Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Helton Leite supera Adán

Justo? Foi claramente uma aposta ganha de JJ, sendo certo que também coincidiu com uma fase em que as águias fizeram vários jogos em superioridade numérica, o que permitiu que tivesse menos trabalho.

Helton Leite conquistou a distinção EuroBic Guarda-Redes do Mês da Liga NOS, referente ao mês de março, com 31,00% dos votos dos treinadores principais da competição. O brasileiro do Benfica superou Adán, do Sporting CP, que teve 25,00%, e Kritciuk, do Belenenses SAD, que somou 10,00% dos votos. De referir que Helton não sofreu qualquer golo nos quatro jogos disputados em março, tendo sido decisivo para o percurso 100% vitorioso das águias.

47 Comentários

  • Nuno Red Devil
    Posted Abril 14, 2021 at 12:05 pm

    Eu diria que sim. Nao que o considere um excelente GR, manter clean sheets o mes todo é sempre de realçar.

  • Artista_Diario
    Posted Abril 14, 2021 at 12:08 pm

    Um guarda redes que sofre 0 golos em 680 minutos, recorde a nível europeu… acho que não há muito por onde pegar. Justo

  • Abbas
    Posted Abril 14, 2021 at 12:11 pm

    Inquestionável. Tem estado muito bem, só é pena ter maus pés.

  • Nickles
    Posted Abril 14, 2021 at 12:23 pm

    Claro que foi uma aposta ganha. Basta um guarda-redes ser razoavelmente bom para ser superior ao Vlachodimos. Acho que qualquer pessoa, conhecedora mínima de futebol, consegue ver isso. Portanto o JJ aqui só seguiu o óbvio.

    Ainda assim o Leite é insuficiente para ser o titular indiscutível de uma equipa como o Benfica. Só para se ter noção do quão mau o Vlachodimos é.

  • coach407
    Posted Abril 14, 2021 at 12:53 pm

    A maioria dos jogos estar ele na baliza ou eu era quase a mesma coisa já que a defesa do Benfica tem estado imperial. Destaque para o Otamendi que tem feito jogos colossais. Ele, sim, deveria receber o prémio de melhor defesa do mês.

    • jaynaz
      Posted Abril 14, 2021 at 2:53 pm

      Tá bem amigo mas isto é sobre o guarda redes do mês, ok?

    • Abbas
      Posted Abril 14, 2021 at 3:41 pm

      O Vlachdimos arranjava sempre uma forma de oferecer um golo ou um penalty em jogos destes. Além disso, as equipas desrepeitavam constantemente a defesa alta do Benfica pq sabiam que o GR não ia sair da baliza. Era só ter um ponta rápido e despejar a bola nas costas.

      • coach407
        Posted Abril 14, 2021 at 6:05 pm

        Isso é totalmente mentira.

        • Schwifty
          Posted Abril 15, 2021 at 12:02 am

          Isso é totalmente verdade. Jogar com uma defesa alta e com o Ody na baliza é estar mesmo a pedir para levar um fartote de golos em cada jogo…

      • David
        Posted Abril 14, 2021 at 7:24 pm

        Totalmente de acordo, Abbas. É muito isto, qualquer treinador que fizesse o trabalho de casa sabia que Vlachodimos era umas das fragilidades do Benfica principalmente nas bolas paradas e no controlo da profundidade. Recordo que o Vlachodimos não é um GR da confiança de nenhum dos treinadores que trabalhou com ele, o Lage andou a desesperar por um GR no verão pós título, o JJ mal teve hipótese sacou-o do onze. Não é coincidência.

  • Kacal
    Posted Abril 14, 2021 at 1:36 pm

    O Helton Leite é um bom GR e tem estado bem. Tivesse um bom jogo de pés e seria ainda melhor, mas é algo que pode sempre trabalhar. Mas o Benfica teve uns 2 jogos pelo menos em que jogou contra 10 e esteve 90% do tempo no meio-campo adversário não permitindo quase oportunidade nenhuma ao adversário, o que ajuda a não sofrer golos. A melhoria colectiva do Benfica teve mais peso nestes números, a meu ver.

