Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Incrível! Abel conquista Libertadores pelo 2.º ano consecutivo; Raphael Veiga e Deyverson foram os heróis do Palmeiras; Flamengo era favorito mas abusou dos erros defensivos e deu continuidade à época medíocre

Feito fantástico do português, que coloca o seu nome novamente na história do Palmeiras (2.ª Libertadores consecutiva, a terceira do clube) e consegue responder aos críticos ao derrotar o favorito Flamengo. Apesar da conquista do Verdão em 2020, o Mengão é bicampeão brasileiro, venceu em 2019 e possui um elenco com outro gabarito (vários suplentes seriam titulares na turma de Abel), o que torna este triunfo ainda mais saboroso. Individualmente, Deyverson foi o grande herói, mas a organização defensiva voltou a ser a maior arma da turma paulista. Também Raphael Veiga foi determinante, ao passo que Mayke assistiu e Gustavo Gómez emergiu no eixo defensivo. Por outro lado, Gabigol voltou a faturar numa final, mas desta vez não conseguiu dar a vitória ao Mengão, que cometeu erros graves na defesa e deu assim continuidade a uma época para esquecer (já tinha sido eliminado na Copa e o Brasileirão também está praticamente perdido). 

Histórico! O Palmeiras, de Abel Ferreira, é bicampeão da Taça dos Libertadores! O Verdão bateu o Flamengo por 2-1, com Deyverson, antigo avançado do Belenenses, a resolver no prolongamento, depois de um erro de Andreas Pereira. É a 3.ª vez que o conjunto paulista conquista a prova. Quanto ao jogo, foi o Palmeiras a adiantar-se no marcador, com Raphael Veiga a abrir o ativo aos 5 minutos, após um cruzamento de Mayke. Contudo, o Flamengo assumiu o controlo da partida e, após algumas ocasiões desperdiçadas, chegou ao empate aos 72′, por intermédio de Gabriel Barbosa. O encontro foi para prolongamento e apareceu o herói Deyverson, que numa perda de bola de Andreas Pereira junto à sua grande área fez o 2-1.

 

XI Palmeiras: Weverton; Mayke, Gómez, Luan, Piquerez; Danilo; Scarpa, Ze Rafael, Raphael Veiga, Dudu; Rony.
XI Flamengo: Diego Alves; Isla, Rodrigo Caio, David Luiz, Filipe Luís; Willian Arão, Andreas Pereira; Éverton, De Arrascaeta, Bruno Henrique; Gabriel Barbosa

82 Comentários

  • Hugorr
    Posted Novembro 27, 2021 at 10:38 pm

    Grande Abel! Muitos parabéns para ele, e para o Palmeiras!

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Novembro 27, 2021 at 10:39 pm

    Parabéns Abel! Este feito ninguém te tira.

  • cards
    Posted Novembro 27, 2021 at 10:39 pm

    Bom jogo.
    Parabéns ao Palmeiras.
    Renato bem com time de 500 milhões já lá

  • Estigarribia
    Posted Novembro 27, 2021 at 10:40 pm

    Como Português, parabéns ao Abel Ferreira por esta tremenda conquista. Ganhar duas Libertadores seguidas é algo de histórico e que infelizmente hoje e amanhã vai ser suplantado pela mancha negra desta noite em Portugal.

    Saudações Leoninas

  • Natan Fox
    Posted Novembro 27, 2021 at 10:40 pm

    Abel venceu como sempre: JOGANDO NA RETRANCA!
    Tecnico triste! Não acrescenta nada ao futebol brasileiro. Por mais JJ, por menos Abel nosso futebol.
    No mais, o FLamengo com um tecnico decente teria ganho com facilidade, tamanha é qualidade individual em relação ao time do Palmeiras.

    • Alexandre Frota
      Posted Novembro 27, 2021 at 10:44 pm

      Blablablá Whiskas saquetas
      Te amo Abel Ferreira!!

    • AndreADG
      Posted Novembro 27, 2021 at 10:44 pm

      Ou seja, a ver se percebi. Com uma equipa pior, o Abel soube não jogar de igual para igual, e assim venceu. E por isso, é criticado? É com cada uma…

      • Natan Fox
        Posted Novembro 27, 2021 at 11:02 pm

        Se o problema fosse só essa final…
        Ele só sabe jogar dessa forma, mesmo quando tem um adversario inferior.

      • Fantantonio
        Posted Novembro 27, 2021 at 11:22 pm

        Assim se vê que os brasileiros não estão nada habituados ao pragmatismo europeu e que por isso têm tido cada vez menos jogadores de 1ª linha. Joga-se com o que se pode e dá melhor resultado, não se joga como nos anúncios da Nike.
        Pergunto-me se ele alguma vez viu as equipas do JJ na esmagadora maioria dos jogos com os colossos na Champions.

