Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

I Liga: Santa Clara-Gil Vicente será o 1.º jogo com público

Ainda vamos ter público em todos os estádios esta época?

A DGS confirmou que o jogo entre Santa Clara e Gil Vicente irá ter público no estádio. De acordo com as recomendações da entidade de saúde e com o clube açoriano, este será um “jogo-piloto” que contará com 10% da lotação total, para aferir a viabilidade do regresso dos adeptos aos estádios em Portugal: “A Direção Regional de Saúde aprovou a presença de público no referido, respeitando o limite máximo de 10% da capacidade total do recinto desportivo (1000 pessoas). Este jogo assumirá um caráter experimental e pretende recuperar o papel pedagógico e de divulgação que o Futebol Profissional, pela sua notoriedade, pode e quer desempenhar, como a Liga Portugal e as Sociedades Desportivas pedem desde a primeira hora. A Santa Clara Açores, Futebol S.A.D e a Liga Portugal congratulam-se pela decisão tomada pela DRS. O Futebol português tem sido exemplar no processo paulatino de regresso à normalidade possível. Temos total convicção de que este poderá ser um passo histórico para a nossa Sociedade Desportiva, para a Liga Portugal e para o futebol português em geral”. Recorde-se que não existem adeptos nos jogos da I Liga desde Março.

23 Comentários

  • Diogofk248
    Posted Setembro 29, 2020 at 4:23 pm

    Boa notícia mas não entendo os 10%. Parece que estão a fazer um favor e não a querer progredir.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Setembro 29, 2020 at 5:00 pm

      Tendo em conta as medidas para “o resto da sociedade” parece—me, por enquanto adequado. Imagina que os 10 mil sao 10 filas de mil cadeiras; ao fazer fila sil fila nao reduz logo para 5 mil. Se deres um espaçamento de 2 cadeiras vazias esses 5 reduzem para 1/3… E acredito que entre filas tb deve haver espaçamento de mais de uma. Querer mais por agora daria falatorio em sentido inverso… e mesmo assim ja vai dar…

    • Filipe Ferreira
      Posted Setembro 29, 2020 at 7:56 pm

      É apenas uma experiência para já. Os valores utilizados na Alemanha acho que é de 20%. Se com 10% correr tudo bem, sobe-se para 20. Passo a passo.

  • Chico
    Posted Setembro 29, 2020 at 4:35 pm

    Obviamente que será um exemplo a seguir pelos restantes clubes assim DGES, ARSs e ACESs o entendam. 10% parece-me uma percentagem acertada para iniciar e aumentar a partir daí. Já houve jogos com 1/3 ou mais da lotação em certos países e francamente parece-me muito: quando há golos ou falhanços, os adeptos basicamente caem uns em cima dos outros. Claro que há que ter civismo, mas 10% parece-me bem para o início desta experiência, depois vê-se qual será o limite superior mais indicado.

  • Pedro pintarolas
    Posted Setembro 29, 2020 at 4:40 pm

    Agora que temos o dobro dos casos internados e quase o triplo em intensivos, em que já se pensa em fechar alas hospitalares novamente, damos este tiro nos pés. Futebol sem adeptos e triste. Mas não é o mais importante na nossa vida

  • Leonidas
    Posted Setembro 29, 2020 at 5:04 pm

    Se houver organização e responsabilidade por parte dos adeptos, ir ver jogos de futebol é das atividades menos arriscadas em tempos de pandemia. Acho que a lotação poderá ir até a uns 20/30% mas entendo as reservas em apenas se colocar em 10%.

    Agora, é preciso que haja uma excelente organização por parte dos clubes (espalhar bem os adeptos pelo estádio e regular as entradas e saídas de forma a não haver ajuntamentos) e comportamento exemplar por parte dos adeptos (uso de máscara durante todo o jogo e não se juntarem). Quando se meter os grandes e as suas claques ao barulho é que de certeza que irão haver problemas, mas não se devem castigar os clubes mais pequenos por isso.

