Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Jesualdo no fio da navalha

Vai dar a volta? A questão dos orçamentos faz pouco sentido quando até contra equipas de divisões secundários as exibições são muito pobres.

Jesualdo Ferreira está numa situação muito delicada no Santos. Os resultados têm sido pobres – vem de uma derrota contra o Ituano e um empate frente à Ferroviária, equipas de divisões secundárias -, as exibições também tardam em convencer e a imprensa brasileira dá conta que se o cenário não melhorar frente ao Palmeiras e o Defensa y Justicia o treinador português corre o risco de não chegar a Abril. O próprio presidente do Peixe já disse tomará uma decisão nos próximos dias, o que não é um bom indicador, ainda para mais quando os adeptos estão muito insatisfeitos com o trabalho do técnico de 73 anos.

41 Comentários

  • Artur Trindade
    Posted Fevereiro 25, 2020 at 5:32 pm

    Digam-me um clube onde JJ tenha chegado e não tenha tido um impacto brutal no futebol praticado.
    Não tem paralelo em nenhum outro treinador português.
    Não é nada de pessoal de Jesualdo, que acho um excelente teórico, exactamente o contrário de JJ, que é prático e intuitivo, mas aconteceria com a esmagadora maioria dos técnicos portugueses.
    O projeto Santos pareceu um desespero de causa para Jesualdo, apenas aproveitar a onda JJ, sem cuidar de conhecer o meio ou o plantel onde se ia meter, poderá levar ao fim antes do brasileirão.

  • Vegeta
    Posted Fevereiro 25, 2020 at 9:47 am

    Nem todos tem a qualidade de JJ.

  • DNowitzki
    Posted Fevereiro 24, 2020 at 9:58 pm

    Nos tempos do Toni, o Jesualdo foi um cancro no Benfica.

    Nunca foi grande espingarda e só vingou onde vingou, pelas razões que todos nós sabemos.

    Já vi 3 jogos do Santos: o futebol que praticam é mau de mais para ser verdade.

    Deveria ter ficado na tv federação onde tem a proteção daquele senhor isento que pede explicações sobre as arbitragens do Sporting.

  • Af2711
    Posted Fevereiro 24, 2020 at 7:54 pm

    Por isso eu repudio os estaduais. Com um mês de trabalho os treinadores caem, numa competição que em teoria não pode servir como parâmetro. Houveram clubes como o Cruzeiro no ano passado que ficaram invictos durante mais de quatro meses graças aos estaduais, e o Brasileirão foi o que se viu.
    Sem falar que até pouco tempo, dos quatro grandes de São Paulo era o único líder de seu grupo. Se ele for demitido, dificilmente vejo alguém no Brasil com estaleca para tirar o máximo destes jogadores. É um plantel fraco.

  • Analista Especialista
    Posted Fevereiro 24, 2020 at 7:27 pm

    Jesualdo ou Rui Vitória, um deles será o selecionador de Portugal a partir de Agosto deste ano.

  • O Comendador
    Posted Fevereiro 24, 2020 at 7:03 pm

    Por mim trocava já pelo Silas… Continuo a querer o Silas dali para fora e o Jesualdo até final da época era 5 estrelas.

    Óbvio que está ultrapassado e não tinha estaleca para o Brasileirão. Os treinadores com 2 dedos de testa nunca iriam treinar para lá…

    SL

    • Analista Especialista
      Posted Fevereiro 25, 2020 at 2:36 pm

      Com os craques que o SCP tem ias longe. Actualmente é o 4 melhor plantel, demasiado curto. Nesta fase o ideal era vender o clube e apostar a sério num projecto esttuturado. Jesualdo Ferreira como Director Desportivo e Leonardo Jardim, Marco Silva ou Rúben Amorim para treinador.

  • Chico
    Posted Fevereiro 24, 2020 at 5:48 pm

    Nem todos os portugueses são Jesus.

