Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Inglório! Portugal superiorizou-se à campeã do Mundo, acertou no poste aos 91′, mas está fora do Mundial

Imagem: FIFA

Inglório e muito injusto. Portugal fez uma exibição tremenda, mostrou que já pertence à elite do futebol feminino ao subjugar a líder do Ranking e atual campeã do mundo por minutos a fio e só por declarado azar não conseguiu um dos maiores upsets na história dos mundiais. De regresso ao 4-4-2, as Navegadoras mostraram uma personalidade e confiança notável na troca de bola e uma pressão muito efetiva, que gerou imensas recuperações, dominaram na posse e criaram as melhores ocasiões, e fica a ideia que com outra ambição (Francisco Neto foi demasiado conservador) podíamos estar agora a festejar a passagem aos oitavos. Andreia Norton disse finalmente presente na prova e fez uma primeira parte de luxo (técnica e agilidade incríveis), Kika também voltou a estar em destaque (grande qualidade na recepção e passe), enquanto Jéssica Silva fez os seus melhores minutos no Mundial, estando sempre muito disponível na pressão e conseguindo ligar o jogo da equipa, mas voltou a pecar na finalização (falhou isolada). Catarina Amado e Tatiana Pinto foram outras que subiram o nível, enquanto Ana Borges foi a voz da experiência e as centrais Diana Gomes e Carole Costa estiveram sempre muito seguras (Portugal está muito bem servido na posição), tal como Inês Pereira. Pela negativa, as exibições de Dolores, que só se percebe fazer os 90 minutos por estatuto (Jacinto é superior), e Diana Silva, que foi uma unidade a menos (incompreensível estar à frente de Telma Encarnação, que só entrou aos 81′). Já Ana Capeta ficou a escassos centímetros de ser heroína. Mas é uma prestação que, no geral, acaba por ser bastante positiva, indo de menos para mais (dava para ter feito o que se fez hoje no jogo contra os Países Baixos) e que deixa água na boca para o futuro da modalidade em Portugal.

Portugal empatou com os Estados Unidos, 0-0, e está fora do Mundial de futebol feminino. As Navegadoras até fizeram uma das melhores, se não mesmo a melhor, exibição de sempre frente a uma seleção de topo, superiorizaram-se em posse e somaram duas chances claras para marcar, mas o poste evitou o golo de Ana Capeta aos 91′ e a primeira prestação de Portugal em mundiais femininos terminou de forma inglória.

XI Portugal: Inês Pereira; Ana Borges, Carole Costa, Diana Gomes, Catarina Amado; Dolores Silva, Tatiana Pinto, Andreia Norton, Kika Nazareth; Diana Silva e Jéssica Silva
XI EUA: Naeher, Fox, Ertz, Girma, Dunn, Horan, Sullivan, Lavelle, Smith, Williams, Morgan

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

47 Comentários

  • Knox_oTal
    Posted Agosto 1, 2023 at 4:30 pm

    Campanha corajosa das Navegadoras, e quase foi épica qual epopeia de Camões! Muitos parabéns a todas e a quem acreditou nelas!!!

    Numa nota individual, a Kika, mesmo limitada fisicamente, mostrou mais uma vez estar num nível diferenciado! É o futuro claramente, e terá em Telma uma excelente escudeira (muito boa entrada, pôs logo a defesa americana em sentido)!.

    Quanto ao resto, apesar de perceber a frustração desta eliminação, não acho justas as críticas que se fizeram por aqui quer a algumas das jogadoras como ao seleccionador! Esta primeira aventura era sobretudo para ganhar andamento nestes torneios e tudo o que viesse de acréscimo era um extra! Já muito se fez e se surpreendeu… enfim o costume, ao início ninguém quer saber, perde tempo ou tem qualquer expectativa… quando se passa ao lado de uma grande vitória por detalhes (e centímetros) vá aparecem os opinadores perspicazes todos a julgar e a pôr dúvidas! Mentalidade portuguesa… já nos JO é igual!!!

    Saudações desportivas e mais uma vez PARABÉNS às Navegadoras! Representaram condignamente Portugal!

    • Tiago MR
      Posted Agosto 1, 2023 at 5:40 pm

      Concordo com tudo, está foi a primeira grande experiência e superou as expectativas..por larga margem!

