Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Há uma nova hierarquia e aceito correr quando Messi estiver a andar»

Do trio da frente é o que tem ‘menos estatuto’? Também é mais novo, por isso ainda está numa idade em que se pode sacrificar.

Kylian Mbappé assumiu, em entrevista ao L’Equipe, que nunca pensou jogar com Messi. «Nunca o imaginei a vir para cá. Ele é um dos poucos jogadores que coloquei na caixa ‘impossível jogar com ele’. Para mim, ele nunca iria deixar Barcelona… Eu saboreio cada momento ao lado dele», disse o francês. «Nunca devemos esquecer que é um privilégio. Ele é alguém que adora futebol. Fala com todos, tenta encaixar-se ao seu jeito, mesmo que seja um pouco tímido. Mas em campo ele não é tímido», contou ainda. «Quando Neymar chegou foi parecido, algo realmente extraordinário. Mas Messi é outra coisa. É incrível pensar que a única outra camisola que ele usou, além do Barcelona, é o PSG. Temos que perceber que isso é algo extraordinário», frisou. Já questionado como é jogar com tantas estrelas, afirmou: «Quando só jogas com grandes jogadores, tens de fazer concessões. Já não és o único grande jogador, já não és tu e os outros, são todos juntos. Porque tudo o que queremos é vencer… Quando tens o Messi na equipa, sabes que ele tem que fazer um pouco menos para ter fôlego e estar mais lúcido para marcar. Então, se tiveres que ir, vais. Não há problema, é uma hierarquia estabelecida. Eu concordo em correr quando Messi estiver a caminhar, sem problemas! É o Messi, de qualquer maneira».

45 Comentários

  • Filipe Ribeiro
    Posted Outubro 6, 2021 at 11:58 am

    Engraçado agora notícias relativas ao PSG têm mais comentários que as relativas ao Barcelona,verdadeiros adeptos de clube…

  • Francisco Parrinha Guerreiro
    Posted Outubro 6, 2021 at 9:41 am

    O rapaz diz, explicitamente, que admira o Messi e que sabe que, na hierarquia da equipa, ele próprio é o elo mais fraco e vai ter que correr e ajudar defensivamente para o Messi poder resguardar-se para outras tarefas. O que é que alguns leram? Que o rapaz é maniento e não quer correr. Quer dizer… basta saber ler, não é assim tão difícil.

  • Quinhas
    Posted Outubro 5, 2021 at 11:28 pm

    MESSI com a idade desse catraio e a jogar com Ronaldinho,Xavi ,Iniesta,Henry,Eto’o ,corria que nem um desalmado e a partir tudo ,até superar todos eles e ser o mais desequilibrador e a estrela maior da equipa.
    Mbappé ,tem talento mas não tem predicados individuais que façam dele um Gênio,longe disso.Parece quase a arrogância,presunção e narcisismo do seu ídolo de infância …A sua ida ao Real Madrid é uma “FACA DE DOIS LEGUMES”…1° ele confia muito no poderoso Marketing do Real Madrid,2°não vejo o Real Madrid ganhar a Champions ,3° já existe VAR,4° as estrelas estão em fase descendente e não vejo o Real substituir essa constelação de estrelas…4° com a ida de MESSI o PSG passou a ter outra projecção e tem muito mais poderio financeiro que o Real e um projecto mais aliciante,5° os adeptos do Real são frios e muito exigentes e sem títulos ,nem tio Florentino e todo seu Marketing chegam
    Nota: Mbappé ,essa falta de humildade pode sair muito cara,para não falar na oportunidade de APRENDER com o MAIOR GEN10 DE TODOS OS TEMPOS!!!

    • PortistaDesdePequenino
      Posted Outubro 6, 2021 at 4:45 pm

      Incrível como numa notícia sobre o Mbappé tu consegues arranjar forma de criticar o Cristiano Ronaldo. Deves adormecer e acordar com ele na cabeça. Relaxa homem, o Cristiano já está na fase terminal da carreira, já não entra nas contas dos melhores do mundo nem da Bola de Ouro. Para quem anda há dez anos ou mais, como tu e outros , a dizer que o Cristiano não joga nada, algum dia teria razão. Sim, o Messi é melhor e sempre foi. Para mim é o melhor que já vi jogar, superior até à Maradona. Mas o Cristiano é unanimemente considerado o segundo melhor jogador deste século mas tu e outros referem-se a ele como se nem entrasse no top 100. É necessário tanto ódio e desprezo por um jogador com o palmarés individual e coletivo que o Cristiano tem, só porque o Messi é superior? Sim, já há alguns anos que o Cristiano é nulo no um contra um, nas assistências, na qualidade de passe. Mas ele tem uma carreira de quase 20 anos. E ainda assim, consegue ser facilmente um dos dez melhores avançados da atualidade (repara que escrevi avançados e não jogadores).
      O ódio ao Cristiano é tanto por alguns membros deste blogue que de repente todos aceitam que Lewandowski ganhe a bola de ouro, um jogador que é conhecido pelos números e títulos, não propriamente pela visão de jogo. Ou seja, aquilo que fez Ronaldo ganhar as últimas bolas de ouro, e pelas quais foi tão criticado, já é aceite unanimemente quando se trata de outro jogador. E para aqueles que gostam de vir falar em Excel, quando provavelmente nem sabem utilizar essa aplicação, eu digo, sim, o futebol vive de números. Do número de golos. Do número de assistências. Do número de cortes ou ultrapassagens pelo defesa. Do número de fintas e desiquilibrios no meio campo adversário. Do número de defesas pelo GR. Quando o VM fazia aquela análise mensal sobre a bola de ouro, que toda a gente concordava, a base para a pontuação era o número de golos ou assistências. Esqueçam lá isso do ódio ao Cristiano, e já agora aqueles que também criticam o Messi. Já estão em final de carreira. Um deles, Messi, entrará facilmente no top 5 de sempre. O Cristiano também deverá entrar num top 10 de sempre.

