Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Guardião menos batido da Premier League falha resto da época; Final da Taça do Rei em Camp Nou

Aumenta ainda mais o favoritismo dos catalães, apesar da história recente nem favorecer as equipas que jogam em casa. O Real, de Mourinho, há 2 anos foi derrotado no Bernabéu pelo Atlético.

Florentino não queria que o Barça festejasse um título em sua casa e sendo assim a final da Taça do Rei desta época, entre Barcelona e Atlético de Bilbau, terá lugar em Camp Nou. As equipas pretendiam que o jogo se disputasse no Santiago Bernabéu, estádio do Real Madrid, mas com a recusa dos merengues esta foi a solução encontrada pela Real Federação Espanhola de Futebol, depois de uma votação que teve 26 votos a favor do reduto catalão e apenas 18 para o recinto basco. Ou seja, estão reunidas as condições para a polémica. Uma final Barça-Atlhetic (os dois clubes com maior tendência separatista…além de serem os que mais Taças venceram), no Camp Nou, com o hino Espanhol a tocar (e provavelmente a ser bastante assobiado) tem tudo para ser histórico.

Baixa de peso e que pode hipotecar de vez as esperanças do conjunto de Koeman em conseguir o apuramento para a Champions – Fraser Forster, do Southampton, irá falhar o resto da época devido a uma lesão no tendão patelar do joelho esquerdo, anunciou o 6.º classificado da Premier League. Forster, que para muitos, principalmente antes da exibição de Hart frente ao Barcelona até devia ser o titular de Inglaterra, era actualmente o guarda-redes menos batido do campeonato inglês, com “apenas” 21 golos sofridos. 

0 Comentários

  • Kacal I
    Posted Março 25, 2015 at 11:10 pm

    Que pena esta lesão do Forster, é um dos melhores GR na Europa e só tem menos nome mas tem muita qualidade e vinha a fazer uma excelente época ao serviço do Southampton, tanto a nível exibicional como a nível de golos sofridos (menos batido na Premier League), claro que ter Clyne, Alderweireld, Fonte e Bertrand ajuda bastante mas também há muito mérito dele e é uma baixa de peso para os Saints, no entanto a defesa continua intacta e não é pelo GR que vão deitar tudo a perder, claro que há diferenças mas acredito que vão continuar seguros a nível defensivo.

  • Kafka I
    Posted Março 25, 2015 at 10:49 pm

    Vejo aqui muita gente indignada por a final ser no Nou Camp, agora é preciso frisar que o Barça queria que a final fosse no Bernabéu e que foi o Real Madrid que não deixou, portanto a primeira escolha do Barça era o Bernabéu e não o Nou Camp, há que conhecer a história toda

    No entanto os argumentos que o Pedro Barata apresentou em cima, têm a sua validade e provavelmente no lugar do Real Madrid eu também não gostaria que fossem destruir o estádio do meu clube e apenas vandalizar tudo e mais alguma coisa

    No entanto e não pondo em causa o ponto de vista do Pedro Barata e que tem toda a razão de ser, eu acredito que lá no fundo no fundo o motivo maior que levou o Real Madrid a não querer uma final no Bernabéu, foi ver o Barcelona festejar a conquista de um troféu em pleno Bernabéu…mas ressalvo, os argumentos do Pedro Barata são válidos e também contribuíram para a decisão sem duvida

    No entanto apesar do "meu" Barça no fim das contas acabar por ter sido o grande beneficiado pois se já era favorito, agora ainda será mais favorito, eu não concordo que a final seja disputada em Camp Nou, e se é certo que foi uma eleição "democrática" e portanto é válida, e o San Mames também foi a concurso, na minha opinião nem o Nou Camp nem o San Mames deviam sequer ser postos como hipotese..

