Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Guia do Euro’2020: É desta, ou é desta

Há muito que a Bélgica procura triunfar na alta roda do futebol. Os Diabos Vermelhos, assim eternizados por Pierre Walckiers, vêm de uma meia-final no Mundial’2018, onde caíram aos pés da campeã França e de uns quartos-de-final no Euro’2016, em que foram surpreendidos pelo País de Gales, e quererão agora deixar de ser a “eterna promessa” para chegar ao primeiro troféu do seu historial. Na verdade, a Bélgica só esteve numa final de uma grande competição internacional e, após carimbar o passaporte para a final-4 da Liga das Nações, tem agora a oportunidade de ludibriar fantasmas e lutar pelo cetro de campeão europeu. Com uma fase de qualificação imaculada, algo que tem sido recorrente, onde esmagaram o Grupo I com 10 vitórias em 10 partidas, além de 40 golos marcados e apenas 3 sofridos, o conjunto de Roberto Martínez, que lidera os belgas desde 2016 e que tem aqui uma última chance de mostrar serviço, chega amplamente motivado a esta prova, sendo que, em face do cariz da convocatória elaborada pelo espanhol, fica a sensação que a Bélgica apenas tem um caminho a procurar: vencer. Na verdade, no lote de 26 convocados, só dois jogadores têm menos de 25 anos (Tielemans e Doku) e vários já passaram os 30, o que reforça a necessidade de espremer no imediato aquela que é a grande geração de ouro do futebol da antiga Gália Belga. Inserida num grupo acessível, onde irá medir forças com Rússia, Dinamarca e Finlândia, a Bélgica tem obrigação de terminar em 1.º, sendo que, tudo o que não seja uma chegada à final, será sempre abaixo do ambicionado. No fundo, estamos perante um dos elencos mais fascinantes do cartaz, que faz da experiência e do poderio ofensivo as suas principais armas. A nível tático, a Bélgica deverá aparecer num audaz 3-4-3, com dois elementos nas alas bastante ofensivos e uma frente de ataque rica em recursos. A dúvida prende-se com a veterania do setor defensivo, bem como com as lesões/abaixamento de forma de alguns jogadores tidos como nucleares (Hazard, Witsel e Meunier, sobretudo), mas parece claro que não existem mais desculpas para a Bélgica vacilar na hora da verdade.

Estrela: Kevin de Bruyne (Médio, 29 anos, Manchester City) – O homem que faz andar a máquina. KdB é, atualmente, um dos 5 melhores jogadores do mundo e, possivelmente, o melhor da sua posição, podendo ser opção para Roberto Martínez tanto no meio-campo como no ataque. Com a sua qualidade técnica e de passe extraordinárias, visão de jogo, capacidade nas bolas paradas, força no remate e agressividade, o pupilo de Guardiola é uma das grandes estrelas presentes na prova.
Jogadores em Destaque: Romelu Lukaku (Avançado, 28 anos, Inter) – Temporada assombrosa do poderoso dianteiro em Itália, onde foi determinante na conquista do Scudetto pelos Nerazzurri. Com 29 golos pelo Inter, Lukaku está no melhor momento da sua carreira e promete aterrorizar as defesas contrárias com a sua capacidade física, mobilidade e instinto. Thibaut Courtois (Guarda-Redes, 29 anos, Real Madrid) – O guardião tem estado em grande destaque esta temporada, sendo o melhor guarda-redes do futebol europeu com várias defesas importantes nos Merengues, e foi eleito o melhor da posição no Mundial’2018. Yannick Ferreira-Carrasco (Ala, 28 anos, Atlético) – Peça determinante na temporada dos Colchoneros, sendo um jogador extremamente desequilibrador pela velocidade, intensidade e imprevisibilidade que mete no seu futebol. Poderá ser importante a criar problemas aos adversários desde trás, na medida em que deve ser opção no corredor esquerdo, e ser mais um a juntar-se aos homens do ataque quando em posse.
XI Base: Courtois; Denayer, Alderweireld, Vertonghen; Meunier, Witsel, Tielemans, Yannick Ferreira-Carrasco; Kevin de Bruyne, Mertens, Lukaku.
Jovem a Seguir: Jérémy Doku (Extremo, 20 anos, Rennes) – Foi uma das ‘bombas’ do último mercado, mas a sua temporada de estreia em França esteve longe de corresponder às expetativas. Ainda assim, o jovem formado no Anderlecht foi muito utilizado (43 partidas, onde fez 4 golos e 7 assistências), é a coqueluche deste grupo e tem perfil para agitar os jogos vindo do banco.
Principal Ausência: Alexis Saelemaekers (Extremo, 21 anos, AC Milan) – O jovem formado no Anderlecht está longe de ser um prodígio, mas tem sido titular nos milaneses com regularidade, é um jogador culto taticamente, podendo desempenhar várias funções no campo, e que poderia ser útil no sistema multifacetado da Bélgica, até porque Meunier é, atualmente, suplente no Dortmund e está longe de chegar a esta prova num bom momento, enquanto Castagne tem sofrido algumas lesões.
Convocatória: Guarda-redes: Courtois (Real Madrid), Mignolet (Club Brugge) e Matz Sels (Estrasburgo); Defesas: Alderweireld (Tottenham), Vertonghen (Benfica), Boyata (Hertha Berlim), Denayer (Lyon), Vermaelen (Vissel Kobe), Castagne (Leicester City) e Meunier (B. Dortmund); Médios: Carrasco (Atlético de Madrid), Chadli (Basaksehir), Thorgan Hazard (B. Dortmund), Axel Witsel (B. Dortmund), De Bruyne (Man. City), Dendoncker (Wolverhampton), Praet (Leicester City), Tielemans (Leicester) e Vanaken (Club Brugge); Avançados: Doku (Rennes), Eden Hazard (Real Madrid), Mertens (Nápoles), Trossard (Brighton), Lukaku (Inter Milão), Benteke (Crystal Palace) e Batshuayi (Crystal Palace).
Selecionador: Roberto Martínez

