Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Internacional português vai auferir 4 ME por ano; Eusébio no Panteão Nacional

Os grupos parlamentares da maioria PSD/CDS-PP, PS, PCP, BE e “Os Verdes” foram hoje unânimes em conceder honras de Panteão Nacional ao futebolista Eusébio, falecido há cerca de um ano, aprovando a resolução conjunta na Assembleia da República. “Conceder honras de Panteão Nacional aos restos mortais de Eusébio da Silva Ferreira, homenageando o símbolo nacional, o homem solidário o futebolista e o desportista excecional, evocando o seu estatuto de verdadeiro marco na divulgação e na globalização da imagem e da importância de Portugal no Mundo”, lê-se no documento.
Tinha uma proposta do Schalke, segundo a imprensa alemã de 4,5 milhões de euros por ano (o que diz bem da sua cotação), também era cobiçado por equipas italianas e inglesas, mas esta é a melhor opção de carreira (os lobos estão a reunir condições para serem de maneira regular uma equipa top 3 na Alemanha e estar em fases adiantadas nas competições europeias)Vieirinha renovou pelo Wolfsburgo até 2018. O extremo, de 29 anos, que esta época já jogou a lateral (direito e esquerdo), terminava contrato em Junho mas, apesar da cobiça, optou por continuar no vice-líder da Bundesliga. De acordo com a imprensa alemã, o internacional português vai passar a auferir 4 milhões de euros por ano, o que diz bem do poderio financeiro do adversário do Sporting na Liga Europa.

0 Comentários

  • Hugo Silva
    Posted Fevereiro 20, 2015 at 12:52 pm

    Nao é que concorde muito com isto mas respeito o Homem nao o vi jogar e quando jogava era por um clube rival nao era um portugues de nascimento mas tambem concordo que representou sempre bem portugal sempre que foi chamado mas por outro lado isto é banalizar o panteao como disse alberto joao jardim .. mas se Eusebio tem lugar no panteao espero que daqui a 100 anos o Ronaldo tambem o tenha ..

    • Jorge Mendes
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 12:59 pm

      Eusébio nasceu em território português, logo era "um português de nascimento".

    • PS
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 1:00 pm

      "Não era português de nascimento"; "banalizar o panteão", enfim.
      O Eusébio foi,durante mais de 50 anos, estandarte de Portugal no mundo (como se espera que Ronaldo continue a ser). Desconsiderar isso porque "jogou num rival" é torpe, triste e indigno.

      Basta ver as recordações que uma nação como a Britânica tem do Eusébio.

    • Rodrigo
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 1:03 pm

      Na altura era "portugues de nascimento" sim. Nao pode ser so portugues quando da jeito.

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 1:12 pm

      Banalizar o panteão…Pensei que fosses "apenas" doente pelo Porto mas isto passa os limites.

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 1:34 pm

      "Eusébio não era um Português de nascimento" ???????

      Que tu não gostes do Eusébio por seres doente pelo Porto é lá contigo, agora que não saibas a História de Portugal…só vejo as seguintes explicações para não saberes a História de Portugal:

      1- Tu sim NÃO seres um Português de nascimento
      2- Não teres idade suficiente para teres dado a História de Portugal na Escola..
      3- A tua doença pelo Porto, tolda-te o raciocínio de tal maneira, que consegues dizer enormes disparates como o que acabastes de dizer..

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 1:45 pm

      Já agora que tens a mania que és um entendido em Panteão Nacional, justifica-nos lá porque é que a ida do Eusébio é "banalizar o panteão", mas justifica argumentado com factos concretos, coisas que os que estão lá no panteão nacional fizeram a mais por Portugual que o Eusébio…

      Ah mas espera, eu estou a perguntar isto a alguém que nem sequer sabe a História de Portugal e diz que Moçambique não era território Português na década de 40, esquece a minha pergunta, não ligues, esqueci-me que estava a falar para uma criança…

    • Luís Sousa
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 1:51 pm

      Eu também não concordo com esta decisão. Eusébio foi (segundo o que dizem) um jogador excepcional… Não sei se ser um jogador excepcional é suficiente para estar no panteão nacional. Eusébio ser o estandarte de Portugal… Não sei que diga, pessoalmente nunca o vi como tal, mas isso sou eu.
      Espero que daqui a largos anos Cristiano tenha o mesmo destino que o Pantera Negra

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:16 pm

      Luís Sousa

      Não fales do que não sabes, o Eusébio não foi para o panteão só por ter sido um dos melhores jogadores da história do jogo, foi por muito mais que isso, foi por tudo o que representou para Portugal, durante anos e anos, onde Portugal no estrangeiro apenas era conhecido pela Amália ou pelo Eusébio…etc etc …

    • Ronaldinho
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:22 pm

      Não Concordo!!
      Os restos mortais do Rei Eusébio devia ir para o Moçambique, ficar junto do seu povo.
      Ele é Africano de origem, devia ser supoltado no seu continente.

    • Ricardo.
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:26 pm

      Concordo que Eusébio não deva ter lugar, pelo menos para já, no Panteão Nacional, mas como já foi referido nos comentários anterior, as motivações não podem ser essa.
      Creio que deveria ter passado mais algum tempo, a morte ainda é muito recente, muitos ainda estão sentidos com esta perda, e não se avaliou objectiva e adequadamente o ingresso de Eusébio no Panteão. O que quero dizer é que não houve uma sopesação prudencial, que só se atingiria daqui a uns anos.
      Apressar a entrada de Eusébio nas obras de Santa Engrácia parece-me mais uma medida para agradar Benfiquistas do que propriamente uma tomada de decisão reflectida.
      Relembre-se que o Panteão Nacional descentraliza-se em diversos lugares como o Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra, onde estão os dois primeiros Reis de Portugal. Equiparar Eusébio, ainda que com as devidas diferenças, àqueles fere o meu sentido patriótico.

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:44 pm

      Ricardo

      Ninguém esta a equiparar o Eusébio ao D.Afonso Henriques e ao D.Sancho I, excepto tu…

      Mas seguindo a tua lógica, quem em Portugal se pode equiparar a D.Afonso Henriques? só estou a tentar perceber o teu raciocinio, nada mais…

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:50 pm

      E o Almeida Garrett,Amália Rodrigues,Aquilino Ribeiro,Guerra Junqueiro,João de Deus, Sophia de Mello Breyner? Estes são equiparáveis aos Reis ou ao Humberto Delgado? Também foi para agradar aos Benfiquistas?
      Haja paciência para aturar esta gente,às vezes o futebol mete nojo!

