Algumas notas sobre a Bola de Ouro 2013 (pode ver quem votou em quem, aqui!):
– Ronaldo teve 27,99 por cento dos votos, contra 24,72 de Messi, e 23,36 por cento de Ribéry. As diferenças foram insignificantes. E se o avançado do Barça depois de um ano tão pouco conseguido alcançou esta votação está tudo dito sobre a dificuldade de CR7 em voltar a vencer a Bola de Ouro;
– Ibrahimovic com 5,29% dos votos ficou em 4º, a sua melhor posição de sempre;
– Neymar, como o VM tinha referido (apesar de não ser justo), fechou o Top5 com 3,17% dos votos.
– Andrés Iniesta, Van Persie, Robben, Bale e Pirlo, por esta ordem, completaram o Top10.
– O Barcelona é o único clube com 3 jogadores nos 10 primeiros, aliás os catalães, com 4 elementos, também foram a equipa mais representada no Onze do Ano para a FIFA.
– Ronaldo votou em Falcao, Bale e Ozil; Messi em Iniesta, Xavi e Neymar.
– Queiroz, seleccionador do Irão, deu 5 pontos a Messi, 3 a Ronaldo e 1 a Ribéry;
– Já Paulo Bento votou em Ronaldo, Falcao e Robben. Os 8 pontos que Falcao recebeu de Portugal de certeza que não estão relacionados com o facto do seu empresário ser Jorge Mendes.
– Andrés Iniesta, Van Persie, Robben, Bale e Pirlo, por esta ordem, completaram o Top10.
– O Barcelona é o único clube com 3 jogadores nos 10 primeiros, aliás os catalães, com 4 elementos, também foram a equipa mais representada no Onze do Ano para a FIFA.
– Ronaldo votou em Falcao, Bale e Ozil; Messi em Iniesta, Xavi e Neymar.
– Queiroz, seleccionador do Irão, deu 5 pontos a Messi, 3 a Ronaldo e 1 a Ribéry;
– Já Paulo Bento votou em Ronaldo, Falcao e Robben. Os 8 pontos que Falcao recebeu de Portugal de certeza que não estão relacionados com o facto do seu empresário ser Jorge Mendes.



57 Comentários
MosqueteiroSLB
nunca na vida o neymar e o 5º. ridiculo. nem no top 10 entra. incrivel a falta de valor aos jogadores do bayenr ,do dortmund, e mesmo do barcelona e do madrid. ridiculo
MosqueteiroSLB
tanto as votaçoes do ronaldo como de messi sao ridiculas. falcao? a serio? o que e que o falcao fez?
Kafka
Concordo, é ridiculo por exemplo o Muller não estar no Top 5 (até já defendia aqui no blog, que não vinha mal nenhum ao Mundo se tivesse no top 3 juntos dos 2 ET´s)…e já nem sequer vou falar no Reus não estar sequer entre os 23 finalistas, é vergonhoso
MosqueteiroSLB
completamente. muller foi dos melhores do bayern.
Bombas
Ronaldo votou nesses 2, o Ozil porque eram companheiros de equipa, o Falcao, não sei se há afinidades mas deve ter sido porque sabia que não ia ganhar, não ia estar a votar no Ribery ou no Messi…
Jeremy
O que e chato é que o ano 'pouco conseguido' de Messi foi parecido em termos de números com o do Ronaldo quando ganhou em 2008 e melhor que o ano do Ronaldo em 2010. Isto apesar de não ter jogado um terço dos jogos.
O sistema de votação é ridícula, basta ver os votos de Ronaldo ou Messi, logo não percebo a importância que dão a este prémio.
Por acaso tem sido sempre justa, mas unicamente porque calhou. Tem que se voltar ao sistema antigo em que votavam os jornalistas.
Kafka
Plenamente de acordo
Mitt Romney
Caro Jeremy, sugiro-lhe apenas que va contar o número de jogos que o Ronaldo fez em 2010 antes de dizer barbaridades.
MR
Tiago Pereira
Não sei se sabes mas somente pelos jornalistas tinha ganho o Ribery.
Jeremy
Enganei-me no ano, estava-me a referir a 2009.