      Quanto ao futuro, bem risonho..Kika, Andreia Jacinto, Telma, Marchao e Lúcia…só precisam de tempo e esforço, o talento está lá!

      Parabéns as navegadoras!

  • Kacal
    Posted Agosto 1, 2023 at 1:36 pm

    Custa cair assim quando se é “underdog” e contra uma das melhores selecções do Mundo batemos de frente e quase conseguimos, mas é o que é. Foi a nossa estreia em Mundiais e a responsabilidade estava do lado delas e não do nosso. Para uma estreia foi uma prestação fantastica. Depois do 1º jogo onde não foi bem conseguido e o nervosismo com certeza apoderou-se delas, cumpriram bem contra Vietname onde fomos superiores e podia ter sido goleada com mais acerto. E hoje batemos de frente e disputamos bem o jogo, com um pouco de sorte podiamos ter vencido e seguido em frente, mas a realidade é que o empate ajusta-se e possivelmente em fases seguintes não teriamos tanta hipotese. O caminho faz-se aos poucos e é continuar a trabalhar e evoluir para voltar mais forte.

    No lado masculino também andamos muito tempo sem participar em grandes torneios e sem ser um candidato forte, tirando os tempos de Eusébio até 2000 pouco fizemos, mas a partir de 2000 estamos lá presentes sempre e fomos tendo fortes prestações com um Europeu e várias meias-finais além de outra final (2004). Acredito que daqui a 10 anos vão olhar para a nossa selecção feminina de forma diferente e se calhar estar num Mundial já será comum porque temos evoluído rapidamente. E temos jovens a despontar como a Kika Nazareth ou a Telma. Acredito que o caminho é sempre a subir. Seja como for muitos Parabéns a elas pelo torneio que fizeram e orgulharam os portugueses e a elas próprias! Fui duro nas críticas após o jogo contra Países Baixos mas elas calaram-me e provaram que eu estava errado, muito orgulhoso delas! FORÇA PORTUGAL!!

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Agosto 1, 2023 at 4:29 pm

      Sim pouco fizemos, em 1984 ficámos a cinco minutos de eliminar aquela que para muitos é a melhor seleção francesa da história. O chamado “rigor” do costume…

      Enfim a gente sabe do que a casa gasta. Para as ronaldetes o futebol português era uma merda antes do Rei Sol.

      • Kacal
        Posted Agosto 2, 2023 at 3:29 pm

        Tu és um lunático com todo o respeito, devias pensar em tratar isso porque só tens Ronaldo na cabeça e os outros é que são “Ronaldetes” e afins! Que doença! Acredites ou não em nem sequer pensei em Ronaldo quando disse o que disse. Como disse o user nomster falei de um ponto de vista da assiduidade portanto nem faz sentido o que disseste, mas também não espero grande coisa de ti!

        • Paulo Roberto Falcao
          Posted Agosto 2, 2023 at 3:53 pm

          E tu és um grandíssimo mentiroso. Claro que pensaste, a era do Ronaldo como vocês lhe chamam. Tudo antes disso no futebol português era uma merda, certo?

          Ofender bastante, mas sobre mundiais com 16 equipas e europeus com oito ZERO. Fica a próxima ter de usar o cérebro para pensar, não é?

      • nomster
        Posted Agosto 2, 2023 at 9:27 am

        O que o Kacal quis dizer, penso eu, foi que houve poucas participações em grandes torneios. Em 1984 estivemos próximos de eliminar a França sim, mas antes desse Euro quando tinha sido o último que participámos? E já agora, antes do Mundial de Saltillo, quando tinha sido o último?

        Penso que o comentário ia mais no sentido da assiduidade.
        Não há necessidade de vir logo puxar a ladaínha das “Ronaldetes”.

        • Kacal
          Posted Agosto 2, 2023 at 3:32 pm

          Foi exatamente isso que quis dizer, nomster Obrigado! Queria falar num ponto de assiduidade de Portugal a participar e ter sucesso em grandes torneios de forma a mostrar que a selecção feminina também pode um dia ser uma candidata e ser vista com outros olhos, eu nem pensei em Ronaldo no meu comentário é preciso ter uma menta rebuscada para pensar logo nisso. Mas haja alguém que entendeu e consegue ser sensato. Obrigado nomster!

