para a saída de Sérgio Conceição.

    • kiterioVFC
      Posted Agosto 11, 2019 at 12:40 pm

      Estes comentários são geniais! Gilista acima de Portista… Mas no fundo és Portista, pois foi uma derrota que menos te custou ver… Viva os adeptos em Portugal!

      • Tiago Afonso
        Posted Agosto 11, 2019 at 3:26 pm

        Nao pode haver adeptos que prefiram equipas pequenas a grandes pk?

      • Khal Drogo
        Posted Agosto 11, 2019 at 2:09 pm

        Conhece-me de algum lado para fazer juízos de valor?
        O que é que é tão difícil de entender no meu comentário?
        Sou natural se Barcelos mas moro no Porto há 15 anos. Há algum problema em torcer por Gil e Porto?

  • MikeM
    Posted Agosto 11, 2019 at 1:20 am

    Não me lembro de ter visto um 11 do Porto e pensar “Epá não queria nenhum destes jogadores na minha equipa”.
    Hoje, assim, que vi quem ia jogar, foi o que me veio de imediato à cabeça.
    SC está a acabar com o Porto, tudo bem para mim, só não percebo como é idolatrado pelos adeptos e tem o apoio da direcção sem qualquer contestação.
    As contratações, a meu ver, são ridículas. Tem o guarda-redes português mais promissor, prefere gastar 8 milhões num argentino de 31 anos. Mas esta até consigo perceber porque o Marchesin até parece ter qualidade.
    Agora 12 milhões em metade do Nakajima para o deixar na bancada e a explicação ser que lhe falta tempo de adaptação, mais 3 milhões num central que optou por deixar o clube a custo 0 há um ano, outros 9 milhões num ponta de lança de 28 anos que nunca fez nada de relevante na carreira e ainda mais 7 num extremo para ficar no banco não consigo compreender.
    Mas repito, ainda bem que é assim, fosse o meu clube a ter um mercado destes e estaria bastante aborrecido, no mínimo.

  • junior_1984
    Posted Agosto 11, 2019 at 12:13 am

    Outra nota muito importante. O Pepe já não é o mesmo! Repito aquilo que disse na época passada aquando da sua contratação, foi muito bonito fazer regressar um jogador que tinha feito história no clube, mas o porto não pode ser um centro de solidariedade… No ano passado, a teimosia de meter o pepe fez com que militão passasse a ser um lateral mediano, este ano, veja-se como joga a defesa do porto, tenta jogar subida mas depois não tem centrais capazes de pressionar alto. Fica sempre a ideia de um fosso entre o meio campo e os centrais as situações de contra-ataque. assim não vão lá.

    • GuGu
      Posted Agosto 11, 2019 at 12:34 am

      O Porto esta época terá que variar e rodar mais o eixo da defesa, porque jogar com uma defesa tão envelhecida, ainda por cima Marcano teve uma época praticamente parado, só vai dar problemas.
      E o plantel do Porto possui soluções interessantes para a posição.

  • Joga_Bonito
    Posted Agosto 11, 2019 at 12:02 am

    Como benfiquista este resultado este resultado é óptimo.
    Fico duplamente feliz, porque desde a canalhada que se fez ao Gil com o caso Mateus que torço para que o clube volte forte. E hoje estiveram muito bem.
    Creio que o Vitor Oliveira esteve para treinar o Benfica em dada altura (naqueles anos 90 loucos) mas nunca se concretizou. Apesar de não o achar um grande treinador, para este nível é competente e conhece bem a realidade de um clube como o Gil: gastar pouco e bem, jogar o melhor possível com o plantel que se tem, e não fazer exigências absurdas. Quantos treinadores pecam logo por só quererem treinar com fartura de qualidade.
    Quanto ao jogo não há adjetivos possíveis. Vivendo no Porto tive de suportar nos horríveis anos 90 as piadas dos meus amigos com o Benfica da altura.
    Hoje penso que o Porto está a entrar num ciclo igual. Ou PC está senil e não vê a realidade que está em frente dos olhos ou já não manda nada e tem abutres à sua volta que só mamam e nada percebem da coisa.
    Só isso pode explicar que o Porto se apresente com um 11 com vários jogadores dignos da II divisão. Mesmo que nem sempre nos anos 90 o Porto tenha tido sempre magos, teve os seus Dorivas, Drulovics ou Kostadinovs. Como é possível passar disso para isto?
    Um talento como Shoya desperdiçado para meter um armário de 2 metros e 2 tijolos nos pés!
    O mais grave é ouvir o discurso de SC e percebermos que ele acha que está a treinar o Alpendurada, dado que acha que numa equipa que luta pelo título se admitem jogadores com debilidades técnicas básicas.
    O saloismo de confundir mística com troncos dá nisto. Raça é nunca desistir de um lance é acreditar sempre. Não é um tronco que só corre.
    Há medida que os resultados não apareçam a tendência é para isto se agravar, pois sempre que não se ganha é tudo varrido nos blogs aos gritos de “chulos corram”. Os dirigentes cedem e compram troncos que só correm a maratona, mas zero bola, só para dar o ar de mística.
    Já o venho dizendo à um tempo. O Porto (que até acho que dará luta até ao final ao Benfica) está a entrar num ciclo como o dos anos 90 no Benfica. É só abutres e zero visão de futebol.
    O número de amigos meus que já assume isto nem vos digo.

    • Estigarribia
      Posted Agosto 11, 2019 at 8:45 am

      Joga_Bonito,

      Tudo dito. Utilizaste a palavra certa para descrever o que fizeram ao Gil Vicente à 13 anos no ‘Caso Mateus’: canalhada (apesar de eu preferir sacanice, mas vai dar ao mesmo). Afastar um clube cumpridor, como o Gil Vicente, pela via que foi mostra bem o quão nefasto é o futebol português e depois queixamo-nos porque o nosso futebol não tem boa imagem lá fora… Pudera a fazerem canalhadas destas aos clubes mais pequenos e cumpridores é normal que o nosso campeonato deixe de ter menos credibilidade. Como adepto de futebol e Sportinguista felicito esta vitória do Gil Vicente e o seu regresso ao lugar onde tem de estar, que é a Primeira Liga. Esta vitória também é de António Fiúza, um presidente com o qual até simpatizo por ser um tipo que defende o clube da sua terra e que não baixa as calças às elites do futebol (faz-me lembrar quase o actual presidente do SC Covilhã, José Mendes).

