Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Jardim demonstrou ambição; Qual será a resposta de Jesus?

11 de Jesus: Oblak, Maxi, Luisão, Garay, Siqueira, Fejsa, Enzo, Gaitán, Markovic, Rodrigo e Lima;

11 de Jardim: Patrício, Cédric, Maurício, Rojo, Piris, Dier, Adrien, André Martins, Heldon, Montero e Slimani.

O problema com a cobertura do estádio da Luz, e consequente adiamento do dérbi, deitou por terra o efeito surpresa preparado por Jardim. O técnico leonino tinha demonstrado ambição com o 11 apresentado, inovou, e certamente terá surpreendido Jesus. E agora? Com esta alteração de data, qual será a abordagem dos 2 treinadores? À partida Jesus deve manter o 11, era a equipa mais óbvia e qualquer alteração até podia ser encarado como um sinal de fraqueza. Mas há aqui um pormenor que JJ privilegia que pode ser determinante, a questão da altura. Algo desvalorizado por muitos, mas cada vez mais importante no futebol actual (muitos jogos decidem-se em situações de bola parada), e é um factor que Jesus dá uma especial importância (isso até se nota no tipo de jogadores que são contratados). E neste capítulo, ao contrário do que é habitual (e também pode ter sido essa a intenção de Jardim), o Sporting, apesar da média de alturas continuar a ser mais baixa, apresenta 4 jogadores fortes no jogo aéreo (Mauricio, Dier, Rojo e Slimani) e que podem fazer a diferença com a sua altura, contra apenas 3 do Benfica (Garay, Fejsa – este apenas na defesa -, e Luisão). Veremos se esta situação irá alterar os planos de JJ, e aqui alterar seria incluir Cardozo na frente de ataque no lugar de Rodrigo ou Lima. Quanto ao Sporting, que na teoria dificilmente vai mudar o 11, há igualmente algumas dúvidas. Sem o dito efeito surpresa, Jardim pode voltar atrás e actuar apenas com um avançado (para voltar a baralhar um Benfica que agora espera ver Slimani e Montero na frente), e mesmo que mantenha o 11 será curioso perceber que espaço vai ocupar Montero, se ao lado de Slimani, nas costas do argelino (talvez o mais provável, com Martins a fazer de falso extremo direito), ou descaído numa das alas.

0 Comentários

  • Rodrigo
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 4:43 pm

    Creio que ambos os treinadores manterao os seus 11's, uma vez que uma mudança poderia ser ma para os jogadores que iriam ser titulares e porque poderia demonstrar algum receio em relaçao a estrategia do adversario.

    O 11 do Benfica era previsivel e a unica duvida era o Cardozo, mas como o paraguaio ainda nao esta a 100% para um jogo desta dimensao e como a dupla Lima-Rodrigo tem dado conta do recado, acredito que o JJ mantera o seu 11, ate porque uma eventual saida do Lima ou do Rodrigo seria um pouco injusto para aquilo que tem feito, mesmo que o Cardozo tenha um habito de marcar ao Sporting e acrescente outra altura a equipa, algo sempre importante.

    Por outro lado, acredito que o Jardim surpreendeu com o seu 11 o JJ, mas creio que o treinador do Benfica tivesse previsto todas as possibilidades, sobretudo tendo em conta o terreno pesado da Luz que poderia ser muito favoravel as caracteristicas do Slimani. O Heldon e o joker, ja que chega e joga, mas nao e de todo surpreendente porque nenhum dos outros extremos estava em grande forma. Na defesa tudo normal com a entrada do Piris a esquerda, bem como a colocaçao do Dier a medio defensivo.
    A duvida e o posicionamento do Andre Martins e do Montero, sendo que me parece que o Montero descaira para a direita sem bola e acaba por ir para o meio com bola, sendo o Andre a abrir na direita. Outra hipotese e apostar num jogo mais fisico, colocando o Slimani junto do defesa, um pouco atras do Montero, para ganhar a 1ª bola, ate porque se o relvado estiver pesado podera ser dificil um jogo muito construido.

  • Invictus
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 3:31 pm

    Adiamento do dérbi maior lisboeta entre Benfica-Sporting não é um caso virgem na história do novo Estádio da Luz, inaugurado em 2003. (…)
    O mesmo tipo de objetos, em que se incluem lã de vidro e chapa metálica, já haviam obrigado à suspensão do Benfica B-Feirense, partida relativa à 23.ª jornada da Segunda Liga, que se iria realizar na Luz, a 19 de janeiro de 2013.

    «Mário Dias, antigo vice-presidente do Benfica e responsável pela supervisão da construção do novo Estádio da Luz, acredita que os problemas na cobertura do palco das águias surgiu devido a falta de manutenção.

