Por onde passa o futuro do Special One? Mónaco só faz sentido se voltar à politica desportiva de há duas épocas. A única certeza é que a situação do Português é cada vez mais delicada. Os problemas dos Blues são demasiados profundos para ser apenas uma fase passageira (são já mais de dois meses em péssimo rendimento) e o crédito do título da PL passada (obtido com uns meses finais de época a baixo nível – não esquecendo a eliminação da Champions em casa contra dez) não será eterno. A equipa perde-se num labirinto futebolística, concede muitas ocasiões de golo e no ataque está dependente de rasgos individuais. Neste cenário, se os jogadores deixam de acreditar, a situação pode ser irreversível.
O mau início de época do Chelsea tem feito surgir diversas notícias e rumores sobre a continuidade de José Mourinho no comando técnico dos Londrinos. Com efeito, os onze pontos somados em dez partidas, e a correspondente décima quinta posição na Premier League, estão longe de fazer jus às aspirações dos Blues, sendo que a situação na Champions League, com uma vitória em três desafios, também não é famosa. Ora, ecoam hoje em Inglaterra diversas notícias que dizem que a maior parte do plantel não considera que o técnico tenha capacidade para inverter a situação, vendo a sua saída como uma mera questão de tempo, acrescentando mesmo a ESPN que apenas Azpilicueta, Cahill, Diego Costa, Terry e Fàbregas apoiam o treinador a cem por cento, e que a sua saída inevitável. Roman Abramovich parece também já ter perdido a paciência com Mourinho, no entanto o elevado valor da indemnização que teria de ser paga em caso de despedimento é um forte entrave a que o mesmo suceda. Mas sobre o seu futuro, hoje um acionista do Mónaco garantiu ao jornal Sport que José Mourinho já foi contactado para poder assumir o cargo de treinador no clube do principado. “Na noite deste sábado houve os primeiros contactos com José Mourinho para que treine o Mónaco. Estamos numa fase muito preliminar, mas estamos convencidos que Mourinho pode treinar o Mónaco a curto prazo”, declarou Alessandro Proto. Já o The Independent, adianta que a entourage do treinador colocou-se no terreno para aferir a possibilidade de o português assumir o comando técnico de Paris Saint-Germain ou Inter Milão, clube que orientou com assinalável sucesso desportivo entre 2008 e 2010.



0 Comentários
António Vilares
Muito crédito tem perdido José Mourinho… O título da época acabou por não apagar a fraca passagem por Madrid (não, na minha opinião) e a desilusão que foi o jogo da Champions ainda lhe retiram mais crédito. É verdade que há um ano o Chelsea era uma equipa poderosíssima mas a última imagem conta muito, e daí retiro uma equipa sem criatividade e demasiado preocupada em não deixar jogar simplesmente. A sair de Londres, acho que Paris seria a casa perfeita onde voltaria, obviamente, a ser campeão e onde teria uma equipa de qualidade individual para procurar desenvolver para o nível de Champions. Embora igualar o trabalho de Blanc não seja assim tão simples, pois o francês tem sido competente em todas as frentes, inclusive na Champions. Regresso a Itália não me parece possível, Milan e Juve acho q estão fora de órbita e o mais um regresso a casa poderá ser perigoso embora passar de Mancini para Mourinho não se pode nunca rejeitar. Destinos como Zenit ou Mônaco (o actual) não fazem sentido dada a cotação do português.
Carlos Duarte
O momento do Chelsea já referi antes que vem do ano passado, e da pré época, que em vez de ser o inicio de um ciclo, foi uma continuação do declinio do ano anterior. Houve jogadores que voltaram em má forma, como Diego Costa que fazia bem em perder peso, e Hazard que era o municiador de quase todos os lances ofensivos do Chelsea, e que de momento está muito longe do que mostrou o ano passado.
Quanto a Mourinho, 50 milhões são motivo mais do que suficiente para não ser despedido á toa.
Se bem que neste momento já não tem a imagem que tinha há uns anos, e com isso não pode abusar da rebeldia. Quando era novo, e idolatrado por todos, ganhava protagonismo, mas hoje em dia, parece mais um tresloucado e completamente fora de contexto.
Também não me agrada a postura defensiva que adopta, mas faltam jogadores á equipa, que neste momento, muito por culpa da forma em que estão, não tem ninguém que meta medo aos adversários.
Por fim, há algo que me irrita neste Chelsea e que é recorrente.