Mas já agora quantos foram? Foram muito mais que 45?
Jeremy
Tinha ganho o Ribery como em 2010 ganhava o Sneijder…
Eles dão importância aos títulos, o que é um critério aceitável embora eu não concorde.
Jeremy
49 golos em 2010… A diferença foi pequena.
Principalmente tendo em conta que não teve lesões prolongadas nesse ano como Messi neste. Já nem falo nas assistências, onde Messi foi todos os anos bem melhor que Ronaldo.
Zé da Costa
Como teria sido bonito Messi não fugir ao fisco!
Deixemo-nos dessa ideia peregrina de que toda a gente tem que ser humildérrima.
João
Oh Jeremias, antes de falar de números (de assistências e golos), aconselho-o a pesquisar para depois poder falar no assunto.
Se o fizer, verá que durante o ano civil de 2013, ambos tiveram 19 assistências (os números podem diferir um pouco devido à diferença de critérios na atribuição da assistência). No entanto, está errado quando afirma que o Messi foi bem melhor que o Ronaldo no capitulo das assistências.
Rui Santos
As injecções que deram ao Messi para crescer vão começar a ter o lado negativo. As lesões nos joelhos, tal como o Fenómeno, poderão começar a aparecer, esperemos que não, mas…
No entanto os "fiéis" ao Messi nunca deixarão de votar nele, portanto em anos parecidos, o argentino será sempre o eleito.
Jeremy
Messi: 'Ronaldo foi um vencedor justo'
Teria sido bonito o Ronaldo ter dito isto alguma vez. Mas pronto é a tal falsa humildade.
Daniel Vieira
Para depois ser chamado de hipocrita e mentiroso ? Deixa lá o Ronaldo ser "arrogante" .
xii
Uma possível atitude de "falsa humildade" foi o que o Messi acabou de fazer ao dizer tal coisa.
Carlos
Jeremy, deixe-se disso, tome um rennie que isso passa…
Jeremy
Porque é que não pode estar a ser sincero?
Quanto á rennie, o meu clube ganhou ontem por isso estou bem nesse aspecto. Quanto ao Ronaldo acho que mereceu ganhar, teria ficado chateado se não tivesse ganho…
Acima de tudo é bom estes prémios serem justos, mas não me causa felicidade nenhuma. Isso só as vitórias do meu clube ou da seleção.
Carlos
Hoje não é ontem amigo Jeremy, hoje vê-se claramente que está a passar um dia menos bom…
barinho
O Ronaldo mais do que uma vez se referiu bem ao Messi e Ribéry.E não precisa de dizer que não lhe causa felicidade,nota-se pelas dezenas de comentários que tem postado desde a atribuição do prémio.
Se ainda era preciso alguma prova de que esse mito da arrogância do Ronaldo não passa dum mito,ficou bem patente na genuína reação dele à vitória.
Mas pronto,esquisito era não ver portugueses a ter ódio e inveja a compatriotas de sucesso.
Jeremy
Não me causa felicidade como não me causaram as do Messi…
A única vez que torci por alguém nestes prémios ridículos foi pelo Figo. Volto a dizer é um prémio onde se votam nos amigos, logo para mim tem pouco valor.
diogoribeiro
É absolutamente incrível e absurda a sua reação a tudo isto Jeremy! O homem acabou de ganhar a sua segunda bola de ouro. Para si pode não ser muito mas sabe o que a bola de ouro representa?
Se ainda nesse mito da arrogância do Ronaldo por mim é tudo bem mas agora usar declarações do Messi (criticando subentendidamente o Ronaldo) para tentar comprovar esse mito?
Continua a dizer que não tem nada contra o Ronaldo e é só uma questão de preferência (assim como ao Mourinho já agora) mas nos seus comentários tenta sempre realçar o Messi rebaixando o Ronaldo, tal como disse acima "O que é chato é que o ano 'menos conseguido' de Messi foi parecido ao de Ronaldo". Mas é chato para quem? Está a falar para quem?
