Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Holanda consegue reviravolta nos últimos 5 minutos e elimina o México; Pragmatismo da Laranja Mecânica voltou a fazer a diferença

Holanda 2-1 México (Sneijder 88′ e Huntelaar 90’+3 e Giovani dos Santos 48′)

Os europeus levaram a melhor sobre os centro-americanos no primeiro duelo do dia e ficam agora à espera do vencedor do Costa Rica-Grécia, sendo certo que tem bastantes probabilidades de chegar às meias. A Holanda esteve a perder desde o início da segunda parte, mas conseguiu a reviravolta nos últimos minutos, com Robben a desequilibrar e Huntelaar a ser decisivo com uma assistência de cabeça e um golo de penalty. Quanto ao México, acabou por deitar tudo a perder na recta final do encontro, pagando pelo facto de ter recuado as linhas (quase abdicando do ataque) demasiado cedo. 

Quanto ao jogo, foi menos interessante do que seria de esperar, provavelmente devido ao calor que se fez sentir em Fortaleza. As duas equipas jogaram a um ritmo lento e tiveram dificuldades na criação ofensiva, proporcionando poucos lances junto das balizas. Ainda assim, o México foi superior durante a primeira parte, com Herrera mais uma vez em destaque (esteve perto de marcar). Na segunda parte, o golo madrugador de Giovani dos Santos, com um remate espontâneo de fora da área, alterou a postura das equipas. Van Gaal fez entrar Depay e a Holanda passou a jogar em 433, exercendo maior pressão sobre um México que optou por defender o resultado. Ochoa negou o golo aos holandeses com duas defesas fantásticas, mas nada pôde fazer para travar um remate de Sneijder na sequência de uma bola parada. Pouco depois, Robben ganhou um penalty e Huntelaar não vacilou, confirmando a vitória da selecção laranja.

Holanda – Apesar de os holandeses terem 4 vitórias em 4 jogos, o futebol praticado está muito longe de ser positivo. A turma de Van Gaal está a jogar com uma atitude demasiado conservadora – hoje só a perder é que entrou no jogo – e neste encontro ficou claro que apostar num sistema de 3 centrais não foi benéfico, já que a equipa esteve muito permeável defensivamente (Vlaar e De Vrij cometeram muitos erros) e ofensivamente não conseguiu encontrar soluções para penetrar na defensiva mexicana. O técnico holandês foi feliz com as entradas de Depay, que agitou a partida, e Huntelaar, decisivo na passagem, mas a verdade é que até então o conjunto voltou a depender exclusivamente das arrancadas de Robben. O craque cresceu no jogo quando passou para o lado direito e pelo quarto encontro consecutivo voltou a ser fundamental no sucesso da sua equipa. Destaque também para Sneijder, que, apesar de não ter conseguido fazer a diferença enquanto criador de jogo, acabou por empatar o encontro com um remate indefensável.

México – Depois da derrota do Chile, é a vez de mais uma selecção muito interessante do ponto de vista colectivo dizer adeus ao Mundial. Os mexicanos fizeram 87 minutos excelentes, disciplinados no plano táctico e com grande entrega ao jogo, mas a estratégia de Herrera (que se tivesse resultado o tornaria num herói no seu pais) acabou por condenar a equipa na recta final do encontro. Nem um super Ochoa, que juntou mais duas defesas do outro mundo ao seu vasto leque de grandes paradas, conseguiu evitar o remate de Sneijder e o penalty de Huntelaar. O trio de centrais esteve novamente muito bem (incluindo Reyes, que entrou para o lugar de Moreno) até Robben passar para a direita e colocar Rafa Márquez em grandes dificuldades. Salcido, no lugar do castigado Vázquez, não deu a mesma fluidez à equipa. Nas laterais, Aguilar atacou pouco e Layun, quando o fez, cruzou mal. O grande destaque do conjunto mexicano, especialmente durante a primeira parte, foi o portista Herrera, que voltou a impressionar pela sua capacidade técnica e facilidade de chegar à área contrária. Giovani dos Santos, depois de exibições mais apagadas, voltou a brilhar, enquanto Peralta fez um jogo esforçado na frente. Esta foi a 6ª eliminação consecutiva do México nos oitavos-de-final (1994, 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014).

0 Comentários

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Junho 30, 2014 at 12:39 am

    Acertei no meu prognóstico (errei nos outros), mas este era o que mais me interessava acertar.
    A vitória da Holanda é justa e podia ter disso mais tranquila não fora o duplo proencismo no final da 1ª parte.
    Mesmo assim, a 1ª parte da Holanda não foi famosa e o méxico esteve melhor. Foi preciso a Holanda estar a perder para jogar melhor. Van Gaal teve mais uma vez papel importante, assim como Robben, Sneider, Depay e Huntelaar, cuja ausência já estranhava.
    Penso que a Holanda poderá passar os quartos. Nas meias-finais, tudo é possível…

  • Nuno ellermann
    Posted Junho 29, 2014 at 11:24 pm

    fico em estado de choque em o pessoal dizer que nao foi penalti, respeitando obviamente a opiniao de cada um, mas o que eu vi foi o Robben fintar o Marquez , o Maequez Nao toca na bola, e pisa o pe esquerdo do robben e (o mas distante dele ) e bate tamben na perna direita, depois que o Robben teatrise um pouco tambem é verdade , mas ele assim iria perder o lance que tinha e muito bem trabalhado… era injusto que nao fosse penalti, toca no jogador e nao na bola na area , é o que??? factos sao factos

  • Rabensandratana
    Posted Junho 29, 2014 at 10:41 pm

    Pessoal, eu como não vi o jogo gostava que me dessem a vossa opinião em relação à exibição do Diego Reyes e do Herrera (este mais detalhadamente, já que a VM já referiu alguns aspectos.)

