Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Incrível! Alemanha fora do Mundial; Espanha, que chegou a estar eliminada, passou em 2.º; Japão venceu o grupo

Imagem: FIFA

Propositadamente ou não mas acabou por ser uma noite perfeita para a… Espanha. Esta derrota permite evitar a Croácia e provavelmente o Brasil, e cair num quadro teoricamente mais acessível. Mérito, no entanto, do Japão, que conseguiu a proeza de derrotar 2 colossos com reviravoltas. Já a Alemanha só se pode queixar de si própria, pela derrota na 1.ª jornada, sendo que hoje também podia facilmente ter marcado uns 10, que permitia a passagem. Os germânicos, que caem na fase de grupos pelo 2.º Mundial seguido, desperdiçaram imensas oportunidades. Musiala (que voltou a dar show), por exemplo, acertou duas vezes nos ferros e ainda teve mais 3 lances de golo. Muller e Füllkrug também desperdiçaram, e para complicar Neuer ainda deu vida a uma Costa Rica, que sem ter feito muito por isso por pouco não passou na 2.ª posição.

O Japão surpreendeu e venceu a Espanha, por 2-1, e garantiu não só a qualificação, mas também o 1.º lugar do Grupo, deixando para isso de fora a Alemanha. Morata marcou cedo para os espanhóis (11′), mas uma entrada fulgurante dos japoneses no 2.º tempo consumou a surpresa, com golos de Doan (48′) e Tanaka (51′). Já a Alemanha venceu a Costa Rica por 4-2, mas não foi suficiente para evitar a eliminação pela 2.ª vez consecutiva na fase de grupos. Gnabry adiantou a equipa de Flick logo aos 10′, naquilo que parecia ser o começo de uma vitória tranquila, mas 3 bolas no poste e vários falhanços dos germânicos depois, foi a Costa Rica a marcar, e em dose dupla, por intermédio de Tejeda (58′) e Vargas (70′), colocando-se em vantagem e em posição de qualificação (deixaria de fora a Espanha). No entanto, os alemães fizeram reinar a lógica e conseguiram nova reviravolta, com Havertz a bisar (73′ e 85′) e Fullkrug a fechar o resultado já nos descontos, esforço que se revelou infrutífero.

XI Japão: Gonda; Taniguchi, Yoshida, Itakura, Nagatomo; Morita, Ito; Tanaka, Kamada, Kubo; Maeda.
XI Espanha: Unai Simón; Azpilicueta, Rodri, Pau Torres, Balde; Gavi, Busquets, Pedri; Nico Williams, Morata, Dani Olmo.

XI Costa Rica: Keylor Navas; Fuller, Duarte, Waston, Vargas, Oviedo; Tejeda, Aguilera, Borges; Venegas, Campbell;
XI Alemanha: Neuer; Kimmich, Süle, Rüdiger, Raum; Goretzka, Gündogan; Gnabry, Musiala, Sané; Müller.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

206 Comentários

  • Vitor Machado
    Posted Dezembro 2, 2022 at 12:01 pm

    Aqueles que diziam há uns dias que a bola não tocou no cabelo do Ronaldo e reforçam a sua opinião com a informação da tecnologia da bola, são os mesmos que dizem que a bola sai claramente no 2º golo do Japão, quando o VAR e a tecnologia da bola dizem que não saiu totalmente. Mas pronto, venha de lá os coreanos e siga para os oitavos… Força PORTUGAL

  • Mr.433
    Posted Dezembro 2, 2022 at 11:02 am

    Discordo que o lado da árvore onde calhou seja mais acessível. Inclusive, Brasil não parece ser nenhum papão como se perspetivou. E o mais provável, é ter calhado num lado mais difícil. Onde apanha Marrocos que a meu ver está mais interessante que Croácia. Pode apanhar depois em princípio Portugal (exclusão apenas por favoritismo), e se chegar a meia final poderá ter França ou Inglaterra (ou Senegal e Polónia claro).

    No outro lado teria Brasil, Argentina e Países Baixos. Apenas Brasil está num nível mais acima, tendo os Países Baixos e Argentina apresentado mais fragilidades que as equipas grandes no outro lado da árvore. E já o Brasil demonstrou fragilidades, no primeiro jogo onde demorou a desbloquear, e no segundo desbloqueou com um golo perto dos 90min. A França perdeu mas rodou a equipa, Portugal acho que mostrou mais tranquilidade mesmo tendo apertado por vezes, e a Inglaterra, realmente empatou o segundo jogo mas foi daqueles empates que se sentiu como um caso a parte e não necessariamente uma fragilidade da equipa.

    Ambos os lados da árvore estão relativamente equilibrados. Mas no que toca ao caminho da Espanha diria que ficou com o pior lado.

  • DICAS
    Posted Dezembro 2, 2022 at 9:53 am

    Estava curioso para ver as capas do jornais.

    Factualmente, Morita ontem consegue uma qualificação histórica com um jogo muito bom com ESPANHA.
    Nem se fala nele.

    Um dia antes Enzo Fernandez joga pela Argentina, e o dia todo foi foco na exibição dele…

    Só mais uma a provar, factualmente, e diariamente, que a imprensa portuguesa favorece o Benfica.

    • Big Lebowski
      Posted Dezembro 2, 2022 at 1:53 pm

      O “favorecimento” generalizado ao Benfica é evidente (quem aqui responde que não ou ironiza também o sabe), mas não é pelos motivos que apontas. A razão é simples: os jornais desportivos estão falidos e o Benfica vende mais, logo, os jornais desportivos “favorecem” o Benfica.

      Claro que há as notícias a pedido para vender jogadores (o Porto também o fará com O Jogo), mas, na maioria das vezes, são decisões financeiras (não editoriais) dos jornais.

      É lamentável, mas cada um tem de fazer pela vida!

      • Mantorras
        Posted Dezembro 2, 2022 at 4:07 pm

        Favorecimento? Evidente?

        Que os jornais falem mais do Benfica e uma coisa, que isso favoreca e outra.

        Nao confundir opiniao e wishful thinking com factos.

        Vai ver as capas e explica me onde esta o favorecimento pf. Vai la. A serio. Fico a espera que me expliques onde esta o “evidente” FAVORECIMENTO. Enfim…

        • Big Lebowski
          Posted Dezembro 2, 2022 at 5:18 pm

          Calma. Quando digo favorecimento, estou obviamente a referir-me à grande diferença entre o número de capas com o Benfica e com os outros clubes. Se isso favorece o Benfica ou não é outra discussão.

          Parece-me que isso resulta claro se se ler e perceber o meu comentário na sua totalidade, mas talvez só para quem está habituado a comentários construtivos.

    • LANDERS
      Posted Dezembro 2, 2022 at 12:51 pm

      Até num post do Mundial, tens que vir com esse choro….

    • Aurinegro
      Posted Dezembro 2, 2022 at 12:21 pm

      Tal como todos os clubes estrangeiros, o DICAS sempre atento às capas dos jornais.

      Continuas sem perceber que não é uma questão de favorecer o Benfica, é uma questão de se favorecer a eles mesmos, porque, quer queiras quer não, o Benfica é o que vende mais.

    • DICAS
      Posted Dezembro 2, 2022 at 9:57 am

      Plus hoje é dia de Florentino.

      A pergunta que fica é:

      Mas alguma vez na vida os jogadores do Sporting e Porto seriam promovidos assim ?

  • Fireball
    Posted Dezembro 2, 2022 at 12:08 am

    Nós tugas somos mesmo “chicos-espertos”. Estamos sempre à procura de forma de fazer batota, de dar a volta as regras, de malabarismos para contornar coisas. E achamos que os outros são iguais, e agora temos teorias que os avançados espanhóis falharam de propósito e que sofreram golos de propósito para cair para segundo e mais não sei o quê. Esta mentalidade mete-me nojo.

    • GuGu
      Posted Dezembro 2, 2022 at 11:51 am

      Sim, só nós fazemos tal coisa, somos especiais de corrida, mais ninguém faz isso, deve ser biologia mágica…
      E certamente esta teoria surge só em portugueses, mais nenhum cidadão do mundo não- português que viu o jogo deve ter pensado numa suposta “batota” espanhola, pois…
      A ironia da última frase.