Prognóstico VM: Meia-Final.

Rodrigo Ferreira

34 Comentários

  • Ricksanchez
    Posted Maio 19, 2021 at 9:30 am

    O elenco da Bélgica já é fascinante há alguns anos, mas nunca conseguem viver às expetativas. Em termos de qualidade de equipa, têm jogadores muito bons, como é habitual a qualificação é boa e sem sobressaltos, mas não espero nada por aí além deles no Euro.

  • Estigarribia
    Posted Maio 19, 2021 at 9:35 am

    Jérémy Doku é mais um produto da formação do Anderlecht e tem um potencial tremendo. Espero muito deste jovem talento belga.

    Saudações Leoninas

  • Kafka
    Posted Maio 19, 2021 at 9:39 am

    Tirando o gr que é top5 Mundial, o resto da defesa é fraca que dói, tanto que nenhum dos 4 defesas titulares é top10 Mundial na posição nem perto disso…. Ora em jogos a eliminar a defesa é precisamente o sector mais importante, pelo que pode estar aqui o handicap da Bélgica, é o seu grande ponto fraco

    Agora isto não é uma prova de regularidade, portanto tudo pode acontecer, tanto podem ir de vela nos 8os final como até irem à final e serem campeões…. Se bem que duvido muito que a defesa deles aguente 4 jogos a eliminar sem enterrar à grande em pelo menos 1 dos 4 jogos

    • Peter S
      Posted Maio 21, 2021 at 3:21 pm

      Então se apanharem Portugal e a defesa enterrar, o Nandinho monta ali a muralha com Pepe, Dias, Danilo, Palhinha e William e a Bélgica vai de vela sem ver o Patrício.

  • coach407
    Posted Maio 19, 2021 at 9:43 am

    Courtois melhor guarda-redes do futebol europeu? Arriscaste, Rodrigo. Ando a dizer isso há muito tempo e continuam a achar que o Courtois está longe do patamar dos guarda-redes com mais hype como Oblak, Ter Stegen, Neuer, Allisson, etc.

    Em relação a esta equipa, acho que o Castagne deveria sentar o Meunier. Tem sido completamente indiscutível no Leicester. Foi titular em absolutamente TODOS os jogos da Premier League em que esteve disponível. Peça-chave de mais um grande Leicester.

    Por outro lado, o Meunier fez uma época horrível.

    • Kafka
      Posted Maio 19, 2021 at 9:55 am

      Errado, só na tua cabeça “continuam a achar que Courtois está longe do patamar dos melhores do Mundo”

      Isso é uma narrativa inventada na tua cabeça, para fazeres passar a ideia que tens razão em algo que toda a gente sempre teve razão também, porque Courtois sempre foi considerado um dos melhores do Mundo

      Mais uma vez és apanhado

      • coach407
        Posted Maio 19, 2021 at 12:00 pm

        https://blogvisaodemercado.pt/2020/11/os-10-melhores-guarda-redes-na-actualidade/

        Vai lá ver os comentários.