    • Ricardo.
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 3:20 pm

      Compreendo, e atenção, a minha opinião vale o que vale.
      A partir do momento em que se inclui Eusébio no Panteão, tenho legitimidade para fazer uma analogia, semelhança na diferença, com os outros que já lá estão. E tem vindo a haver um desfasamento gradual entre o que deveria representar o Panteão Nacional e o que efectivamente é.
      Algumas figuras que Ricardo Ricard falou demonstram exactamente isso, mas pelo menos ofereceram uma dignidade intelectual ao país que Eusébio não ofereceu. Por muito que goste de Eusébio, das suas qualidades futebolísticas, só posso aceitá-lo, ainda que com reserva, no Panteão a título de, como disseste Kafka noutro comentário, "ter colocado o nome de Portugal" (não são exactamente estas palavras) nas bocas do mundo num momento asfixiante como se viveu no Estado Novo.

    • Luis
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 3:26 pm

      Não se trata de ser do Benfica ou de outro clube qualquer, não se trata se foi muito bom jogador ou só bom. O Eusébio representa muito mais que isso, representou durante muito tempo toda uma nação, representa um ser humano respeitado e humilde. Sinceramente não compreendia como claques de clubes não foram capazes de respeitar um simples minuto de silêncio quando clubes por todo o mundo o fizeram, mas depois de ler alguns comentários….

      É isso que o Eusébio sempre representou, os valores humanos e humildade, cordeal com os adversários (não é todos os dias que vemos avançados dar parabéns ao gr quando lhes faz grandes defesas), e por isso é reconhecido em todo o mundo como um ser humano excepcional.

      Mas já se sabe, por cá, vai continuar a ser sempre amado por uns, odiado por outros e desrespeitado por alguns…

    • David Martins
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 3:27 pm

      Haja paciência para os comentários deste Hugo. Sempre que vejo um comentário dele num post relacionado com o Benfica só vejo ódio e dor de cotovelo nas suas palavras. Raciocino é que nem vê-lo

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 5:57 pm

      Parece-me com esta situação que de futuro Figo, Rui Costa, Vitor Baia e Ronaldo também tenha direito a um lugar no Panteão…Já que também elevaram o nome de Portugal no estrangeiro (como alguns falam por aqui) e foram um símbolo para alguma parte do povo Português (mais uma vez, como alguns falam por aqui) ..

      Sinceramente, e é a minha opinião, misturarmos a nossa historia com jogadores de bola, desculpem, mas acho mal…Por mais respeito que tenha pela historia do Eusébio….

      Ass: Pedro V.

    • JesusTheLamego
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 7:40 pm

      na minha visão acho que é injusto, sobretudo quando isto é por questões politicas, para agradar ao povinho visto as eleições estão ai. Mais existem pessoas que merecem muito mais e foram rejeitadas apesar de propostas, basta fazer uma breve procura.
      Infelizmente as pessoas não sabem qual o intuito do panteão, mas também quem acha que o eusébio faz parte da história de portugal tá tudo dito, senhores doentes pela bola. E a vanessa fernandes, rosa mota, carlos lopes, fernanda ribeiro ou nelson evora não ? o desporto é muito bonito mas apesar de muitos pensarem o contrario, a história de portugal não é futebol, muito menos portugal algum dia foi: "amalia, eusebio e fatima" isso é da época em que viviamos numa ditadura.

    • Nuno Gois
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 8:23 pm

      Amigo Hugo, de vez em quando tirar as "lentes" (neste caso azuis) nao faz mal nenhum, portugal na 1º vez que participou num mundial ficou em 4º lugar e sabes quem foi o grandes responsavel? EUSEBIO. Nos anos 60 o Benfica conseguiu dar nome ao futebol portugues na europa e sabes quem foi o maior responsavel? EUSEBIO. nao é à toa que muitos dos icones do futebol mundial dizem "eusebio está entre os melhores de todos os tempos" isto falando apenas a nivel desportivo… se quiseres que entre pelo lado do protagonismo, reconhecimento, etc etc etc é melhor que nao faças mas comentarios indesejaveis! como sempre me ensinou a minha avó: por vezes estar calado é melhor.

      NG

  • Hugo Silva
    Posted Fevereiro 20, 2015 at 12:57 pm

    Incrivel o Vieirinha ter um ordenado de 4 milhoes ano…isto so demonstra o poder financeiro do wolfsburgo

  • Rodrigo
    Posted Fevereiro 20, 2015 at 1:05 pm

    Excelente opçao do Vieirinha. 4M e um salario muito bom, continua num clube que lhe tem concedido oportunidades, que confia nele e que neste momento e um dos 3 clubes mais fortes do futebol alemao, tanto em termos desportivos como financeiros. Acredito que passarao a estar na Champions regularmente, algo fundamental para um crescimento sustentado, sendo que o Vieirinha podera ser fundamental neste processo de transiçao competitiva digamos.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Fevereiro 20, 2015 at 1:05 pm

    Já era esperado. Acho bem, foi alguém que na sua profissão elevou o nome de Portugal pelo mundo fora..

    Boa decisão do Vieirinha. Pessoalmente não o acho um jogador acima da média, é razoável, mas para um clube como o Wolfsburgo nem me parece suficiente e também sempre passei a ideia que não me parece jogador de selecção, mas uma vez que lá é valorizado, agora é aposta em várias posições e dão-lhe um ordenado apelativo, acho que fez bem em ficar no clube que já conhece e está adaptado.

  • Filipe M
    Posted Fevereiro 20, 2015 at 1:13 pm

    Um ano após nos ter deixado fisicamente, chega a notícia já esperada por todos. Eusébio, figura do Mundo, chegará ao Panteão Nacional. Tirando uma ou outra pessoa desprovida não sei bem do quê, ninguém duvida que Eusébio É (no presente) um símbolo nacional, pelo que esta decisão vai de encontro ao desejado por todos (exepção feita aos tais desprovidos de qualquer coisa que não sei explicar). Grato por tudo, KING.

    Relativamente ao Vieirinha, acaba igualmente por não surpreender esta renovação contratual. É um jogador que cimentou a sua posição no Wolfsburg, tendo inclusive alinhado a lateral (algo impensável há uns meses atrás), pelo que a sua continuidade era vista como importante para os dirigentes alemães. Não é exuberante, mas cumpre na perfeição o que lhe é pedido pelo seu treinador. Por outra lado, os valores também não podem causar surpresa, pois todos sabemos os poderia financeiro que têm os clubes germânicos no geral, e os "lobos" em particular.

