Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Informei-me e sei do interesse do Sporting»

Boa opção? Tem muito potencial mas para os leões era preferível manter Matheus Nunes.

Manuel Ugarte revelou, em entrevista à à Sport890, que tem conhecimento do interesse o Sporting na sua contratação. «Estou de férias em Portugal. No Uruguai a situação do Covid-19 está má, por isso vim com um amigo para o sul de Portugal, mas fiquei pelas duas situações [covid e transferência]», disse o médio do Famalicão. «Sporting? Sou sincero, informei-me e sei do interesse do Sporting, mas estou de férias e à parte. Por estes dias, chega o meu empresário, vamos falar e resolver esses temas», acrescentou o promissor uruguaio, que falou também no Benfica. “O Famalicão é um clube tremendo, sinto-me cómodo e muito contente, mas se surgisse uma oportunidade no Sporting ou no Benfica seria um salto gigante. E não podemos deixar passar as oportunidades. Ugarte afirmou ainda que em Portugal aprendeu «a correr melhor». «Aqui ocupo melhor os espaços, melhorei muito cognitivamente, tenho de pensar mais rápido e passar mais rápido também».

51 Comentários

  • Artur Trindade
    Posted Junho 10, 2021 at 9:12 pm

    Algumas notas, após ler os comentários:
    JM é fundamental, tem enorme critério com bola, permite futebol de posse. Óbvio que tem falta de confiança para arriscar no último terço, mas se a tivesse, seria jogador para colossos. São 7,5M claramente justificados.

    Não vi muitos jogos de Ugarte, mas não sendo um 6 claro como Palhinha, parece ser a opção mais válida para suplente, por ser extremamente possante como Palhinha. Não tendo altura, varre a zona. Rodrigo Fernandes e Essugo as soluções internas, ainda não tem maturidade.
    A opção de comprar apenas 50%, é arriscada para o Sporting. Para o Famalicão foi o jackpot com o Pedro Gonçalves.
    Seria muito vantajoso negociar um valor, para posterior aquisição dos restantes 50%, para não se tornarem crónicas situações como Pote ou Plata.

    Matheus Nunes é um jogador de futebol europeu, tem altura, força, agressividade e uma velocidade de progressão com bola, que apenas notei em Nuno Mendes nesta época.
    Por ser jogador Gestifute, e por ter enorme margem de progressão e consolidação, não acredito que saia por apenas 20M.
    A comparação com o valor de Pedrinho é desadequada. Pedrinho teve uma transferência de 18M criticada por ser um valor exagerado, e que apenas desvalorizou nesta época. O valor da transferência atual, apenas se entende pela presença de Boto, que considerou recentemente Dantas como o maior talento da formação do Benfica.
    Seria útil para os benfiquistas, verificar o relatório pormenorizado, em relação ás comissões pagas.

  • Pao com Presunto
    Posted Junho 10, 2021 at 7:30 pm

    Esgaio não, por favor. Carriço era tão bem sacado, ou Paulo Oliveira. Semedo tem com cada paragem cerebral…de resto concordo, se calhar em vez de Dany da Mota seria Nelson Oliveira

  • DICAS
    Posted Junho 10, 2021 at 4:38 pm

    Ahah surreal mesmo alguns comentários aqui.

    Pedrinho não joga mas 18 M não incomoda ninguém.

    Matheus jogou e muito sendo muito preponderante em alguns períodos da época e com 22 anos, força, altura, transporte, velocidade, no fundo qualidade inegável por 25 M é muito …

    Isto só deve dar para uns estou a ver…

    Preocupem se primeiro quantos milhares o Benfica vai receber dos 18M.

    • El Pipito
      Posted Junho 10, 2021 at 10:56 pm

      Mas o Benfica vive na tua cabecinha? O Pedrinho tava no CNS o ano passado? Não tem já uma carreira mil vezes mais conhecida e superior à do Matheus Nunes? Onde andava o Matheus Nunes nas seleções jovens do Brasil? Na seleção olímpica? Quando o encontrares avisa-me.