        Comentei o seguinte: “Acho muito esquisito o Courtois não estar no top 10 do Flávio Trindade, mas enfim, o Rui Patrício, Ederson, Szczensny ou Lloris é que são bons.”

        Defendi ainda que o Courtois está no top 3 com Neuer e Alisson.

        É ver os comentários. O Mantorras disse “O Courtois… Obrigado pela risada. Impagável.”

        O Nazgul faz um top 10 em que mete até o… LENO!!!!!! E deixou o Courtois de fora!!!! E não foi erro porque no fim ainda disse “O Courtois para mim é mais hype que outra coisa, nem merece o top 10 quanto mais o top 5!”

        Dos 11 colaboradores do Visão de Mercado sabes quantos colocaram o Courtois no top 3? ZEROOOOOOOOOO. Sabes quantos colocaram no top 4? 1, o Pedro_M.

        TODOS os outros colocaram no top 4 o Neuer, Oblak, Alisson e Ter Stegen (independentemente da ordem) com exceção do João Antunes que colocou em 3º o Ederson.

        Claro que depois do meu comentário é normal aparecer um ou outro user que colocam o Courtois mais acima, já influenciado pelo meu, mas vês vários a fazer questão de fazer um ranking com o seu top 3/4 e depois dizem algo tipo “separação dos outros todos já que a diferença é enorme” e só depois é que acabam o top 10. E adivinha onde está o Courtois: no resto.

        Vires agora dizer que toda a gente coloca(va) o Courtois no mesmo patamar do Oblak, Neuer, Alisson e Ter Stegen é simplesmente hipocrisia.

        E atenção que este post foi em Nov/2020 quando o Courtois tinha sido, de muito longe, o melhor guarda-redes da La Liga em 2019/20. Imagina o que diziam antes quando andava a disputar o lugar com o Keylor Navas, com dificuldades a adaptar-se ao Real Madrid, sofreu frangos… e eu estava aqui na mesma a colocá-lo na luta por melhor do Mundo. Não é na luta por estar no top 4…

        • Kafka
          Posted Maio 19, 2021 at 12:28 pm

          ??…. Tu no teu comentário inicial falas no presente dizendo “que continuam a achar” e depois vais buscar um post de Novembro de 2020, há 7 meses atrás portanto quando na altura era perfeitamente aceitável que naquele dia momento ele não estivesse no top10…. Que risada

          Futebol já se viu que não sabes nada e pelos vistos tb não sabes o que é passado presente futuro, já que usas um “continuam” com base em algo dito há 7 meses atrás ???

          • coach407
            Posted Maio 19, 2021 at 1:02 pm

            O post foi há pouco mais de 6 meses… o Courtois tem 29 anos. Foi com base nestes 6 meses que mudaste de opinião? Um guarda-redes que foi absolutamente estratosférico desde os 19 anos? Um guarda-redes que fez um trabalho no Atletico Madrid absolutamente fabuloso levando o Atleti ao título e à final da Champions sendo que nesta competição levou a equipa às costas? Um guarda-redes que conquistou 2 Premier League no Chelsea em 4 tentativas brilhando ao mais alto nível no melhor campeonato do Mundo? Um guarda-redes que foi o melhor do Mundial de 2018? Um guarda-redes que venceu o The Best para melhor guarda-redes do Mundo? Um guarda-redes que em 2019/20 foi absolutamente brutal com um registo defensivo histórico na baliza do Real Madrid?

            A pergunta que se impõe é simples: que é que fez o Courtois de especial nestes 6 meses que não tenha feito nos 10 anos anteriores?

            Não percebo. Foi fantástico na Champions em jogos de grande nível de dificuldade sendo decisivo? Está a fazer uma época especialmente boa?

            Fico contente por em 6 meses teres percebido que afinal o Courtois é mesmo tier 1. Vais com uns 8 anos de atraso, mas pelo menos chegaste lá. Fico contente que entretanto tenhas aprendido a ver futebol.

            Só tenho pena que não visses futebol na época passada em que, aí sim, foi um monstro. Ou no Mundial pela Bélgica. Ou no Chelsea. Ou no Atletico Madrid. Perdeste imenso espetáculo do Courtois na baliza. Mas não deixo de ficar feliz por ti e pela tua evolução.

