Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Já há data e local para a final da Taça entre Benfica e Braga

Adeus aos finais de Taça no Jamor? Veremos se esta é uma solução provisória ou se a ideia é o Estádio Nacional deixar de ser o palco da final.

A final da Taça de Portugal entre o SC Braga e o Benfica vai realizar-se em Coimbra. O encontro decisivo da 81.ª edição da prova está marcado para 23 de maio no Estádio Cidade de Coimbra que, assim, é palco pela segunda vez – e consecutiva – da final da prova.

41 Comentários

  • Vegeta
    Posted Março 6, 2021 at 8:06 am

    Não percebo quem diz que faz sentido.
    Então, o Jamor não serve para a final da taça, mas serve para jogarmos na segunda contra o B Sad.
    Às vezes somos mesmo um país de terceiro mundo

  • Kacal
    Posted Março 6, 2021 at 1:05 am

    Sinceramente considero uma decisão compreensível, triste, mas compreensível. Para mim nem na TV tem a mesma piada ver uma final no Jamor com aquele solzinho e ambiente frenético mas também pela história do estádio e porque é um estádio diferenciado em relação aos outros que temos, é especial. E ver a final noutro estádio qualquer, parece-me banal um jogo qualquer. É a minha sensação e já nem falo em ver ao vivo, aí a diferença é abismal. Agora claro que o problema é o estado do estádio e relvado, era lindo que mantivessem a estrutura e envolvência do estádio mas remodelando colocando-o com todas as condições e direitinho aperfeiçoando também a zona em volta do estádio, aí seria lindo!

  • Abbas
    Posted Março 5, 2021 at 8:13 pm

    Isto sim é um exemplo de descentralização. Nem em Lisboa, nem no Porto. Não me faz confusão.

    • Sporting1906
      Posted Março 6, 2021 at 12:42 am

      Concordo. As pessoas tendem a ser demasiado agarradas às tradições mas quando a mudança é para melhor deve ser feita. E o estádio de Coimbra é muito melhor do que o do Jamor e a localização é muito mais justa para ambas as equipas, logo esta é uma mudança para melhor.

      • RomeuPaulo
        Posted Março 6, 2021 at 11:15 am

        Uma final da Taça de Portugal é muito mais que só um jogo, é toda a envolvência que antecede o mesmo.

        Para tudo o que a Taça representa, o estádio de Coimbra é pior que o Jamor.

        Não conheço todos os estádios do país, mas, com as devidas diferenças, só conheço um estádio que se assemelha ao Jamor, o Campo da Mata, que até já foi apelidado de mini-Jamor, de resto nenhum estádio oferece aquilo que se exije numa final da Taça de Portugal, muito menos os estádios do Euro 2004 (por exemplo o de Leiria que é um dos que conheço melhor é horrível para se assistir a um jogo, fazer um convívio à volta dele é possível, mas um pouco triste).

        • Abbas
          Posted Março 6, 2021 at 12:43 pm

          O Estádio do Fontelo em Viseu está numa localização melhor que a do Jamor.

          • RomeuPaulo
            Posted Março 6, 2021 at 5:18 pm

            Nunca fui ao Estádio do Fontelo, mas já estive a almoçar no complexo onde está o estádio depois de jogar em Nandufe contra o Tondela.

            A envolvente do estádio parece ser muito boa, mas a localização nem por isso e a razão são os acessos.

            Eu moro perto de Lisboa (a cerca de uma hora) e é mais fácil fazer uma viagem até Braga do que até Viseu.

            • Abbas
              Posted Março 7, 2021 at 12:30 am

              Se estamos a falar de envolvência do estádio, ainda estou para descobrir em Portugal algum que bata o Fontelo. O resto são outras contas.

              • RomeuPaulo
                Posted Março 7, 2021 at 11:11 am

                Como te disse, não conheço bem o Estádio do Fontelo, apenas fui almoçar ao complexo uma vez, parecia ter uma boa envolvência, mas a localização não é a melhor (é um problema que o interior do país tem, os acessos).

