Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Grimaldo dá espetáculo e Benfica entra da melhor maneira na Champions; Rafa e António Silva também estiveram em evidência; Águias realizaram uma má 1.ª parte mas confirmaram a superioridade depois do intervalo; Neres voltou a destacar-se pela negativa

Benfica 2-0 Maccabi Haifa (Rafa 50′ e Grimaldo 55′)

O Benfica confirmou o favoritismo contra o Maccabi e entrou da melhor maneira na fase de grupos da Liga dos Campeões. As águias até realizaram uma má 1.ª parte (só incomodaram num remate de Rafa), mas resolveram logo nos minutos iniciais do 2.º tempo. Grimaldo foi decisivo ao assistir para o 1-0 e depois a confirmar a vitória com um golo do outro Mundo. Rafa Silva também esteve em destaque, juntando ao golo várias arrancadas vistosas, enquanto os centrais António Silva e Otamendi tiveram igualmente nota muito positiva. Enzo, por sua vez, apesar de ter acertado no poste perto do fim, esteve menos influente que é habitual. Pior esteve David Neres, que errou praticamente todos os lances que participou, alguns de maneira caricatas, e acentuou a má fase (vem de 4-5 exibições muito pobres). Já os israelitas mostraram que são uma equipa débil para estas andanças, no entanto tiveram uma oportunidade flagrante com 0-1, na sequência de um erro de Florentino.

Benfica – Encarnados cumprem e entram com o pé direito na Champions. A exibição no primeiro tempo até estava a ser aquém (faltou rasgo e criatividade, apesar dos israelitas deixarem muito espaço), mas no segundo tempo resolveram o encontro no espaço de 5 minutos, com a dupla Rafa-Grimaldo em grande destaque. O português desbloqueou o encontro e foi o principal desequilibrador da equipa, enquanto o lateral assistiu para o 1-0 e deu tranquilidade ao marcador com um golaço ao seu estilo. Também Florentino, apesar de uma perda comprometedora que podia ter resultado no 1-0 do Maccabi, esteve em grande no meio-campo (muito forte na recuperação) e a dupla António Silva-Otamendi esteve imperial no centro da defesa. Musa acaba igualmente por estar ligado ao resultado, tendo a sua entrada mudado a dinâmica ofensiva dos encarnados e coincidido com os 2 golos. Já David Neres voltou a estar horrível (demasiado trapalhão, a estragar vários lances, tendo ainda desperdiçado uma transição que tinha tudo para dar golo), enquanto João Mário começou bem, mas foi perdendo gás, Bah não conseguiu desequilibrar, Enzo viu-se menos que noutras partidas (parece estar a acusar o desgaste) e Gonçalo Ramos não fez a diferença.

Maccabi Haifa – Israelitas vieram à Luz com uma estratégia ousada, a defender alto e a tentar condicionar ao máximo a posse do Benfica e conseguiram-no durante 45 minutos, mas os 2 golos de seguida na segunda parte deitaram por terra as suas aspirações. Ainda assim, e apesar da bravura, notou-se a falta de qualidade do conjunto (muitas imprecisões técnicas, com maus passes e dificuldades em jogar ao primeiro toque) e ofensivamente pouco fizeram, apenas assustando realmente num lance em que Frantzdy Pierrot se isolou após perda de Florentino, mas o passe saiu mal e nem chegou a existir finalização.

XI Benfica: Vlachodimos; Bah, António Silva, Otamendi, Grimaldo; Florentino, Enzo Fernández; Neres, Rafa, João Mário; Gonçalo Ramos.

XI Maccabi Haifa: Cohen; Seck, Batubinsika, Goldberg; Sundgren, Ali Mohamed, Lavi, Haziza; Chery; David, Pierrot.

112 Comentários

  • Hirok "The Truth"
    Posted Setembro 6, 2022 at 9:57 pm

    Excelente 2a parte.. deu tbem para encaminhar o Puskas Award..
    Neres anda a fazer demasiadas fintas e daqui a umas semanas irá comer banco para jogar Draxler.. que devia ter entrado neste jogo, mais uma vez Enzo a jogar 90min é mesmo até rebentar, Rafa e João Mário tbem já “mortos” e a pedirem sub mais cedo, mas pronto eu sou daqueles que no FM fazia sempre uma sub ao intervalo e depois aos 60, e guardava a 3a para os ultimos 10min, agora com 5 não se percebe como não se faz gestão a partir do 2 golo que resolveu o jogo, mas pronto.. é a unica coisa a apontar ao Schmidt, pq tenho gostado bastante das ideias de jogo dele

    • Fadista
      Posted Setembro 6, 2022 at 10:26 pm

      Não há subs, porque não há profundidade em termos de qualidade, era impossível fazer um mercado 100% perfeito, mas a ideia está lá, e penso que foi o possível, mas DG,chiquinho e Gil dias, ficarem como alternativas a partir do banco é muito curto, a época é longa e vai ser muito difícil este Benfica ser campeão…

  • Sombras
    Posted Setembro 6, 2022 at 9:58 pm

    A diferença maior, para além do plantel, é termos no banco quem sabe o que fazer com ele. A entrada de Musa resolveu o jogo. Mais do que um finalizador, o Benfica precisava de um pivot, de uma porta giratória. Foi o que Musa foi.

    António Silva é um central de 34 anos, aos 18. Incrível.

    • Vermelhudo
      Posted Setembro 6, 2022 at 10:14 pm

      É um facto.
      E se nos lembrarmos que o Benfica esteve até ao dia 3/10 sem derrotas na época e invicto no campeonato… Com aquele plantel e aquele treinador… Dá que pensar como foi possível tanto paio.

      Deus Ares e Deus Set estiveram este fim de semana no meu jardim a jogar xadrez. Fim uma festa bem legal, Huguinho, Zezinho e Luisinho na piscina jogando vólei com o Widget e Denver, o último dinossauro.

      Abeirei-me dos deuses e vi o jogo. A cada jogada, a cada “comida”, uma pessoa boa ia morrendo, uma má ganhava dinheiro e tinha mulheres, pessoas boas tinham alegria, outras más tristeza.

      E eu fui pensado naquilo e perguntei aos Deuses se não tinham remorsos com o fato de serem tão cegos no que toca aos horrores e injustiças da vida. Eles disseram que não controlam, pois no fim há uma entidade superior: O Grande Equilíbrio.

      E isto talvez explique o fato daquele período bom com treinador tão fraco e plantel tão débil. São injustiças que vão acontecendo.

      Mas agora é diferente. Agora é tudo justo. Tudo.
      Ainda bem.

    • Daervar
      Posted Setembro 6, 2022 at 10:21 pm

      Concordo, o Musa foi preponderante.

  • Azra Bloom
    Posted Setembro 6, 2022 at 9:58 pm

    Meu deus, eu questionei a decisão do Roger em privilegiar o António Silva ao Tomás Araújo, não porque duvidava do António, mas porque achava o Tomás mais preparado e a precisar mais de oportunidades. Mas este rapaz, eu não quero contribuir para o hype exagerado que se dá aos jovens jogadores sem muitos jogos, mas tem que se salientar que nunca vi um jogador de 18 anos exibir-se a um nível tão alto no Benfica, especialmente na Champions. Que exibição assustadora, secou tudo, saía a jogar, metia bolas na profundidade, nunca despachava a bola, era sempre o 1º na fase de construção, passava o avançado, metia a bola jogável no ala, meu deus….

    • Bruno Cunha
      Posted Setembro 6, 2022 at 10:05 pm

      Bastaram 2 jogos de pré época para perceber que o António é muito superior ao Tomás. Por isso é que o Schimdt o cortou tão cedo

      • chuta dai
        Posted Setembro 6, 2022 at 11:13 pm

        Eu nunca duvidei disso, alias há ai comentários meus ainda antes da pré-época que dizia precisamente isso, no ano passado na caminhada para a conquista da youth league foi muito claro que o António Silva era o melhor jogador do Benfica. Ainda é cedo, pode vir a ter fases menos boas devido à idade. Mas tenho muitos esperanças neste miudo.

  • MuchoG
    Posted Setembro 6, 2022 at 9:59 pm

    O Grimaldo teve as estatísticas e o golaço mas o António Silva esteve absolutamente imperial, não cometeu um único erro. Não acredito que tenha 18 anos. Ainda é cedo, mas pode estar aqui um jogador especial.

    Foi q.b, continuamos com um ritmo um bocadinho mais baixo o que se nota. Mesmo assim ficou clara a superioridade e a vitória veio com naturalidade. Neres claramente a precisar de descanso mas as opções são fracas. Musa entrou bem, joga melhor de costas e ao primeiro toque que o Ramos.

    10 seguidas, a ver se nos aguentamos até à paragem de seleções.

  • FiliGon
    Posted Setembro 6, 2022 at 10:00 pm

    O Gonçalo Ramos hoje volta a fazer um jogo fraquinho… Sempre muito afastado do jogo.
    De resto o António Silva acaba de assinar mais uma bela exibição.

  • Vermelhudo
    Posted Setembro 6, 2022 at 10:04 pm

    Pois foi mais uma vitória do Benfica, está a começar bem este ano e espero que assim continue.
    Bom, a exibição não foi por aí além e espero grandes masterclasses a rasgar a equipa mesmo esta tendo vencido… …
    Claro que espero! Ah ah ah ah ah ah ah ah ah CA BOM, MEU DEUS!

