Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Histórico! Rei Tom Brady vence Super Bowl pela 6.ª vez

Imagem: Daily Mail

A dinastia continua! Os New England Patriots bateram os Los Angeles Rams por 13-3 no Super Bowl LIII, igualando assim o recorde de 6 títulos dos Pittsburgh Steelers. No 1.º Super Bowl sem qualquer touchdown nos 3 primeiros quartos, Sony Michel a 7 minutos do fim quebrou finalmente o enguiço e desbloqueou um jogo em que as defesas teimavam em prevalecer. Este é o 6.º Super Bowl para a dupla Bill Belichick-Tom Brady, sendo que o Quarterback passa ser o jogador com mais troféus na história. Recorde-se que os Patriots estavam no 3.º Super Bowl consecutivo e venceram pela 3.ª vez nos últimos 5 anos. Já os Rams não chegavam a esta fase desde que foram derrotados por Brady em 2001.

Quanto ao duelo, foi o culminar de uma intensa época na NFL, e um dos maiores espectáculos televisivos globais. De um lado a dinastia de Boston. O mestre do jogo Bill Bellichek, o quarterback mais titulado do jogo Tom Brady, e um conjunto habituadissímo a jogar finais. Do outro, uma equipa pensada ao pormenor e idealizada para a grandeza por um dos mais excitantes treinadores da nova vaga, Sean McVey, e que conta nas suas fileiras com o melhor defensor da NFL, Aaron Donald e um roster de fazer inveja.

O início de jogo não foi prometedor. Acima de tudo, quando se tem dois grandes treinadores de cada lado é de esperar que as jogadas de parte a parte estejam estudadas até à perfeição. E foi isso que aconteceu durante os dois primeiros períodos. As defesas intensíssimas com Donald e Suh de um lado e Hightower e Van Noy do outro a meterem muita pressão nos QB’s. Brady passou a primeira parte a cometer erros nada habituais e com muito pouca eficácia no passe. Já Goff acusou claramente a pressão e demonstrou estar mais verdinho do que muitos rookies a este nível. Ambos arriscaram passes mas a pressão imensa da OL dos Patriots e do outro lado a qualidade dos corners de LA impediam que o score se mexesse. Para além disso ambas as defesas estiveram intratáveis a parar a corrida e Todd Gurley, CJ Anderson, Sony Michel ou James White quase não apareceram em jogo. Quem brilhou a grande altura na primeira parte foi o barbudo e sempre resiliente Julian Edelman que apanhou tudo o que lhe atiraram e ganhou mais de 90 jardas sozinho batendo recordes de WR mais prolífico em fases finais. Nada mau para um ex QB. Os Patriots tiveram mais posse, mais minutos de ataque mas só fizeram mexer o marcador num FG de Gostkowski. Os Rams pararam por completo o ataque de New England mas ofensivamente foram muito meiguinhos. 3-0 para os Patriots no fim da primeira parte. O jogo foi tão morno e sem sal que até o halftime show foi um tédio penoso. E a segunda parte começou como acabou a primeira, com as defesas a superiorizarem-se aos ataques e com Edelman com mais jardas e recepções do que toda a equipa dos Rams. Até que a 5m do fim do terceiro período, Jared Goff começou a perder o medo e teve a sua primeira drive com perigo, com Brandin Cooks quase a marcar o primeiro TD. Não deu, e foi Zuerlein a empatar. O jogo aproximava-se para ser o primeiro Superbowl sem um único touchdown nos primeiros 3 períodos e com a pontuação mais baixa de sempre. Bem longe de ser memorável este jogo. Até que depois de tanta sonolência e quando faltavam 8min para o fim, os Patriots fazem a sua primeira drive digna de registo, com o bom e velho Brady de volta a encontrar consecutivamente os seus dois companheiros favoritos, Edelman e Gronkowski com o TE de Bew England a fazer a primeira grande jogada da noite e a deixar os Rams à mercê do primeiro TD que o rookie Sony Michel não iria desperdiçar. 10-3 para os Patriots Na resposta Goff lá tentou ligar-se com Cooks e Woods, mas quem se ficou a rir foi Stephen Gilmore que fez uma INT importantíssima. Com pouco mais de 4min para jogar, a próxima drive dos Patriots podia ser aquela que selaria o Superbowl. E nessa drive, toda a experiência veio ao de cima, com Brady a gastar o máximo de relógio possível, a apostar na run e a deixar Gostkowski em posição de FG e com pouco mais de 1m para jogar. O desfecho? O sexto Superbowl para uma das maiores dinastias de sempre da NFL.

Para Bellichek e Brady um sexto anel contra o mesmo adversário onde tudo começou. Será o último?

Flávio Trindade

77 Comentários

  • DNowitzki
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 3:11 am

    PATS!
    Oh my GOD!

