
Portugal 3-3 Espanha (Ronaldo 4′ g.p., 44′ e 88′; Diego Costa 25′, 55′ e Nacho 58′)
Alguém pediu espectáculo? Portugal e Espanha não desiludiram e proporcionaram um jogo vibrante e recheado de golos na 1.ª jornada do Mundial’2018, sendo que o resultado final até acaba por agradar às duas selecções. A Equipa das Quinas esteve duas vezes na frente do marcador e na 1.ª parte até ameaçou uma vantagem de dois golos, no entanto a partir do intervalo viu a La Roja dominar por completo o dérbi ibérico. No meio disto tudo emergiu Ronaldo (grande 1.ª parte), que com a sua melhor exibição de sempre em Campeonatos do Mundo voltou a levar a selecção nacional às costas, ao completar o hattrick com um golaço de livre já perto do fim. Já Guedes acusou claramente o momento e definiu mal em alguns lances potencialmente perigosos, sendo que a equipa com o passar do tempo revelou as habituais dificuldades em ataque organizado; As más exibições de Moutinho e Bernardo Silva também não ajudaram. Nos espanhóis Diego Costa foi uma dor de cabeça para a defensiva de Portugal, Isco deu espectáculo em vários momentos, já David de Gea (que continua a comprometer ao serviço da selecção) deu um enorme ‘frango’ no 2-1.
No que diz respeito ao encontro, começou da melhor maneira para Portugal, com Nacho a derrubar Ronaldo dentro da área logo aos 4 minutos e o Bola de Ouro a não perdoar da marca dos 11 metros. A Espanha respondeu por Silva, que aproveitou uma bola solta no coração da área para rematar de pé direito por cima. A La Roja ia tendo mais bola, com a seleção nacional a jogar mais na expectativa e a apostar no contra-ataque. Num desses lances os homens da frente desenvolveram bem, mas já dentro da área Guedes tentou assistir em vez de rematar e acabou por perder a bola. A formação espanhola viria a chegar ao empate numa bola longa para Diego Costa, que ganhou no físico a Pepe (pareceu falta) e, depois de trabalhar bem sobre Fonte e Cédric, rematou colocado para o fundo das redes. Logo de seguida, Isco esteve perto de fazer o 2-1 numa autêntica “bomba” que bateu com estrondo na barra. Nesta altura a Espanha tentava pressionar alto e Iniesta também esteve perto de marcar numa finalização em boa posição que saiu ao lado. A turma lusa conseguiu equilibrar e chegar novamente à vantagem depois de Guedes, após um domínio de qualidade, servir Ronaldo e este disparar de fora da área para um “frango” De Gea. Com isto, Portugal chegou ao intervalo na frente do marcador. Na segunda parte a Espanha entrou forte e conseguiu a remontada. O empate surgiu numa bola parada, com Busquets a ganhar ao segundo poste e Diego Costa a encostar à boca da baliza. Depois foi Nacho a fazer o 3-2 num golaço, com um tiraço de fora da área que bateu no poste e entrou. Fernando Santos reagiu, lançando João Mário e Quaresma para os lugares de Bruno Fernandes e Bernardo Silva, respectivamente. A seleção nacional tentava dividir a posse, mas a qualidade da La Roja nesse aspecto ia mantendo Portugal afastado da área contrária. No entanto, já com André Silva em campo (saiu Guedes) e perto do fim, Ronaldo completou o hattrick numa execução fantástica num livre em zona frontal e empatou novamente a contenda. Até final, Quaresma ainda esteve perto do 4-3 (grande corte de um defesa espanhol), mas o resultado não sofreu alterações neste grande jogo.
Destaques:
Portugal – Poucas vezes um resultado, num jogo ao mais alto nível, terá estado tão relacionado com aquilo que um jogador fez. O futebol é um desporto colectivo mas este 3-3 está anormalmente ligado à actuação magistral, estrondosa e histórica de Cristiano Ronaldo. A equipa de Fernando Santos entra no Mundial com um empate frente a uma das candidatas ao título, num resultado moralizador que tem de ser considerado positivo e que abre boas perspectivas para o que resta da fase de grupos. Os campeões da Europa entraram bem no jogo, não só pelo golo apontado cedo mas também por terem, nos minutos iniciais, conseguido condicionar bem a construção espanhola e ligar ataques em transição. Mas após o 1-1 Portugal viveu momentos de dificuldade, com uma hora de jogo em que, à excepção do lance do 2-1, pouco se aproximou de De Gea, teve muitas dificuldades para circular com qualidade e viu, sobretudo na 2.ª parte, a Espanha ter momentos de posse em que se superiorizou, e muito, à equipa das Quinas (houve fases em que os lusos “viram jogar”). Mas, como já foi referido, um nome sobrepôs-se a estas dificuldades colectivas de Portugal: Cristiano Ronaldo. O capitão fez uma exibição soberba, e por diversas razões. Desde logo, porque o marcador está muitíssimo ligado ao que fez, dado que sofreu a falta e marcou o penálti no 1-0, apontou o 2-1 e sofreu a falta e marcou um magistral livre para o 3-3. A juntar a isto (e como se já não fosse imenso), o atacante do Real Madrid fez 45 minutos iniciais de grande nível no capítulo do jogo de costas para a baliza, das movimentações, dos apoios frontais e da tomada de decisão, levando autenticamente a equipa às costas naquele que foi, de longe, o seu melhor jogo de sempre em Mundiais e, provavelmente, o seu melhor encontro de sempre pela selecção. Já Rui Patrício sofreu 3 golos mas acaba por não ser culpado em nenhum e por, no resto do jogo, nem ser muito testado, ao passo que Cédric revelou insuficiências com bola (vários erros técnicos e de decisão). Pepe teve várias intervenções providenciais e Raphael Guerreiro fez uma partida segura. No meio-campo, João Moutinho correu muito mas quer com bola quer sem bola esteve aquém do que é pedido (e sobretudo do que foi exigido pela concorrência), enquanto Bernardo Silva esteve muito apagado e pouco em jogo. Bruno Fernandes teve um passe magistral para Ronaldo mas também esteve pouco peso no desafio e Gonçalo Guedes, que foi importante nos primeiros momentos sem bola e para esticar nas transições, esteve no 2-1 mas, para além de ter tido dificuldades contra Ramos, pecou numa transição em que se exigia mais.
Espanha – Após dias muito conturbados para os espanhóis, a equipa agora orientada por Hierro sai do primeiro jogo com sentimentos agridoces mas deixando boas indicações futebolísticas. Dois erros individuais (de De Gea e Nacho) levaram Espanha a ir para o descanso a perder mas a verdade é que, após algum bloqueio nos primeiros 20/25 minutos, la roja apresentou um futebol de qualidade, conseguindo combinações longas e precisas que foram encostando o adversário à sua área e que levaram a um claro domínio na contenda. Para sair vencedor, terá faltado “matar” o jogo após o 3-2, quando os espanhóis eram muito superiores, mas a verdade é que fica a sensação de que, contra um Ronaldo assim, pouco há a fazer, sendo certo que, para já, Espanha mostrou um muito bom nível após tudo o que rodeou a equipa nos últimos 3 dias. Individualmente, De Gea é um dos principais visados do empate, com um “frango” no 2-1, sendo que Nacho começou a cometer um penálti sobre Ronaldo mas apontou um golaço monumental (grande gesto técnico), tendo também relevado muita confiança com bola após esse tiro. Sergio Ramos esteve imperial, “limpando” todos os lances em que interveio, ao passo que Alba deu a profundidade do costume. Silva e Iniesta contribuíram para os melhores momentos espanhóis mas foi Isco quem mais brilhou no meio-campo, com uma omnipresença, confiança e classe brutais na sua estreia em grandes competições de selecções. Finalmente, Diego Costa, sobre quem recaíam algumas dúvidas, respondeu a essas mesmas dúvidas com dois golos, um pleno de instinto e outro em que, apesar da polémica com a arbitragem, mostrou a sua competitividade, agressividade, potência e capacidade de “fabricar” um golo sozinho.
Portugal XI: Rui Patrício; Cédric Soares, Pepe, José Fonte, Raphaël Guerreiro; Wilian Carvalho, João Moutinho, Bruno Fernandes, Bernardo Silva; Gonçalo Guedes e Cristiano Ronaldo
Espanha XI: De Gea, Nacho, Sergio Ramos, Piqué, Jordi Alba, Busquets, Koke, Iniesta, Silva, Isco e Diego Costa.


187 Comentários
Dca
Ruben Fernandes, Guedes e Bernardo pouco acrescentaram. Faz-me confusão como se dá o 10 a João Mário. Ronaldo, a mostrar que não vai ser o jogador desilusão. Bom resultado! Mas sem ilusões.
Pedro Almeida
Guedes falhou onde costuma falhar, sempre foi mau a definir e viu-se que estava nervoso mas tem de aumentar o nível. Prefiro vê-lo a extremo do que naquela posição que não o favorece.
Bruno Fernandes, Bernardo e qualquer outro médio do género irá estar condicionado a jogar na seleção porque não existe ataque organizado, é tudo à base de rasgos individuais.
AGomes
boquiaberto. mesmo sabendo que já deveria estar acostumado, estou pasmo.
Silver
Aquele primeiro golo da Espanha, enfim. O do costume. De resto, pena os falhanços de Guedes e o remate do Quaresma agora no final não terem entrado. Ronaldo completamente absurdo. Que continue a este nível, por favor.
Eusebio
Espanha é sempre levada ao colo, já sabemos. Caso contrário hoje não tinham empatado.
Silver
Não digo que o jogo no final não tivesse terminado empatado na mesma, mas pelo menos não teria sido com aquele jogo. Ridículo isto ainda acontecer, ainda para mais com o VAR.
Natan Fox
QUE HOMEM!!!
Entregue as chaves de Lisboa para ele!
Mudem o nome da cidade em sua homenagem!
Pegue os salarios dos professores, medicos, policiais e entreguem a este homem, pois ele resolve TUDO para Portugal!
Deus Cristiano Ronaldo!
Hirok "The Truth"
Ai está o melhor jogador da história a destruir a Espanha, deve ter sido o melhor jogo de CR7 ao serviço da selecção das Quinas, que JOGAÇO..
