Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: “Já ganhei o campeonato três vezes e ninguém me fez guarda de honra”

Jorge Jesus comentou o facto do Benfica ter optado por não fazer guarda de honra ao Sporting: “Não é por mim, é por aquilo que é a tradição no futebol português. Felizmente posso dizer que já venci três campeonatos e ninguém me fez guarda de honra. Isso não é normal. O normal é dar os parabéns, coisa que já fiz. O resto é o jogo. Não mais do que isso.”

67 Comentários

  • ktc
    Posted Maio 14, 2021 at 2:20 pm

    Podia dizer que já perdeu muito mais do que ganhou (são tantas que não sei o número) e também nunca fez guarda de honra ao campeão. Quer dizer como ninguém me faz eu também não faço, assim nunca saimos disto .. E que tal dar o 1º passo? Não era este senhor que queria que o futebol mudasse ? mas ele não está disposto a mudar ? Incrível a incoerência desta personagem

    • Ballack
      Posted Maio 14, 2021 at 3:00 pm

      Ele teve o cuidado de corrigir a primeira pessoa, para indicar precisamente que não é uma tradição nossa. Não entendi ainda qual é o problema. Se há respeito e felicitação do adversário, onde é que está a falta do que seja? O que muda no futebol fazer a guarda de honra? Fosse esse um dos problemas.

      • ktc
        Posted Maio 14, 2021 at 5:44 pm

        E não pode passar a ser uma tradição ? Não é um gesto de fair play ? Só ficava bem fazê-lo, atenção que não tem nada a ver com o SLB, quando digo fazer são todas as equipas que recebessem o Campeão. E assim passavam uma boa mensagem para muitos acéfalos que não percebem que os rivais se podem respeitar.

    • dabide23
      Posted Maio 14, 2021 at 3:05 pm

      o Benfica está repleto desta gentalha básica e que não entente que deviam estar a servir uma causa muito maior do que a soma de todos os seus egos, em vez de se servirem da dimensão do Benfica para esconderem as suas (enormes!!!) falhas…

      urge correr com esta corja do Benfica!

      e, infelizmente, uma vassourada não chega, já vamos tarde!

      o Benfica podia dar o exemplo… é um gesto tão, mas tão básico que só uma cambada de acéfalos como os que lá estão não entende!

  • nelsonpulga
    Posted Maio 14, 2021 at 2:21 pm

    A ele não, mas ao Benfica sim, 2017, Boavista na última jornada demonstrou o respeito ao na altura tetracampeão.

    Também não era tradição, mas para mostrar respeito não é necessário haver tradição seja do que for.

  • coach407
    Posted Maio 14, 2021 at 2:24 pm

    Claro. Parabéns ao Sporting, dar as devidas felicitações e está feito o desportivismo.

    Com qualquer equipa isto nunca é assunto. Como é o Benfica já passou a ser assunto. Não percebo. O Sporting em 2 décadas a ver os outros a ganhar nunca fez guarda de honra a ninguém, mas cuidado que agora foram campeões portanto o Mundo tem de parar para fazer uma vénia. Ai de quem ouse limitar-se a dar os parabéns ao Sporting. Congratular? Só?? Que falta de respeito é essa? O mínimo era ser feriado e durante essas 24 horas todos os não sportinguistas deveriam andar de joelhos à volta do estádio de Alvalade para mostrar algum respeito e desportivismo.

    • JJoker
      Posted Maio 14, 2021 at 3:09 pm

      Ler este comentário foi como assistir a um show de equilibrismo sobre cilindros mas em que o artista escorrega, perde o equilibrio e bate com a cabeça na calçada, fazendo traumatismo craneano.
      Chiça.

      • Joao Silvino
        Posted Maio 14, 2021 at 3:36 pm

        Comentário perfeito. Disseste tudo.

      • coach407
        Posted Maio 14, 2021 at 4:34 pm

        Comentário engraçado vindo do Joker («palhaço» em inglês), um artista de circo. Gostei do testemunho. Vou desculpar os erros ortográficos. Deve ter sido do traumatismo “craneano”.

        • JJoker
          Posted Maio 14, 2021 at 4:52 pm

          Repara que também podes optar pelo “quem diz é quem é, nhã-nhã-nhã-nhã-nhã-NHÃ!”