      Em relação ao FC Porto e a esta derrota do conjunto de Sérgio Conceição, quem aposta em troncos com tijolos nos pés, como Marega, não pode estar à espera de vencer muitos jogos, nem de dar futebol espectáculo em todas as jornadas (como o Benfica fez na Luz com o Paços ou como o Sporting fez na época passada em alguns jogos). É muito estranho ver um clube como o FC Porto, que teve grandes jogadores nos seus quadros (Derlei, McCarthy, Diego, Lucho González, Lisandro López, Falcao, Hulk, James Rodríguez ou Mariano González, por exemplo), andar a jogar este tipo de jogo ‘de pedreiro’ que não leva a lado nenhum. E outro aspecto que importa salientar: este Sérgio Conceição que é treinador em nada representa aquele Sérgio Conceição que era jogador e que dava tudo em campo, fosse pelo FC Porto, Lazio ou Selecção Nacional. São dois ‘Sérgios Conceições’, por assim dizer, muito, mas mesmo muito diferentes, já que também o Sérgio Conceição jogador respeitava todos os adversários fosse quem fosse, enquanto que o Sérgio Conceição treinador não respeita os adversários, nem mostra fair-play.

      Saudações Leoninas

      • Joga_Bonito
        Posted Agosto 11, 2019 at 12:59 pm

        Tudo dito Estigarribia. Sobretudo a parte dos dois SC, é confrangedor ver o que se tornou. ;-)

        • Estigarribia
          Posted Agosto 11, 2019 at 1:44 pm

          Para terminar vou só acrescentar um exemplo cinematográfico que poderia ilustrar bem esta questão dos dois ‘Sérgios Conceições’: esta situação parece o filme ‘Jekyll and Hyde’ na versão futebolística.

          Saudações Leoninas

  • ViCio
    Posted Agosto 11, 2019 at 12:01 am

    Sou de Barcelos, mas não sou Gilista. Lá fui eu ver o meu Porto (o último Gil VS Porto que fui ver o Gil ganhou 3-1), sem nunca imaginar que o meu Porto, equipa candidata ao título, com um treinador que vai na 3a época do clube, com mais de 60M gastos em reforços, fosse ter outro resultado que não uma vitória (não esperava goleada, muito menos boa exibição) contra uma equipa recém promovida, sem dinheiro, que nunca treinou no estádio onde jogou, com dezenas de reforços e um treinador que só é bom para subir equipas… Que balde de água fria!

    A vitória foi merecida, o Porto não fez sequer os mínimos para tentar dar a volta e até o penalti foi forçado (ainda não vi na TV).

    Eu percebo pouco de futebol, mas não é suposto as equipas construírem um onze base durante a pré época, reforçar durante o inciio de época, insistindo na mesma base, e quando a equipa está sólida aí sim faz-se rotação de plantel? Onde raio o SC tirou o curso?
    E porque raio insiste em colocar os fracos a jogar? Numa equipa sem ideias e mantém o génio entre o banco e bancada? O manafa.. Que fraco! É o Soares neste momento de forma nem convocado devia ser! E o danilo nem convocado é? Está cansado?

    Enfim.. Farto de mau futebol, farto de ser gozado, farto de sentir que todos os jogos são uma incerteza e nunca um resultado está assegurado.

    Sei que o SC foi o treinador necessário para o momento que vivíamos na sua época de estreia, mas quando pensei que teria potencial para ser um bom treinador, só me vem provando que é banal, teimoso, relutante à mudança e sem capacidade de aprender com os erros.
    Espero estar enganado, mas espero uma época sofrível e só não vamos lutar pelo 3o porque de facto a falta de qualidade do campeonato é imensa.

    • Vegeta
      Posted Agosto 11, 2019 at 3:36 pm

      Esse treinador não é só bom a subir equipas, é um dos melhores treinadores portugueses e ainda ontem provou isso.

  • Oxygen
    Posted Agosto 10, 2019 at 11:58 pm

    Engraçado ver ontem um notável presidente gabar-se do guarda-redes quando claramente se esqueceu porque raio a equipa levou duas vezes seguidas 5-0 do campeão europeu, ou porque perdeu o campeonato o ano passado. A minha questão é, alguma vez chegou realmente a entender? Ou o treinador? É que isto com Soares ou Zé Luis não vai lá….ou realmente o Fábio Silva vai já para titular e é o novo “João Felix” ou então o melhor mesmo ir buscar alguém que marque golos, eu relembro: Hulk, Falcão, Lisandro, Jardel, Benny, Kostadinov…etc etc O Falcão está disponivel, invistam tudo nele. Assim não vamos lá.

  • Totti
    Posted Agosto 10, 2019 at 11:31 pm

    Não tive oportunidade de ver todos os jogos de preparação do Porto, mas do que vi, o Porto não tem ponta de organizaçao ofensiva, mais de 2 passes seguidos é algo raro. Têm muito mais ideia de jogo o Krasbodar e o GV. Sérgio Conceição faz as equipas se organizarem bem sem bola, mas com bola são uma miséria autentica.
    – Com duas novas caras na equipa A para LD não sei o que faz o perneta do Manafa a jogar
    – Só meteu a jogar o Bruno Costa devido a ausência do Danilo, esse rapaz é melhor do que o SO.
    – Soeres + Marega não sei como continuam a jogar
    – Nakajima, caga nisso

    Sempre tenho esperança que o meu porto ganhe a liga, mas se isto não mudar, nem no top 4 vamos ficar.

  • Pedro Salgado
    Posted Agosto 10, 2019 at 10:56 pm

    Hoje aconteceu aquilo que tanto valorizamos no campeonato inglês: a vitória e a boa exibição da equipa mais frágil face ao “colosso”. O Gil Vicente bateu-se muito bem, teve muito mérito no resultado, atendendo à condicionantes que tinha para este jogo (plantel renovado e chegado do campeonato nacional). Por seu turno o Porto fez uma exibição cinzenta, desligada, com pouca ou nenhuma criatividade, aliás no passado recente era muitas vezes assim mas a qualidade individual acabava por resolver (Herrera o pêdulo e Brahimi o abre latas) . Não conhecia o miúdo do meio campo e fiquei mal impressionado, deu-me a sensação de ser extremamente limitado, não consegui vislumbrar nível de 1ª liga quanto mais ser titular de uma equipa como o Porto. O Keeper parece uma decisão muito acertada.

  • Flavio Trindade
    Posted Agosto 10, 2019 at 10:43 pm

    Está de volta o tugão no seu esplendor mas desta feita com um resultado totalmente improvável.

    Mas justíssimo!

    Que enorme Gil Vicente vimos hoje no seu regresso (mais que tardio) à Primeira Liga.

