Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Grupo B: Os finalistas, um outsider pronto para surpreender e uma das selecções mais fracas em prova

Está quase a começar o Mundial 2014. Apesar dos problemas sociais e da vaga de lesões, a competição tem tudo para ser espectacular (todas as grandes equipas estão presentes) e promete muitas surpresas. As curiosidades são várias – veremos se o Brasil supera o trauma do “Maracanazo”, se Messi conseguirá levar a Argentina ao topo (ou se Ronaldo fica com uma mão na Bola de Ouro), e principalmente se é desta que as selecções europeias conseguem finalmente vencer um Mundial na América do Sul. As respostas para todas estas dúvidas/interrogações vão ser dadas ao longo da prova, sendo que a decisiva só vamos saber no dia 13 de Julho.
O grupo B juntou três grandes selecções e outra que não tem qualquer hipótese neste Mundial. A Espanha e a Holanda foram finalistas na África do Sul e qualquer resultado que seja a eliminação de uma delas terá de ser considerado uma surpresa. No que diz respeito aos campeões em título, há duas grandes incógnitas: perceber se o modelo de jogo ainda é o mais dominador a nível mundial ou se, como se viu na Taça das Confederações frente ao Brasil, está algo esgotado; e perceber até que ponto esta geração que já ganhou tudo (para alguns jogadores será o último Mundial) ainda quer mais. À margem destas questões parece claro que os espanhóis continuam a ser os mais fortes a todos os níveis. A Holanda. liderada pela “velha raposa” Van Gaal, é uma selecção que parte para o Brasil com alguma desconfiança (principalmente em relação ao sector defensivo), o que até poderá ser benéfico. Este é um Mundial de transição para a Laranja Mecânica (muitos jovens na convocatória), mas a qualidade de Van Persie, Robben ou Sneijder pode fazer a diferença a qualquer momento. Lamenta-se a ausência de Strootman, o melhor médio da equipa. O Chile é uma selecção com capacidade para fazer frente às duas selecções europeias. O conjunto conduzido por Jorge Sampaoli pratica um futebol espectacular, tem em Vidal e Alexis dois elementos muito acima da média e tem outros excelentes jogadores como Vargas, Diaz ou Isla. O sector defensivo é está muito aquém do que seria desejável e pode comprometer o apuramento para a fase a eliminar. Em relação à Austrália, é evidente que será o “saco de pancada” neste grupo. Os cangurus têm uma equipa bastante envelhecida – em que Cahill ainda é a principal figura – e conquistar um ponto já seria uma vitória. Jedinak, Milligan e Oar são os jogadores com mais qualidade da turma orientada por Ante Postecoglou.
Prognósticos Visão de Mercado: Acreditamos que a Espanha continua a ser a equipa mais forte e, como tal, passará na frente do grupo. A luta pelo segundo lugar será acesa, mas, na nossa opinião, os chilenos levam vantagem. Em primeiro lugar, jogam primeiro com a Austrália e, em princípio, sairão à frente da Holanda. Em segundo lugar, o Mundial é disputado na América do Sul e as selecções europeias costumam ter mais dificuldades quando isso acontece. 
1º – Espanha
2º – Chile
3º – Holanda
4º – Austrália

Calendário:
20h00: Espanha-Holanda, na Arena Fonte Nova (Salvador)
23h00: Chile-Austrália, na Arena Pantanal (Cuiabá)
2.ª Jornada
18 de junho de 2014 – quarta-feira
17h00: Austrália-Holanda, no Estádio Beira-Rio (Porto Alegre)
20h00: Espanha-Chile, no Estádio do Maracanã (Rio de Janeiro)
3.ª Jornada
23 de junho de 2014 – segunda-feira
17h00: Austrália-Espanha, na Arena da Baixada (Curitiba)
17h00: Holanda-Chile, na Arena de São Paulo

0 Comentários

  • Tiago Luz
    Posted Junho 8, 2014 at 2:52 pm

    Grupo super equilibrado, mas acho que a equipa da Holanda não vai conseguir passar. Tem uma equipa inexperiente comparando com o Chile. Não sei até que ponto o Chile não vai tentar lutar pelo 1º lugar do grupo, visto que a Espanha não está tão forte como no último mundial. Não acredito que seja a Espanha a campeã do mundo.

