Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Humilhação! Vit. Guimarães dá 7 em Famalicão; João Teixeira, Edwards e Bruno Duarte brilharam; Santa Clara triunfa no Jamor

Maior goleada do campeonato em 2019-20, e um jogo com duas equipas a pensar de maneira diferente. Os famalicenses, que fartaram-se de cometer erros na saída de bola, até pelo 11 que apresentaram, pareciam estar com a cabeça no Benfica, já a turma de Ivo Vieira quis arrumar de vez a má fase, entrou com tudo e desta vez teve o acerto na finalização que faltou em outros jogos. João Teixeira pelos golos e vários lances que protagonizou foi o principal destaque, mas ter Bruno Duarte na frente também é uma mais-valia e Edwards voltou a apresentar o nível que demonstrou em Dezembro.

O Vit. Guimarães regressou aos triunfos ao golear, fora, o Famalicão, por uns impressionantes 7-0. João Teixeira (bis e assistência), Edwards (bis) e Bruno Duarte (golo e 3 assistências) estiveram em destaque. Quanto ao encontro, os vimaranenses abriram o marcador logo aos 5′ por Bruno Duarte, e João Carlos Teixeira ampliou aos 14′. Aos 23′ a vida dos famalicenses ficou ainda mais complicada com Anderson a ver o vermelho directo. Aproveitou o Vitória que no 2.º tempo consumou a goleada com golos de Edwards (49′ e 79′), Pêpê (52′), João Carlos Teixeira (54′) e Davidson (67′). O Famalicão começou com: Defendi; Lionn, Roderick, Cissé, Alex Centelles; Ofori, Gustavo Assunção, Guga; Rúben Lameiras, Anderson e Walterson. Já Ivo Vieira, que ficou a 4 pontos do 5.º lugar, fez alinhar: Douglas; Sacko, Venâncio, Pedro Henrique, Florent; João Teixeira, André André, Pêpê; Edwards, Bruno Duarte e Ola John. No outro jogo da tarde, o Santa Clara bateu o Belenenses SAD, no Jamor, por 2-0. Schettine (bela finalização) e Carlos Júnior, ambos em cima do intervalo, apontaram os golos que permitem aos açorianos subir, à condição, ao 9.º lugar.

32 Comentários

  • João Ribeiro
    Posted Fevereiro 8, 2020 at 5:26 pm

    Fim de linha para Ivo Vieira.

    • stanpanan
      Posted Fevereiro 8, 2020 at 5:32 pm

      Faz sentido…

    • deus_Ex_machina
      Posted Fevereiro 8, 2020 at 5:36 pm

      Concordo, qualquer treinador que ganha 7-0 ao adversário deveria ser despedido com justa causa!

    • Reaper
      Posted Fevereiro 8, 2020 at 5:36 pm

      Estamos a 4 pontos do Famalicão, até agora a época está a ser uma desilusão, ou vamos ignorar isso?

      Esta vitória não vai valer de nada se o trabalho não for continuado, como não estava a ser até agora.

      • João Ribeiro
        Posted Fevereiro 8, 2020 at 5:46 pm

        Sim, está a ser desilusão pela pontuação, mas vamos ignorar todos os sinais que a equipa mostra desde o início? Vamos ignorar o caudal que o Vitória todos os jogos mete e o bom futebol que pratica? Claro que os pontos deviam ser mais, mas também vamos ignorar que o Vitória teve competições europeias que leva a uma gestão totalmente diferente do plantel, o que leva a que haja rotação e consequentemente perda de pontos? O Vitória não está em 5° porque tem azar e alguma incompetência a finalizar, mas acho que o Ivo é treinador e não ponta de lança. Naquele que compete a um treinador, que é montar uma boa estratégia e fazer com que a equipa chegue lá à frente, o trabalho do Ivo é mais que meritório.