  • Jacobo
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 3:18 am

    Nao é o mais talentoso, o mais atletico, mas é o melhor de todos os tempos. Ja o era mas para nao deixar duvidas ganha so mais um. Quando importa ele esta la. Nao so é o melhor de sempre da NFL mas tambem o melhor atleta de todos os tempos em todos os desportos.
    Apesar dele ter dito que ia jogar ate aos 45 anos gostava que ele se reformasse, fechava a dinastia de uma forma muito boa. Ganhava o primeiro e ultimo contra os Rams (Gronk deve-se reformar tambem). Ate porque ja farta ver os Patriots sempre no Superbowl.

    • Kafka
      Posted Fevereiro 4, 2019 at 3:21 am

      Essa de ser o melhor de todos os desportos não tem ponta por onde se pegue, mas pronto

      • Jacobo
        Posted Fevereiro 4, 2019 at 3:33 am

        Tens tu e o teu amigo Rodgers.

        • Kafka
          Posted Fevereiro 4, 2019 at 9:45 am

          Mas qual amigo Rodgers, onde é que eu alguma vez disse que o Rodgers era o melhor desportista da história? Mostra lá um comentário meu a dizer isso

          • Jacobo
            Posted Fevereiro 4, 2019 at 11:18 am

            Literalmente dissestes que se o Rodgers tivesse no lugar do Brady fazia a mesma coisa. Ora eu gostava de o ver a recuperar contra os Falcons no Superbowl, ou na final contra os Chiefs no OT nos 3’s downs. A mao do Brady nao treme e fica ainda mais quente se possivel, a dos outros treme e fica fria. Esta é a diferença entre Brady e o resto.
            E mais uma vez digo que nao sou fa dos Patriots e ja tou farto de os ver sempre la. Nao e nada mais do que respeito pelo GOAT

            • Kafka
              Posted Fevereiro 4, 2019 at 11:48 am

              Como se o Rodgers tb já não tivesse feito grandes remontadas…. Depois a mão do Brady não treme? Ahaha… Ainda ontem a mão dele tremeu, onde levou com uma intercepção e um sack que por milagre não deu interpretação… Ontem com a defesa dos Packers o Brady tinha perdido e tinha perdido largo… Este jogo não foi o Brady que ganhou, foi sim a defesa dos Patriots

              • Jacobo
                Posted Fevereiro 4, 2019 at 12:17 pm

                Se fez um grande jogo ontem, nao fez. No 4 periodo fez o que tinha de ser feito, sim fez e é o que conta. As defesas estiveram impressionantes. Para as pessoas que se queixam que nunca se joga defesa ontem foi um jogo brutal. Brady nem tempo tinha para respirar, senao levava com Donald em cima.

            • Kafka
              Posted Fevereiro 4, 2019 at 11:54 am

              Aliás tem imensa piada dizeres que a mão dele não treme, quando tb tremeu contra os Seahawks onde no fim vence por milagre devido a um erro tremendo dos Seahawks com o Lynch na equipa vão fazer passe em vez de corrida a 2 ou 3 jardas da end zone… Mesmo no super bowl passado tremeu… Ou sempre que enfrentava o Manning tremia e perdia… Aliás sempre que enfrentava os 2 irmãos Manning…muitas das vitórias que teve, foi a defesa que lhas deu, como a de ontem é uma vitória da defesa… Brady com a defesa dos Packers ontem tinha sido humilhado como o Rodgers tb seria humilhado e os Rams teriam ganho o jogo facilmente à defesa dos Packers independentemente de lá estar o Brady, Rodgers ou o Super Homem e o Songoku

            • Kafka
              Posted Fevereiro 4, 2019 at 11:58 am

              Aliás se alguém aqui falta ao respeito és tu, que faltas ao respeito à uma das exibiçoes mais soberbas e superlativas já vistas num SuperBowl que foi toda a defesa dos Packers, tanto que os Rams nunca chegaram sequer às últimas 20 jardas do meio campo dos Patriots

            • Kafka
              Posted Fevereiro 4, 2019 at 12:21 pm

              Aliás se há jogo onde o Brady tremeu a bom tremer foi o de ontem, com os Pats a terem vários 3rd downs a apenas 2/3 jardas do 1st down e o Brady a tomar sempre a decisão errada, passando quando devia dar para correr ou dar para correr quando devia passar… Até um 4th down com inches falhou… No geral teve uma exibição fraca, tendo valido a super defesa que ia mantendo a equipa sem sofrer pontos

            • DNowitzki
              Posted Fevereiro 4, 2019 at 1:26 pm

              Exatamente, menos a parte de não os gramares.

    • Rush
      Posted Fevereiro 4, 2019 at 3:31 am

      Num mundo em que já se viram atletas melhores e em desportos mais relevantes, dizer que o Tom Brady é o melhor de todos só pode ser entendido como ironia. Espero que não tenha passado disso, de uma piada.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Fevereiro 4, 2019 at 3:45 am

        Quais são os desportos mais relevantes??Fiquei curioso agora.