  • Anónimo
    Posted Junho 8, 2014 at 3:01 pm

    Concordo em tudo com a Visão de Mercado.
    Espanha claramente mais forte, com um plantel de melhor qualidade, mas resta saber como vão reagir os outros a esta equipa espanhola, que como referiram e bem, têm a força e vontade de à 4 anos. Por outro lado, espero uma espanha a jogar diferente, muito por culpa da introdução dos jogadores do atlético e particularmente de Diego Costa, com um futebol mais directo e no limite, assim espero.

    A Holanda, depois da final em 2010 desiludiu muito em 2012 ao ser último do grupo sem qualquer ponto. É notória a diferença de qualidade relativamente à uns anos atrás. Apesar do Robben e do RVP, o Sneijder (jogador que aprecio muito) está muito longe da forma de 2010.

    O Chile, conta com excelentes jogadores em "ponto de rebuçado", e o facto de jogar quase em casa dá-lhe pontos a favor.

    A Austrália, é claramente o elo mais fraco, e a fazer pontos acredito que seja contra a Holanda.

    Gostava que passa-se a Espanha e a Holanda, mas acho que vai passar Espanha e Chile.

    Bruno M.

  • Rodrigo Mesquita
    Posted Junho 8, 2014 at 3:03 pm

    Acho que esta Espanha está a ser completamente subestimada neste mundial, continuam a ser a melhor seleção do mundo, mas também tem alguns pontos contra si. Um sistema já conhecido, jogadores que vem de épocas muito longas (especialmente os do atlético e do real) e o entusiasmo e motivação já não é a de outros tempos.
    Vi o ultimo jogo da Espanha contra El Salvador e algumas coisas chamaram-me à atenção: Quando Fabregas saiu no inicio da 1º parte e entrou David Silva para a ala esquerda, a equipa melhorou muitíssimo a qualidade de jogo; Diego Costa parece algo desintegrado, entrou para um grupo com muitos jogadores com quem ele teve muitas confusões ao longo do ano, mas acima de tudo parece sem ritmo de jogo e algo cansado;

    Em relação à Holanda, ainda tenho algumas desconfianças relativamente à análise do VM, acho que com um treinador como Van Gal (um dos melhores de sempre para mim) esta equipa vai praticar um bom futebol, já para não referir que a Laranja Mecânica tem um ataque de sonho.

    Não vi qualquer jogo ainda do Chile, mas parece-me que a nível defensivo a equipa é algo limitada e para ser sincero não sou grande apreciador de Eduardo Vargas, parece-me um jogador algo banal que por vezes tem uns rasgos individuais.
    Agora claro que jogando no seu continente e com jogadores como Vidal e Alexis podem sempre provocar a surpresa.

    • Matt Le Tissier
      Posted Junho 8, 2014 at 7:56 pm

      Creio que está a exagerar na avaliação ao jogador chileno.
      "Parece-me um jogador banal que por vezes tem uns rasgos individuais."

      O jogador em causa apontou 12 golos nos últimos 15 jogos ao serviço da selecção chilena.

      Cumprimentos

    • Rodrigo Mesquita
      Posted Junho 8, 2014 at 9:37 pm

      Não sabia desses dados… mas olhando para as estatisticas do jogador nos diferentes clubes que passou, marcou 5 golos nos 25 jogos que efectuou esta época pelo valência, 7 golos em 24 jogos pelo grémio no super competitivo campeonato brasileiro, nenhum golo em 19 jogos que fez pela napoli em 2012 e para além disso a minha opinião baseou-se exclusivamente nos jogos que eu próprio vi dele, nem foi nas estatisticas, nem nos videos do youtube (onde até o djalo é craque), mas claro estou sempre aberto a outros pontos de vista e até posso estar redondamente enganado!

    • Matt Le Tissier
      Posted Junho 9, 2014 at 12:07 am

      Rodrigo,

      A critica (construtiva) que lhe apresentei foi apenas uma forma de lhe demonstrar que a análise simplista que efectuou sobre o jogador em questão não correspondia à realidade.
      Apesar de não apresentar números dignos de grande destaque pelos clubes por onde passa, ao nível de selecção (que é o que estamos a avaliar neste tópico) é um jogador bastante importante na manobra de ataque chilena.
      Tive oportunidade de assistir aos dois últimos jogos de preparação do Chile e, sem contar com o Alexis Sanchez (que fez 5 assistências para os 5 golos apontados nas duas partidas), o Eduardo Vargas foi claramente o jogador mais do ataque.

