Brasil 0-3 Holanda (Van Persie 3´g.p., Blind 17´ e Wijnaldum 90´+1)
Holanda – O 3.º lugar sabe a pouco e está longe de ser o que os holandeses pretendiam. Mas observando esta selecção, e como tínhamos indicado nos prognósticos (nem acreditávamos que passassem a fase de grupos), acabar a competição sem sofrer derrotas durante os 90 minutos é extraordinário (já na qualificação tinham esmagado a concorrência). E o mérito é todo de Van Gaal, que pegou numa formação que, apesar de ter uma individualidade muito acima da média (Robben) está longe de ser uma potência, e por pouco não chegou ao sonho. O futuro treinador do Man Utd juntou à organização e mestria táctica, uma capacidade fora do normal de potenciar elementos que neste contexto conseguiram quase ultrapassar-se e realizaram um grande Mundial. Kuyt, ex-avançado centro, foi um dos melhores laterais do Mundial; Vlaar e Stefan de Vrij exibiram-se como poucos centrais nesta competição, Blind foi eficaz em todas as posições, e no geral praticamente todos os elementos cumpriram e deram mais do que provavelmente sabem. Quanto ao jogo com o Brasil, acabou por correr de feição à “Laranja Mecânica”. Aos 17′ já vencia por 2-0 e depois bastou ter alguma organização defensiva para controlar este Brasil, e basicamente acabou por ser um espelho do que foi a Holanda neste Mundial: organização e um super-Robben na frente. O extremo do Bayern (incrível a quantidade de faltas que sofreu) voltou a realizar uma grande exibição, esteve no lance do 1-0 que decidiu o jogo, fartou-se de correr (parece sempre que vai em 3ª e os adversários em 1º), desequilibrou e é claramente um dos grandes nomes do Brasil 2014.
Brasil – Fica a ideia que este 4º lugar até acabou por ser bom demais para o futebol que a “Canarinha” apresentou. Alemanha e Holanda conseguiram aquilo que Croácia, México e Chile não alcançaram por pouco (estes 3 conjuntos não foram inferiores ao Brasil) e colocaram o organizador da competição numa situação humilhante. Para além de ter sofrido o maior número de golos em Mundiais (14), a selecção de Scolari perdeu 2 jogos oficiais consecutivos em casa, pela 1ª vez na história, e terminou a competição com um saldo de golos de -3 (a única vez que o Brasil tinha ficado “negativo” tinha sido em 1934 e 1966, com -2). Muitos recordes negativos para o país do futebol e para a selecção com mais Mundiais conquistados – veremos se estes números têm algum impacto nas estruturas da CBF. Esta noite, nova derrocada inicial, com dois golos sofridos nos primeiros 20 minutos e muitos erros de palmatória na organização defensiva. Oscar foi dos poucos a tentar remar contra a maré, mas as suas arrancadas deram em… nada. Luiz Gustavo e Paulinho estiveram em evidência, pela negativa, tal como todo o sector defensivo (mau demais para ser verdade). David Luiz continua a não justificar os 50 milhões de euros, voltando a cometer erros de posicionamento graves (hoje ainda ofereceu o 0-2), enquanto William, Ramires e Jô (apostas para esta partida) não fizeram melhor que Bernard, Hulk e Fred na partida frente à Alemanha.



0 Comentários
Kafka I
E o Brasil mantém-se em depressão profunda, mais uma derrota e uma exibição medíocre deste Brasil, num jogo sem história e que aos 15 minutos já estava resolvido (admito que cheguei a pensar que iam levar outra coça das grandes hoje)
Quanto ao jogo, o Robben continua a andar de mota enquanto os restantes 21 jogadores andam a pé…e o Brasil ofensivamente continua a ser deveras patético, já que resume o seu jogo a por a bola no David Luiz (continua a justificar cada cêntimo dos 50 milhões que deram por ele…ou então não) e depois chutão para a frente na esperança de um dos extremos apanhar a bola e desequilibrar, ou seja, isto é futebol ao nível da distrital….
Por fim, depois de 39 anos e 65 jogos sem perder um jogo oficial em casa, o Brasil tomou-lhe o gosto e já vai na 2ª derrota consecutiva em casa, e escusado será dizer que é a primeira vez na história do Brasil que perde 2 jogos oficiais seguidos em casa…
Referir ainda que o Brasil não perdia 2 jogos consecutivos num Campeonato do Mundo, à 40 anos, desde o Mundial 1974, quando perdeu no último jogo da 2ª fase de grupos contra a Holanda e depois no apuramento do 3º e 4º contra a Polónia
Referir por fim que o Van Persie ao ter marcado o 1º golo da Holanda, marcou aquele que foi o golo nº 100 sofrido pelo Brasil em Mundiais
van Basten
Também comecei a ter essa ideia depois do 2-0, Kafka. Fiquei com a ideia de que, se a Holanda quisesse mesmo, poderia ter espetado pelo menos uns 5.
Já não há Ronaldinho, Ronaldo, Kaka, Rivaldo, Cafu, Roberto Carlos, Falcão, Zico, Pele, Garrincha, Romário, Bebeto, etc etc etc.
Que continuem a olhar apenas para o talento que não têm neste momento, que assim passam a ser uma equipa a menos com que os outros candidatos têm de se preocupar nos próximos Mundiais.
Kafka I
Nem mais Van Basten, tacticamente estão 30 anos atrasados em relação à Europa, mas mesmo assim continuam agarrados às estrelas do passado, o problema é que os jogadores de hoje nem para limparem as chuteiras do Romário, Garrincha, Pele, Fenómeno, Zico e afins serviam…e quando não há estrelas para suprimirem as debilidades tácticas, não há nada que se possa fazer…
Anónimo
É verdade que o Brasil não tem esses grandes jogadores, mas os que lá estão não deixam de ser fantásticos. Penso que é uma das poucas seleções no mundo que não precisa de viver das glórias do passado pois tem soluções fantásticas para qualquer posição. Também penso que o argumento da indisciplina tática não é válido, pois maior parte dos jogadores joga na Europa em equipas com elevado rigor tático. A meu ver o grande problema vem de cargos com maior responsabilidade… Para mim outra das causas desta péssima campanha está relacionada com tudo o que aconteceu relativamente a este mundial, nomeadamente a revolta do povo brasileiro, e basta ver a entrevista do David Luiz no final do jogo com a Alemanha. Já que falo nele, acho um pouco injusto colocar tantas culpas no David Luiz, quando todos a equipa esteve a um nível bastante mau
Tiga
Kakfa a cada notícia do VM, venho sempre procurar os teus comentários, sem dúvida alguma, és um dos que consegue ter opiniões mais correctas e acertadas, mantendo sempre, ou quase a imparcialidade.
Quando ao Brasil, a culpa está na CBF, ou contratar um treinador que entende mais de psicologia e religião que de futebol
Kafka I
Desde já agradeço o elogio Tiga, muito obrigado :)
Gabriel Berigo
Brasil está com uma maré de azar por cima incrível, e ainda como brinde tem Felipão como técnico e Fred e Jo como centroavantes hahaha
Kafka I
Ai tu achas que o que aconteceu ao Brasil nestes 2 jogos foi apenas azar? então continuem a achar isso, que vão pelo rico caminho vão…
Rodrigo
Azar ?
van Basten
Maré de azar??
Atenção que azar e incompetência absoluta são coisas bem diferentes.
MosqueteiroSLB
claro que e azar.
o jogo contra a alemanha estava renhido. podia ter caido para qualquer lado. por acaso ganhou a alemanha, mas so por acaso.
nao e mare de azar, e um banho de realidade, a vossa sorte foi nao ter acontecido a mais tempo
Gabriel Berigo
Sim, azar e Felipão com sua "Família Scolari"
Anónimo
Mas qual azar? Estes desaires são consequência natural da falta de qualidade desta equipa. Já havia sido dito que esta convocatória era ridícula face a gerações anteriores e isso ficou demonstrado contra as equipas de melhor nível. Os pontas de lança brasileiros (Fred e Jô) estão ao nível dos talentosos Hugo, Postiga ou Éder. Medíocre esta selecção, da qual sobressai e muito Neymar. Leva a equipa às costas e, tal como o VM frisou há uns dias, é incompreensivelmente desvalorizado por cá.
Zé Carlos
lizardking
Quando o Brasil leva banho de bola da pior Holanda a nível individual dos ultimos anos (pelo menos que me lemnbre) é mesmo para parar e reflectir
Gabriel Berigo
Ze Carlos não compare a seleção Brasileira com a Portuguesa, isso não tem fundamento.
