Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Impacto de Bruno Fernandes na Premier League? Não me surpreendeu. As pessoas acham que o campeonato português é fraco, mas não é verdade. O nível físico e tático é muito alto»

A nossa Liga merece mais crédito? 

Luiz Phellype falou sobre o impacto de Bruno Fernandes numa entrevista à ESPN Brasil, destacando que não está surpreendido com o sucesso do ex-colega no Manchester United. «Não me surpreendeu. As pessoas acham que o campeonato português é fraco, mas não é verdade. O nível físico e tático é muito alto. Quem se destaca aqui, consegue destacar-se noutros campeonatos», disse o avançado do Sporting. «É de longe o melhor jogador com quem eu já joguei», acrescentou, sublinhando ainda a capacidade de trabalho do internacional português. «Era um dos últimos a sair do clube e dos treinos. Depois das atividades, ele treinava faltas, penáltis e finalização. E isso reflete-se em campo. Eu gosto de ficar uns 20 minutos a melhorar o que preciso. Eu ia para o vestiário, tomava o meu banho, pegava nas minhas coisas e o Bruno ainda estava no campo. Ele ficava uma hora depois do treino todos os dias. Merece estar a colher tudo o que plantou.» O brasileiro falou ainda sobre o caráter algo «explosivo» de Bruno Fernandes em campo. «Às vezes extrapola um pouco na vontade e grita aqui, grita ali e briga com o árbitro. Mas não é por ser mau caráter, nada disso. Ele é muito competitivo e não suporta perder. Uma vez, contra o Vitória de Setúbal, estávamos no meio do jogo e eu achei que ele ia passar-me a bola e gritei ‘Bruno!’, mas ele chutou e errou. Ele ficou puto, olhou para mim e disse: “O que queres? Não posso chutar?” Disse palavrões pra caramba [risos]. Eu respondi: “Está bom, Bruno”. Daí houve uma paragem para beber água e ele veio pedir desculpa e admitiu que estava errado», contou, antes de comparar o médio a Cristiano Ronaldo. “Ele é calmo fora de campo e dentro de campo transforma-se. É como o Cristiano Ronaldo quando perde, não consegue falar com ninguém”, rematou.

50 Comentários

  • FVRicardo
    Posted Maio 12, 2020 at 10:47 pm

    O nível tático defensivamente é alto, ofensivamente é médio, fisicamente é baixo quer em intensidade quer em força.

    • Francisco Goncalves
      Posted Maio 12, 2020 at 11:18 pm

      Como é que é defensivamente alto com os 3 grandes nos jogos em casa e em muitos fora a golear frequentemente as outras equipas?

      • FVRicardo
        Posted Maio 13, 2020 at 11:36 am

        Quando tens 70% ou 80% de posse de bola e jogadores que valem 5, 10 ou 15 vezes mais fica difícil não golear. O PSG também goleia, não quer dizer que as equipas francesas defendam mal. Se comparares em termos defensivos a Liga Portuguesa com a russa, a dos países-baixos ou a belga vês que equipas como o Tondela ou o Paços são muito mais rigorosas a esse nível do que o PSV ou Standard Liége, por exemplo. Quem não tem cão caça com gato.
        O que tem de acontecer é criar valor nas equipas mais fracas em Portugal, para que possam ter mais bola e consequentemente sofrerem menos golos/marcar mais.

        • Francisco Goncalves
          Posted Maio 13, 2020 at 1:17 pm

          Mas essas equipas têm muito menor qualidade individual que as holandesas, belgas, russas, ucranianas e de muitos outros campeonatos por isso não percebo por que disem que o nosso campeonato é o melhor fora do top 5.

          • FVRicardo
            Posted Maio 13, 2020 at 2:17 pm

            Talvez o digam porque normalmente vencemos essas equipas nas competições europeias. No geral penso que pelo menos a liga russa e a holandesa sejam equivalentes ou superiores.

