Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Jackson de grande penalidade dá nova vitória ao FC Porto (o colombiano ainda bisou perto do fim e já lidera a lista de melhores marcadores); Dragões com a vitória em Setúbal acabam a 1ª volta no 1º lugar em igualdade pontual com o Benfica; Exibição voltou a não entusiasmar, e VP fechou mesmo a “porta” na 2ª parte com a entrada de Maicon (Sadinos acabaram o jogo reduzidos a 9 elementos)

Vit. Setúbal 0-3 FC Porto (Jackson 8´g.p. e 85′, Lucho 90′)

O F. C. Porto voltou a igualar o Benfica no topo da Liga, ao vencer em Setúbal, num jogo em atraso da 12.ª jornada. Triunfo justo, mas com números exagerados, num encontro em que Jackson bisou (já lidera a lista de melhores marcadores) e os sadinos (além de começarem a partida praticamente a perder fruto de um golo de grande penalidade) acabaram reduzidos a 9 elementos. Com esta vitória os dragões terminam a 1ª volta com 39 pontos (nenhuma derrota e apenas 3 empates), já o Vitória de Setúbal continua no penúltimo lugar, com 14.

No que diz respeito à partida, os azuis e brancos começaram o jogo praticamente a ganhar. Pedro Santos carregou Varela e Jackson não perdoou. Com o golo o Porto cresceu, foi somando oportunidades (quase todas na sequência de bola parada), mas Otamendi, Moutinho e Kelvin acabaram por desperdiçar. Até que, Meyong aproveita uma transição ofensiva para criar algum desconforto na defesa portista. Na 1ª tentativa não conseguiu superar Mangala, mas pouco depois, aproveitando um deslize de Otamendi, bateu mesmo o francês e testou Helton. As iniciativas do camaronês motivaram os sadinos, e nos últimos 15m da 1ª parte, principalmente pelo corredor direito, o Vitória conseguiu mesmo criar algum perigo. Mas, até ao intervalo o resultado não se alterou. Talvez nesse período a agressividade e boa resposta da equipa da casa merecesse outra recompensa, mas a verdade é que as melhores oportunidades pertenceram ao FC Porto. No entanto, no 2º tempo tudo mudou. VP tirou Kelvin, fez entrar Maicon para central e colocou Mangala na esquerda, e com isso bloqueou por completo o Setúbal. Os sadinos não conseguiram criar nada ofensivamente, o Porto também se limitou a controlar o resultado e a 2ª metade praticamente não teve motivos de interesse, destaque apenas para um pormenor de Helton (rodeado por 6 elementos do Setúbal, driblou 3 e ainda saiu a jogar com calma) e para as 2 expulsões dos jogadores sadinos (Bruno Gallo levou 2 amarelos no espaço de um minuto, Jorginho foi admoestado com o 2º devido a uma simulação ao minuto 84). Com o Vitória reduzido a 9, os dragões já na parte final da partida ainda aproveitaram para ampliar o marcador, 1º Jackson finalizou à ponta-de-lança, depois Lucho apareceu bem no espaço e mesmo com pouco ângulo bateu Kieszek.

Destaques

Vítor Pereira – Mais uma exibição q.b., longe de entusiasmar e com números que enganam (o resultado justo era o que se verificava ao minuto 84). No entanto, algumas notas positivas. VP voltou a demonstrar que é dos treinadores em Portugal que lê melhor o jogo (bastou uma decisão defensiva ao intervalo para anular por completo o Setúbal na 2ª parte), por outro lado, parece evidente que é um “crime” deixar Maicon, Mangala ou Otamendi no banco, como tal, é muito provável que Alex Sandro até final da época actue de maneira mais frequente a extremo (como se verificou hoje na 2ª parte).

Vit. Setúbal – Os médios foram quase sempre mais fortes na luta no meio campo, Jorginho e Pedro Santos tiveram algumas iniciativas interessantes, Pedro Queirós foi a melhor unidade no 1º tempo, mas o desenrolar do encontro acabou por ser um obstáculo demasiado “grande” para as pretensões dos Sadinos. No 2º tempo, um Meyong desgastado, e o pouco que acrescentaram as substituições (Cristiano principalmente), também não ajudaram.

FC Porto Jackson é cada vez mais a grande referência dos azuis e brancos. Bisou, voltou a ser decisivo na frente pelo desgaste que provoca, as faltas que conquista e a maneira como consegue sempre receber, dar e segurar; Mangala foi competente (mesmo a lateral esquerdo); Helton teve mais um momento peculiar; mas no geral houve mais notas negativas que positivas: Kélvin apresentou muito pouco (mais uma vez). Demasiado individualista, não deu seguimento a nenhuma jogada; Varela além do lance do penalti decidiu sempre mal (nota para uma péssima finalização em zona privilegiada  em que acertou de tal maneira na bola que esta em vez de ir para a frente foi para trás), Moutinho esteve particularmente faltoso e foi várias vezes superado pelos médios sadinos; e Danilo continua a dar muita pouca profundidade no seu corredor.

74 Comentários

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Janeiro 23, 2013 at 10:21 pm

    1º ponto: Não foi o "Jackson de penalty" que deu a vitória ao FC Porto. O mesmo Jackson, depois de boa jogada de Mangala, fez, de pé esquerdo, o 2º golo dos campeão nacional. Lucho ainda marcou o 3º.