        • Reaper
          Posted Fevereiro 8, 2020 at 6:21 pm

          Mas isso já é o que venho dizendo, alicerçado na falta de evolução no último terço, isto não é só falta ou não de qualidade, também se treina! Claro que se não há evolução nestes aspectos começas a duvidar do que vem sendo feito. Como já disse, há plantel para bem melhor, e, rematando, o ataque que jogou hoje, na minha opinião, é o melhor trio de ataque que o Vitória tem em termos de qualidade.

          • João Ribeiro
            Posted Fevereiro 8, 2020 at 7:20 pm

            Desculpa lá, mas quando vês jogos constantemente em que o guarda-redes adversário foi o melhor em campo, e houveram inúmeros este ano, o que vais mesmo treinar? Só se for tiro ao prato para com uma espingarda acertar na cabeça do adversário, mas acho pouco ético. O problema do Vitória é ter jogadores na fase ofensiva que, apesar de bons tecnicamente, são muito fracos a nível de decisão, ponto final. Quando é assim o que vai fazer o Ivo? Pegar no comando e jogar ele? Isso seria possível no FIFA, não no futebol real. Por isso é que Ola John mal pode joga sempre, porque é o jogador com melhor poder de decisão no Vitória, e isto pode dizer muito da falta dela do nosso ataque…

        • E o que temos
          Posted Fevereiro 8, 2020 at 6:26 pm

          Com todo o respeito existem adeptos do teu clube que pensam que o vitoria é um cronico candidato ao 3 lugar. é a unica explicaçao para estes comentarios

          • João Ribeiro
            Posted Fevereiro 8, 2020 at 7:10 pm

            Concordo a 100%. Há muita gente adepta do meu clube que vive nas nuvens e acha que apoia, não digo um dos crónicos candidatos aos títulos em Portugal, mas sim um Barcelona ou Real Madrid. Esquecem-se que somos uma equipa que tem 2 títulos no seu palmarés em 97 anos de história é que há 7 anos apenas teve a sua equipa inscrita nas competições profissionais no último dia de prazo. Claro que o Vitória tem de ficar em 5° por causa do plantel mas há que saber ter os pés assentes na terra.

          • NDinga
            Posted Fevereiro 9, 2020 at 12:18 pm

            Talvez não seja um crónico candidato ao terceiro lugar, mas é-o aos cinco primeiros. Pelo menos já é candidato aos lugares de topo há mais tempo do que qualquer outro clube, à excepção dos três crónicos candidatos ao título. De resto, nunca vi nenhum vitoriano exigir à equipa o terceiro lugar nesta época. O que muitos de nós temos dito é que temos obrigação de acabar o campeonato num dos cinco primeiros lugares. O nosso plantel tem mais soluções do que no ano passado, mas não tenho problemas em reconhecer que Sporting e Braga são mais fortes. Se viesse a ser possível lutar por esse lugar com essas duas equipas, porque é que haveríamos de rejeitar essa luta?

            Os factos são indesementíveis: o Vitória está a fazer um campeonato aquém das expectativas em termos pontuais. A par com a época 2016/17, o Vitória tem o melhor plantel das últimas épocas, mas tem a segunda pior pontuação à 20.ª jornada.

            Quanto ao comentário do João, tenho a certeza que és tão vitoriano como eu, mas acho que o argumento dos dois títulos em 97 anos não tem cabimento para os objectivos pelos quais o clube luta no campeonato. Se os clubes valessem pelo número de Taças de Portugal que conquistam, então estávamos a lutar pelos mesmos objetivos de Leixões, Estrela da Amadora (que ganhou o troféu num ano em que éramos favoritos, mas deitámos tudo por água abaixo, como é típico deste clube), e Beira-Mar.

            Como disse, o Vitória já luta pelo topo do campeonato português desde a década de 60, a única em que chegou verdadeiramente a lutar pelo título numa época. E até hoje nunca deixou de aspirar a esses lugares, apesar de nem sempre os ter conseguido. É o quinto clube com mais pontos no somatório de todos os campeonato, atrás de Benfica, Porto, Sporting e Belenenses. Este registo prova bem o estatuto do Vitória no futebol português, apesar dos títulos serem escassos. E os títulos são escassos não por falta de dimensão do Vitória, mas pelo facto de ser daqueles clubes que têm dificuldade em ganhar.