        • Rush
          Posted Fevereiro 4, 2019 at 9:52 am

          Desportos vistos e praticados por muito mais pessoas. Não disse que são melhores ou piores, apenas que há desportos que são, tanto quanto possível, universais e que isso tem de ser tido em conta.

          • Filipe Ribeiro
            Posted Fevereiro 4, 2019 at 10:14 am

            Praticados é uma coisa vistos é outra,a NFL tem mais audiência mundial do que qualquer outro desporto coletivo.
            Um Super Bowl é visionado por praticamente o mesmo número de pessoas que uma final de Champions.

            • Rush
              Posted Fevereiro 4, 2019 at 10:42 am

              Estás a dizer que há mais pessoas a assistir a jogos de futebol americano do que de futebol? É que isso não é verdade, mas não percebi bem se querias dizer isso ou que 1 jogo da NFL tem mais audiência que 1 jogo de qual quer outro desporto.
              Seja como for não invalida o que eu disse, quando se comparam atletas de diferentes desportos a relevância do desporto também tem de ser pesada.

      • Jacobo
        Posted Fevereiro 4, 2019 at 11:26 am

        Calculo que estejas a falar de visualizaçoes. Ora posso estar enganado mas so futebol e basket é que sao mais vistos. E ate mesmo se golf, tenis, rugby, baseball fossem mais vistos nao deixava de ser um dos mais relevantes/mais vistos. Portanto nao percebo a ironia

        • Rush
          Posted Fevereiro 4, 2019 at 2:26 pm

          É mais difícil (e por isso mais relevante/prestigiante) ser o melhor num desporto que só é praticado num país ou num desporto que é praticado em todo o mundo?

          • Jacobo
            Posted Fevereiro 4, 2019 at 3:05 pm

            Basket e praticado em todo em mundo no entanto, toda a gente sabe que é nos USA onde estao os melhores.

            • Rush
              Posted Fevereiro 4, 2019 at 6:08 pm

              Quando falei num desporto praticado num só país estava-me a referir ao futebol americano. Aliás até já usei noutro comentário como exemplo contrário. A minha pergunta não deixa por isso de fazer sentido.

    • PQ91
      Posted Fevereiro 4, 2019 at 4:34 am

      todas as opiniões são validas, mas excluir à partida a possibilidade de Tom Brady ser ou estar na discussão para melhor atleta de sempre nao me parece razoável. além de que dizer que neste caso existem desportos mais relevantes também é bastante subjectivo e visto aos olhos apenas da realidade Europeia. acho que quando as pessoas pões TB ao nível de melhor de sempre deve-se muito pelo facto de ele ter a função mais difícil de todos os desportos e pela consistência e currículo que aos 41 anos apresenta.

      • Rush
        Posted Fevereiro 4, 2019 at 9:47 am

        Não se pode deixar de ter em conta que o futebol americano é isso mesmo, um desporto americano. Qual a relevância do futebol americano quando comparado com desportos universais como o futebol, atletismo, boxe, basquetebol, etc? Não é a realidade europeia, é a realidade de todo o mundo excepto os USA.
        Mas mesmo analisando apenas a partir da perspectiva americana, o Tom Brady é superior ao Wayne Gretzky ou ao Babe Ruth? Não é.

    • António Hess
      Posted Fevereiro 4, 2019 at 7:57 am

      Nem na modalidade é unânime, quanto mais no desporto geral. Nem top 50.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Fevereiro 4, 2019 at 10:02 am

        Por não ser unânime já não conta no top 50 é?
        O Messi e Ronaldo nem no top 200 então.

        • António Hess
          Posted Fevereiro 4, 2019 at 10:50 am

          Messi, Maradona e Pelé (pelo menos estes) estão facilmente à frente de Brady.

          Jordan, Johnson, Jabbar, LeBron, Ruth, Bradman, Thorpe, Spitz, Phelps, Bo Jackson, Gretzsky, Federer, Nadal, Djokovic, Zatopek, Nurmi, Farah, Ewry, Eaton, Bolt, Owens, Lewis, Robinson, Ali, Louis, Foreman, Messi, Maradona, Pelé, Zidane, Ronaldo, Senna, Schumacher, Niklaus, Woods

          Aqui estão mais de 30, não é difícil encontrar mais à frente do Brady. A questão não é se é unânime ou não na modalidade, mas se justifica ser o GOAT no desporto. Ora, se nem na modalidade consegue ser sem dúvidas, muito menos o é no segundo.

          • Filipe Ribeiro
            Posted Fevereiro 4, 2019 at 11:07 am

            Bo Jackson????
            A sério?????
            Nem comento mais que só por aí diz tudo da tua lista.

            • António Hess
              Posted Fevereiro 4, 2019 at 11:20 am

              Um HoF em duas das modalidades mais seguidas dos EUA não conta? Para mim, um atleta capaz de ser muito bem sucedido em várias modalidades (Lewis e Owens são outros) tem de ser apontado… mas de qualquer maneira, quem tiravas para por o Brady? E nem enunciei tipos como o Bill Russel ou o Larry Bird, que também se fartaram de juntar títulos colectivos e individuais mas que, como o Brady, sempre se assumiu que o contexto era mais importante que o valor individual para o sucesso da equipa.