    Vai haver festa rija em Barcelos e com jeitinho o Fiuza vai pôr mais uns porcos à disposição.

    Quando Vitor Oliveira assumiu o desafio do Gil, muitos acharam estranho. Eu confesso que me incluí nesse lote.

    O rei das subidas já tinha dito que projectos de primeira só mesmo aqueles que lhe davam totais garantias.

    E aparentemente o Gil seria o projecto menos provável já que tinha que formar uma equipa completamente nova.

    Risco enorme.

    Mas o que vimos hoje foi um Gil Vicente super personalizado, muito consistente defensivamente (o que serviu para anular os previsíveis movimentos ofensivos portistas) mas mais do que isso, com um conforto com bola assinalável, e com executantes acima da média.

    Surpresa minha porque desconhecia a maioria.

    Onde foi o Gil desencantar Lourency?
    O brasileiro espalhou o terror, mas foi muito bem acompanhado por Kraev (médio muito completo, gostei muito) e pelo pivot central Soares e Afonso.

    Falta talvez um ponta de lança matador.

    Já o Porto…
    Enfim, pouco há a dizer quando depois de uma derrota, apontamos o guarda redes como melhor unidade… (e valeu um super Marchesin em momentos chave porque caso contrário tinha sido pior).

    Mau futebol, previsível, abuso habitual de cruzamentos, laterais que só jogam por fora e só querem correr, erros grosseiros no 11, jogadores completamente fora de forma…

    Muito mau.

    Parabéns ao Gil pelo regresso em grande!

    • Valderrama
      Posted Agosto 11, 2019 at 1:58 am

      Excelente análise. Sublinho o jogo interior absolutamente nulo dos laterais do Porto que é gritante.

  • Nicola
    Posted Agosto 10, 2019 at 10:38 pm

    Parabens ao Vítor Oliveira. Um senhor. Que regresso à 1a Liga, ainda para mais aceitando um desafio nas condições que se conhessem mocido pelo coração. Boa sorte Gilistas!

  • BiBota
    Posted Agosto 10, 2019 at 10:22 pm

    Ano novo, futebol velho. Dá a sensação que ninguém sabe o que fazer, é pontapé para a frente e fé em Deus. Não há ninguém que pense o jogo – Sérgio Oliveira nunca o fez – ou que desequilibre sozinho – Brahimi errava muito mas trazia alguma criatividade. Depois, há jogadores em má forma, como Soares (não pode falhar três golos cantados), Marega (lento e desligado) e até Corona. Por fim, há jogadores que nem no Gil Vicente seriam titulares, como Manafá.

    Enfim, diria que este resultado tinha pelo menos a virtude de mostrar ao treinador o que tem de corrigir e mudar, mas já há muito perdi a esperança que SC corrija ou mude alguma coisa. Resta rezar.

    Saudações desPortistas!

  • O tal Portista
    Posted Agosto 10, 2019 at 10:12 pm

    A partir do momento em que perdemos para uma equipa que acabou de subir do CS e que teve 11 jogadores que nunca jogaram juntos e mesmo assim podemos dizer que foi uma derrota justa, acho que diz muito sobre o nosso “futebol”. Aliás, jogamos tão mas tão mal que o nosso melhor jogador foi o Guarda Redes(apesar da idade avançada foi um ótimo negócio).
    O Soares até dá pena, se não é pior que o Depoitre anda lá perto. Mas depois o gênio do nosso treinador mete o craque Marega que em 25 minutos em campo não faz um único passe(!!) e ainda dá um golo de presente ao adversário.
    De resto, mais do mesmo: Futebol miserável, jogadores a insistirem no chutão, eficácia 0, marcar numa bola parada e ainda o Manafá a falhar cruzamento atrás de cruzamento enquanto ficam o Tomás Esteves e o Saravia no banco.
    SC é fraquissimo e o seu discurso miserável. Espero bem que o presidente acorde e que lhe mande para o desemprego o mais depressa possível.
    O meu sonho seria claramente ver o Mário Silva ao leme desta equipa. Ao início seria difícil tendo em conta a quantidade enorme de cepos que temos no elenco mas se lhe dessem tempo e segurança suficientes seria com certeza uma ótima aposta.

    Saudações DesPortistas!!

  • Pedro Geraldo
    Posted Agosto 10, 2019 at 10:10 pm

    Calma. Há 1ª jornada já dão o campeonato quase como perdido. Às vezes estes abanões logo no início até podem ser positivos.

  • Francisco Ramos
    Posted Agosto 10, 2019 at 10:01 pm

    Soares faz-me lembrar Karadas, é sempre o primeiro defesa…. mas em processo ofensivo.
    Manafá faz-me lembrar Sonkaya, parece que não existe defesa direito na equipa.
    Bruno Costa é um misto entre Bolatti e Kaz, ou seja, joga entre a primeira velocidade e a marcha atrás.
    Marega faz-me lembrar o Renteria… correr é com eles, jogar futebol é que não.
    Pepe e Marcano fazem concursos de quem consegue fazer mais passes longos sem acertar em ninguém, nem nos colegas.

    Posto isto, posso dizer que uma equipa assim não joga para ser campeão.

    E uma direcção destas devia ser acusada como a de Bruno de Carvalho, por gestão danosa. Além de deixar as contratações nas mãos do treinador e depois estes não jogarem, não aceita propostas por jogadores que não tinham lugar num Canelas e acabam por sair a custo zero.

    P.S. Soares é o meu novo Fernando Andrade. Dá-me dó de ver jogar com esta camisola.

  • De Carvalho
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:56 pm

    O Porto nestes jogos é isto.
    Enquanto o Porto tiver pontas de lança que precisam de 100 oportunidades para fazer um golo vai ser assim.

    Manafa não pode ser titular.
    Bruno Costa andou 42 sem tocar na bola.
    Enfim.

    A equipa do Porto tem de mudar e o SC não pode ter medo de arriscar.
    XI
    DIOGO Costa.
    Tomás Esteves/Sarabia Pepe, DIOGO Leite Alex Telles
    Danilo Sérgio Oliveira Uribe
    Nakagima corona Zé Luís

  • coach407
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:36 pm

    Tudo que não fosse uma goleada do FC Porto seria uma surpresa. Claro que jogar em Barcelos não costuma ser fácil, muito menos para o FC Porto, mas são mais de 20 reforços. Estes jogadores nunca jogaram juntos. A esmagadora maioria está a ter os seus primeiros dias em Portugal. O Gil é um clube com fortes limitações financeiras, atualmente, e não entrou em loucuras para garantir a manutenção. Foi buscar dois pilares: Vítor Oliveira e o já capitão Rúben Fernandes. Tudo o resto são jogadores baratíssimos, a ganhar menos que muitos jogadores da II Liga. O Gil não tinha grande capacidade para ir buscar os melhores da II Liga quanto mais jogadores interessantes de I Liga. Deu para Vítor Oliveira e Rúben Fernandes e mais 1/2 apostas, aparentemente, seguras. A juntar a isto, o Gil começou a pré-época mais tarde que o FC Porto, o que para uma equipa totalmente nova, com esta diferença de orçamentos e estabilidade poderia fazer ainda mais diferença.