E o golo de livre é incrível!
De resto grande jogo, entre duas das melhores equipas da prova e o empate é merecido uma vez que nenhuma equipa merecia perder, VAMOS PORTUGAL!!
Goncalo Gaia
Com a Suécia foi melhor.
Hirok "The Truth"
Nem me lembrava desse jogo, mas mesmo assim acho este o melhor até pelo nível de dificuldade que foi, fazer hattrick contra a Espanha é diferente do que à Suécia..
Goncalo Gaia
Verdade, mas tendo em conta as circunstâncias de pressão para levar a seleção ao mundial do Brasil, acho que esse foi melhor. Mas não é uma escolha fácil.
Eusebio
Isto do Ronaldo… Por amor de Deus… De outra galáxia! Obrigado craque, é a única coisa que tenho para te dizer. Obrigado.
Joao S
Das melhores exibições que vi nos últimos largos anos em copas do mundo. Incrível Ronaldo.
RicardoFaria
Grande jogo! Portugal tem de assumir os próximos dois jogos contra as equipas mais fracas do grupo para tentar passar em 1o.
Ainda é cedo mas não será o jogador desilusão deste mundial como quase todos previam. Enquanto ele jogar por nós, vamos poder sonhar.
Saudações DesPortistas!
Nome sem Caracteres Ilegais
Dedico estes 3 golos aos chatos que defendem que CR7 é incapaz de marcar a equipas grandes.
De resto…AI, a defesa! Estivemos a ganhar 2 vezes, era só a defesa corresponder para ganharmos. Mas não esteve à altura da vitória. De resto, pronto, o empate é o que é. Agora é preciso dar o litro com Marrocos (jogo dificílimo).
Mantorras
O jogador com mais golos na champions nao marca a equipas grandes?
Normalmente quem dedica os golos e quem marca ;)
Nome sem Caracteres Ilegais
Tem razão, Mantorras, mas como em fóruns como nestes podemos “brincar” a dedicar os golos a quem quisermos, aproveitei…da próxima se calhar dedico a Glen James (o sem-abrigo americano que devolveu uma mochila perdida cheia de massa), haha!
E isso da Champions é verdade, mas eu estava a referir-me mais aos que dizem que CR7 não consegue marcar a equipas grandes NA SELEÇÃO. Devia ter especificado, sorry. Eu não concordo com essa ideia há muito tempo porque CR7 já tinha marcado à Argentina e Holanda, mas é a minha opinião…
Mantorras
Sim, e eu percebi exactamente isso, a minha resposta era no sentido de reforcar a sua ideia quando diz que ainda ha quem o critique porque so marca a “fracos”, como quem diz “isso e conversa para encher chouricos visto que ele na champions tem destruido e trata-se de futebol na mesma”.
E a segunda parte era uma piada parva de quem acabou de concordar contigo e manda uma piada parva tirada do “dedico estes golos a” com que premeias os argumentistas geniais, tinha smile e tudo.
Portanto, no fundo, tudo isto nao passou, como diria o Pedro Abrunhosa, de “um cinzeiro apagado”.
Logen
Brutal.
Mais uma prova que Rony é um dos 3melhores de sempre dos ultimos 30anos…
Fantástico o que faz…
Tem tudo para disputar a bota de ouro deste mundial
Mais 2golos nesta fase de grupos ,fácil!
Mike The Kid
Maradona, Messi e Ronaldo?
Logen
Para mim sim
FCPenta
Ronaldo é o melhor jogador da história do futebol.
Comparar Maradona e Pelé a um atleta destes é criminoso.
O futebol mudou e está dez vezes mais profissional, mais exigente, mais difícil.
Singrar ao nível que Ronaldo singra no futebol actual é algo sem paralelo na história do futebol, negar isto é ignorância.
Ser virtuoso quando a qualidade táctica dos defesas era muito mais reduzida era muito fácil.
Mike The Kid
Nem é o melhor da sua geração
Logen
Primeiro eu não disse o melhor mas um dos…
Depois o outro que referes é provavelmente o jogador mais talentoso de sempre logo continua válida a minha opinião.
Lê melhor p.fvr
Mike The Kid
Eu também não respondi a ti, respondi-te em cima
ACT7
Não o escolho como o melhor porque também há Messi e sinceramente não consigo escolher qual deles o melhor.
Mas concordo com tudo que dizes, NINGUÉM faz/fez o que estes dois meninos (e agora senhores) fazem à mais de 10 anos ao mais alto nível, não é 1 ou 2 anos de brilhar, é mais 10 anos sempre lá em cima.
Looper
Concordo, o melhor do mundo é português! Enorme Ronaldo!
Rui Miguel Ribeiro
Ignorância é a barbaridade que produziu aqui.
Logen
Devido a essas mudanças não consigo comparar estes jogadores a da decada 60/70 inícios de 80..
Il Codino Divino
Como disseste (e bem) “o futebol mudou e está dez vezes mais profissional”. Isso implica que os jogadores estão muito mais protegidos, já não vês metade das entradas bárbaras que existiam antes. Quando se lesionam, agora até máquinas da NASA usam. Antigamente metias gelo e estavas pronto para outra. Portanto, Maradona actualmente faria melhor do que Ronaldo. Ronaldo já tinha acabado a carreira se jogasse no tempo do argentino. Ou então não. Não sei eu nem sabes tu. Dizer que comparar Maradona e Pelé a Ronaldo é criminoso é que é um tiro para o ar.
castigador.da.parvoice
Mesmo com um hat-trick à Espanha num jogo de mundial os haters não desistem…. quer queiram quer não os melhores jogadores do mundo de SEMPRE são Cristiano Ronaldo e Leo Messi. Inventem o que quiserem de antes se partirem pernas aos atacantes e tal, mas não sabem se Ronaldo e Messi fariam melhor ou pior que Van Basten na altura ou se Van Basten fazia melhor ou pior agora. Seja como for, neste momento CR7 é bola de ouro e melhor do mundo e se mantiver este nível por, pelo menos mais 5 jogos, se-lo-à novamente, PS tem que se rever urgentemente esta defesa. O que é estranho é que as soluções estão entre 35 ou mais anos e 21…
Il Codino Divino
Começas logo mal por me chamar hater do Ronaldo quando nunca o fui. O que disse, mas claramente não percebeste, foi em resposta ao “comparar Maradona e Pelé a um atleta destes é criminoso”. Porque nem ele consegue fazer essa comparação uma vez que o futebol se desenvolveu bastante, nem eu. O que quis mostrar é que é tão legítimo dizer que Maradona e Pelé não seriam tão bons agora como eu dizer que o Ronaldo (com os conhecidos problemas no joelho que teve no passado) se jogasse naquele tempo provavelmente já se tinha reformado.
Já agora, gostei bastante do “quer queiram quer não”. Não sabia que eras o dono da verdade absoluta e sem contestação. As minhas desculpas por isso.
Logen
Maradona nunca nunca fazia metade nem um terço que Ronaldo e Messi fazem.
Sabes porquê?
Porque tudo evoluiu e aquilo que mais evoluiu foi o treino e os metodos de estar a top fisicamente.
Logo Maradona não treinava ,brincava.
O seu talento chegava para marcar diferença.
Depois Maradona nunca ficava 10anos seguidos no topo pelo carácter capacidade trabalho etc.
No talento?
Aí sim ,isso ele tinha de sobra
Il Codino Divino
Como é que consegues deduzir isso tudo? Não costumam dizer que o Messi é talento puro e o Ronaldo trabalho? E que ambas são bastante válidas? Então porque razão o talento do Maradona é menos válido do que o do Messi? Outra coisa, Ronaldo e Messi já admitiram que o facto do outro existir faz com que se motivem e queiram sempre mais. Quem te disse que se o Maradona jogasse hoje não acontecia o mesmo? Em cima disseste que não consegues comparar por serem décadas diferentes e agora já consegues.
Depois, dizes que o Maradona nunca ficaria 10 anos no topo. Bom, foram 7 anos no Napoli e vinha de 2 no Barcelona (relembrar que lhe partiram a perna e que isso lhe marcou a carreira). Ou seja, só aqui estão 9 anos a um excelente nível. E estou a falar apenas na Europa. Não me parece que fosse assim tão impossível.
Mantorras
Nope.
MegaBadjeras
Por favor eu só peço que mudem a defesa. O Fonte não pode jogar. E nao é clubite. O Rúben Dias nunca seria papado assim pelo Diego Costa. Basta ver quando cobriu e bem o Lukaku na champions.
Grande Ronaldo!! E muito mal William e Cedric.
Bfas
Portugal defendeu muito mal…
Thedmgb
Tinhas posto o Bruno Alves e depois daquela cotovelada ao Pepe no lance, o Diego Costa já nem dava mais um toque na bola. Basta ver o quão bem também cobriu o Kane! Cumprimentos !
Hirok "The Truth"
Eu adoro o Rúben Dias até pq é do meu clube, mas não compare o Lukaku com o Diego Costa, o Lukaku é um cepo que se não tivesse aquele corpo jogava nos distritais..
Pedro Almeida
27 golos e 9 assistências numa equipa que joga mal que doí. Para além dos números trabalha bastante para equipa e foi a melhor unidade do United na frente do ataque toda a época.
Mas é um cepo…
https://www.youtube.com/watch?v=sODCHiUru78
Deco10
Mais um facto curioso, Lukaku é o jogador mais rápido do United, correu a 34.84km/h num sprint esta época. Mais rápido que Valencia, Lingaard, Rashford, etc
Mantorras
O Diego e um portento tecnico queres ver?
Alwaysright
Finalmente alguém a não deixar o William passar entre os pingos da chuva, os outros jogaram muito mal mas ele também e ninguém comenta.
FilipeA
Finalmente?
O William até podia marcar 3 golos que iria aparecer alguém a criticá-lo.
Nome sem Caracteres Ilegais
AlwaysRight
Finalmente?! Logo William, um dos jogadores mais perseguidos da seleção? A sério?