Não é a primeira vez que os jogadores fazem birra com o treinador, e parece que jogam mal de propósito, sem alma, para que o treinador seja posto na Rua. Relembro o episódio de Vilas-Boas, que foi despedido, e no mesmo ano o Chelsea ganha a Champions League com Di Mateo?!?!?!?! no comando.
Com um plantel mais recheado com mais opções (o Chelsea raramente surpreende na equipa titular) há jogadores que seriam mais faceis de domar e por no banco para ganharem noção e respeito.
Anónimo
O que se houve por aqui é que Mourinho é um treinador do passado, já não sabe gerir uma equipa e é um treinador normal.
Por outro lado, Jesus é um dos melhores do mundo quando nunca saiu de Portugal, nunca ganhou nada na Europa, viu o Porto ser tricampeão enquanto estava no Benfica e, ainda este ano, foi eliminado da Champions League.
Enfim…
João Silva
Flávio Trindade
Posso estar muito enganado, mas não me parece que Mourinho saia do Chelsea tão cedo.
Lógico que a indemnização é um forte entrave, mas não me parece sequer que seja por aí.
Mourinho renovou ainda esta época depois da conquista da PL, e concerteza que não o deve ter feito sem garantias.
E a garantia é de ficar pelo menos mais 5 épocas (sempre foi esse o desejo do Special One, orientar uma equipa inglesa durante vários anos) parece-me mais que clara.
Mourinho sabe-o, e Abramovich também.
Agora, também me parece evidente, que Mourinho terá forçosamente que se reinventar, e que a sua postura bélica, de eu contra o mundo, já não cola, nem mesmo na PL.
Os responsáveis da PL estão fartos dessa postura, os árbitros estão fartos de Mourinho, e vários jogadores também. Logo, a necessidade de reinvenção existe.
E esta época, Mourinho está a cometer vários erros de julgamento que não são habituais.
1. Mau planeamento da época.
A tour pelos States rebentou o Chelsea por completo e um pouco à semelhança do que aconteceu com o Benfica, já nesse torneio, as exibições e os resultados não foram nada famosos.
2. Erros de casting na formação do plantel
Depois de Lampard, perder Drogba foi muito importante e se lhe juntarmos a saída de Cech para o Arsenal…
Além disso, Mourinho contava negociar Oscar, Ramires, Mikel e Remy, a juntar ao flop Cuadrado e a Salah e Filipe Luis, para atacar o reforço do centro da defesa com Stones, Marquinhos ou Varane, um médio rotativo (Koke) um extremo (Reus) e um ponta de lança goleador (Icardi), e não só não vendeu nenhum (com excepção de Salah e Filipe Luis) como teve que levar com Papy e com o frete (ao amigo JM) Falcao.
Junte-se a isto a lesão de Courtouis e a vontade de Hazard em mudar de ares e o ramalhete fica completo.
3. As Guerras.
A guerra com Wenger já é milenar, mas o francês já aprendeu a virar o jogo.
O Arsenal ganhou a Supertaça, ganhou Cech, e Wenger na guerra pessoal com Mourinho leva toda a vantagem. Um pode dizer o que lhe apetece, pode empurrar colegas de profissão e criticar arbitragens, e Mourinho não.
O português tentou usar isto como bandeira de união, mas está pela primeira vez a ter o efeito contrário, e o que é certo (e basta ver os jogos do Chelsea para se perceber isto) é que neste momento em caso de dúvida, os árbitros não marcam nada a favor dos londrinos.
E em todos estes jogos, eu já contabilizei pelo menos 5 penalties por marcar a favor, foras de jogo duvidosos, e expulsões em lances que na PL são banais.
Contudo o que fica não é isso, mas sim por exemplo a postura de Diego Costa contra o Arsenal…
Posto isto, o Chelsea é uma equipa que neste momento tem graves deficiências técnicas, tem falhas defensivas de amadores em virtude de ter apenas 3 centrais que contam e desses 3 apenas Cahill está na plenitude das suas faculdades e de ter apenas 2 jogadores!!! que contam no miolo e ambos em sub-rendimento (Matic e Fabregas), um Hazard contrariado e uma equipa a viver dos rasgos de Willian.
Vida difícil para Mourinho, que se sobreviver a esta temporada, fará quase de certeza uma mega-revolução no plantel.
The Legend
Impossível alguém fazer melhor análise.
Está tudo dito nos três pontos.
SL
Anónimo
Que volte ao Porto ;)
Vitorino
Paulo_Leixonense
Mourinho no PSG só se não existir nenhum acordo com o Real sobre Ronaldo. Ele e Mourinho acabaram por ficar com atritos e acho que não via com bons olhos ter novamente o Mourinho como treinador e acredito que Ronaldo possa ter peso nessa decisão se, de facto, existir o tão famoso acordo com o PSG para no final da época Ronaldo transferir-se para Paris.