          • Manel Ferreira
            Posted Maio 13, 2020 at 5:09 pm

            Se estamos a falar de clubes pequenos/médios, podemos dizer que Bélgica, Rússia e Holanda são superiores a PT (eu acho discutível, mas OK, também são países onde esses clubes têm muito mais apoio, em todos os sentidos da palavra “apoio”).
            Agora, Ucrânia só pode ser para rir. Isso já é bater no futebol português, só porque sim. É um campeonato totalmente acabado. E falar em “muitos outros campeonatos”… quais?

            Muita gente diz que o campeonato português é o melhor extra big-5 por causa das prestações europeias. Podemos dizer que é um critério fraco, sim, há um argumento que se pode fazer sobre isso. Agora, temos depois de ser coerentes. Não podemos dizer quando as equipas portuguesas são eliminadas “ah, vejam como isto prova que temos um campeonato de porcaria!!!” Ou as competições europeias são critério da qualidade ou não são. Não pode é ser quando nos convém.

            É que nesse critério, todos esses países de 2ª nível têm eliminações absolutamente patéticas e não só dos clubes pequenos/médios, mesmo dos grandes. Então a Holanda, coitados! Se alguns dos clubes tugas tivessem as eliminações ridículas que eles tiveram nos últimos anos (Trencin, Zrinjski, Osijek), falava-se já em fechar o futebol português…

            • Ginger 11
              Posted Maio 13, 2020 at 6:24 pm

              Sim a Liga Ucraniana é no geral mais fraca, mas é muito dificil afirmar que temos uma liga top6 quando o resto das nossas equipas excepto 5 ou 6, nao tem nem metade do orçamento de qualquer clube da Belgica, Holanda ou Turquia.
              Ja tiveste eliminacoes ridículas por parte dos grandes.
              É como disse noutro comentario, no aspeto tecnico tatico somos superiores, mas na capacidade financeira geral dos clubes nao somos definitivamente top6.
              Isso tudo conta e nao so o critério das provas europeias como bem disseste.

          • Ginger 11
            Posted Maio 13, 2020 at 6:09 pm

            No computo geral nao acredito que sejamos.
            As pessoas esquecem se que vao sempre os mesmos á´Europa.
            É normal haver outra tarimba.
            Agora uma equipa como Rio Ave ou Maritimo, que sao boas equipas ca, teriam muitas dificuldades em ganhar contra qualquer uma das equipas dos campeonates que referiste

            • Manel Ferreira
              Posted Maio 13, 2020 at 6:22 pm

              O Rio Ave e o Marítimo teriam dificuldades em ganhar a “qualquer equipa” da Ucrânia? Mesmo da Bélgica ou Holanda? A “qualquer equipa”? Acreditas mesmo nisso?
              Pá, o Arouca eliminou o Heracles da Holanda. Com alguma vaca e um super-Bracalli, sim, mas eliminaram.
              E nesses países também não vão sempre os mesmos à Europa?
              Acho que há aqui muito “bater só por bater”.

              • Ginger 11
                Posted Maio 13, 2020 at 6:48 pm

                Como eu disse Ucrania é uma liga fraca nao é uma boa comparacao.
                Da Belgica e Holanda? Sim claro.
                Sendo tu do Boavista julguei maior conhecedor da realidade dos clubes fora top5.
                Ainda a 2 anos o Zorya eliminou o Braga e uma da Polonia o Rio Ave.
                Mas nao percebeste o meu ponto principal, estava a falar do poderio financeiro no geral das equipas desses campeonatos excepto a Ucrania.

              • Ginger 11
                Posted Maio 13, 2020 at 6:54 pm

                Competitividade interna é diferente de competitividade externa.
                Se me disseres que o Ajax ganha de goleada ao Heracles como o Benfica ca o faz? Obvio
                Mas no geral, financeiramente sao mais estaveis que as nossas.
                Tu ves qualquer craque de uma equipa do meio da tabela a ir para o chipre ou grecia.
                Dá que pensar.