        • Paulo Roberto Falcao
          Posted Agosto 2, 2023 at 9:47 am

          Sim vocês esquecem-se que os Mundiais eram disputados por 16 equipas, e que os Europeus eram disputados por 8 equipas. Se fosse ainda esse o modelo queria eu ver quantas vezes lá íamos.

          Esquecem-se que por exemplo em 1966 tivemos de eliminar a então Vice-Campeã do Mundo Checoslováquia para nos apurarmos para o Mundial. E que em 1984 “só” tivemos de eliminar a União Soviética no apuramento para o Euro. Como vocês provavelmente não viveram esse tempo, nem imaginam do que eu estou a falar.

          A questão de fundo é sempre a mesma, o desprezo pelo futebol português, e pelo futebol em geral. A falta de cultura e de conhecimento do jogo.

          Não é preciso repetir-vos qual tem sido o comportamento de Portugal quer nos apuramentos quer nas fases finais ao longo dos últimos anos, pois não?

          • Jeco Baleiro
            Posted Agosto 2, 2023 at 11:37 am

            Esse é um ponto em que pouca gente toca. O facto de antigamente os Mundiais serem disputados por 16 selecções (passaram a 24 em 1982 e o modelo actual começou em 1998) e o Europeu era disputado por apenas 8 selecções (passou a 16 em 1996 e a 24 a partir de 2016).

            A qualificação para o Europeu por exemplo era muito difícil. Agora, com 24 selecções, a qualificação não passa de um passeio. O Europeu tem agora tantas selecções como o Mundial tinha a partir de 1982 e mais do que tinha em 1978. Anormal era não ir.

            O Mundial vai passar a ter 48(!) selecções, com mais 3/4 vagas para a Europa. Entre 16 e 18 selecções europeias vão ao mundial. Anormal vai ser não ir.

            Com o modelo antigo, Portugal não se tinha qualificado para os Mundiais de 2010, 2014 e 2022. Nem para o Euro 2012.

            Para mim o ponto ótimo estava no Mundial com 32 selecções (como vigorou até agora) e no Europeu com 16 selecções (como vigorou até 2012). Mais do que isso é banalizar o torneio.

          • nomster
            Posted Agosto 2, 2023 at 11:17 am

            Tens razão, não vivi esse tempo.

            Mas seleções como a Itália, a Espanha, França, Alemanha Ocidental, estiveram presentes em muitas dessas competições, nesse formato. Hoje em dia continuam a qualificar-se, a maior parte das vezes.
            Mas, por exemplo a Itália, já falhou dois mundiais seguidos ao dia de hoje. Houve uma clara perda de qualidade na última década.

            Portugal, por outro lado, apesar dos formatos de qualificação serem diferentes, teve um acréscimo de qualidade dos jogadores, isso é inegável.

            E ninguém está a desprezar a história por afirmar isto.

            Fomos a poucos mundiais e europeus porque eram de acesso mais restrito e tínhamos menos qualidade que outras seleções à data; vamos a muitos mundiais e europeus porque há maior facilidade para participar e temos qualidade ao nível dos melhores hoje em dia.

            E está tudo bem.

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 1, 2023 at 2:31 pm

      Não esquecer o euro 84.

  • offtopicguy93
    Posted Agosto 1, 2023 at 11:37 am

    Apesar de estarmos agradecidos e orgulhosos do que foi feito, há que mudar de página e aproveitar este embalo para se mudar o estigma e a mentalidade do futebol feminino português! Deu para perceber que afinal não estamos assim tão longe do nível das melhores, mas se queremos continuar a evoluir e chegar a esse nível algumas mudanças têm que ser feitas!!! E a primeira é mudar de treinador… acho que o trabalho realizado até agora foi excelente mas para darmos o próximo passo precisamos de algo mais… nestes 3 jogos fez muita coisa bem, mas também fez muita coisa mal, e hoje tirar a Kika aos 60 minutos para meter uma jogadora mais defensiva quando precisávamos de ganhar, suscitou me algumas dúvidas que é este o homem certo para darmos esse passo rumo ao nível das melhores! Se referir que apenas voltou a mexer na equipa aos 80 min, quando já acusávamos índices físicos muito mais alguns minutos antes… e esperar que o jogo se partisse para tentar alguma coisa deste, é mentalidade de equipa pequena, não de equipa grande que procura e vai atrás dos seus objetivos!