Brasil é pentacampeão, Portugal em termos de seleção é uma seleção pequena, sem títulos.
Anónimo
"Pior Holanda a nível individual dos últimos anos" parece-me completamente exagerado, além do mais, esta Holanda é provavelmente a mais evoluída em termos tácticos dos últimos anos.
Zé Carlos
lizardking
A selecção não é, mas o Fred e o Jô não são muito diferentes….
van Basten
Parece-me que até o Portugal que tivemos neste Mundial tinha sido suficiente para vencer este Brasil.
Gabriel Berigo
Sim
Ricardo
Portugal dava 3-0 a este Brasil.
Postiga fazia 2 golos.
Anónimo
Gabriel, eu também não quero entrar em comparações mas se quiser ir por aí, Portugal tem 10M de habitantes, 10M de habitantes tem S. Paulo. 3,5M de habitantes tem o Uruguai e esse mesmo país pregou-vos uma partida em 1950.
Miguel Almeida
lizardking
Zé Carlos, vá ver a selecção holandesa de 2010 e compare com esta…
Anónimo
A tua arrogância perante portugal é notável….viste o brasil jogar? Não tens um pingo de humildade? Equipa pequena? A história não faz o futuro!
É por brasileiros como tu q estava a torcer q perdessem por mais, acham.se os melhores do mundo. Mas à excepção da primeira parte com a colombia nao jogaram nadinha o mundial todo.
José
JM
E este ainda continua a bater na mesma tecla… azar? Irra…
Mas pronto, devia-se ter convocado o Ganso e o Lucas não é? A defesa que se lixe, só está lá para mandar balão prá frente e os extremos que se amanhem. E o meio campo serve para pastar.
Anónimo
Tal como afirmei há dias, um país com a população que tem o Brasil (200 Milhões, mais milhão menos milhão, o que para vocês é irrelevante) aliado ao efeito que a elevadíssima pobreza tem nos míudos (potencia a prática futebolística, já que é a única coisa com que podem sonhar), as exigências com a selecção brasileira não podem ser as mesmas de nenhuma outra selecção! Sob este ponto de vista, os vossos títulos não devem ter o significado que apregoam, pois trata-se de uma causa bastante óbvia e natural.
Aconselho-te portanto a moderares essa opinião, bastante típica dos brasileiros, que têm enormes complexos com portugueses. Foi portanto com muito agrado que vos vi serem vergados com 10 golos em 2 jogos (isso é obra também) porque, Gabriel, vocês brasileiros não são "povo irmão" nenhum. São sim invejosos, veneram culturas (como a alemã ou americana) que não querem saber "porra" nenhuma de vocês. Neste momento, são apenas sinónimo de enxovalho mundial.
Zé Carlos
Gabriel Berigo
Sim, somos os melhores.
Rui Miguel Ribeiro
Claro que são os melhores. Apanharam 10 em 2 jogos em casa. São a equipa que mais golos sofreu em casa. Ridicularizada mundialmente. Realmente têm muitos galardões para exibir!
Continuem que vão bem!
Luke Van Diesel
Eu fico a pensar se isto é falta de inteligência, falta de educação ou falta de conhecimento futebolístico. Por isso é que o Brasil nunca vai avançar, 90% é como o Gabriel que acha que tudo está bem e continuam os melhores. Obrigado pelos momentos de riso neste Mundial, só Deus sabe as gargalhadas que dei quando a Alemanha espetou aqueles 5 de seguida e a Holanda vos trucidou hoje, sabe bem esfregar isso na cara de um povo na maioria presunçoso.
Gabriel Berigo
Sim, temos só cinco copas por enquanto..
Luke Van Diesel
Vivam do passado então, com o vosso futebol rídiculo e sem perspetivas de mudança vão continuar com as 5 até que apareçam uns Ronaldos e Ronaldinhos na mesma geração.
Gabriel Berigo
Ok, porem suas palavras não me tiram as cinco copas.
JF
Não tiram as 5 copas nem os 7-1 que levaram por "azar" na copa organozada em casa
Rafael Monteiro
o central dos 50M joga muito
Anónimo
No worries, o David Luiz vai chorar para a camera e todos os brasileiros voltam a dizer que é o melhor do mundo.
Antonio Ramos
Joao Pedro Ribeiro
O pior é que funciona exatamente asssim. O David é tudo menos zagueiro nesse time, foi um dos principais motivos desse vexame e ainda sim o povo o idolatra pelo carisma.
van Basten
É realmente curioso. O David Luiz chorou muito mais do que jogou durante este mês.
Basicamente, o PSG gastou 50 milhões em lágrimas.
MosqueteiroSLB
nao… o david luiz foi o principal cilpado da seleçao brasileira ter ganho a confederaçoes.
a seleçao brasileira fez um pessimo mundial, e nao fosse o david luiz teriam perdido com a colombia.
o david pode ser culpado (nao o unico porque toda a equipa foi mediocre com a alemanha, e mesmo hoje, grande parte tambem) de maus jogos mas de certeza que nao foi o principal motivo desse "vexame"
Jose Seabra
Sim David Luiz, é um mau defesa central, é um caso curioso, pois para mim tem todas as qualidades técnicas e físicas para ser um central de topo. Mas nunca irá lá chegar pois não tem cabeça para tal, pensa como um avançado, não tem a mínima noção que está constantemente a desequilibrar a equipa com as suas subidas estúpidas, não se sabe posicionar, o que lhe tem valido é o marketing que fazem á sua volta, talvez pelo seu cabelo fora do comum. É provavelmente o jogador mais sobrevalorizado de sempre.
João Dias
Fiquei bastante impressionado com o trabalho do Van Gaal.
Conseguiu levar uma seleção que está longe de ter os grandes nomes que já teve.
Se repararem bem, neste momento, a Holanda só tem dois jogadores de top mundial: Robben e Van Persie.
Mantenho que a Holanda é mais fraca que a Inglaterra, Itália, França e até mesmo Portugal, a besta negra dos holandeses.
O Brasil, em condições normais, venceria a Holanda com relativa facilidade.
Scolari devia abandonar a seleção brasileira
Rodrigo
Mais fraca que Portugal tenho as minhas duvidas.
van Basten
O Scolari devia abandonar o futebol.
Daniel Martins
Já eu acho que esta selecção holandesa, mais do que mérito de van Gaal, teve a sorte que "outras Holandas" não tiveram e um Robben em grande forma e que soube aproveitar todo o espaço que lhe deram durante o torneio (e que não foi pouco). Individualmente é a pior Holanda que alguma vez vi, e ao nível da organização não acho nada de especial.
Quando dizes que a Holanda é inferior a Portugal baseias-te em quê? Na qualidade dos jogadores ou no jogo colectivo? É que para mim, tanto num aspecto como no outro, os holandeses são bem melhores que nós.
João Dias
Rodrigo e Daniel,
Se tu reparares, a maioria dos nossos jogadores jogam em clubes melhores que os da seleção holandesa. Especialmente na defesa. E mesmo no meio-campo.
A maioria dos nossos jogadores jogam em Portugal e Espanha, campeonatos superiores ao holandês, campeonato onde jogam a maioria dos jogadores da laranja mecânica.
Rodrigo
Diria que neste momento apenas Pepe, Coentrao e Ronaldo entrariam nesta equipa. Os restantes tenho as minhas duvidas.
van Basten
Neste Mundial??
Dizer que o Portugal que vimos é mais forte que a Holanda que vimos roça o insulto aos holandeses.
Gostaria que fosse verdade, claro, mas nem por sombras.
Daniel Martins
Eu não avalio um jogador pelo clube onde joga. Eu avalio pelo que ele joga no campo, e acho que devias fazer o mesmo. Olhando para a equipa da Holanda contra a Argentina, só vejo três portugueses que poderiam jogar naquele onze: Ronaldo, William Carvalho e talvez o Moutinho. Mas isto é a minha opinião.
João Dias
Como o VM, diz, esta Holanda está longe de ser uma seleção de top.
Apesar de tudo e se tivessemos um selecionador melhor, acredito que tínhamos boas hipóteses de os vencer, se Portugal jogasse contra eles.
O histórico de Portugal com a Holanda fala por nós. Somos a besta negra deles.
Rodrigo
Historico? Qual historico? 2004 e 2006 quando tinhamos uma equipa incomparavelmente superior?
João Dias
E quantos holandeses teriam lugar na seleção portuguesa à exceção do Robben e do Van Persie?
Mantenho. Portugal, no seu melhor nível, ganharia com facilidade a esta Holanda.
van Basten
Isso é um exercício com pouca substância. Claro que Portugal ao seu melhor nível ganharia a esta Holanda, mas há quanto tempo é que não tempos Portugal ao seu melhor nível?
