Sem grande ordem em especial, diria que o top 3 é Jardel, Jonas e Hulk. São os que mais desequilibraram a balança de títulos, do ponto de vista individual.
Gyokeres em termos de impacto poderá estar nesta prateleira, mas naturalmente que para entrar na discussão precisaria de longevidade e de fazer o que fez este ano (ou perto disso) por várias temporadas, como os que mencionei. E até tem uma diferença significativa, que pode ser importante. É o que entra na pior equipa. Jonas entra em 14/15 depois do Benfica limpar todos os títulos internos e depois de duas finais europeias, Jardel entra num período em que o Porto acentuava o domínio (tinha vencido 4 dos últimos 5) e o Hulk entra num Porto igualmente hegemónico (Porto tinha 5 dos últimos 6 títulos quando chega).
O Simão é importante, porque de facto carregou um Benfica fraquito, mas o rácio de títulos/anos não lhe é particularmente favorável quando comparado com os restantes na discussão e mesmo o campeonato que ganha… não foi propriamente um jogador a elevar uma equipa para um patamar de brilhantismo.
O Deco podia naturalmente entrar, porque aquela Champions e Taça UEFA não aconteciam sem ele. É o melhor jogador da liga neste século, mas em termos de diferença na contagem de campeonatos e elevar a equipa para isso… naturalmente que teve a sua importância, mas aquele Porto limpava o campeonato mesmo sem ele. Diria que elevou sobretudo a equipa na Europa para chegar a esses títulos. Em Portugal, estar nessa equipa ou não, acho que seria relativamente indiferente para eles vencerem. Quanto a Hulk, Jonas e Jardel, sendo os 3 piores que o Deco, acho que as equipas dependeram muito mais desses jogadores para chegarem aos campeonatos. O que é prova do quão forte era o Porto do Mourinho.
Luke
Posted
Maio 10, 2024 at
2:25 pm
Engraçado haver tantos nomes mencionados nesta caixa de comentários e ninguém falar de João Vieira Pinto, que conseguiu ser durante vários anos o melhor jogador do campeonato a léguas mesmo jogando numa equipa de coxos. Mesmo no Sporting muito do sucesso do Jardel teve um empurraozinho dele.
Neville Longbottom
Posted
Maio 10, 2024 at
1:57 pm
Jardel
Quaresma
Hulk
Deco
Sem ordem muito definida.
FootballTotal
Posted
Maio 10, 2024 at
12:31 pm
Hulk era sem dúvida uma força da natureza, mas não sei se foi quem mais diferença fez no campeonato Português, até porque sempre esteve enquadrado em equipas com grandes jogadores como Falcão, Moutinho, Fernando , Otamendi, etc. Obviamente que fazia a diferença, mas tinha uma equipa que o ajudava muito nesse aspecto.
Por exemplo Quaresma, Jardel ou Deco no Porto, liedson no Sporting ou Jonas no Benfica fazia todos a diferença no campeonato Português.
Dos que vi Jogar, diria que Simão Sabrosa no Benfica foi o que mais diferença fazia individualmente porque era escudado por uma equipa muito mais fraca. Simão levou o Benfica às costas durante algumas temporadas, e resolveu vários jogos sozinho.
Há títulos do Benfica que nunca tinham acontecido sem o Simão.
BrunoV
Posted
Maio 10, 2024 at
1:18 pm
Aqui a nostalgia enganou-te bem.
O Simão esteve 6 anos no Benfica e ganhou… 3 títulos.
Apenas ganhou um campeonato, no ano em que ninguém “quis” ganhar.
Ora um jogador que disputou 6 campeonatos e apenas ganhou 1, náo é sinónimo de ter carregado uma equipa.
.
O Hulk podia estar numa grande equipa, mas bastava pores a bola no pé dele, que ele arrancava pela linha e ninguém o apanhava e mandava um míssel e era golo.
.
O Hulk foi o que fez mais diferença individual, bem destacado dos outros.
O Deco não carregava um jogo sozinho, geria-o.
O Jardel precisava de alguém para lhe por a bola na grande área.
O Liedson tem mais fama que proveito… Ele não fazia nada sozinho.
FootballTotal
Posted
Maio 12, 2024 at
2:47 pm
Naquela altura, 1 título pelo Benfica valia por 5 no Porto.