    Devo ainda acrescentar que o Gil Vicente tinha a equipa que menos treinou ou jogador neste estádio. Para a esmagadora maioria dos jogadores, hoje foi o primeiro dia que tocaram com uma chuteira numa bola neste estádio, devido aos problemas com o relvado que o Gil teve.

    Posto isto, chegar à PRIMEIRA jornada e ser a melhor equipa em campo contra o FC Porto… é um autêntico milagre. Barcelos ganha assim um novo Deus: Vítor Oliveira está de regresso e entra com tudo já depois de ter despachado o Aves na Taça da Liga.

    Posto isto, a equipa do Gil merece uma análise individual também nestes comentários:

    Denis – É o nosso Marchesín. Chegou há uns dias, já com alguma idade e sem experiência de futebol europeu, mal treinou, joga contra uma equipa de Champions, teve pouco trabalho, mas quando foi chamado a intervir correspondeu com qualidade, contribuindo para a vitória pela margem mínima. Não era o Krasnodar, não vale 7M€, mas parece ter qualidade. Mais do que os outros pelo menos, o que não era difícil.

    Alex Pinto – o perigo do FC Porto saiu todo daquele lado. Só não lhe chamo auto-estrada porque não há mais nenhum. Estou a exagerar, tem boas caraterísticas e jogar contra Corona e Alex Telles não é a coisa mais fácil do Mundo.

    Rodrigão – É aquele amigo comediante dos Gato Fedorento que tem muitas padarias. Com a bola nos pés, só quer bater roscas lá para a frente, mas, se olharmos com atenção, vemos que são roscas de qualidade. Houve ali momentos que parecia o Pirlo. Nestas padarias também houve espaço para 1/2 cacetes. Para discípulo de um elemento do Gato Fedorento, estava à espera de algo com mais piada de aquele penálti. Vou perdoar desta vez.

    Rúben Fernandes – é o patrão disto tudo. É verdade que contra estes avançados nem precisas de Soares muito a camisola.

    Eheheheheheh. Desculpem: Banguera. Quando vi os 11 pensei “olha o Vítor Oliveira viu que o Danilo não ia jogar e meteu o Bruno Costa. Para ter mais piada meteu este gajo”. É claro candidato a pior jogador com a bola nos pés do nosso campeonato – incluindo os guarda-redes! Rápido e forte fisicamente. Chegou. O Sérgio Conceição não se apercebeu que se jogasse com um extremo daquele lado ganhava isto? Ou não quis estragar a piada? Foi bom miúdo, mas volta lá para o Campeonato de Portugal.

    Soares – Se houve algum Soares em campo que poderia valer 20M€… era o nosso. Jogaço. Encheu o campo.

    João Afonso – Marega entrou e deu logo a entender que iria resolver o jogo com um remate perigoso na primeira vez que toca na bola. João Afonso fez-lhe a vontade de ser decisivo, tirou-lhe a bola e reencarnou André Cunha com uma enorme assistência. Para quem não sabe quem é o André Cunha => perguntem ao Rolando.

    Bozhidar Kraev – Demasiado penteado e demasiado estilo para tão pouca magia. Nem uma roleta! Com um jogo tático deste nível e a resolver à bomba tem de se deixar de m*****, rapar o cabelo e fazer uma tatuagem de um galo na cabeça.

    Lourency – Este gajo cansa-me só de o ver jogar. Parece um bocado tosco e não vai a lado nenhum… toma lá. Vissem o jogo com o Aves e já sabiam (1 golo e 1 assistência, tal como o Kraev).

    Arthur Henrique – depois do chocolate que deu ao Aves com aquele pé esquerdo achei que tínhamos defesa esquerdo. Vítor Oliveira tinha outras ideias. Ok, também temos extremos. Com aquele pé esquerdo joga onde quiser.

    Sandro Lima – excelente avançado. Muita qualidade. Refilou por ter saído, o que justifica a ausência de um dente na boca. Já deve ter reclamado com o Deus Vítor Oliveira antes. Se continuar assim acaba a época sem dentes.

  • Estigarribia
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:27 pm

    Antes de mais parabéns ao Gil Vicente por esta vitória histórica no regresso à Liga NOS. Saem mais 20 leitões para festejar esta vitória.

    O Gil Vicente foi um justo vencedor face a um FC Porto que se apresentou com um XI inicial cheio de invenções. A dupla Sérgio Oliveira-Bruno Costa foi uma nulidade autêntica; com Renzo Saravia e Tomás Esteves disponíveis e Sérgio Conceição, vá-se lá saber porquê, lançar o craque Manafá que não fez nada durante o jogo; deixar Danilo Pereira de fora deste jogo foi a maior burrice que SC poderia ter cometido; por fim, Marega, que tem dois tijolos nos pés, ainda quererá ir para a Premier League?

    Saudações Leoninas. E, mais uma vez, muitos parabéns ao Gil Vicente e ao mister Vítor Oliveira por esta grande, grande vitória.

    • Estigarribia
      Posted Agosto 10, 2019 at 9:32 pm

      Já agora acrescento que esta derrota do FC Porto vai desviar um pouco mais os holofotes do meu Sporting.

  • Tio Charles
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:26 pm

    Grande surpresa seria uma equipa sem treinador que anda há demasiado tempo a jogar zero continuar a vencer jogos. Assim pode ser que abram os olhos e corram de lá o arruaceiro limitadíssimo a quem chamam de mister. No que me toca, rezo para que ele se mantenha lá por muitos anos.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:26 pm

    Grande surpresa para Barcelos ou talvez não tendo em conta o que se passou. Exibição personalizada de um Gil renovado, mas que é a prova que Vítor Oliveira ataca o mercado como poucos. Kraev, que em tempos prometera muito (chegou a fazer testes na Juve e City), resolveu. Lourency e João Afonso são nomes a seguir. Rodrigo enterrou, mas aquele corte no fim foi decisivo.
    Por outro lado, FC Porto muito amorfo, com demasiado jogo directo e sem conseguir aproveitar as poucas oportunidades criadas, sobretudo por intermédio de Soares. Incompreensível como Nakajima não é opção numa equipa com uma crise de criatividade e de rasgo tão acentuada. A ausência de Brahimi começa a ter sequelas.

