Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Heldon ganha pontos na luta pela vaga de 2.º extremo

Sporting 2-0 Nacional (Adrien 48′ g.p. e Jefferson 52′)
O Sporting ficou em 3.º lugar no torneio Teresa Herrera ao bater o Nacional de Montevideu por 2-0. Triunfo incontestável, até pecou por escasso (o rival uruguaio foi um fraco opositor), que permite aos leões terminar a pré-época com um resultado positivo, depois de 4 jogos sem ganhar.
Os leões foram claramente superiores (Patrício e Boeck praticamente não foram testados), demonstraram outra intensidade (também era complicado repetir a apatia), e depois de terem desperdiçado 4 boas oportunidades na 1ª parte (Mauricio de cabeça num canto, Carrillo numa jogada individual em que passou por 4 jogadores, Heldon a falhar com a baliza aberta, e André Martins num bom remate à entrada da área), logo no princípio do 2º tempo traduziram esse domínio em golos. Adrien na sequência de um penalti a castigar uma falta sobre Heldon, e pouco depois foi Jefferson num livre directo a ampliar o marcador. Até final, André Martins e Slimani ainda podiam ter alterado o marcador mas à excepção de umas picardias entre os jogadores não houve grandes destaques.
Sporting – Perante um adversário tão frágil é complicado tirar ilações, mas ficam essencialmente duas notas positivas. Os leões hoje criaram muito mais oportunidades de golo (nos outros encontros mesmo frente a adversários modestos a equipa leonina pecou muito nesta acção de jogo), e William está a aumentar o nível competitivo. Posto isto, à partida Marco Silva deve dar continuidade ao 11 de Leonardo Jardim da época passada, a dúvida é perceber quem será o avançado centro (apesar de parecer claro que com Slimani em campo os leões são mais fortes), e principalmente quem irá figurar nas alas. Pela sua qualidade (e também pelo que demonstrou nesta pré-época) Carrillo é indiscutível, mas não é claro quem o irá acompanhar no outro corredor (na teoria será um reforço, mas enquanto ele não chega). Mané foi a maior desilusão dos leões nesta fase, Capel muitas vezes é mais um problema que uma solução, e como a última imagem muitas vezes prevalece Heldon pode levar alguma vantagem. O ex-Marítimo hoje foi das principais unidades dos leões (sempre muito em jogo), teve no lance que desbloqueou a partida, com a sua velocidade (apesar de nem sempre decidir bem) desequilibrou algumas vezes e pelo menos foi, em comparação com a concorrência, mais objectivo nas suas acções. De resto, destaque para William Carvalho, com ele em campo o futebol dos leões aumenta significativamente, e para Sarr, que não foi muito testado (o adversário era fraco), mas pode ter ganho alguns pontos em relação a Oliveira (pelo menos a defesa esteve mais competente), apesar de ter cometido duas falhas, uma paragem cerebral numa saída de bola e algum adormecimento numa bola aérea. Nota final para a pouca utilização de elementos como Slavchev e Tanaka neste torneio. Estes amigáveis, ainda por cima em dias consecutivos deviam servir para dar minutos aos reforços, mas Marco Silva quase não fez testes.  

0 Comentários

  • gonçalo
    Posted Agosto 10, 2014 at 5:57 pm

    mais alguem reparou na calma do william carvalho aquando daquela picardia na segunda parte, ia-se exaltar mas depois manteve a postura e agarrou o adversario. Nota tambem para o Sarr que quando la chegou com o seu 1,96 deve ter intimidado, eu ficava. O que eu me ri. So vi a segunda parte mas gostei bastante do jogo do heldon, carlos mané e claro william carvalho, esta um grande jogador

    • Mr.D
      Posted Agosto 10, 2014 at 6:02 pm

      Assim que o Sarr lá chegou meteu respeito e ajudou os companheiros, belo espírito de equipa.
      De realçar ainda a estupidez do central que cometeu o penalti, isto era um jogo de futebol, não de UFC e para disfarçar atira-se com os ombros…

  • João Dias
    Posted Agosto 10, 2014 at 5:59 pm

    Já voltámos a ver o velho William… Jogozão do trinco português!!!

    E é estranho que ainda haja quem o compare ao Rosell quando o luso angolano é tremendamente superior!!

    • Anónimo
      Posted Agosto 10, 2014 at 6:15 pm

      Impressionante que sempre que há um jogo de futebol o João Dias diz sempre que não viu e pede para dizerem como jogaram os portugueses.

      Agora que jogou o Sporting já viu… Começo a pensar que afinal é um daqueles sportinguistas que, como o seu clube é o que aposta mais nos portugueses (mais por falta de poder financeiro do que aposta nacional) aproveita para tentar potenciar o jogador português a todo custo com um ligeiro tom de critica aos outros grandes estrangeirados.

      Bruno Almeida

    • Joe Johnson
      Posted Agosto 10, 2014 at 6:15 pm

      Se disseres que é superior a sair a jogar e a circular a bola sim é superior mas no aspecto defensivo noto muitas falhas no seu posicionamento e velocidade. Mas é algo que vai ser trabalhado e depois de limado tem qualidade para ser dos melhores naquela posição mas para isso tem que ganhar INTENSIDADE a defender mas obviamente contra equipas da nossa liga que lutam para não descer isso não se note tanto.

    • Anónimo
      Posted Agosto 10, 2014 at 6:16 pm

      Slimani é do mais baal que já passou por Alvalade?

      Essa é nova…

      Luis Freitas

    • Anónimo
      Posted Agosto 10, 2014 at 6:16 pm

      Compara-se em termos de características, obviamente que não se compara a qualidade. As comparações fazem-se devido a certas movimentações e decisões feitas de forma semelhante por ambos. Também há (parvas) comparações entre, POR EXEMPLO, o Gauld (já que falamos no Sporting) e o Messi. Porquê? Tamanho, rapidez, semelhanças no momento de decisão e área de ação do jogador. Não pela qualidade. O mesmo com Rosell e William.