        • Valderrama
          Posted Maio 14, 2021 at 5:17 pm

          Realmente é um tipo com piada.
          De resto também não percebo a insistência neste não tema.
          Aplicar este hábito em Portugal era meio caminho andado para polémicas todos os anos em que algum clube se recusasse a fazer a guarda de honra. Excelente forma de tapar o sol com a peneira

    • BrunoV
      Posted Maio 14, 2021 at 5:01 pm

      Deves ser daqueles que vai fazer uma guarda de honra ao Vieira…

  • Miguel SADSC
    Posted Maio 14, 2021 at 2:42 pm

    Não foram todos na última jornada?

    • LevonAronian
      Posted Maio 14, 2021 at 2:51 pm

      Só o primeiro.
      13/14 ganhou a 2 jornadas do fim, 14/15 na penúltima jornada

    • Fabio Mendes
      Posted Maio 14, 2021 at 3:05 pm

      Não. :-)

      2009/10 foi na última jornada sim mas 2013/14 foi na antepenúltima e 2014/15 foi na penúltima.

    • DM
      Posted Maio 14, 2021 at 3:11 pm

      Não

      • Miguel SADSC
        Posted Maio 14, 2021 at 3:20 pm

        Tinha ideia que sim, não sei porquê. Sendo assim, quem jogou com o SLB podia ter feito como acho que se podia fazer todos os anos em que isso se proporcionar. Se para o ano o Benfica vencer e for a Alvalade campeão, por mim faziam.

  • Ballack
    Posted Maio 14, 2021 at 2:46 pm

    Até quando se vai falar disto? Bem o JJ aqui, e sobretudo coerente.

  • Paulo Ribeiro
    Posted Maio 14, 2021 at 2:56 pm

    Quando se dá tempo de antena a um não assunto como este…
    É só a mim que me irrita a constante utilização da primeira pessoa pelo JJ? Ou é “já fui campeão três vezes” ou é ” comigo os avançados fazem 30 golos” ou é “não estou habituado a ficar em 3″… É que o Benfica, o clube que ele treina, também não está habituado…
    Que pessoa mais egocêntrica

  • SCP99
    Posted Maio 14, 2021 at 3:00 pm

    Como é suposto mudar-se mentalidades quando as supostas pessoas do futebol se recusam a fazê-lo? Ainda por cima usam o argumento mais ridículo que se pode usar, como no passado não fizeram eu no presente também não faço. Se todas as áreas andassem assim ainda hoje em dia tínhamos tradições como fazer sangrias para curar doenças…

  • dabide23
    Posted Maio 14, 2021 at 3:00 pm

    temo que, se nos continuamos a pautar pelos maus exemplos, o Benfica desapareça ??‍♂️

    não há um bocadinho de desportivismo e civilidade nas pessoas que têm responsabilidades no Clube, infelizmente!

    são estes os exemplos que querem que os Adeptos sigam?!

    era tão fácil saírmos por cima desta situação e ainda obrigava os Jogadores a engolirem as vaidades todas e aplaudirem quem ganhou (muito justamente!) dentro do campo!

    podia ser que para o ano se empenhassem mais…

  • untaxpt
    Posted Maio 14, 2021 at 3:05 pm

    Porque é que a questão da guarda de honra é importante?
    Se fosse uma questão tradicional eu entendia e respeitava agora se nem isso é porque é que tem de ser tema de debate?
    Tivemos treinadores quase a agredirem se uns aos outros , temos dos piores tempos úteis de futebol praticado na Europa , continuamos com uma taxa de faltas por jogo exagerada, a falta de comunicação entre os clubes é sempre quesilenta e provocatória. Mas o que se discute, é a guarda de honra.
    Continuo sem perceber.
    Cumprimentos pra todos

    • Number10
      Posted Maio 14, 2021 at 3:49 pm

      Também acho que estão a exagerar neste assunto, mas para mudar as mentalidades no futebol português é preciso começar por estas pequenas coisas. Os dirigentes em Portugal, confundem a rivalidade com ódio.

    • Pao com Presunto
      Posted Maio 14, 2021 at 4:00 pm

      Podia-se começar a mudar por algum lado…

      • DM
        Posted Maio 14, 2021 at 5:47 pm

        Por exemplo a festejar campeonatos sem adereços ou canticos alusivos a outros clubes

        • T. Pinto13
          Posted Maio 14, 2021 at 6:46 pm

          Que todos fazem.
          Todos têm que melhorar

        • MiguelCosta
          Posted Maio 14, 2021 at 6:52 pm

          Pois é, e ao contrário do que gostam de dar a entender, nenhum dos 3 grandes é exceção. Não há coitadinhos.