    • JFN
      Posted Dezembro 2, 2022 at 9:18 am

      Não fosse o facto de a Espanha já ter historial de perder jogos de propósito para ter melhores brackets, como nos olímpicos 2012 de basketball em que perdem com Brasil nos grupos para calharem com os EUA só na final…

  • Kafka
    Posted Dezembro 1, 2022 at 11:04 pm

    Ao q parece o Muller abandonou a carreira pela selecção

  • Dca
    Posted Dezembro 1, 2022 at 10:37 pm

    Atenção que a Espanha calha num quadro com: Inglaterra, França e provavelmente Portugal. Isto vs Brasil, Argentina, Holanda e Croácia não é assim tão mais favorável.

    • MiguelBionas
      Posted Dezembro 2, 2022 at 9:29 am

      Inglaterra irá já ficar pelo caminho…

      Atenção às equipas africanas Senegal e Marrocos principalmente…

    • Sodogodo
      Posted Dezembro 1, 2022 at 11:01 pm

      É muito mais favorável. Evita jogar com o vice-campeão do mundo, Brasil e Argentina, mais a final. É muito melhor jogar com Marrocos, Portugal ou França/Inglaterra até à final. Isto de um ponto de vista espanhol. Ainda elimina Alemanha da prova.

    • AbreLatas
      Posted Dezembro 1, 2022 at 10:46 pm

      Não tem tanto a ver com o quadro.
      Se todas as seleções “mais fortes” vencerem o caminho neste momento é Marrocos (em vez da Croácia), Portugal (em vez do Brasil) e França/Inglaterra (no lugar da Argentina).
      O percurso atual é “ligeiramente mais fácil” mas vai ser arrumada nos quartos na mesma

  • VettelF1
    Posted Dezembro 1, 2022 at 10:25 pm

    Que curioso. Agora o que interessa nas redes sociais é gozar com os alemães devido à sua atitude perante os direitos humanos inexistentes no Qatar, incluindo os japoneses, que claro são racistas até à quinta casa.

    Bem me pareceu que a conversa dos direitos humanos era só para encher chouriços até ao início do Mundial. Espero que os afectados percebam que não, ninguém quer saber deles ou das mortes deles na construção dos estádios e restantes infraestruturas. Afinal, trata-se da selecção natural a funcionar em background!

  • JMQ
    Posted Dezembro 1, 2022 at 10:18 pm

    Pena não ter ido a Espanha também.
    Mundial a refletir o que é o futebol no momento. Uma cambada de treinadores visionários , com esta lenga lenga da posse , Zero improvisamento, Zero emoção, Zero espetáculo.
    Salve-se os jogos com algumas seleções Africanas , onde ainda não chegou este “vírus “, e pode-se ver 1 jogo de futebol com emoção e gosto pelo mesmo.
    Parabéns ao Japão

    • Big Lebowski
      Posted Dezembro 2, 2022 at 11:45 am

      O problema não está na posse, mas na forma como a mesma é implementada.

      A maioria dos treinadores a que chamas “visionários” só tem duas ideias: construir desde trás e ter a bola A primeira dá erros como vemos muito no nosso campeonato, porque se pede a GR ou DC que não sabem fazer um passe que joguem curto. A segunda dá altas % de posse, mas poucas oportunidades e tédio de que falas, porque não há objectividade ou agressividade com bola.

      Os treinadores que querem ter a bola, porque acreditam que essa é a melhor forma de construir jogadas de ataque perigosas (e até de defender), pensam para além disso. Pensam como no tal ataque posicional, assente em combinações entre jogadores, vão fazer a bola avançar no campo, e escolhem jogadores de perfil parecido e criativos para chegar à zona de decisão e saber o que vão fazer quando lá estiverem.

      • JMQ
        Posted Dezembro 2, 2022 at 7:01 pm

        Compreendo mas não consigo gostar.
        Para mim esta fornada de treinadores assente na posse , é só mesmo isso.é uma tentativa de copia de que Guardiola fez, mas 1o sem a qualidade que aquilo equipa tinha e com 1 Génio à solta, e 2o sem aquela capacidade asfixiante de recuperar a bola.
        Percebo que para muitos treinadores jovens e aparecerem isto seja a salvação.
        Mostrar posse , mostrar capacidade de assumir jogo etc etc.
        Chega-se ao final das contas, quem ganhou o quê? Ganham os mesmos de sempre , e esses tais vivem da poesia do que supostamente fazem bem…
        Mas la está, não condeno ideias novas, mas como espectador causa-me náuseas ver esses jogos.

  • Quinhas
    Posted Dezembro 1, 2022 at 10:02 pm

    Independentemente de passarem ou serem eliminadas ,as equipas que mais gostei nesta fase de grupos ,foram Espanha e Alemanha ,tal co Musiala o jogador mais espectacular !!!
    A Alemanha para mim foi vítima das substituições precipitadas do treinador contra o Japão ,domínio total e substituições incompreensíveis !!!

  • benjibb
    Posted Dezembro 1, 2022 at 9:55 pm

    A malta que pede um sorteio para a fase a eliminar apenas depois da fase de grupos tem noção de que isso é inviável?
    A fase de grupos acaba num dia e os 8avos começam no dia seguinte! Haveria a possibilidade de se encontrarem seleções com 6 dias de descanso contra outra com… 1 dia!!!

  • Red Punisher
    Posted Dezembro 1, 2022 at 9:49 pm

    Engane-se o espectador que os contos de Oliver Tsubasa tinham terminado na infância de muitos de nós, algures nos anos 90.
    A Catarse voltou, reencarnou e conviveu com o espectador de um modo real!
    Sintam apenas que, na melhor das hipóteses, o criador Yoishi Takahashi jamais apresentaria um cenário de mangá em que o seu esbelto país conseguisse, numa só edição de fase de grupos de um Mundial de Futebol, soltasse imensos jardins de Kyoto num cenário com 3 partes: imaginem o que seria o Japão vencer, de remontada na 2a parte a Alemanha…deixar-se perder sem marcar qualquer golo com a Costa Rica e, ainda ter forças para repetir em modo dosagem 2.0 a façanha que aplicou à Alemanha na ronda inaugural do seu grupo e passar em 1º lugar do Grupo, deixando a Alemanha fora do percurso. Pois é, contado ninguém acredita! E nós, apesar de Europeus e, na sua maioria users portugueses, presenceamos isto! É incrível. Um conto de fadas para qualquer amante de futebol do país do Sol Nascente! Épico, fenomenal.
    E com isto, a história de Oliver e Benji passou do videogame para a “vida real”! Os Samurais Azuis existem mesmo! Brilhante prestação de Hajime Moriyasu!
    E é por isto, e só mesmo por isto, que amamos futebol na sua plenitude!

  • PCampos
    Posted Dezembro 1, 2022 at 9:38 pm

    Este tipo de teorias são todas muito giras, mas na verdade, não acredito que uma equipa que está num grupo onde qualquer uma das 4 pode passar, deixe a sua própria passagem nas mãos de terceiros. Até porque a Alemanha neste momento não dá garantias nenhumas. Além disso este mundial está a ser fértil em surpresas e é futebol… Depois, mesmo que isso seja verdade, neste momento entre Croácia e Marrocos, preferia mil vezes defrontar a Croácia. Marrocos é uma equipa jovem, enérgica, cheia de talento individual nos vários sectores e já mostrou estar com um coletivo muito interessante. Será um jogo dificílimo para a Espanha. Além do mais de um lado tem Brasil e Argentina e do outro Portugal França e Inglaterra, também não vejo qualquer vantagem. Portanto este tipo de teorias são giras, mas sinceramente só acho que a Espanha foi incompetente e não teve capacidade para ganhar o grupo. Mas é só a minha opinião

  • jolasdasagres
    Posted Dezembro 1, 2022 at 9:35 pm

    Vi os 3 jogos da alemanha e para mim foi uma surpresa. Nao houve equipa a encarrilhar jogo como eles, a velocidade que imprimiram e o toque de bola. Sempre fantasticos.

