Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Há 4/5 meses atrás, jogadores como Licá e Josué não mereciam a confiança de Bento. Hoje, entram nas convocatórias. O que mudou? Os jogadores? Não. A camisola

Há quatro/cinco meses atrás, jogadores como Licá e Josué não mereciam a confiança de Paulo Bento para a Selecção Nacional. Hoje, entram nas convocatórias. O que mudou? Os jogadores? Não. A camisola. Desde que mudaram de clube, os dois jogadores passaram de invisíveis a material de Selecção. É sintomático: se não estás num clube “grande” ou estrangeiro, não és convocável. Pelo menos, é essa a mensagem que o Seleccionador tem passado.
Os casos dos agora portistas não são únicos – basta ver o exemplo de Neto, que apenas se tornou visível aos olhos de Paulo Bento quando passou a envergar as cores do Zenit. Muitos outros valores poderão perder-se por não jogarem pelas equipas certas, por “apenas” serem estrelas num Paços, num Estoril ou num Nacional. Daí a debandada do jogador luso para o estrangeiro: se os “grandes” não lhes deitam a mão, têm de fazer pela vida para poderem almejar sequer chegar à Selecção; isso passa por clubes fora de Portugal, pois só aí obtêm notoriedade suficiente para serem por fim um ponto marcante no mapa do nosso Seleccionador. O próprio Vítor reconheceu, quando assinou pelo Sporting, que esta era uma via mais fácil até à Selecção. Quando no Paços de Ferreira, mesmo após uma campanha brilhante (terceiro lugar incluído) e ainda grande prestação individual na Champions, o criativo de 29 anos não tinha qualquer possibilidade de se mostrar a Paulo Bento, já que este apenas parece ter olhos para Porto, Sporting, Benfica, Braga e estrangeiros (e mesmo assim, certos atletas já foram “marcados” pelo Stop de Bento).
Claro que, ressalve-se, nem tudo o que vem à rede é peixe – e não se vai andar a convocar jogadores de equipas pequenas ao desbarato, a torto e a direito. Há que o fazer com cálculo e cautela, pois há apenas um número selecto de elementos com valor para serem convocados para os compromissos internacionais. Mas também para isso servem os amigáveis, para experimentar, para dar oportunidades, para testar. Para ver se há, escondido nas equipas denominadas “pequenas”, talento digno de Selecção. Vítor é um exemplo perfeitamente válido: não tem ele as características de que a Turma das Quinas tanto precisa? Então, por que nunca foi convocado? Contudo, relaxem: mal faça boas exibições terá o que já há muito merecia (ou então não, caso faça parte da lista negra de Bento). Pena que apenas o consiga envergando a camisola de um “grande”…

Visão da Leitora (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Inês Sampaio 

98 Comentários

  • Ricardo
    Posted Setembro 11, 2013 at 3:57 pm

    Se tivessem ido para o Sporting nem o passar para um grande lhes tinha valido. Veja-se o que o Paulo Bento tem feito com o Adrien e a maneira como goza com o André Martins, nem minutos lhes dá. Apesar de serem titulares e estarem a jogar bem. Fossem do Braga ou Benfica e eram titulares da selecção, fosse o Ilori, Cédric e Bruma do Porto e eram sempre convocados.

    • João Soares
      Posted Setembro 11, 2013 at 4:03 pm

      Convocar o Cedric ? Estamos assim tão mal ?

    • Tiago
      Posted Setembro 11, 2013 at 4:14 pm

      preferes jogar com o amorim na LD?

    • Anónimo
      Posted Setembro 11, 2013 at 4:27 pm

      Tiago, o pouco tempo que o amorim jogou deu para perceber que é melhor que João pereira por exemplo.

      Zip

    • scp_fan
      Posted Setembro 11, 2013 at 4:54 pm

      Zip,

      Compreendo o irrealismo do teu comentário, dada a hora tardia do jogo.

      O João Pereira foi de longe o melhor defesa de Portugal de ontem… Tanto a nível defensivo, como ofensivo. No único lance em que Amorim teve no 1 para 1 com Neymar, todos vimos o que aconteceu!

      SL!

    • gps
      Posted Setembro 11, 2013 at 5:38 pm

      Os outros selecionadores também não convocavam jogadores do Braga e de outras equipas portugueses de menor dimensão, mas convocavam jogadores como Gonçalo Brandão do Siena, que não tem tanto currículo como o Vítor

    • Anónimo
      Posted Setembro 11, 2013 at 6:29 pm

      Scp fan, eu compreendo que o facto de o amorim ser do benfica o leva a desvalorizar.
      João pereira foi o melhor defesa? Por amor de Deus, foi de longe o pior. Aliás Ele esteve em campo?
      Nem me Vou alongar Em comentarios.

      Zip

    • slb1994
      Posted Setembro 11, 2013 at 8:05 pm

      scp fan,Joao Pereira foi a par de Bruno Alves o pior defesa no jogo de hoje.
      E atenção , que ate não desgosto do jogador

  • Valter Pinto
    Posted Setembro 11, 2013 at 4:03 pm

    Dos convocados de Paulo Bento, apenas 3 (!) nunca vestiram a camisola de um grande. Está provado que é preciso jogar num grande para ser convocado. Ou então brilhar no estrangeiro como são os casos de Luís Neto, Anthony Lopes e Antunes.

    P.s. Texto bastante construtivo da Inês Sampaio.

    • Mateus
      Posted Setembro 11, 2013 at 4:33 pm

      Por falar em Antunes, acho que ele foi convocado a primeira vez ainda jogava no Paços(antes de aparecer o Coentrão), certo? Lembro-me que foi convocado bastante novo.

      Mateus

    • Johnny W.
      Posted Setembro 11, 2013 at 4:34 pm

      Eu abomino o Paulo Bento e há escolhas que nunca vou perceber como Nelson Oliveira ao Mundial (após uma época em que tinha feito 4 ou 5 jogos), ou a chamada do Amorim que é um excedentário no SLB ou as não chamadas de Eliseu aquando do seu grande momento de forma ou de Vaz Te após uma época em que fez quase 30 golos…No entanto apesar de achar que tanto Josué como Licá mereciam ter sido chamados na epoca anterior consigo perceber que Pbento não os tenha convocado. Estava num aperto em termos de resultados e queria jogadores que ja conhecia e que lhe davam garantias. Ter sucesso num clube como o Porto e Benfica não é o mesmo que ser o melhor jogador do Estoril, Paços, Olhanense e por ai fora. Basta ver os casos de Luis Loureiro,Alan,Pitbull,Jorginho,Adriano(do nacional)entre muitos outros. Quando chegas a um grande e tens o inicio que josue e lica estao a ter é mais facil para Pbento apostar neles. E para os jogadores também pode ser melhor.Se p.e Licá tivesse sido chamado ainda no Estoril e o jogo lhe corresse mal estava praticamente queimado para a seleção (como aconteceu a Eliseu p.e) enquanto que jogando num grande ha mais tolerância por parte do selecionador. Não concordo mas consigo compreender.

