Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Championship: Há 68 anos que não se via uma equipa como o Fulham de Marco Silva

Numa fase em que os treinadores portugueses se caraterizam por serem defensivos e só jogarem no erro – talvez por isso nenhum esteja numa equipa verdadeiramente de topo – é bom ver alguém a sobressair pelo futebol ofensivo.

Depois de esmagar o Reading (7-0) e o Bristol City (6-2), o Fulham bateu o Birmingham por 6-2, e igualou um registo com 68 anos. Segundo dados da OPTA, a turma de Marco Silva é a primeira equipa do Championship desde o Everton em 1954 a registar seis ou mais golos em três partidas consecutivas. A nível global o Fulham de Marco Silva tem mais golos esta época no campeonato (70) que o Bayern (61), Liverpool (55), Manchester City (54) ou Inter (51).

 

39 Comentários

  • Flavio Trindade
    Posted Janeiro 19, 2022 at 7:10 pm

    Fico muito contente pelo Marco que já merecia um regresso aos bons projectos.

    Mas este Fulham com o ataque que tem, principalmente alguém como Mitrovic a jogar no Championship é quase um cheat code.

  • Mantorras
    Posted Janeiro 19, 2022 at 6:39 pm

    Se eu fosse o Marco, com a possibilidade de subir e continuar a frente do Fulham na Premier, nunca na vida voltaria. Posto isto, sempre o vi com bons olhos, por exemplo, na altura em que veio o RV, gostaria que tivesse vindo o Marco… mas tambem queria o Jesus o ano passado, por isso estamos conversados quanto a valia da minha opiniao sobre treinadores.

  • FCPenta
    Posted Janeiro 19, 2022 at 5:09 pm

    Muita gente a cogitar um possível regresso de Marco Silva a Portugal, mas fico supreendido.

    Um treinador que vai subir à PL, prestes a ter um enorme orçamento para reforçar a equipa à sua imagem após a subida, com um grupo de excelente qualidade que esteve uma epóca inteira a conhecer as suas ideias e métodos…

    Quem seria louco/estúpido o suficiente para abandonar isto seja para que clube for em Portugal?

  • Antonio Clismo
    Posted Janeiro 19, 2022 at 3:41 pm

    Fábio Carvalho entrava que nem mel nos sub21 de Portugal do Rui Jorge..

    A FPF não pode continuar a perder talentos como o angel gomes, gustavo assunção, tino livramento, etc

    • Pedro
      Posted Janeiro 19, 2022 at 7:35 pm

      Em Portugal produzimos ‘Angel Gomes’ todos os anos. Parece que vai ter uma carreira na linha dum Vieirinha, Varela, Rafa, etc. o que já seria bem bom para ele pessoalmente, mas não é o suficiente para uma seleção que queira ganhar mais um Euro ou um Mundial.

      Tino Livramento sim, tem tudo para ser um dos melhores laterais do mundo, mas de português só tem o pai, a mãe é escocesa. Em casos de dupla nacionalidade, o mais natural é o jogador escolher o país que lhe deu tudo, onde cresceu e fez todas as suas amizades.

      Outro caso parecido é o Yannick Ferreira-Carrasco, meio português meio espanhol, mas que nasceu e cresceu na Bélgica, e por isso é 100% natural sentir-se mais belga que outra coisa.

      • GabCel
        Posted Janeiro 20, 2022 at 11:26 am

        isso seria há uns anos… com esta nova geração de mercenários, o mais natural é jogar pela selecção que lhe puder dar melhor exposição mediática e garantir uma carreira carregada de €€€. nesse aspecto Portugal parte muito à frente da Escócia, apenas tem que ver a concorrência que terá para a posição na altura da decisão.

        • Pedro
          Posted Janeiro 20, 2022 at 10:32 pm

          Livramento escolheu jogar por todas as camadas jovens de Inglaterra desde os sub-15 até aos sub-21, onde se encontra neste momento.

          E bem sabemos que no mercado actual ninguém bate um jovem inglês em termos de hype e exposição mediática ?.

