Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Já retivemos a saída de Rúben Dias e Gedson, vamos reter a saída de João Félix»

Cada vez mais um Benfica “made in Seixal”? Aos poucos, a qualidade da formação encarnada vai dando os seus frutos, sendo que, após alguns anos marcados pela venda de várias pérolas, o projecto agora parece ser rentabilizar desportivamente os diamantes das camadas jovens. Resta saber qual será a capacidade das Águias para segurar estes elementos. Quanto a Félix, é um daqueles casos que não engana e não será surpresa se for bastante utilizado já esta época.

Num evento interno realizado no Seixal, que contou com a presença de todos os elementos do futebol de formação, Luís Filipe Vieira voltou a focar no trabalho desenvolvido no Caixa Futebol Campus, mencionando que pretende que o Benfica seja uma “referência mundial” no sector. Na óptica do líder dos Encarnados, é importante criar condições para manter as principais figuras que chegam à equipa principal, dando o exemplo de Rúben Dias e Gedson, sendo igualmente a única via para atingir o sonho do título europeu: “Queremos mais, queremos ser a referência mundial da formação. O que o Benfica já está a fazer é a reter talento. Já retivemos a saída de Rúben Dias que poderá ser o futuro capitão do Benfica, já retivemos a saída de Gedson, vamos reter a saída do João Félix. A estratégia do Benfica neste momento passa por criar condições de reter o máximo possível de talento para que seja possível concretizar um sonho da única maneira que vejo: se o Benfica quiser lutar a sério por ser campeão europeu terá de passar por jogadores da sua casa, com identidade própria, à Benfica e pela qualidade que têm. Alguns já são campeões europeus e nós, com esta qualidade toda, iremos continuar a construir talento. Com os estamos a reter, com os que estão para chegar. É preciso é ter audácia e coragem para os lançar e, para isso, temos o treinador Rui Vitória que o faz muitíssimo bem”.

42 Comentários

  • E o que temos
    Posted Outubro 13, 2018 at 8:48 pm

    Concordo com a visão, ainda estou à espera que o treinador me convença

    • Sombras
      Posted Outubro 13, 2018 at 9:05 pm

      O Leonardo Jardim era o homem certo para este projecto. Podia fazer de nós ainda melhor do que fez com o Mónaco (a nossa formação é superior, basta compará-las).

      • Dca
        Posted Outubro 13, 2018 at 9:30 pm

        Concordo mas fazer melhor é muito difícil. Porque a formação é melhor mas ele lá foi buscar muitos jogadores (Mendy, Lemar, etc).

        • Sombras
          Posted Outubro 13, 2018 at 10:08 pm

          Melhor no sentido da formação, digo.

          • Dca
            Posted Outubro 13, 2018 at 10:14 pm

            Sim, mas é difícil fazer melhor do que fez no Monaco, daí a minha afirmação.

          • Kafka
            Posted Outubro 13, 2018 at 11:52 pm

            Sombras fazer melhor do que fez no Mónaco é impossível, porque no Mónaco ganhou uma maratona a um clube top7/8 Mundial… Em Portugal ganhar o campeonato não é nada demais, pois Porto e Sporting não são top 7/8 Mundial…

            Na Champions foi às meias finais… Ora isso para qualquer clube Português actualmente é impossível… Porque por muito que o Benfica/Porto/Sporting retenha os melhores jogadores por muitos anos, ainda assim os melhores jogadores do Mundo continuarão a jogar no Real/Barça/Bayern/Juve/City/Liverpool/PSG e afins… Até por uma questão simples, em Portugal um jogador nunca irá evoluir tanto como irá evoluir se jogar em Espanha ou Inglaterra devido aos adversários que defronta… O Cristiano hoje não seria tão bom quanto é se nunca tivesse saído do Sporting… E não é perseguição nenhuma ao Cristiano, o Messi imaginemos que toda a vida tinha jogado no Benfica/Porto, hoje não seria tão bom quanto é, porque não teria sido submetido a tantos estímulos competitivos de nível máximo como foi jogando numa das 2 melhores ligas mundiais com um grau de dificuldade tremendamente superior ao tuga

            Ou seja, podemos até não vender os jogadores, mas ao retelos em Portugal, eles nunca serao tão bons como se fossem jogar para um nível de dificuldade superior…

            • Sombras
              Posted Outubro 14, 2018 at 12:08 am

              Sim sim, eu referia-me fazer melhor no aspecto da formação, não dos resultados desportivos, até porque o que o Leo fez foi um milagre.