Acho que Mourinho culpa tudo e todos quando não se olha ao espelho e não vê os defeitos que ele próprio tem. Ninguém é perfeito, todos nós erramos.
Certo é que desde o incidente com a jeitosa da médica o Chelsea veio por ali abaixo!
Flavio Rocha
O Monaco seria o projecto ideal para o Wenger depois da próxima época se ele quiser continuar a treinar (ou depois desta, se conseguirmos recuperar a Premier seria um final mais apetecível para a carreira do Wenger no Arsenal ele poderia sair mais cedo). Um clube com muitos jovens para potenciar e em que não teria no 1° ano obrigação de vencer a liga.
Stalley VM
Realmente época miserável até ao momento de Mourinho, nunca gostei da ideia de Mourinho ir para o Chelsea outra vez, já limpou tudo no Chelsea, faltou a Champions é verdade, mas com estatuto que Mourinho arranjava qualquer clube top na altura que sai do Real Madrid.
Agora veremos o que se sucede, neste momento o melhor era sair, e parar um ano, mas não estou a ver Mourinho a desistir já, até Janeiro aguenta a meu ver e quanto á saída para o Mónaco, não acredito sinceramente, mas que era um excelente desafio era.
SL!
Jaime34sd
o melhor que o Mourinho fazia era estar um ou dois anos afastado do futebol assim que sair do Chelsea.
João
Mourinho precisa desesperadamente de parar.
Como fez este ano Ancelotti ou Klopp e como o próprio tinha feito antes de rumar a Milão.
O estilo que Mourinho construiu é altamente desgastante. Para ele e para todos os que o rodeiam. Não tem um meio termo. Ou está próximo do tudo ou do nada. Da adoração ou do ódio.
Ao fim de 15 anos é legitimo que tenha de parar e de se reinventar. Tudo nele está gasto como uma pilha que chegou ao fim. Não consegue motivar, não consegue ficar por cima da imprensa nem dos outros treinadores, não consegue um bom futebol, nem sequer intervir nos jogos de forma eficaz.
Mourinho é um fenómeno, do qual se gosta ou não. Não há meio termo, porque ele também não o tem.
O preço é ser considerado besta ou bestial. Veremos qual o caminho que ele escolhe.
Carlos Duarte
Bem visto. Mas a parar, só se for depois de ganhar…se não não fica muito bem na pintura…
De qualquer forma apresar do que o que disse ser uma excelente opinião, creio que nesta segunda era de Mourinho, a sua ideia inicial era ficar muitos anos no clube, á imagem do que Alex Ferguson fez no United.
Anónimo
Mantenho a ideia que o Mourinho é agora um treinador normal que vive do que fez no passado. todos passam por isso, ninguem fica no topo, apenas Fergunson e Guardiola possam ser as excepçoes.
Aos poucos vão-se esgotando equipas para Mou, mas ainda nao vai ser para já. Ainda é capaz de ir até França ou Alemanha, nomeadamente PSG e Bayern só para dizer que ganha mais uns titulos, mas não dará muito mais. Acredito que ainda possa voltar a Milao fruto do desespero destes.
Se fosse para o Monaco era um fim antecipado para a sua carreira. Ele vai procurar um sitio onde ja haja hegemonia de algum clube.
Jonathan
Karabatic13
Cá se fazem, cá se pagam. Toda a mesquinhez e desonestidade intelectual que demonstrou em Madrid está a ser paga.
Rodolfo Trindade
Não acredito minimamente na hipótese Mónaco!
Já o Psg não acho nada descabido.
A acontecer será um despedimento milionário, talvez o mais caro da história do futebol.
Adoraria voltar a ver o Mourinho de antigamente, este chorão irrita-me profundamente, faz-me lembrar os tempos em que o Benfica culpava sempre os árbitros por não jogar nadinha, em vez de se responsabilizar a si próprio.
Rodrigo Ferreira
Também me parece que o PSG é forte hipótese.
João Dias
Mourinho na seleção? Nunca na vida.
Depois do despretigío dele em relação ao jogador português com certas intervenções públicas…
Até o Rui Bento eu preferiria…
YNWA
Mourinho nunca vai conseguir ficar num clube mais de 3 anos.Acaba sempre por arranjar problemas com tudo e todos.Ele bem queria ficar muitos anos no Chelsea,mas nem todos têm capacidade para ficar muito tempo num clube de topo.