    Problemas na finalizacao e muitas bolas nos postes , e futebol ….

    Agora o verdadeiro problema foi terem jogado com dois laterais que enfim …raum saiu completamente desvalorizado deste competição com enormes culpas em varios golos.

    Tenho pena pelo musiala ! Que puto fantastico . O maior desequilibrador ate ao momento. Parece um messi de pe direito, sempre que a bola lhe chegava ao pe havia sempre a sensação que podia ser golo .

    • GoldenFCP
      Posted Dezembro 1, 2022 at 10:21 pm

      Não entendo a parte do Raum. Eu vi os 3 jogos da Alemanha e foi sempre um dos destaques. Jogou muito bem. Quem tem culpa no segundo golo do Japão é o Nico Schlotterbeck, eles são parecidos mas não confundas

  • Flavio Trindade
    Posted Dezembro 1, 2022 at 9:20 pm

    Isto é perfeito é para Portugal…

    Com a Alemanha somos historicamente comidos, e com esta Espanha dificilmente perderemos.

    Sim, já sei que se dirá que perdemos com a Espanha na Liga das Nações. Mas acidentes acontecem…

    E perdemos porque o Engenheiro foi parvo num jogo que tinhamos completamente dominado.

    A saída da Alemanha não espanta depois da derrota no primeiro jogo.

    • Fireball
      Posted Dezembro 2, 2022 at 12:03 am

      Com esta Espanha dificilmente perdemos… excepto da última vez que jogámos com eles há uns meses.

    • GoldenFCP
      Posted Dezembro 1, 2022 at 10:11 pm

      E se a Inglaterra arrumar a França? Portugal safa-se bem com a Inglaterra, se for esta a meia final fico a acreditar em Portugal na final. Mas é preciso ter calma. Nos não jogamos propriamente super bem. Temos as nossas hipóteses e se é vdd que é raro perder-mos com a Espanha também não deixa de ser vdd que é raro lhes ganharmos. É sempre jogo de empate

      • Neville Longbottom
        Posted Dezembro 2, 2022 at 8:22 am

        O safar-se bem é termos passado duas vezes em penalties? É isso que é safar bem?

        A história não joga, nao interessa para nada. Muitos dos jogadores nem sabiam falar em 2004…

        • BAFANA BAFANA
          Posted Dezembro 2, 2022 at 10:25 am

          Portugal 1-2 Inglaterra – Mundial 1966
          Portugal 1- 0 Inglaterra – Mundial 1986
          Portugal 3-2 – Euro 2000
          Portugal 2-2 Inglaterra (vitória em penaltis) – Euro 2004
          Portugal 0-0 Inglaterra (vitória em penaltis) – Mundial 2006

          1×4

        • JFN
          Posted Dezembro 2, 2022 at 9:26 am

          Nem sabiam falar em 2004? Ou temos jogadores mais novos do que eu pensava ou têm dificuldades graves de aprendizagem

  • GFCR_666
    Posted Dezembro 1, 2022 at 9:19 pm

    Sempre gostei do país, da cultura e das pessoas do Japão. Estas performances são o espelho da resiliência e do crer dos japoneses. O jogo contra a Croácia será muito interessante. No que toca a Portugal, se tudo correr dentro do esperado haverá um Espanha vs Portugal nos quartos de final. Espanha é superior à Alemanha, mas este possível match-up até poderá nos ser mais favorável. Quem ficou bastante feliz com este desfecho foi o Brasil.

    • GoldenFCP
      Posted Dezembro 1, 2022 at 10:22 pm

      Espanha é superior á Alemanha? Discordo. A Alemanha teve muito azar. Jogou bem os 3 jogos na minha opiniao, podia ter feito 9 pontos. Muitas bolas ao poste, muitos falhanços, erros defensivos. Falta de futebol nao foi e é melhor equipa que a Espanha a meu ver

  • JFN
    Posted Dezembro 1, 2022 at 9:15 pm

    Se a Alemanha, vendo o resultado da Espanha, perdesse de propósito, nunca mais ninguém fazia uma brincadeira destas

    • Kafka
      Posted Dezembro 1, 2022 at 11:11 pm

      Certo, mas os Alemães têm mta culpa na forma vergonhosa como abordaram a 1ª parte

      A Alemanha só dependia de si, tinha de ganhar por 8 golos e passaria independentemente do que acontecesse no outro d
      jogo, e assim q marcaram simplesmente pararam, andaram a engonhar a 1ª parte toda, foram estúpidos,

      Obviamente q só com 1-0 ao Intervalo, os Espanhóis ao intervalo pensaram na vidinha deles e cag*ram nos alemães e relaxaram na 2ª parte …. Se ao intervalo a Alemanha já tivesse a ganhar por 4/5 a Espanha não baixava a guarda na 2ª parte, porque aí sabia q com 8-0 da Alemanha ficavam de fora

    • VettelF1
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:51 pm

      Tal e qual!

    • Boneco21
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:46 pm

      Tinha de sofrer 3 golos em 3 minutos, não era fácil…

  • Bruno Cunha
    Posted Dezembro 1, 2022 at 9:14 pm

    Um estudo de Oxford fez um calculo matemático para determinar o vencedor do mundial.

    Nos oitavos colocaram os seguintes jogos:

    1. Holanda vs Irão
    2. Argentina vs Dinamarca
    3. Espanha vs Croácia
    4. Brasil vs Uruguai
    5. Inglaterra vs Equador
    6. França vs México
    7. Bélgica vs Alemanha
    8. Portugal vs Suiça

    Com 2 eliminatórias a faltar falharam as outras 6 e dessas 6 apenas acertaram a posição final correta em 5 das 12 equipas.

    Amanha o Uruguai parece ser a única dúvida mas para já um saldo muito negativo.

    • kiterioVFC
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:36 pm

      Acho que o único que vai ser certo é o Portugal-Suiça

    • AndreChaves9
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:28 pm

      Fizeram esse estudo com base nas casas de apostas ou foi só para aparecer?

      • batalha34
        Posted Dezembro 1, 2022 at 9:55 pm

        foi com base no xG de todos os jogos de cada equipa desde 2018 para cá tendo em conta o ELO do oponente e dando um peso maior a jogos mais recentes. O principal investigador fez um video de 20 minutos no youtube a explicar, é interessante.

        O modelo acaba por não conseguir prever nada de jeito porque não há assim tantos jogos de seleções portanto outliers mudam muito o modelo, o caso de 6-1 da belgica contra a polonia é um exemplo disso em que da um boost enorme a belgica no algoritmo

        No fundo acho que foi só um exercicio de curiosidade mas a maneira como ele explica o que fizeram é interessante

  • v de vendetta
    Posted Dezembro 1, 2022 at 9:12 pm

    Um Brasil vrs Argentina nas meias finais vai ser engraçado.
    Do outro lado um Portugal Espanha e um França Inglaterra nos quartos tem tudo para ser interessante.

  • Kafka
    Posted Dezembro 1, 2022 at 9:10 pm

    Alemanha e Itália, as 2 maiores do potências futebolísticas de Selecções da história do futebol europeu, estão a entrar num buraco sem fundo no mínimo dos mínimos caricato, vejamos

    – Itália vai estar pelo menos 20 anos sem jogar um jogo a eliminar num Mundial, o ultimo foi em 2006

    – Alemanha vai estar pelo menos 12 anos sem jogar um jogo a eliminar num Mundial, o último foi em 2014

    Vão as 2 provavelmente ser salvas deste buraco sem fundo onde estão metidas, pelo vergonhoso alargamento em 2026 mas já não digo nada

    • GoldenFCP
      Posted Dezembro 1, 2022 at 10:26 pm

      A verdade é que mesmo falhando mundiais e fases a eliminar a Alemanha e a Italia têm um historial que Portugal provavelmente nunca irá ter. A Alemanha ainda há 8 anos era campeã mundial. A Itália é a atual campeã europeia. Campanhas recentes dececionantes é verdade mas é preciso ver o contexto. Algum azar, alguma infelicidade, más decisões. Mas não é por falta de equipa. A Alemanha tem melhor equipa que Portugal e como disse a Itália ainda há 1 ano era campeã europeia. Discordo que estejam a entrar num buraco sem fundo

      • Don Giovanni
        Posted Dezembro 1, 2022 at 11:07 pm

        A Alemanha é exagerado mas quanto à Itália é verdade. O país está a viver uma crise profunda a nível da formação. Os clubes têm mais estrangeiros do que nacionais e depois não se consegue fazer uma renovação adequada e sustentada da seleção A. Por isso é que ainda se viu um miúdo de 16 anos a estrear-se nestes amigáveis pré-Mundial e a estratégia de naturalizar brasileiros

    • filipe19
      Posted Dezembro 1, 2022 at 10:18 pm

      Não tenho pena nenhuma, ainda por cima pelos alemães…ahaha. Chegaram bastantes vezes com um futebol muito mediocre muito longe nas competições, agora provam do próprio veneno. Karma

      • Neville Longbottom
        Posted Dezembro 1, 2022 at 10:46 pm

        A Alemanha futebol mediocre? Quando é que isso foi?