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 3:41 pm

      És o maior! Mais um grande contributo para o blog,sempre em cima do acontecimento com novidades fresquinhas! Obrigado!

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 3:11 pm

    Parece que há mudanças o Jefferson vem na convocatoria do LJ, para ser convocado deverá ser ele o titular não me parece que ia gastar um lugar no banco para um jogador que não esta a 100 %

    Francisco TM

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 3:05 pm

    jefferson convocado para o derby de logo á noite…

    Fernando Reis

  • Baresi
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 3:01 pm

    Parece uma "fuga para a frente" de Jardim, para justificar uma possível derrota.
    Além de desmotivar 4 extremos de uma só vez (é estranho chegar um jogador ex-Maritimo e ser logo titular, e manda Capel, Carrillo, Mané e Wilson Eduardo para o banco), consegue mexer na estrutura quase toda da equipa.

    Além das duas alterações forçadas, do meio campo para a frente, nenhum jogador jogará na posição que tem jogado esta época (e aqui estou a falar de Montero, Adrien e André Martins).
    Parece que Jardim está a jogar FM, mas ele, melhor que ninguém deve saber que automatismos não nascem de um dia para o outro.

    • Rúben Cardoso
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 4:05 pm

      É óbvio que ele pensou nas bolas paradas, sendo que 1º o Sporting tem feito um aproveitamento razoável nestes lances e 2º porque é uma situação cada vez mais recorrente no futebol dos dias de hoje, quer ofensiva quer defensivamente.

      O Adrien terá o papel que tem em todos os jogos: fazer os equilíbrios e a temporização do jogo da equipa, no ataque e na defesa. O André Martins joga quase sempre descaído para o lado direito, como o Adrien faz para o lado esquerdo.

      Como já disse, tem tudo para correr bem, mas também tem tudo para correr mal. Esperar para ver, e conhecendo o Leonardo Jardim como se conhece, ele não se irá "abrigar" das críticas no esquema de jogo com que entrará em campo.

    • Baresi
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 3:58 pm

      O que Adrien tem de fazer num meio campo a 3 é totalmente diferente do que aquilo que vai ter de fazer hoje, jogando André Martins descaído pela direita.
      Quem irá cobrir as subidas de Siqueira? André Martins nunca o fez, porque o Sporting, salvo erro, esta época jogou sempre com 2 extremos.
      Em relação ao ritmo de jogo de Heldon, isso também se pode questionar porque ele não faz um jogo oficial à quase um mês.
      Slimani e Montero quando jogaram juntos, foi sempre em momentos de jogo que o Sporting tinha que marcar, e tentava mais o jogo directo, mas não estou a ver o meio campo e defesa do Sporting a bombear bolas para a área desde a linha de meio campo..

      Vejo muitas dúvidas, e LJ vai arriscar bastante neste jogo.
      Esta entrada de Slimani, no seu primeiro jogo a titular para o campeonato, poderá ter a ver com as bolas paradas. Mauricio, Rojo, Dier, Slimani, para Luisão, Garay, Fejsa e os 2 pontas-de-lança do Benfica

    • Rúben Cardoso
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 3:20 pm

      Então o Adrien vai jogar em que posição? E se os 3 extremos estão em péssima forma (não incluo Mané porque nunca o iria colocar de início neste jogo), porque não apostar num jogador que tem sido dos melhores do campeonato, e que vinha com ritmo de jogo? E a posição que o Montero irá ocupar não lhe é nada estranha.

      Por consequente, o único jogador em que ele mexe mais é no André Martins, ele que passa grande tempo na posição que vai ocupar, que é encostado à direita.

  • Bruno Fonseca
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 2:47 pm

    Na minha opinião os 11's na notícia apresentados são os melhores.Creio que nenhum dos dois vai alterar algo.
    Espero que o jogo se realize e que seja um bom espetáculo de futebol,com muitos golos e emoção.Nada de conflitos nas bancadas e fora do estádio e que não hajam casos de arbitragem.

  • Stanislas Wawrinka
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 2:42 pm

    Na minha opinião LJ deverá manter a aposta ou pelo menos Slimani na frente uma vez que o relvado vai estar em condições miseráveis…

  • Bruno
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 2:25 pm

    Fácil, LJ manterá a aposta, JJ irá fazer regressar Cardozo, que inexplicavelmente não iria jogar de inicio à dois dias atrás.

    SL!

  • Kacal l
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 2:17 pm

    Bons 11, acho que nenhum dos treinadores vai alterar alguma coisa nas equipas iniciais, espero que o estádio e o relvado estejam em boas condições e que o jogo se realize, que seja um jogo sem casos de arbitragem graves, com futebol agradável e que ganhe o melhor, que seja um bom espectáculo.
    Espero que haja um empate, com muitos golos e bom futebol.

