Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A ideia extravagante do presidente do Nápoles para o futebol

Concorda?

Aurelio De Laurentiis, o polémico presidente do Nápoles, defendeu, numa entrevista ao jornal francês ‘Le Parisiense’, que o futebol está obsoleto, dando umas ideias para ganhar uma ‘nova vida’. “O futebol é uma indústria importante. Sem os travões da FIFA e da UEFA, que remontam à antiguidade, teria ainda mais valor. Temos de olhar para o futuro, porque os jovens estão colados aos videojogos. Nós estamos a afundar-nos agora mesmo. Estamos a destruir o futebol. Em oito anos, os rapazes recém-nascidos não vão querer saber do futebol para nada“, começou por dizer. “A culpa é nossa, somos velhos idiotas. Há jogos aborrecidos. Os jogos de futebol são demasiado longos, tu acabas por adormecer. Tens que jogar duas partes de 30 minutos, com um descanso de dois ou três em cada uma das partes. Se não para que serve o treinador? Nem todos são como o Ancelotti”, referiu. De Laurentiis defende ainda que devia haver um campeonato entre os clubes das Big 5. “Deveria ser a Europa de Inglaterra, França, Itália, Alemanha e Espanha… Se fazes um campeonato de cinco nações em vez da Liga dos Campeões, com os quatro melhores de cada campeonato, saem 20 equipas. Apenas se faria um único jogo, sem ir e vir. O sorteio simplesmente indicaria se o jogo era em casa ou fora. Às terças, quartas e quintas jogar-se-ia esta competição. Sábado, domingo e segunda-feira, competir-se-ia nos campeonatos nacionais”, concluiu.

23 Comentários

  • BDEINTER
    Posted Outubro 26, 2018 at 9:59 am

    Basicamente uma replica da Euroliga de Basket.

  • Eagle1991
    Posted Outubro 25, 2018 at 7:56 pm

    Ele é um exagerado mas a ideia está lá. 30 min cada parte com tempo cronometrado à semelhança do futsal seria uma boa ideia. A liga das big5 acontecerá mais cedo ou mais tarde para mal dos meus pecados enquanto português

  • RodolfoTrindade
    Posted Outubro 25, 2018 at 9:22 am

    O campeonato entre os big 5 mais tarde ou mais cedo vai suceder,

    Os 30 minutos cada parte é só a ideia mais idiota de sempre, mas daquela cabeça também não seria de esperar muito mais.

  • Afsc86
    Posted Outubro 24, 2018 at 9:25 pm

    Ideia parva: porque não acabar com o ponto em caso de empate?? Assim todos jogavam para ganhar! Perder ou empatar valia o mesmo, ou seja 0 pontos!!
    Abraço

    • Number10
      Posted Outubro 24, 2018 at 10:24 pm

      Concordo, acho que não era descabido principalmente para empates a zero. Com golos é que podia dar um ponto a cada equipa para valorizar as equipas que marcaram golos.

  • Khal Drogo
    Posted Outubro 24, 2018 at 7:24 pm

    Não concordo com as medidas propostas pelo presidente do Nápoles. Contudo, sou forçado a concordar com a ideia geral da intervenção. Não sou tão “trágico” como o De Laurentiis, acho que o futebol não está próximo de se tornar desinteressante a uma escala global. Mas, de facto, necessita de algumas reformulações que o tornem mais atrativo – não sendo, de todo, aconselhável que continue preso a tradições e regras antiquadas.

    Apenas como exemplo, adoraria que os jogos passassem a ter duas partes de 30 minutos, mas como no futsal, com tempo cronometrado. Com isto evitar-se-ia uma das coisas que eu mais abomino no futebol – a perda de tempo.

    • GMC
      Posted Outubro 25, 2018 at 12:13 pm

      Concordo contigo.
      Já falei disto diversas vezes com amigos. Implementando o sistema de paragem de tempo no Futebol como existe no Futsal acabava-se a palhaçada da perda de tempo.

      • Filipe_Carvalho
        Posted Outubro 25, 2018 at 1:08 pm

        Não se esqueçam que o futebol é um negocio televisivo. Isto iria tornar imprevisível a hora final do jogo. Como se podia fazer isto com jogos a começar á hora do final do jogo anterior?

        • Khal Drogo
          Posted Outubro 25, 2018 at 6:32 pm

          Quanto a isso, tem toda a razão. Não sei como poderia funcionar.

          Como é que se faz com a NBA e com o ténis, por exemplo, a nível televisivo?