              • Filipe Ribeiro
                Posted Fevereiro 4, 2019 at 11:42 am

                O Bo Jackson não passou uma única vez das 1000 jardas na carreira,fez 4 temporadas incompletas e vens me falar do Brady e aparato mediático.
                Bo Jackson nem nos 50 melhores running backs quanto mais dos melhores da modalidade.

              • Filipe Ribeiro
                Posted Fevereiro 4, 2019 at 11:44 am

                Foreman e tudo mais,mas começaste a debitar nomes porque sim??

                • António Hess
                  Posted Fevereiro 4, 2019 at 11:53 am

                  Mas é algum escândalo meter o Foreman à frente do Brady? Daqui a pouco dizes-me que nem o Ali foi melhor atleta/desportista que o Brady…

                  • Filipe Ribeiro
                    Posted Fevereiro 4, 2019 at 12:28 pm

                    Claro que é,é que de boxe tenho conhecimentos para falar e digo te um sem número de pugilistas superiores e mais dominantes que o Foreman em suas categorias.
                    Agora diz me tu um único jogador mais dominante que o Tom Brady na sua modalidade??Isto não é de ganhar Super Bowls é estar constantemente ao mais alto nível e estar nas decisões,os Patriots falharam uma post season em 10 anos essa porque o Brady estava lesionado.

                    • António Hess
                      Posted Fevereiro 4, 2019 at 12:57 pm

                      Liston, Tyson (anos 80), Ali é talvez Holmes, na era moderna, são os únicos “superiores” ao Foreman. Mais dominante, parece me que só o Liston.

                      A questão não é se o Brady é ou não o melhor da modalidade, até acho que é (mesmo não sendo unânime), mas será que se destaca assim tanto para ser o melhor de sempre? A mim custa-me sequer vê-lo num top 10… Maradona, Jordan, LeBron vias/vês a influência absoluta na equipa, no caso do Brady, como com Bill Russell, Larry Bird e outros (também podia colocar Pelé no lote) o contexto é demasiado importante para ser relativizado.

                    • Filipe Ribeiro
                      Posted Fevereiro 4, 2019 at 1:52 pm

                      Mas no boxe só conta pesos pesados??
                      Até o Klitcheko foi mais dominante que o Foreman,se a concorrência era ou não mais forte isso são outros 500.
                      Eu nunca disse que posição punha o Brady nem gosto destas conversas dos melhores de sempre ainda para mais de desportos diferentes.
                      Tu é que disseste ao não ser unânime no seu desporto não cabia sequer nos 50 melhores.
                      Por essa ideia o Zidane que não entra em contas nenhumas para melhor de sempre da sua modalidade está nos 500 talvez.

                    • António Hess
                      Posted Fevereiro 4, 2019 at 2:11 pm

                      Obviamente não vou comparar com meios pesados ou outros escalões, onde é muito mais fácil ser-se dominante… e realmente puxar para a conversa o Klitschko é injusto, especialmente quando o Foreman na primeira fase da carreira era algo para ser visto. Só respondi a alguém que afirma com toda a facilidade que o Brady é o melhor de sempre, apesar de nem ser unânime no seu desporto. Convém, digo eu, ser pelo menos unânime no seu desporto antes de ser de todos os outros, eu nem tampouco indiquei o melhor, apenas elenquei uma lista com candidatos, para vários gostos, e nela não entra Brady.

          • PQ91
            Posted Fevereiro 4, 2019 at 11:28 am

            mas estamaos a falar de atleta em termos fisicos ou em atleta termos de dominar um determinado desporto por um longo periodo de tempo. é bom lembrar que por ex. nos deportos individuais cada um so depende de de si. nos colectivos um atleta esta dependente dos outros. por muito merito que todos esses que enumeram tenham ha que ver em prespectiva a dificuldade as.variaveis de.cada desporto, nao é so ser o mais rapido ou mais.forte é muito mais que isso. lembrar tb que nos colectivos como na NBA MLB NHL tens de ganhar 4 vezes para eleminar o adeversario, e o futebol nao tem o cap constrain que os desportos no US tem. por is so digi que considerando tudo e o palmares e o facto de nunca ter tido uma super equipa como outros penso que em termos de por uma equipa em posicao de ganhar e no fim ganhar mesmo nao ha igual.

            • Kafka
              Posted Fevereiro 4, 2019 at 12:07 pm

              Nunca teve uma super equipa como outros lol… Os Patriots soa todos coachs, aliás ele nem sequer é treinador pelo melhor treinador de sempre nem nada…. Por Brady no mesmo saco de Michael Jordan ou Phelps, é brincadeira só pode

          • Jacobo
            Posted Fevereiro 4, 2019 at 11:29 am

            Comecei a ler e acabei logo em Lebron. Se dizes que esta a frente de Brady como melhor atleta e falar so porque sim. Um jogador que perde mais finais do que as que ganha nunca pode ser considerado o melhor de sempre.