                Quanto à envolvência do Fontelo ser a melhor, são gostos, a do Jamor (Oeiras) também é muito boa e acrescento o Campo da Mata (Caldas da Rainha) que já foi apelidado de mini-Jamor.

                Era engraçado haver um levantamento de estádios desse género, em Portugal só se costuma falar dos estádios do Euro.

  • Bino Costa
    Posted Março 5, 2021 at 7:38 pm

    Nem pensar em tirar a final do Jamor! Que outro recinto permite as míticas churrascadas pré-jogo com as minis e o garrafão branco de tintol?? Não nos tirem isso, o meu sonho clubístico desde pequeno é lá ir como o meu Gilinho!

    • T. Pinto13
      Posted Março 5, 2021 at 7:45 pm

      Mas o estádio tem de ser recuperado

      • Bino Costa
        Posted Março 5, 2021 at 9:05 pm

        Disso ninguém duvida, eu nunca lá fui, mas pelo menos um novo tapete é urgente. O resto não faço ideia em que estado se encontra..

      • Estigarribia
        Posted Março 5, 2021 at 8:25 pm

        T. Pinto13,

        Concordo contigo. O Jamor podia ser bem recuperado, tal como fizeram com Wembley em Inglaterra, mas no pós-pandemia de COVID-19 isso terá que ficar em suspenso, já que haverão outras preocupações no país.

        Saudações Leoninas

  • AndreChaves9
    Posted Março 5, 2021 at 7:13 pm

    O Jamor tem de ser recuperado. Acabar com esta tradição é mais uma machadada na mística e paixão pelo futebol.

  • RomeuPaulo
    Posted Março 5, 2021 at 6:43 pm

    A final da Taça de Portugal tem de ser sempre no Jamor.

    Agora é certo, o Jamor precisa de ser remodelado, por isso aceito que a final seja fora do Jamor desde que seja uma medida temporária e que o Jamor seja remodelado.

    Para competições a saltitar entre lugares já temos duas, a Taça da Liga e a Supertaça e com essas, caso assim o entendam, até podem ir para o estrangeiro promover o futebol português.

  • Antonio Clismo
    Posted Março 5, 2021 at 6:29 pm

    No dia em que a FPF deixar de fazer a final da Taça de Portugal no estádio nacional então é o dia em que sabemos que o futebol morreu.

    A floresta envolvente, a praça da maratona, a escadaria até ao palanque presidencial, a própria pista de atletismo…sei lá tudo naquele estádio respira HISTÓRIA e representa tudo do melhor que o futebol português tem.

    Compreendo que não tenha sido renovado por alturas do Euro2004 porque seria impensável Lisboa ter 3 estádios nessa competição… mas não deixa de ser estranho terem deixado as instalações chegarem ao estado a que chegaram… em que os balneários não têm as mínimas condições sequer, logisticamente é terrível para vendors e demais patrocinadores, péssima segurança em termos de público relativamente a acessos, etc etc…

    Ouvi dizer que Portugal vai candidatar-se juntamente com a Espanha ao Euro2028 ou ao Mundial 2030… É aproveitar já o financiamento para fazer uma bruta de uma remodelação no estádio do Jamor, tal como fizeram com o mítico estádio do Wembley.