    • Santander
      Posted Outubro 6, 2021 at 9:29 am

      Dizer que o Real não vai substituir as estrelas só poderá ser para rir, isto quando têm de muito longe a equipa sub-23 mais forte do mundo e se juntam Mbappe ainda fica mais escandaloso.. A única questão e já o disse muitas vezes é que acho que a optarem pelo Mbappe acho que perdem a oportunidade de trazer Haaland (que deverá assim acabar a por ir parar a Inglaterra), não por falta de dinheiro ou capacidade do Real, mas por uma questão de Ego de ambos os jogadores que não deverão querer ficar na sombra.. Realisticamente só vejo 4 opções para o Norueguês (PSG, City, United ou Bayern)… Quanto ao Real a nível de sub-23 conta “apenas” com: Lunin, Gutierrez, Militao, Valverde, Camavinga, Blanco, Vinicius, Rodrygo, Jovic, podem ainda repescar o Brahim Diaz e o Renier ainda juntam o Mbappe.. Têm aqui já uma excelente base que poderão ir retocando ao longo dos anos e com qualidade para voltar a ser uma das equipa mais temíveis do mundo…

      • Quinhas
        Posted Outubro 6, 2021 at 2:47 pm

        Ok…para rir também é pensar que um Modric pode ser substituído por alguém dos citados por ti …??ou um Benzema que está no término,e como todos(???) sabem como é difícil aparecer alguém como o subvalorizado Benzema,que saiba fazer todo o seu trabalho e mostrar tal talento,os similares ou do mesmo nível temos somente 2/3 (Lewandovski,Kane e…),depois existe o problema de atingirem a conexão perfeita que foi conseguida pelo Real uns anos atrás ,e isso não é nada fácil …até junto Asensio que é o meu preferido dos jovens do Real.
        No futebol existe um antes e um pós VAR que complicam muitas contas…mas se essas contas dependem de Lunin,Gutierrez,Militão,Jovic,Renier…vou ali a esquina??? e já volto.
        Nota: Mbappé,numa Super França não conseguiu fazer a diferença no último Mundial,vamos ver nesse no Real planificado por ti…e olha que não estou a torcer contra,até porque gosto dele,desequilibra muito pela velocidade,mas Inteligência Superior e Técnica Apurada,Visão de jogo ,não é para todos,por só temos um Gênio na actualidade…!!!

        • Kacal
          Posted Outubro 6, 2021 at 4:41 pm

          Sim porque olha-se apenas para o Real Madrid… então mas quem são os adversários desse Real na Champions? Esses adversários também não terão que renovar-se e contratar os melhores jovens? Os jovens citados podem não ter o mesmo nível que um Modric, mas a questão é quem terá melhores jovens que esses nas outras equipas. Não podemos esquecer que as outras equipas também terão as suas estrelas a envelhecer.

  • MiguelCosta
    Posted Outubro 5, 2021 at 4:20 pm

    O Mbappe é pior dos 3 e por isso seria absolutamente normal que fosse o jogador a sacrificar-se mais, pelo menos em tarefas defensivas.
    Agora, com um ego destes, percebe-se que muito dificilmente o trio vai funcionar às mil maravilhas. Com o MSN, quer o Suarez quer o Neymar sabiam que havia um jogador melhor e por isso sacrificavam-se mais em certas alturas. O mesmo com o BBC. Se num trio há um jogador que é claramente melhor, os outros 2 aceitarem isso para o bem da equipa, é meio caminho andado para o sucesso.
    E pelo que leio disto, o Mbappe não está para aí virado. Soam-me mais a queixas estas declarações do que propriamente a uma aceitação da realidade.

    O melhor que podia acontecer, quer para o PSG quer para o jogador, é a saída no final da época. O Mbappe é problemático, tem um ego enorme que não corresponde minimamente ao que mostrou até hoje, e tem este desejo de jogar no Real, onde volta na volta ainda acaba a ser o jogador com menos preocupações defensivas como parece querer ser.
    Não se pode dizer que o PSG fez mal em não vender este verão porque eles não estão minimamente importados com o dinheiro, mas também é verdade que se evitavam certas situações.
    Também acho que era bom para o PSG visto que faz mais falta um ponta de lança matador do que propriamente o Mbappe. É certo que tem 22 anos e seria o futuro do clube, mas já se viu que não há falta de dinheiro e quando o Neymar/Messi tiverem para sair, larga-se mais 200M num craque para substituir. Também por isso que torna-se fácil não gostar do clube.

    • Gunnerz
      Posted Outubro 5, 2021 at 9:57 pm

      Excelente comentário, o mbappe diz massa e tu dizes arroz pq no fundo é o que queres ouvir..

      • MiguelCosta
        Posted Outubro 6, 2021 at 3:12 pm

        Ou talvez, só talvez huh, eu tenho visto os jogos do PSG e isto que ele diz não tem correspondido ao que tem feito dentro de campo. Dizer estas coisas é sempre bonito, assim algum pessoal, como tu pelos vistos, acredita. Fazê-las é que é mais difícil.