        • DiogoC
          Posted Maio 14, 2021 at 7:59 pm

          Mas é o comportamento de meia dúzia de idiotas que deve reger tudo e definir os comportamentos? Desculpa de uma criança de 6 anos…

        • untaxpt
          Posted Maio 14, 2021 at 8:23 pm

          Isto ! É uma questão de mentalidade e isso a responsabilidade é dos representantes da liga , não diretamente dos clubes. Eu como jogador de associação, formado nas distritais, também tínhamos rivalidades locais e nunca no meu crescimento ouve discurso de ódio ou promover comportamentos agressivos para com outras instituições, por isso acredito, que nas formações de clubes profissionais seja a mesma coisa. Logo , o que sobra , seja a comunicação social e a liga de clubes que tem mais possibilidade de massificar uma boa imagem. Mais uma vez a minha opinião não sendo um especialista da matéria.

  • Diogo Gomes
    Posted Maio 14, 2021 at 3:09 pm

    Em 2017 houve sim, JJ a ser coarente. Aliás, nem percebo qual o mal e a polémica, uma questão de saber perder é saber ganhar

    • Fabio Mendes
      Posted Maio 14, 2021 at 3:23 pm

      O JJ estava a referir-se quando ele ganhou os 3 campeonatos pelo Benfica.

      Em 2016/2017 (data da fotografia que publicaste), Rui Vitória era o treinador.

      • Paulo Ribeiro
        Posted Maio 14, 2021 at 3:48 pm

        Esse é o problema do JJ… Fala tanto na primeira pessoa, que depois acontecem estas incongruências…
        Porque o que está em causa é o Benfica fazer uma guarda de honra, não o JJ

        • Fim da oligarquia
          Posted Maio 14, 2021 at 5:29 pm

          Exactamente. Às vezes ao ouvi-lo falar fico com ideias de que ele acha que treina o Jorge Jesus futebol clube e não o Sport Lisboa e Benfica.
          Mas quando foi para lembrar o histórico com o Porto já não lhe apeteceu meter o dele e falou do clube em geral.
          Eu ganho e eles perdem.

      • DiogoC
        Posted Maio 14, 2021 at 7:57 pm

        Mas o JJ é o Benfica? Não está em causa o JJ fazer o que quer que seja. Está em causa o Benfica fazer. E eu nem estou a defender que o faça…

    • Fabio Mendes
      Posted Maio 14, 2021 at 3:23 pm

      Mas independentemente de tudo o resto, o Benfica deveria de fazer a guarda de honra mas no meu clube reina a podridão.

  • J Silver
    Posted Maio 14, 2021 at 3:30 pm

    Também não percebo a insistência neste assunto, o pessoal está demasiado desocupado com o confinamento. Não querem fazer, não façam. No entanto era um bonito sinal de desportivismo se se começasse a fazer cá em Portugal.

  • Number10
    Posted Maio 14, 2021 at 3:46 pm

    Não sei qual é o problema em Portugal para não fazer uma guarda de honra ou a dar os parabéns à equipa vencedora, são gestos simples que mostram respeito. Muitas vezes estes dirigentes e treinadores criticam a violência no futebol mas depois na hora da verdade não têm coragem para ter este tido de atitudes positivas.

  • Elvaspatrimoniomundial
    Posted Maio 14, 2021 at 4:13 pm

    O mais importante a reter desta frase é que “já venci 3 campeonatos”, uma fartura, tendo em conta que treinou 2 crónicos candidatos ao titulo durante 10 anos…
    Rui Vitória tem 2 titulos e 3 épocas e meia, Lage 1 Titulos em menos de 2 épocas, Conceição 2 em 4 épocas…

    • Abbas
      Posted Maio 14, 2021 at 6:35 pm

      Há um pré-Jesus e um pós-Jesus no Benfica. O primeiro título dele é praticamente o equivalente ao do Amorim, só houve o do Trapp lá pelo meio.

      • lipe
        Posted Maio 14, 2021 at 8:11 pm

        Perdão ? Equivalente ao do Amorim ? Estamos a falar da equipa que jogava com Quim, Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Coentrão, Javi Garcia, Ramires, Aimar, Di Maria, Carodozo, Saviola, Nuno Gomes, etc ?