  • André Dias
    Posted Maio 12, 2020 at 10:50 pm

    Que argumento falacioso. Podia pegar nos exemplos de Slimani e Adrien e afirmar o contrário.

    A nossa liga até pode ser a melhor fora das Big 5 (que é sempre discutível) mas quando comparada com as grandes ligas não podemos negar o óbvio.

    • Nunop
      Posted Maio 13, 2020 at 2:38 am

      O Adrien quando terminou o Euro 2016 estava extremamente sobrevalorizado. Falavam dele como se fosse o Módric. O Slimani apresentou um rendimento incrivel com JJ no Sporting e tinha características físicas e táticas para fazer estragos na Premier, esse não percebo porque não vingou.

      • Gunnerz
        Posted Maio 13, 2020 at 10:02 am

        No caso do slimani eu continuo a achar q as várias lesões mais o facto de vardy não ter saído o prejudicaram. Depois disso voltou a flopar e não encontro razão, mas no Mónaco com ben yedder já recuperou a boa forma e claramente que ali é mais o ambiente dele.

      • André Dias
        Posted Maio 13, 2020 at 10:48 am

        Adrien tinha o hype natural de uma grande época. William e João Mário estavam igualmente bem cotados. Eu próprio como benfiquista admirava aquele miolo do SCP.

        Não terem vingado em Inglaterra não faz deles piores jogadores, a Premier League deve ser a liga mais rica em flops. Shevchenko foi um deles, por exemplo. Há muito dinheiro e pouca paciência, aquele que não convencer sai para dar lugar a outro.

  • Giuseppe F
    Posted Maio 12, 2020 at 11:22 pm

    O Bruno vai partir a Premier League ao meio. Não tenho dúvidas disto há meses…

    • Mantorras
      Posted Maio 13, 2020 at 12:06 am

      Teve azar (ele e todos os outros claro, mas mais quem muda e comeca a correr bem) com isto da pandemia… estava em destaque e a corresponder bem as melhores expectativas. Espero que quando o futebol voltar por la confirme e ainda melhore o nivel. Pode fazer uma bela carreira.

  • Af2711
    Posted Maio 12, 2020 at 11:22 pm

    “Quem se destaca em Portugal, destaca-se em outros campeonatos”
    Claramente não é verdade, mas enfim.

    Não surpreende este impacto inicial de Bruno Fernandes porque ele não era um jogador que surgiu há três épocas atrás e pronto. Desde o início pela Udinese, cedido ao Novara, volta à Udinese e Sampdoria, foi um jogador que mostrava algum potencial, numa realidade superior a Portugal mas que ele não “explodiria” de caras. Viveu em balneários com jogadores que estiveram/estão muitos anos em alto nível como Di Natale, Allan, Zielinski, Pereyra, Muriel, Pereyra, Ighalo, Basta, Skriniar, Torreira, Praet, Cassano, Quagliarella, entre outros. Ou seja, habituou-se a estar em boas equipas e num bom campeonato com jogadores que direta ou indiretamente mostraram a ele do que precisaria para chegar num colosso. Sendo inteligente isto faz toda a diferença e tomou um caminho bem pensado e geriu bem a carreira indo ao Sporting.

    Voltou à Portugal com outra maturidade/experiência/entendimento do jogo e passou a “smurfar” no campeonato potencializando suas características. Diria que chegou pronto ao United, tal qual o Bernardo no City.

  • Marega
    Posted Maio 12, 2020 at 11:23 pm

    É por isso que as equipas portuguesas foram eliminadas das competiçoes europeias…

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 12, 2020 at 11:27 pm

    Um campeonato em que os jogos páram de 15 em 15 segundos e com um tempo útil de 40%…. Até os jogos da III Divisão de Inglaterra são fisicamente mais puxados….

    Vejam o caso do Gonçalo Paciência que disse que demorou 4 meses para conseguir ganhar o nível físico exigido para jogar regularmente na Bundesliga..