  • Kill
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 2:16 pm

    Digo.vos uma coisa.
    Vai haver uma tragédia hoje.

    Já confirmaram que vai haver jogo. Mas o jornal de negocios diz que é testemunha que ainda a pouco caíram mais chapas nas bancadas.

    https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/desporto/detalhe/voltaram_a_cair_placas_da_cobertura_do_estadio_da_luz.html

    Eu aconselho a não ir ver o jogo ao vivo, vai acontecer uma desgraça, e se acontecer, quem vai ser culpado agora? O tempo ?

    • MosqueteiroSLB
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 5:00 pm

      pensei nisso, mas achava que isso ja estava feito, por isso pus de parte, pelos vistos erradamente. sendo isso, e ridiculo criar-se uma noticia destas. so afasta gente do estadio. um itulo outra vez enganador e uma noticia ja habitual nos meios de comunicaçao portuguesa.

      euclides, aindas achas paranoia? afastar publico do estadio.

      porque e que tinha razoes para inventar uma noticia? a serio? porque os meios de comunicaçao portuguesa sao sempre exemplares, e que tudo reproduzem fielmente ao que realmente aconteceu.

      porque e que uma noticia esta a frente da palavra do meu presidente, do seu presidete e do presidente da liga, mais de um monte de pessoas que fazem disto vida? nao e cegueira, e uma noticia ridicula

    • Vermelho
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 2:59 pm

      Francisco, você leu mal. A notícia diz que viram cair placas e não conseguiram identificar o material delas. Pelo menos foi o que eu apurei quando li. Fui ler de novo e já actualizaram a noticia onde dizem que as placas estavam a ser removidas atirando-as para baixo (pelo que entendi, de uma forma mais resumida).

    • Rúben Cardoso
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 2:58 pm

      Isso é notícia da treta, nem deve ser levada a sério.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 2:55 pm

      os outros jornais fazem noticia de que o jornal de negocios avança com a noticia

      Francisco TM

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 2:52 pm

      Jornal de negocios ahah, o jornalista diz que vui em directo as placas a cairem, mas nao tem fotos claro porque ele esquece do seu trabalho em casa nem o telemovel para tirar uma fotozita lol, e depois se ele vui as placas de metal a cair porque diz na noticia que cairam materiais que não conseguiram indentificar logo a seguir, afinal viram ou não cair as placas de metal e que não tinham a certeza se essas tinham caido ou se iam ser colocadas, a noticia está toda incoerente, aconselho a ler na integra para ver a qualidade da noticia

      Francisco TM

    • Kill
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 2:50 pm

      Eu é que não ia ao estádio de certeza.

    • Vermelho
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 2:48 pm

      ABola faz referência que a noticia foi dada pelo jornal, não foi noticia directamente apurada pela ABola. Atenção que estou totalmente de acordo, que se as placas caíram e foi devido ao vento que se faz ver que o jogo não decorra. Simplesmente é um pouco estranho, que tenha sido aprovado o jogo por todas as entidades responsáveis, caso isso se verificasse já teríamos algo a confirmar que não seria possível haver jogo ou coisa do género, digo eu. Acima de tudo zelo pela segurança de todos.
      Abola parece adiantar também a noticia que o Jefferson entrou na convocatória.

    • Euclides!
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 2:40 pm

      Só uma coisa, o Diário Económico teria alguma razão para inventar? a noticia é também dada pela Bola e pelo próprio Correio da Manhã, no caso do Diario e do CM são jornais do mesmo grupo

      mas pensar-se que a noticia é falsa e com intuito de criar desestabilização é um completo acto de paranóia, porque se alguém escreve e sabendo o efeito que esta noticia pode ter é porque é verdade

      lamentável é que alguém esteja a duvidar, porque é óbvio que há muito vento em Lisboa a esta hora, e que para se reparar umas placas, algumas terão que estar soltas, a noticia não diz que o estádio não está em condições, apenas diz que caíram placas, poderiam ser placas que estivessem la em cima soltas durante a reparação…

      deixem-se é de paranoias… isto é muito grave, o Benfica devia colocar um processo por negligência a empresa que faz a manutenção por colocar as pessoas em risco, uma vez que é paga para garantir a segurança da cobertura!

      isto são coisas que ultrapassam a rivalidade e não tem nada a ver com o futebol, por isso abstenham-se de entrar em cegueira clúbistica quando não há nenhuma disputa aqui a não ser a segurança das pessoas.

    • Kill
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 2:36 pm

      Vamos ver!
      Eu espero que esteja tudo bem.

      Quero saber é da segurança das pessoas.