Por isso é que Mourinho tem complexo de inferioridade em relação ao Wenger.
S.L.Benfica
Podia era vir para o Benfica :p
Octavio
Penso que será sempre o técnico ideal para o Chelsea, assim como Fergunson foi para o Man United e Guardiola para o Barcelona. Podem vir outros, obter resultados, mas estes são os eternos, os que marcaram mais a história daqueles clubes.
Custa a crer que o campeão possa despedir o treinador. Mas pode não andar longe disso. Aliado a resultados péssimos (na Champions ainda vai penar, fruto da oferta que deu ao FC Porto), está um conjunto de polémicas que a sociedade londrina não aguenta.
E creio que a "gota de água" será quando o Chelsea tiver de indemnizar, a séria, a Eva Carneiro por ofensas e discriminação sexual por parte de Mourinho. A "batelada" será tão grande, assim como a vergonha que não há outro caminho.
E para calar a Eva e não sair a mal com o Mourinho, o russo terá de abrir os cordões (para cima de 50M).
O episódio com Eva Carneiro foi o início do fim. Imperdoável.
Filipe Ribeiro
Jogos fora em Inglaterra é sempre saco cheio até tenho quase a certeza que o Porto nunca venceu em Inglaterra.
Czarli
Mas o que define o topo das suas formas? É que a 1ª vez que o Chelsea foi ao Dragão, foi em 2004, e foi na época em que o Porto tinha um plantel totalmente novo e trocou 3 vezes de treinador nessa mesma época… e ganhou igualmente 2-1.
Pedro
Por favor…. O Chelsea, apesar de estar a passar uma péssima fase, faz parte das melhores equipas do mundo, juntamente com o Bayern, o Real, o Barcelona e o Atlético de Madrid. Agora, como eu disse, qualquer destas equipas, no topo da sua forma (coisa que nem o Chelsea nem o Atlético estavam quando jogaram contra o Porto e o Benfica, respectivamente) se jogassem 10 vezes contra os 3 maiores clubes Portugueses ganhavam pelo menos 8. Isto não retira mérito à vitória do Porto nem à do Benfica, mas não deixa de ser verdade, pois essas equipas tem muita mais qualidade individual do que os clubes Portugueses, já para não falar dos treinadores que são todos muitíssimos superiores ao Rui Vitória e ao Lopetegui.
Czarli, o que eu disse, em nada tem a ver com estatística, pois agora o Chelsea é superior ao Porto, mas há 20 anos não era e daqui a 20 também podem não ser, pois não sei o futuro. O que eu disse é que, na altura futebolística que vivemos agora, se o Chelsea, no topo da sua forma, enfrentasse o Porto, também no topo da sua forma, ganha pelo menos umas 8 vezes, pois é melhor clube, não percebo a contestação. Se calhar não me tinha feito entender bem.
Czarli
O Chelsea ganhava 90% dos jogos… pfff… Entre Porto e Chelsea já houve 7 jogos… ora comparando os 4 em casa, o Porto ganhou 2 (50%) e só perdeu uma (25%)… de 90% a 25%… ainda vai um bocadinho, certo?
Octavio
Francisco A.,
para acabar que isto de falar com pessoas com menor capacidade de leitura e interpretação é complicado.
Eu não disse que o jogo era um amigável. Como se pode dizer que é um jogo de Champios e depois dizer que é amigável? Vá lá… Eu disse que o comportamento de Mourinho no pré-jogo (visita ao Museu e Conf. Imprensa) "pareciam de jogo amigável". Vai lá acima ver. Está lá escrito "pareciam de jogo amigável".
Ok, menti o nº de minutos de Hazard – não foram 20, foram 28 (entrou aos 62). Realmente, grande mentira… Inferno comigo!!!
Hazard é o melhor jogador do Chelsea. Dizem os adeptos e diz o treinador:
https://www.espnfc.com/chelsea/story/2618922/eden-hazard-best-in-england-says-chelsea-boss-mourinho
Vamos lá ao Mikel:
– jogou 4 jogos da Liga inglesa (em 10);
– desses 4, foi titular em 1 (!!!!);
– em tempo de jogo – jogou 107 minutos (em 360).
Achas mesmo que é um dos jogadores mais utilizados pelo Chelsea? Ao ponto de ser titular (na única vez que jogou) no jogo mais complicado da fase de grupos?
Não penses mais no assunto. És faccioso e não há volta a dar. Tenta ser mais rigoroso na análise dos dados.
Francisco A.
Mentiste no nº de minutos do Hazard, nº de jogos e equipas contra quem jogava Mikel, os 2 melhores jogadores do Chelsea segundo os seus adeptos e disseste que o jogo Porto v Chelsea era um amigável.