        • filipe19
          Posted Dezembro 2, 2022 at 11:40 am

          Campeonato do mundo 2002, europeu 2008, 1996. Em 2006 houve jogos com muito sofrimento (Polonia, Argentina p.ex.)
          Mais para trás e não do meu tempo, mas o que me sempre foi dito que em 1982 a melhor seleção foi o Brasil. Em 1954 o grande favorito, a Hungria perde com os alemães na final – existe a lenda que os jogadores alemães estavam cheios de doping.
          Eu vivi 36 anos na Alemanha e vi muitos jogos deles e até ao campeonato do mundo 2010 nunca tive a sensação que a Alemanha tivesse deslumbrado ou que tivesse um futebol dominador e atrativo, mas, e aí eles têm todo o mérito, a Alemanha jogou sempre em prol da equipa e tinham sempre aquela confiança (agora é mais arrogância) de poder ganhar a toda a gente. Seja quem fosse o adversário. Uma característica que nos faz bastante falta.
          Na minha modesta opinião acho hoje o futebol deles muito mais progredido, principalmente tecnicamente – nesse sentido nunca foram os melhores – e muito mais atrativo, mas, muito menos eficaz. Ao contrário do passado.
          Neste campeonato eles tiveram em três jogos 51 remates, dos quais 23 enquadrados à baliza e só conseguiram marcar 6 golos. No passado, nem metade precisavam para ter o dobro do sucesso.
          Mas por mim tudo bem, o excesso de confiança também se transmite em falta de humildade. Eles nunca (raramente) dão mérito ao adversário e daí eu também não tenho pena nenhuma

          • Neville Longbottom
            Posted Dezembro 2, 2022 at 12:59 pm

            Em 2008 foram a
            Final, deram um cheirinho a Portugal pelo caminho e tudo.

            Euro 2000 aceito, mas aí eram jogadores que agora são cadáveres.

            Desde então têm jogado muito

    • Sporting1906
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:55 pm

      Não é um buraco assim tão grande. A Alemanha continua a ter uma seleção de luxo apesar do desastre que foi esta fase de grupos e a Itália foi campeã europeia o ano passado.

    • AndreChaves9
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:30 pm

      Coitadas dessas seleções que já foram campeãs do mundo neste século de 22 anos… Uma até já foi campeã mundial e europeia. Coitados…

  • NunoMarques
    Posted Dezembro 1, 2022 at 9:09 pm

    Amigos, é tudo muito bonito, mas a Espanha tem que ganhar a Marrocos que ficou em 1 num grupo com Bélgica e Croácia. Não sei se é assim tão bom. Marrocos joga bem e é uma equipa complicada de ganhar. Vimos hoje a Espanha com dificuldades em parar as transições do Japão, e sabendo que Marrocos tem jogadores rápidos, agressivos e tecnicamente fortes, não dou como garantida a vitória de Espanha. Este é o mundial das surpresas e ainda agora começou porque mais virão.

  • Nome sem Caracteres Ilegais
    Posted Dezembro 1, 2022 at 9:09 pm

    Como simpatizante assumido do futebol japonês, tenho a declarar: Gonda é o meu novo herói! XDD

    Ok, mais a sério…não foi só por Gonda que o Japão passou, até porque me parece que o segundo golo dos nipónicos não valia. Mas aquela (relativa) segurança que Gonda deu nos momentos finais foi ótima. E de resto, este grupo foi uma loucura! Houve um 7-0, algumas vitórias muito inesperadas, um gigante a cair nos grupos…e a parte mais cartoonesca foi mesmo o Japão conseguir ganhar à Alemanha e à Espanha com uma derrota pelo meio…derrota essa contra a equipa menos forte do grupo e que tinha acabado de levar 7-0! Foi tão inesperado tudo isto que, recorrendo a uma das famas que o Japão tem, parecia um daqueles animes cheio de reviravoltas! Por isso até tem graça que o Japão tenha passado num grupo tão “anime” no seu “enredo”, por assim dizer.

    Belo golo de Doan. E foi muito bonito ver a festa dos japoneses no final do jogo.

  • Stuck in the 80s
    Posted Dezembro 1, 2022 at 9:08 pm

    Segunda eliminação consecutiva na fase grupos do mundial para a super favorita Mannschaft.
    Desde a final de 2014, só ganharam dois jogos em mundiais.

  • Amigos e bola
    Posted Dezembro 1, 2022 at 9:08 pm

    Corrigam-me se estiver errado, mas com a eliminação da Alemanha, Portugal não passa a ser a seleção do Mundial com mais jogadores em equipas que ainda estão na Champions?

    • Sporting1906
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:57 pm

      Talvez mas qual é a relevância dessa estatística? Por exemplo, é melhor ter jogadores do Porto e Benfica do que jogadores do Barcelona?

      • Amigos e bola
        Posted Dezembro 1, 2022 at 10:34 pm

        Os jogadores preferem jogar a Champions ou a Liga Europa?

        • Sporting1906
          Posted Dezembro 1, 2022 at 11:57 pm

          A champions mas o que é que isso tem a ver com o mundial?

        • MiguelCosta
          Posted Dezembro 1, 2022 at 11:29 pm

          Ah então tu achas que um jogador prefere jogar no Porto e Benfica do que no Barcelona? Só porque os dois estão ainda na CL e o Barça caiu para a LE.
          Acreditas mesmo nisso ou estás só a tentar dar uma justificação para a relevância/importância completamente nula da estatística que falaste?

          Aparece ao pé dos jogadores do Porto e do Benfica, agora em Janeiro, e eras capaz de ter uma surpresa de quantos sairiam para o Barcelona da LE, se calhar até a receber o mesmo.

    • Boneco21
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:40 pm

      “Corrigam-me”??? Que dores…

      • Amigos e bola
        Posted Dezembro 1, 2022 at 9:50 pm

        Corrijam-me, obrigado pela correção. Agora podes responder à minha dúvida.

        • Boneco21
          Posted Dezembro 2, 2022 at 9:59 am

          Acho que sim, pelo menos temos mais que França, Inglaterra, Argentina, Brasil e Espanha, pelo que duvido que outra seleção tenha mais…

  • T. Cruz
    Posted Dezembro 1, 2022 at 9:06 pm

    Será que o 2.º lugar era assim tao mais benéfico para a Espanha? Safa se de Brasil e Argentina mas fica na bracket de Portugal, França e Inglaterra

    • Pbessa
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:35 pm

      Isto

    • Neville Longbottom
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:30 pm

      Ui Portugal! Que medo que eles têm…

      • GoldenFCP
        Posted Dezembro 1, 2022 at 10:08 pm

        Não ironicamente Portugal joga no mínimo o mesmo que a Argentina. A Argentina tem Messi mas joga muito pouco á bola. Inglaterra e França é só individualidades, 0 coletivo. Não é impossível para Portugal

        • Neville Longbottom
          Posted Dezembro 1, 2022 at 11:10 pm

          Pode ganhar? Claro que pode ganhar, o Moreirense ganhou a Taça da Liga em 2017.

          Estamos a falar de meter medo. E pronto, já percebi que a minha definição de meter medo é diferente da vossa.