    • Sobe Alges
      Posted Fevereiro 24, 2020 at 6:50 pm

      Ainda me lembro bem quando o Jesus foi para o Flamengo e começou a limpar tudo, havia pessoas a dizer coisas do género “Em terra de cego, quem tem olho é rei”. Que bastava ser minimamente competente que qualquer treinador português dava um banha tático nos brasileiros, que estavam todos ultrapassados.

      Ora bem, já veio de lá o Inácio (que por sua vez, já toda a gente esperava), que já em Portugal era horrível, e muito em breve, deve voltar de lá o Jesualdo.

      Indepedentemente da qualidade dos treinadores brasileiros, o que Jesus fez no Flamengo não é algo que deva ser encarado com leveza. Fez e ainda está a fazer um excelente trabalho. E não é só pelos orçamentos que tem, que isso não é sinónimo de resultados. Basta ver o Barcelona.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Fevereiro 24, 2020 at 9:35 pm

        Não é bem assim, ninguém tem o plantel do Jesus nem de perto, depois o mal do Jesualdo foi ir para o clube que o ano passado tinha o melhor treinador no Brasil e que fez maravilhas com o que tinha, os adeptos e imprensa esperam o mesmo do Jesualdo que faça omoletes sem ovos.

        • Johny45
          Posted Fevereiro 25, 2020 at 1:03 am

          O jesus é rei e senhor do brasileirão com o melhor plantel da américa do sul. É preciso valor claro mas também tem a vida facilitada…
          Não significa tudo claro mas comparem os orçamentos das equipas.

  • Johny45
    Posted Fevereiro 24, 2020 at 4:51 pm

    Ainda me lembro quando saiu a aqui a noticia que ele ia para o Brasil, e disse que ele não ia demorar muito lá que está completamente ultrapassado nem nunca foi um treinador por ai além(vejasse a sua carreia).
    Começaram a “bater-me” no blog que era mentira e ele era muito bom treinador e ia dar uma lição a muita gente… amigos aqui está a vossa lição!
    O único que fez realmente foi com o Porto e com as condições que todos nós sabemos…
    Treinador medíocre e ultrapasso que como muitos outros sobre serve para comentador.

    • Joga_Bonito
      Posted Fevereiro 24, 2020 at 7:02 pm

      Concordo. Basta ver a miséria que fez no Benfica e o que foi a carreira dele no geral. Ganhou no Porto, com um Benfica e Sporting fracos e porque tinha no Porto jogadores top. E mesmo assim o futebol nunca foi de deslumbrar. Quanto à arrogância, o episódio dele com o Nuno Gomes na Luz diz tudo.

      • Vegeta
        Posted Fevereiro 25, 2020 at 9:46 am

        Podes me lembrar desse episódio Joga_Bonito?
        Não estou recordado.

        • Joga_Bonito
          Posted Fevereiro 25, 2020 at 3:49 pm

          Foi aquando de um Benfica-Porto. Depois de já ter mandado boquinhas ao Benfica durante a época, a mostrar ressabiamento pela forma como saiu do Benfica e a encarnar o discurso parolo do “tudo contra nós” e da “cabala lisboeta”, que hoje o SC encarna. Nesse jogo insultou os adeptos do Benfica no túnel de acesso e o Nuno Gomes confrontou-o dizendo “não cuspas no prato onde comeste”. O Nuno foi muitas vezes criticado por ser mole em muita coisa, mas nisso mostrou mística. Jesualdo só ganhou no Porto num contexto específico, tinha um grande Lucho, Lisandro e Quaresma, toda a sua carreira foi marcada pela mediocridade. No Porto quis-se convencer que tinha mostrado que era um grande técnico quando nunca o foi. Ele mostrou ser um parolo deslumbrado com um sucesso tardio e num contexto muito específico, numa carreira pautada pela mediocridade e tornou-se porta-voz do lambecuzismo a PC e do insulto gratuito ao clube que lhe permitou ser adjunto e ganhar títulos, creio que se a memória não me falha, ao lado de Erikson ou Toni. Ele falhou no Benfica por culpa própria, tinha aí alguns grandes jogadores e nada fez para os colocar a jogarem bem, até o Camacho, quando veio da 1ª vez, os pôr a jogar muito melhor. Aquela vergonha contra o Gondomar mostrou que não tinha liderança nem conhecimento táctico profundo. Os sucessos no Porto é que criaram um mito de um grande técnico que ele nunca foi.