    • vsn7647
      Posted Setembro 11, 2013 at 7:13 pm

      4 ou 5 jogos nao digo porque jogou muito mais agora golos marcou apenas 2 onde até muitos centrais portugueses marcaram mais …

    • slb1994
      Posted Setembro 11, 2013 at 8:07 pm

      Boa questão Mateus-sei que ele jogou pela selecçao há cerca de 5! anos.´
      Penso que na altura, sim , estava no Paços

    • Johnny W.
      Posted Setembro 11, 2013 at 8:56 pm

      Mateus, não sei a chamada dele a seleção não foi quando ele foi para a Roma por empréstimo (na sua primeira época na equipa) com apenas 20 anos. Tinha ideia que tinha sido por essa altura…

    • Pedro Rodrigues
      Posted Setembro 11, 2013 at 10:03 pm

      Johnny W. concordo plenamente, para mim faz todo o sentido observar como é que os jogadores reagem em jogos de maior intensidade e com uma camisola mais "pesada". De qualquer das formas, poderia ter aproveitado os amigáveis para ir experimentando um ou outro.

  • Rafa Rafael
    Posted Setembro 11, 2013 at 4:06 pm

    Tanta vez que eu e o meu grupo de amigos tivemos esta conversa, tristeza de "selecções" que o Seleccionador faz, só olha a cores e esquece-se do talento..
    Talento que por exemplo tem o Carlitos do Estoril que está em grande forma e merecia pelo menos uma oportunidade de mostrar que é capaz, e tenho a certeza que melhor que o Nani faria de certeza, pois isso cada vez menos se torna mais fácil.

    Abraço a todos.

    • slb1994
      Posted Setembro 11, 2013 at 8:10 pm

      E a trixte cina de Paulo Bento.
      Em relação a Carlitos tem um handicap – a idade, mas sinceramente eu pensaria nele para uma convocatória.
      E inaceitável que , para alem de pouco versátil nas convocatórias, ponha jogadores em completa baixa de forma

  • piccolo
    Posted Setembro 11, 2013 at 4:08 pm

    Parabéns pelo post.

    Veja-se o exemplo de Inglaterra que tem convocado o Ross Barkley de 19 anos e que tem aparecido agora no Everton tal como o Steven Caulker, 22 anos e titular no Cardiff City (formado no Tottenham)ou o Rickie Lambert, ponta de lança de 31 anos do Southampton, que ainda à dois anos andava no Championship

    • Tony97
      Posted Setembro 11, 2013 at 4:48 pm

      Èxiste exemplos disso mesmo em toda a Europa: inglaterra, França, Holanda, até mesmo a espanha são exemplos de selecções que apostam em jogadores não importando o clube ou a idade…Em Portugal, Paulo Bento tem um grupo restrito de jogadores que considera seleccionaveis apenas por implicancia…Tem um grupo definido em que o facto de jogar ou não jogar e o facto de estar em forma ou não pouco importa…esta situação torna a nossa selecção previsivel e muito mais fraca…As unicas razões de alteração desta lista é quando algum jogador se encontra lesionado…Convoca mas nem sequer dá hipotese de mostrarem valor (como foi o caso de adrien, josué ou licá)…Existe um grupo de bons jogadores( os ja citados + vitor,manuel fernades,andré leão…) e em forma que poderiam ajudar a selecção e que não têm hipotese…É triste e acho que apenas nos prejudica

    • slb1994
      Posted Setembro 11, 2013 at 8:12 pm

      Muito bem Piccolo, o exemplo de Inglaterra e ótimo.
      Veja se que convocaram um PL que joga numa equipa media baixa em Inglaterra e que tem mais de 30 anos-alem disso penso que não tinha nenhuma internacionalização.
      E agora fica a pergunta: porque não Andre Leao ou Gonçalo Santos??Ou Carlitos?

  • Ferro
    Posted Setembro 11, 2013 at 4:10 pm

    Análise muito redutora…

    Um jogador num clube pequeno não está habituado a lidar com a pressão, isso faz a diferença na altura de convocar um jogador para jogar na selecção.

    Exactamente pelo o mesmo motivo é que o Josué não foi titular no contra a Irland do Norte, pelo momento de forma e pela cor da camisola fazia sentido que o Josué fosse titular, o Moutinho vem de lesão e não fez pré época, o Meireles está ainda à procura da melhor forma física e o Veloso é suplente no Diname de Kyev…

    Porque é que foram titulares ? Porque estão habituados a lidar com a pressão que é vestir a camisola nacional. Mandar os meninos à missa nunca deu bom resultado…

    Licá e Josué são excelentes jogadores mas calma… se os lançassem do nada e se eles falhassem num momento importante estariamos a queimar jogadores com futuro…

    • manolo tiger
      Posted Setembro 11, 2013 at 4:31 pm

      Concordo, mas há um particular com o Brasil e nada

    • sotôr
      Posted Setembro 11, 2013 at 4:31 pm

      E contra o Brasil não se experimentaram coisas novas porquê? Qual é a pressão de um jogo a feijões contra o Brasil para ter de jogar o Moutinho, por exemplo?

    • Johnny W.
      Posted Setembro 11, 2013 at 4:36 pm

      Subscrevo por inteiro.

    • KingLeao
      Posted Setembro 11, 2013 at 4:39 pm

      Desculpe la o Josue nem qualidade para a selecao tem, apesar de estar a fazer um bom inicio de epoca, e ja diz que devia ser titular, prefiro mil vezes o Adrien a titular.

      SL

    • Filipe
      Posted Setembro 11, 2013 at 4:43 pm

      o Miguel Veloso é o que? em 8 jogos foi titular em 5! e entrou ainda na primeira parte noutro, apenas nao jogou 2 jogos!

      Há jogadores que estao em clubes "pequenos" e nunca sao convocados, e vao para um grande e nem sequer fazer 1 jogo lá e já sao convocados!

      E ninguem esta a dizer para serem titulares, estou a dizer para serem convocados se merecerem

    • Rodrigo
      Posted Setembro 11, 2013 at 5:21 pm

      Percebo o seu comentario e concordo parcialmente, uma vez que nem todos os jogadores que fazem bons jogos na Primeira Liga podem chegar a Selecçao Nacional. Ainda assim, parece-me que existem casos que deveriam merecer maior atençao do seleccionador nacional. O Josue e o Lica sao apenas dois exemplos de jogadores que eram completamente ignorados quando vestiam as cores de um clube dito pequeno e agora que estao no FC Porto sao ja chamados. Parece-me que e necessaria uma maior coerencia, ate porque noutros paises nao e necessario jogar-se em clubes grandes para se chegar a Selecçao Nacional.

    • João Lains
      Posted Setembro 11, 2013 at 6:36 pm

      Ainda gostava de perceber a reacção da grande maioria destes leitores se o PB tivesse apostado em Adrien, Licá, Josué, entre outros de início e tivéssemos sido goleados por 4 ou 5, golos e diferença.

      Queria ver até que ponto é o encontro seria visto como um amigável ou um jogo a feijões….

    • Nuno
      Posted Setembro 11, 2013 at 6:48 pm

      A análise é tudo menos redutora. O Josue e o Lica fizeram 3 (TRES!!!!!) jogos pelo Porto, contra equipas da treta. Já ganharam a bagagem competitiva, é? Isso faria sentido se eles passassem a ser convocados depois de uns jogos na LC, mas não… bastou mudar de camisola. Para não falar do Bento ser habitual nestas coisas de nem nos jogos de preparação testar novos jogadores.