    • Vermelho
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 2:32 pm

      Li a noticia e ainda falam em Lã de vidro, quando está mais que dito, até pelo Sr. Mário Figueiredo que era Lã de Rocha.
      Acho estranho, se viram em directo as chapas a caírem porque não tirar uma foto (nem que seja com um telemóvel) para haver provas. Simplesmente nunca fui muito com o jornaldenegócios não estou a defender mais nada.
      Mas, a ser verdade, o estádio estará sem condições para o derby ser disputado. E a segurança das pessoas está em primeiro lugar!

    • MosqueteiroSLB
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 2:29 pm

      uma fonte credibilissima.
      o sporting queria uma vistoria independente e houve. ja leram o comunicado que diz que vai haver jogo? leia.
      «Reunidas esta manhã as autoridades com responsabilidades em matéria de segurança – Câmara Municipal de Lisboa, Autoridade Nacional de Protecção Civil, Regimento dos Sapadores de Bombeiros de Lisboa, o Projectista do Estádio da Luz, Tiago Abecasis, Martifer, Instituto Soldadura e Qualidade (Entidade Independente e Certificadora) – e aferidas estarem reunidas todas as condições nessa matéria, o jogo entre o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal vai realizar-se as 20H15.

      Na reunião, liderada pelo presidente da Liga Portugal, Mário Figueiredo, estiveram presentes os presidentes dos dois Clubes, Luís Filipe Vieira e Bruno de Carvalho, que vincaram que a segurança era factor determinante para a realização do jogo e só deram o respectivo aval depois de recebidas todas as garantias das entidade referidas.

      Todos desejam que o jogo seja um excelente espectáculo desportivo e que promova a modalidade.»

      nao acredites em tudo o que les. ate o bruno aprovou.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 2:07 pm

    infelizmente o benfica nao teve uma unica surpresa. eu digo infelizmente porque o lima nao merece estar no 11. cardozo esta baixo de forma, por isso merece tambem o banco. o ideal era o benfica entrar com 4-3-3, por ter menos um avançado nao quer dizer que seja mais defensivo. o lima tem sido menos um. infelizmente o jogo do porto teve aspecto negativo, que concenceu o jesus que o 4-4-2 resulta, e ate contra o gil vicente viu-se que nao da assim tanto resultado. mas pronto, este e o nosso 11, que seja. que o lima volte a sua forma.

    no sporting duvido que mude. heldon era o que precisava, so acho estranho que carrilo nao jogue, visto ser o melhor dos extremos, na minha opiniao.
    quanto ao slimani, ja era de prever, tem justificado. mas tambem quero deixar a nota, de que ja nao e o artur que nao se sai a nada. agora temos um gr fortissimo nas bolas paradas ( o golo que sofreu foi na recarga destas, logo sao problemas diferentes). sera interessante ver este duelo.
    que seja um bom jogo, e que o vencedor seja o benfica. sem casos de arbitragem de preferencia

  • Escarameia J
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 2:00 pm

    Acho que as equipas, mesmo que não houvesse o adiamento do jogo, acabariam por encaixar uma na outra mesmo com os esquemas táticos diferentes. Isto porque Rodrigo vai ser sempre um falso ponta-de-lança. Jogará mais nas costas e vai impedir a primeira construção de Dier e com o Benfica em posse de bola vai ser o médio defensivo do Sporting a marcar Rodrigo. Portanto o Sporting ter 3 jogadores no meio campo contra 2 do Benfica é uma falsa questão. Já no outro lado do campo o encaixe é mais complicado. Acredito que Heldon vá jogar na esquerda onde será marcado por Maxi, Slimani vai ser marcado por um dos centrais e Montero vai passar o jogo a fluir para o centro e a levar Siqueira. A chave do jogo estará, na minha opinião em 2 duelos. Cedric-Gaitan (Montero vai abrir o flanco para Cédric subir. Gaitán vai ter de acompanhar. E Cédric vai ficar com as costas livres para Gaitán aproveitar. Qualquer um dos 2 quando cometer um erro pode ser fatal). E o outro duelo nos motores das equipas: Adrien-Enzo. Neste momento o argentino parece-me melhor, mas derby é derby. Aquele que der mais "gás" à equipa aumenta exponencialmente a força coletiva. Se o campo não tiver muito bom as bolas paradas podem ser fundamentais. Mas também não considero os centímetros decisivos. Por exemplo Otamendi e João Vieira Pinto demonstram que jogadores pequenos podem ter boa elevação e facilidade em marcar golos de cabeça. O Benfica é tradicionalmente forte neste tipo de lances mas no jogo da Taça o Sporting marcou 2 golos de cabeça… O jogo parece ter tudo para dar empate, mas eu como Benfiquista acredito que o Benfica ganhará suadamente a um bom Sporting. Saudações.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 1:44 pm

    Vai ser um jogo muito interessante de se seguir,com o sporting a controlar a maior parte do encontro,a circular melhor a bola,a gerir a posse e com um benfica fortíssimo nas transições!