        O Mbappe tem corrido o normal. Não tem corrido a compensar nem o Messi nem outro jogador do plantel. Tem corrido o que lhe compete correr. Se andasse a correr pelo Messi não era, por exemplo, o jogador do trio com menos kms corridos nestes 2 jogos de Champions.

        Mas ok, pelos vistos estou a responder a uma pessoa que vive num mundo em que acredita em tudo o que jogadores, treinadores ou dirigentes dizem em entrevistas ou conferências.
        Ou seja, uma pessoa que vive num mundo diferente. Num mundo onde, por exemplo, o Coentrão nunca jogou no Sporting porque sempre disse que em Portugal só no Benfica. É bom saber, para futuros comentários.

        Eu consigo ler entrevistas e formar o meu arroz, a minha opinião. Tu acreditas na massa que lês. Pronto. São maneiras diferentes de ver as coisas.

    • Artur Trindade
      Posted Outubro 5, 2021 at 7:25 pm

      O Mbappé na tua opinião é pior que Messi de 34 e de Neymar!
      Achas ao menos que dentro de 1/2 anos já será melhor que ambos, pela sua curva ascendente, versus curva descendente/estagnamento de Messi/Neymar?
      Comparas com o trio Messi/Neymar/Suarez, mas o Messi actual, ao dia de hoje já não é superior a Mbappé, para mais num clube diferente, onde Mbappé é o activo principal. Já sabemos que isso num clube petro-dolares não conta assim tanto.

      Dos 3, Mbappé é o único que ambiciona a mais que a liga francesa, logo é o elo mais forte, o jogador por quem oferecem 200M, sendo o jogador mais valioso do futebol mundial. O valor é dado pelo que já fez, e não pelo potencial, como foram os 126M do Félix.

      Por que razão deve ele achar-se o pior do trio e sacrificar-se em tarefas defensivas?
      Define a posição de Mbappé nesta equipa, o seu enquadramento táctico, e aproveitamento de valências no preenchimento da posição de PL, que não é, nem quer ser.
      Ajuda-me, pois não acompanho de perto os jogos, mas sempre do ponto de vista do jogador Mbappé, e do que pode retirar de positivo neste ano.

      Acredito que Guardiola pudesse montar um sistema de carrossel, sem PL que resultasse.

      Ele vai cumprir o ano de contrato, mas como tu próprio dizes, seria melhor para o PSG ter um PL no seu lugar.
      Criticas o Mbappé porquê, por não se esforçar? Se tens visto os jogos diz-me se já é líquido que vai fazer frete.

      • Quinhas
        Posted Outubro 6, 2021 at 2:58 pm

        Mbappé corre,MESSI pensa, a qualidade técnica não é comparável .No último jogo deu para ver como pormenores diferenciados de MESSI marcaram a diferença ,e foram simplesmente não muito bem aproveitados ,infelizmente os passes de MESSI não foram aproveitados por alguém (Mbappé)como MESSI, o maior Finalizador da História .

      • MiguelCosta
        Posted Outubro 5, 2021 at 11:30 pm

        É o pior dos 3. Talvez com este início de época do Neymar, até possa nem estar a ser o pior mesmo, mas não tenho dúvidas que no decorrer da época o Neymar vai subir de forma. Esta forma é supostamente a melhor (ou quase) versão do Mbappe.

        Eu não consigo ler o futuro. Daqui a 2 anos veremos. Há uns anos lembro-me de muitos dizerem que o Messi aos 33 34 ia estar acabado. Melhor marcador da La Liga, vencedor da Copa América e mudou de clube. Logo se verá em Dezembro em que lugar fica na BdO. Se daqui a 2 anos continuar a jogar isto que joga agora, e o Mbappe jogar o que joga agora, então o Messi vai continuar a ser melhor, sim. Se a idade começar a pesar, então logicamente que não. Quanto ao Neymar, não sei. É mais relaxado com o estado físico.

        Nem sequer me vou alongar muito no 2º parágrafo. Alguém achar que o Messi (ou até o Neymar) vai para o PSG só para tentar ganhar campeonatos, então sinceramente nem sei o que dizer ao certo. Andou os últimos anos a fazer de tudo no Barça para terem uma equipa para ganhar a CL, mesmo já ganhando campeonatos, e agora que muda de clube, para um clube com um dos melhores plantéis, desiste disso e quer focar-se apenas em campeonatos. Ok. Também não foi ele que disse, quando foi apresentado, que o objetivo era a Champions nem nada. Se calhar se fosse para as redes sociais fazer uns posts motivacionais ou entrevistas a falar disso, aí sim já queria a CL.
        Mas é uma saída tão (??) que eu vou só assumir que tu conheces um dos 3 e essa pessoa te disse isso.
        Aproveito para dizer que acharia estranho se alguém desse 200M por um jogador de 34 anos. Não sei o que queres sequer dizer com isso, mas fica só esse aparte. Se um tem 30 anos, o outro 34 e o outro 22 parece-me mais ou menos óbvio qual valerá mais dinheiro mas ok.

        Ele devia sacrificar-se porque é o que gasta menos energia no momento ofensivo na posição onde tem jogado. Ele próprio diz que o Neymar e o Messi vão “alimentado-o” indo buscar jogo atrás e ele tem de procurar desmarcações e linhas de passe. Já nem falo do facto dele ser de longe o mais novo.
        A questão é que, na CL, nem é isso que se tem verificado. Quem tem corrido mais é o Neymar. O Mbappe é o que menos corre do trio.