    2º ponto: Vítor Pereira não fechou porta nenhuma na 2ª parte. Devido à falta de extremos, o técnico azul e branco decidiu colocar Maicon no início da 2ª parte, deslocando assim Mangala para DE e Alex Sandro para extremo.

    3º ponto: 1ª expulsão correctíssima (Só pecou por tardia); 2ª expulsão evitável, mas compreensível.

    FC Porto em igualdade pontual com o "rolo compressor" da Luz, que no próximo fim de semana vai a Braga e pode ficar sem a liderança.

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Janeiro 23, 2013 at 10:23 pm

    Só mais um aparte: O jogo de hoje foi um jogo muito semelhante aos jogos do Benfica.

    Um golo de penalty e 2 expulsões do adversário.

    • J
      Posted Janeiro 23, 2013 at 11:17 pm

      A que jogos é que te referes? menos que me digas quais foram esses jogos do benfica, passo a considerar-te mentiroso…

    • JR
      Posted Janeiro 23, 2013 at 11:20 pm

      de que jogos do Benfica em particular estás a falar?

    • PORTOCAMPEÃO
      Posted Janeiro 24, 2013 at 1:18 am

      Eu não tenho por obrigação nem passatempo decorar quais os jogos em que se verificaram tais requisitos.

      Estes parâmetros saltam à vista nos jogos do Benfica, não será muito difícil encontrar um jogo que se encaixe aqui.

      De um modo geral, há sempre uma estrelinha da sorte que encontra o caminho dos encarnados.

    • J
      Posted Janeiro 24, 2013 at 8:43 am

      Não tens obrigação de decorar os jogos do benfica, mas também não tens obrigação de mentir descaradamente para justificar os teus "nublados" pontos de vista.
      O benfica têm uma estrelinha da sorte? É isso mesmo, e também é amigo da federação, da liga, dos conselhos de justiça, disciplina e arbitragem. Têm isso tudo sobre controlo, mas é tão amigo do proximo que dá os campeonatos todos ao Porto (a quem, de resto, a arbitragem vergonhosamente persegue…).

      Enfim, continuem a mentir para se iludir, no entanto, os Calheiros, os Leiros, os Pratas, os Benquerenças, os Xistras e o vosso grande amigo Proença, que festejou o ultimo titulo tão efusivamente nas Antas, ficarão para sempre na memória de todos…

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 24, 2013 at 9:48 am

      Primeiro era semelhante aos jogos do Benfica,agora é um jogo…

      Mentir é tão fácil mas ser apanhado ainda é mais fácil.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 24, 2013 at 2:47 pm

      No ano que o Benfica foi campeão essa situação verificou-se em inúmeros jogos e vocês em relação a isso assobiaram para o lado

      Fernando Fonseca

    • J
      Posted Janeiro 24, 2013 at 3:00 pm

      Mais um… primeiro aparece um a dizer que é parecido ao benfica, depois aparece outro a dizer que afinal foi há uns anos atrás, vocês do Porto são engraçados.

      mas, em relação ao tema diga lá quais foram os jogos…ou é como o outro que não se lembra…

    • Anónimo
      Posted Janeiro 24, 2013 at 4:23 pm

      Diga-me onde posso encontrar as estatísticas dos jogos dessa época e eu mesmo consultarei e lhe direi o que pretende, escusa de fingir que não sabe do que estamos a falar, por mais que lhe custe deve-se lembrar muito bem desses jogos, toda a gente se lembra.

      Fernando Fonseca

    • J
      Posted Janeiro 24, 2013 at 7:31 pm

      Fernando,
      Parabens, foi provavelmente a resposta mais genial que me deram na minha vida! Bem digna de um adepto do FCP… Então, recapitulando, você faz uma afirmação, eu peço-lhe as provas e você responde: "arranja-me tu as provas da minha afirmação", isso é o mesmo que eu ir a tribunal dizer que sou inocente e para o Juiz procurar as provas da minha inocência… (ok! já percebi porque os tribunais na area do Porto funcionam tão bem).

  • Zapata
    Posted Janeiro 23, 2013 at 10:28 pm

    Belo jogo do FC Porto. Jogo sempre apoiado, muitas oportunidades, alas a romper a defesa contrária.. Os golos foram, claramente, jogadas estudadas… Aliás, basta ver os golos dos últimos jogos para se deduzir tal coisa. Joga muito futebol este FCP.

    Muito bem o Proença. Melhor árbitro do Mundo.

    • PORTOCAMPEÃO
      Posted Janeiro 23, 2013 at 10:40 pm

      Não. Quem joga bem é o Benfica, sem dúvida. Só não tem é mais pontos que o FC Porto, mas de resto jogam muito, mesmo.

    • Zapata
      Posted Janeiro 24, 2013 at 12:02 am

      Escusa de constatar o óbvio. Está à vista de toda a gente. Joga muito mais, sim senhor.

    • Bruno
      Posted Janeiro 24, 2013 at 12:51 am

      Caro Zapata
      os seus comentário chegam a ser cómicos com os seus julgamentos imparciais e nada tendencioso. Se tivesse que dizer a um ET o que seria um adepto "tipo" do Benfica, apontaria a 100% para si.