    O benfica irá provavelmente criar maiores oportunidades de golo,mas o Sporting tb terá as suas e se formos eficazes poderemos sair da luz com uma vitória no bolso!

    N acredito que o SCP perca,espero que seja um jogo agradável de se ver,sem casos e que o SCP saia vencedor,mas sinceramente acredito mais num empate!

    Bruno94

    • Vermelho
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 2:18 pm

      Bruno, na minha forma de ver as coisas até penso que não será tanto por aí, talvez sim, talvez não. Ora vejamos, se o Sporting quer ganhar o encontro através do meio-campo para a frente (onde coloca mais jogadores que o Benfica) irá colocar pressão no portador da bola, se roubar faz a pressão e tenta construir. Agora vejamos que o Benfica (numa situação parecida) também consegue fazer uma boa pressão sobre o Sporting, acredito que será um pouco de Bola para a frente e o Slimani tentará ganhar bolas ou faltas, segurar e esperar apoios. Portanto, pode acontecer a sua forma de ver deste jogo, como pode acontecer o que digo, ou ainda pode ser o Benfica a praticar o jogo de posse de bola.
      Será também uma questão de ver o estado do relvado, se estiver muito pesado será o jogo aéreo que vai contar mais, e nisso o Sporting leva uma vantagem (embora não muito acentuada).
      Espero é que seja um belíssimo jogo.

  • Frederico Andrade
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 1:31 pm

    A ALTURA? A melhor equipa da história do jogo que o diga . Barça de Pep Guardiola. Este estigma do atleta forte e alto tem que ser abandonado.

    • RicardPereira
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 2:03 pm

      Mesmo o Barça de Guardiola jogava sempre com 3 ou 4 jogadores altos ou fortes nas alturas (Puyol, Pique, Busquets e numa segunda linha Abidal e até Daniel Alves) portanto se calhar o que tem de terminar é esse pensamento de que eles eram todos baixinhos (é o que dá só olhar do meio campo para a frente).

      SL

  • Ricardo Ricard
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 1:30 pm

    Ou muito me engano ou não vai haver jogo nenhum…E já não deve faltar muitos para os iluminados e engenheiros virem dizer que o campo do Benfica é o único alagado no País inteiro e que há um artigo qualquer que bla bla bla…

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 2:00 pm

      Não faço a mínima ideia…Mas espero que tenham tapado o relvado com qualquer coisa…

    • Rúben Cardoso
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 1:43 pm

      Se o jogo não se realizar hoje por falta de condições do relvado, este não poderá acontecer noutro estádio, à semelhança do que aconteceu com o Benfica – Gil Vicente? E será possível adiá-lo mais uma vez?

      Pergunto isto porque, se não for realizado hoje, não deverá ser tão cedo, porque se há danos no relvado provocados pela chuva estes não são resolvidos em horas. Até porque o tempo continua a não perdoar. E o calendário do Benfica já está por si só apertado…

  • Sideshow Bob
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 1:27 pm

    Veremos como corre, eu por exemplo mal vi o onze leonino comecei logo a imaginar o massacre que o Cedric e o Piris iam ter que aguentar com as subidas dos laterais encarnados e consequentes lances de 1×2 que se sucederiam já que os "extremos" do Sporting escolhidos não primam pela capacidade defensiva.

    Um abraço

    • Rúben Cardoso
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 1:32 pm

      Então e as subidas dos laterais do Sporting, não existem? E se o Benfica sobe assim tanto, mais espaço irá sobrar para uma contra-ofensiva.

  • Obscure
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 1:17 pm

    O LJ perdeu o factor surpresa, o que penaliza a estratégia planeada para este encontro. O SCP entra condicionado porque o Benfica já sabe o que pode esperar e o JJ deve ter planeado umas alterações caso o LJ opte por essa estratégia. Espero que o jogadores do SCP entram também condicionados pela factor surpresa já ter sido desvendado. Espero um bom jogo e uma vitoria do Glorioso.

  • Nelson Mohr
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 12:54 pm

    Eu acho que o LJ vai mudar a equipa, fazendo entrar o Wilson e Capel para os lugares do Heldon e Slimani… Espero que não. Mas não sei, é como eu li num comentário ai acima, essa táctica do Heldon, Slimani e Montero ou corre muito bem ou corre muito mal, é dificil dizer… Mas uma coisa é certa, para LJ ter colocado logo Heldon nos titulares, é porque ele em pouco tempo já mostra algum entendimento com os colegas e também parece que se adaptou bem.

    E já agora, alguém pode me por a par do estado do tempo em Lisboa?