    • Ferro
      Posted Setembro 12, 2013 at 8:03 am

      O Licá e o Josué foram importantissimos para as excelentes campanhas que os clubes deles fizeram a época passada, levaram os seus clubes à Europa coisa que seria impensável no início de época.

      Eles não ganharam bagaem competitiva e por isso não foram titulares frente a Irlanda do Norte, mas tem de começar a ganhar e por isso o lançamento neste jogo amigável…

      Eu acho que no futebol português a forma pouca racional com que os adeptos veêm o futebol por vezes cria correntes de opinões erradas. Existem processos de jogo que tem de ser adquiridos. O Exemplo mais concreto e recente que tenho a dar é o do Matic que quando entrava para jogar no lugar do Javi geralmente jogava mal, porque não estava adaptada à equipa e equipa não estava adaptada a ele, para além disso entrava pressionado para os jogos… Faltava o grande trinco Javi e o Matic entrava com a tarefa do substituir… A partir do momento em que começou a jogar regularmente e a lidar com a pressão de ser titular no Benfica aprendeu a banalizar essa pressão e neste momento é simplesmente um dos melhores jogadores da Liga e um dos melhores seis a nível mundial.

    • Dragão
      Posted Setembro 12, 2013 at 8:21 am

      Equipas da treta…Marítimo, Guimarães e Setúbal…3 históricos…são uma treta.

      Quem é que desvaloriza o campeonato português? Os estrangeiros ou os próprios portugueses?

      Se Josué não tem qualidade e Adrien é que devia ser titular, diz tudo sobre a imparcialidade e o conhecimento sobre futebol de quem o disse…

  • Jorge
    Posted Setembro 11, 2013 at 4:14 pm

    Já há uns tempos que vinha pensando neste assunto . Esstou completamente de acordo com o post !

    Parabéns !

    Cumprimentos

  • Fernando
    Posted Setembro 11, 2013 at 4:17 pm

    Excelente post! Concordo totalmente e um dos problemas é como será o futuro caso Paulo Bento continue…é que os grandes cada vez apostam menos nos portugueses e corremos o risco de ver suplentes de suplentes de Benfica e Porto na selecção.

    Continuem com o bom trabalho, vão ver que os clicks na pub vão aumentar.

    Se tiverem com pouco tempo…percebo que não seja fácil para vocês tarem sempre disponiveis para o VM…apostem mais nestes visão do leitor.

  • Diogo Pinheiro
    Posted Setembro 11, 2013 at 4:18 pm

    Não discordo totalmente desta visão. É facilmente comprovável. No entanto penso que também há outra perspectiva. Penso que há um ano atrás ninguém convocaria nem um nem outro. É verdade que chegam agora porque estão no Porto, mas também se pode ver pela perspectiva que é preciso não só atingir um patamar elevado como mantê-lo e para ver se se mantém esse patamar há que monitorizá-lo e isso leva tempo. Agora tanto? Isso já é outra coisa.

    Diogo Pinheiro

  • Carlos ALves
    Posted Setembro 11, 2013 at 4:19 pm

    A selecção está ao serviço dos empresários e dos clubes (porto). os interesses são muitos e o Paulo Bento, continua a convocar jogadores que não são titulares nos clubes e deixa de fora jogadores em boa forma de clubes de menor dimensão.
    prova disto são certamente o Lica e o Josue que só são convocados porque são jogadores do Porto, caso contrario não o seriam.
    como explica o Paulo Bento convocar o Sílvio que não joga e deixar o Cedric de fora, dá minutos ao Josue e não coloca a jogar o Adrien (o jogador em melhor forma no campeonato), como convoca o Lica e deixa de fora o wilson eduardo. só mesmo por rancor ao Sporting. já nem quero falar que nos jogos particulares deixa o Patricio de Fora.

    • Luis Santos
      Posted Setembro 11, 2013 at 4:58 pm

      Silvio não foi convocado para esta dupla jornada. Penso que Cedric, por enquanto, não merece a convocatória, à sua frente ainda tem ,depois de João Pereira, Miguel Lopes. Também não me parece que Wilson Eduardo seja melhor que o Licá, que tem características diferentes dos outros extremos da seleção, podendo até jogar no meio e não te esqueças que ainda há Danny em grande forma. Agora Adrien, sim, motor do Sporting, muito bom jogador.

    • Luís bcn
      Posted Setembro 11, 2013 at 5:07 pm

      O josue e o Lica sao jogadores titulares do 1 classificado e do 2 clube portugues com mais adeptos e aquele que tem mais titulos no futebol. Mas só vao a selecçao porque sao do…Porto?

      Claro, para sí aquele medio defensivo dos sub-21 ja devia ter sido titular na selecçao principal. O josue ja jogou na selecçao? Nem reparei, nem eu nem ninguem. ha 10 extremos melhores que o wilson eduardo, o cedric é bom jogador mas ainda nao tem pedalada. O andre martins por exemplo só chegou á selecçao por jogar no scp (que foi 7 classificado o ano passado), é um jogador "normal". Só de lembrar que o Estoril tambem tem 7 pontos e tambem tem portugueses e o ano passado ficou a vossa frente e nao tem ninguem na seleçao…se ha clube que o Paulo bento tem beneficiado é o SCP…

    • gps
      Posted Setembro 11, 2013 at 5:42 pm

      O Vítor é agenciado pelo Jorge Mendes. Logo por essa teoria já teria sido convocado.

      Eu até sou admirador do Paulo Bento, desde o tempo em que foi treinador do meu SCP, mas é uma pessoa muito teimosa e as equipas por si treinadas são limitada em alguns aspectos: bolas paradas e penalties

    • Nuno
      Posted Setembro 11, 2013 at 6:52 pm

      Não sabia que nos critérios de convocação andavam o nº de adeptos e os títulos ganhos antes do jogador pertencer ao clube.
      O Josue não jogou, mas foi. Antes, nem ia. Tal como Adrien, que jogou bem na Académica, mas nunca mereceu chamada. Já o Carlos Martins pouco jogava no Benfica, mas servia na selecção. Devia por estar habituado à pressão de se sentar no banco da Luz.

    • Anónimo
      Posted Setembro 11, 2013 at 7:51 pm

      Luis bcn, duvido muito que o FCP tenha mais adeptos do que o SCP. Mas talvez…

      Abraço Ze Maria

    • slb1994
      Posted Setembro 11, 2013 at 8:16 pm

      Bem , uma coisa e questionar algumas decisões de Paulo Bento.
      Mas falar em Cedric(que nem nos três melhores LD esta ATUALMENTE)ou Wilson Eduardo(que nem nos oito melhores extremos esta)e ridiculo

    • João
      Posted Setembro 12, 2013 at 2:23 pm

      Post todo ele ridículo. Cédric e Wilson Eduardo. Ri-me tanto. Mais ninguém? Betinho?

  • Antunes
    Posted Setembro 11, 2013 at 4:32 pm

    o Paulo Bento não é como o Scolari que convoca jogadores da 2ª liga

  • José Moreira
    Posted Setembro 11, 2013 at 4:34 pm

    O post tem muita verdade diluida nas palvras escritas pelo autor, por isso, os meus parabéns.

