Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Jorge Jesus nomeia os dois jogadores do Benfica que subiram de patamar com a sua chegada

Concorda? Rafa foi decisivo no título de há 2 anos, ao apontar 21 golos (esta época só tem 2), 12 deles nas últimas 12 jornadas, mas…

Jorge Jesus foi questionado sobre os jogadores que melhoraram o nível com a sua chegada ao Benfica, e nomeou Weigl e Rafa. “Há dois jogadores que, desde que cheguei, estão a jogar acima do normal deles. Um é o Weigl, que foi percebendo o que eu achava que era importante para a valorização da posição do jogador que ali joga. Hoje é um jogador mais intenso sem bola. Outro é o Rafa, que tem feito jogos este ano com um ritmo, intensidade e disponibilidade tática acima daquilo que fazia, pelo menos defensivamente”, afirmou o técnico das águias.

41 Comentários

  • BrunoAfonso 12
    Posted Março 4, 2021 at 11:09 am

    De facto, o Rafa evoluiu no aspeto defensivo, mas parece que regrediu no aspeto da finalização e contínua a não saber definir bem. O Weigl cresceu imenso comparando com aquilo que era quando ele cá chegou, e o Diogo com base nestes últimos jogos está a crescer. O Gil também evoluiu, apesar de não estar bem desde que voltou de lesão. Em relação ao resto, alguns regrediram e outros mantiveram a mediocridade da época passada, e isso revela a incapacidade que ele está a ter ao fazer crescer a equipa e melhorar os jogadores.

  • ThatMan
    Posted Março 4, 2021 at 9:12 am

    Ora não tem tempo para treinar por causa da covid e por isso não é responsável de nada, ora dois jogadores melhoraram pelo treino dele e mérito dele.
    Ainda conseguiu atirar o assunto da covid para cima da mesa para dizer que “se nenhum jogador tivesse covid, tinha feito a todos o que fiz com o rafa”.

    O Weigl está mais o menos o mesmo de Dortmund, mas dou de barato que o Midas ache que ele o melhorou. Agora o Rafa? O Rafa de 18/19 foi a melhor versão do Rafa desde que chegou ao Benfica.

    Se estiver a comparar só com a época passada (principalmente o final) então o Midas é bastante fraco. Para o que a equipa rendia no final com Lage, se só conseguiu melhorar dois jogadores, temos um problema ainda maior do que pensei.

    Saiu mais um camião de areia.

  • Freitas
    Posted Março 4, 2021 at 12:21 am

    A cada conferência, a cada frase que diz faz dos Benfiquistas uns parvos.
    É mau demais, sinceramente começo a afastar-me disto e sem vontade de voltar….

  • Marcio Ricardo
    Posted Março 3, 2021 at 6:49 pm

    Acho que o Benfica devia tentar o 343 com Seferovic, Rafa e Pizzi na frente.

  • Flavio Trindade
    Posted Março 3, 2021 at 6:18 pm

    É tão aldrabão este senhor que até dói!

    Rafa melhorou com Jesus onde mesmo?
    Com Lage e antes da lesão da época passada estava a jogar uma enormidade, e até o Rafa do último ano do Braga com Paulo Fonseca jogava muito mais do que o actual.

    Sobre Weigl, o que me apraz dizer é que no Inverno chove muito, logo a probabilidade de fazer sol no Verão é maior…

    Weigl chegou no mercado de Inverno com Lage, nunca se adaptou à equipa nem ao futebol português nesses meses, no Verão o treinador já era Jesus…

    Se não evoluisse nada era preocupante…
    Mesmo assim, não está melhor jogador do que estava quando saiu do Dortmund.

    A questão aqui é quantos Verões serão precisos para vermos Everton, Darwin ou Luca a evoluir?

  • Antonio Clismo
    Posted Março 3, 2021 at 6:01 pm

    Serão estes os dois jogadores que o Benfica quererá vender este Verão?

    As notícias na comunicação social vão começar a ser plantadas não tarda nada.

    • Abbas
      Posted Março 3, 2021 at 6:27 pm

      Sim, porque o Manchester City e o Real Madrid contratam jogadores com base no que o jornal A Bola ou aquele moço da TVI24 dizem.

