Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Guardiola é o 1.º treinador a conquistar a Bundesliga no mês de Março

O Bayern Munique confirmou o bi-campeonato a 7 jornadas do fim ao derrotar o Hertha por 3-1. Os bávaros não quiseram adiar o inevitável e, com golos de Kroos, Gotze e Ribery, colocaram um ponto final numa Bundesliga (a 24ª na história do campeão europeu) que deverá ficar nos livros do futebol (alguns recordes conseguidos pelo conjunto de Guardiola podem nunca ser superados).
Um campeonato dominado de forma incontestável que, não tirando mérito ao grande trabalho e qualidade dos jogadores do emblema bávaro (curiosamente este ano nenhum elemento assumiu um super-destaque, Lahm e Alaba devem ter sido os que estiveram em maior evidência), premeia e destaca a capacidade de Pep Guardiola (17º título na carreira do ex-Barça, o 3º só ao serviço dos bávaros). Para além do técnico espanhol ter sido o primeiro a levar uma equipa alemã ao título no mês de Março, esta Bundesliga pode muito bem ser conhecida como a dos recordes. Até agora alguns já foram quebrados, mas até à 34.ª jornada muitos outros podem ser destronados. Os bávaros somam, nesta altura, 19 vitórias consecutivas (melhor registo da história), mas a sequência poderá chegar às 26, caso os detentores do título não tirem o pé do acelerador. No que toca à invencibilidade, o conjunto de Guardiola também continua a fazer história. Está imbatível na competição há 52 rondas (em vigor desde Outubro de 2012, sob a orientação de Jupp Heynckes), sendo que se continuar nesta senda será o primeiro campeão invicto da história da prova. O facto do Bayern marcar há 64 encontros seguidos também constitui outro recorde construído de raiz por Heynckes, mas desenvolvido pela mão do actual treinador. Isto para não falar no mais importante deles todos: ser campeão com menos jornadas de sempre (foram campeões com 7 jogos de antecedência, enquanto que o anterior recorde tinha sido estabelecido na época anterior justamente pelos bávaros, com 6 jornadas para o fim da prova). No entanto, este Bayern recordista ainda pode reforçar mais esta tendência. Ao alcance dos campeões em título ainda pode estar o registo de mais pontos numa só temporada (o recorde é de 91 – do ano passado -, sendo que o máximo atingível até ao final poderá ser de 98 pontos), a maior diferença pontual para o 2.º classificado (está fixada em 25 pontos, entre Bayern e Dortmund, em 2012/13), o de mais vitórias (a equipa tem 25, faltando apenas 4 triunfos para igualar), e ainda o de maior número de golos marcados (em 71/72, o Bayern marcou 101). Convém ainda não ignorar os recordes de melhor defesa (18 tentos sofridos, estabelecido na temporada passada pelos bávaros) ou até o de maior número de jogos sem encaixar golos (se conseguir manter a baliza inviolável até ao final, iguala a sequência do Estugarda, de 03/04). Resta saber se Pep Guardiola, já com o título na mão e com a Liga dos Campeões, e outras competições, a apertar, vai continuar a massacrar para arrecadar os recordes todos.
Posto isto, não há volta a dar. O campeonato alemão acentuou a desigualdade que começou a ser criada na época passada (o Dortmund não apresentou argumentos para contrariar o domínio do campeão europeu), algo fácil de perceber só ao dar uma vista de olhos rápida na tabela classificativa. A Bundesliga deste ano foi quase “o Bayern Munique e o resto” ou o “Bayern e mais 17”. Uma disparidade pontual que antevê uma continuação da hegemonia bávara, tendo em conta, sobretudo, aquilo que já está desenhado para 2014/2015 (Lewandowski irá fortalecer um dos lados e, consequentemente, enfraquecer outro).

Ruben Silva

0 Comentários

  • Tiago Quintas
    Posted Março 25, 2014 at 9:05 pm

    Guardiola e Mourinho são os melhores do Mundo.

    O Guardiola a trabalhar os processos ofensivos da equipa é genial. Gosta acima de tudo de jogadores que sejam inteligentes.
    O Mourinho a adaptar a sua equipa à do adversário e a motivar os seus jogadores é inigualável.

    • luis bcn
      Posted Março 25, 2014 at 10:15 pm

      Isso de ser o melhor do mundo é tudo muito subjectivo..se me pusessem a treinador do Bayern acho que eles seriam campeões na mesma (e fica a sugestão, eu cobro menos que o Guardiola).

      O Jaime pacheco fez um trabalho melhor no Boavista do que o Guardiola ou o Mourinho fizeram na sua carreira. O Juan Ignacio Martínez igual no Levante.

      Ha clubes que funcionam mais ou menos com piloto automatico (com muitos Euros digasse)

      Ponham o Guardiola ou o Mourinho a treinar o Paços e veremos se conseguem o 3 lugar…

      Melhores do Mundo??? Os seus clubes sao os melhores do mundo…eles fazem omoletes com ovos, ha treinadores que fazem cozido à portuguesa com ovos e ninguém lhes dá metade do crédito.