    Por fim, eu sei que não serve de todo como desculpa, mas na comparação entre os 2 grandes de Espanha, o Real Madrid tem sido muito mais beneficiado com este tipo de decisões (jogar final no próprio estádio) que o Barça, e a titulo de exemplo, em 2013/2014 a final era entre Real-Atl Madrid e a decisão favoreceu claramente o Real ao pôr a final no Bernabéu, no entanto felizmente o Real Madrid perdeu esse jogo.

    Mas deixo ainda um caso mais gritante de claro beneficio ao Real MAdrid, mais precisamente no ano 2002, onde a Federação Espanhola chegou ao cumulo de adiantar os seus quadros competitivos propositadamente, para com isto a final da Taça Espanha ser no dia em que o Real Madrid fazia 100 anos, e marcou logo antecipadamente a final para o dia em que o Real fazia 100 anos e a final seria no Bernabéu, tendo essa final sido disputada no dia 6 Março, só por causa do aniversário do Real Madrid

    No entanto, felizmente o Real Madrid perdeu essa final e acabou por ser uma especie de "Maracanazo" em pleno dia de 100º aniversário

    • Pedro Barata
      Posted Março 26, 2015 at 8:59 am

      É "centenariazo " e não "marcação", óbvio.

      Em relação ao que o João disse, é verdade ahah.

    • Kafka I
      Posted Março 26, 2015 at 12:25 am

      Rectificação, foi na época 2012/2013 e não 2013/2014

      Bem metida essa João :)

    • Pedro Barata
      Posted Março 26, 2015 at 12:12 am

      Ficará para a história esse dia-o célebre "Maracanazo", meses antes da conquista da Novena em Glasgow. Nesse dia, um Real Madrid já com Zidane e Figo, mais Roberto Carlos, Raúl ou Hierro, foi derrotado pelo Super Depor, que recentemente tinha sido campeão e que dois anos depois foi à meia-final da Liga dos Campeões, eliminado pelo Porto, tendo um dos golos sido marcado por Sergio, hoje treinador do Espanhol.

    • João Lains
      Posted Março 25, 2015 at 11:59 pm

      Com o Barata é preciso estar de pé atrás nestes assuntos. Ele tem o símbolo do Real cravado.

    • Awesome_Mark
      Posted Março 25, 2015 at 11:47 pm

      Assumo que não tinha noção de tal acontecimento e como adepto do Barcelona também (aliás, as nossas equipas preferidas apenas diferem em Portugal eheh) não escondo o sorriso nos lábios com esse "Bernabazo"

  • Pedritxo
    Posted Março 25, 2015 at 10:45 pm

    Grande perda para os saints, dos melhores gr. da atualidade, talvez ja o fosse no celtic, mas em inglaterra e outro nivel.
    O pior disto tudo e que nao tem nenhuma alternativa valida, pelo menos com nome e que tenha jogado um bom numero de jogos e se destacado, pode ser problematico.

  • Guilherme Silva
    Posted Março 25, 2015 at 9:44 pm

    E jogarem no Mestalla, não? Apesar de ser Catalunha na mesma, sempre era mais neutro que Camp Nou.

    • karabatic13
      Posted Março 26, 2015 at 12:32 am

      O estádio do Atletico tem um concerto de AC/DC nesse dia.

    • Guilherme Silva
      Posted Março 25, 2015 at 11:13 pm

      Erro meu, tinha ideia que ainda ficava na Catalunha. Obrigado pelas correcções ;)

    • Kafka I
      Posted Março 25, 2015 at 11:03 pm

      Caro Guilherme, Valência fica perto mas já não pertence à Catalunha :)

    • Silveira9
      Posted Março 25, 2015 at 10:24 pm

      O Mestalla não é na Catalunha

    • Luís bcn
      Posted Março 25, 2015 at 10:23 pm

      Mestalla na catalunha? O Mestalla é em Valencia, na comunidade Valenciana…que fica bem mais longe de Bilbau que barcelona.

      Madrid seria mais justo…nem que fosse no estadio do Atletico.