          • Kacal
            Posted Fevereiro 26, 2020 at 11:33 am

            Acho o comentário excessivo. Nunca foi, muito menos é, um treinador de topo mas mediocre é excessivo, não? Fez bons trabalhos no Braga, Zamalek, Al-Sadd e Panathinaikos, no Porto fez um trabalho muito bom. Beneficiou do contexto? Sim, mas ele próprio construiu esse contexto e eu apreciei o futebol que jogamos em vários momentos, os resultados que tivemos e os jogadores que ele apostou e potenciou. Tivemos a hegemonia nessa altura.

            E teve um grande Lucho, Lisandro e Quaresma? Teve, sem duvida. Mas não foi ele que os potenciou e os tornou ainda melhores jogadores? Lembro que o Quaresma fez as melhores épocas da carreira com ele e lembro que o Lisandro não teve assim números nada de especial quando chegou ao Porto, mas quando saiu era um avançado com bons números e fantástico. Bruno Alves, Bosingwa, Fucile, Fernando “O Polvo”, o próprio Raul Meireles eram o que é antes dele os treinar? Quem foi buscar o Hulk e o fez evoluir prontinho a partir tudo com AVB? Também há que dar mérito, no Benfica posso concordar e aceitar porque conhecem melhor essa realidade que eu, mas no resto há que dar mérito.

            • Joga_Bonito
              Posted Fevereiro 26, 2020 at 12:33 pm

              Para mim foi sempre um líder fraco, com fraco futebol e pouco conhecimento tático. No Porto contou com um Quaresma, Lucho e Lisandro nos melhores momentos das carreiras, eles eram craques, limitou-se a tirar partido deles. Fora disso nunca fez nada de excepcional e foi medíocre em muitos momentos. Nunca mostrou nada a não ser num Porto onde teve grandes jogadores e onde PC na altura tinha uma gestão muito melhor que hoje.

              • Kacal
                Posted Fevereiro 26, 2020 at 3:57 pm

                Discordo e vejo aí um lado demasiado pessoal e parcial, mas aceito e respeito a opinião.

                Quaresma foi “flop” no Barça e fez uma época jeitosa com Co Adriaanse, mas foi com Jesualdo que amadureceu e evoluiu para outro patamar, curioso que depois saiu do Porto e não deu mais nada de mais nos clubes. O Quaresma não estava no melhor momento da carreira, TEVE o melhor momento da carreira com Jesualdo, isso sim.

                Depois Lucho e Lisandro tiveram também os melhores momentos da carreira com Jesualdo, antes vinham da Argentina onde se destacavam mas eram jogador de qualidade à procura da afirmação na Europa. Quantos vêm para cá e não dão em nada? Jesualdo teve mérito. E fora os outros jogadores que referi. Depois essa parte final é verdade, mas Jesualdo foi parte integrante desse sucesso. Pode ter feito muito mau trabalho no Benfica, mas no Porto tenho conhecimento de causa e como portista gostei bastante.

                • Joga_Bonito
                  Posted Fevereiro 26, 2020 at 4:41 pm

                  mas não está em causa que no Porto tenha feito um bom trabalho. Apenas que isso não faz dele um grande treinador, como RV ter ganho o que ganhou no Benfica não faz dele um grande treinador.

          • Vegeta
            Posted Fevereiro 26, 2020 at 9:37 am

            Obrigado Joga_Bonito, não me lembrava desse episódio entre o Jesualdo e o Nuno Gomes.
            Quanto ao resto concordo com tudo e sim o Jesualdo foi adjunto do Toni no Benfica.

          • Filipe Ribeiro
            Posted Fevereiro 25, 2020 at 6:19 pm

            Epá Gandaaa Joga Bonito, faço das tuas as minhas palavras, mais nada é preciso ser dito sobre essa pessoa.