Eu até aposto que há gente capaz de culpar William dos 3 golos, tal é a distância que vão atrás no tempo os haters de William para o culpar de golos sofridos…
Alwaysright
Caríssimos, eu disse que todos jogaram mal (tirando o Ronaldo e o Patrício claro), mas se der uma vista de olhos verá que há muito mais criticas a Moutinho, do que a William que até conseguiu estar pior que a já banal e revista exibição do Moutinho.
Vocês acham no perseguido, eu acho-o protegido, porque vocês vêem nele um craque mundial eu vejo nele um médio defensivo paupérrimo, mas um jogador bonzinho para ser adaptado a um duplo pivot com um trinco ao lado, se vocês estão certos e eu não? Provavelmente iremos já tirar a limpo consoante a equipa que o resgatar a custo zero, se um tubarão ou uma de segunda linha, se for a segunda opção já estamos conversado, se for a primeira vamos ver como corre e depois trocaremos ideias.
Nome sem Caracteres Ilegais
Alwaysright
Calma com esse “vocês”, eu não digo que William seja de classe mundial. Ainda não, pelo menos…acho que tem capacidade para ser, mas se não usar esse potencial, isso de pouco serve. Quanto ao que disse do tubarão vs. segunda linha, convém notar que isso não arrumar debate nenhum. Muito menos sendo William ainda jovem e com tempo para fazer tanta coisa…boa ou má.
Joao Duarte
O William já não é nenhum menino, não me parece que vá evoluir muito mais.
Nome sem Caracteres Ilegais
Eu só disse que William é jovem, não quis dizer “menino” como quem fala de um sub-21. Mas que ainda deve ter pelo menos 6 anos para jogar no seu melhor estado físico, acho que deve ter. E quanto a evoluir, bem, acho que ajudava ir jogar para uma liga mais competitiva. Mas há anos que se fala em United, em City e agora em West Ham e nada…
AngeloGJ
Foi o culpado pelo terceiro golo da Espanha, repara que ele recebe a bola pica para o Ronaldo, Ronaldo passa-lhe meio rasteiro e ele em vez de entender que naquele momento o ideal era por a bola rasteira (porque ja estava coberto por 2 espanhois) decide picar a bola novamente para o Ronaldo, o que aconteceu? porque os espanhois pensam entao saltaram e ficaram com a bola, meteram no lado esquerdo (no Iniesta creio eu) que poe a bola no Isco que entra na area para tentar finalizar, Moutinho ajuda a festa (com um corte tremendamente defeituoso), a bola salta para o Nacho que livre de marcacao(estavam 7 jogadores dentro da area a fazer nao sei bem o que) chuta e GOL da Espana…é só rever o jogo ou o lance..por algum motivo nenhum clube de top aceitou cometer um loucura por ele…
Nome sem Caracteres Ilegais
AngeloGJ
Com todo o respeito, tem alguma piada a lista que colocou a demonstrar como a Espanha marcou o 3º. Porque, parafraseando as suas palavras, basicamente o que acontece é: 1. William passa mal (e portanto), a Espanha recupera; 2. Espanha mete no lado esquerdo; 3. Espanha dá para Isco; 4. Moutinho corta mal; 5. A bola vai parar a Nacho que está desmarcado; 6. Nacho chuta e a Espanha marca. Existiram, portanto, 6 momentos. Ora, William teve culpa direta no momento número 1. Nos restantes 5 momentos, até ver, não teve culpa.
E, contudo, o que escreve é que William foi O CULPADO pelo 3º golo da Espanha!!! Não é “um dos culpados” (como podem ser culpados também os estiveram mal nos momentos 2, 3, 4 e 5), mas sim “o” culpado! Como já escrevi, guardo-lhe todo o respeito, mas não consegui deixar de achar graça ao que escreveu…é que chamar “o” culpado e depois dar uma lista extensa de coisas que aconteceram antes do golo chega, literalmente, a parecer uma piada de sitcom. Uma daquelas piadas tipo: “Calma, ela não se foi embora por causa de nós! Só queria privacidade para falar com a família e depois tinha de lavar o cabelo…”
Frequento fóruns online há relativamente pouco tempo. Só por volta de 2017 é que tive conhecimento da “mania” que algumas (ALGUMAS!) pessoas têm de culpar de um golo alguém que perdeu uma bola ainda antes (ANTES!!!) da linha de meio-campo. Na altura vi pessoas a fazerem isso a Renato Sanches – outro perseguido – e lembro-me que achei o raciocínio ridículo…e continuo a achar. Para mim, fazer isso é quase como dizer que Filipe La Féria tem culpa de Pedro Passos Coelho ter sido primeiro ministro (diz-se que, se Passos Coelho tivesse obtido esse papel, não teria enveredado pela política. Pode ser só especulação, mas talvez não…)
Francisco Torgal
Hattrick e golo de livre! SIIIIIIM
Zamorano
Uma equipa banal, um jogador monstruoso, que Empata o jogo sozinho..
Guedes desilusão.
Silva, Moutinho nulos.
Cedric a titular é simplesmente hilariante.
Rocha
Uma equipa banal que conseguiu ser campeã da europa sem Ronado ser um dos 3 ou 4 melhores jogadores da equipa.
Mais respeito para com os outros jogadores desta selecção porque eles merecem-no
coach407
Continua a mentira que Ronaldo não foi dos 3 ou 4 melhores jogadores do Euro 2016 quando só passamos a fase de grupos graças a ele com mais uma das suas muitas exibições históricas com a camisola de Portugal ao marcar dois golaços e fazer 1 grande assistência no jogo decisivo.
Nos oitavos contra a Croácia foi novamente decisivo ao fazer 99% do golo da vitória.
Contra a Polónia não foi decisivo. Apenas marcou o penalti dele (o primeiro) na decisão por grandes penalidades.
Nas meias finais contra o País de Gales volta a fazer um golaço e uma assistência.
Na final não teve oportunidade de ser decisivo.
Como se não bastasse o facto de só não ter sido completamente decisivo contra a Polónia e contra a França, demonstrou a sua influência neste grupo e capacidade de liderança e de tornar os outros melhores. Foi assim ao longo do torneio todo mas vou destacar esses dois jogos onde não foi, teoricamente, decisivo.
Contra a Polónia temos um Moutinho que não queria bater um dos penaltis. Apercebendo-se que não havia nenhum melhor dirigiu-se a ele no mítico “tu bates bem”. Na final, mais uma vez o que toda a gente viu, não só estando sempre a berrar a incentivar a equipa, ainda mandou o Guerreiro lá para dentro só para chatear os franceses quando estava lesionado, incentivando-o, e ainda disse a todos os jogadores que iam marcar o golo da vitória. Isto sou a brincar porque a única que é de conhecimento público é que o disse ao Éder quando este entrou mas com a pica que ele estava deve ter dito até ao Rui Patrício.
Na minha opinião, enquanto capitão e melhor jogador da equipa, foi decisivo em todas as fases, mas é indiscutível que foi decisivo em todas que jogou mais de 45 minutos, exceto contra a Polónia, o que faz dele o jogador mais decisivo na caminhada para o título.
Nome sem Caracteres Ilegais
Boa lembrança…ainda que ahce que Ronaldo não foi decisivo contra a Áustria. É verdade que travou um duelo ao pôr-do-sol com a Almer, mas Almer ganhou…:p
Deco10
Ora nem mais! Não sei como se criou o mito de que Ronaldo não o jogador mais importante da seleção na conquista do europeu… Parece que é mesmo verdade, uma mentira contada muitas vezes torna-se verdade.
Rocha
Patricio, Pepe e Nani fizeram um Europeu superior ao Ronaldo mas como o pessoal só vê Ronaldo á frente
Rocha
Aconselho a ir ver o melhor 11 do Euro para VM, Portugal tem lá 4 jogadores e nenhum deles é o Ronaldo
coach407
Aconselho a ter opinião própria.
Mike The Kid
“Equipa banal”
Tá certo
Pedro Almeida
Jogamos como uma equipa banal, é melhor assim?
Joao D
Equipa banal?
Banal é o seu comentário.
Mantorras
Quem? Silva? Moutinho?
Moutinho > William
Bernardo >> B. Fernandes + J. Mario
Eu > Guedes > Fonte > Cedric
Joao D
O melhor jogo do torneio até já entre duas fantásticas seleções.
Que prazer me deu aquele golo! Seria uma pouca vergonha a Espanha ganhar depois daquele 1° golo completamente antidesportivo do Diego Costa e que foi manifestamente ilegal.
Bernardo e Guedes têm e podem dar muito mais! Ronaldo foi Ronaldo.
O 1° lugar vai-se decidir nos jogos contra Irão e Marrocos. Rumo a esse objetivo!
AGomes
concordo que bernardo pode dar mais. no entanto, a função, além do gol cedo, dada a ele e ao bruno fernandes prejudicou ambos durante a partida.
Kacal
O melhor do Mundo começa logo a desiludir no 1° jogo, incrivel!! Sabemos sofrer, somos unidos e temos o monstro das decisões, acredito que iremos longe. Mas é preciso melhorar defensivamente porquê cometemos dois erros que não podem ser cometidos. E é preciso circular mais a bola com mais rapidez e fluir mais. Não se agarrarem tanto à bola. Ronaldo em grande e a provar que não vai ser desilusão coisa nenhuma. Obrigado CR7!! SIIIIIIIII
Mike-UK
Estava convencido que aquela coisa contra a Suécia em 2013 era difícil de superar.
Meu Deus.
Obrigado por tudo Cristiano…. só daqui a muitos anos poderemos avaliar afinal o que foi “isto” com que Deus nos abençoou….
Mantorras
E este tambem… porque comecou com os canticos por Messi e Ronaldo “cocky” a meter os Irlandeses no lugar deles, porque deixaram a Irlanda do Norte virar para 2-1 e estavamos com um jogador a menos… e porque a perder 2-1 aos 65min acabamos a vencer 4-2 com hat trick de Ronaldo que fez finca pe e nao quis perder naquele dia. Porque depois acabou a sair aplaudido pelo publico Irlandes, e porque entrou R. Amorim…
http://www.youtube.com/watch?v=FtM8Q1HAOJ8
Mencao honrosa ao cabelo “a Mark Lenders” do Bruno Alves.