    • Pedro Barata
      Posted Março 25, 2015 at 10:05 pm

      Mestalla não é Catalunha, é comunidade Valenciana.

    • Octávio Alvarez
      Posted Março 25, 2015 at 9:59 pm

      Sem querer dar uma de professor, Mestalla é em Valência, capital da Província com o mesmo nome, ainda que seja um detalhe que não impede de concordar consigo como sendo a melhor escolha. Abraço

  • Cuauthémoc
    Posted Março 25, 2015 at 9:27 pm

    Que jogassem em Saragoça que fica mais ou menos a meio caminho entre Barcelona e Bilbao, no Cornellá El-Prat ou no Anoeta, se quisessem jogar nalguma das duas regiôes, agora em Camp Nou! Incompreensivel!
    De qualquer forma não é a primeira vez que o factor casa sai furado numa final, Portugal no Euro, Sporting na Liga Europa, Real na Taça do Rei, Bayern na Champions.

  • Mega Badjeras
    Posted Março 25, 2015 at 8:34 pm

    Com tantos estádios capazes de receber a final como é o caso do estádio do Espanyol, da Real Sociedad, Sevilha, Atlético, Múrcia e metem logo o Camp Nou.
    É assim, caso o Barcelona não fosse à final, estava tudo bem, agora assim não tem sentido, mas é o que dá não se ter um Estádio Nacional.

    Não consigo perceber como é que um país como a Espanha, um país de desporto, se necessário até o país onde se pratica mais desporto na Europa, com uma população a rondar os 47 milhões de pessoas e que em 2015 não possui um Estádio Nacional.

    • Kafka I
      Posted Março 25, 2015 at 11:12 pm

      Ninja,

      Subscrevo inteiramente

    • Pedritxo
      Posted Março 25, 2015 at 10:47 pm

      estadio nacional e so para gastar dinheiro, ja ha tanto estadio, a minha opiniao e que se deve ver qual equipas chegam a final e arranjar um campo neutro que fique no meio caminho entre as 2.

    • Kafka I
      Posted Março 25, 2015 at 10:34 pm

      A Espanha é um País "especial", pois acaba por ser um conjunto de Países todos num só, e onde boa parte desses habitantes não se identifica de todo com a Espanha, tendo como figuras de proa nessa luta a Catalunha e o País Basco, ao ponto do Hino de Espanha nem sequer ter letra, precisamente para não ferir susceptibilidades, até pela questão da lingua em que o hino seria escrito, visto não se falar Castelhano em toda a Espanha

      Posto tudo isto, acho normal que não haja um Estádio Nacional..

    • Luís bcn
      Posted Março 25, 2015 at 10:26 pm

      Eles já têm um estadio "nacional" (de facto). Foi construído com dinheiro público (central) e o porto ja ganhou lá uma liga europa. É dos melhores estadios de espanha, está abandonado e nem o sevilla e o betis o querem por ter uma pista de atletismo.

      Mas fora isso em espanha devem ter uns 10 centros de altos rendimento, enquanto aqui está tudo centralizado num sitio…e não é na trofa

    • Ninja
      Posted Março 25, 2015 at 10:20 pm

      Se calhar porque nao faz sentido do ponto de vista financeiro.

      Digo eu…

      Um investimento numa arena desportiva de grande dimensao (pois é o porta estandarte do país), normalmente desviada para um sitio sem pes nem cabeca por restricoes de espaco nos grandes meios urbanos e lobbying das regioes menos abastadas, que depois viria a ser usado no maximo umas 7/8 vezes por ano?

      Esta ideia tresanda a rentabilidade… Onde é que posso investir?

      Nao chega a experiencia do Euro 2004 e da copa no brasil para perceber que sem clube de dimensao consideravel nao pode haver construccao de grandes estadios?

      Ja para nao falar do facto de o clima politico e economico em espanha estar propicio para dispender dinheiro publico em algo tao importante como um estadio.