  • Monsanto
    Posted Outubro 24, 2018 at 7:24 pm

    Não me parece uma solução para o futebol… Apenas uma solução para esses clubes… Que interesse teria isso para nós portugueses? Ou para os adeptos de um Everton, Sampdoria ou Getafe?
    O futebol deveria pensar em mudar as regras, como por exemplo, tempo cronometrado (30+30 minutos) e substituições livres, como no futsal… É uma medida que traria mais verdade desportiva e daria mais oportunidades aos jovens jogadores por exemplo…

  • bruno88
    Posted Outubro 24, 2018 at 6:56 pm

    A verdade, é que também acho que o tal campeonato das melhores ligas, vai acabar por acontecer, mais tarde ou mais cedo…
    Agora, relativamente ás outras sugestões? Graças a deus, que não passam disso mesmo ;)
    Tão lindo é, ver uma cidade envolvida por 1 jogo da Champions acontecer lá, isso sim, tirarem isto, é tirar a essência que o futebol nos traz..
    Apenas, uma opinião minha.
    Cumprimentos

  • Dca
    Posted Outubro 24, 2018 at 6:54 pm

    Concordo com o futebol aborrecido mas duas partes de 30 minutos provavelmente ainda mais aborrecido ficava pois as equipas pequenas saíam em vantagem (na teoria) e ainda perdiam mais tempo e jogavam ainda mais para pontinho. Tem muito a ver com a mentalidade dos treinadores e com as discrepâncias orçamentais cada vez maiores.
    Por mim eram duas partes de 30 minutos mas de tempo útil e não tempo de jogo simples. Não haviam perdas de tempo nem problemas com os descontos, nada. Era muito melhor.

  • Marco
    Posted Outubro 24, 2018 at 6:54 pm

    Passa o tempo a queixar-se que os jogadores só querem é dinheiro, e que a paixão já não conta, e que é uma vergonha e bla bla bla – e tem toda a razão.

    E depois vem com estas propostas que pretendem tornar este ridículo futebol actual, num futebol ainda mais ridículo, para chinês ver e pagar para também ele ter mais dinheiro.

    Este pessoal não ve que quando o adepto europeu se fartar completamente, e já faltou mais, o futebol acaba? Esta geração do “o meu clube não presta, vou ver o Real Madrid/PSG/City” vai ser sucedida pelo “não tenho clube, não ligo a futebol” e ai vai tudo jogar para a China.

    (O que se calhar, diga-se, é de pouca importância para quem enche os bolsos com isto)

  • Kafka
    Posted Outubro 24, 2018 at 6:51 pm

    A ideia de reduzir para 30 min (60 min total) é absurda… Jogos com 0-0 passariam a ser em dose industrial, até pq está provado que nos últimos 30 minutos é quando há mais golos, pq é quando fisicamente as equipas caem e os erros começam a acontecer… Tirar 30 min ao jogo seria aumentar bastante os empates a 0-0 e aumentar ainda mais o anti – jogo

    Quando à parte das 5 ligas, actualmente a Champions JÁ É a Liga Campeões Espanha, Itália, França, Inglaterra e Alemanha, e os clubes dos restantes países apenas vão à Champions para servirem de fantoches, tanto que desde 2005 que uma equipa que não é das 5 principais ligas consegue ir às meias finais… Portanto actualmente isso já acontece…. Para mim continuo a defender que se devia criar a Superliga Europeia, 20 clubes 2 voltas 38 jornadas, sendo que esses 20 clubes abandonaram as ligas nacionais, o que voltaria a dar vida às ligas nacionais que estão lentamente a morrer… Basta ver que hoje em dia facilmente se faz 100 pontos e isso já nem sequer é nota de destaque… Há 15/20 anos atrás se uma equipa ganhasse com 100 pontos ou sem derrotas seria um feito brutal, hoje já ninguém liga e isto tem a ver com o enorme fosso que se criou entre a elite e os restantes….

    Assim sendo penso que é inevitável a criação de uma Superliga Europeia e acho que era o melhor que podia acontecer ao futebol, pois as ligas nacionais voltariam a ser competitivas, pois deixariam de ter os colossos Real, Barça, PSG, Juve, Bayern, City etc… E ao mesmo teríamos a nata do futebol mundial todas as semanas, com a Superliga Europeia

    Claro que havera sempre aqui uma questão de fundo a resolver que seria, se seria uma Superliga Europeia fechada (sem descidas de divisao) ou aberta…

    Mas retirando os colossos das respectivas ligas nacionais, claro que depois não podiam voltar assim de qualquer jeito em caso de descida e portanto teria msm de ser liga fechada, mas tb não vejo in nenhum nisso, a NBA e a NFL tb são fechadas e têm enorme sucesso na mesma