  • MM
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:24 pm

    Parabens Gil, que bem que lhes fica a vitoria. Depois de terem aguentado o impeto inicial do Porto souberamcontra atacar com cabeca e acabam ppr ganhar o jogo.
    Do que vi pareceu me qhe o porto apenas appsta em centros com pouco criterio para a area. Este 11 é fracote, manafa e aquele bruno costa nao tinham lugar no plantel do braga..

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:22 pm

    A tentativa de teatro do Sergio Oliveira. Que comédia e ia quase resultando. Enfim…

    Vitória do Gil que só surpreende quem não viu o jogo. Bom jogo dos da casa, equilibrados e com um plano bem definido. Com tantas contratações poder-se-ia pensar que a equipa teria dificuldade e, apesar de ainda haver espaço para evoluir pois claro, Vítor Oliveira tem aquele dedo.

    Quanto ao Porto, o que dizer. Tudo mau. Contudo, desengane-se quem achar que isto será a regra. Será só uma excepção naquilo que será uma campanha que, dentro da (falta de) qualidade da nossa liga, andará por volta dos 80 e tal pontos.

    Não obstante, é sempre uma derrota, é sempre um mau começo e haverá questões a serem colocadas…

  • CarlosFCP
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:22 pm

    Num campeonato tão fraco não se pode perder pontos contra estes adversários

    Se o Porto não vencer na Luz, fica decidido o campeonato

    Só queria que o soares não jogasse mais

  • Parasersinceronaosei
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:21 pm

    Isto só é surpresa para quem não acompanha os jogos do Porto desde a ultima metade do campeonato passado até agora…

  • Parasersinceronaosei
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:20 pm

    Como escrevi na semana passada, era uma questão de tempo até isto acontecer. Foi mais cedo do que o previsto mas era certo que iria acontecer. Uma equipa com aspirações não pode jogar desta maneira à distrital com pontas de lança amadores.
    Não querendo ser totalmente pessimista, para além da época penosa que vamos ter pela frente, vamos ter de ficar com estes pernetas escolhidos por SC no futuro.
    Belo passeio que o Benfica vai ter este ano…

  • Pipi Romagnoli
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:18 pm

    Percebo que os Benfiquistas não queiram lançar já os foguetes por razões óbvias, mas acho que este ano pode vir a ser um passeio para os encarnados.

  • DNowitzki
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:15 pm

    1. Como joga mal o Porto!
    2. O Gil teve as melhores oportunidades.
    3. SC não sabe jogar se não neste estilo de meia bola e força.
    4. Pinto da Costa vive a pensar no Benfica. As graçolas de ontem foram uma ejaculação precoce.
    5. É a primeira jornada, por isso muita água vai passar por baixo da ponte.

  • Kuiper
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:12 pm

    O Gil não tendo de jogar nas competições europeias, tem vantagem em relação aos rivais. Acredito na conquista da Primeira Liga!

  • namesrarara
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:12 pm

    Primeira fez que comento e o que tenho a dizer é RIDÍCULO…
    Os jogadores andam perdidos em campo, não conseguem fazer 2-3 passes seguidos, sendo que recorrem sempre ao chutão, é simplesmente vergonhoso uma equipa grande jogar assim, vejo mais qualidade de jogo no gil vincente que na equipa do Porto, sendo que o SC já tem 3 anos de trabalho e o vitor oliveira tem uns quantos meses com uma equipa completamente nova.
    Quem insiste em jogar com soares e manafá apenas merece perder, quem joga com um meio campo constituido por SO, bruno costa e otávio, só merece perder, e só espero que o próximo jogo do campeonato do Porto, tenha o mesmo resultado, para haver a possibilidade de mandar este burro teimoso que se diz treinador de futebol finalmente dali para fora.

  • andresilvac
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:11 pm

    Aconteceu o que já esperava tropeçamos em Barcelos (eu até disse que os pontos contra o Gil Vicente não deviam contar para o campeonato mas não era preciso levar a letra).
    Quanto ao jogo mais do mesmo no Porto continua a não haver fio de jogo chutao para a frente e fé nos que estiverem lá…Gil bem a defender bem a atacar e eficaz limpou os 3 pontos fácil.
    SC enquanto apostar no seu núcleo duro vai continuar a ter problemas, Corona Está muito abaixo de forma, Marega ainda parece estar de férias, salvou se Marchesin e Bruno Costa e pouco mais…
    Uma palavra para o Grande VO é vergonhoso como nunca teve uma oportunidade num grande onde por lá já andaram “vedetas” como Lopetegui, Tiago Fernandes,Quique Flores,Vercauten entre outros, sabe muito de futebol este senhor…
    Uma Palavra para o Árbitro Nuno Almeida é o personificar do sonho do comum dos mortais ainda se deve estar a perguntar como consegue ser árbitro de 1a categoria há tanto tempo, mal no aspeto técnico disciplinar e moral (o VAR corrigiu muitas das piores decisões) …Já o tinha dito a semana passada na Supertaça e ainda mais mantenho fraco fraco fraco como quase todos os outros mas este é gritante mesmo não consegue ajuizar nenhuma decisão capital correctamente em tempo real valha le o VAR…
    Cumprimentos

  • Baia_99
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:11 pm

    Jogo horrível do Porto!
    Um Porto inconsequente com bola, nervoso sem ela e um Gil personalizado, com uma ideia de jogo e com qualidade técnica para a executar
    Tirando Marchesim que defendeu o possível, estiveram todos mal!
    Soares não é jogador de futebol, pés quadrados…
    Manafá recebeu tantas bolas e perdeu-as todas…

    Espero que depois deste espetáculo degradante vejamos os bons valores que temos no plantel a terem oportunidade, dá pena ver Nakajima e Baró no banco quando jogam Octavio e Soares… não se compreende a não convocação de Esteves e Leite quando Manafá e Marcano fazem um jogo horrendo como hoje…

    Sergio conceição esteve muito mal ao deixar o Danilo de fora hoje e a fazer entrar Marega quando esta claramente em baixo de forma…

    Veremos de certeza o nosso rival a 3 pontos já hoje…

    Estamos numa fase decisiva da época, com jogos difíceis para a liga com Setúbal e Benfica á porta e com Krasnodar e provavelmente Olympiakos para a Champions! Ou á maquina começa a carburar ou hipotecamos a época logo de início!