As pessoas esquecem-se que já lá vão 14 anos desde 2000, 10 desde 2004 e 8 desde 2006.
Rodrigo
Os restantes entrariam. Nao vejo que qualquer um dos centrais parceiro do Pepe seja melhor que De Vrij, por exemplo. Janmaat (lateral puro para 4 defesas) e melhor que Joao Pereira. Os medios sao melhores, apenas o melhor Moutinho manteria o lugar. No ataque apenas se manteria o Ronaldo.
Tiago Martins
De Vrij/Vlaar no lugar de Bruno Alves e Wijnaldum no lugar de Raul Meireles por exemplo.
João Dias
Rodrigo,
E quanto ao Euro 2012 quando lhes ganhámos com relativa facilidade?
Rodrigo
Eles aí jogaram numa situaçao de risco. Meteram Sneijder, Van der Vaart, Robben, Van Persie e Huntelaar em simultaneo. Foi um jogo muito especifico e numa Holanda bastante diferente da actual, assim como a nossa equipa que esta em pior nivel (Bruno Alves, Meireles, Postiga, Nani, Joao Pereira, etc).
João Dias
O pessoal fala como se tivessemos passado de uma Alemanha em 2006 para um San Marino em 2014. Não sejam tão radicais.
Cilessen não é superior a Beto, nenhum dos centrais da Holanda chega aos calcanhares do Pepe, não tem nenhum lateral esquerdo como o Coentrão… Temos médios a jogar no Monaco, Benfica, Sporting, Dynamo de Kiev…
Os da Holanda jogam em Feyenords e Ajaxs…
Ao nível de extremos a diferença não é nenhuma.
Nani ainda vai sendo superior ao Kuyt e o Ronaldo é melhor que o Robben.
A nível de PL, não comparo.
Não vejo em que é que a Holanda é superior.
A sorte deles é que têm um selecionador de excelência ao passo de que nós temos um trengo …
Kafka I
Van Basten
Como disseste e bem, isso é um exercício de pouca ou nenhuma substância, porque os Holandeses também dizer que a Laranja Mecânica da década de 80 "que tu fizeste parte dela", também ganharia facilmente a Portugal…o que interessa é o que casa equipa vale no presente…e não o que valeu no passado
Kafka I
*cada
Rui pedro
as comparaçoes são mesmo a chegar a sardinha ao nosso lado.
Gr é ela por ela.
d.d a holanda tem muito melhor, na ala contraria é portugal que tem muito melhor.
se pepe é melhor que todos os centrais da holanda, tb de vrij/vlaar encontram-se neste momento melhores que B.A/Neto/r.costa.
medios defensivos o deles ja é um jogador feito o nosso é uma promessa, mas tambem não é por ai.
medios centro a holanda da-nos 20-0.
robben goleia Nani
ronaldo goleia kuyt ou outro qualquer.
avançados estamos a anos luz da holanda.
Neste momento nao tenho duvidas, que a Holanda ganhava a Portugal, mas daqui a 2 anos Portugal pode perfeitamente ate golear a Holanda porque até la passaram-se 2 anos.
Rui pedro
esqueci-me de referir que so no selecionador dava 1000-0, mas como o selecionador vai mudar, todo o trabalho pode ir por agua abaixo.
Diogo
Jogam em clubes melhores ou fazem parte dos planteis.
é que uma é bem diferente da outra.
Rodrigo
Dynamo Kiev? Tu mencionaste os 3 jogadores que eu disse que entravam nesta Holanda: Pepe, Coentrao e Ronaldo. Cillessen e Beto e dela por dela. Comparar o Kuyt com o Nani e ridiculo porque o Kuyt nao foi extremo. Gostava era que comparasses Joao Pereira com Janmaat, Bruno Alves com Vlaar ou De Vrij, Meireles com Wijnaldum, Veloso com Clasie ou Eder ou Postiga com Van Persie.
Rui Miguel Ribeiro
Em vez de comparar desempenhos em 3 ou 4 jogos, faria melhor em comparar desempenhos nas provas e aí a Holanda bate-nos largamente. Perdem quando se cruzam com Portugal de quando em vez e chegam às fases decisivas das competições diversas vezes. Não me parece que isso os aborreça muito.
Luke Van Diesel
Há pessoas que ainda tentam comparar Portugal à Holanda. Deveras brilhante… A Holanda deu um banho tático e de organização defensiva que Portugal nunca vai ter, teve um Robben que dá sozinho 10-0 aos 3 avançados de Portugal, continuam a subvalorizar os jogadores que estão na Holanda, brilhantemente digo eu mais uma vez, quando a maioria é superior aos Portugueses. Obrigado pelos risos e já agora, parabéns ao Van Gaal por pegar neste grupo e nos levar ao 3º lugar. Abraço
Kafka I
Nem mais Rui Ribeiro
GG
David Luiz novamente a mostrar que é talvez o jogador mais sobrevalorizado da actualidade. Por vezes diz-se isto só por dizer, sem objectividade. Mas não no caso deste rapaz. É que foi avaliado (pelo PSG ok…) em 50 milhões. Como é possível? Aquele corte para a entrada da área no segundo golo da Holanda é um erro incrível! É das coisas mais básicas que qualquer defesa aprende assim que começa a jogar futebol a sério.
MosqueteiroSLB
enta oe sobrevalorizado porque cometeu um erro?
todos os centrais do mundo ja fizeram cortes semelhantes. todos.
isso e criticar por criticar.
porque nao fala de um jogador na zona de penalti completamente sozinho, onde tem tempo para dominar e chutar? nao? isso e uma falha muito mais grave, tao grave que deu outro golo.
lizardking
Mosqueteiro, eu sou do Benfica mas você está completamente cego| David Luiz está a jogar muito mal, completamente fora de si neste momento. Comparando com o Garay, o David Luiz é um buraco negro e o Garay uma aurora boreal
Anónimo
Mosqueteiro, neste momento não há defesa possível para o David Luiz. Simplesmente não há. Tal como o Toni dizia há pouco num espaço televisivo, "David Luiz regrediu desde que saiu do Benfica". E regrediu de forma drástica. Então vê-lo jogar no meio campo do Chelsea esta época, foi absolutamente assustador. Evidencia uma falta de técnica gritante, falta de qualidade de passe e passa o jogo a despejar a bola raivosamente, literalmente para onde está virado. E a verdade é que, para além de não mostrar tais debilidades no Benfica, neste momento José Mourinho prova ter feito um dos negócios do século.
Zé Carlos
MosqueteiroSLB
lizardking mas ninguem falou do benfica ou nao.
eu acho que o garay e um grande central e ja disse que deveria ter ido para um clube de top.
o david luiz esta a jogar mal, verdade. mas eu fico e parvo com a quantidade de comentarios qu e esta a dizer isso, e nao fala de nada. e os outros jogadores? eu nao vi ninguem a falar da exibiçao desse suposto melhor do mundo thiago silva. porque? essa e a minha pergunta. porque e que 50% dos comentarios sao a falar mal de um jogador, quando os outros centrais nao foram melhores? dante foi pessimo frente a alemanha, hoje thiago silva nao foi melhor que o david luiz. a unica diferença e que um deles foi salvo pelo arbitro. o outro cometeu um erro que so teve a visibilidade que teve devido ao pessimo comportamento defensivo brasileiro.
ze carlos para mim o toni tem pouca credibilidade.
ate o proprio mourinho que tanta gente usa como argumento para criticar o david luiz ( com o david luiz o mourinho tem razao, mas quando mandou o mate embora era um mau treinador, va-se la saber…) admitiu que gostava de ver o david luiz no meio-campo, e que ele andava a jogar bem la.
o david luiz desde que saiu do benfica ganhou uma champions, uma liga europa e uma taça das confederaçoes, e nas 3 foi titular absoluto. 1 ma epoca e toda a gente diz que ele e banal. por favor, nao gozem comigo
lizardking
Mosqueteiro, porque David Luiz custou 50 milhoes e é o central mais caro da historia!!!Não chega?É preciso ter exigência
GG
Mosqueteiro, que raio? Então estás a comparar um defesa que custa 50 milhões com os outros defesas? 50 milhões! É por ter custado o disparate que dinheiro que custou e pelo baixo rendimento (indiscutível) e erros que apresenta que se pode afirmar claramente que é sobrevalorizado. É objectivo. De resto, eu sei que o rapaz esteve no SLB, mas é o teu amor pelo jogador é tão cego que não te deixa ver as coisas como realmente o são.