    O Benfica tem vencido, e está numa fase de vitórias mas acho esta gestão do Rogério algo peculiar. Muda pouco e parece só confiar em meia dúzia deles. Bom, se no fim der certo… tudo bem. Não vou arrasar o homem, mesmo estando a vencer, mas vou simplesmente dizer que não esperava tal “manuseamento” do plantel. Pode até ser uma ideia bem pioneira, quem sabe!

    O Tony Adams-Silva mostra de fato qualidades acima da média para a sua idade. Teve sorte, pois sem tanto homem lesionado muito provavelmente não estaria a jogar, algo que não surpreende e que se compreende.
    Mas vai ser giro perceber até que ponto será feita a gestão de egos e de carreira quando jogadores mais tarimbados estiverem disponíveis. Eu não ficaria admirado que o Tony fosse para um Wolves ou para um Valência da vida porque sei o que a casa gasta.

    Foi uma exibição interessante, mas nada de especial.
    Mas a equipa ganhou e foi muito bom.

    Agora vou aguardar para ver se o João Mário será um dos jogadores do mês na nossa liga.
    Se o for… pá… não tou de brincadeira: o bagulho vai fritar, vou-me partir a rir, mas a rir, like theres no tomorrow.
    Já há galera a ir vestida de musa do Hércules para os jogos, cantando a música “de zero a herói” do filme Hércules.
    Uns divertidos, porque de fato gostavam do jogador, e outros com uma tola desgraçada, por terem tido sempre um ódio pouco “sábio” pelo pretinho.

    Agora é esperar.
    E quero ver que rotação o senhor Rogério vai fazer, porque a certa altura creio que será incomportável continuar sempre com praticamente o mesmo 11.

    • FranLx81
      Posted Setembro 6, 2022 at 10:30 pm

      Como fazer uma rotação numa competição como a Champions quando as alternativas da linha de 3 no meio-campo ofensivo (que eu acho que é a que se desgasta mais) é o Chiquinho e o D. Gonçalves? Draxler ainda não deve ter ritmo suficiente para entrar na rotação.
      Felizmente para a linha de 2 do meio-campo mais defensivo já há Aursnes e aqui assim o Roger pode começar a rodar já contra o Famalicão.

      • Vermelhudo
        Posted Setembro 6, 2022 at 10:36 pm

        A época não começou hoje. E acho que o Rogério poderia ter feito algum tipo de rotação.

        Ano passado, por exemplo, enquanto havia jogos muito próximos de entrada na CL e liga, o “sábio” usava na liga o Meité para na Europa haver outros jogadores frescos.

        É possível rodar alguns jogadores e vencer na mesma. Mas tudo bem, o Rogério não nasceu ontem e certamente terá as suas razões.

        • FranLx81
          Posted Setembro 7, 2022 at 12:50 pm

          Concordo, mas essa rotação deverá ser feita nas competiçōes nacionais, e por mim já contra o Famalicão.
          Enquanto houver hipóteses de brilhar na Champions, julgo que tem que jogar a melhor equipa disponivel.

    • Mantorras
      Posted Setembro 7, 2022 at 12:55 pm

      Concordo com praticamente tudo.

      No entanto, tenho alguma esperanca quanto aos destinos do A. Silva e outros que tal (miudos da nossa formacao). A nao saida do Goncalo para o Wolves, a nao vinda do Vezo, a nao vinda do Horta pelos numeros que se estavam a tentar “gerar”… Ha alguns indicadores que a coisa tem mudado, pelo menos do que posso especular (logo veremos) e Mendes tem perdido influencia. Espero que sim.

      Quanto a gestao do plantel nao da para discordar. No minimo, e arriscado. Espero que comece a partir de agora, ja tivemos a pre-epoca e as pre-eliminatorias para insistir nos mesmos e nas rotinas, a equipa parece rotinada e se tem dificuldades e mesmo pelo desgaste, e nao consegue ser tao intensa como antes, pelo menos durante tanto tempo. Os que entram nota-se demasiado que “entram para encher chouricos” e o grupo ressentir-se-a disso a seu tempo. De momento, ha equilibrio a serio no lado direito da defesa, no centro tambem ha ( mas estao lesionados), ha um MC para rodar com outros 2, o Draxler (quando estara pronto?) e o Musa/Henrique. Tem que dar para rodar qualquer coisinha e manter a coisa a bombar.

  • offtopicguy93
    Posted Setembro 6, 2022 at 10:05 pm

    Hoje o benfica provou um pouco do próprio veneno na primeira parte. Creio que o roger pensava que o maccabi vinha à luz jogar no seu meio campo defensivo mas foi tudo o que não aconteceu no primeiro tempo. Muito bem o maccabi a dificultar e muito a saída de bola do benfica, obrigando quase sempre a que os defesas tivessem que bater a bola à procura do Gonçalo Ramos. O Gonçalo não é esse tipo de avançado que vai ao choque e ganha as primeiras bolas, ainda para mais quando o maccabi tinha uma equipa bastante física e estavam muito agressivos na disputa da segunda bola. E foi muito isto a estratégia do maccabi, pressionar alto, obrigar o benfica a bater na frente e depois ganhar a primeira ou segunda bola impedindo o benfica de conseguir construir jogo. Felizmente esta estratégia do maccabi só durou 45 minutos pois rebentaram fisicamente e os dois golos quase de rajada no início da segunda parte deitaram por terra qualquer que fosse a ambição dos israelitas no jogo!

    Individualmente gostaria de destacar Antônio Silva, foi o jogador mais na primeira parte e na segunda continuou um senhor! E tem 18 anos, que maturidade! Destacar também os laterais, grimaldo fez uma segunda parte de excelência e bah oferece de tudo ao jogo, 1000x mais esclarecido que o Gilberto ofensivamente! Enzo e rafa também fizeram uma segunda parte muito boa, e a entrada de musa mudou o jogo! Se na primeira parte não tínhamos avançado para ganhar a primeira bola e disputar os lances aéreos com os centrais do maccabi, roger percebendo isso fez a alteração que se pedia!
    Negativamente destacar neres, muitas perdas de bola e com dificuldade em ser mais objetivo! Se nos primeiros jogos foi dos melhores, nestes dois últimos teve muito abaixo daquilo que pode fazer…

    • Dario Nunes
      Posted Setembro 6, 2022 at 10:37 pm

      É mesmo um excelente jogador o António. Acredito que da equipa que venceu a Youth League ele e o Araújo vão ser aqueles que vão chegar a um nível de Classe Mundial.

    • Francisco Parrinha Guerreiro
      Posted Setembro 6, 2022 at 10:44 pm

      Não andamos a ver os mesmos jogos. O Bah, neste momento, está a milhas do Gilberto. No jogo de hoje teve ZERO acções ofensivas dignas de registo, e dá pouca, ou nenhuma, segurança defensiva.

      • offtopicguy93
        Posted Setembro 6, 2022 at 11:41 pm

        Pode não ter sido o melhor jogo do bah, mas à sua frente também esteve o pior neres da época até agora! Quando digo que o bah é 1000x mais esclarecido, falo no seu envolvimento com o jogo e nos apoios ofensivos que dá… não se acerta x cruzamentos ou se faz x assistências! Creio que se o neres tivesse sido mais “humilde” e respeitasse mais os overlaps que o bah fez durante o jogo, tinhas notado com mais evidência aquilo que estou a explicar. Defensivamente concordo contigo, mas esse aspecto talvez se deva à pouca experiência europeia que o bah tem e à sua idade! Gilberto é um jogador mais rodado e claramente melhor e mais apto na defesa, contudo e apesar de ter estado bem em praticamente todos os jogos que jogou a titular este ano, falta-lhe passe e qualidade no cruzamento que uma equipa como o benfica exige! Estraga algumas jogadas e por vezes falta-lhe aquele toque de bola que um lateral de equipa grande precisa de ter.

        Acho que o mais acertado seria Gilberto jogar na champions (para dar também essa segurança defensiva que lhe reconheço), e o bah jogar para a liga onde o benfica tem 70% de posse de bola em 90% dos jogos!

  • zebenfas
    Posted Setembro 6, 2022 at 10:09 pm

    Assustador…trio de ataque que joga em qq equipa do mundo…Arrasador
    Chico, Diogo e Musa ….uauuuuu….
    Na minha rua há jogadores deste nível com barriguinha e jogam por uma cerveja, nao precisam que lhes paguem milhões
    Este Benfica tem um plantel com uma profundidade e qualidade fenomenal

  • Kafka
    Posted Setembro 6, 2022 at 10:12 pm

    Chiquinho Mediocre como opção de banco e inclusive a entrar num jogo da Champions ???… Gestão de topo dizem ??

    • FranLx81
      Posted Setembro 6, 2022 at 10:24 pm

      Tenho que concordar.
      O Chiquinho de bom só mesmo o nome ?
      Como é que um jogador que não serve ao Braga vai ser ao Benfica na Champions?
      Continuo a achar o plantel curto, sobretudo na linha de 3 no meio-campo atacante em que apenas há 4 jogadores de qualidade.