  • Kacal
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:11 pm

    Só é surpresa para quem tem “palas” nos olhos e diz sim a tudo. Para mim não é. Não jogamos nada e continua tudo igual, ainda por cima hoje não vi atitude digna de quem quer ganhar o jogo e o Gil Vicente entrou com tudo e a querer dar boas indicações no regresso à 1ª Liga, têm um excelente treinador. Nem vou comentar o jogo porque é tempo perdido. Bastou-me ver o XI inicial e vi logo que ia ser complicado, não pensei que fossemos perder, mas perdemos e bem. Parabéns ao Gil Vicente e todos os seus envolvidos e aos adeptos! Temos muito trabalho pela frente e começamos da pior maneira. Enfim.

    Uma palavra para o Lourency que foi um “diabo à solta”, nem sempre tomou a melhor decisão e por vezes foi algo impulsivo e trapalhão nas suas acções, mas tem 23 anos e só agora está na Europa, poderá melhorar. Mas de resto sempre em jogo, sempre a querer a bola, a correr com ele, a ir para cima do adversário, veloz e ágil, um baixinho dinâmico e muito intenso. Poderá ser uma das agradáveis surpresas “extra-grandes”. Por vezes no Brasil há talento destes que ninguém aposta e depois com bom scouting são encontrados e destacam-se cá. Gostei dele. Foi dos melhores em campo!

    Uma palavra para Marchesin, fez um bom jogo e aquelas 2 defesas seguidas na 1ª parte foram de elite. A primeira foi um pouco “fotográfica”, mas a segunda demonstrou uns reflexos fantásticos e não teve culpa hoje, não podia defender e marcar golos.

    • coach407
      Posted Agosto 10, 2019 at 9:50 pm

      O Lourency fez 2 jogos. Contra o Aves na Taça da Liga (a eliminar) e agora com o FC Porto. 1 golo e 1 assistência em cada um dos jogos. Não é claramente super talentoso, mas pode ser uma espécie de Fernando Andrade do Gil Vicente. Para o nível do Gil é bem bom. Com jeitinho, em Janeiro o Sérgio Conceição vai buscá-lo ahah

      • Kacal
        Posted Agosto 11, 2019 at 1:03 am

        Sim Coach, pareceu-me o mesmo. Não me pareceu muito talentoso, quando foi no 1×1 contra o Telles não lhe vi muita habilidade e capacidade de o ultrapassar. Mas é irrequieto, é veloz, é ágil, é agitador e está constantemente a tentar desequilibrar, acaba por fazer a diferença numa equipa como o Gil Vicente e poderá ser importante para eles e somar uns golos e assistências esta época. Que não venha é para o Porto, eheh. Embora o SC seja menino, mas nah, ele é baixo e não deve ter muita força, não serve ahah

        • coach407
          Posted Agosto 11, 2019 at 1:14 pm

          Por curiosidade, ele até já é conhecido por “Hulk de Barcelos”.

          • Kacal
            Posted Agosto 11, 2019 at 2:04 pm

            Dou-te toda a razão na questão da altura, Coach. Erro meu! Fiquei com a ideia de que era mais baixo, confesso. Estive para ir verificar mas confio no instinto. Concordo que para extremo é alto. Só é baixo em comparação com o CR7 (7cm a menos), eheh. Mas dou-te toda a razão e concordo totalmente.

            E lá está, foi isso que quis dizer. A partir do momento em que o Telles percebeu a sua forma de jogar e deixou de ir à queima, “meteu-o no bolso”. Mas mesmo assim foi um quebra-cabeças devido à sua constante movimentação e raça, veloz e ágil, muito irrequieto. Não foi fácil eheh. Acabo por subscrever totalmente.

            E sobre o SC, não me admirava nada que o fosse buscar eheh, espero que não porque estes jogadores normalmente são “fogo de vista” e nos grandes não se afirmam, mas é bem capaz e dou-te razão nisso também, medo! Eheh

            Sobre o “Hulk de Barcelos”, curiosamente o Hulk tinha uma altura semelhante. Falta-lhe alguma técnica, pouca coisa eheh, mas compreendo a alcunha, acredito que vai ser importante esta época para o Gil, já começou o show nesta jornada.

        • coach407
          Posted Agosto 11, 2019 at 12:53 pm

          Não se pode dizer que seja baixo. 1,78m. O Sérgio Conceição não teve nenhum extremo com mais de 1,83m (altura do Marega). 5 cm ainda é alguma diferença, mas não é um extremo baixinho. A diferença dele para o Marega (para baixo) é a mesma que a dele para um Corona ou um Caio Lucas (para cima). E nem acho que estes jogadores sejam baixinhos.

          Costumo deixar esse estatuto de “baixinho” para jogadores que se tiverem 1,70m é muito como Cervi, Tiago Dantas, Zivkovic, Rafa, Nakajima, Grimaldo, Otávio talvez… 1,78m está bom. Obviamente falando em extremos. 1,78m para um médio defensivo, defesa central, guarda-redes ou ponta-de-lança é um anão.

          O Benfica não tem nenhum extremo tão alto como o Lourency, por exemplo. Se calhar é por isso que o acho forte fisicamente. À beira de qualquer extremo do Benfica é um monstro ahah

          Diria que o brasileiro é bastante forte fisicamente. Diria que é das qualidades dele mais evidentes. O Alex Telles perdeu uns duelos logo no início no físico e a partir daí deixou de ir à queima, dando-lhe 1/2 metros sempre. A partir daí tornou-se fácil para o Telles colocá-lo no bolso no 1 vs 1.

          Claro que seria super surpreendente vê-lo num clube de topo português. Era uma piada precisamente por ter um cabedal que impõe respeito, ter muita atitude, muita raça, ainda enganou a morte quando estava na Chapecoense… é daqueles rijos que o SC ganha logo algum carinho. Ainda por cima faz 1 golo e 1 assistência na derrota que certamente lhe tirou o sono… mais vale tê-lo do seu lado para poder dormir descansado na 2a volta ahah

  • NCM
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:10 pm

    O Falcão vai para a Turquia? Não dava para ter feito um esforço e ir buscá-lo para o Porto. Provavelmente nem tentaram. E visto bem ainda se arriscava a ser suplente do Soares. Não vender o Soares por 15/20 milhões é uma das decisões mais estúpidas do Porto nos últimos anos.