  • MosqueteiroSLB
    Posted Junho 29, 2014 at 8:19 pm

    carrega proença. a mostrar o que vales. 0.
    mais um portugues em altas.

    para quando começar a penalizar quem se atira ? nao marca penalties, mas deixa o jogador fazer simulaçao as vezes que quiser? ganha coragem.

    parabens ao mexico pela excelente prova. e a holanda, desde a goleada a espanha, nao impressionaram nada. duvido que ganhem

  • lizardking
    Posted Junho 29, 2014 at 7:58 pm

    Não concordo. Para começar o jogo e tendo em conta o elenco disponível esta é a melhor táctica para a Holanda apresentar. O 4-3-3 podia ser benéfico SE a Holanda tivesse:1) Centrais rápidos e bons na antecipação(não têm), 2) um médio defensivo de classe mundial e sem ser trintão e com um raio de cobertura alargado. Porque se jogasse em 4-3-3 com De Jong que é lento e dá muito cacete e com os centrais lentos, iria existir muito espaço entre linhas entre o MD e os centrais que ia ser aproveitado. Depois, Robben joga melhor assim, na frente, vagabundo do que encosta lo a uma faixa, depois RVP penso que não é jogador para cruzamentos, já é mais jogador para jogar em apoios e á entrada da área. Por isso esta táctica na minha opinião é a melhor, no entanto o 4-3-3 para as situações de desvantagem e que precisam de atacar mais é mais benéfica, mas apenas nesse contexto

    • Kacal l
      Posted Junho 29, 2014 at 9:59 pm

      lizardking,

      Pois… o Janmaat se não jogou, só pode estar indisponível (é um excelente lateral), e o Indi deve recuperar a tempo do próximo jogo.
      Quanto ao Clasie, eu dava-lhe uma oportunidade no próximo jogo.

    • lizardking
      Posted Junho 29, 2014 at 8:52 pm

      Aliás, ele próprio não está convencido, já pôs o De Guzman, agora o Wijnaldum, por isso não me surpreendido se ele pusesse lá o Clasie

    • lizardking
      Posted Junho 29, 2014 at 8:51 pm

      Sim. Não sei se o Janmaat estava indisponivel ou não(tinha o na fantasy), e o Indi não jogou de início porque ele saiu lesionado do jogo com a australia e sinceramente não me parece recuperado, por isso e também por falta de jogadores para aquelas posições pus o Kuyt, que realmente não é a melhor opção

    • Kacal l
      Posted Junho 29, 2014 at 8:36 pm

      lizardking,

      És capaz de ter razão, mas este 3-5-2 também não funciona se for para utilizar Verhaegh e Kuyt nas laterais, o melhor é continuar com Janmaat (quando estiver disponível) e Blind na esquerda, com o Indi a entrar para central, de resto, até concordo, mas continuo a dar uma oportunidade ao Clasie no próximo jogo.

  • Kacal l
    Posted Junho 29, 2014 at 7:33 pm

    Não gosto do 3-5-2 na Holanda, o Blind é polivalente, mas também não pode jogar em qualquer lado, depois os laterais não deram a profundidade necessária, o Verhaegh é um jogador mais defensivo e o Kuyt sempre foi sobrevalorizado e já não tem a velocidade de antes, para além de que estava à esquerda e isso ainda piora a situação.
    Depois o Wijnaldum tem que ter mais liberdade ofensiva e também não convenceu a 100%, acho que o Clasie podia ter uma oportunidade.

    Na minha opinião, mais vale apostar num 4-3-3, com: Cillessen, Janmaat, Vlaar, Indi/De Vrij (um deles), Blind, De Jong, Clasie (está na altura de testar), Sneijder, Robben, Depay (já merece uma oportunidade de inicio) e RVP; acho que o próximo jogo, seja contra a Grécia ou Costa Rica, é o ideal para fazer algumas alterações, este seria o meu 11.

    O México esteve bem, é uma equipa que pratica bom futebol, com garra e paixão e mereciam ir mais longe, mas a sorte não esteve do lado deles, destaque para o Ochoa (mais uma excelente exibição, merece um clube com outras ambições), Layun (muita qualidade e deu trabalho à defesa adversária), Giovani dos Santos (o que mais desequilibrou) e Peralta (grande capacidade de trabalho e dificultou a tarefa à defesa da Holanda), o Rafa Marquez voltou a destacar-se, mas cometeu uma falta que deu origem ao 2-1 da Holanda e manchou a exibição, mas fez um bom Mundial e mostrou que ainda não está acabado.

  • Veeder
    Posted Junho 29, 2014 at 6:51 pm

    O Ochoa é um caga tacos que tem uns instintos fantásticos. Quando acabar a carreira pode ir ainda jogar mais uns anos para guarda-redes de andebol.