    • Chico
      Posted Setembro 29, 2020 at 5:14 pm

      Infelizmente não estou a ver o segundo parágrafo a concretizar-se quando tocar aos grandes clubes. Não estou a ver o pessoal das claques a respeitar medidas de distância social e etiqueta respiratória.

      • Leonidas
        Posted Setembro 29, 2020 at 7:13 pm

        Exatamente o que eu acho. Mas quando isso acontecer que se castiguem os clubes grandes e não todas as ligas

  • Estigarribia
    Posted Setembro 29, 2020 at 5:22 pm

    Boa notícia. Agora cabe às pessoas que forem ver o jogo terem civismo e não andarem aos molhos quando houver golos, por exemplo, para que isto não seja regredido. Mais tarde ou mais cedo, os adeptos têm de começar a voltar aos estádios até porque sem o dinheiro dos bilhetes muitos clubes, senão mesmo todos, terão muitos problemas financeiros (três grandes incluídos, como é óbvio). O vírus veio para ficar e agora cabe a nós todos, com o respectivo uso de máscara, gel desinfectante (eu, por exemplo, desinfecto as mãos quase a toda hora) e a respectiva distância social, protegermo-nos e aos outros.

    Saudações Leoninas

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 29, 2020 at 5:23 pm

    Finalmente alguns progressos! O futebol não pode continuar sem adeptos, há muitos clubes que dependem das receitas de bilheteira e se há espetáculos ao vivo e tudo o mais, porque não replicar para o futebol? Claro que tinha que ser com as regras normais e até algumas extraordinárias, mas tem que começar a ser pensado o regresso dos adeptos ao futebol.

  • Nazgul
    Posted Setembro 29, 2020 at 6:08 pm

    Epa podem dizer que isto é um avanço, mas na minha opinião é um pouco gozo 10%? Parece quase caridade …

    Fazem regras para tudo porque o futebol tem sido exceção? Será impossível meter 30% da lotação de um estádio de maneira “algo segura”?

    Não existem forças de intervenção, polícias, Stuart’s etc que possam auxiliar os jogos de futebol?

    Sinceramente estou cansado disto, daqui a pouco estamos no natal e ainda andamos em lockdowns e sem conseguir viver a nossa vida com alguma felicidade e dignidade que todos merecemos, abram a economia e os negócios, os portugueses têm sido do melhor pouco e tem feito sacrifícios, atrevo-me a dizer que somos dos que mais usamos máscaras na Europa!

    • w0bbly
      Posted Setembro 29, 2020 at 6:48 pm

      É preferivel ser assim, com calma, com incrementos suaves do que continuar nos zero.

      Depois essa conversa do Natal é só ridicula. Todos temos saudades dos nossos entes mas acho que ninguem em sua plena consciencia quer por em risco pessoas queridas so porque é natal (e sim escusam de vir todos para cima de mim.. tenho familia emigrada que não vejo há muito tempo e prefiro que não venham e fiquem seguros do que venham por-se a eles e a nos em risco).

      Cansados estamos todos… ninguem gosta de viver assim obviamente. Mas não é melhor ser consciente e cumprir as regras do que abrir tudo e ser uma bandalheira? Eu cá prefiro cumprir, but “to each his own” i guess

      • Rosso
        Posted Setembro 29, 2020 at 7:35 pm

        A “conversa do Natal” de ridículo não tem nada. É das épocas mais importantes do ano, dos grandes antídotos contra o inverno e se não houver reuniões mínimas gera-se um ambiente de desÂnimo e depressão, sobretudo para os que estão mais sozinhos. Acham que podem ficar afastados de todos indefinidamente? As pessoas não podem ficar afastadas durante anos, e se já há depressões graves, só podem aumentar em barda. Por isso não desvalorizemos épocas como o Natal.