  • Ricardo Ricard
    Posted Fevereiro 20, 2015 at 1:15 pm

    Logicamente que o Eusébio tinha lugar no Panteão,não acho possível alguém ficar surpreendido,Ronaldo certamente também terá,assim como todos os que espalham o nome de Portugal pelo mundo.

    Vieirinha fez muito bem,está num bom clube,num bom campeonato e ganha muito bem,bem demais para o seu valor,mas é assim a vida,sorte a dele. Se está bem,que se deixe ficar.

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Fevereiro 20, 2015 at 1:16 pm

    Por tudo o que simbolizou, goste-se ou não se goste, simpatize-se ou não se simpatize (Eu não simpatizo), é preciso respeitar. Foi uma figura que elevou as cores da bandeira nacional, como tal, é uma distinção mais que merecida.

  • Sombras
    Posted Fevereiro 20, 2015 at 1:22 pm

    Como é possível haverem pessoas que questionam a presença de Eusébio no Panteão Nacional? Foi juntamente com Amália Rodrigues o maior embaixador do bom nome de Portugal no estrangeiro. Questionar a sua presença só se pode dever a clubite aguda, pequenez ou inveja.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 1:30 pm

      Se Eusébio tivesse jogado nos clubes de quem questiona a sua ida para o Panteão Nacional, deixavam de questionar no mesmo momento.

      Miguel

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:14 pm

      Sombras

      Subscrevo e só acrescento à parte do "clubite aguda, pequenez ou inveja" a pura ignorância, pois hoje já consegui ler aqui que o "Eusébio NÃO era um Português de nascimento", ora isto só tem 2 palavras PURA IGNORÂNCIA…

    • Ricardo.
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:38 pm

      É uma figura controversa, ainda que não o admitam.
      Não atingiu o penhasco da dignificação ética para que possa ser integrado no Panteão Nacional, ainda que não o admitam.
      Como disse num comentário anterior, ainda que pessoalmente esteja contra a sua entrada no Panteão, admito que pudesse vir a ser integrado, mas não nas condições em que foi. Que quero dizer com isto? Quero dizer que foi tudo precipitado, só sensivelmente dentro de 10/20 anos, seja quanto for, se iria perceber o que Eusébio significava realmente para a Pátria, e se seria um daqueles que da lei da morte se libertou.
      Mas isto mais uma vez vem comprovar a mediocridade de país que temos, se no Panteão Nacional de outros países se encontram grandes nomes da ciência, da filosofia, no nosso vamos ficar repletos de jogadores de futebol.

    • Pedro Miguel Garcia
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:56 pm

      Acho que a questão não é tanto o Eusébio merecer ou não, é mais que justo, e até peca por tardio. No entanto, nem todos temos de gostar do Eusébio, pois não? A questão é que os Benfiquistas também só gostam porque o "Pantera Negra" foi jogador do Benfica. Essa teoria de que as pessoas não gostam porque é do Benfica, aplica-se exactamente da mesma forma ao contrário. Querem exemplos? Todas as pessoas que conheço que não gostam do Ronaldo admitem que é única e exclusivamente porque veio do Sporting… E agora? Que dizem a isso?

      Estou farto de dizer, idiotas há em todo o lado (desculpem VM), parem de fazer parecer que é tudo clubite.

      Nota – Eu não gosto do Eusébio, nunca gostei, e sim sou do Sporting, mas sempre disse que o mesmo merecia um lugar no Panteão, por tudo o que fez por Portugal!

    • Pedritxo
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 3:51 pm

      acho que disse quase tudo, ha piores nomes para chamar as pessoas que nao o querem la, e mais do que justo, toda a gente sabe que portugal era conhecido pela grande amalia(se calhar tambem nao deveria tar la, porque "so" cantava) e eusebio.
      Nunca se pode comparar nomes, cada um tem as suas virtudes por estar la.

      Ricardo.,
      O seu comentario revela um mau conhecimento da nossa historia, nos seremos dos paises com maior e melhor historia do mundo e o nosso panteao esta bem, poderia se por mais alguns nomes e tirar 1 ou outro, mas de resto esta no ponto.
      Em relaçao a so termos jogadores de futebol, so iremos ter 1, talvez 2 quando ronaldo for.
      Eu tenho orgulho no passado do meu pais, no meu pais apesar do que passamos recentemente com a crise e ainda vamos continuar a passar.

    • Ricardo.
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 4:21 pm

      Pedritxo,

      Talvez haja um pouco de ingenuidade da sua parte. E desconhecimento, também. Já que me acusa de ser mau conhecedor de história, penso que posso retribuir.
      Portugal teve o seu auge com os Descobrimentos. E não mais se descobriu. Se acha que sim, é consigo. A expulsão dos judeus, mentes argutas e brilhantes em qualquer sociedade, no reinado de D. Manuel I, e posteriormente Alcácer Quibir terminam com a maior parte das elites intelectuais do país. Apesar de termos tido figuras notáveis, não nos podemos comparar a países como Alemanha, Inglaterra e França. Então no que toca à ciência, o obscurantismo foi notório e duradouro em Portugal. Foi nisto que assentou o meu comentário.

      Espero que tenha demonstrado algum conhecimento de História, suficiente para si, claro, que tão facilmente depreende conhecimentos de história de pequenos comentários.

      Continue com a ideia que o Panteão está bom e que a nossa História é das melhores do mundo, mas lembre-se, a História não é estática, vai-se construindo gradualmente.

      E eu também tenho orgulho no passado português. Mas mais que isso, tenho consciência também do que fomos e do que não fomos. É um orgulho que não é cego, mas sim crítico-reflexivo.

    • Sombras
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 4:59 pm

      Nunca me irei opor à entrada de Cristiano Ronaldo no panteão nacional se assim for, da mesma maneira que não me oporia à entrada de qualquer merecedor da mesma insígnia.

      Para mim o Panteão Nacional é a suprema condecoração póstuma da República Portuguesa, é algo que é atribuído a alguém que é (ou devia ser) consensual no País. E ainda ninguém no desporto Português o conseguiu fazer para além de Eusébio da Silva Ferreira. Aconselho-vos a rever o funeral do mesmo, vivamente, e vejam a demonstração popular a que se assistiu. Veja-se a quantidade de pessoas que foi para a rua naquele dia. Eusébio não é só um símbolo do Benfica, ou do futebol. É um símbolo de Portugal, da Lusofonia, de todos os milhões de africanos que falam a língua de Camões, de toda a comunidade portuguesa espalhada pelo mundo. Toda a gente sabe quem era Eusébio. Agora deixo no ar: tirando os que lá estão, e Aristides Sousa Mendes, quem é que merece mais ir descansar com os heróis?