      O Benfica realmente joga muito, mas muito mais que o Porto, aliás, no Clássico foi tão superior que vi o Benfica a ganhar 5-0 sem sequer se cansarem.
      Porto ganha, é eficaz, ponto. Joga futebol feio? De vez em quando. É "ajudado", talvez vezes de mais (Tanto que o Benfica se pode queixar). Mas tendo em conta tudo isso, GANHA! e não venham dizer que também ganha na UEFA porque isto e aquilo… Se o Benfica joga de maneira tão superior, porque não tem o mesmo sucesso na Uefa?

      Verdade seja dito, quem não chora não mama…

    • Montez
      Posted Janeiro 24, 2013 at 1:14 am

      Bruno a análise que o seu treinador deveria ter feito no final do clássico é que tendo a equipa mais forte a nível defensivo e uma estratégia mais apoiada nesse aspecto, sofreu mesmo assim 2 golos. Mas limitou-se a chorar fazendo aquilo (e voçes adeptos dão continuidade), pelo qual criticam os benfiquistas.

      Que me lembre NUNCA ouvi jesus dizer que o benfica era um rolo compressor. Ou seja alguem tomar como suas Às palavras que certos comentadores usam não me parece correcto.

      A uefa isto a uefa aquilo. Este ano como passaram a fase de grupos usam essa…. mas no ano passado por esta altura não me lembro de vitor pereira ter usado essa. Iam mesmo jogar contra quem?

      Além do mais o zapata não tem que ter comentários isentos e não tendenciosos, mas já que fala parece-me que a maneira como irónicamente escreve em relação ao benfica também não é de alguem imparcial e não tendencioso.

    • Zapata
      Posted Janeiro 24, 2013 at 1:22 am

      Escusa de vir com 1001 teorias. O seu treinador é que criticou o estilo de jogo do Benfica, quando a sua equipa joga bem pior. Simples.
      Eu não critico opções de outrém, se tomo uma pior.

      O quanto adorei essa última parte do comentário.
      Ora, VP chorou. E hoje (ontem) mamou bem…

    • Bruno
      Posted Janeiro 24, 2013 at 2:02 am

      Meu treinador? Em algum instante disse ser Portista? Deus me livre de tal mal.
      Quem não sabe ver desporto como um todo, perceber quem tem razão e quem não tem, quem é melhor e quem é pior, não pode de maneira nenhuma dar a sua opinião como certa.

      Comentei o simples facto das declarações do sr Zapata, pois como assíduo leitor do blog e dos vários comentários em grande parte dos posts, é óbvio e chega a ser cómico a imparcialidade de tais declarações, mas sempre com o seu ar de razão e argumentos fortes (se bem que com algumas falácias pelo meio).

      Ser imparcial e justo é uma das bases do desporto. Não vale a pena então comentar nada relacionado quando qualquer declaração é influenciada pelo gosto de X clube. Se o Benfica é o maior, ninguém mais pode ser. Se Marreco é bom, todos naquela posição são péssimos porque são de outro clube. Senhores, visões diferentes.

      Não irei sequer responder sobre tentativas de me ligar a um clube que não é meu, mas em ultima, VP o ano passado não tinha, como este ano continua a não ter, as mesmas opções que o plantel do Benfica tem, onde o Benfica tem claramente o maior poder de fogo do campeonato, que deixou escapar os vários objectivos das várias épocas.

      Em suma, o exemplo dado foi apenas para demonstrar que apesar do Benfica todos os anos se demonstrar o melhor, com mais opções, melhor técnico etc, não há muito tempo foi banalizado por um técnico jovem, com um plantel forte (é certo), mas onde do outro lado o Benfica tinha dos melhores planteis do últimos anos, o técnico mais capaz e senhor de um conhecimento táctico e técnico fantástico, onde tinha sido campeão a praticar um futebol excelente e cativante. Comecem a ser espectadores de desporto e não de X clube, para fanáticos chegam os elementos das claques criminosas deste país.

      sr Zapata, não é meu treinador, não é meu clube, o FCP no Clássico foi mais consistente e dominou na Luz, VP é infeliz em 70% das suas declarações (não é novidade), não fale de chorar que o seu presidente é excelente nisso, FCP ganhou hoje, mereceu, a grande penalidade foi clara, o resultado dilatado em demasia.

  • FilipeA
    Posted Janeiro 23, 2013 at 10:28 pm

    Honestamente as palavras do José Mota e o muitas vezes por si repetido "SEMPRE o mesmo" demonstram bem o que se passa no futebol português e que, mais uma vez, as deploráveis declarações do "treinador" do fcp após o clássico voltam a dar os "frutos" desejados…

  • Ricardo
    Posted Janeiro 23, 2013 at 10:33 pm

    Está explicado ( mais uma vez ) porque queriam tanto o Proença no clássico.

    Fartam-se de jogar bom futebol e muito ofensivo,não haja duvidas.

    • PORTOCAMPEÃO
      Posted Janeiro 23, 2013 at 10:44 pm

      Ofensivo ou não, tem dado vitórias. Temos os mesmos pontos que a equipa do mestre da táctica e não perdemos para a Liga há 1 ano.

  • Zapata
    Posted Janeiro 23, 2013 at 10:39 pm

    A partir de hoje, se o VM aceitar os comentários, irei colocar as faltas cometidas e quantos amarelos as equipas levam. São dados curiosos. Isto relativamente aos 2 grandes e respectivo adversário. (e caso encontre sempre esses dados, como é lógico)

    • PORTOCAMPEÃO
      Posted Janeiro 23, 2013 at 10:54 pm

      Os termos "faltas" e "amarelos" são muito relativos.