      • Nazgul
        Posted Setembro 29, 2020 at 10:01 pm

        O natal ê ridículo? O mês de dezembro é o mês mais importante do inverno e como o user Rosso diz o inverno vai ser muito depressivo se continuarmos assim!
        Para mim e para muita gente o futebol no inverno é bastante importante e uma das principais atrações, já para não falar que economicamente os clubes e outros negócios todos que envolvem …

    • Chico
      Posted Setembro 29, 2020 at 6:51 pm

      Se continuarmos a este ritmo, no natal temos o sistema de saúde a colapsar. O que as pessoas ainda não entenderam é que os “lockdowns” servem para os sistemas de saúde não colapsarem. O nosso SNS não consegue aguentar com milhares e milhares de pessoas em intensivos, seria uma catástrofe… O vírus não mata muito, o problema não é esse, só que se começa a infetar muita gente, se calhar começam a morrer esses e os outros também.

      O futebol não é cinema, ao contrário do que o JJ diz. Viu-se na final da supertaça europeia com 30% das bancadas o espetáculo que os adeptos do Sevilha fizeram, sempre em cima uns dos outros em lances de perigo, golo, etc. Num estádio de 50 ou 65 mil, como cá temos em Portugal, não há fiscalização que aguente. 10% já é uma boa receita com o aumento do preço dos bilhetes. Se o Benfica meter bilhetes à venda por 100 euros ou mais, neste momento, esgota facilmente 6 mil lugares e as receitas não ficam assim tão diferentes de um jogo de época passada. Temos que ser razoáveis e ir evoluindo. Não é dar mão e pedir o braço.

      Os portugueses usam máscaras na generalidade, sim, tem toda a razão. O problema é que não é o caso de todos os grupos demográficos. No momento em que lhe escrevo venho da janela do meu apartamento esplanadas apinhadinhas de jovens sem máscara…

      • Filipe Ferreira
        Posted Setembro 29, 2020 at 7:55 pm

        Tudo dito.

      • Nazgul
        Posted Setembro 29, 2020 at 10:06 pm

        Bem Chiquinho, mas um comentário disparatado do teu lado como de costume …

        6000 bilhetes vezes 100€ da 600.000€, mas o Benfica por cada jogo em casa fazia 1M ou seja quase o dobro!

        Outra coisa será que os sócios vão querer pagar 100€ por bilhete quando muitos estão em layoffs desempregos etc ?

        O futebol envolve muitos negócios desde os restaurantes lojas no Colombo, as rulotes das Bifanas as senhoras dos cachecóis etc

        O SNS colapsar? Segundo as nossas ministras nem 30% dos casos foram sequer aos hospitais … quero ver o que vais fazer se isto durar mais um ou dois anos “fechem tudo porque o SNS vai colapsar” depois mortes a fome …

    • bandua
      Posted Setembro 29, 2020 at 6:54 pm

      10% parece-me lógico. As pessoas têm de estar a 2 m umas das outras. isso dá uma pessoa de 3 em 3 cadeiras. Repare-se que à volta de 1 lugar existem outros 8. Ou seja. imaginem quadrados de 3 por 3 só com o do meio ocupado. Isso dá 1 em 9, que é 11%.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Setembro 29, 2020 at 9:33 pm

      Eu também acho que 1/3 da lotação era um valor razoável.

    • RomeuPaulo
      Posted Setembro 30, 2020 at 10:26 am

      Respondendo um pouco à tua pergunta, sim, considero praticamente impossível meter 30% da lotação de um estádio de maneira “algo segura”.

      Primeiro de tudo, é preciso perceber que o futebol não é como o teatro ou como o cinema (apesar de alguns dirigentes assim o quererem fazer parecer), no clímax de um jogo de futebol é normal haver abraços e empurrões, no teatro/cinema não, é raro haver alguém que veja um jogo de futebol inteiro sentado, no teatro/cinema não. Os 30% são aceitáveis para um teatro/cinema, para o futebol não, e temos vários exemplos lá fora, até com lotações inferiores (em todos os jogos que vi da Ligue 1 (e não foram poucos) havia pessoas sem máscara em cima uns dos outros).