      • Johny45
        Posted Fevereiro 25, 2020 at 12:53 am

        E até na própria equipa naquela cena com o fucile em braga. Mas algum treinador faz isso?
        Isto é só a minha opinião claro.
        Mas penso que tem muita mania para o que realmente é.
        Passou numa dúzia de clubes ou mais e o único trabalho que é conhecido é só o porto (que como disse anteriormente com características muito favoráveis).

      • Meu nome é Toni Sylva
        Posted Fevereiro 24, 2020 at 8:26 pm

        Para mim, em termos de classe, está bem abaixo do Inácio, o que penso que diz tudo. Em termos de futebol, é experiente e tem capacidades médias. Com a personalidade que tem só vinga em condições muito específicas. Ainda bem que não ficou no Benfica.

    • Antonio Clismo
      Posted Fevereiro 24, 2020 at 5:22 pm

      Jesualdo foi buscar o Hulk à segunda divisão do Japão e transformou-o numa máquina. Naquela forma entrar com o Hulk era entrar a ganhar 1-0, especialmente no campeonato português.

      É um treinador que sabe muito de futebol, talvez num nível logo abaixo do Carlos Queiroz que é talvez o que percebe mais de tudo o que tenha a ver com futebol. Agora, ser treinador e gerir recursos humanos é bastante diferente, ainda para mais num contexto completamente adverso que são os clubes brasileiros.

      • Johny45
        Posted Fevereiro 25, 2020 at 1:00 am

        ahahahha essa do foi buscar… foi o Pinto da costa que o foi buscar e ele no japão já era bastante conhecido(contra a equipa dele, ele levava com dois ou três homens a marcarem-lhe). Ele lá já era o melhor do campeonato e talvez da Ásia. Mas qual transformação…

    • Knox_oTal
      Posted Fevereiro 24, 2020 at 5:15 pm

      Excelente comentário, com conteúdo pertinente… só que não! Boa Johny…

    • Kacal
      Posted Fevereiro 24, 2020 at 5:12 pm

      A mania do exagero, nem tanto ao mar nem tanto à terra. Nem 8, nem 80. Jesualdo foi um treinador muito bom e fez trabalhos muito positivos, culminando com o que fez no Porto. Os rivais podiam estar menos fortes, que no caso do Sporting discordo, mas o Porto esteve muito forte nesses anos e foi dominador, inclusive na Champions teve boas prestações. E depois que condições? Quantos jogadores promissores vieram e foram potenciados por ele? Quantos nomes desconhecidos vieram e deram craques para esta realidade sem prevermos? Fernando, Hulk, etc. Houve mérito dele nisso e ele construiu essas condições.

      • Johny45
        Posted Fevereiro 25, 2020 at 12:58 am

        Diga-me trabalhos muito positivos dele sem ser o porto?
        Quem tem mérito nas contratações é o Pinto da Costa e não o Jesualdo.
        Foram quase todos roubadinhos ao Benfica, eram outros tempos. Já eram craques quando vieram para o Porto. Não foi potenciamento nenhum.
        Mesmo no próprio campeonato apanhou dos piores Benficas da história e o sporting do paulo bento (é preciso dizer mais?).
        E era tão bom que nem o Pinto da Costa o aguentou um ano sem ganhar, foi logo despachado assim que perde com o Benfica e nem lhe deram uma segunda hipótese (porque será?)
        Não arranjem desculpas para onde não as há.

        • Kacal
          Posted Fevereiro 25, 2020 at 11:48 am

          No Braga fez um trabalho positivo. Na altura o Braga não era o que é hoje e desde do inicio do seculo ficou em 4º lugar em 1999/2000, mas depois não foi além do 9º lugar em que ficou em 2000/2001 e 2001/2002, tendo ficado em 14º em 2002/2003. O Jesualdo entrou na época seguinte ao 14º lugar e ficou em 5º, depois obteve o 4º lugar nas duas épocas seguintes. Considero um trabalho positivo.