      Miguel

    • João Dias
      Posted Agosto 10, 2014 at 6:39 pm

      Bruno Almeida,

      Já me acusaram de ser sportinguista, benfiquista e portista…
      Já estou habituado. Não sou de nenhum dos 3 grandes!

      É proibido perguntar, é?

  • Zé Couves
    Posted Agosto 10, 2014 at 5:59 pm

    Só quero levantar a seguinte questão: o que diriam de Montero se ele fizesse a mesmíssima exibição que fez Slimani?

    É por demais evidente que o argelino, tirando o seu jogo de cabeça, é do mais banal que já passou por Alvalade. Até quando será preferido em relação a alguém que tem futebol dos pés à cabeça, ainda que não esteja a marcar golos?

    • Mr.D
      Posted Agosto 10, 2014 at 6:05 pm

      Aos avançados pede-se golos amigo, e para golos é preciso confiança.
      Quando o Montero a recuperar vai ser titular, pode estar descansado…

    • Da Robelink
      Posted Agosto 10, 2014 at 6:09 pm

      Mas quem é que no seu perfeito juizo prefere um avançado que tem 'futebol dos pés à cabeça' (lol) e em 2014 ainda não marcou NEM 1 GOLO a um que é banal mas marca golos, acho que a resposta é bastante óbvia, pelo menos eu gosto de avançados que marquem golos, mesmo que sejam toscos.

    • fabio jesus
      Posted Agosto 10, 2014 at 6:12 pm

      O quê?O Slimani pode não ter marcado mas fez um excelente jogo,esteve incansável(como sempre) a disputar a bola, lembro-me assim de repente duma jogada na 2ºparte que mesmo já todo "roto" faz um sprint e ganha a bola a um jogador do Nacional que estava bem á frente dele e lança um contra-ataque.Diga-me só um PL no campeonato Português que desgaste tanto um central como o Slimani.Ainda no Mundial teve o exemplo da Alemanha vs Argélia que se não fosse o Neuer a salvar a Alemanha das desmaracações do Slimani, a Argélia tinha ganho com 1 ou 2 golos do Slimani provavelmente.

    • Rúben Cardoso
      Posted Agosto 10, 2014 at 6:15 pm

      Tantos se's numa análise só…

      O Slimani, hoje, estragou mais do que beneficiou. Teve um lance bom para finalizar, e remata ao lado. Em 3 ou 4 lances, tabela mal, e perdemos a posse da bola. E também não marca golos pelo Sporting, relembro, desde 19 de Abril.

    • Joe Johnson
      Posted Agosto 10, 2014 at 6:24 pm

      Slimani marca golos porque o Sporting não faz uma jogada pelo chão que acabe em golo.. É so remates para dentro de área. Para mim o problema é do Sporting e não do Montero(apesar de este mostrar falta de confiança). Para perceberem o que quero dizer imaginem o Montero a jogar no Benfica(não neste Benfica de pré época) acham que não marcaria à não sei quantos meses? O Sporting é raro fazer uma jogada pelo chão com tabelas que não acabem na linha de fundo com cruzamento desmedidos para o interior da área

    • andre
      Posted Agosto 10, 2014 at 6:25 pm

      Já defendi que um jogador que custou 300 mil euros, que não é um fora de serie e está em alta depois do Mundial, rejeitar 7-8 ou quantos milhões sejam é um tremendo erro de gestão. Para isso é que há olheiros, vendem o Slimani e arranjam outro por menos de 1 milhão.

    • Kafka I
      Posted Agosto 10, 2014 at 6:56 pm

      Não sei se são ou não verdadeiras as propostas de 7 ou 7 milhões de eur pelo Slimani, mas se são, o Sporting vai-se arrepender se não as aceitar, porque ele este ano está com o Hype do Mundial, para o ano não estará, e portanto não vai aumentar o preço de certeza, até por um ser um jogador limitado tecnicamente…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Agosto 10, 2014 at 6:58 pm

      deixo a minha opiniao sobre a questao montero vs slimani.

      para começar, falo deste suposto mau jogo, e explico o porque de nao se ser tao critico como quando montero o faz.
      enquanto montero teve a pre-epoca toda, slimani chegou mais tarde. logo, veio com menos ritmo de jogo. a primeira coisa a fazer quando se volta e melhorar o fisico, e depois, os jogadores vao regressando a sua forma normal. por exemplo wiliam carvalho que começou mal a pre-epoca, e, ja esta a melhorar, ou, por exemplo, no caso do benfica, apesar de nao ter ido ao mundial, gaitan no inicio e no fim da pre-temporada. demora algum tempo a ganhar o ritmo, aquela capacidade de explosao (se bem que neste caso, nao se possa muito bem aplicar a wiliam). por isso, estes jogos de slimani nao sao assim tao incomuns, apesar de ser preocupante o facto de o fazer no final da pre-epoca.
      slimani nao e mau jogador, e nesta questao, se tivesse que escolher entre montero e slimani, iria para slimani.

      o montero pode ter futebol dos pes a cabeça, mas um jogador que nao marca a 8 meses, nao pode, nem deve, ser titular numa equipa que quer disputar o titulo. montero a muito que parou de contribuir para o jogo ofensivo do sporting, e nesse mesmo tempo, o slimani foi ganhando "pontos", e ate fez um belo mundial.

      ja agora ruben, o slimani marcou no mundial, por isso nao sei de onde vem isso de abril

    • Kafka I
      Posted Agosto 10, 2014 at 7:19 pm

      Mosqueteiro,

      Penso que o Ruben se referia a golos pelo Sporting, na questão do Slimani não marcar desde Abril…

    • Rúben Cardoso
      Posted Agosto 10, 2014 at 7:36 pm

      Óbvio, eu tenho televisão e vi os jogos do Mundial. A mim interessa-me é golos com a camisola do Sporting. E desde Abril que não marca. Hoje teve duas oportunidades flagrantes para o fazer, e não fez.