            • António Hess
              Posted Fevereiro 4, 2019 at 11:54 am

              Mas o que importa é finais ganhas ou valia pessoal? Se assim for deves ter uns 10 de baseball + basketball acima do Brady, só por esse registo. Isto não falando de outros desportos…

            • Kafka
              Posted Fevereiro 4, 2019 at 12:26 pm

              Jacobo falas em finais perdidas e depois dizes que o Brady é melhor que o Jordan, tão mas tão bom

              • Jacobo
                Posted Fevereiro 4, 2019 at 3:06 pm

                O Jordan tem 6 finais o Brady tem 9. Para o Brady cada jogo é uma final. MJ pode ter uma noite menos boa que na a seguir recupera.

                • Kafka
                  Posted Fevereiro 4, 2019 at 3:40 pm

                  à pouco as derrotas contavam, agora já dás uma pirueta e as derrotas não contam, viva o contorcionismo….mas se queres falar de finais, então bora falar de finais, o Phelps tem 23 vitórias em 29 finais de Jogos Olimpicos…ah e o Phelps não tem ter noites menos boas como o Brady tem tido várias e que depois a defesa como ontem, lá vai salvar o Brady…

                  O Phelps com uma noite ma perde…o Brady como uma noite horrivel como a de ontem, ganha na mesma devido a uma defesa de sonho que o leva ao colo para mais um titulo

                  Mas primeiro de tudo vê lá se te decides, primeiro as derrotas conta, depois já não contam, navegas ao sabor do vento

                  • Kurt1904
                    Posted Fevereiro 4, 2019 at 4:48 pm

                    ainda existem as estafetas em que os colegas podem recuperar ;)

                    Tu a falares da equipa dos patriots não ser só coxos…a dos packers é, porque o teu querido QB leva um balurdio de dinheiro para casa. Que é o problema destas equipas, que ao darem tanto dinheiro aos qb ficam sem dinheiro para o resto.

                    • Kafka
                      Posted Fevereiro 4, 2019 at 5:19 pm

                      Fui o primeiro a criticar o Rodgers, alias disse-o logo aqui no inicio da época que o Rodgers é o melhor jogador dos Packers e é também o maior PROBLEMA dos Packers em virtude da sua enorme ganância por dinheiro…tanto que já o disse aqui várias vezes, que enquanto os Packers tiverem o Rodgers não voltarão a uma final do Superbowl, muito menos vencer

                      Portanto eu estou inteiramente à vontade para falar do Rodgers

      • Jacobo
        Posted Fevereiro 4, 2019 at 11:33 am

        Nem top 50 uau. Devias ir para analisador da espn. Irias encaixar mesmo bem. Na modalidade nao e unanime? O unico que se aproxima é o Jerry Rice, que ja tinha sido ultrapassado como GOAT, e este titulo veio so consolidar o estatuto de Brady.

        • JoseRibeiro
          Posted Fevereiro 4, 2019 at 11:53 am

          Lawrence Taylor e Jim Brown podem ter argumentos como GOAT.

        • Kafka
          Posted Fevereiro 4, 2019 at 12:05 pm

          Este título vem consolidar o quê mesmo? Se o mérito do título é da DEFESA dos Patriots e de mais uma estratégia brilhante do Belichick, esse sim o melhor treinador no mínimo dos mínimos deste século, para não falar de sempre

          O Brady com a defesa dos Packers hoje perdia fácil, e teria sido um passeio para os Rams

          • Kurt1904
            Posted Fevereiro 4, 2019 at 4:49 pm

            Volto a dizer, é impossível a defesa dos packers ser igual à dos Patriots, enquanto pagarem aquele balurdio de dinheiro a um QB.

            • Kafka
              Posted Fevereiro 4, 2019 at 5:21 pm

              Uma coisa não invalida a outra….O Brady ontem com a defesa dos Packers, teria sido humilhado, teria levado uns 30-13 ou algo similar….levava ele e levava o Rodgers uns 30-13 fácil

              Isso que falas é outra questão que eu também já abordei, do maior problema dos Packers ser o Rodgers e a sua ganância….

    • Luke
      Posted Fevereiro 4, 2019 at 10:26 am

      Roger Federer, Michael Schumacher, Valentino Rossi, Michael Jordan, Wayne Gretzky, Babe Ruth, Kelly Slater, Tiger Woods, Richie McCaw, Muhammed Ali. E sim, acho que Tom Brady também podia estar incluído nesta lista de 10, apesar de não ser tão unânime como estes.