    Ainda assim, há que ver o outro lado da questão, ou seja, a duvida que pode substitir sobre o nivel dos jogadores, uma coisa é conseguirem um nivel elevado num clube que joga em patamares competitivos menos expressivos, outra coisa é demonstrar o mesmo valor em equipas que jogam ao mais alto nivel e lutam pelos grandes titulos. Não ignoro que se nunca forem experimentados, nunca saberemos se têm ou não nivel para o que pretendemos, mas também não podemos ver a questão de uma forma demasiado estanque.

    É ainda de analisar que isto não se passa apenas com a selecção, bem pelo contrário, isto é, os proprios clubes grandes em Portugal, parecem ter dificuldades em desembolsar determinados valores por jogadores que dão nas vistas nos mais "pequenos", dificuldades que desaparecem na hora de o fazer com talento exterior e, não raras vezes, de qualidade duvidosa ou, no minimo, igual ao que existe por cá.

    Não obstante, parabéns por todo o raciocinio e sustentação inerentes ao post.

  • Luis Santos
    Posted Setembro 11, 2013 at 4:34 pm

    Bom post, concordo. Mas temos de ver isto do ponto de vista do Paulo Bento, claro que há talento nos clubes ditos "pequenos" (e muito) e com certeza que o selecionador o reconhece, contudo ser a estrela de um Estoril, de um Paços ou do Guimarães acarreta menos pressão que jogar pela seleção, portanto compreende-se em parte a posição de Paulo Bento, mas penso que no caso de Licá e Josué já deveriam ter sido convocados o ano passado, pois foram soberbos.

    Esta seleção está a precisar de renovação e sinceramente Paulo Bento já a está a iniciar, com as oportunidades dadas a André Martins, Josué, Neto ou Licá. Sei que me "vão dar na cabeça" por ter defendido o Paulo Bento, mas atenção que eu não disse que concordava plenamente com ele.

  • João
    Posted Setembro 11, 2013 at 4:44 pm

    estou de acordo com o post. é sintomático nos nossos seleccionadores cingirem-se a jogadores dos grandes clubes e pior ainda manterem-se com o mesmo grupo de jogadores independentemente da forma que evidenciam. um dos casos mais flagrantes ocorreu na última época com o antunes que apesar da época espectacular que fez quer ao serviço do paços quer do málaga (que recorde-se chegou aos quartos na champions) muito demorou sequer a ser convocado e agora o que vemos é um coentrão mt mas mt longe da sua melhor forma que continua a ser titular indiscutível sem qualquer justificação

  • Maria Ribeiro
    Posted Setembro 11, 2013 at 4:50 pm

    Concordo em parte, mas ao mesmo tempo existe um argumento a favor deste facto que apoia Paulo Bento. A pressão de jogar no Estoril ou no Paços é praticamente nula, as duas equipas tinham a expectativa de não descer e, com grande mérito, atingiram a Liga Europa e a Liga dos Campeões na temporada passada. Licá e Josué foram grandes destaques, é verdade, mas é a adaptação supersónica no onze titular do Porto que faz com que deêm o salta qualitativo para chegar à selecção nacional. Jogar bem numa equipa que constrói uma época para não descer é mais fácil (até porque a confiança dos resultados e, mais uma vez, a falta de pressão para atingir metas fez o resto) do que numa equipa que tem a obrigação de ganhar o campeonato. A forma que apresentaram a jogar no topo da Liga é que faz deles mais valias para a Selecção, porque a Selecção é jogar contra os melhores do mundo a qualquer altura.
    Parece-me que Paulo Bento irá passar a convocar grupos de jogadores com algumas dinâmicas entre eles, caso de Josué e Licá e o trio de meio-campo do Sporting. O próprio William não faria sentido convocar a jogar no Brugge, mas o jogador é o mesmo. Só que o nível que apresenta num grande português é que o distingue do William da Bélgica

  • miguel b
    Posted Setembro 11, 2013 at 4:57 pm

    Brilhante artigo!
    Parabéns!
    Concordo a 100%. E é o contrário de inglaterra onde ainda ontem tinha o PL duma equipa pequena. Ou então o caso do grande_de_clube_pequeno Mathew Le Tessier!!!

  • Posted Setembro 11, 2013 at 4:59 pm

    A seleção é um feudo do porto.

    Só um distraído é que não repara.

    Basta ver, por exemplo, o que se passou com o moutinho que passou de titular indiscutível a não convocado para o mundial pouco tempo antes de (surpresa, surpresa) assinar pelo porto. Assinou pelo porto e semanas depois (surpresa, surpresa) voltou a ser convocado e a ser tiular.

    Cabe na cabeça de alguém convocar o Josué à frente do médio português que está em melhor forma: Adrien?

    • FÁBIO COSTA
      Posted Setembro 11, 2013 at 6:20 pm

      Gostava de saber em quê que o Adrien tem sido melhor do que o Josué

    • Anónimo
      Posted Setembro 11, 2013 at 7:50 pm

      Está visto que nao gostas do FUTEBOL CLUBE DO PORTO!

      Surpresa Surpresa era nao ser convocado(moutinho)

      O josué tem feito bom jogos já desde o paços…o Adrien? começou esta epoca, na epoca passada nem se ouvia a falar nele.

      Law.

    • Filipe
      Posted Setembro 11, 2013 at 8:49 pm

      Law e ha 2 epocas n interessa falar? Onde carregou academica as costas(mais que o josue o paços?)

    • FÁBIO COSTA
      Posted Setembro 11, 2013 at 10:00 pm

      Filipe,

      Queres comparar essa Académica que lutou pelo meio da tabela com o Paços que ficou em 3º??!

    • Dragão
      Posted Setembro 12, 2013 at 8:26 am

      O ressabiamento dos adeptos do sporting em relação a terem perdido o Josué é quase anedótico. Adoro

    • João
      Posted Setembro 12, 2013 at 2:25 pm

      O Moutinho não era convocado porque não estava a jogar rigorosamente nada e nem o Everton lhe pegava. No Porto tornou-se SÓ o 2º melhor e mais influente jogador da selecção, com 3 épocas de altíssimo nível, tendo sido vendido por 3x aquilo que na altura não quiseram vários clubes pagar por ele. Muito gostam de moldar a história à vossa conveniência.

  • LOS
    Posted Setembro 11, 2013 at 5:00 pm

    Normalmente discordo dos posts parciais da autora mas neste concordo em absoluto até porque é imparcial.