      "mas olhando para as estatísticas do jogador nos diferentes clubes que passou" … "para além disso a minha opinião baseou-se exclusivamente nos jogos que eu próprio vi dele, nem foi nas estatísticas"

      Cumprimentos

    • Rodrigo Mesquita
      Posted Junho 9, 2014 at 12:36 am

      Então Vargas é um caso raríssimo, assim de cabeça não me lembro de nenhum jogador que jogue melhor na seleção do que no próprio clube (excluindo aqueles jogadores que fazem por época 10/15 jogos no clube e depois são apostas na seleção, nesses casos é quase impossível não melhorar a qualidade de jogo nos jogos internacionais, caso do Nani por exemplo).
      No entanto acredito que essa possibilidade possa existir. Amanhã vou tentar ver algum dos dois jogos do Chile para ver se concordo contigo.

    • Pedro Ramos
      Posted Junho 9, 2014 at 1:02 am

      Dou-te dois bons exemplos: Giovani dos Santos (à excepção desta temporada no Villarreal) e Altidore.

      Sobre o Vargas, totalmente de acordo com o Matt.

    • Matt Le Tissier
      Posted Junho 9, 2014 at 1:06 am

      No último jogo jogou meia hora e marcou um golo na vitória por 2-0 do Chile.
      No anterior bisou na vitória por 3-2 do Chile, um jogo em que os chilenos estiveram a perder por 0-2.

      3 golos em 120 minutos, 12 golos nos últimos 15 jogos. Não tenho mais nada a acrescentar.

      Cumprimentos

    • Rodrigo Mesquita
      Posted Junho 9, 2014 at 1:21 am

      Lá está Pedro Ramos foste precisamente ao encontro de um caso que eu exclui, jogadores que fizeram 10-15 jogos pelo clube. Giovani dos Santos fez 15 jogos pelo Tottenham no tempo em que esteve no clube (2008-2012), nos clubes que esteve emprestado enquanto era jogador do Tottenham fez 14 jogos pelo Galatasaray, 16 pelo Racing e apenas 8 no Ispwich.
      Altidore é aquele avançado do Sunderland certo? No meu comentário eu disse jogadores que me viessem imediatamente à cabeça, eu gosto de ver Premier League, mas não queres que eu me lembre imediatamente do Altidore, pois não?

    • Pedro Ramos
      Posted Junho 9, 2014 at 1:28 am

      O que eu já percebi é que tu é que tens razão em tudo. Tiveste interesse em ir pesquisar os dados do Giovani que até pelo Championship andou, mas não tiveste interesse em ir pesquisar os dados do Altidore que foi apenas dos melhores marcadores da Holanda a temporada passada, porque não é um jogador de "calibre" (foi o que deduzi).

    • Rodrigo Mesquita
      Posted Junho 9, 2014 at 1:37 am

      Em primeiro lugar, volto a repetir Altidore não é nem nunca será um nome que quando eu penso em futebol me virá à cabeça.
      Em segundo lugar eu disse e passo a citar "…ASSIM DE CABEÇA não me lembro de nenhum jogador que jogue melhor na seleção do que no próprio clube", não disse e parece que foi o que entendeste: eu conheço todos os jogadores de futebol no mundo e, como sou um grande expert nisto não existe nenhum jogador no mundo que jogue melhor na seleção do que no clube.
      Em terceiro lugar estás-te a contrariar a ti próprio a dizer que o Altidore foi dos melhores marcadores no campeonato holandês, dai eu deduzo que ele jogou melhor no clube do que na seleção.

    • Pedro Ramos
      Posted Junho 9, 2014 at 1:49 am

      Vê os dados do Altidore, nos clubes por onde passou e na selecção. Volto a repetir, concordo totalmente com o Matt. Os dados estão à tua frente. Se não os queres considerar, aí já é contigo.

  • Anónimo
    Posted Junho 8, 2014 at 3:04 pm

    O povo chileno está a demonstrar uma crença e uma paixão enorme pela sua selecção, estou a adorar este ambiente e espero que o Chile dê uma alegria ao seu país que bem necessita. Contudo penso que a Holanda parte em vantagem, tendo uma raposa velha como o Van Gaal ("resultadista") tudo pode acontecer, e não me admirava nada que a Holanda fosse a surpresa da prova.
    Vamos ver, o Mundial está a chegar!