No seu comentário acima "Mas pronto é a tal falsa humildade" continua a mesma linguagem que embora não seja direta (devo dizer que tem um certo jeito ao usar esse tipo de linguagem) vê-se quais são as suas preferências, por isso pode parar com o circo e dizer simplesmente que PREFERE O MESSI AO RONALDO. Simplesmente admita-o e não ande aqui a fingir que está a escolher entre dois filhos porque ambos sabemos que não é assim.
diogoribeiro
Já agora acho que todos os portugueses deveriam estar felizes com a conquista do Ronaldo e não faço a mínima ideia porque é que o Jeremy não está.
Tal como diz "Não me causa felicidade como não me causaram as do Messi", acho que como português e como o símbolo nacional que é merecia um pouco de felicidade da sua parte e de todos os portugueses.
Cumprimentos
Jeremy
Ó Diogo quantas vezes é que já disse que foi justíssimo o Ronaldo ganhar?
Agora não vou entrar nas teorias anti Barça ou anti Messi. Uma é a melhore equipa que vi o outro o melhor jogador que vi.
Também não acho bem dizer que Messi é um falso humilde quando não parece nada. O homem nunca disse que era o melhor.
Também acho estúpido dizer que o ano de Messi foi menos conseguido quando ele jogou metade do ano e marcou 45 golos, acho mais justo dizer que teve um ano condicionado pelas lesões.
Claro que prefiro o Messi ao Ronaldo, tenho olhos na cara e sei ver que o Argentino quando está bem fisicamente é melhor jogador, só não foi este ano devido a lesões, é simples.
Este prémio, ao contrário do Markting que tem e publicidade, vale pouco, se não concorda veja os votos de Messi e de Ronaldo, vota-se nos amigos e não nos melhores, logo a bola de ouro vale pouco, como valem as 4 de Messi.
Mitt Romney
59 jogos para o ronaldo 47 para o messi. nao e metade nem nada que se pareça, o Jeremy tem que parar de tar a alterar os numeros.
Anónimo
Boas !
Esse tal de queiroz nem portugues é, dao-lhe importancia demais no nosso país…
Ricard Bapt
Rodrigo
Ja nao ha palavras para o Sr Carlos Queiroz …
Em relaçao as votaçoes, de facto e estranho o Messi estar em 2º e haver uma distancia tao curta entre os 3 concorrentes, mas na verdade isso espelha o quanto o Messi continua nas preferencias das pessoas mesmo quando tem um ano menos conseguido e o quanto sera dificil o Cristiano voltar a ganhar a Bola de Ouro.
Por fim, em relaçao ao 4º e ao 5º e sempre discutivel, mas ambos fizeram um bom ano. Lahm, Muller ou Lewandowski tambem teriam uma palavra a dizer.
Jeremy
Rodrigo, pelo que disse Queiroz há tempos não é só ele que vota, é um conjunto dos treinadores do Irão.
Se tivesse sido só ele estava errado, mas é a sua opinião e tem direito a ela. Também deves concordar que o Ronaldo enterrou-o em público no Mundial, isto depois de o Queiroz o ter ajudado muito no Untd.
Kafka
Rodrigo, mas deixa cá ver se eu percebo, tu criticas o facto do Queiróz ter votado no Messi? então para ti a Bola de Ouro deve ser para quem tem mais amigos é isso? pensava que o voto devia ser impacial e votar-se naquele que achamos que é melhor e não no amigo ou compatriota, mas pronto secalhar estou errado
Ricardo
Não é ele que vota? Tem o nome dele na folha, mas talvez seja a mulher, o tio, o primo, uma reunião familiar…
Pelas suas fontes, e pelo seu apoio ao Queiroz (algo estranho), suponho que seja o próprio ou algum familiar chegado.
Jeremy
Ele disse isso há tempos, se é verdade ou não não sei…. Também não vejo porque havia de mentir.
E sim todos os Portugueses deviam estar agradecidos a Queiroz pelos título que obteve nas camadas jovens e pela ajuda que deu a carreiras como a do Figo, Ronaldo, Paulos Sousa, Rui Costa, etc.
Antes dele Rui Costa jogava no Fafe e o Paulo Sousa era um médio direito banal.
No mundial perdeu para uma das melhores equipas de sempre. Acontece.