MosqueteiroSLB
mas o thiago silva que ha quem diga que e o melhor do mundo, nao esteve melhor. eu nao estou a comparar o david luiz com um centralzinho, estou a compara-lo com o thiago silva.
baixo rendimento indiscutivel? teve um ano pior. e nos outros?
sinceramente, eu acho que sao voces que se estao a deixar moldar pelo ultimo ano dele, pelas ultimas prestaçoes, e nao pelo seu valor real.
dou um exemplo, o mangala. o mangala e um grande central, e foi vendido por 40M. acho que todos concordamos que e um grande jogador, e com um potencial tremendo, mas este ano valia isso? este ano foi bom para ele? nao. mas pelo que fez no ano anterior sabemos de facto a qualidade dele.
se formos comparar o messi deste ano com o dos outros anos, tambem nao e a mesma coisa.
sao anos maus. acontece a todos. agora e ridiculo a quantidade de comentarios a critica-lo e a dizer que o psg esta arrependido, e etc.
lizardking
David Luiz fez um ano bom.O primeiro do JJ, apartir daí foi sempre a descer
João
"cometeu um erro" é, oficialmente, o maior eufemismo que eu li na minha vida.
Anónimo
Atencao que este David Luis, titular do 4 classificado, so custou mais 10M que um suplente da França
Kanjy6
MosqueteiroSLB
que jogaço de robben.
para uma equipa que nao queria disputar este jogo, nao festejaram como tal. e para isto que se faz estes jogos. para alem de darem uma hipotesse de se redimirem, separa as equipas por patamares. e claramente esta holanda, ser equiparada ao brasil nao fazia sentido.
arbitragem:
1 penalti mal assinalado, mas era expulsao para o thiago silva
o penalti de oscar e duvidoso porque ele ja esta a arrastar a perna e a deixar-se cair, mas se fizesse o movimento normal seria um penalti claro. depende dos arbitros.
1 penalti por assinalar sobre robben e respectiva expulsao para o fernandinho.
e ha uma falta que o arbitro assinala do van persie sobre o thiago silva onde o van persie depois ficava num 2 para 1, onde eu fiquei com muitas duvidas, mas nao houve repetiçao.
o vm falou nisso, e aposto que toda a gente vai falar, por isso dou ja a minha opiniao.
david luiz…. isto tudo ja e bater no ceguinho. tudo o que ele fazia era criticado pelos comentadores, e aonde e que ele errou? no 2º golo, um golo onde era fora-de-jogo, e onde ha uma falha de marcaçao grave no meio da area. ele errou nesse lance, assim como o resto da sua equipa. no ultimo golo, voltou a haver uma falha de marcaçao na area, mas ai ja nao dava para criticar o d. luiz.
agora porque e que ninguem fala do thiago silva? foi varias vezes batido no 1-1, devia ter sido expulso aos 2 minutos de jogo, 2 minutos.
Anónimo
Se eu nao visse o teu nick diria que eras benfiquista
David Luiz completamente banal, não da para elogiar, como é que um central que se diz top tens tantas faltas de concentração, posicionamento, eu que ultimamente não tenho gostado do Mourinho dou-lhe razão ao encostar.
LK
Gabriel Berigo
Houve também um penalti em cima do David Luiz no primeiro tempo, porém esses lances não tem a mínima importancia
MosqueteiroSLB
nao e por ser benfiquista.
simplesmente basta nao ser cego.
o david luiz errou num lance, onde o maior problema e tar um jogador sozinho na marca de penalti, esse e o problema. cortar para o meio… ja aconteceu varias vezes, e certamente acontecerao mais, e um erro claro que e, mas dizerem que e mau por causa disso e ridiculo, basta começares a ver os jogos que quiseres. a diferença e que esta la gente nao um buraco.
dizer que o david luiz esteve mal (como sao metade dos comentarios daqui) e nao dizer que o thiago silva esteve mal, nao dizer que o fernandinho esteve mal, nao dizer que o maxwel esteve mal, nao dizer que o maicon esteve mal, nao dizer que praticamente todos estiveram mal (o melhor do brasil foi sem duvidas o oscar) e que e ridiculo. e o sindrome do comentador. ouvem o comentador a falr repetidamente nele, e acabam por so falar nele. e os outros? e o thiago silva que sempre que alguem ia para cima dele passava por ele? o thiago silva foi salvo pelo arbitro porque se nao tinha sido de longe o pior em campo. falar disso? ninguem
MosqueteiroSLB
sinceramente nao sei de que lance fala gabriel. se me disser o minuto agradecia
Gabriel Berigo
Não lembro qual minuto, foi em uma falta, pênalti do Vlaar
MosqueteiroSLB
ah acho que ja sei. foi num canto ou num livre?
nao percebi muito bem o que se passou. so o vi de braços abertos a cair, mas nao percebi talvez tenha havido algo, mas nao percebi.
GG
Oh Mosqueteiro, francamente. Maior erro que estar um jogador sozinho na marca de penalti é um defesa "de classe mundial", sozinho, ter a infantilidade de aliviar uma bola para o coração da área! Isso é inadmissível e é faz primeiras coisas que se ensina aos miúdos. Não percebo como não consegues ver isso. De resto, o rapaz a nível de posicionamento faz o Rinaudo quando estava no Sporting. Fraco, mas como tinha garra e ia a todo o lado, mesmo que quando não devia ir pois desequilibrava completamente a equipa, era o maior… para os que não viam o jogo de forma ponderada e objectiva.
GG
O lance que fala o Gabriel foi igual a muitos outros que existem em todos os jogos de futebol. Se marcassem todos dava pelo menos meia dúzia de penaltis por jogo.
MosqueteiroSLB
gc ensina-se isso, mas nao quer dizer que nao façam. e algo que e ate bastante comum, mas passa por despercebido. o david luiz estava com um jogador adverasrio, so que este desistiu da bola porque nao tinha hipotesses, e este nao se apercebeu. falar ca fora e facil, mas la dentro nao e assim.
e obvio que e um erro inadmsisivel, e a este nivel paga-se caro, mas nao e algo raro de se ver. e como os guarda-redes, nao devem defender para a frente, no entanto a uns que o fazem.
o meu problema nao e o seu mau jogo e as criticas que ele esta a levar. que ele jogou mal ja admiti.
o que e que e pior. um mau corte que da o 2º golo, ou fazer um penalti aos 2 minutos? um penalti que supostamente deveria ter dado expulsao.
essa e a minha pergunta.
vi 0 comentarios a falar do thiago silva, mas ninguem se cala com o david luiz. isso e o meu problema
Kafka I
Mosqueteiro
Como é que podes defender o David Luiz? analisa o jogo dele a nível táctico e o David Luiz é um jogador patético, e nem um defesa central dos infantis e iniciados joga assim…é um jogador medíocre a nível táctico e está SEMPRE fora da posição, e com isso desequilibra constantemente todo o sector defensivo…
MosqueteiroSLB
kafka se reparares o david luiz andava sempre atras de um dos avançados, por isso e que saia da posiçao. e obvio que de vez em quando tinha que parar, se nao era ridiculo. mas provavelmente ele tinha ordens especificas para cair em cima de um deles, e por isso e que o vias de um lado para o outro. e obvio que de vez em quando aproveitava e pressionava quem tivesse as bolas.
eu acho e incrivel e como de um ano para o outro, um bom jogador passa a banal, mediocre e patetico…
nao tou a dizer que e o melhor do mundo, apenas digo que e um bom central.
Gabriel Berigo
David Luiz é um ótimo jogador
Joao Pedro Ribeiro
Está aí, 10 gols em 2 jogos! A maior seleção do mundo sendo humilhada no seu próprio país.
Obrigado CBF, obrigado Felipão, vocês fizeram o Brasil passar seu maior vexame esportivo da história causado por uma admimistrção de futebol antiquada e EXTREMAMENTE corrupta, além desse treinador horrível e extremamente ultrapassado que nunca conseguiu enxergar o óbvio à frente dele.
O futebol brasileiro precisa de uma revolução pra ontem, apesar de que isso nos parametros atuais é praticamente impossível, e com o Del Nero assumindo o poder, as coisas infelizmente só tendem a piorar.
Penso que pra esse novo ciclo um treinador europeu de renome para nos tirar o atraso táctico do resto do mundo é indispensável, caso não aconteça acho que Tite é a melhor opção por aqui.
João Pedro
Kafka I
Desde já os parabéns por seres dos poucos Brasileiros que têm noção da realidade, pois continuo a ouvir muito que continuam a achar que foi apenas azar…
Gabriel Berigo
Exatamente, concordo com tudo, mas Tite é mais do mesmo
van Basten
Tiro-te o chapéu, João Pedro, excelente comentário.