            O Vitória tem o quinto plantel mais forte em termos de orçamento e de qualidade. A sua obrigação é o quinto lugar, tentando algo mais se for possível. Este é o argumento principal para o campeonato estar aquém das expectativas.

            Quanto ao argumento das dificuldades em inscrever a equipa, isso até dá para rir no contexto do futebol português. Por muito que a direção de Júlio Mendes tenha tentado reescrever a história do nosso clube, assumindo-se como salvador da pátria à boa moda salazarista, o Vitória continuou a ter orçamento suficiente para lutar pelos cinco primeiros mesmo em contexto de dificuldades, precisamente pela sua maior dimensão face à larga maioria dos clubes. Eu não vejo nenhum sportinguista admitir menos do que o terceiro lugar e o seu clube está afogado em problemas financeiros muito maiores do que aqueles que o Vitória alguma vez teve. Agora, há clubes que, neste momento, têm pontuação igual ou superior ao nosso clube e estavam bem piores do que nós há sete anos. O Famalicão e o Boavista estavam no Campeonato de Portugal. O Vitória de Setúbal, com problemas financeiros recorrentes e um plantel mais limitado do que o nosso, tinha os mesmos pontos do que nós à partida para essa jornada. Essa história das dificuldades financeiras não cola num país em que todos os clubes, com a possível excepção do Benfica, são deficitários na sua actividade corrente, sendo obrigados a transferir jogadores no final da época para terem lucro. Mas vender jogadores no final da época é a normalidade do futebol de hoje, apesar de aparecer como receita extraordinária nos Relatórios e Contas.

        • Knox_oTal
          Posted Fevereiro 8, 2020 at 7:10 pm

          Muito boa análise, concordo totalmente, se bem que tenho um ponto de vista bem menos emotivo do que os vitorianos naturalmente. Logo, “tiro-te o chapéu” pelo discernimento!!! Além disso há ainda muito jogo e muitos pontos pela frente, terminar pelo menos no top-5 é mais do que possível… é mesmo provável na minha opinião!

          Uma pergunta, que tens achado da evolução do Pedro Rodrigues esta época? Sinceramente já tinha perdido alguma esperança nele, mas esta época, do que vi, pareceu-me muito bem o Pêpê e em crescendo!

          Saudações minhotas

          • João Ribeiro
            Posted Fevereiro 8, 2020 at 8:24 pm

            Tem sido, mas por larga margem, o melhor jogador do Vitória neste último mês e parece que finalmente está a encarreirar… Com Ivo Vieira parece ter ganho a tal intensidade que lhe faltava e está mais mandão e autoritário no meio-campo. Ele o ano passado com Luís Castro também teve uma fase muito boa mas não deu continuidade, mas este ano creio que reúne condições para dar continuidade e acho que será o próximo a dar alguns milhões ao Vitória (e ao Benfica já que o mesmo tem 50% do passe).

            • Knox_oTal
              Posted Fevereiro 8, 2020 at 9:12 pm

              Pois, o que me fez perder esperança nele foi essa aparente falta de competitividade crónica. Mas este ano deu um salto e, como dizes, está muito mais autoritário no meio-campo.

              A parte financeira é importante, mas para mim de realçar será mesmo a mais valia que poderá dar ao Vitória nesta 2ª volta em termos de critério em posse, poder de definição e um futebol positivo sustentável. E se deixaram sair Musrati, é porque o Ivo Vieira e o clube apostam forte nele. Depois, a continuar a evoluir, poderá ser mais uma jogador a acrescentar à interessante pool de seleccionáveis a médio/longo prazo para as Quinas no que toca ao meio-campo.

              Para já é esperar que se afirme em pleno e que seja um trunfo na luta muito interessante que se desenha entre Vitória, Rio Ave, Braga, Famalicão e até o Sporting pelo top-5. Para seguir…

    • Kurtz
      Posted Fevereiro 8, 2020 at 5:39 pm

      A brincar a brincar… Caso o Porto perca logo até pode ser.