    • BrunoAfonso 12
      Posted Abril 14, 2021 at 1:50 pm

      Contra o Braga isso não é verdade. O Braga criou duas ou três situações de perigo (lembro-me de uma no final da primeira parte e uma na segunda parte) e ele disse sempre presente. Não acho que seja um GR para o Benfica, mas ele até agora tem cumprido.

      • Kacal
        Posted Abril 14, 2021 at 4:00 pm

        Não referi o Braga, aliás, nem referi jogos em concreto. Mas contra o Boavista foi assim e contra o também onde o Boavista teve 0 remates à baliza. E contra o Paços idem, tiveram 1 remate à baliza.

  • oMeuUserName
    Posted Abril 14, 2021 at 2:37 pm

    Cada vez fico mais perplexo com estes prémios, mas parece que sou dos poucos, por isso provavelmente o problema é meu…

    Comecemos pelo último do pódio, Kritciuk. Em 4 jogos, fez 10 defesas, sofreu 5 golos e foi expulso 1 vez aos 3min de jogo.

    Adán: em 3 jogos (o clássico com o Porto foi jogado ainda em Fevereiro), fez 4 defesas e sofreu 1 golo. Os xG médios dos adversários foram de 0,47.

    Helton Leite: em 4 jogos, fez 11 defesas e não sofreu nenhum golo. Os xG médios dos adversários foram de 0,6.

    Ou seja, o 3º sofreu mais do que 1 golo por jogo e foi expulso aos 3min num dos jogos. O 2º fez praticamente apenas 1 defesa por jogo, sendo que 2 delas são remates à figura (Murilo em Tondela e Edwards em casa), e as outras 2 nem são dignas de aparecer nos resumos dos jogos… Já o 1º fez mais defesas e acaba por ser o mais aceitável de estar aqui. Ainda assim, segundo os xG, não era suposto ele ter sofrido nenhum golo nesses jogos, pelo que não fez nada de extraordinário. Mas pronto, claro que esta estatística vale o que vale e ele teve uma ou outra boa intervenção. Mas dar estes prémios só com base no número de golos sofridos não faz sentido nenhum, no meu entender…

    É certo que não há muitos com números melhores que estes, mas o Marchesin tem 5 defesas e 1 golo sofrido em 3 jogos, porque o Adán foi melhor que ele? O Denis tem 4 golos sofridos em 3 jogos, mas tem também 11 defesas feitas nesses mesmos 3 jogos (o Hélton fez 11 mas em 4 jogos), sendo que 1 delas foi um penalty. O Léo Jardim sofreu 3 golos em 3 jogos, mas fez 14 defesas nesses mesmos 3 jogos, incluindo um penalty. Para mim, estes 2 mereciam claramente estar no top-3 do mês de Março. Mas pronto, eu percebo que é sempre difícil ser objetivo para quem vota, e as votações acabam por ser feitas mais com a ideia recente que se tem do que propriamente com objetividade.

    • Sodogodo
      Posted Abril 14, 2021 at 3:31 pm

      São os treinadores que votam. Não interessa muito as estatísticas ou lógica, até porque a posição de guarda-redes ganha mais destaque numa equipa que não esteja no topo. As que estão os redes têm tendência para ter menos trabalho.

    • Sporting1906
      Posted Abril 14, 2021 at 4:11 pm

      Se o xG médio dos adversários do Helton Leite foi 0,6 em 4 jogos então o xG total foi 2.4, portanto era suposto ter sofrido 2 ou 3 golos nestes 4 jogos e não 0. Fazendo um raciocínio semelhante para o Adan, o xG total foi 1,41 portanto ter sofrido 1 golo foi dentro das expectativas.