    Confesso só que me preocupa um pouco a sua falta de centímetros, que eu sei que ele suplanta com um excelente posicionamento, mas que em certos lances pode ser fundamental

  • Veeder
    Posted Junho 29, 2014 at 6:42 pm

    Foi o Freitas Lobo, o Proença e o Jeremy que devia ir para adjunto do Proença…

  • Rodrigo
    Posted Junho 29, 2014 at 6:35 pm

    Sinceramente nao aprecio esta Holanda, sobretudo quando alinha naquele 3-5-2 da 1ª parte. No fundo, e uma Holanda "a italiana", sendo que nesta partida isso ainda ficou mais agravado porque os laterais (Verhaegh e Kuyt) nao conseguem dar muita profundidade, uma vez que o primeiro nao e muito ofensivo e o segundo estava a jogar do lado esquerdo, algo que emperrava sempre o jogo ofensivo por nao ser canhoto, e nunca fez essa posiçao durante a sua carreira.
    Alem disso, o medio que alinha entre o De Jong e o Sneijder tem vindo a mudar e ainda nenhum convenceu particularmente (aquele que apostava de inicio, Clasie, ainda nao calçou).
    Deste modo, esta Holanda vive muito do que os elementos do ataque podem oferecer, nomeadamente a criatividade do Sneijder (ate a alteraçao do sistema estava muito recuado) e, sobretudo, a velocidade e capacidade para desequilibrar do Robben (esta num nivel incrivel e so com ele e possivel a Holanda sonhar) aliada a grande qualidade de finalizaçao do Van Persie (hoje esteve bastante apagado). A alteraçao de sistema acabou por dar outra cara a esta Holanda, uma vez que os jogadores passaram a sentir-se mais confortaveis. O Kuyt no lado direito cresceu, o Sneijder passou a ter mais bola e com dois extremos declarados (Robben e Depay) a equipa passou a criar mais perigo, ate porque o Mexico nunca se conseguiu adaptar a esta mudança do Van Gaal.
    A vitoria acaba por ser justa, uma vez que a Holanda teve mais oportunidades e depois do 1-0 do Giovani fez por merecer a vitoria. Ainda assim, creio que o Van Gaal tem de pensar seriamente em tornar este 4-2-3-1 no sistema de jogo principal da Holanda.

    Em relaçao ao Mexico, e mais uma boa equipa que fica pelo caminho, mas que tal como o Chile deu uma boa replica. Na 1ª parte o Mexico esteve melhor, mas apos o 1-0 recuou demasiado e apos as mudanças da Holanda nunca soube adaptar-se. Destaque para o jogo enorme do Ochoa (guarda-redes para outros voos claramente), bem como para as boas exibiçoes do Giovani (o jogador + desequilibrador), do Peralta (deu bastante trabalho a defensiva holandesa), do Layun (fez o que quis do Verhaegh) e do Herrera a espaços (apesar de ter falhado varios passes). Por outro lado, o Marquez fez uma boa exibiçao, mas esta envolvido no lance do penalty.

    Por fim, dizer que esta Holanda com alguma matreirice e uma melhor qualidade de jogo pode chegar claramente a final. Na proxima ronda enfrentara Grecia ou Costa Rica, sendo novamente favorita, enquanto que nas meias-finais devera defrontar a Argentina caso tudo corra como previsto, sendo que este pragmatismo holandes pode surpreender a maior qualidade individual da Argentina.

  • Matt Le Tissier
    Posted Junho 29, 2014 at 6:31 pm

    México: Sexto mundial seguido a cair nos oitavos de final.

    Holanda: Primeira selecção na história dos mundiais a conseguir dar a volta a 3 resultados negativos no mesmo Mundial.

    O próprio recorde de "remontadas" em Mundiais foi igualado hoje (9), e ainda faltam bastantes jogos.

    Cumprimentos

  • Flávio Trindade
    Posted Junho 29, 2014 at 6:24 pm

    Duas equipas que ninguém acreditava, duas equipas que mereciam passar hoje.
    Repito aquilo que disse sobre o México, uma das Seleções mais esquizofrenicas do futebol mundial, que tanto podem ganhar a qualquer um como podem deitar tudo a perder em minutos…
    Van Gaal repetiu a gracinha e ganhou o jogo no banco com a alteração tactica e as entradas de Depay e Huntelaar.
    Mais um jogo enorme de Ochoa que apesar da eliminação estará no top 3 dos melhores keepers deste mundial.
    Uma palavra para a péssima arbitragem de Proença, à la liga portuguesa, deixando passar dois penalties claros (o existente sobre Robben foi um duplo penalty de todo o tamanho) e assinalando o que não existiu.
    A laranja está com um pé nas meias finais.

  • Kafka I
    Posted Junho 29, 2014 at 6:23 pm

    Errei na minha previsão, pois pensava que seria o México a passar, no entanto considero justo a passagem da Holanda, principalmente depois do golo sofrido não se deixaram ficar, foram atrás e o México foi-se aguentando graças a um Ochoa de outro Mundo, mas na parte final o México recuou demasiado o seu bloco e pôs-se a jeito por assim dizer…

    Agora a Holanda tem tudo para voltar a ir às Meias-Finais, o que a acontecer é um grande feito, pois convém não esquecer que antes do Mundial, toda a gente (eu incluído) dizia que esta era a Holanda mais fraca dos últimos anos, no entanto eles aí estão…

    • Tiago Fouto
      Posted Junho 29, 2014 at 7:24 pm

      A Holanda não é a mais fraca por causa do seu treinador. Se tivéssemos um treinador de jeito, também passaríamos aos oitavos de final…

    • lizardking
      Posted Junho 29, 2014 at 6:36 pm

      Não deixa de ser, e se calhar isso até os beneficiou ao nível das expectativas…

    • Fernando Martinho
      Posted Junho 29, 2014 at 6:34 pm

      Penso que a grande vitória da Holanda foi passar a fase de grupos com 9 pontos depois de golearem a campeã do mundo e da europa Espanha. A partir daí a laranja passou de pouco candidata a quase candidata principal (o quadro também ajuda). Por isso, penso que poderão ceder a alguma pressão ante um adversário ainda mais frágil (Grécia ou Costa Rica) e sentir ainda mais dificuldades nos "quartos".