  • DNowitzki
    Posted Maio 13, 2020 at 12:14 am

    É óbvio que não. A liga portuguesa é bastante fraca e estamos bem longe dos anos 60, 80 e 0.

    Note-se, porém, que não é apenas o Bruno: a malta dos Lobos não se tem portado mal; o Matic, o Vitor e por aí fora não têm propriamente defraudado, só que meia dúzia de andorinhas não fazem uma boa liga. Aliás, sendo cruel, diria que o facto de o rapaz que produziu estes comentários ser titular no Sporting nega o que ele mesmo disse.

    • hortalica
      Posted Maio 13, 2020 at 11:55 am

      A Liga é bastante fraca, principalmente quando se passa maior parte do tempo a não se tentar jogar, mas só porque o Luiz é titular no SCP não confirma a falta qualidade da Liga, confirma é a falta de qualidade de quem está à frente do SCP para conseguir alguém melhor.

      Se quiseres ir por ai, a Liga Inglesa passava de melhor Liga do Mundo a umas das piores, tens o Andy Carrol e o Peter Crouch (este último até veio dizer que devia ter sido seleccionado na lista de melhor do mundo) que cada um movimentou 60M em transferências (entre equipas conceituadas) e são dois pernetas. Isto devia ser crime com pena de prisão.

      Basta olhar os jogadores que passaram no Liverpool antes do Kklopp chegar (cada um pior que o outro e a custar balúrdios) e alguns que têm passado no Arsenal/United que custaram valores ridículos (principalmente para a qualidade).

      • Giuseppe F
        Posted Maio 13, 2020 at 1:51 pm

        Nem o Crouch nem o Caroll são pernetas. São limitados para um clube como o Liverpool mas ambos tem ótimas carreiras na Premier League noutros clubes com menos ambições.

        • hortalica
          Posted Maio 13, 2020 at 3:41 pm

          O Carrol e Crouch alguma vez tinham qualidade para jogar numa equipa de topo como o Liverpool? Na minha opinião com as suas debilidades nunca na vida, eram demasiado limitados. Por o Liverpool gastar em jogadores desta categoria é que andou com uma seca enorme. Um PL de uma equipa de topo tem de fazer muitos mais que ganhar bolas longas e ir finalizar (que é 90% das jogadas destes 2 jogadores).

    • Giuseppe F
      Posted Maio 13, 2020 at 1:50 pm

      Concordo. Gostava que o Luiz Phellype fosse o nosso terceiro ponta de lança, o Sporar o segundo e o primeiro, sei lá, o Jardel.

    • Ginger 11
      Posted Maio 13, 2020 at 6:00 pm

      Todos esses jogadores ja tinham passado por outros campeonatos.
      Excepto o Vitor, embora nao o ache um grande central.

  • Richrad
    Posted Maio 13, 2020 at 12:51 am

    A única coisa que retirei foram os elogios ao Bruno Fernandes. De resto, para um jogador profissional, para um jogador que chegou a um clube grande, admitir que acabava o treino, “passava” mais 20 minutos a treinar, ia-se “despachar” e o Bruno ainda está a treinar… claro que o mesmo não lhe passa a bola nos jogos. Claro que o Bruno terá mais próximo do sucesso fora de Portugal.
    Em termos de análise que o Luiz fez sobre a Liga… bem, podemos ser muito bons em todos os aspetos técnico-táticos e até ter os índices físicos muito satisfatórios… mas a intensidade, o que provoca que tais aspetos se relevem… não existe. E continuará a não existir enquanto se jogar pelo “pontinho”, enquanto se jogar pelo “lançamento” a falta ao pé da bandeirola de canto.
    Enquanto não houver esse salto, esqueçamos o real desenvolvimento.