      • oMeuUserName
        Posted Abril 15, 2021 at 1:31 pm

        Não, não é assim que funciona… Se a média foi de 0,6 xG, significa que, em cada um dos jogos, não era expectável que ele sofresse 1 golo. Ora, se em cada um dos jogos não era expectável ele sofrer nenhum golo, significa que no somatório dos jogos, não era expectável ele sofrer. Essa soma não faz sentido nenhum! Por acaso, no jogo com o Rio Ave, o Rio Ave teve 1,1 xG, logo seria expectável o Helton ter sofrido 1 golo nestes 4 jogos. Em todos os restantes 3 jogos, os xG dos adversários foram inferiores a 1, pelo que não era expectável que o Helton sofresse golo em nenhum deles…
        Já o Adán, enfrentou equipas com 0,6, 0,2 e 0,6 de xG. Significa que em cada um dos jogos não era expectável que ele sofresse golo em nenhum, pelo que ele sofreu 1 golo a mais do expectável. Não podes acumular “meios golos” até fazer 1, porque não existem “meios golos”… Se eu faço 2 jogos com 0,5, não significa que ao fim dos 2 jogos seja expectável eu ter 1 golo… Eu em ambos não fiz o suficiente para chegar ao 1, por isso nunca vou ter nenhum. Isto são xG, não é a média de golos, que é algo efetivo e que aconteceu.

  • Mantorras
    Posted Abril 14, 2021 at 2:39 pm

    A forma dele realca o quao importante e o colectivo no futebol. Ele bem pode agradecer aos colegas, o Benfica esta muito mais solido.

    • Abbas
      Posted Abril 14, 2021 at 3:39 pm

      Ele também permite que a equipa esteja mais sólida. O Benfica pode defender mais alto e mais compacto com ele.

      • Mantorras
        Posted Abril 14, 2021 at 4:30 pm

        Sim, ele faz parte desse colectivo e cumpriu bem o seu papel, mas sejamos justos, nao podemos dizer sequer que ele foi muito posto a prova. Eu realcei o restante, porque o papel do Helton esta realcado no post ;)

  • Estigarribia
    Posted Abril 14, 2021 at 3:11 pm

    É justo. Esteve muitos jogos sem sofrer golos e isso ajudou a que o Benfica subisse de nível exibicional e reentrasse na luta pelo título, quando muitos adeptos benfiquistas e de outros clubes já davam o Benfica como afastado da luta pelo título.

    Saudações Leoninas

    • BenDover
      Posted Abril 14, 2021 at 5:22 pm

      Benfica e luta pelo título na mesma frase?
      Tinha-o em melhor consideração caro Estigarribia.

      • David
        Posted Abril 14, 2021 at 7:21 pm

        Recuperar 9 pontos com as deslocações do Sporting não é algo impossível diga-se. Sporting este que ainda tem que vir a nossa casa. Há 3 semanas parecia impossível, neste momento é muito difícil mas com o Sporting a mostrar fragilidades e com um calendário mais complicado, assim de repente penso que a juntar ao jogo na Luz ainda vão a casa do Rio Ave e do Braga, fora os outros jogos que na teoria são mais acessíveis e às vezes não são assim tanto como se previa de antemão.

        É um golpe de teatro a acontecer, ninguém no seu perfeito juízo pensava neste cenário há umas semanas como disse, agora neste momento é legítimo pensar que tanto o Porto, principalmente eles, como o Benfica podem sonhar com um primeiro lugar.

        • Estigarribia
          Posted Abril 14, 2021 at 11:28 pm

          David,

          Totalmente de acordo. Claro que eu como Sportinguista continuo a acreditar até porque o Sporting vai ter que entrar novamente no caminho das vitórias.

          Saudações Leoninas

        • Richrad
          Posted Abril 15, 2021 at 1:28 am

          Claro David,

          No futebol tudo é possível.
          Contudo, o copo olha-se meio cheio e… meio vazio.
          Se para o Sporting essas deslocações serão complicadas, o que dizer para o Rio Ave, SC Braga ou SL Benfica que terão que jogar nas melhores das hipóteses contra o líder isolado do campeonato e sem derrotas.

          Poderá ser de facto um golpe de teatro a acontecer, ainda para mais para o SL Benfica que para além de defrontar o Sporting, receberá o FC Porto ( só outro candidato e atual campeão e que até se encontra à frente do SL Benfica), terá ainda de deslocar-se aos aflitos mas competitivos campos de Portimão e Tondela e até… acabará na cidade dos conquistadores e que boas lembranças traz a toda a massa adepta benfiquista.

          Não quero romper com as esperanças, longe disso. Quero isso é também elucidar que o SL Benfica terá igualmente, sempre na teoria claro está, um calendário tão ou mais difícil que o atual primeiro classificado e que conta com uma vantagem de 9pts. E… relembrar novamente que pelo meio está o atual campeão em título, que a meu ver, conta com calendário mais acessível na casa das apostas.