    • Rodrigo
      Posted Março 25, 2014 at 10:25 pm

      luis bcn, a questao esta na continuidade do sucesso e na diferença de pressao de uns clubes para outros.

    • luis bcn
      Posted Março 25, 2014 at 10:48 pm

      Rodrigo,

      É verdade mas muitas vezes tambem é preciso estrelinha. O Paulo Fonseca se tivesse sido contratado o ano passado ainda com James e moutinho se calhar as coisas eram diferentes.

      Os treinadores dos grandes que começaram o campeonato começaram todos nas ligas secundarias a treinar e foram subindo de escalao. No caso do Mourinho nao é bem assim mas no caso do Pep ou por exemplo do nosso seleccionador apenas foram treinadores porque foram jogadores famosos. Mais nada, chegaram a treinar grandes clubes dos seus países sem provar nada. É como eu ser nomeado CEO da PepsoCo depois de anos de gestao excepcional em outras empresas ou ser nomeado CEO da Coca-cola Company só porque a minha familia tem uma percentagem da empresa ou por motivos politicos. Nao quer dizer que vá fazer um trabalho melhor/pior mas ficamos todos com a sensaçao de "será que ele merece mesmo estar alí?"

      Podes ir para Harvard porque és um estudante brilhante ou porque és de uma família poderosa.

    • Kafka I
      Posted Março 25, 2014 at 11:02 pm

      luis bcn, entento perfeitamente o teu ponto de vista, mas utilizando a tua analogia, é uma facto que podes ir para Harvard das duas formas que mencionaste, mas também lá chegares a HArvard apenas porque tens uma familia com dinheiro e influência, mas depois se o aluno for um completo ignorante, pois mais dinheiro que o pai, nunca vai conseguir tirar nota positiva no exame, concordas?

      Atenção não estou a por em causa o teu ponto de vista, porque de certa forma também tens razão, mas por outro lado, mesmo que se chegue a determinado posto por cunha, senão tivermos qualidade, a nossa incompetência virá ao de cima mais cedo ao mais tarde, é mais neste sentido…porque a duvida essa existirá sempre, se o Guardiola conseguia ou não fazer o que faz, com o Paços de Ferreira ou o Moreirense por exemplo…

    • Tiago Quintas
      Posted Março 25, 2014 at 11:50 pm

      Subjectivo ou não, o Barça de Guardiola foi claramente melhor que o do seu adjunto, e é muito melhor que este de Martino. Aliás na minha opinião estes ainda recolheram os frutos do trabalho desenvolvido por Guardiola.
      O facto de o Bayern somar recordes atrás de recordes só vem fortalecer a minha opinião.

      Já o Mourinho claro que tem muito mais provas dadas que Guardiola e escusa qualquer apresentação ou defesa, mas o futebol jogado pelo Barcelona e Bayern sob o comando de Guardiola são do mais dominante que houve no futebol moderno, e a ridícula quantidade de títulos que Guardiola já tem não enganam.

      Estou longe de ser um fanboy do Guardiola, nem gosto do Barcelona, mas há que reconhecer quando as pessoas são boas em alguma coisa.

    • Kafka I
      Posted Março 26, 2014 at 12:23 am

      Tiago, exactamente, utilizando a analogia inicial, tanto o Guardiola, como o Tito Vilanova, como o Martino, entraram em Harvard, e nem foi propriamente pelas notas que tiveram antes, no entanto depois lá dentro viu-se quem foi o melhor aluno..

      E tal como já disse aqui noutro post, a tremenda qualidade do Guardiola, não se vê tanto por este Bayern, mas sim pelo "decadente" Barça actual (sim porque a vitória no Bernabéu não apaga a forma lastimável como a equipa tem andado a jogar)

    • Anónimo
      Posted Março 26, 2014 at 11:13 am

      Se eu nao souber conduzir, de nada me adianta ter um Ferrari na garagem!
      Kanjy6

  • LuisRafaelSCP
    Posted Março 25, 2014 at 9:11 pm

    Não fez mais que a sua obrigação. O Bayern a época passada ganhou tudo o que havia para ganhar… para esta época reforçou ainda mais o seu plantel, ao mesmo tempo ainda enfraqueceu o do maior rival (Götze) e para desigualar ainda mais a balança, o Dortmund tem tido uma época cheia de lesões prolongadas.

    O grande desafio de Guardiola, para mim é mesmo conquistar a Champions, o resto são peaners.

