Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Inglaterra pode convocar o melhor médio defensivo da Premier League

Morgan Schneiderlin, internacional sub-21 por França, é neste momento o melhor médio defensivo “puro” na Premier League (City, Tottenham, Man Utd, Chelsea e Arsenal não actuam regularmente com um trinco declarado). No entanto, e apesar desse estatuto – tem sido um dos jogadores “nucleares” do Southampton, actual 3º classificado – continua sem ser chamado à selecção francesa. Situação estranha e que pode levar a que seja desviado por Inglaterra. Schneiderlin, tem dupla nacionalidade, por estar no Reino Unido desde 2008, e Hogdson parece tentado a convocá-lo. Não sendo um cenário igual ao de Adnan Januzaj, aí os ingleses vão tentar que se naturalize “à força”, não deixa de ser curioso esta abertura dos ingleses em contar com elementos que não nasceram, nem fizeram “vida” até uma determinada, em Inglaterra. 

23 Comentários

  • Hugo
    Posted Novembro 12, 2013 at 3:32 pm

    Só o VM para se lembrar deste jogador…para mim já o ano passado era o melhor trinco em Inglaterra.

  • Kacal
    Posted Novembro 12, 2013 at 3:39 pm

    É um excelente médio, tem sido fundamental e um pilar no meio-campo do Southampton, mas, não sei se será o melhor médio defensivo, para mim, o Capoue (pena se ter lesionado, estava a fazer boas exibições), Fernandinho e o Sandro são médios defensivos e têm qualidade, mas, não estou a tirar mérito ao Schneiderlin que é um jogador com muita qualidade, tem ainda 24 anos, a França não o convocou porque simplesmente não precisa, Matuidi, Pogba, Gonalons, Capoue, M´Vila, Guillavogui, etc, não falta qualidade nessa posição na França, enquanto na Selecção Inglesa faz falta um jogador como Schneiderlin, só há o Carrick, que não é um médio defensivo puro e não há mais nenhum médio defensivo de qualidade.
    O Schneiderlin é fortíssimo a defender, forte no jogo aéreo e é um líder dentro de campo, tem sido uma agradável surpresa na BPL, por isso, é uma Boa opção para a Inglaterra convocar.

  • Miguel
    Posted Novembro 12, 2013 at 3:39 pm

    Não me admiro nada que o Arsenal o vá buscar no Inverno. Francês/inglês.
    Com os ensinamentos do Wenger, fica um dos melhores trincos do mundo.
    Em relação à naturalização deste jogador, é uma situação idêntica ao Fernando… Não concordo, mas compreendo.

  • João Lains
    Posted Novembro 12, 2013 at 3:50 pm

    Não é assim tao estranho que nao seja chamado à selecção francesa que dispõe de muitas e boas soluções para o lugar como Matuidi, Gonalons, Kondogbia, Toulalan, M Vila, Lass, Capoue, Guilavogui e os ainda competentes Pogba e Sissoko.

    Quanto ao Schneiderlin é um dos jogadores com mais desarmes por jogo na última e na actual edicao da premier league e assume um papel preponderante na equipa do Southampton, ao lado do Wanyama. Não tenho dúvidas do seu contributo para o bom registo defensivo desta equipa.

    Desde Hargreaves que a Inglaterra não tem um jogador de raiz para esta posição e em alternativa todos os seleccionadores têm optado por apostar num médio para equilibrar a equipa como Barry, Carrick ou Parker. Rodwell ainda não atingiu o nível que se esperava e o Huddlestone só sabe distribuir fruta.

    • Anónimo
      Posted Novembro 12, 2013 at 4:17 pm

      "Só sabe distribuir fruta". O que me ri com a sua sinceridade. Não conseguiria descrever melhor o estilo de Huddlestone.

      Ricardo

    • João Lains
      Posted Novembro 12, 2013 at 4:56 pm

      A verdade é que não anda assim tão longe do que disse. Já no Tottenham não passava de um jogador útil para entrar no decorrer dos jogos em que a equipa estava em vantagem para dar mais peso ao meio-campo e ajudar a segurar o resultado. Teve uma ou outra exibição interessante com todas as lesões que sofreu, não conseguiu ser metade do jogador que augurava, agora já considero tarde.