Rodrigo
Nao e quem tem mais amigos, mas votar no Messi este ano e ridiculo e so serve para picar o Ronaldo. E mais uma facada dada, mas pelos vistos continua a ser um idolo.
Reconheço-lhe merito pelos feitos que fez na formaçao como refere o Jeremy, mas como treinador nao o considero grande coisa e nesse Mundial 2010 perdeu frente a uma das melhores equipas, mas fez um Mundial fraco, jogando com medo em praticamente todos os jogos (excepto a modesta Coreia).
luis bcn
Queiroz, no entanto, não revelou a sua escolha, referindo que no Irão "o voto é coletivo", com todos os treinadores da primeira divisão a votarem, bem como todos os técnicos da seleção. Assim "a decisão nem sempre é coincidente com a opinião do selecionador", sublinhando que não pode revelar o voto.
In DN
Daniel
Ronaldo este ano foi FANTÁSTICO, só faltaram os títulos coletivos pois de resto Ronaldo individualmente não deu hipótese. A prova disso são os 69 golos.. Muitos parabéns RONALDO!!!
Alan Mocellim
Acho que o quinto lugar de Neymar se deve a suas boas atuações na Copa das Confederações, no meio do ano passado. Ele jogou muito bem, foi eleito o melhor jogador do torneio, o que justifica que esteja tão bem colocado.
Kacal l
Só trocava o Neymar pelo Robben.
João Costa
Parabéns ao Ronaldo, é sem dúvida merecido pelo seu enorme esforço e dedicação.
Deixo só uma questão no ar. Há tempos, quando vieram a público as votações de alguns jogadores, muitos por aqui falaram, insultaram e ridicularizaram essas mesmas votações.
Acho estranho não haver comentários à votação do Ronaldo em Falcão, Bale e Ozil…
Hugo
a votação do Ronaldo é algo absurda, como tantas outras, especialmente a dos capitães. É um prémio de simpatia com um marketing gigantesco. Tem a importância que tem (para mim muito pouca, para futebolistas e comunicação social imensa).
Kacal l
João Costa, e então??? o Messi votou em Xavi, Iniesta e Neymar, só jogadores do Barça, que coincidência e nenhum deles merece ser melhor do Mundo este ano, estão iguais.
João Costa
Hugo, subscrevo na integra, apenas achei curioso.
Kacal l, repare que em nenhum local do meu post falei do Messi, não necessita de espalhar ódio ao rapaz.
Só acho que às vezes as pessoas por aqui às vezes tem um pouco de dualidade de critérios quando toca a criticar.
Fábio Teixeira
Agora é que o Ferdinand ficou todo cagado. UFA!
Mário M.
Ahahaha, verdade!
diogoribeiro
Porque é que o Ferdinand ficou todo cagado? Desculpem mas não li nenhuma notícia relacionada com ele recentemente
LuisRafaelSCP
O Ferdinand disse que se Ronaldo não ganhasse a Bola de Ouro ia para a rua correr todo nú.. não faltou muito!
Anónimo
Destaque para o facto de para os jornalistas Ribery é que vencia, pelo que se a France Football entregasse o seu prémio separado Ribery teria ganho para os franceses ( Tanto arrependidos que devem estar!) e que os jornalistas dão mais valor aos premios colectivos do que jogadores e tecnicos (em 2010 Sneijder teria ganho em vez de Messi).
Um prêmio justo para Ronaldo mas que tambem não teria ficado mal a Robben ( como no ano passado quem devera ter ganho era Ronaldo)
De resto um 11 sem jogadores do Dortmund e apenas 2 do Bayern, simplesmente ridiculo, já agora como Yaya não está também no 11, o melhor golo de 2013 marca em 2012, é a FIFA que temos!
André
LuisRafaelSCP
Neymar justifica-se pelo mediatismo e pela Taça das Confederações. Acho que muita gente continua a desvalorizar o Neymar, mas a verdade é que ele apresenta números que dificilmente outro jogador apresentou aos 21 anos… sem dúvida que será o principal candidato a ganhar algumas Bolas de Ouro quando o reinado Messi/Ronaldo terminar.
Wonderkid
Ahahahah uma vénia à vossa última linha!! xD
porquinhodaindia
Mesmo! VM quase sempre em grandessíssima performance!