  • Euclides!
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 12:50 pm

    Já li muitas vezes a ideia que Leonardo Jardim tentou surpreender o Benfica, mas ninguém se lembra ,que esta pode vir a ser a forma que o Sporting pretende implementar até ao final da temporada…

    Isto porque já por muitas vezes vi o André Martins jogar mais adiantado descaído para a direita, quando o Sporting tem a bola, apoiado por Cedric que é um lateral que sobe muito e que tem um bom remate/cruzamento, sendo que desta forma e com Heldon mais a esquerda, o Sporting jogando com um ponta-de-lança mais posicional e outro mais móvel terá uma dinâmica ofensiva maior, obrigando logo os centrais das equipas adversárias a ter que jogar 2 para 2, e por isso pedindo aos laterais e médio de cobertura para fazer dobras, ora…

    se o Benfica joga num 4x4x2, em que os alas são o Gaitan e o Markovic, no qual defender é algo que o Markovic tem muita dificuldade, das duas uma, ou o Jesus altera o sistema e introduz o Rúben Amorim para tentar equilibrar as coisas, ou arrisca-se muito jogando em desigualdade numérica no meio campo e com 2 avançados para dois centrais na defesa…

    se bem que tudo isto é teoria, mas o Sporting é a equipa com menos golos sofridos do campeonato, convém lembrar, é também a equipa com mais golos marcados, embora tenha vindo a perder força no ataque, devido a menor eficácia e outras "condicionantes", mas a verdade é que Jardim tinha que fazer alguma coisa, e o Sporting foi ao mercado buscar o Heldon que já tem 9 golos na liga, é um jogador que sabe ter a bola, é rápido e que tem boa finalização…

    Portanto o Sporting em vez de jogar com dois alas e um avançado mais móvel como tinha vindo a jogar até aqui, irá passar a jogar com 3 jogadores com capacidade de finalização na frente, qualquer bola na área ou imediações estes jogadores tem outra forma de pensar, relativamente ao Carrilho, Capel ou Carlos Mané, pois são jogadores que não são de procurar o cruzamento, são claramente orientados para a finalização…

    O Sporting com isto poderá tornar-se mais vertical e directo na sua forma de jogar, com menos oscilações de flanco e menos posse de bola nos últimos 30 metros, mas ganha outro poder de finalização e muito maior estatura e capacidade de penetração na área contrária….

    Sinceramente creio que isto será a forma de o Sporting jogar de agora em diante, porque se vai jogar assim a Luz, não terá problemas em jogar desta forma em Alvalade com equipas menos quando é favorito ou em qualquer outro estádio…

    portanto direi que isto não é uma "fezada" do Jardim, isto é simplesmente o aplicar de uma evolução tactica, a equipa evoluiu a defender com 3 homens no meio campo e ficou solida na defesa, agora poderá passar a fase seguinte que é atacar com mais um, do que aquilo que vinha fazendo até agora…

    Estou muito expectante relativamente a esta dinâmica de jogo.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 3:57 pm

      deixe estar Euclides…são os mesmos adeptos que tanto choravam á uns tempos atrás…não se lembra dos DVDs na liga?Do boicote solicitado pela direcção desse clube aos jogos fora?Misteriosamente ou não agora dizem que somos chorões…uma mudança repentina vá-se la saber porquê…

      Fernando Reis

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 2:02 pm

      Mas quais verdades homem? Eu não estou incomodado com nada,apenas te disse que desejo ver-te cá depois do jogo,quer o Sporting ganhe,perca ou empate,ou quer seja favorecido ou prejudicado pela arbitragem,o que não quero é ver-te a falar só do arbitro se o Sporting perder.

    • Euclides!
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 1:52 pm

      Este Ricardo Ricard é um falso moralista do pior

      Mas diria que para estar com este discurso, é porque ele próprio no sub-consciente já espera que o Benfica venha a ter um ligeiro ascendente no critério do arbitro…

      porque se ele tivesse algum tipo de desconfiança relativamente ao arbitro não estava já com esta conversa de não vir com a desculpa das arbitragens

      Eu espero que o jogo não tenha casos, e que tal como disse o treinador, não existam "azares" da parte do arbitro, isso chega..

      agora, não faço futurologia… E era o que faltava alguém a partida já estar a querer condicionar a minha leitura pós-jogo!

      A minha opinião sobre os jogos só incomodará os benfiquistas se no vosso próprio sub-consciente existir uma ideia que Eu posso ter razão… se isso não acontecer, penso que será indiferente a minha opinião

      pelo que o Ricardo Ricard, para estar aqui antes do jogo com estas coisas é porque claramente fica incomodado com algumas verdades que se escrevem,

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 1:27 pm

      Aconteça o que acontecer…Espero que venhas cá depois do jogo e que não justifiques tudo com a arbitragem…

  • Erik
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 12:41 pm

    Acho que apesar da introdução do Slimani no Sporting o Benfica continua a ser favorito e a ser a equipa com a táctica mais ofensiva, e aquela lado direito do Sporting irá ter muitas dificuldades se ninguém apoiar o Cédric visto que o Montero não é extremo e o Benfica irá forçar muito por ai com o Siqueira e o Gaitan a irem com tudo por esse lado, acho que será por ai que o jogo se decidirá, e do outro lado a ver vamos em que estado de espirito estará o Markovic, se estiver como na primeira volta então o Piris não durará o jogo todo.