    • Diogo Duarte
      Posted Novembro 13, 2013 at 12:30 am

      João concordo com praticamente todo o seu comentário excepto a parte em q considera Pogba como apenas "competente", na minha opinião é dos melhores desse grupo q referiu e está em super boa forma na Juventus pelo q equilibra no meio campo e desequilibra na frente!

    • João Lains
      Posted Novembro 13, 2013 at 12:08 pm

      O competente foi apenas para dizer que não era a sua posição de origem, porque em termos de qualidade o Pogba não deixa margem para dúvidas, era o mais justo vencedor para o prémio de Golden Boy.

  • André Cunha
    Posted Novembro 12, 2013 at 3:53 pm

    Só em portugal (sim letra pequena) é que a globalização é óptima para tudo, excepto para o futebol. É triste sim. França de '98 ficou na historia assim como a Holanda do Gullit e nós decidimos que não queremos ficar na história porque quem está nos posto de chefia está metido dentro da caixa e não consegue ver/pensar fora dela. É triste sim.

    • Sancho
      Posted Novembro 12, 2013 at 4:17 pm

      Caro André, não só não devia escrever o nome do seu país com letra pequena, como está a comparar duas situações diferentes.
      Os jogadores africanos que jogaram na selecção francesa em '98 são o correspondente a jogadores como Nani (oriundos de uma ex-colonia) mas a viver em Portugal desde novos. Com esses nós já contamos. O mesmo se passa com os jogadores naturais do Suriname que jogaram pela Holanda.

      O que se debate aqui é a dupla nacionalidade e faria mais sentido um comentário desses (se é que faz algum sentido) nos debates que o VM fez em torno do caso Diego Costa.

    • troza
      Posted Novembro 12, 2013 at 4:28 pm

      Não sabia que o Deco, o Pepe e o Liedson tinham nascido deste lado do atlântico… e por acaso não sei se o Éder já nasceu em Portugal ou não.

      O problema cá é outro… não há confiança perante as pessoas do futebol e as opções tomadas… e muita gente vê essa naturalização como meios de os clubes desses jogadores beneficiarem (o caso do Liedson é diferente porque ele já era muito velho quando se naturalizou, mas os jogadores que foram naturalizados e todos aqueles que criaram essa polémica entram nesse caso).

      Esse é o nosso problema… o futebol português não tem credibilidade… a selecção é do Jorge Mendes, as convocatórias são todas criticadas mesmo quando fazem sentido (basta ver toda a era scolari para perceber a lógica das convocatórias dele, no entanto eram sempre criticadas) e até se levantam campanhas para dizer que o Messi compra bolas de ouro e tal contra a Fifa (que também não se dá muito ao respeito).

      Com esta mentalidade e com a falta de aposta nos jogadores portugueses, a naturalização é vista como uma maneira de transformar alguns dos jogadores não-comunitários num produto mais apetecível…

      A nível pessoal: se todos fazem e se fizer sentido eu acho que também devemos fazer. Mas… se nos clubes os jogadores andam de um lado para o outro, se as equipas de cada país se enchem de estrangeiros (não só cá em Portugal), acho que as selecções deviam ser compostas apenas por jogadores originários desses países ou com essa nacionalidade adoptada porque o pai era dali ou coisa assim. Assim, com tantas naturalizações, temos as selecções mais poderosas a ficar cada vez mais poderosas (além de terem mais tradição, vão buscar tudo o que lhes falta a outras selecções mais fracas que vêm os seus melhores jogadores a jogar por outro país) e as fracas cada vez mais fracas e a competição de selecções começa a ser uma segunda liga dos campeões só que as selecções não pagam milhões pelos jogadores: a exposição que dão permite aos jogadores, quase de forma gratuita, ter uma oportunidade de aumentar o seu salário. Mas isto só com uma intervenção forte da Fifa e tal… como não vejo isso a acontecer, mais vale entrar no comboio.