  • Pipi Romagnoli
    Posted Junho 10, 2021 at 3:28 pm

    No futebol o que conta é o momento, portanto fico pasmado quando vejo malta escandalizada com o valor do Matheus Nunes, que teve papel fundamental no título mesmo não sendo indiscutível, sendo que ainda é um jovem muito promissor.
    Mas depois acham normal que um gajo que não jogou durante uma época inteira saia por 18 milhões de euros, ainda o ano passado o Fábio Silva saiu por 30 milhões e também não foi pelo que jogou.
    O mercado está inflacionado, mesmo com a pandemia, pagam-se valores absurdos por jogadores que não valem as quantias que foram pagas, mas agora fica-se incrédulo com o valor pedido por um miúdo que foi campeão nacional no ano seu ano de estreia na primeira liga, tendo sido dos jogadores mais importantes durante a época mesmo não sendo indiscutível como já disse, incrível.
    Depois passam o ano a chamar de Flop a gajos como o Seferovic, mas se for preciso dizem que esse tal “cepo” vale uns 20 milhões com 29 anos, para despachar para onde acharem mais conveniente, está certo. Sl

  • JoaoMiguel96
    Posted Junho 10, 2021 at 12:13 pm

    Parece me que só entrará caso saia um dos médios. O próprio RA disse que só entra alguém caso haja saídas.

    Gosto do Ugarte. Um médio muito agressivo, com um raio de ação bem alargado e com muita qualidade técnica. Pode ser tanto 8 como 6 e seria uma mais valia no nosso plantel.

    Todavia, não acredito que venha. Não há dinheiro para grandes negócios antes de fazer vendas, até pelo que mostrou o último relatório de contas.

  • Wonderkid
    Posted Junho 10, 2021 at 11:12 am

    Para mim, o ideal seria não contratar o João Mário e contratar antes o Manuel Ugarte.
    Acho 7.5M muito para aquilo que o JM mostrou esta época.

  • Filipe Ferreira
    Posted Junho 10, 2021 at 10:08 am

    No sistema do Sporting é um jogador que pode perfeitamente fazer de Palhinha ou de João Mário. Se o Matheus sair por 20 ou 25M e se for buscar o Ugarte por 5 e o João Mário por 7.5 o Sporting fica a ganhar e muito

    • FCPenta
      Posted Junho 10, 2021 at 1:14 pm

      Eu sei que foi campeão e é jovem mas o Matheus Nunes, suplente do Sporting, vale 20-25M? Para que clube?

      • Pipi Romagnoli
        Posted Junho 10, 2021 at 3:33 pm

        Por 20 milhões, vale com certeza para um Wolverhampton desta vida, os gajos gostam tanto de gastar balúrdios por cá que não me admirava. Sl

      • Chomate
        Posted Junho 10, 2021 at 3:16 pm

        Em janeiro, foi noticiado que o Sporting recusou uma proposta de 13M do Newcastle.
        Se for verdade essa notícia, não me espantaria que chegassem aos 20M agora no verão. Por menos que isso, não acredito que o Sporting o venda.

    • ktc
      Posted Junho 10, 2021 at 12:05 pm

      Quem vai comprar o Mateheus por 20 ou 25M ? Não digo que nao tenha qualidade, agora o rapaz mal jogou para valer esse dinheiro todo

      • Maiqueke
        Posted Junho 10, 2021 at 2:37 pm

        Mal jogou? Fez 39 jogos (No total acho equivale a cerca de 20 completos com os minutos que jogou) e foi campeão nacional, tendo um papel preponderante na conquista do mesmo. O Ugarte jogou 20 no total.

      • Paulopes
        Posted Junho 10, 2021 at 12:29 pm

        Se o Pedrinho saiu por 18M€ e jogou bastante…:)Porque não??