MuchoGuerra
Cédric e Fonte demasiado maus, o lateral é limitadíssimo e limitou-se a chutar bolas longas o jogo todo e defensivamente foi apanhado fora de posição diversas vezes. O central acusou a idade e o ritmo, completamente sem velocidade e rins. Rúben Dias e Ricardo no próximo jogo.
Guedes acusou o momento mas coloca a defesa em sentido e fez uma assistência, Moutinho e Bernardo desapareceram mas são jogadores importantes. Basta mudar aqueles dois na defesa e temos 11 para o resto do torneio.
Footfan
Isto
Nickles
Começamos com um empate, portanto tudo normal no caminho para a conquista da amarelinha.
A dupla Ronaldo e Fernando Santos é tudo o que Portugal precisa para ser campeão do Mundo.
Qual é a probabilidade do melhor Guarda-redes do MUNDO dar um frango? Com Fernando Santos essa probabilidade inverte.
coach407
Por acaso com a camisola da seleção a probabilidade do De Gea frangar até é grande.
Nickles
Esqueci-me dessa versão do De Gea na selecção. Já no amigável contra a Suiça também tinha dado um. Esqueci-me completamente.
Mantorras
E chato para a minha fantasy e para a minha garganta ao mesmo tempo. Fazer o que?
Pedro Almeida
Mete o Muslera que não vai ser fácil o Uruguai sofrer golos.
CarlosFCP
Foi um mal menor, tivemos a a vitória na mão, não podemos voltar a deixar que fuja.
De resto, a selecção a mostrar que não está na Rússia para fazer turismo como foi a palhaçada de há 4 anos.
Agora é ganhar os dois jogos.
Qual é o fator de desempate em caso de igualdade pontual com Espanha?
T. Pinto13
Diferença de golos.
Humberto Cruz
Eu não sou destas coisas, e não me custa nada admitir que em futebol jogado a espanha nos ganha por muitos, mas este árbitro (até ao livre que nos deu o terceiro, que pra mim não é falta), mas este árbitro a meu ver teve uma exibição ridícula. Primeiro golo de espanha é falta e amarelo óbvio, faltas que não marcaram a nosso favor, o fora que o bernardo marca rápido e o árbitro de linha nem sabe o que assinalar, demasiadas faltas óbvias a nosso favor que não marcou. Não gosto deste tipo de comentários porque parece que sou algum maluco com teorias da conspiração, mas este árbitro foi muito mau.
Guedes, bruno fernandes e um pouco menos o bernardo não acrescentaram muito infelizmente. Cedric é o que é
Mantorras
Esse lancamento era nosso caso ele nao lancasse rapido. Deu toda a impressao disso, mas como a jogada ficou perigosa, foi melhor marcar ao contrario.
JoaoMiguel96
Que brutalidade. Ronaldo a rebentar com a Espanha.
Jogo fraco de Portugal. Nunca teve bola, nunca pressionou bem e nem sequer tinha jogadas estudadas. Espanha a controlar por completo, a ter mais oportunidades e a merecer outro resultado.
Do lado português, Bernardo, Bruno e Guedes nada acrescentaram. Fonte esteve desastrado, Pepe fez o que pôde e Cédric foi a mediocridade do costume.
Do lado espanhol, Nacho esteve no melhor e no pior. Ramos e Piqué estiveram tranquilos, Alba deu imensa profundidade e Costa massacrou literalmente a defesa portuguesa.
Resultado penalizador para os espanhóis e muito bom para os portugueses. Agora é ganhar os outros dois jogos.
Bfas
QUanto ao jogo, foi uma partida com sentido ascendente da seleção da Espanha, Portugal a marcar cedo e a cair
Mas com Ronaldo qualquer equipa entra em campo com 3 pontos
Eu só nao sei oque o William, B Fernandes e Bernardo silva fizeram em campo…
Sombras
Metes quem?
Eusebio
Mesmo. Só tirava o Cédric pelo Ricardo. Pena a lesão do danilo
Sombras
O melhor do mundo equilibrou a balança. Obrigado D. Dolores por nos ter presenteado o seu filho!
Quanto ao jogo, banhada de bola de uma Espanha muito mais forte, e muito protegida pela arbitragem. Como é que o VAR não anula o primeiro golo, não faço ideia.
Bernardo muito apagado, Bruno Fernandes idem, mas os seus substitutos nada acrescentaram, Guedes vacilou no momento da decisão, mas André Silva vacila o mesmo e acrescenta 1/3 do que o jovem de Benavente acrescenta. Depois é a velha questão, joga o Cédric porque apesar de atacar pior, defende melhor, o problema é que parece um cone a defender também. Não se entende.
Grande jogo de Nacho e Isco.
Agora é ganhar os 2 jogos e chegar aos oitavos.
Rodrigo Ferreira
Ronaldo empatou este jogo sozinho basicamente. Jogo memorável. De resto, foi quase tudo mau. Dificuldade com e sem bola, demasiada bola longa após os primeiros 20 minutos (até tínhamos entrado bem) e na 2.ª parte levámos um baile. A diferença entre uma equipa com uma ideia e outra que depende de rasgos ficou bem patente. Todavia, esse rasgo surgiu e pelos pés de Ronaldo. Salvámos o ponto, agora é confirmar o favoritismo com Marrocos e Irão.
Jogo muito fraco de Bernardo, Guedes, Moutinho e Cédric. Todavia, tirando Ronaldo ninguém esteve grande coisa como referi.
Quanto à Espanha, o ponto nem é mau depois da semana trágica e da forma como o jogo começou. Não considero que estejam muito fortes, pelo menos ao nível da grande Espanha, mas têm sempre qualidade. Isco e Silva muito fortes. Contudo, defensivamente estão claramente mais permeáveis do que era habitual. Jogo fantástico de Diego Costa também, o seu primeiro grande momento na Roja. Veremos se é para manter.
Gunnerz
A culpa do empate deve ser do Cedric..
Isto foi resultado e jogo mesmo à Fernando santos/Ronaldo. Os últimos 2 golos foram espectaculares, a Espanha merecia mais sinceramente mas de qualquer forma passam as 2, o nível é bem melhor q as restantes.
Já agora Bernardo e Guedes foram 2 a menos
Sombras
O Cédric era comido 9 em 10 lances e nas 3 subidas de jeito que fez, cruzou para fora da área nas 3. Se tem culpa ou não, não sei, mas que não ajudou grande coisa, não ajudou.
Mantorras
Nao, e craque o Cedric. Da gosto ver jogar…
Gunnerz
Ngm falou em ser craque. O meu comentário não vai nesse sentido mas como sempre lá vêm os extremismos
Mantorras
Quando o Bernardo e o Guedes sao dois a menos, ta visto onde estao os extremismos… principalmente quando se comecao por criticar quem critica o pior elemento da seleccao. Cedric.
Desculpa, mas simplesmente temos que discordar.
Mantorras
Por esta ordem, do triste ao “abaixo do seu nivel”, o Cedric, o Fonte, o Guedes, o B. Fernandes, o J. Mario, o William e o Bernardo, estiveram mal. Imagina agora quantos a menos e que tivemos.
AGomes
esse jogo tanto prometeu… e cumpriu (nem sempre é assim). obrigado às duas seleções. principalmente ao isco e ao ronaldo.
Joao D
Isco? O Isco passou ao lado. O melhor foi mesmo o Diego Costa.
Até o Cedric tirava a bola ao Isco.
Trofa United
Incrivel como o VAR nao anula o golo a Diego Costa.
Guedes fez uma exibicao muito aquem daquilo que ele sabe e pode fazer.
Cristiano Ronaldo a ser igual a ele proprio. Superiorizar.se e a contrariar o prognostico do visao de mercado!
Esperamos mais dele.
Salientar tambem que Danilo faria maravilhas no lugar de William. Nao que tenha estado mal, mas acho mesmo o Danilo mais jogador.
Começar com um empate tambem é um bom presságio! :D
Vamos Portugal. Seguimos juntos!
Sombras
Tenho muito receio que Bruno Alves, João Mário, Quaresma e André Silva voltem ao 11. Tirando o 10, todos os outros são um erro colossal. Espero que não aconteça, e que a única alteração na equipa seja a troca de laterais direitos.
SkillzGamer
Com o que Guedes fez hoje seria injusto o André Silva não ter a oportunidade
Sombras
Com o que o André Silva tem feito, injusto é sequer estar convocado…
Joao D
12 golos em 21 jogos. Certo?
Deco10
Tinha de ter 21 em 12 jogos para alguns users… depois há outros que em 60 ou 70 minutos não acertam um lance mas já não merecem sair do 11. Tudo depende da camisola que vestiram em tempos.
Joao Duarte
Por essa ordem de ideias na próxima quarta mudávamos meia equipa.
TheHunter
Infelizmente falhei o resultado mas eu falei que a Espanha não é invencível e nem esta nos tier 1(alemanha, frança e brasil) para ganhar o mundial. Uma boa exibição de Portugal e em especial do Ronaldo.
Para quem for falar que ele teve pouca bola não esqueçam que a equipa tendo apenas 35% fica dificil isso acontecer. Mas relembro que posso de bola nada significa se for apenas passes e passinhos, valeu a espanha um D. Costa com uma grande jogada(com falta ?) e um tiraço do nacho pois os golos deles estão longe, bem longe de ser conseguidos com o tiki-taka deles.
dcatela
Esta nossa defesa… Trocava Fonte e Cedric!
@ivopimenta.tattoo
O melhor jogo até ao momento. Excelente intenso de ambas as partes, muitos e bons golos, foi uma maravilha de se ver. Empate que sabe a vitória. Gostava de saber o que é que certos users, que diziam Ronaldo seria a desilusão deste mundial, têm para dizer agora. Português a desvalorizar o que é seu. Força Portugal, com humildade e a pensar jogo a jogo podemos fazer uma boa figura neste mundial.
User1990
Excelente Ronaldo, não se podia pedir uma exibição melhor do nosso capitão o melhor jogador em campo.
Definitivamente Cédric não tem espaço nesta seleção neste momento muito muito fraco, não acertou um passe não fez um cruzamento decente simplesmente horrível, Ricardo Pereira merece o lugar nos próximos jogos especialmente porque vamos atacar muito mais e não precisamos de tantas preocupações defensivas. Guedes acusou muito a pressão mas continuo a preferi-lo em relação a André Silva.