    • Apessoa
      Posted Novembro 27, 2021 at 10:45 pm

      Ahahahaha. Como não adorar. O Flamengo com este plantel tinha mais que obrigação de além de ganhar, jogar alguma coisa. Pelo que vi do jogo o Palmeiras esteve sempre confortável, e quando teve a bola conseguiu definir melhor, mesmo com jogadores inferiores. Renato é tão bom que zero títulos.

    • Tiago Peixoto
      Posted Novembro 27, 2021 at 10:45 pm

      Chora bebeeeee

      O futebol é muito mais que beleza. O futebol brasileiro tem 0 tática. O Abel acrescenta muito isso. Algo básico na Europa.

    • Aurinegro
      Posted Novembro 27, 2021 at 10:45 pm

      O que fica na história é quem ganha, não quem joga bonito.

      Acrescentou duas Libertadores ao futebol brasileiro. Se todos os tristes fossem assim, estavam todos bem.

    • SlyRP
      Posted Novembro 27, 2021 at 10:52 pm

      E mesmo assim já leva duas libertadores seguidas.
      Contra o todo poderoso Flamengo, só ???

    • Oldasity
      Posted Novembro 27, 2021 at 10:54 pm

      Se calhar por o Palmeiras não ter os argumentos que o Flamengo tem é que Abel joga na retranca. Um treinador também tem de se saber adaptar ao que tem, não vai jogar com uma tática de tiki-taka com uma equipa que está feita para jogar em transições, por exemplo.

      Não tenho acompanhado Abel no Brasil e até pode ser um treinador mais conservador, mas também tenho ideia que desde início que não teve uma equipa ao nível das outras, parece-me legitimo jogar com as armas que tem.

      JJ teve os seus momentos e é inegável que muitos brasileiros gostam dele, mas sinceramente o futebol precisa de menos treinadores como ele (digo isto mais pelo discurso absurdo que tem, porque sem dúvida que tem coisas positivas, apesar de um pouco gastas).

    • BAFANA BAFANA
      Posted Novembro 27, 2021 at 10:56 pm

      Nossaaaa que azia ahaha

      Grande Abel!! Com uma equipa INFERIOR à do Mengão consegue levar a taça para casa!!

    • DNowitzki
      Posted Novembro 27, 2021 at 11:01 pm

      Concordo a 90% contigo.

      Abel é um retranqueiro que joga um futebol feiíssimo, sempre a jogar apenas e só no erro do adversário, daí que não ganhe nada numa competição pautada pela regularidade.

      Como dizes também, Renato gaúcho é ainda pior. Aliás, é sabido que os jogadores se queixavam de não ter orientações quando necessitavam delas em campo.

    • Rabensandratana
      Posted Novembro 27, 2021 at 11:01 pm

      Abel Ferreira agora conhecido como o Mestre da Táctica do futebol brasileiro. Limpou as duas melhores equipas da Série A brasileira e arrumou em termos tácticos com os fracos treinadores de bancada do futebol brasileiro.
      Posto isto, Nathan eu acredito que não valorizes o trabalho dos treinadores portugueses mas os mesmos estão anos luz à frente de grande maioria dos técnicos brasileiros.
      Tacticamente diria que estão uns 5-10 anos mais evoluídos.
      O Verdão era o underdog e tinha uma odd 4 libras aqui no UK e no final ganhei uma pipa de massa à custa deles.
      Força Mestre Abel bi-campeão da Libertadores por favor façam uma estátua ao homem. Ele agora bem pode deixar o Brasil e regressar em grande à Europa quem sabe ao Valência.

      • Natan Fox
        Posted Novembro 27, 2021 at 11:58 pm

        Não, não tem nada a ver com treinadores portugueses. Eu amo JJ, queria ele de volta, e queria mais treinadores portugueses e estrangeiros no Brasil. Meu problema é com o Abel! Futebol reativo, não muito diferentes dos Muricys, Tites, Felipão etc… Não estou comparando nível tático, mas forma e proposta de jogo. Muitos dizem que ele jogou assim por conta do Flamengo ser superior, até concordaria se o Palmeiras não jogasse sempre dessa forma.
        Eu quero ver futebol bem jogado, se vc acha que tudo se trata de vencer, ótimo. Para mim, se trata de estilo de jogo, por isso que até hoje amamos a seleção brasileira de 82 e detestamos a de 94.

        • cards
          Posted Novembro 28, 2021 at 9:07 am

          Ė difícil os portugueses entenderem isso em Portugal funciona assim ganhou é bom perdeu é mau.

  • Pipi Romagnoli
    Posted Novembro 27, 2021 at 10:41 pm

    Palmeiras e Abel de parabéns, muito contente com esta vitória por parte do Palmeiras. Sl

  • DNowitzki
    Posted Novembro 27, 2021 at 10:44 pm

    Bom, que se pode concluir?

    1.º) Que se enfrentaram dois treinadores medianos.

    2.º) Que Renato Gaúcho é um embuste. Afinal, com 200 milhões nas mãos, ganhou… bola!