            • Kafka
              Posted Maio 19, 2021 at 2:53 pm

              Errado, tu como não sabes ver nem analisar futebol, confundes qualidade intrínseca com momento, quando são coisas diferentes… O Messi é o melhor jogador da sua geração em qualidade intrínseca, mas houve momentos em que não foi o melhor do Mundo…. Mas pela tua lógica o Messi então devia 16 ou 17 Bolas Ouro, porque em qualidade intrínseca é o melhor há 17 anos…. Como não percebes esta diferença, confundes tudo, normal em ti

              • coach407
                Posted Maio 20, 2021 at 12:38 pm

                Mas alguém está a falar de troféus sobre quem foi o melhor em determinado período? É que se fosse por aí a tua opinião de que em Novembro era aceitável colocar o Courtois fora do top 10 é ainda mais chocante porque em termos de rendimento a diferença foi absurda do Courtois para o Oblak e o Ter Stegen. Muito maior de que agora.

                Mas não estamos a falar de ganhar Bolas de Ouro ou quem foi o melhor em 6 meses. Estamos a falar de quem é o melhor guarda-redes. Para ti o Messi certamente não merecia vencer todas as Bolas de Ouro, mas se te perguntassem quem é o melhor jogador tu dizias que era o Messi na mesma, apesar do rendimento não ter sido o melhor ou mais decisivo.

                Aqui está-se a falar exatamente do mesmo. É sobre quem é o melhor guarda-redes da atualidade, não é sobre quem tem sido o guarda-redes com melhor rendimento. Aqui entraram jogadores que estiveram lesionados muito tempo.

                Mas repito: se estavas a falar de rendimento então não percebes mesmo NADINHA de futebol. O Courtois foi completamente imbatível na época passada. Aliás, basta ver que é preciso recuar a 1964/65 para ver o Real Madrid a ter uma média de golos sofridos por jogo menor de que a época passada, foi a única época em toda a história do melhor clube da história em que sofreram menos de que na época passada com o super Courtois. Vais ver todos os dados e vês uma diferença gigante para Ter Stegen e Oblak na eficácia das defesas por zona. É mesmo daquelas épocas que não há um pingo de dúvida que o Courtois foi o melhor guarda-redes da La Liga. Dizeres que é aceitável dizer que não estava sequer no top 10 em termos de rendimento (ou qualidade intrínseca, escolhe tu) é completamente anedótico.

          • coach407
            Posted Maio 19, 2021 at 1:23 pm

            Não deixa de ser chocante que há 6 meses
            , depois de uma época em que o Courtois foi MUITO melhor que o Oblak e o Ter Stegen, aches que o Courtois não estava no mesmo patamar, mas 6 meses depois, quando esta época a diferença não foi tão significativa… já nem há dúvidas que o Courtois é o maior.

            Deves ter tirado um ano sabático de futebol na época passada. Só pode. É que a diferença do Courtois para o 2° melhor GR da La Liga foi gigante e achas “aceitável” nem o colocar… no top 10!!!!!! Absolutamente chocante.

          • coach407
            Posted Maio 19, 2021 at 2:10 pm

            Agora que mostras que andas completamente ao sabor do vento nas tuas opiniões, até fiquei curioso por saber onde andam aqueles com quem troquei opiniões sobre o Handanovic e o Rui Patrício na época passada. Devem andar ao sabor do vento como tu portanto agora como o Inter foi campeão e o Wolves fez uma epoca menos positiva já devem achar que o Handanovic do nada aprendeu a jogar futebol aos 36 anos. Há 1 ano o Patrício é que era bom. 1 ano depois se calhar já concordam comigo que o Handanovic é muito melhor. Com jeitinho até dizem que o Patrício era melhor, mas o Handanovic aos 35 anos apresentava mais potencial ??

            Tem muita piada estas pessoas que andam ao sabor do vento. Para mim o Courtois andava na sombra do Keylor Navas e era na mesma top 3 mundial. Quando o Neuer foi ao pódio da Bola de Ouro eu disse que o melhor GR do mundo naquele ano tinha sido o Courtois. 1 ano antes era top 3 mundial. 1 ano depois era top 3 mundial. Pode sofrer 10 frangos nos próximos 10 jogos e a minha opinião continua a ser a mesma. Há uma diferença entre ver futebol e ter uma opinião sobre futebol e andar ao sabor do vento.