        • TOPPOGIGGIO
          Posted Junho 10, 2021 at 1:46 pm

          Mas creio que as coisas não se devem ver dessa forma. Há um valor de mercado para cada um (sujeito a ser inflacionado mediante o que o mercado der) e enquanto o do Matheus Nunes é de 5M o de Pedrinho é de 15M. Um é internacional olímpico brasileiro (e isso por sí só é um boost no valor de qualquer jogador) e jogava no Benfica e o outro joga no Sporting que, embora seja o actual campeão nacional, não tem ainda muita força a nível de transferências; basta ver que tem apenas 2 vendas acima dos 30M, a de João Mário, que não correspondeu e a do BF que está a dar cartas. Medir o valor de um jogador pela situação de outro que nada tem em comum não me parece o melhor caminho… Da mesma forma que acho que o Gilberto (referência não é um ataque ao jogador) não será vendido por mais que o Plata só porque jogou mais minutos que o equatoriano. Porquê? Porque o equatoriano é muito talentoso, é mais jovem, tem grande margem, é internacional equatoriano, etc.,

        • Abbas
          Posted Junho 10, 2021 at 1:15 pm

          O Pedrinho era um dos melhores jogadores do Brasileirão antes de chegar ao Benfica, o Matheus era dos melhores do CNS ou algo do género.

          • Il Codino Divino
            Posted Junho 10, 2021 at 2:25 pm

            O Pedrinho não justificou os 18M quando veio, muito menos agora. E quanto ao “um dos melhores do Brasileirão” é ver as notícias de quando veio para cá. Eram só adeptos brasileiros, principalmente do Corinthians, a dizer que tinham enfiado um grande barrete ao Benfica.

            Para concluir, aqui fica o teu comentário aquando da contratação do Pedrinho. “Um dos melhores jogadores do Brasileirão” que apelidaste logo de flop. Nota-se bem o teu conhecimento sobre o jogador e o Brasileirão

            • Abbas
              Posted Junho 10, 2021 at 3:55 pm

              Além disso, mantenho integralmente a opinião do meu comentário, nem entendo o porquê do print.

              • Il Codino Divino
                Posted Junho 10, 2021 at 4:55 pm

                Porra, que malabarismo. Em 2 minutos consegues dizer que manténs a tua opinião, no entanto “as opiniões mudam”. Decide-te.

                Já sei que gostas muito dele (não consigo perceber porquê porque nunca mostrou nem teve oportunidade de mostrar), mas defenderes os 18 milhões por ser “um dos melhores do brasileirão” é pura mentira.

                • Abbas
                  Posted Junho 10, 2021 at 7:24 pm

                  Disse que as opiniões mudam para dizer no sentido de não fazer sentido pegar num comentário sobre um jogador de há um ano, um hábito que se ganhou aqui há uns tempos com alguns users. No entanto, neste caso em particular, acho que a minha opinião acaba por não mudar muito substancial. O Pedrinho acaba por ser melhor do que esperava, mas de resto faz sentido o meu comentário e corroboro o que disse.

            • Abbas
              Posted Junho 10, 2021 at 3:54 pm

              Dito isto, o Benfica não precisava do Pedrinho na altura e até recentemente já disse que Jota podia fazer o papel dele no papel numa lógica low-cost e falei no Gauld que podia ocupar a lacuna 10 (Pedrinho era o único verdadeiramente capaz de fazer a posição no plantel).

            • Abbas
              Posted Junho 10, 2021 at 3:53 pm

              As opiniões mudam. Quando o vi nos highlights achei-o um franguito e andava saturado de ver jogadores franzinos no Benfica, continua a ser um problema aliás. Quando o vi jogar, vi que tinha imenso talento técnico e é um jogador inteligente. Achava que seria o típico jogador brasileiro altamente tecnicista que não consegue jogar na Europa, tipo Ganso, mas acho que estava enganado. De qualquer das formas, é um jogador difícil de encaixar, porque é preciso camuflar as debilidades dele. É preciso construir uma equipa em torno dele.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Junho 10, 2021 at 12:04 pm

      Verdade mas não creio que alguém chegue a 25M por Matheus Nunes neste momento, ainda que seja bom jogador… E é importante não esquecer que o salário de MN não deve ser alto e o de JM deve pesar bem mais; juntando o Ugarte…não creio que financeiramente sobre muito. A nível desportivo saindo esse e entrandonos outros 2 seria sem dúvida um bom movimento.

    • Abbas
      Posted Junho 10, 2021 at 11:25 am

      O Famalicão (ou a Gestifute) pagou 3M por ele, nao faz sentido vender agora por 5M.