        • Abbas
          Posted Maio 14, 2021 at 9:05 pm

          Esses moços tinham ficado em terceiro no ano anterior, o Coentrão tinha sido emprestado a duas equipas na época anterior, o Saviola não calçava no Real (tipo Adan), o Javi jogava numa equipa banal de Espanha (Feddal). Daqui a 10 anos tbm será ridículo falarmos do onze do SCP como “fraco” pq veremos onde estarão esses jogadores.

        • GabCel
          Posted Maio 15, 2021 at 10:39 am

          exacto

  • JJoker
    Posted Maio 14, 2021 at 4:23 pm

    Resumo dos comentários que estão contra a guarda de honra:
    1. Nunca se fez
    2. Mesmo que se tenha feito, não é hábito
    3. Como não é hábito, não se faz, que o futebol em Portugal está óptimo como está, não mexam mais
    4. “Nhunhunhu” Sporting “nhunhunhu” 19 anos “nhunhunhunhu” 2040
    Conclusão: temos o futebol que merecemos.

    • DM
      Posted Maio 14, 2021 at 5:41 pm

      Então vou te dar uma versão diferente, acho que não se deve fazer porque o Sporting na pele dos seus jogadores e adeptos não se deram ao respeito, a festejar um título que há muito era desejado lá arranjaram espaço para canticos e levar adereços alusivos ao maior clube português, enquanto não existir honra também não merecem a guarda

      • JJoker
        Posted Maio 14, 2021 at 6:38 pm

        Repito: temos o futebol que merecemos.

      • DiogoC
        Posted Maio 14, 2021 at 7:55 pm

        Na vida há 2 tipos de pessoas. Aquelas que agem com base no que acham correcto ou não é as que agem bom base no comportamento dos outros. Estas últimas nunca assumem a responsabilidade pelos seus actos pois a responsabilidade é sempre dos outros. O erro dos outros justifica o meu. Se eles roubam eu também posso, se eles insultam eu também posso, etc, etc. E nunca podem ser responsabilizados pois a culpa é dos outros

        • DM
          Posted Maio 14, 2021 at 8:47 pm

          Responsabilizem me pelos meus actos mas sempre achei aquela treta do “dar a outra face” uma cena parva

          • DiogoC
            Posted Maio 15, 2021 at 10:49 am

            Estou contigo no tema da guarda de honra. Seria uma enorme hipocrisia e não havendo essa tradição, fazê-la no derbi, seria apenas para espezinhar nos jogadores do Benfica (eu soubsportinguidta). A guarda de honra é o resultado de toda uma cultura de fair play. Não as fundações da mesma. Não se começa a construir uma casa pelo teto.

            • DM
              Posted Maio 15, 2021 at 3:03 pm

              É isso que eu penso, acho que o Sporting é o campeão justo, parabéns. Sinto grande respeito e admiração pelo RA que quase me fez ficar feliz por ele, se hoje fosse final da Champions acho que até lhe batia duas palmas no jogo mas acabou, podem criticar se quiserem

        • GabCel
          Posted Maio 15, 2021 at 10:38 am

          Exacto

  • Kacal
    Posted Maio 14, 2021 at 5:02 pm

    Sou o único que faz as coisas na vida com base naquilo que pensa, sente e precisa sem pensar no que o outro faz? Mesmo que o outro até nem faça, eu faço porque me faz sentir bem comigo mesmo e de consciência tranquila. Isto para dizer que nunca lhe fizeram mas ele podia dar o exemplo e mostrar grandeza ao fazer ele. Além disso clubes são clubes, pessoas são pessoas, o Sporting teve presidentes diferentes, direções diferentes, talvez não merecessem antes e agora mereçam. Talvez não fizesse sentido antes e agora faça. Mas é o futebol português que temos, não é hábito nem cultura fazer? Passa a ser, alguém que dê o primeiro passo!

    • Mikenen_PT
      Posted Maio 14, 2021 at 5:59 pm

      Caro Kacal,

      O problema reside na resposta à tua questão….o Jorge Jesus jamais se sentiria bem a prestar homenagem a um recém treinador, que por sua vez foi treinado por ele e a relação entre os dois não foi a melhor…..mas o ponto é, o JJ é incapaz reconhecer que outro é tão bom ou melhor que ele….ou já se esqueceram da forma como ele adjetivou o Rui Vitória????
      É por esta e muitas razões análogas a esta que o JJ já não faz falta ao futebol português….tem qualidades como técnico, mas os muitos defeitos de personalidades fazem com que na minha opinião ele seja mais nocivo do que valor acrescentado para o futebol português.