  • Mateus
    Posted Setembro 11, 2013 at 5:04 pm

    Olá,

    Está claro que depois do próximo Mundial haverá uma mudança nos convocáveis. Basta verificar dois dos guarda-redes vão sair (Beto e Eduardo) Provavelmente dando lugar a Anthony Lopes e outro(aqui seria o lugar do Mika se ele jogasse). Passando para a defesa Bruno Alves e Ricardo Costa pelo menos vão ser substituídos (neste caso nem sei por quem) não há claramente defesas centrais que sejam supremas mais valias para a selecção. João Pereira também deve dar os últimos frutos, sendo que talvez ainda comece na qualificação mas depressa será deixado para trás, assim como o Pepe(DD Diogo Figueiras fez uma época interessante no Paços, não sei se joga a titular no Sevilha actualmente). No meio-campo Raúl Meireles, Custódio deixarão de ser convocados. Sinceramente acho que neste momento o nosso meio-campo é composto de jogadores bons, mas quando não trabalham atingem a mediocridade os restantes vão durar até ao próximo Europeu(no entanto espero que se deixe de convocar os Rubéns), continuando, William e André Gomes parecem ser os senhores que se seguem. Nos avançados para os H's e o Danny será de certo a última competição por Portugal, assim como provavelmente o Varela, para avançado centro se Éder voltar ao bom nível será uma das soluções e outra provavelmente será um avançado mais móvel( "clubismo a falar" Wilson Eduardo, mas um do mesmo género). Enquanto aos extremos há tantos, mas nenhum de nível Mundial infelizmente.

    De resto é esperar que a geração "talento" (porque vontade é só de vez em quando) ganhe garra e evolua favoravelmente e que aprendam o máximo que conseguirem nesta fase, pois vão ter oportunidades devido à renovação forçada pela idade na selecção principal. No entanto, espero que não façam figuras tristes que por vezes tem em campo, mas de certo que vão aprender.

    Mateus

  • Zé Miguel
    Posted Setembro 11, 2013 at 5:05 pm

    ´Discordo quase totalmente deste post, apesar de perceber o ponto de vista. É importante verificar que os três grandes têm indíces competitivos internos bastante diferentes de qualquer outro clube da liga, talvez à excepção do Braga. E aqui quem o comprova são os orçamentos das equipas em questão. Tomando o exemplo de Licá e Josué, eram jogadores titularíssimos (ou mesmo estrelas) em equipas que efectivamente foram capazes de suplantar Braga e Sporting, mas a concorrência pelos lugares era indubitavelmente mais fraca do que é no FC Porto. O facto de revelarem neste início de época uma forma acima da média, capaz de bater a competição por lugares na equipa, é por si só uma prova de garantia de qualidade do próprio jogador.

    E como estes jogadores há muitos outros. Vítor pode ser um desses exemplos. E a verdade é que, neste caso, o trabalho do seleccionador não pode ser criticado, na minha opinião. Os treinadores de grandes clubes europeus nunca viriam buscar o Josué ou o Licá por fazerem grandes épocas no Paços e Estoril, mas são capazes de fazer uma proposta por fazer uma boa época no Porto. A grandeza é diferente e sente-se a todos os níveis.

    • Paulo Lima
      Posted Setembro 11, 2013 at 11:33 pm

      A grandeza do Licá foi conseguir tirar o lugar a um miudo de 18 ou 19 anos.
      A grandeza do Josué foi encostar.. Sei la o Kelvin?

      Jogaram contra os mesmos clubes que jogadoram na ultima epoca, melhor apoiados, mal era se não tivessem safado.

  • João Rocha
    Posted Setembro 11, 2013 at 5:07 pm

    Eu nunca gostei do Paulo Bento, nem como jogador, nem como treinador, mas o que o homem pode fazer, se não há quase Portugueses a jogar de qualidade. Josue e Licá estão a jogar num patamar mais acima e a corresponder, jogar no Porto ou Benfica é diferente de jogar num clube de menor dimensão, para já jogam sempre para ganhar e têm mais visibilidade, os jogos também dão sempre na TV.

    Agora em relação aos Sportinguistas que parece que só gostam e comentam futebol agora que a sua equipa de futebol está a jogar bem e nos lugares e destaque nestas 3 primeiras jornadas, querem todos os jogadores na seleção e acham-se vitimas, por este ou aquele não jogar, por eles até o Paulinho ia à seleção e tirava o lugar ao rouperio da seleção, tenham calma meus amigos.

    Saudações Desportivas

  • Obscure
    Posted Setembro 11, 2013 at 5:11 pm

    Excelente artigo Inês.

  • irredutível marítimo
    Posted Setembro 11, 2013 at 5:22 pm

    Esta é mais uma questão cultural do nosso futebol que, até nestes casos, gira em volto de três equipas (que me recuso a chamar "grandes").
    Que o Paulo Bento e tantos outros dirigentes deste país pensem desta forma e tenham olhos apenas para os jogadores dessas equipas e para o estrangeiro já todos sabemos, mas pelos comentários vemos o que é a cultura enraizada neste país.
    Uns acham que os jogadores por estarem em equipas que não lutam pelo(s) título(s) não são elegíveis, e assim justificam que, mesmo numa equipa que acabou em 3º os jogadores que ali se destacaram não serem convocados, da mesma forma que o Licá nunca o poderia ser na última época, da mesma forma que o Gonçalo Santos (ainda) não o é (mas bastará depois 1/2 jogos numa dessas equipas para garantir automaticamente a chamada – este como tantos outros).
    E depois os comentários são sempre em volta dos três. Se é verdade que há jogadores que não merecem ser convocados porque são figuras de segunda linha de certas equipas (leia-se FCP e SLB), isso não justifica que jogadores que estão a aparecer em bom plano esta época como é o caso do Adrien ou do William Carvalho, pelo simples facto de estarem onde estão, tenham que o ser logo que fazem um ou dois bons jogos e mesmo que já se façam capas de jornais a tentar vender a ideia. Aliás, segundo a teoria anterior na época passada o sporting não convocaria nem um jogador para a selecção já que esteve num patamar inexpressivo (mas lá está, no caso isso isso não interessa).
    Mas neste país não passamos disto, não conseguimos ver além e o importante é satisfazer o trio do costume.

    • Nuno Barbosa
      Posted Setembro 11, 2013 at 6:40 pm

      Mas com o caso do sporting fez ele isso..na época passada foi apenas a seleçao o Rui Patricio porque é claramente o melhor GR portugues! A prova de que o sporting andava mal e ele so convocou 1 jogador! Mas se reparar aquele "abecla" do Ruben Amorim é seeeeeempre selecionado, e entra quase sempre em campo! No final eu resumo que ele qualidade para a seleçao tem ZERO! E no benfica tem um desempenho ZERO, mas vai! ;)

    • slb1994
      Posted Setembro 11, 2013 at 10:19 pm

      Nuno Barbosa,
      Ruben Amorim tem cumprido com qualidade quando e chamado ao onze encarnado.
      Na selecçao igualmente

    • Nuno Barbosa
      Posted Setembro 12, 2013 at 10:40 am

      Claro claro…não haja aminima duvida da sua enooooorme qualidade!

  • Emigra
    Posted Setembro 11, 2013 at 5:27 pm

    Há vários exemplos de jogadores que sao excelentes em equipas pequenas mas chegam a uma grande e nao conseguem vingar. Por várias razoes, mas frequentemente de razao psicológica, de nao conseguir lidar com a pressao – fala-se muita vez no peso da camisola.

    Chegando entao a seleccao, o peso da camisa das quinas é ainda maior. Daí compreendo perfeitamente a decisao do paulo bento.
    E mais, sinceramente acho que a partir de determinado nivel, todos os jogadores tem excelentes capacidades técnicas – o que faz a diferenca é a cabeca.
    O conseguir lidar com a pressao de um grande é um belo teste.
    Mas tambem aceito que 3 jogos apenas para a liga nao será suficiente para provar que tem estofo!