Acredito que vamos passar em primeiro, especialmente se Ronaldo continuar nesta forma.
Pipi Romagnoli
Fantástico, se o homem continuar assim inspirado arrisca-se mesmo a ser o bota de ouro do mundial, claramente à parte dos colegas que embora tenham qualidade estão a anos luz do homem, talvez o melhor finalizador da história do futebol.
Joaquim O
Espanha esteve superior no ataque e nas individualidades, Cristiano conseguiu dois golos de bola parada que nos salvaram. Faltou algum rigor na transição defensiva, Espanha rasgou aquilo tudo com aqueles passes rapidos.
Para mim convem manter este 11, criamos boas oportunidades de golo e a Espanha jugou muitissimo bem. Talvez podemos tentar J. Mario de inicio. Cuidado com os Marrocos que de certo vão ser dificiles de ganhar. Obrigado Cristiano.
telmoluz79
Sem palavras..Sem palavras para a exibicao do CR7…
Sombras
Grande conversa de Fernando Santos na flash. De Líder.
RobertHockney44
Concordo. Excelente flash do selecionar nacional: transparente, lúcido e sincero.
Looper
Que ORGULHO MELHOR DO MUNDO! Estou completamente afónico! SIIIIII!
INCRIVEL, aquele terceiro golo, pela pressao que Portugal já tinha, pela queda psicologica da equipa, pelo momento… É essa a diferença entre ti e os comuns dos mortais CR7: apareces a resolver quando o resto da equipa treme!
SIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII CRL, VAMOS PORTUGAL!
PS: Kacal, estava a ver o jogo em viena com outros estudantes de Erasmus e eles até gravaram os meus festejos, fui mesmo à loucura com aquele 3o golo! Certamente que entenderás o porquê, que obra de arte! SIIIIII!
Kacal
Entendo bem amigo Looper, ahah. Eu estava no ginásio a essa hora mas só treinei após o jogo e estava lá com professores e funcionários e outros frequentadores e vibramos todos com o golo. A treinadora até disse para nos pormos em posição do Ronaldo do SIIIIIII e assim fizemos e correu bem, eu estava com o feeling que ele ia mete-la na gaveta e meteu! Por isso entendo e imagino. Uma obra de arte, notou-se pelo seu olhar, o movimento do corpo e a lentidão a partir para a bola que foi intencional, um GOLAÇO num momento de super pressão! É o maior, não há pai, só o papai Cris! SIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Looper
Ahah, uma colega minha tambem me gravou um boomerang para o instagram a fazer o SIiii do CR7 ahah
Que ele continue assim amigo, e que bata muitos recordes! Estou com uma fézada que este Mundial pode ser nosso!
Deixo-te aqui uma imagem de um pequeno post que escrevi sobre ele no meu facebook, certamente te irás identificar!
Grande abraço!
Kacal
Ahah esses momentos também fazem o futebol mais espectacular!
Por acaso também estou com fezada, acredito mesmo! E esperemos que o nosso CR7 continue assim e a selecção eleve o nível com o decorrer da prova também!
Tinhas razão, identifiquei-me totalmente e subscrevo cada palavra! SIIIIIIIIII
Grande abraço, amigo Looper!
ACT7
“Ronaldo só faz golos à Andorra”, para mim Andorra e Espanha é tudo o mesmo.
CR7 em grande, quase toda a equipa passou ao lado do jogo.
A defesa esteve mal, ainda admitia o Cédric numa questão de no Euro 2016 funcionou e há algum entrosamento com os restantes, mas é mau demais, ver o Fernando Santos dizer ao Cédric para não deixar a bola bater dá pena, pois isso é o que se diz a um escolinha.
Depois o meio campo William e Moutinho enquanto tiveram pernas mostraram uma boa ocupação dos espaços e tiveram algumas recuperações, mas andar ali ao meio o jogo todo não é fácil. Bernardo e B.Fernandes apagados, sendo que Guedes acusou muito a pressão, saímos 2 ou 3 vezes para o ataque com qualidade mas decidiu sempre mal.
As substituições pouco acrescentaram.
Ronaldo espectacular, assumiu o jogo sempre, faz 3 golos, então o último é de tirar o chapéu. No final do jogo já com a equipa de braços caídos ele vinha cá trás procurar jogo e tentar motivar os colegas.
A Espanha fez um grande jogo, mas aquele estilo rendilhado não criou perigo (mas desgasta o adversário). Num estilo mais “Atlético” é que chegaram aos golos e aí aparece Diego Costa (golo completamente ilegal).
Provavelmente o melhor jogo da fase de grupos e não defraudou. Agora é só não deixar tudo para o fim.
Tio Charles
Acho piada dizerem que Bernardo Silva foi nulo quando Bruno Fernandes foi ainda pior e estava a fazer parelha com um lateral ofensivo ao contrário de Bernardo. Contra Marrocos e Irão é urgente Ricardo Pereira e João Mário serem titulares nos lugares de Cedric e Bruno Fernandes que foi o pior em campo da equipa portuguesa (a médio ala não resulta simplesmente).
De resto, amo-te Ronaldo.
Nome sem Caracteres Ilegais
Logo que vi o 11 achei que o Sr. Engenheiro estava a arriscar muito, e Bruno Fernandes foi a principal razão. Adoro o jogador, mas achei esta titularidade muito súbita, ainda mais achando eu que contra uma equipa tão forte como a Espanha fazia falta um jogador mais – digamos – sóbrio (João Mário, acima de tudo). E, infelizmente, o ex-Sporting não correspondeu. Talvez não seja produtivo colocá-lo naquela parte do campo, mas não sei.
Só um pormenor: o jogo pobre de B. Fernandes não interfere de forma alguma no jogo pobre de Bernardo Silva. Há pouca surpresa em falarem mais em B. Silva do que em B. Fernandes, tendo em conta que B. Silva está constantemente sob um escrutínio maior por 1. Jogar no Man. City, 2. Ter brilhado no Euro Sub-21 e 3. Ser comparado com Danny há anos.
100Clubismo
Meu Deus, que jogaço! Ronaldo simplesmente fenomenal. Um jogador completamente à parte nesta seleção. Continua assim que irás superar Messi como melhor da história. Assim dá gosto. Assim dá fé. Bora Portugaaaaal!!!
Kafka
Grande exibição de Cristiano
Grande frango de De Gea, que volta a frangar tal como já tinha frangado no Euro 2016,continua a render muito abaixo do que rende no United
Portugal sai vivo e portanto com tudo para poder ficar em 1o lugar e assim ir para a parte fácil do quadro, há que aproveitar e portanto é marcar o máximo possível a Marrocos e Irão
Eusebio
Não esquecer o golo mal validado a Espanha
Joao D
Foi uma coisa por demais ostensiva. Como é que o árbitro não viu?
É que nem nos Distritais este golo teria sido validado.
AGomes
sentiu falta de jones e rojo. ter sergio ramos e piqué à frente deixa ele relaxado.
Pedro Almeida
Acho que deve ser isso! xD
Mantorras
Muito bom.
WildFury
A defesa muito mal em tudo e Ronaldo salvou.
Ronaldo com mais uma demonstração do que é ser melhor do Mundo.
Guedes e Bernardo muiiiiito à quem.
Meio campo na minha opinião só se aproveitou o Bruno Fernandes, João Moutinho já há algum tempo que apresente um nível abaixo que é pedido e William muito lento.
A defesa este muito mas muito mal em tudo, poderíamos ter ganho mas não aconteceu, o espaço nos flancos era descomunal, sempre que a bola chegava ao nosso lado direito nem conseguia respirar direito passava tudo. É por o R. Dias, a defesa precisa de folgo e também o Ricardo para dar uma de locomotiva ao lado direito.
Rui Patrício, não teve culpa em nada.
PS: Com um VAR assim no Mundial mais valia ter levado os da Liga NOS, porque aquela cotovelada no Pepe nunca passava.
Prontauro
Mas que jogo!!! Empate justo pelo que Portugal lutou (isto, obviamente, dito de forma um pouco tendenciosa eheh), apesar de a Espanha ter sido sempre superior. Jogaço do Ronaldo, a começar de forma espetacular o Mundial.
Guedes esteve mal? Esteve. Bernardo nada acrescentou? De acordo. Bruno Fernandes mal se viu? Concordo. Moutinho pouco acrescentou? Talvez… Mas, e o Guerreiro? Não acertou um cruzamento, defensivamente fraco, perdeu a posse inúmeras vezes e até passes simples errou. Bem sei que não há melhor (o Mário Rui esteve mal nos jogos de preparação), mas o lateral do Dortmund está numa forma deplorável. Para mim foi o pior da nossa Seleção, neste jogo. Ronaldo, de longe, o melhor!
MikeM
As laterais são o ponto fraco da selecção. Guerreiro está numa péssima forma, não dá garantias a defender e atacar também é pouco. Mas lá está, é o melhor que temos. Já no lado direito não consigo compreender como Cédric é titular e Cancelo e Semedo ficaram em casa. Cédric é, no máximo, o 4º melhor lateral direito português, estranho ser ele o titular.
Pedro Rosa
Jogo de homens de barba rija. Hoje as mães vão lhes telefonar do orgulho que sentiram. Lindo!
Tina Maze
Grande Ronaldo, o melhor do mundo e que jogão.
Isto foi um grande jogo de futebol, a Espanha tem qualidade acima da média, repito acima da média, tanto em termos colectivos e em termos individuais melhor ainda. Um regalo ver Isco, Iniesta e David Silva, e nisso a nossa selecção não fez mais por mérito deles do que nosso.