      • Fran Pedro
        Posted Setembro 7, 2022 at 2:19 am

        Não discordo consigo, na parte do Chiquinho não ter qualidade para jogar no Benfica…. Mas essa parte de não servir ao benfica x jogador, porque não serviu y equipa, acho que não é 100% veridica, vejamos:
        – verdade que o chiquinho não verviu ao Braga;
        – o tino andou 2 anos emprestado ao Mónaco e Getafe respectivamente, não calçava;
        – acho que não há dúvidas atualmente, que o tino tem sido dos melhores, se não, o melhor jogador de início de época

        • FranLx81
          Posted Setembro 7, 2022 at 12:46 pm

          O Chiquinho além de ter falhado no Braga, já tinha falhado no Benfica antes. Nunca o consegui achar um bom jogador nem lhe vi potencial.
          Qual ao Florentino admito que, enquanto andou emprestado ao Monaco e Getafe, não previa que viesse a ter este sucesso agora, mas a verdade é que ele já tinha mostrado classe com o Lage quando jogou ao lado de Samaris, nesse Benfica então campeão.

  • Ss
    Posted Setembro 6, 2022 at 10:18 pm

    O António Silva ainda vai ao Qatar.

    • Dario Nunes
      Posted Setembro 6, 2022 at 10:35 pm

      Sinceramente acho que se continuar a ser titular no Benfica e a jogar como tem jogado bem que merece.

    • Alex1904
      Posted Setembro 6, 2022 at 10:40 pm

      Isso seria se o nosso treinador não fosse o Nandinho dos Tiques, aposto quase o meu último cêntimo que o puto não vai e o Carmo vai.

  • BENFICA36
    Posted Setembro 6, 2022 at 10:23 pm

    Exibição q.b do Benfica .

    Alguns jogadores merecem ter descanso , Enzo Fernández e David Neres podem descansar mas ainda não será em Famalicão fruto da expulsão de João Mário e Gonçalo Ramos .

    Algumas notas :

    1- António Silva é um monstro . Não acredito que tenha apenas 18 anos , não é possível um central de tão tenra idade não ter um erro em jogo de liga dos campeões . Tudo o que fez , fez bem , passes para a lateral , posicionamento , antecipação , velocidade , visão de jogo, incrível a maturidade que apresenta em tão tenra idade e numa defesa a 4 . Otamendi sereno e a comandar a linha defensiva , Alexander Bah muito bem a esticar jogo e no momento ofensivo e Grimaldo que é ” homem de jogo ” , um golo e uma assistência e sempre muito disponível fisicamente , a dar soluções á equipa no momento ofensivo .

    2 – Florentino continua a estar intratável em todos os momentos , cresceu tanto que por vezes até achamos que é outro jogador, Enzo Fernández está claramente a quebrar fisicamente e Rafa Silva , João Mário e Gonçalo Ramos a um nível mediano , sendo David Neres o pior jogador hoje , do meio campo para frente .

    3- Peter Musa não fez uma exibição conseguida , entrou mal no jogo e Chiquinho e Diogo Gonçalves entrarem no jogo quando existem Henrique Araujo e Draxler no banco … não entendi as escolhas de Roger Schmidt hoje mas ganhamos e isso é que importa .

    4- A alteração tático que se verificou com a entrada de Aursner pode ser indicador que será algo a utilizar no próximo jogo fruto das expulsões de João Mário e Gonçalo Ramos .

    Aursner

    Enzo Fernández
    Florentino

    Chiquinho
    Peter Musa
    Diogo Gonçalves

    Um 4-3-3 quando o adversário joga povoando o meio campo , acho que a nível defensivo , ter 3 médios no meio é bom mas retira capacidade ofensivo .

    Por mim, haveria mudanças e tanto Enzo Fernández como David Neres não seriam titulares hoje e jogaria com Aursner e Henrique Araujo .

    Começamos bem e só espero que o próximo jogo haja rotação . Este 11 está desgastado fisicamente .

    • chuta dai
      Posted Setembro 6, 2022 at 11:05 pm

      Benfica36 ontem dizias que trocavas a equipa toda porque o Haifa era muito fraco. hoje já dizes que só fazias 2 alterações? Não estou a entender-te…

      • BENFICA36
        Posted Setembro 7, 2022 at 12:13 am

        ” Haveria mudanças ” dei 2 exemplos mas podiam ter sido mais, temos banco para isso .

        Em um 4 3 3 até Paulo Bernardo se pode tornar útil .

        Teres Gilberto , Aursner , Draxler , John Brooks , Ristic , Henrique Araujo , Peter Musa , Paulo Bernardo , Martim Neto … podes fazer rotação e este seria o jogo mais fácil em teoria .

        Agora jogamos em Famalicão e com a Juventus fora, é aqui que vai existir rotação ?? nem pensar , pois são jogos de dificuldade elevada .

  • Raul - o velho
    Posted Setembro 6, 2022 at 10:24 pm

    Jogo que valeu pela vitória.
    A sorte do Rafa é que o Neres que lhe tirou o caneco de pior jogador do jogo. É incrível o quão pouco Rafa tem jogado. Eu sei que ele corre muito, mas estraga 90% das jogadas. Estes últimos 3 jogos então tem sido incrível neste aspeto.
    Também não compreendo a insistência dos Benfiquistas em meter obrigatóriamente o Bah no 11 quando este foi uma nódoa nestes dois jogos em que foi titular. Claro que entrar aos 70 quando o Benfica está a ganhar e sacar uns bons cruzamentos, dá a impressão que é o melhor do mundo, mas deixem estar o Gil que ele anda bem.
    Destacar a joga do Florentino, que não só é um tampão autêntico, como consegue ser dois poucos que faz passes que quebram linhas. Que jogador

    • Primo1904
      Posted Setembro 6, 2022 at 10:55 pm

      Raul-o velho encaixa bem.
      Uns óculos também.
      Só vou pegar em 2 pontos:
      Rafa de facto decide várias vezes mal mas é provavelmente o maior desequilibrador do Benfica, e hoje criou muitos problemas individualmente quando o coletivo não o conseguia.
      Florentino um jogador que quebra linhas através do passe? Esse é o maior handicap do Florentino porque defensivamente é uma besta, ofensivamente os jogos acabavam empatados a 0.

      • Raul - o velho
        Posted Setembro 6, 2022 at 11:27 pm

        Vou resumir os desequilíbrios do Rafa:
        1- Correr para a frente dos jogadores para sofrer falta e desta forma parar os contra-ataques.
        Eu sei que ele é o melhor jogador do Benfica a levar a bola para a frente, mas se ele a passasse, não se paravam tantos contra ataques.

        2- correr para a frente e perder a bola, seja por uma má finta, seja porque o passe sai mal, seja porque, como aconteceu no jogo anterior a este, correu tanto que saiu de campo com a bola (só não me ri porque estávamos empatados).

        Eu prometo meter uns óculos no próximo jogo, mas tu tira os teus e vê bem as ações do Rafa. 70% resultam em perda de bola.

        Quanto ao Florentino, não é por esse ser o maior handicap dele que significa que é horrível nesse aspeto, simplesmente significa que esse é um ponto não tão bom comparado com as outras valências. Revê o hoje e vê quantas vezes o Florentino recebe a bola, roda e mete-a no avançado.

        • Borsalino
          Posted Setembro 7, 2022 at 12:26 am

          Concordo com a questão do Rafa, e ainda adicionaria a forma como por vezes desiste logo dos lances quando poderia tentar continuar após as faltas. Fica logo amuado por mais 2/3 minutos e desaparece do jogo durante minutos, ou por terem feito uma falta sobre ele ou quando os companheiros não lhe passam a bola em condições.

        • Mantorras
          Posted Setembro 7, 2022 at 1:10 pm

          O Rafa, que me desculpem os que o ama, e o tipo de jogador que me irrita profundamente.

          Entao a quantidade de vezes que, quando saimos em contra e a bola entra nele, e ha vantagem ou igualdade numerica, e tu ja tas a ver que o adversario so quer chegar perto dele para fazer falta, e os colegas ja estao a pedir a bola e a fugir na frente ou na ala, e ele tem linha de passe aberta… mas ainda assim, quase invariavelmente, ele prefere tirar mais um e mais outro da frente, dando ao adversario a oportunidade de fazer a unica coisa que quer… que e fazer falta… mata-me. Isto mata-me aos poucos.

          E depois tem lances onde limpa tudo, e tem espaco para progredir, e basicamente quase caminho ate a baliza, pelo menos ate a area, e nao dispara na velocidade e em vez disso faz o passe muito antes do tempo… Eh pah. Eu sei que visto de cima e mais facil, mas ele seria um tremendo jogador se soubesse decidir, mas normalmente nao sabe.

      • Mantorras
        Posted Setembro 7, 2022 at 1:04 pm

        O Florentino, principalmente na zona defensiva (nao tanto quando a equipa esta subida e recebe ja meio campo adversario) nao tem facillidade em libertar-se da pressao e treme um pouco. No entanto, se a equipa lhe der linhas de passe, se tiver sempre alguem a apresentar-se (e isso trabalha-se como se tem visto), ele e um medio que recebe bem, roda e solta rapido e bem. Incluindo para a frente, sempre e quando a equipa lhe facilite a vida, porque ele nao sera um Zidane, mas esse mito de que e um tosco vai morrer este ano. Vais ver.