      • Antonio Clismo
        Posted Março 3, 2021 at 9:43 pm

        Foi assim que o Simão conseguiu ser vendido.

        • Abbas
          Posted Março 3, 2021 at 11:45 pm

          Claro que sim. Ser um dos melhores jogadores da história do clube é só um mero aparte.

        • Francisco Parrinha Guerreiro
          Posted Março 3, 2021 at 11:34 pm

          A quem, ao Barcelona? É capaz. O Quaresma igual. E agora o Trincão. De facto, o Barcelona tem esse péssimo hábito de comprar jogadores com base nos artigos d’A Bola. Nunca tinha olhado para as compras do Barcelona por esse prisma mas afinal sempre aprendemos alguma coisa com o Clismo.

        • Filipe22
          Posted Março 3, 2021 at 11:26 pm

          O Simão do Benfica foi um craque, carregou a equipa temporada atrás de temporada. Acho que poucos Benfiquistas ficaram contentes com a sua venda e agora vens dizer que foi vendido por causa da comunicação social?

  • Pablo
    Posted Março 3, 2021 at 4:13 pm

    Sobre o Rafa é verdade, é só verem o jogo Rangers vs Benfica dá para ver que melhorou muito defensivamente.

  • cdiogo77
    Posted Março 3, 2021 at 3:51 pm

    O grande defeito de Jesus, que sempre o foi mas que com o passar dos anos vem crescendo é esta auto valorização de si próprio. Nalguns balnearios talvez resulte, noutros nem tanto. Sente-se o Messias e não ha nada a fazer.

    Quando ouvimos os treinadores que para mim sao exemplos neste momento (e falo de Guardiola e Klopp por exemplo), nunca os ouvimos dizer que melhoraram o jogador A ou B, que foram eles que com o seu treino extraordinario fizeram X ou Y grandes jogadores. Ouvimo-los sim a elogiar a propria capacidade, qualidade e trabalho dos jogadores.

    Já JJ é o oposto, é sempre ele que os faz ser melhores, sempre eu eu eu. São opções

  • Luke
    Posted Março 3, 2021 at 3:47 pm

    Há uma coisa que tenho vindo a pensar e que vou aproveitar este post para expôr e ouvir outras opiniões: sou o único a achar que o Rafa seria uma excelente opção para fazer a lateral direita num sistema de 3 defesas? (volto a frizar que é APENAS num sistema de 3 defesas centrais, com 2 alas a fazer o corredor todo)

    Baseio esta afirmação nos seguintes argumentos:
    – A posição de lateral/ala direito é uma das mais debilitadas do plantel actual do Benfica;
    – Rafa melhorou enormidades a defender. Está fortissimo na recuperação defensiva e no desarme. Claro que ainda não defende como um defesa, mas neste sistema ficaria protegido por 3 centrais;
    – A caracteristica mais forte do Rafa é a condução de bola em velocidade estonteante, e jogando nesta posição teria mais espaço para conduzir a bola;
    – A pior característica do Rafa é a decisão/finalização no último terço do terreno. Jogando a lateral/ala estaria mais longe das zonas de decisão.

    Ou seja, e resumindo, jogando nesta posição Rafa destacaria as suas melhores qualidades e esconderia as suas maiores deficiencias.

    • Francisco Parrinha Guerreiro
      Posted Março 3, 2021 at 11:37 pm

      Sim, és só tu. Eu podia elaborar, mas acho que não há grande coisa a dizer. Se há coisa que o Rafa nunca pode ser é lateral (ou ala, como lhe preferirem chamar), porque simplesmente não tem cultura táctica para isso. Ah, e tem quase 50 anos. Vai aprender tanto a ser lateral com a idade que tem como o Taarabt vai aprender a ser 8 ou o Gabriel vai aprender a ser 6. Mas pronto, da cabeça do Jesus já tudo se espera.