    Acho também que a Jessica Silva esteve demasiado tempo em jogo neste mundial, não lhe reconheço toda essa qualidade que vêm nela… nada objetiva, perde-se em fintas e não explora a sua velocidade como poderia e deveria!
    Reparei que as jogadoras com exceção da Kika, tendem a ter alguma dificuldade em soltar a bola no momento certo, há sempre a necessidade de mais um toque, de mais uma finta, ou de qualquer coisa que estrague os timings e as jogadas, algo que precisa ser trabalhado urgentemente (e falo de ser trabalhado desde a base, não agora quando elas já têm 20/30 anos).
    E por último, uma coisa que tenho reparado neste mundial em todas as equipas, não há uma única guarda redes de jeito, ou são muito inseguras, ou medem 1,60m, ou são péssimas com os pés e comprometem, enfim coisas que ao nível de mundial esperava não ver…

    • Miguel Lopes
      Posted Agosto 1, 2023 at 1:19 pm

      Às vezes é melhor saber porque razão é que ele tirou a Kika antes de dizer algo.
      Podias dizer é que a substituição da Diana Silva pecou por tardia, talvez 15 minutos.

  • VaideMota
    Posted Agosto 1, 2023 at 10:44 am

    Isto de ser treinador de bancada é um grande luxo. Alguém tem ideia de como é que elas se sentiam no primeiro jogo? Como é que isso afecta anímicamente? A carga de nervos e ansiedade que até as fez chorar no hino? Claro que não e eu também não. A malta é só rir. Tiveram todos de parabéns e como pediu a Jéssica, não nos vamos esquecer delas. A fasquia ficou bem alta.
    Parabéns ao Francisco Neto que pareceu sempre estar calmo mesmo em momentos de alta tensão. Ponho as mãos no fogo como as garotas, sem excepção, lhe estão gratas.

  • Johny45
    Posted Agosto 1, 2023 at 10:26 am

    Grande Selecionador! Parecia que o empate dava para ganhar!
    Há que arriscar! Havia jogar em sub rendimento e a passo!
    Ficou a um poste….

  • Jeco Baleiro
    Posted Agosto 1, 2023 at 10:26 am

    A melhor performance de sempre de uma selecção portuguesa frente a uma selecção norte-americana num mundial.

    O desapontamento e frustração final por não passar aos oitavos é o melhor elogio que se pode fazer a esta Equipa (realçar que são, elas sim, uma verdadeira equipa). Não só cumpriram o objectivo de chegar ao último jogo vivas como discutiram o apuramento até ao último segundo frente à melhor selecção da história do futebol feminino. Parabéns.

    Parabéns também extensíveis ao treinador que, pese algumas críticas que serão apontadas (a parca utilização da Telma Encarnação parece a mais óbvia), promoveu um jogo de qualidade, apoiado e, sobretudo, de muita coragem.

    Gostava de ver esta mesma Telma no Sporting

  • DNowitzki
    Posted Agosto 1, 2023 at 10:11 am

    Afinal, éramos mesmo seleção de Mundial.

    Continuo a achar que o treinador errou, porque não apostou sempre nas melhores e pôs a jogar mulheres por estatuto.

    Dito isto, só há que dar os parabéns a quem nós representou tão bem, sem esquecer todas as mulheres que, ao longo de décadas, praticaram a modalidade e permitiram que evoluíssemos até aqui.

  • Gunnerz
    Posted Agosto 1, 2023 at 10:03 am

    Ainda de referir que nem USA nem Paises baixos devem repetir o que fizeram no ultimo mundial. mas já houve outras surpresas neste portanto..