Foste apanhado, não penses muito no assunto, mas que foste foste e não há volta a dar nem mas, nem meio mas. Tenta ser mais rigoroso nos dados.
Octavio
Francisco A.
volto a dizer, do meu 1º comentário, é só nisso que se centra?
Então eu disse 20 mas a verdade é 30 minutos (no Matic acertei). Um jogo tem 90 minutos, Hazard cerca de 33,3333% do tempo de jogo e Matic jogou pouco mais de 20% – Colossal!!!
Mikel, em 10 jogos da Liga, jogou 4 (40% – nem vou aos minutos…). Em 3 jogos da Champions, jogou 1 (33,333%) – Titularíssimo…
Não percebo essa de desonestidade intelectual. Eu? Porquê? Acha que a conferência de imprensa de Mourinho com juras de amor, visitas ao Museu foi de jogo de Champions?
A dos adeptos do Chelsea é um argumento de escola primária. Na minha opinião, são os melhores. Bem, não é só a minha:
"Eden Hazard has been named the Chelsea Player of the Year and the Players’ Player of the Year.
(…) The main award was voted for by supporters on this website, with Hazard, Diego Costa, Cesc Fabregas, Nemanja Matic and John Terry making up the final five nominations."
https://www.chelseafc.com/news/latest-news/2015/05/oscar-wins-goal-of-the-season.html
Francisco,
como é possível usar tão mal os dados?
Jose Vilela
O Mourinho com o grupo em risco e com uma serie de maus resultados ainda deu ao luxo de ir ao Dragao dar prendas, logo o Mourinho que adora perder, enfim.
O Benfica ganhou no calderon porque ? Será que foi o Simeone que ja estava farto de ganhar ?
E o Jesus tambem deu 3 prendas ao Lokomotiv ?
Francisco A.
Octavio, como é possível mentir tanto?
Vamos aos factos:
Hazard jogou 30 minutos e o Matic 20 .
Mikel, o tal que só joga na Taça da Liga contra equipas do 3º escalão, esta época jogou 6 jogos.
Sendo que 4 foram para a EPL, 1 para a Champions e outro para a Taça da Liga.
"jogo amigável"=Champions ? Tudo dito sobre a tua honestidade intelectual.
Octavio, se os adeptos do chelsea têm dificuldade em escolher os 2 melhores do clube, és tu que sabes?
Ah, e eleger o Matic e Hazard como os melhores quando têm sido a par de Ivanovic, Diego Costa e Fabregas, os piores elementos do Chelsea- isto unanimemente pela imprensa inglesa e até pelo VM-. é de rir.
Anónimo
Ai sim Pedro? Então vá lá ver quantas equipas inglesas já jogaram no dragão e quantas lá ganharam. Depois divida um número pelo outro e multiplique por 100.
Eu não me dei ao trabalho de fazer as contas mas tenho a certeza que o número está muito longe dos 90%! Assim de repente só me lembro do United e do City ganharem lá.
Falei no Dragão porque o jogo em questão foi lá jogado. Mas se quiser fazer as contas incluíndo os jogos fora, também está à vontade.
A estatística serve para alguma coisa e às vezes ajuda a evitar dizer asneiras…
Pedro R
Octavio
Francisco A,
é só isso que tem para dizer do meu comentário?
Hazard e Matic jogaram menos de 20 minutos no Dragão. O jogo mais difícil do Chelsea na fase de grupos da Champions foi jogado com os 2 melhores no banco, entrando só quando estavam a perder por 2-1. Até o Mikel foi titular, ele que só o é em jogos da Taça da Liga contra equipas do 3º escalão.
Não é azia, foi real. E claro, isto tudo antecedido por visitas comoventes ao Museu e conferências de imprensa que mais pareciam de jogo amigável.
Mourinho? quem não conhecer que o compre (antes que ele o faça, por 30M).
MP
O chelsea ou qualquer outra equipa do mundo no seu melhor teria sempre grandes dificuldades em ganhar no Dragao.
Pedro
Francisco A. realmente a vitória teve muito mérito do Porto, mas também temos que admitir que se o Chelsea estivesse no seu melhor nível, ganharia 90% dos jogos ao Porto. Falo no Chelsea mas também posso falar de outros grandes clubes. Todos tem jogos ou fases más que é o que está a acontecer ao campeão Inglês.
Francisco A.
"oferta que deu ao FC Porto" ? Tens muita graça, rapaz. A dimensão europeia do Porto em relação ao teu clube dá-te assim tanta azia?