    • Abbas
      Posted Março 3, 2021 at 6:12 pm

      Não me parece que o Rafa possa jogar a lateral mesmo com defesa a 3. Digo isto pela questão física, é um jogador demasiado pequeno. Talvez em certos jogos ou contextos, mas não pode ser o lateral titular. É necessário alguém mais imponente fisicamente nessa posição.

    • Reptile
      Posted Março 3, 2021 at 4:59 pm

      Questão pertinente, embora não me pareça que o esquema de 3 centrais seja para manter, embora o Rafa pudesse ser adaptado a lateral, mesmo num esquema de 2 centrais, mas isso seria muito mau para a popularidade do treinador, depois de ter sido acusado de querer adaptar o Bernardo Silva a lateral. Para além disso o Diogo Gonçalves também está em crescendo, e não seria benéfico encostar o miúdo, novamente pela fama que o treinador tem de não apostar nos jovens da casa.

    • Goncalo Silva
      Posted Março 3, 2021 at 4:17 pm

      Até concordo com a tua explicação, mas Rafa é também alguém que “gosta” de explorar terrenos interiores e não é tanto um jogador “de ir à linha e cruzar” como costumam ser os alas nesse sistema. Para além disso não acho que tenha um grande cruzamento, e por isso algumas das suas maiores características seriam desperdiçadas (aquelas arrancadas pelo meio em contra golpe).
      Por isso eu acho que pode fazer a posição (principalmente se for um 3-4-2-1 onde os dois jogadores que jogam atrás do ponta deambulem para as alas como é o caso do Sporting) mas não seria a minha prioridade. Num esquema de 5, para mim a melhor posição de Rafa seria como interior direito num meio campo a 3.

  • Empresario_de_Lopetegui
    Posted Março 3, 2021 at 3:45 pm

    Mais um disparate de Jesus e passo a explicar o meu ponto de vista, Jesus afirma que eles estão a jogar acima do normal deles, mas o que é o normal deles? A época passada? Ou outras épocas? É que como o VM diz e bem, o Rafa do primeiro ano de Lage foi muito superior a este e Weigl teve épocas no Dortmund de elevada qualidade, bem mais que o que joga hoje, mas claro, o mestre não é confrontado com factos, percebo os jornalistas não querem ter o Nuno Farinha ou Jesus a intimidá-los.

  • Factualista
    Posted Março 3, 2021 at 3:16 pm

    Com esses dois já teve tempo para os treinar…

  • Fernandes35
    Posted Março 3, 2021 at 3:16 pm

    Rafa? Aquele jogador que desequilibra mas erra sempre na decisão? Aquele que nunca sabe o que fazer a não ser forçar ou jogar com o seu compincha Pizzi? Isto de ser muito rápido e levar pancada porque não sabe quando soltar a bola é muito bonito mas em termos práticos vale 0. De que vale driblar ou ganhar em velocidade 2/3 dos duelos se depois decide ou executa sempre mal? Está igual ao Salvio mas o argentino sempre conseguia “compensar” com uma finalização ao um nível alto.

    Em relação ao Weigl sim, tem melhorado imenso ao ponto de ser o melhor jogador do Benfica neste momento por larga margem.

  • Abbas
    Posted Março 3, 2021 at 3:08 pm

    Depois de ler os comentários, concordo que Rafa não melhorou muito na definição e talvez tenha sido mais diabólico com Lage (a equipa tbm jogava mais). No entanto, está um jogador mais proletário no aspeto defensivo, trabalha muito e bem. Não sei os dados estatísticos, mas acredito que esteja a ter um ano recorde em carreira em matéria de desarmes de bola. Houve jogos este ano em que parecia um autêntico 8.

  • Abbas
    Posted Março 3, 2021 at 3:04 pm

    Já tinha aqui dito que para mim estavam a ser os dois melhores jogadores do Benfica esta época. Acrescentaria talvez Vertonghen. No entanto, Rafa parece-me ter baixado um pouco nos últimos tempos, embora tenha que admitir que não tenho visto os últimos jogos e provavelmente poucos mais verei esta época.