  • Emigra
    Posted Setembro 11, 2013 at 5:32 pm

    Outro ponto que queria fazer: porque agora a contestacao ao paulo bento? estamos razoavelmente encaminhados no grupo de qualificacao, claro com o risco de nos calhar uma seleccao mais puxadinha no jogo de barragem. Mas tb temos que ver que do outro lado está uma Rússia (país de 140 milhoes de habitantes e com boa escola) e treinada por um sr chamado Fábio Capello. Por isso tb temos de aceitar que lutar com eles pelo 1o lugar é justo.
    E sinceramente nao temos uma seleccao tao forte como com Scolari, com ricardo carvalho, rui costa, figo, deco, cristiano… faltam figuras. Quem temos? cristiano ao mais alto nivel, claro, mas depois é um deserto. Nani é de topo mas nao joga há meses, veio de lesao. Pepe é tb bom. E o resto? sao jogadores bons mas nao ao nivel do que tinhamos.

    Acho que o paulo bento faz um bom trabalho e pelo menos deveríamos estar ao lado dele até ao fim do apuramento. estar a criticar a meio e quando estamos (e bem) na luta, acho ridiculo e negativo.

  • Fernandes
    Posted Setembro 11, 2013 at 5:32 pm

    É o que acontece no mundo também … Por exemplo na Holanda, Wolfswinkel quase não ia à selecção no Sporting (nos bons momentos) e mal viajou para Inglaterra fhamado!! Assim com Schaars, mesmo na 1ª época quando ia ficava no banco, agora é titularissimo quando o ritmo não é o melhor no inicio da época .. É uma hipocrisia, ser-se chamado por estar num grande ou quase isso … Há que te-los no sitio e chamar um tipo da 2ª divisao ou a jogar na china se provar ter valor para isso … Todos ganham …

  • LuisRafaelSCP
    Posted Setembro 11, 2013 at 6:33 pm

    Nem mais! E não vem de agora… alguém se lembra do último jogador a actuar em Portugal que não seja dos 3 grandes + Braga a ser chamado à selecção?
    Josué fez uma época excelente, sempre a titular e nunca foi chamado à selecção.. foi convocado pela 1ª vez quando ainda nem se tinha estreado a titular no Porto. Enfim, é às claras e sinceramente não percebo a dificuldade dos seleccionadores convocarem jogadores de equipas "pequenas".

  • Nuno Barbosa
    Posted Setembro 11, 2013 at 6:36 pm

    Boas VM,Mal li o titulo do post lembreime logo do caso do Vitor mas dps vi que foi alguem que voces nao esqueceram. Vitor é claramente um elemento que faz falta a esta seleçao! Desde Deco que a seleçao deixou de ter um medio com as suas caracteristicas, e Vitor é actulamente (+/- 1ano), um jogador com capacidade de desempenhar essas funçoes! É triste ver jogadores como o Rubem Micael e Amorin a serem regularmente selecionados e mais que isso sempre utilizados! Pra que levou o Adrien?? E o André Martins?? E mais..no proximo jogo de apuramento o Coentrão está de fora devido a castigo! Entao ontem nao era de usae ja o Antunes para ganhar rotinas de jogo, entrosamento com o colegas?? Reparem que apenas jogou diria que 25 minutos de segunda parte porque o Coentrao se lesionou, senao nem um minuto que tinha! Sou portugues, quero ver portugal no mundial, mas só pelo meu patriotismo porque pelo selecionador deveria ser excluido dessa prova! Quem faz a convocatoria em Portugal é o Pinto da Costa, o Jorge Mendes e o Presidente da federaçao!???? Cada vez mais me acredito que sim! Saudaçoes VM!

  • Paulo Galvão
    Posted Setembro 11, 2013 at 6:43 pm

    Tal como o governo fez o selecionador nacional também incentiva a ida para o estrangeiro

  • JN
    Posted Setembro 11, 2013 at 6:55 pm

    Achava melhor discussão tentar-se perceber como é que o Nelson Oliveira está nesta selecção, é uma vergonha.

  • Fábio Teixeira
    Posted Setembro 11, 2013 at 7:10 pm

    Em suma concordo com o texto. Podia ter um título melhor (é muito alongado e é grande parte é a introdução), mas está bem estruturado e bem estudado.

  • Paulo Almeida
    Posted Setembro 11, 2013 at 7:59 pm

    bom post, os meus parabéns Inês. O que diz neste texto é o que eu venho a dizer a muito, para o Paulo Bento é preferível convocar um suplente ou um jogador em baixo de forma de um grande do que um que está a jogar muito num "pequeno", se olharmos para Inglaterra, Itália, Brasil, … todas as selecções tem jogadores de equipas medianas, por vezes até são convocados jogadores da segunda divisão, mas em Portugal isso é e enquanto não mudarmos de seleccionador uma utopia.

  • Fernando Martinho Machado
    Posted Setembro 11, 2013 at 8:05 pm

    A questão não é a camisola, é a importância que têm num clube. O Josué e o Licá, na última época, estiveram bem, mas em clubes de pouca dimensão, é natural que houvesse receio em chamar jogadores com pouca experiência internacional. Mudando-se para emblemas como o FC Porto, onde são peças chave e têm realizado bons jogos, é natural que sejam convocados. Se seguisemos essa teoria, até o Tony, do Paços, deveria ter sido chamado na época transata, pois também fez boas exibições.

  • NFM
    Posted Setembro 11, 2013 at 8:06 pm

    ha muita gente a esquecer se que os jogadores nao foram convocados inicialmente….

    so foram convocados devido a lesoes que aconteceram….

    tirem os que estavam convocados e depois os lesionados e que jogadores ia o PB convocar???

    ate parece que haviam muitas opçoes…

    alias nao convocou o varela por nao ter ritmo depois da lesao (penso eu) mas o nani que ja nao joga a titular ha meses foi logo titular neste amigavel

  • Marco
    Posted Setembro 11, 2013 at 8:10 pm

    Não considero que seja um problema do Paulo Bento. Tem sido assim com todos os seleccionadores. Acho até que é um problema de mentalidade portuguesa.

  • slb1994
    Posted Setembro 11, 2013 at 8:30 pm

    Bem, acho um tema delicado e que pode trazer opiniões diversificadas, como se tem visto ate ao momento.

    Pessoalmente, penso que a critica pode ser feita a Paulo Bento, porque ele tem sido "extremista"nisso.E há os casos de Josue, Lica ,Antunes e mesmo o Neto…
    O que penso que devia ser feito era um equilíbrio positivo-O que eu quero dizer com isto é que , sendo impensável convocar maioritariamente jogadores de equipas medias, pelo menos 2 / 3 por convocatória era perfeito(se o rendimento assim o condizer).