    • chuta dai
      Posted Setembro 6, 2022 at 11:00 pm

      Outro a dizer que o Florentino sabe passar uma bola., Epa cuidado, aqui não se pode dizer essas coisa. Não é bem aceite.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Setembro 6, 2022 at 11:42 pm

      Bem haja Raúl, alguém que vê os jogos com olhos de ver.
      É o jogador titular do Benfica que mais me tira/tirou do sério em mais de 30 anos a ver o Benfica.

  • Red Punisher
    Posted Setembro 6, 2022 at 10:26 pm

    10 jogos, 10 v oficiais. 0 e, 0 d
    6 jogos em casa (18-4)
    4 jogos fora (9-1)

    Seguem-se 2 jogos fora, Famalicão (Sábado) e Juventus (4a feira)

    É verdade que jogámos, sempre, com equipas inferiores. Também é verdade que jogamos, sempre, melhor que o adversário. No entanto, o jogo duro virá na próxima 4a feira, onde tenho um mau feeling para o mesmo (derrota larga), mas pode ser apenas o meu receio. Um empate em Turim ou uma hipotética vitória pela margem mínima saberia sempre a pato.

    Hoje jogámos pessimamente na 1a parte e bem na 2a parte. Vitória justa. Resultado ajusta-se.

    Nota para os centrais do Benfica, não pode ser sempre obra do acaso, devemos ter excelentes formadores de centrais nas camadas jovens/equipa b porque têm saído imensos nos últimos anos…pelo contrário alas têm saído muito poucos.

    Rumo à 11ª vitória consecutiva, basicamente, com o mesmo 11 nos 11 jogos!

  • João
    Posted Setembro 6, 2022 at 10:33 pm

    A diferença de qualidade das 1as para as 2as escolhas é muito grande. O plantel é curto. Em janeiro é urgente a entrada de pelo menos 2jogadores. Chiquinho , Gonçalves musas e pinhos nâo andam lá a fazer nada

    • RuiCosta10
      Posted Setembro 7, 2022 at 3:29 am

      O Musa foi importante hoje, mudou o jogo e espero que continue a ter minutos. O Chiquinho sim pode ir para outros lados.

    • Fireball
      Posted Setembro 7, 2022 at 9:18 am

      Dizer isso nos jogos todos não vai servir de muito, já todos sabemos que o plantel do Benfica é mau que doi e que vai lutar para nao descer, mas não dá para mexer agora, por isso contratar um plantel novo não é solução, vamos ter que dar a volta a esta sequência de derrotas com o Musa e o Chiquinho e rezar por um milagre. Dizem que Haaland e Neymar vêm em Janeiro.

  • Dario Nunes
    Posted Setembro 6, 2022 at 10:33 pm

    Já não me lembro se cheguei a comentá-lo no Blog ou não (mas penso que sim) mas disse várias vezes, a amigos e familiares, que o Gonçalo Ramos por 45 milhões era uma excelente venda. Infelizmente a maioria das pessoas não analisa futebol de forma racional e deixa que as emoções interfiram na análise de jogadores.
    O Ramos, pelo aquilo que apresenta em campo, se fosse um Brasileiro de 29 anos já toda a gente estaria a pedir banco para o rapaz. Mas como é um jogador português da formação e coiso e tal é tratado de uma forma surreal, chegando-se ao ponto de achar que propostas de várias dezenas de milhões são para recusar por ele.
    45 milhões ( que pelo que foi noticiado pela comunicação social foi mais ou menos o que foi oferecido ao Benfica) foi o valor pelo qual saíram Matheus Nunes e Luiz Diaz, e houve quem achasse que era pouco por um jogador que, a meu ver, neste momento é um dos piores titulares do Benfica.
    Atenção que eu não tenho nada contra ele (apesar de ter feito este comentário todo a cascar), só acho que os Benfiquistas e não só têm de olhar para o rendimento dos jogadores sem olharem para idades e nacionalidades.

    • Vermelhudo
      Posted Setembro 6, 2022 at 10:42 pm

      Gostei da parte do “coiso e tal” lembrou-me uns comentários de um maluquinho que fala com Deuses.

      O Gerardo Ramos ficou muito na moda porque a galera queria que o sábio lhe desse a titularidade mal ele subiu à A.
      Ele entrava e marcava, portanto tinha de ser titular. Eu até li um comentário qualquer sobre o jogo que poderia dar a bota de ouro ao Seferovic e havia galera que achava que o Ramos é que deveria ser titular.
      Só para teres noção do desnorte.

      Portanto, tudo o que seja de alguma forma ligado negativamente ao sábio vai sempre ser bem visto por alguma galera.
      O Ramos entra aqui. E o próprio Gilberto também, porque tens visto o Bah fazer exibições a titular bastante medianas mas mesmo assim tem de ser titular porque é melhor e tal e coiso.

      O Gilberto vai jogando, marca uns golinhos e dá muita luta, mas não chega. É assim mesmo e é mesmo assim.

      Mas atenção que o Gerardo é bom jogador,. Mas está longe daquele demónio que eu tanto lia. Longe-longinho.

      • Dario Nunes
        Posted Setembro 6, 2022 at 11:17 pm

        Acho que não tem tanto a ver com o Jesus, mas com o facto de a maioria das pessoas, e aqui eu me incluo embora tente não ser assim, ter muita dificuldade em mudar a opinião acerca de um jogador. Assim que já tenham decidido se gostam ou não de um futebolista vão ficando à espera de jogos bons ou maus para poderem ir “confirmando” a sua opinião.

      • Inacio Pais
        Posted Setembro 6, 2022 at 11:48 pm

        Tens uma obsessão qualquer com o Jesus que eu um dia vou conseguir perceber porquê. Tira lá o senhor da cabeça e concentra-te noutras coisas que até tens piada a analisar a bola.

      • Il Codino Divino
        Posted Setembro 6, 2022 at 11:55 pm

        Mas há comentário em que não fales de Jesus? És pior do que as testemunhas de Jeová.

      • DM
        Posted Setembro 7, 2022 at 11:03 am

        Se os jogos acabassem aos 60 minutos o Gilberto era candidato a bola de ouro, já o Bah acredito que fosse capaz de correr 120min com o Gilberto às costas, as diferenças físicas são gigantes

        • Mantorras
          Posted Setembro 7, 2022 at 2:51 pm

          O rendimento do Gilberto tem sido, na maioria dos jogos, superior ao do Bah. Ofensivamente tem desiquilibrado tanto como ele, ou ate mais, e defensivamente tem sido melhor.

          O Gilberto nao morre aos 60min coisa nenhuma. O Bah e monstro fisicamente, e espera-se muito dele, mas o Benfica esta bem e assim, quando ha luta pelo lugar. Competicao interna. Ate final creio que o lugar sera do Bah, mas nao sera pera doce sentar o Gil a jogar o que ele tem jogado.

    • Amigos e bola
      Posted Setembro 6, 2022 at 10:43 pm

      Sim porque quem é da formação nem é mais criticado nem nada.

      • Dario Nunes
        Posted Setembro 6, 2022 at 11:08 pm

        Discordo, o Grimaldo é consistentemente dos melhores em campo quando joga e parece que é o primeiro a ter de sair do onze para muitos Benfiquistas.

    • Bruno Cunha
      Posted Setembro 6, 2022 at 10:48 pm

      Essas propostas são inventadas. Tenho quase a certeza que bastavam 30M e o Benfica nem pensaria 2 vezes.

    • chuta dai
      Posted Setembro 6, 2022 at 10:57 pm

      É engraçado falares em racionalidade a ver futebol e depois dizeres que o Morato está a fingir uma lesão só para o Benfica ter uma desculpa para contratar Broocks! Tirando isso concordo que hoje o Ramos não valha 45M mas acredito que possa vir a valer isso ou mais daqui a 2 ou 3 anos. Concordo que já passaram pelo Benfica imensos PL melhores que actual Ramos mas ele tem 21 anos vai ainda melhorar bastantes. O ideal era termos um superior a ele e ele ir tendo bastantes minutos para evoluir. Apesar de tudo esta época está com um bom rácio jogos/golos e repito, apenas tem 21 anos.

      • Dario Nunes
        Posted Setembro 6, 2022 at 11:12 pm

        Concordo que ele pode vir a evoluir mas mesmo enquanto não acontece pode-nos sair caro, por exemplo no último jogo contra o Vizela se calhar se fosse um Mitroglou tínhamos ganho o jogo com mais facilidade, embora isto seja especulação.

    • Bruno90
      Posted Setembro 6, 2022 at 11:18 pm

      As dificuldades hoje na primeira parte, foram as mesmas dos últimos 2 jogos, e para isso muito contribuiu o Ramos.

      Ora o Ramos tem pouco jogo associativo e quando o tenta é mais as vezes que se atrapalha com a bola do que outra coisa.

      Rafa é um jogador que desiquilibra com a velocidade e com a bola no pé, aquele passe falhado hoje para o João Mário depois daquele túnel, resume o que é o Rafa numa só jogada.

      Neres apesar de ter sido decisivo contra o Paços e contra o Vizela não há como negar que tem estado muito trapalhão com a bola e a estragar muitas jogadas.