    • Tiago Silva
      Posted Maio 13, 2020 at 9:32 am

      Ora nem mais, o fator intensidade é muito importante, talvez o mais importante para se conseguir ter sucesso nos maiores campos. Houve jogadores que se conseguiram destacar em outros campeonatos, mas é porque são mesmo bons e se adaptaram à intensidade exigida (caso do Bruno Fernandes, Rúben Neves ou Diogo Jota), outros que tiveram dificuldades em adaptar-se a uma maior intensidade (caso do Gonçalo Paciência), outros que se destacaram por cá por serem mais intensos mas lá fora não deram em nada (caso do Adrien), outros que nunca se conseguiram adaptar a um maior nível de intensidade (caso do William ou do João Mário) e outros que melhoram a olhos vistos em termos físicos em relação ao que foram cá (caso do Gedson).

    • Ginger 11
      Posted Maio 13, 2020 at 5:57 pm

      Concordo.
      Os jogadores que saem do nosso campeonato sao aqueles que ja têm uma grande mentalidade competitiva.
      Poucos aspetos no desenvolvimento do jogador são trabalhados e muitos dos jogadores somente sao verdadeiramente testados quando saem.
      Quaresma, Joao Pinto, agora Felix tiveram muitas dificuldades em adaptar se a outra realidade.

      • Chico
        Posted Maio 14, 2020 at 2:58 pm

        João Pinto? O João Pinto não saiu no auge, saiu ainda era um puto com menos de 20 jogos de futebol profissional.

  • Kacal
    Posted Maio 13, 2020 at 2:35 am

    Há vários exemplos de jogadores que cá eram dos melhores do campeonato e lá foram continuaram em alta sendo dos melhores do Mundo, mas também vários exemplos opostos. Mas acho que há mais exemplos de jogadores a “flopar” lá fora ou serem apenas bons e cá serem “estrelas” do que o contrário, ou seja, jogadores que cá foram “flops” e lá foram brilharam. É muito subjectivo, mas parece-me claro que um jogador realmente bom brilha em qualquer lado e o Bruno Fernandes é acima da média. De resto, parece-me também claro que a nossa Liga é das melhores fora as “Big5”, mas está longe do nível das mesmas.

    • Gunnerz
      Posted Maio 13, 2020 at 9:59 am

      Concordo a 100%. Exemplo – sempre achei um exagero os elogios ao gaitan e dizia sempre aos amigos benfiquistas q ia dar flop. E deu, sem contestação. Por outro lado não dava nada pelo Carriço, e acabou por fazer um bom percurso em sevilla.

      • Joao Duarte
        Posted Maio 13, 2020 at 12:09 pm

        O Gaitán foi flop porque foi para o clube errado para as suas características. Parece um pormenor mas é um pormaior!

        • Gunnerz
          Posted Maio 13, 2020 at 1:00 pm

          Discordo. O griz foi nas mesmas circunstâncias e deu a volta por cima, adaptou se e só não saiu pela porta grande pq foi para Barcelona. Além disso o gaitan já representou outros clubes depois do atlético..

          • Nazgul
            Posted Maio 13, 2020 at 3:41 pm

            O gaitan era um jogador acima da média, mas escolheu mal o clube e a resposta está a vista de todos nós tempos do semeone só 1 extremo vingou no atlético foi o arda turan de resto ninguém vingou …
            O griez è ponta de lança e já jogava em Espanha não tem muito um caso com o outro …

            • Gunnerz
              Posted Maio 13, 2020 at 6:16 pm

              O griz não era ponta de lança e continua a não ser, não digas asneiras. E realmente não tem nada a ver, o griz vinha d um clube pequeno teve de mostrar muito mais serviço e não falhou.