    • Aurinegro
      Posted Fevereiro 8, 2020 at 6:19 pm

      Ainda bem que li a sua resposta ao comentário acima. Fiquei admirado com este comentário, mas agora penso que seja feito de forma irónica.

      Tenho-o como um adepto coerente e defensor do seu Vitória. Na minha opinião o Ivo está a fazer um grande trabalho no clube e precisa de estabilidade (2 ou 3 anos seguidos) para elevar ainda mais o nivel do Vitória.

      Podia ser uma época melhor? Talvez, mas ainda estão a poucos pontos do Fama e a iniciar a segunda volta, numa época com participação (na minha opinião) positiva para a imagem do clube e valorização de vários ativos.

  • Reaper
    Posted Fevereiro 8, 2020 at 5:31 pm

    Incontestável hoje, obviamente algo suportados pelas alterações do onze do Famalicão, mas o jogo da 1ª volta foi igual com o Vitória entre as 2 eliminatórias contra o Steaua, assim como pela expulsão do Anderson(embora a entrada no jogo tenha sido autoritária contra 1\), Sobre o avolumar do resultado, o Famalicão com 10 não se protegeu, continuou subido e aí foi natural o resultado, o Vitória deve ter construído umas 15 oportunidades de golo no total.

    O que se pede é que haja atitude todos os jogos, porque qualidade ela existe, espero que o Ivo consiga passar a mensagem até final da época caso contrário…

    • oMeuUserName
      Posted Fevereiro 8, 2020 at 5:46 pm

      Já me podes dar razão agora? Na semana passada disse que era exagerado dizeres que estavam arredados da Europa. É certo que ainda estão a 4 pontos do 5º lugar e têm 2 equipas à frente, mas ainda é bem possível.

  • Estigarribia
    Posted Fevereiro 8, 2020 at 5:36 pm

    O Famalicão acusou o desgaste do jogo com o Benfica assim como as alterações que João Pedro Sousa fez na equipa. Tudo saiu mal á equipa famalicense.

    Quanto ao Vitória de Guimarães, a equipa de Ivo Vieira fez um bom jogo e Marcus Edwards voltou a mostrar porque é uma das grandes sensações da Primeira Liga. Jogador de equipa grande, sem qualquer dúvida.

    Saudações Leoninas

    • Joaopcalves
      Posted Fevereiro 8, 2020 at 6:08 pm

      Não houve desgaste nenhum… Houve 10 alterações no 11, 3 estreias e a jogar com 10 desde os 25 minutos.
      Percebo a jogada de risco. Hipotecou 3 pontos na luta pela liga Europa, mas passou a mensagem clara à equipa: na Terça-feira é com tudo. Até porque se ganharmos e não houver desastre no Dragão, fica a Liga Europa garantida em fevereiro.

      • Rev7
        Posted Fevereiro 8, 2020 at 7:20 pm

        O finalista da Taça não vai à Europa, têm que vencer a final para se qualificarem.

      • Manel Ferreira
        Posted Fevereiro 8, 2020 at 8:06 pm

        Só esclarecer uma coisa: ser finalista da Taça já não garante Liga Europa, como antes. Agora, é mesmo preciso ganhar a competição.
        A UEFA instaurou essa regra em 2015: se o vencedor da Taça se apurar para as competições europeias via campeonato, a vaga da Taça passa para o campeonato (neste caso, para o 5º lugar português). O finalista vencido já não se apura para nada.
        Só que em Portugal ainda não aconteceu um caso destes, daí muita gente desconhecer esta regra. Mas já aconteceu em vários outros países.

        • Joaopcalves
          Posted Fevereiro 9, 2020 at 12:57 pm

          Não sabia, obrigado! Nesse caso, apoio menos a decisão do João Pedro Sousa em ter hipotecado este jogo, mas se ganharmos terça feira, será um herói

  • Antonio Clismo
    Posted Fevereiro 8, 2020 at 5:49 pm

    Impressionante o trabalho que o Gustavo Assunção faz no meio campo do Famalicão.