    Ass: R.S

  • Flávio Trindade
    Posted Junho 8, 2014 at 3:09 pm

    Dos grupos mais interessantes sem dúvida.
    A Austrália é o patinho feio, e não deve representar grande perigo. O seu futebol apesar do investimento que foi feito na A-League, não melhorou nem evoluiu e só devem fazer pontos se acontecer um pequeno milagre.

    De resto tudo em aberto.

    A Espanha parte na frente e tem que puxar dos galões. Contudo e apesar de acreditar que passarão em 1º não acredito na revalidação do título.
    Holanda e Chile discutirão à partida o 2º lugar, mas sinceramente acredito que a juventude talentosa da laranja irá dar cartas. Partem como underdog (neste Mundial mais ainda devido às muitas baixas), mas por isso mesmo os níveis de pressão serão mais baixos e penso mesmo que poderão surpreender.

    O jogo que em grande parte definirá este grupo será o espetacular Espanha-Holanda logo no dia 13.
    Caso a Holanda surpreenda o grupo ficará em aberto e teremos emoção até à última.

    Mais uma vez repito que devido ao emparelhamento com o grupo A, estará sempre em perspectiva um jogão com o Brasil nos oitavos.

  • mv
    Posted Junho 8, 2014 at 3:10 pm

    Gosto muito deste Chile. Bom conjunto de jogadores, com o nº de estrelas suficientes para desequilibrarem os jogos a seu favor e um excelente treinador, que ao serviço da U teve uma das equipas mais excitantes da América do Sul dos últimos tempos. Tiveram azar no grupo e ainda por cima se passarem as hipóteses de apanharem o Brasil são muito grandes. Não fossem tantos os condicionalismos e podiam ser o Uruguai desta Copa

  • Anónimo
    Posted Junho 8, 2014 at 4:01 pm

    a Espanha será uma desilusão no mundial, preparem-se! Para mim tal como a Alemanha não irá passar, a Espanha também não. 1 lugar atribuo à Holanda, 2 lugar Chile 3 lugar Espanha 4 luga Austrália! Penso que a Espanha e a Alemanha serão as desilusões na fase de grupo (hoje sou o maluco, dentro de 20 dias poderei ter razão).

    Tomás

    • Anónimo
      Posted Junho 8, 2014 at 5:49 pm

      Acha mesmo que isso irá acontecer? Não sou grande fã da Espanha, mas têm um plantel fortíssimo (talvez mesmo o melhor!) e são um dos grandes candidatos a ganhar o mundial (Para mim logo a seguir ao Brasil)! Mesmo que aconteça um resultado imprevisto, passam em 2º!
      Gabriel Esteves

  • João Lains
    Posted Junho 8, 2014 at 4:06 pm

    E este Mundial deverá marcar o fim da geração de ouro do futebol australiano, que conseguiu o apuramento para a competição nas últimas três ocasiões. Resistem apenas o Cahill e o Bresciano, de um grupo de jogadores do qual também faziam parte o Neill e o Wilshire, que ficaram entretanto pelo caminho, ou os já aposentados destas lides ou do futebol, Schwarzer, Emerton, Chipperfield, Moore, Culina, Kewell, Grella ou o Viduka, quase todos eles com uma vasta experiência na Premier League, por isso não é de estranhar os resultados que conseguiram obter.

    Hoje em dia, o cenário é bem diferente. Apenas dois jogadores actuam num dos cinco principais campeonatos do futebol europeu: Langerak, suplente de Weidenfeller no Dortmund e o capitão de equipa Jedinak, peça fundamental na excelente campanha do Crystal Palace. A principal figura desta selecção é o Cahill, que deverá desempenhar o papel de falso nove, à semelhança do que aconteceu na África do Sul. No entanto, o melhor jogador australiano da actualidade vai falhar a competição por lesão, Robbie Kruse.

    A grande sensação do futebol australiano, Adam Taggart, ponta-de-lança que cumpriu recentemente 21 anos e que se sagrou o melhor marcador da Hyundai A-League, também integra a convocatória mas, na minha opinião, ainda não está num ponto de maturação que lhe permite resolver jogos numa competição como esta. O futebol europeu devia-lhe abrir as portas já este verão.

    Veremos o que Oar conseguirá fazer na ausência e Kruse. Será o grande responsável pelos desequilíbrios sobre as defesas contrárias. O guarda-redes Matthew Ryan, que joga no Club Brugge, tem tudo para brilhar nesta fase final. Num grupo com Espanha, Holanda e Chile, não será por falta de teste às suas capacidades que não poderá confirmar todo o seu potencial.