        Para mim o Mbappe não devia estar a jogar no meio. Quem lá devia estar era o Messi.
        Tu é que tens de perguntar ao Mbappe o que ele retira de positivo. Jogando a PL, pode melhor como jogador e ganhar polivalência no ataque, numa posição diferente. Tem 22 anos e não há melhor que ter Messi e Neymar para ajudar.
        Jogando na ala, teria hipótese de melhorar o seu jogo e a sua principal fraqueza: depender imenso do espaço. Se o Mbappe não consegue criar jogo sem ter espaço, apenas vai sobrar o Neymar para servir o Messi na frente. Ou então podemos voltar à Catalunha e o Messi passa o jogo no meio campo.

        Em qualquer das posições, tem hipótese de evoluir. Embora prefiras falar dele como se já tivesse nos 26 27, tem 22 anos. Agora, se ele não tem interesse nisso e prefere continuar a depender quase exclusivamente das transições rápidas, são opções. Mas basta querer tirar algo de positivo e tira.

        • Artur Trindade
          Posted Outubro 6, 2021 at 2:18 pm

          É possível valorizar diferentes características.
          Percebo que eu valorizo muito a capacidade na profundidade, e dessa forma Ronaldo pode ser equiparável a Messi. Sempre gostei muito da capacidade de Thierry Henry, e porque não amar Mbappé, e até Haaland.
          Se uma arrancada imparável, resultar num golo ou assistência, essa ação vale mais que uma bela saída de uma cabine telefónica. Até porque esse jogador virtuoso em espaços curtos, pode ser limitado a jogar com espaço.

          De facto Neymar tem um cabrito muito bom, mas prefiro o sprint esmagador de Mbappé, e acho o Mbappé realmente melhor, aos 22 anos, que Neymar.
          Até pelo que já demonstrou no Mundial 2018. Os adeptos querem ver esse Mbappé!

          Em relação a Messi, acho que temos um equilíbrio, mas a curva de Mbappé irá mudar isso rapidamente. Não é futurologia, pois fisicamente, o Messi não pode jogar esta época ao nível da anterior, e assim sucessivamente. Essa regra é imutável, a partir dos 33.

          Porque achas que Mbappé precisa de aprender uma série de coisas, e não associas o seu menor rendimento, a um saturamento/estagnamento relacionado a estar numa liga pouco competitiva.
          Parece precisar de estímulos novos, para atingir o patamar que todos lhe auguramos.

          • MiguelCosta
            Posted Outubro 6, 2021 at 3:30 pm

            Mas atenção, não quero, de maneira nenhuma, julgar a tua maneira de ver futebol ou julgar as tuas preferências. Gostos não se discutem nem se questionam.

            Eu prefiro muito mais um Messi ou um Neymar do que um Mbappe mas não tenho absolutamente nada contra quem prefira o inverso. A minha opinião é que jogadores como o Messi ou o Neymar (ou com um estilo de jogo parecido) são muito mais fáceis de inserir num sistema, do que um jogador que dependa tanto das transições rápidas e do espaço para correr.
            Já nem falo do facto do Mbappe depender tanto da velocidade, e se não arranjar outra mais valia no seu jogo, aos 32 ou 33 anos vai baixar bastante de forma.
            O Messi não depende excessivamente de nenhum dos seus melhores atributos e por isso é que aos 34 continua a andar na luta pela bola de ouro e a fazer temporadas brutais.

            É injusto comparar o Neymar com o Mbappe aos 22 anos, porque o Neymar tinha praticamente acabado de chegar à melhor liga do mundo, vindo de um continente diferente. O Mbappe está a jogar num campeonato onde não há grande concorrência. As defesas não são péssimas como se diz, mas os jogadores do PSG são muito melhores.

            Eu não questiono a vontade de sair do Mbappe. E também acho que um dos motivos pelo qual está menos ativo em campo é o tal estagnamento. Concordo com isso. E acho que não devia renovar o contrato e seguir para um liga melhor.
            Aqui a questão começou com o facto de tu estares sempre a tentar associar a necessidade urgente do Mbappe em sair, acentuada pela chegada do Messi.
            Como se fosse mau o Mbappe (aos 22 anos!!) passar 1 ano a jogar com o melhor jogador de sempre (opinião). Parece que estamos a falar da chegada de um Braithwaite e assim coitado do Mbappe não vai conseguir render.
            É certo que vai passar a ter outras funções em campo (que podem não ser as que mais gostaria) mas também é certo que este ano pode ajudá-lo imenso a evoluir, quer seja noutra posição quer seja na sua. Basta querer.

            Até porque quando chegar ao Real, tenho sérias dúvidas que estes assumam a postura de transições rápidas, numa liga cada vez mais defensiva. O Mbappe vai ter de arranjar outras valências. Quem sabe se esta época não o ajuda nisso. Repito, tem 22 anos, não 26 ou 27.

            Um bom estímulo novo seria, quem sabe, o desafio de experimentar outra posição, outra função em campo.