    • Anónimo
      Posted Agosto 10, 2014 at 11:40 pm

      Slimani nao marca desde Abril pelo sporting…
      Este foi o comentario mais triste e idiota que já li hoje.
      O ultimo golo oficial do Slimani pelo sporting foi dia 12 de Abril contra o Gil para a liga.. E após esse jogo o sporting teve apenas, volto a referir, APENAS mais 3 jogos oficiais até terminar o calendário.
      Sim, é verdade que nao marca desde Abril…. MAS SÓ REALIZOU APENAS MAIS 3 JOGOS OFICIAIS ! Caramba, 3 jogos a seco, desde Abril… fogo tanto mes sem marcar.. TRISTE
      Portanto meu caro, se quer destabilizar o clube/jogador/adeptos, não o vai fazer

      Oliveira

    • MosqueteiroSLB
      Posted Agosto 10, 2014 at 11:52 pm

      visto que o campeonato acabou em junho, nao e assim tanto.

    • Rúben Cardoso
      Posted Agosto 11, 2014 at 9:16 am

      Destabilizar? Eu até sou do Sporting…

      E o Slimani não marca há 6 jogos. O Montero não marca prai há 28, sim, é muito. Mas para mim, continua a ser o melhor avançado do plantel.

  • Mr.D
    Posted Agosto 10, 2014 at 6:00 pm

    Espero que o Heldon tenha agarrado o lugar, aguardava por uma oportunidade dele e apresentou-se a bom nível.
    Melhor intensidade e circulação hoje, espero que se mantenha, mas os adversários eram fraquissimo.
    PS: Slimani ou está com muita sorte ou treinou nas férias, tecnicamente teve 2 ou 3 bons pormenores ;)

  • Diogo akalince
    Posted Agosto 10, 2014 at 6:02 pm

    Só queria acrescentar que o pouco tempo que o slavchev esteve em campo, gostei mesmo muito daquilo que vi.

  • João Dias
    Posted Agosto 10, 2014 at 6:04 pm

    Dizer também que o Carlos Mané fez um jogo mais consentâneo com o seu potencial!! Esteve a muito bom nível!

    Já o Capel é aquela base… Varia entre nada e coisa nenhuma jogo atrás de jogo! Mete dó!!

  • Mah Med
    Posted Agosto 10, 2014 at 6:06 pm

    extremos , Shikabala( vai explodir e a minha convicção pessoal , Mane( atras do Ponta de lança e um perigo publico), Carrilho( recuperar passe dele rapidamente , parece que nao esta brincadeiras este ano), Heldon( nao e jogador para Sporting), Capel( nao tem qualidade para o Sporting), Iuri Medeiros( Talento muito talento), Esgaio(um jogador com poder decisao dele pode fazer muito estragos)

    • Joe Johnson
      Posted Agosto 10, 2014 at 6:13 pm

      O triste do Heldon que pela primeira vez completou um jogo inteiro não tem qualidade, (os patinhos feios existirão sempre) felizmente vi praticamente os jogos todos do Marítimo no início da época passada e sei que tem mais que qualidade para se fixar na ala esquerda, porque apesar de às vezes ser pouco inteligente a jogar é um jogador que rende 10 golos por época.

    • José Nunes
      Posted Agosto 10, 2014 at 6:17 pm

      Essas conclusões todas, após um jogo contra o 3 classificado do campeonato do Uruguai?
      Com tanta qualidade, se não passam a fase de grupos da Champions…

    • Mah Med
      Posted Agosto 10, 2014 at 6:21 pm

      O Heldon não tem qualidade para jogar no Sporting, preferia puxar o Podence ou o Matheus Pereira para cima ao ficar com o Heldon ou o Capel, uma coisa amigo o Sporting e o Marítimo .

    • Joe Johnson
      Posted Agosto 10, 2014 at 6:31 pm

      Uma coisa o Maritimo e outra o Sporting? Verdade que são realidades distintas, mas já vi jogos em que o Heldon e o próprio Derlei partiram a defesa do Sporting em pleno Alvalade muito facilmente. Não julgo jogadores pela equipa que vieram mas sim pelo que fizeram no clube em que estão e a verdade é que Heldon não pôde provar nada (!) foi o extremo que teve menos oportunidades para se mostrar (sem contar com Shikabala), deixei o rapaz fazer uns 3 ou 4 jogos a titular e assim digam se tem ou não qualidade. Se fosse Sérvio ou Argentino e viesse do River, Boca ou Partizan tinha 1001 oportunidades

    • Mah Med
      Posted Agosto 10, 2014 at 6:39 pm

      Jose Nunes , nao sei o que quer dizer com isso , a questao do esgaio e do mane ja venho falando a meses , Capel ja desde da altura do Jesualdo que digo que tem que sair , Medeiros ja venho pedindo a sua presença nos A's a messes , ja tinha tirado a estas conclusões a muito tempo , se não tem na de construtivo acrescentar , por favor nao comente

  • Anónimo
    Posted Agosto 10, 2014 at 6:07 pm

    Mané entrou muito bem, é claramente um jogador que no centro do campo faz a diferença com as suas mudanças de velocidade, encostado à linha perde-se bastante em dribles inconsequentes.
    Sarr é o típico central francês, muito ao estilo de Sakho e Mangala, tanto faz uma coisa muito boa, como de seguida tem uma paragem, mas ainda é muito novo, penso que se tiver alguma sorte e cabeça pode fazer carreira, tem características interessantes.
    Heldon hoje também muito bem, é claramente um jogador à imagem de Carrillo , um jogador de engate.
    O que falta a este Sporting é o tal extremo mais "fino" e não tão velocista, um jogador tipo Gaitan que defina melhor as jogadas de contra-ataque que hoje e nos jogos anteriores não foram definidas da melhor maneira.
    Mário

  • SilvaSCP
    Posted Agosto 10, 2014 at 6:08 pm

    É impressionante ver como o simples facto de o capel não jogar faz parecer o heldon o melhor do mundo… Não o é, mas é muito melhor. Será que o treinador vai perceber isso? Aposto que não, meto as minhas mãos no fogo como a equipa titular irá ter capel a titular.