    • lipe
      Posted Março 5, 2021 at 7:47 pm

      Wembley não foi uma remodelação, foi mesmo uma demolição. O antigo mandou-se abaixo e construiu-se um novo em folha.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Março 5, 2021 at 5:53 pm

    Concordo com a atribuição da final ser em Coimbra.. a única coisa que não percebo é como o estádio do Jamor ainda não foi remodelado.. podia ser o estádio dos jogos da seleção e da final da taça como sempre foi, apenas precisa de um relvado como deve ser.. não percebo como é possível se manter aquele estado deplorável semana ano após ano

    • Sporting1906
      Posted Março 5, 2021 at 6:57 pm

      Por causa do Euro 2004, Portugal não tem falta de estádios praticamente novos que podem receber os jogos da selecção e as finais da taça, taça da liga e supertaça. E seria uma maneira do futebol ser um exemplo para a descentralização necessária neste país, onde quase tudo se em Lisboa (e arredores) e quase tudo o que não se passa em Lisboa passa-se no Porto (e arredores).

  • Richrad
    Posted Março 5, 2021 at 5:46 pm

    Perante todas as caraterísticas que envolvem este jogo: sim, torna-se uma decisão acertada e mesmo que haja já a permissão de adeptos, é também o estádio de Coimbra uma boa opção.

    Em relação à questão Jamor, não acredito nem quero acreditar que tal cenário de acabar com as finais no Jamor aconteça. A Taça de Portugal é uma festa, ponto. E por ter este significado, não existe em nenhum lado que possa dar essa oferta aos adeptos das equipas finalistas como o Jamor.

    O Belenenses SAD está a meses de abandonar o Jamor e não tenho dúvidas que a restauração do estádio será o próximo passo da FPF.

    • Rodrigo 77
      Posted Março 5, 2021 at 7:34 pm

      O Estádio pertence ao Estado, não à FPF.

      • Richrad
        Posted Março 6, 2021 at 4:59 pm

        Instituto do Desporto de Portugal (IDP) – que tutela o Estádio Nacional determinou com o estatuto de utilidade pública a FPF, reguladora do futebol nacional.
        Mesmo que o Estádio Nacional não seja da FPF, é da sua responsabilidade promover a sua manutenção como tal exemplo comprova:
        https://www.fpf.pt/Portals/0/Documentos/Noticias/Institucional/Melhoramentos%20Estadio%20Jamor.pdf

        Esta direção por várias vezes já afirmou a vontade de investir na requalificação do Estádio do Jamor, a vontade política infelizmente é que não acompanha tal situação ( há quem diga que depois do fenómeno Euro 2004, investir dinheiro público no Jamor é colocar o futebol como um trunfo político e sinónimo de impunidade social face a outras históricas modalidades).

        Saudações Desportivas

  • kanjy6
    Posted Março 5, 2021 at 5:29 pm

    Continuando a minha opinião, COM adeptos a final é no JAMOR, nem que este seja pelado!!
    É no JAMOR que os adeptos vivem um jogo diferente e inesquecível!
    Olho para os adeptos do Aves e penso será que tinha sido tão mítico se fosse em Coimbra, onde provavelmente iriam para o jogo 2h antes com um Picnic na área de serviço de Antuã?

  • kanjy6
    Posted Março 5, 2021 at 5:26 pm

    Espero mesmo estar errado, mas acho que os adeptos que puxar pela saída do Jamor, e aplaudem opções como Coimbra serão dos primeiros a chorar quando a sua equipa for jogar a final da Taça de Portugal ao Qatar, França, Luxemburgo, USA, Canadá ou alguma coisa semelhante!

    • Sporting1906
      Posted Março 5, 2021 at 6:53 pm

      Isso são coisas muitas diferentes. Coimbra é tão em Portugal como o Jamor e é muito mais conveniente do que o Jamor para os adeptos do Braga. Eu acho que o estádio da final da Taça devia ser escolhido de acordo com as equipas que chegam à final. Por exemplo, numa final entre Braga e Benfica joga-se em Coimbra que fica mais ou menos a meio caminho. Se for uma final entre duas equipas do Norte joga-se no Norte, se for entre duas equipas da zona de Lisboa joga-se na zona de Lisboa e por aí fora.