      Pode ser uma falta leve, sem qualquer significado ou a impedir um contra ataque. Ou pode ser uma falta daquelas como por exemplo o Maxi Pereira fez a João Moutinho no clássico.

      Os amarelos também. Pode ser um amarelo por simulação, como levou Melgarejo (se não me falha a memória) ao simular um penalty no jogo contra o FC Porto, ou um amarelo como levou Maxi Pereira, depois de ter feito aquela "falta" sobre o melhor médio português.

    • DSpurs
      Posted Janeiro 23, 2013 at 10:56 pm

      Apenas uma pergunta que nada tem a ver com a notícia mas que esclarecia a minha interpretação do seu comentário. Quando se refere a dois grandes considera-os a totalidade dos grandes ou apenas parte deles?

    • João Arem
      Posted Janeiro 23, 2013 at 10:58 pm

      Peço desculpa, mas isso leva a alguma conclusão? Se por exemplo existirem 2 agressões num jogo, são 2 faltas apenas, mas dois vermelhos, certo? Se a equipa adversária tiver realizado mais faltas, mas nenhuma agressão, e por isso menos admoestada deveremos pensar que existe benefício?

    • João Silva
      Posted Janeiro 23, 2013 at 11:07 pm

      PORTOCAMPEÃO, mas está a falar dessa falta para quê? Não foi bem marcada e amarelado? Não percebo o seu ponto de vista!

    • mike-uk
      Posted Janeiro 23, 2013 at 11:09 pm

      O utilizador Zapata, no seu característico estilo benfiquista optou por, no seu comentário, apimentar a discussão ao pretender dar a entender que no futebol português há apenas dois grandes.
      Um comentário que prima pela rusticidade da ideia implicita de quem, do alto da sua limitada capacidade em formular opinião, prefere caricaturar-se a si mesmo e aos adeptos do clube que representa como o pináculo da ignorância futebolistica.
      O Sporting é muito, muito grande. Foi grande no passado e vai ultrapassar esta fase menos boa com a classe e a categoria de clube grande que a sua história lhe confere.
      O Sporting é tão grande hoje como o Benfica foi grande nos 4 anos que, de 2005 a 2009 ficou atrás do Sporting.
      Do que o Benfica não precisa é de adeptos pequeninos. E infelizmente parece-me cheio deles, a rebentar pelas costuras.

    • Ricardo
      Posted Janeiro 23, 2013 at 11:21 pm

      Nas ultimas 3 épocas o Sporting ficou sempre atrás do Benfica,se juntarem os pontos todos dessas épocas,são só 48 pontos,se juntarem os pontos desta época são mais 21,apenas e só 69 pontos de diferença em 3 épocas e meia,e algo me diz que não ficam por aqui.

      O Sporting nunca esteva tão mal financeiramente e desportivamente como hoje em dia,só um cego não vê isso,continuem a dizer de boca cheia que são melhores do que o Benfica e a venerarem os de lá de cima,quando acordarem pode ser que seja tarde.

    • mike-uk
      Posted Janeiro 23, 2013 at 11:32 pm

      Pois terei de me repetir: "a rebentar pelas costuras"

    • Zapata
      Posted Janeiro 23, 2013 at 11:59 pm

      Eu escrevi português.
      "São dados curiosos".
      Claro que pode haver 20 faltas e 2 amarelos, como pode haver 1 falta e 2 vermelhos.

    • Zapata
      Posted Janeiro 24, 2013 at 12:01 am

      mike-uk,
      Não fique tão chateado, homem. Entenda o fenómeno da compreensão.
      Falei em 2 grandes pelo simples motivo que só eles estão na disputa do título. Somente isso. Para quê incluir o Sporting neste registo de estatísticas, se o objectivo é diferentes dos outros 2?
      2, 3, 4, 5, 20 grandes. Esteja à vontade de escolher quantos quiser.

    • PORTOCAMPEÃO
      Posted Janeiro 24, 2013 at 1:22 am

      Caro João Silva,

      O lance em discussão foi devidamente marcado, como fez o obséquio de referir.
      Porém, o cartão que lhe foi associado não vai ao encontro da gravidade da situação.

      Aquilo seria vermelho directo com direito a suspensão por 2 ou 3 jogos.

    • Montez
      Posted Janeiro 24, 2013 at 1:23 am

      Mike-uk utilizando vocabulário mais erudito, para assim demonstrar a superior educação pelo qual pautam os adeptos e simpatizantes sportinguistas, não lhe parece que o facto de se ter irascido com a questão demonstra uma pequenez preocupante?

    • Pedritxo
      Posted Janeiro 24, 2013 at 8:54 am

      o sr.portocampeao fala daquela falta de maxi , mas nao fala da do fernando, ha que ser coerentes

  • João Arem
    Posted Janeiro 23, 2013 at 10:50 pm

    Desculpem, mas isso é tudo nervos a falar?
    Só o benfica é que pode ganhar jogos em que os adversários são expulsos? Isso está em decreto-lei? Qual a série do Diário da República?
    É que eu esta época já vi um jogador negro ser expulso por uma falta que um branco cometeu contra o benfica.Este mesmo Setúbal, contra o rolo compressor, teve um jogador expulso aos 7 minutos…Nos primeiros 4 jogos da Liga, 3 expulsões nos adversários.
    realmente, uma mentira dita muitas vezes, até parece verdade, não é?