Portosempre
Votação injusta. Messi, nem nos 3 melhores devia estar mas enfim.
Off-topic: porque é que não podemos votar em Portugal para ganhar o mundial em 2014? É que estar lá Gana, Costa do Marfim enfim..
MM
Não faz sentido nenhum este tipo de votações. só tira credibilidade ao prémio. cada capitão/treinador vota por amizades, simpatias ou até interesses, como se comprova por estes votos em falcão…
deviam arranjar critérios sérios para decidir o que deveria ser um prémio sério…
Parabéns ao Ronaldo, um jogador deste calibre não poderia ficar "apenas" com uma bola de ouro… veremos se ainda consegue mais alguma
Lion_Heart
É só a mim ou há mais gente a que faz impressão Ronaldo ter esmagado a concorrência em 2013 e ainda assim ter ganho apenas por míseros 3%. O colinho da FIFA é de facto fantástico, se tivesse sido Messi a fazer o que Ronaldo fez ganharia com 60%. Facto que só vem comprovar que Ronaldo para ganhar a bola de ouro tem de facto atingir feitos sobrenaturais ou então não tem hipóteses.
CRF
essa ultima frase VM, like!
Concordo que o Ronaldo dificilmente vai voltar a ganhar uma, a não ser que o Messi tenha épocas ao nivel desta. O campeonato do mundo também vai ter muita influencia em 2014 e aposto em Neymar para entrar nesta luta na próxima edição.
Bruso
Só vou comentar a ultima frase do VM porque o resto não é grande novidade. Tirando o voto do Queirós mas já não espero nada dessa personagem.
Que dizem dos votos do Del BOsque: Xavi, Iniesta e mais um que nem sei quem é?? Acho normalissimo o Paulo Bento não votar nos principais rivais do Ronaldo. Da mesma maneira como o treinador da Argentina não o fez.
Carlos Moreira
Eu acho que o Ronaldo tem hipóteses de ganhar pelo menos mais uma bola se mantiver este nível. Até porque, e com muita pena minha e para todos os adeptos do futebol, o Messi vai estar sempre condicionado pelas lesões agora e dificilmente fará épocas inteiras. Com aquelas injecções desde a pré adolescência e com a carga física (O futebol é horrível para os joelhos) a carreira dele acaba mais cedo que a do Ronaldo.
HugoSCP1985
Grande Ronaldo! É um grande orgulho para Portugal, apesar de achar que há algumas coisas mais para dizer em relação a este prémio:
– Criticamos o facto de todos votarem nos amigos e isto ser um jogada de marketing, mas não acho bem o Ronaldo dar o voto para Falcão, Bale e Ozil (assim como Ribery, Messi, e outros fizeram o mesmo). Seria bonito votarem mesmo em quem acreditam ser os melhores, independentemente do risco de perderem ou não.
– Importante esclarecer que no Irão o voto é colectivo, logo o Queiroz não tem responsabilidades directas no voto. Mesmo que tivesse votado no Messi teria sido a opinião dele e teríamos de respeitar, independentemente de concordarmos ou não.
– Para mim, o prémio perdeu muita credibilidade nos últimos anos. Não sabemos o critério usado, nuns anos valoriza-se mais os prémios colectivos (ano em que Messi ganhou títulos, mas Ronaldo teve melhor individualmente), e outros o individual (ano em que Ronaldo ganhou títulos, mas Messi teve melhor individualmente). Seria bom se a FIFA decide-se no que o prémio deve ter em conta.
– As datas também deveriam mudar. Deveria ser avaliado desde o 1º dia do ano até ao dia 15 de Dezembro ou assim. As pessoas não precisam de muito tempo para votar e hoje em dia até o podem fazer de forma virtual.
– Gostei da atitude do Messi em reconhecer o prémio justo do Ronaldo. Foi bonito, independentemente de quem pensar que seja politicamente correcto. Gostava de ver no futuro o Ronaldo fazer o mesmo e vejo-o a faze-lo.
Bom, agora é esperar que este prémio dê grande motivação ao Ronaldo para o termos em grande forma para o Mundial!