    3.º) Que Renato Portalupilândia vai ser escorraçado do Flamengo.

    4.º) Que alguns jornalistas brasileiros, juntando-lhes Vampeta e outros que tais, vão ter de engolir a adoração pelo herói do futevólei.

    Cada vez mais, a lenda Jorge Jesus cresce no Flamengo. Pode ser que, daqui a uns meses, volte para Copacabana.

    • cards
      Posted Novembro 27, 2021 at 11:52 pm

      O Flamengo é da Gávea não de Copacabana.

      • DNowitzki
        Posted Novembro 28, 2021 at 12:57 am

        Ó meu santo Deus, é preciso explicar tudo?

        Renato Gaúcho tem um rede reservada em Ipanema, JJ poderá vir a reservar a sua em Copacabana, para não haver cá misturas. Era uma ironia tosca…

        • cards
          Posted Novembro 28, 2021 at 9:24 am

          JJ quando morou no Brasil estava na Barra da Tijuca para quê andar 20km até Copacabana quando pode fazer praia na Barra?
          Estou a ver que do Rio só Conheces Copacabana e Ipanema.
          Com o que eu te ensinei passaste a conhecer Barra da Tijuca e Gávea. Numa próxima aula falaremos de Benfica, Botafogo, Catete Bangu e Complexo do Alemão. Assim dentro de algum tempo estarás a falar com conhecimento sobre o Rio.
          Pelo teu texto, que engana qualquer português, facilmente és apanhado por alguém que conhece o Rio.

          • DNowitzki
            Posted Novembro 28, 2021 at 1:41 pm

            Não, não conheço o Rio, é verdade, porque nunca lá estive, nem jamais afirmei que o conhecia, nem isso interessa à questão. Em contrapartida, conheço o Espírito Santo, ou parte dele, para ser mais exato. Ei, iupi para mim!

            O ponto não é o conhecimento sobre o Rio de Janeiro, mas uma ironia sobre o Renato Gaúcho e o facto de ele ter uma rede de futevólei reservada na praia de Ipanema, onde a atual esposa também faz uns brilharetes.

            Assim sendo, o ponto passou-te ao lado, pois não se trata de uma questão de aula de Geografia local, mas de profissionalismo e/ou laxismo, por antítese. Mas agradeço a lição gratuita. Em troca, porque sou um razoável anfitrião (falo da personagem da comédia latina), ofereço, igualmente grátis, aulas de português… de Portugal.

  • Miguel Lopes
    Posted Novembro 27, 2021 at 10:45 pm

    Afinal, o Renato que conquistava tudo com a super equipa do Flamengo vai ganhar bola!!!
    Não conseguiu bater uma equipa que é bastante inferior à equipa do Flamengo, mas mesmo não gostando do futebol apresentado pelo Palmeiras, temos que concordar que as finais são para ganhar e eles jogaram para ganhá-la, tiveram mais vontade, foram mais unidos, deram o litro na raça.

  • Kafka
    Posted Novembro 27, 2021 at 10:46 pm

    Primeiro parabéns à Sportv por ter tido um relator brasileiro, os relatores brasileiros são tremendamente melhores que qualquer relator português, pela emoção e expressões que usam no jogo, pois os portugueses parecem que estão a relatar ópera… Sendo a língua a mesma, a Sportv (e a Eleven) deviam aprender com o exemplo de hoje e passarem apenas a ter relatores brasileiros e mandarem embora os portugueses

    Em segundo parabéns ao Abel, eliminou Atlético Mineiro e Flamengo, 2 equipas superiores ao Palmeiras

    Em 3o é pena pelo Flamengo, mas ao mesmo tempo é muito bem feito, desde a saída do Jesus que andam a brincar aos treinadores, os treinadores brasileiros são medíocres mas os clubes brasileiros ainda não perceberam isso e insistem em ter treinadores brasileiros lool… Ao menos o Palmeiras já percebeu o quanto medíocre são os treinadores brasileiros…. Até o Abel que não é nada de outro mundo, consegue ser melhor que qualquer treinador brasileiro

    • Pipi Romagnoli
      Posted Novembro 27, 2021 at 10:58 pm

      Concordo a 100 % no que aos comentadores diz respeito, os nossos parece que estão num funeral a debitar a cassete do jogo entrelinhas, das transições e blá blá blá, qualquer comentador Brasileiro transmite muito mais interesse e vivacidade ao jogo do que um comentador Português.
      Gostava de ver um gajo como o Perestrelo a comentar por cá. Sl

    • cards
      Posted Novembro 27, 2021 at 11:49 pm

      Os melhores do desporto em geral são os brasileiros.
      Acompanho muitos jogos pela Rádio Craque Neto.
      Caçapa neles.

    • cards
      Posted Novembro 28, 2021 at 12:08 am

      Ouvir um brasileiro a comentar futebol e voleibol é do outro mundo aconselho rádio craque neto dá no YouTube.