      Rajoy te oiça e a reeleicao esta nas cartas.

      Enfim…

      Não aos estadios nacionais. Não as cidades com estádios em triplicado quando podiam muito bem unir forcas e partilhar uma arena maior. Nao ao desperdicio. Nao ao desperdicio.

  • Awesome_Mark
    Posted Março 25, 2015 at 8:20 pm

    A final será em Barcelona mas à partida deverão ser disponibilizados o mesmo número de bilhetes a ambos os clubes (se tal não acontecer será gritante), pelo que conhecendo a grande massa adepta do clube basco que há já alguns anos não marca presença na final de La Copa, acredito que no que diz respeito ao apoio das bancadas não haverá grande vantagem dos blaugrana, contudo, são uma equipa que já está acostumada a jogar no Camp Nou e isso é claramente uma vantagem.

    Quanto à possibilidade de se construir um Estádio Nacional, pessoalmente discordo. Gastar tanto dinheiro para construir um estádio que não receberia mais de 5 jogos importantes por época é claramente um desperdício, até porque o que não falta são estádios de qualidade em Espanha. Quanto às finais da Taça do Rei, esta metodologia de escolher os anfitriões apenas após se conhecer os finalistas tinha que acabar, vai completamente contra todos os princípios de uma Taça, mesmo que logisticamente possa ser mais viável para algum dos finalistas (ou então mesmo para ambos, como há dois anos atrás). A minha proposta é que ou se decida anualmente um local diferente para acolher a final, tornando-a num autêntico evento nacional, ou no estádio da equipa vencedora da edição anterior caso tenha as devidas condições para receber o evento (este ano seria no Bernabéu).

    P.S: Um presidente de clube não deveria estar acima de uma instituição de clubeS…

    • Kafka I
      Posted Março 26, 2015 at 12:26 am

      Awesome

      Concordo, também seria uma boa hipotese definir logo 4 ou 5 locais à partida e depois decidirem em função dos finalistas

    • Awesome_Mark
      Posted Março 25, 2015 at 11:43 pm

      A terceira em 7 edições mas a primeira em 3. Referi-me a "algum tempo" e a verdade é que esta ausência, mesmo que não tão comprida, não deixa de ser significante para a segunda equipa espanhola com mais Taças do Rei e o facto de não a conquistarem a vários anos ainda mais os aguçará o apetite.

      Kafka, não deixas de ter razão, mas mesmo assim creio que onde quer que seja realizada a final, por mais longe que se esteja, haverá sempre um esforço dos adeptos dos clubes finalistas para acompanhar a sua equipa porque a importância da ocasião assim o exige e eu pessoalmente, acho que qualquer competição, neste caso em particular Taças, deve ter o local da final definido à priori. Talvez o melhor mesmo fosse ao início da época selecionar 3 estádios em 4/5 zonas diferentes de Espanha, e conhecidos os finalistas, escolhia-se o recinto "mais à mão" e que não seja no campo de uma dessas equipas que disputarão a final.

    • Kafka I
      Posted Março 25, 2015 at 11:07 pm

      Concordo inteiramente com tudo o que disseste, só mudaria um pequeno pormenor, visto a Espanha ser um País gigante, o lugar da final continuaria a estipular-se só após se conhecer os finalistas, para logisticamente ser mais perto para todos os adeptos, o que tinha que ficar estipulado era que a final nunca podia ser em casa de um dos finalistas, ou seja, seria sempre num local a meio caminho entre os 2 finalistas

    • Cuauthémoc
      Posted Março 25, 2015 at 9:59 pm

      O Athletic foi á final da Taça em 2008/2009 e em 2011/2012, não é assim á tantos anos, curiosamente perdeu ambas com o Barcelona.
      Ganhar é que não ganha desde 1983/1984, adivinha contra quem? Nem mais, o Barcelona.