    • Portofan
      Posted Agosto 10, 2019 at 9:39 pm

      Pior só mesmo não ter vendido Marega o verão passado quando se falou que o West Ham ofereceu 30 milhões por ele. Mas claro, o homem é imprescindível para o futebol “gourmet” do SC

  • Nuno_Machado
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:09 pm

    Isto é o Porto desde que temos este trolha no banco. Aquele 1º ano dele foi um milagre. Além do futebol ser deprimente consegue piorar as suas equipas e os planteis de ano para ano. Vai ser um sacrilégio ver o Porto esta época toda

  • DavidDop
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:08 pm

    Antes de mais, saudações a todos os user´s do blog, que seja uma época emotiva até ao fim.
    Falando do jogo propriamente dito, quem diria que o FCP gastou 66 milhões de euros até agora….
    Parece-me que acertou no guarda-redes, certinho, e com excelentes reflexos, de resto, o tempo o dirá, mas não se avizinha grande coisa. Zé Luís é pior que aboubakar, até o miúdo me pareece com melhor toque de bola. O meio campo que começou hoje o jogo faz parecer que o óliver foi uma embirração do Conceição (mais uma?)….. Nakajima nem toca na xixa, é pequeno e tecnicista…. Vai haver jogos que o Porto vai jogar bem, principalmente contra adversários do mesmo nível ou superior, mais vai sofrer imenso contra equipas mais pequenas senão deixar de apostar em tanques de guerra, com tijolos nos pés.
    Já agora, palavra para o Gil que mostoru uma organização defensiva muito boa, excelente forma fisica e contra ataques venenosos durante todo o jogo.
    Saudações leoninas

  • Mendes FC
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:08 pm

    Que alegria em que estou, orgulho no meu Gil, falar depois do jogo é fácil mas no meu caso falei muito antes, na notícia dada pelo VM sobre os resultados da Taça da Liga tinha referido que o Gil tinha jogadores muito interessantes, é realcei precisamente Kraev é sobretudo o Lourency, este último vai brilhar na liga portuguesa, o que me deixa triste? O facto de estarmos em Portugal, já sei que o que se vai falar é do mau jogo do Porto, que o SC não presta, que o jogador x não tem nível, é valorizar o Gil nada, não se esqueçam, o futebol é como o tango, não são precisos duas pessoas mas são precisas duas equipas para haver um jogo. Parabéns Gil!!!

  • Tiago Silva
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:08 pm

    Eu tive pena de ver o Sérgio Oliveira a remar contra a maré e a tentar realmente jogar. Foi o único que jogou com critério, que recuperou bolas e que procurou linhas de passe. De resto tudo muito chutão como já se esperava (ter o Soares e o Zé Luís na frente é anedótico), o Bruno Costa é demasiado mau para sequer ser suplente e o Manafá continua a enterrar.

    No Gil destacaram-se o Soares, o Kraev e o Lourency. O Kraev já conhecia, não tinha visto muitos jogos dele mas sei que era um jogador com potencial e com qualidade a jogar no último terço, o Lourency é que me surpreendeu! Muita qualidade técnica e atrevimento! Vai dar jogador!

    Agora que o Benfica aproveite e se meta já em vantagem hoje. O Paços de Ferreira é uma equipa forte e vai querer entrar com tudo no campeonato, por isso temos que ver isto como exemplo e entrar focados.

  • Oliveira
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:07 pm

    “Se querem espectáculo vão ao Coliseu”

  • Eusebio
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:06 pm

    Não tenho o hábito de ver os jogos do Porto mas acabei por ver este porque sou de Barcelos e não podia ficar mais satisfeito. Excelente a estratégia de Vitor Oliveira. Excelente. Defender em bloco e agressivo e sair rápido no contra-ataque. É treinador de primeira liga, o mestre das subidas. Desejo-lhe as melhores felicidades.

    Quanto ao campeoanto, em conversa com amigos disse que este ano ia ser um passeio para o Benfica. O Sporting é uma equipa razoável e o Porto está fraquissimo. Quer uma quer outra fizeram uma pré-epoca (repare-se nas contratações do Porto) e não antevejo melhorias para ambas a não ser que mudem de treinadores a meio da época e lhes calhe um Lage desta vida.

  • RicardoM
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:06 pm

    Parabéns a este Gil Vicente, mereceu o resultado final, uma equipa construída do zero, e com resultados imediatos, foi o que o Ponta da Costa disse ontem correto?

    • Sombras
      Posted Agosto 10, 2019 at 9:09 pm

      As declarações do PdC deviam ser emolduradas. Ultimamente cada vez que abre a boca enterra um pouco mais o Porto. Que continue.

  • NCM
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:06 pm

    Um onze medíocre. Como é possível o Soares jogar quando é o 4 melhor avançado do Porto neste momento. Meio campo sem Danilo e BC, SO e Otávio é para perder. E o Manafá, meu deus. Tem de jogar o Sarabia ou o Tomás Esteves. Um jogo num dos campos mais difíceis da 1 liga e joga com esta equipa? E o Corona não está bem. Vi o jogo de pré-epoca e fiquei logo preocupado. O Porto este ano quer disputar o 2 lugar com o Sporting pq assim não vai disputar o título, digam o que disserem.
    PS: ONDE ESTÁ O NAKAGIMA??

  • Kuiper
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:06 pm

    O meu Grande Gil Vicente entra da melhor maneira! Grande começo na liga! Temi que um jogo contra uma equipa de menor folgo fosse desconcentrar um pouco, mas a verdade é que o resultado é enganador e só ficou tão equilibrado devido ao Marchesin e a um erro individual. Grandes perspetivas para esta equipa!

  • FrancisMelo
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:06 pm

    Quando o SC quiser começar a usar jogadores que jogam à bola que avise a malta. Dizer que jogamos mal à bola é dizer pouco.

  • Sombras
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:05 pm

    Já agora, muito bem o Sérgio Oliveira a tentar o modus operandi de outros tempos. Infelizmente com o VAR uma parte da palhaçada acabou. Provavelmente devem ter estudado táticas de como venceram o Gil Vicente noutros tempos e desta vez não resultou. Mesmo assim devia ter dado segundo amarelo. É pena.

  • ArdenteVoz
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:05 pm

    Grande jogo do Gil Vicente! Gostei imenso de Lourency et Kraev. O Porto simplesmente não jogou. Um meio campo com S.Oliveira e Bruno Costa durante 90 minutos? Silvestre Manafa Varela ainda joga quando é só o nosso 3° melhor lateral? Será que com as contratações que fizemos ainda há necessidade de jogar com Soares? O Fabio Silva no lugar dele teria acabado o jogo com no mínimo um golo. E o Nakajima, não conta para o SC?
    Enfim, parece que o campeonato será tão mas tão fácil que o SC decidiu logo oferecer pontos na primeira jornada.