Que venham mais jogos assim neste mundial
M1950
Jogámos com provavelmente a equipa com mais técnica do torneio e estivemos bem , boa entrada no jogo , muito atrevimento com William a tomar conta do jogo e a subir toda a linha média para perto da avançada limitando por completo a Espanha ao passe longo e a procurar largura sem ter jogadores para isso. Guedes que tem culpas no segundo golo , teve 2 decisões erradas que podiam e deviam valido pelo menos 1 golo , na primeira está de frente com o Ramos , tem mais velocidade e podia ter arrancado até o vermelho com um dribble , mas preferiu pausar para dar tempo ao CR ( muito denunciado )e depois entregar , na segunda nem acreditou que Ronaldo lhe iria passar a bola , ou seja CR7 influencia e de que maneira a capacidade de decisão dos seus colegas. Bruno Fernandes foi irrelevante tal como o Moutinho , melhor William Carvalho na primeira parte nos primeiros 10 minutos pensei que iria sair dali um jogo de classe mundial mas depois foi caindo no jogo e não assumiu o risco uma única vez não conseguindo desequilibrar nunca com a sua visão de jogo. De resto Cédric é um jogador tecnicamente pauperis e incapaz de desequilibrar , já Raphael Guerreiro esteve muito bom e mostrou que é um jogador que não tem maneiras seja contra quem for ele assume as iniciativas. Ronaldo o melhor em campo , muito bem a sacar o penalti com uma simulação , apenas uma ou outra decisão não tiveram mestria , de resto é um excelente jogo do capitão e a execução do livre é fantástica. De Bernardo Silva esperava mais , tem que assumir outro protagonismo na sua equipa e depois na seleção , muito do que será o destino da seleção neste Mundial passará pela afirmação ou não de Bernardo Silva enquanto um jogador de categoria mundial.
Flavio Trindade
Algumas notas:
– Quem achou que Ronaldo ia ser a desilusão do torneio deve estar a comer o seu chapéu…
– A exibição não foi positiva e tal como se previa a defesa deu casas inacreditáveis. Diego Costa sozinho partiu os dois centrais.
– Por falar em partir, é incrível como não é assinalada falta no primeiro golo de Diego Costa. Pepe já no ar leva uma cotovelada…mas siga sempre
– Portugal procurou jogar com linhas baixas dando a posse à Espanha e apostando nas transições rápidas. Teria sido bem sucedido se os homens da frente e o meio campo estivessem inspirados, o que não aconteceu.
– O resultado ideal para as duas Selecções dominarem o grupo com mais duas vitórias cada uma.
– Ah…e all hail King Ronaldo
Rodrigo Ferreira
Eu apostei e então? Sou português, estou feliz. Espero que marque 10 golos. Foi apenas um palpite. Ou vais-me dizer que esperavas que marcasse 3 golos à Espanha?
Tiagopvz
Rodrigo, o Ronaldo é o que é hoje exactamente por fazer coisas que ninguém está a contar.
Tanto ano de Ronaldo ao mais alto nivel e ainda consegue fazer muita gente engolir sapos
Ps: quando ele caiu no fim, alguem reparou se houve alguma borboleta “eusébio” a pousar nele? É que isso pode influenciar as minhas apostas no Mundial
RobertHockney44
Primeiro parágrafo no ponto.
Rodrigo Ferreira
Continuo sem perceber onde está o mal de alguém ter uma opinião contrária e avançar com um mero palpite. Um palpite não é uma vontade.
Joao Duarte
Ninguém está a dizer o contrário, mas é estranho dizer que o melhor jogador do mundo vai desiludir. Assim como seria dizer que por exemplo o Bruno Varela irá ser a surpresa da próxima champions. Há palpites e palpites.
Flavio Trindade
Rodrigo,
Claro que ninguém leva a mal o palpite, mas manda a prudência nunca fazer duas coisas:
Nunca apostar contra Ronaldo por muito mal que esteja (e ainda há muita gente a julgar a performance no Brasil quando ele estava claramente limitado) e nunca apostar contra a Alemanha…
Se estava à espera que ele marcasse 3 à Espanha?
Estava mais à espera disso do que sofrer 3 golos ridículos dos espanhóis todos eles por maus posicionamentos defensivos.
No primeiro além da falta o Diego Costa brincou na cara do Fonte (ou lhe dá um charuto quando vai à sobra ou tem que fazer a contenção bem feita), no segundo muito mau o posicionamento defensivo na bola parada (basta ver o lance em movimento lento) e o terceiro nasce de uma charutada do Cedric para onde estava virado.
Ronaldo hoje jogou e decidiu sozinho, mas prefiro quando a equipa rende e Ronaldo apenas finaliza.
Apesar do resultado ser aparentemente jeitoso, a nossa exibição foi fraca, muito fraca mesmo. Com a equipa a carburar teria ganho o jogo com alguma calma.
Fernando neves _36
Como sempre subscrevo.
Pulga
Subscrevo tudo o que o Fernando Santos disse na flash.
Os rins do Fonte…
O William ainda está com Jet Lag.
O Moutinho não esteve abaixo do que costuma apresentar, esteve ao seu nível, só que o seu nível é um ou dois furos abaixo dos 8 ou 9 médios da Espanha. E mesmo assim é o nosso melhor médio.
O Cédric no jogo de hoje interpretou de forma exemplar um “pino”.
O Rui que acalme a tremideira…
O golo de livre foi exelente, mas aquela barreira estava muito mal feita. A bola passou ao lado da barreira e mesmo assim entrou quase ao meio da baliza.
Nem antes estava tudo bem nem agora está tudo mal, muitos destes jogadores estão a jogar a este nível pela primeira vez (somos 1 das 4 equipas mais inexperientes ao nível de Mundiais) e temos de esperar que eles evoluam muito rápido. Mas uma coisa é certa, com o futebol de hoje o sonho de ser campeão do Mundo não se concretizará.
O Thiago Alcantara é uma brincadeira…
NGSG
Concordo a 100%.
O Guedes acusou completamente a pressão mas merecia outra oportunidade. Infelizmente não temos suplente para o WC (que no capítulo do passe até nem esteve muito mal, mas em termos defensivos e a partir dos 60 abriu não buracos mas clareiras no meio campo) nem para o Fonte (O Ruben Dias parece ainda verde e provavelmente acabava o jogo com vermelho direto).
Já o Cedric… é pah, eu sei que é dificil jogar contra esta Espanha… mas ele é o nosso 4º lateral direito, espero que o Ricardo seja titular no próximo jogo.
Mantorras
Concordo com tudo, e realco a parte sobre Moutinho e Thiago, com excepcao do comentario ao livre, acho que foi dos melhores do Cristiano. Muito bom. A bola passa por cima e pelo lado da barreira. Sem chance.
MiguelF
Que jogão de futebol, o melhor até agora deste Mundial.
Ronaldo esteve a um nível fenomenal, espero que continue assim.
A Espanha troca a bola como poucas equipas, nada que seja novidade. De Gea a dar mais um frango, espero que continue assim ahah.
Agora é marcar muitos golos a Marrocos e Irão para passarmos em 1° lugar e evitar alguns tubarões.
Siga Portugal!
AngeloGJ
Resultado justo, mas que só o é assim porque Portugal foi resumidamente FRACO, poderiam e deveria ter feito MUITO mais, é confrangedor como Portugal nao consegue sair de forma organizada e ainda mais confrangedor como se exibiram varios jogadores com Guedes, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Cedric e Fonte, nao creio que FS tenha ficado contente com a exibicao da equipa (de 0 a 10 classicou a exibicao com um 6) mas tambem nao me parece que venha a efectuar muitas alteracoes se bem que o engenheiro apos a estreia na Europeu de 2016 tambem mudou radicalmente a equipa, é esperar para ver o que acontece mas uma coisa estou certo os companheiros de Ronaldo precisam entender que tambem precisam dar o maximo e esforcar-se em campo, nao basta esperar que Ronaldo resolva as coisas sozinho, vamos ver como FS ira tratar esta situacao…
zola
Sou o único a achar que Portugal fez um jogo fraco? Um bocado mais de pressão e não ligamos dois passes, chutão dos laterais à procura dos avançados. O empate caiu do céu, ou melhor, do Cronaldo, com a ajuda das improváveis mãos de manteiga do de Gea. Durante grande parte do jogo, a Espanha fez o que quis.
Guedes a definir muito mal, Bernardo muito apagado, e Bruno Fernandes melhor jogador do Tugão? Uma galáxia separa-o dos médios da espanha. Fonte claramente a mais.
Quanto ao Cronaldo é seguramente o melhor goleador do mundo, e um dos melhores de sempre. Mas como jogador não é um 1/3 do Iniesta. Com Silva e isco, a espanha tecnicamente é a melhor selecção do mundo. Mas coloco-os num patamar abaixo da França, do Brasil ou da Alemanha.
E às tantas, mesmo a jogar assim, ainda vamos à final. Fuck logic, e ainda bem.
Nome sem Caracteres Ilegais
Certamente que não é o único, também diria que Portugal fez um jogo fraco; a dificuldade de eu destacar algum jogador português que não CR7 diz tudo. Acho que hoje foi um daqueles dias em que só 1 joga bem e os outros 10 são carregados por esse 1. E digo isto com o coração nas mãos, porque geralmente quando Portugal joga consigo dizer que mais que um jogador fez um bom jogo (o 2-0 à Suíça vem à cabeça). De resto, tendo em conta a pouca posse de bola que Portugal teve, não deve ser difícil encontrar mais alguém que concorde consigo. Não é o único, não…XD
Pedro Almeida
Deste jogo só Ronaldo pode sair ligeiramente contente. Mais uma vez a reforçar o nome na história do Futebol.
Tudo o resto merece nota negativa , especialmente Guedes( acusou a pressão), William( demasiado macio e falhou passes atrás de passes), Guerreiro( nem a atacar foi grande coisa, sorte a dele que o trio da esquerda da Espanha não joga no seu corredor), Cédric( a defender foi Q.B mas é demasiado limitado com bola) e por fim Fonte( não tem nível para estar na seleção e comete demasiados erros, é preferível apostar de vez no Rúben Dias e deixá-lo evoluir do que apostar em trintões em má forma).
No geral o meio campo foi demasiado macio, demasiadas falhas de concentração por toda a equipa e não sabemos ter bola.
É preciso refletir acerca do futuro da seleção porque já temos talento para jogar como deve ser!
E a Fifa que comece a utilizar o VAR como deve ser, agora cotoveladas já valem?
R1906
Mítico!
Aquele livre é fantástico. As repetições em câmera lenta foram excelentes a demonstrar isto!
1 jogo-3 golos, isto promete.
No entanto o nosso quarteto defensivo tem muito a melhorar, não é nem de perto aquele esteio do euro.