    • Gonçalo Alvim
      Posted Março 25, 2015 at 9:54 pm

      Há já alguns anos não marca presença na final da Copa?! Esta será a terceira final do Athletic nos últimas sete edições.

  • max alves
    Posted Março 25, 2015 at 8:11 pm

    Nossa q azar,forster pregou de estaca no southampton nn poderia fazer pior q boruc…mas eh enorme guarda redes,talves top 5 mundia (pra mim so de gea e neuer estao a frente,pra mim o terceiro ao lado do courtois) Mas pena nn ter a emprensa de muitos,q fazem uma labanca danada e nn se ve muitas criticas…

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Março 25, 2015 at 8:01 pm

    Há coisas que não entendo, e dado os separatismos em Espanha até admito que não faça sentido um estádio Nacional, no entanto, alguém que me explique porque não foram jogar para um estádio neutro? Irra que em Espanha têm com cada uma…

    • Pedro Miguel Garcia
      Posted Março 25, 2015 at 9:49 pm

      Luís, no exemplo que dás afirmas que faria mais sentido jogar no Dragão e concordo, não dizes jogar no estádio de nenhuma das equipas, entendas? Aqui o que me parece é que nestes jogos a componente emocional tem uma força tremenda, e acho que se o Barcelona é favorito, a jogar em casa (com bancadas divididas ou não), tem ainda mais vantagem…

    • Pedro, o Polvo
      Posted Março 25, 2015 at 9:19 pm

      Nem mais.. O Barcelona além de já ser favorito, parte agora como super favorito..

    • Luís bcn
      Posted Março 25, 2015 at 8:39 pm

      O Porto já perdeu uma taça nas antas…contra o benfica. E já foi lá dar 5 numa supertaça à luz.

      Não vejo assim grande problema. Se estiverem os dois clubes de acordo claro e as bancadas tiverem divididas.

      Acho que por exemplo se o Braga fosse à final da taça com o Guimarães (quem sabe um dia) teria mais lógica jogar no dragao que é perto, melhor e maior…mas se calhar os adeptos preferiam ir ao jamor que é diferente. Acho que é mais por essa perspectiva.

  • Yekini
    Posted Março 25, 2015 at 7:42 pm

    O Forster neste momento deve ser um dos 5 melhores do Mundo, ainda há uma semana tramou o Chelsea. Um nome que merecia mais atenção quando se fala nos melhores guarda-redes. Este ano não tem sido inferior ao De Gea ou Courtois, que são muito mais falados.

    • Diogo Pedro
      Posted Março 26, 2015 at 1:10 am

      Exacto, estava a contar com esse penalti da lotaria! Não sabia que só estavam incluidos os penaltis durante os 90 minutos. Sendo assim está correctissimo!
      Obrigado!

    • Anónimo
      Posted Março 26, 2015 at 12:23 am

      como é que alguem em cima disse que o forster é inseguro a sair dos postes? dos jogos que vi do Southampton esta época (ainda vi bastantes), posso dizer que é dos guarda-redes mais seguros a sair da baliza que tenho visto ultimamente (bastante importante para dar tranquilidade à defesa), para além de ser muito bom entre os postes.

      x9x1x

    • João Lains
      Posted Março 25, 2015 at 11:44 pm

      Diogo, o Leno terminou a última temporada com 8 penaltis defendidos em 19 possíveis, em toda a sua carreira. Sofreu entretanto mais 4 golos neste tipo de lances, daí os 23 possíveis. Não estarás a fazer confusão com o penalti que ele defendeu na lotaria? É que estes dados dizem apenas respeito a penaltis defendidos durante os 90 minutos.

    • Diogo Pedro
      Posted Março 25, 2015 at 10:05 pm

      João Lains,

      Só uma pequena dúvida. Esses números do Leno (8 em 18) são do início da época? Como é que mantém agora 8 penaltis defendidos se defendeu um do Koke?