      • Kacal
        Posted Maio 14, 2021 at 10:19 pm

        Ora nem mais, Mikenen. Tenho a mesma opinião! Ele até chegou mais humilde e calmo cá, mas com o tempo tem voltado ao mesmo e por ele não haverá guarda de honra nenhuma, é pena. Subscrevo tudo!

        Abraço!

    • GabCel
      Posted Maio 15, 2021 at 10:37 am

      Concordo com tudo… mas tenho certeza que, mesmo que esta fraude de treinador alguma vez decidisse fazer, iria ser impedido pela estrutura, porque esta vitória do Sporting é o exemplo perfeito do falhanço total desta nova política do Benfica.

      O Benfica teve sucesso com o exacto modelo que o sporting este ano usou, pelo contrario o SLV quis dar uma de novo rico, para ganhar as eleições, e o resultado foi o descalabro que os terminará quando este burgesso abandonar o clube junto com o Vieira.

      • Kacal
        Posted Maio 16, 2021 at 3:33 am

        Sim as ordens vindas de cima seriam sempre a decisão, mas o JJ parece concordar portanto é igual. Mas concordo com o que disseste, subscrevo!

  • Mikenen_PT
    Posted Maio 14, 2021 at 5:27 pm

    Ao ler este comentário do Jorge Jesus, veio-me logo à cabeça o comentário do Manuel Machado:
    Um vintém é um vintém, um cretino é um cretino!

    É por muitas razões e mais estas personagens como o JJ, que o futebol português é cada vez mais menos atrativo. Como sempre JJ eleva-se sempre a um patamar acima do clube que representa, neste caso o Benfica. Sou do Sporting, mas fico siderado com estas tiradas dele. Ele que definitivamente regresse ao Brasil, ou vá para outra localização que não PT, pois não faz cá falta…. estou cansado da sua fanfarronice, arrogância e falta de humildade. Aquele que se tem como o melhor treinador de sempre português, jamais prestaria homenagem (na perspetiva dele talvez vassalagem) a um treinador bebé, que inclusivamente foi treinado por ele e tiveram diversos desentendimentos enquanto foram treinador e jogador na passagem de ambos pelo SLB.
    SL

  • Primo1904
    Posted Maio 14, 2021 at 6:09 pm

    Enfim!
    Há demasiada gente no Benfica que não sabe o que é ser Benfica, seja o presidente seja o treinador.
    Os últimos tempos então tem sido só vergonhas, desde um caloteiro que vive bem a um treinador que não reconhece os seus erros.
    Quanto a este tema, é a tal lógica da batata,como não se fez também não faço.
    E pronto! O futebol português é muito isto…

  • Abbas
    Posted Maio 14, 2021 at 6:13 pm

    Mas isto é argumento? Por favor… o Benfica devia primar pela diferença e ser superior a nível moral, aparentemente é igual ou pior.

  • porra33
    Posted Maio 14, 2021 at 9:55 pm

    Acho que o próprio Sporting estaria longe de querer uma guarda de honra do Benfica. Pelo menos ouvi centenas de pessoas a gritarem em plena celebração do título nacional do Sporting que “Graças a Deus que não que não nasceram lampiões”.

  • TBL
    Posted Maio 14, 2021 at 10:21 pm

    “O Fair-Play é uma treta.” A verdade é que, numa situação normal, Porto e Sporting* também não o fariam a um Benfica campeão. E mais. Não o fariam mesmo depois de o Benfica o fazer (e isto seria sempre válido ao contrário, em qualquer caso que fosse). No entanto, como Benfiquista, gostaria de ver o meu clube a ter uma boa atitude sem esperar o que pudesse vir de outros lados.

    * admito que o atual Sporting, com o treinador que tem, o pudesse fazer.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Maio 15, 2021 at 2:14 am

    Era bonito? Era, se fosse sincero. Com o clima de insulto entre clubes – e os adeptos do Sporting não se têm coibido de mandar farpas ao Benfica, quando o Benfica nada fez para os prejudicar – não poderia ser sincero. E não sendo sincero, seria hipocrisia. E não sendo tradição ia ser apontado como ridículo.
    O Benfica não tem perigo oportunidades de dizer que o Sporting é merecido campeão. Isso vale muito mais do que gestos simbólicos. E é aliás mais do que tem sido reciprocado.
    Em resumo, era bonito se fosse apropriado. Para ser apropriado há requisitos que teriam de ter sido cumpridos.

Deixa um comentário