Rui Miguel Ribeiro
Gostava de destacar o fair-play do De Gea a compensar o golo faltoso da Espanha. É um senhor ;-)
De resto, bom resultado, grande jogo do Ronaldo e muita vulnerabilidade defensiva.
Bruno Cunha
Facto : Cristiano Ronaldo’s 51st Hat Trick. É também o Hat Trick nº 51 do Mundial.
Tudo se alinha, rumo à conquista !
Hugorr
Excelente Ronaldo, mas muito melhor o resultado que a exibição da selecção.
Não consigo enumerar qualquer outro jogador que tenha estado em bom nível. Uns tiveram ‘decentes’ (Patricio, Raphael, Moutinho), e muitos estiveram horriveis (Cedric, Fonte, William) ou simplesmente inexistentes (Guedes, Bernardo).
É certo que jogamos contra a Espanha, uma das candidatas ao título e das melhores equipas do mundo, mas espera-se muito mais. Talvez a ‘estreia’ em mundiais de muitos dos miudos tenha tido impacto nas suas exibições, mas temos muito a melhorar ou vai ser uma viagem curta à Russia.
Há que amealhar os 6 pontos contra Irão e Marrocos!
Para terminar, que golos fantásticos de Ronaldo e Nacho… sensacionais mesmo!
Luis 1 2 3
3-3 para o espectáculo é bom, mas demonstra muitas fragilidades, encostados cá atrás e fé no autocarro, o 3º golo de livre é muito bom, o De Gea a dar um frango como já não o via fazer a muito, Cedric muito fraco para a seleçao.
J Silver
Que vaca descomunal mais uma vez. Nem vale a pena dizer o que quer que seja de Ronaldo. Foi das melhores exibições que o vi fazer nesta sua segunda fase da carreira. Decidiu sempre bem, puxou a equipa para a frente, marcou 3 e um deles para compilação
Mas estes jogadores deviam render MUITO mais. Jogar sem bola simplesmente não dá. Temos grandes talentos em Bruno, Bernardo, Moutinho, William, Guerreiro… tudo jogadores de recorte técnico e habituados a jogar em posse. Chegam à selecção e não há apoios, não há tabelas… não há nada! Pelo que se passou no jogo, este empate sabe a vitória obviamente, ainda por cima a ser roubados à cara podre (nunca falo disto mas não consigo achar que validarem aquele golo do Diego Costa foi inocente).
J Silver
Ah e para não falar de termos que gramar sempre com um extremo esquerdo que é um médio centro fora de posição. Foi assim com João Mário, é assim com Bruno Fernandes e há-de ser sempre assim enquanto lá estiver o engenheiro. Vejo aqui muitas críticas ao Bruno mas há que ter isto em conta. Jogámos mal por culpa do seleccionador, não vale a pena estar a apontar individualmente.
Enfim, claro que quero ver a selecção ganhar mas é uma dor de alma ver este grupo de jogadores serem praticamente forçados a jogar mal.
Tiago Silva
Um dos melhores jogos que já vi do Ronaldo, esteve a um nível totalmente à parte, ninguém se aproximou nem mesmo os espanhóis!
E não podiamos fazer muito mais, esta Espanha jogou muito, trocam a bola como ninguém, jogam de olhos fechados uns com os outros. São claros candidatos! Os melhores da Espanha para mim foram David Silva, Iniesta e Isco, faziam o que queriam, Jordi Alba também fez um bom jogo como é habitual, para mim o melhor lateral esquerdo do Mundo.
De Portugal, detestei o Guedes, Cédric fez um jogo ao seu nível (limitadissimo com bola) e William esteve muito lento novamente e a arriscar muito (via-se que a Espanha tentou condicionar a construção de Portugal ao meter 2/3 jogadores à volta do William quando este tinha a bola, abrindo também algum espaço que Portugal não aproveitou, penso que a Espanha estudou Portugal muito bem e mesmo sofrendo no início não abdicaram do seu estilo de jogo e souberam domar Portugal. Valeu Ronaldo que nos salvou o couro e concordo com o Fernando Santos, há muito para corrigir, mas a ideia é esta!
Agora é mostrar do que somos feitos e ganhar os outros 2 jogos!
Para o próximo jogo: Patrício, Ricardo, Pepe, Rúben Dias, Guerreiro, William, Moutinho, Bernardo Silva, João Mário, Ronaldo e Guedes.
Joao D
Não podíamos dar mais?
Jogadores como Bernardo Silva, Guerreiro e Gonçalo Guedes podem e devem dar muito mais.
Tiago Silva
Exato, principalmente o Guedes, esteve timido e respeitou demasiado a Espanha. Estava a falar como coletivo, a Espanha condiciou-nos muito bem.
Knox_oTal
Jogo pouco conseguido de Portugal, mas quando o colectivo não funciona temos o nosso joker (chutar de força não vale Cris!!!). Não o idolatro, está longe de ser perfeito (quem o é?!?) e nem sequer embarco na ideia do melhor de sempre, mas que o homem é uma BESTA e uma autêntica Lenda não haja dúvidas!!! Hoje mereceu completamente a braçadeira, segurou a equipa pelos “colarinhos” e manteve-nos vivos, além disso apreciei imenso a atitude no fim a procurar os colegas para os incentivar… isto sim é o Capitão das minhas Quinas! E o terceiro golo… enfim GOLAÇO!!! Parecia o destino a ditar que aquela ia entrar… E golo melhor do que este por parte de um português numa fase final só me ocorre o do Figo contra a Inglaterra em 2000!
Colectivamente a coisa correu mal, não se conseguiu ter bola e sofreu-se imenso com o tipo de jogo rendilhado dos espanhóis, apesar destes não terem criado muitas oportunidades de golo (talvez a grande pecha desta Espanha, pouco objectiva). Os “meninos do Seixal”, Guedes e Bernardo, sobretudo estes, e Bruno Fernandes acusaram claramente a estreia numa grande competição, e logo contra um rival histórico. Por isso, tendo em conta o contexto, espero que Fernando Santos lhes possibilite outra oportunidade, pois CR7 não conseguirá estar a este nível em todos os jogos e o sucesso futuro da selecção neste torneio passa muito pelos pés destes três moços!!! Contra as outras selecções já poderão estar mais descontraídos, ganhar confiança e embalar para uma grande prova! Na defesa, apesar do respeito que tenho por Fonte e Cédric, neste momento penso ser um erro insistir com eles no lugar de Rúben Dias e Ricardo Pereira, ambos em muito melhor momento e com mais qualidade intrínseca actual. Tem a palavra Fernando Santos…
Na Espanha, muito volume de jogo, muito toque na bola, muita técnica, muitas sequências para “olés”, mas sobretudo muita pouca baliza face ao que produzem em termos de domínio e posse de bola. Principalmente após a saída de Diego Costa, a agressividade ofensiva roja foi quase nula, não que me esteja a queixar eheheh, mas precisam de ser mais objectivos e práticos. De resto, é um prazer ver trocar a bola Iniesta, Silva e Isco, os três Reis Magos da Bola!!!
#tugapower
NunoLFC
O golo do Maniche à Holanda em 2004 é para mim o melhor que já vi da seleção em fases finais.
Joao D
Concordo.
ACT7
Olha que no Euro 2004 tens o golo do Rui Costa e o do Maniche que estão no top dos melhores golos da selecção.
Joao D
E o golo do Figo contra a Inglaterra no Euro 2000
Rui Miguel Ribeiro
E há aquele espantoso golo de cabeça do João Pinto à Inglaterra no Europeu de 2000
Rui Miguel Ribeiro
E nesse mesmo Europeu, o golo de Nuno Gomes na meia final também é top.
Shupaky
Estou totalmente de acordo.
Ronaldo a dar carry. Cedric parece um bombo no carnaval. Sempre a bater na frente mjitas vezes sem criterio.
Fonte, é fidicil falar. Tal como cedric dá tudo mas falta algo. Ainda hoje fez um jogo pouco detrrmiante.
Quanto a bruno, guedes e Bernardo nao podia concordar mais. Acusaram o primeironjogo de um mundial e o fortissimo adversário mas penso que poderão recuperar. Tem tudo para melhorar ao longo do torneio.
Daniel Santos
Ronaldo a dar “carry” à selecção neste jogo. Impressionante como com outro qualquer (exceptuando Messi, obviamente) e a Espanha ganhava este jogo 3 ou 4 a 0 sem espinhas. Mais impressionante do que o hat-trick (num Mundial contra uma das melhores selecções do mundo recheada de estrelas) é a crença e a capacidade de auto-motivação de Ronaldo. A melhor exibição que eu vi em directo e das melhores de sempre de um dos dois melhores jogadores do mundo.
SkillzGamer
Que privilégio poder ver o melhor do mundo a ver coisas destas com a camisola do meu país!!
Luis ES
Ansiosamente à espera para que alguém identifique o momento no qual o Ramos acertou no De Gea para justificarem aquele frango!
Que enorme jogo de CR7, no top 3 das suas prestações ao nível de seleção. O VAR está de férias na Rússia, como se viu no primeiro golo do Diego Costa. Fernando Santos tem que trabalhar melhor nos momentos defensivos, é gritante a forma como Diego Costa teve facilidade para criar perigo e finalizar na área portuguesa – Fonte não está no seu melhor, Pepe é que vai valendo, Guerreiro ainda não está no topo da sua forma e o Cédric é de altos e baixos – hoje houveram demasiadas erros defensivos e incapacidade em lidar com toda capacidade de posse de bola e de combinações do ataque espanhol. Curioso que me mostraram os resultados de uma sondagem de um jornal espanhol no qual a maioria pedia a titularidade de Aspas – devem ter festejado muito os espanhóis os golos do Diego Costa, apesar desse “ultranacionalismo” bacoco que conseguem ter muita vezes. Que o diga o Fisco espanhol, que anuncia acordos e decisões em diascruciais da vida profissional de um dos seus arguidos…
Tiago Martins
Exibição histórica de Ronaldo e um resultado motivador frente a um claro favorito à conquista do Mundial.
Há muita coisa a corrigir — Fonte e Cedric por mim saltavam (e não, não é só por hoje), Bernardo tem que se envolver/ser envolvido muito mais no jogo e Guedes pode e deve render mais.