Por isso sim, o Simão foi bem mais importante naquela Benfica que o Hulk naquele Porto .
Daervar
Posted
Maio 10, 2024 at
4:53 pm
Se há jogador que carregou um grande às costas por vários anos foi o Simão. O número de título não quer dizer nada.
Veridis Quo
Posted
Maio 10, 2024 at
5:13 pm
Quando se compara com outros jogadores que também carregaram equipas e foram preponderantes, claro que o número de títulos quer dizer algo. Nas comparações de coisas de topo, tem que haver algo que os diferencie. Neste caso, tem que ser os títulos.
Veridis Quo
Posted
Maio 10, 2024 at
3:10 pm
A do Jardel olha que… os cruzamentos do Viana, Drulovic, João Pinto, Quaresma e afins eram importantes, mas também nunca vi ninguém a transformar tanto balão para a área sem grande nexo em oportunidades de perigo. Dava jeito ter esses cruzadores lá, mas até balões do Beto ou do Jorge Costa ele provavelmente transformava em golos, tal era a auto suficiência dele na área.
Cody Madison
Posted
Maio 10, 2024 at
2:53 pm
“O Liedson tem mais fama que proveito… Ele não fazia nada sozinho”. Ok, fechem a internet por hoje.
Fireball
Posted
Maio 10, 2024 at
11:10 am
Jardel era um nível à parte. Hulk é um bom nome também, e acrescentava Jonas, que mesmo com 30 anos arrasou completamente e mostrou ser muito acima do normal também, com duas épocas acima dos 30 golos.
Jasomp
Posted
Maio 10, 2024 at
10:41 am
Com esta, lembrei-me daquele balázio dele na Luz, perante aqueles insultos gratuitos todos.
Mantorras
Posted
Maio 10, 2024 at
8:45 am
Tambem escolheria Hulk. Nao foi o melhor, mas foi o que mais impacto teve dos que vi jogar. Eram 2 para o marcar e nao chegava.
Pablo2
Posted
Maio 10, 2024 at
5:38 am
Dos que vi, Jardel, Hulk, Simão, Jonas e um pouco menos o Liedson
manel-ferreira
Posted
Maio 9, 2024 at
8:46 pm
Na minha opinião, a resposta é Jardel e ninguém chega perto. Mas percebo que o Gonçalo Paciência nem o deve ter considerado, já que nasceu em 94, portanto só apanhou a decadência do “Super Mário”. Mas eu pessoalmente não vi nada sequer parecido com aquilo.
Veridis Quo
Posted
Maio 10, 2024 at
3:12 pm
5 épocas completas, 4 títulos. Teve que vir o mestre Fernando Santos, para conseguir perder um campeonato com o Jardel.
miguel
Posted
Maio 11, 2024 at
1:10 am
Esse campeonato perdido ainda foi com o Boloni.
Meshuggah_SLB
Posted
Maio 9, 2024 at
8:00 pm
Concordo, para mal dos pecados dos adversários, este combinava técnica, potência, velocidade, força e remate de qualquer zona que o tornavam absolutamente imparável.
Houve grandes jogadores de classe mundial em Portugal nos últimos 20 anos e todos com grande impacto, mas, a meu ver, Hulk e Gyokeres foram os dois que achei mais temíveis na medida em que em dia sim são imparáveis e aproximam qualquer equipa da vitória porque a combinação de características que eles têm permite que uma equipa num determinado jogo apertado possa mandar um balão para a frente e eles peguem na bola, ganhem em velocidade ou aguentem qualquer carga de um defesa e resolvam.
Totti
Posted
Maio 9, 2024 at
7:48 pm
Para mim Jardel sem dúvida alguma e fez em dois clubes diferentes
João
Posted
Maio 9, 2024 at
7:47 pm
Para mim foi
Bjorn
Posted
Maio 9, 2024 at
4:38 pm
Dos anos 90 para cá, com impacto brutal no campeonato, só fica atrás de Jardel e Deco diria.
Lopes da Silva
Posted
Maio 9, 2024 at
8:47 pm
Simão Sabrosa.
Bjorn
Posted
Maio 9, 2024 at
10:59 pm
Teve menos impacto que o Simão? Não.