  • Pedro
    Posted Janeiro 23, 2013 at 10:54 pm

    Aos tais indignados, revoltados e não digo mais para que o comentário possa ser aceite, digam-me la onde é que o Porto foi ajudado? O penalty é claro, a primeira expulsão também, a segunda é a unica que pode ser discutida, mas a verdade é que simula uma falta dentro da areá adversaria e ai as leis são claras, amarelo. O arbitro podia ter bom senso e não expulsar o jogador, visto que já tinha expulsado um jogador, o prejudicado (Porto) estava a ganhar e o jogo a acabar, podia sim senhor, assim como o Duarte Gomes podia não ter dado o vermelho direto ao Paulo Vinicius já nos descontos e com o resultado em 4 1. Mas deste caso onde estão os indignados a falar???

    • Montez
      Posted Janeiro 24, 2013 at 1:25 am

      Pedro tenha calma… lê os comentários? vê alguem a falar do penalty? se alguem abordou esse assunto até foi um suposto adepto portista

    • Pedro
      Posted Janeiro 24, 2013 at 10:20 am

      Montez estou calmíssimo, se é coisa que não me enerva é o futebol. Se reparar o penalty é só um mero caso nos inúmeros que refiro.
      No meio disto tudo, o que pretendia saber mesmo, é onde o Porto foi ajudado, nada mais.

    • Czarli
      Posted Janeiro 24, 2013 at 10:53 am

      O arbitro só pecou por não ter expulso o Jorginho ainda na 1ª parte.

  • Bruno
    Posted Janeiro 23, 2013 at 11:02 pm

    Alguém que diga ao Vítor Pereira que não tem motivos para estar preocupado..

  • Benficacampeao
    Posted Janeiro 23, 2013 at 11:08 pm

    Sei que nao apreciam comentarios relativos a arbitragem,mas o feefback deste post tem ido muito nesse sentido.a desconfiança em relaçao ao fc porto e mais do que fundamentada…os adeptos do porto merecem todo o respeito,mas teem de aceitar que os adversarios por vezes duvidem do merito da vossa equipa.o que se passou no nosso futebol nos ultimos anos foi tornado publico,e o sentimento de impunidade aumentou,ja que nenhum dos arguidos foi realmente penalizado.incrivel como a grande parte das personagens envolvidas continua a exercer funçoes no nosso futebol…perdeu se uma grande oportunidade para devolver a tranparencia e seriedade ao nosso futebol,mas a justiça portuguesa fez questao de contribuir para o aumento do clima de desconfiança existente.posto isto,a luta sera feroz ate final…mas as proximas tres jornadas talvez permitam a uma das equipas conseguir descolar,vamos esperar para ver

  • MP
    Posted Janeiro 23, 2013 at 11:09 pm

    Vamos la ver, penalti claro, expulsao do galo so pecou por nao ter sido por vermelho directo, e o Jorginho ja com amarelo simula um penalti. Ma arbitragem ? Onde ?

  • Jorge Louro
    Posted Janeiro 23, 2013 at 11:18 pm

    Vitoria justissima, o jogo está refletido no resultado, nao percebo tanta indignacao mas enfim. Viva o Porto. Agradeço Publicacao.

  • Nuno Moura
    Posted Janeiro 23, 2013 at 11:29 pm

    1 PENALTI e 2 EXPULSÕES a favor => FC Porto levado ao colo

    Nada mais demagógico. Ainda não ouvi ninguém com o mínimo de bom senso questionar a correcção da marcação do penalti ou da primeira expulsão. Nesses lances o árbitro esteve bem. No lance da segunda expulsão é que parece ter exagerado e não devia ter mostrado o segunda amarelo ao jogador.

    Acontece que nessa fase o porto vencia e dominava o encontro, o setúbal já estava reduzido a 10. É sempre subjectivo mas parece-me que esse erro não teve grande reflexo no resultado final.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 24, 2013 at 4:14 am

      Tal demagogia foi repetidamente levada a cabo por inúmeros adeptos não afectos ao Benfica na última época em que foi campeão. Deram-se ao trabalho de contabilizar os trocentos cartões vermelhos e penaltis contra os adversários. A verdade é que o nosso público futebolístico quer polémicas e é exactamente isso que recebe dos principais meios de comunicação, é um ecossistema que se alimenta mutuamente. O Porto foi campeão levado ao colo, assim como o Benfica, Sporting e Boavista, excepto para os adeptos desses mesmos clubes.

      Leonel

    • J
      Posted Janeiro 24, 2013 at 8:45 am

      A partir do momento que existem tolos que acham que o Matic não deveria jogar em Braga porque lhes apetece, qualquer demagogia é possível…

    • J
      Posted Janeiro 24, 2013 at 9:20 am

      Contra factos não há argumentos…
      O FC Porto é a única equipa da Liga Zon Sagres que termina estas primeiras 15 jornadas sem ter tido um penalty ou um vermelho contra. Mais um daqueles números para o já grande quadro de honra de Pinto da Costa. Para além disso é a equipa com menos amarelos (23 em 15 jogos). O Benfica já tem 2 penalties, 2 vermelhos contra e 29 amarelos…

    • Czarli
      Posted Janeiro 24, 2013 at 10:52 am

      Só dois vermelhos? Só?? E ainda te vens queixar disso?