    • gtm95scp
      Posted Março 25, 2014 at 10:17 pm

      Nao podia estar mais de acordo excelente analise e ainda por cima esta equipa tem uma grande qualidade é sempre seria dá sempre o maximo nos jogos do campeonato até contra as piores equipas( aquela que são peanerz) nunca facilita ao contrario de Man.City, Chelsea, Real Madrid, Barcelona, e isso é mérito do Jupp Heynckes mas tambem de Guardiola. O grande merito de Guardiola é criar uma equipa que quando tem a bola sabe quando tem de acelar e quando tem de desposicionar o adversário e atrai-lo para fora das marcações de resto a eficacia da pressao aquando a perda da bola nao é unica de Guardiola(ex:porto de VP )mas tambem é um dos meritos de Guardiola

    • Rodrigo
      Posted Março 25, 2014 at 10:41 pm

      Percebo o que dizes, mas por vezes passa a ideia que sem Guardiola era a mesma coisa e creio que nao era.

    • slb1994
      Posted Março 25, 2014 at 10:44 pm

      Subscrevo totalmente.

  • NFM
    Posted Março 25, 2014 at 9:14 pm

    Um verdadeiro passeio… Acredito que se os suplentes forma-se outra equipa ficariam em 2 lugar tal é a qualidade do plantel…

    A Bundesliga era conhecida pela competitividade e por haver quase sempre um campeão diferente e neste momento corre o risco de ser como a Escocia e Grécia onde uma equipa goleia as restantes com extrema facilidade..

    Para piorar a situação o Dortmund está a fazer uma época horrível, dos 14 jogos em casa só ganhou 8 e perdeu 4, sendo somente a 4 melhor equipa em casa… E para o ano o seu melhor jogador vai a custo zero para o… Bayern.

  • Hernan Crespo
    Posted Março 25, 2014 at 9:19 pm

    Tenho poucas duvidas de que estamos na presença do mehor treinador de sempre. Um revolucionário e um génio do futebol.

    • sergio
      Posted Março 25, 2014 at 9:36 pm

      Concordo, mas só quando pegar numa equipa que não seja edscaradamente melhor do que as outras…
      Com o Barcelona e o Bayern não ganhar é que seria um feito.

    • João Lains
      Posted Março 25, 2014 at 9:53 pm

      Não será por este desafio que te apoiaste para fazer esta afirmação. É sem dúvida um dos melhores treinadores do mundo, mas o que mais me impressiona foi a capacidade que ele teve para que os seus jogadores assimilassem as suas ideias.

    • artur
      Posted Março 25, 2014 at 9:56 pm

      bem se vê a diferença do barcelona de guardiola e o barcelona de titos e tatas.

    • Ruben Figueiredo
      Posted Março 26, 2014 at 1:27 am

      Eu dizia que o Guardiola era messidependente , mas depois de ver este Bayern e de fazer um flashback a forma como jogou Barca do Guardiola, tenho de concordadr que ele e o melhor de todos os tempos. Vi recentemente um jogo do Bayern com o Wolfsburgo e fiquei abismado pela forma com apesar de serem extremamente pressionados na saida de bola , os jogadores resistem a tentacao de dar um charuto para o ar , a espera de contornar a fase inicial de construcao ,como faz o meu Sporting, e trocam a bola pacientemente fazendo uma teia de passes destruindo lentamente a pressao alta da outra equipa. Nunca vi outra equipa que nao as do Guardiola fazer isso tao bem. As equipas dele com bola sao as melhores da historia , e quem diz que o futebol deles e enfadonho e simplesmente porque resulta tao bem e e tao eficaz , que as outras equipas limitam se em ver jogar em vez de tentar fazer o mesmo , e simplesmente nao conseguem contrariar o poderio ofensivo deles

    • João Lains
      Posted Março 26, 2014 at 9:59 am

      O Wolfsburg jogou de igual para igual nesse encontro só que depois do segundo golo do Bayern, foi o descalabro. Terminou com um 6-1, muito enganador para o que se passou durante mais de uma hora de jogo.

  • Rabensandratana
    Posted Março 25, 2014 at 9:26 pm

    Para mim é o melhor treinador do mundo.

    Muitos parabéns por mais um feito épico 19 vitórias seguidas na Bundesliga e ser campeão ainda em Março é fenomenal.

  • Matt Le Tissier
    Posted Março 25, 2014 at 9:35 pm

    Schweinsteiger venceu hoje a sua 7ª Bundesliga (tantas como Augenthaler, Matthäus e Zickler). Apenas Kahn e Scholl com 8 superam "Schweini".

    Guardiola continua a coleccionar troféus: 34 títulos (17 como jogador e 17 como treinador).
    Pep já orientou a Bayern e Barcelona num total de 290 jogos oficiais. Vence um titulo a cada 17 jogos. ESTRONDOSO!
    O Bayern e o Barcelona marcaram 762 golos sob a batuta de Guardiola. Pep ganha 1 título a cada 45 golos que as suas equipas marcam. FABULOSO!

  • Espartano
    Posted Março 25, 2014 at 9:42 pm

    Para mim, a maior qualidade que o Guardiola tem é saber escolher os clubes que vai treinar.