    É, portanto, uma selecção em renovação e que será a anfitriã da próxima edição da Taça das Nações Asiáticas, que decorrerá já no início do próximo ano civil, ao longo de todo o mês de Janeiro. O campeonato nacional, que continua aos poucos e poucos a evoluir, estará suspenso durante este período.

    Let's Go Socceroos!

    • Nuno Machado Patronilha
      Posted Junho 8, 2014 at 5:09 pm

      Ahh…boa analise…gosto especialmente quando se fala deste tipo de equipas, menos conceituadas, com muito menos peso que as restantes mas que estão presentes igualmente. Analises sobre a Espanha, Holanda e até o Chile todos temos mas poucos falam das restantes…os "feios"…

    • Simmons
      Posted Junho 8, 2014 at 5:41 pm

      Era óbvio que ia acontecer algo do género depois da retirada dos jogadores que referistes.

      O anormal foi a Austrália ter uma geração com Kewell, Viduka, Cahill e Shwarzer, jogadores que foram durante cerca de 10 anos elementos importantes em bons clubes da Premier League, isso foi algo de extraordinário para um país com tão pouca cultura de futebol.

      E esta geração podia ter feito ainda mais, principalmente porque o Kewell nunca se tornou no jogador que podia e devia ter sido. Quando o via no Leeds com 20 anos pensava que iria ser em pouco tempo dos melhores 'criativos' da Premier League, algo que nunca aconteceu.

  • Anónimo
    Posted Junho 8, 2014 at 4:22 pm

    Num ano em q vão duas equipas espanholas a final da liga dos campeos e uma ganha a liga europa acho q se esta a desvalorizar o potencial da espanha( desafio a q encontrei uma posição q n tenha um jogador muito forte; quando foram campeos mundiais tinham o capdevilla a direita)
    RR

  • Daniel Martins
    Posted Junho 8, 2014 at 4:27 pm

    Acham que a Espanha tem o modelo de jogo "algo esgotado" só porque perdeu a final da Taça das Confederações contra a equipa anfitriã? Por favor. Se o modelo de jogo da Espanha está "esgotado", o que dizer do nosso, por exemplo. Tacticamente continuam a ser a melhor selecção do mundo, mas de longe.

    • Simmons
      Posted Junho 8, 2014 at 5:05 pm

      Vá lá, alguém com bom senso.

      A Espanha em 2009 foi eliminada das Confederações pelos Estados Unidos e todos sabemos o que aconteceu a seguir…

      Eles são os claros favoritos, num ou 2 patamares acima de Brasil, Argentina e Alemanha. Primeiro porque têm melhores jogadores, segundo porque quem ganha 3 grandes competições seguidas é sempre favorito, depois não têm as fragilidades da Argentina na defesa, os problemas com lesões como tem a Alemanha e a fraca forma dos melhores jogadores do Brasil (Oscar e Neymar).

      Tudo pode acontecer em jogos a eliminar, mas há um claro favorito.

    • Daniel Martins
      Posted Junho 8, 2014 at 5:22 pm

      Simmons, para mim também são os claros favoritos. Não digo com isto que ficava surpreendido se fosse a Argentina ou o Brasil a ganhar, mas se tivesse de apostar dinheiro por alguém seria na Espanha. Há sempre o factor de jogar em casa ou da habituação climática, mas para mim o favorito é sempre aquela selecção que melhor conjuga qualidade táctica com qualidade individual. E nisso os espanhóis são os melhores. O "mal" da Espanha é o mesmo do Barcelona ou do Porto: têm dominado tanto nos últimos anos que das poucas vezes que não ganham as pessoas pensam logo que chegou o fim e põem em causa tudo e todos.

    • Kafka
      Posted Junho 9, 2014 at 9:36 am

      Continuam a subestimar o factor do contexto e do meio envolvente, e consequentemente subestimando o Brail e Argentina, acho que vão ter uma bela surpresa…por algum motivo nunca uma Selecção Europeia venceu um Mundial em território Americano, e o Brasil não perde um jogo para o Mundial no Continente Americano desde 1950, para além de não perder 1 jogo em casa desde 1975…mas continuem a subestimar o factor clima e meio envolvente, que terão uma bela surpresa daqui a 1 mês…

      Brasil e Argentina são os 2 principais candidatos, no mesmo nível que Alemanha e Espanha..