  • Kacal l
    Posted Junho 29, 2014 at 6:16 pm

    Em tom de brincadeira, sublinho brincadeira, o Ochoa está a confirmar o mito do FM, eheh, quem jogou/joga sabe que ele tinha atributos muito bons, um CA e CP interessante e que depois rendia que era uma coisa louca, defendia tudo, era o GR "fetiche" de quase toda a gente, incluindo o meu, até porque não era muito caro, visto que estava no América (na altura), neste Mundial mostrou toda a sua qualidade e o seu real valor. :-)

    • Kacal l
      Posted Junho 29, 2014 at 8:36 pm

      Chilavert,

      Exacto, subscrevo. :-)

    • Chilavert
      Posted Junho 29, 2014 at 8:09 pm

      Alguem escreveu aqui que o problema do Ochoa era a altura(algures entre 183cm e 185cm) embora à 4 atrás esse Rojas não acarretava problema nenhum…
      Sobre a altura dos g-r ajuda de facto mas vejam o Bravo que tem 183cm e não falha um cruzamento!
      Repito: altura ajuda de sobremaneira mas a percepção é mais importante

    • Kacal l
      Posted Junho 29, 2014 at 6:53 pm

      LuísRafaelSCP,

      Exacto, subscrevo. :-)

      acover4u,

      Mesmo. xD

      Chilavert,

      Pois… essa decisão e insistência foi ridícula e não se entende, neste Mundial também não vinha com estatuto de titular indiscutível, até porque o seleccionador mexicano disse que já tinha escolhido 10 dos 11 jogadores, mas tinha duvidas quanto ao GR, mas acabou por escolher o Ochoa e não deve estar arrependido, concordo contigo a 100%.

    • Chilavert
      Posted Junho 29, 2014 at 6:47 pm

      Em 2010 o g-r titular era o Oscar "El Conejo" Rojas e foi uma insistencia do treinador da altura qu era o Aguirre(actualmente no Espanyol de Barcelona)
      Era uma insistencia ridicula num g-r com uma altura de 171cm(sim tão a ler bem) tecnicamente mediocre e já tinha passado a sua fase (em 2010 estava com 37 anos).
      Tinha estatuto e por isso é que jogou…

    • acover4u
      Posted Junho 29, 2014 at 6:41 pm

      Football Manager 2010. Ochoa no meu Benfica. Que sonho, que máquina. Comprova-se tudo o que disseram sem dúvida.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Junho 29, 2014 at 6:24 pm

      Realmente é verdade. Em 2010 lembro-me de ter ficado espantado por ele ter sido suplente, porque no FM era máquina e já se sabe, o FM raramente falha, e neste Mundial isso ficou confirmado (embora a partir dessa altura os seus atributos também tenham descido no próprio jogo).

  • Fernando Martinho
    Posted Junho 29, 2014 at 6:15 pm

    Confesso que já não acreditava que a Holanda encontrasse energias para derrotar um México que vende cara a derrota. Mas o resultado é justo, a laranja criou mais e melhores oportunidades e fez o suficiente para justificar a vitória, apesar das imensas dificuldades que sentiu e do mérito dos mexicanos. Ochoa voltou a brilhar (vamos ver se não se fica pelas boas exibições no Mundial) enquanto que as entradas de Depay e de Huntelaar revelaram-se decisivas para o sucesso holandês. Mas, acima de tudo, há que realçar mais uma exibição impressionante de Robben: correu como poucos, desequilibrou, nunca desistiu e acabou mesmo por ganhar o penalti que assegurou a passagem da sua seleção aos "quartos". É o elemento mais importante da Holanda, sem dúvida. Relativamente ao México, é eliminado mas deixou indicações muito positivas. Para uma seleção que quase nem conseguiu a qualificação para o Brasil (mudando várias vezes de treinador durante o percurso), os resultados foram excecionais: atingiram os "oitavos" e por pouco não chegavam aos "quartos".

  • Anónimo
    Posted Junho 29, 2014 at 6:13 pm

    Aquele Luis Freitas Lobo é talvez o pior comentador de futebol que conheço, só ele e o senhor Pedro Proença viram aquele penalti do Rafa sobre o Robben, ele que aprenda umas aulas com o Acácio e seja mais imparcial.

    México para mim a equipa que me deu mais gosto ver neste mundial, colectivamente os mais fortes deste mundial, fiquei com pena deles sairem. Força França ou Alemanha.

    Pedro

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Junho 30, 2014 at 12:25 am

      É claro que foi falta. Quanto ao Lobo, é uma matraca que não se cala. Até atropela o narrador.