          A Espanha nunca terá medo de Portugal, principalmente considerando outras seleções ainda em prova.

      • Sporting1906
        Posted Dezembro 1, 2022 at 9:58 pm

        Diria que Portugal deve meter tanto medo como Argentina ou Inglaterra. França e Brasil sim, essas é que devem meter medo.

        • Neville Longbottom
          Posted Dezembro 1, 2022 at 11:09 pm

          Não não deve.

          Ainda antes do mundial questionaram uma série de gente (entre os quais o Enrique, o VM até publicou) sobre os favoritos. Ninguém menciona Portugal. A não ser que tenham medo de um tier 3 ou 4.

          Portugal pode ganhar isto perfeitamente, mas não mete medo a ninguém, tal como não meteu em 2016.

      • Amigos e bola
        Posted Dezembro 1, 2022 at 9:51 pm

        Ainda vais engolir essas palavras.

        • Neville Longbottom
          Posted Dezembro 1, 2022 at 10:47 pm

          Eu não engulo nada amigo. Não por Portugal ser campeão do mundo que eu engulo o que quer que seja.

  • Kafka
    Posted Dezembro 1, 2022 at 9:04 pm

    O Mundial é lindooo..

    A Espanha f**eu a Alemanha, mas a Alemanha não retribuiu o entalanço e foi boazinha para a Espanha, porque podiam ter perdido e eliminado os espanhóis tb

    Mas a atitude da Alemanha não se entende, depois de marcarem o 1° golo em vez de carregarem não, simplesmente passaram o resto da 1ª só ali a rolar a bola entre eles… O 8-0 era mt difícil, mas nem sequer tentaram lá chegar, e portanto até foi bem feito terem sido eliminados

    Para Portugal o cenário não muda muito, podia jogar com a Alemanha nos 4os de final, assim pode vir a jogar com a Espanha

    Já para o Brasil, podem já encomendar os bilhetes para a final, este resultado muda tudo para o Brasil, já eram tremendamente favoritos, mas com esta eliminação da Alemanha passam de Gana, Espanha, Argentina/Holanda para Gana, Japão/Croácia, Argentina/Holanda loool…. Isto são 3 bombons pará o Brasil, vão chegar à final sem enfrentar nenhuma selecção top 5/6 Mundial lool…. E atenção como digo dsd o início, o Brasil nem precisa de um sorteio fácil, são os melhores e os principais favoritos

    • Nome sem Caracteres Ilegais
      Posted Dezembro 1, 2022 at 10:17 pm

      Kafka
      Essa nomenclatura de “bombom” já era desrespeitosa no último Euro e continua a ser neste Mundial.

      As suas previsões até podem vir a confirmar-se todas sem exceção (duvido, mas podem), mas mais respeito pelas equipas com menos História era bonito.

    • Pablo
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:59 pm

      O Japão não tem nenhum jogador top-30 mundial e a Alemanha tem como é que o Japão passou? E o Marrocos?

      • Kafka
        Posted Dezembro 1, 2022 at 10:42 pm

        Continuo à espera da seleção q foi campeã do Mundo sem jogadores top30 Mundial, mas tu continuas a sem responder, está difícil a pesquisa é isso?

    • kiterioVFC
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:47 pm

      O Gana já passou? Tudo lixo…

    • Pbessa
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:34 pm

      Como assim? Ja é um dado adquirido que o Brasil elimina a Argentina numa possivel meia final?

    • AndreChaves9
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:32 pm

      Que sorte para o Brasil. Só vai apanhar lixo tipo o que apanhou a Bélgica ou Alemanha. Só lixo pela frente.

    • v de vendetta
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:27 pm

      Os 2 ultimos jogos do Brasil Argentina deu vitória dos Argentinos . Já sei vais falar do poder do Brasil nos mundiais. A ultima equipa sul americana a ir a uma final do mundial foi a Argentina. Este Brasil já não mete medo a ninguém.

      • Kafka
        Posted Dezembro 1, 2022 at 9:55 pm

        O Brasil tem a melhor selecção do Mundo e não mete medo a ninguém?

        • v de vendetta
          Posted Dezembro 1, 2022 at 10:40 pm

          O Paris também temuma das 3 melhores equipas do mundo, e melhor trio da frente do mundo sem dúvidas. Meteu um medo ao Benfica que nem digo nada. 11 grandes jogadores não fazem por si só uma grande equipa.
          Para mim numa eventualidade de Argentina Vrs Brasil a Argentina é favorita. E estamos cá para ver se não te falhar a Internet nesse dia.

  • Pbessa
    Posted Dezembro 1, 2022 at 9:04 pm

    Sinceramente, ate acho que a Espanha fica na parte mais dificil do quadro, pois aqui podera apanhar Portugal, Franca ou Inglaterra, enquanto do outro lado tinha so Brasil e Argentina, e tambem n sei ate que ponto Marrocos sera mais facil que a Croacia.

  • DNowitzki
    Posted Dezembro 1, 2022 at 9:02 pm

    Lindo! Lindo! Lindo! 11 contra 11 e, no final, a Alemanha regressa a casa.

    A arrogante Alemanha, exemplificada pelo cavalo a trote, vai de vela pela segunda vez consecutiva!

    Quanto à Espanha, Luís Enrique que se ponha a pau, porque a segunda parte foi simplesmente horrível: passe para a esquerda, passe para a direita, passe para o lado.

    Em suma, parece-me que há muita arrogância na Europa quanto à superioridade futebolística sobre os demais, excetuando o Brasil, e a verdade é que os outros também sabem jogar.

    • VettelF1
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:54 pm

      Mas a Alemanha é arrogante em quê? Só porque te apetece?

      • Boneco21
        Posted Dezembro 2, 2022 at 10:05 am

        Tenho a mesma questão… Ah, e vivo na Alemanha… Também já vivi em França, e o nível de arrogância entre uns e outros não está sequer na mesma escala. Acima deles ainda os britânicos, e falando exclusivamente de futebol, os argentinos e brasileiros (como se tem visto pelos comentários do Natan Fox) estão num campeonato à parte. Mas pronto, se calhar como os alemães se riem pouco, ficam eles com a fama…

        • Tiago Abreu
          Posted Dezembro 2, 2022 at 2:08 pm

          Tanto que basta ver que Portugal agora que tem alguns jogadores de nível a top mundial, já fazem de nós a super seleção… E depois olho e vejo Ruben Neves e William ou Otávio no meio campo como titulares…jogadores do Wolves, Bétis e Porto…

        • Tiago Abreu
          Posted Dezembro 2, 2022 at 2:06 pm

          Os portugueses não têm fama e é do povo mais arrogante no que toca a futebol (e a várias áreas) pois acham-se sempre os senhores perfeição e tudo está mal e tem defeitos para os outros…

      • DNowitzki
        Posted Dezembro 2, 2022 at 3:09 am

        Por palavras e atos.

      • Neville Longbottom
        Posted Dezembro 1, 2022 at 11:12 pm

        Nunca entendi isto. Os alemães são arrogantes antes de nascerem. Vai ser assim para sempre.

  • GoldenFCP
    Posted Dezembro 1, 2022 at 9:02 pm

    A Alemanha podia ter passado facilmente a Espanha nos golos. Só o Musiala foi um festival de falhanços. Fulkrug até de baliza aberta falha. Tudo isto na segunda parte porque na primeira os meninos foram passear a achar que a Espanha ia ganhar ao Japao e bastava vitoria simples. Vão para casa merecidamente

    • Kafka
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:32 pm

      Exactamente comentei o mesmo no meu comment, a atitude da Alemanha na 1ª parte é absolutamente vergonhoso, marcaram o 1° golo e deixaram de carregar, hoje estão eliminados por culpa própria, deram 1 parte de avanço ao confiarem nos Espanhóis lol que anjinhos que foram

      Ganhar por 8 é difícil mas como se viu não era impossível, a Alemanha simplesmente deixou de carregar após o 1o golo, tivessem tido a atitude q tiveram nos últimos 20 minutos durante o jogo todo e teriam ganho por 8 ou 9, portanto foi bem feita serem eliminados

      • GoldenFCP
        Posted Dezembro 1, 2022 at 10:04 pm

        Se tivessem com a pedalada dos ultimos minutos o jogo todo davam uns 12. A Alemanha so dependia dela, tinha que contar com o pior cenario que era a derrota da Espanha.