    Treinou apenas dois clubes na vida, dois colossos mundiais, com equipas montadas e oleadas (Nem vale a pena falar da Super Equipa que o Bayern tem! Qualquer treinador que pegue naquela equipa é campeão, lembro-me do caso do ex-adjunto do Van Gaal, Andries Jocker que pegou no Bayern e dizimou completamente os adversários sem saber ler nem escrever)
    Depois arrisca-se a ser considerado "o melhor de sempre" quando aquilo que fez foi a sua obrigação.

    • GG
      Posted Março 25, 2014 at 9:55 pm

      Tipico… Pela ultima vez, o Guardiola não pegou num Barcelona com a equipa feita e oleada! Que insistência em desprezar o que o homem faz.

    • David Gomes
      Posted Março 25, 2014 at 10:06 pm

      Claro que sim. Vamos lá desmitificar outra vez o mito da equipa do Barcelona já montada e oleada que Guardiola apanhou. Vou recorrer a um post intitulado "As federações inglesa e alemã deviam pagar um salário extra a Mourinho e Guardiola" e fazer um breve resumo de uma thread de comentários. Ora bem, só assim para começar, ele chegou e dispensou Ronaldinho, Deco, Marquez, Beletti, Edmilson, Silvinho (e no ano seguinte foi Eto'o que recebeu guia de marcha). Contratou Piqué, Keita, Dani Alves, Abidal e promoveu Pedro e Busquets. Na época anterior a equipa tinha ficado em 3º lugar, a 10 pts do Villareal e a 18 do Real. E acho que posso ficar por aqui…

    • Octavio
      Posted Março 25, 2014 at 10:51 pm

      David,

      é isso mesmo. Só que Silvinho e, creio, Marquez ainda jogaram na sua 1ª época e venceram a Champions e tudo o resto.

    • Jeremy
      Posted Março 25, 2014 at 11:25 pm

      É preciso ter lata…

      O Barcelona tinha ficado a 10 pontos do Villarelal e 18 do Real no ano antes da chegada de Guardiola, isto é uma equipa montada?

      Ele transformou essa equipa numa das melhores de sempre, mérito seu e dos jogadores.

      Claro que ele é um dos melhores da história, tem títulos que cheguem e para além disso tem um futebol que é 'marca registada', o que não têm muitos dos outros candidatos.

    • Kafka I
      Posted Março 25, 2014 at 11:41 pm

      Jeremy, a marca registada tem que se lhe diga…eu concordo e acho que o Guardiola é um dos 5 ou 6 melhores treinadores da história, já não concordo quando dizem que ele criou "alguma coisa", porque este futebol de toque foi inventado pelo Rinus Michels e o Ajax do fim da década de 60 e inicio de 70…mas ainda assim podem alegar que esse Ajax não pressionava tão alto como o Barça do Guardiola, e é verdade, agora essa pressão sufocante do Barça também não foi o Guardiola que criou, mas sim o Milan do Sachhi, que era qualquer coisa de outro Mundo, ou seja, o Guardiola, fez um upgrade de algo já inventado, mas não concordo que tenha inventado seja o que for, antes dele já houve equipas a jogarem desta mesma forma e com os mesmos mecanismos…

    • Jeremy
      Posted Março 25, 2014 at 11:54 pm

      Tudo bem Kafka, agora nunca nenhuma equipa juntou a pressão á posse de bola. Daí a marca registada.

      Também tens que ver que na altura do Sachhi era mais fácil pressionar alto porque a lei do fora de jogo era totalmente diferente: bastava haver um elemento fora de jogo de um lado do campo que mesmo que a bola fosse para a outro lado era fora de jogo. Assim era muito mais fácil ter defesas subidas.

      E não é só a pressão e a posse de bola, eu não me lembro de ver uma equipa com um jogador que é um 10: Messi a jogar a avançado, também nunca vi uma equipa jogar com 4 médios criativos: Fabregas, Messi, Xavi e Iniesta (seriam 10 em muitas equipas).

      Claro que como o Futebol tem mais de 100 anos ninguém vai inventar nada, mas há que dar mérito a quem inovou quando já pouco havia a inovar.

      Agora a verdadeira razão que Guardiola é o melhor que vi é que as suas equipas são as que gosto mais de ver jogar, é só a minha opinião e admito que possa haver quem não goste.

    • João Lains
      Posted Março 26, 2014 at 12:08 am

      "No ano seguinte foi Eto'o que recebeu guia de marcha"

      É importante não desprezar a contribuição que ele teve na primeira temporada do Guardiola. Foi um dos principais obreiros do triplete mas, no entanto, não deixa de ser estranho como há gente que às vezes nem se lembra que ele conviveu com o Guardiola no Barcelona. Por fim, convém referir que o Eto'o viria a conquistar um novo triplete na temporada seguinte, com o Mourinho.