            • Estigarribia
              Posted Outubro 14, 2018 at 9:45 am

              Gostei desse comentário, Kafka. Apesar de ser Sportiguista, faço tuas as minhas palavras.

              Deixa-me acrescentar só mais uma pequeno nota: e quanto mais tempo os jovens jogadores ficam no Benfica/Porto/Sporting, mais salários elevados vão pedir (o que é normal, porque todos nós queremos ganhar mais e mais dinheiro). E os clubes portugueses não podem oferecer salários proibitivos os seus jogadores mesmo que sejam da formação.

              Saudações Leoninas

      • ACT7
        Posted Outubro 13, 2018 at 9:42 pm

        Concordo, o L.Jardim encaixava muito bem no Benfica, também gosto do Paulo Fonseca.
        Mas o Rui Vitória têm tido algum mérito na forma como lança os jovens, é que eles entram com muita confiança e sabem que têm o mister do lado deles.

  • Francisco Torgal
    Posted Outubro 13, 2018 at 9:00 pm

    A longo prazo é um projeto muito realista e já com resultados à vista. Espero que consiga manter as pérolas, sem entrar em loucuras financeiras e que os próprios jogadores queiram ficar, embora seja credível querer sair para experimentar outros campeonatos e ganhar mais.

  • Fernandes35
    Posted Outubro 13, 2018 at 9:03 pm

    Só falta arranjar um treinador que os potencie ao máximo, principalmente João Félix.

  • Kostadinov
    Posted Outubro 13, 2018 at 9:09 pm

    Nisso há que enaltecer o trabalho de LFV. Passou-se da ‘etiqueta dos 15M’ (e sejamos honestos, alguns na altura em que foram vendidos nem valiam perto disso) para um projecto de protecção, valorização e aposta na prata da casa que já tem dado frutos. Ganha o Benfica, ganham provavelmente os jogadores porque se vão tornando figuras importantes no clube ao qual estão afectivamente ligados, e ganha o futebol português que assim garante o crescimento sustentados dos seus valores. Salvo raras excepções, para mim é sempre melhor um jogador passar os primeiros anos de sénior no campeonato no qual se formou do que ir logo para o estrangeiro, a não ser que estejamos a falar numa liga muito fraquinha no continente sem infraestruturas para o desenvolvimento.

    Veremos se dá para continuar nesta toada, mas mesmo nos dias de hoje, acho perfeitamente possível aguentar os jovens da casa 2-3 anos antes de os vender.

    Uma palavra à parte para o caso do João Félix. O Benfica tem aqui um caso muito sério entre mãos, o seu novo JVP (embora não deva claro aguentar nem de perto tanto tempo no clube, os tempos são outros), o maior talento a sair da sua formação desde o Bernardo Silva, e um dos erros mais gravosos do Porto nas últimas duas décadas em termos de gestão de valores futuros. O que em si já é dizer muito, uma vez que no caso da formação e da equipa B tem sido um fartote de decisões absurdas e ridículas. decisões essas que continuamente retiram espaço aos jogadores portugueses com potencial para encher os plantéis com estrangeiros e ao mesmo tempo encher ainda mais os bolsos de quem bem sabemos.

    • ACT7
      Posted Outubro 13, 2018 at 9:52 pm

      O J.Félix têm escrito craque na testa e quer-me parecer que têm mais golo que o B.Silva o que pode dar causar mais impacto aos tubarões.