            Num dia dizes que o Courtois nem está no top 10 mundial. 6 meses depois está no mesmo patamar ou superior a qualquer guarda-redes do Mundo.

            Uma vez que tu próprio acabaste de assumir que andas ao sabor do vento, estou curioso para ver quais vão ser as tuas opiniões daqui a 6 meses. Se calhar vais estar a dizer que o Vlachodimos afinal já é um bom guarda-redes para o Benfica. Com jeitinho até vai ser top 10 mundial para ti. Nunca se sabe. Em 6 meses a tua opinião pode ir com o vento para qualquer lado.

        • Aurinegro
          Posted Maio 19, 2021 at 1:58 pm

          Fui ver os rankings e ver os comentários. Quase todos colocam o Courtois em quinto lugar.

          Mas tu no teu primeiro comentário dizes que “continuam a achar que Courtois está longe do patamar dos GR com mais hype”. Como é que podes dizer isso se quase todos o colocam logo a seguir ? Isso é estar longe desses ?

          Quantos afinal acham que ele está longe desses ? É que achar que ele é o melhor da europa é tão legitimo como achar que é o Neuer, o Ter Stegen, o Allison ou o Oblak, mas ninguém o tira do top 10, para estares agora a dizer que toda a gente diz que ele está longe dos outros quatro.

          • coach407
            Posted Maio 19, 2021 at 4:14 pm

            Se eu disser que o Lewandowski foi o 3° melhor jogador das últimas décadas então isso significa que estou a dizer que o Lewandowski esteve perto dos feitos estratosféricos do Cristiano Ronaldo e do Messi? Não. É o 3°. Longe. Não é perto, apesar de estar logo ali a seguir em 3°.

            Se eu disser que o Sporting nos últimos 20 anos foi o 3° melhor clube de futebol em Portugal então estou a dizer que o Sporting esteve perto do Benfica e do FC Porto que conquistaram os títulos praticamente todos em todas as competições, foram a várias finais europeias, etc?

            Não. Foi o 3° melhor… a léguas.

            Em ambos os exemplos, há claramente uma diferença grande do top 2 para o 3°.

            E o meu ponto é exatamente o mesmo. É mais do aue evidente nesse post que havia um top 4 e depois havia o resto.

            Tanto é que vais a ver e dos 11 colaboradores do VM apenas 1 colocou o Courtois em 4° lugar. Tudo o resto deixou-o fora do top 4, o que demonstra que existia uma certa unanimidade em colocar o Courtois fora do top 4.

            Dizes que ninguém o colocava fora do top 10, mas o Flávio Trindade colocou assim como nos comentários também aparece outros com essa opinião.

            O mais claro é que vários users fazem a tal separação no ranking dizendo que há um top 3/4 e depois há o resto. E o Courtois estava no resto, destacando explicitamente a diferença.

            Não é por estar um a seguir ao outro que está perto.

            Além dos exemplos que dei, poderia dar MUITOS outros. Quem é o 2° melhor jogador de sempre do Benfica? Está perto do Eusébio? É que, segundo a tua lógica, se é o 2° melhor então está no mesmo patamar.

            O Griezmann é o 2° melhor avançado do Barcelona. Pela tua lógica isso significa que está no mesmo patamar do Messi com uma diferença pequenina.

            • Aurinegro
              Posted Maio 19, 2021 at 5:03 pm

              E naquele ranking que tantas vezes refere, onde é que alguém diz que o 5o é longe do 4o? É que a maioria das pessoas apenas fez um ranking onde não se faz referencia à distância entre o 4o e o 5o. És só tu a supor que os colaboradores do VM quando puseram o Courtois em 5o foi a larga distância do 4o. Até porque em numeros o Courtois esta mais proximo do 4o do que do 5o. Mas és o Coach, temos de dar desconto.

              Mais uma vez: és tu a supor!

              • coach407
                Posted Maio 19, 2021 at 5:32 pm

                Tem lá as pontuações totais do VM.

                É só abrires os olhos que vês bem que o Courtois tem 60 pontos, ficando a 26 pontos do 4° classificado.

                A diferença entre o 4° e o 3° é de apenas 2 pontos, entre o 3° e o 2° é de apenas 4 pontos e a diferença entre o 2° e o 1° é de 11 pontos.

                Ou seja, a diferença entre os guarda-redes do top 4 é EXTREMAMENTE mais pequena da diferença entre o 4° e o 5°.