André Gomes
O próprio Felipão e sua credível comissão técnica pensa isto, Kafka. E se há o interesse da confederação para que os mesmos continuem, vê-se que estamos seguindo o melhor caminho… :)
Bem, ao menos vi minha seleção ser campeã do mundo em 2002. Lamento apenas devido ao fato de que os que estão no poder fazem de tudo para que tenha sido a última conquista.
Kafka I
Sem dúvida André Gomes, estive a ouvir a conferência de imprensa do Scolari, e foi surreal o que ele disse, pois resumiu tudo a mera sorte da Alemanha e Holanda, e dias maus do Brasil…completamente surreal o discurso do Scolari
Rodrigo
Jogo sem muita historia, ja que pouco interessava a ambas as equipas, mas claramente espelha as diferenças que existem entre o Brasil e a Holanda. De um lado uma Holanda organizada, confiante, com cada jogador bem posicionado e a saber que funçao tem no jogo e com qualidade no processo ofensivo e defensivo. Do outro lado, um Brasil desorganizado, desmotivado, completamente inconsequente no processo ofensivo e defensivamente a cometer diversos erros, muito pelo facto dos jogadores parecerem perdidos em campo porque a qualidade individual de cada um e indiscutivel.
O futebol brasileiro tera de repensar a sua estrutura total, uma vez que em termos de treino e de organizaçao tactica os treinadores brasileiros estao completamente ultrapassados em relaçao ao futebol europeu e a maioria das equipas sul-americanas. A ideologia que defende que o talento resolve tudo tem de ser ultrapassada e o Brasil nao pode continuar a viver a sombra do passado, achando que nao precisa de ninguem para evoluir como afirmou o presidente da CBF. Veremos que rumo toma este Brasil, mas um seleccionador estrangeiro e com experiencia de futebol europeu seria a melhor soluçao.
Em relaçao aos destaques, do lado brasileiro nao ha muito a dizer. Bom jogo do Maicon, do Willian e do Oscar, a melhor unidade claramente. O David Luiz voltou a meter agua, os medios parecem completamente perdidos em campo, ja que nao ha uma pressao colectiva e nenhum tem capacidade para construir, enquanto que o Jo passou ao lado da partida (falta um 9 ao Brasil claramente).
Por outro lado, bom Mundial da Holanda, superando claramente as expectativas. Nao sou fa do estilo de jogo, sobretudo das marcaçoes individuais, mas e inegavel o grande trabalho do Van Gaal. O general holandes fez de uma equipa com poucos recursos para chegar a este nivel uma equipa organizada e disciplinada, suportanto uma base para soltar o talento dos criativos Sneijder, Robben (grande Mundial) e Van Persie.
Neste jogo, destaco mais uma bela partida do Robben (incrivel os sprints durante o jogo inteiro), do Wijnaldum (esta feito um grande medio) e dos centrais De Vrij e Vlaar (certinhos como sempre).
Por fim, destaque para as oportunidades que o Van Gaal deu ao Veltman e ao Vorm, os jogadores que ainda nao tinham jogado, algo que espelha a boa uniao de grupo desta Holanda.
Ricardo
Julgo que Veltman tinha jogado no primeiro jogo, e entrou para o lugar de alguém lesionado. Quanto a Vorm, foi bonito por parte de Van Gaal. Excelente análise.
Rodrigo
Obrigado Ricardo.
Marcelo
2 últimos mundiais:
Holanda: 2º lugar em 2010 e 3º lugar em 2014
Portugal: Oitavos de final em 2010 e fase de grupos em 2014
lizardking
2018 não se qualifica?
MosqueteiroSLB
ultimos jogos entre portugal e holanda.
Portugal 1-1 Holanda
Portugal 2-1 Holanda
Portugal 1-0 Holanda
Portugal 2-1 Holanda
Portugal 1-1 Holanda
Portugal 2-2 Holanda
Portugal 2-0 Holanda
Portugal 0-0 Holanda
Portugal 1-0 Holanda
Portugal 2-0 Holanda
Portugal 0-1 Holanda
Portugal 1-0 Holanda
ps- entre os mundias existem europeus
Kafka I
Mosqueteiro
E esses resultados é com que objectivo? queres mesmo comparar o historial da Holanda com Portugal? ou será que 3 finais de campeonato do Mundo, um terceiro lugar e um quarto lugar chegam-te? ou será ainda preciso invocar 4 meias finais do campeonato da Europa mais um título Europeu…ou finalizar com o facto da Holanda ter mudado a história do jogo, da forma como criou e inventou o futebol total
João Dias
Na Holanda, a seleção portuguesa é odiada.
Somos a besta negra deles.
Kafka I
João Dias,
Como já te disse, o Goebels era um menino ao pé de ti
3 finais de campeonato do Mundo, um terceiro e um 4º lugar, mais 4 meias finais de campeonato da Europa e 1 título europeu, e invenção de um estilo de futebol, achas que chega? achas mesmo que os Holandeses como um palmarés destes se preocupam com Portugal??? é para o lado que dormem melhor quando ouvem falar de Portugal…
MosqueteiroSLB
qual e o objetivo de falar do mundial de 2010?
qual e o objetivo de falar do mundial e nao do euro 2012 onde ganhamos a holanda e fomos mais longe?
se estao a comparar a holanda a portugal, eu comparo. mostro os resultados que mostram claramente que nao somos assim tao inferiores a eles.
eu nao comparei historial nenhum, so nao percebi o comentario do marcelo.
e que se e asism, porque e que esta toda a gente, e visto que e tudo maioritariamente portugues, a criticar o brasil? o brasil tambem tem mais historial que portugal e que a holanda. o brasil nesta prova fez tanto como uma das melhores prestaçoes portuguesas. no entanto critica-se.
nao entendo porque e que te sentiste insultado…
joao dias- ao menos assustamos alguem…
MosqueteiroSLB
kafka, dormem melhor?
eles podem ter o historial, mas se nos defrontarem vao ter medo, pois, nos 12 ultimos jogos so tem uma vitoria. e apenas receio porque se lembram do passado. o historial nao interessa, porque se fosse pelo historial entao o brasil teria ganho todos os jogos…
Rui Miguel Ribeiro
No historial de fases finais a Holanda ocupa o 8ª a 6 pontos do 5º. Portugal é o 17º, 2 pontos à frente do 21º.
Penso que isto é esclarecedor.
E Jorge
MosqueteiroSLB, acho que isso passa pelo complexo de inferioridade portugues e por isso estas aqui a apresentar estes resultados. Brasil x Alemanha, sempre favoreceu o Brasil mas vendo bem apartir da terca feira passada ninguem mais vai se lembrar das goleadas que o Brasil ja aplicou na alemanha. Estes todos resultados que apresentaste nao mudam nada porque a Holanda tem um titulo e finais(FINAISSS) de competicoes importantes. E Portugal? Achas que se a Holanda golear Portugal em 2016 as pessoas vao se lembrar mais destes 12 jogos que citaste? Claro que nao, so vao se lembrar da goleada e do facto que a Holanda ja tem um europeu e Portugal nao tem nada. Wake up dude
Marcelo
Mosqueteiro é assim tão difícil perceber que não falei do euro 2012 porque neste momento estamos todos a falar de mundiais? Para a próxima pense lá um bocado sff. referi os 2 últimos, onde Holanda foi muito, mas muito superior a Portugal, falei do atual e de um passado recente.
Ah, e já agora prefere derrotar a Holanda e ser eliminado mais cedo que eles? Parece aqueles tipicos adeptos de Benfica e Sporting que ficam atrás um do outro e depois dizem "ah ao menos ganhamos lhe o jogo" (não estou a dizer que aconteceu, pois sim no euro ganhamos e fomos mais longe, e noutros anos também)
MosqueteiroSLB
e jorge agora vamos falar de casos hipoteticos? SE a holanda nos golear. se estamos a comparaar as 2 equipas e justo falar dos resultados entre elas.
marcelo lamento mas estas a comparar 2 seleçoes, nao e so numa competiçao, e em todas, por favor pense um bocado. e que se so usas uma competiçao e o mesmo que dizer que o benfica e de longe o melhor clube de portugal porque em 5 tem 4 taças da liga.
se falas de uma competiçao em 2010, tens que falar na de 2012.
sinceramente eu nao sou nada assim, do fazer o campeonato vs rival, so apresentei os resultados. preferia estar na posiçao da holanda do que na de portugal. a holanda fez 2 ultimos mundiais muito bons, portugal nao. portugal fez os 2 ultimos mundiais com treinadores mediocres. e injusto comparar uma seleçao numa fase pessima com uma numa boa fase
Luke Van Diesel
Tens razão Mosqueteiro, porque Portugal tem mesmo algum título não é? Ups, not. Comparar Holanda com Portugal demonstra alguma falta de cultura, just saying
van Basten
Nem vale muito a pena falar deste Brasil. Absolutamente ridículo, patético e completamente desnorteado. Que continuem com a arrogância retrograda de que a selecção não deveria ter um treinador estrangeiro que nunca mais conseguirão ganhar nada. Entre ter lá alguém como Scolari ou um hamster, o resultado final é literalmente o mesmo. Chega a irritar tanta incompetência.