      João Mário esta a ser um dos melhores neste início de época, mas aquele movimento que faz de fora pra dentro, é demasiado previsível, não sendo propriamente um Simão Sabrosa nesse momento. Nunca ganha a linha de fundo, pois não tem características para isso, ficando assim facilitado o trabalho para os defesas.

      Juntando tudo isto e temos a tal falta de capacidade de decisão e de qualidade no último passe que se tem falado nos últimos dias.
      Uns por falta de técnica de passe e recepção, outros por fraca capacidade de decisão.

      Estou a ser crítico pois acredito que há muito por onde melhorar! São 10v em 10j, excelente trabalho de Roger, mas pelo que vimos nas últimas 2 jornadas o primeiro desaires está à porta se não aprendermos a desbloquear estas equipas fechadas.

      Não sei o que se passou com o Henrique mas já não acho que seja normal esta “não aposta” nele ao invés de Chiquinho e Diogo Gonçalves.

    • Fireball
      Posted Setembro 7, 2022 at 9:16 am

      Lincharam o JJ em praça pública por não meter o Ramos a titular, era a última coca-cola do deserto. Agora já começam a querer vendê-lo e a ver que afinal ser da formação não chega para ser bom.

      Ainda por cima agora com o António Silva já têm um novo jovem do Seixal para dar hype então o Ramos pode ir.

  • Stravinsky
    Posted Setembro 6, 2022 at 10:37 pm

    A quantidade de benfiquistas que vi aqui no verão a pedir para que Grimaldo fosse vendido… enfim.
    A diferença de qualidade vê-se quando os adeptos do Benfica pagavam para se livrarem de Grimaldo e eu, como adepto do Sporting, pagava para o ter.

    • Mantorras
      Posted Setembro 7, 2022 at 2:53 pm

      Quem dera que tivesse sido e tivesse vindo o Olivera. Mas sem duvida.
      No final do ano vai embora gratis e vamos ter que contratar outro na mesma. Esta no ultimo ano de contrato e longa vida a todos os benfiquistas que pediam que fosse vendido, porque teria sido optimo, mas parece que ninguem quis pagar.

  • Dario Nunes
    Posted Setembro 6, 2022 at 10:41 pm

    Outra coisa, é questão do Grimaldo. Apesar de eu por vezes achar, como muitos, que é preciso ir ao mercado por um DE, se ele manter este rendimento acho que essa questão deixa de se colocar.

    • RuiCosta10
      Posted Setembro 7, 2022 at 3:26 am

      Como alguém que não gosta do Grimaldo tenho de responder.

      Gosto de laterais potentes fisicamente, rápidos, que aguentem o jogo todo em alto ritmo, e ofensivos.

      O Grimaldo é fraco fisicamente, franzino, não é rápido, e é baixo.
      A sua tomada de decisão não é nada por aí além o que prejudica a criatividade que até tem.
      Acho que em determinados momentos teve falta de atitude, como se o clube fosse um trampolim para outras ligas e quando ficou mais tempo por cá desanimou.
      Um bom exemplo disto foi o facto do Benfica ter sofrido uma grande percentagem de golos sempre pelo lado dele e do Ferro, ambos tinham exibições sofríveis a nível defensivo, o Ferro arrastava-se em campo e o Grimaldo deixava um espaço enorme nas costas, e falhou defensivamente em vários momentos do jogo, em especial bolas paradas.
      Tem obviamente largas capacidades técnicas bastante acima da média para a nossa liga e boa visão de jogo, o que faz dele um bom lateral a atacar e tem melhorado a defender.

      Assumo que na temporada anterior e nesta tem estado bastante bem e acho que só não jogou ao nível que apresenta atualmente porque não lhe apeteceu.

  • v de vendetta
    Posted Setembro 6, 2022 at 10:44 pm

    Juro que não consigo perceber a malta que fala mal do Musa. Hoje claramente mdou o nosso jogo na segunda parte e se ganhamos também se deve a ele. O Diogo para suplente no campeonato chega. Agora o Chiquinho sim é muito fraco até como suplente.

    • RuiCosta10
      Posted Setembro 7, 2022 at 3:16 am

      Eu também não compreendo as criticas, acho o Musa um achado, tem respondido muito bem e espero que continue, é um fit perfeito para o que precisamos.

      Mesmo o Rodrigo Pinho tem tudo para render neste sistema tático, que precisa de avançados que apareçam para abrir espaços ao arrastar os defesas e fazer combinações.
      Ele é forte a aparecer entre linhas e a combinar ao primeiro toque com os colegas. Até digo que tecnicamente e em especial no primeiro toque e remate é bem capaz de ser o melhor avançado do Benfica com alguma margem. Penso que para o Musa e o Gonçalo Ramos perde fisicamente e na capacidade de pressão.

      Estou longe de estar preocupado com a posição de ponta de lança, temos vários jogadores que todos eles dão algumas garantias e cada um com os seus pontos mais fortes.

    • Fireball
      Posted Setembro 7, 2022 at 9:13 am

      Não custou 10 milhões nem veio da Argentina de jacto privado. É a mesma malta que fala mal do Gilberto só porque não veio rotulado de craque. Mas depois é titular à frente do mega craque Bah.

      • Periklis
        Posted Setembro 7, 2022 at 12:24 pm

        Bola de fogo,
        Pela décima vez,
        Bah>Gilberto.
        Nao é preciso nenhuma teoria da conspiração.
        Para mim, Bah muito superior a Gilberto.
        Só isto.

        • v de vendetta
          Posted Setembro 7, 2022 at 2:13 pm

          Não concordo, são jogadores diferentes, Bah tecnicamente é superior sim, tem melhor passe, cruzamento e e principalmente recepção da bola. Porem o Gilberto é mais intenso, defende melhor, e dá muito mais profundidade o que permite mais liberdade ao Neres coisa que o Bah deu zero ontem.

          • Contra Informação
            Posted Setembro 7, 2022 at 3:53 pm

            O Bah deu zero profundidade por causa do jogo miseravel do Neres, nao o contrário. Que raio de jogos andam vocês a ver

            • v de vendetta
              Posted Setembro 7, 2022 at 9:45 pm

              Quando Neres vem para o meio como aconteceu N vezes o Bah tem de dar profundidade, ele simplesmente ficava colado à linha no meio do campo a pedir bola

  • Periklis
    Posted Setembro 6, 2022 at 10:52 pm

    É sempre de saudar uma justa sucessão de vitórias.
    No entanto, temos de perceber alguns pontos da construção deste plantel e das características dos jogadores que podem condicionar o Benfica no futuro:

    – já o disse e mantenho.
    As grandes equipas têm um grande guarda redes e um grande ponta. O Benfica não.

    – É inacreditável como se rejeitou uma proposta superior à 40M pelo Ramos (que houve). Teria sido um jackpot.
    Agora provavelmente perderá a titularidade a curto prazo.
    O Benfica não se pode dar ao luxo de ter uma referência na frente com tão pouca presenca.
    Com equipas que nos pressionam mais à fte, por vezes, é inevitável o bater de bola e, com Ramos, é bola perdida.

    – A minha única esperança é que o Henrique ganhe a titularidade, mas pelo andar da carruagem será o Musa que é uma cópia mais fraca do Yaremchuk.

    – atenção que eu sou dos que concordam Com a vinda do musa. Para rotação e dado o preço foi uma excelente oportunidade. Mas ninguém me convence que é melhor que o Yaremchuk.

    – De todos os reforços e até pelo hype, sempre temi que neres viesse a ser o flop.
    Ja se percebeu que é um jogador de rasgos e momentos, mas irregular e em dia não é apenas um destruidor do jogo ofensivo com tanta bola perdida.

    – Esperemos que Draxler entre o mais cedo possível e na melhor forma possível.
    O trio ofensivo vai quebrar.
    De momento saia Neres e deixava João Mário à dta, onde aliás já se destacou no Sporting.
    O Bah pode dar a largura que o João não dá.
    Do lado esquerdo seria interessante ver a dinâmica Grimaldo/Draxler/Rafa.

    Ficam os reparos, mas acima de tudo o otimismo pelo excelente início de época e por todas as decisões acertadas.
    Hoje,a entrada do Musa ao intervalo, revelou perspicácia do Roger. Isso agrada-me por ter feito a leitura correta do que estava a acontecer.

    • RuiCosta10
      Posted Setembro 7, 2022 at 3:05 am

      Não acho que a posição de ponta de lança seja tão importante neste esquema como noutros, como por exemplo da temporada passada. No entanto concordo que faz falta um guarda redes de qualidade superior, que soubesse controlar o espaço e soubesse jogar com os pés-

      Estou convicto que o Ramos vai marcar 15-20 golos esta temporada. Está é cansado e depois de levar aos 15 pontos na cara caiu um pouco de forma.

      Aliás toda a equipa está bastante cansada, nota-se muito, e jogadores menos resistentes como o João Mário e o Neres vai-se notar bastante que estão cansados.

      Só um reparo:
      Musa e Yaremchuk são muito, muito diferentes como jogadores. É como a noite para o dia.
      O Musa tem uma qualidade a jogar de costas para a baliza e a combinar com os colegas ao primeiro toque que o Yaremchuk nem nos seus melhores sonhos porque é bastante limitado neste aspecto. Isto faz com que o Musa tenha sido o escolhido por Schmidt para ficar no plantel, tem o perfil que o sistema tático pede.
      No entanto o Yaremchuk é mais rápido, ataca melhor o espaço nas costas da defesa, também acho que seja mais forte fisicamente, e tem mais técnica em geral.
      Eu acho o Yaremchuk melhor jogador, mas não é o que precisávamos.
      Que tudo lhe corra bem.