      • Fernandes35
        Posted Outubro 13, 2018 at 10:06 pm

        Tem muito mais, basta ver as suas movimentações e técnica de remate que são muito superiores comparado ao Bernardo quando este apareceu. Pelo menos é a ideia que tenho.

  • psychomantis
    Posted Outubro 13, 2018 at 9:10 pm

    Se alguma equipa Portuguesa tiver a ambição de alcançar sucesso Europeu a aposta na formação tem de ser forte.
    Estou muito contente por esta ser a estratégia do Benfica, esta direcção está a fazer um excelente trabalho neste aspecto.

    • Gil Rodrigues
      Posted Outubro 14, 2018 at 2:44 pm

      Infelizmente, face à dimensão da nossa liga e mercado, só por milagre é que algum dos nossos clubes terá sucesso internacional (assumindo que sucesso é vencer competições)…
      No entanto, o Benfica é o que tem melhores condições (graças ao seu projecto assente na formação) de ser um “player” importante num segundo degrau europeu.

  • Dca
    Posted Outubro 13, 2018 at 9:24 pm

    Acabou o discurso a chorar de emoção. Mas pronto, para alguns ele não é Benfiquista e isto até deve ter sido teatro. Enfim.
    Gosto bastante deste presidente e vou apoia-lo.

  • ACT7
    Posted Outubro 13, 2018 at 9:50 pm

    O que o Benfica fez foi simples, investiu numa academia de excelência e colocou um preço nos jogadores os famosos 15M€ claro que alguns foram baratos para aquilo que valem, mas não só pagou o investimento com esses valores como fez publicidade ao Seixal, hoje os tubarões sabem que o que sai do Seixal têm qualidade. É claro que ficamos tristes por não ter visto Cancelo e Bernardo a titulares, mas com a saída destes dois por um valor baixo, talvez tenhamos a sorte de ver R.Dias, Félix, Gedson, Florentino, Jota, etc.
    Depois foi chacota a famosa frase “espinha dorsal da selecção” mas o que é factual é que cada vez mais o Benfica domina as convocatórias.
    Discordo em muitas coisas que o Vieira fez no Benfica (muitos negócios estranhos e muitas histórias mal contadas) mas hoje podemos olhar para o Benfica e ver muita qualidade desde jogadores, treinadores, infraestruturas, etc.

  • Flavio Trindade
    Posted Outubro 13, 2018 at 10:13 pm

    Este é um dos motivos de orgulho dos benfiquistas, e verdade seja dita tem que ser dados os méritos à política da direcção neste capítulo.

    Mas isto não deve ser encarado como a descoberta da pólvora.

    Este devia ser o caminho a seguir por todos os clubes nacionais, integrantes de uma liga periférica e vendedora, logo o Benfica não devia ser a excepção.

    Portugal fabrica dos melhores talentos da Europa, haja quem neles aposte, e os clubes com esta estratégia retiram dividendos desportivos mas principalmente financeiros.

    Basta ver os últimos negócios em Portugal para se perceber a facilidade com que depois de se apostar nos miúdos se fazem negócios de 30/40M.

    No Benfica esses resultados só não foram visíveis mais cedo porque o treinador que esteve à frente teve sempre uma visão paternalista para o talento jovem, e para tirar rendimento do bom trabalho que já se fazia teve que ser Jorge Mendes a fazer os packs de 15M por jogadores que na sua grande maioria hoje valem muito mais.

    Ao manter esta aposta, o Benfica consegue reduzir a sua estrutura de custos, aumenta os rendimentos em transferências e consegue ter no mercado uma postura que permite comprar apenas 2/3 jogadores de qualidade por época, completando o plantel com os miúdos que vão entrando.

    Vieira já percebeu isso e agora só falta dar o próximo passo, que é permitir a esse talento que se vai afirmando, manter-se no clube por 2/3 épocas, saindo perfeitamente maturados, internacionais e com um valor de mercado superior.