          Tens razão que é preciso considerar a concorrência, Inglaterra tem imensas opções válidas para a lateral direita, não será fácil.

  • coach407
    Posted Janeiro 19, 2022 at 3:30 pm

    E Portugal continua à espera do quê para convocar o Fábio Carvalho para a seleção principal? É que a única coisa admissível é estarem à espera da próxima convocatória.

    E não falo apenas para o segurar, não deve nada ao Otávio, João Mário, Pote, William Carvalho…´

    O Hélder Costa foi convocado quando jogava no Championship por opção, por exemplo.

    O Fábio Carvalho é um craque e é importantíssimo segurá-lo já.

    • Tiago Silva
      Posted Janeiro 19, 2022 at 5:48 pm

      Não diria que é superior ao Pote ou mesmo ao Otávio, mas concordo com a generalidade do comentário. Pelo menos aos sub-21 já deveria ter sido chamado com regularidade, até porque encaixa muito bem nas ideias do Rui Jorge.

  • Francisco Ramos
    Posted Janeiro 19, 2022 at 12:15 pm

    Marco Silva é um dos treinadores que gostaria de ver um dia orientarem o Porto. Não sei se será a garantia de títulos mas é de certeza de bom futebol (apenas no Everton as coisas não correram tão bem neste aspecto).

    • Filipe Ferreira
      Posted Janeiro 19, 2022 at 2:10 pm

      O futebol do Sporting do Marco Silva era fraquinho também

      • Mantorras
        Posted Janeiro 19, 2022 at 6:37 pm

        Verdade, mas ressalvo que na parte final tinha um futebol prometedor, em 442, que depois foi continuado com a entrada do Jesus no ano seguinte…

      • Neville Longbottom
        Posted Janeiro 19, 2022 at 3:37 pm

        Sofrível era a palavra. Demasiados empates sinistros, alguns em casa que nos impediram de chegar a fevereiro/março na luta.

        Em todo o caso, se o Jardel não tem marcado aquele golo aos 92′ em Alvalade, relançava o campeonato. Já não fomos a tempo.

        SL

        • Filipe Ferreira
          Posted Janeiro 19, 2022 at 9:26 pm

          Exato. Ao Marco só agradeço a taça de Portugal, que até essa foi bem sofrível e caída do céu e o rendimento tirado do Carrillo, que também foi sol de pouca dura, já que foi encostado no início da temporada seguinte. De lembrar que preferiu usar Naby Sarr em detrimento do Paulo Oliveira ou mesmo do Dier que acabaria por sair.

    • Valderrama
      Posted Janeiro 19, 2022 at 1:31 pm

      Supostamente já recusou o Porto duas vezes, antes do NES e antes do Sérgio Conceição.
      Nunca escondeu que tem o sonho de orientar o Benfica

    • Nickles
      Posted Janeiro 19, 2022 at 12:28 pm

      O Porto só funciona com treinadores com uma mentalidade específica. Basta olhar para a última década.
      O Marco Silva não tem de longe essa mentalidade.

      • Xyeh
        Posted Janeiro 19, 2022 at 2:33 pm

        Jesualdo Ferreira?

      • GoldenFCP
        Posted Janeiro 19, 2022 at 2:00 pm

        Isso é mentira.
        Os treinadores mais ”calminhos” que passaram pelo Porto(Lopetegui,Fonseca,NES) tiveram o azar de apanhar más equipas do Porto. Houve uma altura que até o Licá jogava a titular. E como o Licá digo tambem Josués, Evandros, Andrés Andrés. Houve alturas recentes do Porto que o plantel era muito fraquinho. A coisa melhorou ultimamente pela chegada do Corona, Diaz, do Evanilson, Taremi, Telles, Militao, o aparecimento dos craques da formaçao…
        Houve alturas que o plantel era tao fraco que nem dava para questionar com sentido a valia do treinador. Se o Fonseca e o NES se podem queixar de desinvestimento do presidente o Lopetegui so se pode queixar de ser azelha porque gastou muito dinheiro e não conseguiu fazer nada. Os planteis que o Porto apanhou com o Mourinho,AVB e mesmo este ultimo do SC(este ano sobretudo) são muito mais capazes que qualquer um que os outros 3 teve.
        Portanto sim, essa do só funciona com treinadores específicos é mais uma invenção.