              • Nazgul
                Posted Maio 13, 2020 at 6:50 pm

                Estou um pouco confuso o griez é o que então? Não me digas que è extremo …
                Nos últimos 2 anos do griez a real sociedade ia a champions e a Europa não era propriamente uma equipa “pequena” que lutava para não descer …

                • Gunnerz
                  Posted Maio 13, 2020 at 7:19 pm

                  Bem antes de mais nada sim griz era extremo na real Sociedad. Os avançados sempre foram o Carlos vela e o agirretxe. Depois falares como se a real Sociedad fosse equipa grande é demasiado cómico, o malaga tbm foi a champions nessa altura bem como o Leicester entre outras. Isso não faz de ti grande. Esqueceste te de dizer q o griz jogou na 2 divisão espanhola e depois ainda teve vários anos a lutar para não descer ficando sempre na parte de baixo da tabela, isto antes de ir para o atlético. No atlético começou a jogar mais no meio mas não era o ponta de lança, no máximo houve jogos em q a equipa fazia um autocarro declarado e o deixava a ele mais na frente juntamente com carrasco por exemplo para serem os ciclistas de serviço. E agora no Barcelona apenas passou para o meio quando Suárez se lesionou e mesmo assim os primeiros jogos ainda jogou lá o outro miúdo ou o Messi.

      • Francisco Goncalves
        Posted Maio 13, 2020 at 1:14 pm

        Eu sempre disse que o João Mário daria flop e tinha razão.

        • Giuseppe F
          Posted Maio 13, 2020 at 1:49 pm

          Eu também dizia isso do João. Sempre o achei assim como é, mesmo antes de sair do Sporting (quando estavam todos loucos com ele).

          SL

        • Kacal
          Posted Maio 13, 2020 at 2:21 pm

          O João Mário até teve momentos positivos no Inter onde assumiu bem o jogo e demonstrou rendimento. Se o fez algumas vezes, diria que é porque teve qualidade para tal. Acho sim que a sua passagem por lá foi muito atribulada, talvez tivesse tido outro destino caso escolhesse outro clube.

      • Kacal
        Posted Maio 13, 2020 at 2:20 pm

        Ora nem mais, Gunnerz. Há exemplos de vários jogadores de um lado e do outro, é muito subjectivo. Deste um exemplo bom. E há outros, mas realmente é muito subjectivo definir isto do post.

    • Ginger 11
      Posted Maio 13, 2020 at 5:48 pm

      Depende da perspetiva, avaliando estritamente o poderio financeiro dos clubes e qualidade dos jogadores na generalidade , diria que Holanda e Belgica estao á nossa frente.
      No que diz respeito ao jogo em si, no aspeto tecnico tactico somos superiores.

      • Kacal
        Posted Maio 14, 2020 at 12:30 am

        Atenção que eu falei em ser um dos melhores campeonatos fora “Big5” e não o melhor. De resto, concordo.

    • Ginger 11
      Posted Maio 13, 2020 at 6:11 pm

      Esqueci me da liga russa e da turca que nos aspetos que mencionei tambem sao superiores.

  • AndreChaves9
    Posted Maio 13, 2020 at 9:02 am

    O principal problema está no nível físico que é muito baixo.

  • Judge_Dredd
    Posted Maio 13, 2020 at 10:09 am

    O problema é a qualidade global dos jogadores que é de facto fraca.Neste momento o nivel médio dos treinadores é superior ao nivel médio dos executantes.
    O nivel tactico e de interpretação de jogo somos bons, a nivel fisico apenas razoavel mas isso nunca foi o que nos distinguiu, a nivel tecnico é que a qualidade nos ultimos 8 anos caiu a pique(do campeonato onde existem 60% de estrangeiros).

    • Ginger 11
      Posted Maio 13, 2020 at 5:41 pm

      Sem duvida!
      Pena nao centralizarem os direitos de tv para os clubes terem maior/melhor opcao de compra e manter os melhores

  • Nazgul
    Posted Maio 13, 2020 at 3:47 pm

    O Bruno é bom jogador não há dúvida nisso, mas sinceramente ainda não fez nada do outro mundo e nem percebo já este hype todo a volta do homem que está a começar o ser percurso!

    Não è difícil sobressair num United que tem no meio campo Fred, Mctominay, Andreas pereira ou matic em fim de carreira só tem médios banais tirando claro o pogba que está lesionado!
    Se formos a ver tirando o pogba nenhum dos jogadores do meio campo do United tinha lugar num grande europeu!

Deixa um comentário