  • Sobe Alges
    Posted Março 3, 2021 at 2:45 pm

    O problema do Rafa sempre foi esse. Muito bom a correr com a bola, no drible, mas depois chega lá à frente e faz tudo mal. Falha o passe, é desarmado, cai sozinho, falha em frente ao guarda redes… E o pior é que parece que não vai passar mesmo disso, infelizmente. Continua a ter todos os mesmos problemas. Caso contrário, acredito que já cá não estivesse em Portugal.

  • Tiago Silva
    Posted Março 3, 2021 at 2:43 pm

    Acabo por concordar, atenção que o JJ não disse que o Rafa estava melhor no global, mas sim que estava melhor principalmente em termos defensivos e nisso acabo por concordar na temporada passada pouco ajudava o lateral a defender e hoje em dia faz alguns cortes maravilhosos. E concordo também, o Rafa se definisse bem ou razoavelmente já não estaria em Portugal, seria um jogador de topo. O Rafa num Leeds a ter o crescimento que teve Raphinha em termos de definição tornar-se-ia um dos extremos mais interessantes da Premier League como tem sido o brasileiro.

    Quanto ao Weigl, está a ser claramente o melhor jogador do Benfica e está mais jogador. Na minha opinião só lhe falta chegar às vezes mais à frente e variar mais vezes o flanco para acelerar o jogo e quando acaba por o fazer fá-lo bem. Quase não tem falhas neste momento o alemão.

  • Rui Silva
    Posted Março 3, 2021 at 2:34 pm

    Sendo justo, ele destaca a intensidade e disponibilidade defensiva do Rafa. E se se referir exclusivamente a isso, concordo com ele. Ofensivamente (golos) é esquecer…

  • Mitroglou
    Posted Março 3, 2021 at 2:34 pm

    Um campeão europeu e um internacional alemão, no máximo podia dizer que recuperou a melhor versão dos jogadores, e mesmo assim no caso do Rafa era duvidoso.

  • Artista_Diario
    Posted Março 3, 2021 at 2:33 pm

    O homem diz muita asneira, mas aqui até tenho de concordar. O Weigl parece um jogador mais confiante em campo comparando com os seus jogos o ano passado. O Rafa não está melhor ofensivamente, porque aquela capacidade de decisão está ao nível de um infantil, mas a nível defensivo parece-me melhor do que aquilo que era. Mas a equipa está tão abaixo daquilo que podia render que estas ligeiras melhorias se desvanecem no terror que é ver um jogo do Benfica

  • Kacal
    Posted Março 3, 2021 at 2:32 pm

    Acabo por concordar com JJ. Weigl é o caso óbvio porque está a jogar pacotes! É, sem duvida, aquele que mais evoluiu e mais rendimento tem tido. Manteve a sua inteligência futebolística, visão de jogo e qualidade de passe, a tal capacidade na posse. Mas já não o vejo como aquele jogador pouco intenso e sem robustez nos duelos físicos, sem bola. Está incrivelmente forte no desarme e na luta corpo-a-corpo, está um #6 bem completo. Tem enchido o campo. Pela idade dele, o nome que tem no futebol alemão e a qualidade que apresenta, pode ser dos casos que valorizará e dará o salto em breve, acredito.

    Já o Rafa também acho que está a jogar muito bem, nos aspectos que o JJ referiu parece mais forte e continuo a achar que é dos que mais desequilibra na equipa, mas continua a pecar no mesmo de sempre: a decisão. Penso que a falta de golos vem daí porque ele até cria, desequilibra e esforça-se mas por vezes falha a finalizar ou toma uma decisão menos boa.

    Seja como for, ter 2 jogadores potenciados num plantel inteiro onde 3 jogadores custaram 20 ou mais milhões falando apenas dos 3 últimos mercados, é bastante mau.