    • Kafka I
      Posted Março 26, 2014 at 12:18 am

      Sim nisso concordo contigo, ele fez a junção de 2 sistemas (o Ajax de 70 com o Milan do Sacchi) inovando, e tem todo o mérito nisso, ainda para mais como tu disseste e bem, inovar seja de que forma forma, numa coisa que tem mais de 100 anos de vida, é quase impossível e ele conseguiu, portanto tem todo o mérito sem dúvida…

    • David Gomes
      Posted Março 26, 2014 at 11:14 am

      João em lado algum eu desprezei a contribuição dele, uma coisa não invalida a outra. Aliás, penso até que com isso vens reforçar o meu comentário. Ele deu guia de marcha a um avançado top e de créditos firmados e a sua ausência não se sentiu

    • João Lains
      Posted Março 26, 2014 at 12:41 pm

      Não era uma crítica, era apenas um sublinhado. É verdade que o Barcelona continuou a conquistar títulos mas perdeu algo com a saída de Eto'o, que por exemplo, Ibrahimovic não conseguiu oferecer.

    • tiago morais
      Posted Março 26, 2014 at 7:18 pm

      nao se sentiu nada ( a saida d eto).
      o jogador que o veio substituir custou 70 m recebeu guia de marcha no fim dessa epoca por 24 m, e foram eliminados na lC pela equipa do eto

  • Diogo Santos
    Posted Março 25, 2014 at 9:43 pm

    Ele não se aborrece de ganhar tudo tão facilmente? É para mim o melhor do mundo mas gostava de o ver criar uma equipa como fez com o Barca, o Bayern já tinha dos melhores planteis do mundo e já tinha ganho tudo no ano passado.

  • Kacal l
    Posted Março 25, 2014 at 9:52 pm

    O Guardiola é um excelente treinador, dos melhores do Mundo (Top3), percebe muito de futebol e sabe como por uma equipa a jogar bom futebol e principalmente a ter sucesso em termos de resultados, é sem duvida uma mais-valia para qualquer clube do Mundo, quando juntamos um treinador desta categoria a um clube com a grandeza e capacidade do Bayern, com um dos melhores plantéis do Mundo, claramente o melhor na Bundesliga, acabamos por ter um campeão quando faltam jornadas para o fim do campeonato, arrasando e dominando a concorrência, sem derrotas, em 27 jogos, venceram 25 e empataram 2, com 79 golos marcados e apenas 13 sofridos, "apenas" 25 pontos de vantagem sobre o 2º classificado.
    A previsão é que o Bayern continue a dominar e controlar a Bundesliga nos próximos anos e provavelmente nas competições europeias, as equipas alemãs vão ter que manter os seus principais jogadores, vão ter de se reforçar bem e de subir de rendimento e qualidade, caso contrário nem "festinhas" conseguirão fazer ao gigante Bayern.
    O Guardiola junta assim mais um titulo ao seu palmares recheado deles e merece os Parabéns porque quando se pensava que ele não podia fazer muito melhor que o Heunckes, ele conseguiu subir mais um nível, merece este titulo e quem sabe não acrescenta mais uma Champions e também a Taça Alemã ao seu palmares, vamos ver.

    • Kafka I
      Posted Março 25, 2014 at 10:38 pm

      A questão é que na Alemanha, ao contrário da balburdia sem regras (de Espanha, Inglaterra, Itália e afins, onde Real, Barça e companhias estão atolados em dividas até ao pescoço), na Alemanha há um controle verdadeiro das contas dos clubes, e lá os clubes não se podem endividar à parva só para comprar jogadores atrás de jogadores, como tal os clubes Alemães não se vão poder reforçar muito mais do que têm feito, porque lá só podem de facto gastar o que têm, e não aquilo que NÃO têm, como os clubes Ingleses, Espanhois e Italianos fazem todos sem excepção…

    • Kacal l
      Posted Março 25, 2014 at 10:50 pm

      Kafka,

      Sim, eu compreendo isso, a Bundesliga é capaz de ser o campeonato mais equilibrado nesse aspecto, gastam o que podem e não exageram, mas assim é complicado "lutar" de igual para igual com este Bayern, por isso é que acho que a Hegemonia interna vai continuar.

    • Kafka I
      Posted Março 25, 2014 at 10:57 pm

      Sim sim de acordo contigo, o meu comentário foi só para reforçar a tua ideia, pois eu também acho que este Bayern caminha sem exagero para uns 7 ou 8 campeonatos consecutivos, pelo menos…

    • Kacal l
      Posted Março 25, 2014 at 11:57 pm

      Kafka,

      Pois, eu percebi e concordo contigo, nem vai dar "picá".

    • Luis Resende
      Posted Março 26, 2014 at 1:09 am

      este Bayern fosse em que campeonato fosse não daria hipótese a ninguém

  • Filipe M
    Posted Março 25, 2014 at 9:52 pm

    O melhor treinador da história do futebol. Curto e grosso.

    • Jeremy
      Posted Março 25, 2014 at 11:31 pm

      Dos que vi com os meus olhos é muito superior a qualquer outro.

      Ferguson e Mourinho são bons, e têm títulos mas as suas equipas nunca tiveram um futebol tão diferente como as duas equipas de Guardiola.