      Além disso… selecções só com os jogadores do próprio país seria uma forma melhor de apostar na formação.

    • André Cunha
      Posted Novembro 12, 2013 at 8:02 pm

      Nós temos 6 ases de trunfo e nao temos perspectivas de os utilizar. Marquinhos, Douglas Costa, os irmãos da silva (man utd) são descendentes de portugueses. Fernando e Lima estão mais que familiarizados com a cultura e ideologia portuguesa. Porque não apostar e arriscar nessas soluções? não digo para apostas de primeira linha, mas sim, para aumentar a qualidade da seleção.

      Troza, nao sei se te lembras do 'caos' que foi a chamada do Pepe e do Deco à seleção.parecia que Portugal deixava de ser Portugal por ter dois jogadores (meu deus, estes homens, apenas, jogam futebol!) naturalizados. E a situação do Liedson é a mais cómica, precisavamos de um ponta de lança e naturalizamos o Liédson à pressao ninguem se opôs. Concordo que o Jorge Mendes é um cancro que se vai alstrando no futebol, mas por outro lado ajudou, e muito, na evolução do nosso futebol, mas a evolução traz vantagens, mas muitas desvantagens. O futebol Português depende desse senhor, veja-se o exemplo do Setubal que negociou o Vezo para o Valencia por intermedio do Jorge….eu acho que o futebol 'tuga tem credibilidade, agora o que eu acho é que há muita subserviência ao JM e compreende-se. é ele que faz entrar o dinheiro nos clubes e como tal para a formação tambem. Não sei se me faço entender.

      e esta questao de chamar estes jogadores seria uma chapada na cara desse senhor e ele ia sentir o golpe, já nao eramos tao dependentes porque arranjamos novas soluções.

      P.s.: O maior problema continua a ser Paulo bento que é fraquinho e uma selecção com Postiga a titular durante 10 anos, a mim, causa.me arrepios, mas cada um como cada qual…Chamem o Adrien pf!

      Sancho: todos os comentários fazem sentido. os comentários são uma corrente de opinião de uma só pessoa ou de várias. se concorda ou não, esse problema é seu e não cabe a si julgar o que é válido ou não válido.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 12, 2013 at 8:11 pm

      André Cunha, permita-me discordar do seu ponto de vista, no que concerne aos exemplos que deu, pois tive a verificar e se há equipa que não pode dar como exemplo de jogar com jogadores naturalizados é exacatamente a França 98, já que dos 23 jogadores convocados para esse Mundial, 19 nasceram em território Francês, 2 nasceram nasceram em territórios que mesmo estando fora do continente Europeu são território Francês, que foi o Thuram (Guadalupe) e o Karembeu (Nova Caledónia) (estes territórios estão sob jurisdição Francesa, da mesma forma que Macau por exemplo estava sob jurisdição Portuguesa, tanto que qualquer Macaense na altura podia jogar por Portugal)…e apenas 2 desses 23 jogadores não nasceram de facto em território francês, que são o Patrick Vieira (Senegal) e o Desailly (Gana), no entanto o Vieira foi viver para França com 8 anos e o Desailly foi para França com 4 anos, ou seja, a Selecção Portuguesa por exemplo, tem bem mais jogadores nessas condições que aquela Selecção de França campeã do Mundo…

      Quanto à Holanda, então aí o seu exemplo não tem a minima razão de ser, pois tive a verificar e os 23 jogadores dessa equipa campeã Europeia em 1988, nasceram TODOS em território Holandês, porque o Gullit e o Rijkard nasceram os 2 em Amesterdão

      Portanto, percebi a sua ideia, agora quanto aos exemplos que deu, os mesmos não estão correctos e não correspondem à verdade dos factos

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 12, 2013 at 8:13 pm

      Troza, concordo plenamente com o que disse

  • cnl
    Posted Novembro 12, 2013 at 4:21 pm

    Portugal pode convocar o melhor médio defensivo da Liga Zon Sagres!