    • Aurinegro
      Posted Novembro 28, 2021 at 9:45 am

      Concordo Kafka ! Também gostei de ouvir.

      Mas também há os maus. Lembro-me de viver no Brasil durante o Euro2012 e o Neto (penso que era na Bandeirantes, alguém corrija se estiver enganado) não conseguia dizer nada positivo quanto a Portugal. o Coentrão no pico e ele dizia que não valia nada. Depois em conversa com o pessoal de lá, percebi que era mau a comentar/relatar qualquer equipa.

      • cards
        Posted Novembro 28, 2021 at 12:33 pm

        Neto tem 2 problemas
        1 não sabe falar
        2 muda de opinião em 5 minutos e muito incongruente, então nos Fomos da Bola isso é demais.
        Mas é genuíno e admiro isso por isso vejo todos os programas. De todos Velloso é o melhor comentarista do programa.
        Na rádio craque neto é diferente ele não relata só lá está em jogos do Corinthians ou importantes, Souza está nos do São Paulo, Maravilha está nos do Palmeiras.
        Mas quem relata o jogo é fora da curva. São muito bons do melhor que há
        Neto tem relat

    • Vegeta
      Posted Novembro 30, 2021 at 6:49 pm

      Mais uma vez de acordo Kafka.

  • Fernandes35
    Posted Novembro 27, 2021 at 10:49 pm

    Tivesse o Benfica nas suas finais europeias deste século metade que da sorte que o Abel teve em duas finais da Libertadores, teria já 2 Ligas Europa.

    Posto isto, o Palmeiras jogou sempre à procura de uma abébia e o Flamengo, como amigo, ofereceu uma prenda de natal antecipada.

  • Ricardo Lopes
    Posted Novembro 27, 2021 at 10:56 pm

    Foi muito melhor opção ver este jogo do que a vergonha que aconteceu no Jamor. O Palmeiras não foi perfeito, mas fez o suficiente para ganhar, Abel tem muito mais organização tática do que o Renato (os próprios comentadores do Fox Sports o diziam) e isso fez a diferença. As individualidades do Flamengo não conseguiram salientar-se e assim ficou mais fácil. Muito bem o Verdão que apostou todas as fichas na Libertadores e acabou por sair-se bem. Nota que eliminou o Galo pelo caminho.

  • Tiago Silva
    Posted Novembro 27, 2021 at 11:00 pm

    Parabéns ao Abel por mais uma Libertadores, histórico mesmo! A época do Palmeiras até foi muito de altos e baixos, mas acabam por vencer maior competição de clubes da América do Sul pela segunda vez consecutiva, muito pela união que o Abel consegue dar à equipa nestes jogos.

    Mais uma vez o Flamengo a desiludir, eles que têm de longe a melhor equipa da América do Sul, só mesmo o Atlético Mineiro se aproxima na minha opinião, mas o Atlético Mineiro é uma equipa muito melhor organizada pelo melhor treinador brasileiro da atualidade.

  • Kacal
    Posted Novembro 27, 2021 at 11:01 pm

    ENORME ABEL!!!! ORGULHO!!!! Este jogo foi a “praia” para ele porque o Flamengo sendo favorito e tendo melhores jogadores iria assumir mais jogo e com tal o Palmeiras teria o jogo ideal para explorar o contra-ataque e ter as suas oportunidades, correu bem e venceu. Para mim Renato Gaúcho merece perder e é um treinador inferior. Os últimos 3 anos só treinadores portugueses a vencer a Libertadores, luxo! Foi tão crucificado mas acaba em beleza a época. Agora eu só continuaria no Palmeiras caso tenha garantias de um reforço sério do plantel que dê para lutar de igual para igual pelo Brasileirão com os rivais estando competitivos na Libertadores na mesma. Caso contrário sairia e aventurava-me novamente na Europa onde deve ter ganho mercado. Mais uma vez orgulho como português e muitos Parabéns ao Palmeiras e sobretudo ao Abel!!

  • Rosso
    Posted Novembro 27, 2021 at 11:02 pm

    Abel está de parabéns. Grande feito! Bicampeão da Libertadores sem um grande conjunto de jogadores, mas com inteligência e garra. Ele, que nunca tinha antes ganho títulos oficiais, consegue em dois anos seguidos ganhar o máximo troféu da América do Sul.

    Quanto a Renato, cai ainda mais no ridículo: não era este que dizia que o Flamengo, com o plantel que possuía, tinha de ganhar todas as provas? Pois ele, com elenco de igual valia, arrisca-se a não ganhar nada. Ou bola, como diria JJ, que estará triste pelo Flamengo mas secretamente contente por causa desse parlapatão do Renato.

  • carlos costa
    Posted Novembro 27, 2021 at 11:03 pm

    “Vocês aqui falam muito, mas quero ver que treinador portugues vai ganhar uma libertadores… nem daqui a 100 anos…” (jorge jesus em entrevista á globo esporte no brasil)

    Foi o Abel e não ganhou 1 mas 2 vezes seguidas e ainda teve tempo de eliminar o “Deus da táctica” com o colosso Paok.