  • Gunnerz
    Posted Agosto 1, 2023 at 9:57 am

    Se é verdade que os Paises Baixos e os USA estão inferiores ao ultimo mundial, não é menos verdade que Portugal está num nivel muito superior ao que tinha estado até aqui e cai de pé. Hoje a primeira parte foi incrivel, um luxo, mas curiosamente é onde temos as maiores estrelas que para mim se falhou, que é o ataque. Houve muitas coisas positivas na Jessica e Kika mas criar perigo não foi propriamente uma delas, aqui fizeram muito pouco sendo que a Jessica apesar do enorme querer esteve desastrada a maior parte do mundial. Depois a Diana Silva estar lá é inacreditavel e uma falta de respeito para com a Telma que merecia hoje a titularidade.

    Acho q Francisco Neto acaba por ser “culpado” de não passarmos, provavelmente não esperava esta nossa qualidade contra equipas teoricamente superiores. Hoje jogámos bem, mas fico com a sensação que o medo e atitude conservadora do primeiro jogo é que nos tramou, os Paises Baixos estavam ao alcance. E hoje tinha sido lindo aquele golo aos 91! Fim de contas o mister Francisco teve várias opções estranhas e que nos prejudicaram na minha opinião. Mas valeu, 4 pontos na primeira participação não lhe tiram.

  • rmatos24
    Posted Agosto 1, 2023 at 9:40 am

    A evolução que Portugal tem tido ao nível do futebol feminino nos últimos anos é notória. Não estivesse incluída neste grupo fortíssimo e acredito que teríamos conseguido passar pelo menos aos oitavos de final. Mesmo assim, participação muito digna da seleção portuguesa naquele que foi o seu primeiro mundial.

    Não vi todos os jogos com atenção e lá está, vou conhecendo algumas das jogadoras, mas não a fundo, no entanto, algumas decisões de Francisco Neto pareceram-me descabidas. As mudanças quase radicais no 11, substituições sem sentido, jogadoras com potencial para mexer com o jogo e a quase não jogarem… Não estou por dentro do que se passa a nível interno que possam justificar estas decisões, mas carece de reflexão por parte do próprio e da Federação.

    Portugal ao nível do futebol feminino está claramente a crescer. Parece-me que se irá cimentar em breve como uma das boas seleções europeias e fará parte das grandes competições com regularidade. Esta montra do Mundial também poderá abrir as portas para algumas jogadoras com maior potencial se transferirem para campeonatos mais competitivos e aumentarem ainda mais o nível. Isso trará visibilidade, mais mulheres a quererem praticar a modalidade e exponencialmente o futebol feminino terá cada vez mais projeção no nosso país. Este mundial foi apenas um dos primeiros passos.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Agosto 1, 2023 at 9:36 am

    Não concordo com a tese que dominámos. Na primeira parte estivemos muito bem, dividimos o jogo, e o empate era o resultado justo ao intervalo. Elas tiveram duas boas ocasiões, mas nós mostrámos ao que vinhamos.

    Na segunda elas, fruto de algumas correções no meio campo, dominam claramente a primeira meia hora, tendo o jogo controlado até aos minutos finais. Então sucumbiram à pressão de poderem ser eliminadas, e as navegadoras mostraram valentia e coragem ao irem para a frente, metendo-lhes o diabo no corpo.

    Foi pena a bola no poste, mas globalmente o resultado foi justo. E dizer isto não é dizer pouco, é dizer muito, conseguir jogar cara a cara com a bi campeã do mundo como o fizemos hoje só nos pode encher de orgulho, e sobretudo motivar o crescimento desta equipa para outros patamares. Num mês empatámos em Inglaterra com a Campeã da Europa, e no Mundial com as campeãs do mundo. Saímos portanto da Nova Zelândia muito maiores do que entrámos, podemos dizer que a partir de agora vão ter que nos respeitar e contar conosco.

  • Mantorras
    Posted Agosto 1, 2023 at 9:22 am

    Nao falta muito para chegar ao patamar seguinte. Entalaram os states e foi mesmo por um danoninho. Mereciam mais. Parabens a todas e ao treinador e equipa tecnica.