  • Andre Pina
    Posted Outubro 13, 2018 at 10:42 pm

    Sou um dos maiores críticos do Vieira e penso que vai contra tudo o que representa o Sport Lisboa e Benfica ( corrupção, impunidade, etc…), mas o Seixal, o projecto e a aposta na formação, é o porta-estandarte dele e deve ser bastante elogiado por isso.

    O Benfica tem um projecto de formação completamente absurdo de tão bom que é, sem dúvida um dos melhores a nível Europeu. Desde a aposta em técnicos com um estilo de jogo semelhante como a procura e a preferência por jogadores com certas características técnicas como Gedson , Renato ou Florentino( um pouco diferente o dos outros dois) onde se privilegia a força, ou apostando na técnica como Bernardo, Joao Félix ou Tiago Dantas, tudo tem um propósito ali. E com a finalidade de servirem a equipa A, dado que se tenta sempre jogar no mesmo esquema da equipa principal.

    Mesmo a aposta em RV é pensada, dado que este era conhecido pela sua aposta em jovens e era isso que se pretendia. Mas amigo Vieira.. o Jardim também aposta em jovens e garanto que é o homem certo para o nosso projecto.

    Ps– muitos já devem ter lido, mas a entrevista a Renato Paiva ao Expresso, que foi há uns meses, revela bem aquilo que se pretende no Seixal

    • Dca
      Posted Outubro 13, 2018 at 11:16 pm

      Fosse só o Seixal..
      Os títulos não contam? O único na história do clube a conseguir um tetra.
      O estado do clube quando chegou, não conta? Nem campo para treinar tinha, um clube da nossa dimensão treinava em campos emprestados com balneários sem chuveiros (só canos).
      A situação financeira, não conta? Encontrou o clube quase arruinado financeiramente e agora acho que é o único clube português com Receitas > Despesas. Das primeiras coisas que fez quando chegou ao clube foi ligar a todas as pessoas a quem o Benfica devia dinheiro para negociar a divida e abatê-la.
      A estrutura e profissionalização não conta? É uma estrutura fortíssima e super profissional.
      Além de tudo isso da formação, etc.
      Ah, e do seu Benfiquismo.
      Merece muito mais crédito, muito mais mesmo.

      • psychomantis
        Posted Outubro 14, 2018 at 12:52 am

        Concordo com tudo Dca.

      • Andre Pina
        Posted Outubro 14, 2018 at 1:48 am

        Sou relativamente novo, tenho 25 anos.
        Desde que me lembro de mim, que me lembro de balbuciar e gritar “Benfica” Fui criado pelos meus avós, onde o meu avô, que em paz esteja ,me transmitiu o ser do verdadeiro Benfica e representa para mim aquilo que eu defino o Benfica. Entrei pela primeira vez na Luz com cerca de 8 anos, acompanhado pelo meu avô. Se não me engano, foi num jogo contra o Belém, onde perdemos por 3-2. Não estavam mais de 20 000 pessoas ( posso estar enganado , mas pouco importa para a ideia principal), o que naquele monstro de pedra, significava que estava vazio. Senti bastante desilusão, tanto pela derrota, mas mais por aquele estádio vazio. Ouvi do meu avô “isto não é o Benfica, um dia verás”.

        Na teoria… há cerca de 8 anos ( quando começou a senda dos títulos) eu pela primeira vez veria com os meus próprios olhos o Benfica, o Benfica que tanto ouvi falar, aquele Benfica. Mas nunca vi esse Benfica.

        Sou completamente apaixonado pela história do Benfica, pelos valores que o Benfica representa e representava na vida das pessoas, na vida do “povo” que tanto me orgulha pertencer, na importância que o Benfica teve nos tempos da ditadura, na abertura de Portugal para o mundo onde Portugal era Benfica( Eusébio) e Amália. Mas acima de tudo… na simplicidade e na honestidade que o Benfica transparecia. “Benfica é povo, povo é Benfica”