    • Roberto
      Posted Junho 29, 2014 at 8:32 pm

      Foi falta, o é do Marquez está em cima do do Robben.
      https://gfycat.com/KnobbyHonestIriomotecat

    • Miguel Ferreira de Araújo
      Posted Junho 29, 2014 at 7:28 pm

      Luís Freitas Lobo não é árbitro, é comentador e dos bons (ao nível deste, no actual panorama televisivo nacional, só Carlos Daniel).
      Posto isto, podes sempre regalar-te com Bruno Prata ou Nuno Dias, na estação pública.
      Saudações

    • João Lains
      Posted Junho 29, 2014 at 7:00 pm

      Criticas um comentador com base num lance de arbitragem, se ainda dissesses que ele percebe pouco de futebol, seria justo. Agora os lances duvidosos estão muitas das vezes sujeitos à opinião subjectiva de cada um.

    • Hugo Silva
      Posted Junho 29, 2014 at 6:41 pm

      o Rafa pisou-lhe o pé querias o quê? Penalty claro

  • David Gomes
    Posted Junho 29, 2014 at 6:13 pm

    Por acaso na altura achei que o Herrera quis defender o resultado demasiado cedo. Estava com a convicção que se o México forçasse um pouco chegaria ao 2º golo mais tarde ou mais cedo, aquela defesa holandesa tremia bastante. Gostei do Depay, bons pés. Robben apareceu quando foi para o lado direito e basicamente é o único agitador do ataque. Ochoa mais do mesmo. Herrera e Reyes bem. Layun com a velocidade dele causou bastantes estragos. E o Aquino também entrou muito bem

    • Fernando Martinho
      Posted Junho 29, 2014 at 6:17 pm

      Então com o Martins Indi a jogar a defesa-esquerdo… Mas entendo a opção de Herrera, a sua equipa vencia e todos os cuidados eram poucos contra uma seleção como a Holanda, que dispõe de jogadores como Robben, van Persie e Huntelaar, capazes de marcar um golo a qualquer momento.

  • Anónimo
    Posted Junho 29, 2014 at 6:12 pm

    Não consigo perceber quem acha que foi justo…… Justo seria o prolongamento…. 1a parte ascendente do Mexico… A Holanda só acordou para a vida quando começou a perder e durante algum tempo jogou em chuveirinho… deu resultado? pois deu.. mas daí ser justo….. Acaba é por ser injusto para a equipa mexicana perder desta forma…

    P.s. Marquez á 2a não tirou o pé… foi fatal…

    Tiago76

  • van Basten
    Posted Junho 29, 2014 at 6:09 pm

    Bem, errei nesta previsão. Tinha pensado que seria o México a conseguir a passagem, e penso mesmo que, no cômputo geral, mereceram mais a vitória. Foi notória a ausência de Vazquez na hora de segurar a vantagem, algo que iria ter sempre muito peso.

    De qualquer forma, a maior surpresa para mim foi o pobre espectáculo a que se assistiu entre as que tinham sido até então das melhores equipas da prova.

    Apesar de não haver grandes destaques, o melhor em campo acabou por ser Robben, que apareceu na segunda parte.

    No México, destaco Maza e Rafa, apesar do lance da grande penalidade. Também Ochoa, que voltou a estar gigante, e sem culpa nos golos sofridos.

    Tinha dito aqui que gostava de ambas as equipas, por isso também fico satisfeito pela passagem dos holandeses, por quem agora torço do lado 'direito' do calendário. Mas este México abrilhantou e de que maneira a prova, e apesar de hoje não terem apresentado a intensidade e esclarecimento habituais, foram das equipas mais entusiasmantes de seguir.

    • lizardking
      Posted Junho 29, 2014 at 6:32 pm

      Acho que Marquez fez um jogo mau. Além de ter feito um penalty, esteve num outro penalty não assinalado sobre Robben e foi passado pelo menos 2 vezes na linha pelo Robben. Hoje foi dia não definitivamente. Mas depois da saída do Moreno, o México deixou de ter centrais rápidos e ágeis.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Junho 29, 2014 at 6:07 pm

    Futebol, futebol everywhere… tinha acabado de comentar que ia mais uma equipa europeia ser eliminada, e nem 30 segundos depois houve o empate!

    Bom golo do Giovani e um golaço do Sneijder. Mais uma óptima exibição do Ochoa que acaba por ser inglória.

    Fico contente, a Holanda é uma das minhas selecções preferidas em prova (juntamente com a Colômbia, Brasil e Alemanha), proporcionam bons espectáculos e têm Robben que para mim é um dos melhores do mundo (e nunca foi reconhecido como tal devido às constantes lesões).
    Têm tudo para chegar novamente à final…

    Quanto ao México, é pena, teve uma excelente prestação neste mundial!

    • LuisRafaelSCP
      Posted Junho 29, 2014 at 7:46 pm

      Gabriel Esteves,

      Corrijo. À excepção do jogo com a Espanha realmente os jogos não foram espectaculares, mas eu gosto de os ver jogar, essencialmente pelo Robben e por saber que podem realmente proporcionar esse bom futebol (se o seleccionador não for tão conservador e apostar em jogadores mais criativos no ataque e jogar com 4 defesas)

    • Gabriel Esteves
      Posted Junho 29, 2014 at 6:58 pm

      A Holanda tem dado bom espetáculos? Não tenho a mesma opinião, mas pronto…

  • Chilavert
    Posted Junho 29, 2014 at 6:05 pm

    Fez se luz na cabecita do Van Gaal(teve a 5 minutos de levar o titulo de burro da jornada) ao mudar a tactica de um inarravel e contra natura 5-3-2 para um dinamico e genetico 4-3-3!
    Holanda em 4-3-3 é candidata ao titulo, em 5-3-2 corre o risco de ser eliminada por uma selecção menor.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Junho 30, 2014 at 12:22 am

      As duas coisas João.