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 5:28 pm

      Sombras

      Respondendo à tua questão, talvez pusesse lá o Egaz Moniz (creio que não está, pelo menos há uns anos atrás não estava), já foi prémio Nobel da Medicina e teve descobertas muito importantes na área…

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 6:03 pm

      Já que toda a gente fala em Ronaldo, porque também não falar em Mourinho?

      Não sei o que diga, mas será por ter um passado de um clube fora do centralismo que todos muitos detestam?

      Ass: Pedro V.

  • Rúben Cardoso
    Posted Fevereiro 20, 2015 at 1:27 pm

    Totalmente de acordo com a ida dos restos mortais do Eusébio para o Panteão Nacional.

  • Kafka I
    Posted Fevereiro 20, 2015 at 1:37 pm

    Esta ida para o Panteão é para mim um NÃO-assunto, pois em momento algum para mim teve sequer em questão a sua ida para lá, por tudo o que fez e deu a Portugal…seria um ESCÃNDALO se ele não fosse para lá..

  • Kafka I
    Posted Fevereiro 20, 2015 at 1:38 pm

    Quanto ao Vieirinha, a sua qualidade não justifica 4 milhões de eur/ano, mas quando se tem como dono a Wolkswagen, podem-nos dar ao luxo destas extravagâncias..

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:26 pm

      É Volkswagen.
      Aquilo anda pouco, mas é fiável e durável. O carro, não a equipa.

      O Sporting devia ir pedir patrocínio à Peugeot.

    • Avbbs
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:28 pm

      O preço de mercado dos jogadores é aquele que os clubes estao dispostos a dar por eles. Esta frase nao serve apenas para valores de rescisao de contrato.

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:50 pm

      Nuno R

      Ainda estou à espera do comunicado a cortar relações com a Auto-Europa :)

      Avbbs

      Há imensos jogadores no mercado melhores que o Vieirinha e mais baratos, portanto digamos que o Wolfsburgo das duas uma, ou não teve "Visão de Mercado" suficiente para ir buscar um jogador a um preço inferior, ou até teve, mas como tem um "Pai, vulgo volkswagen" rico, nem teve para se chatear muito e ficou com o que tinha à mão…

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 3:25 pm

      Ainda falta a segunda mão, calma… toma uma aspirina.. ou três… ouvi dizer que há uma empresa alemã que fabrica umas jeitosas.

      (o Wolfsburgo joga com gajos demasiado grandes, devia ser proibido…)

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 3:37 pm

      Nuno

      ehehe boa analogia :)

      PS: Mas se te recordares em Dezembro fui dos poucos Benfiquistas que não precisou de aspirina porque já na altura dizia que só vencíamos o campeonato se não tivéssemos nas competições europeias, devido a não termos banco :)

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 3:53 pm

      O Benfica não precisa de banco, tem o Peter Lim.

      (mas sim, eu concordo… e no fundo, o Jesus também, ironias à parte)

  • João Dias
    Posted Fevereiro 20, 2015 at 1:39 pm

    É incrível a hipócrisia do Benfica à volta do Eusébio.

    O Benfica serviu-se dele até quando quis. Chegou uma altura em que o Pantera Negra disse que queria dar um novo rumo à carreira e recambiam-no para os Estados Unidos.

    Ele quis voltar mas o Benfica não o aceitou. Não lhes quis ajudar.

    Valeu o Beira-Mar que foi o único que lhe estendeu a mão quando ele mais precisava. Ele ficou eternamente grato ao nosso clube.

    Ele é que é no nosso Rei, não é o vosso. Vocês serviram-se dele e deitaram-no ao lixo como se fosse um brinquedo.

    Eu sei que isto foge ao politicamente correto mas é a verdade nua e crua.

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:23 pm

      Porque é que há hipocrisia do Benfica ao dia de hoje face ao Eusébio, explica lá?

      Houve pessoas dentro do Benfica que não trataram o Eusébio da melhor forma, no entanto isso não invalida que as pessoas que vieram a seguir tivessem percebido o erro e o tivessem chamado de volta para o Benfica, portanto onde está a hipocrisia explica-me lá?

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:28 pm

      Às vezes uma pessoa fica sem palavras ao ler certas coisas,entre mentiras e baboseiras,deixa de ser parvo homem!

    • Stanley
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:32 pm

      Paraste no tempo entre 1975 e a altura em que o Eusébio voltou ao Benfica como embaixador? Se há coisa que o Benfica fez foi Honrar a sua história como símbolo do clube. Coisa que nunca Porto ou Sporting souberam fazer. Segues alguma máxima de "um disparate por dia…"? Haja paciência.

    • VitorJBMendonca
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:35 pm

      O salário que ele recebia para "representar" o Benfica e a pensão que a viúva ficou a receber também foram/é pago(s) pelo Beira-Mar.

      O teu comentário é só ridículo!

    • Luke Van Diesel
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:38 pm

      Kafka não ligues.

      O Beira-Mar é pequenino, e como pequenino que é, tem de ter algum meio de arranjar atenção. O Eusébio jogou 15 épocas no Benfica, ganhou tudo o que ganhou, mas não é o nosso Rei. É rei do clube em que jogou 1 ano já em final de carreira. Esta estupidez está mesmo ao nível do patriotismo doentio, algo já comum no user

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:54 pm

      É verdade que o Benfica ajudou o Eusébio, que de outra forma estaria condenado à miséria, como muitos futebolistas daquele tempo, mas o clube também deve ganhar umas boas massas com a exploração da sua imagem (assumo que a família receba royalties?).

    • João Dias
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 4:55 pm

      Luke,

      Pequeninos mas honrados. Fomos os únicos que lhe estendemos a mão quando ele mais precisava.
      O Benfica não o ajudou. Ele quis regressar ao Benfica e não o deixaram voltar.

      Tudo isso ( pensão da viuva e afins ) só serve para alimentar a ideia de que o Benfica lhe tratou lindamente o que não é verdade.