    • Vermelho
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 2:12 pm

      Concordo com o Euclides, também estou mais á espera de ver um Maxi com problemas defensivos para com o Heldon do que ver mais o Markovic a colocar o Piris em problemas. Até porque o Markovic só causa mesmo imenso perigo nas roturas pelo meio (que gosto de como ele as faz) ou em transições ofensivas devido á velocidade.

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 1:34 pm

      Hoje o Maxi vai bater o record de cartões vermelhos perdoados num jogo…

    • Euclides!
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 1:01 pm

      Quem irá apoiar o Cedric será o André Martins, o Montero quando o Sporting não tiver a bola terá preocupações de fixar o siqueira no lado direito, o mesmo se passa com o Heldon do outro lado

      Os Benfiquistas acham que o Markovic irá fazer do Piris gato-sapato, mas esquecem-se que o Maxi Pereira comparado ao Heldon é um caracol…

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 12:32 pm

    Acho que ninguém irá mudar o onze, porque isso transmitiria uma imagem negativa para os jogadores e até aos adeptos. O Sporting apresenta uma equipa mais ousada no papel; na prática muito vai depender da capacidade do meio campo do Benfica conseguir superiorizar-se ao do Sporting, à capacidade dos avançados do Benfica jogarem bem entre linhas e a dos extremos darem apoio defensivo como fizeram no Benfica-Porto. Outro ponto de interesse será o de ver se o Sporting consegue "abanar" os laterais encarnados e qual o resultado do duelo aéreo Luisão-Slimani.
    Posto isto, continuo a achar que o Benfica é favorito e se tiver a mesma atitude e concentração do jogo da 1^ª jornada, deverá vencer o Sporting.

  • slb1994
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 12:31 pm

    O onze do Benfica também é bastante atrevido, aliás como já é hábito: dois laterais que sobem muito, apenas dois elementos no meio campo e dois pontas de lança.
    Não creio que haja nada para mudar no Benfica e mesmo que houvesse, Jesus é bastante teimoso para o fazer.

    • Hugo Noronha
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 2:02 pm

      Concordo, mas o Benfica irá ter em Gaitán um jogador chave! Ele vai ter a tarefa de descair no meio a jogar a 10 e Rodrigo vai cair muitas vezes na linha. Pelo menos, pelo 11 é o que me parece! Pessoalmente, apostaria num outro 11 (logo desde domingo) mas JJ é que é o treinador e há que respeitar as decisões! No fim logo se verá.

  • Miguel Guerreiro
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 12:16 pm

    O Sporting se mantiver esse 11, vai apresentar uma equipa bastante versátil e com bastante dinamica tatica, a qual permite jogar em várias taticas. A maneira como vão jogar não sei, quando o jogo começar é que dá para perceber, assim poderá haver alguma supresa face à tatica que o Sporting vai apresentar.

  • MM
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 12:14 pm

    eu desconfio é que a resposta ainda não deve vir hoje, pelo menos se o tempo em lisboa estiver igual ao que se faz sentir no sul, duvido que existam condições para o jogo se realizar. talvez nem tanto pela estrutura, mas sim pelo estado do relvado, é que ainda não parou de chover um segundo e sempre com uma intensidade considerável. tendo em conta que alguém teve a brilhante ideia de mudar o relvado em pleno inverno, duvido que existam condições para se jogar um jogo de futebol.
    apesar de tudo, e se houver jogo, parece-me que os 11 das duas equipas serão os mesmos, é verdade que o sporting perdeu o elemento surpresa mas também acho que o benfica não irá mudar em nada, logo não acho assim tão importante esse tal elemento, porque não será num dia de treino que jesus conseguirá alterar as ideias e preparação que vinha sendo feita. na minha opinião entraria cardozo por lima, para dar mais presença nas bolas paradas defensivas e ofensivas e porque o campo estará muito pesado e os cruzamentos para a área poderão ser a forma mais eficaz de tentar chegar ao golo, mas não me parece que hajam quaisquer mudanças.