      É o que tem melhores médias de títulos por anos a treinar e é o que pôs as equipas a jogar de uma forma nunca antes vista.

    • Tiago Quintas
      Posted Março 25, 2014 at 11:55 pm

      Mourinho foi um revolucionário na altura em que saiu do Porto e foi para o Chelsea, a sua equipa era fortíssima defensivamente e quando em desvantagem, a atacar em bloco também era temível. Entretanto os tempos mudaram e o futebol evoluiu, também graças a Mourinho e as suas ideias que todos defendem,

      Tal como Mourinho nesses tempos, Guardiola é um revolucionário. As suas ideias são qualquer coisa de fora do comum, resta saber como terá impacto no futebol mundial a longo prazo.

  • Jose
    Posted Março 25, 2014 at 9:57 pm

    Don Pep! Grande carácter. Enorme profissional. Excelente pessoa. O MELHOR DO MUNDO! Em boa hora se tornou treinador. Sobretudo numa altura em que o desporto-rei se encontrava escravizado por personalidades arrogantes e sem humildade, e que apenas eram aceites por vencerem títulos. Autênticos semeadores de tempestades com jornalistas, jogadores e colegas de profissão. Mas Guardiola, um homem distinto, com respeito pelo Desporto e pelos demais, foi alguém que mostrou ao Mundo que no Futebol também se pode estar de uma outra forma e ser reconhecido pelos próprios adversários, trazendo consigo títulos acompanhados de excelente futebol. Não lhe são reconhecidas agressões a colegas de profissão. Não lhe são reconhecidas esperas em garagens. Não lhe são reconhecidas evacuações da própria equipa para não assistir à atribuição do troféu do adversário. Não lhe são reconhecidas responsabilidades pelo final de carreira de árbitros profissionais. Este sim, especial. E muito!

    • Stalley
      Posted Março 25, 2014 at 11:12 pm

      eu aqui vejo uma tremenda azia, por um português, o tal arrogante que por onde passa ganha….
      coisas da vida…

    • nuno
      Posted Março 25, 2014 at 11:23 pm

      stalley mas existem diferenças de ganhar, Guardiola ganha e não precisa que todos os holofotes se virem para ele, não anda todos os dias a dizer eu fiz isto, eu fiz aquilo, tu não ganhas,sou o melhor. Não precisa de andar em guerra com ninguem, não anda as bocas com ninguem, não se intitula o melhor.

      Está a perceber a diferença ?

    • Jeremy
      Posted Março 25, 2014 at 11:37 pm

      Faltou dizer que o Guardiola nunca desejou a morte de um adversário.

      Podem comparar as capacidades como treinador porque de fato não andam longe, mas uma coisa têm de diferente: carácter. Um por muito bom que seja não é exemplo para ninguém o outro é fantástico treinador e até ver parece excelente pessoa, pelo menos visto de fora.

    • Julio
      Posted Março 26, 2014 at 12:07 am

      há aqui alguns que não fazem ideia do que era Guardiola como jogador. Só um conselho: vão ver a quantidade de expulsões que teve na carreira e depois falem do sr.exemplo. Dito isto, Pep já provou ser um enorme treinador. Tal como Mourinho.

      Guardiola é bastante parecido a Mourinho (não estou a falar de modelos de jogo), só que vendem imagens muito diferentes para fora. Ambos são perfeccionistas, muito estudiosos, muito exigentes, gostam de controlar tudo acerca dos seus jogadores, têm grande carácter e são muito carismáticos.

    • Jose
      Posted Março 26, 2014 at 2:58 am

      Julio quer explicar essa do sr. exemplo ? a quantidade de expulsões ?
      foi expulso 8 vezes em 16 anos de carreira, em 470 jogos, sempre por duplo amarelo e nunca com vermelho directo. nunca foi expulso mais de 2 vezes por época. Ainda deve estar para nascer o medio-defensivo que nunca tenha sido expulso, e mesmo só 8 expulsoes em 470 é um excelente registo.

      Vai-me dizer que a maneira de estar do guardiola não é um exemplo para os outros, não entra em guerras, esta sempre na sua, assume as derrotas, não inventa desculpas parvas para os fracassos(tempo,calendario,uefa,fifa), quando ganha cumprimenta o adversario, mas quando perde tambem felicita o adversario( perdeu a final da taça do rei e cumprimentou todos os jogadores do real e ficou até á entrega do trofeu, já outros não podem dizer o mesmo).

    • Posted Março 26, 2014 at 10:41 am

      Senhor José, não lhe são conhecidas agressões nem esperas de garagem, mas é-lhe conhecido um "casozito" de doping. Coisa pouca. Just saying…

  • Rodrigo
    Posted Março 25, 2014 at 10:16 pm

    Grande treinador. E verdade que tem um plantel recheado de estrelas, mas a verdade e que o Guardiola chegou a Munique e ainda conseguiu dar um cunho pessoal a uma equipa que ja era tremenda. E fantastica a forma como o Bayern domina os adversarios, embora tenha beneficiado dos infortunios sofridos pelo Dortmund (muitas lesoes de jogadores chave). Foi um campeonato tranquilo e o desafio maior esta em vencer a Champions.
    Na proxima epoca preve-se um cenario identico na Bundesliga, uma vez que com Lewandowski e previsivelmente um central de top esta equipa ainda ira melhorar mais. Veremos o que fara o Dortmund, se o Klopp se mantem no clube e quais serao os reforços para (tentar) quebrar esta hegemonia bavara.