Gostei bastante da Holanda hoje, que provou que a organização defensiva não tem de ser comprometida pelo uso de uma mais rápida transição ofensiva. Penso que a equipa teria encantado bastante mais se se tivesse apresentado como se apresentou hoje ao longo da prova, e se tivesse tido, desde o início, Clasie a titular. Hoje, mais uma vez, isso voltou a ser óbvio.
Destaques – para mim, Wijnaldum acabou por ser o melhor em campo, principalmente pela segunda parte que teve. Mas houve mais. Vlaar, mais uma vez, e De Vrij, foram absolutamente intransponíveis (considero mesmo que Vlaar foi o melhor central do Mundial na competência defensiva). Clasie, já mencionado, emprestou agressividade, inteligência e qualidade de passe ao miolo laranja. Robben, apesar de menos preponderante do que o costume, voltou a ser Robben.
No Brasil, Oscar foi o único que pode sair de cabeça erguida, pelo que tentou fazer. Do outro lado, impressionante o Mundial absurdo de David Luiz. Foi uma nódoa durante toda a prova, e nem os golos atenuam o que fez, tão más que foram as suas exibições. O PSG deve ser o clube mais arrependido de momento neste defeso.
Tinha dito antes do Mundial que esta Holanda, ao contrário do que a maioria pensava, tinha potencial para fazer uma grande prova, o que acabou por se confirmar, embora sem a espectacularidade que eu desejava. De todo o modo, o futuro é risonho para esta selecção, que tem muitos e bons valores a emergir na geração presente.
Gabriel Berigo
O povo do Brasil não merece quem está no controle
lizardking
Tenho a sensação que se Van Gaal não limitasse tanto as acções do Wijnaldum nos outros jogos, ele tinha muito mais para mostrar, mas o treinador limitou-lhe muito a criatividade ao dar lhe muitas tarefas defensivas
Fábio Teixeira
De Vrij está feito um centralão, assim como o Vlaar. Nota também para a utilização do Veltman, central moderno e elegante que já tem vários pretendentes e será com naturalidade nos próximos anos o patrão da defesa da Laranja Mecânica.
Quanto ao Brasil, não tem um modelo de jogo definido sequer.
Daniel Martins
Também espero muito do Veltman, e sinceramente para mim era titular de caras nesta Holanda no lugar do Indi.
lizardking
Surpreendeu me. Parecia um tosco á primeira vista, mas tem muito potencial sim senhor
Fábio Teixeira
Foi, na minha opinião (e de longe), o melhor central da Eredivisie este ano. O único que se aproximou foi o Botteghin.
Rodrigo
O Bruno Martins Indi desiludiu-me neste Mundial. Os outros dois estiveram fantasticos e tem ainda o Veltman que tem muito potencial, de facto.
Rabensandratana I
O Brasil levou mais uma lição táctica europeia!!!
Brasileiros, um conselho recrutem imediatamente um seleccionador de europeu, caso contrário a situação daqui a 4 anos será igualzinha.
Kafka I
Rabensandratana,
Eu diria que daqui a 4 anos na gélida e inóspita Rússia, será ainda pior que este ano, caso se mantenham com um Seleccionador Brasileiro…
Gabriel Berigo
A seleção e nacional, não internacional
lizardking
Qual é o treinador brasileiro que neste momento, está mais bem visto?Tite?foi despedido do Corinthians…Não há brasileiros na Europa, nem sequer os há nos outros países da America do Sul. Por alguma razão ninguem os quer, e eles so garantem trabalho no Brasil
van Basten
Eh pah, eu já nem falo só de europeus. Neste momento, o Brasil encontra muito, mas muito melhores treinadores do que os que tem em practicamente qualquer país da América do Sul e Central. Só mesmo a CBF e alguns adeptos de vista tapada não conseguem perceber isso.
André Gomes
Tite foi despedido? engraçado, não vi "meu" clube fazendo isso. Depois de conquistar campeonato paulista, libertadores, mundial, recopa e campeonato brasileiro (só não ganhou a sul-americana – segunda competição de clubes do continente – porque não disputou), e mostrar-se o técnico mais "europeu" na América do Sul, Corinthians e o técnico optaram por não renovar o seu contrato.
Já que o mesmo já não tinha mais nada a dar o clube, depois das peças que ele tinha começarem a sofrer de uma espécie de "barcelonite". Conquistaram tudo e já não tinham as mesmas ganas. Vejo ele como o melhor técnico brasileiro para treinar a seleção. Ainda mais que ele não é como os outros, e foi buscar aprendizado (nesse tempo em que está parado) na… Europa (dizem que esperando o término da Copa para assumir o cargo de Scolari, ou de qualquer clube).
Não vejo tanta necessidade de ir buscar um europeu para comandar o Brasil (apesar de não ser contra. Até imagino um Jupp Heynckes por aqui). Na verdade, a que se fazer toda uma restruturação desde formação dos atletas, nem que seja obrigando os clubes a investir nela. E trazer sim europeus, mas para os clubes. O problema não é apenas o técnico. Infelizmente, vai muito mais afundo.
Jose
gabriel entao levem os brasileiros de volta para o brasil. o chile e a colombia fizeram grandes mundiais os selecionadores eram argentinos. o dos usa era alemao, e esta a fazer um trabalho magnifico.
Se no brasil nao existe um em condiçoes porque nao apostar num estrangeiro.
lizardking
Se ganhou isso tudo então porque não renovaram o contrato André Gomes?acho que a resposta está implícita. Não quiseram renovar, não foi ele que quis sair…Até porque o Corinthians ganhou a Libertadores e Brasileirão a jogar um futebol no mínimo igual a todos os outros clubes brasileiros, a diferença é que tinha bons jogadores, melhores que as outras equipas. Eu vi a meia final contra o Boca, e meu deus, que futebol miserável, marcaram um golo caído do ceu pelo Romarinho
Gabriel Berigo
Não apostar pois seleção é nacional, o próprio nome já diz.
Qual é a graça de ganhar conpetições com um técnico que não pode nem cantar com a alma o hino Nacional, por exemplo, com jogadores naturalizados, futebol é paixão tem que ser jogado por paixão, cada um representando a sua pátria
André Gomes
Bem, para mim entre ser despedido e não ter contrato renovado é bem diferente. Mas é apenas minha opinião. Se for a mesma coisa, me perdoem.
Se for para falar de partidas isoladas, eu coloco a primeira da semi contra o Santos na mesma Libertadores. Em plena Vila Belmiro, ele deu uma aula para qualquer técnico do continente. Assim como em outras partidas. Mas já que é para falar de partidas isoladas para se tirar conclusões…
lizardking
Concordo que os jogadores sejam todos do país, o seleccionador não tem que ser. Até porque quem ganha são os jogadores, eles é que ficam na memória. Isso são desculpas que não fazem sentido nenhum. Aliás, neste Mundial tiveste o David Luiz e Neymar a cantar o hino com alma e a chorar e no campo foram uma vergonha.
André Gomes
Que estupidez Gabriel. Nem tu deve acreditar no que diz. Apenas quer atormentar. Se for para ver minha seleção e o futebol do meu país evoluir e não praticarmos o jogo como 20, 30 anos atrás, eu quero é que o Brasil invista naquilo que será o melhor.
Como eu disse, pra mim o Tite é uma excelente escolha – pode provar que estou errado, mas na teoria é o melhor no país – mas se o motivos que te leva a não querer um técnico estrangeiro por aqui são esses, não é só o futebol que estamos praticando, mas você e qualquer outro que tenham o mesmo pensamento também deve evoluir. Ao menos é o que penso.
lizardking
Não estou a falar de partidas isoladas, estou a falar de um jogo em que me aborreceu ver o jogo. Vi a final com o Boca, e vi a segunda mão com o Santos que não jogou nada. Se esse é o bom futebol de Tite, então ainda é pior do que pensava. Chama lhe não renovar o contrato, o que interessa é que ele depois da libertadores, ganhou a recopa e teve 7 jogos sem ganhar, e o clube não renovou o contrario = não te queremos cá mais
André Gomes
Não renovou pelo desgaste que já havia. No Brasil principalmente não há espaços para Ferguson, Wenger e outros que passam anos nos clubes. Ainda que ganhem tudo.