        Conversa da treta, pensará. Vieira devolveu-nos os títulos, Vieira transformou o Benfica , Vieira deu muito ao Benfica, não digo que não. Mas sabe o que deu ao Benfica? Além de ser o único presidente na história do clube a conseguir um tetra, também foi o primeiro presidente que teve uma acusação de corrupção na história do clube ( ” ah não foi contra ele nem mesmo contra o clube em si” poupe-se ao trabalho de dizer isso). Muitos ataques externos são infundados, Pinto da Costa com o seu discurso populista sempre reconheceu que “era tudo contra o Benfica”, mas não aceito que o Benfica seja usado para benefício de um indivíduo, para negociatas, para lavagens, para enriquecimento pessoal, para jogos de bastidores, para se esconderem atrás do manto protector e até mesmo disputas partidárias. Aquela história ” só assim se ganha neste mundo” não é lá muito convincente, pois milhões de pais poupariam tempo na educação dos filhos e ensinavam-lhes logo técnicas de falcatruíce desde o berço que assim já estavam preparados para vida.

        Sei reconhecer muito valor ao Vieira, que o tem, mas que beneficiou muito mais ele de ser presidente do Benfica do que o Benfica beneficiou de ele ser presidente, não há duvidas.

        O Benfica é enorme, O Benfica é gigante. E existia muito antes do Vieira. O Benfica teve um período muito conturbado, muito mau mesmo, mas não foi o Vieira que trouxe o Benfica de volta, foram os adeptos.
        Não há títulos que paguem os valores que o clube sempre defendeu. Esta é a opinião de um benfiquista que nunca viu o verdadeiro Benfica, e que ganha há 8/9 anos. Posso estar errado, e respeito a sua opinião e dou mérito ao Vieira, mas …. Como Mário Wilson ” Valores mais altos se levantam” e ainda vejo no Benfica aquela utopia.

        Ps- este blog nem é muito usado para estes assuntos, por isso peço desculpa.

        • Gil Rodrigues
          Posted Outubro 14, 2018 at 2:40 pm

          O Vale e Azevedo, o Damásio, o BdC, o Godinho Lopes, o Pinto da Costa (dos ultimo 8 anos) provam que a competência não é fácil de encontrar…

          Depois de ver o ressurgimento do Benfica, assumir que teria acontecido sem influência do Vieira, é utópico, porque se dependesse apenas dos sócios nunca teríamos sofrido o que se passou nas décadas de 80, 90 e 00…

          O Vieira tem muitos defeitos, mas tem muito mais méritos. Eu, como Benfiquista, não me quero arriscar a tirar o Vieira de lá para depois levar com um demagogo populista, tão bem exemplificado como o RGS.

          • Fernando neves _36
            Posted Outubro 14, 2018 at 4:40 pm

            Também te posso recordar Borges Coutinho, Ferreira Queimado, Vieira de Brito e Fernando Martins (só para frisar os do Benfica).
            Não existem só presidentes maus e corruptos, também existem pessoas competentes e que não são corruptas e atenção que o Rui Gomes da Silva também não tem o meu voto mas o Vieira também não.

            • Gil Rodrigues
              Posted Outubro 15, 2018 at 9:29 am

              Deu-me 4 nomes, em quantos presidentes?

              A realidade é que os bons aparecem de tempos-a-tempos.

              A probabilidade de apanhar com um louco populista e demagogo, é muito maior agora que a forma como a informação é transmitida foi completamente subvertida.

            • Gil Rodrigues
              Posted Outubro 15, 2018 at 9:30 am

              Aliás, sou capaz de afirmar que, actualmente, nenhum desses nomes seria eleito, porque iria fazer o papel do “coitado” competente mas sem notoriedade (o típico candidato que recebe 5% dos votos)

          • Rui Miguel Ribeiro
            Posted Outubro 15, 2018 at 12:30 am

            Tem todo o direito de não gostar, mas o Rui Gomes da Silva é uma pessoa honesta, frontal e indefectivelmente benfiquista.

            • Gil Rodrigues
              Posted Outubro 15, 2018 at 8:46 am

              O RGS é mais um incendiário, irresponsável… exactamente o tipo de adepto que não pode ser presidente. Por muito honesto que seja, é um BdC em potencial e, sendo advogado, não descarto que também possa ser um Vale e Azevedo.