    • Fireball
      Posted Setembro 7, 2022 at 9:12 am

      Então mas vocês passaram dois anos a mandar vir com o JJ porque não metia o Gonçalo Ramos a titular e agora querem vendê-lo? Em que ficamos? Juro que não vos percebo.

      • Periklis
        Posted Setembro 7, 2022 at 12:23 pm

        Bola de fogo, eu respondo por mim e não pelo vocês.
        Enquanto o Ramos marcava golos no início da época, levando ao furor os benfiquistas, eu sempre defendi que 40M eram um jackpot.
        O tempo vai dar-me razão porque deixará de ser titular.
        Nao lhe parece estranho vir a ter um homem de 40M no banco?
        Pois a mim também.
        Foi um erro.

    • Mantorras
      Posted Setembro 7, 2022 at 2:57 pm

      O Chuck era o melhor PL do Benfica. Ninguem me convence do contrario.

      O Musa vai tirar o lugar ao Goncalo, e parecido com o Ramos, mas mais fisico e forte, e isso fara a diferenca porque e esse o estilo de PL que o RS quer.

      Concordo com o J.Mario adireita e o Draxler a esquerda. Draxler e J.Mario serao jokers que podem jogar em qualquer lado, e sera isso que ira permitir rodar, nao e ideal, mas e o que temos.

  • DNowitzki
    Posted Setembro 6, 2022 at 10:59 pm

    Mais um jogo assim-assim. A primeira parte foi má e, na segunda, valeu marcar cedo, digamos assim.

    O Benfica já teve três avisos sérios: Casa Pia, Paços e Vizela. Quem te avisa teu amigo é, pelo que o desastre está ao virar de uma qualquer esquina.

    Roger cometeu erros básicos de gestão, o maior de todos contra o Kiev em Lisboa. Foi absurdo o que (não) fez. A este ritmo, a equipa, que já está com os pneus em baixo, vai estoirar em grande. Enzo já leva 40 jogos e não para. Não é possível andar a jogar de 3 em dias sempre com os mesmos 11 a exibir-se 90 minutos ou perto disso.

    O Benfica não tem banco à altura? Pois não. O final de mercado foi um fracasso: estava planeada a contratação de 3 jogadores diferenciados mais a troca de guarda-redes. Bom, veio um dos desejados, um alemão que tem um ego monumental e gosta de passar parte do seu tempo em estaleiros. Os outros, por esta ou por aquela razão não vieram. Agora, é uma… chatice.

    Otamendi e Silva foram impecáveis; Tino superlativo; Enzo, apesar de de rastos fisicamente, continua a pautar o meio campo; Mário mantém as suas valências bem acima das suas lacunas. Bah cumpriu, mas defensivamente Gilberto é melhor, por isso tem jogado nos jogos supostamente mais complicados; Grimaldo sacou um golão ao seu estilo. Na frente, Rafa estraga 90% daquilo em que intervém; Neres foi uma nulidade (tal como contra o Vizela, à exceção daquele golaço), faz sempre o mesmo movimento e finta-se a ele mesmo; Ramos foi um zero. Aliás, à frente parece estar montado um belo circo: os pontas de lança têm todos grandes virtudes, agora marcar golos é que é uma chatice.

    Enfim, cumpriu-se o objetivo e vão entrar mais 3 milhões pela vitória e uns trocos de bilheteira. Segue-se Famalicão, um teste que pode ser bem complicado, pelo cansaço e pela ausência de Mário, não se sabendo como os famalicenses se vão apresentar.

    • DCCP
      Posted Setembro 6, 2022 at 11:19 pm

      Nao sou fisiologista do esforço mas ate novembro o campeonato para para seleções penso que 2x e wm Dezembro ha uma 2 pre época. Da equipa do Benfica penso que jo maximo 4 /5 jogadores irao ao mundial e provavelmente so 1 ou 2 serao titulares. Esta aparente (nao) gestao ate pode ser estratégica.

      • Pringle
        Posted Setembro 7, 2022 at 12:58 am

        Finalmente alguém com o mesmo pensamento! Estamos em inicio de época e já andamos a pensar que em gestão quando nem meia dúzia de jogadores vão ao mundial, nessa altura dá perfeitamente para fazer nova pré época e tratar da recuperação física dos jogadores, até lá alta rotação!!! Parece que só no Benfica é que tem que se fazer rotação jogo sim jogo sim.

      • Mantorras
        Posted Setembro 7, 2022 at 3:00 pm

        Espero que seja por ai. E a unica explicacao, no entanto alguns veem “ciencia” na coisa.

        Dos titulares do Benfica o problema principal sera Enzo, se for a seleccao. De resto, Otamendi nao e grande problema, o resto da defesa, meio campo e ataque tambem nao. Nenhum dos outros e titular em nenhuma seleccao, por isso, no maximo, vai fazer 2 jogos e volta.

    • Inacio Pais
      Posted Setembro 6, 2022 at 11:43 pm

      O Benfica é péssimo e advinha-se uma catástrofe.. é tudo mau. Temos é só 10 vitórias em jogos oficiais e uma raça a jogar que já não via há muito tempo…

    • Fireball
      Posted Setembro 7, 2022 at 9:12 am

      Ui, o grande oráculo que prevê que o Benfica não vai ganhar os jogos todos até ao fim da época, obrigado pelo teu aviso, sem ti achava que isto estava tudo no papo.

  • Sporting1906
    Posted Setembro 6, 2022 at 11:03 pm

    Uma bela assistência e um golo do outro mundo! Grimaldo deve ser o ódio de estimação dos benfiquistas que eu sempre tive mais dificuldade em perceber. Não o querem mandar para o outro lado da 2a circular?

    • Kacal
      Posted Setembro 7, 2022 at 3:17 am

      Tem as suas limitações tanto a nível físico como defensivo, mas continua a ser o melhor lateral esquerdo em Portugal de forma destacada e eu não me importava nadinha de o ter a titular no meu Porto em vez do Zaidu.

      Defensivamente pode ser melhorzinho mas também não é nenhum ás, mesmo que fisicamente seja mais forte e rápido a diferença em termos técnicos e ofensivos é abismal o que num grande faz diferença.

    • Mantorras
      Posted Setembro 7, 2022 at 3:02 pm

      Tens que perguntar ao Brahimi, ao Corona, ao Diaz, ao Octavio e ao Marega qual foi o lateral que mais vezes viram de gatas no Dragao. Voces falam muito mas andam a enxovalhar o Esgaio por ser comido em velocidade, pelo Djalo do Braga, num lance… imagina se tivesses visto o Grimaldo a dar-lhe forte no break dance e ser totalmente amassado por qualquer (insere o nome) dos extremos do Porto desde que ca esta.

      • Sporting1906
        Posted Setembro 7, 2022 at 9:07 pm

        A diferença é que o Esgaio é mau a defender e a atacar, enquanto o Grimaldo pode ser mau a defender mas é muito forte a atacar.

  • Borsalino
    Posted Setembro 6, 2022 at 11:31 pm

    Importante vitória contra uma equipa bastante física e que não se remeteu a ficar atrás a defender. Arranque tem sido muito bom, não é fácil ganhar todos os jogos como temos feito. Gostei de ver o 4x3x3 testado, pode vir a ser muito útil nos jogos de maior exigência.
    A saída do Gonçalo Ramos mudou o jogo a nosso favor, movimentou-se de forma péssima, não conseguiu combinar com os companheiros, raramente segura uma bola na frente, não ganha lances no jogo aéreo, tem de fazer muito mais. Perdeu-se uma grande oportunidade de se fazer uma boa venda.
    Destaque também para a pressão que está ficar menos eficiente, talvez devido à falta de frescura física visto que já não sai de forma tão eficaz.

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Setembro 6, 2022 at 11:40 pm

    Não pude ver, mas são 3 pontos e o cumprir de parte dos mínimos que se pretende: ganhar forçosamente os 2 jogos contra os israelitas. Tentar pelo menos 4 ou 2 pontos (no pior cenario) com a Juve. Fazendo 2 com a Juve, e por causa dos golos com o Haifa, sacar ponto(s) ao PSG não era má ideia. É lutar em todos os minutos e algo bom deve acontecer.

  • Marcio Ricardo
    Posted Setembro 6, 2022 at 11:57 pm

    Bom resultado para o Benfica, nem tanto uma boa exibição.

    Com tantos jogos já disputados esta época, só contamos vitórias. Confesso que esperava um ataque melhor por esta altura e também uma defesa pior, com mais golos sofridos.

    Entretanto o futebol não anda lá essas coisas e os últimos dois jogos do campeonato foram ganhos a muito custo, a equipas claramente inferiores, na Luz.

    Ramos anda fora dela totalmente, parece que só se lembrou de mostrar a sua qualidade na pré época. E o Araújo perdeu o lugar para o Musa. Isto é preocupante, porque o Musa não mostra nada de especial e parece ser lento até para correr na direção da baliza, como hoje vi, num movimento que deverá fazer muita vezes. Daquilo que vi dentro das quatro linhas, o qualquer um dos avançados do Benfica merece mais jogar que Musa. Vou confiar que Schmidt anda a ver coisas nos treinos que justifiquem jogar tanto pra render tão pouco.