          Vai ser divertido, é só pena que agora sem provas europeias, sem seleções, este campeonato não se jogasse de 3 em 3 dias para que o sangue estivesse sempre quente.

          Saudações Desportivas.

  • Tiago Silva
    Posted Abril 14, 2021 at 3:13 pm

    O Helton e o Vlachodimos são 2 guarda-redes muito diferentes. O Helton sente-se mais seguro fora da baliza, é um guarda-redes rápido, mais conversador e com bons reflexos, mas peca no jogo de pés e tem alguns lapsos posicionais entre os postes a meu ver. O Vlachodimos tem reflexos muito bons, mas erra bastante no timing das saídas, não é tão rápido e é mais reservado. Diria que têm mais ou menos a mesma qualidade, mas características diferentes e com a forma como o JJ queria a equipa posicionada, mais subida, mesmo sendo os centrais um pouco lentos, o Helton serve muito melhor porque é obrigado a jogar mais alto. Este mês ele mereceu o prémio, rendeu em conjunto com a defesa, mas fez a sua parte e correspondeu quando foi chamado, que é o que se pede a um guarda-redes.

  • Richrad
    Posted Abril 14, 2021 at 3:15 pm

    Prémio justo.
    Não que diga que foi o melhor guarda-redes pois é talvez a posição mais dificil de ser avaliada ( se um guarda-redes sofre 3 golos mas evita 9 é pior que o guarda-redes que não sofre golos e evita 3?).

    Coloco como prêmio justo primeiramente pelo desempenho coletivo, como já o tinha dito sobre Adán ( apesar do Sporting ser a melhor defesa, o próprio espanhol já teve alguns calafrios), e neste caso especial, pelo Helton ter ganho o lugar de Nº1 da baliza encarnada.

  • Bernardo Guerreiro
    Posted Abril 14, 2021 at 3:45 pm

    Tal como um user anteriormente refere, o xG médio adversário foi de 0.6. Ter estado lá o Hélton Leite ou outro guarda-redes qualquer da primeira liga teria tido o mesmo resultado. Não me lembro sequer dele tirar uma bola de golo (daquelas em que o guarda-redes tem pouco tempo para reagir ou vai a fugir ao guarda-redes, não as que ele fez até agora que o avançado chuta à figura)
    No entanto, é merecido. Digo isto apenas porque não percebo o hype que ele está a ter, é um guarda-redes cuja forma de jogar é interessante (destemido, boa antecipação e velocidade), mas é fraco de pés, não parece ter grande agilidade nem bons reflexos. Enfim.. há que agradecer à estabilidade defensiva, se fosse ele a jogar o tipo de jogos que o Ody jogou, em que as equipas criavam 4, 5, 6, 7 oportunidades de golo por jogo, estava agora a comer banco do grego ou do Svilar.
    Para se ter noção, em Janeiro/início de Fevereiro, 2 em cada 3 adversários do Benfica tinham expected goals acima de 1.

    Espero sinceramente que um deles saia (Vlachodimos ou Leite) ou até os dois, contratando-se um guarda-redes que podendo não ser espetacular em nada, não tenha pontos horríveis como têm estes dois. Vlachodimos nas suas saídas e controlo da profunidade, Hélton entre os postes e jogo de pés. O Svilar tem que se aproveitar que está bastante mais maduro e merece sem dúvida um lugar na equipa principal.

    • BrunoAfonso 12
      Posted Abril 14, 2021 at 4:08 pm

      Aconselho-te a reveres os jogos com o Maritimo e Braga, e vai ver as intervenções que ele fez e que ajudaram a manter o 0-0 na altura (Braga, após um erro do Otamendi) e o 1-0 frente ao Maritimo.
      Ele não é um GR para o Benfica, mas não percebo essa tua mania da perseguição e não conseguires ser capaz de dar mérito a ele. Jogo de pés é horrível, mas o Ody também é mau nesse aspeto, mas dá 10-0 nas saídas, coisa que o Ody já nos fez custar pontos, ou mesmo taças (Braga, Sporting, ou as finais da taça de Portugal com o Porto e o jogo da supertaça). O facto de o Ody não saber controlar a profundidade, condicionava e muito a organização defensiva da equipa, coisa que agora não temos problemas com o Helton. E entre ter um guarda redes que não sabe jogar com os pés, é bom entre os postes e a sair (neste caso não compromete), prefiro do que a ter um GR que é excelente entre os postes, péssimo a sair e mau com os pés.
      Repito, para mim quem devia jogar era o Svilar porque o nenhum dos dois são GR para o Benfica.