        • Nunop
          Posted Janeiro 19, 2022 at 4:20 pm

          O Lopetegui apanhou más equipas do Porto?

          Casemiro, Jackson Martínez, Brahimi, Alex Sandro, Danilo, Herrera, Aboubakar, Oliver Torres, Marcano, Maicon, Quintero, Tello, Quaresma, Rúben Neves, Ricardo Pereira

        • Pipo
          Posted Janeiro 19, 2022 at 3:56 pm

          Oh Golden, o SC foi campeão com Marega… Essa desculpa de usar o Licá como bode expiatório para desculpar o mau trabalho do Fonseca já nem devia existir. SC foi campeão sem investimento, sem reforços na 1ª época e a usar os emprestados que tinham sido dispensados pelos seus antecessores. E só há uma razão para isto: SC é melhor treinador que NES, PF e Lope, então no contexto do Porto é muitíssimo melhor.

        • Xyeh
          Posted Janeiro 19, 2022 at 2:40 pm

          Golden constantemente coloco aqui a equipa do FCP que Paulo Fonseca apanhou com Helton, Alex Sandro, Danilo, Mangala e Otamendi, tinha ainda Fucile, Maicon, Reyes, Ricardo Pereira como opções, tinha Fernando, Lucho (saiu em Janeiro), Defour, Izmailov, Quintero, Herrera, Josué, Carlos Eduardo, Iturbe, Varela, Licá, Kelvin e depois recebeu Quaresma, na frente tinha Jackson com Ghilas como alternativa, o plantel não era tão mau quanto pintam, só falam do Licá mas esquecem-se que teve a melhor defesa dos últimos 10 anos do FCP, na altura não teve unhas para o FCP, tanto é que voltou a dar um passo atrás para ganhar mais estaleca.

        • Nickles
          Posted Janeiro 19, 2022 at 2:39 pm

          O mito que os portistas querem passar que o Paulo Fonseca e o NES apanharam planteis mediocres é bastante engraçado. Vejamos..

          Plantel com Paulo Fonseca:
          Helton, Otamendi, Mangala, Danilo, Alex Sandro, Lucho, Izmailov, Herrera, Fernando, Quaresma, Jackson Martinez.

          Plantel com NES:
          Casillas, Maxi Pereira, Telles, Layun, Felipe, Rúben Neves, Herrera, Danilo Pereira, Oliver Torres, Brahimi, André Silva, Corona, Diogo Jota

          Portanto sim, isso do PF e o NES terem apanhado planteis mediocres é mais uma invenção dos portistas.

          • Xyeh
            Posted Janeiro 19, 2022 at 7:06 pm

            Salvo erro o Lucho e o Quaresma não jogaram juntos, o Lucho saiu em Janeiro e o Quaresma chegou em Janeiro mas não deixa de ser uma equipa bastante apetrechada, o facto de termos o Lord Licá ofuscou as outras estrelas claramente :p

          • FCPenta
            Posted Janeiro 19, 2022 at 5:03 pm

            A mim nunca me viram a questionar esta tese, aliás já falei deste assunto aqui várias vezes. Há adeptos do meu clube que têm memória selectiva relativamente à qualidade do plantel na altura de PF e NES. Era um magnífico plantel vs o actual, ou qualquer outro que SC teve nas mãos. Nem há comparação possível.

            O bode expiatório dos maus resultados de NES é simples: é, sempre foi e sempre será um péssimo treinador. O trabalho razoável na Premier é mais um atestado à incompetência dos treinadores do top 6 para baixo do que mérito dele. Simplesmente sofrível, uma das maiores fraudes do futebol moderno, algo que se torna menos surpreendente sabendo quem é o seu ”padrinho”.