    • Rodrigo M
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 5:35 pm

      João Dias eu fiquei sem palavras… Mas pela negativa. Já agora, o Jardel também foi um avançado letal e com maior fama no Beira-Mar… Qual Sporting, qual Porto…

      Quanto ao Eusébio, decisão normal. O panteão nacional reúne as figuras ilustres de várias áreas, desde a cultura e desporto à liderança efetiva do país ou pessoas marcantes de momentos decisivos da nossa história. Assim, Eusébio tem o seu lugar no panteão. Mas atenção: Eusébio não é um símbolo nacional. Isso é algo que apenas figuras míticas com uma preponderância tal no país (leia-se D. Afonso Henriques, pelo nascimento da Nação, Camões, pela consagração da Língua Portuguesa e pela produção da única epopeia portuguesa e uma das Únicas da História Mundial, e apenas mais umas poucas figuras) alcançam. Eusébio é uma enorme figura, no topo juntamente com CR, do desporto nacional. Um símbolo do desporto nacional. E é assim que deve ser relembrado.

    • Ricardo
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 8:23 pm

      Veio um ano para o Beira-Mar depois de sair do Mexico, mas o senhor Joao Dias esqueceu-se de dizer que o Eusebio como nao tinha mercado nenhum e ninguem lhe dava a mão que depois do beria-Mar ainda fez mais 4 épocas nos Estados Unidos e 1 no Uniao de Tomar, logo ve-se que ele tinha dificuldades em arranjar equipas.

  • Karabatic15
    Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:03 pm

    Demonstra o poder esbanjador do Wolfsburgo também.

  • João Vieira
    Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:05 pm

    Que o homem mereça estar no panteão isso nem discuto… Agora ter os partidos todos a falar de um fair play inquestionável de um homem que disse que não marcava golos a sua antiga equipa quando jogou no beira mar…

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:30 pm

      Falta de fair play seria esconder o seu amor ao Benfica. Eu sei que é difícil para muita gente entender o que significa amar um clube.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 3:26 pm

      Amar um clube nada tem a ver com o profissionalismo. Um exemplo disso é o Rui Costa… chorou, mas primeiro fez o que tinha a fazer, marcar o golo! Ou agora por esse sentido, o Rui Costa não ama o Benfica? Pois.

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 4:11 pm

      E onde é que eu disse que amar um clube era apenas e exclusivamente não marcar golos?
      Além de serem situações diferentes,já que o Eusébio já tinha 30 e muitos anos,o jogo com a Fiorentina era um amigável.

    • João Vieira
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 4:13 pm

      Exacto… LuisRafael

  • Logen
    Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:07 pm

    Ténis em 2 minutos…
    Bem , peço desculpa a invasão do post, mas penso que é por um bom motivo.
    Um apanhado do que tem sido esta semana ao nível tenistico .

    Tomic :Em grande forma, a confirmar aquilo que disse anteriormente ,se estiver focado e trabalhar, o futuro será risonho ,tem um ténis muito fluído, com boas variáveis ao longo do encontro .
    Está a fazer um grande Dalrey Beach ,e hoje encontra Y.Nishioka ,jovem, que me referi á cerca de três semanas, (e já tinha referido noutro post á cerca de 4meses ) com largo futuro ,mas hoje Tomic , é claro favorito .
    (Tomic dentro de 4/5 meses tem que estar nos 25 primeiros ou então será uma desilusão para mim .)

    João Souza : O Brasileiro ,tem me surpreendido nas ultimas 2 semanas , quando o via (e já o acompanho á cerca de 3 anos) ,via um tenista muito limitado ao fundo do cort ,com quebras de qualidade de jogo constantes ,hoje bem mais consistente é claramente o melhor Brasileiro do circuito ,precisa de dar continuidade ao que fez nestes 2 primeiros meses de 2015. Hoje encontra Haider-Maurer ,que eliminou Robredo em menos de 1hora.

    Monfils : Quem não gosta do Françês ?! Se as lesões não tivessem aparecido não tenho duvidas que era um dos 5 melhores jogadores do circuito ,está de regresso á boa forma ,sempre com os suas estravagâncias para o Youtube ,mas constante e focado .

    Nadal:Nos dois jogos que fez pareceu melhor no capítulo físico ,veremos as próximas semanas.

    Outros destaques eram bem mencionados ,mas a meu ver, estes são os destaques desta semana.Obrigado
    Logen

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 9:11 pm

      Logen, bela iniciativa. Eu não tenho acompanhado muito tênis mas gosto de estar a par, obrigado.
      Eu tenho feito mais ou menos o mesmo mas com ciclismo de vez em quando vou dizendo os meus destaques para quem quiser ver.

      Rafael

  • Dr. Bayard
    Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:09 pm

    Não questiono a presença de Eusébio no Panteão Nacional.
    Compreendo os critérios e a decisão.
    Agora pergunto, para onde vão, após a morte:
    Carlos Lopes (1 Medalha de Ouro Olímpica e 1 de Prata; 3 vezes Campeão do Mundo de Corta-Mato);
    Rosa Mota (1 Ouro e 1 Bronze Olímpicos; 1 vez Campeã Mundial Maratona e 3 vezes Europeia);
    Fernanda Ribeiro (1 Ouro e 1 Bronze Olímpicos); Campeã Mundial e Europeia 10000 metros;

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 3:16 pm

      Se compreende os critérios essas questões em modo comparativo não fazem sentido algum… Mas pergunto eu, acredita mesmo que que a notoriedade internacional (sem questionar o orgulho e significado de todos esses feitos) dos atletas referidos se aproxima sequer do que foi Eusébio?
      Pergunte aos seus Avós se tiver a felicidade de ainda os ter presentes e talvez ganhe alguma noção.
      Para não GENERALIZAR digo que suspeito que a GRANDE MAIORIA dos objectores desta Honra ao Rei não sabem patavina da História de PORTUGAL e apenas conseguem ver o Eusébio ligado ao Benfica…

      Rui Carvalho

    • João Lains
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 3:32 pm

      Mas tu achas que as pessoas agora vão para o Panteão Nacional com base no palmarés? Às vezes faz-vos falta conhecer o mundo real.

    • Dr. Bayard
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 5:01 pm

      Provavelmente não sabe que o país ficou parado a ver Carlos Lopes ganhar em Los Angeles. Sim, o país todo parado! Algo que parecia impossível na altura, hoje ainda mais. Carlos Lopes era o Ronaldo da altura!

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 6:14 pm

      Rui Carvalho,

      A vitoria do Carlos Lopes, foi só a abertura para mostrar a um pais inculto, EUA (e que nem conheciam o "soccer") que Portugal não era um pais de Africa mas sim da Europa…

      Sendo eu Portista poderia falar da Rosa Mota ou Fernanda Ribeiro, mas na verdade Carlos Lopes foi o topo do orgulho de ser Português.. Estes também elevaram mesmo por Portugal ( e possivelmente com menos condições), por isso não vejo o porque de criarmos diferenças…

      Ass: Pedro V.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 8:43 pm

      Os americanos não sabiam o que era futebol mas tiveram lá os melhores jogadores de sempre como Pélé,Cruyff,Beckenbauer,Neeskens,Best,Eusébio que até tem uma estátua no estádio Gillette em Boston mas não o conhecem nem futebol o que não falta são americanos a conhecer o Carlos Lopes.
      Sinceramente o português é mesmo um povo invejoso e ódioso.