    Grimaldo é um defesa, e se alguns não têm memória problema seu. Em primeiro lugar eu quero um bom defesa na lateral, se depois acrescentar ofensivamente melhor. Veremos se contra o PSG, por exemplo, Grimaldo mantém o nível… Apesar de tudo, bom jogo hoje, há jogadores que rendem mais em ano de renovar ou procurar novo clube…

    Aqui há uns meses atrás falei de António Silva e disse que muito provavelmente iria ser o parceiro de Ruben Dias na seleção. O que eu fui criticado por dois ou três users sportinguistas.. Pois está aí o miúdo a provar-se um craque.

    Otamendi assustou com uma possível lesão, Vlacho cumpriu, Bah não fez melhor hoje que o que Gilberto costuma fazer. Tino e Enzo bem, mas Aursnes deixou água na boca. Neres tem qualidade, mas precisa ser mais incisivo. João Mário foi desaparecendo e Rafa é capaz do melhor e do pior. Provavelmente foi o homem do jogo ( ou talvez Grimaldo ) , mas a forma como decide potenciais jogadas perigosas é desesperante, porque muitas vezes é capaz de fazer o mais difícil e não é capaz do mais fácil.

    Chiquinho e Gonçalves continuam a fazer-me sentir saudades de Horta, saudades do que não vivi. Espero que Schmidt e Rui Costa continuem com idéias de reforçar o plantel, especialmente os médios criativos.

    • Sporting1906
      Posted Setembro 8, 2022 at 7:03 pm

      O Grimaldo é um lateral, numa equipa grande como o Benfica passa mais tempo a atacar do que a defender. Esta ideia de que um defesa lateral está lá é para defender já não faz sentido desde o século passado.

  • opiniaodeadepto
    Posted Setembro 7, 2022 at 12:02 am

    A julgar pelos comentários o Benfica perdeu! !!
    Mais a sério, o Musa vai ser titular em breve! Enzo grande craque! E de salientar q o Tonio Silva é craque, mas beneficia muito d entrar em contexto positivo. O que não aconteceu com o Ruben Dias, por exemplo.

    • tiagoagm
      Posted Setembro 7, 2022 at 11:45 am

      Não foi uma boa exibição na primeira parte. O ramos não é e nunca será um goleador que marque 20 golos por epoca e isso paga se caro.

      • PedroAguiar
        Posted Setembro 7, 2022 at 5:30 pm

        10 jogos, 6 golos e 3 assistências. Não sei o que te leva a dizer que não vai chegar aos 20 golos. Não é Mbappé nem Haaland, certo, mas também não é tosco.

  • Kacal
    Posted Setembro 7, 2022 at 12:54 am

    As pessoas falam muito na rotação mas não olham ao contexto. Já pensaram que talvez o Schmidt não rode tanto porque não sente confiança nas alternativas de plantel que tem? Os mesmos que dizem para rodar são os mesmos que cascam nos Chiquinhos e Diogos Gonçalves.

    Tirando Vlachodimos que não me parece importante rodar sendo o GR uma posição onde é menos necessário.

    De resto quem é que poderia rodar no centro da defesa se a única alternativa neste momento é John Brooks que acabou de chegar e precisa naturalmente de alguma adaptação e ganhar forma.

    Nas laterais Ristic mal fez pré-época e esteve lesionado até há pouco, já na direita até tem rodado Gilberto com Bah hoje jogou Bah, por exemplo.

    No meio-campo quem havia de alternativa válida antes de chegar Aursnes? Agora acredito que o norueguês vá começar a somar minutos.

    No trio ofensivo há Draxler que chegou há 1 semana e não está ainda nas melhores condições físicas, precisa de tempo. E depois? Gil Dias, Diogo Gonçalves e Chiquinho? Ou o miúdo Diego Moreira?

    No ataque sim há Henrique Araújo e Musa mas eles até têm tido minutos.

    Na lateral direita que tem 2 opções fortes tem rodado mas nas outras parece-me que a falta de rotação se deveu à falta de crença nas alternativas.

    A única posição onde acho que devia ter rodado é a #9 dando mais titularidades ao Henrique Araújo ou até ao Musa, mas talvez queira dar ímpeto e andamento ao Gonçalo.

    Acredito que tendo agora Ristic apto, Aursnes pronto a jogar e assim que o Draxler estiver bem fisicamente, assim como o Morato recuperar de lesão e o Brooks estiver com ritmo ele vai começar a rodar mais nestas posições como tem feito na lateral direita e no ataque deverá aumentar essa rotação também na posição #9.

    Acho que ele devia começar a rodar um dos laterais mantendo o titular do outro lado à vez e tirando um entre Florentino e Enzo metendo Aursnes e depois rodando um do trio ofensivo à vez com Draxler, mas mantendo sempre uma base.

    • Fireball
      Posted Setembro 7, 2022 at 9:08 am

      O primieiro parágrafo é na mouche. Mas já estou habituado que aqui no blog os benfiquistas têm sempre que criticar o Benfica. Se roda é porque roda, se não roda é porque não roda, se vende é porque não devia ter vendido, se não vende é porque a direção não se consegue livrar dos excedentários, se compra é porque são comissões, se não compra “andamos a jogar com Chiquinhos”, se ganha por 5 é porque o adversário é fraco, se ganha só por 1 ou 2 o plantel todo não tem lugar nem no Arouca. E depois há os ódiozinhos de estimação, que por grandes exibições que façam, 90% do blog está à espera de um jogo menos perfeito para mandar vir, e mesmo nas vitórias mais folgadas metem sempre um “mas…” para criticar estes jogadores. Falo de Vlachodimos, Grimaldo, Otamendi, Gilberto, João Mário, e dos que já saíram Vertonghen e Weigl.

      • Kacal
        Posted Setembro 7, 2022 at 2:38 pm

        Concordo totalmente, Fireball! As pessoas devem ser críticas e fazê-lo de forma construtiva quando se justifica e nos devidos momentos, mas criticar por criticar por tudo e por nada não leva a lado nenhum e é só desnecessário. Depois há o contexto das coisas que é muito importante e muitas pessoas não olham aos contextos, o porquê das coisas acontecerem e quando.

    • Aurinegro
      Posted Setembro 7, 2022 at 12:11 pm

      Disseste tudo.

      Impressionante ver adeptos de clubes rivais perceberem melhor o contexto, do que os adeptos do nosso clube.

      Assim que o Benfica inevitavelmente escorregar num jogo menos conseguido, vai sair tudo da toca e tudo a esfregar as mãos para destilar todos os odios nesta caixa.

      • Kacal
        Posted Setembro 7, 2022 at 2:36 pm

        Não tenho duvidas disso Aurinegro, já vejo alguns adeptos benfiquistas a malhar e ainda nem tiveram um deslize, imagine-se quando acontecer mas infelizmente o futebol é assim, mesmo na vida há sempre alguém a torcer que as coisas corram mal para “sair da toca”.

  • Morcego21
    Posted Setembro 7, 2022 at 5:30 am

    Não é meu apanágio comentar aqui no blog, apesar de ser bastante viciado em ler todos os comentários referentes ao jogos do meu Glorioso, sendo que hoje não consegui escapar a tentação de escrever algo aqui no nosso querido blog VM.
    Em relação ao jogo de hoje, não concordo de todo com as críticas feitas por alguns “companheiros” aqui do blog a exibição do Alexander Bah. Esteve super comprometido fisicamente com a intensidade imposta pelos israelitas; forte a atacar os espaços laterais; forte nas combinações ofensivas (tal como nos tem habituado) e ainda mais forte no comportamento defensivo! Tirando isto, claro que o Bah não é nenhum André Almeida ou um Douglas desta vida…mas há de lá chegar ??
    Quanto ao jogo, pareceu-me um Benfica muito inteligente a controlar os momentos de jogo e as fragilidades do adversário. RS levava a lição bem estudada, tirando a parte que foi algo surpreendido por uma pressão alta dos forasteiros, que o levou a ter que ajustar alguns comportamentos na 2 parte, sendo um desses ajustes, a entrada do “mal amado” Peter Musa…bem, claro que não custou 20M, nem sequer veio de jato privado, mas que nos vai dar muito jeito, ai isso vai! Muito forte em combinações frontais com os colegas de equipa, e ainda mais forte a jogar de costas para a baliza adversária. Penso que deve e pode melhorar no capítulo da finalização, mas vejo aqui um futuro Lima 2.0, que pensa 1° no coletivo e só depois em prestações individuais (reparem só a felicidade do Musa nos festejos dos golos dos seus colegas de equipa)!
    Outro aspeto interessante, foi o teste do 4-1-4-1 por parte de RS no jogo de hoje. Será esta a fórmula que estará a pensar usar na quarta feira em Turim? O tempo o dirá…mas não era mal pensado.
    Domingo, mais uma final, desta vez sem dois titulares habituais… não será fácil, mas acredito numa vitória folgada do SLB.