      • Rui Miguel Ribeiro
        Posted Abril 14, 2021 at 5:00 pm

        Concordo em absoluto.

      • BenDover
        Posted Abril 14, 2021 at 5:20 pm

        Isto agora funciona por exclusão de partes? Se o Odi e o Leite não servem então deve jogar o Svilar só por isso.
        Não sei como é que ele está agora mas aos 18 anos já tinha 2 auto-golos na champions, o que é uma proeza assinalável.

        • El Pipito
          Posted Abril 14, 2021 at 5:55 pm

          Pois. Respondeste a ti mesmo no teu comentário. Se não sabes como o Svilar está, mais vale estar calado.

        • BrunoAfonso 12
          Posted Abril 14, 2021 at 6:37 pm

          Se não sabes como é que ele está, não fez sentido o comentário que acabaste de fazer. Vê os jogos da equipa B, e vais ver que ele evoluiu.

          • BenDover
            Posted Abril 15, 2021 at 5:36 pm

            Passar de titular da equipa B para titular da equipa A é um feito assinalável e é igualmente um atestado de incompetência aos GR da equipa A e a quem os contratou.

        • Abbas
          Posted Abril 14, 2021 at 11:41 pm

          Que idiotice! O Svilar evoluiu imenso e é o melhor jogador da melhor equipa B do país.

      • Bernardo Guerreiro
        Posted Abril 14, 2021 at 11:12 pm

        Lembro-me da do Otamendi, a do Marítimo não acho nada de especial.
        Não percebo o facto de referires a minha mania da perseguição. Eu sou contra a troca do Ody pelo Leite na altura em que foi, ele não tinha feito nada para ser retirado do 11 (provei este ponto com as estatísticas dos expected goals). Apenas isso. Eu apontei as qualidades e defeitos do Helton tal como fiz do Ody e disse que o prémio era merecido. Acho o Hélton inferior, mas não acho MUITO inferior. Para mim, nenhum deles era titular. Mas o que não tenho é memoria curta e recordo-me quantos pontos é que o Ody salvou ao Benfica quando o Ferro e o Grimaldo fartavam-se de enterrar e mesmo este ano quando a defesa estava uma lástima, para mim, por isso, é injusto, mas é só isso mesmo.
        Sou perfeitamente capaz de dar o mérito que ele tem direito, agora se me perguntares se esse mérito está relacionado com a atuação entre os postes, não acho que esteja e foi isso que expressei com recurso aos expected goals.
        De resto, concordo com tudo o que disseste. No entanto, não te esqueças que o futebol vive de fases. Quando consentires mais ataques devido a certa parte da equipa estar em pior forma, secalhar vais preferir ter um GR que é excelente entre os postes e péssimo a sair do que o contrário.

        • BrunoAfonso 12
          Posted Abril 15, 2021 at 11:19 am

          Posso estar a ser injusto contigo, mas digo mania de perseguição porque ainda não te vi a elogiar o Helton. E tens o exemplo dessa defesa a boca da baliza, que dizes que não foi nada de especial, enquanto foi uma grande defesa.

          Lembro-me do que tentaste provar, mas também lembro-me que não foste suficientemente sério quando puseste a estatística dos golos sofridos do Ody, porque só puseste alguns jogos e não puseste todos os jogos do em que o Ody sofreu golos, incluindo os que ele teve responsabilidade direta.

          Eu sei que o Ody safou muitas vezes no ano passado, mas também teve responsabilidades noutras vezes. O Moretto defendeu um pénalti contra o Barça, só por ter safado nessa altura merecia ter sido titular? Não. Por alguma razão o Lage pediu publicamente um GR no ano passado, e neste ano o JJ acabou por relegar o Ody para o banco.