      Filipe Ribeiro

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:17 pm

    Estamos de facto num país onde não se percebe que raio de rumo é este. Como é que é possível que o Eusébio (e sem querer aqui por em causa o seu nome ou o seu legado), e personalidades como o Eça de Queirós não esteja presente no panteão..
    Já dizia este saudoso escritor: já não se sabe se estamos "perante homens deputados, ou homens deputedos."
    Luís

  • Anti-Dantas
    Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:18 pm

    Deixo aqui uma pergunta, será que quando Pinto da Costa morrer também irá para o Panteão? é que se vamos pelos argumentos dados no caso do Eusébio, Pinto da Costa, ainda está acima… 2 Ligas dos Campeões, 2 Ligas Europa, 2 Taças Intercontinentais, etc, etc. A acrescentar ao facto de ter transformado um clube regional, num clube mundial.

    Vamos esperar por esse dia, e ouvir a opinião dos benfiquistas… porque para mim, Eusébio não é uma figura imparcial, é uma figura do Benfica… tal como Pinto da Costa é do Porto… ou pretendem que o Benfica seja Portugal?

    Joaquim Agostinho, António Livramento, Coluna, Jesus Correia, etc. não mereceriam também?!?

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:28 pm

      Resumidamente tu não percebeste minimamente o porquê do Eusébio ter ido para o PAnteão, mas também não te vou explicar, porque a partir do momento em que defendes que alguém que até já foi julgado e condenado por corrupção (sim teve 1 ano e tal suspenso ou lá o que foi) deve ir para o Panteão, estás apresentado…

    • Stanley
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:34 pm

      Mas alguém conhece o Pinto da Costa lá fora, excepto raras excepções (passe a repetição)? A sério que há comparação entre a importância para o nome de Portugal de Eusébio e todos esses outros – magnificos – desportistas? Menos clubite!

    • Jason Duds
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:44 pm

      Ahah Stanley essa foi boa! Então ninguém conhece o Pinto da Costa fora de Portugal? Ele que até já foi ao Dubai receber o prémio de melhor presidente do Mundo. Olhe que há coisas…

    • Anti-Dantas
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:52 pm

      Para quem se esquece da história é melhor recordar…

      "A 5 de janeiro de 1977, Eusébio defrontou o Benfica pela primeira e única vez na carreira, ao serviço do Beira-Mar. O Pantera Negra recorda esse dia em entrevista à RTP, que passa esta quarta-feira, às 21 horas. E confessa que não fez tudo o que estava ao seu alcance. Muito longe disso…

      "Já tinha avisado o treinador do Beira-Mar, o Manuel de Oliveira, que não ia rematar à baliza. 15 minutos antes do jogo fui ao balneário do Benfica e avisei para que não se preocupassem, pois não ia marcar golos".

      E assim foi. "Não rematei, não marquei faltas nem grandes penalidades… andava lá no campo só a passar a bola aos outros. E nesse ano o Beira-Mar ganhou ao Sporting e o Benfica foi campeão", recorda."

      É esta a figura que representa o Pais, e não o Benfica?!?!?! Menos clubite, digo eu…

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 3:14 pm

      Anti-Dantas

      Mas tu tens a certeza que queres falar de histórias e depois vens falar do Pinto da Costa? conheces uma coisa chamada Youtube?? queres ouvir uns telefonemas engraçados sobre frutas, e café com leite?

      Isto há com cada um por aqui…mas uma coisa é certa, parvo sou eu em te estar a dar conversa…

    • Anti-Dantas
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 3:25 pm

      Kafka,

      Eu não concordo que Pinto da Costa vá para o Panteão… apenas comparei com Eusébio, para verificar que não é assim tão simples essa unanimidade sobre o Eusébio, como também não há sobre PdC…

      Quanto ao referido jogo do Eusébio pelo Beira Mar contra o Benfica, é engraçado mas poucos benfiquistas conhecem esta história, que nos tempos de hoje daria pano para mangas… contrariando a imagem que temos hoje dele, pois não foi nada sério o seu profissionalismo nesse jogo…

  • Nuno R
    Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:25 pm

    Se Eusebio merece o panteao (nem discuto), que dizer de Rosa Mota, Carlos Lopes ou Joaquim Agostinho?

    Ah, espera… o único desportista português que possa vir a receber tal honra é o Ronaldo.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:48 pm

      Até podemos falar de dirigentes.. Pinto da Costa não fez o suficiente para lá estar? Muitos falarão da corrupção e bla bla, mas a realidade é que nunca foi condenado. Sempre ilibado, seja porque razões forem. Fala-se de Eusebio, fala-se de Ronaldo, o PdC é o equivalente a eles no dirigismo portugues. Nunca nenhum jogador ou dirigente ganhou tantos titulos pelo Porto, Portugal, como ele. Se retirarem o clubismo e o ódio irão entender o que eu estou a dizer. Digo eu, BradleyPitt

    • Rúben Cardoso
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:49 pm

      Concordo que esses também deveriam ir para o Panteão Nacional. Cada um à sua maneira, e à sua dimensão, levaram o nome de Portugal aos quatro cantos do mundo.

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 3:15 pm

      O Pinto da Costa nunca foi condenado????

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 3:28 pm

      à sua dimensão??
      Porra, o Carlos Lopes é conhecido internacionalmente!! Aposto que mais portugueses fizeram uma directa naquela noite de 84 do que alguma vez verão um jogo da Selecção.
      Ah… e o Carlos Lopes apareceu nos Simpsons :P

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 3:29 pm

      Kafka, na Justiça não.
      Na desportiva foi condenado, mas até acho que o recurso lhe foi favorável (aqui não tenho a certeza)

    • G
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 3:56 pm

      Nuno R, só mais uma achega. O Carlos Lopes após ter vencido a maratona de LA 1984, foi recebido na Casa Branca pelo então presidente Reagan num encontro a três (presidente, Carlos Lopes e João Rocha).