            • Artur Trindade
              Posted Outubro 6, 2021 at 4:55 pm

              Estamos a chegar a um consenso.
              Na minha opinião, a saída de Mbappé tornou-se urgente por 2 factores, a idade (vai chegar aos 23 e têm sido épocas de estagnamento), e a chegada de Messi vai/iria sempre provocar essa dificuldade tática de encaixar jogadores com características comuns, no sentido de nenhum ser PL ou extremo de raíz (os 3 têm atração natural pelo meio), que iria sempre provocar adaptação forçada em quem tem essa capacidade (por correr mais), para cumprir tarefas complementares (PL ou tarefas defensivas).
              Acontece que essa necessidade de adaptar-se posicionalmente (diferente de ganhar valências em espaços curtos), não tem que existir da parte de Mbappé (nem de Messi ou Neymar), a menos que ele sinta que é proveitoso. Como dizes, basta ele querer. Mas se não quiser, não lhe chamem petulante ou presunçoso, é apenas normal e assertivo.

              Eu não acho que seja proveitoso, tal como Cristiano Ronaldo nunca o quis, e são 2 jogadores em termos funcionais parecidos.
              O Messi é o oposto de Braitwaite, mas o francês ficaria mais parecido (descaracterizado) com o americano, jogando como 9.
              O Mbappé é um produto de luxo, fechado tacticamente, pelas características vincadas de potência e velocidade precisa de partir da linha, aquela é a sua posição, não é um Rafael Camacho, a quem alguém diz que tens que passar a jogar noutra posição, para seres viável a um certo nível.
              Claro que tem contrato e tem que cumpri-lo.

              Achar que digo isto, para prejudicar Messi, é só parvo, pois consigo dar importância a Mbappé, e ter a abstração de espírito, para pensar apenas nele, e até porque acho, como já disse que a equipa renderia mais (logo mais próxima de títulos), com Icardi no seu lugar, na falta de Haaland.
              É uma quadratura do círculo, e vejo poucos treinadores capazes de tirar o melhor destes 3 específicos (ainda há Di Maria que tem sido titular) , ainda para mais em apenas 1 ano, que é o período estimado para Mbappé permanecer.

      • Abbas
        Posted Outubro 5, 2021 at 11:14 pm

        Se fosse assim consultava um oftalmologista. O Messi é hoje melhor jogador que o Mbappé. Ponto. Só um louco diria o contrário.

    • MiguelCosta
      Posted Outubro 5, 2021 at 4:26 pm

      Ah e claro que estas posturas do PSG também podem acabar por ser perigosas para eles mesmos.

      Há uns tempos foi com o Verratti, também com o Neymar, agora com o Mbappe e se calhar com mais, que não sei.

      Se a única maneira dos melhores jogadores conseguirem sair do PSG, é através do fim de contrato, porque o clube não precisa de vendas e se recusa a vender ou pede preços altíssimos, no futuro poderão haver jogadores a pensar 2x antes de escolherem o PSG (ou pelo menos a duração do contrato). É certo que o salário altíssimo que vão receber deve ser bastante sedutor e difícil de rejeitar… mas poderão haver algumas exceções.

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Outubro 5, 2021 at 4:05 pm

    Vejo estas declarações com agrado pois talvez (o futuro próximo dirá) o Mbppe não seja tão mimado como se diz (e eu mesmo caí na tentação de pensar isso) e revela lucidez. Talvez quando diz hierarquia quisesse dizer “estatuto” pois a hierarquia é definida e o estatuto por norma é conquistado (salvo compadrios). O estatuto conquistado pode é ajudar a uma boa posição na hierarquia…. Mas pronto, não desviando muito do ponto em questão, vejo estas declarações como as e um grande fã, que nem teve receio de dizer que Neymar foi muito bom mas “Messi é outra coisa…”. Estas declarações a juntar aquelas em que exolica o seu pedido para deixar o PSG dão-me uma visão muito mais positiva do francês. Convém não esquecer que é senior no futebol mas no futebol da vida ainda anda nos iniciados.

  • Af2711
    Posted Outubro 5, 2021 at 3:57 pm

    O tom da entrevista foi bem tranquilo, então acho que são genuínas as palavras do Mbappé. Desde sempre o Messi em campo quando não tem a bola é algo particular; ele sempre está andando, mas quando a bola chega no seu raio de ação ele participa.
    Mbappé também sabe que está mais fora do que dentro do clube e já não faz tanta questão de ser o jogador chave da equipa.

  • Abbas
    Posted Outubro 5, 2021 at 2:57 pm

    O Mbappé é um tremendo jogador, top 10 mundial, mas é o pior dos três. Acho normal. Dito isto, gosto muito do Di Maria mas não pode ser titular. Para aguentar esta gente toda, tem que se jogar com um miolo a 3 com um 6, i.e., Gueye+Verratti+Wijnaldum quando todos disponíveis.

  • Artur Trindade
    Posted Outubro 5, 2021 at 2:25 pm

    Mbappé tem uma carreira pela frente, enquanto Messi tem uma para trás.
    Neymar passou ao lado de uma grande carreira, e é apenas “acessório”, mas ocupa a posição que seria de Mbappé, a partir da esquerda para o centro.
    O PSG é um palco demasiado pequeno (artificial), para esta luta de egos, onde se espera que seja Mbappé a sacrificar-se taticamente.
    Um ano é demasiado tempo para esse sacrifício, para Mbappé e para todos os amantes de futebol.

    • MiguelCosta
      Posted Outubro 5, 2021 at 3:53 pm

      Ah e já agora, tal como o Kafka diz, não deixa de ser irónico que qualquer amante de futebol esteja (ou estivesse) super entusiasmado com a possibilidade de se ver Messi, Neymar e Mbappe jogarem juntos (tal como na altura com o MSN), mas tu, estranhamente (not), andas desde o início da época a repetir em todos os posts que envolvem Messi-PSG, que o Mbappe devia sair e que está a perder um ano de carreira.