    Algumas notas:

    1) mané é um avançado, não é um extremo, espero que o treinador consiga ver isso porque apesar de não ser um jogador como nani, quaresma que sairam das nossas escolas, é um bom jogador, so que como todos os jogadores têm de jogar onde são mais fortes.

    2) Parece me que rojo vai sair, e o Sarr vai ganhando alguma vantagem, apesar de achar que comete muitos erros de leitura e posicionamento, tem margem de progressao.

    3) Temos o mesmo problema de sempre (que equipas como o porto e benfica não têm porque têm magos como jackson, gaitan, salvio, enzo etc) falta de criterio no momento da decisão, serei so eu a saber que a probabilidade de numa arrancada que chegue à linha final ja dentro da area não vai dar em nada?

    4) Com o William a subir de rendimento é outra coisa. É que o futebol são destas coisas, fracções de segundo onde a decisão de jogar para o lado e para trás (o que ele faz muitas vezes ainda, mas hoje fez menos) em vez de tentar progredir para a frente que decidem o rumo dos jogos…

    Findada a pré epoca, as conclusões que se tiram é que partimos no 3º lugar, não temos mesmo assim os mesmos argumentos que benfica, basta fazer a comparação posição a posição dos planteis actuais. Com o porto nem há comparação, resta saber se irão demonstrar que são uma equipa e não um conjunto de jogadores.

    Saudações Leoninas

    • Jose Lopes
      Posted Agosto 10, 2014 at 6:44 pm

      Mas o que? Perdemos posição contra posição com o Benfica???
      vamos a elas
      GR- ganhamos claramente seja com o patrício ou o boeck
      LD- ganhamos..o cedric é superior ao maxi e bem mais confiável e menos bruto
      CD – Benfica ganha..luisao é mais experiente e melhor central que o Maurício sem tirar o mérito do sheriff
      CE- rojo é o melhor central esquerdo em Portugal depois da saída do garay
      LE- dependendo da condição do silvio( porque ele é melhor que o jefferson ) o André almeida é fraco..ponto nulo até se saber
      MD- William ganha.. Rosell perderia para o fejsa…ponto pro sporting
      MC- adrien é um grande jogador mas o enzo não perde pra ninguém em Portugal.
      ED- salvio vs carillo. Salvio ganha pela consistência e entrega ao jogo…pontos em que o peruano é um grande pecador
      ED gaitan vs capel ou heldon ou mane..está claro que gaitan leva a melhor
      MO- talisca vs André Martins..o brasileiro começou bem mas perdeu muito gás ns últimos jogos e posiciona se mal… O 8 do Sporting apesar d muito limitado é um claro vencedor nessa categoria.
      PL – limaou derley vs slimani ou montero…ganha a dupla do Sporting.. Apesar de gostar muito do lima ele sozinho na chega..e nem derley..ja slimani sozinho é melhor…e montero apesar da seca de golos é um dos melhores avançados a atuar em Portugal

    • Stalley
      Posted Agosto 10, 2014 at 6:54 pm

      Quando o mercado acabar é que se pode fazer essas analises, ao plantel…

    • SilvaSCP
      Posted Agosto 10, 2014 at 7:28 pm

      Patricio, Cedric, Luisao, Rojo, Jeff
      William, Enzo, adrien
      Salvio, Gaitan, Lima

      Ok, tá correcto, mas os jogadores que ganham do SLB são decisivos num desfecho de uma partida.

      Stalley,

      Por isso é que eu disse planteis actuais.

  • Stalley
    Posted Agosto 10, 2014 at 6:08 pm

    Vi a primeira parte e um pouco na segunda parte, e gostei do que vi, nada de espectacular, mas deu boas indicações a equipa do Sporting, o adversário também ajudou, mas era importante ganhar este jogo, para dar alguma confiança á equipa, para o inicio do campeonato.

    SL!

  • Joe Johnson
    Posted Agosto 10, 2014 at 6:08 pm

    Não percebo porquê estoirar com o Adrien para depois o Slavchev só jogar 10m no torneio..
    Não sou fã de Slimani mas aceito que seja titular contra a Académica apesar de achá-lo um avançado completamente banal se excluirmos o seu jogo aéreo mas definitivamente é um jogador sem qualidade para o nosso estilo de jogo.
    Heldon não percebo o porquê de ser tão criticado, sempre o defendi e hoje fez finalmente 90m e mostrou ter muito mais sentido de baliza que Capel, isto para não falar da sua velocidade.

    William subiu de nível mas não vou tirar grandes ilações sobre a sua prestação porque esteve sempre completamente sozinho e não teve sujeito a grandes apertos. No que toca a defender e a ocupar espaços esta equipa do Nacional fez muito pouco por isso não deu para analisar muito.

  • Rúben Cardoso
    Posted Agosto 10, 2014 at 6:12 pm

    Exibição q.b. Notas muito positivas para William e Carrillo. Nota positiva para Héldon, Sarr (apesar dos dois momentos mencionados pelo VM), Jefferson (melhor jogo da pré-época) e boa entrada de Mané, JM e Slavchev.

    Entrava com o seguinte onze frente à Académica: Rui, Cédric, Maurício, Rojo, Jefferson, William, Adrien, André, Carrillo, Héldon e Montero.

  • m1950
    Posted Agosto 10, 2014 at 6:12 pm

    Bem parece que o William está de volta , eu não tiro ilações positivas apenas porque o Sporting ganhou com 2 golos de bola parada. Este Nacional deu-se ao jogo como muitas equipas em Portugal não vão fazer tendo em conta a qualidade de posse de bola do Sporting , e se não se derem ao jogo , o Sporting não tem na frente poder de desequilíbrio suficiente para ganhar esses jogos.

    O ataque do Sporting tem de ser reestruturado , tem de entrar um numero 9 de área que tenha pés , 2 extremos , e um número 10 , ou um segundo avançado móvel e explosivo , para estas 2 ultimas opções Gauld e Shikabala seria o que tínhamos a mão se Marco Silva contasse com eles de imediato , o que não me parece ser o caso.