    Enquanto o jovem luso-brasileiro esteve em campo a equipa esteve sempre equilibrada (ao intervalo a perder por 2 anos, mas com menos um jogador desde os 20 e poucos minutos).

    Com a sua saída ao intervalo, foi um descalabro na segunda parte. Levaram 5 como poderiam ter levado ainda mais.

    Quando falta o pêndulo a uma equipa, falta tudo. Impressionante o nível e a compreensão táctica e espacial do miúdo quando tem apenas 19 anos.

    • BrunoV
      Posted Fevereiro 8, 2020 at 7:22 pm

      Impressionante foi que aos 15min o Famalicão já perdia em casa por dois golos e ele tinha um amarelo, já para não falar que foi o primeiro a sair, por algum motivo.

      Impressionante são os fracos números que apresenta em campo e de já ter estado no Porto e no A. Madrid.

      Bom agente, fraco jogador.

      • Lvarsovia
        Posted Fevereiro 9, 2020 at 5:27 pm

        Visto que o Famalicao tem jogo para a Taca contra o Benfica terca, ele provavelmente saiu exatamente por ja ter amarelo e nao arriscar ser expulso, o que o impediria de jogar a 2a volta da meia final… Para alem de ter sido o unico titular que ficou no 11.
        Fracos sao estes comentarios sem nexo absolutamente nenhum.

  • Goncalo Silva
    Posted Fevereiro 8, 2020 at 6:12 pm

    Que humilhação!! Para quem dizia que o Ivo é fraco espero que vejam que afinal alguns dos erros cometidos ao longo da época estão a ser resolvidos. Esquecem que o atual plantel do Vitória é todo novo comparado à época passada, principalmente no ataque. Por isso é preciso tempo para consolidar a equipa e um 11 concreto. Muitos jogadores estiveram lesionados e que eram melhores que os titulares como André André.
    Mesmo que não consigam o sexto lugar eu manteria sempre Ivo Vieira.
    Com mais um ano de consolidação e com a chegada de um guarda redes e de um ponta de lança, aí sim ficam com equipa para lutar pelo terceiro lugar com o Sporting e o Braga.

    • Estigarribia
      Posted Fevereiro 8, 2020 at 7:11 pm

      Gonçalo,

      Nem mais. O Vitória de Guimarães teve eleições quase no início da temporada e isso condicionou um bocado.

      Aquele Marcus Edwards é mesmo craque e começo a achar que, tal como aconteceu com o Tapsoba, começa a ser caro para a realidade portuguesa (não sei de quanto é o valor de mercado). Tenho cá para mim que o Edwards ainda regressa á Premier League e não era mal pensado um regresso ao Tottenham.

      Saudações Leoninas

    • NDinga
      Posted Fevereiro 9, 2020 at 11:24 am

      A tua análise é, em grande parte, pertinente, mas há uma questão que muita gente não está a ter em conta: o Ivo Vieira só assinou contrato até ao final da época. Apesar das várias perguntas sobre renovação, nem o Ivo, nem a direção avançam nada, o que leva muita gente pensar que este não é o treinador que o Vitória quer para a próxima época. Se assim for, não vejo qual a utilidade de sacrificar um objetivo importante como a obtenção de um dos cinco primeiros lugares (o quinto é a posição mais natural), que pode dar acesso à Liga Europa, para manter até ao fim uma ideia de jogo de um treinador que não sabes se vai continuar, no caso da equipa entrar em espiral negativa de resultados. Quanto ao Ivo, acho que se nota qualidade no trabalho dele. Uma das coisas em que mais lhe dou mérito é em conseguir tirar mais de certos jogadores face ao que aconteceu no ano passado, com o Luís Castro. Falo concretamente do João Carlos Teixeira, que está com uma atitude muito melhor, apesar dos problemas de intensidade, do Victor Garcia, que há dois anos era simplesmente horrendo e, neste ano, disfarça os seus defeitos com um grande pulmão. Ele precisa sobretudo de aprender com erros que comete em muitos pormenores: leitura de jogo a partir do banco, o que não é fácil pela postura que tem; ele quando está no banco perde facilmente as estribeiras e acredito que essa carga emocional ao viver o jogo o limite na escolha da melhor estratégia a tomar quando precisa de virar um jogo a seu favor.