      Estes 10 são para mim aqueles atletas em que “a modalidade se confunde com o atleta”. São atletas em que é impossível conhecer a modalidade sem os conhecer a eles, e até pode acontecer conhecer o atleta sem saber mais quase nada sobre a modalidade. Com Tom Brady também acho que isto acontece, apesar de ser num nível um bocado inferior. Por isso não acho escandaloso que ele esteja num top de melhores desportistas de sempre. Talvez não seja um top 10, mas se alargarmos um bocadinho ele entra.

      • António Hess
        Posted Fevereiro 4, 2019 at 11:16 am

        O facto da modalidade se confundir com o atleta significa pouco… há uns anos o Mike Tyson também se confundia com a modalidade boxe e nem entra no top-30 dos melhores de sempre. O Brady tem um aparato mediático acima da esmagadora maioria dos grandes desportistas, mas isso não faz dele o melhor de sempre.

        • Luke
          Posted Fevereiro 4, 2019 at 12:07 pm

          Se reparares eu não incluí Tom Brady nos meus 10, apenas disse que não ficaria escandalizado se alguém incluir.

          Percebo exactamente o que dizes em relação ao mediatismo ser diferente qualidade. No futebol também se pode dizer que CR7 é provavelmente o jogador mais mediático e mundialmente conhecido de todos os tempos (até pelo surgimento das redes sociais e etc) mas não é por isso que passa a ser o melhor de sempre do futebol (apesar de estar numa short-list de melhores de sempre da modalidade). E é exactamente por mediatismo não ser igual a qualidade que eu excluí Tom Brady dos meus 10, embora volte a dizer que não me choca que haja pessoas a incluir.

      • Luke
        Posted Fevereiro 4, 2019 at 12:10 pm

        Ah e queria fazer uma ressalva: esqueci-me de incluir atletas dos desportos mais “olímpicos”!! Falha minha. Acho que Bolt e Phelps pelo menos têm de entrar no meu top 10! Mas não sei quem tiraria… talvez tirasse Richie McCaw e Muhammed Ali, mas é difícil…

      • Red Wings
        Posted Fevereiro 4, 2019 at 4:28 pm

        Por favor, não deixem o Ronnie O`Sullivan (nem Stephen Hendry nem Steve Davis) fora destas listas. Eu sei que a maioria de vocês não deve gostar tanto de snooker como eu mas este é um caso claríssimo em que a modalidade se confunde com um atleta… É só a minha opinião…

        • Luke
          Posted Fevereiro 4, 2019 at 4:54 pm

          Tens toda a razão. Mas há tantos atletas que eu acabo por me esquecer daquelas modalidades que não sigo tanto. Mas tens toda a razão, apesar de não perceber patavina de snooker o ÚNICO jogador que eu conheço é Ronnie O’Sullivan, o que já quer dizer grande coisa.

  • MoJo
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 3:19 am

    One drive is all it takes!

  • Kafka
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 3:20 am

    Esta vitória é acima de tudo da defesa dos Pats, tiveram simplesmente imperiais, toda a defesa devia ser eleita a MVP da final… E claro é a vitória do mago Belichick, enquanto ele treinar os Pats, os Pats vão ser sempre a equipa a abater pelas restantes 31… Mas cuidado que estes Rams tb têm um “Bellichick” em potência para os próximos 30 anos… Com certeza que o Mcvay nos próximos 30 (terá 63 anos na altura) terá alguns Supeebowls no palmarés

    • Red Wings
      Posted Fevereiro 4, 2019 at 4:35 pm

      O que seria de Brady sem Belichik? E vice-versa? O que teria sido Michael Jordan sem Phil Jackson? E vice-versa? Sim, ontem a defesa dos Patriots foi intratável e deu uma lição de bem defender. Mas o Brady é claramente melhor a interpretar o jogo e a seleccionar jogadas do que Rodgers. Simplesmente Rodgers é um talento puro e inato a colocar bolas onde mete os olhos. O que seria Rodgers com Belichik? Nunca saberemos. Mas Brady foi o melhor de todos com as armas que teve…

  • MuchoG
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 3:22 am

    Admiro a longevidade de Brady mas ele acaba estes playoffs com 2 TDs e 3 INTs, os Rams marcaram 30 pontos por jogo na regular season e hoje só marcam 3. A defesa e o génio de Belichick (melhor treinador de sempre) foram a principal figura tal como nas suas primeiras 3 vitórias no Super Bowl.
    Brady tem todo o mérito de ainda ser eficaz aos 41 anos, perceber como encaixar no sistema e fazer o máximo para o sucesso da equipa. A reviravolta contra os Falcons é lendária mas nunca posso chamar o GOAT a alguém que já foi tão mediano em diversas vitórias do Super Bowl. Aliás nunca se pode declarar um melhor de sempre num desporto onde o treinador é a peça mais importante e onde há literalmente uma equipa para o ataque e outra para a defesa. O que é certo é que Brady é uma das maiores lendas do desporto americano, disso não tenho dúvidas.
    Espero que o MVP vá para Edelman, destacou-se de toda a gente, intratável no 1 vs 1.