  • Trofa United
    Posted Novembro 27, 2021 at 11:13 pm

    Dizia o JJ que nem nos próximos 100 anos blá blá blá
    Abel dá-lhe 2 seguidas! Muito fortes este ano!
    Depois de Leonardo Jardim, agora Abel Ferreira, pra ser perfeito só falta o Conceição!

  • Mantorras
    Posted Novembro 27, 2021 at 11:32 pm

    Parabens ao Abel. Vi o jogo todo e foi bastante FS, mas o Flamengo tem melhor equipa de longe, e a verdade é que o Palmeiras leva a taca. Coitado do Andreas Pereira.

    O JJ ganhou uma libertadores em 6 meses.
    O Abel ganhou duas em 2 ano. Nada de mais. O JJ em 2 anos ganharia 4 ;)
    Ainda hoje deu 7 e mandou o adversario para casa so numa parte.

    PS: é a brincar.
    PS2: eu sei que pedi aqui o regresso do JJ.

  • coach407
    Posted Novembro 27, 2021 at 11:50 pm

    Eu disse que ganhar a Libertadores era do mesmo grau de dificuldade da Copa do Brasil + River Plate e Boca Juniors + deslocações.

    Entretanto 3 Libertadores conquistadas por treinadores portugueses, mas continuam em branco na conquista da Copa do Brasil.

    Desportivamente, o nível das equipas que participam na Copa do Brasil é muito semelhante ao nível da Libertadores. A única diferença são mesmo as equipas de topo da Argentina, de resto são as mesmas equipas (as brasileiras) ou equipas estrangeiras do mesmo nível que as equipas brasileiras que não estão a participar na Libertadores, mas participam na Copa do Brasil portanto acaba por ser ela por ela.

    E nem estou propriamente a desvalorizar a Libertadores, estou só a constatar factos e a verdade é que o Brasil é um país muito muito forte. Basta recordar que o Grêmio ainda há pouco era das equipas mais fortes da Libertadores e este ano provavelmente vai descer de divisão. Clubes como o São Paulo e o Santos também estão a lutar pela manutenção. O nível no Brasil é realmente muito difícil.

  • coach407
    Posted Novembro 27, 2021 at 11:52 pm

    Eu disse que ganhar a Libertadores era do mesmo grau de dificuldade da Copa do Brasil + River Plate e Boca Juniors + deslocações.

    Entretanto 3 Libertadores conquistadas por treinadores portugueses, mas continuam em branco na conquista da Copa do Brasil.

    Desportivamente, o nível das equipas que participam na Copa do Brasil é muito semelhante ao nível da Libertadores. A única diferença são mesmo as equipas de topo da Argentina, de resto são as mesmas equipas (as brasileiras) ou equipas estrangeiras do mesmo nível que as equipas brasileiras que não estão a participar na Libertadores, mas participam na Copa do Brasil portanto acaba por ser ela por ela.

    E nem estou propriamente a desvalorizar a Libertadores, estou só a constatar factos e a verdade é que o Brasil é um país muito muito forte. Basta recordar que o Grêmio ainda há pouco era das equipas mais fortes da Libertadores e este ano provavelmente vai descer de divisão. Clubes como o São Paulo e o Santos também estão a lutar pela manutenção. Este tipo de equipas seria competitivo na Libertadores. O nível no Brasil é realmente muito difícil.

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Novembro 28, 2021 at 12:42 am

      O Abel venceu a Copa do Brasil.

    • Aurinegro
      Posted Novembro 28, 2021 at 9:39 am

      Dia novo, nova mentira do coach. Tem sido muitas nos últimos dias.

      O Abel ganhou a Copa do Brasil 2020. Qual o sentido deste comentário ?

    • cards
      Posted Novembro 28, 2021 at 10:11 am

      As dificuldades no Brasil são várias vai desde o clima, tropical em 93% do território, tamanho do País, e número de jogos.
      O Palmeiras está época fez/ vai fazer 74 jogos distribuídos entre
      brasileirão 38 jogos
      Copa Libertadores da América 13 jogos
      Copa do Brasil 2 jogos
      Paulista 16 Jogos
      Recopa 2 jogos
      Supercopa 1 jogo
      Mundial de Clubes 2 jogos

  • AndreChaves9
    Posted Novembro 28, 2021 at 12:28 am

    Se um treinador minimamente competente taticamente serve para estas andanças? Sim serve. Nas competições com equipas mais fortes ainda é mais eficaz porque joga como underground sim…
    Agora não comparem isto com o que JJ fez porque era outro patamar. Jogavam muito mais.

    Resumindo isto é campeonato mas sim para um Guimarães ou desse gênero…

    • Romeu Paulo
      Posted Novembro 28, 2021 at 8:29 am

      Porque não?