        Foram muito passarinhos. Muito passarinhos mesmo. Acharam mesmo que a Espanha podendo ir para um chaveamento mais facil e os arrumar de uma só tacada os ia ajudar????

        Podiam ter arrumado com a Espanha e ficaram á espera do favor deles. Nao tinha ideia de um Flick tao passarinho como vimos hoje, aquela primeira parte é de um ritmo baixissimo para uma equipa que tem de ir preparada para o cenario de diferença de golos

    • GoldenFCP
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:10 pm

      A Alemanha faz 4 e podia ter feito uns 10. Ficaram sempre á espera da Espanha quando bem sabiam que o interesse da Espanha para empatar o jogo era nulo. Era só carregarem no acelerador desde inicio e quem arrumava eram os espanhóis. Musiala acaba o jogo como? O rapaz falhou golos hoje que muito avançado não falha num ano inteiro. Devia ter saido para entrar o Havertz logo ao intervalo. Nao se entende.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Dezembro 1, 2022 at 9:01 pm

    Bem com isto Portugal terá nos 4s, Meias e Final— Espanha – França – Argentina, a final CR7 vs Messi aprece bem encaminhada ahahah
    As rezas foram todas gastas em 2016, está provado

    • Hirok "The Truth"
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:06 pm

      Uma palavra para o Japão que espirito incrível dos seus jogadores, e aquele povo merece tudo, um povo com costumes de valor e de exemplo para a sociedade.. Parabéns Nipónicos!!

  • Neville Longbottom
    Posted Dezembro 1, 2022 at 9:00 pm

    Sempre soube que faltava um complemento à dupla Tsubasa Landers! Obrigado Morita!!!

    Pena pela Alemanha mas é a vida meus queridos!

    SL

  • Duarte Vader
    Posted Dezembro 1, 2022 at 9:00 pm

    Mais uma surpresa. Já vão 4, mas esta é a maior de todas.

    Pareceu-me uma Espanha demasiado inerte na 2ª parte. Não acho que há teorias de conspiração nenhumas porque não lhes chamo isso. Acho sim que faz todo o sentido as equipas fazerem contas à vida e procurarem um resultado na fase de grupos que lhes permita (teoricamente) avançar o mais possível na competição.

    • filipe19
      Posted Dezembro 1, 2022 at 10:28 pm

      Vamos é ver se não fizeram essas contas mal. O Marrocos não vai ser presa fácil não

      • Duarte Vader
        Posted Dezembro 1, 2022 at 10:37 pm

        Isso pode sempre acontecer, claro, é um risco calculado. Em 100 jogos contra esta Espanha este Marrocos vence talvez 25, 30 se esticarmos. Ou seja, difícil mas longe de impossível.

    • GoldenFCP
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:15 pm

      A Espanha é isto. Eu bem disse apos o jogo com a Costa Rica. Eles marcam primeiro e depois vão mastigando o jogo até o tempo acabar. É aquele tipo de posse de bola que é para estatística, posse de bola inútil. Luis Enrique é um otimo treinador mas parece obvio que sem jogadores melhores na frente de ataque nao vai a lado nenhum.

      A ideia inicial da Espanha devia ser passar em primeiro. Quando viram que o caminho em segundo era mais fácil devem ter mudado de ideias e abrandaram. O 2-1 da Costa Rica assustou mas a Alemanha deu a volta rapidamente e os espanhóis puderam fazer um 2 em 1. Caminho mais fácil pelo chaveamento do lado português, evitando Argentina e Brasil, e arrumar logo uma candidata obvia como a Alemanha. Foi perfeito para eles

      • Duarte Vader
        Posted Dezembro 1, 2022 at 10:16 pm

        Sim, e no caso de Portugal também ajuda, até porque esta Espanha está perfeitamente ao alcance o que pode significar chegar até às meias onde aí sim, iríamos encontrar um gigante muito difícil de derrotar.

  • Lumago
    Posted Dezembro 1, 2022 at 9:00 pm

    Imensas pessoas diziam que Portugal seria a seleção desilusão. Até ver, Dinamarca, Bélgica e Alemanha já estão fora.

  • Kacal
    Posted Dezembro 1, 2022 at 9:00 pm

    Os tugas não aprendem mesmo! A toda poderosa Espanha que joga muitoooo e era mais favorita que nós perde com o Japão e até esteve por minutos fora do Mundial. Só venceram a Costa Rica uma das piores selecções em teoria do Mundial. É sempre a começar em grande, é sempre muita parra mas depois nem sempre muita uva… com isto não tiro qualquer mérito ao Japão que tem bons jogadores e demonstrou um forte espírito colectivo até ao momento vencendo Alemanha e Espanha ambas após estar a perder por 1-0 o que é sem duvida fenomenal! Assim como não tiro qualidade à Espanha que tem ótimos jogadores e vai praticando bom futebol. Apenas que somos sempre pessimistas e os primeiros a criticar a nossa selecção mas até ao momento vencemos os nossos dois jogos e vamos fazendo o caminho.

    Há coisas a melhorar sim, mas estamos a cumprir. Sobre a Espanha não os coloco no 1º patamar de favoritos, não sou tão fã como muitos mas têm qualidade, claro.

    Uma pena que não tenham empatado pelo menos que assim os nossos adversários até às meias poderiam ser Suiça e Marrocos/Japão isto assegurando o nosso 1º lugar, claro. Mas pronto é jogo a jogo!

    • Kafka
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:58 pm

      A Eapanha não era mais favorita q nós, Portugal é melhor e é favorito para o jogo de dia 10 contra a Espanha

      • El Bandido
        Posted Dezembro 2, 2022 at 2:23 am

        Não te percebo… Para ti é um dado adquirido que vai haver um Portugal Espanha no dia 10? Este mundial ainda não te ensinou nada? Meu Deus… Já agora, já que confias tanto que Portugal é favorito nesse jogos, porque não apostas já que Portugal chega às meias finais? É que Portugal é ainda o 7o favorito à vitória final segundo as casas de apostas. Põe o teu dinheiro onde está a tua garganta!

    • Boneco21
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:35 pm

      Se a Espanha tivesse empatado ou vencido, levávamos com a Alemanha, o Japão não passaria…

    • Neville Longbottom
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:15 pm

      Os tugas não aprendem porque?

    • Bruno Cunha
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:03 pm

      A Espanha com isto caiu para o nosso lado, por isso vamos aguardar nas comparações, até porque podemos levar com eles nos oitavos.

    • Amigos e bola
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:03 pm

      Espanha mais favorita que nós porquê?

      • Tiago Abreu
        Posted Dezembro 2, 2022 at 2:12 pm

        E não é?
        A Espanha tem uma coisa que se chama estilo de jogo e não anda ali com jogadores do Wolverhampton e do Bétis a titulares…ou com um central e um PL em pré reforma… Os laterais também sabem o básico de defender, coisa que os nossos parecem ter dificuldades…
        O que a Espanha tem dificuldades é ter jogadores como os nossos no poder de decidir jogos, porque de resto são em tudo mais equipa que nos.

    • Kacal
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:00 pm

      Já agora claro muitos Parabéns ao Japão e ao seu povo por isto, bem merecido!

  • cards
    Posted Dezembro 1, 2022 at 9:00 pm

    Ninguém me tira da cabeça que a Espanha perdeu de propósito para jogar contra Marrocos e nos quartos fugir ao Brasil. Assim se tudo correr bem joga oitavos com Marrocos e quartos contra Portugal. Já o Japão é Croácia nos oitavos ele Brasil nos quartos.
    A Espanha fã isto muitas vezes no basquetebol para evitar os EUA antes da final não lhes serve de nada porque os EUA vencem sempre a Espanha, mas eles preferem perder com os EUA na final do que nos quartos ou meias

  • Sodogodo
    Posted Dezembro 1, 2022 at 8:59 pm

    Tanta coincidência neste jogo. Desde as brincadeiras que fomos vendo do Unai e do Busquets na sua área, até ao passar para trás e para o lado da Espanha, o tirar o Morata quando está a perder ou dar minutos ao Ansu Fati, o ter várias possibilidades de passe para área, mas bora para trás outra vez. Não gosto disto, mas correu bem as espanhóis e ninguém me tira da cabeça que quiseram ir para 2º.