      Quanto ao plantel ser todo novo, a defesa já cá estava no ano passado. A principal excepção foi o Tapsoba, mas isso não foi propriamente um problema. No meio-campo, há uma mistura de elementos que transitaram do ano passado e de jogadores novos (o meio-campo de ontem já cá estava no ano passado). No ataque, três extremos transitaram do ano passado e um é novo. A posição de ponta de lança é que está diferente. A partir da base do ano passado, foi criado um plantel com mais soluções, que só tem de assumir como o principal candidato ao quinto lugar. Não conseguimos ir à Europa dois anos seguidos desde o final dos anos 90. Falhar outra vez esse apuramento seria um fracasso. Não me importava se soubesse que, na próxima época, teríamos um plantel realmente capaz de se bater de igual para igual pelo terceiro lugar (pré da Liga dos Campeões), embora saiba que não é fácil.

      Quanto às lesões, tens razão. Têm sido imensas ao longo da época. Com menos profundidade de plantel, o Vitória já estaria provavelmente afastado da Europa. Tenho pena pelo Joseph, sobretudo. Com este futebol de ataque, seria um regalo vê-lo a romper linhas.

  • Eder26
    Posted Fevereiro 8, 2020 at 8:52 pm

    Este 7-0 prova que o Vitória SC aka Guimarães é equipa que merecia ter mais pontos e que o Famalicão não tem assim tão boa equipa como fazem crer, apesar de estarem um campeonato acima das expectativas. Não esquecer que o Famalicão nunca jogou à retranca em qualquer jogo esta temporada. Leva 7-0 mas pelo menos tenta proporcionar todas as semanas bom futebol, enquanto uns vão na 3ª vitória seguida e não jogam ponta. Infelizmente, no fim, o que conta são os resultados. Mas este Famalicão lembra-me o Estoril do Marco Silva. Este tipo de equipas deve ser bem estimada.
    Relativamente ao Santa Clara, Rafael Ramos quando tiver mais jogos nas pernas, fará esquecer por completo o Patrick. Belenenses SAD deveria descer. Não faz falta à Liga NOS.

    • Manel Ferreira
      Posted Fevereiro 8, 2020 at 11:02 pm

      Não me leves a mal, mas o teu post é mesmo um compêndio perfeito do romantismo exagerado que se encontra muitas vezes por aqui. A frase “Infelizmente o que contam são os resultados”, é particularmente brilhante. É isso tudo, devia contar a posse de bola, os ataques, as oportunidades. Meter a bola lá dentro é que está quieto.
      Nenhum clube “merece” ter mais pontos do que tem, já que a quantidade de pontos está dependente de vários aspetos, um deles a capacidade de finalização. A excepção seria um clube que fosse prejudicado todas as jornadas e que tivesse vários golos injustamente anulados. Mas já sabemos que isso abrange os 18 clubes ao mesmo tempo.
      E depois os elogios a uma equipa que leva 7 porque “não joga à retranca” é brilhante (parte II). Faz lembrar o Nacional no ano passado, levaram 10 na Luz e era só comentários positivos sobre como eles “não jogam com chutão e tentam sair de trás a jogar”. Como se levar 7 e 10 tivesse algum lado positivo e não fosse uma vergonha descomunal em todos os aspetos.
      Calculo que a equipa que “não joga ponta” e leva 3 vitórias seguidas é o Boavista. Malandros, como se atrevem a marcar golos e a não sofrer ! Vergonha! Eh pá, como boavisteiro, sei bem que ninguém nos vai confundir com o Barça da Guardiola, mas diga-se que temos jogado bem melhor nos últimos tempos. E tanto com o Guimarães como com o Paços tivemos várias oportunidades até para dilatar o marcador. MAs saber defender também é uma “arte” e isso o Boavista sabe melhor do que, talvez, qualquer equipa fora do top-4. Valorizar isso era capaz de ser giro. Posse de bola e número de ataques não valem nada por si só.
      Aquele abraço resultadista. ;)