  • Tomassdc
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 3:24 am

    Não estava a torcer por ninguém mas queria que LA ganhasse para parar a dinastia dos Patriots. Esta deve ter sido das piores exibições no SuperBowl de um QB que vi desde o Manning contra os Seahawks mas esse ao menos conseguiu um touchdown. O ataque dos Rams foi previsível (Bellichik a demonstrar que continua a ser dos melhores treinadores da liga) que, juntamente com o fraco jogo de Gurley, Goff, Cooks e a OL dos Rams impediram que a defesa dos Rams fosse premiada pela excelente exibição, aguentar o offense dos Patriots em modo playoffs de tal maneira que entraram no 4º quarter com 3 pontos não é para todos. Atenção que até o Brady não teve um mau jogo, a defesa simplesmente jogou demasiado bem, impedindo quase sempre o running game e levando o passing game quase sempre para o 3º down com exceções para algumas grandes jogadas de Edelman, Gronk, Hogan e o outro receiver que recebeu o passe fundamental no touchdown drive. Dito isto e dado que o offense game dos Rams se baseia no running game, o resultado era o expetável, só gostava que McVay tivesse apostado no Andersen mais cedo, dado que se viu a diferença clara de experiência.
    Numa nota final, embora tivesse gostado que esta SuperBowl tivesse sido disputada entre as duas melhores equipas, Saints e Chiefs, saem sempre a ganhar os suspeitos do costume não fosse a regra ridícula do overtime.
    MVP do jogo: Edelman (Patriots)
    Menção honrosa: Donald (Rams)

    • Fabio Jorge
      Posted Fevereiro 4, 2019 at 3:48 am

      Tenho que discordar, na minha opinião o Cooks fez um bom jogo

      • Tomassdc
        Posted Fevereiro 4, 2019 at 1:29 pm

        Eu digo fraco jogo já que só fez uma play digna de registo e sempre foi bem anulado pela defesa dos pats que, quando se previa pass, haviam quase sempre dois corners/safeties nele. No entanto, acho que é mais culpa do QB do que dele, por exemplo, houve uma drive (acho que até foi a única de jeito que eles tiveram) onde o Cooks curtou para dentro e estava completamente sozinho e o Goff escolheu (como quem diz, não viu) passar longo que resultou num incomplete pass e 3a down em vez de 1a

    • Big Ben
      Posted Fevereiro 4, 2019 at 4:19 am

      O gurley está desde a última semana da regular season com uma rutura parcial do ligamento. Só por isso tem andado apagado, e mesmo assim hoje ainda sacou umas corridas jeitosas. Já em relação ao goff, eu acho que se hoje estivesse o baker no lugar dele, a esta hora estávamos a falar do início de uma dinastia.

      • Tomassdc
        Posted Fevereiro 4, 2019 at 1:25 pm

        Não sabia da pequena lesão do Gurley, sendo assim faria ainda mais sentido apostar no Anderson mais cedo ou desde o inicio. Ele foi conseguindo umas jardas mas só a seguir ao Anderson sair e sinto que se pedia mais ao RB dos Rams. Sobre o Goff, nada a dizer, cada vez mais na NFL sinto que a experiência é o factor mais importante, nem o posso culpar, o MVP – Mahonnes – também teve dificuldades, só espero que não o afete nestes próximos anos. (E digo isto mesmo sendo dos Seahawks)

  • DNowitzki
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 3:39 am

    Edelman: merecidíssimo MVP!

    Tom Brady: não é o mais talentoso (Aaron Rodgers, Joe Montana), mas é o mais titulado, com diferentes rosters e sem estrelas sucessivas de primeiro plano e está sempre presente quando é preciso. A recuperação frente a Atlanta há dois anos, a exibição frente a Kansas há 15 dias… Brady é o GOAT!

  • Big Ben
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 3:54 am

    As olines hoje aproveitaram para meter férias. Apesar disso foi um jogo espetacular para quem aprecia o lado defensivo da bola. E o goff até meteu impressão desde o primeiro snap, sempre com cara de menino assustado. Honra aos vencidos e glória aos vencedores, que azia nesta parte. Que venha agora um ano de viragem para os meus steelers, chegar ao 7 nunca foi tão urgente como Apartir de hoje.
    E agora que a nfl acabou, chega este próximo fim de semana a competição para os meus Knights. Na Corunha é para dar o primeiro passo rumo ao título e consequente regresso à liga de onze. Go Knights and steelers.

  • RLuz
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 10:11 am

    A experiência venceu a juventude neste superbowl, BB “comeu de cebolada” S Mcvay.
    Jared Goff na minha opinião,acusou a pressão parece que nunca se sentiu confortável no “big stage”,fruto da inexperiência natural e também de um pouco de frustração de as coisas simplesmente a não saírem .
    Do lado da defesa dos Rams grande jogo e parece que as trocas e dinheiro investido na D valeu a pena o problema é que defrontaram uma equipa muito “batida” nisto!
    Do lado dos Patriots, penso que estiveram sempre em controlo do jogo.
    Stephon Gilmour passou de flop no ano passado para fazer a int que definitivamente acabou com o jogo, Tom Brady e Gronk apareceram no “crunch time” .
    Mas a grande figura do SB foi o Edelman grande jogo, a provar que é um dos jogadores mais underrated da NFL.
    Parabéns aos Patriots e a provarem mais uma vez que neste tipo de jogos é muito difícil apostar contra eles!