  • Amigos e bola
    Posted Dezembro 1, 2022 at 8:59 pm

    Digam o que disseram, encaro com muito mais otimismo um Portugal-Espanha que um Portugal-Alemanha.
    Nesse sentido, é positivo para Portugal.

    Bravos japoneses. Tenho muitas dúvidas que fizéssemos o que eles fizeram.

    • John Travolta
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:14 pm

      Claro que sim, penso exatamente o mesmo, a Alemanha continua a ter mais qualidade individual que a Espanha, isso é inegável ..
      Sendo que, o estilo de jogo da Espanha também me parece mais adequado para nós .. Isto tudo se as duas cumprirem nos oitavos, como isto ta já não sei de nada .

    • GoldenFCP
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:03 pm

      Encaras pq? A Espanha nao é a Espanha de outros tempos mas passará sempre contra nós. É ver este ultimo jogo de Braga em que só precisávamos do empate e foi o que foi. É rezar pela ajuda de Marrocos

      • Amigos e bola
        Posted Dezembro 1, 2022 at 9:26 pm

        E em Braga a Espanha foi superior a nós o jogo todo ou só quando decidimos recuar? E não tivemos muito mais oportunidades?

        Com a Alemanha é amasso garantido. Com a Espanha não.

        • Tiago Abreu
          Posted Dezembro 2, 2022 at 2:16 pm

          A tua televisão estava avariada…
          Quando fica Pedri Gavi e Busquets no meio campo Portugal acabou…
          E não, não tivemos, remataram mais, criaram mais, e a posse de bola nem se fala…
          E acabamos perdendo, típico.

    • Tiago Abreu
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:01 pm

      Percebo, a uns não lhe ganharmos uma, os outros além de não lhes ganharmos somos goleados sempre …

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Dezembro 1, 2022 at 8:59 pm

    Muito mal a Espanha, mas de um ponto de vista objetivo foi um bom resultado, por mais que tenha apanhado um susto. A Alemanha acaba por ser vítima de si própria, deveria ter vencido à vontade no primeiro jogo.

    Dito isto tudo o Japão é para já a grande sensação do Mundial. Venceram a Alemanha e a Espanha. Não é coisa pouca.

  • VettelF1
    Posted Dezembro 1, 2022 at 8:58 pm

    Uma verdadeira vergonha. A bola sai claramente no 2º golo e dão o golo ao Japão. Depois a Espanha sabia que perdendo ia defrontar Marrocos e não Croácia. Uma vergonha!

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Dezembro 1, 2022 at 10:58 pm

      É verdade Vettel. Essa lance é igual aos foras de jogo milimétricos. Uma aberração. A bola estava fora, há uma imagem bem nítida que não estou a conseguir partilhar.

      • Boneco21
        Posted Dezembro 2, 2022 at 10:13 am

        https://ibb.co/kKP1JQx

        Esta imagem não é nítida o suficiente para se ver que a bola ainda está dentro? É que este ângulo é de longe o melhor, não é um ângulo da linha lateral a 10m da linha de fundo, ou um ângulo filmado de trás do jogador… Este é o ângulo mais aproximado ao ângulo perfeito, que seria imediatamente acima da bola, na projeção vertical da linha de fundo.

    • Boneco21
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:31 pm
    • Kafka
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:13 pm

      Errado, não sai nada, vai pesquisarem fotos e vê-se bem que pequena parte do diâmetro da bola ainda está sobre a linha

      A bola não precisa de tocar na linha para estar dentro

    • El Bandido
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:08 pm

      Atenção que o que interessa é a projeção da bola sobre a linha, e não a parte da bola que está em contacto com o chão (porque se fosse assim realmente saía). Se pensares num plano de topo (ver de cima), parece claramente que a projeção da bola está a tocar na linha.

    • batalha34
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:03 pm

      A bola não saiu na totalidade

    • Hirok "The Truth"
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:02 pm

      A Espanha olhou aos 4s e não aos 8s, fosse Marrocos ou Croácia ia dar igual, é para golear, depois a questão era: Portugal ou Brasil nos 4s? Acho que é mais isto

      • Sporting1906
        Posted Dezembro 1, 2022 at 10:05 pm

        Croácia ou Marrocos é para golear? Alguém não tem visto este mundial e acho que os favoritos ganham sempre e com facilidade.

    • Amigos e bola
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:00 pm

      Passou pelo VAR. A bola tem um chip. Tem calma.

      • Azra Bloom
        Posted Dezembro 1, 2022 at 9:12 pm

        Não há chip que te valha. Não faz nenhum sentido aquele golo ser validado, para o frame quando ele toca na bola, a bola está claramente fora. Foi escandaloso.

        • Kafka
          Posted Dezembro 1, 2022 at 9:35 pm

          A bola está dentro, a bola não precisa de tocar na linha para estar dentro

        • Boneco21
          Posted Dezembro 1, 2022 at 9:31 pm

          https://ibb.co/kKP1JQx

          É geometria básica… Não é por veres a relva debaixo de uma bola que isso significa que a bola não esteja em cima da linha…

          • Neville Longbottom
            Posted Dezembro 1, 2022 at 11:13 pm

            Este é exatamente o motivo pelo qual continuo com dúvidas no suposto “golo” no Ronaldo na Sérvia.

            Eu sei que toda a gente tem a certeza, mas a mim nenhuma imagem me convence.

  • Diogo Moura
    Posted Dezembro 1, 2022 at 8:58 pm

    Japão… A ser Japão! Entrou neste grupo em “hardmode” cujo desafio seria passar em primeiro ao bater a Alemanha e a Espanha, isto assumindo de imediato o handicap de -3 pontos.
    Contente pela passagem dos Nipónicos, apesar das minhas odds terem ido todas pelo charco.

  • Natan Fox
    Posted Dezembro 1, 2022 at 8:58 pm

    Pode falar o que quiser, é quase impossível o Brasil não ser campeão. Aliás, se não for o Brasil, será a Argentina!

    O universo conspira ao nosso favor, Alemanha e Espanha fora do nosso caminho nas quartas de final. Só delícia!

    “É, cinco-oito, foi Pelé
    Em meia-dois, foi o Mané
    Em sete-zero, o esquadrão
    Primeiro a ser tricampeão

    Oh, 94, foi Romário
    2002, Fenômeno
    Primeiro tetracampeão
    Único penta é o Brasilzão!

    Oh, Brasil, olê, olê, olê!
    Brasil, olê, olê, olê!
    Brasil, olê, olê, olê!
    Brasil, olê, olê, olê!”

    • Mantorras
      Posted Dezembro 2, 2022 at 11:49 am

      Nao tem nada de errado em ficar feliz.
      Arrogancia e outra coisa.
      Brasil vs Argentina nas meias, o unico jogo dificil mesmo ate a final.

    • cards
      Posted Dezembro 2, 2022 at 1:39 am

      Movimento verde e amarelo
      Força Brasil.

      0tanvem acho que o Brasil vai vencer o título este ano.
      O povo merece.

    • Duarte Vader
      Posted Dezembro 1, 2022 at 10:20 pm

      Toda a gente está a acusar o amigo Natan de arrogância mas não acho nada! Aliás, entendo perfeitamente esta felicidade toda já que uma coisa é certa, 7 da Alemanha não voltam a levar.

    • Kafka
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:38 pm

      O Brasil tem passeio até à final, mas na final vai ter de ganhar à França ou a Portugal, achar q é quase impossível Portugal ou França ganharem esse jogo é um bocadinho falta de noção, por mt q o Brasil seja favorito contra Portugal ou França, mas daí a ser quase impossível lol

      • Sporting1906
        Posted Dezembro 1, 2022 at 10:10 pm

        Já enjoa esta tentativa de desvalorizar a Argentina para depois poder fazer de conta que é um milagre se eles forem campeões mundiais. À partida vamos ter Brasil-Argentina nas meias-finais e nesse caso é jogo de 50-50.