    • Daniel Martins
      Posted Junho 9, 2014 at 1:40 pm

      Kafka, leste bem os comentários? Acho que ninguém disse que a Argentina e o Brasil não podiam ganhar. Falas do continente americano como se o México, os Estados Unidos, o Brasil e o Uruguai fossem todos países vizinhos e tivessem todos o mesmo clima, e depois esqueces-te que o último mundial na América foi há 20 anos. No EUA 94 tiveste uma final Brasil – Itália, que eram as melhores selecções na altura e que só foi decidida nos penaltys. No México 86 ganhou a selecção do Maradona, melhor jogador de todos os tempos e no auge das suas capacidades. No Argentina 78, a anfitriã só bateu a europeia Holanda no prolongamento. Daí para trás o vencedor foi o Brasil de Pelé, aquela que é considerada por muitos como sendo a melhor selecção de sempre. Portanto ganhou sempre a selecção mais forte ou uma das mais fortes, o que é normal. O facto de serem todas sul-americanas terá mais a ver com a maior qualidade individual que elas tinham do que com o clima ou o contexto.

    • Kafka
      Posted Junho 9, 2014 at 4:29 pm

      Ok, então depois falamos,

      Até à data realizaram-se 19 Mundiais, tendo-se disputado 17 desses Mundiais entre América (7) e Europa (10)…e os 7 Mundiais na América foram vencidos sempre por Selecções Americanas…e os 10 na Europa foram vencidos 9 vezes por Selecções Europeias, e apenas uma ÚNICA vez por uma Selecção não Europeia, em concreto o Brasil em 1958…ou seja, se tu achas que em 17 Mundiais (disputados na Europa e América) apenas uma ÚNICA vez ter sido vencido por uma Selecção que não pertencia a esse Continente, é mera coincidência, é a tua opinião e respeito, mas pronto depois veremos quem tem razão…

    • Daniel Martins
      Posted Junho 9, 2014 at 5:02 pm

      Kafka, nos 7 mundiais realizados na América tivemos 15 equipas europeias e 13 equipas americanas nos primeiros 4 classificados. Se o contexto fosse assim tão determinante, não poderíamos ter mais equipas europeias do que americanas, certo? E a minha opinião não vai mudar se o Brasil ou a Argentina vencerem. Ambas têm qualidade individual a rodos, logo também estão incluídos no meu critério de que vencem as equipas mais fortes.

    • Kafka
      Posted Junho 9, 2014 at 5:42 pm

      Havendo em toda a história apenas 3 Selecções de Top no Continente Americano (Argentina, Uruguai e Brasil), é normal que a América tenha só tido 13 equipas contra 15 Europeias…agora as 3 de Top Americanas exponenciam ao máximo essa situação do factor Continente…o mesmo se passa para a Europa, porque senão a FIFA tinha.uma pontaria tremenda de em 17 vezes ter acertado 16, ou seja, só em 1958 é que falhou não dando a Organização do Mundial ao Continente da Selecção mais forte…

      Mas pronto temos opiniões diferentes…não quer dizer com isto que Espanha e Alemanha não possam vencer, agora em condições normais vence a Selecção do Continente organizador

    • Daniel Martins
      Posted Junho 9, 2014 at 7:03 pm

      Então esse "contexto" só actua nas finais e meias-finais? Se jogar na América é tão determinante como dizes, então teríamos outras selecções americanas a aparecer nos primeiros 4 classificados. Já disse anteriormente que o clima e o ambiente também têm influência, mas se as selecções não tiverem qualidade até podem jogar sempre em casa que não ganham nada. Enfim, tinhamos aqui conversa para muitos dias.

    • Kafka I
      Posted Junho 10, 2014 at 12:48 am

      Como eu te disse, se a América apenas tem 3 Selecções de Top, é normal que as restantes Selecções Americanas por mais que o contexto e climas as favoreça não consigam lá chegar, agora essas 3 Selecções de Top (Uruguay, Brasil e Argentina) aproveitam a qualidade que têm e exponenciam-na ao máximo quando jogam no seu território…o mesmo acontece para as Selecções Europeias de Top, dai o facto de em 17 Campeonatos disputados na América e Europa, em 16 deles ter vencido SEMPRE a Selecção do respectivo continente, e a única excepção, o Brasil 58, foi com a junção única de 2 dos 10 melhores jogadores da História do Futebol (Garrincha e Pele)

  • Kacal l
    Posted Junho 8, 2014 at 5:03 pm

    O Grupo B é equilibrado, a Austrália é o “outsider”, mas pode sempre complicar as contas com um resultado inesperado, depois Espanha, Holanda e Chile são selecções fortes e qualquer uma pode passar aos oitavos-de-final, acredito que a Espanha vai cumprir e ficar em 1º lugar, mas depois vai ser uma luta intensa e renhida entre Holanda e Chile pelo 2º lugar.