    • Francisco
      Posted Janeiro 24, 2013 at 11:31 am

      Caro J, também podemos observar que o Benfica é a equipa que tem mais penalties e vermelhos a favor. Aliás, penalties tem o dobro dos do Porto.

      Contra factos não há argumentos… mas suponho que estas estatísticas já não lhe interessam tanto.

    • J
      Posted Janeiro 24, 2013 at 12:05 pm

      Caro Francisco,
      o grande problema é que dos penalties e vermelhos que o Benfica têm a favor nada podem apontar, ao contrário dos dois penalties "xistrados" que sofreu… e em relação ao FCP são varios os penalties (Braga/ Moreirense por exemplo)que se "esqueceram" de marcar e varios os jogadores que não se percebe porque não foram expulsos(Moutinho e Fernando na Luz e Helton ontem)… Se não percebe isso … Agora numa coisa têm razão contra factos, não há argumentos…

    • J
      Posted Janeiro 24, 2013 at 12:07 pm

      Caro Czarli,

      Quem têm o hábito de se queixar como se pode observar quase todos os dias é o seu treinador…

    • Czarli
      Posted Janeiro 24, 2013 at 12:22 pm

      J enquanto ele queixar-se eu não me chateio, quem nunca se queixou que atire a primeira pedra. Confesso que ficaria incomodado, enxovalhado talvez seja a melhor palavra, se o clube parasse de queixar-se e fosse invés entregar DVDs ou pedir reuniões nos ministérios, num circo pomposo para inglês ver…

    • Francisco
      Posted Janeiro 24, 2013 at 12:23 pm

      Caríssimo, para expulsar o Fernando por aquela jogada, teria que expulsar o Matic que fez exactamente o mesmo. Com a diferença que o Matic seria no início do jogo, e qualquer outra desculpa que concerteza irá arranjar para uma pisadela ser diferente da outra. Esquecimentos.

      Falar do Moutinho, tendo um Maxi e um Matic na equipa, é obviamente para rir. Suponho que os foras-de-jogo na Luz também não existiram. Lá está, esquecimentos.

      Também acho amoroso o facto de não ter nada a apontar aos pénalties e vermelhos do Benfica… sei lá, nem sequer a expulsão do Douglão na 1ª jornada…? Ou sei lá, o facto do mesmo Setúbal ter visto um vermelho aos 8 minutos, com uma entrada do Amoreirinha parecida com a do Maxi? Esquecimentos.

      Fica a referência ao Helton para último, para fechar este fantástico diálogo. Era portanto falta… e para expulsão? Pois… deixe-me que lhe diga que já soa a desespero total. Esse comentário define-o enquanto adepto. Divirta-se.

    • J
      Posted Janeiro 24, 2013 at 3:07 pm

      Francisco,
      a entrada de matic no inicio do jogo, igual a do fernando?
      Falar do Moutinho que só à 7 (SETIMA) falta(entre as quais faltas por trás,tesouras, porradas e pancadas)é que viu amarelo?
      Falar da expulsão do Douglão, quando no mesmo jogo foi mal anulado um golo ao Cardozo…
      Entrada do Amoreirinha igual a do Maxi?

      e eu é que estou desesperado?

      P.S. Aguardo pelos seus comentários ao facto de não haver penalties contra o FCP, ou a sua definição de adepto só serve para os outros…

    • J
      Posted Janeiro 24, 2013 at 3:15 pm

      Czarli,
      antes isso do que ser de um clube que recebe árbitros em sua casa na véspera de um jogo, ou que pagou uma viagem ao Brasil a um arbitro, ou ter um vice-presidente que terá oferecido "quinhentinhos", a um árbitro ou que mandou oferecer fruta para dormir a um arbitro conforme comprovado por uma escuta, ou que telefona a jornalistas para inventar noticias de forma a que os seus jogadores (Deco) não sejam castigados por agressão a um arbitro, ou que se vangloriam de ter deixado presidentes de outros clubes de mão no ar… era capaz de estar nisto tudo o dia…

    • Francisco
      Posted Janeiro 24, 2013 at 5:08 pm

      Interessantissima argumentária: a do Fernando é para vermelho, a do Matic claro que não. O porquê de serem diferentes, talvez seja o tamanho do sapato… a justificação não é para aqui chamada. Porquê, porque sim.

      Para casos como o do Douglão há sempre um qualquer atenuante, e como é evidente é impensável que o mesmo possa acontecer em jogos do Porto. Há clubes e seres de excepção, não convém confundir. Porque sim.

      Lá está, se o Cardozo faz malabarismo na área, é casual. Claro que se for o Alex Sandro, já é o sistema. Porque sim.

      Engraçado como em tantos anos o Maxi nunca foi expulso em nenhuma competição interna, mas também para isso haverá justicações e atenuantes. Já o Helton e o Moutinho, esses deviam ser expulsos. Porque na sua visão do mundo é assim que deve ser, e nós temos de concordar. Lá está, porque sim.

      Tenho a certeza que algures na sua cabeça tudo isto faz imenso sentido, e é uma injustiça que o mundo não concorde consigo. Para cada argumento seu, garantidamente há um contra-argumento meu, e vice-versa, mas para si haverá sempre tamanhos de sapato diferentes, e claro que cabe-lhe a si ser o fiel da balança ao qual todos temos de nos subjugar. O Fernando pisa com mais força do que o Matic, faça-se lei (ou facto, se preferir) e espalhe-se pelos 4 cantos da terra.