    • Joaopcalves
      Posted Fevereiro 9, 2020 at 12:53 pm

      O Famalicão mudou 10 jogadores e estreou 3 no 11, e achaste que se devia falar da forma de jogar da equipa? O treinador hipotecou este jogo à partida, a pensar na Taça. A forms de jogar ditou os 7, mas a derrota foi adquirida quando se fizeram os 11

  • NDinga
    Posted Fevereiro 9, 2020 at 11:08 am

    O Vitória conseguiu a maior goleada da sua história em jogos fora de casa e está naturalmente de parabéns! Tudo nos correu bem desta vez, para variar, tudo mal ao Famalicão. E

    Respeito a convicção do João Pedro Sousa em manter a ideia de jogo a todo o custo, mas habilitou-se a este resultado ao querer manter um futebol rendilhado com 10 jogadores completamente diferentes no onze, sem entrosamento. Não funcionou. Bastava o meio-campo do Vitória pressionar em cima os jogadores do meio-campo famalicense para ganharem a bola e iniciarem constantemente os ataques em zonas já muito avançadas do terreno. Depois enfrentar uma dupla de centrais formada por Roderick e Cissé tornou tudo ainda mais fácil.

    Marcamos dois golos nas duas primeiras oportunidades que tivemos, falhámos mais algumas e ficamos com a goleada escancarada depois de uma expulsão a meu ver exagerada do Anderson. Na segunda parte, o resultado construiu-se naturalmente diante de um Famalicão desnorteado.

    Este jogo foi uma anomalia neste campeonato. Não é possível antecipar qual será o futuro de qualquer das equipas a partir daqui. Há uma coisa em que tenho quase a certeza que o Vitória melhorou: Bruno Duarte! Gosto muito deste jogador. Apesar da falta de soluções revelada pela equipa para variar a forma de atacar durante o mês de Janeiro, acredito que teríamos somado mais pontos com o Bruno. Enquanto o Bonatini é um jogador que se limita a esperar pela bola para finalizar (e mesmo nesse capítulo falhou bastante), o Bruno é muito mais completo – ele desce para dar tabelas aos extremos, ele é agressivo na hora de atacar a bola e ganhar duelos e permite que os outros jogadores do ataque tenham mais espaço para criar perigo. Além disso, não precisa de muitas oportunidades para marcar. Só não tem mais golos até agora, porque já esteve duas vezes lesionado (espero que não seja um problema recorrente). De resto, foi importante o regresso do André André, porque embora longe do seu auge como jogador, é um verdadeiro capitão, mostrando um sentido competitivo que fez muita falta no Bessa (o Vitória foi completamente engolido pelo Boavista em termos de intensidade e atitude competitiva).

    Mas estes resultados são às vezes presentes envenenados e não me iludem. Lembro-me daquele início de Dezembro, quando ganhámos em modo poupança ao Vitória de Setúbal, para a Taça da Liga, e mantivemos depois esse onze com Ola John, João Carlos Teixeira, Rafa Soares para o Portimonense, outro jogo que vencemos. Jogámos depois com jogadores que eram então suplentes, embora de perfil mais intenso, em Frankfurt e ganhámos de novo. Voltámos aos “titulares” em Barcelos e tivemos uma primeira parte em que fomos completamente engolidos por um Gil que apresentou uma defesa muito compacta e transições bem desenhadas. Lembro isto para dizer que não teremos quaisquer hipótese de pontuar frente ao Porto se mantivermos no onze elementos como João Carlos Teixeira e Ola John (principalmente este último). Têm muita qualidade técnica e conseguem destacar-se contra equipa pouco intensas nos duelos, com defesas macias, mas desaparecem assim que o nível competitivo sobe, por não terem pernas para mais. Espero que o Ivo saiba avaliar as necessidades de cada jogo e volte a colocar no onze Evangelista e Davidson, jogador de quem não sou grande fã, mas que é a melhor opção que temos para a posição, a par do Edwards.

Deixa um comentário