    Uma equipa ambiciosa , não pode jogar com um médio centro na zona 10 , e é isso que o SCP está a fazer com o Martins , tanto ele como João Mário são 8s , e na nossa liga ali é preciso explosão , criatividade , e desequilíbrio.

    Reparem nesta imagem , passe curto , um jogador pequenino e estático , a espera da bola sem se antecipar , é carregado por trás e cai , isto acontece uma dezena de vezes por jogo , de quem falo ??

    Aquele remate ali a frente da área de primeira ridículo , mostra a pouca categoria do jogador , um jogador ali quando recebe a bola de primeira e vem no ar – tem obrigatoriamente de baixar o corpo para poder finalizar com acertividade.

    Nota também para a horrível exibição de Cédric , que joga bem de 3 em 3 jogos , e isso não é suficiente para um clube como o Sporting, aliás os laterais do Sporting a mim não me convencem , Jefferson a marcar o seu primeiro golo de bola parada desde que está no SCP , decidiu inúmeras jogadas mal , espero que este golo tenha dado mais confiança para poder fazer melhores exibições.

    Já vi um Sporting mais intenso na pressão do que nos últimos jogos , talvez seja da carga física , parecem estar a perder algum gás.

    Parabéns ao Carrillo pela primeira parte , naquele lance do Slalom devia ter finalizado , mas pronto é importante é que ganhe confiança. No geral bons apontamentos por parte do Sporting , não concordo que Heldon tenha feito um bom jogo.

    • Mah Med
      Posted Agosto 10, 2014 at 6:33 pm

      O Cedric da garantias na minha opinião, não sei se concordas mas o Mane atrás do ponta de lança seria um perigo publico , vejo muita gente a compara lo com o Djalo , mas na minha opiniao nao faz sentido , o mane não e rápido no espaço( como o djalo) mas sim rápido com a bola nos pés( tipo Markovic ), em relaçao as pontas de lança , Slimani( como segura a bola e o seu jogo aéreo fantástico) Tanaka(para jogar a segundo ponta de lança) e Montero( pode nao marcar ,mas como se da ao jogo e uma mais valia) nao chegam?

    • m1950
      Posted Agosto 10, 2014 at 7:25 pm

      Em certa parte sim , se é perigo público não sei , mas que é um agitador , lá isso é verdade , e ali acho que para o nosso campeonato , o Sporting deve ter alguém capaz de fazer mudanças de velocidade , ou então um número 10 puro. Caso contrário vemos uma equipa curta , com dois 8s , e extremos incapazes , se tivessemos 2 extremos com muita liberdade e capacidade para explorar as zonas interiores , os 2 médios centros fariam mais sentido , mas os extremos do Sporting não teem muita capacidade , logo é preciso ali um agitador , e sim Mané seria boa solução.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Agosto 10, 2014 at 6:13 pm

    Não pude ver o jogo… mas pelo que já li nas redes sociais, apesar dos golos terem surgido apenas na 2ª parte e ambos de bola parada, o Sporting ganhou bem.
    Além disso, ao que parece, Heldon confirmou o que eu também disse ontem… em Coimbra, devia ser ele a aposta para extremo, juntamente com Carrillo. Como eu disse, o cabo verdiano apesar de ser quase um "patinho feio" desde que chegou (algo incompreensível, uma vez que ainda não teve assim tantas oportunidades), neste momento nem Capel (o seu período no Sporting parece esgotado) nem o Mané (péssima pré-época e muito trapalhão), merecem partir à frente de Heldon, que acrescenta outra objectividade e agressividade ao jogo do Sporting (procura mais a baliza e é capaz de fazer mais golos que qualquer outro extremo do actual plantel do Sporting).
    A dúvida é na frente de ataque, onde MS terá de optar pela qualidade de Montero (pouca presença na área e pouca confiança na finalização, mas importante no processo ofensivo), pela capacidade física e de finalização de Slimani (mas menos capaz nas combinações ofensivas) ou pela boa pré-temporada de Tanaka.
    William também deve ter ganho o lugar ao Rosell.

  • Ricardo F.
    Posted Agosto 10, 2014 at 6:14 pm

    Primeira parte muito má em termos de futebol jogado. Melhorámos substancialmente depois do alívio dos golos. Gostei das entradas de João Mário e Slavchev, dado que deram maior fluidez à circulação de bola do que Adrien e Martins, mas também da entrada de Mané que hoje assumiu os lances, partindo para cima dos adversários e criando desequilíbrios.
    Individualmente, Maurício continua a cometer demasiadas faltas sempre que divide lances aéreos, Sarr esteve interessante, William está claramente em atraso em relação aos colegas a nível físico, Adrien muito faltoso e desconcentrado (impressionante o número de bolas que perdeu por distrações) e Heldon provavelmente ganhou a titularidade para sábado (Mané também entrou bem). Espero que, com as exibições positivas de hoje de Heldon, Carrillo e Mané, a direção não se iluda e pense que afinal não precisa de reforçar o sector. É urgente a chegada de um extremo e a venda de Capel, nem que seja pela módica quantia de meia sandes de queijo.
    Por fim, ainda o jogo não tinha começado e eu já sabia que algo como a cena do minuto 75 ia suceder. Estas equipas uruguaias devem delirar com confusões e pancadaria. Andou lá um infeliz de um central a distribuir fruta por tudo quanto mexia e passava perto dele. Slimani primeiro, Heldon no penalty, Mané numa disputa que deu pontapé de baliza e Adrien depois. Demasiado "sangue na guelra" dá isto…não se admirem com as mordidelas de Suárez, porque é um menino ao pé dos compatriotas.
    SL

    • Mr.D
      Posted Agosto 10, 2014 at 6:34 pm

      Só de destacar que embora hoje o Mané tenha sido colocado a extremo descaiu bastante para o meio e fez 3/4 lances superiores a todos juntos que fez na pré-época.
      Da indicações de ser segundo avançado e não extremo nem 10.