    • João Lains
      Posted Junho 29, 2014 at 6:58 pm

      Dizimou a Espanha ou capitalizou todos os erros que a Espanha permitiu?

    • Chilavert
      Posted Junho 29, 2014 at 6:37 pm

      Não foi pela tactica que dizimou a Espanha.
      A Holanda foi hoje bastante mais forte e capaz em 4-3-3 porque o sistema natural e onde os seus jogadores conseguem explanar melhor a sua qualidade.
      Em termos defensivos Van Gaal deveria procurar melhorar o 4-3-3 em vez de forçar os jogadores em jogar a uma tactica que obviamente não lhes "assenta".

    • Anónimo
      Posted Junho 29, 2014 at 6:30 pm

      Chilavert a sua natureza é quando tem jogadores para isso, esta Holanda não é a tradicional Laranja Mecânica porque simplesmente não tem qualidade suficiente nos jogadores, é um elenco muito jovem e este sistema foi o que o Van Gaal encontrou para equilibrar a equipa e até agora tem sido fantástico, já que passou em primeiro o grupo mais dificil só com vitórias e com o melhor ataque.
      Mário

    • Ricciardo
      Posted Junho 29, 2014 at 6:19 pm

      A Holanda do 5x3x2 dizimou a Espanha…

      isso dos sistemas depende muito do adversário e da forma jogar do oponente….

    • Chilavert
      Posted Junho 29, 2014 at 6:18 pm

      Mas estará sempre mais proxima de ganhar…contrariar a "sua natureza" nunca é benéfico!

    • Luís Resende
      Posted Junho 29, 2014 at 6:15 pm

      e em 4-3-3 arrisca-se a ser eliminada por uma selecção maior…

  • Ricardo Ricard
    Posted Junho 29, 2014 at 6:05 pm

    Muito injusto este afastamento para o México e pior ainda da maneira que foi com o empate já quase nos 90 e depois um penalty. Por mais talento que tenha e seja ou não penalty,este Robben,os seus teatrinhos e exageros cada vez que sofre uma falta,já ultrapassam os limites do nojo.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Junho 30, 2014 at 12:21 am

      Esses comentários sobre o Robben são delirantes. O homem sofre 3 (TRÊS) faltas para penalty. Ponto. Teatrizou a última? É normal, depois de o árbitro tger feito vista grossa às duas primeiras. Já agora, as primeiras viram-se bem à primeira, não foi preciso repetição nem slow motion.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Junho 29, 2014 at 9:09 pm

      lamento jeremy.
      tens aqui o que o proprio robben disse sobre o lance da 1º parte

      «Na primeira parte mergulhei, quando não havia falta. Fui estúpido e não deveria fazer isso. Depois, no fim da partida, existiu falta sobre mim».

    • Fura
      Posted Junho 29, 2014 at 6:35 pm

      Os jogadores de futebols TODOS são mais ou menos assim…Queria vê-los a jogar em pelados….

    • João
      Posted Junho 29, 2014 at 6:30 pm

      Pisa mas é juízo. E fica pelo menos um livre directo, senão penalty, por marcar a favor do México na primeira parte. Ou já não interessa? É que dois rotativos na cabeça ao mesmo tempo julgo que ainda é falta.

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 29, 2014 at 6:27 pm

      Mas eu disse que o México foi roubado? Estou a falar de faltas normais e de outras que nem existem e o Robben se atira constantemente de forma dramática para o chão. Há grávidas nos partos que sofrem menos do que o Robben em algumas faltas.

    • Jeremy
      Posted Junho 29, 2014 at 6:24 pm

      Claro que é provocado pelo Robben, mas não deixa de ser Penalty, o Marquez pisa-o no pé de apoio e ele teatraliza um pouco a queda mas não deixa de ser falta…

    • Fernando Martinho
      Posted Junho 29, 2014 at 6:22 pm

      O lance da 1ª parte é jogo perigoso, claramente, do(s) defesa(s) mexicano(s), mas o 2º penalty é duvidoso.

    • dário cardoso
      Posted Junho 29, 2014 at 6:18 pm

      O penalty da 1a parte é claro mas o do fim do jogo é cavado. Típico no Robben

    • RuiPico_FCP
      Posted Junho 29, 2014 at 6:18 pm

      O penalty que deu o golo é bastante claro?!? enfim,mais um bom mergulho do Robben…o da 1ª parte sim era para penalty,mas só mesmo em slow motion é que deu para ver bem os toques que o Robben levou da parte dos centrais Mexicanos,porque sem repetições ninguém diria que era jogada para penalty..

    • Jeremy
      Posted Junho 29, 2014 at 6:11 pm

      Ganha Juízo se há alguém prejudicado é a Holanda…

      O Robben na primeira parte sofreu um penalty claro como a água (2 faltas no mesmo lance) e o penalty que dá o golo é bastante claro…

      Ainda á outro lance um pouco duvidoso sobre ele mas aí já dou o beneficio da dúvida ao Proença pois não tenho a certeza se é falta ou não mas podia perfeitamente ter marcado, que não seria escandaloso.

      Não sei porque é que é injusto a Holanda jogou tão bem como o México e teve mais lances de golo.

  • Veeder
    Posted Junho 29, 2014 at 6:05 pm

    Estou triste com o desfecho final mas o futebol tem destas coisas.