    • João Lains
      Posted Novembro 12, 2013 at 4:43 pm

      Claro que pode! O homem quer retribuir em campo o carinho que os portugueses lhe deram, curioso é que precisamente antes dessas declarações já tinha afirmado que o seu sonho era representar a canarinha. Ainda tem toda a legitimidade de ser utilizado quando vemos Bruma's, Nani's ou Rolando's com camisola das quinas.

    • Fabiuh_21
      Posted Novembro 12, 2013 at 8:29 pm

      Caro cnl lamento informa-lo mas o Matic nao tem dupla nacionalidade e ja jogou pela Sérvia em jogos oficiais, logo nunca poderá ser convocado pela nossa selecção!

  • Ricardo Cardoso
    Posted Novembro 12, 2013 at 5:14 pm

    Num pais onde a função do trinco posicional perde cada vez mais força, pois a cultural inglesa sempre nos habituou a vermos médios aguerridos, com bom passe, bom pulmão, boa meia distância, transportadores, e fundamentalmente longe do estereótipo do 6 posicional que actua à frente dos centrais, joga para o lado e para trás, sem movimentos de progressão. Nesse aspecto o jovem do Southampton ganharia mais ao representar a selecção francesa, que sempre privilegiou a existência desse tipo de médio desde Makelele, Vieira, Mvilla, Toulalan, Gonalons, Capuoe, etc. Talvez a última aposta de um trinco mais posicional na selecção inglesa tenha sido Barry sem grande expressão e rapidamente fora das contas dos seleccionadores.

  • Rodrigo Morais
    Posted Novembro 12, 2013 at 5:33 pm

    Não percebo muito bem esta lógica. Então agora por exemplo o Carrick já não é médio defensivo? as tácticas não mudam as características de um jogador. O porto neste momento joga em duplo pivot e não é por isso que o Fernando deixa de ser trinco… Existem muitos médios defensivos na premier league melhores que ele. apenas as tácticas usadas são na maioria de duplo pivot agora isso não impliquem que médios defensivos deixem de o ser…

  • Ricardo Cardoso
    Posted Novembro 12, 2013 at 6:25 pm

    Rodrigo Morais, na Premier League não tens assim tantos médios defensivos genuínos como pensas. Médios centros? Às carradas! Dembele, Paulinho ambos médios centros e jogam os dois em duplo pivot atrás de Eriksen. Fernandinho e Yaya duplo pivot defensivo mas nenhum deles é um trinco, são ambos médios centros, no Shakthar tmb smp jogou a 8 e Yaya é um médio carregador de piano, transportador. Carrick sempre foi médio centro, mas com o passar dos anos tem se transformado num trinco mais posicional, porque nos primeiros anos de Manchester ele aparecia muitas vezes à entrada da área para finalizar. No Arsenal agora talvez Flamini mais posicional porque Ramsey e Arteta ou Whilshere são 8. O Chelsea não joga com Mikel, o duplo pivot tem sido Lampard e Ramires que são 8, mas a qualidade defensiva do brasileiro chega para dar equilibrio ao meio campo. A malta aqui refere-se a trincos posicionais como o jovem do Southampton.

  • Rodrigo
    Posted Novembro 12, 2013 at 8:14 pm

    Sinceramente nao me parece superior ao Carrick, por exemplo, mas tem sido de facto um dos melhores jogadores do Southampton, uma das equipas sensaçao da Premier League. No entanto, nao me parece correcto jogar pela Selecçao inglesa so porque nao e convocado para a francesa (processo semelhante ao do Fernando em Portugal…), mas da forma que esta o futebol e as selecçoes na actualidade nao me surpreenderia que tal acontecesse.

  • Anónimo
    Posted Novembro 13, 2013 at 1:00 am

    Que horror.

    A selecção de Portugal deve ser representada por portugueses. A da Espanha por espanhóis. Etc
    Agora as selecções andam a convidar/comprar jogadores.

    O amor à camisola vai acabar no desporto que eu mais amo!

    JP

Deixa um comentário