  • Rui Amaral
    Posted Agosto 10, 2014 at 6:16 pm

    Foi um bom jogo onde o Sporting já criou mais oportunidades de perigo muito graças a Carrillo, Heldon, Adrien e na parte final Mane

    destaques:

    William – está a voltar ao que era …. top!
    Adrien – apesar de algumas falhas este tem uma leitura de jogo/capacidade de pressão/passe que podem resolver muitos jogos quano joga mais adientado
    Carrillo- se este for o consistente durante a epoca temos aqui o nosso trunfo!
    Heldon- jogou para merecer começar contra a academica (tambem por demerito da concorrencia) apesar de nao ser top pode ser util no campeonato …. talvez o nosso jogador mais rapido
    Mane- entrou bem porque JOGOU PELO CORREDOR CENTRAL! tal como tenho dito, ele é um Di maria em potencia porque cria muito mais desiquilibrios (atraves de dribles) nas defesas adversarias

    Marcelo – apesar de ter falhado aquelas receções merece ser o titular na baliza
    Sarr- nao gostei propriamente da exibição do central …. muito verde

    • CERVICAL
      Posted Agosto 10, 2014 at 6:46 pm

      O Heldon parece um sprinter de atletismo de pista, até pelo seu fisico, mas o Carrillo é a velocidade em pessoa.

  • m1950
    Posted Agosto 10, 2014 at 6:21 pm

    Já o tinha dito , Mané não é um extremo , podem tentar fazer dele um 10 ou um segundo avançado , alguns dizem-me que ele não tem qualidade de passe para ser 10 , eu penso que ali a jogar de frente para a baliza , pode ganhar isso , e é um jogador muito perigoso , se continuar a jogar na ala vai estagnar.

    Proponho

    Patrício – Cedric – Maurício – Rojo – Jefferson – William – Adrien – Mané/Shikabala – Carrillo – Slimani/(contratação) – (contratação)

    • Rui Amaral
      Posted Agosto 10, 2014 at 6:28 pm

      dentro do que há disponivel é a melhor opção excepto Patricio a titular …
      é sempre uma tremideira quando há passes para tras ou quando há bolas paradas , principalmente cantos

    • Emigra
      Posted Agosto 10, 2014 at 9:15 pm

      Concordo com o Mane… Mas tem wue crescer taticamemte e em capacidade defensiva p fazer esse lugar. Mas isso so jogand

  • Nuno Ferreira
    Posted Agosto 10, 2014 at 6:35 pm

    "Marco Silva quase não fez testes", ontem os que fez, deram mal resultado. Mexer no meio campo é prejudicial para qualquer equipa, até mesmo num amigável de pré-época. E já agora, o Ryan Gauld pode bem ocupar a vaga na extremidade do Sporting!

    SL

  • Bernardo Esteves
    Posted Agosto 10, 2014 at 6:42 pm

    Jogo cinzento do Sporting. Apesar do domínio leonino, esta equipa tem de ser muito mais clarividente no ultimo terço do terreno. Face à qualidade do adversário, não chamaria a este jogo "teste".

    Pontos positivos:

    – Sarr. Tem características bastante interessantes. Se bem que acho que ainda tem muito para crescer, precisa de ser limado e ter um ambiente onde possa cometer erros sem ser crucificado. O ideal era ser o suplente do Rojo este ano, rodando nas taças e lesões ( um pouco como foi feito no Porto com todos os grandes centrais que lá passaram). E assim, na próxima época estaria no ponto para assumir a titularidade

    – Heldon. Na luta dos medianos, Heldon ganhou pontos na luta pelo lugar de extremo do lado esquerdo. Apesar de não ser uma solução digna de uma equipa como o Sporting, "é o que há".

    – Mané. Gostei bastante da entrada do jovem jogador. Principalmente a derivar da esquerda para o centro, aparecendo na área onde rende mais e confundido marcações. Devia ter sido uma solução testada mais vezes, dada a propensão ofensiva de Jefferson e, mais tarde, do Jonathan Silva.
    O mesmo se aplica a Tanaka. Com a vaga de avançado muito provavelmente entregue a Slimani, teria sido interessante testar o Japonês neste tipo de posição. Um pouco como Derlei fazia, pese embora as óbvias diferenças.

    Gostava também de ter visto o Esgaio ter minutos a extremo esquerdo. Visto que enquanto não há reforço ( e mesmo que venha alguém para entrar de caras no onze, terá sempre de passar por um período de adaptação), teria sido importante testar alternativas presentes no plantel, em vez de dar tantos minutos à nulidade Capel

  • CERVICAL
    Posted Agosto 10, 2014 at 6:45 pm

    O meu onze para a primeira jornada do campeonato, tendo em conta o que fizeram na pré-época:

    Rui
    Cedric – Mauricio – Rojo – Jeff
    William
    Martins – Adrien
    Heldon – Tanaka – Carrillo

    Se Rojo sair, era mesmo o Sarr o meu escolhido.

  • Robbie
    Posted Agosto 10, 2014 at 6:47 pm

    O sporting redimiu-se da pálida exibição de ontem, por um lado, denota que há vontade de aprender e fazer melhor, mas por outro demonstra que apesar das quase 30 contratações, não há correspondência a Slimani, Cedric e William.
    Quanto ao jogo de hoje, acho que o Sporting teve imensas dificuldades vs. Um adversário bastante acessível. Pouco ou nada criou no primeiro tempo, sendo que até ao Penalty os jogadores foram ficando cada vez mais inseguros e impacientes. Demonstra uma clara falta de capacidade mental digna de lutar pelo título.

    Destaco Carrilo que apesar de mal amado por todos os sportinguistas esta a fazer uma grande pré época e está a ser o extremo mais dos leões, a jogar a um nível e um estilo mais próximo, mas ainda não igual, a Ola John.
    Destaque para as 3 falhas seguidas de Boeck, claramente um jogador de banco e nunca um titular de um clube português europeu.
    William e Mané demoram a chegar ao pico do performance físico, é pena…

    Miguel Ginestal.