    Saudações Gloriosas

  • Fireball
    Posted Setembro 7, 2022 at 9:24 am

    Bem mais um péssimo jogo do Benfica, por este andar vão lutar para não descer de divisão. O único jogador com qualidade para o Benfica é o António Silva, porque como é da formação é o melhor central do mundo, não via um central tão bom aos 18 anos no futebol mundial desde o Ruben Dias. Os outros nem na 2ª liga têm lugar. E com este treinador então, meu deus. O homem mete o João Mário sempre a titular e deixa no banco o melhor avançado do mundo atrás do Haaland que é o Henrique Araújo. E o Gonçalo Ramos, que com JJ era na altura até melhor que o Haaland mas ficava no banco, com este treinador medíocre já nem sabe jogar à bola.

    Enfim, espero que o Benfica dê a volta a esta série negra de exibições medíocres e derrotas. Em Janeiro precisamos de um plantel novo, de preferência com 11 jogadores do Seixal a titulares porque vi os Sub15 esta semana e jogam muito, não percebo porque não se aposta neles. Não dão comissões, deve ser por isso.

  • MikeM
    Posted Setembro 7, 2022 at 9:38 am

    Realmente… A entrada do Musa muda o jogo, muito forte a jogar de costas para a baliza e a segurar os centrais do Maccabi, algo que o Ramos não foi capaz de fazer em nenhum momento, participação ativa no golo que desbloqueia o jogo, mas é alvo de críticas, “ah e tal devia ter entrado o Araújo, o Musa não é nada de especial…” o Bah uma autêntica locomotiva no lado direito, “não jogou nada e devia entrar o Gilberto”, que na época passada, sendo dos menos maus, era constantemente alvo de críticas… Enfim…
    Já o Neres é o novo alvo do VM, ontem jogou mal mas dizer que tem sido horrível há 4 ou 5 jogos… Ainda no último faz um golão que permite a reviravolta e 3 pontos. Se for sempre horrível e ajudar a resolver jogos, ele que continue assim…
    Vitória natural, este Maccabi não são os mancos que quiseram fazer parecer, claro que são das equipas mais frágeis da competição, mas estamos na Liga dos Campeões…

    • JJ da bancada
      Posted Setembro 7, 2022 at 3:03 pm

      A verdade é que tirando o belo golo que marcou, ele foi um a menos! Nunca fiquei entusiasmado com a sua contratação e penso que a longo prazo, será mais problema que solução! Estraga muitas jogadas, muito displicente… Espero que me cale e bem calado mas sinceramente, nos últimos Jogos ele tem estado horrível (salvo um ou outro momento)

      • Contra Informação
        Posted Setembro 7, 2022 at 3:51 pm

        Já no ajax era igual, basta falar com alguns adeptos deles. Vai fazer vários jogos em que irá ser o pior em campo, agora é ver o que o treinador faz quanto a isso

  • Francisco Rocha
    Posted Setembro 7, 2022 at 9:46 am

    A equipa ainda não me convence:
    1) Guarda-Redes é fraco.
    2) Lateral esquerda manca (Grimaldo a nível físico, na transição defensiva e posicionamento defensivo é fraco).
    3) Falta +1 opção para o duplo-pivot: Xeka se não pedisse um salário brutal seria a minha escolha.
    4) Meio-campo ofensivo a ficar mais previsível (Neres está visivelmente cansado, Rafa sem espaço é perneta), João Mário é, neste momento, o melhor jogador do Benfica. Draxler tem urgentemente de ganhar ritmo. No mercado de inverno precisamos de mais uma opção.
    5) Não há um 9 goleador, um gajo que garante >20 golos/época.
    6) A nível coletivo a transição defensiva parece-me caótica e pouco organizada, a nível ofensivo as nossas individualidades não permitem um futebol criterioso no último terço (Neres é muito brinca na areia, Rafa é trapalhão em espaços curtos e Gonçalo Ramos não é propiamente forte a jogar de costas e no apoio, Musa nesse aspeto é melhor). A equipa parece cansada.

    O que me deixa mais descansado são as pausas neste inverno. Alguns jogadores vão poder descansar, outros recuperar de lesões com tempo, outros vão poder adaptar-se melhor às ideais do treinador. No mercado de inverno precisamos de mais uma solução quer para o miolo, quer para as alas. O resto das mudanças provavelmente ocorrerão no mercado de verão da próxima época.

    • Sporting1906
      Posted Setembro 8, 2022 at 7:01 pm

      A mim parece-me que nem que o Benfica ganhasse o campeonato e a Champions o Fernando Rocha ficava convencido com a equipa.

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 7, 2022 at 10:38 am

    Deveria ser um ano de aprendizagem para o António Silva e que bem que o miúdo se tem saído.

    Learning ON THE JOB

    E é assim que deveria ser sempre.

    Na próxima semana vai a Turim e poderá ver e aprender com o Chiellini e tendo o Otamendi ao seu lado, não se poderá queixar da sua sorte. Quanto mais absorver nesta altura melhor será no futuro.

    • MikeM
      Posted Setembro 7, 2022 at 11:26 am

      O Chiellini já não se reformou.

      • Aurinegro
        Posted Setembro 7, 2022 at 12:01 pm

        Não, mas está no LAFC. Este Clismo é que é ridiculo e só gosta de mandar papaias sem saber nada.

    • Aurinegro
      Posted Setembro 7, 2022 at 12:00 pm

      O Chiellini ? O que joga no LA ? Ou ele vai a Turim de propósito dar uma palestra pré-jogo ao A. Silva ?

      Tu realmente não acertas uma. Verifica os teus factos antes de mandares aqui as tuas papaias. O tempo passa e continuas sempre o mesmo.

  • Mantorras
    Posted Setembro 7, 2022 at 12:44 pm

    Ja tinha saudades de ver champions na luz, ao vivo.

    1. Houve um user, nao me lembro qual, que no jogo com o Pacos comentou que a equipa parecia displicente. Nao quero ser injusto, mas deu-me essa sensacao ontem. Muita vaidade e coisinha a mais para a fotografia.

    2. Primeira parte fraquinha, sem criatividade e pouco movimento dos jogadores, sem bola, quando o Benfica estava em posse. Poucas desmarcacoes e arrastamentos para a marcacao deles. Goncalo totalmente engolido e Neres totalmente inconsequente.

    3. Segunda parte muito melhor, talvez pelo golo cedo, mas a entrada do Musa ja se esperava, e se ja achei que o Goncalo ia ser dono do lugar, agora parece-me que Musa acabara a epoca como titular. Muito mais movimento sem bola, em posse, muitos arrastamentos das marcacoes deles e gente a aparecer no espaco, muita intencionalidade para depois meter a bola nesses espacos, e o principal: a bola entrou.

    4. Depois de desbloqueado o jogo dizer apenas que bati muitas palminhas ao Grimaldo. Nao invalida nada do que aqui sempre disse dele, mantenho tudo, mas neste ultimo aninho de contrato, com o treinador novo, esta a fazer um inicio de epoca fortissimo. Bom jogo, mais uma vez, e um golo incrivel. Os laterais do Benfica este ano a serem mais valias. Todos.

    5. Gostei da alteracao tatica para a parte final com o Enzo a frente do duplo pivot, significa que temos trabalho para outro tipo de jogos e momentos e vai ser importante.

    Por ultimo, apenas dizer que o Antonio Silva foi para mim, e de longe, o melhor em campo. Fez praticamente tudo bem, com muita seguranca, com muita personalidade, com autoridade ate, e a confianca e eficacia demonstrada assusta. Nem quero dizer mais para nao agoirar. Que jogador em potencia!

  • PedroAguiar
    Posted Setembro 7, 2022 at 5:56 pm

    Exibição q.b. que valeu pelos 3 pontos. Não foi nenhuma desgraça como querem pintar, a “grande oportunidade” do Maccabi surgiu de um erro do Florentino e até estava fora de jogo. O Benfica mereceu ganhar o jogo e ganhou.

    O Benfica não pode nem deve, para já, rodar muito a equipa. A época começou há 1 mês, os suplentes não tem o mesmo nível dos titulares e muitos reforços são recentes e ainda não tem andamento. Vem aí o Mundial e temos tempo de descansar e recuperar os jogadores aí, quase nenhum vai ao Mundial. Era muito bom chegar à pausa em 1º no campeonato e apurados para os oitavos da Champions. O único caso que me preocupa é o Enzo, que tendo tudo em conta parece ser o nosso jogador mais importante, e já leva dezenas de jogos nas pernas. Deve ser chamado ao Mundial e deve ser suplente. O que implica viagens, não treinar com Schmidt, etc. Portanto, a bola está do lado do Aursnes para mostrar que é uma mais valia e que o Enzo não tem de jogar sempre.

    Temos de ser realistas. O plantel não tem muita profundidade, mas os jogadores tem dado tudo pela camisola e isso já é um claro upgrade em relação a anos anteriores. Vlachodimos, Neres, Grimaldo, G.Ramos, Rafa Silva, Bah, é só gente a apontar defeitos, mas a verdade é que cada um dos 6 apresenta excelentes qualidades apesar dos defeitos. Se não tivessem defeitos já jogavam no Bayern ou eram vendidos em Janeiro. Roger Schmidt “acabou de começar” e tem sabido extrair o melhor dos jogadores. É dar-lhe confiança e tempo, arranque 100% vitorioso e equipa comprometida com a camisola, é o mínimo que lhe podemos dar.

Deixa um comentário