      Tenta disfarçar melhor, a sério. Confesso que ao início até achei que era simplesmente uma opinião normal, mas já se percebeu claramente o porquê desse teu desejo tão grande do Mbappe sair.

      • Artur Trindade
        Posted Outubro 5, 2021 at 7:57 pm

        Continuas a incorrer no erro de não considerar Mbappé um assunto principal.
        Eu consigo fazê-lo até porque este post é sobre MBAPPÉ, sobre a sua opinião, e onde não diz nada de problemático, mas é rasgado por ti, apenas porque tem um desejo legítimo (não tratado neste post), já antigo, entendido como lógico por todo o mundo de futebol, de seguir carreira noutra liga.

        PS: Teria esse frenesim de ver galácticos juntos, como aconteceu no Real, se visse enquadramento táctico dos intérpretes, portanto com perspectiva de grande futebol, e também ajudava se fosse feito num contexto com rivais à altura, como existia o Barça.

        • MiguelCosta
          Posted Outubro 5, 2021 at 10:56 pm

          Porque o assunto principal não era o Mbappe. Ou pelo menos não era diretamente o Mbappe mas sim o funcionamento do trio da frente em relação à idade e comportamento em campo do Messi. Tu é que aproveitas qualquer assunto que envolva estes elementos, para vires repetir os teus comentários.
          E o desejo do Mbappe sair é lógico para mim também. Nunca me viste nem irás ver dizer que devia passar os melhores anos da carreira em França. O Messi já provou tudo o que tinha para provar. O Mbappe não provou quase nada ainda.

          O enquadramento tático não depende dos jogadores. Depende do treinador. O Liverpool e o City também jogam sem PL de raiz e ganham títulos e os trios da frente marcam imensos golos. É uma questão do treinador conseguir pôr os 3 a jogarem juntos. São os 3 muito bons e só isso já devia facilitar. O Messi inclusive já chegou a jogar a falso nove na sua carreira, e muito bem. Se o Pochettino sabe usá-los ou não, são outros 500. Mas a culpa por si própria não vem da chegada do Messi.
          Na altura do Barça também se dizia que os 3 sul americanos ia dar barraca e foi o que foi.

          Os rivais à altura do PSG estão na Champions, que é o objetivo assumido do clube. Curiosamente, não vi nenhum comentário teu no post da vitória do PSG contra o City. Curioso.

    • MiguelCosta
      Posted Outubro 5, 2021 at 3:47 pm

      Bem, tu ou tens uma grande paixão secreta pelo Mbappe ou andas um bocadinho inseguro em relação aos títulos que o PSG pode vir a ganhar.
      É que só isso pode explicar o facto de tu estares SEMPRE nos comentários de publicações que envolvam o PSG e o Messi.
      E a conversa é sempre a mesma. Ou o Messi escolheu um sitio cómodo para acabar a carreira, ou o Messi tem uma carreira para trás, ou o Mbappe devia sair do PSG porque é demasiado pequeno para ele e vai ter de se sacrificar pelo Messi. Não te cansas? Para quê tanta insegurança? Não estás sempre a dizer que o Ronaldo é um espetáculo porque escolheu ir para a “liga mais competitiva do mundo”? Então porquê estar sempre a falar do jogador que escolheu o “caminho fácil”? Estranho.

      O Mbappe vai para a 5º época no PSG. Mas agora, com a chegada do Messi, é que o PSG se tornou um placo demasiado pequeno. Ok. Tenho muita curiosidade em saber o que tens vindo cá escrever nos últimos 2 anos por exemplo.

      Os melhores anos da carreira do Neymar foram a jogar com o Messi e já nessa altura lhe chamavam de acessório. O que é certo é que nunca mais entrou sequer na discussão pela Bola de Ouro desde que saiu do Barcelona. Inclusive, li uma entrevista de um membro do PSG (não me recordo bem quem) a dizer que o Neymar parecia muito mais competitivo e focado neste início de época, quer em campo quer nos treinos.
      Mas ok, vamos todos acreditar que é um sacrifício jogar com o Messi e um desperdício de ano de carreira por alterações táticas (que escândalo um jogador de 22 anos, que dizem poder vir a ser dos melhores de sempre, estar a ser utilizado numa posição diferente ui), porque o Artur o diz e repete todas as semanas.

      Por fim, custa-me a acreditar que um amante de futebol e do Mbappe, ainda não tenho percebido bem que tipo de declarações são estas.
      A conversa da hierarquia e do correr pelo Messi é conversa para adormecer quem tem sono. Ou para tentar convencer as pessoas que acha realmente isso.
      Na competição que o PSG realmente quer saber, a CL, o Neymar tem 21.1 km corridos, o Messi 16.9 e o Mbappe 14 (o Mbappe tem menos 40minutos, se calhar nesses 40 minutos corria 3 km não?). O Mbappe joga mais centrado, é normal que corra menos e por isso estas declarações não fazem sentido absolutamente nenhum. São boas para pessoal como tu, com esses ódios estranhos, acreditarem e usarem como argumento.
      Se o Mbappe se sente injustiçado e tem de se sacrificar tanto, eu imagino então o que dizes do Neymar que tem quase mais 6km corridos que o Messi em 2 jogos.. ui ui o Neymar que comece a pensar em sair do PSG.