    – Os Australianos são fracos, praticam um futebol limitado, têm um treinador inexperiente, que só treinou a selecção Sub-20 Australiana, clubes no campeonato australiano (South Melbourne e Melbourne Victory) e um ano na Grécia (no Panachaiki, em 2007/2008), e depois também não têm muitos jogadores de qualidade, para além dos experientes Tim Cahill (continua a ser a “estrela” da equipa) e Mark Bresciano, a seguir há o Jedinak que é um médio com qualidade, fez uma boa época no Crystal Palace, é o jogador que actua ao nível mais alto da equipa, depois há o GR Langerak (do Dortmund), Jason Davidson, Tommy Oar, James Holland e pouco mais, que são jogadores que jogam em campeonatos como austríaco, holandês e alemão e têm mais alguma experiência, o resto é muito banal e dificilmente conseguirão ter uma boa prestação neste mundial, o melhor dos cenários será o “roubar” de pontos em algum dos três jogos, o pior cenário é mesmo a derrota nos três jogos e quem sabe com 1 ou 2 goleadas, vão depender muito do que o Cahill fizer;
    – Depois qualquer uma das três selecções são fortes, a Espanha tem dos melhores jogadores do Mundo e têm uma selecção experiente e habituada a ganhar (com Euros 2008 e 2012 e Mundial 2010 no palmares), portanto são sempre favoritos e o 1º lugar tem que ser o objectivo, a Holanda tem um elenco jovem e à procura de afirmação, com alguns jogadores mais experientes e de classe mundial, com um grande treinador, com muita experiência, tanto podem surpreender como desiludir, mas o 2º lugar é o mais provável, e finalmente o Chile, uma selecção intensa e raçuda, com um bom treinador, e um colectivo forte e unido, com bons jogadores e depois 2 ou 3 “estrelas” (mais concretamente, Vidal e Alexis), podem sonhar alto e pensar num 2º lugar, mas têm condições para surpreender e fazer um “brilharete” no Mundial, mas será complicado, é esperar para ver.

    Previsão:

    1º Espanha
    2º Chile
    3º Holanda
    4º Austrália

    • João Lains
      Posted Junho 8, 2014 at 7:17 pm

      Por muita pesquisa que se faça no Wikipédia ou em qualquer outro site, muitas das vezes, isso não basta para ficares a perceber as coisas. Dizer que o seleccionador australiano é inexperiente é uma tremenda falta de respeito para um homem que tem um currículo invejável para qualquer treinador na Oceânia.

      Além disso, também não é o facto de um ou outro jogador actuar no futebol europeu que faz por si só
      dele melhor que os que actuam no campeonato local. Por exemplo, o Ryan que está no Brugge é superior ao Langerak e o Franjic, que joga no Melbourne, é um dos melhores desta equipa.

    • Kacal l
      Posted Junho 8, 2014 at 8:33 pm

      João Lains,

      – Primeiro, eu não disse que percebia muito, muito menos que percebia mais do que alguém, dei simplesmente a minha opinião, mas essa tua primeira afirmação mostra o quanto arrogante e convencido tu és, mas isso não é novidade, tudo bem;
      – Segundo, um treinador que nunca treinou fora do campeonato australiano, que está longe de ser dos melhores, não pode ser um treinador de top, muito menos experiente ao mais alto nível, mas ok.
      Quanto aos jogadores, eu nunca disse que eram melhores jogadores, se voltares a ler mais umas vezes, já vi que tens problemas em perceber o que os outros escrevem, verás que eu disse que têm mais alguma experiência em campeonatos de maior exigência e qualidade, mas nunca disse que eram melhores jogadores.

      PS: Isto foi só a minha opinião, a tua afirmação da Wikipédia foi ridícula e já percebi que és o Mr. Sabichão, mas podes te dar mal, pois ninguém sabe tudo e estamos sempre a aprender, é assim que eu penso, mas enfim.

    • João Lains
      Posted Junho 8, 2014 at 9:58 pm

      Isso são tudo comentários para cair no goto dos restantes leitores do blogue. A única de que não gostei foi o descrédito que foi dado ao Postecoglou, que tem um palmarés vastíssimo no futebol australiano.