      E como o meu interesse neste género de discussões roça o nulo, deixo já a minha resposta à sua mais do que certa e iluminada resposta: "é isso mesmo, tem toda a razão".

    • J
      Posted Janeiro 24, 2013 at 7:18 pm

      Engraçado como :
      a semelhança do lance do matic e do fernando só você sabe…
      o golo do Cardozo não apetece falar…
      o penlty do cardozo comparado com a ilegalidade do 2 e 3 golo do FCP no mesmo jogo nem é conversa…
      Maxi nunca foi expulso em competições internas, mas já fez cerca de 60 jogos nas competições europeias e também nunca foi expulso,. Deve ser por acaso…
      Do Moutinho nem falo, foram tantas as faltas para amarelo que cometeu no mesmo jogo que só não vê quem é cego…
      Conversas de "na sua cabeça faz imenso sentido" e dar-me tanta conversa não é normal da sua parte…
      Quanto à sua iluminada e genial resposta, dada ainda antes de eu responder só lhe posso dizer : mas quantos anos têm ?

    • Hugo
      Posted Janeiro 25, 2013 at 2:33 am

      Ia jurar que o Maxi foi expulso o ano passado em Londres. Ups…

    • MP
      Posted Janeiro 25, 2013 at 11:56 am

      Ilegalidade do 2 e 3 golo do FCP ? O caro J anda um bocado distraido, o unico segundo ilegal nesse jogo foi o do seu clube, falta inexistente deu o golo do Cardozo. Quando se fala de arbitragens e casos de um jogo nao se pode ter memoria selectiva e fazer d conta que os casos que favoreceram o SLB nao existiram, nao e assim ?

  • Tiago Meireles
    Posted Janeiro 23, 2013 at 11:33 pm

    Uma vitória simples e eficaz do Porto, o futebol pode não ser bonito mas estamos com os mesmos pontos do colosso europeu Benfica. Na 1ºparte se calhar o Setúbal merecia mais pelo trabalho do Meyong que era o único que tinha tendências ofensivas, na 2ºparte uma jogada inteligente do Vitor Pereira, fechou a defesa e o Setúbal mais nada fez durante o resto do jogo. Quanto a arbitragem, o penalti é limpo sobre o Varela, na minha opinião o Jorginho é expulso logo no lance em que pontapeia o Alex Sandro estando ele sem bola, quanto ao Bruno Gallo a primeira falta é um amarelo bem mostrado, quanto ao segundo amarelo é que já é mais contestável, mas respeita-se a decisão do arbitro.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 23, 2013 at 11:51 pm

    Um jogo de uma equipa com qualidade, disciplina e que tem um excelente ponta de lança.
    O segundo golo do FCP é muito bom.
    Gostei da atitude do Setúbal primeira parte, apesar das melhores ocasiões terem pertencido ao FCP, gostei mais do porto na segunda parte, mais equilibrado e adulto como é apanágio desta equipa.Vitória justa.
    Não entendi a substituição do Pedro Santos, quanto a mim uma das melhores exibições do Vitória de Setubal, além de ser dos seus jogadores com mais qualidade.
    É de facto pena ver partir jogadores como o Meyong que são mais valias no nosso campeonato.

    António

  • Tiago Alves
    Posted Janeiro 23, 2013 at 11:59 pm

    VM, podem postar aquela jogada do helton? Vai ficar sempre na minha memória a maneira como ele finge apanhar a bola e seguir a jogada!

  • Fernando Pimentel
    Posted Janeiro 24, 2013 at 2:46 am

    A influencia é tanta que prometem finais de champions e europeus aos servos. Proença o melhor do mundo para Lucho e PDC.

  • Vitor Pereira
    Posted Janeiro 24, 2013 at 10:35 am

    Tiago Meireles,

    Colosso europeu é o seu clube que contra o Setubal ao intervalo mete marcha atrás para segurar o resultado!!

    Isso é que é um colosso!!

    O treinador que começa a queixar-se da arbitragem ainda antes dos jogos para que seja beneficiado!!

    Isso é que é um colosso!!

    O treinador que analisa as equipas da forma que analisa e depois a sua propria equipa é que não joga nada, mas para ele são os melhores do mundo!!

    Isso é que é um colosso!!

    O treinador que até do proximo jogo do Benfica fala, mesmo não sendo contra o porto…

    Isso é que é um colosso!!

    Um treinador que preferia outro arbitro porque não era o que no ano passado lhe tinha dado o 1º lugar no mesmo estádio, em vez de se preocupar em por a sua equipa a jogar!!

    Isso é que é um colosso!!

    Tenha vergonha,para além disso o seu presidente é o maior podre do nosso futebol, saiu impune de tudo o que fez em conjunto com os seus comparsas e ganha a maioria dos campeonatos…mas depois quem é isto e aquilo é o Benfica…

    Acha mesmo que se o Benfica fosse tão corrupto como o seu clube não seria várias vezes campeão?? Ou tem a mente tão pequenina que acha que o Benfica é corrupto mas o porto é taõ bom, tão bom, tão bom que mesmo assim consegue ganhar a maioria dos campeonatos!!

    Queixam-se e falam mal do Armstrong mas infelizmente temos em Portugal algo muito pior do que isso e ainda no activo!!!