Marrocos tem qualidade, mas somos claramente favoritos e temos que o provar.
Deco10
Para mim, antes de Cedric saltava o Guerreiro pelo Mário Rui, sou fã do RIcardo (um bocado tendencioso visto que sou portista) mas para tirar um lateral preferia tirar o Guerreiro, que, infelizmente, está a render menos de 1/10 do que o que rendeu no Euro… Que pena vê-lo neste estado no Mundial.
Joao Duarte
O Guerreiro tendencialmente vai subir de forma com os jogos e o decorrer da competição, ao contrário do Cédric.
Deco10
Espero bem que sim, mas de qualquer forma acho que, por toda a época e pela forma em que se encontram, Mário Rui merece a oportunidade. Atenção, que por mim mudava-se os dois laterais, mas não acredito que FS mexa tanto na defesa.
MARMO
Ronaldo capitão no fantasy. Obrigado a dobrar.
Mantorras
Patricio, sem culpas embora pudesse ter antecipado o “cabeceamento cruzamento” pa dentro no segundo golo.
Cedric, jogador medianissimo, nao faz nada realmente bem a nao ser cruzar. Ele nem a defender e nada de especial, nunca entenderei.
Guerreiro, devia ser mais solicitado, muitas vezes a desesperar pela bola, so Moutinho o descobria e muito no final do jogo ja.
Fonte, mete o pe rapaz, se agressivo, para ver ves depois o resumo. Muito lento e preso.
Pepe, craque, sofre falta no primeiro golo, de resto, ainda bem que joga por Portugal.
William, acelera pouco o jogo, complica por vezes… Nao esteve mal, e indiscutivel, mas nao jogou ao seu melhor nivel.
Moutinho, um pouco apagado do meio da primeira parte ate meio da segunda, no resto do tempo foi o mais clarividente do meio campo.
B. Fernandes, fraquinho, sinceramente esperava muito mais. Nao acrescentou nada.
Bernardo, tambem esperava mais, e certo que ali a bola nao chora, e custa-me ter que o ver jogar como segundo lateral direito, nao e muito talhado para isso, e sempre clarividente, mas esteve apagado.
Guedes, entrou bem no jogo e depois dos primeiros 15min nunca mais…
Ronaldo, tem uma nesga, parte para a area, saca um penalty, faz golo. Da uma bola de golo a Guedes. Ve Guedes atrapalhar-se, a bola sobra para ele, faz golo. Ganha um livre, faz golo. Obrigado CR, nao sei que diga mais.
J. Mario, nao acrescentou nada, nao tinha amarelo… acho que foi isso…
Quaresma, entrou e mexeu com o jogo como (quase) sempre, e o jogador mais forte a saltar do banco, substituicao acertada. Vi aquela trivela la dentro, mas foi so na minha mente.
Andre Silva, nao fez muito, mas acrescentou luta soltando Ronaldo, mudou um pouco o paradigma na frente. Gosto do Andre na seleccao.
FS, mete o Ricardo pf. O resto eu entendo tudo, mas mete o Ricardo.
Entramos bem no jogo, a Espanha nao sabia quem marcar, fizemos golo (para mim nao ha falta sobre Ronaldo) e depois tivemos algumas saidas para fazer o segundo, Guedes falhou por duas vezes, uma na decisao, outra na finalizacao. Diego empata com aval de Fonte que quiz ficar so a ver (boa finallizacao), mas ha falta sobre Pepe antes. A Espanha marca contra a corrente do jogo, mas depois fica por cima e perto do final da primeira parte Portugal faz o mesmo e passa para a frente.
Jogo um pouco morto ate uma falta desnecessaria dar o livre, que da o golo… muita passividade naquele lance. Portugal sentiu o golo e sofreu outro de seguida, e sentiu ainda mais. Espanha achou que estava ganho, congelou a bola, esgotou um pouco Portugal fisicamente e valeu para ver Thiago a jogar. As mexidas e o aproximar do final trouxeram Portugal mais atrevido, um pouco em esforco mas a chegar mais a frente, e quando Portugal chega perto da area adversaria, se tiver Ronaldo e Andre pode sempre meter a defesa em sentido. Ronaldo faz um golao de livre, daqueles que por exemplo dois Varelas nao defendiam… Quaresma quase faz o quarto.
Rui Miguel Ribeiro
O Gonçalo Guedes esteve mal em dois contra-ataques, especialmente no 2º em que o Ronaldo lhe ofereceu o golo e ele não foi capaz de rematar, mas no lance do 2 golo ele não se atrapalhou, assistiu o Ronaldo. Quem se atrapalhou foi o De Gea.
Mantorras
Es capaz de ter razao por acaso.
Nome sem Caracteres Ilegais
Agradeço as análises individuais, geralmente acho-as muito interessantes. ;) Concordo principalmente com a avaliação de CR7 e William, discordo da de Cédric (olha que surpresa…XD) e da de Fonte…em parte. Quer dizer, se ao falar em meter o pé se refere ao primeiro golo da Espanha, até estou com Fonte, porque se mete o pé e se marca penálti, pior é. Sim, Diego Costa marcou, mas era mais provável a Espanha marcar de penálti ou Costa conseguir o feito de marcar entre 2 defesas sem os ultrapassar em velocidade? Eu acho que é a primeira. Daí compreender Fonte. Mas, bem entendido, não pode ser sempre assim.
Mantorras
Estamos ca para discordar, sempre que assim aconteca. Ficar a ver nao e opcao, e o ultimo homem, entendo que faca contencao, mas ha limites para se ficar a ver, principalmente com alguem do nivel tecnico do Diego que e muito mais tudo o resto, para mim esteve mal, no minimo lento… expectante. Vale o que vale.
Nome sem Caracteres Ilegais
Compreendo esse raciocínio e até concordo. A verdade é que o golo sofrido confirmou que Fonte devia ter pelo menos tentado meter a perna; quando muito, se fosse penálti, quem sabe não marcavam. Ainda que, note-se, antes de finalizar, D. Costa tinha 2 à sua frente, e não só Fonte. Hipoteticamente, também podíamos ralhar com esse outro.
Eu estou acostumado a ver Fonte como um central muito prudente e cauteloso, por isso ao ver a jogada vi o Fonte que costumo ver. O resultado foi mau, pois…mas eu gosto bastante do Fonte que costumo ver, e vê-lo ser ele próprio não me permitiu ser muito severo na sua avaliação nesse golo. No 2º golo a história é outra, mas pronto…
Joao Duarte
Com esta forma de jogar da seleção é absolutamente normal que nenhum jogador se destaque a não ser o Ronaldo, GR e possivelmente os centrais se estiverem em dia sim, o que manifestamente não aconteceu com o Fonte. Modelo de jogo à base de charuto para a frente e esperar que o abono ou um qualquer jogador que lá apareça resolva. Somos uma seleção super competitiva, disso não há dúvida, mas os jogadores estão completamente perdidos em campo. Pressão absurdamente mal feita, abordagens a lances ridículas, coberturas mal feitas, ataque organizado nulo, sem apoios, sem ninguém dar linha de passe, não há coberturas ofensivas nem progressão com bola. Nada. É esperar que as motas da frente resolvam, que algum dos criativos tire uma da cartola ou que algum lance de bola parada funcione.
Gosto muito que Portugal ganhe, mas esta exibição em termos qualitativos, na minha opinião, foi entre fraco e medíocre.
Joao D
E isso é culpa de quem?
Pedro Almeida
Culpa do treinador que não dá mais do isto e da Federação de não ter colocado alguém melhor no lugar.
Tu que defendes o jogador Português com unhas e dentes não achas que eles não têm qualidade para jogar melhor?
Joao Duarte
Não é difícil de responder. É de quem os mete a jogar. E nesta fase do campeonato desengane-se quem acha que vamos mudar muito.
T. Pinto13
Ronaldo a ser Ronaldo e a dar carry 1vs9. Entretanto já percebi para o que é que o De Gea estava a treinar contra a Suíça.
Quinhas
INCRÍVEL!!! O chocolate que levamos da Espanha foi suplantado pelos 3 golos do cr, praticamente de bola parada,sim,porque o piu do De Gea é quase considerado, bola parada…Não é que os nossos jogadores tenham jogado mal como há o costume de recriminarem todos sem dó nem piedade e só um é que não pode ser criticado…mas foi por culpa da superioridade da armada espanhola, que fizeram a ocupação e montaram a tenda… relataxaram e esqueceram obrigações, como o lance do livre em que Piqué encosta quando sabe de antemão que o cr até com o zumbido de um mosquito atirasse pró chão.O livre foi de uma execução pouco habitual nele, que resulta num grande golo.Esse ponto milagroso pode ser muito útil porque vejo esse grupo muito renhido.
psychomantis
O segundo golo de Portugal é quase considerado de bola parada? E quem é que decide isso? Não brinques com coisas sérias. Ronaldo sai da posição de fora de jogo para vir receber uma bola de Guedes e, com algum espaço faz o remate de pé esquerdo. Dizer que foi praticamente de bola parada é só ridículo.
Depois pareces o Piqué a chorar dizendo que CR7 gosta de se atirar para o chão. Houve contacto e consequentemente falta, decisão acertada do árbitro. Engraçado que Piqué não disse nada quando Neymar e Suarez se atiraram para o chão contra o PSG. Ou quando o Suarez mais uma vez se atirou para o chão contra o Real Madrid na Supertaca Espanhola. Aí tava tudo bem, no pasa nada…
Tanta incoerência no teu comentário.
Joao D
Chocolate da Espanha? A Espanha quase nem criou oportunidades, qual chocolate…
O Patricio quase não fez nenhuma defesa.
Nome sem Caracteres Ilegais
A Espanha deu a Portugal um bigode em posse de bola e talvez noutras coisas, mas convenhamos que esteve um pouco mediana a finalizar…se Diego Costa pelo menos marcou – um pouco à custa de dar um banano ao Pepe – Aspas nem se fala. Curiosamente, Aspas tem feito muito na seleção espanhola e eu até tinha mais medo deste do que de D. Costa, mas…bem, o jogo foi contra isso.
Não deixo de achar que Portugal jogou muito menos que a Espanha, mas “chocolate” não diria.