Sim passou algumas partidas sem ganhar. Mas no último ano da sua passagem. Depois de ganhar tudo o que se disputou, e praticar um bom futebol (acompanhei com regularidade seus jogos, não peguei partidas isoladas para fazer uma análise) quase todos querem – e precisam – de novos desafios e este foi o caso. Jogadores já se sentindo, como vocês dizem, vedetas. Mas por seu próprio ego, e não por culpa do Tite.
Tanto que menos de dois meses de sua saída, torcida e direção estavam se martirizando por deixarem ele ir e não ter feito uma reciclagem no elenco para que este levasse o Corinthians para mais uma série de glórias.
Enfim, caso ele assuma, e mostre o contrário do que fui testemunha durante três anos no Timão, cá estarei eu para assumir o que disse e que estou errado. E espero que com o aprendizado que ele foi ter pela Europa, nesse período parado, tenha ajudado para que ele tenha evoluído ainda mais.
Gabriel Berigo
Tite não, nunca. Se com Felipão já foi ruim imagina com Tite.
Uma coisa resume tudo isso:Patriotismo.
lizardking
André Gomes, eu vi alguns jogos do Corinthians nesse ano, até porque apostava no Brasileirão. Epa e sinceramente se aquilo é futebol, então ando mal habituado, se calhar é isso. Se tu o dizes, eu acredito porque é o teu time. No Brasil todo o treinador já treinou todas as equipas 2 vezes, parece um carrossel . Já para não falar que os jogadores têm um peso enorme na escolha ou na permanencia de um treinador. Eu dos jogos que vi, via ali muito da tactica do futebol brasileiro, mas tinha melhores jogadores, não via assim muita diferença. Já agora, ele foi para Europa aprender aonde?com quem?
André Gomes
Segundo o que se sabe, foi fazer cursos da UEFA em Portugal e também foi acompanhar "jogos de verdade" pela Champions:
Tite elogiou a postura tática dos europeus e os colocou em um patamar superior aos esquemas adotados no Brasil. "Antes de tudo, preciso de uma equipe de qualidade. Tive a oportunidade de observar as algumas equipes europeias atuando. Presenciei Barcelona-ESP, Manchester City-ING…e os ingleses me empolgaram bastante. Além do City, que dispõe de jogadores excelentes, vejo uma sequência na aplicação de posicionamento. O Chelsea de hoje, mesmo com a troca de algumas peças, é o mesmo que enfrentou o Corinthians na final do Mundial de 2012. Isso faz toda a diferença", revelou.
Após a família e as festas, a volta ao trabalho. Especificamente, a qualificação. Tite irá a Portugal fazer o curso de treinadores da Uefa – período ainda está indefinido, mas será em fevereiro. E, claro, assistirá a jogos de Bayern, Barcelona, Real, Milan, Manchester…
"O jogo ao vivo é diferente da televisão. Posso ver a compactação, a bola parada, me ater onde a defesa fica quando o time ataca, a marcação pressão, o posicionamento. É outro jogo. Eu preciso e quero, sou um pouco inquieto com a coisa. Não quero ficar sentado nos números de quem foi campeão mundial e achar que a qualquer hora alguém vai vir falar comigo sobre trabalho. Agora é continuar me aperfeiçoando e não me acomodar" completou o treinador.
Esta decisão, aliás, o impediu até ouvir propostas de emprego. Após sair do Corinthians, o Grêmio, antes de fechar com Enderson Moreira, o procurou na pessoa do presidente Fábio Koff.
"Quando estava dirigindo o Corinthians, disse que só continuaria trabalhando se fosse no Corinthians. Pedi para não me procurarem pois estaria sendo ganancioso e não leal. Agradeço todas as equipes e algumas alguns vieram, de forma direta, mas eu não quero trabalhar agora. Deixem eu resolver a questão particular e depois as coisas se resolvem. "
Isto foi em uma entrevista ao globoesporte.com, talvez o site mais renomado em esportes do Brasil. Não sei se o conteúdo será liberado pelo VM. Mas ele também foi em outros lugares aprimorar mais o seu conhecimento, espero que tenha dado certo.
lizardking
Se ele for o escolhido para substituir Scolari, a seu tempo veremos se foi uma busca produtiva
LuisRafaelSCP
Pensava que o Brasil ia entrar "ferido" e a tentar mostrar que a Alemanha tinha sido um deslize aliado a muita qualidade dos germânicos… daí ter a minha previsão ser o 3º lugar para o Brasil.
Afinal, foi apenas o confirmar de uma enorme desilusão. O Brasil termina em 4º, com 10 golos sofridos e um marcado nos últimos 2 jogos. Terá Scolari condições para continuar? Não me parece!
Quanto à Holanda, sem terem um futebol espectacular, foi uma selecção que superou as expectativas, na minha opinião por mérito do Van Gaal que soube ver as fragilidades que tinha a sua equipa (antes do início do mundial que a defesa sempre foi apontada como "fraca" e a lesão de Strootman dificultou ainda mais a vida ao holandês) e soube montar uma equipa coesa que fez uma boa campanha e que acaba com um 3º lugar merecido!
Mike-UK
O segundo golo da Holanda resume o mundial deste Brasil.
Foi a milhas o pior Brasil que vi jogar (e o de 90 já era mauzinho) e ainda por cima são obrigados a meter em campo um central que movimentou uma quantidade absoluta de dinheiro nos últimos 3 anos e que hoje oferece um golo ao adversário que um central dos campeonatos amadores teria limpo para canto.
Ridículo,chocante e autista porque o Scolari é despedido mais logo depois da reunião com a CBF e os brasileiros vão ficar convencidos que isso resolve todos os problemas porque na cabeça deles o grande problema deste mundial foi o 11 que Scolari meteu em campo porque com Tite teriam dado 20-0 à Alemanha.
Posto isto, o que é que se pode dizer?
Rodolfo Trindade
De Vrij evolui muito desde as ultimas vezes que o tinha visto, mais um belo jogo!
O Brasil está num estado emocional sem explicação!
Gabriel Berigo
Só falam tanto do David Luiz porque querem aparecer.
Anónimo
Só iluminados da táctica! Mas os jogadores desta selecção do brasil não jogam praticamente todos na Europa? Com treinadores europeus? Não têm treinos tácticos aqui? Ou desaprendem quando jogam juntos? Este é um dos casos onde o treinador é muito responsável!
Ricardo
lizardking
A maioria dos comentários diz que a culpa é do Scolari e não dos jogadores, apesar de haver umas criticas pontuais a um ou dois jogadores. Não sei onde está a ver o contrário
João Dias
Espero que o Scolari sai da seleção brasileira. Ele não passa de um treinador medíocre.
Eu nunca lhe irei perdoar o que ele fez à seleção portuguesa.
Em 2004 tínhamos, muito provavelmente, a melhor seleção da Europa e uma das 2/3 melhores do mundo e mesmo assim não conseguimos ganhar à porcaria da Grécia uma vez que seja, ainda por cima a jogar em casa.
Já para não falar que destrui por completo a formação em Portugal. Ele é que é o grande culpado por termos mergulhado num autêntico marasmo entre 2005 e 2013 ao nível do aparecimento/ formação de jovens.
Felizmente o panorama tem vindo a melhorar a este nível.
Bruno
Verdade o que dizes, mas inexplicavelmente é idolatrado cá no Burgo. Não passa de um Paulo Bento com carisma.
João Dias
Só quem odeia a nossa seleção é que pode elogiar o Scolari.
Ele foi do pior que aconteceu à seleção portuguesa.
Em 2004 tínhamos a melhor seleção da Europa, jogávamos em casa e fomos suplantados pela banalíssima Grécia. Por duas vezes!!
Sem esquecer que aniquilou o futebol de formação em Portugal.
Flávio Trindade
O Brasil sai em depressão profunda e deixa o 3 lugar de forma justa para a Holanda.
Não vou falar muito sobre o jogo porque sou totalmente da mesma opinião que a maioria. Não faz sentido um jogo de 3 e 4 lugares a não ser nos JO.
Quanto ao futuro do futebol brasileiro, vai ser preciso uma aposta forte e uma profunda remodelação.
Scolari terá que sair, mas ao contrário da maior parte da opinião escrita brasileira, se o escolhido for Tite vai ser mais do mesmo. É um treinador fraco, e Muricy a quem reconheço competência é uma espécie de Manuel José lá do sítio, demasiado conflituoso.
Acontece que no Brasil, o nível da maioria dos treinadores é fraquíssimo.