        • El Bandido
          Posted Dezembro 2, 2022 at 2:25 am

          Completamente… Clássico Kafka

        • Kafka
          Posted Dezembro 1, 2022 at 10:49 pm

          Num 11 misto só há 1 jogador Argentino q entra no Brasil e esse jogador (Messi) já está velho e na fase descendente da carreira, portanto se fosse zuca nem os 90 minutos faria e aos 60 seria substituído por sangue novo

          Mas ya, segundo tu é 50-50 uma disparidade enorme destas de plantel

      • AndreChaves9
        Posted Dezembro 1, 2022 at 9:50 pm

        Então Portugal está seguro nas meias? Ou há possibilidade de alguma seleção de lixo tipo Marrocos ou Japão, que obviamente são lixo, fazerem alguma gracinha?

    • Pablo
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:33 pm

      Não vejo a arrogância do Natan Fox, simplesmente o user escreveu uma canção e pelo futebol que se está a jogar o Brasil é favorito.

      • Nome sem Caracteres Ilegais
        Posted Dezembro 1, 2022 at 10:23 pm

        Pablo
        O problema não é este post, são 1 ou 2 dos anteriores. Nomeadamente o desdém mostrado após a derrota da Argentina com a Arábia Saudita.

    • Eusebio
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:33 pm

      Mal posso esperar para ver a Argentina ganhar outra vez Brasil. Parece que nao aprenderam na Copa América.

      Amigos, voces sao bons mas nao sao melhores que a Argentina (com ou sem Messi).

      • GoldenFCP
        Posted Dezembro 1, 2022 at 10:42 pm

        Quem é a Argentina comparada com o Brasil?? Epá ele foi arrogante, sim, mas como é que o Brasil não é melhor que a Argentina? É melhor atualmente e é maior em historia. É só ver o numero de títulos

    • Ricardo F.
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:14 pm

      Eheheh “é quase impossível o Brasil não ser campeão”…

      Presunção e água benta, cada um toma a que quer.

    • Johny
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:07 pm

      Isso é que é confiança amigo! Pode ser que venham mais 7 a caminho

    • DNowitzki
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:06 pm

      Que arrogância!

    • GoldenFCP
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:05 pm

      ????? O Brasil ficou a jogar sozinho???

    • Kacal
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:05 pm

      Mesmo! Tivesse a Espanha vencido e nós (Portugal) podíamos ter Suiça nos oitavos e Marrocos/Japão nos quartos. Assim na teoria podemos levar com Espanha nos quartos e o Brasil apanhará equipas teoricamente ao alcance até às meias. Não me importava nada de um Portugal vs Brasil na final!

    • Princesa
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:05 pm

      Tanta coisa e ainda perdem com o Uruguai ou assim?

    • Christian "Chucho" Benítez
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:02 pm

      E pronto, começa a sobranceria dos brasileiros. Quero ver quando o Brasil for com o cão do mouco se vais ter ainda esse paleio…

    • Amigos e bola
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:01 pm

      Holanda, Bélgica…não te dizem nada?

    • Dario Nunes
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:01 pm

      Este ano já não há Bélgica também !

  • Christian "Chucho" Benítez
    Posted Dezembro 1, 2022 at 8:58 pm

    Isto, sim, é que é um Mundial. É assim que eu gosto, surpresas atrás de surpresas. Que piada tinha se ganhassem sempre os mesmos. É pena que a Costa Rica não tenha ganho á Alemanha e assim teria sido Espanha e Alemanha a irem com os porcos.

    ?⚪

  • Borsalino
    Posted Dezembro 1, 2022 at 8:57 pm

    Arrisco-me a dizer que a Espanha facilitou um bocado. Ajuda a eliminar a Espanha, evita o emparelhamento com Brasil e Argentina (consideradas as duas mais fortes por Luís Enrique), joga com Marrocos e ainda ganham mais um dia de descanso…

    • GoldenFCP
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:07 pm

      Joga com Marrocos mas se jogar como hoje não sei se passa. Muito fraca a Espanha hoje, muito vulnerável defensivamente(Unai Simon não me convence, fico sempre a achar que não tem nível para estar ali)

    • Borsalino
      Posted Dezembro 1, 2022 at 8:57 pm

      *Ajuda a eliminar a Alemanha.

  • JFN
    Posted Dezembro 1, 2022 at 8:57 pm

    Até que ponto é credível que a Espanha fique mais feliz com o segundo lugar que com o primeiro?

  • Sombras
    Posted Dezembro 1, 2022 at 8:56 pm

    Parece-me que Espanha só teve a ganhar com este resultado, estranhamente. Sinceramente isto de ter os sorteios das fases a eliminar antes do início da competição é para lá de parvo.

    • Borsalino
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:14 pm

      Tens toda a razão. Nada me convence de que a Espanha não facilitou para poder cair no emparelhamento que, teoricamente, melhor lhes convinha.

      • GoldenFCP
        Posted Dezembro 1, 2022 at 10:07 pm

        E a mim nada me convence que a Alemanha não terá consentido aqueles 2 golos para assustar a Espanha e os fazer marcar

    • N.S.
      Posted Dezembro 1, 2022 at 9:06 pm

      E se Portugal calhasse jogar com o 2o do Grupo A jogava dois dias consecutivos? Obviamente que no actual calendario do Mundial nao se pode ter um sorteio depois dos grupos.

    • Dario Nunes
      Posted Dezembro 1, 2022 at 8:59 pm

      Exatamente, ficam seleções a jogar para perder ou empatar.

    • VettelF1
      Posted Dezembro 1, 2022 at 8:59 pm

      O sorteio da fase a eliminar devia ser após a fase de grupos como na Champions, não havia cá escolhas de adversários.

      • Kafka
        Posted Dezembro 1, 2022 at 9:28 pm

        E depois tinhas equipas a ir jogar contra outras com 3 e 4 dias de diferença de dias de descanso, ou chegavas ao absurdo de uma equipa jogar em 2 dias seguidos, já que os grupos terminam na 6a feira e os 8os começam na 6a feira

        O modelo actual é o melhor que há….

      • Boneco21
        Posted Dezembro 1, 2022 at 9:23 pm

        Portugal joga amanhã, e no sábado já há jogos de oitavos… Como é que queres fazer o sorteio só depois? Ias pôr equipas com 4 dias de descanso contra equipas a jogar dias seguidos? Ou ias pôr uma semana de pausa e aumentar ainda mais a paragem de clubes?

      • Romeu Paulo
        Posted Dezembro 1, 2022 at 9:12 pm

        Isso seria interessante sem dúvida, mas, em termos organizacionais, obrigaria que houvesse uma paragem entre a fase de grupos e os oitavos de final.

        Imagina uma equipa do grupo A ter 4 dias de descanso e jogar contra uma equipa do grupo H que só teria 1 dia de descanso, isso tendo em conta o formato atual.

        Entre as opções disponíveis, este ainda é o formato mais justo na minha opinião.

      • Pedro Geraldo
        Posted Dezembro 1, 2022 at 9:09 pm

        Também concordo, mantendo sempre a regra do primeiro joga com o segundo.

      • Godvader
        Posted Dezembro 1, 2022 at 9:08 pm

        Mas um lado com Inglaterra França Portugal é assim tão favorável Em comparação com Brasil Argentina e Holanda? Croácia não é nada de especial, e Marrocos tem bons jogadores.

        • Mantorras
          Posted Dezembro 1, 2022 at 9:53 pm

          De facto nao e.
          Mas da na mesma a ideia de que “se sorteares depois” nao ha nenhuma duvida que “ninguem perde ou empata de proposito para evitar este ou aquele”.
          Por mim, so por isso, ja era melhor.

    • Lumago
      Posted Dezembro 1, 2022 at 8:59 pm

      Em termos organizacionais é um bocado mais fácil…
      Além disso se queres ser campeão tens que ganhar até ao fim portanto mais cedo ou mais tarde apanhas uma equipa forte.

Deixa um comentário