            PF é hoje um treinador diferente do que foi no Porto, nem tanto a nível de jogo, mas especialmente a nível de gestão de balneário e comunicacional. O nível de exigência que enfrentou quando entrou no Porto, na ressaca de VP e AVB, foi absurda para um treinador com a maturidade que tinha na altura. Mas que ninguém se atreva a dizer que lhe faltou matéria-prima para trabalhar…

            • Mantorras
              Posted Janeiro 19, 2022 at 6:36 pm

              Discordo na apreciacao do NES, é cho que e um treinador limitado, talhado para equipas que lutem pelo ponto e para nao descer, e nelas pode surpreender, mas num grande, ficara sempre muito longe do exigivel.

              Concordo na apreciacao ao PF, e ate o proprio assumiu exactamente isso, o que falhou nao foi tanto o material humano a disposicao, mas sim a sua impreparacao a data.

          • BAFANA BAFANA
            Posted Janeiro 19, 2022 at 2:57 pm

            Subscrevo.

            Só essas defesas então, eram de outro nível

      • Apessoa
        Posted Janeiro 19, 2022 at 1:50 pm

        Não me parece, o Vilas Boas e o Vitor Pereira não tinham uma mentalidade igual ao do Sérgio Conceição. E antes disso o Jesualdo e o Adriaanse tambem eram diferentes. Acho um belissimo treinador, e gostava tambem que treinasse o Porto. Veremos no futuro.

        • troza
          Posted Janeiro 19, 2022 at 4:13 pm

          Para além do que os outros users já disseram… as equipas muitas vezes não são as melhores porque os treinadores escolhem mal os jogadores. Muitas vezes os culpados de Licás a titular são apenas os treinadores.

        • Nickles
          Posted Janeiro 19, 2022 at 2:19 pm

          O Jesualdo e o Co não treinaram o Porto na última década.
          Nesta década os treinadores que resultaram foram o AVB, VP e SC. Todos com uma mentalidade muito parecida, apesar do AVB ser menos exuberante que os outros dois.

      • lipe
        Posted Janeiro 19, 2022 at 1:35 pm

        Villas-Boas ?

      • Valderrama
        Posted Janeiro 19, 2022 at 1:30 pm

        NES? Peseiro?

        • Neville Longbottom
          Posted Janeiro 19, 2022 at 3:35 pm

          Correto. Ambos um fracasso.

          SL

        • Nickles
          Posted Janeiro 19, 2022 at 2:12 pm

          Um ficou 5 meses, o outro nem chegou a 1 ano.

          Eu digo explicitamente que o Porto só funciona com treinadores com um certo tipo de mentalidad. E tu dás me dois treinadores que claramente não funcionaram.

          • Valderrama
            Posted Janeiro 19, 2022 at 7:21 pm

            Percebi mal o teu comentário, interpretei que o Porto nunca iria apostar em treinadores com este perfil pelo que se viu na última década.
            O Peseiro funcionou dentro do que se esperava dele naquela situação e não diria que o trabalho do NES no Porto tenha sido assim tão fraco.
            De resto também acho que o Marco Silva não iria resultar no Porto.

  • Fadista
    Posted Janeiro 19, 2022 at 12:15 pm

    Marco Silva a ser associado ao Slb, em pouco tempo…

  • Kacal
    Posted Janeiro 19, 2022 at 12:09 pm

    Podem dizer que “há e tal está na equipa com melhor plantel, na melhor equipa” até pode ser, mas não seria o primeiro a falhar numa equipa com bons jogadores e favorita, sobretudo numa Liga tão competitiva como o Championship. É preciso ser bom treinador e potenciar a malta e colocá-los a render como colectivo, muito mérito de Marco Silva. Vai com certeza voltar a ganhar mercado na Premier.

  • Nickles
    Posted Janeiro 19, 2022 at 12:06 pm

    Quando és o melhor por larga margem e goleias naturalmente, já não tens muito com que te preocupar e então o foco passam a ser os golos sofridos. É algo que torna-se mesmo uma obsessão.
    O Marco Silva neste momento está frustrado a pensar como é possível sofrer 4 golos em 2 jogos.

Deixa um comentário