        • Dca
          Posted Outubro 14, 2018 at 3:44 pm

          Se foram os adeptos então porque é que o clube ficou péssimo? Já que são os adeptos que fazem tudo.
          Acusações de corrupção? É esperar no que vai dar. Também posso acusar o alguém de corrupção, qualquer um pode. Agora é esperar para ver no que vai dar. Mas até ao momento, qualquer acusação, NUNCA deu em nada.

      • Mantorras
        Posted Outubro 15, 2018 at 5:17 pm

        O problema reside na forma como ele fez certas coisas. Simplesmente não me revejo nele e por isso não lhe bato palminhas.

  • Lunatics
    Posted Outubro 13, 2018 at 11:12 pm

    Enquanto o campeonato português não for mais competitivo internamente (melhoria das equipas inferiores) e não melhorar o tempo útil e a velocidade do jogo, bem podemos continuar a sonhar com o título europeu (CL). Adicionalmente, se os clubes não conseguirem atrair investimento estrangeiro também não teremos forma de reter o melhor talento e como tal continuaremos a sonhar com o título europeu (CL). Isto é aplicável a qualquer um dos grandes, milagres não há

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Outubro 13, 2018 at 11:26 pm

    O projecto do Seixal é de facto um dos galões que Vieira pode ostentar e é um motivo de orgulho e de satisfação. Agora, importa manter o rumo nesta 2ª fase: manter os jovens mais fulcrais o tempo suficiente no Benfica para serem devidamente rentabilizados desportivamente.

  • coach407
    Posted Outubro 14, 2018 at 12:34 am

    Se formos a analisar os últimos 10 anos que jogadores o Benfica teve que estivessem próximos de um nível de vencedores da Champions?

    Ederson, Oblak, Cancelo, talvez Semedo, David Luiz, Matic, Ramires, Di Maria, Bernardo e talvez Rodrigo e Guedes.

    Oblak, Semedo, Rúben Dias/Garay/Lindelof, David Luiz, Cancelo, Matic, Ramires, Bernardo, Di Maria, Guedes e Rodrigo.

    Esta equipa no seu melhor até poderia ter hipótese mas seria outsider (só Oblak e Matic seriam titulares no último vencedor da Champions). E estamos a falar de conciliar todos estes 11 jogadores ao mesmo tempo e todos no seu apogeu. É realmente muitíssimo complicado o Benfica ter hipótese.

  • Ze Maria
    Posted Outubro 14, 2018 at 3:36 pm

    Enquanto rival do Benfica estou a espera que saia de lá o Vieira para ver se a mudança de paradigma pode beneficiar-nos de alguma maneira.

    Muitos benfiquistas são contra ele, mas de facto o Benfica dos últimos 10 anos é muito forte e este projeto do Seixal (com todo o investimento que foi feito) está a dar frutos.

    Era bom que o Sporting pudesse seguir o exemplo e voltar a ter uma formação forte (demos ao mundo já grandes jogadores) com resultados práticos na equipa de futebol (assim de repente só o Figo e o Nani tiveram impacto).

    Depois, discordo quando o Vieira diz que a base para o Benfica ser campeão europeu é a formação. Como podemos ver pelos últimos campeões, isso só sucedeu no Barcelona. De resto os grandes planteis do mundo foram construídos no mercado.

    SL

    • jpcacelas
      Posted Outubro 15, 2018 at 3:02 am

      É exatamente por isso que LFV afirma que a base para o Benfica ser campeão europeu é a formação. Porque não temos o mesmo poder de mercado que os tubarões que têm ganho e disputado as finais europeias. Mas apesar do meu desejo em ainda haver algum romantismo neste desporto, considero uma ideia extremamente utópica.

  • RodolfoTrindade
    Posted Outubro 15, 2018 at 2:31 pm

    Estou a guardar estas pérolas todas!!!

Deixa um comentário