      • Filipe Ferreira
        Posted Junho 10, 2021 at 11:36 am

        Se for por 50% do passe como se fala é mais um belo negócio do Fama.

        • Abbas
          Posted Junho 10, 2021 at 1:14 pm

          Ok, mas, até pela idade, hoje o Ugarte é mais valioso que o Matheus Nunes. Não entendo como se valoriza Ugarte em 5M e Matheus Nunes em 25M. Se fosse troca por troca com o Fama, o beneficiado seria claramente o Sporting.

          • JoaoMiguel96
            Posted Junho 10, 2021 at 1:35 pm

            Quê? Então um foi decisivo para o campeonato ganho e foi o suplente de ouro. Marcou em dois dos jogos mais importantes do título e fez uma boa época.

            O outro fez meia época no Fama, que lutou para não descer.

            E o mais valioso é o Ugarte?

            • Abbas
              Posted Junho 10, 2021 at 3:50 pm

              Os sportinguistas e os benfiquistas falam no Ugarte para titular, o Matheus é pensado para suplente! Além disso, o uruguaio é pelo menos dois anos mais novo.

              • JoaoMiguel96
                Posted Junho 10, 2021 at 6:38 pm

                Ninguém fala dele para titular no Sporting. No Benfica sim, mas o vosso meio campo é mais fraco.

                O Matheus é pensado para suplente como quem diz. Durante a época foram muitos que pediram o Matheus no lugar do João Mário.

                • Abbas
                  Posted Junho 11, 2021 at 12:09 pm

                  O Matheus Nunes não seria titular no Benfica. Viu-se no Clássico que fica muito atrás de Weigl e Adel. O Ugarte talvez ganhasse o lugar a titular

                  • JoaoMiguel96
                    Posted Junho 11, 2021 at 4:22 pm

                    Ainda bem que um clássico em que o Sporting já era campeão e tinha estado em festa era o melhor jogo para comparação.

                    Ah e ele jogou com o Dani, não jogou com o Palhinha. No primeiro clássico, em Alvalade, com os teus incríveis médios jogou muito mais.

                    Devia ser um puto uruguaio que ia ganhar o lugar.

                    • Abbas
                      Posted Junho 11, 2021 at 6:18 pm

                      Eu não trocava o Adel nem o Weigl pelo Matheus Nunes, nunca na vida. O Ugarte se vier pode ser titular e é 2 anos mais novo.

            • Il Codino Divino
              Posted Junho 10, 2021 at 2:15 pm

              Também não acho que o Ugarte seja mais valioso que o Matheus Nunes (pelo menos para já), mas os 20/25M que supostamente pedem por ele também é um exagero. Como disseste e bem, é um suplente.
              No transfermarkt está avaliado em 5M (igual ao Ugarte, já agora…). Se conseguissem vender por 15M já era bom. Mas se fosse eu a decidir não o vendia. Nem me parece que o Matheus esteja insatisfeito com o seu papel no clube

  • Goncalo Silva
    Posted Junho 10, 2021 at 10:07 am

    Já têm sido muitos os nomes apontados ao Sporting neste mercado dentro da nossa liga.
    Considerando que o Sporting só venderá Nuno Mendes de entre os titulares e por 60M, eu diria assim de cabeça que devem ficar com uns 30M para investir no plantel (já contando com renovações e etc).
    Vendo as contas assim por alto, fala-se de João Mário por 7,5M e Esgaio por 8M, o que dá logo mais de metade deste suposto orçamento. Ou seja, sobrariam 15M mais ou menos para ter Edwards, Vinagre e Ugarte, sendo que falta ainda um central para o lado direito que é a posição mais beneficiária. Para além de Herrera e Nmecha que podem também vir.
    Com isto tudo quero dizer que é impossível que todos estes nomes venham (como é óbvio), e que Ugarte muito menos deve ser possível porque existem muitas outras prioridades. Mas quando digo Sporting digo também Benfica e Porto, é impossível que venham todos. Mas por exemplo vejo Ugarte como muito mais prioritário para o Benfica do que para o Sporting
    Se fosse ao Sporting daria prioridade a João Mário, Rúben Vinagre e Nmecha, indo buscar um nome diferente para a ala direita (Cédric se possível mas existem outros nomes) e um central de lado direito que entre de caras (porque não Balbuena ou mesmo Rúben Semedo?). Se quiserem mesmo mais um médio daria prioridade a Yangel Herrera do que Ugarte, porque é já um jogador feito (para jovens têm Mateus Nunes e Bragança para potenciar).