      Não vi esta final, mas vi a final da Libertadores entre o Flamengo de Jorge Jesus e o River Plate.

      O River Plate foi muito mais equipa que o Flamengo nesse jogo, trabalhou melhor a bola, criou mais jogadas de perigo e merecia estar a ganhar por mais, depois, nos últimos 5 minutos, o Gabriel Barbosa (que tinha estado desaparecido durante mais de 85 minutos) faz 2 golos e coloca o Flamengo a ganhar.

      É futebol, tirou-se mérito a essa vitória do Jorge Jesus? Claro que não.

      Porque devemos então tirar mérito a esta segunda vitória do Abel?

    • Diogo Moura
      Posted Novembro 28, 2021 at 9:15 am

      Undergod*
      O Jorge Jesus tem mérito não somente pela Libertadores, mas por ter ganho praticamente tudo e a equipa praticava um bom futebol.
      O Abel tem mérito pelas duas libertadores tendo um plantel mais fraco.
      Os dois têm feitos semelhantes.
      O futebol Sul Americano até pode ser uma anarquia táctica e os bons treinadores saltam à vista, porém, tem uma carga de jogos impressionante e as equipas perdem muito tempo em viagens o que faz com que haja menos tempo para treinar e recuperar fisicamente os jogadores.

  • J Silver
    Posted Novembro 28, 2021 at 3:59 am

    Parabéns ao Abel. É sempre bom ver portugueses a dar cartas lá fora, especialmente num país que tanto gosta de nos rebaixar (sim, eu sei que estou a generalizar)

    • Daiuca
      Posted Novembro 28, 2021 at 8:46 am

      Os Portugueses não gostam de rebaixar ninguém pois não!?

    • cards
      Posted Novembro 28, 2021 at 10:17 am

      É raro ver os brasileiros a rebaixar o português tem a cena das anedotas é certo, mas se isso for rebaixar então os portugueses rebaixam todos os dias os alentejanos.
      Para a maioria dos portugueses as brasileiras são todas putas e todos os brasileiros vieram das favelas isso sim é rebaixar.
      A única coisa que os brasileiros falam mal dos portugueses é acharem, erradamente, que Portugal lhes roubou o ouro quando toda a gente sabe que o ouro só foi descoberto no Brasil em 1597, e que por ordem real 80%
      Do ouro brasileiro ficava no Brasil e apenas 20% vinha para Portugal.

      • J Silver
        Posted Novembro 28, 2021 at 2:20 pm

        Portanto são as anedotas, é o ouro e foi o que disseram do JJ e do futebol português quando ele foi para lá. Afinal já não é assim tão pouco.

        Nunca reivindiquei que os portugueses não têm preconceitos relativamente ao Brasil, já agora. E qual é a relevância disso para o que eu comentei? Nenhuma. Continuo a dizer que foi bom o Abel ter tido sucesso no Brasil para que estes preconceitos se desfaçam, sobretudo os que estão relacionados com o futebol, que é o assunto mais relevante nesta conversa e era a isso que eu me referia mas admito que não fui suficientemente claro.

      • Tempestade
        Posted Novembro 28, 2021 at 5:15 pm

        Meu deus caíste mesmo no fundo da caverna para dizer isso tudo.
        Haverá sempre tugas e zukas que falam mal uns dos outros.
        Há muita coisa boa no brasil como há muita coisa boa na tuga, é uma questão de perspectiva

  • Pablo
    Posted Novembro 28, 2021 at 4:10 am

    Parabéns ao Abel e ao Palmeiras! Ganhar a libertadores duas vezes seguidas é feito grande para a carreira de um treinador.

    Tanto critiquei a vinda do Otamendi mas dou o braço a torcer pq a esta altura teríamos que levar com o David Luiz, muito mau jogador.

  • NTORION
    Posted Novembro 28, 2021 at 7:01 am

    Feliz pelo Abel.
    Muito feliz pelo JJ, afinal ficou demonstrado que é quase qq um que chega lá e vence.

    Quanto ao futebol é fraco, lento e com muito espaços. Fácil de compreender a dificuldade de adaptação.

  • Jmfelix
    Posted Novembro 28, 2021 at 10:15 am

    Abel a fazer um trabalho fantástico. Mas que não se rebaixe JJ: com este flamengo ele limpava tudo de novo (é mt melhor do que o XI da final de 2019).

  • Flavio Trindade
    Posted Novembro 28, 2021 at 10:43 am

    Que feito incrível!

    Parabéns Abel Ferreira e parabéns à direção do Palmeiras pela aposta certa que trouxe dividendos.