          Foi campeão no Zamalek e no Al-Sadd, tendo conquistado as Taças também.

          No Panathinaikos cumpriu ficando em 2º atrás do hegemonico Olympiakos, sendo que o clube tinha sido campeão em 2009/2010 mas antes disso e mesmo depois chegou a ficar em 3º alguns anos e ele ficou em 2º, é positivo o trabalho.

          Mesmo no Sporting tendo em conta toda a instabilidade e os problemas da altura, não esteve nada mal e apostou em jovens da formação e potenciou-os.

          No Porto enfrentou um Benfica mais fraco que o actual, sem duvida. Mas o Sporting tenho duvidas que fosse mais fraco, para mim foi o melhor Sporting após o Sporting campeão claro e até o JJ assumir a equipa. Seja como for, para ser tricampeão é preciso mérito seja em que contexto for e o Jesualdo construiu essa hegemonia.

          Houve vários jogadores a afirmar-se com ele, obviamente já tinham talento e potencial mas quantos não têm e os treinadores não são capazes de extrair o melhor deles e eles parecem piores jogadores? Basta ver o caso do João Félix e o que dizem do Simeone.

          O Hulk já era destaque no Japão sim, mas quem o contratou? Não vi nenhum outro clube a descobri-lo e ir busca-lo, foi o Porto de Jesualdo que o foi buscar e muita gente ficou chocada e nem o conheciam. E é conhecido que foi sim um pedido de Jesualdo, dizer que foi o PdC não é verdade. E o Hulk quando chegou era demasiado individualista e tacticamente era um jogador com limitações. O Jesualdo fez dele craque.

          Fernando veio como um jogador que ninguém via tanto potencial assim, não era muito falado na altura. Um daqueles nomes que podia vir e afirmar-se como podia passar despercebido, foi emprestado ao Estrela da Amadora 1 época e depois voltou e vimos a evolução e afirmação que teve nas mãos de Jesualdo. Quaresma teve os melhores anos da carreira nas mãos de Jesualdo. Lucho e Lisandro a mesma coisa. Fucile também foi potenciado por ele. Bosingwa nem lateral direito era e o Jesualdo apostou nele nessa posição e fez dele um ótimo lateral que permitiu a venda ao Chelsea. Bruno Alves era visto como um caceteiro apenas e o Jesualdo fez dele um grande central. Foi ele que apostou forte no Helton. Até o Tarik teve uma fase muito boa com ele no comando.

          E deves estar a fazer confusão porque os alvos que foram “desviados” do Benfica já foram na última época dele e daí em diante. Mangala, Danilo, Alex Sandro, James e Falcao não foram contratados nas épocas que o Porto foi campeão com Jesualdo. Só Lisandro foi supostamente ligado ao Benfica e foi contratado pelo Porto e o Cristian Rodríguez destacou-se no Benfica e o Porto e bem contratou-o porque na altura tinha mais poderio. Mas muitos outros elementos foi o Porto a ir busca-los e o Jesualdo apostou neles e eles melhoraram como jogador e foram potenciados. Pergunta ao Hulk sobretudo mas a muitos outros que foram treinados por ele o que têm a dizer sobre ele.

          Pareces ser hater e não sei que mal o homem te fez, ele já está em fim de carreira e nem devia ter aceitado ir para o Santos, mas manchar a sua carreira toda e tirar mérito é de muito mau gosto.

          Essa verdade que referes é apenas a TUA verdade e não são desculpas o que disse, falei em factos. Todos têm um fim de linha e o Jesualdo devia ter saído no fim da época 2008/2009, quiseram manter mais 1 ano e correu mal, mas foi apenas adiar a saída. Desculpas estás a arranjar tu, Johny.

  • Logen
    Posted Fevereiro 24, 2020 at 3:31 pm

    A equipa precisa de tempo !
    Acima de tudo o presidente tem que cair na real .
    Fala em lutar por títulos numa época onde o orçamento é menor em 100 milhões de reais em relação ao ano passado
    Saíram elementos importantes e ainda pode perder Soltedo
    Neste momento o Santos nem top 5 do Brasil é.
    Comparar o elenco e orçamento do Fla para este Santos é comparar o Real Madrid com o Getafe!