    • Francisco Duarte
      Posted Outubro 25, 2018 at 12:18 pm

      Se ao criar a Super Liga Europeia os clubes que lá vão deixam de competir nos campeonatos nacionais, matas por completo os campeonatos nacionais. Acabavam-se os clássicos Real-Barça, Porto-Benfica, Bayern-Dortmund, por exemplo. Quem iria querer ver os campeonatos nacionais assim? A nossa liga já é fraca e se lhe tiras o Porto e/ou o Benfica, morre de vez. Na minha opinião, o futebol melhorava muito se fossem eliminados os tempos mortos, ou seja, o cronómetro deveria parar sempre que a bola não está em jogo. Bastaria retirar 5 minutos a cada parte (40 minutos cada) e terias sempre 80 minutos de jogo útil. Quanto ao cansaço dos jogadores, é conversa para boi dormir. Os plantéis têm pelo menos 23 jogadores e os clubes teriam de rodar os jogadores a sério, como acontece, por exemplo no basquetebol ou no futsal. De resto, rapazes na casa dos vinte anos não podem andar assim tão cansados, quando a única coisa que fazem na vida é jogar futebol. A conversa do cansaço serve apenas para os treinadores desculparem maus resultados ou a incapacidade crónica de montar equipas em que todo o plantel tem várias oportunidades de jogar.

    • Goncalo Silva
      Posted Outubro 24, 2018 at 9:21 pm

      Concordo Kafka. Por mim haveria a Superliga Europeia aberta, e mantinha-se a liga dos Campeões sem os clubes da liga europeia. Quem ganhasse a Champions subia de divisão, e quem fosse à final disputaria um play-off com o penúltimo da Superliga.
      Os que descessem de divisão voltariam às suas ligas nacionais e não podiam disputar a Champions no primeiro ano.

    • David90
      Posted Outubro 24, 2018 at 8:25 pm

      Penso que a ideia seria ter partes de 30 minutos com paragem do tempo nas paragens do jogo (como acontece em grande parte dos desportos) sendo que assim se acabava com as perdas de tempo e os 30 minutos seriam tempo útil

  • Estigarribia
    Posted Outubro 24, 2018 at 6:49 pm

    Ideia de haver uma duas partes de trinta minutos com pausas pelo meio até que faz algum sentido, mas isso até nos jogos de hoje em dia se poderia aplicar: em jogos de 90 minutos (juntando ainda prolongamento nas taças) poderia haver a chamada “pausa técnica” que existe no futsal e essa era uma medida que poderia também beneficiar as equipas e assim o treinador já não teria que estar constantemente aos berros para dentro do campo (esse é um dos aspetos em que critico e sempre criticarei o Jorge Jesus).

    E já agora, no lugar da Liga dos Campeões, poderia-se fazer uma espécie de Liga das Nações, como existe para as seleções, mas em vez de ser com seleções, seria com clubes, com quatro ligas, com subidas e descidas e a composição da primeira da Liga das Nações com clubes seria organizada consoante o coeficiente na UEFA dos clubes.

    Saudações Leoninas

  • David90
    Posted Outubro 24, 2018 at 6:38 pm

    Se alguém vem com esta sugestão quando a Nápoles andava mais por baixo e de Itália eram convidadas Juve, Milan, Inter, Roma e Lázio por exemplo e ele já dizia que era uma ideia estapafurdia…

  • ACT7
    Posted Outubro 24, 2018 at 6:36 pm

    Reduzir o tempo dos jogos? Excelente medida, até porque ia acabar com o minuto 92′ e finalmente podíamos ser felizes.

  • E o que temos
    Posted Outubro 24, 2018 at 6:22 pm

    Em relação ao campeonato europeu isso vai acontecer mais tarde ou mais cedo, já vimos uma coisa parecida com as seleções em que as melhores jogam contra as melhores na liga das nações e obviamente que é melhor ver um barcelona-bayern do que um las palmas-real
    Em relação a isso acontecer ao mesmo tempo que os campeonatos nacionais nao concordo e duvido que os clubes queiram

    • hortalica
      Posted Outubro 24, 2018 at 7:59 pm

      Acho que nas selecções é um bocado difícil acontecer. Aliás as ideias da FIFA e UEFA é cada vez mais meter mais selecções (mais países interessados em adquirir os direitos televisivos da prova), basta ver o último Europeu e as novas ideias que há para o Mundial, mais selecções e mais grupos e praticamente o mesmo número de jogos por selecção.

      O último europeu foi um bom exemplo disso com mais selecções de sempre e tivemos selecções como Islândia, Gales e Albânia a surpreender.

Deixa um comentário