                É só ir lá e ler. Acho que é fácil.

                • Aurinegro
                  Posted Maio 20, 2021 at 11:51 am

                  E também podias ter visto, e colocado aqui a diferença do 5 para o 6. Mas como não apoia a tua narrativa, puseste só o que queres. Quer queiras quer não, esse post que partilhaste só mostra que os colaboradores colocam o Courtois mais longe do sexto do que do quarto. Isto se perceberes de matemática.

                  Se o courtois esta muito longe dos 4 primeiros, ainda esta muito mais longe do 6. Tudo isto pelos numeros que TU partilhaste para irmos ver.

                  • coach407
                    Posted Maio 20, 2021 at 12:16 pm

                    Dizeres “ah, o Courtois é considerado melhor que o Lloris, Donnarumma…” para contrariar o meu argumento que o Courtois é considerado pior que Ter Stegen, Oblak, Neuer e Alisson é completamente anedótico.

                    É como eu dizer “a maioria acha que o Braga não está no patamar dos 3 grandes” e tu respondes-me “ah, não é bem assim porque a maioria acha que o Braga é melhor que o Paços de Ferreira, Vitória, Santa Clara…”.

                    Estamos a falar do Courtois estar ou não no mesmo patamar dos outros 4. É este o assunto. Claro que vês aí várias opiniões que nem colocam o Courtois em 5° nem no top 10 alguns, mas esses não serão a maioria. São apenas mais um sintoma do quão desvalorizado o Courtois é. Tens aí pessoas a deixar o Courtois fora do top 10, mas podes ter a certeza que o Neuer, Ter Stegen, Alisson e Oblak aparecem no top 10 de toda a gente.

                    • Aurinegro
                      Posted Maio 23, 2021 at 9:40 am

                      Sabia que tinhas muitos problemas, tinha-me esquecido é que não saberes ler era um deles.

                      Eu disse que ele estava mais perto do 4o do que do 6o. E o que tu dizes é que está muito longe, como se ele nem sequer no top 10 estivesse.

                      Tens de voltar à escola para aprenderes a ler e a saber resumir as missas que aqui escreves.

                    • coach407
                      Posted Maio 23, 2021 at 11:40 am

                      Eu tenho algumas dificuldades em falar com pessoas que não têm muita inteligência, mas tu abusas. O 2° melhor jogador do Benfica está perto do Eusébio?

                      Se eu disser que o Coluna não é colocado no mesmo patamar do Eusébio estou a dizer que não está no top 10?

                      O Coluna ou qualquer outro jogador da história do Benfica. Quem é o 2° melhor? Não interessa. Seja quem for não é colocado no mesmo patamar do Eusébio… e é o 2° melhor!

                      Na última década houve claramente 2 jogadores que foram os melhores. Cristiano e Messi. Quem é o 3°? Não importa, mas certamente está muito longe de Messi e Cristiano neste período, mesmo sendo logo o 3°.

                      Mas quando não percebeste o exemplo do Braga então não há mesmo nada a fazer. Nunca vais perceber que não é pelo Courtois ser considerado muito melhor que o 6° isso não significa que os 4 melhores não sejam considerados muito melhores que o Courtois. São coisas completamente independentes. Dizeres que o Braga é melhor que o Paços não prova que está perto do Benfica. Não perceberes isto é até caricato.

                    • Aurinegro
                      Posted Maio 23, 2021 at 3:49 pm

                      Tu é que abusas. Estamos a falar de um ranking onde existiam pontuações e onde, digo pela ultima vez, o Courtois estava mais proximo do 4o do que do 6o. Escreves muito mas numeros nao sao contigo.

                      Se me mostrares um ranking com pontuação dos melhores jogadores do Benfica, não te preocupes que traduzo-te e digo-te se ele estaria mais próximo do Eusébio ou do terceiro.

                    • Aurinegro
                      Posted Maio 23, 2021 at 3:51 pm

                      Se eu dissesse que o Braga estava mais próximo do nivel do Benfica esta época do que do Paços, estava só a dizer a verdade baseado nos pontos de diferença. Não perceberes isto é até caricato.

  • Cacete de Agulha
    Posted Maio 19, 2021 at 9:44 am

    Ainda não é desta

  • Pormenor Tatico
    Posted Maio 19, 2021 at 9:52 am

    A Bélgica têm imensa qualidade individual, mas falta-lhe equilíbrio, do meio para trás ainda está uns degraus abaixo dos outros, equipa demasiado tração à frente, pouca disponibilidade para defender, não passarão duns oitavos ou quartos.