  • Tiago Silva
    Posted Junho 10, 2021 at 9:54 am

    Parece-me um miúdo com a cabeça no sítio e com vontade em evoluir o seu jogo e de progredir na sua carreira. Em teoria encaixaria melhor no Benfica que está a precisar urgentemente de um médio com as suas características e em teoria seria titularíssimo lá, o Sporting acredito que avance mas apenas se Matheus Nunes sair, não fazia sentido ter os 2 a meu ver.

  • Kacal
    Posted Junho 10, 2021 at 9:43 am

    É assim não vou estar aqui a dizer que o Ugarte é isto e aquilo ou afirmar o que quer que seja, mas não é ele mais um #8? Ele tem características e qualidades para desempenhar o papel do Palhinha?Ou de jogar nos dois lugares atrás do avançado? Se sim, tendo em conta a sua juventude e potencial até se compreende o investimento. Se não aí acho que o Sporting não necessita de Ugarte. Claro que é um jovem com potencial e que fez uma boa época em Portugal, sendo em definitivo poderá dar rendimento desportivo e depois dar também retorno e lucro financeiro. Ok.

    No entanto têm Daniel Bragança e Matheus Nunes que são igualmente jovens, têm igualmente potencial e até são formados no clube, têm que ser aposta porque têm feito por merecer mais minutos. A não ser que João Mário não continue em Alvalade, o que deverá acontecer porque estão em negociações, não faz muito sentido a meu ver. Têm soluções para todos os feitios na posição #8. Deviam focar esforços em contratar um trinco de perfil semelhante ao Palhinha que possa jogar certos jogos e o substituir quando necessário (lesão, castigo ou mesmo gestão de esforço) sem perder muito o nível e até preparando uma sucessão.

    Mesmo um extremo seria mais prioritário, Pote não saindo tem a titularidade assegurada num dos dois lugares atrás do PL e o Paulinho será o avançado pelo que custou e pelo que Amorim gosta dele e confia nele, mas na outra vaga atrás do PL não há um nome tão indiscutível, poderá ser o Nuno Santos mas ele até poderá ser aposta no lugar do Nuno Mendes caso este saía e mesmo que fique o Nuno sendo bom jogador é possível fazer um “upgrade” tendo em conta o regresso à Champions. É que o Plata está longe de convencer e naquela posição não o vejo a render muito, o Bruno Tabata ainda não dá totais garantias e virá de lesão, não havendo muito mais opções.

    Não saindo ninguém e mantendo João Mário, em termos de XI só necessitam de um DC (o tal que jogue no lado direito) e no máximo um extremo que se junte a Pote e Paulinho na frente.

    Depois acho que deviam investir no plantel contratando um GR suplente (emprestando Max), um DD (alternativa a Porro), trinco (alternativa a Palhinha) e um PL (que tenha características diferentes de Paulinho, mais finalizador, isto caso Luiz Phellype não seja aposta e saía). Ou seja, uns 5-6 reforços onde 2-3 seriam mais caros e fortes, os outros podem ser mais modestos. Com o critério do Verão passado podem acertar novamente nesses reforços e ficarão com um plantel forte e equilibrado.

    • Filipe Ferreira
      Posted Junho 10, 2021 at 11:39 am

      O Ugarte pode jogar tanto a 6 como 8, mas é a 6 que lhe vejo mais futuro, apesar de no sistema do Sporting não haver os tradicionais 6 ou 8. O Ugarte encaixava nas duas posições. Cobre boa parte do terreno com facilidade, semelhante ao Palhinha e sabe construir e gerir ritmos como o João Mário.