    • Kafka
      Posted Agosto 1, 2023 at 9:39 am

      Há um ponto interessante, evoluir para o nível seguinte provavelmente terá sempre de passar pela entrada do Porto, para que sejam 4 clubes grandes a puxar carroça na produção de jogadoras de topo

      O problema aqui é que o Porto vive exclusivamente para odiar o Benfica e Lisboa, têm um complexo de inferioridade relativamente a tudo o que é de Lisboa que os faz viver exclusivamente de ódio e portanto a entrada do Porto no futebol feminino, irá significar a ida do futebol feminino para a lama e lixo, pois em tudo o que o Porto entra é automaticamente transformado em ódio e lixo em estado puro

      Mas por outro lado, é ao mesmo tempo inegável que sendo o Porto um clube grande, isso seria um boost a nível de investimento e know how a nível de formação e seria mais 1 grande a puxar carroça na formação de jogadoras de topo

      O senão, como já disse, é entrada do futebol feminino para a lama total, que é o que acontece em tudo o que o Porto entrou nos últimos 40 anos .. O futebol feminino passará a viver um clima de ódio e guerrilha permanente, similar a tudo o que o acontece onde o Porto está inserido, porque é um clube que existe exclusivamente para destilar ódio ao Benfica e a Lisboa

      • Mantorras
        Posted Agosto 1, 2023 at 1:51 pm

        Seria, certamente, um passo grande (e natural) nesse sentido. Esperemos que o facam em breve, seja a bem ou a mal (obrigados pela UEFA), e nao esquecas que o PdC nao dura para sempre.

      • Rui Sousa
        Posted Agosto 1, 2023 at 11:05 am

        Finalmente descobrimos qual a tua naturalidade (a nível de cidade) e clube verdadeiro, pois todo o teu comentário (na realidade não todo, mas uma grande parte) é um destilar de ódio, lixo, lama e tudo o que apregoas….o que não te distingue assim tanto do clube sobre o qual que apregoas.
        Especialmente num espaço, este blog, em que que há poucos adeptos desse clube e/ou região que se comportem ou comentem como tal. Isto é, ou estás a pregar aos peixes, ou só estás mesmo a tentar destilar coisas negativas num espaço em que grande parte dos usuários (sendo do Porto, região ou cidade, ou qualquer outro clube ou região) não se comporta como tal.

        Eu, como adepto do Porto, não só não me revejo minimamente nessas palavras como até acho que as mesmas são falsas e provocatórias. Eu por exemplo já há bastantes anos que deixei de pagar quotas e ir ao estádio por não me rever minimamente na postura da direção e da estrutura, e como eu (e basta perder alguns minutos aqui no blog por ex) há muita gente.

        E pode-se vir com o argumento que se assim fosse o PdC não estava há tantos anos no clube…..mas se bem me recordo, o LFV também teve muitos anos há frente do clube, com muitas vozes contra precisamente neste espaço (no visão de mercado) e eventualmente acabou por sair. A ver vamos se o PdC se aguenta muito mais tempo.

        Cumprimentos,
        R. Sousa

        • Lima
          Posted Agosto 1, 2023 at 4:08 pm

          Eu sou de Barcelos e assino por baixo o que foi dito em cima, talvez não tenha uma ideia tão extremista mas o fundamento dela é aquele.
          O Porto não sabe competir de forma pacífica, tudo serve para confrontos e se os vencedores forem de Coimbra para baixo então são inimigos a abater seja por onde for.
          Basta ver os comportamentos nas modalidades feminino ou masculino vale tudo.
          Aliás a equipa B que supostamente serve para crescer os jovens para os formar etc todos os anos tem comportamentos ridículos.

          Nesta pré época onde o Porto tem feito um trabalho risível a nível de gestão, já falou mais vezes de inimigos a sul do que resolver problemas no clube.

      • BAFANA BAFANA
        Posted Agosto 1, 2023 at 10:02 am

        Substitui a palavra “Porto” por “Kafka” e “futebol” por “Visão de Mercado”.. é igual ahaha

      • Miguel Lopes
        Posted Agosto 1, 2023 at 9:57 am

        O Porto vai ser obrigado a ter equipa feminina pela UEFA, para não ser penalizado. Ainda não sei a partir de quando, mas vai ser obrigado a ter.
        No entanto, o Porto não existe no Futsal e Portugal é campeão Europeu e Mundial.