É que isto tem piada. No ano passado o Porto ganha o seu grupo que diziam que era de Liga Europa (admito que estava nivelado por baixo), quando o Porto tem um colosso no grupo e ganha-o é oferta. Realmente…
Diogo Palma
O Mourinho que volte ao Real porque este Benitez é mais do que fraco … mas isso nunca irá acontecer devido à bipolaridade de jornalistas e adeptos espanhóis a que se juntam os seus complexos em relação aos portugueses.
Penso que o Mourinho irá suceder ao Guardiola no Bayern no final da época e ai sim poderá relançar a carreira com o objectivo de vencer da Champions (já nem falo nas competições internas porque a Bundesliga é a feijões para os bávaros).
Nelson Lopes
Pedro Barata, obrigaste-me a uma gargalhada estridente em pleno local de trabalho. Não se faz. ahah
Mas concordo a 200%
André Neves
Nao me parece que Ancelotti esteja muito interessado em ir para o Bayern como se pode ver aqui https://www.goal.com/en/news/725/bundesliga/2015/10/25/16676702/ancelotti-denies-bayern-munich-interest-i-cannot-stand-their
E Jorge
Diego Palma, o Mourinho é top, dos melhores de sempre, mas a sua personalidade não é nada compatível com o Bayern. O Mourinho gosta de ir para uma equipa e agir como se fosse sócio maioritário do clube. Até aceito discussões entre o Guardiola x Mourinho no que toca ao futebol pelas suas equipas, mas em termos de comportamentos como treinador, o Guardiola dá 100-0 ao Mou. Por esta e outras razões, não acho que o Mourinho um dia vá treinar o Bayern.
Rodrigo Ferreira
Roger Schmidt
Karabatic13
Se Guardila sair será Ancelotti. Sem a minima dúvida. Treinador de qualidade e conciliador. Mourinho é beligerante.
Diogo Palma
Pedro,
Da maneira como falas até parece que o Mourinho não é um treinador de top …
Então quem é que iria para os bávaros? O Kloop já está no Liverpool, talvez o Anchelotti que ainda não tem clube mas duvido. Aposto no Mourinho.
Bruno Gonçalves
Nem Confúcio diria melhor! LOL
Rodrigo Ferreira
Rei Barata
Pedro Barata
Ver uma equipa passar das mãos de Guardiola para as de Mourinho era como se eu calçasse as botas do Messi para ir jogar.
Pedro Barata
Em relação a Mourinho, li por estes dias uma opinião com a qual concordo totalmente: a Personagem Mourinho (aquela que nunca tem culpa pelas derrotas, que se mete em polémicas e quezílias, que dispara contra tudo) comeu o excelente treinador Mourinho
Karabatic13
3 linhas e está tudo dito. Karma.
Cuauhtemoc
Se o Mourinho pode ir para o principado, para onde irá Leonardo Jardim?
Pedro
Obrigado pela informação Francisco. Não sabia disto, mas penso que a cláusula que o Sporting lhe pôs não deve ter tanta duração, mas também admito que posso estar errado até porque não me fui informar.
Francisco A.
Pedro, o LJ para trabalhar em Portugal, num dos grandes, tem que esperar que a cláusula anti-rival que o BdC meteu quando o LJ foi para o Mónaco ( ou para outro clube) expire. Não tenho a certeza, mas, penso que seja 2018, o ano em que pode trabalhar no Porto ou Benfica.
Pedro
Francisco A, não percebi. Se o Mónaco quer o Mourinho presumo que seja para a próxima época. Mas isto são só suposições pois ele deve ir parar a um PSG ou outro clube de maior dimensão.