AndreChaves9
Posted
Maio 10, 2024 at
11:52 am
Mas o Deco apesar de ter sido melhor jogador que quase todos que cá passaram inclusive os que vou dizer teve menos impacto que Hulk, Simão, Jonas, Falcão etc… e era melhor jogador.
Bjorn
Posted
Maio 10, 2024 at
7:12 pm
Deco teve menos impacto? Nossa.
AndreChaves9
Posted
Maio 9, 2024 at
4:33 pm
Eu concordo. Outros foram melhores jogadores, tiveram melhores carreiras, estiveram em melhores coletivos, tiveram melhores números mas um jogador individualmente fazer tanta diferença acho que foi mesmo este
26 Comentários
Veridis Quo
Sem grande ordem em especial, diria que o top 3 é Jardel, Jonas e Hulk. São os que mais desequilibraram a balança de títulos, do ponto de vista individual.
Gyokeres em termos de impacto poderá estar nesta prateleira, mas naturalmente que para entrar na discussão precisaria de longevidade e de fazer o que fez este ano (ou perto disso) por várias temporadas, como os que mencionei. E até tem uma diferença significativa, que pode ser importante. É o que entra na pior equipa. Jonas entra em 14/15 depois do Benfica limpar todos os títulos internos e depois de duas finais europeias, Jardel entra num período em que o Porto acentuava o domínio (tinha vencido 4 dos últimos 5) e o Hulk entra num Porto igualmente hegemónico (Porto tinha 5 dos últimos 6 títulos quando chega).
O Simão é importante, porque de facto carregou um Benfica fraquito, mas o rácio de títulos/anos não lhe é particularmente favorável quando comparado com os restantes na discussão e mesmo o campeonato que ganha… não foi propriamente um jogador a elevar uma equipa para um patamar de brilhantismo.
O Deco podia naturalmente entrar, porque aquela Champions e Taça UEFA não aconteciam sem ele. É o melhor jogador da liga neste século, mas em termos de diferença na contagem de campeonatos e elevar a equipa para isso… naturalmente que teve a sua importância, mas aquele Porto limpava o campeonato mesmo sem ele. Diria que elevou sobretudo a equipa na Europa para chegar a esses títulos. Em Portugal, estar nessa equipa ou não, acho que seria relativamente indiferente para eles vencerem. Quanto a Hulk, Jonas e Jardel, sendo os 3 piores que o Deco, acho que as equipas dependeram muito mais desses jogadores para chegarem aos campeonatos. O que é prova do quão forte era o Porto do Mourinho.
Luke
Engraçado haver tantos nomes mencionados nesta caixa de comentários e ninguém falar de João Vieira Pinto, que conseguiu ser durante vários anos o melhor jogador do campeonato a léguas mesmo jogando numa equipa de coxos. Mesmo no Sporting muito do sucesso do Jardel teve um empurraozinho dele.
Neville Longbottom
Jardel
Quaresma
Hulk
Deco
Sem ordem muito definida.
FootballTotal
Hulk era sem dúvida uma força da natureza, mas não sei se foi quem mais diferença fez no campeonato Português, até porque sempre esteve enquadrado em equipas com grandes jogadores como Falcão, Moutinho, Fernando , Otamendi, etc. Obviamente que fazia a diferença, mas tinha uma equipa que o ajudava muito nesse aspecto.
Por exemplo Quaresma, Jardel ou Deco no Porto, liedson no Sporting ou Jonas no Benfica fazia todos a diferença no campeonato Português.
Dos que vi Jogar, diria que Simão Sabrosa no Benfica foi o que mais diferença fazia individualmente porque era escudado por uma equipa muito mais fraca. Simão levou o Benfica às costas durante algumas temporadas, e resolveu vários jogos sozinho.
Há títulos do Benfica que nunca tinham acontecido sem o Simão.
BrunoV
Aqui a nostalgia enganou-te bem.
O Simão esteve 6 anos no Benfica e ganhou… 3 títulos.
Apenas ganhou um campeonato, no ano em que ninguém “quis” ganhar.
Ora um jogador que disputou 6 campeonatos e apenas ganhou 1, náo é sinónimo de ter carregado uma equipa.
.