    Notas:

    – O Palmeiras de Abel nestas duas conquistas limpou as 3 melhores equipas do continente Sul Americano.
    River Plate, e acima de tudo, Flamengo e Atlético Mineiro.
    Não teve nenhum caminho fácil como Emelecs e afins…

    – Desta feita mata dois mitos num jogo. JJ e o “ninguém mais vai ganhar nada igual, quero ser Bella Guttmann mas não tenho jeito…” e Renato Gaúcho e o seu ” no Flamengo com esta equipa qualquer um ganhava, isto é uma Seleção”
    O que ganha títulos ainda é o trabalho e não a bazófia…

    – Pode-se alegar muita coisa.
    O futebol é retranqueiro, feio, não é positivo, poderia e deveria fazer muito mais. Todos de acordo aqui.
    Mas o que Abel Ferreira fez e está a fazer no Palmeiras é dar uma identidade à equipa. Uma identidade de luta, de trabalho, de processos colectivos fortes em vez do acreditar na fé e no talento individual.
    Digamos que Abel Ferreira está para o Palmeiras e para o futebol brasileiro como Diego Simeone está para o Atlético e para a Europa.

    O futebol é mau, defensivo, feio, mas colectivamente todos os jogadores correm, lutam como uma unidade, sabem exactamente o que fazer em campo e aprendem tacticamente.

    Contudo continuam a existir pessoas que preferem treinadores que acrescentam zero ao processo colectivo da equipa, mas que a mesma “joga bem” porque o treinador confia no talento individual…

    – Ai e tal mas Abel só serve para provas a eliminar…
    Falso. O Palmeiras esteve sempre, e ainda está no topo do Brasileirão em posição por si só de apuramento directo para a Libertadores. Esteve muito tempo em segundo, agora está em terceiro atrás de Atletico e Flamengo que têm plantéis pornograficos.

    Aqui sim começou com Jesus e continuou com Abel mostrar sos brasileiros que é possível ser-se competitivo em todas as frentes, sem abdicar de nenhuma.

    – Por fim, a imprensa portuguesa (salvo raras excepções) está a engolir um sapo enorme com este bis.
    A malta dos jantares pagos, dos bajuladores profissionais, dos gajos que abrem telejornais e dos manipuladores de opinião pública, está a ter uma semana difícil. Primeiro Leonardo Jardim na Ásia e agora bis de Abel Ferreira?
    Já não teremos nenhum opinion maker a transitar para director desportivo nos próximos tempos…

    • Skatz
      Posted Novembro 28, 2021 at 2:36 pm

      Eu ia comentar mas depois li isto e percebi que TUDO o que eu ia fizer já aqui foi dito, só frisar que me da gozo pensar em todos esses bajuladores do mestre da táctica e o seu feito inacreditável, que afinal não foi assim tão especial (relembrar que quase no fim o Menção perdia e so 2 golos caidos do céu deram a libertadores).

      • JediMindTrick
        Posted Novembro 28, 2021 at 11:54 pm

        Resumir tudo a um “2 golos caídos do céu”, pfff.. Devia ter mais respeito por um grande nome do futebol português (e brasileiro) . Engraçado que também não ganhou um campeonato pelo Sporting por um falhanço inacreditável, e ainda há uns dias não ganhou em cam nou pela mesma razão. É futebol amigo, às vezes a bola entra outras não, nem tudo é linear neste desporto, mas a “obra” do Jesus vai muito para além disso. Relaxem e aproveitem enquanto o homem dura.

  • DNowitzki
    Posted Novembro 28, 2021 at 2:35 pm

    Da comparação entre Jesus e Ferreira

    Ponto prévio: nunca quis o seu regresso ao Benfica e abomino «n» situações e declarações que tem protagonizado ao longo dos anos, entre outros motivos «menores».

    Dito isto, JJ ganhou quase tudo, só lhe escapando a Taça do Brasil, que perdeu nos penaltis. Ganhou o campeonato com uma vantagem pornográfica, com recorde de pontos, tanto mais elucidativo quanto se sabe que entrou à oitava jornada, salvo erro, quando o Flamengo tinha perdido vários pontos e estava atrasado. O homem ganhou mais troféus do que teve derrotas. O homem implantou um futebol que é reconhecido por todos com admiração, considerando-se hoje que, com a sua saída, o futebol brasileiro recuou o seu nível, tendo como baliza 2019. O homem pegou em jogadores decadentes ou caídos em desgraça e tornou-os praticantes reconhecidos por todo o Brasil. Por exemplo, Arão era a chacota dos flamenguistas; houve momentos em que foi reclamada a sua chamada ao Escrete. Rodrigo Caio era suplente. Pablo Mari era… quem era o homem mesmo? Nos anos seguintes, com um plantel similar ou até melhor, o Flamengo foi o que se viu. O ano passado foi campeão brasileiro na última jornada e apenas e só porque o Inter foi totalmente incompetente. Mas também vale, é verdade. Este ano não conta: a contratação de Renato Gaúcho foi um erro que quem percebe da poda salientou desde o início, como o Mauro Cézar. O tipo não estuda nada, não se atualiza, vive daquela coisa do Scolari: bom balneário, umas churrascadas, conversinhas com os jogadores. Viu-se ontem, como se viu em múltiplos jogos, que a equipa não é uma equipa, é um bando. Ter feito entrar o JFK foi uma anedota. O Arrasca pediu para sair no final da segunda parte e ele recusou a substituição. Teve algum sucesso no Grémio, porque aproveitou o que quem esteve antes construiu, e viu-se como deixou a equipa após a sua saída. É mais do que sabido que, quando chegou ao Flamengo, perguntou aos jogadores como é que jogavam com JJ e disse-lhes: joguem igual e divirtam-se.