    A Turquia pode ser a grande surpresa, o Gunes é muito bom treinador, foi campeão no Trabzonspor e Besiktas, é dos melhores turcos de sempre, no sistema de 3 podem surpreender.

    França é claramente a favorita, numa 2ªlinha poria Portugal, Alemanha, Espanha ou Itália., surpreendido se não for um destes o vencedor.

  • Amigos e bola
    Posted Maio 19, 2021 at 10:01 am

    Como já disse, será a última oportunidade desta geração de ouro belga. Hazard, De Bruyne, Mertens, Witsel, etc não caminham para novos e não acredito que mantenham esta estamina por muito mais tempo. São fases.

    A escassez de qualidade na defesa, um setor chave em competições destas como disse o Kafka, pode-se revelar fatal para os diabos vermelhos. Mesmo no meio-campo não há grandes nomes para o banco da Bélgica.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 19, 2021 at 10:31 am

    Um elenco muito bom ainda assim há algumas ausências que não se percebem na defesa, Bournauw, Vanheusden e Faes deveriam ser ao menos considerados para o lugar do Vermaelen. Meunier está num momento terrível, poderiam chamar Saelemaekers ou Foket para o lugar. De resto são os nomes normais, com expectativa de ver Doku num grande torneio e como se irá comportar Hazard.

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 19, 2021 at 10:37 am

    Falharam a renovação.

    Das principais prejudicadas pelo Euro 2020 ser jogado em 2021.

    No ano passado eram sem dúvida candidatos.

    • hortalica
      Posted Maio 19, 2021 at 12:43 pm

      A Costa do Marfim quando atingiu o prime de uma das suas melhores gerações (senão a melhor) nunca conseguiu ganhar a CAN, na última tentativa (alguns dos melhores em fase descendente/final da carreira) acabaram por conquistar a CAN em 2015.

  • MegaBadjeras
    Posted Maio 19, 2021 at 10:48 am

    Saelemaekers está longe de ser um prodígio? Haha essa é boa! É tão ou mais prodígio que o Doku ainda que seja 3 anos mais velho. Vejo-o a ter uma carreira de topo e a ser o sucessor de De Bruyne nesta selecção.

    • MegaBadjeras
      Posted Maio 19, 2021 at 10:55 am

      E acrescento, que muitos se calhar não conhecem, mas o Bornauw, que eu considero o De Ligt belga, deveria estar aqui presente no lugar do Vermaelen. Uma besta fisicamente!

  • Goncalo Silva
    Posted Maio 19, 2021 at 11:14 am

    Saelemakers deveria ir no lugar de Chadli ou Meunier e Vermaelen saia para entrar Bournaw.

  • Kacal
    Posted Maio 19, 2021 at 12:40 pm

    O sector defensivo desta selecção já foi melhor, embora as laterais fossem sempre a maior lacuna. Mas não vejo uma renovação decente nesse sector e deviam focar-se nisso. Ainda por cima a maior parte dos titulares na defesa não fez uma época muito boa, mas o que importa é estarem aptos fisicamente, já se conhecem na selecção e numa competição de 1 mês podem estar no seu melhor. E o resto da equipa é bastante forte. Vamos ver como Witsel estará fisicamente, apto estará com certeza mas penso que não começará a titular pela falta de ritmo. Deve avançar Dendoncker e talvez Chadli avance para lateral/ala esquerdo. Vamos ver como aparece Eden Hazard neste torneio mas pode ser que dê a sua melhor versão e aí a Bélgica é mais candidata. Sinceramente não os vejo a cumprir com as expectativas e duvido que cheguem à final sequer, o meu prognóstico é que “tombam” ao primeiro grande desafio, a ver vamos.

  • BrunoAlves16
    Posted Maio 19, 2021 at 1:55 pm

    Só uma pequena correção: a Bélgica já esteve presente na final de uma grande competição, no Euro 1980, na altura foi a última fase final com apenas 4 seleccões e os belgas chegaram à final, perdendo para a Alemanha.

    No onze base concordo com quase todo, trocaria apenas Meunier por Castane e caso Witsel não esteja em forma é recuar KdB e deve avançar Hazard para o ataque.

Deixa um comentário