O Hulk podia estar numa grande equipa, mas bastava pores a bola no pé dele, que ele arrancava pela linha e ninguém o apanhava e mandava um míssel e era golo.
.
O Hulk foi o que fez mais diferença individual, bem destacado dos outros.
O Deco não carregava um jogo sozinho, geria-o.
O Jardel precisava de alguém para lhe por a bola na grande área.
O Liedson tem mais fama que proveito… Ele não fazia nada sozinho.
FootballTotal
Naquela altura, 1 título pelo Benfica valia por 5 no Porto.
Por isso sim, o Simão foi bem mais importante naquela Benfica que o Hulk naquele Porto .
Daervar
Se há jogador que carregou um grande às costas por vários anos foi o Simão. O número de título não quer dizer nada.
Veridis Quo
Quando se compara com outros jogadores que também carregaram equipas e foram preponderantes, claro que o número de títulos quer dizer algo. Nas comparações de coisas de topo, tem que haver algo que os diferencie. Neste caso, tem que ser os títulos.
Veridis Quo
A do Jardel olha que… os cruzamentos do Viana, Drulovic, João Pinto, Quaresma e afins eram importantes, mas também nunca vi ninguém a transformar tanto balão para a área sem grande nexo em oportunidades de perigo. Dava jeito ter esses cruzadores lá, mas até balões do Beto ou do Jorge Costa ele provavelmente transformava em golos, tal era a auto suficiência dele na área.
Cody Madison
“O Liedson tem mais fama que proveito… Ele não fazia nada sozinho”. Ok, fechem a internet por hoje.
Fireball
Jardel era um nível à parte. Hulk é um bom nome também, e acrescentava Jonas, que mesmo com 30 anos arrasou completamente e mostrou ser muito acima do normal também, com duas épocas acima dos 30 golos.
Jasomp
Com esta, lembrei-me daquele balázio dele na Luz, perante aqueles insultos gratuitos todos.
Mantorras
Tambem escolheria Hulk. Nao foi o melhor, mas foi o que mais impacto teve dos que vi jogar. Eram 2 para o marcar e nao chegava.
Pablo2
Dos que vi, Jardel, Hulk, Simão, Jonas e um pouco menos o Liedson
manel-ferreira
Na minha opinião, a resposta é Jardel e ninguém chega perto. Mas percebo que o Gonçalo Paciência nem o deve ter considerado, já que nasceu em 94, portanto só apanhou a decadência do “Super Mário”. Mas eu pessoalmente não vi nada sequer parecido com aquilo.
Veridis Quo
5 épocas completas, 4 títulos. Teve que vir o mestre Fernando Santos, para conseguir perder um campeonato com o Jardel.
miguel
Esse campeonato perdido ainda foi com o Boloni.
Meshuggah_SLB
Concordo, para mal dos pecados dos adversários, este combinava técnica, potência, velocidade, força e remate de qualquer zona que o tornavam absolutamente imparável.
Houve grandes jogadores de classe mundial em Portugal nos últimos 20 anos e todos com grande impacto, mas, a meu ver, Hulk e Gyokeres foram os dois que achei mais temíveis na medida em que em dia sim são imparáveis e aproximam qualquer equipa da vitória porque a combinação de características que eles têm permite que uma equipa num determinado jogo apertado possa mandar um balão para a frente e eles peguem na bola, ganhem em velocidade ou aguentem qualquer carga de um defesa e resolvam.
Totti
Para mim Jardel sem dúvida alguma e fez em dois clubes diferentes
João
Para mim foi
Bjorn
Dos anos 90 para cá, com impacto brutal no campeonato, só fica atrás de Jardel e Deco diria.
Lopes da Silva
Simão Sabrosa.
Bjorn
Teve menos impacto que o Simão? Não.
AndreChaves9
Mas o Deco apesar de ter sido melhor jogador que quase todos que cá passaram inclusive os que vou dizer teve menos impacto que Hulk, Simão, Jonas, Falcão etc… e era melhor jogador.
Bjorn
Deco teve menos impacto? Nossa.
AndreChaves9
Eu concordo. Outros foram melhores jogadores, tiveram melhores carreiras, estiveram em melhores coletivos, tiveram melhores números mas um jogador individualmente fazer tanta diferença acho que foi mesmo este