    • João Lains
      Posted Março 25, 2015 at 8:21 pm

      Aliás, em Dezembro, a percentagem de sucesso do Forster era a mais alta da Premier League com 75%.

      Nota: no outro dia, falou-se em especialistas em grandes penalidades e o nome de Leno veio à baila depois da eliminatória com o Atlético de Madrid. Aproveito para dizer ao leitor com quem na altura falei, não me lembro do nome, que não tem sido uma temporada propriamente feliz para o guarda-redes alemão neste aspecto.

      Leno partiu para esta temporada com 44% de sucesso (8 defendidos em 18 possíveis) mas actualmente são estes os números: 8 defendidos em 23 possíveis – 35%, muito mais próximo da média de Handanovic e Diego Alves.

    • João Lains
      Posted Março 25, 2015 at 8:06 pm

      Acrescento o Sommer. Para mim está entre os 10 melhores guarda-redes da actualidade. Ainda passa um pouco despercebido mas foi um dos melhores guarda-redes da Bundesliga durante a primeira volta (acho que só Neuer esteve melhor embora não tenha sido tão decisivo) e tem um dado estatístico que pode surpreender muita gente: 82,42% de defesas com sucesso, superado somente por De Sanctis (82,98%) e Neuer com… 89,19%.

      Como falaste neles: De Gea (73,4%) e Courtois (71,1%).

    • Anónimo
      Posted Março 25, 2015 at 8:05 pm

      Mas e que nada mesmo. nao sabe jogar com os pes e e inseguro a sair dos postes.

      Nuno

  • André CG
    Posted Março 25, 2015 at 7:41 pm

    Mas que grande incompetência! Finais jogam-se em campo neutro e isso só não deve acontecer se uma equipa atingir a final e já tinha sido atribuída a final no seu estádio antes da prova.
    Porque é que estes espanhóis não decidem o estádio no início da época e evitam estas polémicas? Inadmissível na denominada melhor liga do mundo.
    Mais valia dar logo a taça ao Barcelona sem fazer o jogo…

    • Pedro Barata
      Posted Março 25, 2015 at 8:53 pm

      Caro Nuno, a final não estava marcada para lado nenhum. O que se passou foi que quer o Athetic quer o Barça manifestaram o desejo de jogar no Bernabeu, e sabes porque é que o Real rejeitou? Primeiro, porque da última vez que o Barça jogou uma final no Bernabeu, os adeptos Culés vandalizaram o Estádio, partiram cadeiras, pintaram paredes, etc, além de que, sempre que Barça e Atlhetic jogam uma final (esta é a terceira nos últimos 6 anos), o hino Espanhol é apupado. Ora, pergunto-te: tu cedias a tua casa a quem soubesses que a iria vandalizar, estragar, e ainda por cima desrespeitar o teu Hino?

    • Awesome_Mark
      Posted Março 25, 2015 at 8:07 pm

      Penso que é por questões logísticas. Se o Espanhol tivesse chegado à final por exemplo, não faria muito sentido realizar a final do outro lado do país no Benito Villamarin ou no Rámon Sánchez-Pizjuán. Mas concordo que estas situações são um bocado caricatas, sendo que o ideal seria anualmente, à partida para a competição, escolher-se um estádio diferente para acolher a final da Copa.

    • Anónimo
      Posted Março 25, 2015 at 8:05 pm

      Ha um clube que fez o choradinho que nao podia ser no estadio dele. Real madrid, quanto a mim. Uma vergonha. Se a final esta marcada para la, ponto. Mas esse real, espero que acabe a epoca sem nada. Vai ser lindo.

      Nuno

    • Gonçalo Alvim
      Posted Março 25, 2015 at 8:01 pm

      Então mas a decisão chegou através de uma votação onde estavam mais dois recintos até (que foram afastados depois de uma primeira votação), como podes falar em atribuição?
      O Athletic até já ganhou seis taças em Barcelona vê lá tu..

Deixa um comentário