      Mas sim, o Mbappe coitado diz que vai correr quando o Messi estiver a andar e vai ter de passar mais tempo a jogar numa posição diferente, o que faz os amantes de futebol todos sofrerem, uma tristeza.

    • Abbas
      Posted Outubro 5, 2021 at 2:55 pm

      Neymar passou ao lado de um grande carreira? Quer dizer que para aí apenas uns 20 indivíduos na história do futebol tiveram grandes carreiras?

      • Artur Trindade
        Posted Outubro 5, 2021 at 4:32 pm

        Digamos que ao ver o Neymar de 17 anos, projetava-se uma carreira superior. Coabitou com Messi e CR7, mas podia ter-nos dado mais e ter outra ambição, tinha talento para outra carreira.

      • MiguelCosta
        Posted Outubro 5, 2021 at 4:05 pm

        Para o Artur só dá para ter uma grande carreira se não jogares com o Messi. Se tens de fazer algum tipo de sacrifício por algum jogador do plantel, então é como se tivesses a aceitar que ele é melhor que tu, e por isso não és digno de uma grande carreira.

        Confesso que é difícil explicar o sentido do parágrafo, mas é mais ou menos isto que se conclui dos comentários de alguém que anda com esta conversa há 2 meses.

        O Neymar já ganhou Libertadores, Champions, ligas espanholas e francesas, títulos pela seleção, vai acabar provavelmente como o melhor marcador sul-americano de seleções. Para além de estatísticas brutais, farta-se de jogar à bola.
        Uma coisa é dizer que podia ter tido uma carreira muito melhor, agora passar ao lado de uma grande carreira… não ligues muito a isso porque o objetivo dele é outro.
        É dar a entender que o Neymar passou ao lado de uma grande carreira porque esteve na “sombra” do Messi e depois saiu para a liga francesa, que ele faz questão de repetir todas as semanas, em relação ao Messi, que não conta.

        É estranho achar-se que os jogadores com grandes carreiras têm de ser o craque principal das suas equipas. Mas acredita que fica menos estranho se fores lendo os comentários dele e reparares no ódiozito que vai para ali com o Messi. Depois, passa a ser normal.

    • Kafka
      Posted Outubro 5, 2021 at 2:48 pm

      Aliás a prova que o teu único problema aqui é a possibilidade do Messi ganhar mais 1 Champions é que tu somente desde que o Messi assinou pelo PSG é que tu passaste a chorar em todos os posts a dizer que o Mbappé tem de lá sair… Curiosamente antes do Messi assinar nunca fazias esse choro diário de que o Mbappé tinha de lá sair, e já nessa altura o Mbappé jogava fora da sua posição para lá jogar o Neymar

      Portanto não precisas de dar mil e uma voltas, podes ser sincero, vamos traduzir o que tu queres dizer

      “eu sou fanático pelo Cristiano e como tal não quero que o Messi ganhe mais uma Champions logo espero que o Mbappé saia de lá o quanto antes e que o PSG fique o mais fraco possível”

      Não tem mal nenhum nisso, é a tua cena pronto

      • Artur Trindade
        Posted Outubro 5, 2021 at 4:00 pm

        Sempre disse que estava na altura de Mbappé dar esse passo lógico em frente, que é mudar-se para um clube e liga mais próprio para quem quer marcar uma época.
        É só consultar, está escrito em vários posts, inclusivé quando Mbappé se recusou a renovar, bem antes da chegada de Messi.
        Ao contrário de ti, sempre demonstrei essa consideração por Mbappé e Haaland por admirá-los enquanto dignos sucessores de Cristiano Ronaldo, no tipo de jogador que aprecio, poderosos na profundidade, tal como é Salah.

        Estás a rever-te nessa visão oportunista, quando apelas há algum tempo, ao espírito de sacrifício de Mbappé, para poder ajudar o teu grande ídolo, mesmo sabendo que o francês já tinha revelado a sua vontade natural de sair, antes da entrada de Messi.

        Ignoras que a presença dos 3 astros, pode naturalmente significar um abaixamento do rendimento coletivo, quer pelo estado de espírito do que está contrariado, quer por inadequação tática, resultando para os amantes de futebol menor valia na soma das partes.

        Ter Mbappé e Neymar, é fácil enquadrar, mas 3 sem preocupações defensivas, em que nenhum é PL, é virtualmente impraticável.
        Haaland (PL)no lugar de Mbappé tinha tudo para dar certo.

        Enganas-te completamente se achas que tenho alguma animosidade com Messi, mas é estranho que consideres que tem tamanha superioridade para Cristiano, e estejas tão vidrado com a conquista de mais uma champions, como se esse fosse o factor diferenciador de algo, e depois refletes nos outros, a tua própria visão.
        Só tenho pena que tenha abandonado o futebol mais competitivo e visível, aos 34 anos, ainda com muito para oferecer, mas quis resguardar-se para a liga dos campeões, aceita-se.

        Ter um Real Madrid, em que Figo joga encostado na direita, Ronaldo ou Raul são PL, e Zidane a 10, não levanta questões táticas, é apenas gerir egos em jogadores com carreiras feitas (nenhum deles jovem), no maior clube mundial. Tudo natural, tinha tudo para correr bem.

        • Gunnerz
          Posted Outubro 5, 2021 at 10:00 pm

          Mas pq é que tem de mudar d campeonato para marcar uma era? E pq não marcar essa era com um campeonato que está em crescendo em todos os níveis e que na verdade se o comparares com outros com seriedade acaba por não ser assim tão diferente, especialmente com o italiano.