        • Kafka
          Posted Agosto 1, 2023 at 10:11 am

          Vai comparar quantos países de topo e que estão no último estado de evolução no futsal e quantos há no futebol,

      • Kafka
        Posted Agosto 1, 2023 at 9:55 am

        Ódio? Então eu acabo de elogiar o Porto ao dizer que o nível seguinte da selecção feminina, terá de passar pela inclusão do Porto e tu vens falar que eu odeio o Porto?

        • Velho do Restelo
          Posted Agosto 1, 2023 at 10:03 am

          Que comentário parvo, a maioria das tuas opiniões passam por insultar/descredibilizar alguém, e depois ainda te fazes de inocente.

          Lê o 2º parágrafo e diz onde não insultas, por favor.

          • Kafka
            Posted Agosto 1, 2023 at 10:13 am

            Portanto para ti dizer a verdade é insultar? É falso que o Porto odeia o Benfica e Lisboa? Aterraste hoje em Portugal? Vai lá ver tudo o que aconteceu nos últimos 40 anos no desporto em Portugal

  • Il Codino Divino
    Posted Agosto 1, 2023 at 9:18 am

    Muito orgulho! Acabaram o Mundial com 1 golo sofrido e com reais hipóteses de passar à próxima fase, estando no grupo da morte.

    No entanto, acho que Francisco Neto tem algumas explicações para dar. Como é que a Telma só entrou aos 80 minutos, depois de ter entrado muito bem contra os Países Baixos e o grande jogo que fez contra o Vietnam? A Diana andou perdida durante o jogo todo e a Jéssica continuou a mostrar nervosismo (mas conseguia ter alguns pormenores que abriam espaços).
    Kika saiu demasiado cedo. Era uma das mais esclarecidas em campo. Só se compreende se estiver relacionado com as limitações físicas.

    Gostei muito do jogo da Catarina Amado, da Dolores e da Ana Borges. Acho que foram as melhores do nosso lado.

    Espero que este Mundial abra a porta para algumas jogadoras saírem para campeonatos mais competitivos e que isso ajude a melhorar a qualidade da nossa seleção.

  • chuta dai
    Posted Agosto 1, 2023 at 9:10 am

    Em primeiro lugar dar os parabéns ás jogadoras que fizeram um mundial digno. Agora tenho que falar do selecionador de portugal e o que ele fez nesta 2ª parte as jogadoras não mereciam tais decisões. Primeiro o tempo de jogo de Diana Silva teve que foi de muito longe a pior jogadora no mundial e principalmente neste jogo não se compreende. Andreia Jacinto teria que ter entrado mais cedo e tinha 3 opções para tirar. a) Diana Silva b) Norton c) Dolores. Quem é que sai? Kika Nazareth. Génio. A Kika com 1% de stamina dá mais ao jogo que as outra 3 juntas. Depois jogar com Ana Borges a lateral direito que já é veterana e não consegue subir para dar profundidade como a Amado e a Seiça também não entendo. Se queria a ratice da Borges para defender que a metesse na esquerda e usasse uma das outras duas na sua posição. Tenho pena da Telma que teve o jogo todo do banco enquanto a Diana Silva andava la dentro sem fazer nenhum. Se calhar estou a ser um pouco duro mas esta 2ªparte irritou me e o culpado principal foi o selecionador.

    • Miguel Lopes
      Posted Agosto 1, 2023 at 9:52 am

      A Kika Nazaré esteve quase para não ir ao mundial, depois da pancada que levou no jogo de preparação, recuperou, mas … se a jogadora se lesionasse por tempo indeterminado por excesso de tempo em campo, falavam mal do treinador.
      Relativamente à Diana, deveria ter saído mais cedo, porque estourou fisicamente, para a entrada da Telma ou da Capeta. Deviam ter sido substituídas ao mesmo tempo.

      • chuta dai
        Posted Agosto 1, 2023 at 10:21 am

        Este era o jogo dr tudo ou nada. A Kika mesmo na 1ª parte foi dela os únicos 2 lances de registo. Um passe a desmarcar a Jessica e um remate fora da área. Era só dizer a Kika para não vir atras defender, basicamente fazer o que a Diana Silva fazia. Ficar na frente na mama mas sempre que tivessemos a bola a Kika seria um farol e não um cone como foi a Diana.