      Diria que as forças de intervenção/polícias neste momento são mais precisas noutro lado, nomeadamente nas ruas, não faz sentido estar a alocar ainda mais recursos humanos, por si só escassos, a um jogo de futebol; depois, este investimento teria de ser feito pelos clubes, será que o incremento das receitas compensaria o investimento necessário? Para os clubes grandes talvez, para os outros tenho sérias dúvidas.

      Na minha opinião, acho que para já 10% é bastante bom, mas criaria também outras limitações como um máximo de 5.000 pessoas, proibição de claques, condicionar a lotação ao número de acessos aos estádio (assim de repente lembro-me que os acessos no Estádio de Alvalade são poucos para a dimensão do mesmo), utilização de divisórias entre setores e obrigação de uso de máscara durante todo o jogo; se as coisas correrem bem, levantariam-se alguns condicionalismos, mas, se acho que as coisas até vão correr bem com os clubes mais pequenos, quando chegar a Benfica, Porto e Sporting quase de certeza que vai dar porcaria.

      Outra coisa, toda a gente fala dos adeptos nos estádios, e o futebol de formação que está praticamente parado? Posso estar enganado, mas acho que seria muito mais prioritário criar condições para o futebol de formação regressar do que para ter adeptos nos estádios (embora uma coisa não impeça a outra).

      É normal todos estarmos cansados disto tudo, mas é preciso perceber que, apesar das coisas não poderem parar, é preciso ter precauções neste regresso.

      • Nazgul
        Posted Setembro 30, 2020 at 1:02 pm

        Desculpa mas não tens razão!

        Segundo dizem o pior sítio do vírus é sítios fechados e com ar condicionado que se propaga! Por exemplo no cinema nem usas máscara porque a Malta come pipocas!
        Mas eu nem estou contra, tirando discotecas acho que tudo o resto pode abrir com as devidas regras e com menos lotação!

        Se em todos os países já há pessoas porque havemos de ser nos diferentes?

        Mais vai colapsar a economia que o SNS e aí vamos ver quem vai pagar a fatura!

        A polícia na rua é necessário? Sinceramente eu nem a vejo e não percebo porque dessa afirmação, tem um super medo do covid, mas não tem medo das consequências que isto tudo nos vai trazer no futuro, chamavam os suecos de malucos hoje são os que estão melhor!

        • RomeuPaulo
          Posted Setembro 30, 2020 at 2:09 pm

          É óbvio e lógico que quanto mais ventilado um espaço, melhor para conter a propagação de um vírus, não só para o covid-19, mas para todos os vírus.

          No entanto, toda a gente sabe que, até agora, a medida de combate mais eficaz é o distanciamento, algo que conseguimos garantir com alguma facilidade num teatro/cinema, mas no que toca ao futebol é bastante mais difícil.

          Eu também sou a favor do regresso gradual à “normalidade”, mas como em tudo é preciso tomar precauções.

          Tiveste um péssimo exemplo por parte dos adeptos durante os últimos jogos da época 2019/2020, aglomerados de pessoas sem máscara (ou com a máscara mal colocada) às portas dos estádios, é normal haver alguma reticência para permitir adeptos nos estádios, no entanto foram dados alguns passos para isso acontecer com primeiro este jogo, depois o Portugal x Espanha e por fim o Portugal x Suécia, acredito que, se correr bem, teremos mais jogos com adeptos, mas, como já disse, também acredito que vai dar porcaria quando envolver Benfica, Porto e Sporting.

          Quanto à polícia, não sei em que região vives, mas na minha região e em Lisboa tenho visto muito mais polícia na rua do que aquilo que era normal noutras alturas.

Deixa um comentário