          • Artur Trindade
            Posted Outubro 6, 2021 at 2:00 pm

            Sou um pouco preconceituoso nesse campo, admito, mas não consigo conceber que se consiga títulos individuais a jogar em França, mesmo com a vitória na tão valorizada liga dos campeões.
            Até agora, não me recordo de bolas de ouro, a jogar em França, quanto mais a ganhar 4/5 como Mbappé pretende.

        • Kafka
          Posted Outubro 5, 2021 at 5:26 pm

          Nem tu acreditas no que acabaste de dizer…. O teu choro diário pela saída do Mbappé tem apenas 2 meses que coincide curiosamente com o momento da assinatura do Messi… Desde esse dia que tu literalmente em todos os posts do Mbappé vens chorar a dizer que o Mbappé tem de imediatamente sair do PSG e vens menorizar tudo o que o PSG possa fazer

          Curiosamente esta postura tem apenas 2 meses, que são os 2 meses desde que Messi está em Paris

          Pronto já todos percebemos o teu ódio de estimação ao Messi, é a tua cena pronto sem problema, só não entendo é porque não admites, quando isso é demasiado óbvio para toda a gente que vê o teu choro diário a desejar a saída do Mbappé (mas só desde o início de Agosto)…

          • Artur Trindade
            Posted Outubro 5, 2021 at 6:35 pm

            Admiro Messi, 1 dos 3 melhores de sempre, juntamente com Pelé e CR7.
            Sei que tu não tens a mesma admiração por CR7, por quem nutres um ódio visceral.

            A minha opinião sobre a saída de Mbappé de Paris é antiga, aos 23 anos já vai tarde, mas é uma opinião geral no futebol, inclusivé tua.
            Opinião que mudou pela chegada de Messi, e pela possibilidade de construir uma armada invencível, mesmo que para isso esteja contrariado. O que é isso para ti? É apenas Mbappé, e é em prole de Messi!

            Apenas um mentecapto no futebol, acha que Mbappé, para o nível de ambição e potencial que tem, poderia cumpri-lo a jogar ad-eternum na liga francesa.
            É natural que o tenha revelado mais vezes a partir do momento em que jogador revela que quer sair, e que não está confortável, e já agora, existem posts diários sobre este assunto.

            • Quinhas
              Posted Outubro 5, 2021 at 10:47 pm

              Cr a frente de Maradona ???

              • Artur Trindade
                Posted Outubro 6, 2021 at 1:57 pm

                Sim, para ti o Maradona tem mais noção Espaço-tempo.
                Acontece que o Ronaldo dá 10 a 0 em noção do espaço vazio em campo, e com essa diferença, conseguiu uma carreira polvilhada com números esmagadores, que mais não são que a expressão da superioridade, do que consegues entregar.
                Maradona entregava o que podia, mas foi pouco comparado com esse trio.

                Sim o Ronaldo é claramente superior a Maradona, pela carreira e longevidade.
                Esquece a magia (devemos recordar, mas valorá-la corretamente) que sentiste com Maradona, e também em menor escala com Okocha.
                Messi é esmagador em relação a Maradona.

    • Kafka
      Posted Outubro 5, 2021 at 2:39 pm

      Tu para alegado “amante do futebol” mostras-te muito aflito por 3 dos melhores jogadores do Mundo jogarem juntos, hummm curioso

      Vamos lá ser sérios sff, o teu único problema aqui é haver a possibilidade de Messi ganhar mais 1 Champions, daí estares tão desejoso que o Mbappé saia do PSG, porque qualquer amante do futebol (que não é o teu caso pois tu és apenas um fanático pelo Cristiano) gosta de ver grandes jogadores jogarem juntos

      Mas podes dormir tranquilo, Pochettino é medíocre e o PSG muito dificilmente vencerá a Champions

  • Ted Mosby
    Posted Outubro 5, 2021 at 1:04 pm

    Gosto da penúltima frase! Muito bom ahah
    Mas falando a sério, eu admiro esta frontalidade. É um jogador que aprecio mas que se tem tornado “maniento” (como se diz na minha terra) com o passar dos anos. Ainda assim não acho que seja verdade que não se esforça por causa do Messi, mas há que entender que com o Messi presente o tipo de futebol de uma equipa muda completamente. O PSG sempre jogou muito em contra-ataque rápido, bola na profundidade e não no pé. Ora com a presença de Messi o caso muda de figura.

  • Goncalo Silva
    Posted Outubro 5, 2021 at 12:11 pm

    Acho que o que ele diz é verdade e uma realidade, mas não sei se fica bem na fotografia porque pode dar a ideia que se está a queixar. É normal que Mbappé tenha de correr mais que Messi, não apenas por ser mais novo e ainda ter muito futebol pela frente. Agora esta conversa das hierarquias é que não me parece bem, todos os jogadores deveriam ter o mesmo grau de “obrigação de correr” exceto raras exceções como Messi. Assim dá a ideia que antes de Messi era Neymar ou Mbappé qu não precisavam de correr tanto como os outros.

    Quanto à parte de nunca ter pensado ser possível jogar com Messi, se ele achava que Messi nunca deixaria Barcelona significa que Mbappé nunca se viu a jogar pelo Barcelona, o que demonstra mais uma vez o amor que tem pelo Real Madrid. Ou então foi apenas pela questão financeira no Barcelona.

Deixa um comentário