  • MuchoG
    Posted Agosto 1, 2023 at 9:08 am

    Infelizmente parece que a nossa sina nestas competições é quase sempre algo deste género. Uma mistura de perder pontos cedo quando não devíamos, levando a ter de tirar a calculadora, bom futebol mas falta de eficácia, eliminados por uma unha negra.

    Apesar disso, um enorme parabéns a esta seleção. Superaram as nossas expetativas ao baterem-se de igual para igual com duas das melhores equipas do mundo. O que estão a contribuir para o crescimento da modalidade em Portugal é incalculável, especialmente em termos de captar o interesse do público geral. Da minha parte, vou tentar ir ver pelo menos um jogo do Benfica esta época.

    É continuar a trabalhar e não tenho dúvidas que daqui a 4 anos vamos fazer ainda melhor.

  • Kafka
    Posted Agosto 1, 2023 at 9:05 am

    Para 1° Mundial está muito bom, encostar a Bi-campeã Mundial às cordas, e ficar a 10 cms da passagem é sinal que o processo está a ser bem feito

  • Sombras
    Posted Agosto 1, 2023 at 9:04 am

    Faltou um treinador que tivesse metade da ambição das jogadoras em campo. É continuar o bom trabalho dos últimos anos dos clubes em Portugal e cimentar a evolução.

    • Francisco Franco
      Posted Agosto 1, 2023 at 9:31 am

      Onde é que o treinador foi pouco ambicioso?
      Muito ambicioso foi ele que pegou numa das equipas com pior classificação no ranking neste mundial e fez a equipa jogar de forma apoiada e tentado ter o controlo do jogo independentemente do adversário jogando sempre olhos nos olhos

  • Luke
    Posted Agosto 1, 2023 at 9:03 am

    ENORMES! Sofri como se se tratasse de um jogo do Benfica na Champions. Muito inglória aquela bola ao poste no fim.

    Noutro âmbito, esta Rapinoe cada vez mais emana vibes de CR7… conseguiu destruir literalmente todas as jogadas em que participou e neste momento sobrevive só pelo estatuto que adquiriu ao longo da carreira. A diferença é que ao menos esta já é suplente – o seleccionador dos USA bem que podia fazer uma chamada ao Martinez a explicar como se faz.

    • Luke
      Posted Agosto 1, 2023 at 9:36 am

      P.S.: eu conheço bem a peça, e já sabia que fora do campo só contribui negativamente. O que me espantou foi aperceber-me que dentro de campo também já está igual – já tinha essa ideia mas depois de ver o jogo de hoje ficou demasiado evidente.

    • Kafka
      Posted Agosto 1, 2023 at 9:22 am

      A Rapinoe não é só em campo que tem vibes de Aveiro… fora de campo também tem, sempre que abre a boca só diz disparates, como o tremendo disparate de dizer que as mulheres devem ganhar o mesmo que os homens, o que demonstra que é profundamente burra a nível matemático

    • Christian "Chucho" Benítez
      Posted Agosto 1, 2023 at 9:17 am

      Essa Rapinoe está mais preocupada com causas LGBT do que propriamente em jogar futebol e ajudar a sua seleção. Não gosto nada dessa indivídua convencida e arrogante.

  • Amigos e bola
    Posted Agosto 1, 2023 at 9:03 am

    Que pena. Fica um enorme amargo de boca. Havia condições para chegar mais longe. .

    Fica a demonstração do potencial desta equipa. E a tendência é continuar a evoluir mais e mais.

  • JFN
    Posted Agosto 1, 2023 at 9:02 am

    Muita pena, aquela bola ao poste…

    Primeira vez que vi parte de um jogo de futebol feminino, uma questão para alguém que veja mais: em 2 lançamentos laterais seguidos as jogadoras Portuguesas efetuaram mal o lançamento, dando a bola às adversárias. Isto é muito habitual?

    De resto, para além das diferenças físicas (jogo mais lento e passes/remates mais fracos – que não me choca), onde vi maior diferença foi a nível técnico, sobretudo de recepções (que em teoria, visto que os passes são mais fracos nem deveriam ser tão difíceis de executar) – isto terá apenas a ver com ainda não estar altamente profissionalizado o desporto e irá evoluir com o tempo? Ou há alguma componente física também associada a isto que não esteja a ver?

Deixa um comentário