  • Bruno Fonseca
    Posted Março 25, 2014 at 10:24 pm

    Guardiola é um grande treinador. O plantel está cheio de estrelas mas isso não invalida o seu trabalho.
    Quanto ao pessoal que diz que ele só ganha com equipas feitas aconselho-os a observarem como estava o Barça antes da sua ida para treinador da equipa.

  • Kafka I
    Posted Março 25, 2014 at 10:27 pm

    Ruben, excelente post, deixa-me só acrescentar 2 notas

    A 1ª é que o recorde de jogos sem sofrer golos numa temporada não é do Estugarda em 2003/2004 (18 jogos) mas sim do Bayern em 2012/2013 (21 jogos)…no entanto o Bayern esta época como já teve 15 jogos sem sofrer golos, e faltam 7 jornadas, caso não sofra golos nos jogos faltam, poderá bater esse recorde.

    A 2ª nota é que faltou acrescentar ainda um recorde que este Bayern tem por bater, que é o de número de vitórias consecutivas em casa para o campeonato, tendo o Bayern actual 21 vitórias consecutivas e o recorde é de 26 vitórias consecutivas do Bayern entre as épocas 1971/1972 e 1972/1973…nesta situação e como restam apenas 4 jogos em casa, o Bayern terá de vencer esses 4 jogos, para depois no 2º jogo em casa da próxima época ultrapassar esse último recorde que falta bater…

    De resto acho que está tudo lol

    Nota final para o Bayern estar a 1 jogo fora de completar 2 campeonatos completos sem perder fora

    Fica actualização da praxe:
    – 52 jogos sem perder para o campeonato (46v 6e… 150-27 golos)
    – 33 jogos sem perder fora para o campeonato (29v 4e… 88-15 golos)
    – 21 vitórias consecutivas em casa para o campeonato (72-12 golos)
    – 19 vitórias consecutivas para o campeonato (64-9 golos)
    – 64 jogos consecutivos a marcar

  • Kafka I
    Posted Março 25, 2014 at 10:32 pm

    Já agora, não falando de recordes, mas do que isto significa, por paradoxal que pareça, estes recordes todos e mais alguns, são péssimos para a Bundesliga, este Bayern é a pior coisa que podia ter acontecido à Bundesliga neste momento, pois com títulos atribuídos em Outubro (oficiosamente) e em Março (matematicamente) não há campeonato que resista, e lá se vai todo o trabalho super bem feito por parte da Federação Alemão para tentar rejuvenescer o Futebol Alemão e a sua liga…com este Bayern tudo isso vai por água a baixo, infelizmente…

  • Bruno
    Posted Março 25, 2014 at 11:29 pm

    Quando na época passada se ganha tudo o que há para ganhar, e se troca de treinador, não se estará à espera de ir para pior. O campeonato é uma obrigação, agora vamos ver é a CL. Espero que seja para limpar tudo outra vez.

    SL!

  • João Lains
    Posted Março 26, 2014 at 1:41 am

    Em condições normais, o Bayern seria campeão. Em condições anormais, a tarefa tornou-se ainda mais fácil. É para mim impossível falar neste campeonato, sem recordar a razia de lesões que afectou e continua a afectar as peças-chave do Dortmund. A equipa arrancou a temporada sem Piszczek, ainda na pré-época, o Mkhitaryan, que se tinha integrado incrivelmente bem na equipa, lesionou-se e perdeu várias semanas de trabalhos e os primeiros jogos da nova temporada. Como se isto não bastasse, o Gündogan também viria a sofrer uma lesão nas costas, que o tem mantido afastado dos relvados, desde os meados de Agosto. Mas era apenas o início de um longo e interminável calvário.

    Tudo começou (razia de lesões) e tudo acabou (luta pelo título) em Novembro. O Dortmund ocupava a segunda posição, a apenas um ponto de distância do seu grande rival na luta pelo título. No entanto, a equipa sofreu um desaire na visita ao Wolfsburgo, e o Bayern aproveitou este deslize para se distanciar na liderança, na jornada que antecedia precisamente o confronto entre ambos no Signal Iduna Park. Mas antes disso, houve lugar para compromissos internacionais, que ajudaram para aumentar a lista de lesionados.

    O Dortmund recebia o Bayern Munique e no boletim clínico estavam os nomes de Subotic, Hummels, Schmelzer e Gündogan, quatro pilares da última temporada, do actual vice-campeão europeu. Ainda assim, foram a equipa da casa que dispôs de mais e das melhores ocasiões de golo, mas o Bayern respondeu com eficácia e venceu de forma clara por 3-0, colocando um ponto final na luta pelo título.