      • Kacal
        Posted Junho 10, 2021 at 12:17 pm

        Bem sendo assim realmente parece-me um ótimo reforço porque colmata duas posições numa só e o Sporting fica com Ugarte como alternativa directa a Palhinha mas podendo jogar a #8 tendo ainda Matheus Nunes e Daniel Bragança para #8. 5 Jogadores para 2 posições não me parece muito tendo em conta que estarão na Champions onde querem fazer boa figura neste regresso. Aí já acho um reforço acertado!

    • Kacal
      Posted Junho 10, 2021 at 10:47 am

      *Faltou ali um pormenor, não vou estar a afirmar isto ou aquilo porque não vi muitos jogos dele nem o conheço ao pormenor!

  • Sobe Alges
    Posted Junho 10, 2021 at 9:42 am

    Alguém sabe que valores estão a pedir? Espero bem que o Benfica esteja atento a este jogador, parece ter imensa qualidade.

    • JoaoMiguel96
      Posted Junho 10, 2021 at 12:11 pm

      Fala se de 5 milhões por metade do passe.

      • Sobe Alges
        Posted Junho 10, 2021 at 12:18 pm

        Obrigado.

        Não é propriamente barato para um jogador do Famalicão, mas mais vale 5 milhões neste do que muitos troncos que o Benfica vai buscar, e já conhece o nosso campeonato.

  • Pormenor Tatico
    Posted Junho 10, 2021 at 9:30 am

    O ideal era Ugarte vir e manter os outros 4, claramente precisamos de 5 médios para atacar todas as competições, Essugo como 5º médio é curto, não há ninguém da formação que dê garantias, há posições que não dá para inventar.

    Ugarte podia ser um bom substituto de Palhinha, é mais um 6 que 8 e o Sporting precisa disso, M.Nunes é mais um box to box que 6, também defende, mas falta-lhe essa cultura de posição, talvez com o tempo.

    Ugarte é um prospect muito interessante, têm vibes de Palhinha no momento defensivo, embora tenha de melhorar e têm outro transporte e qualidade técnica, dá outra dinâmica.

    Depois de Ugarte, é fundamental um abre-latas, 1 ponta e 1 central para o lado direito, quanto mais profundidade tivermos, melhor será o desempenho coletivo e desta vez quero acabar a Liga sem derrotas, há potencial para isso.

    • Carlos A Serpente
      Posted Junho 10, 2021 at 5:58 pm

      Concordo, e com isso ficam as bases lançadas para que daqui a dois anos consigamos terminar o campeonato sem derrotas e sem empates, só vitórias. É um passo de cada vez. Daqui a dois anos é provável que o Ruben Amorim saia, e nesse caso apostavas as fichas no regresso de Keizer, é o treinador certo para que no ano seguinte (o ano do tetra) terminemos o campeonato sem sofrer golos! Vamos lá ver, estou ansioso.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Junho 10, 2021 at 2:50 pm

      Exmo Sr Troll é completamente expectável querer acabar a época 2021/1022 s2m derrotas uma vez que o título já está mais que garantido :)

  • Diogo Palma
    Posted Junho 10, 2021 at 9:09 am

    Não me parece que o Ugarte venha tirar espaço ou substituir o Matheus Nunes nem o Bragança.

    Penso que o Sporting precisa mesmo de contratar um suplente para o Palhinha já que na minha opinião nenhum dos outros dois miúdos têm o perfil de “6” que a equipa precisa.

    O Ugarte pode ser esse jogador, tem potencial e sendo uruguaio o Coates pode ter algum peso na decisão.

    Para mim sem contar com saídas de jogadores titulares, era ir buscar:
    1 lateral direito (Esgaio)
    1 central direito (Rúben Semedo)
    1 lateral esquerdo (Rúben Vinagre)
    1 médio defensivo (Ugarte)
    1 médio ofensivo (Gauld)
    1 extremo (Trincão)
    1 ponta de lança (Danny Mota)

    • fsrgio
      Posted Junho 10, 2021 at 11:12 am

      Mas porque o Esgaio?? Jogador horrível, só sabe atacar e nem nisso se destaca…

      • Maiqueke
        Posted Junho 10, 2021 at 2:43 pm

        Também não percebo a insistência, ainda para mais para o preço a que está, e mesmo a atacar passa a vida em fora de jogo e a estragar ataques.
        O Semedo também se dispensa.

Deixa um comentário