    Isso é que é triste!!!

    Haja paciencia…e cale-se!

    Continuação do Bom trabalho VM

    • Czarli
      Posted Janeiro 24, 2013 at 10:50 am

      Obviamente o benfica é tão ou mais corrupto do que o Porto. Mas há duvidas nisso? Basta olhar para os dois ultimos campeonatos ganhos pelo teu clube para sustentar a minha afirmação… Não foram apelidados do Campeonato dos Túneis e o Campeonato do Estorilgate por nada.

    • João
      Posted Janeiro 24, 2013 at 11:52 am

      Que eu saiba o ano passado o Proença o ano passado não nos deu nada. Alías, nesse jogo na luz ficou (só) a dever-nos penalty e expulsão do Cardozo. Sem falar que o Maxi também devia ter sido expulso, o vosso 2º golo nasce de uma falta inexistente, etc.

      A vossa (única) queixa nesse jogo não é com o Proença, é com o fiscal-de-linha.

      Ups…

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 24, 2013 at 11:58 am

      Campeonato dos túneis porque os jogadores do Braga agrediram jogadores do Benfica ou porque os jogadores do Porto agrediram os seguranças?

      Quantas vezes os adversários do Porto mudaram de estádio para jogar?

      Eu pedia para teres vergonha na cara,mas isso é coisa que vocês nunca tiveram nem nunca vão ter. Jamais as vossas mentiras irão passar a verdade,porque ainda há gente que tem memoria.

    • Czarli
      Posted Janeiro 24, 2013 at 12:17 pm

      Houve confusão no benfica – Porto, houve confusão no benfica – Nacional, houve confusão no Braga – benfica, só assim de repente. Ponto em comum apenas um clube, mas obviamente que os outros é que agrediram. Vai na volta e o tratador da águia e o jardineiro do centro de estágio é que agrediram os seguranças, aliás foi o amigo/empresário (ou lá o que era) do Moretto que também agrediu o segurança! Os vossos seguranças são tão macios que eles é que são sempre os agredidos.

      Quando o meu clube jogar contra um clube da mesma zona e for ao Algarve fazer o jogo avisa. Mas avisa mesmo porque não vá o arbitro esquecer-se de algo e o Porto tem de levar equipamento a mais para oferecer-lhe.

  • Francisco
    Posted Janeiro 24, 2013 at 11:48 am

    Ora bem, vejo aqui muitas críticas ao árbitro, só não vejo um único que diga qual o lance em que ele errou. Porque será…? Aliás, tudo o que ouvi de árbitros e comentadores, os 3 principais lances foram bem ajuizados.

    Portanto, se bem entendi, porque o Proença assinalou (bem) 1 penalty e expulsou (bem) 2 jogadores do Setúbal, o Porto foi beneficiado.

    Ou seja, um bom árbitro é aquele que prejudica o Porto, mesmo que contra as regras.
    Daí os rasgados elogios ao trabalho do João Ferreira.

    É só desportivismo.

    • J
      Posted Janeiro 24, 2013 at 7:48 pm

      Não deve ter visto o jogo em que:
      o mangala partiu a cabeça ao Cardozo e nem falta foi,
      o Moutinho fez 7 faltas e só à setima é que conseguiu ver amarelo,
      o Fernando pisou o Gaitan e nem falta foi (curioso como num lance semelhante no SLB-VG, com o mesmo arbitro, o Andre Gomes foi expulso),
      o mesmo Mangala ao minuto 89 fez penaltie sobre o Garay
      e o fora de jogo sobre o Aimar…

      Se quando a arbitragem é assim, vocês são prejudicados…

      P.S. Ontem, também ficou, mais uma vez, explicado porque desejavam o PP no jogo com o Benfica. Como já vos deu dois campeonatos, queriam o terceiro não é?

  • GF
    Posted Janeiro 24, 2013 at 3:15 pm

    Depois de ler mais de metade dos comentários fico pasmado. Quando temos uma luta épica entre duas equipas em que o objectivo de cada uma é não perder um único jogo, como não tinhamos há algum tempo, quando temos um Braga que é dos melhores do mundo em termos de gestão desportiva ( assim como o Porto), quando, para além do Porto, temos um Benfica que também já mostra qualidade a nível europeu, quando foi considerada a 5ª melhor Liga do mundo quando só tem 16 clubes, e onde apita o considerado melhor árbitro do mundo (por muito descabido que possa eventualmente ser, algum mérito há-de ter, além de que, ao contrário dos outros rankings dessa instituição, este foi por votações) tenhamos uma página de comentários, onde única e exclusivamente se fala de arbitragem. Se o Zé soprou no ouvido do António, e porque é que o Gustavo não foi expulso porque entornou café por cima do Manuel. Isto para todos os adeptos de todos os clubes que participam nesta charada: são o pináculo da pequenez. Espero pelo dia em que se apercebam que se às vezes uns são prejudicados, mais tarde serão ajudados, e isto acontece com todos. Enfim, a única palavra a dizer sobre isto é mesmo só: deprimente.

    Cumprimentos para todos.

    PS: Sou apoiante do Benfica.

  • Rabensandratana
    Posted Janeiro 24, 2013 at 3:46 pm

    Vitória difícil mas inteiramente justa.

    Grande Jackson Martínez a marcar mais dois e a passar para a dianteira dos melhores marcadores da Liga Zon/Sagres.

Deixa um comentário