    • Sombras
      Posted Agosto 10, 2019 at 9:23 pm

      Quem dera ao Manafa ter metade da qualidade do Varela. Agora é só devolver ao Portimonense, que ainda devem ter o talão de troca.

  • aprendamaverabola
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:05 pm

    manafa é jogador de 3 divisao, Conceição tem de ir embora asap.
    Isto não é o meu Porto, acorda PINTO DA COSTA.

  • Marconi
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:04 pm

    O Sérgio Oliveira é uma nódoa! Não fazemos 3 passes. Não jogam nada à bola, quanto mais futebol. Como é que uma equipa que contratou 22 elementos tem mais futebol que o FCPorto. Uma tristeza, nem tenho palavras, nunca se jogou tão mal. O Nakajima não joga, porque o Conceição não tem futebol para ele.
    Mau. Mesmo mau.

  • Bino Costa
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:04 pm

    GRANDE GILINHO!
    Ainda não tinha tido oportunidade de ver o meu Gil a jogar e realmente V. Oliveira e direcção montaram uma equipa sólida e muito bem organizada. Vitor Oliveira dá um arreio em qualidade ao SC, e nunca percebi porque nunca teve oportunidade em clubes maiores.
    Agora espero que mantenham esta qualidade o resto do campeonato, porque ainda faltam muitos pontos!
    Força Gil!

  • Alvaromoreira
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:04 pm

    Resultado injusto. Houvesse a mínima justiça no futebol e estes e jogo acabava 4-0 para o Gil. Ver o abou, naka e Tomás Esteves no banco pra jogarem os trepos do Soares, do Manafá e do craque Otávio é de ir às lágrimas. Parabéns ao Gil, teem boa equipa e um excelente treinador. A jogar assim tamos afastados do título já em dezembro

  • Sombras
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:03 pm

    Que surpresa, o Porto não joga um boi. Basta apanharem uns tipos que sabem o que fazem e tremem por todos os lados.

    Muito feliz de ver o Gil Vicente de volta onde merece, uma vez que é dos poucos clubes – e presidentes – que nunca se vergou aos interesses de quem comanda lá por cima, e daí a sua descida ao inferno. António Fiúza hoje deve ser um homem orgulhoso e bem o merece, tal como as gentes de Barcelos!

    • Bino Costa
      Posted Agosto 10, 2019 at 9:15 pm

      É bem verdade, nunca gostei de ver o “gozo” que o Fiuza levava por não ser uma pessoa com o dom da palavra e ser do povo. Mas conhecem algum presidente que tivesse amado tanto um clube até de chegar a hipotecar a sua vida financeira em prol do clube? Quantos presidentes que não estão nos clubes para engordar as contas?
      Ah pois é, a verdade é que o Fiuza é um grande Gilista e hoje o karma pôs tudo no sítio e o Belenenses está nas distritais e o Gil na Primeira!

  • Chico
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:03 pm

    Jogo muito disputado e intenso, mas onde a redondinha foi muito mal tratada. Ganhou o melhor treinador. Do lado do Gil, uma equipa com uma ideia de jogo muito consolidada e dois craques (Lourency e o David Luiz do meio-campo). Do lado do Porto, o futebol habitual com novidades muito esquisitas no onze inicial. Escandaloso Nakajima e Tomás Esteves ainda não terem minutos (tendo em conta a concorrência) e Danilo ter ido para a bancada. SC deu 60 minutos de avanço com Marega no banco. Os portistas não gostam dele, mas sem ele o Porto não tem jogo ofensivo. Quando entrou, hoje não parecia estar focado e teve muitas distrações pouco usuais.

    • Portofan
      Posted Agosto 10, 2019 at 9:55 pm

      Deu 60 minutos de avanço com o Marega no banco?! Sério?!!! Se ele não tivesse entrado se calhar tínhamos era ganho!

  • Portofan
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:03 pm

    Que futebol tão deprimente do lado do Porto. Parabéns ao Gil Vicente!
    Enquanto tivermos esta amostra de treinador não vamos lá.

  • Paulopes
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:02 pm

    Sendo que na terceira jornada temos um Benfica Porto…tudo para estar encaminhado ainda em Agosto…campeonato sem interesse é o que prevejo.

    • Khal Drogo
      Posted Agosto 11, 2019 at 1:22 am

      Já se sabia que ia ser assim, desde que se viu que Sérgio Conceição ia continuar.

    • Chico
      Posted Agosto 10, 2019 at 9:10 pm

      O Porto supera-se sempre contra o Benfica. É um jogo totalmenre diferente e o Porto nunca deixará que o Benfica lhes faça o que fez ao Sporting. Vai ser um jogo equilibrado.

      • Kacal
        Posted Agosto 11, 2019 at 1:04 am

        Viu-se em pleno Dragão na época passada. Isto já não é o Benfica de RV e hoje mais uma goleada na senda do mesmo com Bruno Lage. Vai ser um jogo complicado.

    • Sombras
      Posted Agosto 10, 2019 at 9:06 pm

      Espero que tenhas razão.

  • Teixas
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:02 pm

    Parece que o futebol à sapateiro vai continuar no Dragão, o que são boas noticias para nós. Vão soar bastantes alarmes, no entanto, é apenas uma derrota, que tanto pode catapultar a equipa para um mau começo como para uma serie de vitorias bem conseguidas.

    De qualquer maneira, há sempre que aproveitar por parte dos rivais.

  • Miguel SADSC
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:01 pm

    Creatividade zero. Brahimi disfarçava muitos problemas deste Porto. Por muito que nao decidisse bem muitas vezes faz muita falta(criava muito) e vai-se notar este ano.

  • Nuno Pereira
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:01 pm

    Porto não joga nada. Bola para frente e fé no Marega.

  • AndreADG
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:01 pm

    Só não desejo que percam com o Krasnodar porque o dinheiro da Champions faz falta. Conceição na rua para ontem, sofre o 2º golo e em vez de motivar a equipa, age como se fosse um adepto na bancada. Futebol 0.

  • Consuela
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:00 pm

    Surpresa? Alguém viu o 11 deste jogo? De bradar aos céus…
    Conceição na rua para ontem, PdC, ganha uns tom*** e mete o Casillas a treinador, pior não ficamos.

  • Joao X
    Posted Agosto 10, 2019 at 9:00 pm

    Quem diria. O campeonato começa ao rubro!

Deixa um comentário