    • Francisco
      Posted Agosto 11, 2014 at 6:48 pm

      Nao vimos o mesmo jogo certamente.

      Quanto ao Carrillo é mal amado quando não quer dar o máximo e anda a passear em campo. Esta época parece um jogador diferente. Mentalmente muito mais forte.

      Essa do Ola John ser melhor que o Carrillo ja ganhou o dia!

      SL!

  • Samuel Noronha
    Posted Agosto 10, 2014 at 7:23 pm

    Sou o único a achar que o André Martins é um jogador banal? Acho que o Evandro que foi para o FCP encaixava que nem uma luva neste meio campo Sportinguista com William e Adrien. Com este plantel acho que ponha o Montero a jogar naquela posição.

    • Rúben Cardoso
      Posted Agosto 10, 2014 at 7:36 pm

      Pois, mas o Porto ofereceu mais do que o Sporting.

    • Laurent Sousa
      Posted Agosto 10, 2014 at 10:14 pm

      Nao amigo Samuel. Eu também acho o mesmo e sou bastante criticado aqui neste site. O pessoal, infelizmente, só ve quem marca golos e nao pelo o que faz dentro de campo e "infelizmente" o André Martins marcou 3/4 golos esta pre-epoca.

  • FábioML
    Posted Agosto 10, 2014 at 7:46 pm

    GR: Rui Patricio e Marcelo Boeck
    LD: Cédric, Geraldes
    LE:Jefferson e Jonathan Silva
    DC: Rojo, Mauricio, Sarr , Paulo Oliveira
    MD: William, Rossel , Rabia
    MC: Adrien, A.Martins, Slavchev, J.Mário,
    10: Mané, Gauld,Shikabala
    Extremos: Carrillo, (Reforço),(reforço) Héldon
    PL: Slimani, Montero, Tanaka

    A sair sem se ir ao mercado, que saia ou William ou Rojo, e Rabia que se fixe na posição de quem sair, apesar de tudo e do Hype de Slimani que se devia aproveitar acho que seria um risco, pois não há muitas opções baratas e seguras no mercado, penso que no futuro, tanto Tanaka e Montero deviam-se fixar como 10 pois é onde rendem mais pelas caracteristicas, um género de "9.5 à jesus", claro que actualmente isto é impossivel.
    Com o plantel que frisei temos bastantas soluções para todos os sectores e todos com qualidade, um plantel com muita qualidade e capaz de ser campeão, pois apesar de algumas desvantagem, temos um treinador português conhecedor, um bom entrosamento na equipa, pois mantemos a base e aliamos alguma boa experiência à juventude.
    Uma hipotese que com pelo menos um extremo acima da média subiria um pouco.
    De resto é ir integrado com o plantel por vezes, L.Ribeiro, Tobias, Fokobo,Esgaio, Chaby, Iuri principalment pois actualmente são dos que estão mais preparados e deviam ser mais integrados aos poucos

  • Diogo Palma
    Posted Agosto 10, 2014 at 7:54 pm

    Não consegui ver estes dois últimos jogos do Sporting (infelizmente) mas fiquei contente por terem voltado às vitórias apesar de ter sido num jogo particular contra um adversário fraco.

    Para mim o Sporting se conseguir segurar o Rojo, William, Slimani e for buscar um bom extremo esquerdo fica com um plantel capaz de lutar de igual para igual com Porto e Benfica e fará uma boa companha nas competições europeias.

    Para mim o plantel devia ser:
    GR: Patrício, Boeck e Luis Ribeiro (alternando com a equipa b)
    DD: Cédric, Esgaio e Geraldes
    DC: Rojo, Maurício, Sarr e Paulo Oliveira
    DE: Jefferson e Jonathan Silva
    MD: William, Rosell e Rabia
    MCD: João Mário, Martins e Gauld (alternando com a equipa b)
    MCE: Adrien e Slavchev
    ED: Carrillo e Mané
    EE: Contratação, Shikabala e Héldon
    PL: Slimani, Montero e Tanaka

    -Na baliza temos o melhor guarda-redes a jogar actualmente em Portugal (Patrício), uma alternativa bastante credivel (Boeck) e um jovem com potencial (Ribeiro).

    -Na lateral direita temos o Cédric (para mim é o segundo melhor lateral direito a jogar em portugal e ainda tem muita margem de progressão, pode "explodir" este ano), o Esgaio é uma boa alternativa (é polivalente e tem muito potencial) e o Geraldes (tem sido muito criticado mas vejo algum potencial nele).

    -No centro da defesa temos a melhor dupla de centrais a jogar em Portugal (Rojo e Mauricio já fizeram uma bela época juntos e este ano ainda devem melhorar, o argentino é o melhor central do campeonato já o brasileiro é a voz de comando da defesa e joga simples), no banco temos dois jogadores com muito potencial mas ainda estão "verdinhos" (Sarr e Oliveira, o Tobias também poderia ser opção).

    -Na lateral esquerda temos o Jefferson (que se estiver em forma é o segundo melhor lateral esquerdo do campeonato) e Jonathan Silva que parece ter imenso potencial e vai "apertar" com o brasileiro.

    -Na posição mais recuada do meio-campo temos o melhor trinco a jogar em Portugal (William), uma das revelações da pré-época (Rosell) e um jovem com potencial (Rabia).

    -Na posição 8 temos o segundo melhor jogador dessa posição a jogar no nosso campeonato (Adrien, já merece ir à seleção), o banco temos o Slavchev (o bulgaro tem muito potencial mas ainda esta "verdinho") e na equipa b existem mais opções … até João Mário pode ser opção.

    -A jogar a 10 temos o João Mário (para mim é o melhor médio ofensivo do Sporting e um jogador com um potencial tremendo), André Martins (muito esforçado mas não tem qualidade para ser titular num "grande", é um bom suplente) e o jovem Gauld (está muito "verdinho" e precisa de ser integrado com calma).

    -Para jogar a extremo direito temos o Carrillo (é o melhor extremo do Sporting, tem um enorme potencial e pode ser que seja este o ano dele) e Mané (é outro jovem com potencial).