  • DNowitzki
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 1:39 pm

    18 anos, 9 finais, 6 títulos, num.desporto em que cada jogo é uma final. Falhar uma vez não tem recuperação. O homem chegou lá uma vez a cada dois anos, sempre com colegas diferentes e apenas com uma grande estrela ofensiva.

    Isto é brilhante! Ponto final! Argumentar com teinadores, defesas, etc., esquecendo que os outros também têm defesas e treinadores, etc., é ser absolutamente parcial e cego.

    A dupla BB é a maior de sempre no FA e das maiores em todos os desportos.

    O que fez em Kansas foi soberbo! Isto aos 41 anos.

    Outros podem ter mais talento inato, mas falham porque lhes falta tudo o resto. Pode estar-se cansado dos Pats, mas convém observar e saborear enquanto existem, pois é ver grandeza ao vivo.

    • Jacobo
      Posted Fevereiro 4, 2019 at 3:03 pm

      Pensava que era o unico a pensar assim. Obrigado

    • Kurt1904
      Posted Fevereiro 4, 2019 at 4:42 pm

      É exactamente o que eu penso. É fantástico.

      Gajos tipo Aaron Rodgers podem ter mais talento inato, mas se o que querem mais não é vencer (se não aceitava um salário menor para dar para outras estrelas) paciência.

      Brady quer acima de tudo ganhar, e isso é que distingue os grandes atletas da história. E a organização Patriots tem mostrado que quer igual, ao não dar todo o cap ao QB possibilita ter melhores jogadores a acompanhar, e isso neste momento faz a diferença.

      Quando estes qb estrela com contrato de rookie assinarem o máximo como o Aaron, vão hipotecar a restante equipa.

  • KRN86
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 4:37 pm

    É que acho mesmo piada aos argumentos “se o Brady tivesse uma defesa como este ou aquele perdia como qualquer outro”…Qual é a novidade em relação a isso? O futebol americano é um jogo com duas partes…defensiva e ofensiva…onde em cada parte joga uma equipa diferente. É evidente que se a equipa defensiva for péssima não há QB que resista por muito bom que seja…. Veja-se o que aconteceu no Super Bowl do ano passado, onde Brady fez um jogo histórico e perdeu por causa de um meltdown defensivo.

    Outro argumento para desvalorizar Brady é que só faz o que faz porque tem um treinador genial como Belichick. Sendo o futebol americano o desporto mais tático que existe, onde existem centenas de jogadas quer ofensivas, quer defensivas, é perfeitamente natural que para uma dinastia durar tanto tempo como a dos Patriots, tenha que haver por trás as mentes mais brilhantes em termos de treino. Até porque o futebol americano é essencialmente treino e preparação. A época dura apenas 5 meses.

    O que distingue Brady dos outros é a inteligência e capacidade de por em prática aquilo que a mente brilhante do treinador prepara. Brady percebe que o treino é importante e respeita o trabalho do treinador enquanto outros QB acham que sabem mais que as suas equipas técnicas e põem em causa os seus trabalhos, provocando até despedimentos. Brady ganha e já está a pensar em voltar ao trabalho para provar que o pode repetir enquanto outros ganham uma vez e já se acham lendas. E depois de tudo isso, Brady ainda tem a capacidade de virar jogos que parecem impossíveis (salvando Belichik), juntando à inteligência e trabalho, um sangue frio impressionante na hora da verdade. Brady motiva os seus companheiros como ninguém, fazendo-os acreditar que tudo é possível e acreditar na causa de New England. Brady sabe o seu lugar, as suas tarefas, é coachable, ao contrário de outros. Brady percebe e sabe lidar com Belichik. Brady pode não ter o melhor braço mas tem muitas outras características que compensam isso e que não são menos importantes, fazendo dele o melhor de sempre e nem sequer há ninguém perto dele.

    • Red Wings
      Posted Fevereiro 4, 2019 at 6:11 pm

      É só isto, nada mais. Alguém que mostre este comentário ao Kafka. Pode não ser o mais talentoso mas é sem dúvida o melhor. O segundo da lista nem sequer o consegue ver. Na NFL haverá sempre um AB (antes de Brady) e um DB (depois de Brady). E se só é fácil para ele por causa do treinador, porque é que o mesmo treinador na época anterior ao primeiro superbowl fez uma época 5-11 com um grande QB como era o Drew Bledsoe? A sorte do Belichik foi a lesão grave do Bledsoe que permitiu a entrada do Brady…

Deixa um comentário