    Com Jesus, goste-se ou não, não houve apenas vitórias; houve triunfos e um futebol como não se via – vá, vou exagerar – desde os tempos de Tele Santana. Eu ainda compreendo os adeptos do Palmeiras: se o Zé da esquina chegasse ao Benfica e ganhasse duas LC – nem que fosse com 11 atletas em cima do risco de golo durante 119 minutos e 59 segundos -, já teria iniciado uma campanha para lhe erigir trinta estátuas em torno do estádio da Luz. Mas enquanto adepto do jogo, fora desse contexto, como adepto e espectador, quero ver algo que me entretenha, que me faça gostar do que estou a ver e me deixe realizado no fim do tempo em que durou o espetáculo. Além disso, é possível ganhar e jogar bom futebol. Trapattoni também foi campeão no Benfica após mais de uma década, mas aquilo foi horrível. Quem é que vai parar para ver 99% dos jogos dessa temporada? Eu não, com certeza.

    Depois há a questão do jogo com o Paok. Lá está, o que conta no final é o resultado. Mas, se é para isso, escusa de haver jornalismo e comentários aos desafios. Se é apenas para olharmos para os resultados, então não precisamos de andar a gastar tempo e teclados a comentar. O resultado diz tudo, pelo que se olha para ele e está feita a história. Nesse jogo do Paok, o Ferreira teve do seu lado os falhanços dos jogadores do Benfica durante a primeira parte. Caso contrário, ao intervalo a coisa estava concluída. Já sei: não há «ses». O mesmo se passou no jogo frente ao Portimonense.

    Por outro lado, goste-se ou não, Jesus recuperou a imagem do treinador português no Brasil, depois das passagens de Paulo Bento e Jesualdo Ferreira. Abel só foi para lá graças a Jesus. Ele reabriu as portas e mostrou-lhes que o futebol português não é apenas Ronaldo, ou Eusébio, para aqueles que têm mais de 15 anos.

    Por último, e não obstante tudo aquilo que é repelente na figura do treinador Jesus, tenho alguma simpatia por ele, desde logo porque subiu a pulso, não teve andaimes nem empresários que o carregassem às costas como outros tiveram. E viveu numa época em que o futebol era outra coisa, muito distante da globalização dos dias de hoje. Sem querer atacar o Espírito Santo, o que fez este mais do que Jesus, para merecer treinar em Inglaterra o cientista da relva não?

    Resumindo, entre Jesus e Ferreira, mil vezes Jesus. Para quem gosta de Abel, não é necessário diminuir Jorge, tal como, para os que detestam Jesus, fica mal usar Ferreira para o atingir.

    PS. Gallardo quer vir para a Europa ganhar um salário próximo do de Jesus. Sabe-se que o seu objetivo era o Barcelona. Esse já foi à vida. Rui Costa, já que é o presidente, que pegue no Zapzap, lhe ligue e lhe apresente um projeto vencedor. Neste momento, depois de nos tempos de Rui Vitória, ter falado aqui no rapaz do Munique, olho para o argentino que, o ano passado, chegou a casa do Palmeiras e deu uma lição monumental de futebol ao incensado Ferreira.

  • Pormenor Tatico
    Posted Novembro 28, 2021 at 3:29 pm

    Parabéns ao Abel, sempre o tive em boa conta, não é por acaso que o pus no meu top 2 de treinadores portugueses, se Amorim sair era sem dúvida o melhor português para dar continuidade, é estudioso, as suas equipas são sólidas defensivamente, têm grande personalidade, sabe criar um grupo forte, é parecido ao Rúben em muitos aspetos.

    É possível que possa ser o futuro treinador do Benfica, a par de Fonseca ou até mesmo numa seleção, embora penso que Rui Jorge seja o futuro.

    É altura certa de sair, 2 Libertadores seguidas, não é fácil fazer melhor e a liga é muito difícil ganhar com o plantel que têm, além do Brasil ser um país muito desgastante a nível psicológico, a imprensa é impiedosa e está longe da sua família, é normal que queira sair.

  • Slayer666
    Posted Novembro 29, 2021 at 12:29 pm

    Parabéns ao Abel e ao seu Palmeiras pela dobradinha, mesmo a jogar nada de nada, ganha o titulo mais importante do continente.

    Depois do 2-1 , só me lembrava do JJ a dizer que “nem daqui a 100 anos um português volta a ganhar a Libertadores”.
    O Abel ganhou 2 seguidas kkkkkk

Deixa um comentário