    Os Aztecas que deram um banho de bola que não esperava na 1ª parte, depois caíram no erro de querer segurar o resultado e foi o que se viu. Não que a Holanda na 2ª parte tenha feito um jogão – aquilo foi Robben e pouco mais, mas as bolas foram pingando na área umas atras das outras e com o Proença a dar uma ajudinha, temos praticamente um Holanda- Argentina numa das meias finais.
    Também seria bastante interessante ver um Duelo Argentina-México, mas enfim…

    Acho que o Proença depois da exibição pobre de hoje deve vir acompanhar os nossos tugas e ser recambiado. Faltou um penálti sobre uma eventual falta sobre Herrera na área e depois cai na esparrela do Robben que tanto procurou aquele lance. Enfim, é finalmente o espelho do árbitro que ele é dentro de portas.

    Continuo a achar o Herrera um monstro no meio campo. O homem corre quilómetros, é um verdadeiro 8 box to box e está em todo lado.
    Quanto ao Indi, grande cepo. Parece um tronco com pernas. Comparado com Maicon, Mangala e até Abdoulaye, mesmo jogando no lado esq e acusando uma eventual falta de adaptação ao lugar, não gostei de o ver.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Junho 30, 2014 at 12:19 am

      Quando me lembro que o Porença fez de conta a duas faltas para penalty sucessivas sobre o Robben na 1ª parte e ainda vem chorar pelo México. Fez uma razoável 2ª parte e acabou aos 55 min. A Holanda mudou, jogou até ao fim e mereceu ganhar.

    • João Lains
      Posted Junho 29, 2014 at 10:06 pm

      Só tinha visto uma repetição de outro ângulo, e como o Robben disse que tinha simulado.

    • João Lains
      Posted Junho 29, 2014 at 9:02 pm

      Têm razão, estava a confundir com outro lance.

    • Diogo A. B.
      Posted Junho 29, 2014 at 8:55 pm

      O primeiro jogador do México nem lhe toca? Vi isto pela primeira vez hoje

    • Roberto
      Posted Junho 29, 2014 at 8:30 pm

      E o penalty é bem assinalado. O Robben pode fazer fita demais mas o pé do marquez fica claramento em cima do robben.
      https://gfycat.com/KnobbyHonestIriomotecat

    • Roberto
      Posted Junho 29, 2014 at 8:28 pm

      https://gfycat.com/YawningAromaticAzurevasesponge
      Vê isto e diz-me com cara sério que o primeiro jogador nem lhe toca. E o que é que tem de o segundo jgoador estar no chão? No chão as faltas não contam?

    • João Lains
      Posted Junho 29, 2014 at 6:57 pm

      Jeremy, ganha juízo… o primeiro jogador do México nem sequer lhe toca, e o segundo está no chão quando se faz à bola, e senão me engano, o Robben estava se a levantar nesse momento. Sarrafadas, como caem no exagero.

    • Jeremy
      Posted Junho 29, 2014 at 6:20 pm

      Mas que jogo é que viste, este não foi de certeza…

      Banho de bola na primeira parte? Por favor na primeira parte ninguém jogou nada, em parte por causa do calor, o México teve mais bola mas não fez nada de jeito com ela só teve um lance do Herrera que me lembre.

      Depois se o Proença ajudou alguém foi um México, na primeira parte o Robben leva duas sarrafadas na mesma jogada dentro de área e nada foi assinalado, o Penalty que ele assinala é claro como a água e ainda á outro toque no pé do Robben que podia ter sido perfeitamente penalty embora não seja claro.

  • Tiago Martins
    Posted Junho 29, 2014 at 6:02 pm

    Que Mundial fantástico!

    Ganhou a Holanda, ganhou Van Gaal (as entradas de Depay e de Huntelar mexeram com o jogo) a Herrera (que defendeu demasiado cedo a vantagem de um golo).

    Quem diria que uma selecção apontada ao fracasso logo na fase de grupos está com um pé nas meias-finais do Mundial…

    Quanto a Ghilhermo Ochoa é "uma montanha em forma de guarda-redes". Sai do Mundial muito valorizado e será dos alvos mais apetecíveis no mercado internacional.

  • João Lains
    Posted Junho 29, 2014 at 6:02 pm

    Esta Holanda não me encanta nadinha, esta abordagem pragmática dá frutos, mas é pena ver uma selecção como a do México ficar pelo caminho. Gostei das entradas tanto do Aquino, como do Depay. Ochoa, Herrera estiveram uma vez mais a bom nível. A Holanda vive à base dos raides do Robben. Foi assim com o Chile, com a Austrália nem a vitória mereciam, e com a Espanha tiveram mérito na forma como fizeram pagar caro os erros do adversário. Para a história não vai ficar….

    • Anónimo
      Posted Junho 30, 2014 at 12:41 pm

      A Holanda dos anos 70,80 e 90 (principalmente dos anos 70 e 80) praticava um futebol ofensivo que encantava todo o Mundo e que resultados práticos tirou disso? Apenas um campeonato da Europa em 88. Para as selecções fantásticas que a Holanda teve nessas décadas é manifestamente pouco.
      Uma equipa de topo para conseguir vencer alguma grande competição tem de ser equilibrada e a Holanda, com a matéria prima que tem neste momento, precisa mais do que nunca de mostrar esse pragmatismo em todos os jogos, já que em termos de qualidade esta selecção está a anos luz quando comparada com as fantásticas selecções das décadas que referi acima.
      Esta abordagem que a Holanda está a ter neste mundial faz-me parecer que aprendeu com os erros que cometeu durante décadas e muito se deve ao trabalho de Van Gaal que é um treinador fantástico. Finalmente perceberam que mais importante do que ficar para a história pelo futebol que praticam são os títulos.