          Falas do expected goals, mas o que um user abaixo também disse, a média foi 0,6 nos últimos 4 jogos, o que dá um total de 2,4. Logo era suposto ter sofrido 2 golos, coisa que não aconteceu.

          Os golos em que o Ody tem responsabilidade direta, não são situações de remates fáceis, são situações em que devia agarrar a bola em cruzamentos, ou sair quando devia ter saído e não saiu. Ele contra o Sporting já não devia ter sido titular, e esse jogo custou 1 ponto.

          Eu sei que o futebol vive de fases, se tivesses um GR que soubesse sair, e controlar a profundidade a defesa não era tão permeável como foi ao inicio, principalmente com a falta de velocidade de ambos os centrais. Continuo a preferir ter um GR bom a sair e entre os postes, do que só excelente entre os postes e mau a sair. Esse tipo de GR não é GR para equipas grandes, ou equipas que jogam com a defesa muito alta.

      • Schwifty
        Posted Abril 14, 2021 at 11:56 pm

        Concordo! Não sei se quem devia jogar seria o Svilar porque não tenho acompanhado a equipa B. Por mim, o Benfica ia buscar o Sérgio Romero que vai estar a “custo zero” e ainda servia para fazer umas 3/4 épocas ao mais alto nível!

  • LevonAronian
    Posted Abril 14, 2021 at 3:54 pm

    Não diria que o Helton Leite já seja uma aposta ganha, para já não passa de uma aposta não perdida, pois ainda pouco foi sujeito tanto a errar como a brilhar.

    • Schwifty
      Posted Abril 14, 2021 at 11:53 pm

      Não concordo! Não é o guarda redes ideal porém, tem sido bastante competente a fazer o seu trabalho! Consegue recuperar bastantes bolas que são lançadas para as costas da defesa do Benfica (controla muito bem a profundidade), tem estado bastante bem nas saídas em cruzamentos e no jogo com o Marítimo fez uma defesa brilhante (reflexos incríveis).

  • Littbarski
    Posted Abril 14, 2021 at 4:00 pm

    Parece-me mais seguro que o Odysseas a sair aos cruzmentos. O Grego, quando sai, soca as bolas todas.
    Dentro dos poste não é tão bom, além disso, teve a sorte da equipa estar a melhorar a olhos vistos, até porque, antes da mudança de guarda-redes, o Benfica estava a sofrer menos golos e a permitir menos ocasiões aos adversários.
    De todo o modo, não me parece que tivesse merecido o prémio, ou que tenha capacidade para se vir a afirmar como número um da baliza por muitos anos.

  • SLBCHAMPS
    Posted Abril 14, 2021 at 7:36 pm

    Eu gosto do Helton Leite. Mas também gostava do ody. Sinceramente não acho que o helton seja um upgrade ao ody em praticamente nada. Naquilo em que o ody era mais fraco como jogo de pés e saída a cruzamentos o helton não é melhor do que o ody. Parece me ser mais uma das muitas birras do JJ mas esta ao contrário de muitas outras não correu mal. O benfica melhorou colectivamente e a mudança para 433 com a entrada do Lucas, a subida de forma do ota e o regreso do vertonghen fez a diferença, aliado ao grande momento de forma do wiegl e o taarabt já não rebentar aos 55min porque já não joga de 3 em 3 dias

    • Abbas
      Posted Abril 14, 2021 at 11:39 pm

      O Helton é ótimo no controlo da profundidade, é a sua melhor qualidade e o maior defeito do Odysseas.

    • Schwifty
      Posted Abril 14, 2021 at 11:50 pm

      Hélton Leite é MUITO melhor do que Ody nas saídas a cruzamentos! Se não consegue reconhecer isso, então é porque não andamos a ver os mesmos jogos… É só pensar nas situações de perigo que as outras equipas criavam a explorar as costas da defesa do benfica e comparar com o atual momento! No entanto, o brasileiro é bastante medíocre no jogo de pés! Se tivesse de escolher um, escolheria sempre o Helton Leite porque transmite mais segurança do que o grego!

    • Schwifty
      Posted Abril 15, 2021 at 12:00 am

      PS: Nunca irei confiar num jogador que ao final de quase 3 épocas ao serviço do Benfica ainda não consegue transmitir mensagens básicas em português…

Deixa um comentário