    • RLuz
      Posted Fevereiro 24, 2020 at 7:21 pm

      Logen, o problema é mesmo esse!

      Jesualdo para ganhar tempo (algo que não existe por aquelas bandas) terá forçosamente que ganhar jogos, para “acalmar” a direcção, caso contrário não chegará ao brasileirão.

  • RLuz
    Posted Fevereiro 24, 2020 at 2:13 pm

    Jorge Jesus abriu as portas dos futebol brasileiro a treinadores portugueses, mas da mesma maneira que está aberta também se pode fechar abruptamente.
    A cobrança no Brasil é 20x mais agressiva do que em Portugal. Dirigentes, adeptos a imprensa se for preciso atiram para “debaixo do autocarro”, jogadores e treinadores sem do nem piedade!

    O próprio Jesus quando numa fase inicial onde as vitórias não estavam a aparecer foi bastante pressionado, levando até a “esperas” no aeroporto.
    Mesmo com as vitórias não foi fácil dar a volta à imprensa brasileira.
    Atrevo me a dizer se JJ tivesse ido para o Vasco(como chegou a ser noticiado) provavelmente ele já não estaria no Rio!

    O Santos é um clube gigante de São Paulo do Brasil e do continente também, mas que atualmente não tem a força para competir com Fla, Palmeiras ou o rival Corinthians.
    O 2lugar do ano passado foi um autêntico milagre efetuado por Sampaoli, e o pior que podem fazer a Jesualdo ou a qualquer outro treinador são as constantes comparações com o técnico anterior.

    Há muito tempo que o JF, não tinha um desafio deste calibre, e se continuar nesta senda de maus resultados nem sequer chegará ao Brasileirão!

  • Filipe Ribeiro
    Posted Fevereiro 24, 2020 at 1:06 pm

    Eu avisei…

  • Kacal
    Posted Fevereiro 24, 2020 at 1:05 pm

    Jesualdo tem quase 75 anos, já é uma idade e nesta fase deveria estar a aproveitar a reforma ou pelo menos num trabalho menos exigente a nível de pressão de resultados e tão stressante. Meter-se num clube que tem limitações financeiras pelo que parece e que vive uma fase menos boa e instável, que tem um plantel razoável e perdeu elementos importantes sem estar a reforçar-se como deve ser, não foi muito astuto da parte de Jesualdo.

  • Kurtz
    Posted Fevereiro 24, 2020 at 12:59 pm

    É um daqueles casos de treinadores que foram “ultrapassados pelo tempo” e sinceramente parece-me estar mais arrogante que nunca.

    • Af2711
      Posted Fevereiro 24, 2020 at 7:51 pm

      Não vejo desta forma. Ele foi sempre muito respeitoso com a história do Santos, fez algo que poucos treinadores no Brasil fazem, que é preservar a memória de lendas do clube. Simplesmente o Santos não dá para mais. Não contratou e no ano passado ficar em segundo lugar já foi um feito memorável com o orçamento e plantel que tinham. Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar.

    • Dca
      Posted Fevereiro 24, 2020 at 1:57 pm

      Também tenho essa sensação da arrogância. Gostava de o ouvir no 11, mas falava das coisas como fossem básicas e que só ele é que as observava. Ainda fazia umas perguntas género “oh Pedro e não vês o que falta aí?” e depois respondia uma coisa básica género “apoios”.

    • Eder26
      Posted Fevereiro 24, 2020 at 1:36 pm

      Ficou endeusado com as suas análises no canal 11. Com 73 anos, deveria estar no Algarve a aproveitar o sol.

      • Johny45
        Posted Fevereiro 24, 2020 at 4:53 pm

        Mesmo… faz uns comentários óbvios na TV e já é o maior.
        A comunicação social tem de deixar de criar estes hypes…

Deixa um comentário