    • Kacal l
      Posted Junho 8, 2014 at 10:25 pm

      João Lains,

      Pois… claro… é isso tudo, só porque te critico é para cair no goto dos restantes leitores do blogue, como se tu fosses o Deus do VM e quem não gosta de ti, é por que está a dar graxa aos outros, por favor… essa já não cola, eu tenho a minha personalidade e se ainda acreditas que sou assim, apenas e só, para ser "bonzinho" e receber distinções e para todos gostarem de mim, então estás muito enganado, nunca me daria ao trabalho de comentar apenas para isso, seria de loucos, mas tu lá sabes, já deu para ver que somos diferentes, cada um tem a sua personalidade e a sua maneira de pensar e falar, mas não quer dizer que eu queira dar graxa seja em que for, assim como não quer dizer que tu queiras ser do contra em tudo, são personalidades, mas se não entendes isso, pensa o que quiseres.
      Quanto ao Postecoglou, admito que não acompanhei, nem acompanho o seu trabalho e admito que possas ter razão, não tenho o dom da palavra, sou sincero, mas continuo a achar que é inexperiente para o que um campeonato do mundo exige, é apenas a minha opinião, não gostaste, tudo bem, estás no teu direito, mas agora desrespeitar e falar em Wikipedias, acho que é desnecessário, mas fica na tua.

  • Simmons
    Posted Junho 8, 2014 at 5:08 pm

    Parece óbvio que a luta vai ser entre Chile e Holanda pelo segundo lugar.

    Como os Holandeses têm Van Gaal (talvez o melhor treinador que está no mundial), Vidal só agora recuperou da lesão que teve (regressou no último jogo) e a defesa é tão fraca ou pior que a da Holanda acho que os Holandeses são favoritos.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Junho 8, 2014 at 5:13 pm

    Penso que a Holanda se qualificará e que a Espanha não vai dar o passeio que a maioria parece prognosticar. Acho que se qualificam as duas selecções europeias e não compreendo o argumento "o Chile sai na frente" aduzido pelo VM, pois pela lógica de que Holanda e Chile perdem com espanha e vencem a Austrália, ambos chegarão ao jogo decisivo com 3 pontos.

  • scp_fan
    Posted Junho 8, 2014 at 5:42 pm

    Espanha 2 – 0 Holanda
    Chile 3 – 0 Austrália
    Espanha 1 – 2 Chile
    Holanda 2 – 0 Austrália
    Espanha 4 – 0 Austrália
    Holanda 1 – 0 Chile

    1º Espanha – 6 pontos
    2º Chile – 6 pontos
    3º Holanda – 6 pontos
    4º Austrália – 0 pontos

  • Rodrigo
    Posted Junho 8, 2014 at 7:22 pm

    1º Espanha
    2º Holanda
    3º Chile
    4º Australia

  • Guilherme Loureiro
    Posted Junho 8, 2014 at 8:22 pm

    A Espanha já não tem o poderio que tinha. O Chile é uma equipa com capacidade para batalhar com ambos os "favoritos". A Holanda está em mudança de ciclo com alguns jogadores jovens. Penso que será dos grupos mais equilibrados.
    Assim sendo, não faria prognósticos, mas acredito que o Chile vai surpreender e vai deixar um deles de fora. Aliás, a Espanha não ganhando à Holanda, apanha um Chile em primeiro do grupo e pode mesmo ficar de fora.
    Portanto, aposto na Grande Surpresa!!!

  • Kafka I
    Posted Junho 8, 2014 at 8:23 pm

    Concordo com o VM…Espanha e Chile passam à fase seguinte…não só a Holanda está fraca como o Chile terá o factor "casa" a seu favor..

  • Bruno Fonseca
    Posted Junho 8, 2014 at 8:30 pm

    A Espanha só se algo de mau acontecer deverá passar á segunda fase.
    A minha dúvida está entre o Chile e a Holanda, a 1ª tem evoluído na qualidade enquanto que a 2ª tem piorado.
    Resta a Austrália, em que os jogadores da melhor geração de sempre do país quase de certeza que não irão a mais nenhum mundial, exemplo do Cahill.

  • Sideshow Bob
    Posted Junho 11, 2014 at 8:06 pm

    Espanha (1º) e Chile (2º)

    Um abraço

Deixa um comentário