  • MuchoG
    Posted Março 3, 2021 at 2:29 pm

    O Rafa no ano do Lage já tinha sido o melhor jogador da equipa na primeira metade da época com Rui Vitória, mas, sem sentido nenhum, era suplente de Cervi. Em termos de números foi a sua melhor temporada.
    Na época passada estava a ser o melhor jogador da equipa até à lesão, lembro-me que regressou no jogo com o Sporting onde até marcou 2 golos mas não foi o mesmo a partir daí. Também coincidiu com a queda abrupta de resultados que levou à saída de Lage.
    Concordo que o Rafa tem estado mais intenso defensivamente mas o mais importante para ele era continua a evoluir ao nível da decisão e finalização mas acabou por regredir em comparação com épocas passadas. Continua a cavalgar metros com a bola sem se livrar dela, parece que prefere sofrer faltas e sacar amarelos, e continua a falhar golos feitos. Se JJ quer o mérito de o Rafa estar mais agressivo e intenso defensivamente também merece críticas por ter regredido ao nível da decisão que já era uma área onde tinha problemas mas estava a mostrar melhorias em épocas passadas.

  • MMR
    Posted Março 3, 2021 at 2:29 pm

    Wwigl concordo, agora o Rafa…
    Rafa padece do que os extremos padecem, ou seja, não jogam a extremo, jogam no miolo acavalitados.
    O JJ devia ver um jogo do city e ver o posicionamento do Cancelo e Mahrez para perceber o que são alas.

  • Zanainem
    Posted Março 3, 2021 at 2:28 pm

    Se ele melhorasse o Rafa a finalizar.. que falha 1/2x isolado em cada jogo.. isso e que era bom!

  • Mantorras
    Posted Março 3, 2021 at 2:28 pm

    O Rafa? O Rafa com o Lage, durante meia epoca, jogou mais do que o que sabe… contigo voltou ao normal, isso sim.

  • Borsalino
    Posted Março 3, 2021 at 2:25 pm

    Os únicos jogadores que desde o princípio da temporada vemos uma evolução, esses são Weigl e Gilberto. De resto, tem sido uma época muita pobre em termos de valorizar e desenvolver jogadores.
    Rafa metido na direita não rende nem metade do que rende na esquerda.

  • coach407
    Posted Março 3, 2021 at 2:25 pm

    O grande nível do Rafa foi com o Bruno Lage, sem qualquer sombra de dúvida. O Rafa e o Pizzi decidiam os jogos praticamente todos, foi impressionante.

    O Jorge Jesus puxar qualquer mérito do Rafa para ele é gozar. O homem é uma nulidade à beira do que foi com o Lage. Desequilibra? Desequilibra, mas é na fase de transição. No último terço – que é onde interessa verdadeiramente – tem desequilibrado muito pouco comparando com os tempos do Lage.

    Dizer que o Rafa agora é que defende bem também é uma treta. Continua exatamente com os mesmos pontos fortes e fracos. Sempre foi muito forte na reação à perda e mostrou aquelas recuperações impressionantes em sprint. Sempre teve isso, não é de agora.

  • Bio
    Posted Março 3, 2021 at 2:24 pm

    O Weigl melhorou bastante. Era um jogador com qualidade, mas que acaba por ter pouco impacto no jogo do Benfica devido à falta de intensidade e aí JJ tem razão.
    Rafa sempre foi um jogador de altos e baixos, com épocas em que estraga tudo o que toca e outras em que tem um impacto brutal na equipa. Tem jogado bem, mas até já esteve a um nível mais elevado no Benfica. JJ refere-se especialmente ao capítulo defensivo e aí concordo que ele melhorou.
    Agora, é normal que um treinador consiga melhorar o rendimento de alguns jogadores, é para isso que ele lá está. Falta é um maior rendimento colectivo, que esse ainda está muito aquem do exigido.

  • Filipe Ferreira
    Posted Março 3, 2021 at 2:18 pm

    Se tivesse dito Diogo Gonçalves e Weigl… agora o Rafa? Ok mister

    • Abbas
      Posted Março 3, 2021 at 3:04 pm

      Diogo Gonçalves por causa de dois jogos bons?

      • Filipe Ferreira
        Posted Março 3, 2021 at 3:24 pm

        Não é por causa de dois jogos bons, mas é dos poucos jogadores que evoluíram esta temporada, isso não quer no entanto dizer que tenha o nível exigido para o Benfica

  • txuca
    Posted Março 3, 2021 at 2:16 pm

    Weigl melhorou muito, Rafa não, sinceramente acho que piorou, parece que perdeu finalização até

Deixa um comentário