Luis Magno, no início também acreditava no Rui Vitória, mas agora nestes últimos 3 jogos tem me desiludido imenso. A equipa tem que mostrar mais colectivamente. Mas também é importante ver que o trabalho dele não era/é nada fácil. Chegar a um grande clube numa altura de "desinvestimento", onde tem que apostar na formação (e até agora neste capítulo tem cumprido bem) e depois de 6 anos de JJ, que desenvolveu um grande trabalho no Benfica e um esquema bem consolidado é difícil. Agora, o Rui Vitória tinha um 1.º grande problema a resolver: ou joga com o 4-4-2 de JJ ou joga no seu 4-3-3. No primeiro caso, se correr bem, os adeptos fecham os olhos e JJ reclama que tem o seu mérito. Se correr mal, que é o caso, os adeptos começam a implicar o porque de estar a trabalhar um táctica que não conhece. No segundo caso, se correr bem, já é visto pelos adeptos do Benfica como melhor que o JJ e LFV é um Deus, se correr mal é acusado de mudar uma táctica de sucesso no Benfica. Ora, posto isto, na minha opinião, o Rui Vitória teria que escolher a 2.ª opção (jogar na sua táctica), pois aqui poderia por a equipa a jogar à sua maneira e recolher a qualidade que eu reconheço que ele tem. Agora, ele pôs a equipa a jogar da forma de JJ, e isto raramente costuma correr bem a longo prazo, pois a equipa pode ganhar na 1.ª época devido aos hábitos que foram ganhado, mas ao longo do tempo vão começar a perde-los e depois o Rui Vitória é que vai sofrer. Penso que o que tem vindo a acontecer com o Benfica adequa-se a esta última ideia que escrevi. Agora, resta esperar para ver o que ele faz, mas é de referir que o Benfica está a 6 pontos do Porto e a 8 do Sporting, com menos um jogo, ou seja ganhando esse jogo fica a 3 pontos do Porto e a 5 do Sporting. É verdade que já é uma distância um pouco considerável, mas também temos que ver que ainda há Sporting – Porto, e o Benfica poderá reduzir a distância aqui. Considero que o campeonato ainda não está perdido! Resta-nos esperar para poder analisar melhor a situação do Benfica e o Rui Vitória, mas até agora a esperança é pouca.
Francisco A.
A cláusula dos anti-rivais que o BdC mete nos funcionários do Sporting, no caso do LJ acho que é até 2018.
Anónimo
Francisco A., porque? Não percebi… Mas era sem duvida uma muito boa escolha para nós. O futebol pode não ser o melhor, mas a pretendida aposta em jovens iria continuar a acontecer e provavelmente íamos ter mais resultados. Gostava. Mas continuo a acreditar em Rui Vitória.
Luis Magno.
Francisco A.
Pedro, só se o Rui Vitória chegar a 2018.
Pedro
Como Benfiquista, espero bem que seja para ocupar o lugar do Rui Vitória.
Cuauhtemoc
Na próxima época aconteça o que acontecer esta o treinador do Porto será André Villas Boas.
Ema Alves
"Que Deus te oiça"!
SlyRP
O azar do Mourinho é estar no Chelsea, se estivesse no Arsenal era capaz de ficar lá uns quantos anos.
Mas o problema é mesmo o facto de parecer que o Mourinho desaprendeu de como meter uma equipa a jogar futebol. Não interessa se acham que ele ganhou bem, ou mal o que já ganhou, mas até hoje sempre soube ler o que a equipa precisava e fez por enquadrar-se dentro dessas necessidades.
Mas depois de 2010 no Inter, foi sempre a descer.
É certo que ainda ganhou algo em Madrid, mas o futebol também nunca foi nada de especial e começou nesta onda de desestabilizar balneários e de ter todos os jogadores contra ele.
Não sei, mas parece que tem necessidade de atenção e gostar das polémicas e da má conduta.
A melhor opção dele é ficar no Chelsea, mas devia optar por uma espécie de "blackout", tal como fez o Cristiano Ronaldo e preocupar-se em ser humilde, admitir os erros, recuperar o balneário e repensar a sua tática. Tenho esperança que ele consiga dar a volta por cima e ainda nos brindar com bom futebol.
Pires
O PSG, Seria o melhor destino para Specional One. e depois a nossa Seleção!
David Gomes
Não acredito que o Mónaco seja uma possibilidade, tem um elenco demasiado fraco para que um treinador com o currículo de Mourinho aceite o cargo. Mesmo com este péssimo momento (que já fez a reputação dele baixar um bom bocado, pois estar 2 meses com uma equipa daquelas numa espiral negativa sem conseguir dar a volta à situação não é grande cartão de visita) certamente terá outras equipas com elencos superiores que lhe façam propostas.
Rodrigo Ferreira
Mourinho praticamente morreu em 2010. É certo que teve conquistas depois em Madrid e de novo no Chelsea, mas nada como estávamos habituados. O futebol é péssimo, há de novo uma desunião no balneário, algo impensável há uns anos e mesmo o discurso já está longe de surpreender a crítica e os adversários como outrora acontecia. Acredito que só sairá do Chelsea se a situação chegar ao limite, sendo Ancelotti um possível sucessor.