    O Dortmund respondeu com um triunfo pela mesma margem na visita ao campo do Mainz, mas nem tudo eram motivos para sorrir. Afinal, Bender, Kuba e também Reus aumentavam exponencialmente a lista de indisponíveis, todos a contas com lesões. E como se isto não bastasse, convém referir que a recepção ao Leverkusen estava marcada para a jornada seguinte.

    Os farmacêuticos estavam melhor posicionados, uma vez que ocupavam a segunda posição com uma vantagem de três pontos sobre o Dortmund. Friedrich, que já tinha trabalhado com Klopp no Mainz e que estava sem clube depois de ter terminado contrato com o Leverkusen, havia sido contratado para fazer face às lesões simultâneas dos dois habituais titulares no eixo da defesa. No entanto, não era apenas por isto que o experiente central ficaria ligado a este encontro já que o golo, que selaria um triunfo dos forasteiros, resultaria de uma bola perdida por ele em zona proibida. Decorridas quinze jornadas, o Dortmund estava na terceira posição em igualdade pontual com o Gladbach, a seis pontos do segundo classificado e a dez da liderança. Ah, e quase que me esquecia das lesões. Deste encontro, também Sahin e Bender saíram a contas com queixas físicas.

    Seguiu-se uma série de resultados negativos com um empate no campo do Hoffenheim, uma derrota em casa com o Hertha e novo empate com o Augsburg, este já depois da paragem natalícia. Só para que se ter ideia de como as lesões fragilizaram a equipa, basta recordar o quarteto defensivo que Klopp colocou frente ao Hertha: Grosskreutz, Sokratis, Sarr (jovem com apenas 18 anos e que seria substituído ao intervalo depois de perder o esférico quando era o último homem) e Durm (jovem proveniente da segunda equipa e que era um extremo de origem).

    Para além das lesões, outro dos problemas do Dortmund ao longo desta temporada tem sido a incapacidade para concretizar as oportunidades criadas. Nos principais campeonatos europeus só o Bayern e o Real Madrid (com o mesmo número) rematam mais que o Dortmund. No entanto, a eficácia é incomparável. O Dortmund tem 59 golos contra os 79 do Bayern e os 80 do Real Madrid. Outro dos factores de alerta são os 16 pontos perdidos em casa, quase tantos como em toda a última temporada (18) e atenção que ainda três jogos no seu recinto. O Mkhitaryan também não conseguiu colmatar totalmente a saída do Götze, até porque são jogadores com algumas diferenças nos seus estilos de jogo.

    • Fábio Teixeira
      Posted Março 26, 2014 at 10:44 am

      Excelente comentário. Devia ser elevado a post.

    • João Lains
      Posted Março 26, 2014 at 12:51 pm

      Obrigado, embora com uns tantos ou quantos erros e alguma falta de pontuação pelo meio, que só me vim a aperceber depois de publicado. No entanto, acho que a ideia principal fica na retina, sem com isto retirar mérito ao Bayern.

    • Anónimo
      Posted Março 26, 2014 at 3:11 pm

      É de facto surreal a quantidade de lesões que têm assolado o Dortmund esta epoca (à imagem do que tem acontecido com o Arsenal, que curiosamente até são duas das minhas equipas favoritas), mas acredito ainda assim que mesmo com um Borussia na sua plena força, o Bayern teria sido na mesma campeão. Gostava que a formação de Guardiola começasse a apostar ainda mais na sua formação ou no mercado estrangeiro de forma a não enfraquecer os seus adversarios da Bundesliga, o que so beneficiaria o campeonato e aumentaria a competitividade

      João Nogueira

  • Rúben Cardoso
    Posted Março 26, 2014 at 1:42 pm

    Não é pelo trabalho que fez até ao dia de hoje no Bayern que terá o estatuto de melhor de sempre, ou melhor do mundo. Apesar dos inúmeros recordes batidos na Bundesliga, ele fez aquilo que qualquer adepto do Bayern previa e lhe exigia: dominar o campeonato, e ele fê-lo. Agora, a outra parte que se lhe exige, veremos se consegue, que é ser bi-campeão europeu.

    Não obstante, é, ao dia de hoje, um dos melhores treinadores do mundo, e mesmo da história do futebol. Resultados como ele, já houve alguns que os tiveram, mas a sua forma de jogar vai ficar para sempre recordada na mente daqueles que, principalmente, nasceram na década de 80/90.

  • Tartaruga
    Posted Março 26, 2014 at 4:40 pm

    Pode ser que quando se farte do Bayern, vá para a liga inglesa chatear o Mourinho. Depois de ganhar tudo com o Bayern durante algum tempo, vá para o Man United que está a precisar de um treinador novo. Duvido que não seja já para o ano que se resolva o problema.

Deixa um comentário