    • Kafka
      Posted Março 5, 2021 at 6:47 pm

      Atenção que a área metropolitana de Paris salvo erro é a 3a cidade no Mundo com mais Portugueses, só atrás de área metropolitana de Lisboa e Porto, portanto há casos e casos

      Não vejo mal nenhum uma final da Taça ser disputada na 3a cidade do Planeta com mais Portugueses (Paris)… Afinal vivem mais Portugueses em Paris do que vivem em Coimbra, portanto há uma ligação afectiva e umbilical com Portugal

      Outra coisa sem sentido seria algo Taça Portugal no Dubai, onde a comunidade. Portuguesa é puramente residual e não há ligação nenhuma de Portugal com o Dubai

      Mas em Paris não vejo porque não, volto a dizer, Paris tem mais portugueses que Coimbra (senão tem actualmente admito o erro, mas pelo menos há uns 4/5 anos atrás sei que tinha, lembro-me de ter visto essa análise onde a mesma foi referia que Paris era a 3a cidade no Mundo com mais Portugueses, só atrás de Lisboa e Porto

      • Sporting1906
        Posted Março 6, 2021 at 12:40 am

        Há mais portugueses em Paris do que em Coimbra mas há muito mais portugueses a uma distância de Coimbra que torna razoável ir lá no dia só para ver um jogo do que de Paris.

        • Kafka
          Posted Março 6, 2021 at 2:43 am

          Os que vivem fora de Coimbra são têm o ano inteiro para ver jogos do seu clube perto de onde vivem…. Já os portugueses que vivem em Paris não têm oportunidade nenhuma

          Gostamos muito de falar na diaspora, de que há um tuga em todo o lado do Mundo, e o estado e os bancos adorammmmmm os milhões eur por ano de remessas de dinheiro que os emigrantes para cá mandam, mais depois Portugal c***ga nos emigrantes

          O futebol devia servir para isso também, era um miminho nada demais, mas os emigrantes bem que merecem… Os que cá vivem têm 40 jogos por ano para verem o seu clube ao vivo, não é por só terem 39 que vem mal nenhum ao Mundo

    • lipe
      Posted Março 5, 2021 at 6:19 pm

      Porque é que a não realização no Jamor tem que implicar a eventual realização no estrangeiro ? É um salto um pouco sem sentido. Os espanhóis até há bem pouco tempo faziam um sistema de rotação de estádios bem interessante que podiam muito bem ser implementado cá também.

      O futebol é do povo, de todo o povo, não só do Jamor e dos lisboetas, até porque a grande maioria dos clubes se situam fora dessa zona.

    • Joga_Bonito
      Posted Março 5, 2021 at 5:54 pm

      Exacto. Ao abrir-se um precedente é uma caixa de Pandora. É uma forma de desligar o futebol das suas tradições e do seu respeito pelos adeptos (que são a essência do futebol) para tornar o futebol um fast-food aberto em todos os lugares, desde que paguem mais.

      • Miguel Lopes
        Posted Março 5, 2021 at 7:25 pm

        Salvo erro, já se jogou em Paris a Supertaça,

        • Joga_Bonito
          Posted Março 5, 2021 at 8:05 pm

          Eu abriria eventualmente uma excepção para a supertaça, que defendo deve ser reformada como uma competição mais abrangente e poder ser jogada em todos os países da lusofonia ou com uma forte diáspora lusófona, Mas a Taça não defendo, essa tem uma mística muito própria, Taça que é Taça é no Jamor!

  • lipe
    Posted Março 5, 2021 at 5:19 pm

    Se pudesse ser eu a decidir, aquando do regresso do público aos estádios, a final seria sempre num estádio que fosse mais justo do ponto de vista geográfico para ambas as massas adeptas. O Jamor tem uma mística inegável mas faz pouco sentido o que aconteceu em 2016 por exemplo em que milhares de adeptos de Porto e Braga têm que fazer quase 400 quilómetros para assistir a um jogo de futebol (ou pior ainda, o que aconteceu na final da Taça da Liga Braga x Moreirense que foi jogada no Algarve). Sempre seria uma maneira de dar algum uso a estádios como o de Leiria e Aveiro, até porque a final apenas esporadicamente será entre dois clubes lisboetas.