    Se PB optasse por isso, ficaria a ganhar:
    -Retiravam lhe este rotulo
    -Dava mais motivação aos jogadores, num sinal claro que esta atento ao nosso campeonato
    -Adaptavam jogadores novos e que grande parte traria entusiasmo ao grupo

    Por exemplo , nesta convocatória, podia ter convocado:
    -Ricardo(Academica)
    -Gonçalo Santos (Estoril)

    E no passado recente, já foram dados vários exemplos de jogadores seleccionaveis

  • pedritxo
    Posted Setembro 11, 2013 at 8:37 pm

    acho que portugal poderia organizar 1,2 jogos com o brasil por ano,igual aos que o brasil faz com argentina.

    So participariam jogadores do campeonato nacional e tambem jogadores com menos de 5 internacionalizaçoes

  • Rabensandratana
    Posted Setembro 11, 2013 at 8:47 pm

    Concordo com a Inês Sampaio, este Paulo Bento para mim, nunca teve nem currículo nem perfil de seleccionador!!! Josué, Licá, André Leão, Bítor etc, já mereciam uma chamada para a selecção são jogadores que foram fundamentais no Paços de Ferreira e Estoril e que podem acrescentar qualidade e juventude e experiência à selecção.
    Essa questão de o jogador x no Paços não ser convocado e depois o tal jogador x chega a um grande e já é convocado, esta situação é inadmissível. Quando um jogador está a fazer uma excelente época merece e deve ser logo convocado, depois aparecem jogadores em baixo de forma que são sempre titulares como o Moutinho, Nani e outros.
    Paulo Bento sempre foi um teimoso e um seleccionador fraco. Ontem por exemplo porque não jogaram o Adrien, Josué e o Antunes porque não jogou mais tempo, já que o Fábio Coentrão estará suspenso no próximo jogo.
    Enquanto a selecção também for comandada por certos empresários, não passaremos de uma selecção simpática e nunca chegaremos ao patamar máximo do futebol mundial. Nos momentos chave esta selecção não faz nada.

    • Tomás W
      Posted Setembro 11, 2013 at 11:07 pm

      Nos momentos chave esta selecção (e a do Scolari que era outro teimoso como o Bento) chega a classificações às quais não estávamos habituados. Esta selecção simpática está há dez anos no top 10 do ranking mundial.
      Mas acho que tem razão, vamos voltar ao antigamente em que viamos as grandes competições sempre "por fora" mas que tinhamos sempre vitorias morais.

    • slb1994
      Posted Setembro 12, 2013 at 10:58 am

      Eu não sei o que o futuro nos reserva, mas pelo menos desde 2004 vimos estando no top- em 5 competições internacionais, 1 final, 2 meias finais, 1 quartos de final e 2 oitavos de final

  • João Souto
    Posted Setembro 11, 2013 at 9:17 pm

    Há aqui algo que é necessário ser dito em defesa do seleccinador (Apesar de não concordar com algumas escolhas na convocatoria e no 11), é que o mundial é daqui a um ano. com isto quero dizer que há uma equipa que tem de ser formada, processos que tem de ser treinados, e um espirito de grupo que tem de ser adquirido,etc. As pessoas não podem pensar que é pegar em 23 gajos que estão a jogar melhor e bora para cima deles, de relembrar tambem que Josué, Licá e até Adrien só estão na selecção pois outros se lesionaram. O próprio scolari que tem um numero de jogadores convocáveis bastante mais vasto que o nosso Paulo Bento afirmou que já tem escolhidos 17/18 jogadores para levar ao mundial. E eu já vi aqui umas 10/11 sugestões de proximos jogadores a serem convocados o que é no minimo, surreal.

  • Kacal
    Posted Setembro 11, 2013 at 9:25 pm

    Concordo com o VM, os jogadores só são chamados á selecção quando estão nos "grandes" ou no estrangeiro e isso é ridículo, cada vez menos os grandes têm portugueses no plantel e nem todos conseguem ir para o estrangeiro, se continuar assim, o grupo de seleccionáveis vai diminuir drasticamente e vejo um futuro "negro".
    Eu acho que deviam de ser convocados os jogadores com qualidade e que façam bons jogos e estejam em bom forma, independentemente do clube e do País onde estejam a jogar, e não só com os jogadores mais velhos, também devemos chamar jovens que possam acrescentar valor á selecção A, se joga bem, se está em boa forma, porque não convocar um jogador sub-21 para a A, temos que alargar o grupo dos convocados e dar oportunidades a mais jogadores para termos uma selecção competitiva e com várias opções.
    Os casos do Neto, Josué e Licá são apenas alguns desses casos que em equipas "pequenas" não foram chamados. Jogadores como Eduardo, Custódio (agora menos), Rúben Micael, Rúben Amorim, Nélson Oliveira, etc, são chamados com regularidade, estejam a jogar bem ou mal, estejam em boa forma ou não, quando temos jogadores como o Mário Felgueiras, Ricardo (Académica) e Anthony Lopes, Paulo Oliveira, Diogo Figueiras, Cédric Soares, Antunes, William Carvalho, Gonçalo Santos (Estoril), André Leão, Adrien, André Martins, Vítor, Josué, Licá, Bebé, etc que estão em boa forma e a jogar bem e que ou não são chamados (como a maior parte dos que falei) ou são chamados e pouco jogam (como Josué, Licá, Adrien, etc) e como estes casos há outros, espero que esta politica e atitude mude e quero ver os nossos talentos a brilhar e os nossos jogadores a mostrar que não é preciso ter nome e imprensa para ter qualidade, acabemos com isto, Força Portugal!!!.

  • Estive Lá
    Posted Setembro 11, 2013 at 9:29 pm

    A verdade é que jogar no Paços e Estoril não é a mesma coisa que jogar num Benfica, Porto e Sporting. Mesmo até há pouco tempo só quando o Braga começou andar nas lides europeias é que Paulo Bento começou a convocar e bem jogadores de lá.

  • Miguel Monteiro
    Posted Setembro 11, 2013 at 10:07 pm

    Depois há o caso contrário do Joãozinho que enquanto esteve no SCP nunca foi pré-convocado… quando se mudou pro norte, passou a fazer parte da lista
    MM

  • Tomás W
    Posted Setembro 11, 2013 at 10:57 pm

    Pelo vistos a leitora é uma das que acha que jogar no Paços ou no Porto é a mesma coisa. O Vitor era indiscutível no Paços, seria também no Porto. Quem diz o Porto diz o Barcelona ou o Real Madrid.
    Para ser titular no Paços ou no Estoril basta ser-se bom, para ser titular no Porto tem que se ser muito bom, para ser titular no Barça ou no Real tem que se ser galactico.
    A selecção nacional defronta selecções com alguns dos melhores jogadores do mundo, logo é natural que só quem tenha "horas de voo" suficientes em jogos de nivel super possa aspirar a jogar na selecção.
    Quantas pessoas aqui (se calhar até a leitora) já vi afirmarem que têm dúvidas se o Neymar vai ter capacidade para ser titular no Barça? Neymar é um dos melhores do mundo e ainda tem que mostrar do que é capaz em campeonatos exigentes como são os europeus, mas o médio centro do Paços como faz um bom campeonato maioritariamente contra equipas menores já tem lugar na selecção nacional.
    O Evaldo no Braga fez épocas excelentes mas quando chegou ao Sporting mostrou as limitações que tem. O Evaldo do Braga (se fosse português) teria um séquito de defensores da sua chamada à selecção, já o do Sporting só por piada é que poderia ser seleccionável.
    Jogar no grande facilita a chegada à selecção? Como é óbvio, uma vez que para se ser titular num grande é necessário muito mais competência do que para ser titular num pequeno, ou será que a leitora acha que há algum titular do Porto que não o seja no Passos? Já o contrário está bem longe de ser verdade.