      Filipe Silva

    • João Lains
      Posted Junho 29, 2014 at 6:55 pm

      Às vezes tenho a sensação que estou a falar com pessoas bem mais novas do que eu, a quem tenho de explicar o significado de todas as expressões que utilizo, pois de outra forma, continua a bombardear-me com preciosismos. É claro que quem fica para a história são os campeões. Não fiz exigência nenhuma, eles jogam como querem, agora não sou obrigado a simpatizar com este estilo.

      Jeremy isso não está em causa, a Colômbia não jogaria pior senão tivesse o James, simplesmente seria mais fraca. Existem ali processos trabalhos, o envolvimento dos laterais no processo ofensivo, as combinações que estes fazem ora com os extremos ora com os avançados que descaem sobre uma das alas, etc.

      Não Gomes, esta Holanda não vive à base dos raides do Robben, este progridem no terreno com um jogo apoiado, com inúmeras triangulações pelo corredor central, os avançados dão-se muito ao jogo, etc.

      Só falta dizerem que o México partia como favorito para este encontro, porque tem melhores executantes que a Holanda. Quem me dera viver com as limitações deles…

    • Anónimo
      Posted Junho 29, 2014 at 6:37 pm

      Exato Fernando Martinho, longe vão os tempos em que a Holanda se dava ao luxo de ter jogadores desse calibre. 90 % das pessoas nem acreditava que passariam da fase de grupos, quanto mais com 3 vitórias e uma goleada à campeã do Mundo e é mais que compreensível, com uma convocatória baseada em jogadores da Liga Holandesa sem qualquer experiência a nível internacional chegar a esta fase, só demonstra o trabalho fantástico do Van Gaal.
      Mário

    • Anónimo
      Posted Junho 29, 2014 at 6:26 pm

      Esta é nova, acabam em primeiro no grupo mais complicado, com o melhor ataque da fase de grupos, mas simplesmente foi tudo à base de raides do Robben . Mentaliza-te que esta equipa holandesa é capaz de ser dos elencos mais fracos que já esteve num Mundial e com isso não há milagres, é jogar para ganhar, isto não é um concurso de joga bonito e se ganharem o Mundial obviamente que vão ficar para a história, que conclusão mais ridícula.
      Gomes

    • Fernando Martinho
      Posted Junho 29, 2014 at 6:25 pm

      Concordo com o Mário, era bom haver Rijkard, van Basten, Ruud Gulitt, Koeman… mas com os jogadores que têm à disposição é difícil fazer melhor. É o mesmo que dizer que o Uruguai era candidato a vencer o mundial só porque venceu dois na 1ª metade do século.

    • Fernando Martinho
      Posted Junho 29, 2014 at 6:21 pm

      O Herrera parece-me um jogador para equipas "menores", isto é, é um jogador intenso, incansável, que pressiona muito bem e importuna muito os jogadores adversários, mas que não é o melhor elemento para construir jogo, para sair a jogar pausadamente. Mas isso são pormenores para lapidar.

    • Anónimo
      Posted Junho 29, 2014 at 6:17 pm

      Então quem é que vai ficar para a história ? As equipas que ficam pelo caminho ? A Holanda joga dentro daquilo que são as suas limitações. Ou agora queres que joguem o futebol bonito só porque aprecias o tradicional jogo holandês, se não tem jogadores para isso não há milagres.
      Mario

    • Jeremy
      Posted Junho 29, 2014 at 6:16 pm

      A Holanda realmente não encanta, mas quem é que joga mais tirando a Colômbia e a França? Brasil ou Argentina jogam pior e eu tb não gosto particularmente desta Alemanha.

      Isso de viver á base de um jogador é natural quando se tem craques como o Robben, sem James a Colômbia pouco valeria tal como a Argentina sem Messi.

      O que acho claro é que a Holanda devia jogar em 4-2-3-1 com Depay na esquerda e Robben na direita com Sneijder a 10, sempre que jogaram assim o futebol deles melhorou.

    • Fernando Martinho
      Posted Junho 29, 2014 at 6:08 pm

      Tenho certeza que preferem vencer o mundial do que ficar para a história pela forma como jogam. A atitude é normal, perante uma seleção aguerrida e entusiasmada como o México o melhor era ter cuidado, e um jogo muito ofensivo seria prejudicial. A laranja não fez um bom jogo, é verdade, mas segue em frente, e isso é que interessa.

    • Tiago Martins
      Posted Junho 29, 2014 at 6:06 pm

      O Herrera parece outro jogador na selecção.

      Novo Donovan ou irá rebentar para o ano?

  • Rodolfo Trindade
    Posted Junho 29, 2014 at 6:01 pm

    México a cair aos pés da Holanda numa vitória justa! Ainda assim grande entrega do México e um belo golo de Gio dos Santos!

    Homem do jogo Huntelar, entrou muito bem no jogo e acaba por fazer uma assistência e um golo!

  • André CG
    Posted Junho 29, 2014 at 6:00 pm

    Grande força da Holanda, que apesar de continuarem a pôr estes jogos à uma nas piores cidades, arranjou energia para ir em busca do golo. E continuamos com representantes europeus!
    Acho que o México sofreu de um pouco de excesso de confiança na parte final, com olés do público…

Deixa um comentário