    • G
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 5:05 pm

      Em 1984, Lopes foi Campeão do Mundo de Corta-Mato, rebocou Mamede para o record do Mundo de 10 mil metros e foi campeão Olímpico da Maratona, tudo isto, contribuiu para que os jornalistas espanhois o elegessem como o "Melhor Desportista Mundial" do ano de 1984. O prémio foi entregue, em Madrid, pelo Rei D. Juan Carlos…um perfeito desconhecido em Espanha e nos EUA

    • Sombras
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 5:06 pm

      Desses todos Carlos Lopes é o único que poderá ser um dia eleito para o Panteão Nacional.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 5:30 pm

      O Carlos Lopes apareceu num episodio dos simpsons, mas ninguem o conhece. lol. Òbvio que não é comparavel com a Amalia ou o Eusebio ou Ronaldo, até mesmo Figo, Deco, Rui Costa e muitos mais. Mas será Almeida Garrett, Sophia de Mello e etc mais conhecidos que esses? É tudo uma questão de critério. Digo eu, BradleyPitt

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 7:23 pm

      Acredita que deve haver mais gente a conhecer a Mariza que a Amália

  • Herculano
    Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:48 pm

    Nao concordo com a ida de Eusebio par ao Panteao Nacional. O conceito de "panteonizar" pessoas depois da morte e' arcaico e promove uma ideia de beatificacao de seres humanos. As pessoas devem ser homenageadas em vida pois e ai que marcam o seu papel na historia, onde estao sepultados e indiferente.
    O Eusebio dos ultimos 20 anos era uma figura benfiquista, que nao se confunde como muitos tentam, com uma figura incontestavel de toda a nacao.

    A historia da "nacionalizacao" de Eusebio, impedido por Salazar de sair do Benfica esta ligada aos tempos em que o Estado fazia daquele clube a sua bandeira, o trafico de influencias resultou num clube ser apoiado por 60 ou 70% da populacao de uma pais (como apregoam).

    O que mais admiro em Eusebio foi ter sido o simbolo do futebol nacional, enquanto jogador da selecao, aclamado por todos numa epoca em que o racismo era ainda mais prevalente que agora.

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 3:18 pm

      E tinha de vir a mentira do estado novo e o Benfica…o Benfica era tanto o clube do Estado Novo que até de hino teve de mudar, porque o hino era contra o regime…o Benfica era tanto do Estado Novo que NUNCA teve dirigentes do Estado Novo no clube, ao contrário do Porto e Sporting que tinham imensos dirigentes que pertenciam ao Estado Novo

      Tu és mentiroso compulsivo, ao inventares que o Benfica é que era o clube do Estado Novo..quando quiseres falar de História, primeiro vai informar-te e não fales de cor, para não seres mentiroso e consequentemente patético…

    • Herculano
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 3:42 pm

      Caro Kafka,

      Voce e' um arauto da verdade! E os argumentos sao o "vai-te informar" e "nao sabes do que falas", "falas de cor "… tem realmente uma profundidade argumentativa brilhante.

      E chamar-me de mentiroso compulsivo é apenas cobarde.

      O estado proibiu a saida de Eusebio do benfica quando teve uma oferta do real madrid . O SLB e os seus sucessos internacionais eram moeda de propaganda do regime. Pode-se descabelar todo que nao muda a historia.

      Voce nao consegue discutir ideias e nao aceita factos que nao lhe interssam para a sua argumentacoa perniciosa, e pior, é mal-educado e desrespeitador.

      Bem-haja e seja mais moderado!

    • Octávio Alvarez
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 3:46 pm

      Sou do Sporting (ponto prévio) e parece-me que o Panteão deve estar reservado a quem prestou serviços ou defendeu com dignidade o nosso País, logo, parece-me que Eusébio cumpre os requisitos. Que a sua falta de cultura tenha provocado momentos menos bonitos não me parece ser importante nesta altura, até porque é conhecida a sua infância difícil. Agora, respeito a opinião dos outros, e peço ao VM que não deixe que este site se transforme num campo de batalha, onde comentadores que nem se identificam pelo nome insistem em dar lições de moral a todos os que de si discordam. Saudações Desportivas.

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 3:54 pm

      Sou mal educado porque te confrontei com a verdade, é esse o teu problema…dizeres que o Benfica era o clube do Estado Novo é mentiroso da tua parte, numa tentativa (qual Goebbels) de transformar uma mentira em verdade, só porque tu assim o queres.

      O Porto e o Sporting tinham dirigentes do Estado Novo, queres mais favorecimento que este?

      O Benfica teve Presidentes que foram perseguidos pela PIDE (Félix Bermudes) e teve outros que foram obrigados a se demitir por estarem conectados com a oposição (Júlio Costa), e enquanto isto o Porto e o Sporting estavam carregados de dirigentes que pertenciam ao Estado Novo…

      O Hino do Benfica era "Avante Benfica" e o Benfica foi obrigado a mudar o hino, por ser uma afronta ao regime…

      E podia continuar, mas não adianta…vieste para aqui mentir e insinuar mentiras e ainda achas que tens razão…

    • LM
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 4:41 pm

      O Lugar do Eusébio deveria ser no Estádio da Luz, onde semanalmente as pessoas lhe pudessem homenagear, fossem do Benfica ou não, penso que o Panteão nacional não é adequado para receber artistas como Amália, Escritoras como a Sofia de Mello Brayner, ou agora o Eusébio, o Panteão nacional deve ser para questões políticas e que tenham mais a ver com nacionalismos do que areas transversais que nada tem a ver com isso…

      Isto é um dos exemplos onde a política tira proveito daquilo que a população gosta para "agradar", mas com toda a sinceridade o Eusébio ficava bem melhor se lhe fizessem um local no estádio da Luz junto a sua estátua, era melhor inclusivamente para o seu clube, porque poderia receber visitas de pessoas vindas do estrangeiro…

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 9:20 pm

      O verdadeiro clube do estado novo era o Belenenses clube esse que recebeu o estádio do restelo como oferta de Marcelo Caetano se não estou em erro. Quanto ao estado novo ter proibido a saída do Eusébio para o estrangeiro a quando do seu auge é verdade compreensível e nada tem haver com o Benfica ser beneficiado mas sim o pais pois Eusébio era o estandarte de Portugal no mundo.

      Rafael

  • m1950
    Posted Fevereiro 20, 2015 at 2:55 pm

    Antes de mais quero dar os meus parabéns ao Presidente do Benfica Luís Filipe Vieira pela dignididade que deu ao Eusébio ,o reconhecimento da sua valia pelo Benfica , enquanto homem e simbolo de um clube. Não fosse a atitude irreprensível de Vieira e provavelmente não havia Eusébio nenhum no panteão, sendo que nenhum elevou tão alto o nome de Portugal , na altura país isolado por Salazar , não estar lá era um crime lesa pátria , defendido por alguns incautos porque Eusébio era do futebol.