O melhor treinador brasileiro da actualidade é o Marcelo Oliveira campeão com o Cruzeiro, depois de duas épocas fantásticas no Coritiba. Ou ele ou um técnico estrangeiro preferencialmente português pela barreira da língua.
Apostaria também em preparar a próxima Copa América com um elenco de jogadores a actuar na sua maioria no Brasil e relativamente jovens.
lizardking
Sim, deve ser dos melhores de lá, mas não esquecer que o Cruzeiro também tem uma super equipa, a melhor do Brasil na minha opinião. Mas ainda tem pouca tarimba pra os brasileiros, por alguma razão se fala no velho tite
Bruno
O Felipão é uma fraude como treinador, a este Brasil é o reflexo disso mesmo, equipa completamente desorientada em campo, nem sabem o que fazer à bola, tudo que sai é fruto das individualidades. Do outro lado, está alguém que percebe de futebol, aliás, este Van Gaal com este Brasil ia à final.
Quanto ao resultado, é o esperado, sinceramente, até esperava que levassem mais. Amanhã são os vizinhos Argentinos a chorar.
SL!
Rui Roldão
Para o Brasil foi melhor ter havido penalti com amarelo, do que um livre com expulsão. Aquele Brasil a jogar com 10 durante praticamente 90m leva-vá mais do que 7
RiefSilva
A jogar com 10 e sem o Thiago Silva.
Tiago Martins
O trabalho de Van Gaal foi simplesmente impressionante. Potencializou a um patamar elevadíssimo um grupo que estava longe de figurar entre os favoritos (ainda para mais sem Strootman, o centrocampista holandês que estava em melhor momento de forma). De Vrij, Vlaar, Kuyt, Wijnaldum e os inevitáveis Van Persie e Robben estiveram em grande, numa equipa que ficou perto do sonho. Nota final para Martins Indi, que na minha opinião está longe de ser um central de topo (as debilidades técnicas e posicionais são atenuadas pela forte componente física, mas mesmo assim ficou muito aquém do rendimento dos parceiros da retaguarda).
Anónimo
Criticam Scolari, mas a convocatória não podia ser muito melhor. Talvez pudesse ter levado Miranda, Felipe Luís, Lucas Mora/Coutinho/Ronaldinho e Limanos lugares de Henrique, Maxwell, Bernard e Fred, mas em geral não foi muito má.
Ass: Carlos Barbosa
Gabriel Berigo
Miranda, Filipe Luís, Lucas, Coutinho, Ganso e Luís Fabiano fariam toda a diferença
João Lains
Miranda, Filipe Luís ou Lucas não fariam muita diferença? Por favor, era o princípio do fim para todos os erros que o Brasil cometeu neste campeonato do mundo. A defesa seria muito mais sólida e disso não tenhas dúvidas.
João Rodrigues
Bem a minha analise do jogo é impar so a Holanda jogou, o Brasil é neymar e mais 10 venha quem vier os Pl do brasil nem titulares eram nos 3 grandes de portugal o Meio-Campo parecia que a equipa ja tava de férias não ouve um jogador que se tenha destacado pela positiva, o L. Gustavo pareceu um fixo este mundial o Paulinho era grande cracke mas era no Brasil já se sabe como isso normalmente acaba, o Fernandinho em todos os jogos que esteve so prejudicou a equipa, o David Luiz igual todos os jogos enterrou mais de uma vez, no segundo golo e inconpreensivel que um central com a experiencia que já tem tire a bola para a area do avancado em vez de dar canto.
Já a Holanda nota-se grande empatia entre Van Gaal e os jogadores destaco pela postura tatica muito versatil, a defesa teve a um grande nivel sem ninguem dar nada por ela maior parte dos jogadores nao sao assim tao caros e destaco o velhinho dirk Kuyt (espero que Van Gaal o traga para o meu united) joga onde o treinador o diz com grande rotacao, ala esquerdo ala direito posicoes que ele nem deve estar rotinado mas sempre deu muito de si, Robben teve um monstro este mundial.
SL
Rui Miguel Ribeiro
Mais um bom jogo da Holanda que ganhou com inteira justiça a um Brasil pouco mais do que miserável.
Van Gaal fez um trabalho portentoso com uma Holanda com menos cartel do que o habitual. Adepto da Holanda, fiquei bastante feliz.
O Brasil, depois de um Campeonato periclitante e com ajuda, estendeu-se ao comprido quando enfrentou equipas europeias de 1ª linha. Seria absurdo Scolari continuar, mas se o mantiverem, tanto melhor.
Este jogo provou, mais uma vez, que o jogo do 3º e 4º lugar é muitas vezes interessante, os técnicos apresentaram as melhores equipas, os jogadores empenharam-se e os que conseguiram o 3º lugar festejaram e os outros ficaram desiludidos. É porque vale a pena.
Matt Le Tissier
Desolador este Brasil.
O Brasil, desde 1940 que não perdia dois jogos seguidos em casa. Na altura foram dois amigáveis, um frente à Argentina e outro frente ao Uruguai. Em termos de jogos oficiais, como está referido no post, é a 1ª vez que tal acontece aos brasileiros nos seus 100 anos de história futebolística internacional.
Juntou-se também ao grupo dos piores semifinalistas de sempre em termos de saldo de golos.
Igual ou pior só a Suécia em 1950 (-4) e a Bélgica (-3).
A Holanda hoje, com a entrada de Vorm, fez algo absolutamente inédito na história dos Mundiais: usou os 23 seleccionados para o torneio. Nunca nenhuma selecção o tinha feito.
Como tal, Jasper Cillessen tornou-se no 1º guarda redes a ser substituído duas vezes em toda a história dos Mundiais.
A Holanda juntou-se a um grupo restrito de selecções que acabaram o Mundial invictas depois de disputar 7 jogos e mesmo assim não foram campeãs: aconteceu em 1978 com o Brasil, em 1990 com a Itália, e em 2006 com a França.
Os holandeses com a vitória de hoje assumiram o 4º lugar do ranking FIFA (ultrapassaram a Bélgica) com 1414 pontos.
Quem vencer a final de amanhã será o novo líder do ranking.
Por último, mas não menos importante, resta dizer que, desde 1994, a equipa que venceu nas meias finais a selecção que conquistou o 3º lugar venceu o torneio. Portanto, caminho aberto para a Argentina.
Cumprimentos
Pedritxo
fiquei na ideia que 2 defesas nao o tinham feito, mas sendo verdade, e um bom feito, todos terem jogado.
André
Mau demais para os brasileiros.
Começar por dizer que o Brasil como selecção, como equipa, é zero, pois é uma selecção que a nível individual tem dos melhores jogadores do mundo, sem dúvida, mas daí até jogar como equipa vai uma grande distância.
Nota-se claramente que os jogadores parece que não sabem o que hão de fazer, com ou sem bola, não sabem se hão de defender, atacar, pressionar mais alto… nada, não existe uma estratégia definida.
Os brasileiros a nível táctico, na parte "mental" do jogo, na capacidade de ocupar o espaço, nas decisões, no jogo sem bola etc… estão claramente abaixo das outras selecções, nomeadamente as selecções europeias como tem vindo a ser dito.
Parece-me até, que esta selecção brasileira passou mais tempo a chorar do que a jogar futebol.
O que é que um treinador pode dizer aos jogadores depois de levar 7-1? Difícil no mínimo.
Mudou meia-equipa, mas o resultado foi igual… Maxwell desastroso, os médio-centro nunca tiveram ao nível que se lhes exigiam tal não foi a rotatividade desde o primeiro jogo, Paulinho parece um jogador banal, David Luiz nem ao nível do distrital está (lembro-me que quando aprendi a jogar à bola sempre me disseram para NUNCA cortar a bola para o meio – "tá apertado mete fora").
Oscar foi o único a tentar fazer alguma coisa hoje, se bem que nos outros jogos foi uma nulidade, e nunca percebi a não aposta de Scolari em Willian (jogos anteriores) e Hulk hoje.
Por outro lado uma Holanda muito forte e que poucos davam algo por ela, o Van Gaal é um mestre da táctica e provou que é dos melhores treinadores do mundo nesse aspecto, potenciou jovens jogadores que pouco eram conhecidos e mesmo sem "deslumbrar" muito fez um grande mundial.
A nível individual, acho que o Robben esteve a um nível soberbo, aquenas piscinas dum lado ao outro do campo ao longo do mundial depois de 120 minutos foram qualquer coisa de incrível.
Tudo dependerá do que fará a Alemanha e Messi hoje, mas para mim é o melhor jogador do mundial, ficando logo atrás James e Muller talvez.