Anónimo
É a sua opinião e, com toda a legitimidade, válida. Mas considerar uma equipa que marca 120 como "viciada em transições"… Sim marcaram golos em transições, sim eram a melhor equipa em transição da época; mas porque tinham todas as características para isso e seria um desperdício não aproveitar. Agora, com certeza q não foram campeões com mais de 100 pontos, mais de 100 golos, meias-finais da champions etc sem ter qualidade em ataque organizado, isso é uma falácia. Acho que poderá estar a fazer confusão com a 1a/3a época. Quanto ao chelsea, basta relembrar que sofreu 13 golos nessa campanha e ver a quantidade de jogos q venceu por 1-0 ou 2-1. Acho q nos tendemos a esquecer um bocadinho os contextos, nessa altura Mourinho era campeão europeu apesar de relativamente desconhecido e virou a premier league do avesso, algo q nunca nenhum português tinha feito nem sonhávamos que pudesse fazer. A exigência em termos de qualidade de jogo era menor e o entusiasmo maior.
Em ambos os casos, mais do q falar de números é uma questão de rever os jogos.
AS
Luís Martins
O Real Madrid de 2011/2012 bateu o recorde de pontos, de goal-average e de golos marcados… Se aquilo não era jogar bem…
Karabatic13
E o Chelsea 2004/2005.
Pedro Barata
Caro AS, na minha opinião esse Real não jogava, de todo, bem. Equipa que se partia, que teve sempre muita dificuldade na circulação, na posse, viciada a aproveitar transições, sofrendo para controlar jogos, sofrendo sempre em bolas paradas….O Porto 2002/2003 era bem mais apelativo.
Anónimo
No 2º ano de Real Madrid jogou o melhor futebol que alguma equipa dele praticou( sem dúvida muito derivado da qualidade excepcional dos jogadores que tinha) e ajudou o clube a vencer o único campeonato desde 2008. É um ano mau, e quando digo ano já podemos incluir os últimos meses da época passada apesar da fibra e vontade de vencer ter estado sempre lá. Que me recorde os 3 anos anteriores com 2 campeonatos ao serviço do Chelsea também não foram brilhantes em termos de futebol jogado mas sim pragmáticos. Além disso, digam-me um treinador que tenha estado sempre na mó de cima… O próprio Ancellotti em 8 anos de Milan ganhou 2 campeonatos, apesar das 2 champions. Sir Alex demorou 8 anos a ganhar a primeira premier; e entre as 10/11(?) que ganhou teve épocas em que acabou em 5º ou 6º. Quanto à desunião do balneário, parece vir mais da imprensa do que do próprio balneário. O que quero dizer é: Mourinho já reuniu créditos mais que suficientes para errar. Há épocas em que as coisas pura e simplesmente não correm bem mas a competência e brilhantismo continuam todos lá. Não tenhamos memória curta
AS
Francisco A.
Se sentir que precisa de novos ares e aceitar reduzir drasticamente o seu salário que venha para o Porto e faça só esta época. Depois vá para o PSG, Inter ou Bayern.
Ema Alves
José não sigo os jogos do Mónaco mas quando treinava o Sporting e com a equipa que tinha ..acho que fez muito (apesar de o 2* lugar nesse ano ter sido mais reflexo da péssima época do Porto que da excelente do Sporting). De qualquer forma não acho que nessa época tenha apresentado um futebol de má qualidade. Relativamente ao que faz agora não acompanho só mesmo aqui no VM por isso não opino.De qualquer forma só dei de exemplo devido ao discurso ultimamente do Mourinho. Gosto de treinadores frontais e não de treinadores de desculpas (que estão na moda), que andam sempre a atirar areia para os olhos dos adeptos. Espero que a mentalidade mude !
José
Ema as equipas do Jardim praticam mau futebol em todos os jogos(não estou a falar de resultados, mas o futebol em si, é outro que na organização ofensiva é banal e vive de individualidades e cruzamento para a area), por isso quando o Jardim vem dizer isso então o futebol nesse dia deve ser mesmo mediocre.
Ema Alves
Francisco A. Sonhar é de graçaa! Mas acho que nunca vai voltar. Ele 3stava era a precisar de treinar uma selecção para fazer um ano de descanso e repensar algumas coisas. Acho que hoje em dia os mind games já o prejudicam mais do que ajudam e esta perseguição aos árbitros já parece de lopetegui que sempre q o Porto perde ou ê o árbitro ou é azar. Relativamente a discurso para mim Leonardo Jardim é um dos melhores da actualidade sem tretas quando a equipa joga mal ele apenas diz isso, lembro me inclusive em jogos em que era prejudicado ele dizia "houve um penalti mas a verdade é que temos obrigaçao de fazer melhor" deviam todos de aprender com ele.. enfim desejo toda a sorte a Mourinho mas parece-me que esta situação não tem volta