    Neste caso sendo em Coimbra acaba por ficar sensivelmente no meio entre Braga e Lisboa, o que seria excelente para os adeptos.

  • Skatz
    Posted Março 5, 2021 at 5:09 pm

    Enquanto não recuperarem o Jamor, parece-me a melhor solução, Agora, espero que o recuperem, pois as memorias que tenho de finais do meu clube lá são coisas que não se esquecem, mesmo quando perdemos, pelo menos passamos um bom momento em familia e amigos a volta de algo mágico como uma final de uma taça de Portugal, e o envolvente do Jamor faz com que a festa e o convivio nesse dia seja incrivel!

  • Nuno Red Devil
    Posted Março 5, 2021 at 4:59 pm

    Convenhamos que o único ponto positivo do jamor é as memórias que proporciona a quem cresceu a ver este desporto. Tem uma certa aura…

    Na prática, é um estádio eem condições logísticas dignas do século XXI, um relvado pior que o do jardim à frente da minha casa.

    Fizeram a cidade do futebol, faria todo o sentido refazer o estádio nacional tornando se a casa das seleçoes de forma permanente. Além disso poderia receber finais da taça, supertaça e taça da liga, entre outros torneios internacionais que poderiam ali fazer de forma a promover o nosso futebol.
    Da forma que está agora é deixar criar mato, correr de lá a bsad e meter lá umas cabrinhas a rapar aquilo.

    Por falar em bsad, é a maior aberração do futebol nacional, e daria para escrever um livro acerca desse tema. Agora parece que poderá ir para grandola… E vão levar a sua massa adepta para lá também… A sorte é que não tem adeptos. Tristeza, um clube sem história, sem adeptos, sem estádio, sem um relvado com miinimo de condições, sem nada que os identifique como uma organização desportiva andar nos relvados da primeira liga apenas porque uma empresa comprou esses direitos ao clube… Nunca deveria ser permitido.. Nunca.

  • João Lains
    Posted Março 5, 2021 at 4:55 pm

    Faz sentido. Fica a meio caminho para os dois.

  • Joga_Bonito
    Posted Março 5, 2021 at 4:51 pm

    Sou contra a final da Taça sair do Estádio do Jamor. O Estádio Nacional pode ser renovado e usado para muitos jogos, como os das selecções mais jovens, do futebol feminino. Parecem-me é existir interesses que empurram para tirar a Taça do Jamor. Primeiro deslocam para Coimbra, amanhã mudam-se jogos para locais sem interesse nenhum para o futebol mas interessante para outros interesses.
    O futebol não pode perder a sua mística, é por isso que está a morrer nas camadas mais jovens da sociedade. Qual o mal de renovar o Jamor? Deve haver interesses de betão nisto aposto, foi como os estádio novos para o Euro, autênticos elefantes brancos que só serviram lobbys de betão, ao invés de se optar pela renovação e ampliação dos antigos estádios. Além dos custos maiores a destruição da traça original dos estádios portugueses, que conferia ma mística própria é outro dos factores para a alienação do apoio ao futebol nos mais jovens.

  • joaoazevedo952
    Posted Março 5, 2021 at 4:41 pm

    O paradoxo que é o Jamor agora estar a ser usado mais regularmente e agora “não ter condições” para receber a final, se está a ser mais utilizado deveriam fazer esforços para melhorar as condições do estádio não? Mas é o país do “deixa andar” em que vivemos

  • joaodjesus
    Posted Março 5, 2021 at 4:37 pm

    Caso o Jamor nao seja devidamente recupardo acho muito bem que nao seja o palco da maior final nacional, nem para jogos “normais” aquilo tem as condicoes que se pede.

Deixa um comentário