  • Nuno Lopes
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 11:57 am

    E porque não um Sporting em 3-5-2 ou 5-3-2, dependendo do momento ? Encaixa bem nos AV do Benfica, ganha vantagem em numérica na defesa e no meio-campo. Sporting tem perdido nos últimos anos com o Benfica devido ao 4-4-2 do JJ apresentar sempre 2 referências na área e o Sporting, com 3 homens fortes no jogo aereo cá atrás pode colmatar esse defeito. Mais, la atrás, as marcações na defesa do benfica iam estra confundidas porque não contam com 2 AV e os laterais andam à nora sem ninguém para marcar. Heldon é arriscado mas contribui para o facto surpresa, vai rolar nas linhas, atrás dos AV, por todo o lado e confudir aquela defesa.

    • Tomás Pereira
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 1:36 pm

      Porque as rotinas de um 3x5x2 não se assimilam em uma semana e porque não faz qualquer sentido mudar rotinas e ideias que já estão bem assimiladas pelos jogadores, só por causa de um jogo…simples! Isto não é o FM!

    • Tomás Pereira
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 1:33 pm

      Porque um 3x5x2 não se trabalha numa semana e muito menos se vão mudar rotinas e ideias que estão bem cimentadas e que os jogadores já se identificam com elas só por causa de um jogo…

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 12:39 pm

      Porque não sabemos em Portugal defender com 3 defesas.
      O Scolari tentou implementar essa táctica na selecção, e só deu buraco.

    • Rúben Cardoso
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 12:28 pm

      Eu gosto dessa táctica, mas no momento defensivo, e tendo em conta o meio-campo do Benfica, acho que iria abrir uma clareira na zona central caso o Dier recuasse para central. O Adrien ia ficar algo sozinho, a não ser que tivesse que encostar o Montero à direita e colocar o André Martins no meio. E o Martins não tem pulmão suficiente para estar constantemente em processo defensivo. Acho que ele vai optar por um 4-4-2 ou 4-2-4 com bola, e numa espécie de 4-5-1 defensivamente, com o André Martins a recuar para perto do Adrien e do Dier, o Montero e o Heldon a fechar nas faixas, e o Slimani a ser o primeiro homem na pressão.

  • Rúben Cardoso
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 11:54 am

    Acho que depois do adiamento, os treinadores não irão fazer alterações nos 11's iniciais, até poderia indicar que estão a dar parte fraca, e ficaram receosos da abordagem do adversário.

    Admiro a ambição com que o Leonardo Jardim entrará em campo, era exactamente o onze que eu utilizaria (talvez apenas trocasse Martins por Carrillo, mas também gosto da opção). Agora, podem haver dois desfechos: ou corre MUITO bem, conseguindo a equipa carburar com uma nova estratégia dentro de campo, ou corre MUITO mal, com a equipa a poder ficar mais descompensada atrás. Mas nisto, o Eric vai ter um papel decisivo, tenho fé que irá fazer um grande jogo. Como disse no outro post, o que me deixa mais "chateado" é que se acaba o efeito surpresa que o treinador do Sporting quereria incutir ao jogo.

    • Rúben Cardoso
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 1:40 pm

      Depende sempre da disposição da equipa em campo. Podia perfeitamente haver um 4-3-3, com o Montero mais atrás, e Heldon e Carrillo nas alas. E o peruano foi formatado por Leonardo Jardim para defender, daí não arriscar tanto em lances individuais comparando com quando chegou ao Sporting.

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 1:32 pm

      Eu acredito é que a equipa já é demasiado ofensiva para jogar com o Benfica e que ainda fica mais com o Carrilo e sem o André Martins…Deve ser a táctica do kamikaze…

    • Rúben Cardoso
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 1:21 pm

      Estou a ver que o Ricardo acredita no mito do Carrillo. E aposto que também diz que o Wilson ao menos defende bem e ajuda cá atrás.

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 1:17 pm

      Eu pagava 20€ para o Jardim trocar o André Martins pelo Carrilo…

    • Mah Med
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 12:51 pm

      basicamente o leonardo jardim basicamente quer fazer um 4-2 no meio campo!

    • Rúben Cardoso
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 12:43 pm

      E se eu lhe disser que o Carrillo é o extremo do Sporting que mais ajuda defensivamente? Vai-me chamar louco, mas é a verdade. E eu até jogaria era com Montero no meio, atrás do Slimani, e Carrillo na direita, fez alguns dos seus melhores jogos em parceria com o Cédric.

    • Joel Maceda
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 12:37 pm

      Trocar o Andre Martins pelo Carrilo, seria uma autentica loucura…seria quase certo que o Sporting iria perder perder o controlo do jogo por não conseguir dominar o centro do terreno.

      Continuo com a ideia de que o sporting irá se apresentar num 4-3-3, com silimani a Ponta de lança, Heldon a extremo esquerdo, e Montero a Extremo direito, sendo que irá se juntar ao slimani varias vezes com Andre Martins a descair para a direita e o Cedric será o Lateral mais ofensivo (ficando o Piris mais recuado)

Deixa um comentário