    -Para jogar a extremo esquerdo falta arranjar um bom reforço para jogar a titular, no banco temos Shikabla (é habilidoso mas ainda mostrou pouco) e Héldon (é muito esforçado e é bom no contra-ataque apesar de não ser uma grande opção … mas serve para jogar no campeonato).

    -Para jogar a ponta-de-lança o Slimani é de longe o melhor do clube e o segundo melhor do campeonato (para jogar como referencia atacante num 4-3-3), Tanaka parece estar melhor que Montero (o colombiano tem estado muito mal).

    • Rúben Cardoso
      Posted Agosto 10, 2014 at 9:09 pm

      O Shikabala é extremo-direito, e o Mané é muito melhor do lado esquerdo ou no meio. O Gauld não está nada verdinho, está mais do que preparado para jogar. O Slimani não é o melhor do clube, quando mais o 2º melhor do campeonato…

    • Diogo Palma
      Posted Agosto 10, 2014 at 9:42 pm

      Ruben,
      O Montero é que é bom?

    • Rúben Cardoso
      Posted Agosto 11, 2014 at 9:15 am

      É o melhor avançado do plantel, sim. E enquanto o Slimani não fizer o que o Montero fez na primeira metade da época passada, continuará a ser o melhor.

    • Francisco
      Posted Agosto 11, 2014 at 11:42 am

      Por essa lógica de ideias o jardel é o melhor ponta de lança do Sporting actualmente enquanto o montero não conseguir fazer o que ele fez no início do século.

    • Rúben Cardoso
      Posted Agosto 11, 2014 at 1:42 pm

      Isso que tu estás a dizer não é lógica, é estupidez.

    • francisco
      Posted Agosto 11, 2014 at 7:45 pm

      sim porque a tua de avaliar um jogador actualmente baseado apenas no que fez no passado faz imenso sentido. Actualmente o Slimani dá 10 a 0 ao Montero

  • Rodolfo Trindade
    Posted Agosto 10, 2014 at 8:17 pm

    Dificil tirar ilações contra um adversário tão fraco!

    Vitória justissima da melhor equipa em campo!

  • Dinis Lopes
    Posted Agosto 11, 2014 at 2:31 am

    Não vi o jogo, nem é preciso porque não são estes adversários que me transmitem ou não confiança no plantel, no treinador ou em quer que seja, para mim o plantel tendo em conta a capacidade financeira não está mau, falta – lhe desequilibradores nas faixas pois tirando o Carrillo que para mim pode vir a ser excelente assim o queira e o saibamos também apoiar, sem assobiar por tudo e por nada, não temos quem garanta rupturas sucessivas, pois não me venha cá o mais esperto não há muitos P.L. no mundo, quanto mais em Portugal que marquem 1 em 3 ou 1 em 4 oportunidades de golo e a verdade é essa, falta caudal ofensivo de qualidade ao Sporting, de que será despejar bolas na área sem qualquer critério? Claro que com o Slimani isso pode, volto a frisar pode dar resultado, mas não vai ser todos os jogos com certeza ele não é mau, mas não é o Jardel, além de que lhe faltam os assistentes de qualidade, que culpa tem o Montero se em 90m dispõe de 3/4 péssimas situações para finalizar, no meio aparece um ou outra boa, mas o homem não consegue pois está desmotivado, desligado do jogo, com falta de confiança. O Slimani vai passar a ser marcado mais em cima e as coisas vão piorar, as equipas adversárias aprendem, precaveem – se, mas será impossível chegar a linha e cruzar atrasado rasteiro para encostar? Fazer assistencias de morte? Nós não temos um 10, não temos extremos com garantias de assistencias de qualidade e queixamo – nos dos avançados, é muito fácil receber a bola a 20/25/30 metros da baliza com um central de 75/80 kg às costas e com outro na dobra e fazer golos ou assistencias? !?! Não brinquem comigo. As prestações de qualquer P.L. dependem de como são servidos, nós não temos o Ronaldo, ou o Bale. É preciso critério, caudal, inteligência, ligação, capacidade de finalização, sistemas definidos e bem instituídos, ou então fácil, como? Muito dinheiro e muita qualidade, ou se ganha pela equipa, ou se tenta individualmente, como não há dinheiro penso se de tido aconselhável irmos pela equipa, agora o que também é inadmissível é usar critérios ridículos como a idade ou inexperiência para este ou aquele jogador não fazer parte do plantel, quem me disser que Esgaio não tem lugar neste plantel pode ser muito boa pessoa um grande sportinguista, formado em desporto, ou engenharia nuclear, mas de futebol percebe zero, pois com a sua intensidade, dinâmica, noção do jogo, capacidade física, velocidade, frieza, polivalência, alguma técnica e finalização até, não há um sequer no plantel que lhe ganhe, agora expliquem – me em que é que os seus 21 anos são diferentes dos 21 do Jonathan? (Eu sou a favor da sua contratação). Outro caso, ninguém em seu perfeito juízo está perfeitamente descansado com os extremos do Sporting certo, no entanto temos dois jovens (Iuri Medeiros e Drame) o primeiro dos quais conheço bem que em talento puro (Iuri) não sei se há alguém na "A" com o mesmo, é jovem? E o Quaresma, CR7, Simão, Hugo Viana, Veloso, Yannick Djalo, pior que isso tudo o Patrício a G. R. uma das posições mais complicadas do futebol para jovens. Uma coisa isto nem é um crítica é um desabafo, melhorem os processos e metam dois ou três destes jovens no plantel " A", se há quem de razão ao Dier para sair por se sentir desaproveitado, o que há – de sentir pelo menos o Esgaio e o Iuri Medeiros? ?? Já chega de "B" para os homens, deixem – nos ir e depois corram – lhe atrás. . Esgaio é futebol dos pés à cabeça sem ser uma estrela, mas cabe em qualquer plantel português, não brinquem com coisas sérias. Só um cego. E não quero bater mais em Geraldes, acho que também se está a tratar demasiado mal o rapaz.

Deixa um comentário