    Isto é uma coisa , outra é o que anda o senhor António Costa a fazer há uns 3 anos com o Benfica , nada justifica que se de a um troço da segunda circular troço Eusébio senão um patético populismo , isto depois de se achar que se devia fazer uma estátua que não duraria sequer 1 dia. Agora temos um perdão de impostos em 1,8M de euros , quando não perdoam um centimo a empresas pequenas.

    • Sombras
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 5:08 pm

      Isso do troço da 2ª circular é para que a morada oficial do Estádio da Luz seja Avenida Eusébio da Silva Ferreira

    • Márcio Cunha
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 11:28 pm

      Sim foi para a morada, vai ser morada única alias nem numero tem, Não vejo mal nenhum relativamente a ser atribuído o seu nome a 2ª circular, pelo contrario uma bela homenagem, ja o mesmo não posso dizer em relação ao perdão.. é uma vergonha.. Se Costa pensa que ganha votos com isso bem se engana!!

      Sinceramente tenho dificuldade em entender como se questiona a ida de Eusébio para o Panteão, só quem desconhece o que Eusébio representava para muitos portugueses (não só benfiquistas) e mesmo a nível mundial (admiração dos britânicos,uma estátua e o nome de uma avenida nos EUA em sua homenagem, etc..), pode defender a não ida para o Panteão!!

      Para mim é inquestionável que Eusébio dignificou e em muito Portugal, a prova esta no reconhecimento mundial no dia da sua morte!! Nos próximos 50/100 anos, poucos ou nenhum português será alvo das homenagens e tributos que Eusébio foi a nível mundial!! Para os que desvalorizam o futebol, o único que provavelmente conseguirá chegar a esse patamar ou até ultrapassar, será um futebolista de nome Ronaldo!!

  • nuno cabeca
    Posted Fevereiro 20, 2015 at 3:36 pm

    Ums dizem que não é português outros comparam com carlos Lopes e rosa mota por amor de deus estes dois foram grandes símbolos do desporto nacional mas Eusébio foi enorme jogando Portugal coisa que nem o Ronaldo fez se Ronaldo não saisse não tinha metade da fama nem era o jogador que hoje é , Eusébio é conhecido por todo o mundo jogando num clube português . Eusébio e amalia foram enormes monstros num tempo em que não havia nada do que existe hoje , Ronaldo ou messi fazem um drible e passado 5 minutos já foi visto por milhares de putos, a lady GaGa faz um cover e amanha já é dos mais vistos por todo o mundo isso no tempo destes dois senhores não existia . Eusébio é um símbolo do pais uma bandeira que elevou o nome de Portugal aos 4 cantos do mundo hoje tenho vergonha de dizer que o grande king tem mais peso la fora que dentro deste país….

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 4:32 pm

      Podia-se dizer o mesmo sobre outros do passado a começar por Matateu que vi jogar e para mim muito melhor que Eusébio.Matateu era um portento física e tecnicamente, mas teve o azar de ter nascido quando o futebol em Portugal ainda era amador.Para além dele o Travassos, o Peyroteo ainda hoje o jogador português com a média mais elevada de golos marcados por jogo, como também o Arsénio, o Hernâni, etc.etc.

      Acho sempre engraçado, quando alguém diz que fulano ou beltrano, foi ou é o melhor jogador do mundo.Faz a afirmação, como se tivesse visto jogar todos os jogadores de futebol dos últimos 100 anos.

      Cerveira

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 5:48 pm

      Sempre bom ver pessoas com pelo menos 70 anos a usar as novas tecnologias.

      Filipe Ribeiro

    • Rui
      Posted Fevereiro 20, 2015 at 8:23 pm

      Nuno cabeca concordo inteiramente consigo! Eusébio no seu minuto de silencio teve muito mais respeito lá fora do que ca.. E eu questiono me porque? Acho vergonhoso falarem mal de um senhor que deu tudo pelo nosso país, mesmo com a sua condição física deficitária nunca deixou de apoiar Portugal! O mesmo tenho a dizer de Ronaldo que e uma pessoa que eleva o nome do nosso país e ajuda pessoas não para reconhecimento mas porque quer (não e como certas pessoas que dão 5 euros a ajudar e depois aparecem logo nas revistas) mais respeito por estes senhores! E sim sou benfiquista com muito orgulho

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 20, 2015 at 4:08 pm

    O grupo Wolkswagen, no ramo automóvel é o maior do mundo e por isso mesmo é muito rico.Como é o proprietário do Wolskburgo, não é de admirar que o clube seja poderoso.

    Cerveira

  • Daniel Vargas
    Posted Fevereiro 20, 2015 at 5:00 pm

    Concordo inteiramente que tenha sido tomada esta decisão.

    A questão que coloco agora é se daqui para a frente todos os grandes desportistas vão parar ao panteão (Figo, Ronaldo, João Pinto, Jardel, etc)?

  • Rui
    Posted Fevereiro 20, 2015 at 8:16 pm

    Acho incrível pessoas a tentarem argumentar ou sei lá o que seja sobre Eusébio não ir para o panteão! Neste momento estou em Estocolmo e sabem de quem e que falam os suecos sobre Portugal em primeiro lugar? Sim e Eusébio! Porque tanto ódio por um homem que sempre foi um gentleman e sempre pautou pelo fair play? E tudo por não ter sido um intelectual? Pois mas ha ai muitos "intelectuais" que estão a arruinar o nosso país mas por saberem falar e que são melhores? Eusébio por amor a pátria e por a pátria o amar tanto e que não teve o seu devido reconhecimento internacional! Acho baixo e sujo pessoas falarem mal do Rei quando se viu uma despedida emocionada como se viu.. Eu pessoalmente não vi Eusébio a jogar e nunca estive com ele mas pelo que ouvi e vi de pessoas próximas a ele foi um ser humano e um jogador fora do normal.. Ainda quando vejo as imagens do seu enterro choro porque foi sem dúvidas um ser humano incrível e ainda ha pessoas que o tratam mal.. Se fosse brasileiro..

  • MGS
    Posted Fevereiro 20, 2015 at 8:20 pm

    Se um país é tão vidrado no Futebol é claro que vai meter o Eusébio e o Ronaldo no Panteão. Ao fenómeno Eusébio não assisti mas vocês estão todos muito enganados se acham que o Ronaldo enalteceu a figura de Portugal. Vender camisolas estampadas da selecção não serve muito bem o efeito. Viva Portugal!

Deixa um comentário