  • Filipe Carvalho
    Posted Setembro 11, 2013 at 11:55 pm

    Não concordo com o post. Claro que convocar jogadores de clubes ´´pequenos´´ só mesmo se forem foras de série. A pressão de jogar num clube que tem objectivos limitados em nada se compara a de jogar por uma das mais respeitadas selecções do mundo. Já para não falar que esses jogadores só são verdadeiramente testados quando defrontam os três grandes mais o Braga. Um jogador de um clube grande evoluiu muito mais e esta muito mais preparado para a selecção porque a competição interna o obriga a evoluir caso queira jogar, tendo de se treinar sempre no máximo. E claro que isso faz toda a diferença. Concordo nas criticas as não convocações de Adrien (só entrou por lesões) e fundamentalmente de Manuel Fernandes( na minha opinião seria um forte candidato ao onze ou no minimo a primeira opção para render Moutinho ou Meireles). Sou sportinguista mas acho piada quando ouço outros adeptos verde e brancos a achar que William tem já de ser titular na selecção e que Cedric tem de ser convocado. O William esta a dar otimas indicações mas apenas fez três jogos na primeira equipa (no Sporting muito rapidamente se é genial mas mais rapidamente ainda se passa a flop), o Cédric tem potencial mas ainda tem um longo caminho a percorrer para ser um lateral direito de selecção. Quanto ao Wilson, nem vou comentar… de facto esta a surpreender neste inicio, mas todos nós o conhecemos de outras épocas. Ele só é titular no Sporting porque a posição de extremo é a mais carenciada do plantel. Ele não apresenta capacidades técnicas para ser jogador de um grande nem para chegar a selecção.

  • carlos
    Posted Setembro 12, 2013 at 12:25 am

    Excelente análise Inês Sampaio.
    Mais uma vez se demonstra a incompetência de Paulo Bento como treinador, principalmente no caso de Vítor (um jogador que admiro imenso e faz falta à nossa Seleção).

  • João Scp forever
    Posted Setembro 12, 2013 at 12:30 am

    Para mim em gestão o Paulo Bento consegue ser pior que o Jesus!! Há nomes naquela selecção que não entendo!! No entanto temos de concordar que esta é a selecção que perdeu com a Espanha nos penaltys, depois de exibições muito criticadas!! Há por aí muitos jogadores, no entanto não sei se teem estofo de selecção.. Mas o Manuel Fernandes , Lima, Eliseu, William Carvalho, Miguel Lopes, Bruma(ala desequilibrador), Paulo Machado, deviam ser chamados!! João

  • Dr. Bayard
    Posted Setembro 12, 2013 at 7:51 am

    A debandada para o estrangeiro não é para chegar à seleção. É para receber mais e a horas!

  • Anónimo
    Posted Setembro 12, 2013 at 8:37 am

    Para mim existem tres factores chave para irem a seleccao, Porto, Benfica e Jorge Mendes!

    Kanjy6

  • PG
    Posted Setembro 12, 2013 at 11:06 am

    Só podia ser o Visão de Mercado a escrever esta notícia que é a mais pura das verdades!
    Muito bem! Finalmente vejo na Internet alguém a esboçar neste assunto.

    É uma vergonha ter de se jogar em grandes clubes para o P. Bento os ir buscar.
    Basta dar exemplos do meu clube: Académica.

    1- Edinho: Um jogador que já tinha jogado pela seleção mas foi quando estava no Málaga. Veio para a Briosa e esteve cá cerca de 2 anos, marcando muitos golos. Resultado: nem pré-convocado era. Este ano foi para o Braga. Fez um jogo amigável e o P. Bento já se lembrou dele e o pré-convocou.

    2- Éder: No ano em que ganhamos a Taça (2012) ele esteve 6 meses sem jogar! Foi para o Braga. Resultado: ainda nem tinha feito nenhum jogo e foi logo convocado! Não tenho nada contra o jogador mas como é que se convoca um jogador que teve 6 meses parado por lesão assim sem mais nem menos sem garantias de estar bem fisicamente? E antes da lesão que era um dos melhores da Académica nem pré-convocado era!Ninguém se lembrava dele antes de ir para o Braga.

    3- João Tomás: No início da carreira este grande ponta de lança passou pela Briosa. Como todos sabem pelos clubes onde ele passou na liga portuguesa ele sempre foi o melhor marcador das suas equipas nas épocas em que participava e mais recentemente era sempre o melhor marcador português da liga! Porque não foi convocado? Andou sempre em "pequenas" equipas…

    4- Flávio Ferreira: Como sabem este ano este grande jogador foi para o Málaga. Será que vai ser agora que vai ser convocado ou pré-convocado para algum jogo? A probabilidade é maior agora. Se a equipa dele ficar nos 3/4 melhores lugares e ele for titular tem presença assegurada na seleção. Mas antes na Académica nem sequer era convocado para sub-21 nem sub-20 nem escalões inferiores. E garanto-vos que o Flávio é melhor defesa do que muitos que por lá andam! Quem viu jogos dele pode concordar comigo.

    NOTA: O P. Bento só vai a Braga buscar 2 ou 3 porque houve uma época em que esta equipa ficou em 2º e próximo do 1º lugar. Se não fosse isso o Braga infelizmente era como a Académica e as outras equipas "pequenas" do nosso campeonato.

    PORQUE VERDADE SEJA DITA: INFELIZMENTE O NOSSO CAMPEONATO, SEGUNDO A MAIORIA DAS PESSOAS, É SÓ BENFICA, PORTO E SPORTING.O RESTO NÃO INTERESSA. O Braga já não é tão falado como antigamente (nunca mais foram para o 2º lugar).

    É UMA PENA QUE SE PENSE ASSIM…

  • Gnu
    Posted Setembro 12, 2013 at 2:32 pm

    Falam do exemplo da Inglaterra, mas parece que a Inglaterra nos ultimos anos tem ido longe…
    O único exemplo aceitável é a Alemanha que aposta muito na juventude e tem sempre equipas formidáveis, mas na Alemanha "todos" os clubes apostam na formação!
    E se o Paulo Bento convocou alguns e não os colocou a jogar é porque se calhar não estão preparados, alguém foi ver os treinos? Alguém viu se algum dos novos jogadores conseguiu jogar bem contra os habituais titulares?

  • Posted Setembro 12, 2013 at 2:42 pm

    O moutinho melhorou tanto que em menos de um mês passou de não convocado a titular na seleção. É como eu digo: só não vem quem não quer.

    Quanto ao ressabiamento de que o dragão fala, não sei a que te referes, uma vez que o josué nunca esteve perto do Sporting. O porto tinha 50% do passe do josué e nunca o deixaria ir para o Sporting com quem tinha acabado de cortar relações.

    Por outro lado, parece-me evidente que o josué não era sequer o melhor médio do Paços de Ferreira e que no Sporting atual não teria lugar no onze titular.

Deixa um comentário